Page 1

nOveMbrO 2017 • N.º 99 • 1,95 t

revIstAgAdget.COM

(CoNt.)

que

todos os segredos do iOs 11

8 iphone X escolher? suPer

portáteis

10 modelos de topo! e também... nOvA XbOX One X 12 suPer jOgOs gAdgets PArA Cães e gAtOs gAdgets de HAllOween

Características, velocidades e câmaras muito similares Ambos com carga sem fios € 350 (ou mais) de diferença iPhone 8 já disponível... O iPhone 7 ainda é opção?

top actioncams

evolução 4,7 e 5,5” touch Id

o Inovaçã 5,8” Face Id

O que não sabe sobre os novos iPhone!

Wearables novidades!

20 pulseiras,

nova goPro Hero6 garmin virb 360 sony rX0

auriculares e relógios

desporto e exercício físico

gAdget lAb

+ 12 testes nO terrenO

+ 180

gadgets


Windows Windows Ink Ink

Dê Dê vida vida aos aos seus seus pensamentos pensamentos com com aa tinta tinta digital. digital. Yoga Yoga 720 720 com com Active Active Pen Pen 22

Different Different is is better better

Disponível Disponívelem emlenovo.com/pt/yoga lenovo.com/pt/yoga


Página

12

Gadgets raros para ‘combater’ a chuva!

Os melhores gadgets do ano

Página

Página

56

44

Que gadgets escolher...? Jorge Daniel Lopes Diretor

Bicicletas e trotinetes elétricas

N

Página

52

Página

62

Mochilas para guardar gadgets

As sapatilhas de Jaime Lannister?

Página

20

QUE IPHONE ESCOLHER?

ão será este um dos maiores dilemas de todos os entusiastas de gadgets e equipamentos tecnológicos? Temos a certeza que sim... A oferta de marcas e modelos é tão grande e interessante que é normal que surjam dúvidas no momento de escolher mais um novo “brinquedo” para a nossa coleção. Ou melhor, um novo gadget que torne a nossa vida mais fácil, simples e divertida. Seja um computador, um smartphone, uma câmara, um wearable... Para ajudar, estamos deste lado todos os meses com as melhores sugestões no universo da tecnologia! Este mês é com um completo guia que indica qual dos novos iPhone deve escolher e também com uma bem composta secção de testes, com análise a vários smartphones Android, por exemplo. Melhor: entre os mais de 180 gadgets que compõem esta edição da revista Gadget destacamos ainda o nosso sempre bem preenchido espaço Gadgetmania! Encontra aqui este mês os melhores gadgets para a Noite das Bruxas, os kits de robótica mais desafiadores e os gadgets mais “amigos” do seu animal de estimação. “Equipe” bem a sua vida!

Mais de 180 gadgets!

Guia completo Portáteis topo de gama

Página

36

Página

14

Nº 99 • Novembro 2017

Gadget Lab: Os melhores equipamentos em teste! Página

Wearables e relógios 20 modelos de topo

38

Os melhores gadgets para cães e gatos... Página

50

Top Gadgets: Garmin Virb 360 Nova gama Asus ZenFone 4 Câmaras de topo Nokia 8 Gadget News Prémios Gadget 2017 Tech Time: Os relógios do momento! Wearables: Novidades Zona móvel: Smartphones robustos iZone Especial: Que iPhone escolher? Dossier: Métodos de desbloqueio Inova 2.0 Multimédia: Novidades Play Time: Jogos para Xbox One X Ultra Teste – Nintendo SNES Classic Mini Zona PC: É possível viver sem PC? Portáteis topo de gama Gadget Lab: Suunto Spartan Trainer + Samsung J7 Ultra Teste – Samsung Note8 Sony XB30 + Devolo dLan 1200 Ultra Teste – Asus ZenFone 4 Ultra Teste – iRobot Roomba 696 Bicicletas e trotinetes elétricas Ultra Teste – Audi Q7 eTron quattro Kits de robótica para adultos Gadgets para cães e gatos! Mochilas com um toque tech Gadgets de Halloween! Lar Digital: Novidades Gadgets que cuidam da sua saúde Top Secret

4 6 7 9 10 12 14 16 18 20 24 26 28 30 32 34 36 38 39 40 41 42 44 46 48 50 52 54 58 60 64

Acompanhe a revista Gadget & PC na Internet e partilhe connosco as suas sugestões e dúvidas! Revistagadget.com

Gadget & PC – Portugal

@Gadget_Portugal

revistagadget

@RevistaGadget

Esta revista foi redigida segundo o novo Acordo Ortográfico.


top gadget

Vídeos esféricos… e muito mais! GaRmin ViRb 360 a Garmin entra no universo do audiovisual com esta pequena câmara, capaz de captar vídeos esféricos com resoluções Ultra HD 4K e acompanhadas de som a 360 graus. além disso, o design robusto é propício à aventura e o sensores integrados oferecem informação relativa a todo o processo de gravação e registo de imagens. seMPre eM ação a Garmin vê esta Virb 360 também como uma actioncam. a construção da câmara transmite robustez, inclui objetivas de vidro reforçado possíveis de substituir e é compatível com suportes e acessórios tanto da própria marca como de terceiros.

Pode falar coM ela... mas somente em inglês, para já... a Virb 360 reconhece vários comandos de voz e executa as respetivas ordens à distância: iniciar a gravação, pará-la, captar uma foto, marcar um registo como favorito, etc.

Grava tudo! Vídeo e som, claro. E também regista a velocidade, a distância, um eventual desnível do terreno e localizações.

estabilização x3 Estão presentes três modos de estabilização esférica, incluindo em 4K, para que o movimento próprio de uma sequência de ação não prejudique a gravação.

Pontos-chave: • Estabilização esférica em 4K para proporcionar fluidez nos vídeos mesmo quando há lugar a fortes vibrações durante a captação. • Resolução de até 5,7K a 30 fps sem recurso a fusão e 4K a 30 fps com stiching (união das duas imagens). • Quatro microfones integrados para captação de som a 360 graus. 4 Gadget

Modo de bloqueio mediante este modo, é possível fixar a orientação da câmara numa só direção.

tamanho real

Desde

Gadget

799 euros


www.garmin.pt • Resolução máxima de 5,7K a 30 fps em imagens isoladas; 4K a 30 fps com processo de união de duas imagens captadas. • Fotos esféricas de até 15 MP. • Sistema de estabilização de imagem do tipo esférico a 4K. • Quatro microfones para captação de som com sensação de envolvência real (360º). • Submersível até dez metros sem a utilização de uma caixa estanque. • Acelerómetro, GPS/Glonass, barómetro, giroscópio e bússola. • Vem de origem com as apps Virb Mobile (para ligação e gestão da câmara via smartphone) e Virb Edit (para editar e partilhar online todas as gravações efetuadas).

• Bitrate máximo de até 120 MBps a 5,7K RAW. • Compatível com realidade virtual. • Autonomia a rondar uma hora. • Bluetooth, Wi-Fi, NFC e ANT+. • Streaming online para o YouTube ou Facebook Live recorrendo a smartphones e tablets compatíveis. • Sensores G-Metrix, para proporcionar sobreimpressão de dados em realidade aumentada e em ambientes de 360 graus. • Controlo da câmara através de comandos de voz. • Funciona entre zero e 40ºC, recarrega a bateria entre zero e 45ºC e pode ser guardada em ambientes entre -40 e 85ºC. • 39 x 59,3 x 69,8 mm / 160 gramas.

resoluções 5,7K

A resolução máxima da Virb 360 é 5,7K (30 fps), mas apenas quando se trata de sequências individuais. A câmara consegue depois unir estes registos, ficando o resultado final em 4K.

edição de vídeo A câmara e as apps no smartphone ou tablet são suficientes para que possa editar, estabilizar, partilhar e até adicionar informação extra. E estas podem depois gerar vídeos de realidade aumentada a 360 graus.

Modos de Gravação Time lapse, manual, fotos a 360 graus, sequências de fotos e Travelapse de até 15 MP, por exemplo, entre outros modos. quatro Microfones? Estão colocados em pontos estratégicos da câmara, para que se consiga obter uma sensação de som envolvente e fiel à realidade. streaMinG online Pode utilizar o smartphone ou o tablet como comando à distância da Virb 360, bem como fazer streaming dos vídeos esféricos registados.

Testada pela Gadget! Seja qual for o cenário ou a situação, os vídeos esféricos a 360 graus nem sempre agradam ao espetador... Isto porque, à primeira vista, podem gerar mais confusão do que uma experiência prazerosa e interessante. No entanto, quando unimos um processo de gravação de todo o campo de visão ao conceito de aventura e ação, o resultado acaba por ser vídeos espetaculares, no mínimo. Com a Virb 360 precisa apenas de ter conhecimentos básicos de uso de uma câmara de ação, pelo que, de resto, está aqui tudo: qualidade de imagem, precisão na exposição e bons níveis de som. Gostamos da naturalidade das cores e o modo com a câmara lida bem com os contrastes de luz; apenas em ambientes com menos luminosidade percebemos que este modelo também tem pontos fracos... Mas o sistema de estabilização de imagem é incrível, fazendo com que a Virb 360 nos brinde com uma forma totalmente original e diferente de registarmos momentos de ação.

Gadget 5


top gadget

Por: Jorge Daniel Lopes

www.asus.pt

Subir a fasquia? Asus ZenFone 4

Parece ser isso que a Asus deseja fazer com a chegada deste novos smartphones da gama ZenFone 4, apresentados oficialmente em Roma com o evento We Love Photo, em setembro. saiba mais já a seguir.

F

azemos um resumo rápido: mais acessível, o ZenFone Max surpreende pela capacidade da bateria, o Selfie Pro fornece bons “trunfos” para o preço pedido, o ZenFone 4 “normal” sobe de preço e de patamar de especificações na gama média e, por fim, no topo da gama, o fantástico ZenFone 4 Pro apresenta um preço também lá no topo, apesar de incluir um “recheio” que promete. Mas as atenções maiores estão todas no modo como estas novidades lidam com a captação de fotos e vídeos.

A grAnde ApostA está nAs câmArAs E em todos os modelos que estarão no mercado português, com

exceção, talvez, do Max. Este chega nas versões com ecrã de 5,2 ou 5,5 polegadas (249 e 299 euros), sendo que é a bateria que mais se destaca nestes modelos – 4.100 e 5.000 mAh, respetivamente. A câmara do ZenFone 4 Pro é a mais poderosa, como seria de esperar, assente num sistema duplo e que tem o “dedo” do sensor Sony IMX362 com 1/2.55 polegadas e de uma lente com abertura de f/1.7. São 16 MP com zoom ótico de 2x e captação de vídeo em 4K, além da estabilização de imagem. Este é o flagship da Asus até final deste ano (899 euros) e o grande destaque vai para o modem Snapdragon X16 LTE integrado, que confere ao ZenFone 4 Pro ligação gigabit para os mais variados fins. No interior está

veja o vídeo!

Gadget

Revistagadget.com

encontre e lis A nossA Aná4 nA e n o Ao zenf stA páginA 41 dedget A edição dA g

ainda CPU Qualcomm Snapdragon 835 e 6 GB de memória RAM, por exemplo. Por seu turno, o novo Selfie Pro (399 euros) é o primeiro smartphone com sistema de lente dupla na câmara frontal, diz a marca. Aqui está um sensor Sony IMX362 de 24 MP e uma lente com 102 graus, a pensar nas chamadas wefies, as selfies de grupo. A captação

de vídeo 4K é um dos pontos fortes desta câmara, presente também na câmara traseira, com 16 MP. No interior está ainda a plataforma móvel Snapdragon 625 e 4 GB de memória RAM. Avance nesta edição para ler o Ultra Teste ao modelo ZenFone 4 (ver caixa) e use o código QR nesta página para ficar a par de todos os pormenores desta nova gama da marca.

testado pela gadget! espreitámos de perto todos os smartphones que compõem esta gama da Asus, mas o modelo que a marca nos emprestou para análise é o ZenFone 4, com preço de 499 euros, que pode ver em ultra Teste na página 41 desta edição. Fique a conhecer todos os pormenores deste terminal e as nossas impressões após um belo dia de fotografia e vídeo pelo centro histórico de Roma, em Itália.

6 Gadget


Câmaras de topo (corpo)

1.950 euros

Ricoh Theta V: 360 graus! A V é o modelo mais bem equipado de sempre na gama Theta. Capta vídeo 4K (3.840 x 1.920 a 30 fps) e áudio espacial a 360 graus, com um sensor de 14 MP. Inclui ainda uma ligação de saída 4K 360 graus para live streaming, velocidades de obturação de até 1/25.000 segundos, sensibilidade ISO de até 3.200 em fotos, Wi-Fi, Bluetooth e memória interna de 19 GB. Em opção estão disponíveis acessórios como a caixa estanque até 30 metros e microfones 3D. www.ricoh-imaging.pt www.reflecta.com/pt-pt

459

euros

Leica TL2: a ‘outsider’! O corpo desta câmara é fabricado a partir de um único bloco de alumínio, dando um toque de robustez e estilo a este modelo de objetivas intermutáveis (seis disponíveis, de momento). No interior da TL2 está um sensor CMOS de 24 MP de formato APS-C

capaz de captar vídeo 4K a 30 fps. O sistema AF foca em 165 ms, diz a marca, e vem acompanhado por velocidades de obturação de até 1/40.000 segundos e disparo contínuo até 7 fps. Com ecrã tátil de 3,7’’ e ligação Wi-Fi. www.leica-camera.com

Sony RX0: para quem? Segundo a Sony, a filosofia deste modelo passa por ser uma câmara “normal” para captar fotos e vídeos, tal como ser uma forma de configurar até cinco unidades da RX0 para criar uma série de imagens, vídeos e passagens no modo “super câmara lenta” (até 1.000 fps) a partir de perspetivas distintas. Esta novidade integra sensor CMOS Exmor de 15,3 MP e objetiva Zeiss de 24 mm f/4. Pesa 110 gramas, mede 59 x 40,5 x 29,8 mm e é submersível e resistente à ação do pó e da areia, por exemplo. www.sony.pt

900 euros

Fusion: em 360 graus! A Fusion é a primeira câmara da GoPro a ser capaz de captar fotos e vídeos esféricos. Este modelo está equipado com conjuntos óticos capazes de chegar a resoluções de 5,2K a 30 fps e 3K a 60 fps. E ainda conta com GPS, acelerómetro, giroscópio, bússola, Wi-Fi e Bluetooth, sem esquecer a possibilidade de extrair planos personalizados a partir vídeos a 360 graus.

749 euros

569 GoPro Hero6: mais euros um passo em frente?

A nova geração Hero “revoluciona” com vídeo 4K a 60 fps e Full HD a 240 fps! Além disso, a nova GoPro pode mergulhar até dez metros sem caixa estanque, integra GPS, Wi-Fi e Bluetooth, prometendo ser mais veloz na captação de imagens com condições de luminosidade menos convenientes. O processador GP1 da Hero6 Black capta o dobro dos fps, diz a marca. pt.shop.gopro.com

Gadget 7


Top gadgeTs

NOVIDADES

Gadget

NOvA gAmA AiRWhEEl

Transporte em modo gadget! veja o vídeo!

Gadget

Revistagadget.com

A Airwheel surge em força com novos lançamentos e demonstrações por todo o país de novos modelos de gadgets de transporte elétricos. Fique a conhecer a gama…

A

própria marca chama-lhes unicycle, a nível internacional. Por cá, podemos apelidar estes gadgets de scooters elétricas de transporte individual. E com uma capacidade de diversão muito elevada, como pode ver pelas imagens (e pelos vídeos no site da Gadget!) e por outros artigos em edições anteriores da revista. O modelo A3, com autonomia anunciada de até 100 km, encaixa perfeitamente na designação de mini-scooter elétrica e é um dos grandes destaques da marca a nível mundial. Mas os mais recentes e inovadores gadgets da Airwheel não se ficam por aqui, de forma alguma, desde a gama S à Q, sem esquecer as linhas X e R, entre outras. E sempre com o apoio de uma app

em constante demonstração O novo distribuidor exclusivo em Portugal da Airwheel é a gadget Park Portugal, que promove a venda de todas as gamas da marca pela internet. mas, pelas palavras dos responsáveis da empresa, há “uma unidade móvel que está em permanente ação para estar em breve presente nos principais centros comerciais do país, bem como em festivais e outros eventos de cariz nacional”. A empresa garante que, após experimentar, é difícil resistir a levar um Airwheel para casa…

8 Gadget

móvel gratuita que pode instalar no smartphone para gerir todo o funcionamento do equipamento. Quer exemplos de sucesso? O modelo Q5 é “veículo” habitual de “campeões” como Valentino Rossi e Louis Hamilton… E Tom Cruise passeia-se pelos bastidores dos seus filmes com a ajuda de um Q3, normalmente. Conheça todos os pormenores dos principais modelos Airwheel. www.airwheel.net www.gadget-park-portugal.pt

1.759 euros

Airwheel Q3 Um unicycle elétrico bastante estável, pelo que indica a marca, com sistema de inclinação compensada anti-tilting sempre que muda de direção em mais de 45 graus! Os pedais em alumínio ajustam a posição em função da velocidade alcançada e está disponível em quatro versões distintas (motores entre 130 e 340 Wh), em função das necessidades do utilizador. Desde

539

euros Desde

569 euros

Airwheel Q5 Um “companheiro” perfeito para deslocações no aeroporto, por exemplo, já que foi pensado para um transporte fácil quando não está em uso. O novo Q5 conta com iluminação lED de segurança, bateria com fabrico da Sony e sistema de estabilização inteligente. Com motor de 170 ou 260 Wh.

Airwheel A3 Com bateria para até 100 km, diz a marca, e um ecrã OlED de 4 polegadas que apresenta toda a informação necessária e comunica com a app móvel. O selim em pele, os pneus Cheng Sing, o motor elétrico de 520 Wh e a capacidade para utilizadores de até 120 kg estão em destaque.

Airwheel r5 Uma mini bicicleta elétrica para o dia a dia, visto que pode ser dobrada facilmente e em apenas três passos, diz a Airwheel, ocupando apenas 0,2 m3. Em liga de alumínio, a R5 suporta até 100 kg e inclui um motor de 215 Wh apoiado por uma bateria de 18.650 mAh que até permite recarregar o seu smartphone em movimento.

929

euros


Nokia 8

Android puro? A HMD apresentou em Lisboa o novo smartphone Nokia 8 e, segundo esta, há neste terminal “três novidades únicas no mundo dos smartphones Android”: câmaras com lentes Zeiss e função Dual-Sight, uma experiência Android pura e um design em alumínio que apela à fama do mítico 3310. www.nokia.com/pt_pt

599

android puro A HMD classifica este Nokia 8 de “Android puro” dado ter instaladas apenas as apps nativas do Google, “sem apps desnecessárias a abrandar o desempenho do equipamento”. E porque há lugar a “atualizações de segurança mensais” do Android.

refriGeração Outro destaque deste modelo é a Gestão de Calor, que mantém uma temperatura constante do smartphone, mesmo em situações de uso exigente, assegura a HMD. O trabalho conjunto das equipas de design, inovação e engenharia da marca originou um tubo de arrefecimento de cobre coberto por grafite que se expande por toda a largura e comprimento do Nokia 8, dissipando o calor gerado. “menos selfies e mais #Bothies” Para a marca, há sempre dois lados da história, pelo que graças ao modo de visão dupla Dual-Sight é possível utilizar em simultâneo a câmara frontal e a traseira, mostrando no ecrã dividido ao meio ambas as imagens, quer se trate de fotografia, vídeo ou Livestream do Facebook ou YouTube. Áudio oZo Este é o primeiro smartphone a apresentar o áudio Nokia OZO, colocando tecnologia exclusiva de Hollywood na palma da mão dos utilizadores. Este sistema oferece uma experiência de áudio imersiva nos vídeos 4K, enquanto “a captação de áudio 360º assegura que a reprodução dos vídeos permite reviver os momentos registados de forma única”, refere a marca.

euros

Câmaras Zeiss As câmaras do Nokia 8 foram desenvolvidas em parceria com a Zeiss e dispõem de 13 MP de resolução e de abertura de f/2.0. Enquanto a frontal integra uma lente grande angular com focagem automática e deteção de fase, a traseira dual acrescenta sensores a cores e monocromático.

desiGn avançado A construção do terminal baseia-se num único bloco de alumínio de série 6000 e o design foi aperfeiçoado através de “um processo de 40 etapas de usinagem, anodização e polimento”. O resultado é um smartphone com 7,3 mm de espessura e 160 gramas de peso que, pelo que observámos na apresentação em Lisboa, o tornam bastante leve e adaptável à mão.

Ficha técnica • Ecrã IPS LCD QHD de 5,3” (2.560 x 1.440, 700 ppp), com Corning Gorilla 5, 2.5D. • Processador de oito núcleos Qualcomm Snapdragon 835 até 2,45 GHz + 1,8 GHz Kryo. • 4 GB de memória RAM. • Memória ROM de 64 GB + MicroSD (até 256 GB). • Câmaras com lentes Zeiss: frontal PDAF de 13 MP com f/2.0 e flash de ecrã; traseira dual: 13 MP (cor + OIS) + 13 MP (mono), ambas PDAF com f/2.0 e flash duplo. • USB-C, Bluetooth 5.0, NFC, ANT+, sensores de luz ambiente, de proximidade e de impressão digital, acelerómetro, E-compass, giroscópio, barómetro. • Bateria de 3.090 mAh com Qualcomm Quick Charge 3.0. • S.O. Android Nougat 7.1.1. • 151,5 x 73,7 x 7,9 mm; 160 gramas.

Disponível nas cores azul poliDo, cobre poliDo, azul temperaDo e prateaDo Gadget 9


gadget news SECCIÓN

OdOrless ToileT Fan diga adeus aos odores!

