Trilhas educativas

Page 61

-

Trilhas Educativas

um referencial pedagógico comum, capaz de articular uma rede de organizações que atuam no território e garantir o desenvolvimento integral e a melhoria das condições de vida. Sabemos que a formação e consolidação deste tipo de proposta não são tarefas fáceis. Trata-se de um processo de longa duração, que envolve uma mobilização permanente da comunidade em torno de objetivos comuns, com uma gestão participativa e ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento, sustentabilidade e a transformação da cidade que desejamos tanto para nós, quanto para as futuras gerações.

62

EM RESUMO A cidade é o locus (local, em latim) no qual o Projeto Pedagógico do Bairro se realiza. As cidades, sejam elas grandes ou pequenas, dispõem de inúmeras possibilidades educadoras, mas podem ser igualmente sujeitas a forças e inércias deseducadoras. Um determinado território é constituído por um conjunto de grupos sociais, que circulam e estabelecem no espaço o seu pedaço, trajetos, circuitos, muitas vezes concomitantes entre si, como práticas e estratégias de utilização e desfrute do espaço público. A diversidade presente nas cidades atuais traz entre os seus desafios o de promover o equilíbrio e a harmonia entre identidade e diversidade. Para que uma escola seja produtora de conhecimento sobre o seu território, é preciso que os currículos escolares sejam permeados por esta realidade, tornandose a escola uma articuladora entre as necessidades do desenvolvimento local e os conhecimentos correspondentes. A Autoformação Local visa o compartilhamento de saberes e experiências de indivíduos e instituições, articulando diversos atores, recursos e espaços educativos situados num mesmo território. A formação desta rede de cooperação tem por finalidade ampliar as possibilidades de aprendizagem e a qualidade de vida de um determinado local.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.