Issuu on Google+

diStriBuiÇÃo GrAtuitA tirAGeM AuditAdA: 8.000 eXeMPLAreS

noVa "CaPitU" Gisele Itié vive garota de programa de luxo em "Máscaras". Pág. 9

domingo

em Casa

SCA/DIVULGAçãO

PReVidÊnCia é disCUtida Prefeitura da cidade apresenta proposta inicial a servidores municipais. Pág. 3

ANo 1 | ediÇÃo 39 | Sete LAGoAS 15 A 21 de ABriL de 2012

HoRa de PReVenÇão especialistas alertam para o cuidado com o vírus da gripe nesta época do ano. Pág. 5


2

oPinião

Domingo em Casa • 15 a 21 De abril De 2012

duke José Vítor Camilo

josecamilo@domingoemcasa.com.br

Compreendendo a marcha e tocando em frente Às vezes, a vida toma rumos nunca esperados, e que acabam nos forçando a mudar drasticamente. Comigo isso aconteceu de forma atrelada a uma dor imensa. Mas, como dizia o mestre do samba Adoniran Barbosa, “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Nunca passou pela minha cabeça a pretensão de que um dia eu poderia me comparar ao jornalista que foi Almerindo Camilo, meu pai. A sua história, única, com casos incríveis, fez dele o grande homem e profissional que deixou tantas saudades em muitas redações de Minas Gerais, enquanto a minha trajetória ainda tem muito a ser escrito pela frente. José Vítor Camilo jamais será Almerindo Camilo, porém, o muito que aprendi durante toda esta vida em família e os quatro anos que tive oportunidade de ser um funcionário desse grande jornalista estarão sempre presentes em minha forma de trabalhar. Os valores profissionais de moral e de ética que aprendi farão, definitivamente, com que eu leve para sempre comigo toda seriedade e honestidade de meu pai na forma de conduzir este jornal.

O sonho (para outros utopia) de que podemos fazer um mundo melhor, que sempre acompanhou o Almerindo, com toda certeza fará parte do meu sonho para o DOMINGO EM CASA. E, apesar do momento de dor que vivo hoje, estranhamente sinto uma força, que vem não sei de onde, para dar continuidade ao trabalho que meu pai criou. Quero, como nunca, dar orgulho a ele, esteja onde estiver. Quero, como nunca, ser um profissional sério, baseado nos princípios éticos. Quero, como nunca, fazer deste jornal o melhor possível e, com isso, ser motivo de orgulho para a cidade de Sete Lagoas. É a vida que segue e, como diz outro poeta, a gente tem que “compreender a marcha e ir tocando em frente”. Esses são os valores que continuarão permeando o trabalho do doMiNGo eM CASA. Mais que um veículo informativo, queremos ser para a população de Sete Lagoas uma voz, um prestador de serviços. É por isso que espero contar com o apoio de todos aqueles que acreditaram e acreditam no projeto do meu pai.

domingo em Casa Publicação da AC&S Mídia Ltda CNPj - 05.373.616/0001-21 Rua Luiz do Carmo, 39 Bairro Jardim Arizona - Sete Lagoas-MG - CEP 35700-374 - (31) 3775-0629 diretor geral - José Vítor Camilo Coordenador comercial - Sidney Duarte (comercial@domingoemcasa.com.br) Coordenador de Marketing - José Luiz de Almeida Costa Coordenador de distribuição - Rafael Melgaço jornalista responsável - Sandra Carvalho reportagem - José Vítor Camilo e Cris Duarte diagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando Dias distribuição - AC&S Mídia tirAGeM AuditAdA - 8.000 eXeMPLAreS impressão - O Tempo Serviços Gráficos (Contagem-MG) representante comercial SP, rio e Brasília - Screanmedia (11) 3451-0012 e (11) 9141-2938 Fale conosco: redacao@domingoemcasa.com.br e comercial@domingoemcasa.com.br oS ArtiGoS ASSiNAdoS NÃo eXPreSSAM NeCeSSAriAMeNte A oPiNiÃo deSte jorNAL.

José Luiz Almeida Costa joseluiz@domingoemcasa.com.br

Não à cidade pauperófica Pauperofilia é um neologismo que criamos para identificar as ações que exploram a pobreza, visando à obtenção de vantagens. As cidades pauperófilas possuem uma ocupação urbanística que propicia o surgimento de periferias, cujos moradores são estigmatizados em função do lugar onde habitam. Embora a maioria da população periférica não seja pobre do ponto de vista do consumo, são tratados como tal por conta do endereço. Isso interessa aos pauperófilos. O discurso dos pauperófilos entroniza virtudes na pobreza, relacionando-a a humildade. Pode ser demagogo, mas rende popularidade e, sobretudo, votos. Virtude e humildade não são atributos exclusivos de nenhuma classe social. Ao contrário, se existem pauperófilos, é porque existe quem acredita no discurso. Um teatro do absurdo, onde o explorado é conivente com o subjugo. Disse Santo Agostinho: “Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.”

Mesmo ilegais, alguns votos ainda são ganhos em troca de tijolos, cestas básicas, promessa de emprego, além do tradicional cabresto econômico e religioso. Explorar a pobreza é uma velha tática de controle de poder. Porém, após a eclosão do crescimento econômico sustentado pelo consumo da população, a pobreza deixou de ser interessante para os governos. O Brasil passa ileso perante a atual crise econômica internacional graças ao aumento do consumo das classes de menor renda. No conjunto, são elas que mais compram iorgutes, veículos, computadores, celulares, televisores de tela fina, materiais de construções, e etc. Erradicar a pobreza é um dos fundamentos da Constituição Brasileira. É competência dos governos o combate às causas que fazem que o pobre continue pobre. Apesar disso, algumas cidades mantêm estruturas urbanas que dão origem e sustentação à pobreza, e que são currais de votos de políticos pauperófilos.

É sabido que os estado de carência do cidadão tem relação direta com a inacessibilidade aos serviços públicos. Se um bairro, considerado de periferia, for contemplado com equipamentos e serviços que atendam às funções sociais previstas no Plano Diretor, consequentemente, deixará de ser rotulado como tal. Por sua vez, seus moradores, não mais serão estigmatizados. Através desse raciocínio, o critério de urbanização das cidades pode ser fator determinante para origem e manutenção da pobreza, como, também, pode ser capaz de reverter a situação. Como Sete Lagoas se encontra num acelerado processo de crescimento econômico, que pode culminar com o descontrole sócio-urbanístico, a revisão do Plano Diretor é uma oportunidade para a instituição de políticas públicas que resultem no esvaziamento das ações dos pauperófilos. Em ano de eleição é importante que se diga não ao pauperofilismo


Cidade e Região

Domingo em Casa • 15 a 21 de abril de 2012

3

Previdência municipal Prefeitura faz proposta de criação do benefício aos servidores; sindicatos analisam texto com cautela Quim Drumond/ascom

Um projeto de criação de previdência para os servidores municipais de Sete Lagoas foi debatido nesta semana entre a prefeitura da cidade e sindicatos que representam o funcionalismo público. A proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Administração e pela consultoria contratada Aliança Assessoria, foi, em princípio, bem recebida pelos sindicalistas. No entanto, todos disseram que pretendem analisar com cautela o conteúdo. Atualmente, os servidores municipais - ativos e inativos - contribuem para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “Nossa proposta é que seja criada uma autarquia, constituída pelos próprios servidores, para administrar a previdência municipal mantida através das próprias contribuições previdenciárias, sem onerar mais os custos para a Prefeitura”, anunciou o secretário municipal de Administração, Leonardo Braga, durante a reunião ocorrida na última quarta. O consultor da Aliança Assessoria, Bruno Malachias, tirou dúvidas dos servidores e destacou as principais vantagens de uma previdência própria. “O atendimento personalizado, inclusive de junta médica para solicitação de auxílio-doença e maternidade; o dinheiro arrecadado com as contribuições fica no próprio município, e não mais com o Governo Federal; há um marco regulatório federal (as leis 1717/98 e 101/00, que tratam de previdências municipais e responsabilidade fiscal, respectivamente); além de mais isonomia na concessão dos benefícios e maior autonomia dos próprios servidores quanto aos investimentos a serem feitos com as contribuições recebidas; entre outros”, destacou. Leonardo Braga acrescentou que a proposta apresentada nem de longe se parece com a Beneficência dos Servidores Públicos Municipais de Sete Lagoas (BemSel), uma tentativa frustrada de se criar uma previdência municipal em Sete Lagoas em 1991. “Hoje existe um marco regulatório para as previdências municipais e um movimento, por parte do Ministério da Previdência Social, para que os municípios tenham seus próprios regimes previdenciários. Além disso, os municípios que não estiverem em dia com seus regimes correm o risco de perder o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), bem como ficam impossibilitados de receber recursos federais, celebrar contratos ou convênios, até que sua situação previdenciária seja regularizada”, ponderou o secretário.

Sindicalistas que representam os servidores municipais se reuniram com o secretário Leonardo Braga

Servidores Os representantes dos servidores municipais, porém, receberam a proposta com cautela. Para o diretor do Sindágua, Hugo Lyra, representando os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ainda é cedo para avaliar a proposta. “Nós recebemos a minuta agora. Pretendemos fazer um seminário para debater esta questão com as nossas bases, levar até o (departamento) jurídico do Sindágua para, só então, tomarmos um posicionamento, fazer algumas propostas ou modificações e até mesmo não achar interessante. Por enquanto não podemos dizer nem que sim, nem que não. Faremos um estudo em cima da proposta para chegarmos a um denominador comum”, declarou. Já para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Sete Lagoas (Sindsel), Rosimar Aparecida Gomes, a princípio, a proposta pode ser boa para o servidor. “Essa foi a primeira reunião. Vamos levar a proposta para os servidores, promover um seminário, ouvir especialistas e realizar um plebiscito para que o próprio servidor dê sua opinião. A decisão deve ser muito bem tomada, pois é o futuro de todos os servidores que está em jogo”, comentou. O texto da proposta ainda não está fechado e será amplamente discutido com os servidores, segundo informou o secretário. A expectativa é de que até julho a proposta seja aprovada pelos servidores e que o projeto de lei seja enviado para votação no Legislativo municipal.


4

Aos leitores

Domingo em Casa • 15 a 21 de abril de 2012

Continuidade e trabalho José Vítor Camilo é o novo editor-geral do DOMINGO EM CASA

O novo editor-geral do DOMINGO EM CASA é o jornalista José Vítor Camilo, de 22 anos, filho do criador e idealizador do jornal, Almerindo Camilo. José Vítor assumiu o impresso há pouco mais de uma semana, após a morte repentina do pai. Almerindo morreu aos 50 anos, no dia 3 de abril, vítima de parada cardíaca. O objetivo do jornalista é dar continuidade ao trabalho sério e respeitado que Almerindo construiu ao longo de sua vida. Apesar de ser jovem, influenciado pelo pai, José Vítor começou precocemente no jornalismo e já tem uma boa experiência na área, tendo passado por respeitados veículos de comunicação como os jornais Super Notícia, O Tempo, pela emissora de rádio Band News e pela revista especializada em transportes “CNT

INFORME PUBLICITÁRIO

Rafael Melgaço

Transporte Atual”. O jornalista também já trabalhou na assessoria de imprensa do PR Minas e é proprietário do jornal Alameda, que circula em Contagem. Desde o início deste semanário, que começou a circular em julho de 2011, José Vítor já participa de todo o processo de edição e produção do DOMINGO EM CASA. Ele participou, inclusive, do processo de criação editorial do jornal, experiência que lhe está sendo de grande valia neste período de novos desafios. O jovem jornalista conta em sua equipe com o apoio da editora Sandra Carvalho, que tem no currículo, entre outras atividades, o cargo de editora-adjunta do tabloide Super Notícia, da Sempre Editora, onde trabalhou por 11 anos. Sandra também edita a revista Vox Objetiva, de Belo Horizonte.

