Jornal "O Aventuras" março 2022

Page 1

O AVENTURAS Jornal mensal EB1/PE Estreito da Calheta EDIÇÃO 167 MARÇO 2022 Responsáveis Direção: Ricardo Padrão—Coordenação: Maria José Nunes—Revisão: Nélia Inácio Colaboração: Professores e alunos da escola

1


Telefone: 291 824 176

Ficha Técnica

Fax: 291 824 179

EB1/PE Estreito da Calheta

eb1peecalheta@gmail.com http://eb1peecalheta.webstarts.com/

ER223—Estreito da Calheta n.º 183

https://www.facebook.com/escola.estreitodacalheta

9370-237 Calheta

Festival da Canção Infantil da escola – “Pequenos Ídolos” No dia 30 de março, decorreu na nossa escola mais um festival da canção infantil - “Pequenos Ído-

los”. Este festival foi criado em 2010 e desde aí que tem sido uma atividade a realizar sempre com muito entusiasmo por parte de toda a comunidade escolar. Este ano 14 corajosas crianças subiram ao palco para cantarem e encantarem canções escolhidas por elas próprias. Em 3.º lugar, ficou a aluna do 2.º ano, Francisca Padrão, com a música “A Cidade” das cantoras Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira. Em 2.º lugar, a aluna do 4.º ano, Lara Serra, com a música “Vou Ficar” da cantora Sara Carreira e em 1.º lugar, do 4.º ano, os irmãos Matias e Salvador Sumares com a música “Chamar a música” da cantora Sara Tavares. Esta difícil decisão ficou ao encargo dos três júris convidados para o festival, o professor Celso Gonçalves da EB1/

PE/C da Ladeira e Lamaceiros, a Professora Marília Rodrigues do Conservatório – Escola das Artes da Madeira – Eng. Luíz Peter Clode e a Professora Nélia Inácio, Técnica Superior de Biblioteca da nossa escola. Podemos contar ainda com a participação da vencedora do festival do ano passado que nos animou com a sua linda voz, cantando a mesma música com que venceu, “Medo de Sentir” da cantora Elisa. A turma do 1.º ano e o grupo da Pré interpretaram ainda, a música “O Girassol”. Como apresentadora do nosso festival, tivemos a aluna Ana Sofia Pinto do 4.º ano, que desempenhou o papel com muito brio. Serão então, os alunos Matias e Salvador que, este ano, irão ao festival concelhio “As Estrelinhas” representar a nossa escola.

2


Começaram as aulas de natação!!! No dia 4 de março iniciaram-se as nossas aulas de natação! Todas as sextas -feiras, e antes do intervalo, vamos para as piscina municipais da Calheta para, com a ajuda do Prof. Ricardo e Prof. Duarte darmos os primeiros "passos" na natação! É bem divertido!

O 1º Ano visita a Biblioteca Itinerante!

No dia 15 de março tivemos a visita da Biblioteca Itinerante " A Magia da Leitura"! Com a ajuda da contadora de histórias Leda Pestana, podemos conhecer um pouco mais os diversos tipos de livros que a Biblioteca disponibiliza. São muitos e variados! Mas todos eles contam histórias e nos ajudam, assim, a viajar na imaginação e, no nosso caso, a melhorar a leitura!

3


Chegou a Primavera! O 1º Ano comemora o Dia da Árvore! Com o 21 de março, chega a Primavera! O tempo fica mais ameno, começam a aparecer as flores, e tudo fica mais bonito e alegre!!! Como é tradição, comemoramos também o Dia da Árvore!! Veio a calhar pois, assim, pudemos aproveitar para explorar mais um pouco, aquilo que aprendemos em Estudo do Meio acerca dos Seres Vivos e, em especial, as plantas!!! Assim, dirigimo-nos à horta da escola e juntamente com o Prof. Arnaldo e a Profª Sónia plantámos duas novas árvores, uma laranjeira e uma pereira! Esperemos que cresçam rapidinho!

Segurança...também na aprendizagem! No dia 29 de março, a Profª Lurdes, que é o Delegado de Segurança da nossa escola, veio até à turma do 1º Ano, como faz sempre quinzenalmente! Desta vez veio ensinar-nos um procedimento novo quando encontramos alguém inconsciente. É uma técnica de primeiros socorros, e ajuda a garantir que a vítima não corre risco de asfixia caso vomite! Assim treinámos uns com os outros! E vocês sabem como é esta técnica?

