Page 1

Foto: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Jornal Opinião - 9/junho/2012 CIRCULAÇÃO DURANTE A 11ª SUINOFEST

l a i c e esp T S E F O SUIN

Suinofest começa grandiosa


2

Abertura oficial Autoridades destacam força da cadeia produtiva suína

Texto: Vitória Bortoletti/Foto: Caroline Rodrigues (Portal Região dos Vales)

Nem mesmo frio intenso espantou o público da abertura oficial da Suinofest 2012. O evento, ocorrido na noite de ontem, foi realizado no Espaço Cultural, no Parque João Batista Marchese. Inúmeras autoridades locais, regionais, estaduais e federais participaram da cerimônia, que destacou as potencialidades do município de Encantado. A solenidade contou ainda com a presença das soberanas da região, do mascote Buti, empresários, entidades e comunidade em geral. Os discursos enalteceram a grandiosidade da Suinofest. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medeiros, destacou a venda antecipada de mais de cinco mil ingressos. “Com estas características de ter quatro eixos bem definidos, como a gastronomia, feira industrial, de serviços e agronegócios, roteiros turísticos e os eventos técnicos, a Suinofest só tende a crescer”, salientou Medeiros. A presidente da Suinofest 2012, Renata Galiotto, falou do planejamento do evento, que iniciou ainda em 2011, ressaltando o seu significado, “A Suinofest é um evento único. De um gosto único. Não de uma pessoa só, mas de uma grande

comunidade, uma grande equipe. Assim, com todo o trabalho, vocês irão se surpreender com o que a Suinofest 2012 proporcionará”. O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Eldo Orlandini, enalteceu a importância da parceria entre os poderes para o fortalecimento do evento. “A Suinofest caracteriza Encantado. Ela é a marca de Encantado em âmbito estadual. Hoje vemos quanto pode o poder público aliado à iniciativa privada e à comunidade podem ajudar no crescimento deste evento”. A importância da Suinocultura Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, o deputado estadual, Edson Brum, salientou o grande sucesso. “Não tenho dúvidas que a Suinofest será um sucesso. Os números já estão mostrando isso. Brum também falou do trabalho dos parlamentares em relação ao setor terciário. “O que motivou a criação da Suinofest foi exatamente divulgar a carne suína e fazer com que aumentasse o seu consumo. E nós, da Assembleia, trabalhamos para isso, estudando assuntos como om sanidade animal

EXPEDIENTE Publicação especial do JORNAL OPINIÃO que circula durante a 11ª SUINOFEST, em Encantado. Coordenação: Milton Fernando; Produção: José Raimundo Tramontini e Henrique Pedersini; Edição/Projeto Gráfico: Diogo Daroit Fedrizzi; Parceria: Portal Região dos Vales; Impressão: BT Indústria Gráfica.

e questão tributária. Temos a necessidade de ajuda o setor terciário na produtividade”, disse, salientando que a Suinofest é fundamental para que a cadeia produtiva seja reconhecida por todos. Representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o deputado federal, Giovani Cherini, evidenciou o papel dos parlamentares em relação à produtividade da carne suína. “O papel que nós, políticos, exercemos, é fundamental. Podemos abrir portas para que o agricultor possa progredir”, afirmou, confirmando que a melhor janta das feiras que ele conhece é oferecida na Suinofest. Para encerrar os depoimentos, o prefeito de Encantado, Paulo Costi, relembrou o passado trabalhoso e o presente do segmento suinocultura. “A Suinofest não é apenas mais um festa. Ela tem um significado muito importante na nossa região. Hoje falamos em produto rural e suíno. No passado era porco e colono. Pelo fato da grande amplitude da suinocultura em Encantado, o município denomina-se capital do Ouro Branco. Desta forma, a Suinofest tem o papel de resgatar tudo que foi vivido pelo homem rural”, encerrou, desejando boas-vindas a todos.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE este material é impresso com papel reciclado


Presenças Na abertura da Suinofest, que aconteceu no início da noite de ontem, dezenas de convidados prestigiaram o evento, momento em que políticos, autoridades convidadas e empresas patrocinadoras, destacaram a festa maior de Encantado. Confira nas fotos de José Raimundo Tramontini, do Jornal Opinião, algumas presenças.