Aos leitores do DOMINGO EM CASA, José Vítor Camilo garante a continuidade do trabalho sério do pai. “Quero levar esse projeto dele adiante. Vou perseguir esse objetivo com disciplina e seriedade no trabalho”. José Vítor garante que vai manter o bom jornalismo construído por Almerindo Camilo


saÚde

Domingo em Casa • 15 a 21 De abril De 2012

5

atentos ao vírus! Dias quentes e noites frias fazem soar o alerta contra a gripe; doença ainda mata no Brasil Por josé vitor Camilo Talvez a doença mais comum entre os humanos seja a gripe. O vírus Influenza está presente em documentações de mais de 2400 anos atrás. O grego Hipócrates, que é considerado o “pai da medicina”, descreveu nessa época os sintomas da infecção pela gripe, e, desde então, foram várias as pandemias que causaram a morte de um incontável número de pessoas. A mais famosa das pandemias foi a Gripe Espanhola, que matou aproximadamente 50 milhões de pessoas entre os anos de 1918 e 1919. A grande maioria das pessoas está tão acostumada com uma “gripezinha”, que quase não acredita que até hoje essa doença ainda mata. De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2006, morreram no Brasil cerca de 70 mil pessoas devido a complicações da gripe tradicional. Quem explica melhor como se dá a infecção pelo vírus Influenza é o pneumologista Nivio Alves Teixeira, que atende em Sete Lagoas. Segundo ele, a doença costuma ser mais contraída no outono e no inverno, e provoca sintomas desagradáveis, como tosse seca, coriza, secreção, dores pelo corpo, prostração e febre alta. O tempo de duração é de cinco a sete dias. “A hidratação é algo que ajuda muito a reduzir a duração da gripe, porém não existe um tratamento específico. O que se faz é tomar remédios para aliviar os sintomas: um antitérmico para febre, antialérgico e descongestionante, entre outros medicamentos”, explica o médico. De acordo com a farmacêutica Fernanda Fonseca, os remédios que mais saem nesta época do ano são os antigripais. “São medicamentos que não precisam de prescrição médica, mas tem que ser indicado por um profissional, ou médico ou farmacêutico. Ninguém deve sair tomando medicamentos por conta própria”, alerta a mulher. Outras doenças que têm maior incidência nessa época do ano e que, muitas vezes, são confundidas com a gripe, são os resfriados e a rinite alérgica. vACiNA Uma das mais eficazes formas de proteção contra o vírus da Influenza é a vacina. O medicamento é produzido através de células mortas do vírus, que são introduzidas no nosso

corpo que produz anticorpos capazes de inibir a infecção da gripe. As pessoas que são consideradas do grupo de risco, que são idosos e jovens com algumas doenças que debilitam com a gripe, como asma, por exemplo, devem ficar atentos às campanhas de vacinação do Governo Federal, que acontecem todos os anos geralmente nos meses de abril e maio. Ainda de acordo com o pneumologista Nivio Teixeira, essas campanhas costumam acontecer pouco tempo antes do inverno, uma vez os vacinados ainda podem contrair a doença nos primeiros 20 dias após a aplicação, e a eficácia da vacina alcança cerca de 80%. “O vírus é mutante, portanto a cada ano se tem um novo tipo de doença para se combater. Ela tem efeitos colaterais muito pequenos, que com toda certeza não devem ser considerados relevantes perante o grande número de mortos por esta doença”, explica o médico. Com 67 anos, Venceslina Lopes Almeida, toma a vacina contra a gripe todos os anos. “Desde quando eu fiz 50 anos que eu tomo a vacina quando está acontecendo a campanha. Desde quando eu comecei a me imunizar, eu praticamente nunca mais tive gripe, talvez uns resfriados às vezes”, explica Venceslina. Ainda de acordo com ela, de todas as vezes que foi vacinada, em nenhuma delas ela sofreu qualquer reação adversa do medicamento. A importante lembrar que a maior parte das vítimas fatais de gripe é formada por idosos, segundo o Ministério da Saúde. CuidAdoS A transmissão do vírus da gripe é muito eficiente, principalmente no tempo frio, uma vez que as pessoas ficam mais próximas umas das outras, dentro da casa toda fechada, dentro de um ônibus com os vidros lacrados. Essas situações aumentam a circulação do vírus no ar. A pessoa que se contaminar deve beber muito líquido e, mesmo não tendo apetite, o correto é se alimentar direito. “Para evitar que outras pessoas se contaminem, deve-se tomar alguns cuidados básicos, como não tossir próximo às pessoas, lavar sempre bem as mãos e, em caso de contato com crianças ou idosos, por exemplo, até mesmo o uso daquelas máscaras protetoras podem ser aconselhados”, indica Nivio.

JOOLS PTOWN/DIVULGAçãO

aprenDa a Distinguir o Que É realmente gripe Nome

Gripe (influenza)

resfriado

rinite Alérgica

Sintomas

duração

Período de Contágio

Febre alta, dor no corpo, coriza, nariz entupido, prostração. Pode evoluir para doenças bacterianas, como Pneumonia, podendo levar até à morte

De 5 a 7 dias

No inverno

De 3 a 5 dias

São vários tipos de vírus diferentes, assim a infecção pode se dar em qualquer época

Não tem tempo certo, mas a coriza dura mais tempo que o resfriado e a gripe.

Pode acontecer em qualquer época do ano, só precisa de um agente desencadeante, como poeira, mofo, fumaça etc.

Sintomas da gripe, porém mais leves. Febre leve, podendo passar despercebida.

Mais concentrada na região nasal, coriza, entupimento, coceira e, normalmente, não causa febre.


6

cidade e região

Domingo em Casa • 15 a 21 de abril de 2012

Antonio Anastasia Governador de Minas Gerais

Novas perspectivas para o Norte de Minas Governador, vamos falar de um assunto que está ficando comum aqui no Palavra do Governador, a atração de investimentos, com a vinda de grandes empresas para Minas. No caso do Norte de Minas, por exemplo, primeiro foi o anúncio da fábrica da Alpargatas, das Sandálias Havaianas, em Montes Claros. E agora essa nova fábrica da Fiat de máquinas de construção da Case New Holland (CNH). Duas empresas de grande porte. Podemos falar de uma mudança de eixos de investimentos em Minas Gerais, governador? Antonio Anastasia: Na realidade, nosso governo tem como prioridade absoluta a geração de empregos por toda Minas. Mas sabe-

mos que a região do chamado Grande Norte, onde está não só Montes Claros como outras importantes cidades, tem uma grande carência de empregos de natureza industrial. Uma região ainda menos desenvolvida que as demais regiões do Estado. Por isso mesmo, ao longo dos últimos anos, fizemos muitos investimentos na infraestrutura dessa região, não só com estradas, com telefonia celular, com melhoria da infraestrutura social de educação, saúde e segurança pública, mas, em especial, com incentivos também, para atrair empresas para essa região. E, de fato, notícias boas as notícias da fábrica da Alpargatas que vai fabricar as

famosas sandálias Havaianas em Montes Claros, com quase cinco mil empregos, entre diretos e indiretos. E, agora muito recente, o anúncio da nova fábrica do Grupo Fiat, da Case New Holland, que vai fabricar tratores e equipamentos agrícolas e de construção também em Montes Claros. São investimentos de R$ 600 milhões, com cerca de três mil empregos, entre diretos e indiretos. São notícias excelentes para a região e, tenho certeza, que vão cada vez mais permitir que essa região se torne um polo do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, porque lá nós temos grandes riquezas, capital humano de excelente qualidade, boa localização

geográfica, boa infraestrutura e, agora também, os nossos incentivos. Governador, estes investimentos fazem parte do Plano Regional Estratégico que o Governo de Minas traçou para essa região. Fala para a gente um pouco sobre esse plano. Antonio Anastasia: É verdade. Exatamente como eu dizia há pouco, essa região do chamado Grande Norte – que envolve o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha, o Vale do Mucuri – são regiões que têm ainda indicadores de desenvolvimento inferiores à média do Estado. Por isso mesmo, fizemos um plano. E esse plano, através do Estado em Rede, é exatamente com o objeti-

vo de mostrar à sociedade organizada dessas regiões as necessidades que nós temos para lá, não só na geração de empregos, mas também na melhoria dos indicadores da educação, da saúde, da segurança pública, na questão de infraestrutura, que ainda precisamos de mais investimentos. E, é claro, que levar empregos de qualidade é o passo fundamental. Por isso mesmo, ficamos muito satisfeitos com essas medidas, que mostram inclusive o acerto de criar o que nós chamamos de “Sudene mineira”, que são incentivos fiscais especiais para essa região, para permitir mais facilidades para os empresários que queiram lá se instalar.

Copa 2014

Qualificação gratuita disponível em Sete Lagoas O Ministério do Turismo anunciou esta semana a relação de cidades que receberão o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para qualificação de jovens para a Copa de 2014. Sete Lagoas está entre as cidades contempladas. O programa propõe cursos em 32 atividades gratuitas ligadas ao setor de turismo. Tais atividades incluem cursos de inglês e espanhol. Ao todo o governo federal pretende qualificar 240 mil profissionais em todo o país. “A escolha de Sete Lagoas demonstra o destaque alcançado pela cidade no cenário turístico nacional e siCopa do Mundo: Obras no estádio independência já estão concluídas em BH naliza maior chance de sermos escolhidos como uma variam de acordo com a es- de 18 anos, independentedas bases de treinamento colaridade do candidato, mente de escolaridade. de uma das seleções para que poderá optar por fazer Os cursos oferecidos a Copa de 2014”, afirmou o dois cursos ao mesmo tem- são: agente de informações secretário municipal de De- po: um de qualificação pro- turísticas, agente de viasenvolvimento Econômico e fissional e um de língua es- gens, atendente de lanchoTurismo, Eder Bolson, . trangeira ou libras. Podem nete, auxiliar em serviços Os 32 cursos disponíveis participar apenas maiores de hospedagem, auxiliar de

Gil Leonard/Agencia Minas

confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de agenciamento de viagens, bartender, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de turismo de aventura, condutor de visitantes, copeiro, co-

zinheiro industrial, garçom básico, masseiro, mensageiro em meio de hospedagem, mestre de cerimônias, monitor ambiental, monitor de recreação, organizador de eventos, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, salgadeiro, sommelier e sushiman. As pré-matrículas gratuitas já estão abertas e podem ser feitas através do site www.pronateccopa.turismo. gov.br. Os cursos terão duração de 160 horas presenciais (cerca de quatro meses). As aulas serão ministradas por profissionais do Senac e terão início no próximo dia 7 de maio. Além de Belo Horizonte (cidade-Sede) e Sete Lagoas, as demais cidades mineiras escolhidas foram Brumadinho, Congonhas, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, São João del Rei, Sabará e Tiradentes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pronateccopa@turismo.gov.br.


