Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

JULHO | AGOSTO 2013

112

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VERSÃO ON-LINE:

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar | Café Farinha | Café Ensaio | Café “O Cantinho” | Café São Lourenço | Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Mini-mercado “Osvaldo” | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “O Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Moita | Café “A Caravela” | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante | Sociedade Filarmónica Capricho Moitense VALE DA AMOREIRA | Grupo Desportivo e Recreativo Portugal | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

112 JULHO | AGOSTO 2013

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo e Departamento de Recursos Humanos AGRADECIMENTOS: Comissões de Festas de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Gaio-Rosário; Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense "Amigos do Mar"

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé | Beira Mar Futebol Clube Gaiense | Marítimo Futebol Clube Rosarense

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


[tem a palavra] MIGUEL CANUDO VEREADOR DAS OBRAS MUNICIPAIS, ATIVIDADES ECONÓMICAS, TURISMO E FISCALIZAÇÃO

Se o verão é tempo de pausa de férias para muitos, para muitos outros, este verão significará mais um retrocesso, pois a instabilidade económica e social que se vive limita drasticamente as possibilidades de lazer das famílias, remetendo para “ao pé da porta” os passeios e a participação em atividades culturais e lúdicas. Além da tradição e da firme vontade de continuar a apoiar a economia local, esta é também mais uma razão que nos leva a promover e apoiar, na estrita medida do possível, a realização das festas populares nas nossas freguesias, momentos de convívio e de trocas culturais e económicas, essenciais para a comunidade. Mas a atividade sócio-cultural no verão do concelho da Moita não se resume às festas; antes pelo contrário. Nos equipamentos municipais são dinamizadas diariamente inúmeras atividades, algumas dirigidas à ocupação dos tempos livres dos jovens, como é o caso do programa “Férias Jovens”, e muitas outras, de acesso livre e gratuito, abertas à participação de toda a população, como são as bibliotecas estivais, na Praia do Rosário e no Parque da Zona Ribeirinha, ou as atividades do Naturalmoita, qua atraiem cada vez mais adeptos. O verão é também tempo de manutenção das infra-estruturas básicas e de melhoria contínua do serviço público, objetivos que dão corpo à missão do Município. Por isso, avançarão, durante o período de férias letivas, as obras de conservação e beneficiação necessárias nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico e Pré-escolar, destacando-se a conclusão da ampliação da Escola Básica da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, assim como prosseguirá a reabilitação dos reservatórios de água do Gaio-Rosário e de Sarilhos Pequenos ou o reforço da frota municipal, no que respeita à recolha de resíduos e transporte em autocarro, entre outras intervenções importantes para a melhoria da qualidade de vida no nosso concelho. Cuidamos ainda de um ambiente ribeirinho privilegiado – praia, parques e ciclovias – que nos convidam a usufruir e a valorizar o que temos de bom “ao pé da porta”, a retemperar energias e a ter esperança em melhores dias. Descubra, conheça, participe e tenha um Bom Verão!

[3]


[à lupa] FESTAS POPULARES

CELEBRAR TRADIÇÕES COM MUITA ANIMAÇÃO COM A CHEGADA DO VERÃO, RENOVA-SE O CICLO ANUAL DE FESTAS POPULARES. NO CONCELHO DA MOITA, JÁ “CHEIRA” A FESTA EM TRÊS FREGUESIAS: BAIXA DA BANHEIRA, DE 3 A 7 DE JULHO, ALHOS VEDROS, DE 26 A 28 DE JULHO, E GAIO-ROSÁRIO, DE 8 A 11 DE AGOSTO. VENHA DAÍ: VAMOS CELEBRAR, COM MUITA COR, ALEGRIA, MÚSICA E ANIMAÇÃO, OS COSTUMES E TRADIÇÕES DE CADA COMUNIDADE.

