Jornal Opinião 23 de junho de 2017

Page 1

SUINOFEST 2017

UM BRINDE AO SUCESSO

Em seis dias, evento atrai mais de 32 mil pessoas e é consolidado como o melhor festival gastronômico do Rio Grande do Sul. Quase 10 mil visitantes degustam farto e variado cardápio. Páginas14 e 15.

Juremir Versetti/Agência Chinelagem Press

Vanessa Paliosa

CRENÇA POPULAR A cura através de práticas alternativas Páginas 8 e 9

ENCARTADA PARA ASSINANTES

MILTON FERNANDO Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, é interditado Página 5 POLÍCIA Acidente envolve três veículos na cidade de Encantado Página 19 FELIPE GEDOZ Muçunense é afastado pelo Atlético PR Página 21


2

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

GERAL

COMUNICADO IPTU O setor de tributos e arrecadação do Município de Muçum/RS informa aos contribuintes que os CARNÊS DO IPTU/2017 podem ser retirados no setor de tributos. Informa ainda que o VENCIMENTO DA COTA ÚNICA E DA PRIMEIRA PARCELA foi dia 15/03/2017 e para pagamento parcelado será em até 8 VEZES. Os vencimentos são: 15/07/2017 | 15/08/2017 | 15/09/2017 e 15/10/2017 Lembramos que o pagamento poderá ser efetuado no Sicredi, lotéricas e Caixa Econômica Federal.

2345

ASSINE O OPINIÃO LIGUE 51 3751 1580

FALECIDOS DA SEMANA

15/06/2017 a 22/06/2017

Divulgação pela Rádio Encantado AM 16/06 – Lourdes Anna Fraporti Togni, 79 anos. Cemitério São José / Encantado – Funerária Mazzarino.

17/06 – Neodir Carlos Buffé, “Bigua”, 61 anos. Cemitério São Pedro / Encantado – Funerária Diersmann. 19/06 – Helma Grabim, 89 anos. Cemitério Evangélico de Roca Sales – Funerária Delano.

19/06 – Maria de Lourdes Tomazzi Ceolan, 72 anos. Cemitério Santo Antão / Encantado – Funerária Mazzarino. 21/06 – Danilo Cardoso, 59 anos. Cemitério de Muçum – Funerária Garibotti.


GERAL

3

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

ESPAÇO DO LEITOR BOCA NO TROMBONE

INVASÃO DE CALÇADA E RUA

Na rua Duque de Caxias, próximo ao Centro Médico, centro de Encantado, em um bar, cadeiras e mesas tomam conta da calçada e da rua. O espaço deveria ser utilizado por pedestres e motoristas, mas acaba não ocorrendo isso. A leitora denunciante confirma que conversou com órgãos responsáveis e a proibição de estacionamento só pode ocorrer com sinalização vertical, não somente a faixa amarela, como na foto. “Não tem placa. Por qual motivo eles precisam de faixa amarela, pra tomar cerveja?”, questiona, indignada. Ela pede que medidas cabíveis sejam tomadas, evitando possíveis transtornos.

Mande sua reclamação, sugestão, elogio para

bocanotrombone@opiniaojornal.com.br

Divulgação

SEMANA ITALIANA DE ENCANTADO Tombo da Polenta e Filó em três comunidades são as novidades De 19 a 25 de julho, a Administração Municipal convida a comunidade encantadense e regional para participarem da programação da 25ª Settimana Dell’Imigrazione Italiana. Este ano o evento contará com duas novidades: uma delas é o Filó Italiano, que antes era realizado no mês de maio, e que agora irá acontecer em três comunidades. A outra é o Tombo da Polenta Gigante, que acontecerá durante almoço italiano na comunidade Santo Agostinho, no dia 23 de julho. A Casa de Cultura contará com a Vila Italiana, onde receberá uma decoração especial e lampiões. Baile, café da manhã, jantar, almoço típico e teatro também fazem parte da programação, que tem o objetivo de resgatar a cultura italiana e valorizar os antigos colonizadores.

Divulgação

Tombo da polenta será no dia 23 de julho

PROGRAMAÇÃO

HUMOR Amigos Procurando Emprego Dois amigos vão a uma empresa em busca de emprego. Na hora da entrevista o primeiro rapaz é perguntado: - O que você sabe fazer? E o primeiro responde: - Não sei fazer nada. O entrevistador pergunta ao outro: - E você, o que faz? E ele responde: - Sou o ajudante dele.

Promoção na Concessionária Fui em uma concessionária e logo que entrei o vendedor me abordou. - Boa tarde! Posso ajudar o senhor? Gostou de algum veículo? - Boa tarde. Gostei sim dessa Hilux. - Bom, estamos com uma mega promoção. Você levando esta Hilux pagamos as 3 primeira parcelas. - Sério? - Sério. - Vou levar então. - Em quantas parcelas? - Três!

19 de julho – quarta-feira

07h30min – Café da manhã na Vila Italiana (Casa de Cultura) 19h30min – Assibre apresenta o teatro italiano “Vanti Indrio” de Carlos Barbosa (Auditório Itália – Entrada 1 kg de alimento não perecível)

20 de julho – quinta-feira

19h – Filó Italiano na comunidade Nossa Senhora Aparecida

21 de julho – sexta-feira

19h – Filó Italiano na comunidade Barra do Coqueiro

22 de julho – sábado

13h – Baile da Terceira Idade promovido pela Assedi na comunidade Auxiliadora 20h – Jantar Italiano e inauguração do novo salão na comunidade Porto XV

23 de julho – domingo

10h – Missa Italiana na comunidade Santo Antão 12h – Almoço Italiano e Tombo da Polenta Gigante na comunidade Santo Agostinho

24 de julho – segunda-feira

18h – Sessão “Voltando ao Passado” na Câmara Municipal de Vereadores

25 de julho – terça-feira –

18h - Filó Italiano na comunidade São Carlos Jacarezinho


4

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Fotos: Divulgação

Informe

da Câmara

SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DIA 19 DE JUNHO DE 2017 Como já havia sido acordado na Sessão anterior, foi realizada as 17 horas Audiência Pública com a Presença da Secretária Municipal de Saúde Clarissa Pretto Scattola e com o Secretário da Fazenda Luciano Moresco, os quais fizeram a prestação do relatório Quadrimestral gestão SARGSUS, referente ao 1º Quadrimestre de 2017. EXPEDIENTE DO EXECUTIVO Oficio ADM Nº404/2017, que encaminha resposta aos pedidos de informação nº 35/33/34 e 24/2017. EXPEDIENTE DO LEGISLATIVO Pedido de Informação nº 38/2017, de autoria do vereador Volmir Carlos Kunzler da bancada do PMDB, - Informar qual a situação do servidor da municipalidade lotado na Secretaria da Agricultura, se o mesmo encontra-se ou não em desvio de função. E se não poderia ser aproveitado em uma das vagas na projeção do Executivo contido no projeto 52/2017. Indicação nº 44/2017, de autoria do vereador Valdecir Cardoso da bancada do PP, para que o setor competente da municipalidade envie Oficio a empresa CONECTA para providências relacionadas a poda de árvores realizada na desobstrução de redes de energia e por ocasião da colocação de postes, quando interferirem na rede de esgotos. Indicação nº 45/2017, de autoria da vereadora Jaqueline Beatriz Taborda da bancada do PDT, para que a equipe de combate ao mosquito compareça no prédio em construção na Rua Minas Gerais cujo porão está com grande quantidade de água parada e infestado de larvas de mosquito. Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2017, que “Dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas dos Administradores do Executivo Municipal de Encantado, Senhores Paulo Costi, José Calvi e Sander Bertozzi, referente ao exercício de 2014”. Moção de Pesar, aos familiares de Dionísio Pederiva. Oficio CMV nº 296/2017 encaminhado a EGR, assinada por todos os vereadores da Casa para a urgente colocação de redutores de velocidade nas proximidades da empresa Dartora na RS-129, KM-70, próximo ao trevo de acesso à cidade no Bairro Santa Clara. EXPEDIENTE DE DIVERSOS Oficio nº 0648/2017 da Caixa Econômica Federal, informando sobre crédito de recursos financeiros-Orçamento Geral da União. EXPEDIENTE DA ORDEM DO DIA Projeto de Lei nº 52/2017, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal para atender necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências”. Permaneceu em Pauta. TRIBUNA DO VEREADOR Os pronunciamentos de todos os Vereadores estão no site. www.camaraencantado.com.br

Comitiva do Sicredi na visita à primeira cooperativa de crédito do Desjardins, principal grupo financeiro cooperativo do Canadá.

Grupo de executivos do Sicredi Região dos Vales realiza viagem internacional O grupo de executivos do Sicredi Região dos Vales realizou recentemente uma viagem internacional. A comitiva formada por 32 profissionais participou de visitas técnicas no Canadá e nos Estados Unidos. No Canadá, os profissionais visitaram o movimento Desjardins, principal grupo financeiro cooperativo do Canadá e o sexto no ranking internacional. Atualmente, possui sete milhões de cooperados, 47 mil colaboradores, 313 cooperativas, 776 pontos de atendimento e 36 centros financeiros destinados ao atendimento a empresas. Com grande similaridade com o objetivo e a proposta do Sicredi, o setor das cooperativas de crédito no Canadá atende 10,2 milhões de pessoas, o que representa cerca de 28% da população canadense. Na

província de Quebéc, onde o Desjardins está mais presente, este número é de 53%. Nos Estados Unidos, o roteiro de visitas foi organizado para conhecer o modelo de negócios do Vale do Silício. Na região, localizada na Califórnia, está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo nasceram e estão presentes nesta região. O roteiro de visita ao Vale do Silício também contemplou a Standford University, uma das principais universidades de ensino e pesquisa do mundo e um dos mais relevantes mecanismos de fomento ao empreendedorismo da região; a Labdoor, startup liderada por um brasileiro e que vem se destacando no mercado de avaliação de conteúdo de

suplementos alimentares; a Plug and Play, uma das aceleradoras de startups do Vale; a Beam, empresa que produz robôs para atendimento remoto; a Tesla, empresa automotiva e de armazenamento de energia, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho; o Capital One, um banco que se caracteriza pelo modelo disruptivo de serviços bancários com uma mistura de instituição financeira, café e coworking; e o Google. Segundo o diretor executivo do Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, as visitas contribuíram para ampliar o conhecimento e o horizonte de visão dos participantes. Além disso, Scorsatto reforça que a experiência vivenciada servirá para futuros projetos da Cooperativa e também para a evolução na qualidade do atendimento prestado aos associados.

CONVITE. Participe da Sessão em Palmas nesta segunda feira dia 26 de Junho dentro do Projeto Câmara Cidadã. Você pode assistir a Sessão ou acompanhar pelo site: camaraencantado.com.br Link – Sessão ao Vivo.

Grupo de colaboradores do Sicredi Região dos Vales na visita ao Google


JORNAL OPINIÃO 23 dedejunho de2016 2017 JORNAL OPINIÃO n 18n 2016 JORNAL OPINIÃO nde 05novembro agostode JORNAL OPINIÃO  04 de dezembro de 2015

555

Fotos: Carolina Leipnitz / Divulgação

Adroaldo e Enoir definidos em convenções

Viaduto 13 parte 1 Viaduto 13 parte 4 LAGOA DA GARIBALDI O ponto turístico mais visitado do Vale Informalmente, sabe-se que AjudeAquem precisa foi aprovada a coligação com mesmasencontrei uma lista de Na última quarta-feira (17) na no Vale doasTaquari, A culpa é da imprensa culpa NÃO é da do Taquari recebeu, no último sábado, a Sete anos reportagens a nível nacional fizeram com siglas. Câmara de Vereadores de Encantado que costumavamvisita culpar a imprensa CORREÇÃO de uma “comitiva” composta por três O que mais temos visto nos últimos tempos, políticos que a empresa concessionária tomasse a o Partido da Social Democracia(PSDB) Sobre sua indicação para ser préou se preocupar com ela, agora eles tem razão, imprensa

