Directarts #04

Page 66

tutorial Photoshop - Utilizando a função Hue/Saturation, no menu Image/Adjustments/ Hue/Saturation, e alterando o valor de Saturation para -100. Esta mantém os 3 canais RGB. (Imagem 4) - Convertendo a imagem para Lab Color, Image/Mode/Lab Color e, na Janela dos Channels, activar o Canal Lightness, convertendo-se depois a imagem novamente para Grayscale. (Imagem 5) Todos estes métodos, Desaturate, Grayscale, Hue/Saturation e Lab Color, obtêm um resultado idêntico e são muito limitados no controlo de contraste ou densidade durante a conversão. 04) Utilizando o Hue/Saturation e alterando apenas o valor de Saturation para -100, obtém-se um resultado visual semelhante à conversão para Grayscale, embora este método mantenha os 3 Canais.

Por fim, destacaria os métodos que nos permitem ter algum controlo no resultado final da conversão da cor para Preto e Branco. - O primeiro, derivando de um método anteriormente descrito, é a conversão de RGB para Grayscale, embora, na janela dos Canais (Channels) se possa activar apenas um dos 3 disponíveis, em função do que nos oferece a imagem que mais nos agrada já que, normalmente, são diferentes. Assim poderemos converter a imagem para Grayscale (com apenas 1 canal activo) e descartar os outros dois. Este processo tem a vantagem de nos permitir obter um resultado que, ainda sem edição, estará mais próximo do resultado pretendido. Menos edição, mais qualidade. (Imagem 8) - Derivado do método anterior, poderemos utilizar o Channel Mixer (Image/Adjustments/Channel Mixer). Este permite accionar a função Monochrome, no canto inferior da janela, e misturar a informação de vários Channels. Permite grande controlo, tendo em atenção que o va-

05) Para converter através de LAB Color, é necessário activar apenas o Canal Lightness antes de se converter novamente para Grayscale (serão descartados os Canais a e b, preservando apenas os valores de luminosidade da imagem)

06) Fotografia a cores original

lor final na soma das percentagens de cada Channel deverá de ser o valor 100 (se colocar 20% do Vermelho, deveria de colocar 80% por exemplo no Verde). (Imagem 9 e 10) - Uma novidade relativamente recente no Photoshop é utilizando a função Black & White (Image/Adjustments/Black & White). Neste caso é fundamental a informação de cor (RGB) já que esta função funciona apenas com os valores de cor da imagem não tendo nenhum efeito se, apesar de ter 3 canais, a imagem estiver já preto e branco. Este, devo salientar, após algumas experiências e apesar de ser uma forma excelente de editar uma fotografia a preto e branco, controlando-se os tons por zonas de cinzentos, é bastante destrutivo, ao ponto de se tornar, normalmente, uma opção a evitar. (Imagem 11 e 12)

07) Fotografia convertida para preto e branco utilizando os métodos Desaturate, Grayscale, Hue/Saturation e Lab Color.

- E, finalmente, o método que se tem revelado o mais eficaz em termos de preservar a qualidade da imagem, permitindo um grande controlo na edição desta. Refiro-me ao RAW, mais especificamente através do Camera RAW, incluído com o Photoshop. Este, já que trabalha nos BITs reais da máquina (ao contrário do Photoshop que tem que trabalhar em 8, 16 ou 32 BIT) e perante a exponencial evolução do software Camera RAW, permite obter os melhores resultados. Principalmente quando se pretende realizar alteração à densidade e contraste da fotografia. Por experiência, quando se realizam alterações significativas na densidade e contraste de uma imagem a preto e branco, o RAW tem alguma

66

DIRECTARTS | REVISTA DE COMUNICAÇÃO VISUAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.