BAIXA DA BANHEIRA HOMENAGEAR SÃO JOSÉ OPERÁRIO Logo no início do mês de julho, entre os dias 3 e 7, a vila da Baixa da Banheira ganha uma animação diferente com as suas festas em Honra de São José Operário. A festa acontece em vários pontos da freguesia – Parque José Afonso, Rua 1º de Maio e Rua Francisco de Assis (palco principal) – com muita música, passagem de modelos, mostras de artesanato, atividades desportivas, carrosséis e também a tradicional procissão. No campo musical, estão previstos vários espetáculos para abranger os diferentes gostos da população e visitantes, como Switchense, Chave d’Ouro, bandas e grupos da terra e, a fechar, Mónica Sintra.

[4]


ALHOS VEDROS APRECIAR OS BARCOS ENGALANADOS Nas Festas em Honra de Nossa Srª dos Anjos, não pode perder o concurso de barcos engalanados, na manhã do dia 28, no Cais do Descarregador. As embarcações típicas do Tejo enfeitam-se para as festas, dando um colorido diferente a este braço do Tejo. É também no dia 28, às 17:00h, que vai sair à rua a procissão em honra da santa padroeira, percorrendo as principais artérias da vila. A feira de artesanato, as tasquinhas de comes e bebes, as diversões, e os espetáculos no palco do Parque das Salinas, com danças de salão, “Cantigas da Rua” e Ana Malhoa, no encerramento, completam o programa destas festas populares.

ROSÁRIO TRADICIONAIS LARGADAS DE TOUROS NA PRAIA As festas do Rosário só começam em agosto, é certo, mas nos três fins de semana que antecedem a festa, estão previstas algumas iniciativas para angariação de fundos. Assim, nos dias 13 e 20 de julho, pelas 17:00h, não perca também as primeiras largadas na praia deste ano. No dia 20, realiza-se o “Tributo ao Motard”, uma parceria entre a Comissão de Festas e o Moto Clube Amigos da Moita, que inclui um Moto-Papper pelo concelho, um churrasco e animação junto à praia fluvial. É a tradicional dança Huga Huga, pela Charanga do Rosário, que inicia mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Srª do Rosário, no dia 8 de agosto, uma animação que se repete todas as noites, antes dos bailes. As largadas de touros na praia, este ano, e pela primeira vez, são à corda, e estão previstas para os dias 9 e 10, às 18:00h, enquanto a procissão em honra da padroeira está marcada para o dia 11, às 18:00h. Das novidades preparadas pela Comissão de Festas, destaca-se a 1ª Feira de Produtos Manufaturados, na Rua da Cidla. Junto à muralha da praia, será instalada a Praça dos Bares, com animação diária por vários dj’s convidados. No novo palco, colocado junto ao lavadouro municipal, será dada voz aos artistas e instituições do concelho, com espetáculos ao início de todas as noites. Motivos não faltam para visitar o concelho da Moita e estas três freguesias em festa, em particular. Esperamos por si!

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE JULHO E AGOSTO

livros

feiras e festas

DE 26 A 28 DE JULHO DE 3 A 7 DE JULHO

FESTA EM HONRA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO Baixa da Banheira ATÉ 6 DE JULHO

42ª FEIRA DO LIVRO DE ALHOS VEDROS Org: Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro Praça da República – Alhos Vedros

DIAS 3 E 4 DE AGOSTO / DAS 9:00H ÀS 13:30H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANATO Mercado Municipal da Moita

São várias as editoras que, uma vez mais, marcam presença na Feira do Livro de Alhos Vedros. Não perca esta oportunidade de comprar “aquele” livro a preços mais convidativos.

