Revista E-commerce Brasil - Edição 03

Page 20

20

pesquisa opinião

OPINIÃO Se for necessário escolher Twitter ou Facebook para investir em e-commerce no momento, qual deveria ser a escolha? Rodrigo Maruxo, - Diretor de E-Commerce da Shoestock Devendo escolher apenas um, atualmente escolho o investimento no Facebook. O Twitter se consagrou como ferramenta de mídia social e ainda é extremamente importante, porém o FB está em plena ascensão no Brasil (e no mundo), oferecendo possibilidades de repercutir sua mensagem e produzir interação além dos limites naturais do Twitter.

Diana Pádua - Planner de Mídias Sociais da Wine.com.br Considero o Twitter uma ferramenta de conteúdo e relacionamento. É ótimo para informações rápidas, divulgação de conteúdos relevantes e, principalmente, para monitorar e estabelecer contato com clientes e prospects. Mas acredito que o Facebook irá se provar uma excelente ferramenta para social commerce, em que o fator social será primordial para a criação de valor para o usuário.

Edney Souza - Sócio da agência Pólvora! O Facebook requer mais customização para trazer resultados efetivos para o e-commerce, mas promete ser um investimento de melhor retorno no médio e longo prazo. Apesar de promoções funcionarem bem para conquistar fãs, os relacionamentos não são construídos do dia para a noite. O Twitter é mais simples, porém acaba se tornando uma ferramenta que funciona melhor para a pré venda (divulgação) e a pós venda (atendimento), do que para e-commerce em si. O usuário se acostumou a reclamar muito no Twitter e deixar esse canal de lado pode ser um erro. Em março de 2011 o Facebook ultrapassou o Twitter como fonte de tráfego para sites no Brasil. Assim, apesar do favoritismo do Facebook, em uma análise rápida, eu recomendaria o uso de ambas as ferramentas.

Sandra Turchi - Diretora de Marketing da Boa Vista Serviços, Coordenadora e Professora do Curso Estratégias de Marketing digital da ESPM Independentemente de qual canal for usado, é preciso, antes, conhecer profundamente as redes sociais, para então planejar o que será feito no mundo digital. Mas, se eu tiver que escolher entre Twitter e Facebook, eu indicaria o segundo, já que ele tem se mostrado mais preparado para o e-commerce, com páginas próprias para empresas (fan pages) e suporte a aplicativos que permitem que a venda seja totalmente realizada dentro da rede social.

Gil Giardelli - Sócio da agência Gaia Creative O desafio das redes sociais é integrar todas as possibilidades do Facebook, Twitter, blogs entre outros! Humanizando a relação e praticando a arte da conversa, constrói-se um relacionamento mais forte com o consumidor e caminha-se para o Social Commerce.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.