Uma vez instalado este dispositivo dentro do autoclismo e o ventilador na parede da casa de banho, este sistema promete eliminar aos maus cheiros desta divisão da casa. Para isso inclui um filtro de carvão ativo, uma bateria niMh recarregável e um sensor que faz com que o Toilet Fan funcione apenas quando há uma descarga. e também são emitidos alertas sempre que é preciso recarregar a bateria ou trocar o filtro. www.theodorless.com

Gadget

Desde

89

euros

Desde

143 euros

Desde

199

euros

garmin VíVoMoVe HR o primeiro com touch Segundo a Garmin, o vívomove HR é o seu primeiro smartwatch com ecrã tátil e que combina um estilo de relógio tradicional com tecnologias de monitorização de atividade fisica e tecnologia Garmin elevate para leitura da frequência cardíaca no pulso. Pode contar com notificações a partir do smartphone (também com a app Garmin Connect) e com medições dos níveis de stress apurados, que vão variando consoante a frequência de atividade física registada. a versão vívomove HR Sport custa 199 euros, enquanto a versão mais clássica, a Premium, custa 299 euros. www.garmin.pt

purO SHine PoCKeT brilhantes as shine pocket, edições limitadas, são as mais recentes soluções da puro para proteção do smartphone da apple (iphone 6 e 6s, iphone 7, iphone 8 e iphone X), com um efeito brilhante e um porta-cartões na parte de trás. estão disponíveis em cinco cores: preto, prateado, azul escuro, azul turquesa e fúcsia. www.puro.it / www.projectovisual.pt 10 Gadget

19

euros

nacOn ReVolUTion PRo ConTRolleR 2 com licença oficial para ps4 após o êxito da primeira edição, esta segunda geração do melhor comando para jogos da nacon traz muitas novidades – ligação USB-C, design renovado, software de personalização compatível com Mac oS e configuração manual dos botões M1/M2/M3/M4 no modo PS4 Pro Control. o pad direcional pode ser configurado para ter quatro ou oito opções, tal como é possível também personalizar a ação dos sticks esquerdo e direito. nacongaming.com

Desde

889 euros

FujiFilm x-e3 minimalista...

É assim que a Fujifilm caracteriza resumidamente a nova x-e3, uma câmara de objetivas intermutáveis que “vence” por apresentar uma estrutura melhorada face à antecessora x-e2, com os comandos mais importantes à distância certa dos dedos, garante a marca. De facto, a julgar pelas imagens, esta novidade apresenta-se com um look simples e robusto, com o ecrã tátil de três polegadas em destaque na parte traseira. no interior está o sensor aPS-C x-Trans CMoS iii com 24 MP, ao passo que a sensibilidade iSo pode chegar aos 51.200. a x-e3 é capaz de filmar em Full HD e 4K, sendo que é também a primeira câmara da série x da Fuji a contar com ligação Bluetooth, permitindo assim transferir imagens diretamente para o smartphone, por exemplo, desde que esteja instalada a app móvel Camera Remote. e a pensar nos fotógrafos mais fãs do “antigamente”, estão presentes 15 modos Simulação de Filme, sem esquecer as opções Provia e Velvia, por exemplo. o corpo da x-e3 custa 889 euros, sendo que os conjuntos com objetivas 23mm F2 e 18-55mm F2.8-4 custam 1.199 e 1.299 euros. www.fujifilm.eu/pt


couchmaSter CyCon JogoS ‘ConfortáveiS’

Desde

veja o vídeo!

Gadget

revistaGadget.com

Para marcar a diferença perante muitos equipamentos similares – pensados para os jogadores mais preguiçosos, também! –, o CouchMaster Cycon inclui não só uma mesa para pousar os periféricos e acessórios de jogos (teclado, rato, tapete de rato...) como também duas almofadas laterais, para uma utilização mais cómoda durante as mais longas sessões de jogo. Por outro lado, a superfície de apoio de braços ajuda a melhorar a postura do jogador, ao mesmo tempo que os compartimentos laterais permitem guardar todos os objetos e gadgets que queiramos ter por perto. www.nerdytec.com

Soccer DartboarD 1.600 euros apontar e rematar! Com este alvo gigante já não tem desculpas para não passar os dias a treinar a pontaria... e estamos a falar não de arremessar dardos, mas sim de rematar bolas “especiais”, por assim dizer... o pack Soccer DartBoard não é barato, mas inclui o alvo, a base, seis bolas também insufláveis e uma bomba manual. e as bolas em causa incluem uma espécie de velcro que faz com que fiquem presas no alvo quando acertamos em cheio. tem espaço suficiente no jardim? Com 26,5 kg e 5,5 x 5,5 metros. www.amazon.com

149

euros

inclui um hub usb 3.0 com quatro portas

A segurança nunca foi tão atractiva As lâmpadas WhiteVision da Philips proporcionam um aspecto intenso de xénon branco às lâmpadas para faróis do seu automóvel para a melhor experiência de condução. A luminosidade melhorada com luz significativamente mais branca torna a WhiteVision a combinação perfeita de estilo e segurança.

Philips WhiteVision www.philips.com/automotive


prÉmios gadget 2017

revistagadget.com/premios2017

os melhores gadgets do ano! O júri dos Prémios Gadget 2107 já está em pleno processo de nomeação de candidatos... E desta seleção saem apenas cinco gadgets em cada categoria. Que comecem as apostas!

impacto social na área das ti A edição deste ano apresenta uma nova categoria: Impacto Social na área das TI. Este novo galardão distinguirá a empresa ou organização que tenha levado a cabo o melhor projeto tecnológico relacionado com responsabilidade social e avanço reconhecido da sociedade tecnológica em geral.

Categorias 2017 • Gadget do Ano • Smartphone Premium • Smartphone de Grande Consumo • Smartphone Inovação • Wearable • Multimédia • Televisor • Computador / Tablet • Desporto e Saúde • Câmara Digital • Tecnologia Automóvel • Gaming • Lar Digital • Cuidados Pessoais • Gadgets Inovação • Impacto Social na Área das TI

prémios gadget 2017 SeLeção De GADGeTS CANDIDAToS Equipamentos apresentados entre os dias 1 de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017, aproximadamente. TeSTADoS PeLA GADGeT! Todos os gadgets candidatos foram experimentados pelos membros da equipa da revista Gadget (redatores e colaboradores) e/ou pelos membros da equipa de colaboradores externos (nacionais e internacionais). júrI oFICIAL DoS PrÉMIoS 2017 É formado pelos membros da redação da Gadget, pelos colaboradores da revista e pela equipa de colaboradores externos, num total de 15 elementos. Cada membro do júri seleciona um gadget por categoria e procede-se à soma de todos os votos. Em caso de empate, prevalece o voto do diretor da revista, que passa a valer por dois. SITe DoS PrÉMIoS GADGeT 2017 Todas as informações e equipamentos no endereço: revistagadget.com/premios2017.

gadgets vencedores em 2016 Gadget do Ano . . . . . . . . . Smartphone Premium . . . Smartphone Gr. Consumo Smartphone Inovação . . . Wearable . . . . . . . . . . . . . Multimédia. . . . . . . . . . . . Televisão . . . . . . . . . . . . . Computador / Tablet . . . . Cuidados Pessoais . . . . . .

. . . . . . . . .

. . . . . . . . .

Desporto e Saúde. . . . . Câmara . . . . . . . . . . . . Tecnologia Automóvel . Gaming . . . . . . . . . . . . Lar Digital. . . . . . . . . . . Inovação . . . . . . . . . . . ................... ................... ................... ...................

. . . . . . . . . .

. . . . . . . . . .

. . . . . . . . . .

. . . . . . . . . .

. Sony PlayStation Vr . Huawei P9 / P9 Plus . energy Phone Pro 4G . ZTe Axon Mini . Samsung Gear Fit 2 . Pioneer XDj-1000MK2 . LG oLeD 65e6V . Lenovo Yoga Book . Philips Sonicare Diamondclean Black edition . Gadgets de Ciclismo Garmin . ricoh Theta . Garmin Drive . Saga Final Fantasy . Sengled Pulse . TomTom Touch . Smartphones TP-Link . HP Spectre 13 . Smartphones Asus ZenFone 3 . Dyson Pure Cool Link


SP54B  

     

  

            

     

     

SP54W


TeCh TIme

ICON DueSey LuXury auTOmaTIC WrISTWaTCH aUtêntico lUxo com um design inspirado na vindima e no mundo automóvel, este luxuoso relógio é uma obra de engenharia em cujo fabrico utilizaram materiais de alta qualidade (titânio, vidro de safira, latão, couro, etc.). a caixa transparente deixa ver o interior, no qual encontramos um movimento automático dubois-depraz. este icon é resistente à água até 50 metros de profundidade. www.icon4x4.com

11.500 dólares

SeIkO PrOSPeX SamuraI Um relógio de gUerreiro a caixa de 43,8 mm Desde conta com vidro Hardlex e resistência euros à água até 200 metros, enquanto a bracelete está disponível em aço ou silicone. Dispõe de calibre 4r35 automático, de 21.600 vibrações por hora e de bisel rotativo unidirecional. Para celebrar o seu nome, a Seiko vende-o acompanhado por um abre-cartas em forma de Katana (espada de samurai). www.seiko.pt

545

267

euros

LIquId meTaL WaTCH o tempo flUtUa

Desenhado no Japão, este relógio conta com caixa e bracelete de aço inoxidável escovado. mas o aspeto curioso está na forma de mostrar a hora: ao invés de ponteiros ou dígitos, utiliza gotas de um líquido metálico (a hora no círculo exterior e os minutos no interior). está disponível em prateado ou preto, com bracelete de aço inoxidável ou de couro, e com líquido preto, prateado, vermelho ou azul. www.tokyoflash.com 14 Gadget

WOOdgRaIN 139 mINImaLIST dólares LuXury WOOD WaTCHeS faBrico artesanal Desde

a coleção Woodgrain inclui três modelos diferentes, mas todos foram montados à mão com a madeira como principal material: a série Galaxy conta com uma esfera transparente que deixa ver o interior; a série New york, mais minimalista, apresenta um movimento Chrono e três sub-dials; e, por último, a série Tokyo Signature utiliza um movimento japonês 1L45 e promete uma autonomia de três anos. www.woodgrainwatches.com

23

dólares

OITTm POrTabLe DImmabLe TOuCH TIme LIGHT Bom dia…

Graças ao controlo de indução por gravidade, basta mudá-lo de posição para alternar entre o modo de lâmpada LeD (com quatro níveis de brilho) e o modo de visualização digital (que, além da hora, mostra também a data, a humidade e a temperatura do quarto). e dispõe de função de despertador com possibilidade de repetição a cada cinco minutos. www.oittm.com

VICTORINOX I.N.O.X TITaNIum 130 testes!

Disponível em três diâmetros (45/43/37 mm) e com resistência a água até 20 bars de pressão, refere a Victorinox que esta coleção conta com norma militar mIL-STD-810G e que resistiu a 130 testes, entre eles queda de 21.300 metros de altitude, temperaturas de -57ºC a 71ºC, oito toneladas de pressão e contacto com ácidos nítrico e sulfúrico, entre outros. Impressionante! www.victorinox.com

649

euros Veja O VídeO!

Gadget

Revistagadget.com

Use o cóDigo QR paRa veR este Relógio a iR aos céUs e voltaR!


wearables

Polar oH1 DiscretO e cómODO

Testado pela gadget!

o sensor ótico (seis LeD’s) integrado permite registar a sua frequência cardíaca com precisão através de pulsação ótica. É compatível com dispositivos polar Bluetooth Smart sem sensor ótico de pulsação, com máquinas de fitness Bluetooth Smart e com as apps de fitness mais populares (polar Beat incluída, obviamente). o oH1 é ainda resistente à água e recarregase com recurso a uma base USB, diz a marca. wwww.polar.com

O uso recomendado é em modo de bracelete, entre o bíceps e o tríceps, o que supõe duas vantagens: é uma alternativa interessante para quem considera as bandas de peito incómodas, e permite usar o relógio que quiser. nos nossos testes, a autonomia rondou as 11 horas de treino. e a leveza do gadget faz esquecer que o levamos. testado também com apps de terceiros, nunca deu problemas. mas, acima de tudo, o OH1 brilha pelo respetivo rigor nas medições.

79

euros

Gadget

michael Kors aCCeSS Para ele e Para ela a linha de smartwatches michael Kors foi ampliada com dois novos modelos de ecrã tátil amOleD: sofie, para mulheres, e Grayson, para homens. ambos integram carga sem fios e trabalham com android Wear, embora também sejam compatíveis com iOs, diz a marca. O elegante sofie tem uma caixa fina com um bisel em paver e está disponível em Desde oito combinações de caixa e bracelete. Já o luxuoso e desportivo Grayson inclui uma coroa giratória, euros para uma deslocação rápida, e será comercializado em dourado, preto ou aço. www.michaelkors.eu

369

Desde

329

garmin vívoaCtive 3 cOmPatível cOm Garmin Pay euros

a terceira geração do smartwatch da Garmin reúne as funções próprias dos relógios desportistas da marca, mas atua também como monitor de atividade. Dotado de uma autonomia que supera a semana de uso sem GpS e alcança as 13 horas com GpS, refere a marca, este relógio com esfera redonda inclui um slider tátil capacitivo SideSwipe para facultar uma navegação mais rápida e intuitiva do que num ecrã tátil tradicional. integra até 20 aplicações desportivas compatíveis com múltiplas atividades (natação, running, elíptica, ioga, cardio e subida de escadas) e é capaz de medir o stress diário, a idade fisiológica e o nível vo2 máximo. também não lhe faltam as notificações inteligentes e a compatibilidade com ferramentas e plataformas online próprias da marca (Garmin Connect e Connect iQ). www.garmin.pt 16 Gadget

samsung Gear Sport resistência militar? apesar do design elegante, este smartwatch desportivo é resistente à água e tem uma durabilidade de nível militar, diz a marca. Conta com um bisel circular, ecrã Super aMoLeD de 1,2” e uma interface que permite ver a informação inclusive quando se está em movimento, garante a Samsung. Com Gear Sport, é possível receber alertas de controlo nutricional e recomendações de atividade mesmo quando estamos offline. samsung.pt

349

euros

Desde

219

dólares

Diferentes cores De esfera: azul, verDe, preto, branco, cinzento...

seQuenT carreGamentO autOmáticO

este Sequent conta com sensor de ritmo cardíaco, seguimento GpS, monitor de atividade e Bluetooth 4.2 para receber notificações do smartphone ou consultar a app Biofeedback. integra ainda um inovador sistema de bateria auto-carregável que transforma a energia cinética em energia elétrica, para alimentar o relógio. É resistente a água até 50 metros de profundidade, dizem. www.sequentwatch.com


Dot Watch Smartwatch para inviSuaiS Sob uma estrutura de alumínio esculpido esconde-se um relógio inteligente que recorre a Braille para que qualquer pessoa com problemas de visão possa ler rápida e discretamente direções de navegação, notificações, mensagens, chamadas e a data e hora. Liga-se ao smartphone através de Bluetooth e inclui tanto um acelerómetro como um giroscópio. Preço sob consulta. www.dotincorp.com

é mesmo um anel?! nFC Ring: com nFC

Este elegante anel integra um par de etiquetas NFc que podem ser programadas individualmente para ativar/configurar dois dispositivos compatíveis ou extrair/partilhar informação. Por exemplo, é possível utilizá-lo para bloquear/desbloquear portas ou smartphones, assim como controlar aplicações ou transferir dados de contactos. há vários tamanhos e modelos disponíveis. www.nfcring.com Desde

17

euros

FossIl Q VENtuRE E Q ExPLORISt maiS perSonalizáveiS Entre as novidades dos últimos smartwatches da Fossil destaca-se o ecrã OLED completamente redondo e o sistema operativo android Wear 2.0. compatíveis com iOS e android, ambos os modelos aqui mostrados permitem personalizar a esfera (tanto o design como a informação que mostra) e trocar a bracelete para adaptar o relógio a seu gosto, garante a marca. Integram ligações Wi-Fi e Bluetooth, 4 GB de memória interna e carga sem fios. www.fossil.com

oRII: para falar como o mítico James Bond!

O ORII é um anel que utiliza o controlo por voz e a condução óssea para transformar a sua mão num smartphone. Dessa forma, é possível fazer ou receber chamadas simplesmente tocando na orelha com o dedo que tiver o anel, diz a marca. Inclui ligação Bluetooth, um botão capSense para ativar o assistente inteligente do smartphone (Siri ou OK Google) e microfones com anulação de ruído dual. www.kickstarter.com

Desde

279

euros

A Fossil lAnçou tAmbém o smArtwAtch híbriDo Q commuter (179 euros)

Desde

99

dólares

BoDytRak mede o nível de oxigénio este pequeno dispositivo, não invasivo, adapta-se comodamente à sua orelha e mede o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, o movimento e o vo2; todos esses dados são enviados para o smartphone ou smartwatch via Bluetooth, para que possa analisá-los posteriormente. além disso, conta com uma bateria de 100 mah, admite controlos por voz e reproduz música, diz a marca. Preço sob consulta. www.bodytrak.co

motiv: com construção e design em titânio Discreto e resistente, este anel é capaz de registar a sua atividade, o ritmo cardíaco e até a qualidade do sono. De seguida, envia todos os dados para uma app que lhe sugere objetivos semanais e diários em função dos seus progressos e objetivos reais. É submersível até 5 atm de pressão, comercializa-se em diferentes tamanhos e integra um sensor ótico e um acelerómetro de três eixos. De momento, apenas está disponível para iOS. www.mymotiv.com

199

dólares

Gadget 17


zona móvel

aperte com ele! Smartphones ultra resistentes Quer seja pela sua profissão ou por ser um pouco desastrado, irá precisar de um smartphone que não se danifique caso caia ao chão ou se molhe. todos os modelos destas páginas resistem a quedas, a água, ao pó e até a temperaturas extremas...

cat S31 BAteRiA de 4.000 MAh Suporta quedas de até 1,8 metros sobre cimento e mergulhos até dois metros de profundidade durante uma hora, além de ser estanque ao pó. Diz a Cat que o euros ecrã, com vidro Gorilla Glass 3, evita os riscos, garante a visibilidade sob luz solar direta e reconhece o toque de dedos molhados ou com luvas. www.catphones.com

329

HiSenSe C30 roCK uMA RochA! À primeira vista, engana pelo aspeto “clean”, mas o C30 rock conta com certificação IP68, que o torna resistente a água até 1,5 metros de profundidade durante 30 minutos e à entrada de poeiras. além disso, inclui uma capa em silicone que reforça a proteção. www.hisense.pt

kyocera rafre 100% lAvável

Permite limpar os resíduos de qualquer agente externo nocivo com água (quente ou fria) e sabão. No entanto, para consegui--lo foi necessário prescindir de altifalantes e de qualquer outra ferramenta de som, incluindo o microfone. Preço sob consulta. www.kyoceramobile.com

Dewalt PhoNe cARGA seM fios Pode ser mergulhado até dois metros de profundidade durante 30 minutos, cair de até dois metros de altura sobre cimento ou ser submetido a condições de temperaturas e pressão extremas. Conta também com alerta em caso de acidente e com carga sem fios opcional. Preço sob consulta. www.dewaltphones.com

274

euros

Desde

201

euros

Blackview BV8000 Pro 6 GB de RAM

Conta com uma câmara com 16 MP de resolução e com certificação IP68, o que significa que é totalmente estanque a poeiras e sobrevive debaixo de água a uma profundidade de até 1,5 metros durante 30 minutos. www.gearbest.com

Não Perca o Ultra teste a este smartPhoNe Na eDição #98 Da GaDGet!


LoGIc INstrumeNts FIeldbook F1 Faça chUva oU sol!

Nomu S30 Ecrã dE 5,5”

Capaz de ser submerso até 1,5 metros, resiste a temperaturas extremas ou a quedas de uma altura elevada, mantendo o ecrã sem riscos após qualquer uma destas adversidades, diz a Nomu. Também evita a entrada de poeiras, de água e de lama. www.gearbest.com

desenhado para ser utilizado em ambientes com temperaturas extremas (de -10ºC a 55ºC), inclui um barómetro que alerta para possíveis variações meteorológicas e sensores de luz adicionais para trabalhar em ambientes escuros. Também é resistente a impactos. Preço sob consulta. www.logic-instrument.com

aGm M1 dEsigN ‘old school’ 209 euros

Impact X Nada o pára! Tanto faz que seja enterrado, que o molhem com substâncias nocivas ou que o submetam a uma pequena explosão controlada. Segundo a marca, este dispositivo, criado para quem trabalha em ambientes perigosos, suporta isso tudo perfeitamente, assim como quedas de até dois metros de altura. Preço sob consulta. www.pixavi.com

Aguenta o peso total de uma pessoa sobre ele. Também não é afetado por pó e água, para o qual conta com certificação IP68 que permite mergulhá-lo até 1,5 metros durante 30 minutos. www.agmmobile.com / www.gearbest.com

38

euros

DooGee T5 pErsoNalizávEl Com a possibilidade de escolher entre uma capa de aspeto profissional e outra desportiva, é resistente à água e submersível até um metro durante 30 minutos. Também evita a entrada de pó e de outros materiais nocivos no seu interior. www.worten.pt

239

euros

o mais exigente

a Mil-sTd 810 é a norma utilizada pelo exército dos Estados Unidos para medir a resistência de um dispositivo móvel. É composta por 28 testes que o obrigam a suportar temperaturas e pressão extremas, mergulhos em líquidos e vibrações intensas. o terminal (ou gadget em geral) que os supere recebe a devida certificação. assim sendo, se o smartphone que lhe agrada contar com este selo, já sabe que será “à prova de tudo”!

Gadget 19


iZone

iPhone 8 ou X: Com mais versões do iPhone do que nunca no catálogo da Apple e perante o iminente lançamento do modelo mais vanguardista de sempre, aqui tem os principais “argumentos” dos novos 8/8 Plus e X, como não podia deixar de ser. São estes os pontos que deve ter em conta na hora de escolher o seu próximo smartphone Apple...