carros com a inscrição Escolta Armada. aliás, com o passar do ditoàs cujonatempo, que A dependência química psicoativas ou comafinal, referência decisão da interdição, seria de sua candidato a prefeito, Adroaldo Conzatti realizou aAsua convenção, Farmácia Dáliavisando completou, última segunda feira, sete anos de é culpada mesmo. Em uma Câmara de Vereadores da região, Fui cobrado oportunamente pelo leitor Renan Rossini, sobre um tópico Doze homens fortemente armados para é sim uma doença e precisa específica a determinado as costas largas da imprensa leva as culpas responsabilidade um eventual acidente assim se manifestou: “Agradeço o eleições de 2016. Foi aprovado o nome atividades. Está localizada junto ao supermercado o que dáAfinal, um conforto não da pediu votos no tempo correto, oscolocada nobres ficaram quatro anos lamentando, interditar o acesso a ponto.Muitas Foi da semana passada. Escrevi sobreo as algazarras que acontecem na Lagoa ser tratada. pessoas medicamento ou classe de de tudo. Vazou no “whatts” “nudes” de que ocorresse. Nessas reportagens, a carinho de todos, na certeza que de Adroaldo Conzatti para concorrer para quem faz compras no local em poder utilizar da comodidade de barreira de rochas e terra naagravando implorando não levoude suas propostasuma para o povo música alta, gritaria e até anda de Jetdar Ski.uma Porém, esqueci colocar reclamando, uma redução de não tratam assim drogas”, detalha. área federal era usada para comércio a Garibaldi: prefeito municipal. No mesmo local vamos visão empreendedora um famoso, culpa-se a imprensa por ter sair de casa e num só local fazer compras. Também oferece o programa cabeceira da ponte, criandoSegue frustração nosexecutivo, fundamental no texto: que a reclamação que tudo isto está acontecendo durante quatro o problema. texto Embora adentro doença da custos do no que seuilegal, de atividades turísticas dedo forma e algo momento foi realizada a do convenção com a anos, a maldita imprensa divulgado e não quem tirou a federal. foto àe administração mandou “Farmácia Popular” governo Em Arroio do municipal, Meio, o mesmo freqüentadores habituais do local. de madrugada, portanto, não há problemas quanto ao uso durante ao dia. Têm extraído do facebook da Clínica dependência seja aplicável ano afastou o eleitor quando este batia a sua papel o fizeram muito bem, e quando tiveram afinal, pessoas que lá operavam, valorização dos servidores públicos do Partido Progressista(PP) que serviço. para o endereço errado, sendo que chega até a Terapêutica Novo Começo. todas as classes de substâncias noites que é impossível dormir. Quando os arruaceiros vão para o sono bom, porta, trabalhou a oportunidadeespaço de mostrar uma forma de sem concedido à Rumo, o faziam definiu como candidato a vice-prefeito e de bem estar à nossa gente. Quem para um público diferente imprensa, soma-se o toda binômio, famoso e nudez "DEPENDÊNCIA QUÍMICA rejeitaram psicoativas, há diferenças entre quem não dormiu a noite tem que produzir de manhã para quem está na qualquer autorização ouNeste licença, seja da me conhece sabe do potencial, da Enoir Cardoso. As candidaturas foram daquele que o elegeu. Uma coisa é certa, a austeridade, o projeto. caso, na rede social, torna-se notícia, mas em seguida NÃO É DESVIO DE CARÁTER" os sintomas de dependência cama. Umpor absurdo. O que faz os a falta de uma madrugada no texto. concessionária ou muito menos do seriedade e da garra em que atuo na aprovadas aclamação entre imprensa não fabrica notícias. Divulga, nada a culpa também seria da imprensa? Acho governo vem umados voz, “culpa da imprensa”,minha comoatividade se ela empresarial Psicóloga explica característicos de cada A interdição no local foi feita pelasobre o brasileiro. convencionais dois partidos. e assim Essasomatérias assustaram, mais que isso e em alguns casos o próprio que neste caso não. Afinal, eleitor já está fosse que tirou a foto e enviou. Não é diferente real sentido do termo e quais substância. Um dependente empresa Rumo Logística Multimodal Na noite de ontem quem realizou pretendo me dedicar ao município de sendo que ocorreu a interdição. Agora deve discurso é fatal. cobrando. as medidas necessárias e/ou tem para uso na política. Uma análise dosanão reeleitos S.A que é a concessionária do trecho para serquímico Encantado”. convenção, também tendo por local negociada umaalcoólico nova situação entender o paciente: desejo incontrolável de ferroviário onde está o complexo do Os nomes dos pré-candidatos ao Câmara de Vereadores de Encantado, do um local. pragmatismopolitico Bêbado, drogado e viciado. consumir a droga, aumentando Viaduto 13, no município de Vespasiano foi o Partido dos Trabalhadores(PT), legislativovai encantadense só serão Um talento nato que está em franca evolução, se apresentar antes do Quem nunca ouviu estes a quantidade do uso com Corrêa. A propriedade do local é do governo após convenção do Partido sendo aprovado que napara será definidos Pouco restou falar.no Um público que Existem momentos raros, imperdíveis, aqueles quedo estão ao nosso Show do Padre Fábio majoritária de Melo próximoOdomingo (6).acompareceu Como muitasàspessoas termos sendo utilizados para o passar tempo para sealcance brasileiro sendo que quem concede o dos Trabalhadores, queaocorreu na apoiada a chapa formada pelo PSDB/PP, grande sucesso, tanto no salão presentes, compras foioportunidade superior 30 de milmostrar edireito quando nos damos conta era oportunidade única, sem saber o de fora do Vale do Taquari estarão é uma uma pessoa? conseguir o mesm oporquê efeito. as vede usojulgar é a Agencia NacionalOdefato é e paragastronômico, a disputa de vagas no legislativo noite de ontem. Existem ainda atividades marcadas para como também no pessoas. O colunista, em contato zes as perdemos, restando-nos apenas lamentar. Domingo uma destas o seu talento, já conhecido por muitos. No espírito da apresentação principal, que essas(ANTT). poderosas palavras “Surgem sintomas de estará Transportes Terrestres Eliane Fachinetto este local de forma comercial. O que talvez Festival de Compras. Mais de 9,5 com alguns expositores, sentiu ao nosso alcance, um show nacional, cobiçadodesconforto com certezapsíquicos pelas mais Vitor cantara também, a Ave Maria. Com certeza será emocionante. Talento são empregadas de maneira e de cinco os “agentes turísticos” não tenham mil pessoas estiveram aproveitando neles a satisfação com as vendas mil cidades deste país. Encantado estará de portas todos que qui-se dado local fazendo sucesso. errada quando designadas físicosabertas quandoaela interrompe conta é que nesta área esta se cometendo as guloseimas que eram servidas realizadas durante a feira. Agora serem assistir a um evento de grandeza tamanho mensurável, para descrever umuma distúrbio ou sem ou diminui o uso, e, para uma um crime federal, podendo nopara meio de no interior do ginásio localizado vamos para mais uma Suino no ano mega estrutura está sendo montada no Parquediminuir João Batista Marchese problema desaúde. este desconforto, ela A Associação dos Municípios de qualquer atividade destas comparecer no Parque João Batista Marchese. de 2019. receber pessoas das mais diversas localidades do Rio Grande do Sul. Você não um O uso abusivo de continua usando a substância. Turismo da Região dos Vales (Amturvales) aparato da Polícia Federal, e todos como Correa álcool Frequentemente a pessoa usa(sim, a pode faltar! substâncias e a administração de Vespasiano totalidade dos presentes) em e outras drogas deve sero mais droga e por maisterminarem tempo contataram com a empresa para saber Santa Cruz do Sul na delegacia do órgão lá retratado “dependência do que pretendia. Pode haver que aconteceu. Por partecomo da concessionária existente. química”, termo um tanto uma tentativa ou o desejo de foi solicitado que fosse feita a consulta por quanto recente desde a sua parar ou diminuir o uso, mas escrito. Também desta forma será enviada origem. Foi apenas em 1964 ainda sem sucesso”, pontua a a resposta, o que, até o fechamento desta Para quem quiser participarMundial da festa e nãopsicóloga. for ao show, tem o chamado que a Organização coluna nãocom havia sido realizado. esquenta a seguinte programação, à partir das 14h, comdo acesso gratuito: da Saúde (OMS) introduziu A mudança Juremir Versetti/Agência Chinelagem Press o termo "dependência" para comportamento dependente Eu acho que essa foto merece ser publicada. Isaac e meu sogro 14h - Música Ambiente substituir os termos "vício" e é uma caminhada carregada Adilar Radaelli testando os equipamentos da Academia de Saúde 15h - Casa'habituação'. 7 (Intervenções culturais) Mais tarde, em de conflitos, sendo essencial instalados no Jacarezinho. Agora sim adeus barriguinha. (Luciano 17h - Camerata Pampeano com Fernando 1967, oJovem termoViolão “alcoolismo” a utilização deGraciola todas ase Alunos Moresco) 17h45miningressou - Orquestra Municipal de Encantado pela primeira vez condições disponíveis para Praça de alimentação e brinquedos no Código Internacional de infláveis auxiliar o sujeito a se engajar Doenças (CID-8). num processo de recuperação. O Partido dos “Até então não se Apontar o dedo e estabelecer Trabalhadores pode ter O ex-governador do Rio de Janeiro, entendiam as dependências julgamentos não é saudável, A Itália realizará em dezembro, uma disputa na capital Enoir e Adroaldo Anthony Garotinho, está preso como uma doença, mas sim por isso, procure ajudar mais precisamente dia 4, um do Vale do Taquari para preventivamente acusação que O Vale docomo Taquari deveráde caráter, um desvio pacientes sob e pessoas comdeestes referendo popular, com o objetivo Nas redes sociais tiramos alguns depoimentos sobre o Show do Padre Fá- a uma vaga à Assembléia teria montado um esquema para ganhar mais uma vez se de suicidar falta personalidade ou perfis. “O engajamento e não de fechar ou não o Senado. bio de Melo em Encantado; Consenso Legislativa. O médico e eleição acomodação em Campos dos de força em de vontade. Muitas dosGoytacazes. familiares, Tentou o na disputa eleitoral Pessoas com cidadania Anta Gorda define, hojeitaliana à noite, apenas uma chapa para concorrer nas eleições vereador de Lajeado, Sérgio relaxamento da prisão que não foi concedido. vezes os usuários eram a identificação preventiva, a 2018 para a Assembléia Entrevistado ontem no programa Dia Região dos Vales, o vereador de Casagrande Madalena Lazzeri (PP) devem ser na no outubro. Brasil e Celsinho em outros países já(PDT) eBom • Com tanta coisa ruim que se vêviciado, porEm aí nada melhor que esse show.sua mulher, Kniphoff, foi candidato entrevista à Rádio Gaúcha, chamados de bêbado, busca de auxílio especializado Adroaldo Conzatti declarou emdaalto e bom som que não estácom comuma seuscidade direitos Legislativa. Semana passada, aclamados por todos os partidos cidade. Uma eleição barata, estão votando. Redução de custos RosinhaeGarotinho, fez afirmações drogado entre tantos outros o acompanhamento de fortes, disse última eleição, atingindo cassados. quiser pode tirar uma certidão no Tribunal Superior nesta coluna, osde nomes que não sairá divididaQuem do pleito eleitoral. • Padre Fabio Mello seja bemexplica vindo a era Encantado suapor presença será uma nopolíticos primeiro mundo. Nosso país que retaliação denúncias termos pejorativos”, longo prazo são aliados darealizadas 17.816de votos, Eleitoral que nada constará. Ele falou sobre o processo 1996sendo e concluiu de Edson Brum, Gilson alegria a nossa cidade uma pessoa sabiapelo abençoada comotudo o senhor suas pregaprecisa acordar para isto também. marido “Isso é retaliação porque a psicóloga Marina Vidal caminhada bem-sucedida”, naseu cidade ondeQuem dizendo que estará na Câmara de Vereadores até11.983 o fim do mandato. Conzatti e José Calvi foram ções são maravilhosas e com certeza tocam no finaliza coração de qualquer ser humano ele entregou na PGR um documento com Stabile. Marina. tem a cadeira legislativa. poderia tirá-lo seria de outro plano, até lá não acredita que os tribunais lhe à eventilados. como DeusAcrescente disse não importa oseja lugar ummil ou mais antes estiver reunido em mais de folhas com buscar provas contra A dependência, elaaonde Quanto ajuda, Quem deverá postular tirem da condição de vereador neste tempo. meu presente enão diase 6 desenvolve estaremos juntos Padre rezando cantando listaAestarei de possíveis candidatos opor ex-governador Cabral,louvando contra qual segundo for, mais fácil aSérgio recuperação! Amturvales, informações O local não está interditado para essa indicação também Crime eleitoral por paz no mundo inteiro chega de críticas o momento e de fé e União .... Pezão, contra o presidente da Alerj, o exNélio Vuaden (fala-se nisso), uma escolha, mesmo porque o Se você ou seu familiar a serem confirmadas, já negociava com a visitação, apenas deve existir o respeito é o atual prefeito, Luis presidente da Alerj e outras pessoas de dependente não tem controle estiver enfrentando algum Sidnei Eckert, atual prefeito Rumo uma regulamentação para o local. A com a passagem do trem. Alguns “guris” Fernando Schmidt. Bom, Não tenho duvida que as não banhado pelo Rio Taquari, • Incrível Padre Fabio de Melo ,representa muito bem o papel que a igreja sobre este desenvolvimento, problema com álcool ou outras outros poderes que ele denunciou, tudo conversa intensificado estão subindo nos trens para “aparecer”, de Arroioteria do se Meio, Carlos nos últimos mas pertencente Vale,vaga será eleições de 2016 sejam as que a disputaaopela que o uso continuado dedaquelas drogas, entre em contanto com mas provas”, disse na entrevista. realmente deveria representar. Eude sou que uma boa palavra, um bomos dois meses jájá que existiam rumores o viaduto continua lá esperando Rafael Mallman, reeleito em De olho uma ex-servidora da saúde terão um elevado de bem informado, qualquer substância psicoativa conosco. bonita, afinal, comturístico toda a Foi além a atual prefeita de Campos, Em conversa comnúmero um cidadão o chamado trem conselho, tem enorme valor. Tem pessoas que gastam em futilidades e não gasque a empresa nãocitados estava vendo visitantes. Passagem de carros, motos Estrela, os dois acimacom bons Podermos ter novidade nos Tenho visto muitas estava com o seu computador provoca uma modificação no afirmou ainda que “tem muita coisa ainda estácassações. com as conversas adiantadas. Mesmo na chamada crise, o interesse da tam em aprendizado. O mundoNeste precisaria deemuitos Padres Fabio. vindo ao estrutura da prefeitura na olhos o que vinha acontecendo. atividades de risco nãoBem devem ser Podemos lhe ajudar! do Partido dos Trabalhadores próximos dias.pequenas, Tem eleitor pronto pessoal dirigindo-se nas casas e ilegalidades algumas funcionamento cerebral. que vai explodir. “A República está caindo”, empresa que irá operar é grande. Há possibilidade deSchmidt iniciar asobteve obras ainda sábado, àsGrande 8 horas,do na Sul. Rádio Encantado, realizadas. Esse fato com certeza irá atrasar nosso Rio mão, para e Fernando Marasca, do‘dependência PSD para denunciar vereadores que agendando consultas no sistema “O termo que o casal teriajáuma estaremos entrevistando o presidente da acrescentando ainda mais o trem turístico, que todo o em outras 2016. que podem até cassar www.clinicanovocomeco. a reeleição apenas 12.737 estariam gastando em passagens (também fala-se neste nome). candidatos da majoritária, sem SUS. Imaginem isto na mão do química’ pode ser usado em audiência na semana que vem. coisa entidade, Rafael Fontana, e o prefeito de processo quase a estaca zero com.brhavia voltado A escrita foi“Muita mantida. votos, apenas 754 votos mais deter R$começado 9 mil paraasecampanha deslocar à Isso tudo no campo da Ministério Público? A candidatura ainda referência a dependência vai aparecer. Pessoas que já estão inclusive Vespasiano, Marcelo Portaluppi. após a Rumo ter assumido a concessão. Fone: (51) 3751-7155 a mais que Kniphoff capital federal. Vamos aguardar o à majoritária dançou e como seem efetivamente. múltiplas substâncias na delação especulação,demas uma coisa de Cavendish. que Tudo oWhatsApp: que foi negociado do anos ALLleva nãoa (51)O9590-2153 sua disputa para deputado que vai dar. Será que cada vereador Cito uma que é de cabo de diz no interior ‘tem de piores’. crer que o Brasil cheira mal, aliás, faz tempo é certa, Milton Fernando estava mais valendo. O certo é que uma estaria gastando R$município 3 mil em estadual. Cheiro de uma Todo cuidado é pouco. esquadra. Em um que isto acontece, a República precisa solução deve ser negociada para que todos não será candidato. Podem passagem? Seria um absurdo ou não? concorrência ferrenha no ar. ser passado limpo, do custe o de quemaneira custa, já possam ausufruir local apostar alto nesta hipótese. estamos pagando muito caro por isso. correta e legal.

Viaduto 13 parte 2

Tenor VitorSuinofest Delazeri

PADRE FÁBIO DE MELO

Viaduto 13 parte 5

Viaduto 13 parte 3

ATRAÇÕES

Foto do Leitor

Modelo a ser copiado?

AFIRMAÇÃO

Briga?

Candidatos a deputado FACEBOOK estadual

Viaduto 13 parte 6

MUITO PERTO

WWW.RDENCANTADO.COM.BR

A República está caindo

Viaduto 13 parte 7


6

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Presidente da FCDL projeta crescimento de 3% na economia Diogo Daroit Fedrizzi O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDLRS), Vitor Augusto Koch, esteve recentemente em Encantado participando de reuniões com associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Em entrevista ao Grupo Encantado de Comunicação, ele falou sobre as estratégias do comércio gaúcho para estimular as vendas.

