Informe Fecomércio

Page 54

curtas

FOTOGRAFIA Exposições baseadas no livro “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, e produzidas por alunos do curso de foto do Senac Recife renderam uma indicação a um dos principais festivais de fotografia do País. O registro de Luiz Biondi esteve entre os 74 pré-selecionados pelo Paraty em Foco, evento internacional e que, só em 2015, teve mais de 1.500 inscritos. Inspirado no capítulo “Um lobisomem doutor”, o aluno utilizou uma cabeça de porco real como máscara para retratar o personagem que é descrito por uma de suas vítimas como um ser com “um quê de porco”. “Levei isso ao pé da letra e pretendi usar essa imagem de ‘moralmente sujo’, de alguém que ataca outra pessoa, em contradição com a pose de elegância do homem”, explica.

CINEMA NO INTERIOR Abre-se a janela da sétima arte para o interior. Com o objetivo de aproximar a população interiorana à produção regional, o Sesc Pernambuco realiza o primeiro Circuito Sesc do Cinema Pernambucano. O evento acontece de agosto a outubro em cinco cidades: Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Triunfo e Petrolina e, em cada município, durante uma semana, são apresentadas 18 produções, entre longas e curtas. A curadoria é do jornalista André Dib e a coordenação é da técnica de cinema do Sesc Pernambuco, Naruna Freitas. Além das exibições, são oferecidas ações formativas com oficinas e palestras.

54

REVISTA INFOR M E FEC OM ÉR CI O-P E  •   S ET / OU T 2 016

MAIS FÁCIL PARA COMERCIALIZAR

O

Novo Código Comercial Brasileiro, projeto de lei (PL) 1.572/11, do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), em aprovação na Câmara dos Deputados, vem para impulsionar e facilitar as relações comerciais entre os empresários e tornar mais segura a prática de investimentos e operações entre eles, gerando desenvolvimento econômico, social e cultural. A liberdade de iniciativa e de competição e a função social da empresa são os principais pontos defendidos pelo novo Código. De acordo com o assessor jurídico da Fecomércio-PE, Hermann Dantas, a aprovação do Novo Código Comercial Brasileiro irá trazer segurança jurídica às relações empresariais. “Além da segurança, vai fortalecer o surgimento de novas empresas no país em todos os segmentos, bem como garantir ao máximo a autonomia das partes nos negócios firmados e com pouca intervenção estatal nas relações empresariais”, acrescenta. Com isso, para os pequenos empresários, duas novidades essenciais: a possibilidade de se constituir uma sociedade unipessoal, na qual todas as cotas de uma empresa de responsabilidade limitada ficarão em nome de uma única pessoa; bem como a possibilidade de criação da empresa individual em regime fiduciário, na qual uma pessoa pode afetar um patrimônio seu como garantia aos credores em caso de uma futura execução, e esse patrimônio será incorporado à empresa, desvinculando-se do patrimônio da pessoa física. “Outro ponto inovador trazido pelo novo Código será a simplificação da contabilidade dos empresários, a fim de aumentar a competitividade das empresas, ao dispensá-las de exigências meramente burocráticas anacrônicas e desnecessárias”, completa Hermann. Para o comércio eletrônico, o novo Código trará dispositivos claros e não irá desprezar este segmento, visto que o volume de negócios firmados entre empresários por meio das plataformas eletrônicas é muito grande.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.