1. Preços muito díspares É um dos principais pontos a valorizar no momento de adquirir o novo iPhone. Consideremos aqui o uso que dará ao smartphone e se realmente necessita de todas as suas características. Fará o mesmo com um iPhone 8/8 Plus do que com um X? Falamos de um preço de entrada (64 GB) de 829 euros para o iPhone 8, de 939 euros para o iPhone 8 Plus e de 1.179 euros para o X. Ou seja, uma diferença de 350 euros entre as versões mais baratas de cada um dos modelos.

3. Têm o mesmo processador 2. Quando quer ter o smartphone?

Se puder esperar uns meses até que o stock do iPhone X atinja uma certa normalidade, então a sua compra poderá tornar-se numa séria possibilidade. Se, pelo contrário, estabeleceu que quer comprar um novo iPhone ainda este ano, então talvez o melhor seja descartar o modelo X. Isto porque diversas fontes online afirmam que a Apple terá sérias dificuldades para distribuir unidades em todos os países no qual porá à venda o modelo X, a 3 de novembro. Pode haver lugar a restrições de stock como as que “sentiram” os AirPods, que foram postos à venda em dezembro do ano passado e que atualmente ainda não podem ser entregues em 24 horas. Com o iPhone 8/8 Plus, por exemplo, não existe qualquer problema neste sentido. 20 Gadget

O chip A11 Bionic está instalado em cada um dos novos iPhone, juntamente com o Neural Engine e o coprocessador de movimento M11. Ou seja, se considerarmos a vida útil de um smartphone em função do respetivo rendimento e capacidade para manusear fluidamente todas as tarefas que lhe exigimos, então qualquer um dos três terminais deverá durar o mesmo período de tempo.


qual escolher? 4. Touch ID ou Face ID? Para os fãs da tecnologia de ponta, o sensor de impressão digital (presente no 8/8 Plus) talvez já tenha deixado de ser o único método interessante de validação biométrica disponível num iPhone. Sim, com o Touch ID, até agora, podíamos desbloquear o smartphone, aceitar um pagamento por Apple Pay, onde estivesse disponível, e inclusive aceder a diferentes apps móveis em que deixámos de lidar com as aborrecidas passwords. Dito isto, se procura uma tecnologia mais inovadora e totalmente inédita num iPhone, então o Face ID do iPhone X leva a comodidade a um novo nível. Mas será igualmente fiável? Lembre-se que ser um early adopter da tecnologia nem sempre corre bem... Para sermos justos, temos primeiro de testar o Face ID e/ou recolher testemunhos de utilizadores ativos.

5. Carga sem uso de cabos Uma característica acerca da qual o iPhone 8/8 Plus não sente inveja relativamente ao X. Os três modelos integram esta novidade tecnológica (no universo Apple apenas...) para alimentar as respetivas baterias simplesmente pousando o terminal sobre um carregador Qi compatível. Nos meses que se seguem muitos serão os fabricantes a aumentar a oferta de carregadores disponíveis no mercado, a diferentes preços. Se é utilizador Apple, este é o momento para apostar, finalmente, num sistema de carga sem fios.

6. O ecrã é o mais importante? Se para si este componente é crucial, então não há dúvida: o iPhone X é o modelo ideal. Isto pois, dos três smartphones, é o que exibe um maior ecrã: 5,8”, diante das 5,5” do 8 Plus e das 4,7” do 8. Além disso, o painel do iPhone X introduz a tecnologia OLED – Super Retina HD –, que alcança uma resolução de 2.436 x 1.125 píxeis com 458 ppp. Já o contraste é de 1.000.000:1. Os iPhone 8/8 Plus ficam longe de alcançar esses valores. Para compará-los, basta ver que o contraste destes é de 1.300:1. A visualização de fotos ou a reprodução de vídeos num iPhone X deverá oferecer ao utilizador habitual da Apple a melhor experiência visual multimédia jamais proporcionada. E este deverá ser um dos argumentos mais decisivos...

A opinião da Gadget! Embora tenhamos nestas páginas um verdadeiro “compêndio” das vantagens e desvantagens da compra de cada um dos novos modelos de iPhone, em função do que temos visto e lido nas últimas semanas, na realidade temos de salientar, acima de tudo, os dois primeiros pontos. Se o seu orçamento e paciência forem suficientemente extensos, poderá esperar pelo iPhone X e conseguir um dos smartphones mais inovadores e elegantes da atualidade. Se não tem paciência e/ou orçamento para isso, o iPhone 8/8 Plus decerto responderá sem problemas às suas expetativas quanto a desempenho e disponibilidade. Quanto ao design, o X é uma espetacular “peça” de tecnologia!

Talvez ainda não saiba que... • A Apple começou a desenvolver o novo chip A11 Bionic após o lançamento do iPhone 6, que integrava o chip A8. • O ecrã do iPhone X foi expandido internamente para chegar aos rebordos superior e inferior, e assim conseguir uma aparência contínua e homogénea de uma extremidade à outra. • Os altifalantes do iPhone 8 são 25% mais potentes do que os do iPhone 7. • O Face ID (reconhecimento facial) não desbloqueará o seu iPhone X se tiverem passado mais de 48 horas desde a última utilização do sistema. Com o Touch ID (impressão digital) acontece o mesmo, mas somente após oito horas. • Para desligar o iPhone X terá de pressionar em simultâneo o botão lateral direito juntamente com o que reduz o volume do lado esquerdo. • As baterias do iPhone 8/8 Plus são mais “pequenas” do que as dos seus predecessores. De 1.960 passaram a 1.821 mAh no caso do iPhone 7/8 e de 2.900 a 2.675 mAh no iPhone 7 Plus/8 Plus. • O iPhone X é até 150 vezes mais rápido do que o iPhone original de 2007; em resolução, o ecrã equivale a 15 vezes. • Os iPhone 8 e 8 Plus são algo mais rápidos do que o X, já que este tem mais píxeis para mostrar no ecrã e, portanto, destina parte do processamento a esta tarefa. • O iPhone X é o terminal mais caro de fabricar para a Apple em toda a história da marca e dos mais caros atualmente neste plano de produção: tem um custo de 412 dólares, diante dos 308 dólares que se estima que custe à Samsung produzir cada unidade do Galaxy S8.

Gadget 21


iZone

7. Câmaras quase equivalentes Não vamos estar com rodeios. Se alguém acredita que entre as três versões existe um salto qualitativo importante no momento de tirar fotos ou de gravar vídeos, desde já deverá descartar essa ideia. Há diferenças? A resposta é sim. Por exemplo, o 8 Plus ou o X integram lente dupla, e o 8 não, o que abre um interessante campo criativo pois pode utilizar uma grande angular ou uma teleobjetiva segundo as suas necessidades. Graças a isto também oferecem um modo Retrato muito interessante, agora com

efeitos de iluminação. Aprofundando mais, apenas o iPhone X oferece estabilização ótica nas duas lentes. Mas isso não significa que alguém, com um olho analista mediano, consiga percecionar rapidamente as diferenças apreciáveis nas imagens captadas por qualquer dos três iPhone. Em todos a resolução da câmara traseira é de 12 MP e a da frontal é de 7 MP. Resumindo, na vertente de câmaras não existe qualquer fator determinante para descartar um modelo a favor do outro.

8. três anos com o mesmo design...? Aqui chega o ponto em que os gostos pessoais de cada um definem a lista de vantagens e desvantagens entre as diferentes versões. Se acredita que, após a apresentação do iPhone 6, já passou tempo suficiente para abandonar as mesmas curvas que há três anos se acomodam na sua mão, então a decisão é clara: o iPhone X introduz as linhas mestras de design dos eventuais futuros terminais da Apple, com ecrã de um extremo ao outro. Dito de outra forma, se procura o efeito novidade para o seu próximo iPhone, então não há mais nada a acrescentar. Se, pelo contrário, não se importa de continuar com o mesmo conceito de design, já que este ainda lhe agrada, sugerimos que considere os restantes equipamentos para tomar uma decisão sensata.

Alguns dos segredos do ioS 11... • A câmara do iPhone já suporta a leitura de códigos QR sem necessidade de recorrer a qualquer outra app de terceiros. • Se não quer falar com o Siri e quer comunicar com este por escrita, agora poderá fazê-lo em: Definições --> Geral --> Acessibilidade --> Escrever para o Siri. • Partilhe a password da sua rede Wi-Fi doméstica facilmente. Quando um convidado tentar ligar-se a ela, aparecerá uma notificação no seu iPhone para que proceda ao envio da dita password de imediato. • Guarde uma página Web como ficheiro PDF e escreva notas sobre esta. Assim poderá partilhá-la com quem quiser numa questão de segundos. Para isso, no browser Safari, pressione o botão “Partilhar” e escolha “Criar PDF”. • Grave o que tem no ecrã do iPhone através desta nova função do iOS 11. Uma vez terminado o vídeo, este ficará guardado no Rolo da Câmara. Além disso, pode acrescentar um acesso direto a esta funcionalidade no Centro de Controlo indo a Definições --> Centro de Controlo --> Personalizar controlos. • As capturas de ecrã não são guardadas automaticamente após pressionar os botões Home + Ligar/Desligar. Antes de guardá-las, verá uma pré-visualização que poderá editar à sua vontade. • Para poupar espaço, são apagadas automaticamente todas aquelas mensagens e ficheiros em anexo enviados ou recebidos há mais de um ano ou, por exemplo, as apps móveis que não use. Pode ativá-lo em Definições --> Geral --> Armazenamento do iPhone. • Se pressionar o botão de Ligar/ Desligar cinco vezes seguidas, ativará um ecrã com opções para desligar o terminal, mostrar os seus dados de saúde ou fazer uma chamada de emergência.

fRente A fRente: APPLe iPhone X vS. SAmSunG GALAXy note 8 Processador A11 Bionic

ecrã

Câmara frontal 7 MP f/2.2 Vídeo 1.080p

Dual 12 MP f/1.8 + f/1.4 Vídeo 4K 60 fps 1.080p até 60 fps Dupla estabilização ótica de imagem

8 MP f/1.7 Vídeo 1.080p

Dual 12 MP f/1.7 + f/2.4 Vídeo 4K 30 fps Dual Pixel

5,8”

Super Retina 64 bits Apple HD - OLED iPhone X Coprocessador 2.436 x 1.125 / M11 458 ppp

Samsung Exynos 8895 Galaxy 6 GB de RAM note 8

6,3” Super AMOLED QHD 2.960 x 1.440 / 522 ppp

Câmara traseira

Resistência à água

Autonomia

Dimensões e peso

Capacidade

Cores

Sistema operativo

Preço

• Giroscópio de três eixos Porta Lightning • Acelerómetro Wi-Fi ac com • De proximidade MIMO • Reconhecimento facial Bluetooth 5.0 (Face ID) modo • Sensor de luz ambiental NFC com leitura • Barómetro

IP67

21 horas (conversação) 12 horas (navegação 3G) 13 horas (vídeo)

143,6 x 70,9 x 7,7 mm / 174 gramas

64 / 256 GB

Cinzento Sideral e Prateado

iOS 11

Desde 1.179 euros

• Giroscópio de três eixos • Acelerómetro • De proximidade • Reconhecimento facial • Impressão digital • Cardíaco • Barómetro • Pressão • De íris

IP68

22 horas (conversação) 13 horas (navegação 3G) 16 horas (vídeo)

162,5 x 74,8 x 8,6 mm / 195 gramas

Preto e 128 / 256 GB Cinzento

Android 7.1.1 Nougat (atualizável para 8 Oreo)

Desde 1.019 euros

Sensores

Ligações

Porta USB-C Wi-Fi ac Bluetooth 5.0 NFC

Estes são, maioritariamente, os dois smartphones mais desejados do momento, isto segundo o feedback que vamos recolhendo junto dos nossos leitores. O Note 8 já está disponível, ao passo que, no momento em que escrevemos estas linhas, o iPhone X será lançado dia 3 de novembro.

22 Gadget


Ainda não conhece? SECCIÓN

www.XXXXXXXXXXX.com

Descubra o site da Revista Gadget

Reviews Novidades s e n o h p t r a Sm m o s e m e Imag . . . s i a m o t E mui

Todas as novidades sobre gadgets e tecnologias

www.revistagadget.com Gadget 45 15


dossier

Numa altura em que Apple surge com o reconhecimento facial!

opções de desbloqueio do seu smartphone... A supressão do botão Home no iPhone X obrigou a Apple a recorrer a um novo método de desbloqueio no seu smartphone “estrela”: o sistema Face ID. Esta não é a primeira vez que é utilizada uma técnica de reconhecimento fácil num smartphone, mas aparenta ser a mais fiável e segura entre todas as que foram criadas até hoje. Será? Vejamos alternativas, enquanto essa segurança não é confirmada...

Possíveis de enganar? Nem é preciso recorrer a técnicas extremas vistas nos filmes de espiões, como cortar um dedo ou extrair um olho ao utilizador... Isto pode parecer duvidoso, mas a verdade é que as simples dedadas que deixa no ecrã do seu smartphone podem ser suficientes para desbloqueá-lo, já que podem revelar tanto o código numérico como o padrão. E a segurança do sistema de impressão digital também pode ser ultrapassada: basta recolher a impressão digital de um dedo registado com algo que cole e seja moldável, por assim dizer, para haver altas probabilidades de conseguirmos. Mais curioso foi a forma como um grupo de hackers enganou o scan de íris da Samsung: fotografaram o olho registado no smartphone, imprimiram a fotografia e depois usaram uma lente de contacto para simular a curvatura do olho humano. Foi só preciso depois mostrar a impressão ao scanner. E o Samsung Galaxy Note 8 pode ser desbloqueado com recurso a uma fotografia do utilizador. 24 Gadget

CódiGo de seGurança O PIN é quase tão antigo quanto o conceito de telemóvel... Atualmente este método de desbloqueio anda entre os quatro e os seis algarismos, e acaba por ser o sistema a que se recorre quando todos os outros, mais sofisticados, não estão a funcionar, por esta ou aquela razão. Em última instância, esta deve ser a última barreira a proteger os seus dados.

padrão de seGurança Uma das características do sistema operativo móvel Android praticamente desde o início é o padrão para desbloqueio do smartphone. Trata-se de um simples “rabiscar” com o dedo de um esquema em que têm de ser unidos nove pontos no ecrã, algo que oferece um elevadíssimo número de combinações possíveis. É ainda bastante utilizado, tal como o código numérico, como a última barreira para um smartphone Android ser desbloqueado. E isto quando soluções como o reconhecimento de íris, por exemplo, teimam em não funcionar devidamente.

O ZTE Axon Mini, de inícios de 2016, foi um dos primeiros smartphones a incluir uma ampla gama de métodos de desbloqueio: sensor de impressão digital, identificador de íris, autenticação por voz e, claro, sistemas de PIN e/ ou desenho de padrão. impressão diGital Foi a Apple que inaugurou este método de desbloqueio com o lançamento do iPhone 5s e este transformou-se num standard da indústria. De acordo com o que foi dito na mais recente keynote da Apple, existe uma possibilidade entre 50 mil de alguém conseguir utilizar a impressão digital para “abrir” um terminal que não seja seu. Mais recentemente, nos últimos anos este sistema transformou-se em algo que permite fazer muito mais em termos de autenticação, como compras online, por exemplo. Há até um grande debate no mundo dos smartphones de hoje: onde faz mais sentido estar este sensor, no botão principal ou na traseira?

sCan da íris A Samsung também sabe lançar tecnologias revolucionárias: o Galaxy Note 7 integra um sistema de scan da íris do olho humano na parte frontal do smartphone, para efeitos de desbloqueio do terminal com rapidez, diz a marca. Esta funcionalidade está também presente nos S8 e Note 8. Segundo o fabricante coreano, este método aumenta a segurança de forma exponencial.

reConheCimento faCial Já encontrámos em muitos equipamentos de eletrónica de consumo vários sistemas de reconhecimento facial, até antes de os smartphones os incluírem e de a Apple fazer este recente anúncio com o Face ID. Olhemos para os exemplos Xbox e PlayStation que, com o Kinect e com a PS Eye, reconhecem o jogador quando este se coloca em frente do ecrã. E o objetivo é praticamente o mesmo: fazer login na sua conta no sistema que serve de base ao uso da consola. Esta tecnologia demorou um pouco mais a chegar aos smartphones, mas promete agora recuperar terreno, apesar de existirem ainda várias dúvidas... A tecnologia desenvolvida pela Samsung funciona bem e depressa no S8, mas é verdade que pode ser enganada com relativa facilidade. Por outro lado, a Apple assegura que o Face ID dá um grande salto em termos de dinâmica de identificação e segurança, já que a câmara efetua um scan a 3D do rosto do utilizador. Ainda não experimentámos este sistema, mas, como este tem por detrás a mesma empresa que trabalhou nos projetos Kinect e PrimeSense, merece o benefício da dúvida...


SECCIÓN inova 2.0

as persianas mais inteligentes Contribuir para a proteção do meio ambiente, ao mesmo tempo que poupamos na fatura de eletricidade, é o objetivo destas persianas inteligentes com painéis solares. seg undo a empresa responsável, é possível poupar até 70% na conta de eletricidade!

U

tilizar luz solar como fonte de alimentação energética de uma moradia nem sempre é fácil, seja pelos elevados custos de instalação, seja pelas dificuldades em adaptar a estrutura a este tipo de sistemas. Contudo, para simplificar o processo surgem agora as SolarGaps, umas persianas inteligentes compostas por painéis solares que localizam a posição do Sol para obter o máximo de energia solar possível. Segundo afirma a empresa criadora desta tecnologia, é possível alcançar uma poupança de até 70% na fatura mensal de eletricidade. E o sistema é bastante simples: os painéis solares absorvem a energia vinda do astro-rei durante o dia e armazenam-na numa bateria. E o melhor é que esta plataforma pode ser controlada à distância através de uma app móvel, que também apresenta o nível de carga. Compatível com os sistemas Google Home, Amazon Echo e Nest. www.solargaps.com

Eis a realidade virtual 2.0

O ThermoReal permite sentir na pele tudo o que experimentamos quando colocamos um headset de realidade virtual.

A

realidade virtual permite viver uma experiência envolvente sem ser necessário sair do mesmo sítio, sequer, estimulando todos os sentidos... Mas... e se fosse possível sentir na pele, literalmente, tudo o que estamos a ver? É este o objetivo do ThermoReal, um dispositivo termoelétrico concebido pela empresa TEGway. Este gadget é capaz de fazer-nos sentir frio, calor e até dor, tudo aquilo que as imagens ditarem, por assim dizer. Tudo o que é preciso

26 Gadget

permite sentir frio, calor e até dor, em função das imagens

é, simplesmente, associar ao sistema os acessórios já habituais nestas plataformas (óculos de realidade virtual e auscultadores), bem como um comando para manusear com as mãos, passe-se a redundância. A invenção consegue aumentar ou reduzir até 40C a temperatura corporal e gerar dor através da combinação de ambas as sensações. Assim, por exemplo, se a imagem mostrar a queda num rio, sentiremos o frio da água. E muitas outras experiências. www.tegway.co


A sua energia... Usar a energia mecânica para carregar o smartphone ou outros equipamentos móveis será uma realidade caso esta tecnologia passe a fase de protótipo.

um espécie de ‘autocolantes’a transformam a ic energia mecânu o a id rr da co caminhada em eletricidade

I

nvestigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite que as próprias pessoas passem a ser fontes de energia, literalmente, com recurso a roupa e calçado inteligente que produz e armazena eletricidade. O segredo está nos nanogeradores triboelétricos (TENG’s), dispositivos em forma de autocolantes, por assim dizer, que permitem converter a energia mecânica que é gerada quando corremos e/ou caminhamos. Apesar de este conceito ter já sido abordado durante vários anos pelo catedrático Zhong Lin Wang, este novo modelo melhora os sensores integrados, que podem ser colocados numa t-shirt de desporto ou numas sapatilhas, por exemplo. Pode ainda usar esta tecnologia para carregar smartphones e ta-

Solução para casas pequenas Interessa-lhe tirar mais partido de uma divisão pequena? Estes móveis podem transformar a sua casa.