Jornal Opinião Como o senhor observa o cenário político e econômico do país? Vitor Augusto Koch - Nos preocupa bastante esta situação política que o país enfrenta, que ocasionou esta recessão que já chega a três anos. Agora está emitindo alguns sinais de recuperação. Tivemos notícias de 1% de crescimento no primeiro trimestre, o que é uma notícia maravilhosa. Porque a gente só vinha em decréscimo e as vendas decaindo a cada mês. Muitos colegas nossos não aguentaram o tiro, como se diz, e tiveram que encerrar seus negócios. A questão política nos preocupa muito porque vemos um país sem direção, com falta de lideranças. Quando buscamos alguma informação descobrese que houve desvio de dinheiro público, que deveria ser investido em educação, saúde, transporte e segurança. Por outro lado também estamos esparançosos com todo esse desdobramento que a Lava Jato vem dando, e que progressivamente vem colocando as pessoas a cumprirem penas pelas ilegalidades cometidas. Esperamos que todos sejam devidamente penalizados, independente de partido. Mas precisamos novamente realinhar este país, porque

Vitor Augusto Koch visitou associados de Encantado e ressaltou necessidade de comerciantes se modernizarem para competir no mercado

dessa forma não é possível. O Brasil tem um povo trabalhador, honesto, e não merece esses tipos de governantes. Talvez nos falte maturidade política para escolher melhor, para poder ser mais seletivo na hora que os nossos candidatos se apresentarem. Mas temos que realmente buscar informações sobre esses candidatos. Já fizemos isso agora quando houve as eleições municipais. Uma limpa muito grande foi feito no país todo. Esperamos que isso também seja feito agora nesse pleito de 2018 quando os cargos maiores também estarão sendo disputados. JO - Que ações a Federação vem tomando para tornar o comércio mais competitivo nesse período de dificuldades? Koch - A Federação e as 154 CDLs de todo Estado tem se direcionado muito na qualificação. Fazer uma gestão eficiente e eficaz no negócio, entender bem do seu negócio, principalmente, através de planos de negócio. A grande maioria dos lojistas não tem por hábito isso. Planejar bem o seu negócio, entender o mercado que está atuando, o seu segmento especialmente, ver qual é a probabilidade de duração do negócio, ver quem são os clientes, o produto e qual é a concorrência. Nós temos um programa chamado QComércio, onde ele ensina ao lojista, através de uma metodologia de fácil aplicação e rápido resultado, temos conseguido implantar em muitas empresas, hoje já são mais de 1,4 mil empresas que usam o QComércio. São boas práticas e nesse programa vem um software que ensina o empresário a ter um controle melhor do seu negócio. Ensina a olhar e criar indicadores para que

possa acompanhar. Por exemplo, você fez uma campanha de vendas no Natal de 2016 e agora em 2017 quer fazer uma nova campanha. Se você tem um indicador, que mostra as decisões adotadas em 2016, você pode mudar esta ação e melhorar cada vez mais. São vários aspectos que podem ser medidos em cada negócio. Estamos muito preocupados com essa questão de competitividade. Porque tu sabes que hoje um negócio que vem crescendo muito é através da internet. Muita gente compra online. Isso disputa com as lojas físicas. Nós lojistas, anos e anos trabalhando, geramos uma economia, melhoramos o nosso negócio e quando percebemos vem um caminhão de uma grande rede de fora para entregar o produto na casa do cliente. Estamos preparando os lojistas para esse advento. A loja física não vai acabar, mas esse lojista precisa entrar no negócio da internet, precisa desenvolver um e-comerce, uma loja virtual em seu comércio, porque no futuro vai ter a loja física e servirá como uma espécie de depósito, onde o cliente poderá ir lá olhar o produto in loco e a partir daí ser entregue a partir de uma compra feita de casa. Acreditamos na perenidade da loja física, mas precisamos nos preparar para essas mudanças. Estamos também muito preocupados com as questões que o governo deveria atender, como é o caso da saúde. Hoje os planos de saúde estão muito caros, as pessoas não conseguem pagar. E a FCDL criou agora um plano chamado de Qvida, onde daremos todo suporte na área da saúde. É um plano inédito, ele fornece inclusive o remédio sem custo algum. Em breve,

Diogo Daroit Fedrizzi

Presidentes da CDL, Marcelo Peretti, e da FCDL, Vitor Augusto Koch, foram entrevistados na Rádio Encantado por Claudinei Coferri

a CDL de Encantado terá esse plano disponível para todos os associados e seus colaboradores. Ele virá com um custo muito barato.

JO - A alta carga tributária tem prejudicado o comércio... Koch - É muito preocupante. Foi feito um estudo que constatou que tivemos que trabalhar até primeiro de junho para pagar os impostos do ano. Isso representa 42% de impostos sobre tudo o que é produzido no Brasil. Quando o plano real entrou em 1994, a carga tributária do Brasil era de 23,5%. E hoje está em 42%. Está insuportável. Reformas precisam vir. Esse governo atual, embora ainda estejam discutindo a sua permanência, é preciso que ele tome atitudes muito coerentes e corretas para que os empreendedores não desistam. Hoje, a carga tributária e a legislação trabalhista engessa de tal forma que o empreendedor tem medo de abrir um

negócio ou até de ampliar. Então precisamos tomar medidas muito sérias. O Banco Central vem tomando algumas já com a questão das taxas de juros. O governo anterior achava que aumentando os juros conseguiria conter a inflação. E foi o contrário. Juros altos inibem negócios, encarecem produtos e corroem o orçamento das pessoas. E faz com que as pessoas tenham seu crédito negado, porque com o juro alto o preço final do produto fica mais elevado e o risco é maior. Por exemplo, em 2016, mais de 80 mil negócios foram negados em automóveis. Porque o tomador do empréstimo não tinha as garantias suficientes. Em vários segmentos. TIvemos agora no primeiro semestre um aumento de 6,5% nas vendas. Claro que se for descontar a inflação ainda ficamos negativos. Mas a economia está dando sinais de recuperação. O Brasil é uma maravilha, temos um solo fertil, a maior reserva de água doce, reserva de minerais. Precisamos governantes

austeros, corretos e que adotam modelos de gestão eficazes.

JO - Qual perspectiva para o restante do ano? Koch - Temos perspectiva de crescimento do PIB no Brasil de 1,5%. No Rio Grande do Sul me chamam de otimista, temos condições de atingir até 3%. Temos uma supersafra aqui, embora o preço da soja esteja baixo. Isso psicologiamente é uma notícia muito boa. Porque quando um setor vai bem, como o agronegócio, ele vai puxando os outros. Por exemplo, a indústria de máquinas agrícolas, aquelas indústrias que prestam serviço, componentes. Esse dinheiro começa a circular no mercado. A gente tem notícias também de que a construção civil começa a reagir. Quando esses dois setores reagem, normalmente a economia começa a dar sinais de progresso. Por isso essa nossa expectativa de crescimento real de 3% no Rio Grande do Sul.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

CÂMARA DE ENCANTADO Oposição ameaça trancar votação de projetos Diogo Daroit Fedrizzi A bancada do PMDB-PTB promete paralisar a votação dos projetos caso o Executivo não atenda aos Pedidos de Informação encaminhados pelos vereadores. O aviso foi dado pelo líder da oposição, Valdecir Gonzatti (PMDB), na tribuna. A irritação tomou conta dos políticos na sessão de segunda-feira (19), após duas respostas assinadas pelo prefeito Adroaldo Conzatti orientarem que os parlamentares procurassem a secretaria da Administração para buscarem esclarecimentos. Os pedidos referiam-se à cópia da prestação de contas das empresas que receberam incentivos municipais entre 2013 e 2016 e à copia dos pedidos encaminhados pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Encantado à Administração Municipal no mesmo período. “É estranho, porque o prefeito Adroaldo passou por esta Casa recentemente e era bastante crítico à falta de resposta dos pedidos de informação. Não sei o que está acontecendo. Vamos trancar a pauta sim”, disse Gonzatti. Para Volmir

Yê confirma reabertura do IPERGS em Encantado

Andresa de Souza/Yê (PMDB) confirmou que a agência do Instituto da Previdência do Estado no Rio Grande do Sul (IPERGS) vai reabrir em Encantado. Na semana passada, ela participou de uma audiência com o presidente do IPERGS, Otomar Vivian, em Porto Alegre. Acompanharam a reunião o prefeito Adroaldo Conzatti, o suplente de vereador Elcio Dutra, o deputado Juvir Costela e o assessor parlamentar Elton Fontana. “Ergui essa bandeira em fevereiro e agora está aí o resultado”, comemorou Yê. Segundo ela, agora a prioridade é capacitar um funcionário para atender na agência e oficializar o contrato entre IPERGS e Prefeitura de Encantado.

CURTAS DA TRIBUNA

>> Valdecir Cardoso (PP) destacou a liberação da internet wifi na Praça da Bandeira. Ele também repercutiu a conversa que teve com o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, solicitando o asfaltamento da estrada que liga Encantado a Capitão.

>> Ao mesmo tempo em que parabenizou a Dália Alimentos pela trajetória de 70 anos, Moacir Tramontini (PTB) voltou a manifestar preocupação com os projetos futuros da cooperativa. “Estou vendo lentamente a Cosuel sair de Encantado”, comentou.

>> Joel Bottoni (PSDB) ressaltou a obra do pórtico de acesso a Encantado que recebeu as estruturas metálicas na última semana. “Vai ser um cartão postal de nossa cidade”, comentou. Bottoni falou ainda sobre a instalação da academia ao ar livre no Parque Perolim e também sobre o pedido que fez para reformas na praça e no campinho de futebol do bairro. >> Diego Pretto (PP) destacou a trajetória da Cosuel ao longo dos 70 anos. Ele ressaltou os 2,4 mil colaboradores e a previsão de atingir R$ 2 bilhões de faturamento em 2020. “É uma história que precisamos respeitar”, comentou. Pretto também chamou a atenção para providências no trânsito na esquina das ruas Tiradentes e Duque de Caxias, onde nesta semana aconteceu mais um acidente.

Kunzler (PMDB), o discurso da Administração não se confirma na prática. “Falam em ‘novo tempo’, mas assim fica difícil trabalhar. Na verdade estamos voltando no tempo”, comentou. “É um desrespeito com a Câmara. O Executivo tem a obrigação de nos mandar as respostas corretamente. Senão vamos ter que começar a incomodar a promotoria fazendo denúncias”, acrescentou Celso Cauduro (PMDB). Os próprios vereadores da base aliada mostraramse incomodados com a situação. Marino Deves (PP) e Sander Bertozzi (PP) cobraram providências. “Não cabe isso, a resposta tem que vir direto para o Legislativo. Nem que se dê um tempo maior para a Administração elaborar as respostas”, afirmou Sander. Deves também questionou o texto de esclarecimento ao pedido de informação referente a auxílios na secretaria de Saúde em 2017. “O documento traz informações que não foram solicitadas”, resumiu. A presidente Jaqueline Taborda (PDT) prometeu oficiar o Executivo para que protocole as respostas aos pedidos de informação, na secretaria da Câmara, no prazo determinado.

Presidente critica comportamento de colegas

A presidente Jaqueline Taborda (PDT) voltou a fazer um discurso forte na tribuna. Sem citar nomes, ela criticou o comportamento de alguns vereadores. O desabafo foi motivado pela ausência de alguns parlamentares na audiência pública, na segunda-feira (19) à tarde, para ouvir a secretária de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scattola, que abordou as ações nos primeiros quatro meses de governo. “Havia colegas aqui dentro da Câmara e não participaram da reunião. E depois sobem na tribuna dizendo para vereadores intermediarem com a secretária da saúde. Isso é uma loucura. O que estamos fazendo aqui dentro é uma palhaçada, uma brincadeira? A secretária esteve aqui. Se tem que cobrar a falta de medicamento, cobra na hora. Se vai fechar posto, cobra da secretária. Aí depois vão para a tribuna cobrar? Mas pelo amor de Deus!”, lamentou.

Parecer do IGAM sobre projeto gera polêmica

A aprovação do projeto que autoriza servidores municipais a dirigirem veículos oficiais repercutiu nesta semana. Volmir Kunzler (PMDB) e Celso Cauduro (PMDB) criticaram os colegas que aprovaram o projeto após o Instituto IGAM, que presta consultoria jurídica à Câmara, ter alertado sobre a possibilidade de a matéria ser inconstitucional. “Se uma nutricionista, por exemplo, pegar o carro e acontecer um acidente vocês que foram favoráveis ao projeto é que vão pagar a conta”, falou Cauduro. Sander Bertozzi (PP) e a presidente Jaqueline Taborda (PDT) afirmaram que o parecer do IGAM é orientador e que o plenário é soberano para decidir. “Foi aprovado para a Administração Municipal melhor atender a população”, argumentou Sander.

DE OLHO EM ROCA SALES Claudinei Cofferri EVENTOS

O dia promete ser movimentado amanhã na praça Júlio Lengler. Três eventos estão programados: a partir das 9h inicia a gincana cultural, às 10h será realizado um feirão de lojas e, às 14h, inicia a festa junina com comes e bebes típicos, música, a tradicional dança da quadrilha e brinquedos infláveis para a garotada.

PALESTRA

A CIC Roca Sales realiza no dia 21 de julho, a partir das 19h30min, no Clube, a palestra com o árbitro Leandro Pedro Vuaden. O tema será a trajetória do roca-salense nos campos de futebol. Os ingressos estão à venda junto à sede da CIC ao valor de R$ 8,00 para associados da entidade e R$ 10,00 para não sócios. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3753.2300.

RECADASTRAMENTO

O Cartório Eleitoral de Encantado alerta os eleitores do município de que está chegando ao final o prazo para recadastramento biométrico. A data limite é dia 26 de julho. Segundo a chefe de Cartório, Luciana Inês Gheno, cerca de 2,1 mil eleitores ainda não compareceram para o recadastramento. O eleitor precisa fazer o agendamento de horário pelo telefone 3753.2208. O atendimento no Cartório é das 11h até às 18h.

CADASTRO

A Emater iniciou o atendimento para o Cadastro Vitícola. O produtor deve comparecer no escritório municipal e apresentar o cadastro de 2016, talão de produtor e produção da última safra. Na próxima terça-feira (27) haverá atendimento para os produtores em horário especial a partir das 17h30min e se estendendo até à noite. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3753.2367.

MUDANÇA

Agora é oficial: na próxima segundafeira (26) será realizada a última sessão da Câmara de Vereadores junto ao prédio da prefeitura. A partir do dia 3 de julho, o Legislativo estará de casa nova. O prédio está localizado na rua Eliseu Orlandini, nº28, quase em frente ao prédio da prefeitura.

ARRAIÁ

O Colégio São José promove nesta sextafeira, a partir das 15h, no salão paroquial católico, o tradicional Arraiá do São José. Comes e bebes típicos, brincadeiras, muita música, além das apresentações que fazem parte da programação. O evento se estende até as 23h. Venha festejar!