1. Deitamos a pessoa de barriga para cima e ajoelhamo-nos ao seu lado;

2. Esticamos o braço que está mais perto de nós e dobramo-lo, formando um ângulo de 90º; 3. Seguremos a mão do outro braço e passamo-la por cima do pescoço, colocando-a junto à sua cara; 4. Dobramos o joelho e rodamos a vítima para o lado do braço que está apoiado no chão; 5. Inclinamos a cabeça ligeiramente para trás, para facilitar a respiração. Complicado? Não. Até foi muito divertido. Somos pequeninos, mas é de pequenino que temos de aprender certas coisas muito importantes! Mais tarde pode ser necessário....

4


Chegou a Páscoa! Com a chegada da Páscoa, também terminamos o 2º período! O último dia de aulas foi comemorado com uma Missa Pascal celebrada pelo sr. Padre Rui, na igreja da freguesia! Para além dos professores e funcionários, também tivemos a presença de muitos pais!

No final, no exterior, gravámos uma canção a apelar para a importância da paz, numa altura que, infelizmente, a guerra voltou a ser falada!

Para acabar, ainda sobrou tempo para nos divertirmos um bocado no parque! Agora vamos de férias, descansar, para ganhar energia para o 3º período! Bom descanso a todos!!

5


Dia Mundial da Vida Selvagem

Dia do Pai/ Dia Mundial da Poesia

PRIMAVERA

6


Biblioteca “Boas Aventuras” Olá!! Tantas coisas aconteceram este mês!!! No dia 11 de março, decorreu a apresentação do livro “O desembarque na Calheta - À descoberta do património-Rota do Açúcar” de Isabel Gouveia e Eugénio Perregil, com ilustrações de Rafaela Rodrigues na nossa escola. O evento, destinado aos alunos do 3º e 4º ano, contou também com a presença da senhora Vicepresidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça. Os alunos ficaram muito entusiasmados com a história, pois fala de sítios que eles conhecem.

No dia 15 de março, recebemos a carrinha itinerante – Projeto “A Magia da leitura”, uma iniciativa da Direção Regional de Educação. Este projeto consiste numa proposta de mediação entre o livro, a leitura e as escrita, de forma a contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos. A coordenação do mesmo está a cargo da contadora de história Leda Pestana que levou os nossos alunos do 1º ciclo numa viagem mágica através das sua palavras, livros e histórias. As crianças adoraram.

7


Biblioteca “Boas Aventuras” No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 1ºciclo participaram no Concurso de Ilustração que, nesta edição, tinha como finalidade principal reforçar a relação entre a imagem e a criação de novos conceitos do mundo real ou imaginário. Cada participante deveria selecionar, no mínimo dois elementos, que podiam ser reais, abstratos ou imaginários, que ao juntar formaria um novo elemento composto. A ilustração deveria ser o resultado final do novo conceito. Só poderiam ser enviados dois trabalhos por categoria (1 º e 2º, 3º e 4º). Dos trabalhos enviados pelos nossos alunos, um deles obteve o 3º lugar. Está de parabéns o Leo do 2º ano com o conceito “Espiporco”.

Na Hora do Conto 1, os alunos ouviram a história “O coelhinho que não era da Páscoa” de Ruth Rocha. Nesta história, o Vivinho era um coelho normal, com muitos irmãos, com uma família boa. No entanto, o Vivinho não sabia o que queria ser quando crescer. Uma coisa ele sabia de certeza, Não queria ser um Coelhinho da Páscoa!

No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 4ºciclo participaram no Triatlo Literário - fase escola. Neste tiveram de ler a história “A mala Assombrada” de David Machado, responder às perguntas de interpretação e escrever um pequeno texto. Como não participamos na fase concelhia, não houve vencedores nem vencidos! 8


Biblioteca “Boas Aventuras” Na Hora do Conto 2, os alunos estiveram a ler vários dos “Contos Populares Portugueses” de Adolfo Coelho. Tem sido muito interessante, pois é um treino da leitura e os alunos têm aprendido o significado de algumas expressões que surgem no texto e que já não são usadas.

Os nossos alunos participaram, uma vez mais, no curso “Uma aventura Literária 2022”. Desde a Pré ao 4º ano surgiram lindos trabalhos de desenho a preto e branco realizados a partir de várias histórias das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Os alunos do 1º ciclo participaram no desafio da Tetrapak denominado “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias”. Este consistia na criação de um trabalho alusivo a uma história infantil, predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal. A peça a desenvolver deveria ser baseada em histórias. Assim sendo, os alunos escolheram a história “O patinho feito”, depois limitaram-se a cortar pedaços de embalagem de cor amarela, verde e usaram também a cor prata do interior das mesmas para serem utilizados na montagem do “puzzle”. 9


A paz Numa bela manhã de primavera, o urso e o João estavam dentro de uma caverna na floresta. Quando o urso saiu da caverna onde hibernara todo o inverno, saíram os dois e viram um caçador. Por isso, voltaram para a caverna e pensaram como iriam passar pelo caçador. Então, o João foi falar com o caçador durante 40 minutos e o caçador falou com o urso também durante 50 minutos. Felizmente, tudo acabou bem porque o caçador compreendeu que os ursos são bons e então ele juntou-se a eles e começaram a divertir-se nos campos. Texto da autoria de Mateus, Ilustração da autoria de Leo Turma do 2º ano