DE 8 A 11 DE AGOSTO

DIAS 6 E 7 DE JULHO / DAS 9:00H ÀS 13:30H

DIAS 10 E 24 DE AGOSTO / DAS 8:00H ÀS 18:00H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANATO Mercado Municipal Mais informações através do T: 210816910 ou do email: pav.mun.exposicoes@mail .cm-moita.pt

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita

DIAS 13 E 27 DE JULHO / DAS 8:00H ÀS 18:00H

[6]

FESTA EM HONRA DE Nª SRª DOS ANJOS Alhos Vedros

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita

FESTA EM HONRA DE Nª SRª DO ROSÁRIO Gaio/Rosário

24 DE AGOSTO / 21:30 HORAS

APRESENTAÇÃO DA FESTA EM HONRA DE Nª SRª DA BOA VIAGEM Praça da República – Moita A apresentação pública do programa da Festa em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem é por si só uma festa. A Comissão de Festas preparou muita animação para esta noite, onde não vai faltar a Charanga da Banda Musical do Rosário e uma largada mexicana. Não perca!

6 DE JULHO / ÀS 16:00 HORAS

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “A OITAVA COLINA”, De Modesto Navarro Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Este livro vem dos confins de Trás-os-Montes e fala dos resistentes ao fascismo, da afirmação das mulheres e dos homens, dos jovens que foram influenciados pela campanha eleitoral de Humberto Delgado e pela situação de miséria e opressão do salazarismo. A experiência da vida de então em Lisboa, a resistência, a construção do 25 de Abril na clandestinidade e muito mais está nas páginas deste livro.

atividades para crianças DIAS 6, 13 E 20 DE JULHO / 10:00 HORAS

LIGA DOS LIVROS Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos 9 DE JULHO

HISTÓRIAS DE COLINHO, Baseadas no livro “Já para o Banho”, de Taro Gomi Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Iniciativa dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos Inscrição prévia na biblioteca – T: 212021227


DIAS 6 E 7 DE JULHO / A PARTIR DAS 9:00 HORAS

TORNEIO SOCIAL DE TÉNIS – FESTA DA BAIXA DA BANHEIRA Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira Mesmo que não participe, não deixe de apoiar os atletas.

20 DE JULHO / 16:30 HORAS

SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA: “FELINI E A CAIXA DAS SONECAS” E “EU QUERO UM GATO” Biblioteca Estival – Praia Fluvial do Rosário Iniciativa dirigida a crianças e famílias Aproveite esta tarde para ir com as suas crianças à praia para ouvirem uma história infantil em família! 27 DE JULHO / 17:00 HORAS

SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA: “UM LADRÃO DEBAIXO DA CAMA” E “AS TRÊS FIANDEIRAS” Biblioteca do Parque – Parque José Afonso – Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e famílias

Org: Sociedade Filarmónica Capricho Moitense Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Um espetáculo de dança inspirado nos mais famosos musicais de sempre, como Moulin Rouge, Chicago, Grease, entre outros.

desporto DE 1 A 6 DE JULHO

CAMPO DE VERÃO DE MINIBASQUETEBOL Org: Clube Recreativo do Penteado Pavilhão Desportivo Municipal – Moita

dança

“DANCE IN MUSICAL”, Pela Companhia de Dança Dance In/Capricho Moitense

Venha até ao parque ribeirinho e passe uma tarde divertida com slide, escalada e tiro com arco. É só aparecer e participar! 20 DE JULHO / 21:00 HORAS

6 DE JULHO / 21:00 HORAS

“PEDALADA NA NATUREZA NOTURNA II” – NATURALMOITA Partida: Cais do Descarregador – Alhos Vedros Percurso: 20 Km – Moinho de Maré, Morçoas, Arroteias, Barra Cheia, Moita, Quinta da Fonte da Prata e Moinho de Maré DIAS 6 E 7 DE JULHO / 7:30 HORAS

20 DE JULHO / 21:00 HORAS

SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS “TRIATLO DE AVENTURA” – NATURALMOITA Parque José Afonso – Baixa da Banheira

“CAMINHADA DE AVENTURA NOTURNA I” – NATURALMOITA Partida: Paços do Concelho – Moita Percurso: 6 Km – Moita, Quinta da Fonte da Prata, Morçoas, Quinta da Fonte da Prata e Moita

