Page 1


boa dica

direto ao ponto Em 2012 inauguramos lojas novas, reformamos outras, promovemos o desenvolvimento pessoal, investimos em outros mercados, ousamos com a unificação que integrou o sistema de varejo da Paquetá, lançamos o Pé da Letra, trocamos de agência de publicidade, criamos um espaço novo para o setor de RH, ampliamos o CD, realizamos a convenção de vendas, homenageamos os colaboradores no “Sua História Nossa História”, invadimos as redes sociais, conquistamos novos clientes, fidelizamos outros, lançamos campanhas, batemos metas, nos superamos. Se olharmos para trás veremos tudo que conquistamos, mas não podemos desviar o potencial de realização que o ano de 2013 nos oferece. É tempo de renovação, de planejar e de agir. Temos um ano inteiro pela frente, que chega com grandes desafios e com a exigência de ainda mais engajamento, garra e dedicação de todos que batalham diariamente para atingirmos bons resultados. Vamos nos unir ainda mais e receber os novos colaboradores que passam a integrar a equipe com a ampliação de atuação do Grupo Paquetá em toda a região Nordeste. Neste processo de expansão, chegou ao Shopping Rio Mar, no Recife, a Paquetá Esportes, especializada no varejo de artigos esportivos. Com projeto inovador e tecnológico, a loja propõe provocar a melhor experiência de compra aos clientes apaixonados pelo esporte. A loja tem entre os principais produtos, o mix de futebol, com destaque para os times locais, running performance, ciclismo, training e lutas. Até o final do ano vamos abrir no mínino quatro novas lojas. Esperamos contar com cada um de vocês fazendo seu melhor e participando sempre. Um excelente início de ano! A Direção

Nas águas do mar, um mundo de aventura, paz e renovação Quem nunca escutou que pescadores são cheios de histórias para contar? O vendedor da loja 815, José Francisco, mais conhecido por Chico, também pode contar muitas. Ele pratica a pesca submarina, uma modalidade que requer o mergulho em águas profundas para caça dos peixes. “Meus tios são pescadores e cresci a beira mar. Isso me influenciou muito. Hoje pratico a pesca de apneia, que é chamada também de pesca submarina”, revela. Essa atividade, que é praticada em dupla, rendeu experiências inusitadas ao vendedor. Numa delas ele precisou ter uma boa preparação física para enfrentar o perigo. “Estava mergulhando e quando cheguei a 200 metros do litoral percebi a falta de um dos materiais de apoio, a nadadeira. A única alternativa que tive foi nadar sem ajuda do equipamento até a margem da praia”, conta. Para encarar essa situação, o preparo de Chico foi fundamental. “Antes de entrar no mar sempre procuro me alongar e comer alimentos ricos em potássio, como a banana”, explica. Ele leva as boas energias que consegue com a pesca para o dia a dia profissional. “Quando mergulho, sinto minhas forças renovadas e fico com todo o gás para me dedicar ao trabalho”. Pensando nos benefícios, o vendedor também indica o hobbie aos colegas. “O primeiro passo para praticar esse tipo de pescaria é escolher um orientador experiente. Em seguida, comprar o material necessário para o mergulho”, aconselha.

expediente Pé da Letra é uma publicação da Esposende/Paquetá, dirigida ao público interno e com circulação restrita. Coordenação: Carlos Moraes – Gerente de RH da Esposende, Paulina Teixeira e Ana Carolina Escorel - Psicólogas | Revisão: Eliana Muller – Gerente de Marketing e Vanusia Leite – Coordenadora de Marketing | Realização: Dupla Comunicação www.duplacom.com.br | Jornalista responsável: Michele Cruz – DRT – 3147-PE | Texto e edição: Andréa Xavier | Reportagens: Jaeny Nascimento | Diagramação: Azuré Publicações | Fotos: Antônio Henrique Quer sugerir outras matérias? Escreva para pedaletra@esposende.com.br


cara nova

Celebrando os novos mercados A Esposende fechou o ano de 2012 com a inauguração de novas unidades e a reforma de algumas lojas. Foram muitas conquistas alcançadas, mas o ano de 2013 está apenas começando e vem cheio de novidades. Antes de aproveitar as boas vibrações para os próximos meses, vamos conhecer as novas equipes e celebrar a reinauguração da loja 820 campeã de vendas e com maior faturamento do varejo Paquetá:

Loja 876 • Juazeiro • CE Inaugurada no dia 06 de dezembro de 2012

Loja 820 • Recife • PE Reinaugurada no dia 11 de novembro de 2012

Loja 874 • Rio Mar • Recife • PE Inaugurada dia 29 de outubro de 2012

3


capa

Desafiados a defender o cinturão das boas vendas, nossos bravos lutadores superaram os limites e provaram que são campeões no atendimento. Os embates foram acirrados e com muita garra eles bateram as metas e alcançaram o sucesso no último trimestre. Divididos em cinco grupos com lojas de portes parecidos, os vendedores subiram no ringue e mostraram que dedicação e empenho são as armas para conseguir a vitória. Os primeiros colocados ganharam prêmios de mil reais.

4


CONHEÇA ESSES LUTADORES QUE SE DESTACARAM NO CONFRONTO: Vencedor do GRUPO 1 - Rosemblite Severo Brito, Loja 814 É difícil nocautear nosso gigante Brito Severo que usa o bom humor no lugar das luvas para encarar a luta. O sorriso na abordagem ao cliente é um golpe certeiro para vencer o embate. “Também precisa ter muita garra nessa profissão. Quando não encontro o produto solicitado, vou em busca do calçado em outras unidades, faço o pedido ao estoque e até levo o material na casa da pessoa. O consumidor fica tão satisfeito com meu desempenho que volta para novas compras”, afirma.

Vencedor do GRUPO 2 - Gerson Gonçalves da Silva, Loja 803 Com esse lutador os confrontos acontecem longe de um ringue, é na loja 803 que o desafio é lançado. Gerson se destaca na agilidade do atendimento aos clientes, mas esclarece: “Um bom vendedor não depende só dele, precisa de uma boa equipe - crediarista, estoquista, gerência – para ter um bom desempenho e bater as metas.”

Vencedor do GRUPO 3 - Flávio Lopes Gomes, Loja 821 Os golpes do Flávio são como um soco cruzado. Forte e determinado, ele revela que além de ter um bom relacionamento com o consumidor, colegas e gerência, para ser um lutador vitorioso é necessário conhecer bem o estoque. “Muitos clientes chegam à procura de um calçado específico. Caso o vendedor não esteja atento ao que tem na loja, ele pode perder uma venda e o cliente vai sair sem o produto desejado”, alerta.

Vencedora do GRUPO 4 - Hebe Oliveira de Assis, Loja 863 Não se engane pelo jeitinho meigo e tímido da nossa lutadora. Ela foi a única mulher a vencer o embate. Hebe trabalha desde os 18 anos no setor de calçados e usa a experiência como arma para o confronto. “Uma compra pode começar por um chinelinho e terminar com uma venda grande, basta dar um atendimento de qualidade, demonstrar conhecimento nos produtos e transmitir segurança ao cliente”, diz e desafia “2013 vai ser ainda melhor e eu espero estar entre os melhores novamente.”

Vencedor do GRUPO 5 - Alecsander Fernandes, Loja 872 Assim como numa luta de boxe, o uso de estratégia para atingir o adversário é fundamental para se consagrar um campeão. Nosso lutador ensina que determinação e força de vontade são características essenciais para levar a vitória. “Tem que ter dedicação e prazer naquilo que faz. Eu amo lidar com o público e vender calçados, por isso busco dar o melhor de mim”, conta.

5


plus

Todos pela vitória Quem acha que as próximas Olimpíadas no Brasil só acontecem em 2016, engana-se. A Esposende promoveu uma verdadeira competição na Convenção de Vendas 2012.