Amizades Improváveis Querido leitor, chegou a primavera e com ela o renascer da Natureza, essa QUERIDA que nos dá abrigo e cuida de nós neste planeta maravilhoso! E nós, como fazemos para lhe agradecer? Lembras-te da lenda do espantalho a quem era incumbida a tarefa de assustar os pássaros para que estes não comessem as sementes da eira que o lavrador tão arduamente semeara? Quem suporia que dois rivais pudessem ganhar uma ternura e um amor igual ao que eles tinham? Afinal, estavam destinados a serem apenas rivais! Contudo, a necessidade de amar e ser amado falou mais alto que todas as vicissitudes da vida e o que parecia improvável revelou-se possível: o pássaro e o espantalho tornaram-se bons amigos! Se foi possível para eles, por que razão não pode ser para todos? Por que razão há guerras e ódios que matam, ferem e semeiam infelicidade e sofrimento? O que aprendemos nós humanos com todos os erros que teimamos em cometer?

Continuo a ter esperança de que vamos realmente mudar e que a Mãe Natureza nos perdoará tamanha maldade! Assim, como símbolo de HARMONIA e PAZ e porque nos foi solicitado, os alunos e professores da EB1/PE do Estreito da Calheta uniram esforços e construíram um belo espantalho! Que ele represente a ESPERANÇA, o AMOR e o desejo de um mundo melhor. 10


Cantinho do Eco-Escolas No dia 24 de fevereiro, assistimos à Palestra da VMT Madeira – Um dia no mar. Foi muito interessante. Os nossos meninos ficaram a saber que existem várias espécies de golfinhos, que as baleias são Cetáceos, que o mar também nos dá oxigénio, entre outras coisas. Contudo, a mais importante é não deixar que o lixo vá parar ao mar.

No dia 10 de março, Associação Portuguesa das Pessoas com necessidades especiais - Associação sem Limites veio à nossa escola recolher as tampinhas. Esta Associação explicou, então, o objetivo e a importância que tem as tampinhas, ajudando quem mais necessita e contribuindo para um melhor ambiente.

O Dia da Água foi assinalado de uma forma muito especial. Tivemos o Hastear da Bandeira Eco-Escolas com a entoação do hino. Depois os alunos do 4º ano leram o poema “Água” da autoria dos mesmos. Esta comemoração culminou com a Palestra sobre os Cursos de Água e a sua origem dinamizada pelo Engenheiro Rocha da Silva. Foi muito interessante de tal modo que os alunos estiveram caladinhos e atentos por mais de 1 hora!!!

Os alunos do 2º ano têm ido à horta e ao compostor. Da horta trouxeram alfaces, tomates cherry e salsa! Que maravilha!! 11


Final Regional da Taça Escolar de Educação Rodoviária No dia 25 de março, a EB1/PE do Estreito da Calheta, participou na “XV Edição da Final Regional da Taça Escolar de Educação Rodoviária”, organizada pela Direção Regional de Educação – Plano Regional de Educação Rodoviária, a qual realizou-se no Jardim Público da Ajuda – Funchal. A EB1/PE do Estreito fez-se representar com a aluna Lara Serra, pois esta, na Final Concelhia da Calheta, que se realizou na sua escola, ficou entre os dois primeiros lugares na classificação geral. A aluna teve de realizar duas provas, uma de avaliação dos conhecimentos teóricos e outra dos práticos, sobre a educação rodoviária, nomeadamente, sinais e regras de trânsito e comportamentos a ter enquanto peão, passageiro e condutora de bicicletas. A atividade decorreu ao longo de toda a tarde e, além das provas, houve também a possibilidade da aluna participar numa tarefa de transposição de obstáculos em bicicleta, organizada pela Associação de Ciclismo da Madeira. Esta participação proporcionou à aluna além de toda a atividade física e experiência de participação, o conhecimento de um

novo espaço paisagístico da sua Ilha da Madeira. Corta Mato Jovem Escolar No dia 18 de março decorreu no Funchal, mais concretamente nos Jardins do Lido, o “Corta Mato Jovem Escolar”, organizado pela Direção de Serviços do Desporto Escolar e contou com a participação de imensas escolas de 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como com a EB1/PE do Estreito da Calheta. A saída da escola aconteceu por volta das 8h30m. A escola fez-se representar com quatro equipas, duas masculinas e duas femininas, divididas em dois escalões, nas-

cidos em 2013/2014 e 2011/2012. As equipas foram constituídas por 5 elementos cada. Os alunos participaram em 4 corridas, tendo em conta o escalão e o género, sendo que os alunos mais novos correram uma distância inferior. Nesta atividade além dos alunos exercitarem o seu corpo e competirem com outros alunos, também tiveram a oportunidade de conhecer um novo local e outras crianças da RAM. No final das corridas, os alunos lancharam a comida fornecida pela escola e pela organização da atividade. De destacar a participação digna e o bom comportamento revelado e manifestado pelos alunos ao longo de toda a manhã. A chegada à escola aconteceu por volta 13h30m. 12