V

iver numa casa pequena pode transformar-se numa experiência incómoda ao fim de algum tempo... É por isso que investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) conduziram um projeto experimental denominado CityHome, cujo objetivo passa por adaptar cada espaço às necessidades de cada momento. E tal é possível devido a um conjunto de móveis que podem ser tornados em cama, sala de estar, cozinha, escritório ou casa de banho com a ajuda de um mecanismo controlado por uma app móvel. Por exemplo: se quiser dormir, tem apenas de pressionar um botão e a casa transforma-se numa espécie de “dormitório”. Do mesmo modo, assim que acordar e se levantar, a casa transforma-se num espaço para comer. Esta invenção é compatível com a plataforma Amazon Echo e em breve também o será com o sistema Siri da Apple, dizem.

o objetivo principal é adaptar o espaço às necessidades de cada momento

www.cp.media.mit.edu/cityhome

Gadget 27


mulTimédia

ThomSon WHP 6316 maIs VersáteIs

499

euros

Mediante tecnologia Bluetooth 4.1, estes auscultadores ligam-se a qualquer dispositivo para uma experiência sonora imersiva, diz a marca. Têm uma autonomia anunciada de 12 horas, possibilitam a realização de chamadas, a reprodução/pausa de vídeos e áudio, e contam com anulação de ruído exterior. A base de carregamento funciona com duas pilhas AAA. www.hama.pt

69

euros

JBl BOOMBOX Festa sem FIm

Se há algo que chama a atenção neste altifalante é a bateria de 20.000 mAh, que promete até 24 horas de música! Também se destaca pela qualidade de som, que surge graças aos dois transdutores ativos (na base) e dois radiadores de baixos na parte frontal. A Boombox pesa 5,25 kg, mede 254,5 x 495 x 195,5 mm e conta com uma estrutura que o torna resistente a salpicos (IPX7). www.jbl.com / www.magnelusa.pt

SennheiSer CX 7.00BT desIgn mInImalIsta

Este microauricular intraaural conta uma leve banda de pescoço, microfone integrado e tecnologia sem fios Bluetooth 4.1 e Qualcomm apt-X. Oferece um som claro e detalhado, uma resposta de graves melhorada e possibilidade de emparelhamento direto NFC, assim como capacidade de multi-ligação a dois dispositivos em simultâneo, diz a marca. A sua bateria alcança 10 horas de autonomia (anunciada) em plena carga. www.sennheiser.com / www.magnelusa.pt

Sony 1000X Para todos os gostos Com o objetivo de cobrir todas as necessidades, a Sony anunciou três novas variantes dentro da gama 1000X com anulação de ruído: os WF-1000X, totalmente sem fios e ajustáveis à orelha; os WI-1000X, que se colocam atrás do pescoço; e os WH-1000XM2, uns novos auscultadores NC premium estilo diadema que oferecem diversas funções novas e uma grande autonomia. Todos funcionam em combinação com a app Sony | Headphones Connect, que inclui o novo Adaptive Sound Control, que molda automaticamente os ajustes de anulação de ruído. www.sony.pt

220 euros

euros (WH-1000XM2) (WI-1000X)

330 euros

28 Gadget

diz a sony que este é o primeiro altifalante sem fios com google assistant integrado, que lhe permite desfrutar da sua música em alta fidelidade e com som de 360º a partir de qualquer divisão da casa. graças à função de controlo gestual, é possível ajustar o volume ou mudar para a música seguinte sem tocar no altifalante, simplesmente movendo a mão próximo deste. e uma vez que foi fabricado à prova de salpicos (IPX310), pode inclusive usá-lo na cozinha ou no Wc. www.sony.pt

230

euros

Cellularline AudIO QuALITy LAB enrIquece o som? O AQL (Audio Quality Lab) é o novo projeto da marca dedicado a proporcionar uma experiência de áudio enriquecida e de alta qualidade para chamadas e mensagens de voz. Esta nova linha abrange um total de 70 produtos, entre auscultadores e altifalantes, dos quais destacamos três gamas: Top Range (de alta gama), Sport (desportivos) e Teen (juvenis). Preços sob consulta. www.cellularline.com

(WF-1000X)

152

Sony LF-S50G com controlos Por gestos

400 euros


NOVIDADES

Gadget

Pioneer dJ lEiTOr, MESA DE MiSTUrA E COnTrOlADOr edições limitadas!

A Pioneer DJ lançou recentemente um novo leitor, uma mesa de mistura e um controlador de edição limitada, cada um munido com uma placa distintiva com o número de série do modelo, e a fim de proporcionar um equipamento único. O leitor CDJ-2000nXS2-W existe em 1.200 unidades a nível mundial e com um ecrã tátil CDJ a cores com funções como Wave Zoom, needle Countdown, Phase Meter, entre outras; áudio de alta resolução com euros suporte para ficheiros FlAC/AlAC e função Pro DJ link. Por sua vez, a mesa de mistura DJM-900nXS2-W faculta um controlo mais detalhado dos efeitos FX plus e Send/return independente, curvas suaves em EQ e faders de canal, e ligações USB, Phono e suporte para DVS. Estão disponíveis 600 unidades desta mesa para todo o mundo. Quanto ao novo controlador DDJ-SX2-n de quatro canais para Serato DJ, este tem uma produção limitada a 1.000 unidades e herdou as funções do controlador DDJ-SZ, incluindo Pad’s com lED’s de cue points multicoloridos e marcadores de cue points digitais nas jogs, estando também preparado para Serato DVS e munido com jog wheels de alta resposta. pioneerdj.com/pt-pt

DJM

2.399 euros DDJ

1.167 euros

2.399

Panasonic SC-GA10 por voz Mediante um simples comando de voz e do assistente do Google, o SC-GA10 pode reproduzir música, responder a questões sobre a meteorologia e inclusive controlar outros dispositivos inteligentes compatíveis. Também integra a tecnologia de áudio premium da Panasonic para obter uns baixos ricos e fortes apesar do tamanho compacto. Está disponível em preto e branco. Preço a anunciar. www.panasonic.pt

Desde

34 euros

Flex ArC WirElESS Com feCho magnétiCo

Disponíveis em preto ou branco, diz a marca que estes auscultadores são ideais para quem prefere um suporte ao redor do pescoço. Apesar da leveza, contam com poderosos drivers de 8 mm, dez horas de autonomia e ligação sem fios Bluetooth. Também são resistentes à transpiração (iPX2) e permitem atender chamadas graças ao microfone e aos controlos de volume integrados na banda. www.zagg.com/eu/pt_eu

MAIS gADgEtS DE EDIçãO lIMItADA NA PágINA 62!

Um tablet todo-o-terreno? archos 101 saphir Desenhado para trabalhos ao ar livre, apresenta um corpo robusto que suporta quedas de até um metro, pó e salpicos de água (iP54). Entre as suas características apresenta um ecrã HD iPS de 10,1”, um processador de quatro núcleos, 1 GB de rAM, 16 GB de rOM, duas câmaras, GPS e portas USB-C e MicroHDMi. Preço sob consulta. www.archos.com/pt

dell latitude 7212 rugged extreme Este novo modelo de 11,6” suporta frio e calor extremos, pó, humidade e corrosão gerada por areia ou pela água do mar, diz a Dell. Além disso, expande a sua bateria até às 19 horas graças a baterias duplas intermutáveis a quente. Com GPS e 4G/lTE opcionais. www.dell.com/pt

2.952 euros

Gadget 29


PLAY TIME

Top jogos Xbox One X!

Prepare-se

para a... X! SUPER LUCKY’S TALE

49

euros

Género: Plataformas Variado e divertido em partes iguais, esta é a recuperação de uma personagem clássica que entra agora no catálogo exclusivo da Xbox pela "porta grande". Complete a história e ponha à prova a sua destreza mental e habilidades digitais.

foRzA MOTORSPORT 7

59 euros

Género: Condução | Lançamento: Já à venda Se acha que já viu tudo nesta saga, espere até ter na sua Xbox One X este novo capítulo de Forza Motorsport. Já estamos habituados a um alto nível técnico, mas, desta vez, os patamares de realismo prometem estar mais elevados que nunca, principalmente graças às 60 fps, às resoluções 4K e ao suporte HDR.

7

NOVEMBRO

CUPHEAD

Género: Ação Lançamento: Já à venda Cumpre as expetativas que tínhamos relativamente a este título, talvez até as ultrapasse. Trata-se de uma série clássica? Mas é mesmo um videojogo? A resposta é sim a tudo, uma verdadeira obra de arte que não pode deixar de ter na sua coleção Xbox One.

SEA OF THIEVES

27

OUTUBRO

59

euros

19

euros

30 Gadget

29

euros

GEARS OF WAR 4

Género: Ação Lançamento: Já à venda Tem sido um verdadeiro "vende-consolas", este famoso Gears of War. Se seguir o mesmo caminho percorrido desde o reboot da saga, este capítulo conseguirá decerto recuperar o esplendor de outros tempos. Sem dúvida um grande beneficiado na Xbox One X.

ASSASSIN’S CREED: ORIGINS

Género: Ação Algo nos diz que podemos estar perante o melhor capítulo de Assassin’s Creed graças a uma localização perfeita na História, ao desempenho técnico na Xbox One X e ao incrível detalhe gráfico. Os grandes mistérios do Antigo Egito serão desvendados neste jogo.

Género: Aventura | Lançamento: Início de 2018 Terá de ser paciente, pois este novo jogo da Rare chega apenas daqui a alguns meses... Contudo, como dono de uma Xbox One não encontrará nenhum outro MMO tão cuidadoso ao nível dos grafismos como este. Aviso: é muito viciante!

59

euros


RISE OF THE TOMB RAIDER

Aí está aquela que a Microsoft garante ser a consola mais poderosa de sempre. A Xbox One X oferece um desempenho acima da concorrência, diz a empresa de Redmond, com resoluções 4K e muitas outras características de topo. Mas... e os jogos? Deixamos aqui várias sugestões de novidades que podem também ser jogados em qualquer modelo Xbox One. Está preparado para a ação?

Género: Ação Lançamento: Já à venda Ainda hoje é um dos grandes expoentes do que as consolas Microsoft são capazes de "debitar" em termos gráficos. E esta atualização traz renderização HDR, resolução 4K e som Dolby Atmos. "Obrigatório" caso goste de jogos de aventura.

59

euros

49

euros

TERRA-MédIA: SOMBRAS DE GUERRA

PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS

Género: Ação | Lançamento: 2017 Em escassos meses já vendeu mais de dez milhões de cópias para PC em todo o mundo, sendo até o título mais jogado via Steam. Com estas credenciais, os utilizadores da Xbox One X serão os primeiros a poder "curtir" este jogo em ambiente de consola. Preço sob consulta.

Género: Ação | Lançamento: Já à venda Se gostou do primeiro episódio, vai adorar este. Encontra aqui mais inimigos, novas mecânicas e os mesmos "ingredientes" que fizeram o êxito do título anterior. E com a Xbox One X será possível desfrutar de resoluções 4K a 30 fps e suporte HDR.

TITANFALL 2

Género: Ação Lançamento: Já à venda Para muitos, é um dos títulos de ação mais importantes desta nova geração de consolas. No caso da One X, as melhorias gráficas são notáveis se o compararmos com as versões para qualquer uma das outras Xbox. E até com a versão disponível para a PS4 Pro.

29

euros

QUANTUM BREAK 49

Género: Ação Lançamento: Já à venda Um exclusivo ao mais alto nível e que nesta atualização permite jogar em 4K e a 30 frames por segundo. Está a meio caminho entre um videojogo interativo e uma série de ficção, sendo assim uma proposta deveras única e interessante,

euros

KILLER INSTINCT

39

euros

Género: Luta | Lançamento: Já à venda Com uma vasta legião de fãs, este franchise exclusivo Microsoft vive uma nova idade de ouro com a chegada das elevadas resoluções da One X. Espera-se que a nova consola mostre o que é capaz de fazer com ambientes 4K e 60 fps nativas.

Gadget 31


Play TiME

Por: Jorge Daniel Lopes

NINTENDO SNES CLASSIC MINI

ultra teste

Jogar “à antiga”

Gadget

É a segunda réplica de consola antiga da Nintendo a reunir o interesse dos retrogamers ainda antes do lançamento. E é capaz de entreter “à séria”, concorrendo com os jogos dos tempos modernos.

F

ãs do retrogaming, atenção: já está à venda em Portugal mais uma réplica de uma consola da Nintendo de outros tempos. É verdade que existem vários gadgets que emulam ou incluem dezenas e até centenas de jogos dos anos 80, 90 e até 2000, como já apresentámos noutras edições da Gadget, mas não deixa de ser curioso observar como “miniaturas” como a Nintendo SNES Classic Mini conseguem agradar aos gamers mais saudosistas ao ponto de as pré-reservas esgotarem. Foi o que aconteceu agora com este modelo e foi o que aconteceu com o anterior, a NES Classic Mini... Bom sinal! E as razões parecem-nos simples: os jogadores têm saudades dos títulos que estão dentro destas consolas e preferem gastar dinheiro na simplicidade de tê-los na sala

de estar, sem terem de descarregar emuladores para o smartphone ou tablet. Outra razão é o modo como a Nintendo consegue aqui replicar perfeitamente a consola de antigamente, fazendo dois ou três ajustes determinantes em termos de design: criou uma mini-consola muito leve e dotou-a de ligação HDMI e de alimentação por MicroUSB. Ou seja, apesar de esta não ser uma máquina de jogo portátil, vai poder levá-la para junto de qualquer ecrã com HDMI e porta USB. A primeira garante que a imagem flui no ecrã (com a respetiva melhoria para 60 Hz) e a segunda garante energia sem ligação à tomada elétrica convencional. Depois basta começar a jogar. E o difícil será largar os comandos muito bem reproduzidos em função dos originais, com ligação por fio, claro (podiam ser mais longos, já que es-

tamos habituados agora à “magia” wireless...). E nem precisa ficar nervoso quando esgota todas as vidas de cada um dos jogos (ver caixa), pois é possível gravar o jogo na memória interna da SNES Classic Mini, mesmo não sendo esta muito farta. Suficiente, mas não é possível instalar novos jogos, isso é certo. Não vai encontrar nesta pequena consola qualquer outra moderni-

ce da tecnologia, o conceito é basicamente este. E funciona, nem que seja para colocar lado a lado com a SNES antiga que tem aí por casa. E apostamos que vai usar a nova mais vezes do que a “velhinha”... www.nintendo.pt 1

2

3

4

5

6

7

8

9 10

Dimensões e peso

Os jogos que estão na SNES Classic Mini! • Contra III: The Alien Wars • Donkey Kong Country • EarthBound • Final Fantasy III • F-ZERO • Kirby Super Star • Kirby’s Dream Course • The Legend of Zelda: A Link to the Past • Mega Man X • Secret of Mana • Star Fox • Star Fox 2 • Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting • Super Castlevania IV Super Ghouls ’n Ghosts • Super Mario Kart • Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars • Super Mario World • Super Metroid • Super Punch-Out!! • Yoshi’s Island 32 Gadget

89

ligações em geral

euros

Design e construção capaciDaDe gráfica som e extras Jogos incluíDos QualiDaDe/preço nota final gaDget

onde “entra” o cartucho? Não entra. Não são precisos. Os jogos estão pré-instalados na consola e até permitem gravar o avanço na ação.

vEJa O vídEO!

Gadget

RevistaGadget.com

ImaGens maIs rápIdas Era quase obrigatório adaptar o output de imagem aos ecrãs mais recentes, pelo que a Nintendo garante atualização de imagem até 60 Hz.

em ponto pequeno Não pesa na mochila. E não precisa de uma tomada elétrica, visto que a alimentação vem do cabo MicroUSB ligado a uma porta USB do monitor ou TV. Com HDMI.


JÁ NAS BANCAS! UMA PUBLICAÇÃO

Testes | Comparat Comparativos | Notícias | Produtos | Guia de preços


zona pc

trabalhe onde quiser...

sem computador pós-pc. assim definiu steve Jobs a nova era que o ipad inaugurava. passaram já sete anos desde o lançamento do icónico tablet e os computadores portáteis continuam muito presentes nas nossas vidas, especialmente no âmbito profissional. Mas será possível trabalhar sem um pc? e viver sem este em viagens e “escapadelas” pontuais? atente nestes gadgets e tire as suas conclusões.

Desde

749

euros

targUs Work + Play una os dois Mundos!

a gama Work + Play é composta pelos modelos rackets, multi--Sports e cycles, e é destinada a profissionais que dedicam parte do seu dia ao desporto. com capacidade para transportar portáteis de até 15,6 polegadas e outros acessórios laborais, estas mochilas dispõem ainda de bolsos exteriores para colocar, por exemplo, garrafas de água, e de características adequadas à modalidade em questão. www.targus.com

ipad Pro boM, bonito… Mas nada barato

70

euros

a chegada o ios 11 representou um salto de qualidade considerável para o tablet profissional da apple. o aparecimento da app ficheiros, que permite gerir informação como se estivesse no finder de um Mac ou num explorador de ficheiros tradicional, é o último acréscimo num gadget que já havia sido beneficiado com a integração do smart Keyboard. www.apple.com/pt

UE Boom 2 soM envolvente, design Juvenil

199

o som gerado pelos tablets é… melhorável. um altifalante euros poderá ser uma boa ajuda nesse sentido e, por isso, sugerimos este da ultimate ears, bastante discreto ou chamativo, dependendo do acabamento que escolha. mas além do aspeto, diz a marca que é uma boa aposta para ter um som envolvente, de qualidade, tanto no interior como exterior de sua casa. www.ultimateears.com / www.apple.com/pt

Microsoft Surface Pro Microsoft taMbéM é pioneira Passaram já alguns anos desde que a marca lançou pela primeira vez o seu equipamento 2 em 1 para o âmbito profissional. o Surface Pro é versátil, muito poderoso e fácil de manusear em qualquer ambiente. Se viesse de série com um carregador uSB-c, ficaríamos ainda mais felizes… microsoft.com/pt-pt

Microsoft Surface arc mouSe MíniMa espessura a microsoft resgatou “do baú” os ratos de formato exuberante que se adaptam à mão e aplicou-lhes umas linhas mais finas e elegantes. Isto pois os gamers não só merecem um periférico que vá além da tradição, como o arc mouse integra uma superfície tátil para controlar melhor o cursor. www.microsoft.com/pt-pt

89

euros

Desde

959 euros


Maco Cabos ordenados e à Mão

Fica desesperado quando os cabos dos seus dispositivos são um verdadeiro novelo? Não encontra uma solução que tenha um mínimo de classe? o three1Design é um estúdio australiano que aposta na criação, inovação, qualidade e simplicidade para lançar soluções úteis como, por exemplo, estes suportes para cabos. www.hellomaco.com

Desde

14

Desde

43

euros

SeNSu BrUsh a pinCelada deFinitiva É conhecida a versatilidade e a facilidade de uso do apple Pencil em comparação com outras soluções, mas esta alternativa da sensu é uma opção a ter muito em conta. além dos elogios que recebe por onde passa, é a imitação mais fidedigna até à data de um pincel para tablet. www.sensubrush.com / www.amazon.co.uk

euros

Logitech Create CoMo uM teClado tradiCional

esta capa com teclado da Logitech não é precisamente barata, mas oferece um par de soluções que a tornam interessante em comparação com a oficial da apple: a capacidade para guardar um stylus e as teclas retroiluminadas como as de um teclado tradicional. www.logitech.com Desde

139

euros

NiNteNDo sWitCh o FiFa 18 na palMa da sua Mão!

entretenim para onDe qento uer que vá!

WD My PassPort 4 tB Mais MeMória

139

euros

tendo em conta as escassas prestações de alguns discos rígidos ssD integrados nos portáteis (e nos tablets…), nunca é demais contar com um disco rígido externo. a Western Digital é conhecida pelos produtos com design aprazível e com amplas capacidades de armazenamento. Pena que ainda não venham com ligação UsB-C. www.wdc.com

329

euros

Voltou a acontecer! Quando poucos acreditavam neste modelo híbrido entre consola portátil e de mesa, a Nintendo “tirou da manga” uma máquina que lhe permite jogar FiFa 18 e NBa 2K, por exemplo, em qualquer lugar do planeta. e o mais recente Zelda é uma maravilha! www.nintendo.pt

Gadget 35


zona Pc

Prontos para tudo...?

NoVIDaDes

Gadget

Portáteis (mais)

equilibrados cada marca de portáteis tem sempre uma “estrela” no momento, aquele modelo que pode nem ser o mais poderoso, mas que assume destaque por várias razões. aqui estão os mais “famosos” nos tempos que correm.

Microsoft SUrFaCe LaPToP mais autonomia o ecrã de 13,5 polegadas do Surface Laptop é complementado por um teclado bastante especial, já que é revestido a alcantara: um material suave, resistente e com uma cobertura de poliuretano que promete suportar eventuais derrames de líquidos. Será mesmo? www.microsoft.com/pt-pt Desde

1.169 euros

HP eNvy 13 aposta no som

Desde

999 euros

Um portátil com ecrã de 13 polegadas fabricado em alumínio e que inclui um sistema de som vindo dos laboratórios da Bang & olufsen. o sistema de carga rápida está em destaque, permitindo acumular 90% da capacidade da bateria em 90 minutos. www.hp.pt

Lenovo yoGa 720 versátil e belo?

equipado com o Windows 10, este modelo foi pensado para tirar máximo partido do assistente de voz Cortana. Como está na gama yoga, o ecrã pode ser rodar para tornar o portátil Desde num tablet. Com ecrã de 13 euros ou 15 polegadas, CPU Intel de 7ª geração, até 16 GB de memória raM e disco rígido de 1 TB (com um SSD de até 512 GB em opção, também). www.lenovo.com/pt

1.499

gigabyte aero 15 oficialmente em portugal

um moDelo que Promete agraDar aos jogaDores!

em três cores (laranja, preto e verde), esta gama da Gigabyte é assumidamente dedicada aos jogadores, mas não será por isso que fica de fora dos planos de outros tipos de utilizadores exigentes. o ecrã Full HD de 15 polegadas (com moldura de 5 mm) vem acompanhado de uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 1060 e o chassis tem apenas 19,9 mm de espessura, destaca a marca. Com certificação X-rite Pantone para as cores do monitor, porta Thunderbolt 3 e teclado rGB Fusion. Preço sob consulta. www.gigabyte.pt / niposom.pt


Acer SwIFT 5 1.099 leve como euros uma pena? Desde

Apple mACBook Pro o segredo está na nova touch bar

Pesa menos de 1 kg graças à estrutura de magnésio e lítio que compõe as faces superior e inferior do portátil. e a parte onde apoiamos os pulsos é feita de magnésio e alumínio! www.acer.pt

o protagonista deste portátil Apple está sobre o teclado e chama-se Touch Bar, uma barra em forma de ecrã de vidro com que podemos aceder diretamente a todos os programas e ferramentas que mais utilizamos. Também pode por aqui ajustar definições de sistema e mudar de utilizadores, por exemplo. www.apple.com/pt

Desde

Desde

525

euros

Fujitsu lIFeBook A555 ecrã sem reflexos?

o ecrã de 15,6’’ integra uma solução antirreflexos que ajuda à visualização de conteúdos tanto em espaços interiores como exteriores. destaca-se ainda a tecnologia aytime, que permite recarregar a bateria de qualquer dispositivo móvel através de uma porta usb, isto mesmo que o portátil esteja desligado. www.fujitsu.com/pt

2.099 euros

Mas qual foi o primeiro computador realmente portátil? o nascimento dos portáteis constituiu uma revolução na história da tecnologia. no entanto, estas máquinas, no início, não eram assim tão fáceis de transportar... o primeiro modelo possível de levar de um lado para o outro surgiu no exército norte-americano e chamava-se mobidic. era portátil, mas tinha 5,5 toneladas, movidas com recurso a um reboque com mais de nove metros!