Roberto Turatti, Renata Galiotto e Maurício Dziedricki

Edson Brum com Angelo Delavy, da Encantado AM

Irno Pretto, Jerônimo Goergen, Paulo Costi, Waldemar Richter e Adélcio Sestari

Costi, Goergen, Luana dos Passos, Tarso Bastiani e José Calvi

José Scorsatto, Valdir Possebon e Aureo Coser

Eldo Orlandini, Adroaldo Conzatti e Betinho Dalpian

Silvio Grandi, Bernardo Katz, André Bergamaschi, Alexandre Bratti, Roberto Scorsatto, Cesar Lorenzon e Giovani Cherini

Salete Dalla Lasta, Elmar Schneider, Luis Pedro Dalla Lasta e João Luft

Mayara Cornelli, Luis Fernando Schmidt, Andressa Casanova, mascote Buti e Luiza Slaghenauffi

Luciano Moresco, Alceu Signori, mascote Buti, Rafael Fontana e Roberto Turatti

3


4

Primeiro dia Algumas imagens da sexta-feira no Parque João Batista Marchese.

Henrique Pedersini

Diogo Daroit Fedrizzi

Gustavo Mattje fez o primeiro show da parte externa

Entrada do Salão Gastronômico destaca-se pela decoração do ambiente

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Painel e bandeira gigantes dão as boas-vindas aos visitantes

Uma placa instalada na entrada do Parque João Batista Marchese dá as boas-vindas aos visitantes da 11ª Suinofest. O painel exibe o mascote Buti e a logomarca da Festa com os dizeres “Um evento completo”. As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Encantado estão em destaque. Um caminhão do Corpo de Bombeiros serve de mastro para uma bandeira gigante do Rio Grande do Sul.


Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Comunicação

5

Cober tura especial do Grupo Encantado

Estúdio da Rádio Encantado AM

Espaço do Opinião

Móvel da Energia Pop FM

VISITAS Milton Fernando

Equipe de esportes

José R. Tramontini

Joilson Pereira

A exemplo do ano passado, o Grupo Encantado de Comunicação marca forte presença na Suinofest. Os três veículos (Rádio Encantado AM, Rádio Energia Pop FM e Jornal Opinião) ocupam um espaço privilegiado, logo na entrada principal do Parque João Batista Marchese. Desde ontem à tarde, a Rádio Encantado AM transmite a programação ao vivo direto do Parque. O primeiro programa apresentado foi o Esportes em Debate. A transmissão seguiu com o Sintonia Total e o Resumo Geral, momento em que foi acompanhada a solenidade de abertura da Festa. Neste sábado, a Encantado AM transmite o Panorama Saúde, o Panorama 1580 e o Jornal do Meio-Dia, direto do estúdio do Parque. Ao longo da programação, nossos repórteres estarão atualizando os ouvintes com boletins ao vivo, registrando a presença de autoridades e os principais acontecimentos da Suinofest. O estúdio móvel da Energia Pop FM também leva aos ouvintes os destaques da Festa.

Secretário de Economia Solidária, Maurício Dziedricki e Alexandre dos Santos

Jerônimo Goergen, deputado federal

Deputado Heitor Schuch com Cris Costa e Alexandre dos Santos


6

Salão gastronômico

Música, alegria e comida boa para espantar o frio O Salão Gastronômico, principal referência da Suinofest, atraiu muita gente na noite gelada de ontem. Após a abertura oficial na parte externa, os visitantes ingressaram pela primeira vez no Ginásio. Com uma decoração nas cores branca, vermelha e verde, além de iluminação especial, o espaço ficou aconchegante para receber os apreciadores dos cerca de 50 itens oferecidos. Além dos cortes tradicionais de carne suína, o cardápio recebeu incrementos, como o salame brustolado, a linguiça toscana defumada e a cascata de chocolate.

Ontem, as atrações artísticas enfatizaram a Noite das Etnias, com destaque para as culturas, italiana, alemã e afro. O Grupo de Danças Alemãs Helmuth Kuhn, de Arroio do Meio, e o Projeto Raio de Luz, de Encantado, fizeram as apresentações. O Grupo Emozioni animou a festa com canções italianas. Cerca de 200 pessoas estão envolvidas no trabalho dentro do Salão. Conforme a comissão organizadora, até ontem à tarde, mais de quatro mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada.

Texto e foto: Diogo Daroit Fedrizzi/Jornal Opinião

Salão Gastronômico minutos antes de ser aberto para o público na noite de ontem


Salão gastronômico

Fotos: José Raimundo Tramontini

Renata Galiotto e o marido Tomé Galiotto

José Calvi, Paulo Costi, Nei Barzotto, Jerônimo Goergen e Roberto Scorsatto

Nestor Fachini serve a linguiça defumada

Carlos Gonzatti serve uma das delícias da culinária suína

apoiando a Suinofest 2012

Arlete (esq) sapeca a polenta na chapa

7


8

Cooperativismo Seminário destaca a importância da sucessão familiar no campo Texto e fotos: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

A programação técnica da Suinofest 2012 foi aberta na tarde da sexta-feira, dia 8, com a quarta edição do fórum do cooperativismo. Os painéis foram coordenados pelo gerente regional da Emater/Ascar, de Lajeado, Derli Bonine. Para ele, a temática é de extrema relevância para a região e, principalmente, para o cooperativismo. “O cooperativismo tem papel fundamental na sucessão rural”, disse.