Neste mês com as atividades realizadas para o “Dia do Pai”, a Páscoa, “ o Dia da Água/Florestas/Árvore” e com a organização do projeto da água, continuámos a trabalhar a independência/autonomia, a convivência democrática / cidadania, as capacidades expressivas / criativas, a observação de diversas formas visuais de diferentes culturas/tradições, o representar personagens e situações, por iniciativa própria e/ ou a partir de diferentes propostas, diversificando as formas de concretização, as várias formas de estilos musicais, de movimento expressivo; a usar a linguagem oral/abordagem à escrita, a construção de conceitos matemáticos e a apropriação do conhecimento científico.

O Dia do Pai, na nossa sala, foi vivido com muita alegria e emoção, não só na execução das atividades realizadas, mas também com a visita dos pais. No dia da pintura trabalhámos três pintores modernos abstracionistas geométricos e do movimento da pop-art, o Norte Americano Matt Seda, o Brasileiro Cícero Dias e o Inglês Damien Hirst (pai da Spin Painting).

Com a história o “Pai Galinha” e o “Meu Pai”, as crianças fizeram o seu retrato e dos pais para a prenda.

No dia da educação alimentar, as crianças fizeram um bolo de chocolate para partilharem com os pais.

13


O “Dia do Pai”, aqui na nossa sala foi vivido com muita emoção pelas crianças e os pais. O Nosso obrigado por terem aderido à atividade.

14


No dia da pintura e do conto, a pedido das crianças falamos da paz e em especial a paz para a Ucrânia, pintámos a pomba da paz do cubista espanhol “Pablo Picasso” e trabalhámos a letra da canção “Construir a Paz”.

Com a chegada da primavera/dia da árvore/dia das florestas e dia do mar, baseados na história da sementinha, as crianças aprenderam como se plantam as árvores e como se fazem outras sementeiras. Foram ver a nossa horta e identificarem as árvores que existem aí (quais as que são de fruto e que não são).

Na sala, as crianças viram como nascem os girassóis, com a história da sementinha (pois tinha a ver com a canção, que aprenderam na música), que registaram com técnica mista e com a reinterpretação do quadro “Os Girassóis” do expressionista holandês Vicent Van Gogh.

15


Também participámos na nossa escola, nas comemorações do Dia do Mar, com a Palestra sobre os Cursos de água (que teve a ver com o projeto da água que estamos a trabalhar na sala), proferida pelo engenheiro Rocha da Silva.

Para o dia da Páscoa, baseados nas histórias o “Pai Galinha e seu filho”, a “Galinha e os ovos Misteriosos”, no pintor brasileiro abstracionista geométrico Gustavo Rosa e o espanhol surrealista Joan Miró, investigamos sobre as tradições da época de vários lugares do nosso país de outos países (trabalhamos assim projeto e transversalmente todas as áreas de conteúdo). Para a tradição das amêndoas (dadas às crianças pelo presidente da Junta de Freguesia do Estreito da Calheta), as nossas sestas de Páscoa foram construídas com a reutilização de garrafões, recorte de revistas (trabalhamos assim o eco-escolas) e a pintura de galinhas/galos em 3D, baseados no pintor brasileiro Gustavo Rosa. Os ovos foram pintados usando a técnica do Spin painting, do inglês Damien Hirst.

16


No dia da educação alimentar fizemos o folar, tradição de Páscoa em Trás-os-Montes e outras regiões do nosso país. As crianças adoraram comer…

Outra tradição que vivemos foi a missa da Páscoa, que as crianças mais pequenas tiveram a responsabilidade do ofertório. O nosso obrigado aos pais e mães por colaborarem.

Outra tradição de Páscoa vivida no último dia de escola, foi a caça aos ovos, que teve de ser dentro da sala por estar a chover…

17


Participamos no festival do “Pequenos Ídolos” da nossa escola com a canção “O girassol” enquanto o júri estava a deliberar.

ANIVERSARIANTES março Parabéns a todos...

Eva, Manuel Diego, Isaac Francisca, Osvaldo —— Miguel

Pré 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano

Destaques do próximo jornal: Dia Mundial do Livro, 25 de abril, …

Email

Website

Facebook

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.