24 DE AGOSTO / 17:00 HORAS

SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA: “VEM AÍ O ZÉ DAS MOSCAS” E “MACHADA MACHADINHA DO JOSÉ E DA JOAQUINA” Biblioteca do Parque – Parque José Afonso – Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e famílias

13 DE JULHO / 14:00H

XI REGATA/CRUZEIRO MOITA – VILA FRANCA DE XIRA – MOITA Org: Centro Náutico Moitense Partida: Ilha do Rato

27 DE JULHO / 17:00 HORAS

10º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA FONTE DA PRATA – ATLETISMOITA Partida: Praça da República – Alhos Vedros DIAS 3 E 4 DE AGOSTO / 9:00 HORAS

TORNEIO SOCIAL DE TÉNIS “VERÃO” Org: META – Moita Escola de Ténis Associação Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE JULHO E AGOSTO

DE 14 A 17 E DE 28 A 31 DE AGOSTO / 9:00 HORAS

“AGOSTO FLUTUANTE” – NATURALMOITA Canoagem Praia Fluvial do Rosário Aqui fica uma excelente sugestão para estes dias de agosto: praticar canoagem no rio Tejo. Esta iniciativa é aberta à participação de todos, independentemente da idade: crianças, jovens e adultos. Esperamos por si.

Passe pelo Moinho de Maré, de quinta-feira a domingo, das 15:00h às 19:00h e das 21:00h às 23:00h, e aprecie as obras selecionadas nesta edição. DE 8 A 26 DE JULHO

PINTURA DE FRANCISCO COLAÇO Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

outros eventos

DE 2 A 31 DE JULHO

JULHO: DIAS 6, 13, 20 E 27 / DAS 15:00H ÀS 19:00H AGOSTO: DIAS 3, 10, 17, 24 E 31 / DAS 15:00H ÀS 19:00H

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA SOBRE TRADIÇÃO POPULAR Biblioteca Municipal – Baixa da Banheira

VISITAS AO SÍTIO DAS MARINHAS – CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL Gaio/Rosário

exposições

DE 6 A 28 DE JULHO

VI BIENAL DE PINTURA DE PEQUENO FORMATO – PRÉMIO JOAQUIM AFONSO MADEIRA Moinho de Maré – Alhos Vedros Inauguração: dia 6, às 15:00h

[8]

Promovida em conjunto pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Alhos Vedros e CACAV – Circulo de Animação Cultural de Alhos Vedros, a Bienal de Pintura pretende dinamizar e valorizar a criação artística, dando visibilidade à pintura e aos artistas plásticos.

ATÉ 31 DE AGOSTO

BIBLIOTECA ESTIVAL Praia Fluvial do Rosário Horário: de terça a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h. Sábados, domingos e feriados, das 9:00h às 14:00h e das 14:00h às 18:00h, conforme as marés. ATÉ 31 DE AGOSTO

BIBLIOTECA DO PARQUE Parque José Afonso – Baixa da Banheira Horário: de terça a sábado, das 9:30h às 12:30h e das 16:00h às 20:00h

PASSEIOS NO VARINO “O BOA VIAGEM” EM JULHO: 12 de julho, das 17:15h às 21:15h 15 de julho, das 19:00h às 21:00h 16 de julho, das 9:30h às 20:00h 18 de julho, das 10:00h às 13:00h 24 de julho, das 16:00h às 19:00h 26 de julho, das 17:00h às 20:00h 31 de julho, das 9:30h às 12:00h EM AGOSTO: 8 de agosto, das 15:30h às 18:30h 9 de agosto, das 16:00h às 19:00h 12 de agosto, das 18:00h às 21:00h 13 de agosto, das 19:00h às 21:30h 14 de agosto, das 9:00h às 20:30h 22 de agosto, das 15:00h às 18:00h 23 de agosto, das 16:00h às 19:00h 26 de agosto, das 8:00h às 20:00h 27 de agosto, das 18:00h às 21:30h 28 de agosto, das 9:00h às 20:30h 30 de agosto, das 10:30h às 12:30h 31 de agosto, das 11:00h às 14:00h Embarque: Cais da Moita Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo Municipal, na Moita. T:210852340


[leituras de verão...] Em Julho e Agosto, meses de férias, é tempo de pôr a leitura em dia. Visite as bibliotecas municipais, onde poderá encontrar todas as nossas sugestões. E, como um livro é sempre uma companhia relaxante, venha também à descoberta das Bibliotecas Estivais, na Praia do Rosário e no Parque da Zona Ribeirinha, na Baixa da Banheira.