Assim como os esportistas mundiais, os nossos “atletas” dedicam-se diariamente para chegar ao pódio. Com dedicação, treino, superação, esforço, coragem, motivação e energia, gerentes e supervisores enfrentam a dura missão de disseminar o espírito olímpico – respeito, excelência, compromisso, garra nos vendedores. Não é a vontade de vencer que importa, pois todos possuem isso. É como a pessoa se prepara que faz a diferença. E ninguém melhor que o palestrante convidado para falar de vitória. José Roberto Guimarães é o único tricampeão Olímpico do Brasil e

único técnico do mundo a ter medalhas de ouro em olimpíadas comandando seleções masculina e feminina. Além de contar sobre a trajetória profissional, algumas curiosidades, os bastidores da seleção e da última Olimpíada em Londres, Zé Roberto falou sobre a importância do treinamento. “Vitória é um detalhe. A preparação é tudo. Seja como técnico de vôlei ou líder no setor de vendas tem que se dedicar, ter comprometimento, estar motivado e treinar sempre para o desenvolvimento de competências.” José Roberto Guimarães é o único tricampeão Olímpico do Brasil e único técnico do mundo a ter medalhas de ouro em olimpíadas comandando seleções masculina e feminina.

6


Grupo Vermelho

Grupo Azul

Grupo Cinza

Os participantes também participaram das Olimpíadas Esposende. Divididos em grupos, correspondentes às cores dos bonés que usavam, eles puderam exercitar o espírito esportista. As equipes tinham que passar por dez provas: ciclismo, nado sincronizado, revezamento, tiro, regata, voleibol, futebol, basquetebol, ginástica olímpica e carregar a tocha olímpica. Na segunda etapa das atividades, os atletas formaram os arcos olímpicos, conquistados a cada prova. Não houve equipe vencedora para subir ao pódio, pois é com empenho de todos que se conquista uma vitória.

Grupo Lilás

Grupo Laranja

7


CD

pra você

Entrega rápida e eficiente com os colegas do CD Para viabilizar de forma competitiva o fluxo de mercadorias, a Esposende inaugurou o novo Centro de Distribuição, localizado em Abreu e Lima, Pernambuco.

Carlos Moraes

2013 Tempo de novas atitudes Abrem-se novas cortinas, começa o espetáculo de um novo ano, novos planos, novas metas principalmente novos sonhos. Então traz a empresa como proposta que nós adotemos um lema para 2013, “TEMPO DE NOVAS ATITUDES”. Não que deixemos nossos velhos espíritos de guerreiros. Somos vencedores e acreditamos em nós mesmos e assim continuaremos. Entretanto o planeta inteiro clama por mudanças em cada pessoa, por um novo olhar sobre a terra que habitamos, um novo cuidado com os recursos naturais. Neste panorama, reduzir, reciclar e reutilizar são verbos que devemos conjugar sempre. Cortemos todo desperdício, colaboremos o tempo todo com programas de reciclagem, reutilizemos tudo que for possível, estaremos assim entrando na longa estrada da sustentabilidade. Alguém já disse que somos parte do planeta terra, não donos dele. Devemos entender que os recursos naturais são limitados. Considerando isso, precisamos ter alternativas de criar hábitos que prolonguem a disponibilidade desses recursos e assim sobreviver hoje sem comprometer o futuro das próximas gerações. Quais as fórmulas? Não temos prontas, ninguém ainda tem. O que temos são idéias que vão sendo semeadas, seja por pessoas, grupos, empresas ou ONGs, que se organizam e criam programas e projetos, descobrem alternativas, desenvolvem hábitos que vão se consolidando formando uma cultura voltada para a grande ideia central que é a sustentabilidade. Vamos todos nos unir em torno dessa proposta para 2013, colaborarmos cada um com seu comprometimento, assumindo posturas compatíveis com a força que está dentro das palavrinhas mágicas: NOVAS ATITUDES.

8

O espaço é o elo entre fornecedores e as lojas, ocupa uma área de 7 mil m² e tem capacidade de armazenamento de 415 mil itens, quantidade que varia de acordo com o período do ano. A novidade é fruto do plano de expansão da rede, que possui 71 unidades espalhadas pelo Nordeste, e vai gerar suporte ao crescimento das vendas na região. Para atender toda esta demanda 101 funcionários, sendo 91 alocados no novo CD e 10 no antigo, trabalham cheios de energia para que o produto certo esteja no local correto, no tempo exato e com um bom custo. O desafio da equipe é constante “temos que entregar os pedidos o mais rápido possível para que as nossas lojas possam disponibilizar os produtos para os clientes antes dos nossos concorrentes,” conta o gerente de logística da Paquetá NE/ Esposende, Rubens Medeiros. O resultado do trabalho desses colegas, que dão um duro danado para manter o CD organizado e pronto para atender as solicitações das lojas, é refletido nas vendas. “Em dezembro, por exemplo,