7


8

ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

DOM E FÉ

A MISSÃO DE CURAR

Práticas alternativas, apesar dos avanços da medicina, prometem sanar males e seguem atraindo multidões

Vanessa Paliosa

Acometidos por algum problema de saúde, sobretudo se for algo sério ou difícil de tratar, os brasileiros nunca se contentam em procurar somente o médico. Buscam, em paralelo, gente com a reputação de realizar curas milagrosas. Fato que quase sempre é atribuído a alguma relação especial com o divino ou o além. Uma benzedeira, um curandeiro ou um "arrumador de gente" são algumas das habilidades que, com o avançar do século 21, lutam para manterem-se vivas. As tradições utilizam da manipulação natural, através da agricultura e da fabricação de remédios, da crença na espiritualidade e do dom da intuição, fazendo com que essas atividades permaneçam vivas até hoje na sociedade. Essas pessoas, que conhecem as folhas, as luas mais propícias e as rezas que orientam sua fé na cura, no passado, supriram a falta de um atendimento médico e, atualmente, são procurados por se tratar de uma cultura popular e também por alcançarem resultados positivos. “É um dom”. É dessa forma que Carmen Bosini (79) define seu trabalho. Há 40 anos ela atua como benzedeira e já ajudou centenas de pessoas. “Desde pequena tinha o desejo de ajudar o próximo, mas não sabia como. Sempre fui de família humilde, tínhamos apenas para nos manter”. De uma maneira inusitada, a encantadense

Fotos: Vanessa Paliosa

Carmen atende cerca de 50 pessoas por dia

compreendeu como ia realizar seu sonho. “Morava com meu esposo e meus filhos na linha Chiquinha. Tínhamos um vizinho que estava vendendo um terreno. Passei cinco anos rezando, pois quando tínhamos o dinheiro ele não vendia, quando ele colocava à venda não tínhamos condições financeiras. Ao mesmo tempo sonhava com uma casa e que nela recebia pessoas estranhas”, relembra. O local é onde dona Carmen reside atualmente. Os pedidos de oração chegam de todos os lugares. Bento Gonçalves, Porto Alegre e São Paulo são alguns. Variam de dores mais

comuns até tristeza e depressão. Desde padres, enfermeiras e até mesmo médicos. Seja quem for, os males que combatem com a força de suas orações são batizados na linguagem popular: quebrante, ar, míngua, cobreiro, machucadura, encosto. Para cada sintoma, uma simpatia ou uma reza. Imputam parte do “dom” à sensibilidade com a qual identificam do que a pessoa padece e a que tipo de benção recorrer. “Tem dias que atendo 50 pessoas. Costumo conversar com elas e de imediato sei o que estão sentindo ou passando. É Deus, Ele me da a certeza que é aquele problema que a pessoa

tem”, diz. Apesar dos avanços científicos e da ampliação do acesso à saúde, as rezadeiras resistem ao tempo, entre infusões e ramos de ervas e chás. “Se a pessoa acredita, tem fé, vai ficar boa. Digo que esses remédios caseiros reforçam, por exemplo, para prevenir uma gripe”. O serviço é gratuito. A maioria das rezadeiras segue a fé católica. Pedem a intercessão de algum santo de devoção ou “proseiam” diretamente com Deus. Segundo a tradição, se pedirem dinheiro em troca, o dom vai embora. Entretanto, podem aceitar doações. Dona Carmen explica que é de coração

e quer o bem do próximo. Não faz nada pensando em receber algo em troca. “Graças a Deus as pessoas se curam. Muitas não tiveram sucesso quando procuraram um médico, mas na fé nada é impossível. Como forma de agradecer alguns me dão dinheiro, outros alimentos, roupas, calçados.” E o bem não para por aí. Boa parte é repassado a quem precisa. Entidades como o Abrigo Comarca Lar Encantado e Associação Pró-Menor Encantado (AME) já foram contempladas, assim como famílias mais carentes. “Tenho o suficiente para viver, porque não doar a

quem necessita?”, reflete. Entre tantos atendimentos, muitas histórias de vida diferentes, mas todas com uma coisa em comum: a ajuda da benzedeira Carmen. “Sou feliz por ajudar o próximo e lamento que ninguém da família siga os meus passos. Meus filhos dizem que tenho que ter o dom, eu sinto, pois ajudar quem necessita é gratificante, faz bem”, diz, emocionada.


ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

9

"Eu era o único que tinha coragem de por a mão" A correria do dia-a-dia, os planos de saúde públicos e privados com normas e burocracias, o avanço das tecnologias e a falta de tempo são alguns dos motivos que limitam o relacionamento entre o paciente e o médico. Cada vez menos o profissional ouve, conversa sobre a vida da pessoa e isso acaba prejudicando quem procura por ajuda, pois muitas vezes exames são solicitados sem se quer tocar o paciente. Dessa forma, os atendimentos se tornam superficiais e práticas alternativas são opções que as pessoas buscam, porque se sentem mais acolhidas e bem recebidas no seu sofrimento. “Machuquei meu braço jogando futebol. Os médicos daqui me encaminharam para Bento Gonçalves. Lá colocaram uma tala e permaneci dias sem fazer movimentos. Após, percebi que não mexia mais o braço e então decidi fazer fisioterapia por conta própria”, foi assim que o encantadense Lori Capitani (75) deu início ao seu dom, sem instrução formal de anatomia ou quiropraxia. Há cerca de 40 anos, o aposentado ajuda pessoas a recuperar partes do corpo que sofreram fraturas. “Fiquei seis meses fazendo movimentos com um elástico e dessa forma recuperei a força do meu braço e ainda descobri como “funcionava internamente”, explica. Ele tinha que ajudar a família e sentiu necessidade em fazer algo, pois utilizava o braço para realizar as tarefas no campo. Seu Capitani, como é conhecido, prestava os primeiros

O segredo de Capitani é dedicação e cuidado

socorros na empresa Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel), onde trabalhou por 20 anos e, após a experiência, começou a ajudar os amigos do futebol. “Caiam, torciam o pé, machucavam o braço, eu era o único que tinha coragem de por a mão”, recorda. Unindo o pouco de conhecimento da medicina com a força, coragem e dedicação seguiu com a habilidade. Ele deixa claro que se não houver melhoras é necessário buscar ajuda de um profissional. “Meu objetivo é ajudar e não piorar a situação. Gosto de conversar com a pessoa para tranquilizar e fazêla sentir segurança antes de colocar a mão. Muitos, após o meu atendimento, nem precisaram mais voltar no médico para fazer cirurgia”,

diz, emocionado. Sua residência, localizada na Barra dos Costi, é o consultório e para o procedimento é usado óleo de Mocotó, uma produção própria, com a finalidade de facilitar o deslize das mãos. O serviço custa R$ 20, mas apenas é cobrado daqueles que possuem condições de pagar. O diferencial é a prática que adquiriu ao longo dos anos. “Um fisioterapeuta sabe muito na teoria porque acabou de sair de uma sala de aula, mas na prática é diferente. As dezenas de pessoas que eu ajudei me fizeram ganhar experiência, entender da necessidade de cada um com cada parte do corpo e dar “vida” ao músculo, aos nervos”, garante.

Proteção nunca é demais A funcionária pública Denise Do Monte Gianezini (32) desde pequena acompanha a mãe em benzedeiras. Para ela, o trabalho realizado por essas pessoas é uma forma de fazer o bem, pois “abrem as portas de suas casas para rezar e ajudar os outros sem muitas vezes receber nada em troca”. Hoje, continua a tradição levando a filha Maria Vitória de apenas um ano. “Acredito que proteção nunca é demais”. Uma das experiências mais recentes é quando a bebê fica inquieta, não dorme. “Levo ela para benzer e ela fica mais tranqüila, dorme bem à noite”, explica.

“Sou feliz por ajudar o próximo e lamento que ninguém da família siga os meus passos. Meus filhos dizem que tenho que ter o dom, eu sinto, pois ajudar quem necessita é gratificante, faz bem”, Carmen Bosini, benzedeira


10

CLASSINEGÓCIOS

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Farmácia Dália completa sete anos No dia 19 de junho de 2010 foi inaugurada a Farmácia Dália. Desde então, passaram-se sete anos em que a unidade, localizada junto ao Dália Supermercados de Encantado, disponibiliza uma linha ampla de medicamentos éticos, genéricos, similares fitoterápicos, além da linha de perfumaria e ortopedia aos clientes e consumidores. As responsáveis pela farmácia são a farmacêutica Lisiane de Lazzari Buza e a atendente Rosane Matuella. Além de toda a linha de medicamentos e perfumaria, a farmácia possui convênio com uma extensa lista de laboratórios e também com o programa “Aqui tem Farmácia Popular.” O horário de atendimento é das 8h45min às 18h45min, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 8h30min às 12h30min. Carina Marques/Divulgação

Rosane e Lisiane recebem os clientes da farmácia Dália

Dália reúne força de vendas de todo país A força de vendas da Dália Alimentos de todo o país esteve reunida no Espaço Dália de Gastronomia na última sexta-feira, dia 16 de junho. O encontro reuniu o staff da área comercial para um almoço de confraternização que também marcou os 70 anos da cooperativa, celebrados no dia 15 de junho. Participaram os gestores que comercializam e representam a marca Dália nos 23 estados brasileiros, desde o Sul gaúcho até o Pará, no Norte. O gerente da Divisão Comércio e Marketing – Produtos Suínos, Paulo Weingartner, recepcionou a equipe composta por 60 pessoas. Embora o momento desfavorável que a economia brasileira enfrenta, Weingartner evidenciou o bom desempenho alcançado pela área comercial. Destacou a modernização aplicada à gestão de controle de relacionamento junto aos clientes, a importância da qualidade dos serviços prestados e deu ênfase ao comprometimento, imprescindível para o êxito e o bom andamento dos trabalhos. “Contamos com uma equipe séria, eficiente e comprometida e isso, certamente, garante à Dália que sua marca seja cada vez mais

Carina Marques/Divulgação

Força de vendas reuniu-se com gerência e direção da Dália reconhecida em todo o Brasil.” O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, destacou os valores que a Dália considera essenciais para a condução das ações e, consequentemente, a obtenção dos objetivos propostos. Freitas evidenciou com afinco o Código de Conduta Ética, que assinala que: “a Dália Alimentos considera ético tudo o que pode ser feito de forma transparente, na presença da fiscalização, de clientes, dos consumidores e da sociedade em geral, sem embaraço ou constrangimento. A Dália Alimentos espera que essa conduta seja exercida por todos os associados, funcionários e parceiros.” Na visão do presidente Executivo, a Dália é uma empresa composta por pequenos produtores rurais, uma cooperativa simples, séria, que

trabalha com ética e que acredita que o trabalho executado corretamente a leva para cada vez mais longe.” O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o gerente da Divisão Comércio e Marketing – Produtos Lácteos, Rudimar Piccinini, e o supervisor Tiago Secchi Zandonato também estiveram presentes. O grupo presente no evento – coordenado pelos gerentes Weingartner e Piccinini e supervisionado por Rangel Lorenzi

– é constituído por representantes que atuam em diversos Centros de Distribuição. Para o Mercado Interno, estes centros estão situados nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Pernambuco. Também há duas unidades direcionadas ao Mercado Externo, localizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, supervisionadas por Márcia Daltoé, responsável pelo Setor Exportação.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

11

DEMONIZAÇÃO DA EMPRESA

SERGIO SEPPI jornalista

“Os brasileiros detestam as empresas brasileiras. Detestam os empresários, sejam eles donos, sócios, acionistas ou executivos das companhias”. Esta afirmação é do articulista J. R. Guzzo, no artigo “Ódio à Empresa”, na Revista Veja, 29 de março. E é rigorosamente verdadeira. A incompreensão sobre a iniciativa privada na indústria, no comércio e nos serviços está nos meios de comunicação (a imprensa em geral é preconceituosa e “compra” as teses econômicas socializantes), na internet, nas escolas e universidade, e até no Judiciário, no Executivo e no Legislativo.

IGREJA

Esta visão distorcida está em organizações como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que demoniza a atividade empresarial. Estes prelados entendem de economia como o colunista entende de “física quântica”. Em 2010, a CNBB chegou a promover uma Campanha da Fraternidade que condena o lucro. Santa Burrice ou Santa Ingenuidade! Uma empresa progride tendo lucro que permitirá investir no aumento da produção, gerando empregos e renda.

ENCANTADO

O empreendedor deve ser reverenciado na dimensão de quem constrói o desenvolvimento. Imaginem Encantado, sem indústrias como Cosuel, Fontana, Baldo, Divine, Sabory, entre outras? E sem pequenos negócios como, por exemplo, a Serralheria Josero, do Sédio Bouffe e do Zequinha Lucca, com 31 anos de atividades, e empregando quatro trabalhadores (já teve sete). Quantas “Josero” temos? E quantos empregos estas organizações geram nas Lojas Bertozzi, Renner, Beneduzzi, e outros pequenos comércios e prestadores de serviços? O Brasil não é uma grande Odebrecht ou uma JBS. Seus empreendedores, em sua maioria, são pessoas simples – que não tem MBA em Harvard - e no final de mês batem cabeça para pagar salários, impostos, contribuições previdenciárias, fornecedores, etc. E se deprimem com um Poder Público perdulário e paquidérmico que adota sistemas de fiscalização e de tributos, complexos e confusos, que exigem investimentos em conhecimento e informática.

CORRUPÇÃO

É óbvio que devam ser denunciados e condenados os maus empresários, gananciosos e irresponsáveis, que agem à margem da Lei, as empresas que enganam a boa fé dos consumidores, e os agentes públicos envolvidos na malversação e no roubo do suado dinheiro do povo. E ainda citando J. R. Guzzo, o Brasil vai na contramão dos países bem-sucedidos, onde a corrupção empresarial é combatida com a punição real dos empresários, com cadeias e multas de verdade, mas com a preservação da empresa e dos empregos, sua produção e seus clientes sob o comando de outros dirigentes. Aqui a prioridade é destruir a empresa – e deixar os donos com sua fortuna. E concluo, salientando que às vezes, não ficam nem com tornozeleira, como mostrou a deleção de Joesley Batista, livre, leve e solto em Nova Iorque, tendo pagado uma multinha chinfrim, com a inexplicável benevolência da Procuradoria Geral da República.

SHOW DE ZUCCHERO

Dica de música: no dia 28 de outubro, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, se apresenta um dos monstros sagrados do rock & blues italiano, Zucchero. O colunista recomenda este show que conferiu no ano passado na Arena de Verona (Itália). É baseado no disco, de 2016, “Black Cat” (Partigiano Reggiano), que teve o apoio de Bono Vox (U2), Elvis Costello e Mark Knopfler (Dire Straits). Zucchero é o cantor italiano com que mais vendeu discos em todos os tempos.

Nova Bréscia vence disputa do Dia do Desafio É tradição que todos os anos, durante a realização do Dia do Desafio, a maioria das cidades dispute o título de mais ativa. Em 2017, 493 municípios do Rio Grande do Sul aceitaram participar do “Dia do Desafio” e mobilizaram a comunidade para a prática de alguma atividade física entre 0h e 20h

do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa saudável entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano ou como autodesafio. O município que mobilizasse mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Nova

Bréscia ganhou a disputa com a cidade de Palmira de Carrillo, na Costa Rica. O município bresciense mobilizou cerca de 28,93% da população, enquanto a cidade concorrente somou apenas 1,75%. Os dados de 2017 comprovam ainda um aumento de 2,93% no número de brescienses participantes do Desafio.


12

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Etios X Hatch 1.3 Dual VVT-i câmbio manual seis marchas

2018

IPVA

grátis

* o seu usado como entrada * recompra garantida * parcelas reduzidas * sempre novo e na garantia

PRODUZIDO NA PRIMEIRA ECOFACTORY DA TOYOTA NO BRASIL.

*condicionado à confecção da documentação na própria concessionária.

492 36x

* consulte condições

Corolla

2018

GLi Upper

999 automático

36x

Venha fazer um test-drive no líder da categoria.