ROMANCE A CASA VERMELHA de Mark Haddon No novo romance de Mark Haddon, encontramos uma família disfuncional, tentando reatar laços perdidos no tempo. Richard, um médico bem-sucedido, convida a irmã para uma semana de férias. Durante esta semana, crises latentes e segredos ocultos irrompem com inesperada violência, perturbando as férias familiares. Uma abordagem única às relações humanas que põe o leitor a pensar na importância das escolhas e decisões no seio familiar. Um retrato da mente humana, pintado com indiscutível mestria pelo pulso de Mark Haddon.

JUVENIL BREVE HISTÓRIA DO MUNDO CONTADA A JOVENS LEITORES de Manfred Mai Os principais factos, números e personalidades que fizeram a história do mundo estão compilados nesta obra, numa linguagem acessível para os jovens leitores. Divertido e didático, este livro escrito por um historiador e professor do ensino secundário alemão oferece aos mais novos uma visão diferente sobre a História, em cerca de 200 páginas, divididas em 50 mini-capítulos. Um livro que diverte, ao mesmo tempo que fornece informação valiosa sobre a história mundial.

JORNALISMO DIAMANTES DE SANGUE: CORRUPÇÃO E TORTURA EM ANGOLA de Marques Rafael O trabalho deste jornalista de investigação angolano é já bastante conhecido, particularmente nos meios online. Ele é um dos principais responsáveis pela denúncia e divulgação dos esquemas de corrupção que envolvem as altas esferas do poder em Angola. Nesta obra, são denunciadas as condições de quase escravatura em que as populações de garimpeiros são mantidas, a tortura e os roubos que sofrem às mãos dos militares. A justiça angolana recusou julgar as acusações presentes no livro e agora são os generais que perseguem o autor e a editora portuguesa que publicou o livro.

[9]


[aqui tão perto] EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS / CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA

CEA: LUGAR À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JÁ TEVE OPORTUNIDADE DE VISITAR O CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA, NO VALE DA AMOREIRA? AS PORTAS DESTE EQUIPAMENTO ESTÃO SEMPRE ABERTAS PARA RECEBER QUEM QUEIRA CONHECER O NOVO ESPAÇO MUNICIPAL DEDICADO À FORMAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA. Inaugurado em abril, o Centro de Experimentação Artística (CEA) pode ser definido como um espaço informal, polivalente e dinâmico vocacionado para a formação artística, criação e experimentação e também apresentação de espetáculos. Entre as valências do CEA, estão uma black box (sala polivalente) com 240m2, sala de dança, salas de formação e estúdio de música. Atualmente, os espaços estão a ser utilizados pelo Grupo de Dança Contempo-

[10]


rânea, pelo Grupo de Teatro Valart e pelas Oficinas de Percussão Tocá a Rufar. Aqui está uma outra ideia para ocupar as manhãs de sábado: aprender a tocar bombo com os Tocá a Rufar. Só tem de aparecer aos sábados (em agosto, apenas nos dias 3 e 10), a partir das 10:00h, com vontade de experimentar um novo instrumento musical. Esta atividade, para adultos ou crianças, resulta de uma parceria da Câmara Municipal com os Tocá Rufar que, além desta Oficina no CEA, dinamizam também Oficinas de Percussão em escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho, durante o ano letivo. O CEA funciona de terça a sexta-feira, das 10:00h às 21:00h, e às segundas-feiras e sábados, das 10:00h às 18:00h. De referir que o CEA se integra numa estratégia de integração territorial e social, sendo um projeto inserido na Iniciativa Bairros Críticos, da qual a Câmara Municipal era um dos parceiros, e representou um investimento global de 1 320 000 euros, comparticipado pelo EEA GRANTS e IHRU.