“Temos que entregar os pedidos o mais rápido possível para que as nossas lojas possam disponibilizar os produtos para os clientes antes dos nossos concorrentes,” conta o gerente de logística da Paquetá NE/ Esposende, Rubens Medeiros. nós preparamos os produtos das lojas e deixamos no CD previamente faturado. Quando solicitavam a prioridade das seções (feminino, masculino, infantil ou acessório) que a loja estava precisando,


Bons Exemplos

Amor que gera talentos

Mãe por vocação, a supervisora administrativa em Natal (RN), Maria Bernadete da Silva Cunha, conhecida por Berna ou Berninha, adotou os funcionários da Esposende como verdadeiros filhos a quem escuta e ajuda. A “mãezona” revelou ao Pé da Letra o seu segredo profissional. Quer saber qual é? Leia a matéria e descubra isso e muito mais.

imediatamente esse material era enviado. Com essa operação ajudamos muitas lojas a bater as metas de fim de ano”, explica. Em 2003 o CD implantará um novo processo de inspeção de produtos, com objetivo de conferir todos os itens recebidos antes de dar entrada no sistema e ainda a inclusão de um selo de qualidade em todos os volumes. “As lojas não terão que inspecionar item a item como fazem hoje, vamos ganhar um tempo enorme entre o recebimento dos produtos e a liberação para exposição dos mesmos para venda”, esclarece Rubens.

“Faço parte da equipe Esposende há sete anos, desde a inauguração aqui. É um mérito vestir a camisa desta empresa”, afirma Berna. Para os colegas, ela é um exemplo de profissional dedicada, responsável e amável, que busca dar atenção e escutar a equipe. Assim, a super mãe cria um ambiente de trabalho afetuoso e agradável, propício ao desenvolvimento de talentos. Há ainda o cuidado em estabelecer constantes diálogos a fim de encontrar as melhores soluções para os problemas que surgem. Entre a liderança de sete pessoas, a gerência do financeiro, RH e administrativo das lojas, Bernadete também cuida da família. Casada há 25 anos, ela desempenha com prontidão o papel de mãe e esposa. “Tenho uma filha

com 24 anos e um rapazinho de 10. Graças a Deus tenho um lar estruturado e abençoado”, conta. Sempre disponível, mesmo quando está de férias não se desliga do trabalho e dos “filhos” da Esposende. “Estou sempre atenta ao celular e pronta para resolver o que aparecer.” Berna ainda revela um dos seus maiores sonhos: “Quero estar presente na inauguração da centésima loja Esposende no Rio Grande do Norte.” Para chegar lá, há uma longa caminhada, que é trilhada de mãos dadas. “O sucesso profissional só é alcançado com a colaboração de todos. Este é o meu segredo, pois por trás de uma grande equipe existe um grande líder e por trás de um grande líder há sempre uma grande equipe”, conclui.

9 9


Hora de

+ plus

A Esposende é construída por peças valiosas que se dedicam e desempenham suas funções possibilitando o crescimento e desenvolvimento do conjunto. Para homenagear esses funcionários que, de maneira única, se destacaram na construção da história da Esposende, a rede preparou uma super festa no Resort Vila Hípica, em Gravatá, Pernambuco. Cada um dos 47 colaboradores, que estão na empresa há 10, 15, 20, 25, 30 e até 35 anos recebeu o troféu, certificado e uma premiação surpresa, referente ao tempo de serviço. O evento contou com a presença dos diretores corporativos Jorge Strassburguer, Marcos Ravazzolli, Sabrina Lisboa, Tobias Leist e Lioveral Bacher que vieram do Rio Grande do Sul para prestigiar a festa. A segunda edição da festa

10 anos

ira

de carre

Comemorando 15 anos de história

10


celebrar

Francis co

Melo re

cebe ho

menag

em pelo

s 35 an

os na e

mpresa

Sua História Nossa História ainda preparou uma surpresa para o diretor de compras, Francisco Melo, homenageado pelos 35 anos de história na Esposende. Aplaudido de pé pelos colegas, seu Francisco, como é conhecido, se recusou a fazer discurso, mas fez uma promessa: “daqui a 35 anos estou comemorando aqui de novo.”