* consulte condições

ISO14001

Ofertas válidas de 8 a 30/06/17, ou até o final do estoque. Estoque 6 unidades. Toyota ETIOS X HB 1.3 FLEX MEC 17/18 à vista R$ 47.290,00 (frete incluso, pintura metálica) ou financiado c/Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$23. 645,00(50%) e 36X fixas de R$ 491,94+1 prestação residual de R$18.916,00(40%) c/venc. na mesma data da última prest. fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 1,29% ao mês, equivalente a 16,62% ao ano + IOF (Imposto s/Operações Financeiras) de R$798,15+Seguro Vida Prestamista de R$ 299,07+Registro de Contrato base RS de R$202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS de R$525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento de R$550,00. Total Financiado correspondente a R$ 26.019,86 valor Total a prazo R$60.270,84. Custo Efetivo Total (CET) 21,24% ao ano. COROLLA GLi UPPER FLEX AUT 17/18 à vista R$ 93.440,00 (frete incluso, pintura metálica) ou financiado c/Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$46.720,00(50%) e 36X fixas de R$999,00+1 prestação residual de R$ 28.470,50(30,47%) c/venc. na mesma data da última prestação fixa do financiamento, 1ª prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 0,99% ao mês, equivalente a 12,54% ao ano+IOF(Imposto sobre Operações Financeiras) de R$ 1.525,65+Seguro Vida Prestamista de R$ 575,97+Registro de contrato base RS de R$202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS de R$525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento de R$550,00. Total Financiado correspondente a R$ 50.099,30 valor Total a prazo de R$ 111.154,50 Custo Efetivo Total (CET) de 15,73% ao ano. Crédito sujeito à análise e aprovação. O CET apresentado é aplicável ao exemplo sugerido.Campanha vinculada à validade do Programa Ciclo Toyota.Condições sujeitas à alteração sem prévio aviso. A alteração do modelo do veículo ou de qualquer das condições do financiamento acarretará novo cálculo CET. SAC Banco Toyota 40901255 capitais e 08000168255 p/demais localidades, ou envie e-mail para contato@bancotoyota.com.br. Ouvidoria Banco Toyota (somente após atendimento p/SAC): 0800-772-5877.O Etios Hatch X 1.3 Manual, abastecido c/gasolina, percorre 12,6km/l na cidade e 14,2km/l na estrada e, c/etanol, 8,6km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. O Corolla 2.0 apresentou o seguinte consumo-etanol/ciclo urbano: 7,2 km/l; gasolina/ciclo urbano: 10,6 km/l; etanol/ciclo rodoviário:8,8 km/l;gasolina/ciclo rodoviário:12,6km/l.Valores de referência medidos em laboratório, dependem das cond.de trânsito, combustível e hábitos do motorista. Veículo participante do PBEV-Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular-INMETRO 2016. Consulte: www.inmetro.com.br. A Toyota oferece 3 anos de garantia de fábrica, s/limite de km p/uso particular e, p/uso comercial, 3 anos de garantia de fábrica ou 100.000 km, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Consulte o livrete de garantia ou www.toyota.com.br p/mais infor. mações. As ofertas deste anúncio não abrangem os veículos adquiridos em Vendas Diretas c/isenção de impostos.

Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro.

RS-130, km 72,8 LAJEADO

51 3726.6565

RST-287, km 106 - St. CRUZ DO SUL

51 3711.6620


GERAL

13

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Divulgação

ENCANTADO

Governo e Apae definem parceria para administrar o Centro Especializado de Reabilitação A Administração Municipal de Encantado anunciou o início do atendimento do Centro Especializado de Reabilitação (CER) no segundo semestre. Durante reunião no gabinete, também foi anunciado a parceria com a Apae, que irá administrar o centro, cujo prédio já está pronto. O empreendimento receberá cerca de um R$ 1 milhão em equipamentos, já em processo de licitação.

Nesta semana, uma reunião no gabinete do prefeito Adroaldo Conzatti definiu detalhes sobre o funcionamento do CER. Participaram do encontro o viceprefeito Enoir Cardoso, a secretária de saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scattola, e diretores da Apae Marines Chanan, Felipe Henrique Giaretta, Stéfanie Casagrande, Patrícia Funcke e Rogério Conzatti.

Divulgação

Novos conselheiros foram apresentados na festa dos 70 anos

Eleito novo Conselho de Administração da Dália Alimentos

Equipe do governo e diretores da Apae oficializaram a parceria nesta semana

Comunidade regional prestigia o Projeto Essência e Diversidade em Encantado A 2ª edição do Projeto Cultural Essência e Diversidade proporcionou seis dias de muita cultura e entretenimento no Parque João Batista Marchese, em Encantado. Cerca de 22 mil pessoas passaram pelo espaço cultural durante toda a programação, que contou com os shows de Cesar Vieira e Trio, Beto Pires, Os Bertussi, Só Creedence, Tchê Guri e Máquina do Tempo. Durante o evento também houve as Intervenções Multiculturais e Músicas da Casa 7, que possibilitaram ao público conhecer o trabalho que o centro cultural realiza no município. As danças também encantaram os visitantes. Os espetáculos comandados pela Companhia de Artes Caripaiguarás, União das Etnias de Ijuí e Nova Bréscia Dança Show apresentaram a cultura e as tradições de diversos países. No último domingo (18), as crianças também tiveram um momento especial. O show Festival Kids proporcionou momentos de encantamento com os principais personagens do mundo infantil. As atividades procuraram valorizar a cultura e promover o resgate das origens de Encantado e de sua gente, através

Micheli Tonezer/Divulgação

Cesar Vieira e Trio da música, dança e shows. Além disso, o projeto proporcionou o acesso da comunidade regional a produtos culturais e ampliou o mercado de trabalho para os artistas, técnicos e produtores, bem como movimentou a cidade economicamente. “O projeto foi uma ótima oportunidade para o grupo se apresentar e divulgar o trabalho. É uma motivação para os bailarinos que ensaiam e se dedicam às atividades. A participação foi muito válida”, ressalta a diretora e coreógrafa do grupo Nova Bréscia Dança Show, Gabriela Laste. O projeto, que contou com entrada gratuita, teve o financiamento do Pró – Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial de Encantado – ACI-E e contou com o patrocínio da Fontana S/A, Docile, Moinho Sangalli, Vini Lady Cosméticos e Ciamed – Distribuidora de Medicamentos.

A Dália Alimentos realizou eleição e posse dos novos membros do Conselho de Administração. Por unanimidade, os atuais presidente e vice-presidente, Gilberto Antônio Piccinini (57) e Pasqual Bertoldi (62), respectivamente, foram reeleitos. Conforme rege o Estatuto Social, a cada quatro anos deve ocorrer a renovação de 1/3 dos membros do Conselho. Estes foram eleitos durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e com o voto dos 135 delegados presentes ao evento realizado no dia 10 de junho, em Encantado. Três novos conselheiros assumem as seguintes regiões: Rodrigo Schmitz (30) assume a região de Arroio do Meio e ocupa a cadeira deixada por Rubino Rahmeier (74), conselheiro desde o ano de 1979. Jacir Francisco Zanuzzo (51) assume como conselheiro da região de Serafina Corrêa e ocupa a vaga deixada por Lidenor Giliotto (73), também conselheiro de longa data, desde o ano de 1987. José Eramildo Garcia Abich

(46) é o novo conselheiro da região de Candelária e sucede a Eusébio Morsch (41), que permaneceu no Conselho por oito anos. Piccinini observa que antes da escolha dos novos membros, em reunião conjunta, todos os conselheiros colocaram seus nomes à disposição. O nome de cada sucessor para compor a nominata foi indicado pelos próprios conselheiros que deixaram o cargo, com posterior avaliação do presidente e vice. “Os nomes foram escolhidos e debatidos após várias reuniões. Existe a renovação, a mescla de ideias e, com a escolha destes novos integrantes, inicia-se um novo ciclo. Ser conselheiro é assumir importantes funções de liderança, é representar os associados e os interesses da cooperativa, é pensar no bem comum de todos”, disse, ressaltando que a próxima etapa será a capacitação dos conselheiros, a fim de aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de cada região.

Região de Progresso Idalmir Nicolini

Região de Júlio de Castilhos Belquer Ubirajara da Silva Lopes

Região de Serafina Corrêa Jacir Francisco Zanuzzo

Região de Anta Gorda Silvano Berté

Região de Arroio do Meio Rodrigo Schmitz

Região de Guaporé Genésio Buffon

Região de Candelária José Eramildo Garcia Abich

Região de Encantado Pasqual Bertoldi (vice-presidente)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO 2017/2021

“Os nomes foram escolhidos e debatidos após várias reuniões. Existe a renovação, a mescla de ideias e, com a escolha destes novos integrantes, inicia-se um novo ciclo”, Gilberto Piccinini presidente do Conselho de Administração


14

ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Suinofest 2017 atrai mais de 32 mil pessoas Salão Gastronômico recebeu quase 10 mil visitantes

Nos dias 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de junho, Encantado esteve em festa. Criada na década de 90, com o intuito de fomentar o consumo da carne suína, a cada ano, a Suinofest assume proporções maiores e movimenta toda a economia da cidade. Nos seis dias de evento, mais de 32 mil pessoas circularam pelo Parque João Batista Marchese. Esse público teve a oportunidade de usufruir o Salão Gastronômico, Festival de Compras, Espaço Cultural, Praça de Alimentação, produtos das Agroindústrias, Materia (Mate Break), Artesanato,

oficinas de gastronomia gratuitas, Seminários, Espaço Aventura, Roteiro Encantado e Passeio Recreativo. O evento está se consolidando como o melhor festival gastronômico do Rio Grande do Sul. No total, 9.554 pessoas prestigiaram o salão que ofereceu farta e variada gastronomia italiana e gaúcha, com a presença de marcas renomadas em comidas e bebidas. Somente no sábado (17), mais de duas mil pessoas prestigiaram o local, revezando-se no intervalo das 19h às 24h. A lotação máxima contabilizou 1,9 mil visitantes, por

Fotos: Juremir Versetti/Chinelagem Press

volta das 20h30min. De acordo com a presidente da Suinofest 2017, o evento superou seus limites e a Suinofest foi uma explosão de festa. “É um festival feito por muitas mãos e muitos corações; essa é receita do sucesso”, revela. “A palavra que está na memória de todos os organizadores é ‘muito obrigado’, pois há coisas na vida que o dinheiro não paga e todos, sem dúvida, superaram seus limites para que este evento fosse essa explosão de festa”, completa.

AGORA SÓ EM 2019 “Vamos fazer uma parada estratégica”, diz presidente

Salão bateu recorde de público no sábado à noite (17) com 1,9 mil visitantes

Após 20 anos, a Suinofest deixará de ser realizada em 2018. Segundo a presidente Renata Galiotto, a parada é estratégica. “O evento chegou no auge. Precisamos parar e reestruturar não somente o evento, mas a equipe que organiza. Precisamos repensar a Suinofest e voltar com força total em 2019”, justificou. Renata acrescenta que o Parque João Batista Marchese também precisa passar por uma reforma e ampliar algumas áreas que hoje limitam o espaço para a Suinofest. “É um tempo necessário. Que coisa boa que vamos parar com gostinho de quero mais, com o evento em alta. Em 2019 vamos decidir se a Suinofest volta a ser anual”, disse.

NÚMEROS DO SALÃO GASTRONÔMICO

Consumo é um sinalizador do sucesso De acordo com o coordenador do Salão Gastronômico, Thiago Fachinetto, o consumo é um sinalizador do sucesso do evento e apresenta o perfil do público pagante. “Não há desperdícios, é um consumo equilibrado que demonstra que a festa foi muito boa”, explica. Conforme Fachinetto, o chope, em especial, destacou-se dentre as novidades. Foram mais de três mil litros da bebida oferecida pela cervejaria artesanal Salva, de Bom Retiro do Sul.

Público

9554 pessoas

Cortes suínos 1500 quilos

Leitão a Encantado 1350 quilos

Pastel de carne suína

10 mil unidades

Frios

Crianças se divertiram com as máscaras do mascote Buti

1200 quilos

Bebidas

mais de 4 mil garrafas

Costela ao molho barbecue

Hambúrguer, espumantes e leitão a Encantado entre os produtos mais consumidos

280 quilos

Hambúrguer de carne suína 9 mil unidades

Chope

mais de 3 mil litros


ENCANTADO

Festival de Compras movimenta R$ 2,5 milhões em negócios Nesta edição, o Festival de Compras movimentou dois milhões e meio em negócios. A atividade é uma oportunidade para vender, divulgar produtos e prospectar negócios. Neste ano, o evento contou com 93 estandes no pavilhão, 13 na área externa coberta, oito na área externa, 11 na Praça de Alimentação e 38 espaços na ilha das Agroindústrias. Ainda houve a Feira de Pequenos Animais e brinquedos infláveis. Este é quarto ano que a Loja Maria Fernanda, de Encantado, participa do evento. “Todos os anos sempre foi muito bom. Neste ano, o calor interferiu um pouco nas vendas, mas mesmo assim foram boas. Participar da Suinofest é muito válido. Já reservei estande para 2019”, comenta a

Festival de Prêmios

A cada R$ 50 em compras nos estandes do Festival de Compras, o consumidor teve direito a um cupom. No domingo (18), às 17h, foi sorteado um celular Galaxy j5 Samsung. Quem ganhou foi Marcio Barufi, de Encantado; o notebook foi para Leonilda da Paixão, de Encantado; e o televisor Led 43 para Joenio Gianello, de Encantado. No primeiro domingo (11), às 17h, também houve sorteio. Rosangela Lucca Borela, de Encantado, ganhou um celular; e Felipe Hermes, de Santa Clara do Sul, levou uma televisão. A promoção teve o certificado de autorização da Caixa nº 6-0931/2017.

Estacionamento interno Nos seis dias do evento, 1.780 veículos utilizaram o estacionamento interno do Parque João Batista Marchese. O espaço era coordenado pelas entidades GAN Anita Garibaldi, DTG Guardiões do Rio Grande e CTG Giuseppe Garibaldi, com o apoio da Brigada Militar. A renda será revertida para as três entidades e uma porcentagem será repassada para o Consepro.

15

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

empresária Fernanda Cornelli. A vendedora Janete Zilioto, da empresa Mesas Elásticas Olimpio, de Antônio Prado, estreou na Suinofest e saiu muito satisfeita. “A Feira estava bem boa. Fechamos várias vendas e encaminhamos muitos negócios. Estamos há 30 anos no mercado, temos muita experiência em feiras e sabemos o quanto estes eventos são importantes, pois o público precisa conhecer os produtos e ficar com o nosso contato. O custo benefício da feira compensa e nós pretendemos voltar na próxima edição”. Para a Eko 7, os resultados também foram satisfatórios. “Superou as nossas expectativas. Fechamos muitos negócios e Micheli Tonezer

Buti se divertiu no Festival de Compras

Artesanato e pães Ao todo, nos dois finais de semana foram amassados, assados e vendidos 1847 pães. 825 pães foram produzidos pelo Clube de Mães Cultivamos a Alegria, de Linha Argola, no primeiro final de semana, e 1022 foram feitos pelos Clubes de Mães Alegria de Viver do Jardim da Fonte e Unidas Trabalharemos, da Linha Jacaré. “A atividade promove um resgate da culinária alimentar italiana. As pessoas compram muito e não fazem mais pães em casa. Realizar esta ação durante o evento é uma forma de valorizar e resgatar memórias da infância. Além disso, tem o retorno financeiro. A prefeitura forneceu a lenha para assar os pães e o Moinho Sangalli doou toda a farinha. Os Clubes colocaram apenas os demais ingredientes e ficaram com toda a renda ”, comenta a extensionista social da Emater, Tatiane Turatti Orlandini. Micheli Tonezer

Praça de alimentação do Espaço Cultural

fizemos contatos. Encantado está localizado numa região estratégica e a feira é uma oportunidade para divulgar a marca e obter visibilidade. Esta foi a nossa primeira participação e nós pretendemos voltar”, comentam os distribuidores da empresa. O público também adorou o evento. Exemplo disso é o pedreiro Gilberto Herdina, de Venâncio Aires, que há 13 anos participa da Suinofest. “Na primeira vez eu vim somente com a minha família. Depois comecei a organizar grupos e não parei mais. Neste ano organizei dois ônibus em cada final de semana. O prazer da comida italiana, a degustação, e as novidades da Feira nos fazem voltar todos os anos”.