[11]


[sabores & saberes] ROTEIRO DAS COLETIVIDADES

PETISCOS DO “MAR” E NÃO SÓ A LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA DOS “AMIGOS DO MAR”, EM ALHOS VEDROS, E AS MELHORIAS EFETUADAS AO LONGO DO TEMPO PELA ASSOCIAÇÃO, COM A AMPLIAÇÃO DA SEDE, A INSTALAÇÃO DE ESPLANADAS E AJARDINAMENTO DO ESPAÇO, ATRAIEM CADA VEZ MAIS VISITANTES AO HISTÓRICO CAIS DO DESCARREGADOR, NOS DIAS MAIS QUENTES DE VERÃO. Aqui tudo está relacionado com o “mar”: os “Amigos” que são os sócios da Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense, assim como a vocação deste clube, “virado para o mar”, embora seja o Rio Tejo o cenário de fundo. Como era de esperar, também os petiscos lembram o mar, destacando-se o inevitável choco frito, mas não só. Todas as tardes de sexta-feira, sábados, domingos e feriados, a partir das 13:00h, pode juntar-se aos “amigos” e escolher entre os caracóis e o choco, as moelas e os lombinhos, as entremeadas e o chouriço assado ou os couratos. No resto da semana, também há sopas e salgados diversos. E porque estamos no concelho da Moita, os barcos típicos do Tejo e a sua preservação fazem parte não só dos estatutos da associação náutica mas também do seu dia à dia. A prová-lo está o colorido Concurso de Barcos Engalanados durante as Festas de Alhos Vedros, organizado pela associação, e que é mais uma razão de peso para se visitar o emblemático Cais e os seus “Amigos do Mar”. ADN Amigos do Mar | Cais do Descarregador, Alhos Vedros | T: 214072327

[12]


[utilidades] CONTACTOS

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800 202 323 Comunicação de Leituras de Água: 800 502 443 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 | Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 19:00h Paragem técnica de 5 a 17 de agosto BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h Paragem técnica de 5 a 10 de agosto

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2ª feira Inverno (de outubro a maio) 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 18:30h Sábado das 14:00h às 19:00h Verão (de junho a setembro) | 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00hSábado das 10:00h às 13:00h Paragem técnica de 12 a 17 de agosto BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Inverno (de setembro a junho) 2ª feira das 14:00h às 19:00h | 3ª feira a 6ª feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h | Sábado das 9:30h às 13:00h Verão (de julho e agosto) – Encerra aos sábados e na manhã da última 5ª feira de cada mês | 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h Paragem técnica de 19 a 24 de agosto FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970 POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Período de renovações – até 13 de julho Período de inscrições – de 15 a 31 de julho Consulte os horários e modalidades em www.cm-moita.pt, no canal Desporto. PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 CANIL/GATIL MUNICIPAL Estrada Nacional 11, Quinta do Matão, Moita Telefone: 800 202 323 2ª a 6ªf - 14:00h às 15:30h Sábados - 11:00h às 13:00h.