7 Domingo 2011 15 Domingoem emCasa Casa••715a a1321DeDeagosto abril De 2012

Cidade e Região entRetenimento

Dilma Rousseff Presidenta

Conversa com a Presidenta o governo abandonou o programa de construção de uPPs em todo o Brasil? Fiquei estarrecido, pois este programa foi o que de melhor apareceu na área de segurança. (Joel de Souza M. Filho, 69 anos, engenheiro em Salvador (BA) Presidenta dilma – Joel, a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) é um programa do governo do Rio de Janeiro, apoiado pelo governo federal, que tem tido muito sucesso. O objetivo do governo é incentivar por todo o país as boas práticas na segurança pública, como é o caso da UPP. O governo federal nunca abandonou o conceito das UPPs, que é a retomada de territórios dominados pela criminalidade com forte presença do Estado. Mas a UPP tem características que são específicas para a realidade da violência do Rio de Janeiro, que não é a mesma de outras cidades brasileiras. O objetivo do governo federal é incentivar o

policiamento de proximidade, ou policiamento comunitário, que faz parte do projeto das UPPs. Seguindo essa política, o Ministério da Justiça tem readequado o projeto de postos fixos de policiamento comunitário. Inicialmente, os 2.883 postos seriam fixos, espalhados por todo Brasil, mas há situações em que a utilização de bases móveis com monitoramento feito por câmeras é mais eficiente. As bases móveis, por exemplo, são estrategicamente melhores para o enfrentamento ao crack. No programa Crack, é Possível Vencer, lançado pelo governo federal, já é utilizado o policiamento de proximidade, que pode ser feito tanto com bases móveis como com postos fixos. Por que não é possível comprar um lote à vista através do FGtS? Sendo à vista, não haverá interferência da Caixa, isto é, alienação do imóvel ao sistema bancário. (Rogério Leite,

45 anos, assistente de controladoria em Belo Horizonte (MG) Presidenta Dilma – Rogério, é possível, sim, comprar um lote com recursos do seu FGTS, e até com financiamento da Caixa Econômica Federal, oriundo do FGTS, desde que a aquisição do terreno se destine à construção de sua moradia própria. A restrição existe apenas para a compra de um terreno desvinculado de uma construção. O FGTS foi criado com o objetivo principal de proteger o trabalhador na eventualidade de ser demitido sem justa causa. Mas a legislação estabeleceu algumas exceções. O saque para a compra de terrenos está vinculado à legislação do Sistema Financeiro da Habitação, regulado pela Lei 4.380/64, que impede a aplicação destes recursos em terrenos que não são destinados à construção imediata. É bom lembrar que, para usar o FGTS na compra de um imóvel, o trabalhador não pode ser proprietário de imóvel na localidade em que trabalha e reside. Essas

regras foram criadas pelo Congresso Nacional para que o Fundo, além de garantir a formação de uma garantia financeira pelo tempo de serviço e constituir um patrimônio do trabalhador, destine-se a proporcionar o acesso da população brasileira à casa própria, infraestrutura urbana e saneamento básico. Por que o Bolsa Família não tem um valor fixo para todos? Crio a minha neta e só recebo r$ 32,00, mas sei de vizinhos que ganham o dobro. (Elcir P. Euzébio, 54 anos, dona de casa em Cabo Frio (RJ) Presidenta dilma – O valor do Bolsa Família, Elcir, varia de acordo com a situação econômica e a quantidade de crianças, adolescentes e gestantes, podendo ir de R$ 32,00 a R$ 306,00. Isso porque as famílias mais pobres e com mais filhos têm gastos maiores. As famílias com renda de até R$ 70,00 por pessoa recebem um benefício básico, no valor de R$ 70,00, e podem receber mais 5

benefícios variáveis de R$ 32,00 (um para cada criança ou adolescente até 15 anos, gestante ou bebê) e mais 2 benefícios no valor de R$ 38,00 (um para cada adolescente de 16 ou 17 anos). Famílias com renda acima de R$ 70,00 e inferior a R$ 140,00 por pessoa recebem apenas os benefícios variáveis. Para obter mais informações sobre o seu benefício, Elcir, sugiro procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. No caso das famílias com filhos, lembro a importância de manter o cadastro atualizado, promover o acompanhamento de saúde e também garantir que crianças e adolescentes frequentem a escola. São mais de 13 milhões de famílias recebendo os benefícios e os resultados são muito positivos. Foi a partir da combinação do crescimento econômico com políticas como o Bolsa Família e a elevação do salário mínimo que a classe média incorporou, entre 2003 e 2011, cerca de 40 milhões de pessoas.

Mande sua pegunta para Dilma Rousseff pelo e-mail perguntapradilma@domingoemcasa.com.br

RáPidas

alerta

Falso servidor do saae Nos últimos meses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) recebeu alguns relatos de usuários que foram abordados em sua casas por um homem que se identificava como servidor da autarquia. Nenhum dos relatos forneceu uma descrição do homem que diz estar na residência para fazer coleta de água para análise e controle de qualidade. Ele se apresenta e pede para coletar água nas torneiras internas e na caixa d'água do imóvel. Diante do fato, o Saae esclarece que sempre realiza a coleta de água. No entanto, o servi~ço é sempre realizado por dois servidores, sendo um motorista e uma servidora do Laboratório da autarquia, uniformizados ou de branco. Os dois servidores sempre estão em um veículo branco, marca Fiat Fiorino, adesivado com a logomarca do Saae. Ainda segundo o servi-

Banco do Brasil Três caixas eletrônicos do Banco do Brasil já estão à disposição dos clientes do shopping Sete Lagoas. Nos terminais, o cliente pode realizar operações como saques, transferências, consulta de saldo e pagamentos de contas. O auto-atendimento do Banco do Brasil está instalado em frente à loja C&A e funciona das 10h às 22h.

Mobilidade urbana

Saae esclarece que nunca colhe amostras de caixas d'água

ço, as coletas são feitas em casas que tenham torneiras de fácil acesso e com água que venha direto da rua. Somente quando não são encontradas essas torneiras é que o Saae faz a coleta direta no imóvel, de-

vidamente autorizado pelo usuário. O órgão municipal frisa ainda que nunca realiza coletas de água em caixas d'água. Em caso de dúvidas, procure o Laboratório do SAAE pelo telefone 2106-0100.

Vários assuntos entre estacionamento rotativo, carga e descarga de caminhões na região central, alterações de sentido em vias, estiveram na pauta de uma reunião entre o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Alex Gonçalves, e representantes da Associação Sete-Lagoana de Engenheiros (Ase). A reunião aconteceu na sede da Seltrans na manhã da segunda feira, dia 9,e faz parte de uma agenda de debates com

entidades de classe do município para democratizar as decisões referentes ao processo de mobilidade urbana.

Guarda Municipal A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (Seltrans), em parceria com o Detran, promoveu a palestra “Operacionalidade da Fiscalização de Transito”. Para abordar também temas que tratam da ética e segurança, estiveram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na última semana, o secretário Geral do Detran, Waldeir Pimenta Velloso e o diretor de Operações de Trânsito, Renato Andrade Barbosa. Maneiras e procedimentos para melhor lidar com a sociedade e o exercício da fiscalização de trânsito por agentes municipais, assim como sua importância para a fluidez, no contexto da mobilidade urbana para a segurança, foram enfocados no encontro.


8

alerta

Domingo em Casa • 15 a 21 De abril De 2012

saúde mental não tem idade De 10 a 15% das crianças sofrem com algum tipo de transtorno psiquiátrico MORGUEFILE

Por irene Cavaliere Agência InVivo/Fundação Oswaldo Cruz Ficar triste, brigar com os pais, ter um certo medo do escuro, não querer ir pra escola um dia, se sentir irritado ou desatento de vez em quando é normal. Essas coisas acontecem com todo mundo, e podem ter diversos motivos: uma nota baixa, a derrota do seu time, uma noite mal dormida, um amor não correspondido... Saber lidar com esses sentimentos e superá-los é importante e até mesmo saudável: faz parte do processo de amadurecimento de todos nós. Mas, em alguns casos, o problema não passa, e começa a ter impactos negativos na vida familiar, escolar e social da criança ou adolescente, afetando seu desenvolvimento. Muitas vezes, os adultos não dão bola, acham que depressão ou qualquer outro tipo de problema psiquiátrico é coisa de gente mais velha. Mas não é bem assim. Segundo Rossano Cabral Lima, psiquiatra infanto-juvenil e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de 10 a 20% das crianças e adolescentes sofrem com algum tipo de transtorno psiquiátrico. Na infância, os mais comuns são os transtornos emocionais ou internalizantes (quadros fóbico-ansiosos e depressivos) e os transtornos disruptivos ou externalizantes (hiperatividade e transtornos de conduta). Há também os quadros autistas, que são graves, embora menos comuns. Entre os adolescentes, há um aumento nos quadros depressivos, além dos problemas envolvendo uso de álcool e outras drogas, e dos transtornos alimentares (anorexia e bulimia). É nessa época que surgem situações mais graves, embora menos frequentes, como a esquizofrenia e os transtornos bipolares do humor. Mistérios da mente à parte, a presença de transtorno mental na mãe, condições socioeconômicas desfavoráveis, morar em comunidades perigosas, ambiente doméstico violento, punições físicas às crianças e dificuldades no ambiente escolar são fatores que contribuem para o desenvolvimento de problemas psiquiátricos infanto-juvenis. Detectando o problema Como praticamente todos os tipos de transtornos possuem

tiPos de tRanstoRnos transtornos emocionais ou internalizantes • Ansiedade de separação: Ocorre nos primeiros anos de vida, até os 9 anos. A criança demonstra preocupações persistentes, irreais e exageradas com os pais ou consigo mesma, pesadelos, resistência para ir à escola, dormir sozinha ou fora de casa, raiva, choros, queixas de dores de barriga ou de cabeça, enjoos etc. • Fobias simples: mais frequentes antes da puberdade. São caracterizadas por medos intensos, resistência, antecipação ansiosa ou angústia dirigidas a um objeto ou situação, limitando a vida social da criança. Geralmente, envolvem animais, escuro, tempestades, altura ou procedimentos médicos. • Fobias sociais: Também são mais freqüentes antes da puberdade. O portador do transtorno sempre evita contato com pessoas não-familiares, mesmo as da mesma idade. Há grande angústia em situações sociais. • Ansiedade generalizada: mais comum na adolescência, envolve preocupações constantes sobre comportamentos passados, atuais ou eventos futuros, competência e desempenho. Isso leva a sensações permanentes de tensão, insegurança, necessidade de reafirmação frequente e queixas de dores de cabeça e estômago, náuseas, tensão muscular ou dificuldades para dormir. • Quadros depressivos: na infância, observa-se recusa ou relutância em ir para a escola, irritabilidade e sintomas físicos variados, como dor abdominal e de cabeça, náuseas e vômitos. Na adolescência, observa-se perturbação do sono e do apetite, culpa e falta de esperança. Nesses quadros, há o risco de suicídio quando outros problemas estão associados, como o abuso de álcool e drogas.

transtornos externalizantes

formas leves, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre o normal e o problemático. “Os pais devem estar atentos, manter um canal de comunicação aberto com a criança ou adolescente e conversar regularmente com os professores, para avaliar se a situação detectada em casa também está interferindo no desempenho escolar”, recomendou o psiquiatra. Quando percebem que algo vai errado com a criança, mesmo que ainda não existam impactos negativos muito evidentes, os pais já podem procurar um especialista, geralmente um psiquiatra ou psicólogo. “A intervenção precoce pode aliviar o problema em uma fase de menor gravidade, melhorando o prognóstico. Além disso, nessas fases iniciais, muitas vezes o atendimento e orientação dos pais pode ser suficiente para que o problema seja superado”, orientou Rossano. Mas ele também faz um alerta: “o risco de levar a criança a um psiquiatra quando não há uma necessidade

clara disso é o de 'medicalizar' a situação, ou seja, privilegiar a abordagem médica em detrimento das demais abordagens, incluindo a prescrição apressada e desnecessária de remédios”. Em relação à saúde mental, a noção de cura não é muito apropriada. Para isso, seria preciso conhecer todos os fatores envolvidos no problema. E entender a cabeça dos outros não é mesmo fácil. Mas há tratamentos para todos os casos, que conseguem atenuar o mal-estar e favorecer um desenvolvimento mais saudável. Os tratamentos envolvem o manejo psicológico da criança ou adolescente, o atendimento dos pais ou outros responsáveis, o uso de medicamentos e intervenções psicossociais, como por exemplo o encaminhamento para escolas especiais. O ideal é que essas estratégias sejam articuladas umas com as outras, e que o tratamento envolva diferentes profissionais – psicólogos, médicos psiquiatras, assistentes sociais, etc. – explicou Rossano.