Oficinas de gastronomia gratuitas

249 pessoas participaram das nove oficinas oferecidas no “Espaço Gourmet”. A atividade procurou valorizar as quatro cadeias alimentares da região: carne suína, leite, produtos das agroindústrias e erva-mate, para ensinar receitas extremamente saborosas. “Nós utilizamos talentos locais e alguns de outras cidades para ministrar as oficinas. Foram pessoas que se dispuseram a contribuir. Também tivemos uma oficina em que o prato foi a saúde, com uma nutricionista e uma esteticista que falaram sobre como se alimentar”, explica a organizadora Tatiana Sangalli. Ao lado das oficinas funcionou a Materia. “Nós quisemos fortalecer o programa erva-mate uma cultura aberta e oferecer uma possibilidade de pausa para viver e degustar produtos a base de erva-mate e das agroindústrias locais. A materia despertou a curiosidade e várias pessoas pararam para conhecer os produtos”.

Empresas e entidades que forneceram produtos ou serviços para o evento mais de 40 (gráficas, segurança, limpeza, ajardinamento, decoração, entre outros serviços)

Hotéis

87% dos quartos dos hotéis de Encantado estiveram ocupados nos dois finais de semana.

Empregos temporários gerados durante o evento 128 empregos

Na Praça de Alimentação externa foram servidas mais de 14 mil refeições. Somente no Restaurante Zanatta foram 1,7 mil refeições.

Elisangela Favaretto

Profissionais ensinaram diversas receitas

Centro Cultural Sesi No segundo final de semana, houve a presença da unidade móvel Centro Cultural Sesi. Com o intuito de promover o acesso à leitura, à cultura e à inclusão digital de acordo com as normas internacionais de acessibilidade, a estrutura da biblioteca disponibilizou aproximadamente 3.000 livros que puderam ser manuseados de forma gratuita por crianças e adultos.

Realização A Suinofest é realizada pela ACI-E, com o patrocínio da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, BRDE, Lojas Benoit, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A. Tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e CDL de Encantado. A organização do Festival de Compras é da Lume Eventos.


16

MUÇUM

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Fotos: Divulgação

Grupo La Barca é reativado O Grupo Folclórico Italiano La Barca, coordenado pela secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, retomou suas atividades na Semana do Município 2017. Foi criado através da Lei Municipal nº 1385/94 de 26 de abril de 1994, com o objetivo principal de resgatar a dança e os costumes italianos, apresentando shows com danças típicas. A atividade, composta por jovens muçunenses, estava desativada há cerca de 15 anos.

A primeira apresentação está prevista para setembro, na Semana Farroupilha de Muçum. Os ensaios são ministrados pelo professor Daniel Dal Molin e ocorrem às segundas-feiras, às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes. A ação conta com a colaboração de aproximadamente 20 integrantes e todos receberão vestes e indumentárias. Ainda há vagas para componentes masculinos e os interessados em participar, devem entrar em contato pelo telefone 3755-2006.

Lisiane (e) e Ana Paula (2ª esq. p/ direita) assumiram os cargos neste mês

Equipe de Saúde amplia quadro de profissionais

Obras realiza manutenção de avenidas No última semana, a Administração Municipal, através da secretaria de Obras e Viação esteve realizando manutenção asfáltica nas avenidas Pinheiro Machado e Fernando Ferrari, além dos principais acessos da cidade. Conforme a pasta responsável pelo trabalho, o excesso de chuvas foi o causador da deterioração do asfalto. Para a administração, a reparação de estradas e rodovias melhora a qualidade do trânsito de veículos, evitando danos mecânicos. Além disso, é salientado que identificada a necessidade de reparos em vias pavimentadas estes serão cumpridos.

Buracos foram tapados para evitar possíveis acidentes

Saúde contará com novo veículo Na última semana, o prefeito Lourival de Seixas esteve na secretária estadual de Saúde, onde formalizou um pedido por recursos referentes à aquisição de um novo veículo para a prefeitura. O automóvel Van será destinado à secretara de Saúde no transporte de pacientes a Porto Alegre, Lajeado, Estrela e Teutônia. O município realiza viagens de segundas à sextas-feira. Para Seixas, a aquisição do veículo é fundamental, já que as viagens a grandes centros são frequentes e fundamentais na busca do melhor atendimento à saúde e, consequentemente, qualidade de vida dos munícipes.

Grupo conta com a participação de 20 alunos

A Equipe de Saúde da Família (ESF) ganhou, neste mês, duas novas integrantes. Elas colaborarão no desenvolvimento de atividades que buscam melhor atender a saúde da população muçunense. A enfermeira Lisiane dos Santos Machado e a assistente social, Ana Paula Scariot compõem o quadro social. Lisiane atuará de segundas às sextasfeiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A enfermeira de 31 anos, pós graduada em Andamento em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização (CME), espera poder contribuir na

prevenção de doenças da população e, consequentemente, com a qualidade de vida dos munícipes. Ana Paula é especializada em Metodologias de Intervenção com Famílias. Ela atuará como assistente social do Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) nas quartas à tarde e nas quintas e sextas-feiras em período integral. Com 28 anos, a profissional espera adquirir experiência prática com seu envolvimento nas atividades desenvolvidas em Muçum. Ela confia que a disponibilização de seu conhecimento teórico e prático ajudará o município a alcançar os objetivos e, ainda, lhe proporcionará crescimento pessoal.

Olimpíada movimenta escola Na manhã de segunda-feira (19), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Cidade Alta promoveu sua 1ª Olimpíada Escolar no Ginásio Municipal de Esportes. As atividades físicas e esportivas desenvolvidas pelo colégio são trimestrais. Os jogos tiveram a participação de 60 alunos do 1º ao 5º ano, os quais disputaram as modalidades de corrida e cabo de força.

As provas de valências diferentes (força e velocidade) foram escolhidas com o intuito de beneficiar todos estudantes, que receberam uma medalha de participação. A direção vê a ação como oportuna para estimular a integração e socialização dos alunos. Para a escola, é uma forma dos estudantes entenderem os próprios limites e perceberem a importância da competição saudável.


JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017 JORNAL OPINIÃO  09 de junho de 2017

1517

Feiras Itinerantes AVAT I

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari realizou no sábado, dia 27 de maio, o 92º Encontro Regional de Legislativos Municipais, na Câmara de Vereadores de Muçum, onde estava sendo realizada a ExpoMuçum. Na oportunidade foram Jorge Dalmolin discutidos os seguintes temas: as reformas Saúde política, da Previdência e Em recente sessão da Trabalhista. Câmara de Vereadores de Muçum, o contador Jorge Dalmolin apresentou as receitas e despesas do município na área de saúde. Conforme ele em quatro meses a administração municipal investiu R$ 1.463.067,05 sendo que as receitas totalizaram R$ 1.415.760,21.

AVAT II

Feiras A reforma política foi abordada pelo advogado itinerantes Silomar Garcia Silveira, especialista Direito O poder em executivo Público e em Advocacia havia enviado a Municipal, membro da casa legislativa um União dos Vereadores Projeto de Lei quedo Brasil, presidente da União visava disciplinar dosaVereadores do realização deRio Grande do Sul (Uvergs) e feiras itinerantes vereador. Já as reformas da no município. Após Previdência e Trabalhista discussão o PL ficou foram pautas da palestra baixado em comissão proferida pelo auditor para confecção de do Tribunal de Contas emendas e audiência do Estado (TCE/RS) e pública visando consultor técnico da Uvergs, dar condições Imar Oliveira Mello.da exploração do comércio local e das feiras. Nesta semana o executivo solicitou a devolução do projeto. Melhorias

No ano passado, após a realização da Incêndio criminoso chamada “Feira do Brás”, na Sociedade

José Garibaldi, foi realizada reunião, Mesmo não tendo aaudiência informação oficial pública e elaborado um pessoas que acompanharam a realização da perícia relatam que foram identificados “indícios que o incêndio possa ter sido Comcriminoso” o intuito de durante a Expomuçum. O projeto Pelo visava proteger os valorizar as câmaras depoimento de feirantes atingidos, alegalmente energia estabelecidos comerciantes filiadas do Vale do elétrica teria sido desligada na saída doos parágrafos e incisos na cidade. Entre Taquari, a próxima salão paroquial. A conclusão definitiva da lei foram aprovados: reunião será realizada As feiras periódicas, de caráter deverá ser elaborada pelo1º: Instituto Geral de dia 17 de junho, no eventual ou transitório, salvo as Perícias nas próximas semanas. Parque João Batista beneficentes, as de produtos primários Marchese de Encantado promovidas pelo município, terão um por ocasião da Suinofest. local próprio para essa finalidade; O encontro foi definido 2º: Para caracterizar feira, será fixado pelo presidente da no mínimo 10 empresas legalmente Câmara de Vereadores inscritas nas Junta Comercial e ICMS; de Muçum, Adair Villa. 3º: Fica assegurada para as empresas estabelecidas no município no mínimo de 50% dos espaços à disposição; 4º: Ao requerer a licença para a A convite de Villa e da feira a promotora do evento deverá presidente da Câmara de apresentar relação dos feirantes, Vereadores de Encantado, certidão de regularidade, laudo de Jaqueline Taborda, liberação da secretaria municipal de o palestrante será o Saúde através da Vigilância Sanitária, presidente do Tribunal de Contas do Estado Marco Peixoto. Evento imperdível, principalmente pelo momento político vivido no Na data de votação, o vereador Gilmar Brasil. Marcolin votou contrário ao projeto, pois entendia que estava mal elaborado e que

Próxima reunião

Projeto

Palestrante

Contrário

projeto de lei que de certa forma disciplinava e coibia a realização de feiras itinerantes no município de Muçum. cópias do CNPJ das empresas e CPF dos representantes, registro na junta comercial e Laudo do Plano de Prevenção ao Combate de Incêndio da feira.

DESCENTRALIZADA

Fazendo parte de levar o trabalho da câmara de vereadores para as comunidades, o presidente Mauro Cipriani confirmou que a próxima sessão descentralizada será realizada no dia 10 de julho, na comunidade do bairro Guaporé, Josè na verdade esta nova legislação autorizava Marcolin. a realização de feiras itinerantes e não resguardava o comércio local.

O projeto deverá retornar a casa Impressionam legislativa nos Dos valores investidos próximos meses R$ 885.887,06 são e com alterações. provenientes de recursos Enquanto isso a municipais. O que “Feira do Brás”, que representa 60,55%. deveria ser realizada Os recursos estaduais Oitenta dias Hora eEfetividade local entre os dias 15 e 18 somam R$ 502.417,20, O assunto voltou à tona nos Cipriani, acertadamente, não O projeto é de fundamental Capacetes últimos meses. A empresa alugou de junho, foi barrada representando 34,34%. abriu espaço, pois naquele momento Durante a realização pela Administração importância, mas... O vereador Alexlocal Colossi apresentoua solicitação de Já o estado contribuiu e encaminhou estava sendo realizada uma sessão da ExpoMuçum os irmãos Municipal e CDL Quem vai fiscalizar? projeto que proíbealvarás o uso de com R$ 74.762,73 o que de licença para instalação da ordinária da câmara de vereadores. O Guilherme e Gustavo Taborda Quantas são capacetes para motoqueiros dentro que muito se feira, causando, mais uma vez, fúria presidente deixou bempessoas claro: “todas representa apenas 5,11%. fizeram um verdadeiro show com necessárias para a fiscalização? de estabelecimentos no da cidade. doscomerciais comerciantes as pessoas podem deixar por escrito empenharam Os valores detalhados repertório variado dando ênfase Podemos ter fatos município. Segundo Colossi, faz-se as sugestões junto à secretaria ocorrendo para cobrar a estão à disposição no ao sertanejo universitário. Ele de forma simultânea e, neste necessário por motivos de segurança. do poder legislativo que serão regularização dos portal da transparência caso, quem vai abordar provaram que “santo de casa Liberdade analisadas e, sendo legais, poderão feirantes. municipal. os motociclistas que estão pode sim fazer milagres”. Claro Cumprindo os pré-requisitos virar lei”. Fiscalização usando capacetes dentro do que a dupla teve a ajuda do Alex o prefeito e O projeto também ressaltanão quetem ficaamparo o poderlegal executivo, estabelecimento? Pelegrini. Como diz meu amigo para não conceder opela alvará através dos órgãosjurídico competentes, responsáveis Qual o dono de estabelecimento Juremir Versetti: guardem estes a realização da feira. encontrados na Apreciação fiscalização, multa para e apreensão dos capacetes, vai abordar um motociclista nomes. Leilão cabeça do usuário dentro dos estabelecimentos comerciais. Claro que toda sugestão (se é que que está usando o Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Muçum a vamos ter alguma, particularmente equipamento? autorização para a venda de bens imóveis no interior. Reunião acredito que nenhuma pessoa irá Multa Se o usuário estiver armado e • Área de terras na linha 20 de Setembro com 5.000,00 m² Na sexta-feira (02), a Câmara apresentar proposta) passará pela Outro artigo determina que fique estipulada a multa de for abordado qual será com prédio de 109,85 m² no valor de R$ 30.000,00; dos Dirigentes Lojistas solicitou avaliação da legalidade e deverá se a sua dois salários mínimos para o usuário que venha infringir a reunião com comerciantes e enquadrar nareação? Lei Federal. • Área de terras na linha 13 de Maio com 5.000 m² com lei. Além disso, os gerentes de estabelecimentos comerciais Qual a reação do popular ao vereadores nas dependências da prédio de alvenaria de 165,30m² no valor de R$ 65.000,00; ou qualquer cidadão que presencie o ato tenha o direito de abordar o usuário do capacete? entidade. A surpresa foi que poucos • Área de terras na linha Braz Charléu 2.500 m² com prédio acionar a Polícia Militar para efetuar o boletim de ocorrência O município vai fazer um Sugestões comerciantes se fizeram presentes de alvenaria 164,25m² valor de R$ 75.000,00; Afinal dedecontas há ouno não interesse das administrações de Muçum contra o usuário. Algumas ideias relevantes foram para discutir o assunto (cerca de convênio com a Brigada • Área de terras linha Alegre 600,00 m²acom prédio e Santa Teresanareativar a travessia com balsa entrede as comunidades de apresentadas no novo projeto: 10). Na reunião foram apresentadas Militar? alvenaria de 153,00 m² no valor Teresa? de R$ 30.000,00; Linha Alegre (Muçum) e Santa Se falarmos em turismo este deve Emenda apresentaçãoAindividual dotem PPCI; sugestões para reformular a lei e corporação efetivo para • Área de terras na linha Alegre ser um dos primeiros passos.2.500,00m², com prédio de O vereador Carlos Eduardo Ulmi apresentou emenda apresentação da nota fiscal na colocar mais empecilhos visando mais esta incumbência? alvenaria de 200,40 m² no valor de R$ 75.000,00; retificando o valordificultar da multa a(de dois salários mínimos) para chegada à cidade; dedois instalação das feiras. Comodisponibilidade vamos exigir que • Área de terras na linha Guaporé 1.750,00m² no valor de R$ um escritório por 60 dias na cidade que seja notificado por escrito a primeira vez que o usuário policiais façam o trabalho de 8.000,00; para possíveis reclamações e trocas; infringir a lei, e havendo reincidência fica a multa estipulada fiscalização de pessoas que • Área de terras na linha Treze de Maio onde funciona a Sessão alvará de localização diferenciado; em R$ 50,00. entram em estabelecimento Escola Santa Teresinha com 1.260,00 m² no valor de R$ O fato não se repetiu na sessão horário de atendimento e ceder comerciais com capacetes? 5.500,00; ordinária da Câmara de Vereadores, espaço aos comerciantes da cidade Após detido no Aprovada • Área de terras na linha Dom Felipe Denadal com 2.500,00 Encerrada a ExpoMuçum e 24dedeR$setembro. Lembramos na noitequanto de segunda-feira, quando um para expor e vender mercadorias. estabelecimento, supondo que Após muita discussão a validade ou não da m² com prédio de alvenariaade 153m² no14valor grande número de comerciantes se Destacando que nenhum prefeito administração municipal, TBT que a Lei de Incentivo a Cultura seja um assaltante, o que será multa, a emenda foi aprovada por 5 x 4. Foram contrários 30.000,00. Eles acreditavam Produções e comissão organizadora (LIC) foi aprovado. Cabe agora a feito comfeira ele? no os vereadores Alexfizeram Colossi,presentes. Adair Villa, Alberto Barronio e pode barrar qualquer o presidente Mauro Cipriani comvamos os comerciantes volta as atenções para a realização da parte mais árdua do processo queMarcolin éa Como reagir perante Gilmar e que favoráveis os parlamentares Amarildo município, mas Vistas fosse abrir novo espaço para debate. pode-se dificultar a entrada, 30º Semana Farroupilha de Muçum. captação de recursos de cerca de R$ uma pessoa quesempre entra no Baldasso, Carlos Eduardo Ulmi, Luis Antônio Basseto, Mateus OOvereador Adair Villa solicitou de vistas ao projeto, pois no que preceitua a Lei Federal.usando o evento será realizado entrepedido os dias 145.000,00. estabelecimento Trojan. O desempate coube ao presidente Mauro Cipriani. segundo os esclarecimentos ainda falta informações, porque equipamento (sempre somos na maioria dos locais não existem mais as edificações. Os orientados a não reagir)? adquirentes comprarão apenas as áreas de terras.