Asus ZenBook 3 Deluxe (ux49ouA) sempre 1.499 euros bem ligado

HuAwei mATeBook x o prazer do silêncio A marca estreia aqui a tecnologia Huawei Space Cooling Technology, que evita o uso de ventoinhas e elimina as situações de lentidão ou bloqueio das mesmas. mas este é um portátil que não está em direta em Portugal, terá de encomendar online. consumer.huawei.com/pt Desde

1.399 euros

Desde

este modelo com ecrã de 12,9 polegadas inclui duas portas uSB-C equipadas com tecnologia Thunderbolt 3. Chega assim a velocidades de transferências de dados de até 40 GB por segundo, diz a marca. e permite ligar dois monitores 4k. www.asus.pt

Msi wS60 6QI-208xP mais vida... 1.799 outro modelo mais virado para euros Desde

os jogos, mas também associado a tarefas mais exigentes como a edição de vídeo em alta definição, por exemplo. Com ecrã de 15,6” polegadas Full HD, este portátil da mSI apresenta na lista de especificações CPu Intel Core i7-6700HQ a 2,6 GHz, 16 GB de memória rAm, gráfica nVidia Quadro m1000m, disco HDD de 1 TB e disco SSD de 256 GB. www.msi.com

Dell xPS 13 2 em 1 pequeno, mas ‘mauzão’ A aposta deste portátil está na versatilidade trazida pelo ecrã que roda a 360 graus, sendo este de 13,3 polegadas com resolução Full HD. melhor, entre as várias opções de configuração de componentes disponíveis, pode ainda selecionar um ecrã com uma resolução QHD (3.200 x 1.800 píxeis). www.dell.pt

Desde

1.399 euros


gadget lab

por: Jorge daniel Lopes

SamSung Galaxy J7 uma boa opção, bem “veSTida” Surpreendeu-nos pela positiva, esta versão de 2017 do Galaxy J7, no que diz respeito ao design. Parece demasiado grande à primeira impressão, mas vai gerando habituação e adaptação à mão, com um corpo em metal com 152,4 x 74,7 x 7,9 mm, além de 181 gramas. Neste ponto, está aprovado. Neste e no ecrã Super amoled Full Hd com 5,5”, equilibrado mesmo quando o Sol incide no painel diretamente, não fosse este um dos fortes da Samsung. outro ponto em que o novo J7 está aprovado. Complementando estes e outros pontos positivos, realce ainda para a presença de um sensor de impressão digital no botão principal, algo que gostamos de encontrar neste patamar de preços. Funciona perfeitamente. Por outro lado, ambas as câmaras têm 13 mP e apresentam um desempenho muito bom em exteriores e com bastante luz, vacilando depois um pouco em momentos menos bem iluminados, apesar de, tendo em conta a posição do J7 na gama, o resultado nem ser assim tão mau. a gravação de vídeo em Full Hd a 30 fps “sabe a pouco”, contudo, da mesma forma que 16 GB de espaço de armazenamento nos parece pouco, mesmo sabendo que a slot para cartões microSd pode resolver o problema. acompanha com 3 GB de memória Ram e com o processador de oito núcleos a 1,6 GHz da marca, adequados ao preço pedido. Por fim, a autonomia: a bateria de 3.600 mah é sem dúvida um ponto positivo no J7, já que permite um uso intensivo durante um dia inteiro e ainda sobra um pouquinho para a noite. Com Fast Charging, mas sem USB-C. www.samsung.pt

Vai à áGua! até 50 metros de profundidade, pelo que poderá usá-lo tanto na piscina como em atividades como pesca submarina, por exemplo.

279

euros

Desempenho geral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

É o típico smartphone de média gama, sendo que o desempenho em geral tenta aqui dar um pequeno salto acima deste “rótulo”.

Design e construção . . . . . . . . . . . . . . .

a estrutura metálica e o bom aspeto geral é suficiente para o J7 estar aprovadíssimo neste parâmetro.

ecrã e câmara. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o ecrã é dos pontos mais positivos neste smartphone, com as câmaras a garantirem resultados de topo com luz farta e medianos com luz fraca e à noite, mesmo com o flash Led a ajudar.

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

outra boa surpresa, pois vai permitir usar o J7 durante todo o dia à base de reprodução de vídeo e ligação 4G/Wi-Fi . Com jogos pelo meio pode diminuir…

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . . . .

por perto de 350 euros “agradecemos” o sensor de impressão digital e sentimos a falta de mais espaço para armazenamento. de resto, adequa-se.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . eCrã suPer amoled de 5,5 PoleGadas Talvez o que mais gostamos neste J7, com resolução Full Hd e um comportamento adequado em qualquer situação.

Câmaras de 13 mP Tanto a frontal como a traseira. Sentimos falta apenas da gravação de vídeo em 4K…

Suunto SPaRTaN TRaiNeR WRiST HR o SpaRTan maiS novo!

Desempenho geral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

não está ao nível dos topo de gama em termos de funcionalidades e instrumentos, mas é garantia de bom desempenho para o utilizador desportista diário convencional.

Design e construção . . . . . . . . . . . . . . . . .

os modelos em metal garantem mais robustez e são mais caros, chegando aos 379 euros. este design em negro e com bracelete de borracha adequa-se ao público a atingir.

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Registos intensos de entre quatro a cinco horas.

funcionaliDaDes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

os modos multidesporto pré-instalados, o sensor de frequência cardíaca e o bom desempenho do GpS atestam o Spartan Trainer.

24 horas Por dia o Spartan Trainer Wrist HR é também um excelente smartwatch, com acompanhamento de atividade física 24/7.

38 Gadget

349

euros

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . . .

Há concorrentes ao mesmo preço com mais uma ou outra funcionalidade, mas, de um modo geral, este relógio desportivo está bem equipado para o valor pedido, isto nesta versão mais acessível.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

É o “irmão” mais novo, por assim dizer, menos bem equipado e dirigido a um público menos exigente nas suas atividades desportivas. mas não é por isso que esta versão Trainer Wrist HR do Spartan deixa de portar-se bastante bem nas mais diversas variantes da corrida e noutras modalidades desportivas em que pode dar jeito o GPS e o sensor de batimento cardíaco integrados, como o BTT e o trekking, por exemplo. Por falar nesse sensor, parece que a tecnologia Valencell não deixa créditos por mãos alheias e faz com que o registo dos batimentos seja bastante fiável. Fizemos a comparação com um modelo com banda de peito e o resultado foi bastante animador. depois há a componente peso, que, com escassos 56 gramas, é favorável. e também o tamanho, pois este Trainer é consideravelmente mais compacto e confortável que os seus parceiros de gama mais avançados. e é um verdadeiro multidesporto, com mais de 80 modos pré-definidos e satisfazem plenamente as necessidades desportivas mais “normais”. aliás, mesmo não sendo o mais barato neste patamar de relógio desportivo, este modelo tem praticamente tudo o que é preciso para o atleta diário, deixando de lado os instrumentos mais técnicos e úteis para quem arrisca aventuras na alta montanha. a autonomia é um ponto positivo, disso não há dúvida: em pequenos treinos diários e usado como se fosse um relógio normal durou mais de uma semana; e numa prova de trail running em que começámos com apenas 50% da bateria durou perto de duas horas, o que coloca a bateria na casa das quatro a cinco horas facilmente, isso é garantido. www.suunto.com


ultra teste

Gadget

SamSung Galaxy Note8 Smartphone ‘infinito’ e pronto para tudo…

Nem todos os utilizadores de smartphones topo de gama gostam do segmento em que se enquadra este espantoso e tão esperado Note8, o dos phablets. Mas apostamos que os que nele vêem grandes vantagens não conseguirão ficar indiferentes a um terminal tão completo como este o é. e há dois grandes grupos que decididamente não vão resistir-lhe: os que chegaram a comprar o “malogrado” Note7; e os que adoram a ideia de terem sempre por perto um pequeno e funcional estilete como a nova S-Pen, ainda para mais com a possibilidade de a poderem “arrumar” dentro do corpo do Note8 sempre que quiserem. e é precisamente por este elemento complementar que começamos. a marca anuncia 1.096 pontos de pressão, agora, e uma ponta mais fina e eficiente. Na prática, mais do que isto, o que salta à vista são as funcionalidades novas associadas a um acessório que cabe dentro da mão fechada. a saber: a possibilidade de criar notas com o ecrã “adormecido”, as formas de interação em interfaces de serviços de chat (pode até desenhar o seus próprios emojis…) e a “brincadeira” que é podermos desenhar e rabiscar em cima de fotos antes de as enviarmos para alguém. Sem dúvida que a S-Pen é um dos grandes trunfos deste Note8, tanto para diversão como para trabalho. outro trunfo é, como seria de esperar, a câmara principal (a frontal de 8 MP e f/1.7) que também é muito boa, permitindo filmar em QHD (2.560 x 1.440 píxeis), um sistema duplo de 12 MP e composto por duas lentes, uma grandeangular com f/1.7 e uma teleobjetiva com f/2.4. e os resultados são muito bons a todos os níveis e conforme podem ver no site da Gadget com os exemplos que lhe deixámos. Há o natural “vacilar” quando há menos luz ambiente, tal como vimos antes no S8, mas ainda assim não há como ficar desapontado com o que este terminal consegue fazer a este nível. até porque encontramos aqui zoom ótico de 2x! Depois há o ecrã Infinito Super aMoleD de 6,3 polegadas com resolução de 2.960 x 1.440 píxeis, naquele formato “estranho” de 18,5:9, que nos agrada bastante. as arestas arredondadas encaixam muito bem no restante design desta “peça” de tecnologia, fazendo com que por vezes sintamos que temos um S8 Plus nas mãos. Mas maior, mais recente e mais bem equipado: CPU a 2,3 GHz, 6 GB de memória RaM e, neste caso, 64 GB de espaço para armazenamento (cartões MicroSD de até 256 GB). De resto não falta nada, tirando talvez um pouco mais de autonomia, que está no dia e meio, normalmente, baixando para um dia quando “apertamos” um pouco na exigência da utilização. Uma bateria com um pouco mais de 3.300 mah teria sido a “cereja no topo do bolo”. www.samsung.pt

1.019 euros

Desempenho geral . . . . . . . . . . . . . . . . .

São uns incríveis 173.998 pontos no antutu que mostram que estamos perante um topo de gama bastante poderoso. um dos mais completos que já vimos, também, apesar de não ser para todos os públicos, por assim dizer.

ecrã e câmaras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o ecrã é um verdadeiro “infinito”, como seria de esperar. e a captação de fotos e vídeos está ao nível da linha Galaxy S8, sem dúvida.

veja o vídeo!

Gadget

Revistagadget.com

Design e construção . . . . . . . . . . . . . .

tal como outros topos de gama da marca, uma eventual queda irá danificar bastante este terminal. mas é uma bela obra-prima do design, certamente

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

esperávamos que um smartphone tão caro incluísse uma bateria com um pouco mais de capacidade, confessamos...

AnDroiD De serviço… É a versão 7.1 nougat que vem instalada neste novo Galaxy note8, com a possibilidade de upgrade para o próximo oreo.

relação qualiDaDe/preço . . . . . . .

Sim, é um dos smartphones mais caros de sempre. mas também é dos mais completos, sem esquecer a presença da nova S-pen, que nunca esteve em tão bom nível.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A áGuA não AssustA! tal como o “amigo” Galaxy S8, o note8 pode estar debaixo de água até 1,5 metros de profundidade e durante um máximo de 30 minutos, segundo manda a lógica da certificação ipX68. testado e comprovado.

ecrã infinito É assim que a Samsung lhe chama na tradução para português, como já sabíamos do S8. neste caso, são 6,3 polegadas de ecrã Super amoLed com píxeis de resolução e o caricato e interessante formato de 18,5:9.

Dimensões e peso Com 195 gramas e 162,5 x 74,8 x 8,6 mm. tem a largura normal de um phablet dos tempos que correm, mas é bastante mais “alto”, o que faz com que não caiba totalmente em alguns bolsos.

Gadget 39


gadget lab

por: Jorge daniel lopes

devolo DLAN 1200 TRIPLE+ poWerliNe em dose tripla Facilidade total na primeira vez que levamos a cabo a utilização. Mesmo que nunca tenha utilizado um sistema de rede Powerline antes, não vai encontrar qualquer dificuldade em colocar a funcionar este kit dLan 1200 triple+ da Devolo. E isto porque o processo é plug and play, sendo que a encriptação de segurança vem instalada de origem. Tem apenas de ligar o módulo emissor a uma tomada perto do router/modem de Internet, ligando também a este um dos dois cabos de rede Ethernet fornecido. Depois, no local de destino, chamemos-lhe assim, deve escolher outra tomada bem localizada e instalar o outro módulo, o de receção. É assim que o sinal de rede “viaja”, recorrendo à instalação elétrica dentro das paredes de sua casa, depois de pressionar o botão de ligação em cada um dos módulos. Neste caso, a vantagem está no facto de o módulo de receção integrar três portas Ethernet lado a lado. Ou seja, pode ligar em

simultâneo a TV, o portátil e a consola de jogos, por exemplo. E relembramos que estes módulos incluem também uma tomada elétrica “em cima” do sistema Powerline, para que a tomada de parede em causa não fique ocupada. Aliás, é assim que o sistema deve funcionar, sendo que deve evitar a ligação através de uma extensão ou ficha tripla. Com o dLan 1200 triple+, a marca garante ligação Gigabit (1,2 gigabits ) em todos os dispositivos ligados em cada uma das três portas Ethernet, situação que não tivemos oportunidade de testar em pleno, dados alguns problemas com a estabilidade da nossa ligação de rede. Contudo, face à ligação sem fios convencional, notámos uma duplicação da velocidade de download. Uma solução eficaz na cobertura dos pontos em que há menos alcance Wi-Fi, portanto. O único senão está na dimensão de cada módulo, pois já vimos equipamentos concorrentes mais compactos… devolo.com

Desempenho geral . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Bons níveis de som e funcionalidades máximas dentro do conceito de coluna portátil Bluetooth que conhecemos hoje em dia.

Design e construção . . . . . . . . . . . . . . .

robusta, bela, em cores distintas à escolha, e com resistência a salpicos e a jatos de água.

ligação e funcionaliDaDes. . . . . . . . .

emparelhamento perfeito por Bluetooth e ajuda extra da tecnologia NFC. e ainda tem uma ligação auxiliar de 3,5 mm.

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Não chega às 24 horas consecutivas de funcionamento com emparelhamento por Bluetooth, mas registámos algo perto das 15 horas de uso sem falhas.

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . . . .

uns euros a menos no valor de 180 euros e seria uma das colunas Bluetooth mais “interessantes” que algumas vez experimentámos.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . dimensões certas? Com 228 x 82 x 86 mm, é pequena para o som que liberta e fácil de transportar, apesar de não ser este o seu grande “argumento”.

180

euros 40 Gadget

149

euros

Desempenho geral . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Notamos grande diferença nas velocidades de download e upload quando em comparação com o sistema de rede Wi-Fi originalmente fornecido pela operadora de internet.

Design e construção . . . . . . . . . . . . . . . . .

ambos os módulos estão impecavelmente construídos, apesar de serem ligeiramente grandes demais...

instalação e uso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a instalação plug and play é uma grande mais-valia, sendo que não precisamos depois de preocupar-nos seja com o que for durante a utilização diária.

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . .

o conjunto mais bem composto apresenta um preço ligeiramente alto face à concorrência, mas acreditamos que os ganhos de velocidade na rede compensam fortemente o investimento.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

com o smartphone além de receber música do terminal móvel, pode servir para atender chamadas de voz sem problemas e com sucesso total. pode até recarregar o smartphone por usB.

Velocidade máxima? Cada uma das três portas ethernet no módulo de destino pode chegar a velocidades teóricas de até 1,2 gigabits, refere a devolo. Filtro de corrente a marca recomenda a ligação elétrica dos três equipamentos através de uma única extensão ligada, depois, ao módulo powerline de receção.

Sony SBR-XB30 Festa de luz e som… portátil! Tons de música graves em dose extra – podia ser assim um resumo rápido desta coluna Bluetooth portátil da Sony. Mas estaríamos a ser injustos, porque, na verdade, há muito mais a ressalvar nesta XB30, principalmente a dois níveis em particular: o sistema de iluminação LED personalizável e a certificação IPX5, que faz com que este altifalante possa estar à chuva (ligeira…) e em exposição a salpicos. Quisemos, assim, experimentar este modelo à beira da piscina, numa espécie de mini-festa de fim de tarde. Resultado? Som poderoso q.b. no que diz respeito à projeção de som em espaços abertos, sendo que o botão Extra Bass pode efetivamente ditar a diferença na “profundidade” do som. Aqui do que mais gostámos foi da facilidade com que o NFC permite enviar som do smartphone para a coluna num ápice, desde que o terminal esteja mesmo perto da XB30. Funciona e é uma pequena maravilha dos tempos modernos. Já o alcance Bluetooth é muito bom em espaços abertos (aqui chega mesmo aos dez metros sem falhas!) e muito aceitável em interiores, mesmo com uma ou outra parede pelo meio. Mas é dentro de casa que a XB30 se porta melhor, como seria de esperar, preenchendo sem problemas uma sala de estar de tamanho médio, por assim dizer, novamente com uma ajuda muito grande do Extra Bass na hora de “encorpar” um pouco o som. Aliás, os 980 gramas de peso da XB30 ajudam a prever a qualidade de som debitada, da mesma forma que o design é de aparência robusta e agradável ao tacto. Dá a sensação de que até aguenta uma eventual queda, desde que não seja demasiado grande… De resto, há pontos positivos que não podem ser esquecidos: a possibilidade de emparelhar até três equipamentos (e de adicionar colunas semelhantes via Party Link, algo que não tivemos oportunidade de testar…), a facilidade com que a app móvel Music Center gere todo o “processo” e, claro, a “alegria” visual proporcionada pelo sistema de luzes LED que varia e acompanha as suas músicas preferidas. www.sony.pt


ultra teste

Asus ZenFone 4 (Ze554KL) FOTOgrAFiA e nãO Só… Sensor de imagem Sony IMX362 com 1/2.55 polegadas, estabilização ótica de imagem e gravação de vídeo em 4K UHD. Tudo num sistema de câmara dupla, em que uma lente com abertura de f/1.8 capta os pormenores e uma outra lente com 120 graus faz com que o modo Wide Angle dê origem a resultados bastante apelativos. Isto na câmara traseira do ZenFone 4, que, confessamos, nos está a surpreender pela positiva mesmo quando a luz escasseia e mesmo confiando sem problemas nos 12 modos pré-definidos. Já o modo Pro é igualmente interessante, pelo menos para quem gosta mais de fotografia e entende a forma como estes controlos específicos permitem alcançar resultados mais interessantes e criativos. esta é a forma de dizermos que este smartphone, que até tem um preço mais elevado do que seria de esperar neste segmento, faz jus à aposta da Asus na fotografia. e no vídeo, apesar de neste campo a importância das boas condições de iluminação

serem mais determinantes. Contudo, por outro lado, a câmara frontal não se porta assim tão bem quando a ideia é registar selfies à noite, mesmo sabendo que os 120 graus também aqui aplicados deixam incluir mais intervenientes no “retrato”. Mas um terminal que anda perto dos 500 euros não pode ser só fotos e o ZenFone 4, com processador Qualcomm Snapdragon 630, 4 GB de memória RAM e 64 GB de espaço para armazenamento, cumpre a missão, além de incluir aqueles “pequenos pormenores” que hoje em dia são valorizados: sensor de impressão digital (no botão principal) e fast charging via USB-C com o BoostMaster da marca (conseguimos chegar aos 50% de restauro de energia em 41 minutos), por exemplo. no uso banal do dia a dia, não vemos onde falhe este smartphone Dual SIM. A executar tarefas mais exigentes e a jogar, não está no topo do topo, mas apresenta um desempenho bastante aceitável, ao nível do que já vimos até em terminais mais dispendiosos. Até na autonomia

Gadget

ficámos surpreendidos, pois este modelo “aguenta” praticamente dois dias num uso muito intensivo. Com bateria de 3.300 mAh. Por fim, o ecrã de 5,5 polegadas Full HD, outra boa surpresa quando a lidar com os dias mais soalheiros. e a combinar bastante bem com um design apurado, baseado numa peça única de alumínio (é melhor usar a capa fornecida…) com cobertura Corning Gorilla Glass com curvatura 2.5D na traseira e moldura de 2,1 mm. e estão ainda presentes dois microfones com cancelamento de ruído e uma “combinação” sonora em stereo que faz este terminal soar bem: certificação Hi-Res e DTS Headphone: X. Basicamente, o único “trunfo” que não encontramos neste ZenFone 4 é mesmo a possibilidade de ir à água, à semelhança do que acontece com os topos de gama de outras marcas e até com outros modelos nesta categoria de preço (e até mais baixo). De resto, está aqui tudo. e o preço reflete isso mesmo. www .asus .pt Gravação de vídeo 4K Outra das mais-valias da câmara principal do Asus ZenFone 4, com a câmara frontal a ficar-se pelo Full HD, como seria de esperar.

Desempenho geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

São 67.037 pontos no AnTuTu que atestam o desempenho de um smartphone a que falta muito pouco.

ecrã e câmaras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A fotografia e o vídeo são a grande aposta, logo há bons resultados neste campo. O ecrã não desilude.

Design e construção . . . . . . . . . . . . . . . .

Também aqui a Asus deu um grande salto nesta gama ZenFone 4 e ainda bem. É bom que use a (razoável) capa de silicone incluída no pack...

dimenSõeS e peSo Com 165 gramas e 155,4 x 75,2 x 7,5 mm, não é dos mais leves e compactos neste segmento de ecrã. Mas está bem assim, nem mais, nem menos.