• Déficit de atenção/hiperatividade: A forma desatenta é mais comum em meninas. Trata-se da a diminuição na capacidade de manter o foco da atenção por períodos prolongados. A forma hiperativa/impulsiva é mais comum em meninos, havendo inquietude motora ou fala em exagero. A combinação dessas duas formas é mais comum em meninos. Há desatenção, hiperatividade e impulsividade em graus variados. Esses problemas aparecem antes dos 7 anos. • De conduta: geralmente diagnosticado em torno da puberdade, caracteriza-se por comportamentos persistentemente ameaçadores ou agressivos dirigidos a pessoas ou animais, danos a propriedades, roubos, trapaças, fugas de casa e outras violações de regras sociais. • Opositivo desafiador: normalmente diagnosticado em crianças com menos de 9 anos. A criança sempre recusa-se a obedecer às regras impostas pelos adultos, demonstrando posturas desafiadoras ou hostis e comportamentos incômodos deliberados, associados também à raiva ou irritabilidade e humor ressentido ou vingativo.

transtornos alimenatres • Anorexia nervosa: inicia-se entre os 13 e os 18 anos, predominando no sexo feminino. Há busca deliberada pela magreza e medo intenso de ganhar peso, levando a paciente a restringir completamente sua alimentação e até induzir vômito ou usar laxativos e diuréticos. Outro traço são os distúrbios da imagem, ou seja, a impressão distorcida de seu próprio corpo. • Bulimia nervosa: predomina no sexo feminino. O início costuma ocorrer entre 12 e 25 anos. Há um impulso irresistível de comer, seguido de indução de vômitos ou uso de purgantes ou laxantes. Na maior parte do tempo, a pessoa pensa em comida e no medo de engordar. Geralmente, o peso está próximo ao normal. É comum haver depressão. Fonte: Psiquiatra Rossano Cabral Lima.


perfil entretenimento

Domingo 2011 Domingoem emCasa Casa••715A a1321dedeagosto abril de 2012

9

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Instantâneas • Gisele começou a estudar interpretação no curso da Televisa, emissora de tevê mexicana. Isso porque, na adolescência, ela voltou para a Cidade do México para aprimorar seu espanhol. •N  a Record, Gisele já protagonizou a novela “Bela, A Feia” e o seriado “Avassaladoras”, que foi exibido também pela Fox no Brasil. • A atriz chegou a participar do quadro “Dança do Gelo”, no “Domingão do Faustão”, mas sofreu um acidente, teve um leve traumatismo craniano e não pôde continuar na disputa. •E  la protagonizou ao lado de Sylvester Stallone o longa “Os Mercenários”, em que participou de inúmeras cenas de ação. Gisele Itié, a Manuela de “Máscaras”, da Record; novela vai ao ar de segunda a sexta às 22h15

Prazer de alto custo Gisele Itié explora o universo das garotas de programa de luxo em "Máscaras" Por Márcio Maio TV Press A vida das garotas de programa de luxo nunca foi alvo da curiosidade de Gisele Itié. Mas foi só ser escalada pela Record para viver a “escort girl” Manuela de “Máscaras” para a atriz mergulhar profundamente em sua pesquisa. Decidida a compreender o que leva certas meninas a enveredarem por esse caminho, Gisele até procurou duas delas – “amigas de amigos de amigos”, desconversa – para um longo bate-papo. E se surpreendeu com as coisas que ouviu. “São mulheres que estudam em universidades bacanas, que estão no nosso mundo, de classe média para alta. E que poderiam parar de fazer programa, mas seria mais difícil pagar boas universidades e roupas caras”, analisa a atriz, que ainda não sabe o que levou sua personagem a seguir essa vida na novela de Lauro César Muniz. “Preciso saber isso dele,

mas, pelo visto, ainda não chegou a hora”, supõe. Na história, Manuela tem um relacionamento conturbado com Martim, de Heitor Martinez, mas durante uma viagem no cruzeiro onde a trama se inicia, conhece o engenheiro naval Caio, papel de Nicola Siri. E parece apostar nele para largar de vez a vida sustentada pelo sexo. “O trabalho dela pode ser fora dos padrões, mas ela é muito do bem. Carrega até uma ingenuidade. Me inspiro no filme 'Noites de Cabíria', do (Federico) Fellini”, explica Gisele, garantindo que Manuela é “comportada”. E faz questão de justificar isso: “Ela não topa sexo grupal. Nem transar com mulheres ela aceita”. Foi no navio, inclusive, que Gisele começou a gravar suas cenas em “Máscaras”. A equipe passou 15 dias viajando por cidades entre Santos, Rio de Janeiro e Salvador no transatlântico Vision of the Seas. Foi lá que ela começou a se enturmar

com os novos colegas de trabalho. “Foi um período incrível, achei muito bacana a galera interagir assim por tanto tempo no mesmo lugar. A gente dormia, acordava, trabalhava, tudo no mesmo local”, conta. E, para viver uma sedutora profissional do sexo, Gisele nem precisou se esforçar para entrar em forma. “Antes, eu estava gravando um longa no Chile e minha personagem lá sofre uma doença em que ela vai definhando. Então, foi só me manter magra”, explica. Apesar do papel ousado, Gisele garante que não gravou sequências mais quentes. “O sexo é mais mencionado do que propriamente mostrado nas cenas”, diz. Mas, aos poucos, tenta se habituar ao figurino sensual, que não se resume a saias curtas e decotes. Muitas vezes, suas roupas para gravar são lingeries e trajes de banho. “Fico constrangida, tenho certa preguiça de ficar de biquíni, essas coisas. Pelo menos na frente de todo mundo”, entrega ela, que garante

esquecer tudo apenas ao ouvir a palavra “ação” nos estúdios. Mas o sorriso e a simpatia de Gisele logo somem quando o assunto são as queixas de atrasos nas gravações. Há poucas semanas, começaram a aparecer na imprensa informações de que ela estaria atrapalhando a equipe por não ser responsável com os horários de trabalho. A atriz jura que tudo não passa de fofoca e garante que não tem certeza, mas imagina de onde começaram o que Gisele chama de “as intrigas”. “Sou humana e é claro que isso me irrita. Querem causar em cima de mim. É insegurança alheia, infantilidade, as pessoas que ficam com medo às vezes fazem isso. Aí, a gente alimenta ou para logo”, critica. Ajuda antiga

Gisele considera o diretor Luiz Fernando Carvalho seu grande padrinho na televisão. Foi com ele, em 2001, que ela deu seus primeiros

passos na tevê brasileira. A atriz, que nasceu no México e se mudou para o Brasil ainda criança, estreou na minissérie “Os Maias”, em 2001, e logo assinou com o SBT para viver a vilã Bárbara de “A Pícara Sonhadora”. Mas Luiz tratou de trazê-la de volta para a Globo na novela “Esperança”, como a sofrida Eulália. “Tive muita sorte. As coisas que aprendi com ele são importantes até hoje”, valoriza. Foi graças às conversas com Carvalho que Gisele diz ter aprendido a não julgar as atitudes de personagens como a própria Manuela, de “Máscaras”. Isso porque quando atuava em “Esperança”, sua personagem passava, em determinado momento da trama, a se entregar ao chefe por dinheiro. “Entrei na sala do Luiz e disse que aquilo não era possível. Ele foi paciente, fez eu me colocar na situação de uma família que tem um ovo para comer no meio de uma grande revolução e eu vi que não dá para ter preconceitos e ser atriz”, lembra.


10 novela

Domingo em Casa • 15 a 21 de abril de 2012

Resumo de novelas

Rei Davi (Record – 23h)

Corações Feridos (SBT – 20h30)

Máscaras (Record – 22:15h)

Rebelde (Record – 20h30)

Avenida Brasil (Globo –21 h )

Cheias de Charme (Globo – 19h15)

Amor Eterno Amor (Globo – 18 h15)

Malhação (Globo – 17h50)

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Ziggy se sente culpado pelo incêndio na boate. Nelson e Carmem discutem e ele ameaça expulsá-la de casa. Kiko agradece Gabriel por ter salvo sua vida. Guido tenta se entender com Betão. Cristal mente para Babi e diz que sua gravidez está bem. Betão é hostil comGuidoeNelsonsurpreendeosdois.Cristal chantageiaGabriel.

Gabriel decide passar o fim de semana com Cristal, em Petrópolis. Betão aceita conversar com Guido. Gabriel insiste em levar Cristal a uma consulta com sua médica. Alexia pensa em chamar Kiko e Maria para participar do desfile das artesãs. Gabriel conta para Alexia que Cristal ameaçou desaparecer.

GabrielavisaaAlexiaquevaiàcasados pais de Cristal. Babi descobre que Betão não dormiu em casa e que ele falsificou o laudo do médico para voltar a treinar. Alexia conversa comNatáliasobreodesfiledasartesãs.Gabriel liga para a mãe de Cristal. Cristal se desespera com a ligação de Gabriel avisando que irá visitá-la.

CristalconsegueconvencerGabrieladesistir de sua visita. Moisés tem uma ideia para fazer Alexia ir a seu encontro. Débora fica com ciúmes de Alexia. Natália se assusta quando Fabiano aparece no brechó e procura Laura. DéboracolocaoenvelopecomafotodeFilipee Isabela entre as correspondências de Fabiano. MoisésencontraAlexianaquadra.

Kiko chega à quadra, seguido por Gabriel e Natália e Moisés deixa o local. Gabriel tem uma ideia para que Moisés concorde com o centro esportivo. Babi fala para Guido que fará um curso fora do Rio de Janeiro. Gabriel agradece a Moisés, na frente de toda a comunidade, pela doação do espaço para o centro esportivo.MariaprovocaBabi.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Rodrigo se comove ao ver as fotos de Gracinha. Fernando reclama com Dimas sobre o descontrole do primo. Zé desconversa quando Josué tenta descobrir se ele viajará com Valéria. Rodrigo pede a Kléber liberar Priscila para trabalhar na ONG. Melissa comenta com RodrigosobreajoiaqueelapediuparaMiriam lheentregar.RodrigoconvidaDimas,Fernando eMelissaparaumjantar.

Teresa tenta entender porque Rodrigo convidou Melissa para jantar. Gabriel conta para Miriam que está namorando Beatriz. Laís incentiva a mãe a aceitar a proposta de Rodrigo. Gracinha fica insegura com o jantar e Rodrigo tenta tranquilizá-la. Verbena aparece ao lado de Rodrigo e ele começa a tocar piano. Miriam e Fernando chegam para o jantar.

Todos se emocionam ao ver Rodrigo tocando piano. Gabi vai embora ao ouvir Clara dizer que Verbena está ao lado do filho. Miriam se incomoda ao saber que Rodrigo quer encontrar Elisa com ajuda da ONG. Cris acredita que Kléber tirou a barba por sua causa. Valéria pede para Josué se esquecer dela. Zé e Carmem ficam com medo de viajar de avião.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Penha comemora a construção do “puxadinho'”, mas é surpreendida pela fiscalização. Chayene exige que Penha vá para sua casa,poisénoitedeshowcomFabian. Rodinei rompecomCida.Semquerer,Penhaqueimao vestido de Chayene, que reage. Penha decide darqueixa.Penha,CidaeRosárioseconhecem nadelegacia.