Gente de casa fazendo milagre

Reativada

Semana Farroupilha


18

DOUTOR RICARDO

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Campeões do Municipal de canastra e bisca A Administração Municipal e o Conselho de Desporto agradecem as comunidades que sediaram os jogos, os atletas, torcedores e admiradores do jogo de cartas que participaram e prestigiaram mais um campeonato municipal de Canastra e Bisca – Edição 2017, que iniciou em março e teve a rodada final no dia 15 de junho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Campeonato de bisca Campeão: Olivo Grassi e Francisco Grassi Vice-campeão: Vanderlei Taufer e Itamar Moresco Terceiro lugar: Eliseu Echer e Edson Cagliari Quarto lugar: Cleber Debortoli e Leandro Malacarne Campeonato de canastra casais Campeão: Miramar Grassi e Jusara Grassi Vice-campeão: Gladis Malacarne e Agercio Santin Terceiro lugar: Tiago Corneli e Carla Corneli Quarto lugar: Alcemir Potrich e Ivete Potrich

Campeonato de canastra livre Campeão: Vanderlei Brembatti e Andre Alba Vice-campeão: Fabio Marchetti e Nelsi Venço Terceiro lugar: Alvimar Lisot e Alberto Demuci Quarto lugar: Itelvino Alba e Neocir Belatto

Ivete e Alcemir, 4º lugar canastra casais

Campeões da bisca, Francisco Grassi e Olivo Grassi

Campeão canastra livre, Andre Alba e Vanderlei Brembatti

Canastra casais, Agercio Santin e Gladis Malacarne

Miramar e Jussara Grassi, campeões canastra casais

Arraiá das escolas municipais A secretaria de Educação, juntamente com as escolas EMEI Amiguinhos do Coração e EMEF Olavo Bilac, convidam você, familiares e amigos para participar do Arraiá de São João. Data: 01 de julho de 2017 | Horário: 14h | Local:

A secretaria da Assistência Social desenvolve o projeto Fortalecimento de Vínculos Familiares com crianças de 0 a 10 anos, no Cras. No último encontro com as crianças de 0 a 2 anos e suas mães, foi confeccionado um móbile com nome dos bebês que participam do grupo e ursos decorativos a serem utilizados de acordo com a criatividade da mãe. O objetivo da atividade foi trabalhar a importância do nome da criança em sua vida e na vida da família, juntamente a marca que este nome possui. Questões foram conversadas como: qual sua história? Quais as implicações deste nome? Como a família influenciou na escolha do nome da criança? Foi um momento de trocas de vivências entre as mães e a continuação da criação do álbum contando a história do bebê com o capítulo: A história do meu nome.

Sexualidade na adolescência

Fotos: Divulgação

Canastra livre, 3º lugar, Alvimar Lisot e Alberto de Mozzi

A importância do nome

Ginásio Municipal de Esportes de Doutor Ricardo Entrada: R$ 1,00 para famílias e comunidade em geral; Haverá transporte para as famílias que solicitarem junto à escola, até o dia 27 de junho de 2017. Alunos tem entrada gratuita.

A secretaria da Saúde realizou palestra nas escolas abordando sobre sexualidade na adolescência. No dia 1º de junho, a palestra foi na EEEM Doutor Ricardo, onde conversaram sobre dúvidas, insegurança, medo e inexperiência. Foram esclarecidas dúvidas sobre gravidez na adolescência, contraceptivos e algumas DSTs (HIV, Sífilis e Hepatite B). Conhecendo as informações o fator de proteção e a responsabilidade sobre as atitudes aumenta, cada um tornando-se consciente de seus atos. Os alunos assistiram ao filme “Bonezinho Vermelho”. Na palestra, foi lembrado pela equipe da saúde que o único contraceptivo que protege de doenças e evita gravidez é o preservativo tanto masculino quanto o feminino, que são distribuídos gratuitamente na Unidade de Saúde, ficando evidenciado que a prevenção é o melhor tratamento. A equipe da saúde que participou da palestra contou com com a enfermeira Alana Neitzke, a técnica de enfermagem Deonéia Daltoé e a psicóloga Barbara Cozer. Já na tarde do dia 05 de junho, a equipe contou com a enfermeira Alana Neitzke, Suelen Paliosa e a psicóloga Barbara Cozer que trabalharam com as turmas do 6º ao 9º Ano da EEEM Doutor Ricardo. Conversaram sobre a puberdade, sendo ela um período de desenvolvimento sexual onde ocorrem transformações durante a adolescência, informando sobre contraceptivos, DSTs e gravidez na adolescência. No dia 12 de junho este mesmo trabalho foi realizado na EMEF Olavo Bilac com os alunos do 6º ao 9º Ano, enfatizando a importância da prevenção.

Informações da secretaria de Obras

A secretaria de Obras informa aos produtores que, em virtude das chuvas das últimas semanas, está trabalhando na recuperação e melhorias das estradas municipais, atendendo somente a pedidos emergenciais. Solicitamos a colaboração e compreensão de todos.


SEGURANÇA

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

19

Acidente envolve três veículos no centro de Encantado Fotos: Juremir Versetti/Agência Chinelagem Press

Um motociclista sofreu ferimentos em acidente de trânsito registrado na área central de Encantado durante o final da tarde do domingo (19). A colisão envolveu uma motocicleta e dois automóveis e ocorreu no entroncamento das ruas Tiradentes e Duque de Caxias. O condutor da moto foi encaminhado para atendimento médico. A Brigada Militar de Encantado atendeu a ocorrência.

Retirada de carreta

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) coordenou a retirada de uma carreta da ERS-129, em Vespasiano Corrêa, durante a sexta-feira (16). O veículo envolveuse em acidente na noite anterior no quilômetro 95 da rodovia. O veículo de carga estava carregado com frango congelado e o motorista de 24 anos sofreu fratura no braço. A carreta foi removida do acostamento, deixando o trânsito lento por alguns instantes.

Bar é assaltado em Anta Gorda

Um bar foi alvo de assalto na cidade de Anta Gorda durante a terça-feira (20). De acordo com a Brigada Militar, dois elementos aproximaram-se do estabelecimento e anunciaram o assalto ao proprietário do bar situado em Vila Borguetto. Dinheiro do caixa e de clientes, além de um celular foram roubados pelos bandidos.

Homem é preso por furto em Encantado

Um homem foi preso por furto durante a madrugada da quarta-feira (21) em Encantado. De acordo com a Brigada Militar, Valmor Domingos da Silva, 35 anos, foi flagrado com a parte externa de um ar condicionado. Ele retirou o equipamento da prefeitura Municipal de Encantado. O vigia da prefeitura fez o acompanhamento do acusado e acionou a Brigada Militar. O homem foi encaminhado para Delegacia e recolhido ao presídio.

Buscas encerradas em Putinga

A Brigada Militar confirmou o encerramento das buscas pela quadrilha que assaltou duas agências bancárias na cidade de Putinga. Após dias de buscas em meio a um matagal, inclusive com auxílio de helicóptero da Brigada Militar, a polícia suspendeu buscas, acreditando que o bando não está mais no mato. No dia 07 de junho, o Sicredi e o Banrisul foram alvos dos criminosos. Durante as buscas, o policial militar Geferson Rosolen foi atingido por um disparo de arma de fogo e morreu. O tiro teria sido disparado por um policial civil que não reconheceu o militar. De acordo com informações, as buscas resultaram na prisão de um elemento acusado de fazer a “segundinha”, que significa resgatar os autores do crime em meio a um matagal. As investigações prosseguem.

Investigação

A Polícia Civil está investigando uma tentativa de homicídio ocorrida em Encantado durante a semana passada. No dia 14 de junho, Bruno da Silva Machado, 29 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo no bairro Jardim do Trabalhador. Ele está internado na UTI do Hospital Pronto Socorro de Canoas. O crime, de acordo com informações, teria relação com o tráfico de drogas. Ninguém foi preso até o momento. As investigações estão com a Polícia Civil de Encantado.

Tentativa de assalto em Encantado

A Brigada Militar recebeu denúncia de que criminosos estavam praticando assalto em uma residência na cidade de Encantado no final da manhã de ontem (22). De acordo com a BM, a residência está situada no bairro Lago Azul. Uma mulher teria sido vista armada nas proximidades. Foram feitas buscas, mas ninguém foi preso. O registro de ocorrência foi feito na Delegacia de Encantado.

ASSINE O OPNIÃO LIGUE 51 3751 1580


20

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

Edição: Henrique Pedersini (henrique@opiniaojornal.com.br)

FUTEBOL DE ENCANTADO

RODADA DO DOMINGO PODE CLASSIFICAR TIMES Faltam duas rodadas para o término da fase classificatória no Campeonato Municipal de Futebol de Encantado. Quatro jogos movimentam a penúltima rodada neste domingo (25). Duas partidas ocorrem nas Cabriúvas e os outros dois confrontos serão na localidade de Palmas. As partidas preliminares ocorrem a partir das 13h30min e os jogos de fundo às 15h30min. A rodada deste domingo marca o duelo dos primeiros colocados, Cruzeiro Lajeadinho e Barrense.

5ª RODADA “EMBOLOU” CLASSIFICAÇÃO

No domingo (18) quatro partidas movimentam a quinta rodada do campeonato amador de Encantado. Um dos destaques foi o Lago Azul/CFM. A equipe venceu e aproximou-se da zona de classificação, deixando a disputa ainda mais acirrada. O placar foi de 3 a 1 diante do Lambari/São José. O jogo foi disputado na Barra do Coqueiro. No mesmo campo, o time da casa, Internacional, foi derrotado por 2 a 1 para o União Barrense. No Lajeadinho, o Hoolygans/ CAN derrotou o União de Palmas por 1 a 0. Cruzeiro do Lajeadinho e Ouro Verde empataram em 0 a 0.

Também se enfrentam os dois últimos. Dois oito clubes que participam do campeonato amador encantadense, sete ainda estão na briga por vaga para semifinais. A situação mais cômoda é do Cruzeiro, líder isolado com 11 pontos. O Lambari/São José perdeu os cinco jogos disputados e não tem mais chances de classificação. A competição é promovida pela Lenfa – Liga Encantadense de Futebol Amador com supervisão do Departamento de Esportes de Encantado.

Divulgação

Jogos da 6ª rodada

Palmas 13h30min

Lambari/São José X Ouro Verde 15h30min União de Palmas X Internacional

CFM/Lago Azul aproximou-se do G4

Rodízio

Classificação

Clube PG GP GC SG 1º Cruzeiro 11 11 05 06 2º Barrense 10 08 07 01 3º Hoolygans/CAN 10 09 06 03 4º União de Palmas 07 03 04 -1 5º Internacional 06 05 04 01 6º Lago Azul/CFM 06 08 09 -1 7º Ouro Verde 05 06 07 -1 8º Lambari/São José 00 03 11 -8

ATLETA DE 22 ANOS RENOVA CONTRATO confirma estar adaptada ao país onde mora e ao estilo de futsal praticado. Ela espera encerrar o ano com ainda mais motivos para comemorar. “Mas gosto bastante de morar na Itália, considero minha segunda casa. Esse ano vou para a minha quarta temporada. O campeonato italiano vem crescendo muito. A cada momento, mais jogadoras são contratadas”, aponta. Ela não é a única de Nova Bréscia a ter destaque no futsal italiano. Da mesma cidade é Ana Carolina Caliari Sestari, que também joga na principal divisão do futsal italiano.

A Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) prorrogou as inscrições para a disputa do Campeonato Regional. Agora a data limite é o próximo dia 27. Parece que as mudanças no regulamento não caíram bem e alguns times estão indecisos quanto à participação. Quem vai jogar o Regional da Aslivata é o Cruzeiro do Palacin – Vespasiano Corrêa. A equipe vinha se estruturando ao longo dos últimos anos e tinha a participação no Regional como um dos itens do projeto. A equipe, em virtude do número de habitantes, pode inscrever até seis jogadores de outras cidades na competição.