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

AGOSTO

JULHO

S T Q Q S S D

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 25 25 27 28

29 30 31

S T Q Q S S D

24 DE JULHO – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho

S T Q Q S S D

PREIA MAR – ALTURA

12 13 14 F 16 17 18

19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31

S T Q Q S S D

21 DE AGOSTO – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho

Tabela de Marés – agosto’13

Tabela de Marés – julho’13 DIA

1 2 3 4

5 6 7 8 9 10 11

BAIXA MAR – ALTURA

DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

10:41H – 3.12M

23:07H – 3.13M

03:48H – 1.27M

16:20H – 1.40M

01

12:12H – 3.03M

–––

05:19H – 1.53M

18:08H – 1.51M

02

11:48H – 3.11M

–––

04:55H – 1.35M

17:31H – 1.43M

02

00:45H – 2.94M

13:15H – 3.14M

06:28H – 1.46M

19:10H – 1.38M

03

00:14H – 3.09M

12:49H – 3.19M

05:59H – 1.36M

18:37H – 1.37M

03

01:43H – 3.06M

14:05H – 3.31M

07:21H – 1.35M

19:56H – 1.23M

04

01:14H – 3.12M

13:42H – 3.31M

06:55H – 1.30M

19:31H – 1.27M

04

02:29H – 3.21M

14:45H – 3.47M

08:04H – 1.21M

20:35H – 1.09M

05

02:06H – 3.20M

14:29H – 3.41M

07:43H – 1.21M

20:16H – 1.16M

05

03:07H – 3.35M

15:22H – 3.61M

08:41H – 1.08M

21:09H – 0.95M

06

02:49H – 3.28M

15:08H – 3.52M

08:24H – 1.13M

20:54H – 1.06M

06

03:43H – 3.48M

15:57H – 3.73M

09:15H – 0.98M

21:42H – 0.86M

07

03:29H – 3.36M

15:45H – 3.61M

09:01H – 1.05M

21:30H – 0.98M

07

04:18H – 3.58M

16:32H – 3.82M

09:49H – 0.88M

22:14H – 0.78M

08

04:05H – 3.43M

16:20H – 3.67M

09:36H – 1.00M

22:04H – 0.91M

08

04:52H – 3.63M

17:06H – 3.85M

10:22H – 0.81M

22:48H – 0.75M

09

04:40H – 3.46M

16:53H – 3.70M

10:09H – 0.95M

22:37H – 0.86M

09

05:26H – 3.65M

17:42H – 3.84M

10:56H – 0.78M

23:21H – 0.75M

10

05:14H – 3.48M

17:27H – 3.70M

10:44H – 0.93M

23:11H – 0.85M

10

06:02H – 3.63M

18:18H – 3.77M

11:30H – 0.81M

23:56H – 0.79M

11

05:49H – 3.47M

18:03H – 3.68M

11:18H – 0.93M

23:45H – 0.87M

11

06:38H – 3.57M

18:55H – 3.67M

12:07H – 0.87M

–––

12

06:24H – 3.43M

18:39H – 3.61M

11:54H – 0.96M

–––

12

07:18H – 3.47M

19:36H – 3.51M

00:32H – 0.89M

12:47H – 0.97M

13

07:02H – 3.37M

19:18H – 3.52M

00:22H – 0.92M

12:31H – 1.03M

13

08:02H – 3.36M

20:24H – 3.34M

01:15H – 1.01M

13:35H – 1.12M

14

07:44H – 3.27M

20:00H – 3.39M

01:00H – 0.99M

13:14H – 1.12M

14

08:57H – 3.24M

21:25H – 3.19M

02:05H – 1.15M

14:34H – 1.25M

15

08:31H – 3.19M

20:51H – 3.26M

01:46H – 1.09M

14:03H – 1.21M

15

10:06H – 3.19M

22:43H – 3.13M

03:11H – 1.28M

15:52H – 1.35M

16

09:28H – 3.12M

21:53H – 3.18M

02:39H – 1.18M

15:05H – 1.30M

16

11:27H – 3.25M

–––

04:31H – 1.34M

17:18H – 1.30M

17

10:36H – 3.14M

23:06H – 3.16M

03:44H – 1.24M

16:18H – 1.32M

17

00:08H – 3.21M

12:43H – 3.44M

05:53H – 1.25M

18:36H – 1.10M

18

11:48H – 3.25M

–––

04:57H – 1.23M

17:35H – 1.23M

18

01:22H – 3.42M

13:49H – 3.71M

07:02H – 1.06M

19:38H – 0.86M

19

00:21H – 3.26M

12:57H – 3.45M

06:09H – 1.11M

18:45H – 1.05M

19

02:21H – 3.65M

14:44H – 3.98M

08:00H – 0.85M

20:31H – 0.63M

20

01:30H – 3.43M

14:00H – 3.68M

07:12H – 0.95M

19:48H – 0.82M

20

03:14H – 3.87M

15:34H – 4.19M

08:49H – 0.65M

21:19H – 0.47M

21

02:31H – 3.63M

14:56H – 3.93M

