Issuu on Google+

BOLETIM MENSAL Nº 8 CASCAIS 2014

Cascais Programa de Sensibilização Ambiental


BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto politicas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento sustentável. Esta avaliação anual realizada com recurso a um conjunto de 21 indicadores e mais 65 subindicadores é coordenada pela Associação Bandeira Azul com a participação de um conjunto de pessoas e entidades (cerca de 40) que constituem a Comissão Nacional. Cada indicador pretende evidenciar diferentes vertentes da sustentabilidade sendo valorizadas as áreas relativas à educação para o desenvolvimento sustentável, gestão de recursos, ordenamento do território e mobilidade, sociedade civil e emprego , turismo e agricultura sustentável, entre outras. O galardão ECOXXI visa reconhecer e comunicar os compromissos assumidos pelos municípios no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase da promoção da educação e qualidade ambientais. Em cada mês tem vindo a ser publicados exemplos que se pretendem inspiradores por constituírem estratégias de sucesso na implementação da sustentabilidade. Margarida Gomes Coordenadora Nacional ECOXXI

www.abae.pt/ECOXXI


“BOAS PRÁTICAS” EM MUNICÍPIOS ECOXXI BOLETIM MENSAL| Nº8| CASCAIS 2014

Tema em destaque: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ EDS POR INICIATIVA DO MUNICÍPIO indicador 1 | Programa ECOXXI

Município em destaque: CASCAIS Boa prática em destaque: “PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE CASCAIS”


PROMOÇÃO EDUCAÇÃOIMPLEMENTAÇÃO AMBIENTAL/EDS POR INICIATIVA DO MUNICÍPIO DO PROGRAMA BANDEIRA AZUL INDICADOR 1 Descrição: Existência de empenho dos municípios em relação à implementação da Agenda 21 local, nomeadamente no que diz respeito a iniciativas de (in)formação e educação ambiental, traduzida na dinamização de estruturas de educação ambiental e na implementação de Projetos de iniciativa do município. Sub-Indicadores: A - Equipamentos de Educação Ambiental B - Ações Continuadas/ Projetos de Educação Ambiental C - Atividades de Formação em Educação Ambiental D- Atividades de Sensibilização para a Educação Ambiental E- Estratégia de Educação Ambiental O indicador Universal, ou seja, aplicável a todos os municípios.


CASCAIS O MUNICÍPIO Delimitado a norte pela Serra de Sintra, Cascais é a quinta vila mais populosa de Portugal, com 206.429 habitantes (INE, 2011). Cascais possui uma superfície total de 97,4 km² e uma densidade populacional de 2.119,39 hab./km².

foto de M.Marques

CASCAIS NO ECOXXI Município candidato ao Programa ECOXXI desde o início do Projeto (2005). Obteve a máxima pontuação em 2013 com um Índice ECOXXI de 77%. Destacou-se neste ano no indicador relativo à Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade). Conhecer, Educar e Divulgar.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL/EDS POR INICIATIVA MUNICIPAL SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL Preocupada com a defesa do ambiente e com a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Cascais desenvolveu o Programa de Sensibilização Ambiental, disponibilizando inúmeras atividades, reunindo áreas tão distintas como Resíduos, Mar, Cidadania, Energia, Espaços Verdes, Biodiversidade, entre outros. A mudança de atitudes que se pretende com este Programa só se poderá verificar se a população for provida de meios que permitam um maior e melhor esclarecimento e sensibilização ambiental, que conduzam à adoção de atitudes mais sustentáveis. O Programa de Sensibilização de Cascais tem como plano estratégico abranger os seguintes públicos-alvo: escolas; empresas; munícipes, entidades públicas.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL/EDS POR INICIATIVA MUNICIPAL PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE CASCAIS – ESCOLAS O presente Programa visa colaborar com os estabelecimentos de ensino públicos e privados, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma cidadania responsável, através da adoção de boas práticas ambientais, em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida no concelho de Cascais. O Programa abrange as temáticas dos Resíduos, Mar, Natureza, Energia e Cidadania, através da disponibilização de mais de 50 atividades lúdico-pedagógicas. Foram realizadas durante o ano letivo 2012/2013 533 ações de sensibilização ambiental, abrangendo um universo de cerca de 22 000 alunos, pertencentes a 97 estabelecimentos do ensino. Do universo das 533 atividades efetuadas, 48 % destinaram-se ao 1º ciclo, 20 % ao pré-escolar, 17 % ao 2º/3º ciclo e 15 % ao ensino secundário.

Ateliês de Reciclagem: 27 ações | 689 alunos abrangidos Energy Game: 20 ações | 462 alunos abrangidos


BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI BOLETIM MENSAL

PRÓXIMO MÊS: Tema em destaque

VALORIZAÇÃO DO PAPEL DA ENERGIA NA GESTÃO MUNICIPAL indicador 17 | Programa ECOXXI

Município em destaque: VILA NOVA DE GAIA Boa prática em destaque: “CONCRETIZAR O PACTO DOS AUTARCAS” Encontre aqui todas as edições deste boletim


Boas práticas ECOXXI | Cascais: Programa de Sensibilização Ambiental