//VENDAS
O QUE É CAUDA LONGA E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA PARA O E-COMMERCE?
L
ong tail significa cauda longa e descreve a estratégia de varejo de se vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades.
• Expõe e comercializa 20% de produtos que vendem mais, como fazem as lojas físicas e, além disso, expõe e comercializa os 80% de produtos que vendem menos;
O conceito foi popularizado por Chris Anderson, físico e escritor norte-americano, em um artigo na revista Wired em outubro de 2004, e é usado para designar nichos de mercado. O nome vem do formato do gráfico gerado por esta teoria, onde os produtos mais populares alcançam o topo, mas não são capazes de ocupar um espaço amplo no mercado, enquanto os nichos, apesar de pequenos, são infinitos.
• Trabalha estratégias de marketing digital a fim de aumentar cada vez mais a sua cauda longa, isto é, a lista de 80% de produtos que vendem menos, até que as suas vendas somadas superem a dos 20% de produtos que vendem mais.
Até antes do desenvolvimento da internet, as lojas físicas evidenciavam apenas os produtos mais vendidos, em um modelo de negócios que visava evitar o desperdício de espaço com itens de pouca saída. Com o surgimento da internet, nasceram as lojas online, para as quais o espaço não era problema. Em resumo, uma loja virtual long tail:
Além de o espaço não ser um problema como é para as lojas físicas, e-commerces podem remanejar seu estoque rapidamente, o que permite inserir, retirar, substituir ou refazer o conteúdo da página de vendas de cada um dos itens na velocidade de alguns cliques. Entre junho de 2018 e junho deste ano, a abertura de lojas virtuais cresceu quase 40%, segundo pesquisa da empresa de pagamentos online PayPal Brasil. Para se ter ideia do avanço, no período entre 2017 e 2018, o crescimento havia sido de apenas 12,5%. No total, o País já tem 930 mil lojas virtuais. A maioria delas, 88,8%, é de peque-
LUIS AUGUSTO CASTEX Diretor de Operações da Total Express
66 | E-COMMERCE BRASIL | 2019