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Com 3.300 mAh, a bateria está num nível razoável, suportando um dia e meio de utilização exigente.

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . . .

Tudo o que está incluído neste novo modelo da Asus encaixa nos 500 euros pedidos. Se estivesse 100 euros abaixo, seria imbatível, simplesmente…

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

499

euros

vejA o vídeo!

Gadget

RevistaGadget.com

SenSor de impreSSão diGital Algo que seria impensável não encontrar num smartphone que custa quase 500 euros…

a penSar noS auScultadoreS… O som stereo com certificação Hi-res e DTS Headphone: X é um dos pontos fortes e foi pensado para uso em especial com auscultadores Bluetooth.

Gadget 41


gadget lab

por: inês Ribeiro sequeira

irobot roomba 696 limpezA CONtROlAdA pelO smARtphONe os benefícios de ter um robot aspirador em casa são conhecidos – é menos uma tarefa doméstica para completar, ter a casa sempre aspirada ao chegar no fim do dia… o sonho de qualquer “fada do lar”. Com este roomba 696 da irobot é exatamente isso que está prometido. mas desde já enquadramos o cenário em que usámos este modelo: uma casa T1 com três gatos. a irobot assegura que os seus robots aspiradores são ideais para lares com animais de estimação e, perante isto, levámos muito a sério estas palavras. o primeiro passo foi a instalação da app irobot Home no smartphone (android) e a respetiva ligação ao robot. o roomba 696 conta agora com a mesma conectividade dos modelos de topo da marca e o uso da app é simples. Seguindo as instruções indicadas, facilmente conseguimos que o roomba se ligue à nossa rede Wi-Fi e ao smartphone. a partir daí podemos estabelecer horários de funcionamento, para qualquer hora em

qualquer dia da semana, e a limpeza avança à hora designada. Quanto ao funcionamento, é imperativo que tenha o depósito vazio pois, apesar de ser minucioso no mapa de cada divisão (à custa de um longo tempo de exploração até acertar com o trajeto) e de chegar aos cantos com a escova lateral rotativa, com alguma sujidade no depósito, mesmo que pouca, a limpeza perde alguns pontos, sendo necessário que passe diversas vezes no mesmo local para aspirar convenientemente. Temos ainda a possibilidade de usar o acessório Virtual Wall, que estabelece uma barreira bastante eficiente quando não queremos que o roomba saia da divisão ou bata contra um obstáculo fixo. Tapetes estão também contemplados na limpeza, desde que sejam rasteiros. o robot conta com um sistema de anti-enredamento, mas por duas vezes tivemos de o “resgatar” do apuro. Também aconselhamos a que retire outros objetos do chão, como sapatos ou carregadores,

já que impedem que o roomba complete a missão. outro aspeto importante é o local onde colocamos a base de carregamento: uma vez que esta comunica com o roomba por infra-vermelhos, ambos deverão ter um constante contacto “visual”, chamemos-lhe assim, correndo o risco de o robot se “perder” ou de não conseguir regressar à base quando a bateria se esgota. Essa mesma bateria tem uma autonomia anunciada de 60 minutos, algo que pudemos comprovar nos nossos testes. Por fim, mas não menos importante, há a questão da manutenção. após cada utilização, o roomba deve ser sempre (sempre!) limpo na totalidade, sem exceções (esvaziar o depósito, limpar o filtro, limpar todas as escovas – para a lateral necessita de uma chave de fendas Phillips –, e limpar a roda dianteira e os sensores). Um processo que poderá desmotivar os mais preguiçosos, mas que fará toda a diferença nos processos seguintes de limpeza. www .irobot .pt

ultra teste

579 euros

Gadget

BaTeria O Roomba 696 deve estar totalmente carregado antes de cada ciclo de limpeza e, quando parado, há que guardá-lo sempre ligado à base e à corrente elétrica, para uma vida mais longa da bateria.

ManuTenção oBriGaTória A marca aconselha a que realize uma pequena manutenção regular do Roomba 696, mas sugerimos que a faça “a fundo” após cada utilização, já que o processo fará diferença na eficiência da limpeza.

Desempenho geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Não é perfeito, mas, para o propósito a que é destinado, é uma boa máquina. Um maior depósito e mais facilidade na manutenção teriam sido boas apostas.

ligações e Deteção De obstáculos . . .

Uma excelente ligação entre o Roomba, o smartphone e a rede Wi-Fi doméstica. A deteção de obstáculos parece-nos boa, mas não excelente.

autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Cumpre com o tempo anunciado pela marca, desde que a bateria tenha sempre carga máxima.

relação qualiDaDe/preço . . . . . . . . .

Um modelo de entrada de gama que pode ser uma boa aposta para quem procura o primeiro robot aspirador. Contudo, o preço de 579 euros é excessivo para as funções que desempenha.

nota final gaDget . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

42 Gadget

TecnoloGia iadapT Refere a iRobot que esta tecnologia permite ao Roomba monitorizar o ambiente de limpeza 64 vezes por segundo e responder com mais de 40 comportamentos de mobilidade diferentes para limpar a divisão de forma exaustiva.


PÁGINA APÓS PÁGINA, TRANSMITIMOS SENSAÇÕES por apenas

'95

t

A SUA NOVA REVISTA DE AUTOMÓVEIS


gadget motor

as mais originais

Bicicletas e motos elétricas NOVIDADES

Gadget

as bicicletas e motos elétricas não libertam emissões, não fazem ruído, a manutenção é simples e barata, podem ser recarregadas em casa facilmente e apresentam preços cada vez mais baixos. Se procura um meio de transporte diferente, estes são os mais originais e excêntricos que encontrámos...

geoSpace STuDio FirEFLy Pedalando debaixo de chuva! esta bicicleta está completamente coberta por uma capa que evita que se molhe nos dias de chuva. e integra luzes led que fazem com que fique bem visível nas noites mais escuras! Preço sob consulta. www.geospacestudio.com

taga 2.0 Familiar 1.699 euros

Ferrari V4 alma de ‘Fórmula 1’ Todos os planos em torno deste projeto saído dos estúdios da marca italiana em 2008 incluíam um motor V12 do Ferrari Enzo (quatro cilindros), comandos de um “caça” F16 e um ecrã LCD instalado no depósito de combuustível. Lamentavelmente, os tais planos não saíram do papel... www.ferrari.com 44 Gadget

Esta bicicleta tem instalado um carrinho destinado ao transporte dos mais pequenos aí de casa! Trata-se de um acessório que pode ser instalado em qualquer posição, permitindo aos mais novos ficarem frente a frente ou poderem ver o que se passa à frente ou atrás. www.tagabikes.com

400.000 euros

LotuS C-01 excluSiva

Disponível em três acabamentos (verde, preto/dourado e vermelho/azul), as 100 unidades que foram feitas deste modelo destacam-se pelo motor de 200 cavalos e pelos 180 kg de peso. inclui materiais utilizados na Fórmula 1, tais como o carbono, o titânio e o aço aeroespacial. www.lotus-motorcycles.com


harley davidson cVo strEEt gLiDE para soar em grande... Este é um modelo personalizado totalmente pela marca e que conta com um sistema de som composto por dois altifalantes de 6,5 polegadas cada, alimentados por dois amplificadores de 300 Watts. Para que ouça música e a “partilhe” com todos! www.harley-davidson.com

43.000 euros

23.000 Johammer J1 euros Futurista, mas ‘retro’ Esta moto é capaz de percorrer uma distância de entre 150 e 200 km a uma velocidade máxima de 120 km/hora. A pecularidade está nos indicadores de velocidade, distância e nível de combustível, que estão integrados nos espelhos retrovisores sob a forma de painéis ocultos. www.johammer.com

Uma bicicleta que voa?! Xploreair Paravelo 13.100 euros

Cadek DEsign Locust bicycLE Consigo em todo o lado este é um desenho de um protótipo de bicicleta que se dobra totalmente sobre o eixo principal, e de forma rápida e simples. tudo para que seja mais fácil o transporte quando não está a ser utilizada. www.cadekdesign.com

709 airwheel E3

euros

dobrável! com motor de 300 W e rodas de oito polegadas, esta é uma das bicicletas elétricas mais interessantes da Airwheel. . www.airwheel.net / www.gadgetpark-portugal.pt

a 1.200 metros! É esta a altura a que pode chegar esta bicicleta dobrável em alumínio, que funciona de forma similar a um paramotor: um ventilador gigante dá o impulso para que depois seja uma espécie de paraquedas a ajudar na descida. www.xploreair.com

elliPtigo Arc 24 É proibido sentar-se! não tem selim, por isso vai ter de pedalar de pé e sobre um sistema parecido com o das elípticas. Fica o site espanhol porque é a forma mais eficaz de encomendar. www.elliptigo.es

eis Uma bicicleta sem selim, com Um sistema ao estilo das elíPticas de ginásio

ChoPPer tWistED EViL em quatro rodas

É capaz de alcançar uma velocidade de até 322 km por hora graças ao motor Mazda instalado! Em destaque estão também as duas rodas traseiras Avon 250, que podem ainda ser encontradas em alguns modelos de motos Harley Davidson. Prçeo sob consulta. www.tecnoneo.com

1.799 euros


gadget motor

Por: Jorge Daniel Lopes

Poderoso… e com

‘eletricidade’ para 56 km... AuDi Q7 eTron QuATTro

E

foi uma boa surpresa perceber que uma única carga permitiu-nos percorrer perto de 50 km no modo EV, um dos três que este híbrido plug-in com motor 3.0 V6 TDI e tração quattro disponibiliza para gestão dos índices de energia vindos tanto de um motor como de outro. Um pouco menos que os 56 km avançados pelas medições segundo a norma NEDC, mas tudo depende das diferentes formas de condução do utilizador, certo? Depois, no modo híbrido, é o Q7 eTron que “decide” de que forma ambos os propulsores funcionam em conjunto, enquanto no modo Battery Hold é apenas o motor a gasóleo com 258 cv que entra em ação. E é muito interessante perceber que, deixando esta gestão a cargo

46 Gadget

do automóvel, existe um ponto de pressão no acelerador a partir do qual o sistema faz com que seja o poderoso motor a diesel a tomar conta da condução, substituindo a ação do motor elétrico nos momentos de arranque e manobras, por exemplo. Por outro lado, a caixa automática de oito tiptronic faz um trabalho fantástico neste ambiente combinado, chegando ao extremo quando conduzimos no modo Sport do sistema Audi Drive Select e utilizando as patilhas no volante. É verdade que este é um automóvel bastante caro e ao alcance de poucos, mas merece presença nestas páginas por uma razão muito simples: está repleto de tecnologia, como seria de esperar. E vai tão longe quanto é possível, colocando um tablet com Android nas costas

Desde

94.911 euros

veja o vídeo!

Gadget

revistagadget.com

É o primeiro a combinar um motor elétrico com um outro a diesel, ainda para mais num segmento de topo como é o do Q7. Quisemos experimentar toda a tecnologia a bordo deste Audi e também comprovar a autonomia no modo 100% elétrico.


www.audi.pt

Audi VirtuAl CoCkpit Todo o painel por detrás do volante do Q7 eTron é digital, com a possibilidade de configuração ao gosto do condutor. E é um processador Nvidia Tegra 30 que “move” esta plataforma, visível numa área com 12,3 polegadas. A integração com todo o sistema MMI e Audi connect é total, num ambiente tecnológico completo.

do banco do “pendura”, sendo este gadget removível e possível de usar por qualquer passageiro para configurar inúmeros aspetos, desde definições de som até à simples navegação Web, proporcionada pelo cartão de dados 4G que podemos instalar num compartimento no porta-luvas e que serve de hotspot Wi-Fi. Mas há muito mais, tantos gadgets e elementos tecnológicos, todos possíveis de gerir através do ecrã tátil de 8,3 polegadas que sobe e desce na consola principal, e que alberga o amplo sistema MMI e Audi Connect. Nada está em falta, desde o sistema de som 3D Bose com 19 altifalantes (em opção está um outro da Bang & Olufsen com 11 canais e 23 colunas!) até ao suporte para integração de smartphones Android ou iOS.

BAteriA de 17,3 kWh Com uma tomada convencional, o recarregamento da bateria do Q7 eTron, situada debaixo da bagageira, pode demorar entre oito a nove horas. Findo o processo podemos circular cerca de 50 km em modo 100% elétrico, emissões zero!

potênCiA “mistA” O motor elétrico de 94 kW recebe a ajuda do diesel 3.0 TDI V6 com 258 cv sempre que o tipo de condução assim o requer. E há um segundo motor elétrico dedicado apenas a um dos eixos.

Testado pela Gadget! É impossível não ficar completamente apaixonado por este Audi Q7 eTron, definitivamente. Não só pela combinação de um sistema de locomoção elétrica com um fantástico motor diesel de 258 cavalos, mas por todos os “grandes pormenores” de tecnologia que existem a bordo deste grande SUV na alta gama da marca alemã. Conduzir o eTron é o mesmo que nos sentirmos ao volante de um automóvel futurista, em que a tecnologia serve o condutor a 100%, e em que o sistema automático de ajuste da suspensão é incrível: basta selecionar o modo de condução pretendido na consola e o sistema ajusta a altura do carro e adequa o comportamento da suspensão a tudo o resto. E os modos Offroad e Sport são nossas “testemunhas” disso mesmo…

mil e um pormenores teCh Num automóvel deste segmento e a este preço, é normal que estejam presentes todos os gadgets e tecnologias que podem marcar presença num carro nos tempos que correm. Veja a caixa abaixo...

Outras tecnologias (de série) no Audi Q7 eTron quattro • Bagageira com fecho automático. • Navegação Plus com MMI touch. • Sensores de estacionamento com câmaras a 360 graus. • Audi Connect com Phone Box (recarga por indução sem fios). • Sistemas de travagem de emergência. • E muito mais…

Gadget 47


gadgetmania

dê-lhes ‘vida’! Kits de robótica e eletrónica 563 para adultos Desde

euros

crie o seu próprio “Frankenstein” com estes kits de robótica e eletrónica que incluem centenas de peças, sensores e motores. o limite é a sua imaginação e o orçamento...

robotis MiNi Deteção De obstáculos É um robot humanóide fácil de montar e que pode ser controlado através de uma app instalada num tablet ou smartphone com sistema operativo Android. É possível personalizar o dispositivo graças ao facto de o design das suas peças poder ser impresso em 3D. www.robotis.us / www.amazon.com

Desde

184 euros

Ubtech JiMu RObOt MiNi Kit várias Formas!

259

euros

O Jimu Robot, aqui na sua versão Mini Kit, é um robot educacional que podemos construir a gosto e controlar por bluetooth através de uma app iOS ou Android que instalamos no smartphone ou no tablet. O Jimu inclui componentes como uma bateria de 1.200 mAh recarregável, módulo bluetooth 3.0 e quatro motores servo-freio robóticos, por exemplo, entre outros elementos. Aliás são 248 peças, entre conetores e fixadores, também. www.ubtrobot.com / www.midland.es

FischertechniK PROFi xl DiNâMicO Descarga De aDrenalina!

É um apaixonado por montanhas-russas? Então este kit é para si, com peças especiais que permitem a construção da sua própria atração de feira. inclui um interruptor, as bolas que percorrem percursos inclinados, uma pega de transporte e vários motores. www.fischertechnik.de

Krypton 3 Abilix 365 peças

149

euros

No ecrã tátil surge um código QR que permite ligar este kit ao smartphone. E assim é possível configurar o idioma da interface, executar as diferentes tarefas e ações programadas, reproduzir efeitos de som e gravar voz. en.abilix.com / rctecnic.com

bQ PRiNtbOt EvOlutiON passo a passo 99

euros

Dragão, elefante, caranguejo… este kit “camaleónico” permite reproduzir qualquer animal e dar-lhe vida sem que seja necessário ter conhecimentos prévios de programação. basta recorrer à plataforma de blocos bitblog e ordenar a este robot que siga linhas, que evite obstáculos e que persiga objetos. www.bq.com/pt


Acer CloudProfessor iniciação ao ioT esta solução da acer combina hardware, software e serviços na cloud para a realização de projetos de programação no âmbito da internet das Coisas (iot), utilizando linguagens como Javascript, Blockly e liveCode. É compatível com android, Chrome e ios, e pode ser usado com o smartphone/tablet. Preço sob consulta. home.cloud.acer.com/cpf

SpArkfun Kit Chasis Tem medo de aranhas? 86

euros

ArduinO roBot microconTrolador que ‘roda’ a 16 mhz

esta aranha robótica apresenta duas articulações em cada pata, o que faz com que apresente mais mobilidade. isto além de os pés serem em borracha, para maximizar a aderência a superfícies lisas. www.sparkfun.com

MeccAnOid G15 Ks com 64 mb de memória flash

este robot humanóide de 122 cm de altura é composto por 1.188 peças, dez motores na cabeça, braços e pés, e servo-motores inteligentes que permitem realizar ações como dançar, lutar kung fu e até “dar mais cinco”. reconhece comandos por voz. www.concentra.pt www.meccanoid.com

40

euros

as placas (de controlo e motoras) deste robot mexem-se graças a um processador programável mediante processos ide arduino. integra ainda um altifalante, bússola digital, leitor de cartões sd, ecrã lCd a cores e componentes associados a diferentes sensores. store.arduino.cc

179

euros

Vex

Máquina de elevação

engenharia em casa

399

euros

Com este kit de 270 peças é possível construir um circuito fechado em que um braço robótico eleva as oito bolas incluídas até um piso superior. um motor que adiciona movimento ao mecanismo mediante a simples pressão de um interruptor. www.vexrobotics.com

LeGO MindstorMs ev3 escolha 399 várias cores euros

Com mais de 550 elementos, três servo-motores, um sensor de contacto e outro de infravermelhos para que seja possível criar até cinco robots diferentes: traCK3r, r3Ptar, sPiK3r, ev3rstorM e GriPP3r. Pode depois consultar o site e tentar executar vários movimentos! shop.lego.com

345

euros

Vex Kit roBótiCo funciona com hexbug

este kit inclui 750 peças, quatro motores inteligentes e 12 conectores configuráveis para construir robots personalizados e que incluem um módulo de design parecido com o que vemos em muitos videojogos. uma vez construído, é capaz de reconhecer cores e explorar a sua casa de forma autónoma. www.vexrobotics.com

A robótica nas salas de aulas... a robótica está a chegar em força não só às nossas vidas como também às salas de aulas. muitas escolhas apostam neste tipo de conhecimentos e equipamentos, bem como em programação, desde idades muito jovens. o objetivo passa por ensinar aos estudantes algo que possa vir a ser útil no seu futuro profissional.

Gadget 49


gadgeTmania

gadgets para animais

Tecnologia que os torna ainda mais felizes! dizem que o cão é o melhor amigo do Homem e, como tal, merece qualquer dispositivo, aplicação ou tecnologia focados em dar-lhe uma vida ainda mais feliz, cómoda e saudável. tem gato? não foram esquecidos nesta seleção de gadgets!

TailTalk diz-lHe o que sente

The PosTing tAIl o seu cão nAs redes sociAis Criado pela marca de comida para cães Pedigree e pela agência de publicidade Saatchi & Saatchi, este wearable integra um mini-computador raspberry Pi, uma câmara, GPS e conectividade Wi-Fi ou 3G. Com tudo isto, regista os momentos de felicidade do animal interpretando a velocidade de movimento da sua cauda, fotografa-o e partilha a imagem diretamente no Facebook, preferencialmente num perfil criado para o próprio cão. Preço sob consulta. www.saatchi.com

desde

84

euros

Segundo os seus criadores, o tailtalk é capaz de interpretar os sentimentos e os “pensamentos” dos cães. Para tal, um pequeno dispositivo – dotado de acelerómetro 3D e de giroscópio – regista e analisa o movimento da cauda do animal; de seguida, envia para o smartphone via Bluetooth toda essa informação. A DogStar life assegura que o dispositivo é leve e resistente à água e a mordidelas. Preço sob consulta. www.dogstar.life

PuP Alert Anti-golpes de cAlor

este dispositivo, pendente de crowdfunding, é um termómetro inteligente que envia notificações para os donos quando a temperatura que rodeia o animal aumenta ou diminui para níveis potencialmente perigosos. Dispõe de uma bateria com cinco dias de autonomia, uma entrada para cartões SIM e uma estrutura de policarbonato resistente à água, diz a marca. www.pup-alert.com

ue Partilha um gadget qicamente automat de o seu os locais on feliz! cão é mais

sureFlaP MICroChIP Pet Door entrA ou sAi? esta porta inteligente sincroniza-se com o microchip do seu cão/gato ou com a coleira SureFlap rFID, de forma que é capaz de identificar o animal dentro do seu raio de alcance para se abrir; se não o reconhecer, bloqueia a entrada. Pode registar até 32 animais diferentes na sua memória e tem um modo de “recolha” opcional para impedir que o seu companheiro escape. www.surepetcare.com desde

134

euros

PeTChaTz televisão cAninA uma vez instalado na parede, este dispositivo projeta vídeos e áudio de duas vias para que possa interagir com o seu cão a partir de qualquer lugar, quer seja através da página Web ou da app gratuita petchatz (ios/Android). também emite um aroma calmante graças a essências pensadas para ajudar ao relaxamento de um animal de companhia assustado ou nervoso. petchatz.com

o cão deve aPrender a Pressionar o comando... desde

254 euros 50 Gadget


a acer e oS animaiS de companhia...

eKuore Vet EstEtoscópio canino É composto por dois elementos: um estetoscópio, que funciona como emissor, e um recetor que se liga via Bluetooth a um smartphone, um tablet ou um equipamento de som para ouvir o coração, registar os dados e partilhá-los através da sua app gratuita. esta inovadora forma de auscultação, além de ser mais cómoda pela ausência de cabos, proporciona uma maior precisão, já que permite recolher, processar e ampliar o áudio eletronicamente. www.ekuore.com

299

euros

Este fabricante de eletrónica de consumo lançou na iFa 2017 três novos produtos dedicados aos animais de companhia, isto na gama pawbo.

pawbo ipuppyGo

peTble Boa alimEntação tanto se deixou o seu companheiro com alguém nas férias como se quer conhecer os seus hábitos durante o ano, este pack é uma boa solução. a coleira smarttag analisará os seus movimentos durante o dia, enquanto o comedouro smartBowl – com balança integrada – lhe dirá a quantidade de comida que deverá ingerir. Preço sob consulta. www.petble.com

É um quantificador de atividades que controla o exercício diário do cão, os padrões de sono, o índice de humor e o seu estado de saúde. Liga-se ao smartphone por Bluetooth e, mediante uma app, oferece incentivos para os donos e para os cães. É muito leve, está disponível em cinco cores e tem um diâmetro de apenas 35 mm, pelo que pode ser preso à coleira.

pawbo WagTag Através de tecnologias como GPS, AGPS, Wi-Fi e 3G, este localizador permite-lhe saber exatamente onde está o seu animal de companhia, com a possibilidade de criar zonas seguras para receber notificações se entra ou sai destas. também oferece uma característica única de deteção de latidos e deteta impactos acidentais e a temperatura ambiente.

calmz Anxiety reLieF SySteM contra o strEss

Desenhado para acalmar o stress e a ansiedade do seu animal de companhia, este colete integra tecnologia neuroSync, testada clinicamente. Ao ativá-lo, inicia uma combinação de melodias e vibrações que geram pressão em determinados pontos da coluna vertebral para relaxar o animal. está disponível em tamanhos que vão do xS ao xL, e funciona com três pilhas AAA. www.calmz.com

Desde

110

euros

Scollar trek a colEira intEligEntE Desde

126

euros

O seu animal de companhia merece uma coleira tão interessante quanto esta. tem GPS, um ecrã que reconhece toques, Bluetooth, Wi-Fi, microfone, altifalante, luzes LeD e uma bateria com autonomia de até um mês. Complementa-se com uma app que lhe mostra a sua localização e envia avisos de vacinas, comida, tratamentos, etc. também está disponível a versão Mini (119 dólares) para gatos e cães pequenos. www.scollar.com

pawbo munch trata-se de um dispensador inteligente de guloseimas que também reproduz melodias cativantes, tornando-se numa estação de entretenimento que mantém os animais mentalmente estimulados. Pode ser utilizado tanto através de um comando à distância como mediante a aplicação móvel Pawbo Life ligada à câmara interativa Pawbo+. Preços sob consulta. www.pawbo.com

Gadget 51


gadgeTMania

as mochilas certas

para guardar gadgets? desportistas ou até mais aventureiros? “Viciados” em trabalho, estudantes ou mesmo “party animals”? todos temos “direito” a ter uma mochila que se adapte às nossas necessidades... tech!