Rosário confunde Inácio com Fabian. RodineitentareatarcomCida.TomBastostenta convencer Penha a retirar o processo contra Chayene. Socorro reclama do trabalho na casa de Lygia para Naldo.. Rosário e Inácio chegam aofrigoríficoesãorendidosporladrões.Penha flagra Sandro falando ao celular e suspeita que sejaumaamante.

Penha bota Sandro para fora de casa. Inácio beija Rosário. Conrado se interessa por Cida. Rosário desconfia da semelhança de Fabian com Inácio. Rodinei entrega as flores deCida,masdizquesãoparaafilhadopatrão. ElanopropõequeChayenepagueindenização aPenha.ConradoachaqueCidaéfilhadosSarmentoeadeixaconstrangida.

Sônia Sarmento briga com Cida por chegar tarde em casa. Laércio avisa a Rosário que a vaga de doméstica na casa de Chayene foi preenchida. Lygia propõe que Penha desista de processar Chayene. Conrado se recusa a participar de uma homenagem para o pai.. Conrado aparece de surpresa na casa de Sarmento.

ChayenenãogostadacomidadeSocorro e a demite. Rodinei ignora Brunessa. Naldo recomenda que Socorro volte para o Piauí. Socorro tenta recuperar seu emprego na casa da advogada.ChayenedizaLaércioparacontratar Rosário. Penha começa a trabalhar na casa de Máslova. Chayene constata que a briga com Penhaestáprejudicandosuacarreira.

ChayenesepreparaparareceberFabian e usa um produto especial para atraí-lo. Inácio percebe a armação de Dinha para atrapalhar seu compromisso com Rosário. Fabian não comparece ao jantar da cantora. Penha, Cida e Rosário se encontram para desabafar. Cida temmedodecontarqueéempregadaedecide rompercomConrado.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Nina afirma a Lucinda que não deixará nada atrapalhar o seu acerto de contas com a ex-madrasta. Carminha elogia a comida de Nina. Lucinda encontra Jorginho vagando e o leva para sua casa. Cadinho tenta interferir na conversadeAlexiaeRuy.Muricysesurpreende ao ver grades nas janelas da casa de Adauto. Jorginho mente para Débora e sai do treino paraprocurarNina.

Jorginho e Nina se beijam. Muricy tenta se explicar para Leleco. Carminha vê Jorginho e Nina conversando. Leleco sai de casa e pede Tessália em casamento. Nina sai apressada e Jorginho vai atrás. Suelen pressiona Diógenes para se hospedar em sua casa. Tufão diz a Ivanaquenãoamaaesposa.CarminhadizaMax que quer entrar para a política. Jorginho e Nina namoramnacasadeLucinda.

Carminha diz a Max que desviou dinheiro da creche. Iran não gosta de ouvir Tessália elogiar Leleco. Carminha manda Max parar de se insinuar para Sheila. Adauto fica feliz com a separação de Muricy e Leleco. Nilo segue Lucinda. Adauto surpreende Muricy com um pedido de casamento. Nilo vê Lucinda entrar no prédio de Nina. Nilo vai à casa de Nina.

Nilo diz a Nina que sabe muito sobre Carminha. Jorginho sai cedo de casa e deixa Débora sozinha. Carminha diz a Ivana que SheilaestájogandocharmeparaMax.Jorginho confidenciaaTufãoqueapareceuoutramulher em sua vida. Cadinho e Paloma se unem para separar Alexia e Ruy. Ivana demite Sheila. Débora sugere que Nina os ajude a provar as comidasdocasamento.

LucindaentregaaNinaascartasqueJorginho lhe escreveu quando ainda era criança. Débora sofre um acidente durante o seu treinamento e é levada para o hospital. Cadinho se surpreende ao encontrar Verônica e Débora no mesmo hospital para o qual levou Noêmia. Suelen entranocarrode Iran e atrapalhaoseu romance com Olenka. Nilo conta a Carminha queRitaestánoBrasil.

Nilo dá o endereço de Rita para Carminha. Max vende seu carro para conseguir dinheiro e fechar um negócio com Cleberson. Cadinho vê Noêmia e Verônica conversando na lanchonete do hospital. Max janta com Cleberson.ZezéimplicacomNinaaovê-laconversando com Jorginho. Verônica entra no quarto de Noêmia e Cadinho se tranca no banheiro. CarminhavaiaoapartamentodeRita.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Pedro e Miguel se desentendem. Alice diz para Pedro que ele está perdendo o jeito, não é tão rebelde quanto antes. Diego diz para Roberta que só entrou no jogo por causa dela. Robertadiz aAlicequeDiegosesenteameaçadoporMiguel.Escondido,Diegoouvetudo.Os rebeldeseoosirmãosZimersevestemdevampiro.Elessaememdireçãoaoestacionamento.

Pilaréatacadaporumvampirodogrupo dosZimer.Binhocorreparaajudaranamorada econsegue. Pedrodizparaseusamigosquetodos perderam o foco, o real motivo de estarem ali, deixando todos os rebeldes pensativos. Alice está quase beijando Pedro quando Miguel criaumamissãoeordenaqueelavápegarum vestidoemseuquarto.

Alice obedece a uma ordem de Miguel, deixando Pedro chocado. Tomás e Carla conversam sobre o relacionamento dos dois. A rebelde diz estar gostando de ter um espaço. Binho diz que Pedro deve acabar com o jogo dos zimer para poder voltar com Alice. Alice se encontra com Miguel na gruta e ambos se beijam.

Dentro do jogo, Carla se encontra com Téo e ambos se preparam para uma batalha. Diego e Roberta fazem Pilar de vítima no jogo e pegam a pulseira dela. Os rebeldes estranham quando Miguel chama Alice de princesa mesmo não estando no jogo. Eva diz para Roberta fazer as malas que elas irão sair da casa do Franco.

Alice deixa Pedro e Miguel falando sozinhos. Os rebeldes se reúnem para armarem umafestasurpresaparaPedro.Nojogo,Miguel cria nova missão. O grupo dos Zimer está na cantina quando encontram o grupo do Binho. Paraasurpresadosrebeldes,Pedroapareceno grupodeBinho.LucysorriparaMiguel.OZimer percebequesuairmãsabiadetudo.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Otávio fica confuso diante do computador. Décio afirma que o auxiliar pode negociar a venda dos animais para ele. Martim admite que voltou ao Brasil para pegar dinheiro com Maria. Martim pede R$ 300 mil a Otávio para sumir. Otávio separa R$ 3,6 para pagar o resgate. A babá e seu filho são levados para o carro. O sequestrador garante que Maria está noveículo.

O delegado pede a Otávio autorização para que Tônia visite Maria. Tônia duvida que Mariaestejainternada.OtávionãoautorizaavisitadeTônia.Namelessmostraospassaportes evistosfalsosparaManuelaMartimafirmaque Otávio precisa passar o restante do dinheiro para os sequestradores. Ao ver que se trata de umacontaamericana,OtávioacusaMartimde serosequestrador.

No Rio, Martim conta para Manuela que conseguiu R$ 100 mil de Otávio. Martim suspeita que Nameless tenha alguma ligação com Otávio e Maria. Olívia conta para Otávio que ele está há sete meses na clínica. Sônia recebe o adeus do pai e morre. Décio recebe um e-mailanônimodizendoparaeleembarcarem um cruzeiro para descobrir o que aconteceu comMaria.

DécioafirmaaTogaqueprocuraráTônia no Rio. O médico afirma que não mostrará a mensagem anônima a Otávio para não criar falsas esperanças. Martim diz a Manuela que iráinvestigarodesaparecimentodeMariapara ficar com a fazenda. Martim procura Décio na clínica e descobre que Otávio viajou acompanhadodeOlíviaeToga.FláviareclamadeRogérioterdecididoembarcarnonavio.

Otávio acusa Décio de ter usado drogas paraconvencê-loaembarcarnocruzeiro.Décio sugere que eles podem descobrir informações sobre Maria. Martim acusa Otávio de ter matadoMariaeoincitaapularnomar.Vadopergunta a Nair se ela desistirá de lutar por ele. Décio fica preocupado ao não encontrar Otávio na cabine.Déciopedeajudaaoimediatodonavio paraencontrarOtávio.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Amanda mente e diz a Eduardo que o filho que ela está esperando é de Vitor. Eduardo afirma a Amanda que quer o DNA. Eduardo perguntaquandoVitortransoucomAmanda.Os dois partem para a briga. Heloísa comenta com Ane que Eduardo ameaçou contar a Amanda queméamãedela.AmandarevelaaOlavoque foiAlinequemarmouoseusequestro.

AmandarevelaaOlavoqueAlineameaçou matá-lo caso ela contasse sobre o sequestro. Amanda pensa em denunciar Aline, mas Olavo diz que não tem provas. Vitor pergunta a Amanda porque ela mentiu para Eduardo. AmandaafirmaquequerseafastardeEduardo e pede para Vitor sustentar a mentira. Vitor diz queépaidofilhodeAmanda.

Eduardo e Vitor discutem. Amanda chegaàmansãodostioseVeracontaqueEduardo, Olavo e Vitor estão conversando no escritório. Durante reunião com os membros do banco, Olavoafirmaqueéomaioracionista,poisVitor passousuasaçõesparaele.Alineficarevoltada. GlaucopedeAmandaemcasamentoedizque estádispostoaassumirofilhodela.

Aline propõe a Eduardo união para destruir Amanda e Vitor. Eduardo a chama de louca. Em pânico no avião por conta da tempestade, Michel diz a Eduardo que não pode morrer sem pedir perdão a Regina. O piloto informa que fará um pouso forçado. Michel e Eduardo estão desmaiados em uma floresta emmeioaosdestroçosdoavião.

Desmaiado,Eduardorecobraaconsciência e tenta acordar Michele o piloto. Michelestá com um grave machucado na perna. Amanda e Regina pensam na possibilidade de o avião ter caído. Eliseu reúne homens da fazenda para buscaraviãoqueEduardoeMichelestão.Eliseu e Luciano contam a Regina e Amanda que só encontraramamochiladeEduardo.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Nãoháexibição

Mefibosete e Tirsa são levados até a presença do rei. Ao ver a condição do filho de Jonatas, Davi fica comovido, mas controla a emoção. Aconselhado por Jonadabe, Amnon se finge de doente para ficar mais próximo a Tamar. Ele a ataca, deitando por cima dela e começa a beijar seu pescoço. Tamar luta, tentandosedesvencilhar.

Nãoháexibição

KléberseirritacomasreclamaçõesdeJáqui.GabrielcontaparaBeatrizoqueaconteceu com Rodrigo no jantar. Rodrigo se surpreende ao saber que Valéria está grávida. Valdirene percebeasindiretasdeCrisparaKléber.Miriam chega à mansão de Rodrigo no momento em que Carmem fala sobre a gravidez. Rodrigo afirmaquesecasacomValériaseagravidezfor confirmadaporGabriel.

Bate-SebaouveogritodeTamareseassusta. Amnon consegue dominar a meia-irmã. Preocupada, Bate-Seba diz a Davi que ouviu alguns gritos que achou serem de Tamar. Davi eBate-Sebaficamchocadosdiantedorelatode TamareAbsalão,queexigeamortedeAmnon. Eleafirmaqueestáarrependido,masDavirevelaqueordenarásuamorte.

Miriam sugere que Rodrigo peça um exame de DNA para confirmar a paternidade do filho de Valéria. Marlene se preocupa com a contadoconsumodeLaísnalanhouse.Miriam é convidada para participar de um programa de TV. Fernando fica radiante com a notícia da gravidez de Valéria. Melissa fica furiosa ao saber que Rodrigo terá um filho. Zé e Carmem chegamaoconsultóriodeGabriel.