08:09H – 0.77M

20:42H – 0.59M

21

04:01H – 4.03M

16:21H – 4.30M

09:35H – 0.52M

22:02H – 0.39M

22

03:27H – 3.82M

15:49H – 4.13M

09:02H – 0.62M

21:33H – 0.43M

22

04:45H – 4.08M

17:04H – 4.30M

10:17H – 0.46M

22:44H – 0.42M

23

04:18H – 3.95M

16:38H – 4.24M

09:50H – 0.51M

22:21H – 0.34M

23

05:27H – 4.05M

17:47H – 4.20M

10:59H – 0.49M

23:23H – 0.52M

24

05:06H – 4.00M

17:25H – 4.27M

10:37H – 0.46M

23:07H – 0.35M

24

06:07H – 3.94M

18:26H – 4.01M

11:39H – 0.62M

–––

25

05:52H – 3.96M

18:11H – 4.18M

11:22H – 0.50M

23:51H – 0.45M

25

06:46H – 3.76M

17:41H – 4.21M

00:02H – 0.69M

12:19H – 0.80M

26

06:35H – 3.85M

18:54H – 4.00M

12:06H – 0.61M

–––

26

07:25H – 3.54M

19:44H – 3.45M

00:40H – 0.93M

12:59H – 1.04M

27

07:18H – 3.67M

19:38H – 3.74M

00:34H – 0.63M

12:50H – 0.80M

27

08:05H – 3.31M

20:28H – 3.16M

01:21H – 1.17M

13:46H – 1.30M

28

08:03H – 3.45M

20:23H – 3.46M

01:18H – 0.85M

13:36H – 1.02M

28

08:54H – 3.09M

21:24H – 2.93M

02:08H – 1.41M

14:44H – 1.53M

29

08:51H – 3.23M

21:14H – 3.18M

02:04H – 1.09M

14:28H – 1.25M

29

10:02H – 2.96M

22:45H – 2.82M

03:11H – 1.62M

16:04H – 1.68M

30

09:49H – 3.06M

22:18H – 2.98M

02:58H – 1.31M

15:32H – 1.45M

30

11:28H – 2.95M

–––

04:35H – 1.71M

17:33H – 1.65M

31

10:59H – 2.98M

23:33H – 2.89M

04:04H – 1.48M

16:51H – 1.54M

31

00:12H – 2.88M

12:41H – 3.08M

05:56H – 1.66M

18:42H – 1.51M

[14]


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS – T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" – T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOC. FIL. CAPRICHO MOITENSE – T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067 FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

GRUPOS MUSICAIS GRUPO CORAL ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067 GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926 GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556 GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673 GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238 ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE – T. 212892907

FUTEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE – T. 934943690 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" – T. 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – SPORTING CLUBE BANHEIRENSE – T. 212041306

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

GINÁSTICA

RANCHOS FOLCLÓRICOS

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

RANCHO FOLCLÓRICO DAS ARROTEIAS DO CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTEENSE – T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA – Baixa da Banheira | T. 212044996 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” – T. 212131051

TEATRO GRUPO AMADOR DE TEATRO-REVISTA “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212049865

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE – T. 212040949

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

Se aprecia a boa gastronomia, aproveite o verão e descubra os Sabores de Cá, nos restaurantes do concelho. Nas pastelarias, pode encontrar o doce típico Ferradura da Moita.

Agenda de Eventos Maré Cheia julho e agosto 2013  

Município da Moita

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you