349

XTPower SP507BL ‘Boost’ de energia Não ficará sem bateria graças a esta mochila, já que está incuido um painel solar capaz de gerar energia suficiente para carregar um smartphone, um tablet ou um leitor MP3, assegura a marca. É leve e vem equipada com tiras flexíveis e pontos de apoio para transporte com maior comodidade. www.xtpower.de

Desde

19

euros

69

euros

Free KnighT 50L outdoor BaCkPaCk ViVa a aVentura!

euros

Com uma capacidade de 50 litros e fabrico em nylon, este modelo é impermeável, ergonómico e conta com múltiplos bolsos internos para colocar os óculos de Sol, uma garrafa de água ou qualquer outro acessório. uma mochila pensada para atividades de caminhada, montanhismo, camping e demais desportos ao ar livre. www.gearbest.com

Xd design BoBBy segurança Micro Luggage Com rodas

Cansado de carregar a mochila às costas? e se fosse esta a transportálo? Poderá fazê-lo com este modelo com trotinete integrada. além disso, conta com um guiador de dupla extensão (de 89 a 98 cm de altura), assim como com um eixo de rotação e um sistema de dobragem. micro-scooters.co.uk www.deporvillage.pt 52 Gadget

o exterior é formado por várias camadas de tela à prova de cortes para evitar roubos, um fecho central oculto e alguns bolsos interiores secretos, com o objetivo de manter todos os pertences a salvo. além disso, conta com uma porta uSB para carregar o smartphone sem necessidade de abrir a mochila. Preço sob consulta. www.xd-design.com

BeaTBringer a dançar!

Vem equipada com um sistema de som composto por dois woofers, dois tweeters e quatro amplificadores de 25 e 75 W. além disso, a BeatBringer dispõe de Bluetooth, de nFC e de uma bateria de 4.400 mah com a qual podemos carregar vários dispositivos. Preço sob consulta. beatbringer.com


WorKteaM wFa401 Para que o vejam

BagoBago Dois em um

a cor – amarelo ou laranja fluorescente –, é especialmente indicada para melhorar a visibilidade tanto em passeios a pé como de bicicleta ou em corrida. além disso, integra cintas refletoras que aumentam a sua percetibilidade. Preço sob consulta. www.workteam.com

inclui uma estrutura com quatro pés ocultos que a transformam numa cadeira, pelo que é ideal para esperas ou trajetos longos. a Bagobago pode suportar até 130 kg de peso e tem uma capacidade de 22 litros. Preço sob consulta. bagobago.pt

INcase IcoN slIm Pack Para os fãs Da maçã Desenhada para dispositivos apple, tem um compartimento acolchoado específico para o macBook, um bolso interno para o iPad e outro de acesso superior para o iPhone. Todos são forrados com pele sintética e nylon. www.incase.com www.apple.com/pt

149

euros

HP PoweruP 199 BackPack euros Para os Portáteis com ecrã até 17,3” a Powerup permite carregar até três dispositivos de forma simultânea graças a uma bateria integrada de 22.400 mah, diz a HP. como complemento, é possível controlar a ordem de carga de cada um. www.hp.pt

NortH Face access Pack Para os mais techies entre os compartimentos desta mochila estão um bolso interno para guardar os óculos de sol e evitar que se risquem, e outro resistente à água para transportar um computador com ecrã de até 15 polegadas, assim como espaços para smartphone, tablet, carregadores... www.thenorthface.com

170

euros

a importância da distribuição do peso as dores de costas são uma das queixas mais frequentes entre os portugueses, devido quer a uma má postura, quer ao transporte de peso excessivo no dia a dia. embora muitas vezes estas dores sejam pontuais, quando não são bem tratadas podem tornar-se crónicas. e uma das formas de cuidar das costas é procurando e utilizando mochilas ao invés de malas de mão ou a tiracolo, já que distribuem melhor o peso transportado por todo o corpo. De qualquer modo, são de evitar duas situações: ter demasiada carga e passar demasiado tempo com a mochila aos ombros.

Gadget 53


gAdgeTmAniA

‘Trick or treat’? gadgets perfeitos para o Halloween! É nesta altura que a Noite das Bruxas acontece e queremos que este ano esteja mais preparado que nunca. Após uma busca exaustiva, aqui tem algumas propostas originais e igualmente horripilantes… Desde

12 euros

Desde

11

HAlloween StrINg lIgHtS

euros

Ao mais puro estilo de luzes de Natal, esta proposta é formada por 40 pequenas luzes led com forma de abóbora que lhe permitirão decorar qualquer lugar da casa. Funciona com três pilhas AA (não incluídas). www.amazon.co.uk

RoTARy HerO MuMMy tISSuebOx

Quem melhor do que uma múmia para lhe oferecer papel quando precisa de secar as lágrimas ou de se assoar? esta cabeça é um dispensador de lenços que mede 29 x 17 x 14,5 cm, é fabricada em plástico e pode ser colocada numa superfície ou pendurada com o gancho da parte superior. www.amazon.co.uk Desde

35

euros

Tinksky cOSPlAy led

13

dólares

Recesky gHOSt lIgHtS

Se as abóboras lhe parecem pouco originais ou se simplesmente não gosta da cor laranja, aqui tem outra sugestão. Mede 2,5 m e inclui 20 luzes LED com forma de fantasma numa iluminação de cor roxa. Funciona com três pilhas AA (não incluídas). www.amazon.com

esta máscara é fabricada em PVc de primeira qualidade, pelo que é muito duradoura e cómoda de usar, garantem os fabricantes. dispõe de tiras led que se iluminam em modo fixo ou intermitente. Necessita de duas pilhas AA (não incluídas). www.amazon.co.uk

Desde

8

euros

AcToppOutdOOr PrOjectOr

sUck Uk’s Skull SugAr SPOON

uma curiosidade: a equipa que desenhou esta colher de aço inoxidável (e a produziu através de crowdfunding) teve como objetivo limitar o consumo de açúcar graças aos orifícios dos olhos e do nariz. www.amazon.co.uk 54 Gadget

O melhor deste projetor é que vem com 13 filmes ou placas para personalizar a iluminação: aniversário, casamento, Natal… e, claro, Halloween. Além disso, inclui dois suportes, um para interiores e outro para exteriores. Sim, é resistente a todas as condições meteorológicas segundo a norma IP65. www.amazon.com

Desde

41

euros

Desde

9

euros

FRed mR Bones SkeletON Ice trAy

esqueça os tradicionais cubos de gelo, pois com este molde de silicone com aspeto de caixão poderá fazê-los em forma de esqueleto. tem dimensões de 16 x 10 x 2 cm e suporta temperaturas entre -30ºc e 232ºc. www.amazon.co.uk


bat pEgs

Led EyEs skull spEakEr

Estas sinistras molas de cor preta aproveitam o formato de uma mola tradicional de roupa para se tornarem num morcego com umas simples asas. são fabricadas com plástico (polipropileno) e aço inoxidável, e medem 138 x 88 x 10 mm. www.iwantoneofthose.com

pode reproduzir música a partir da sua entrada jack, da entrada para cartões sD ou da porta usB; esta última também serve para carregar os seus gadgets usando a energia da bateria integrada. Tanto a reprodução como a iluminação lED dos seus “olhos” podem ser controladas através do comando à distância incluído. www.idjnow.com

7

euros

Desde

28

Desde

1

euros

euro

Feskin DECoraTion sTiCkErs

o segredo reside na sua capacidade de absorver luz para brilhar no escuro. além disso, este autocolantes podem ser colocados em qualquer superfície lisa, limpa e seca, e ao retirá-los não deixam qualquer resíduo. pode encontrá-los em forma de abóbora, fantasmas, mãos, olhos ou morcegos. www.amazon.co.uk

Desde

10

euros

Creepy CraWlEr

Luminous EyElash lamps lED

a imagem em anexo pode não transmiti-lo, mas acreditamos que estas pestanas falsas luminosas causarão sensação na escuridão, sobretudo as vermelhas. Cada uma é formada por 12 luzinhas, que podem ser ativadas a partir de um pequeno comando de controlo que se coloca atrás da cabeça. Têm vários modos de iluminação e colam-se como umas pestanas postiças normais. portuguese.alibaba.com

Fabricada em poliéster e em pVC, esta aranha insuflável é capaz de subir e descer pela fachada da sua casa para causar terror aos seus vizinhos. Tem uma pequena bomba integrada que a mantém insuflada constantemente e uns lED’s nos olhos, no abdómen e no tórax. www.hammacher.com

Desde

127

euros

o terror no seu pulso Para celebrar a noite mais arrepiante do ano, a marca de relógios de luxo Corum propõe uma edição limitada da sua linha Bubble, cuja caixa de 11 mm de vidro de safira gera um efeito de lupa que permite obter uma imagem singular da esfera. Neste caso, são personagens sinistros, caveiras ou o próprio diabo, que emergem da bolha. Há quatro modelos diferentes: Big Bubble Magical Vodoo, Big Bubble Diablo, Bubble Skull e Big Bubble Magical Skull. Preços sob consulta. www.corum.ch

Desde

4

euros

HaLLoween lamp

Fabricada com resina e plástico, esta lâmpada com motivos de Halloween oferece uma iluminação LED semelhante a uma vela. Funciona com três pilhas AA (não incluídas), tem uma altura de 27 cm e está disponível em duas versões: rosa com motivos Desde de aranhas e amarela com euros motivos de morcegos. euros www.amazon.co.uk

19

Zombie-Hand ToilET ToppEr

imagine a reação dos seus convidados quando forem ao WC e encontrarem a mão de um zombie a sair da sanita. É precisamente isso que este autocolante simula. atenção que tem muitos outros desenhos disponíveis: cobras, esqueletos, caveiras, aranhas gigantes… www.halloweenexpress.com

Gadget 55


gadgetmania

não se molhe! as formas mais ‘extravagantes’ de proteger-se da chuva...

mOdO Capuz Desenhado no Reino Unido, o Rainshader é capaz de suportar fortes rajadas de vento e, como é fabricado em fibra de vidro, oferece um menor risco em dias de trovoada. Além disso, o formato protege-o mais do que um chapéu-de-chuva convencional sem invadir o espaço dos demais. Disponível com diversas cores e estampagens. www.rainshader.com

Para quem gosta de ser diferente e fica aborrecido com os chapéus-de-chuva mais tradicionais, aqui deixamos uma seleção de modelos “fora da caixa” e com toque gadget. desIgN geOmétrICO O Sa Umbrella (e a versão Compact) elimina a estrutura de sombrinha e o habitual “esqueleto” interno de metal, sendo assim mais leve e possível de ser reparado mais facilmente (embora também seja mais difícil de partir). É fabricado com materiais recicláveis e conta com um sistema de fecho magnético. www.parallelogr.am

Desde

143

Nas NuveNs Este protótipo do designer Joonsoo Kim, denominado Cloud Umbrella, é formado por um cabo de alumínio e por um conjunto de nuvens que se enchem com a bomba de ar integrada. Não sabemos se é muito prático, mas é certo que chamará a atenção! www.swiss-miss.com

24

euros

euros

INvertIdO O nome deste modelo, UnBrella, já desvenda o design concebido por Hiroshi Kajimoto: um chapéu-de-chuva invertido e que apresenta toda a estrutura no exterior. Entre as vantagens do uso destaca-se o facto de, ao fechá-lo, toda a face molhada ficar no interior, o que permite abri-lo mais facilmente ao sair do carro, por exemplo. www.ippinka.com

O pOder dO ar Disponível em três versões, em função do peso e da altura, o Air Umbrella é um chapéu-de-chuva “invisível” que inclui uma bateria de lítio e um motor/ventilador na parte superior para gerar uma corrente de ar e impedir que se molhe com a chuva. Na base do cabo há um controlo para ativar e ajustar o fluxo de ar. www.kickstarter.com

Desde

84

euros

Desde

74

euros

Desde

11

euros

Capa-Chapéu para a Chuva Embora seja pensado para crianças, também existem modelos para adultos. O Ufocap é o que se vê: uma espécie de capa impermeável com uma superfície rígida à altura dos ombros que funciona como chapéu-de-chuva (tem cerca de 70 cm de diâmetro). Há múltiplas cores e designs disponíveis. www.amazon.com

FOtOs e mapas Além de ligação sem fios à Internet, o Pileus tem um grande ecrã na superfície exterior, uma câmara integrada, um sensor de movimento, GPS e uma bússola digital. Com tudo isto é possível tirar fotos, geoetiquetá--las e partilhá-las, ou visualizar mapas 3D com informação dos edifícios que o rodeiam. De momento ainda é um protótipo. www.pileus.net

Nem uma gOta Para quem não se quer molhar “por nada deste mundo”, o protótipo The Superbrella é composto por cinco chapéus-de-chuva unidos entre si e com orifícios impermeáveis que permitem a ventilação. É totalmente transparente e é suportado pelo cabo do chapéu-de-chuva principal; os restantes repartem-se na direção dos quatro pontos cardeais. www.designbuzz.com


Assine já a SECCIÓN

www.XXXXXXXXXXX.com

Pagamento também por

12 EDIÇÕES

Por apenas ,9 5 euro

19

s

LIGUE JÁ: 218 310 937

Para mais informações: assinaturas@grupov.com

RECEBA A MAIS COMPLETA REVISTA DE GADGETS TODOS OS MESES NA SUA CAIXA DE CORREIO Boletim de Assinatura (POR FAVOR, PREENCHA DE FORMA LEGÍVEL E COM LETRA MAIÚSCULA)

Sim, desejo subscrever a revista Gadget & PC por 1 ano (12 Números) por 19,95€ Nome

Data Nascim.

/

Profissão Localidade

Morada Cód. Postal

/

Tel.

E-mail

NIF

Pagamento por cheque. Junto envio cheque à ordem de Editorial Grupo V. Pagamento por Multibanco. Os dados recolhidos serão processados automaticamente e destinam-se à gestão do seu pedido e à apresentação de futuras propostas. O seu fornecimento é facultativo e nos termos legais, o signatário tem garantido o acesso aos seus dados e respectiva rectificação. Se pretender que os seus dados não sejam facultados a terceiros, assinale aqui com X

Gadget 47


lAr digitAl

WHirlpool FResHCaRe+ roupa SeM odoreS

graças à tecnologia Fresh Care, que combina vapor regular com movimentos alternados durante seis horas após o ciclo de lavagem, refere a Whirlpool que esta nova máquina de lavar roupa inibe a proliferação de odores e bactérias, preservando a frescura da roupa. É possível escolher entre 14 programas de lavagem que, complementados pelo sistema softMove e pela movimentação adaptada do tambor, permitem que a roupa se mova espaçadamente no interior da máquina. www.whirlpool.pt

(7 Kg)

359

euros

di4 steaMClean Multi10 Mopa a vapor

Hisense 499 no FRost euros Super freSco

Leve e fácil de manusear, este sistema de limpeza a vapor dispõe de uma cabeça que se move com agilidade em todas as direções (tal como o seu tubo telescópico) e vem com um completo kit de acessórios para limpar e desinfetar qualquer lugar da casa, sem necessidade de produtos químicos e sem deixar rastro de água, diz a marca. Inclui duas mopas de microfibra e um depósito com 380 ml de capacidade. Preço sob consulta. www.di4.eu/pt-pt

entre as características da nova gama de combinados, a Hisense destaca o sistema dual-tech Cooling, que proporciona condições de humidade diferentes em cada segmento, a fim de evitar a mistura de odores e que os alimentos sequem; as gavetas extra space para congelar produtos de maiores dimensões; o surround Cooling system, que arrefece os espaços de maneira uniforme; a função Holiday, que se ajusta automaticamente quando nos ausentamos de férias; e a tecnologia Compressor inverter, que ajuda na poupança de energia. www.hisense.pt

Desde

Desde

50 euros

tHAWtHAt! ii deFRosting tRay deS-coNgeLador

desenhada para trabalhar diretamente no balcão da cozinha, sem necessidade de eletricidade, esta tábua descongela a sua comida até 2,5 vezes mais rápido do que ao ar livre. É fabricada em alumínio anodizado e complementa-se com uma bandeja desmontável para recolher todo o líquido da descongelação. Pesa 1.504 gr e mede 33,5 x 20 x 2,4 cm. www.thatinventions.com 58 Gadget

AutomAtic WindoW Cleaning Robot Modo ‘N’ e Modo ‘Z’ graças a um ventilador de sucção, este robot inteligente limpa automaticamente todo o tipo de janelas, incluindo vidro vertical, vidro com ou sem moldura, vidro gelado, forrado ou colorido, superfícies horizontais, etc. o seu uso é muito simples, já que dispõe de rotas de limpeza automáticas “n” ou “Z”, e conta com sensores para parar se detetar caixilhos das janelas ou obstáculos. www.gadgetshopping.co

te a marca garanão n o íD que o ru 37 Db ultraPassa os

Desde

287 euros


noVidades

Kilner BUTTer ChUrn manteiga caseira

Presto Belgian 17 Bowl waffle Maker euros uma taça De waffle? desde

se quer que o recipiente seja tão criativo quanto o conteúdo, experimente preparar uma taça de waffle com esta máquina. para tal, pode usar a massa vendida em supermercados ou preparar a sua. uma vez pronta, recheie-a com os ingredientes que quiser (vem com um livro de receitas). inclui redes anti-aderentes e promete uma limpeza fácil e rápida. www.gopresto.com

Gadget

Com um só ingrediente (natas batidas) poderá preparar a sua própria manteiga em apenas 10 minutos seguindo o método tradicional. Também é possível acrescentar sal ou outros “temperos” para criar manteiga de sabores (canela e mel, manjericão, chili e lima, queijo parmesão, etc.). inclui uma seleção de receitas e um guia de instruções passo a passo. www.kilnerjar.co.uk

desde

33

euros

risePro food TherMoMeTer no ponto!

desde

este termómetro de alimentos inclui uma sonda de aço inoxidável para verificar a temperatura da carne entre 0 e 250ºC. Como funciona sem fios, nem sequer precisa de estar na cozinha: a sonda do transmissor envia regularmente atualizações de temperatura para a unidade portátil, que pode ser situada inclusive a 20 metros de distância. funciona com pilhas alcalinas (incluídas) e vem com bolsa de transporte. www.erisepro.com

os, Pelo funciona sem fi olá-lo que Pode contrnha! fora da cozi

11

euros desde

11

euros

arc ToMaTo SliCer cortes em 13 roDelas

este prático utensílio funciona como um separador, de forma que permite cortar tomates em até 13 rodelas uniformes sem ter de lhe tocar. Basta colocá-lo entre as duas “mandíbulas”, apoiá-lo numa superfície plana e cortá-lo com uma faca afiada através das divisórias. embora seja pensado para tomates, também pode ser utilizado com cebolas, batatas, etc. www.amazon.com

FoldiMate Dobra a roupa por si

Uma das piores coisas de lavar roupa é ter de a dobrar e guardar a seguir. Pois bem, esta máquina fá-lo automaticamente, garantem os seus fabricantes: apenas tem de pendurar a peça (admite até 20) e a máquina desliza-a para o seu interior para que os braços mecânicos a dobrem em apenas dez segundos. Pouco a pouco vai empilhando a roupa e entrega-a pronta para ser guardada. Também inclui uma função de vapor para tirar os vincos antes de dobrá-la. Preço sob consulta. www.foldimate.com