Nãoháexibição

Sábado

Nãoháexibição

Sábado Gabriel orienta Valéria sobre a gravidez. Valéria rasga um desenho que Rodrigo fez de Elisa. Laís se revolta com a notícia de que dona Olga cuidará dela. Valéria escolhe o nome de seu filho e diz que ele ficará no quarto que era de Rodrigo. Priscila conta para Miriam que Mauro mandou a foto de Elisa para todos os meios de comunicação. Gabriel confirma a gravidezdeValéria.

Nãoháexibição

Sábado

Nãoháexibição

Sábado

Nãoháexibição

Sábado

Nãoháexibição


entRetenimento sete lagoas em transformaÇÃo

Domingo 2011 11 Domingoem emCasa Casa••715a a1321DeDeagosto abril De 2012

das cavernas aos

serões poéticos As conquistas e desafios da cultura sete-lagoana; cidade realiza vários projetos minientReVista

Coletivo Cultural Há dois anos o grupo Coletivo Cultural (Colcheia) leva o artista onde o povo está e revoluciona a cultura de Sete Lagoas. Na minientrevista abaixo, o jornalista Marcos Alexandre Avellar Gomes, co-fundador do Coletivo Cultural, conta como o trabalho funciona. Há quanto tempo existe o Colcheia? Quantos integrantes têm hoje o Coletivo? O Colcheia existe há dois anos, completados agora em abril. Atualmente, o núcleo principal do coletivo conta com quatro pessoas, mas há cerca de dez colaboradores que também ajudam e são importantes para o coletivo. de que forma o Coletivo contribui para criar novas possibilidades de acesso à cultura? A partir das ações do Colcheia, abrimos a possibilidade de artistas não só locais, mas de todo o Brasil mostrar sua arte em palcos na cidade. O que fazemos é promover a cultura, principalmente aqueles artistas que tem pouco espaço, de forma democrática, com eventos se não gratuitos, a preços acessíveis. Foram dezenas de artistas de altíssima qualidade, aclamados por onde passam, que conseguimos trazer para o público local. E a partir desses eventos, a troca de idéias e experiências com artistas locais.

Cultura é o maior legado que cada geração deixa registrado através dos tempos. A cultura sete-lagoana teve seus primórdios imortalizados nas pinturas rupestres nas cavernas pré-históricas da cidade. Atualmente, o serão poético é a principal característica cultural da cidade. Com o crescimento econômico, além da cultura genuína local, outras culturas migrantes estão se integrando à cidade. O secretário municipal de Cultura e Comunicação Social, Frederico Antoniazzi revela a ambição da atual gestão em semear bases para que a cultura seja um instrumento gerador de emprego e renda à população. “Atualmente, estamos sensíveis aos clamores das lideranças culturais para a revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, pois a atual está defasada. Pode-se dizer que para colher um bem cultural é necessário plantar e cultivar até dar frutos”, disse.

As empresas se esquivam da responsabilidade social e cultural e já acostumaram a ignorar os artistas locais. Porém aos olhos do pessoal de fora a cidade tem uma cultura privilegiada, foi o que me disseram dois cariocas que recentemente aqui estiveram. Sete Lagoas precisa perder a timidez .

Filipe Oliveira Borges Fotógrafo, 27 anos Antoniazzi reclama, por exemplo, que a cidade não tem grupos de teatros expressivos, e que é necessário germinar o nascedouro deles. Mas, disse, também, não acreditar na cultura “chapa-branca”, e destaca a sensibilidade do prefeito de encerrar o ciclo onde a Secretaria de Cultura era cabide de empregos políticos. “A cultura é o povo quem faz”, finaliza ele.

A Secretaria de Cultura e Comunicação Social abre espaço para o Hip Hop, através da Semana da Consciência Negra de Sete Lagoas. os freqüentadores da Feira da Boa vista se surpreenderam com a beleza da música e da coreografia. PREFEITURA DE SETE LAGOAS/DIVULGAçãO

Qual a maior dificuldade que o Coletivo enfrente para a realização dos eventos? Poderia reclamar de público por exemplo. Mas não é o nosso caso. Na maior parte das vezes nossos eventos tem um público considerável, e já chegamos a colocar cerca de 1500 pessoas em uma praça, para um evento cultural. O que realmente precisamos hoje é de as empresas entenderem que apoiar é um investimento que dá um ótimo retorno à marca, e não um gasto. Na sua opinião, o que a cultura sete-lagoana precisa? Precisamos de mais eventos que abrace a pluralidade de linguagens. Assim como se transformou o Gramophone ou mesmo a invernada Cultural, que tivemos a integração de artes visuais, cênicas, literatura, plásticas e música. As pessoas precisam começar a entender que a cultura é viva, que é mutante, que permeia a nossa vida a cada instante. É preciso desmistificar a cultura e colocar acessível á toda a população. Ir para as ruas, tomar conta dos espaços públicos e mostrar para a população que ela faz parte do evento cultural.

Mais de 200 eventos “Serão-poético” já foram realizados

Casa Da Cultura Pensou em cultura, pensou em Marisa da Conceição, presidente do Clube de Letras e uma das idealizadoras do projeto de criação da Casa de Cultura. “A Casa de Cultura, que acaba de comemorar 30 anos, nasceu da necessidade de se ter um local para sediar o Clube de Letras. Mas não somente esse desejo fez surgir a ideia de acalentar este sonho. Afinal, era preciso também criar um local, em Sete Lagoas, para abrigar as manifestações artístico culturais e apoiar as pessoas vinculadas à Cultura”, explica Marisa.

minientReVista

Iniciativa privada Júnea Oliveira Sá Fortes é relações públicas da empresa Iveco Latino-Americano, com sede em Sete Lagoas e conta como a inciativa privada pode contribuir para levar cultura à população da cidade. A vinda de grandes empresas para a cidade fomentou a cultura sete-lagoana? Acredito que seja notório para os moradores e aqueles que frequentam Sete Lagoas o crescimento cultural da cidade. É com orgulho que afirmo que a Iveco vem colaborando bastante para esse aumento de eventos culturais, com a realização de projetos vencedores. O Sempre um Papo é um deles, que há quatro anos realiza encontros com grandes escritores, além da venda de livros a preços populares, e já reuniu mais de 10 mil pessoas em suas edições. E não podemos deixar de falar da Literata, a festa literária que a Iveco deu de presente para Sete Lagoas, e que hoje se tornou o principal evento do gênero no Estado. A Literata foi uma aposta certeira da montadora, que realiza desde 2010, durante quatro dias, atividades diversas como palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades infantis, todas ligadas ao universo da literatura. Quais são as novidades na área cultural da iveco neste ano? Neste ano, a Iveco fechou uma parceria com Inhotim, com o projeto Espaço Ciência, criado para desenvolver atividades voltadas para a ciência e informação ambiental junto a alunos da rede pública de ensino. Com o apoio da Iveco, este ano o Espaço Ciência ocorrerá além do Inhotim e vai beneficiar cerca de 1600 alunos matriculados em quatro escolas públicas de Sete Lagoas. em Sete Lagoas existem espaços públicos que poderiam ser palco de grandes eventos culturais. o que falta na cidade neste sentido? Esse é um aspecto que merece atenção especial, com planejamento e investimentos do poder público, da iniciativa privada ou até mesmo dos moradores da cidade. Pensando em oferecer ainda mais opções culturais, a Iveco está patrocinando em parceria com o Unifemm a revitalização do Teatro Redenção, um dos símbolos da cidade e que está há mais de 40 anos desativado. Com certeza será um local de grandes eventos que Sete Lagoas voltará a ter.


12

Nova Novela

Domingo em Casa • 15 a 21 de abril de 2012

Elas são cheias de charme Três empregadas domésticas, uma estrela e um astro da música formam o núcleo central da trama Estreia nesta semana a nova novela das sete da Rede Globo “Cheias de charme”. Dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira,trata-se de uma fábula sobre sorte, talento, show business e, principalmente, amizade.

Maria da Penha (Tais Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond) são empregadas domésticas que vão se conhecer após uma noite de muita confusão. Do caos nascerá uma gran-

de cumplicidade, mostrando que na vida, assim como na música, a harmonia é fundamental. E como num conto de fadas, elas se transformarão num bem-sucedido trio de cantoras. A pedra no sapato dessas heroínas é

Chayene (Cláudia Abreu), a rainha do eletroforró. A cantora amarga uma má fase na carreira e tentará se reerguer às custas do cantor Fabian (Ricardo Tozzi), sucesso do ritmo sertanejo universitário.

Chayene, a estrela

Penha carrega o mundo

Cida, a gata borralheira

Rosário, a cantora

Condução lotada, patroa mal-humorada e uma família que dá um trabalho danado! Essa é a vida de Maria da Penha (Tais Araújo), mas podem chamar só de Penha. Moradora do Borralho, bairro fictício próximo a Jacarepaguá (RJ), ela é do tipo de mulher que carrega o mundo nas costas. A guerreira da nossa história acorda cedinho, quando o galo começa a dar suas primeiras notas. E é ao som do programa “Bom dia D. Maria”, o preferido das domésticas, que ela encara a rotina. Penha acredita que “quem canta seus males espanta” e, nesse ritmo, não deixa nada estragar seu dia. Nem mesmo o marido Sandro (Marcos Palmeira) que, depois de sofrer um acidente trabalhando como pedreiro deixou de ajudar em casa. As tarefas do digníssimo se resumem a assistir à TV, e o único compromisso é com o Vasco, seu time de coração. O malandro não perde uma partida, e não ousem dizer que isso não é coisa séria. O casamento já não traz felicidade, mas desta união nasceu Patrick (Mc Niccolas), único filho do casal. Também moram na casa da família Alana (Sylvia Nazareth) e Elano (Humberto Carrão), irmãos mais novos de Penha que ela pegou para criar quando a mãe foi embora.

Mal começa o dia e o nome mais solicitado no apartamento dos Sarmento é o de Maria Aparecida (Isabelle Drummond). Filha da copeira Dolores, depois que a mãe morreu ela continuou morando na casa da família. Cida, como prefere ser chamada, foi criada junto com as filhas do patrão, Isadora (Giselle Batista) e Ariela (Simone Gutierrez), mas sem as mesmas regalias. Cheia de charme e naturalmente linda, ela desperta inveja nas meninas, que são tão más quanto a mãe, Sônia Sarmento (Alexandra Richter). Os estudos são pagos por Ernani Sarmento (Tato Gabus Mendes) e a guarda ficou a cargo da cozinheira Valda (Dhu Moraes), sua madrinha e anjo da guarda. Diferente dos planos de se formar em Jornalismo, ao completar 18 anos se tornou oficialmente a arrumadeira da casa. Os sonhos ficaram para depois. Ela é grata aos Sarmento, pois considera que eles a ajudaram no pior momento de sua vida. A jovem nem imagina que essa rotina indesejada está com os dias contados: um verdadeiro príncipe e a fama a aguardam de braços abertos.

Um pé no palco e outro atrás do fogão: essa é Maria do Rosário (Leandra Leal). Adotada aos 10 anos por Sidney (Daniel Dantas), foi ele quem deu a ela todo amor, educação e apoio que só um pai poderia oferecer. Moradora do Borralho, bairro fictício próximo a Jacarepaguá(RJ),Rosáriotrabalha no bufê do seu Malaquias (Claudio Tovar). Cozinheira de mão cheia, é especialista em pratos saudáveis e sofisticados. Artistas e pessoas da high society carioca já provaram de seu tempero. Mas os sonhos de Rosário vão além das panelas e receitas. Tudo o que ela mais quer é trocar o avental pelo microfone, estourar suas músicas nas rádios e ser uma cantora de verdade, como Chayene (Cláudia Abreu) - rainha do eletroforró. Se as canções que compõe forem em dueto com Fabian (Ricardo Tozzi), o maior artista do sertanejo universitário, melhor ainda. Rosário é “fabianática”. Com direito a santuário de imagens do cantor, uma coleção de CD’s e repertório criativo de loucuras das quais é capaz de cometer, só para ficar frente a frente com ele. Entre uma tietagem e outra, Rosário aguarda o dia em que conseguirá entregar ao seu ídolo uma das letras que compôs. Ela acredita que, sensível como Fabian é, ele perceberá imediatamente o talento de Rosário. E assim, abrirá a porta que a levará rumo ao estrelato.