25 anos de história na Esposende

Dedicação de 20 anos

11


Pé da Letra • Out | Nov | Dez • nº 5

em comum

Mania de colecionar Não importa se é caixinha de fósforo, selo, caneta, chaveiro, CDs, cartão postal, bonecas ou moeda. Temos mania de colecionar objetos. Gostamos de algo e logo queremos adquirir outros modelos. Nossos colegas também e estão aqui para compartilhar as coleções com você. Confira:

André Guilherme Silva • Vendedor • loja 810 Vinis, cd’s, livros, dvd’s, coletâneas, gravações de shows, entrevistas e tudo que for relacionado à Banda Legião Urbana faz parte da coleção de André Guilherme da Silva, da 810. Os pais dele escutavam as músicas de Renato Russo quando André ainda estava na barriga, mas foi aos 10 anos ao ouvir a canção ‘Hoje a noite não tem luar’ que o vendedor se identificou e passou a gostar da banda. “Escuto eles todos os dias e consegui que a minha esposa também tivesse admiração pelos artistas como eu. Meu sonho é conhecer pessoalmente Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobo, integrantes da banda”, diz.

Rodrigo Walfrido • Analista de redes • loja 899

próxima edição

A paixão de Rodrigo Walfrido pelo tricolor pernambucano começou ainda criança por influência do pai. São tantas camisas do Santa Cruz que ele já perdeu a conta. “Acho que são 35, mas nunca parei para contar. Agora mesmo eu já estou aguardando o novo padrão chegar às lojas para comprar. A coleção e o amor pelo tricolor não vão acabar nunca”, revela. E nem pense em pedir uma camisa emprestada a Rodrigo. “Ninguém toca nelas e só quem pode usar sou eu. Todo fim de semana visto uma. Meus amigos brincam que já virou farda”, se diverte.

Paixão pelo futebol. Somos milhões de brasileiros apaixonados pela bola rolando no gramado. Nada parece ser tão emocionante quanto ver a rede balançar e gritar Gooooooool! Você acompanha a rodada e não consegue ficar uma semana sem assistir aos jogos? Qual foi a partida mais emocionante da sua vida? Você costuma ir a campo? Já viajou pra acompanhar o time do coração? Tem alguma história emocionante pra compartilhar? Conte pra gente através do email pedaletra@esposende.com.br ou fale com o gerente. As fotos e as histórias serão publicadas na próxima edição do Pé da Letra. Participe!


O Varejo Multimarcas Paquetá alcançou a marca de 1 bilhão de faturamento. O dado histórico foi celebrado com muita festa pelos colaboradores. Confira:

Loja 800 • CD • Abreu e Lima - PE

Loja 813 • Paulista • PE

Loja 810 • Shopping Recife • PE

Loja 816 • Centro do Recife • PE

Loja 818 • Cabo • PE

Loja 819 • Prazeres • PE

Loja 821 • Centro do Recife • PE

Loja 822 • Shopping Tacaruna • PE

Loja 827 • Centro de Fortaleza • CE

Loja 837• Centro de Fortaleza • CE

Loja 838 • Beberibe • PE

Loja 840 • Hiper Av. Recife • PE


Loja 846 • Messejana • CE

Loja 847 • Sobral • CE

Loja 851 • Hiper Natal • RN

Loja 848 • Shopping Plaza • PE

Loja 850 • Manaíra Shopping • PB

Loja 862 • Mangabeira • PB

Loja 855 • Limoeiro • PE

Loja 856 • Ipojuca • PE

Loja 868 • Shopping Cariri • CE

Loja 863 • Caruaru • PE

Loja 866 • São Luís • MA

Loja 876 • Centro de Juazeiro • CE

Loja 869 • Itapipoca • CE

Loja 899 • Escritório Recife • PE

Loja 872 • Cavaleiro • PE

Loja 832 • Shopping Difusora • PE

Loja 839 • Hiper Casa Caiada • PE

Pé da Letra 5  
Pé da Letra 5  

Pé da Letra Esposende 5

Advertisement