ças dobra até 20 Pe nas Pe de rouPa em a s! 10 segundo Gadget 59


gadget saúde

Reforce o seu bem-estar e...

tenha (mais) saúde! Esta época do ano parece ter personalidade própria. E isto não só pela queda das folhas, mas também pelo arrefecimento da temperatura. No que se refere à nossa saúde, experienciamos agora muitas alterações e expomo-nos a mais “inimigos” do nosso bem-estar do que nos restantes meses do ano. Como combatê-los? A tecnologia pode ser a solução, por isso aqui está a habitual dose de “gadgets de saúde”.

eYeQUe CoMo uM oftAlMologistA!

faça em casa o seu próprio teste de visão e conheça o grau de miopia, astigmatismo ou vista cansada de que padece. Este sistema pessoal de seguimento da visão funciona com um género de microscópio e uma app móvel desenvolvida para gerar diferentes imagens. seguindo as instruções, poderá realizar o teste passo a passo. www.eyeque.com

iBReVe rElAxE... Um wearable desenhado para mulheres que se coloca no fecho do soutien e que regista os padrões de respiração, a atividade geral e o nível de stress. Liga-se por Bluetooth ao smartphone e, mediante uma app móvel, sugere exercícios para reduzir a ansiedade e fazer com que se sinta (bem) melhor. Preço sob consulta. www.ibreve.com

Desde

25

euros

aLUPRO HEALTH BAtiMENtos E ChAMAdAs O ouvido humano é um dos pontos menos invasivos no que toca á medição de sinais vitais. Este mãos-livres é o primeiro monitor de nova geração para medir a saúde e que, além disso, pode gerir as chamadas de um smartphone. O sensor ótico mede as calorias queimadas e o ritmo cardíaco, entre outras possibilidades. www.clipandtalk.com Desde

126

euros

60 Gadget

eCg-gUaRd MoNitor dE tudo

A postura, a temperatura do corpo, o stress, o sono, o ritmo, a variabilidade cardíaca… São alguns dos dados biométricos que este wearable é capaz de registar graças aos sensores que integra, como o Bluetooth 5.0 ou o acelerómetro. Pesa apenas 30 gramas e a autonomia alcança até 24 horas, assegura a marca. Preço sob consulta. www.ecg-guard.com


para quem procura ter... SonhoS felizeS!

ra a másca lembra e, o arquiDo ban De batman! -inimigo

GraVitY Cobertor inteligente Descanse melhor com estes cobertores. Entre os benefícios medicinais encontra-se a redução de stress e da ansiedade, a indução num sono mais profundo e uma sensação de bem-estar. Vêm em três versões de 7, 9 e 11 kg, e são recomendados segundo o seu peso corporal. www.gravityblankets.com

Desde

212

euros

SleepSmart AlmofAdA monitor

Desde

76 euros

traininG maSK 3.0 multidesportivA

Cerca de 60% da população mundial dorme de lado. Se esse for o seu caso, esta almofada inteligente poderá melhorar a sua experiência ao dormir. É fabricada com materiais de primeira qualidade e formada por sensores de movimento, um alarme de vibração silencioso e ainda regista os roncos através de uma app móvel. Preço sob consulta. www.sleepsmartpillows.com

É a mais recente moda em wearables para desportistas de todas as modalidades. Esta máscara de treino foi desenhada para que o fluxo de ar que entra nos pulmões seja ajustável segundo o tipo de treino que se esteja a realizar. A respiração artificial faz com que os músculos respiratórios fiquem mais fortes e eficientes, aumentando assim a resistência. www.trainingmask.com

aircon WATCH gestão dA temperAturA

Desde

68 euros

Trata-se do primeiro relógio inteligente que aumenta ou diminui a temperatura corporal em apenas dois minutos, asseguram. Graças a um pequeno dispositivo alojado na bracelete, o relógio envia impulsos de calor ou frio na zona do pulso. Desta forma, o cérebro recebe o sinal e regula a sensação térmica em função disso. www.airconwatch.com

SunriSe PILLOW tudo em um Diz a marca que não encontrará uma almofada tão completa quanto esta. Além de controlar os ciclos de sono, dispõe de até 18 características que a tornam única: alarme inteligente, luzes LED que simulam o amanhecer ou geram melatonina, programas de respiração e meditação, emissão de sons naturais, música… www.sunrisepillow.co

Desde

109 euros

eiGht SLEEP 595 ApenAs tem de euros fAzer A CAmA Desde

Se procura dormir ou descansar mais e melhor, este colchão talvez possa fazer a diferença. Monitoriza o tempo que dorme, a que horas se deita, as voltas que dá na cama, as vezes que acorda, a frequência cardíaca e respiratória, o sono leve e o profundo, a temperatura do quarto, entre outros. www.eightsleep.com

Gadget 61


EDIÇÃO LIMITADA

ULyssE NArDIN ExEcutivE Moonstruck WorldtiMEr ASTRONÓMICO, AO SABOR DA MARÉ... A marca suíça ulysse nardin concebeu o inovador relógio Executive Moonstruck, com calibre automático un-106 e caixa de 46 mm feita de ouro rosa de 18 quilates. E também está disponível uma versão em platina. como bom modelo astronómico que é, está equipado com uma tecnologia capaz de recriar fielmente a órbita da lua e do movimento do sol em torno da terra. no centro do mostrador pode ver-se a representação do hemisfério norte tal como é avistado a partir do Pólo norte, bem como a indicação da hora registada no pelo meridiano de Greenwich. como se tudo isto não bastasse, com este relógio podemos ainda acompanhar o movimento das marés. os três discos concêntricos que mostram estes dados giram em redor de um mapa do mundo que está fixo, em jeito de cenário de fundo. A estrutura é composta por um anel exterior que representa o sol, com um circuito das 24 horas diárias e indicadores de dia e noite que permitem consultar a hora em 24 cidades mundiais distintas. Por sua vez, a lua figura numa órbitra entre dois anéis interiores que mostram as suas diferentes fases. Mais: estão presentes dois botões na lateral, às oito e dez horas, caso seja necessário mover os ponteiros das horas instantaneamente por motivos de viagens entre países. Este Executive Moonstruck Worldtimer da ulysse nardin é uma edição limitada a 100 unidades, sendo que cada uma custa 65 mil euros na versão em ouro rosa e 83 mil euros na versão em platina. www.ulysse-nardin.com

APENAS

100

uNidAdES

é um SiStEmA girAtório quE APrESENtA com PrEciSão milimétricA tANto AS horAS como AS fASES dA luA

AMELs 206 liMitEd Edition MAIS DO QUE UM IATE DE LUXO o armador holandês Amels, especializado na criação de edições limitadas de iates de luxo, apresenta-nos agora o 206 limited Edition, uma embarcação de 62,5 metros repleta de acabamentos premium. Este iate inclui solário, heliporto, jacuzzi, um enorme salão de refeições e até uma sala de cinema. A cobertura da popa é uma das maiores alguma vez desenhadas pela empresa, já que mede 35 m2 na denominada zona de praia; enquanto isso, na zona de banhos há uma plataforma com 29 m2.

outra zona exterior que impressiona é a cobertura superior, com uma piscina hexagonal à frente e com espaço suficiente para albergar várias espreguiçadeiras e cadeiras, assim como uma zona de bar. o Amels 206 limited Edition conta ainda com capacidade para alojar até 12 pessoas em seis cabines independentes, incluindo duas suites, uma junto ao espaço da ponte e outra pensada especialmente para os proprietários do barco. Este camarote principal inclui balcões extensíveis tanto a bombordo com a estibordo,

superfícies estas que fornecem a melhor das vistas a bordo. A empresa oferece ainda a possibilidade de personalizar todo o barco a gosto. E isto em colaboração com o artista tim Heywood, o responsável máximo pelo departamento de design da marca, para que cada montagem deste super iate fique perfeitamente como o comprador deseja. o preço varia em função disso, mas sempre acima dos 70 milhões de euros. www.amels-holland.com

com cAPAcidAdE PArA Até 12 PESSoAS Em SEiS cAbiNES iNdEPENdENtES, iNcluiNdo Até duAS luxuoSAS SuitES

62 Gadget


Koio Limited edition KingsLayer homenagem a Jaime Lannister?!

o canal de televisão norte-americano HBo consegui alcançar um êxito sem precedentes com a série de tV a guerra dos tronos. a cada dia que passa surgem novos produtos e gadgets associados a este título, que acabam por esgotar rapidamente nas prateleiras das lojas, seja em que área for. e estamos a falar de tudo e mais alguma coisa, de skates a mochilas! mas o item mais desejado é, certamente, esta edição limitada das sapatilhas dourada Koio sneakers inspiradas na personagem Jaime Lannister. a marca nova-iorquina de calçado desportivo Koio presta assim homenagem ao “King’s slayer”, que começou a série com aspeto de “chico esperto” e que agora está a conseguir fazer com que os espetadores simpatizem com ele... “admiramos a capacidade de esta personagem nunca se render”, assim explica Chris Wichert, co-fundador da Koio. estas sapatilhas têm assim um design minimalista, em pele italiana e com o brasão de armas da casa Lannister e uma apenas réplica da mão de ouro em torno dos atacadores. Foram produzidos apenas 150 pares destas sapatilhas, todas feitas à mão, e alguns deles serão até colocados em oferta em passatempos nas redes sociais unidades da marca. Uma dessas iniciativas está em aberto no momento em que nas sapatilhas está o brasão escrevemos estas linhas no instagram @koiocollective – basta utilizar oficial da casa lannister e há de armas as hastags #kingslayer e #reptherealm, e indicar o tamanho que calça uma réplica da mão de ouro em torno para que fique habilitado a receber um dos pares! www.koio.com

150

dos atacadores!

Rolls Royce PHantom Viii o automóveL mais Luxuoso e personaLizáveL de sempre?

o topo dos topos do fabricante de automóveis rolls royce é o mítico modelo Phantom, um verdadeiro ícone no mundo das quatro rodas. agora, com esta nova versão, há evoluções no Phantom ao nível da tecnologia, do conforto e da insonorização. e não só... esta é uma referência entre os veículos de alta gama, com mais de 90 anos ao serviço de personalidades como Winston Churchill, John Lennon ou a rainha isabel ii. apesar da já longa vida, foram criadas apenas oito gerações deste automóvel. aliás, a mais atual esperou 14 anos desde o início da comercialização da anterior. o Phantom Viii tem como dimensões 5,83 ou 6,16 metros, e integra diversos detalhes a ter em conta, sem dúvida, sendo mais uma revolução do que uma evolução. Por exemplo, estão presentes mais 130 kg de isolamento com o objetivo de melhorar a insonorização do habitáculo. também é agora mais amplo no interior, para proporcionar mais comodidade e preservar a privacidade de cada passageiro nos bancos de trás. Por outro lado, a marca permite ao comprador personalizar o carro a gosto. a parte traseira inclui um painel de controlo digital com um ecrã tátil de 12,3 polegadas que pode ser embelezado com pele ou madeira. os bancos são eletrónicos e incluem massagens e aquecimento. o Phantom Viii está equipado con um motor biturbo a gasolina de 12 cilindros que debita 563 cavalos. e o preço é de 400 mil euros... www.rolls-roycemotorcars.com

o símbolo ‘espírito do Êxtase’ está ainda mais acima na frente deste automóvel

Gadget 63


G

ToP sECRET

get d a

Revelar propositadamente especificações de um futuro equipamento é rentável? Diversas fontes online consideram que, atualmente, esta é uma parte fundamental da estratégia de marketing de muitas marcas de tecnologia. É que um único rumor consegue causar um verdadeiro “rebuliço” em torno de um gadget, não é verdade? Aqui estão alguns...

G

Nota: O conteúdo desta secção é baseado em rumores e, portanto, não são anúncios oficiais por parte das marcas.

Dos AsPIRADoREs Aos CARRos Que a marca britânica Dyson está a preparar um carro elétrico para 2020 deixou de ser rumor há umas semanas após a confirmação oficial. A Hyundai ou a Toyota poderão estar por trás do conceito final do veículo.

get ad

o FIM Do FoRMATo DE ECRÃ 16:9? O fabricante chinês Xiaomi está a preparar um novo smartphone, dentro da gama Redmi, que integrará também um ecrã com formato 18:9. Comenta-se que o Redmi Note 5 (ou 6) será o primeiro da marca a incluir esta característica.

iPHoNE x CoM ATRAsos DE DIsTRIBUIÇÃo… Se pensa adquirir o Apple iPhone que mais tem dado que falar nos últimos anos, então deverá munir-se de muita paciência. Diferentes fontes na Web asseguram que a Apple tem experienciado muitos atrasos com componentes técnicos do sistema de reconhecimento facial Face ID, o que certamente irá gerar dilações na distribuição de unidades por todo o mundo.

ATARI REGREssA PELA PoRTA GRANDE? A marca de videojogos que fez as delícias de muita gente nos anos 80 e 90 estará a preparar uma consola que chegará para competir – pelo menos em preço – com a Xbox One e a PS4. A Ataribox poderá surgir em várias versões ao longo de 2018.

A sAMsUNG E o GALAxY x... Esse poderá ser o nome do novo membro da família Galaxy. Há muitos meses que lemos rumores sobre um terminal cujo corpo será flexível e cujo ecrã poderá ser dobrado. Parece que no MWC do próximo ano este terminal poderá já ser realidade. 64 Gadget


Um NOVO NOKIA AINDA ESTE mÊS? Ao longo do mês de novembro poderá tornar-se realidade outro smartphone do catálogo da Nokia. Este novo dispositivo, Nokia 2, será um dos mais baratos da marca e contará com um ecrã IPS de 4,7”, acompanhado por um processador Snapdragon 210 e 8 GB de armazenamento expansíveis.

OS RUmORES DE GRAND THEFT AUTO 6 O jogo virá apenas com modo online e na primeira pessoa, modalidades em que estarão disponíveis todas as cidades da saga para explorar, que incluirão todas as personagens e em que Londres será o cenário principal. Na primavera de 2019 logo veremos...

A AmD CONTINUA A BATALHAR… …para tornar-se na marca número um em placas gráficas para equipamentos desktop. Dentro do calendário do fabricante para os próximos meses há que destacar a comercialização da plataforma Ryzen 2 com o chip X470 de 12 nm, em fevereiro de 2018.

ImAGINE Um RELÓGIO XBOX… Aliás, melhor: não o faça. Segundo diversas fotos “filtradas”, a Microsoft trabalhou, há uns anos, num conceito de relógio inteligente e o resultado não terá sido satisfatório. Em seu lugar optaram pela pulseira Band...

Um SUPER SENSOR DE FOTOS! É o que integrará o futuro smartphone da Samsung, o Galaxy S9. Diversas fontes asseguram que no mês de novembro o fabricante coreano iniciará a produção de um sensor capaz de gravar vídeo a (atenção!) 1.000 frames por segundo!

Gadget 65


Atenção a estas novidades de última hora:

E TAMBÉM som em toda a sala... O LG Sound Bar SJ9 é um sistema de som composto por uma barra de som e um subwoofer, equipado com tecnologia Dolby Atmos e Auto Sound Engine, uma plataforma que “otimiza o som” em função das preferências do utilizador. Com Chromecast Audio integrado e ligações Wi-Fi e Bluetooth. www.lg.com/pt

Desde

649 euros

novos GooGle pixel! Os Pixel 2 e Pixel 2 Plus são os novos smartphones da Google, anunciados recentemente. Ainda não há grandes pormenores relativamente à lista de especificações completa, mas é certo que os ecrãs OLED apresentam 5 e 6 polegadas, nas versões normal e Plus. Da mesma forma, é garantido que a versão do sistema operativo móvel instalada de origem é a 8 Oreo, como seria de esperar. Os preços começam nos 649 e 849 euros, respetivamente, isto para os modelos com 64 GB de espaço para armazenamento. Resta-nos agora esperar para ver quando chegam estes novos terminais oficialmente ao nosso país... madeby.google.com/phone

Desde

640 euros

aposta reforçada na autonomia? O novo Energy Phone Max 3+ tem ecrã de 5,2’’, bateria de 4.000 mAh e sensor de impressão digital, além de câmaras de 13 e 5 MP. Mas o maior dos atrativos está nos Earphones 1, uns ascultadores tipo auricular sem fios e que oferecem uma autonomia de até cinco horas, diz a marca. www.energysistem.com/pt

Desde

59

euros

thinkpad em edição limitada Para assinalar os 25 anos da linha ThinkPad, a Lenovo apresenta o ThinkPad Anniversary Edition 25, “uma reinvenção moderna do design clássico”, com “toques” retro como o teclado ThinkPad Classic de sete linhas iluminado, as teclas específicas para o volume de som e o logótipo multicor. Quanto a especificações, este é um portátil bastante moderno: CPU Intel Core i7-7500U, placa gráfica Nvidia GeForce 940MX e um ecrã tátil de 14 polegadas Full HD. www.lenovo.com/pt

Editorial Grupo V Portugal, Lda. Campo Grande, 56 – 7ºA 1700–093 Lisboa Tel.: 218 310 920 NIF: 503 976 474 Editor Geral: Martin Gabilondo Diretor Geral: Nuno Gomes Administração e Contabilidade: Cristina Barbosa

nº 99 || novembro 2017 Diretor: Jorge Daniel Lopes (j.lopes@grupov.com) Tel. 218 310 928 Redatora Chefe: Inês Ribeiro Sequeira (i.sequeira@grupov.com) Tel. 218 310 924 Redação: David Bravo, Laura Sacristán

189

euros

Colaboradores: Juan Castromil, José de la Fuente, Carolina Denia, Regina de Miguel, Juan Manuel Daganzo, Aurelio Linares, Mario de Lucas, Javier San Juan, Alberto Martín Herranz, Agustina Moneque, Laura Pajuelo, Susana Velasco e Javier Palazón Direção de Arte: Javier Corral Paginação: Victor Sanz Egea e Fernando Jorge Paiva Fotografia: Arquivo Grupo V e Shutterstock Publicidade: Diogo de Soure (d.soure@grupov.com) Tlm. 918 416 791

proteção para todos os dispositivos Mais uma vez, a McAfee atualiza o pack Total Protection para os meses que aí vêm e acrescenta melhorias no que diz respeito à proteção em equipamentos Android, em particular, com mais segurança Wi-Fi e novos métodos de remoção de ramsomware, uma das ameaças mais eminentes do momento. Pode ainda contar com uma nova interface e com a Home Platform, que gere a proteção aplicada a todos os equipamentos ligados à sua rede doméstica. Há várias opções na loja online da McAfee. www.mcafee.com/consumer/pt-pt

Gestão de Assinaturas e Distribuição: Eduarda Leal (assinaturas@grupov.com) (e.leal@grupov.com) Tel. 218 310 937 Impressão LITOFINTER Distribuição VASP Distribuidora de Publicações Média Logistics Park Quinta do Grajal – Venda Seca 2739–511 – Agualva Cacém Tiragem: 12.500 exemplares

Periodicidade: Mensal Preço (IVA inc.): 1,95€ Cont. ERC N.º 125729 ISSN: 1647-3698 Depósito Legal N.º 297756/09

NOTA: As opiniões, notas e comentários são da exclusiva responsabilidade dos autores ou das entidades que forneceram os dados. A reprodução de artigos, fotografias e ilustrações, é proibida salvo com autorização expressa por escrito. © Editorial Grupo V.

Estatuto Editorial: A revista “Gadget & PC” tem uma periodicidade mensal e assume como temática principal os mais recentes equipamentos de eletrónica de consumo e os novos modelos acabados de chegar ao mercado das tecnologias em geral, sendo que os conteúdos presentes na revista incidem precisamente sobre todas as áreas e temáticas associadas. Assim, o editor assume o compromisso de respeitar os compromissos deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não prosseguir apenas tendo em vista fins comerciais nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.

66 Gadget


Disponível em versão digital REVISTAGADGET.COM

OUTUBRO 2017 s N.º 98 s 1,95

(CONT.)

iPhone NOVOS

Desde €

1.179 Desde €

Com parte traseira em vidro resistente

WATCH 3 Com SIM

APPLE TV 4K

DISCOS EXTERNOS SUPER ORIGINAIS AUSCULTADORES 100% SEM FIOS TROTINETES ELÉTRICAS

4

PLAY STATION Os melhores jogos até final deste ano...

GADGET LAB

+ 10 EQUIPAMENTOS EM TESTE E

Faça exercício onde quiser

O primeiro da marca com câmara dupla! S-Pen com mais funcionalidades

GGINÁSIO MÓVEL

SAMSUNG MSUNG

NOTE8 TODOS OS PORMENORES

Desde

379

euros

4G virtual

Conteúdos UHD

E TAMBÉM...

e 8 Plus

829

V deos 4K 60 fps Víd Vídeos Recarga sem fios Re Recarga E Ecrãs TrueTone Modo Retrato no iPhone 8 Plus

Novo ecrã OLED com 5,8” e sem margens Reconhecimento facial FaceID (até no escuro!) Câmaras prontas para realidade aumentada Bateria com sistema de recarga sem fios Qi CPU com Neural Engine

+ 200

GADGETS GAD

LLeia i a revista i t quando d e onde d quiser, i d de fforma ma iimediata mediata a partir do seu tablet, smartphone ou computador

Descarregue a aplicação GRATUITA, assine por um ano e beneficie de grandes descontos Escreva Gadget revista (Português) motor de pesquisa da loja de aplicações. Descarregue e instale a app no seu dispositivo. A partir desta poderá adquirir os exemplares da revista ou fazer a assinatura. Crie um perfil introduzindo os seus dados e poderá desfrutar da assinatura em todos os seus dispositivos em qualquer momento (iPad, iPhone, tablets e smartphones Android, ou acedendo a magzter.com para lê-la em PC e Mac).


Gadget & pc nº 99  

iPhone 8

Gadget & pc nº 99  

iPhone 8

Advertisement