Nascida em Sobradinho, no Piauí, os primeiros passos de Chayene (Cláudia Abreu) na carreira artística foram com um grupo de forró. O hit “Xote da Brabuleta”, com sua característica dancinha, estourou no topo das paradas e a consagrou como “rainha do eletroforró”. Uma legião de fãs passou a reverenciar a cantora, que adora o sucesso. Se um dia Chayene foi anônima, ela não se lembra. Luxo, fama e poder fazem parte de sua brilhante rotina. Entre uma turnê e outra, a artista se ocupa de tratamentos de beleza e dieta. A mansão no condomínio Casagrande é cuidadosamente limpa e organizada por Penha (Tais Araújo), sua empregada doméstica. Os assuntos profissionais ficam por conta de seu ex-marido Laércio (Luiz Henrique Nogueira), hoje seu secretário para ser-

Fabian, o astro O super star Fabian (Ricardo Tozzi), cantor de sucesso do ritmo sertanejo universitário na novela, arranca suspiros do público feminino. Tozzi demonstra intimidade com o personagem cantor e fez até show com Michel Teló. “Terminei o show com as pernas bambas. É um privilégio poder viver essa experiência. Quando entrei no palco pensei: agora sou cantor, esse é o meu lugar e eu vou mandar bem!” Ele faz duetos com Chayene e é o ídolo de Rosário.

fotos tv globo/Divulgação

viços pessoais. Os contratos de shows são fechados por Tom Bastos (Bruno Mazzeo), a raposa do meio musical. Todos trabalham para que os detalhes da vida dela sejam perfeitos. Em contrapartida, Chay não tenta agradar ninguém. De índole duvidosa, a artista não poupa grosserias: Chayene simplesmente acredita que o mundo gira ao seu redor.


Domingo 2011 13 Domingoem emCasa Casa••715A a1321dedeagosto abril de 2012

entretenimento/horóscopo entretenimento

No confessionário

Zé tonho & Tonho zÉ – por duke

Certo dia, um homem foi à igreja confessar com um padre: – Padre, eu pequei! – E qual seu pecado, filho! – Vaidade! todos os dias passo horas em frente ao espelho e pensando como sou lindo! – Isso não é pecado, filho! - Disse o padre. – Não??? - peguntou o homem. – Não, é só um terrível engano!

Sagitário 22/11 a 21/12

Terá uma semana calma, mas há que tomar mais iniciativas para que coisas boas aconteçam. É boa hora para organizar a sua casa de forma a sentir-se bem e com as energias renovadas. Disponha mais tempo para ouvir e receber os conselhos do seu parceiro. Aquário 21/1 a 19/2

Terá uma semana um pouco instável com alguma tendência para sonhar acordado. Há que cair na realidade e tomar mais iniciativas para melhorar a sua situação. No setor sentimental estará mais disposto do que o normal a falar abertamente dos seus desejos para o futuro.

Ao longo desta semana vai sentir-se muito confiante, pois tudo vai correr bem sem muito esforço.Háqueaproveitarestaboafaseparaorganizar melhor a sua vida e criar novos objetivos. Tenha cuidado com discussões que são evitáveis. Vai andar muito desconfiado no relacionamento.

Tribunal que registra as candidaturas a prefeito (sigla) 5ª letra

Nada (?): significado de "Nihil obstat", autorização editorial da Igreja

Tempo (símbolo) 500, em romanos

Raios X (abrev.)

Centro de Treinamento (abrev.) Semelhante ao governo de Stalin

A região mais fria do Brasil (abrev.)

Letrasímbolo do real (Fin.)

Beira-(?), estádio do Inter (RS) Gordura de porco; banha

Ferro, em inglês Predador da foca

Pálido; desbotado

Interjeição dita a quem espirra Confusão (gíria) Persistir no tempo

Cidade com o 3º IDH do País (RJ)

Acessórios dos pugilistas

Pedestre Arma com ogiva Estado natal de Obama (EUA)

Tribo de (?), banda de reggae Ministério responsável pelo Enem Sucessão de sons em "Vicente sente dor de dente" Oficina credenciada para consertos Provenientes

O som da vaia Muito (apócope)

"Deus ajuda quem (?) madruga" (dito)

Milho, em inglês Flutuador de caixasd'água

"Eu, (?)", livro de Isaac Asimov

Criação folclórica perneta Visitar

Capricórnio 22/12 a 20/1

Passará por situações que necessitam de reflexão antes de ser dada alguma resposta. Não ceda a pressões, pois nada deve ser decidido com pressa. Estará em uma fase de escolhas no relacionamento, algo tem de ser decidido após o surgimento de novas situações. Peixes 20/2 a 20/3

Estará muito concentrado nos seus desejos pessoais e no que quer para o seu futuro. Deixará para trás ideias que não são viáveis e tem fortes possibilidades de envolver-se em novos projetos. Não seja orgulhoso no seu relacionamento e ultrapasse de vez situações ruins do passado.

BANCO

11

Solução

T

Terá uma semana intensa e que lhe trará algum desgaste físico e psicológico. Terá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, mas, ainda que seja necessário, tenha mais calma. No setor sentimental não acredite em tudo o que dizem, pois podem surgir complicações desnecessárias.

Escorpião 23/10 a 21/11

Grande belvedere

Tarimbado

C

Libra 23/9 a 23/10

Estará sob a influência de fortes energias que devem ser bem aproveitadas. Dê um pouco de si a cada um dos setores da sua vida para que tudo se desenrole melhor. No relacionamento, não mantenha situações que não lhe transmitem mais confiança. Seja justo consigo próprio.

O aparelho de "Nada Compôs Além da "Com que Verdade" Roupa?" (SBT)

D T E T D E

Deve tomar mais iniciativas e tentar dar o seu melhor, mas não aceite o que não pode cumprir a não ser que possa contar com a ajuda de alguém em quem confia. Podem surgir alguns conflitos com seu parceiro. Terá de ser mais compreensivo com o ele e reagir com a maior calma.

Virgem 23/8 a 23/9

Outro nome do marimbondo

I O R U DE N M T E O N T I R A S

Leão 22/7 a 22/8

Vai passar por situações de muito esforço, mas os resultados serão positivos. Você deve gerir bem o seu tempo e descansar sempre que seja possível. No setor sentimental, as relações estarão fortes e intensas, sem muitos problemas. Os que estão sozinhos podem conhecer alguém.

Produtos em que o Desfrutar agronegócio leva o Brasil ao primeiro lugar no ranking mundial do consumo

Investigador de casos extraconjugais

C E D O

Terá uma semana excelente, já que vai saber aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que vão surgir. No setor relacionamento, você necessita de comunicar mais com o seu parceiro. Guardar os problemas só para si não vai ajudar e muito menos vai resolver a questão.

Câncer 21/6 a 217

© Revistas COQUETEL 2012

V I E N S O M P E I A L R R A D O N SA T L E U N V J A H S A B V O I Z A A R I

Gêmeos 21/5 a 20/6

Começará a semana em excelente forma, tudo tende a correr bem, dificilmente será incomodado ou abalado por algo. Deve estar receptivo à novidades, principalmente profissionais. Terá o apoio que necessita da parte do seu parceiro. Tente retribuir com carinho e atenção.

www.coquetel.com.br

F P E R E U S I T O R I L C O R I R O D A N S S I L T M E C R O T O R G I N

Terá uma semana estável e tranquila, sem acontecimentos muito marcantes. Não aceite o que não pode cumprir a não ser que possa contar com a ajuda de outras pessoas. No setor sentimental seja prudente e mais observador, terá de tomar algumas atitudes.

Touro 21/4 a 20/5

Cruzadas diretas PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

D E X T R E D IT A V D E S P R AR U T R M I S E C O U L M A U O R I

Áries 21/3 a 20/4

Fonte: www.portalangels.com

3/jah. 4/corn — iron — unto. 5/fruir — havaí. 6/impede. 7/mirante.

Horóscopo


14 entRetenimento/HoRósCoPo

Domingo em Casa • 15 a 21 De abril De 2012

o prato mais badalado da tV brasileira Croque monsieur especial Receita divulgada pelo programa "Dia a Dia", da Band

TV BANDEIRANTES/DIVULGAçãO

modo de preparo

ingredientes

Passe manteiga nos dois lados dos pães de forma e toste em uma frigideira ou chapa. Reserve-os. Para o creme coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture e reserve. Monte seu sanduíche tipicamente francês, disponha uma fatia do pão em uma assadeira, coloque um pouco do creme por cima, acrescente 2 fatias do parma, coloque o queijo e cubra com outra fatia de pão. Por fim cubra com mais creme e queijo. Leve ao forno quente (180ºC) por aproximadamente 10 minutos ou até que fique bem dourado.

4 fatias de pão de forma 2 colheres (sopa) de manteiga Creme: 3 ovos 2 copo de creme de leite fresco ½ xícara (chá) de parmesão ralado Sal e pimenta-do-reino a gosto recheio: 4 fatias de Parma 4 Gruyère ou Emmental fatiados

bolo de cenoura prático Receita divulgada pelo programa "Mais Você", da Rede Globo

ingredientes

REDE GLOBO/DIVULGAçãO

modo de preparo 1°- Numa assadeira (35 cm X 24 cm X 5 altura), coloque 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 2 colheres (chá) de bicarbonato e 1 pitada de sal e misture bem.

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (420 g) 1 ½ xícara (chá) de açúcar (270 g) 2 colheres (chá) de fermento em pó 2 colheres (chá) de bicarbonato 1 pitada de sal ½ xícara (chá) de óleo (9 colheres de sopa) 1 ½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco 3 ovos batidos misturados com 1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml) 1 cenoura grande ralada no ralo fino (1 xícara de chá cheia)

2º - Faça um buraco no centro da assadeira e adicione 9 colheres (sopa) de óleo, 1 ½ colher (sopa) de vinagre, 3 ovos batidos misturados com 1 ½ xícara (chá) de leite e 1 cenoura grande ralada no ralo fino e com um garfo ou batedor de arame. Misture bem até formar uma massa homogênea. Leve a assadeira ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 35 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe amornar e cubra com a cobertura de chocolate. Sirva em seguida.

Para a cobertura de chocolate 1 ½ xícara cheia (chá) de açúcar (270 g) ½ xícara (chá) de manteiga sem sal (100 g) ½ xícara (chá) de leite (120 ml) ½ xícara (chá) de achocolatado ou chocolate em pó (75 g)

Para a cobertura de chocolate 1°- Numa panela, coloque 1 ½ xícara cheia (chá) de açúcar, ½ xícara (chá) de manteiga sem sal, ½ xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de achocolatado ou chocolate em pó e leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo, deixe amornar e cubra o bolo.

amigos do Facebook mÁrCia barCelos

"Curto o doMiNGo eM CASA porque as notícias chegam quentinhas, trazendo conhecimento e conteúdo, deixando -me antenado e sempre mais curioso por notícias"

DIVULGAçãO

DIVULGAçãO

sÉrgio CarvalHo

"Finalizo meu final de semana no domingo, mas ele só fica completo depois de pegar o doMiNGo eM CASA, e me inteirar de tudo que rolou durante a semana"

Para participar da página amigos do Facebook, basta enviar sua foto com a resposta para a pergunta "Por que eu curto o doMiNGo eM CASA?" para o email curteai@domingoemcasa.com.br. esperamos você!