Lucildo Ahlert

Derli Bonini A primeira explanação do evento foi feita professor da Univates , graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção, Lucildo Ahlert. Ele abordou o tema “Realidade demográfica e sucessão na propriedade Familiar no Vale do Taquari” Ahlert apresentou diversos dados importantes para a região, entre eles, números do IBGE e da Univates, que mostraram a realidade vivida no Vale. De acordo com um levantamento feito de 2009 a 2011, quase 50% do retorno de ICMS aos municípios da região vêm do setor primário. O painelista destacou alguns aspectos importantes para manter o jovem no campo, entre eles, o planejamento e a preparação para a sucessão, a formação do jovem rural, o envolvimento do jovem na gestão da propriedade na era digital, a parceria na produção e as formas de remuneração do jovem.


Cooperativismo A segunda apresentação foi feita pelo coordenador de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Armando Triches Enderle. O painelista abordou o tema “Sucessão na Agricultura Familiar e Políticas Públicas”. Ele apresentou a Secretaria e mostrou números do setor rural. Conforme a apresentação, dos 441.467 estabelecimentos rurais existentes no Estado, 378.546 são de base familiar; 1,6 milhã0 de pessoas vivem no campo, o que representa 14,9% da população gaúcha; em 10 anos, a população rural diminui 276.176 pessoas (passou de 18,35% para 14,9% da população gaúcha); de acordo com o IBGE, o RS tem 2.640.642 jovens, sendo que 336.026 estão no meio rural, o número significa que 12,07% dos jovens estão na área rural.

Jorge Mariani

9

Armando Enderle Já o tema “Caso de sucesso em Cooperativismo e Turismo Rural na Agricultura Familiar” foi abordado pelo secretário de Agricultura e pecuária de Garibaldi, presidente da Cooperativa das Agroindústrias e Artesanato do RS (Cooperagroarte) e integrante do Projeto Estrada do Sabor, Jorge Mariani. O palestrante destacou que, para o jovem ficar no meio rural, é preciso mudar a cultura das famílias. “Muitas vezes, as famílias e a própria sociedade mandam os jovens saírem das propriedades para estudar. Para eles, se o jovem permanecer no meio rural, ele não será ninguém. É preciso mudar essa cultura”, falou.

A última apresentação foi feita pelo presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Gilberto Piccini, que falou sobre o Projeto Associativo na Produção de Leite, que visa manter os jovens no meio rural. A iniciativa busca realizar o associativismo na produção leiteira e vai envolver oito núcleos da Cooperativa, atingindo cerca de 100 municípios. Ao final, os painelistas e os participantes debateram os temas abordados. Após, eles redigiram uma Carta que foi aprovada por todos os presentes. No futuro, o documento será levado para a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

Gilberto Piccinini


AMVAT

Prefeitos apoiam implantação do curso de Medicina no Vale

Texto/Fotos: Caroline Rodrigues (Portal Região dos Vales)

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) realizou assembleia geral na tarde de ontem, durante a Suinofest 2012, no Parque João Batista Marchese. O prefeito de Encantado, Paulo Costi, agradeceu a presença de todos e os convidou para participarem do evento durante os seis dias de programação. Na oportunidade, a professora da Univates, Luciana Fernandes, falou sobre a implantação do curso de Medicina na Instituição. Os prefeitos decidiram apoiar a iniciativa através do encaminhamento de uma moção. “A AMVAT está à disposição da Univates e é parceira nesse processo”, disse o presidente da entidade e prefeito de Taquari, Ivo dos Santos Lautert. O secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, apresentou o Programa Gaúcho de Microcrédito. “Neste ano fizemos 30 mihões de empréstimos para micro e pequenos empresários. Até o final de 2014 devemos chegar aos 500 milhões”, garantiu Dziedricki. A próxima reunião ficou agendada para o dia 6 de julho, em Taquari.

José R. Tramontini/Jornal Opinião

10

AGM assina protocolo de intenções

Paralelo à reunião da AMVAT, o presidente da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), José Scorsatto, assinou, com o secretário Maurício Dziedricki, um protocolo de intenções. O objetivo é buscar um marco de atuação conjunta nas ações para operações de microcrédito produtivo orientado no âmbito do Programa Gaúcho de Microcrédito. A partir do protocolo firmado com o Estado, a Associação auxiliará na divulgação da operacionalização da contratação e concessão de microcrédito junto aos municípios gaúchos.