Domingo 2011 15 Domingoem emCasa Casa••715A a1321dedeagosto abril de 2012

agito cultural entretenimento

Valorização do Folclore divuçgação

Cinema

Guarda de Congo Estão oficialmente abertos os trabalhos para o ano de 2012 no Casarão. A Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário, ou, Guarda de Congo do Casarão, coordenada por José Roberto de Souza, se apresentou na tarde dessa terça-feira (10) no Centro Cultural Nhô Quim Drummond. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, a Guarda atende, frequentemente, escolas e visitantes. O objetivo dos trabalhos é a valorização de uma das expressões culturais mais fortes de Sete Lagoas, o congo, e a preservação de sua história, assim como a de todos os demais grupos folclóricos. quim drumond/ascom

Filme premiado Será exibido neste sábado (14), às 20h, no auditório Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira (Avenida Getúlio Vargas, na orla da Lagoa Paulino), com entrada franca, o longa metragem "Feliz Natal", apresentado pelo projeto Cine Cerrado, que de mês em mês promove exibições de filmes que circulam fora do eixo comercial, a fim de fortalecer e estimular o hábito de consumo cultural e valorizar o cinema nacional. "Feliz Natal" recebeu o prêmio de melhor Direção de Fotografia no Festival de Cinema de Paulínia em 2008, e marca a estreia do ator Selton Mello como diretor. Apesar do título, o enredo não gira em torno do Natal, mas sim de um homem que acaba encontrando alguém que ele não via há muito tempo: ele mesmo. Classificação: 14 anos Saiba mais: www.dedodeprosa.blog.br

Orquídeas para todos os gostos Vai até este domingo (14) a 61ª Exposição de Orquídeas - SOS Orquídeas, realizada pela Sociedade Orquidófila Setelagoana, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Comunicação Social e o Centro Cultural Nho-Quim Drummond (Casarão). Além de diversas plantas em exposição, o evento conta com orquidários comerciais (Orquidário Primavera e Orquidário 3M), disponibilizando orquídeas e insumos diversos para venda, além de sorteio de brindes para o público que visitar a exposição. O evento acontece de 9h às 21h (sábado) e de 9h às 16h (domingo), no Centro Cultural Nhô Quin Drummond - Casarão, localizado na Praça Tiradentes. quim drumond/ascom

Ariovaldo de Pariopeba em conversa pra boi dormir A Cia de Teatro Arte Cínica, dirigida pelo ator Gustavo Gomes, apresenta nos dias 20, 21 e 22 de abril, às 20h30, no auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira (Avenida Getúlio Vargas, na orla da Lagoa Paulino), o espetáculo "Ariovaldo de Pariopeba em Conversa pra Boi Dormir", uma divertida contação de casos, histórias e provérbios com diversos atores convidados. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Bazar Esporte por R$10,00, ou na portaria no dia do espetáculo, por R$12,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada.

ET´s visitam Shopping Sete Lagoas em exposição interativa

A partir da próxima sextafeira (20), a Praça Central do Shopping Sete Lagoas (Rua Otávio Campelo Ribeiro, 2801, Bairro Eldorado) recebe a exposição Desafio Alienígena, evento interativo que traz mais de 20 réplicas de alienígenas, baseadas em filmes, casos polêmicos da ufologia e no imaginário popular. Os ET’s habitam a imaginação humana e a exposição tem como objetivo matar a curiosidade sobre o assunto. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio shopping, de segunda à quinta por R$ 5,00, e nos demais dias o valor é R$8,00. Saiba mais: (31) 2106-3800

divulgação

Espelho, Espelho Meu Classificação Livre - Após a morte do rei, sua esposa assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve. Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha. Cineplex 4 – 14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h (LEG) Fúria de Titãs 2 Classificação 12 anos - Dez anos depois, o semideus Perseus leva uma vida pacata de pescador enquanto cria seu filho, Hélio. Os deuses estão enfraquecidos, já que os humanos não estão mais rezando para eles. Esta situação permite que Hades e Ares elaborem um plano para libertar Cronos, o pai de Hades, Zeus e Poseidon , que está aprisionado no tártaro. Para que o plano funcionem Hades e Ares capturam Zeus, o que faz com que Perseus parta para salvá-lo. Cineplex 3D - 14h10 - 16h20 (DUB) 18h20 (LEG) Titanic 3D Classificação 12 anos Cineplex 3D – 20h20 (LEG) O Lórax Classificação Livre Cineplex 1 – 15h (DUB) Jogos vorazes Classificação 12 anos Cineplex 1 – 17h30 – 20h30 (DUB) Xingu Classificação 12 anos Cineplex 2 – 14h10 – 16h30 – 18h50 – 21h10 (NAC)

Preços Cineplex – Shopping Sete Lagoas Rua Otávio Campelo Ribeiro, 2801, Eldorado Preços: Segunda a quinta – R$ 8 (inteira) R$ 4 (meia) Terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia) Sexta a Domingo/Feriado – R$12 (inteira) R$ 6 (meia) Ingresso 3D – Segunda a Quinta – R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia) Sexta a Doming/Feriado – R$16 (inteira) R$ 8 (meia)


16 esPoRtes

Domingo em Casa • 15 a 21 De abril De 2012

Pelada solidária Enio Lima Narrador esportivo

SuSPeNSe No MiNeiro Hoje, o domingão promete ser emocionante no Campeonato Mineiro, com a última rodada da fase de classificação. Vão ser definidos os confrontos das semifinais, os classificados para a série D e os rebaixados para o Módulo 2 em 2013. Atlético e Cruzeiro brigam pelo primeiro lugar. Ora, o líder poderá erguer a Taça, até mesmo com quatro empates, ou seja, sempre terá vantagem de jogar por dois empates ou derrota e vitória pelo mesmo saldo de gols e ainda decide o titulo em casa. O Galo só não termina em primeiro, em caso de derrota para o Tupi e vitória da Raposa diante do Uberaba. O América, com o terceiro lugar assegurado, enfrenta o Guarani, aqui, na Arena, à espera do seu adversário nas semifinais. Porém, a expectativa fica quanto à luta contra o rebaixamento. Uberaba, América de Teófilo Otoni e Democrata de Valadares são as equipes mais ameaçadas, o Boa de Varginha corre um pequeno risco. uBerABA A situação mais complicada para fugir do rebaixamento é a do zebu. O lanterna precisa vencer o Cruzeiro por dois gols de diferença e torcer por um empate entre América de Teófilo Otoni e Democrata. Nesse caso, Dragão e Pantera morreriam abraçados, no Vale do Mucuri. deMoCrAtA O Democrata de Valadares tenta repetir a façanha do ano passado, quando em Montes Claros, goleou o Funorte e saiu do CTI. O time hoje, como naquela ocasião, também é treinado por José Maria Penna. A Pantera se livra do rebaixamento com uma simples vitória contra o América, em Teofilo Otoni. AMÉriCA de to O Dragão do Vale do Mucuri para não cair, precisa da vitória, pode até empatar com o Democrata, desde que o Uberaba não vença o Cruzeiro por dois gols de diferença. O certo é que de Teofilo Otoni sairá um rebaixado. BoA vArGiNHA O Boa só será rebaixado, se perder para a Caldense, em casa, por três gols de diferença, o Uberaba vencer o Cruzeiro por mais de dois gols. Além disso, precisa sair um vencedor do duelo entre Democrata e América de Teofilo Otoni. SÉrie d Minas Gerais tem direito a duas vagas na Série D do Brasileiro deste ano. Nacional, Caldense, Guarani e Villa Nova estão na disputa. O Leão do Bonfim, até então apontado como um dos favoritos para terminar entre os quatro primeiros, precisa vencer o Nacional, em Nova Lima, e torcer por empate do Guarani e derrota da Caldense. Já o Nacional, só perde a vaga em caso de derrota para o Villa, empate da Caldense e vitória do Guarani. FuteBoL No iNterior O rebaixamento pode ser fatal para algumas equipes do interior. Muitas quando caem amargam anos e anos fora da primeira divisão e devido a falta de apoio de investidores são até mesmo extintas. Como se esquecer do Ipiranga de Manhauçu, do Montes Claros, Ateneu, Fabril de Lavras, Esportivo de Passos, Flamengo de Varginha e tantos outros que deixaram o cenário do futebol. Esperamos também que o Democrata possa se reerguer e dar a volta por cima. Afinal de contas, o Jacaré foi vice do Mineiro em 1955, 57 e 63. Em 2014, no ano da Copa, esperamos que o Democrata comemore o centenário com o retorno a primeira divisão. Estamos na torcida...

FOTOS DIVULGAçãO

Todo domingo de manhã, há 10 anos (aniversário em junho 2012), acontece a pelada solidária fundada por amigos com o intuito de jogar bola nos fins de semana. Hoje o evento conta com 25 pessoas que jogam e arrecadam cestas básicas uma vez por mês e as encaminham a pessoas necessitadas. Os fundadores foram Eduardo Cardoso, Rodrigo Cardoso e Welington Alves. A pelada tem o patrocínio da Excelente imóveis.

Campeonato de Jiu Jitsu Nossa cidade foi destaque mais uma vez em competições esportivas no final de março. Desta vez, na primeira etapa do Campeonato Mineiro de Jiu Jitsu, os nossos atletas voltaram com cinco medalhas de ouro, conquistadas nas modalidades Mirim, Infantil e Infanto Juvenil. Sete Lagoas teve 10 atletas de 5 a 14 anos que representaram muito bem a cidade. Eles competiram com outros jovens de todo Estado, sendo que esta é somente a primeira de cinco etapas.

O treinador dos garotos, Marcus Vinicius Senna, está envolvido com o Jiu Jitsu há 10 anos e também desenvolve um projeto social para ajudar jovens que queiram praticar a luta na cidade. Os interessados em ajudar o treinador ou em receber informações deve entrar em contato com Marcus pelos telefones (31) 9901-3426, 8517-2426 e 93932577. O endereço da academia é rua José Sérvulo Soalheiro, 347, bairro Nova York.

esporte na Cidade Cerca de 300 alunos das escolas Juca Dias, Cândido Azeredo e Professor Galvão, que fazem parte do programa Próximo Passo, vão se encontrar para participarem das ações do projeto Esporte na Cidade. Lançado em agosto do ano passado, a Oscip “De Peito Aberto” realiza a inicia-

tiva com o apoio da Iveco. Esta é a primeira vez que os jovens vão se encontrar. O projeto Esporte na Cidade tem como objetivo disponibilizar aulas de iniciação esportiva para alunos da rede pública de nossa cidade que tenham idades entre 10 e 15 anos. Os jovens vão participar de um festival

nova iluminação Mais um novo investimento foi anunciado pelo Democrata Futebol Clube. No site oficial da equipe, foi anunciado que o Campo 1 da sede do clube, o Recanto do Jacaré, acaba de receber uma moderna iluminação. E o melhor de tudo é que agora o campo já pode ser alugado pelos "peladeiros" também à noite. Além da boa estrutura do gramado, o local conta também com uma

lanchonete e vestiários, que trazem maior conforto para os jogadores e suas famílias. As pessoas que estiverem interessadas em marcar partidas no campo iluminado devem fazer contato pelo telefone (31) 3774-8943 ou pelo email contato@democratajacare. com.br. O clube anunciou ainda que existem condições especiais para torneios internos de empresas.

entre as escolas com apresentações de equipes masculinas e femininas de vôlei e futsal neste sábado, dia 14, a partir das 8h30 na Escola Municipal Professor Galvão (Caic). Além disso, devido ao grande sucesso da competição, está sendo estudada a possibilidade de o projeto se extender para handebol e basquete.


Jornal Domingo em Casa 39ª edição