Beleza

11

Texto: Henrique Pedersini (Jornal Opinião)/Fotos: Vitória Bortoletti (Portal Região dos Vales)

Soberanas da região conhecem atrativos turísticos de Encantado Na tarde de ontem, ocorreu o Encontro Regional de Soberanas, no auditório Landrace. Participaram do evento, rainhas e princesas de 12 cidades, além das embaixatrizes do Turismo de Encantado. As representantes dos municípios receberam um curso prático de automaquiagem, ministrado pela encantadense Marina Capalonga. Após registro da foto oficial, foi oferecido um coquetel. Em seguida, as meninas foram levadas para um passeio, a fim de conhecerem alguns dos pontos turísticos de Encantado, como a Casa do Artesão, Igreja Matriz São Pedro e Lagoa da Garibaldi, entre outros locais. As soberanas retornaram ao Parque João Batista Marchese e estiveram presente no Cerimonial de Abertura da Suinofest 2012. Representantes das cidades de Anta Gorda, Arvorezinha, Encantado, Ilópolis, Lajeado, Muçum,

Nova Brescia, Progresso, Putinga, Roca Sales, Vespasiano Correa e Wesfália marcaram presença. A Secretária da Juventude, Ana Paula Gotardi, ressaltou a importância do evento. “Além de as garotas trazerem um pouco da história da cidade delas, o evento acaba apresentando características da cultura de nosso município. Sem falar na integração entre os municípios representados”, afirmou Ana Paula.

Acesse www.opiniaojornal.com e leia o Jornal Opinião na internet


12

atrações de hoje

21h

Salão Gastronômico

O primeiro sábado da Suinofest tem atrações a partir do meio-dia, na área externa do Parque João Batista Marchese. O Salão Gastronômico será aberto às 11h, em momento dedicado aos idosos, com show de Valdecir Moura.

SALÃO GASTRONÔMICO - NOITE A partir das 18h, os DJs da Energia Pop FM embalam o público com sucessos dos anos 60, 70, 80 e 90. Em seguida, às 20h, tem a dupla do sertanejo universitário, Maycon & Rangel, e às 21h é a vez de Elvis Presley Cover, especial para os Namorados. A organização é do Grupo Encantado de Comunicação.

DJs Elvis Presley cover

Maycon & Rangel

20h

Salão Gastronômico

serviço Horário Salão Gastronômico: Das 11h às 14h e das 18h às 22h.

SHOWS EXTERNOS

Sunset Riders

Programação

Horário visitação da Feira: 10h às 22h

Ingressos para o Salão Gastronômico: Ao meio-dia: R$ 42,00. À noite: R$ 49,00. Idosos têm preço especial no dia 9, ao meio-dia, a R$ 30,00. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 23,00. Ingressos para a Feira e Shows externos: gratuito

Estacionamento: Carros: R$ 5,00 Motocicletas: R$ 3,00

O show de Elvis Presley cover, no Salão Gastronômico, promete embalar os casais apaixonados, na Noite dos Namorados. O artista é interpretado pelo cantor Wilceu Pause. Atualmente em carreira solo, Pause ficou conhecido como o vocalista da banda Calmon onde gravou 4 CD’S com o grupo. Vários sucessos ficaram conhecidos como: Baby chama que eu vou e Duas vidas em um só coração. Pause fez parte também do Corpo e Alma onde gravou um CD duplo e se destacou com a canção, Ao sul do m eu coração.

22h

Palco Externo

A Sunset Riders é considerada uma d as melhores bandas da noite porto-alegrense do momento. Com 10 anos de estrada e com um currículo de apresentações de dar inveja a qualquer banda, a Sunset Riders é diversão garantida para os apreciadores de bandas

12h - Solon Chaves e Eder 14h30min - Namir & Vander 16h - Guilherme Costa 18h - Show Duetto - Jonas Bastianel e Gustavo Ghisl 20h - Marcelo Nolibus, Luciano Lucca e Stela Maris 22h - Show Sunset Riders como Christopher Cross, Phil Collins, America, Beatles, Bee Gees, Creedence Clearwater Revival, Depeche mode, Oingo Boingo, Men at Work, Midnight Oil, Eric Clapton, Pink Floyd, Simply Red, Erasure, Aha, Eagles, Eletric Ligth Orchestra, Toto, entre outros!

Desde 2005, a Sunset vem causando efeito positivo com o famoso Especial Bee Gees, trazendo os grandes sucessos dos irmãos Gibb para o palco. No repertório não faltam sucessos como “Night Fever/ More Than a Womann”e “Stayin Alive”.

www.opiniaojornal.com

Opinião Especial Suinofest 2012 / 9 de Junho  

Publicação especial do Jornal Opinião que circula no Parque João Batista Marchese, durante a Suinofest.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you