BRESCIENSE NO FUTSAL DA ITÁLIA

É de Nova Bréscia uma das maiores promessas do clube “Pescara Cálcio” no futsal feminino. Aos 22 anos, Adrieli Berté comemorou a renovação de contrato com a equipe da cidade de Pescara. Agora, ela possui vínculo com a equipe até o final de 2019. A continuidade da bresciense mereceu destaque no site da equipe italiana, onde foi publicada a informação juntamente com a foto de Adrieli. A jogadora faz parte do projeto por títulos ainda em 2017. A equipe tem feito investimentos para alcançar conquistas na próxima temporada. Atuando na posição de central e ala, a atleta

Prorrogado

Cruzeiro

Cabriúvas 13h30min União Barrense X Cruzeiro 15h30min Cruzeiro X Ouro Verde

Henrique Pedersini

Divulgação

Um dos poucos rodízios que vi dar certo é o de pizza. Rodízio de jogadores nunca funcionou. Futebol tem receita simples: os melhores jogam e pronto. Atleta gosta de jogar e se for para poupar, que seja dos treinamentos. Essa situação de poupar atletas como faz Guto Ferreira, funciona em um mundo perfeito e não em tempos de crise.

Priorizar

O Grêmio está em condições de vencer os quatro campeonatos que disputa: Copa do Brasil, Primeira Liga, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Renato Portaluppi afirmou que quem tudo quer, fica sem nada. Os próximos jogos definem o que será colocado como prioridade pelo tricolor gaúcho e o que fica em segundo plano.

CFM

Adrieli Berté fica na Itália pelo menos até 2019

SOBRE ADRIELI

O primeiro contato com o futebol deu-se através das escolinhas do CFM em Nova Bréscia. A jogadora transferiu-se para Santa Catarina onde jogou pelo Brusque e posteriormente passou a jogar na Itália. Ela é filha de Luiz Berté e Isolde Merlo Berté, moradores de Nova Bréscia. Aos 22 anos, ela segue para quarta temporada na Europa.

O futebol profissional e amador tem valores que começaram em Encantado. Parte deles surgiu no CFM – Escolinha da cidade que realiza um trabalho sério e de formação dos jogadores. Não por acaso o trabalho feito é melhor reconhecido fora da cidade do que em Encantado.

Outros esportes

Corrida, bicicleta, skate, luta, vôlei, levantamento de peso... São diversos esportes que Encantado tem participantes e inclusive com destaque. Além do futebol, o nome da cidade está sendo propagado para todos os cantos do Rio Grande do Sul.


JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

21

ESTADUAL JUVENIL

ENcANTADo EmpATA Em cANoAS Coube ao Esporte Clube Encantado frear uma das sensações do Campeonato Estadual Juvenil. Na quarta-feira (21), o Leão do Vale empatou em 2 a 2 com o Oriente, em partida disputada na cidade de Canoas. O resultado manteve as duas equipes na zona de classificação. Para o time encantadense, o resultado representou o fim de uma sequência de duas derrotas consecutivas, para Igrejinha e Novo Hamburgo. O próximo compromisso do Encantado no campeonato estadual será na quintafeira (29) diante do Igrejinha no estádio das Cabriúvas. Ao time treinado por Danilo Mior, restam mais quatro jogos na fase classificatória.

Paulo Pires/Diário de Canoas

“Resultado importante”, aponta Mior

Leão conseguiu um ponto fora de casa

Com o empate fora de casa, o Encantado chegou a oito pontos, ocupando a terceira colocação. Conforme o treinador Mior, o resultado da última quarta-feira pode ser comemorado, levando em conta a qualidade do adversário. “No gauchão todo jogo é complicado, seja dentro ou fora de casa. O time deles faz uma grande campanha e nós somamos um ponto que pode fazer a diferença no final dessa fase”, avalia.

FELIpE GEDoZ – TIKATÁ

ATLéTIco pArANAENSE AFASTA mUçUNENSE O “casamento” entre o meia Felipe Gedoz e o Atlético Paranaense está longe do que o clube e o jogador esperavam. O atleta não tem conseguido uma sequência de jogos e sofre com lesões. O jogador completa 24 anos no próximo dia 12 de julho e o presente antecipado repassado pela diretoria do clube atleticano não foi dos melhores: O armador está afastado do elenco principal, de acordo com a imprensa paranaense. Um dos episódios mais recentes foi a retirada do jogador da delegação que viajaria para enfrentar o Atlético Goianiense. Especula-se que Gedoz tenha sido barrado depois de ficar irritado devido a cobranças da

diretoria pela forma física do muçunense. Embora o atlético esteja na briga pelo título da Libertadores e da Copa do Brasil, a torcida tem feito críticas a diretoria e entre os jogadores alvos está Gedoz. O Atlético, no início do ano, desembolsou cerca de 1,2 milhão de euros (R$ 4,3 milhões) para contratar o jogador, que atuava na Bélgica. O futuro do meia deve ser definido nos próximos dias. Um empréstimo dele a outra equipe brasileira ou do exterior não está descartado. Neste ano, das 37 partidas que o Rubro-Negro disputou, Gedoz esteve em 15, mas em apenas duas jogou os 90 minutos.

FUTSAL DE mUçUm

Marco Oliveira/Site Oficia

Felipe Gedoz chegou ao Furacão nesta temporada

DUELoS SEmIFINAIS SErão DEFINIDoS hoJE Os três jogos que compõem a última rodada da fase classificatória pelo Campeonato Municipal de Futsal em Muçum ocorrem nesta sexta-feira (23). As partidas serão disputadas no Ginásio Municipal de Esportes. Os confrontos determinam os classificados para as semifinais e ainda quais serão os confrontos da fase seguinte. A primeira das três partidas ocorre a partir das 19h. São três jogos

devido a eliminação do Moranga Mecânica/Brustec/Construtec. A equipe não entrou em quadra para uma partida com o número mínimo de jogadores em uma rodada anterior e foi desligada do campeonato. Após a definição dos semifinalistas hoje, os duelos que apontam os finalistas serão na terça-feira. O jogo onde será conhecido o campeão ocorre em 30 de junho.

Jogos desta sexta-feira

resultados 6ª rodada

Real Muçum X Operário B Veterano Fortes e Livres X Moranga Mecânica Operário A X Meia Boca Jr

Operário A 4 X 5 São José V. Fortes e Livres 4 X 3 Operário B Real Muçum 4 X 5 Moranga Mecânica Meia Boca Jr. 1 X Moranga M. Brustec/ Construtec – Vitória do Meia Boca Jr. por W.O.


18 22

JORNALOPINIÃO OPINIÃOn23 13de dejunho janeirodede2017 2017 JORNAL

Notas do XANDÃO

PAROU TUDO ENCANTADENSE NA MARATONA TRATATIVAS PARA SUB-19 DO DO RIO DE JANEIRO

Arquivo pessoal

São Luiz campeão

O Esporte Clube São Luiz conquistou o título da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. A decisão da competição foi marcada pelo equilíbrio entre a equipe de Ijuí e o Avenida, já que foram registrados dois empates (1x1 e 0x0). Nos pênaltis na segunda partida em casa, o São Luiz levou a melhor e venceu por 9 x 8. Em 2018 São Luiz e Avenida estarão na divisão de elite do futebol gaúcho.

Debandada no Alviazul

Pelo jeito o Clube Esportivo Lajeadense não terá atividades no futebol profissional no segundo semestre. Jogadores que tem contrato com o clube, e que foram destaques no Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, estão sendo negociados com outras equipes. O volante Índio foi emprestado ao Grêmio até o final do ano. O atacante rocasalense Padú e o volante Darlã foram emprestados ao Camboriú, que disputa a 2ª Divisão do futebol catarinense. O destino do zagueiro Dú também é o futebol catarinense, ele vai disputar a Segundona pelo Concórdia.

Prorrogadas inscrições para o Regional

As inscrições para participar do Campeonato Regional da Aslivata 2017 foram prorrogadas até terça-feira, dia 27 de junho. Critérios para inscrições de jogadores estão sendo os maiores empecilhos para confirmações de participação das equipes no certame.

Auge do Regional

O auge do Campeonato Regional da Aslivata foi quando a utilização de atletas era liberada, independente se eram do Vale do Taquari ou de qualquer outra cidade do estado ou país. O São Cristóvão de Lajeado chegou a trazer do Uruguai, o meia Rubén Paz (ex-Internacional). O tricampeão Brasil de Marques de Souza trouxe o multicampeão Tarciso (ex-Grêmio). Daniel da Costa Franco, lateral campeão da Copa do Brasil de 1992 pelo Inter, também desfilou seu talento pela região, atuando pela Sociedade Esportiva Águia Azul, da Fazenda Vilanova. Já o meia Itaqui, foi campeão Regional atuando pelo EC União Campestre de Lajeado. No Leão do Vale tivemos Gelson Conte e Renato Teixeira, entre outros.

Estádios lotados

Neste período de “vacas gordas”, os jogos do Regional da Aslivata, tinham grande presença de público e as finais dos campeonatos eram com estádios lotados. Por isso, sou defensor de um Regional com a liberação da participação de atletas. Desta forma teremos jogos atraentes, pois nivelar por baixo, já está provado que não é a solução.

Felipe Gedoz pode deixar o Furacão

A imprensa do Paraná divulgou que a comissão técnica e os dirigentes do Atlético-PR estão descontentes com o muçunense Felipe Gedoz. O atleta não foi relacionado para as últimas duas partidas do Furacão (Atlético-GO e São Paulo). Não está descartada a saída do jogador do clube. Atlético-MG e Internacional teriam demonstrado interesse em contar com o atleta.

Será que vai embora sem estrear?

No final do mês passado a direção do Internacional solicitou ao Paraná Clube o retorno do meia Alex Santana que estava atuando por empréstimo na equipe paranista. Passados quase 30 dias o jogador ainda não foi aproveitado pelo técnico Guto Ferreira. Bastante contrariado o atleta não compareceu no início desta semana para treinar e foi afastado do grupo principal. Na capital paranaense já se comenta sobre a possibilidade de retorno do atleta ao Paraná Clube. Alex Santana pode ir embora novamente, sem jogar com a camisa colorada.

Caiu o último invicto

Jogando em casa na última terça-feira (20), o Juventude perdeu para o Brasil de Pelotas por 2 a 1. O time caxiense era o último invicto do Campeonato Brasileiro da Série B. Mesmo com a derrota o time do técnico Gilmar Dal Pozzo segue na liderança da competição e amanhã, às 16h30min, enfrenta o Londrina no Estádio do Café. O Juventude montou uma boa equipe e é um time bem organizado taticamente, tem tudo para realizar uma boa campanha.

Xavante se reabilitando

A exemplo de 2016, o técnico Rogério Zimmermann teve seu trabalho contestado neste ano a frente do Brasil de Pelotas. O Xavante fez uma campanha fraquíssima no Gauchão fazendo apenas um ponto a mais que os rebaixados Ypiranga e Passo Fundo. No início da Série B do Campeonato Brasileiro, o time pelotense chegou a flertar com a zona do rebaixamento, mas nas últimas rodadas teve duas vitórias importantes contra Vila Nova-GO e Juventude e subiu para quinta colocação. Mais uma vez Rogério Zimmermann que já está há cinco anos no clube, está conseguindo dar a volta por cima. Fico na torcida para que o Xavante pelo menos continue na Série B do Brasileirão. Sonhar não é proibido, mas acredito que o Brasil ainda não tenha a estrutura necessária para encarar uma Série A. Permanecendo na B, o time gaúcho pode se estruturar aos poucos, e se preparar para dentro de pouco tempo quem sabe, conseguir o acesso.

ENCANTADO NÃO EVOLUEM

O encantadense Wilian Giacomolli Thonezer, 25 anos, vem se As festas de final de ano e o Segundo o presidente do dedicando ao mundo das clube encantadense não houve período de férias esfriaram a corridas. Há três anos ele negociação para que o Esporte um encerramento das tratativas, se envolve com o esporte. Clube Encantado monte uma mas sim uma pausa no negócio. No domingo (18), ele equipe na categoria Sub-19. Um “Estamos tratando esse negócio participou da Maratona empresário mantém negociações com calma. Não queremos pagar Caixa Cidade do Rio de com a direção do Leão do Vale, vale e nem endividar o clube. A Janeiro, onde completou representada pelo presidente ideia de fazer a categoria sub-19 os 42 quilômetros no Verner Werle. Desde o final da é para fazer com que o Encantado tempo de 4 horas e 35 temporada passada os contatos evolua, por isso tem que ser feito minutos, sob calor de 30 tudo da melhor forma”, enfatiza. não evoluíram. graus. No dia 11, esteve em Porto Alegre, na Meia Maratona, onde cruzou a linha de chegada no tempo de 1 hora eseriam 29 providenciados pelo empresário e o clube arcaria com a Os jogadores minutos. estrutura para jogos e treinamentos. Jogadores de Encantado e região também Wilian écompor filho deo grupo. A ideia é dar um passo para que em alguns anos o Leão poderiam Amarildo e Elenice do Vale esteja de volta ao futebol profissional. Giacomolli Thonezer e reside em Novo Hamburgo. A rotina do jovem inclui o trabalho e os treinamentos. Ele agradece o apoio de empresários Wiliam tem 25 Tintas), Juliano Turatti encantadenses: Peterson anos e mora em Novo Hamburgo (Top Tintas), Rodrigo (Fruteira do Peter), Machado (Capitani Rodas Jamper (Falcão Peças), e Radiadores). Jeferson (Pincelar

O projeto

TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

ENCANTADENSE AJUDA INTER A PADU VAI JOGAR PELO CAMBORIÚ MANTER 100% ROCA-SALENSE EM SANTA CATARINA Após ser eliminado na divisão de Em do dois jogos gaúcho, o acesso futebol o Lajeadense encantadense KevindeLansini foi com está se desfazendo jogadores acionado defender meta quem tempara vínculo, o queadá indícios de do Internacional na disputa com o que não disputa campeonatos da Taça São Paulo de Futebol grupo principal nesta temporada. Entre Junior. O goleiro a empréstimo, os jogadores queajudou saem por equipe a manter os 100% há um roca-salense: Paulo de Eduardo aproveitamento na competição de Carvalho, o Padu, vai defender o e colocar ade equipe Camboriú Santacolorada Catarinana na disputa terceira fasedivisão da disputa. da segunda do estadual. No domingo (08), Kevin atuou nos 90 minutos da vitória por 3 a 1 sobre o São José dos Campos. Já na quarta-feira (11) ele entrou no decorrer da goleada por 6 a 0 sobre o Taboão da Serra. O Internacional volta a campo nessa sexta-feira (12) a partir das 16h. O adversário é o Ceará.

O jovem completa 20 anos em outubro e tem oportunidade de dar andamento ao bom futebol do primeiro semestre, quando surgiu do elenco junior para ser titular nos profissionais. Nos próximos dias, o atacante deve ser apresentado e iniciar o período de treinamento. Recentemente, Padu esteve próximo de acerto com uma equipe do Nordeste brasileiro, mas o negócio não evoluiu.

Padu (branco) foi destaque pelo Lajeadense


ATUALIDADE

Portal ajuda empreendedor a regularizar empresa Os empreendedores de todo o Brasil já podem tirar dúvidas sobre procedimentos de abertura de empresas e acessarem os órgãos competentes dos seus estados por meio de um único local, o portal Redesimples. Nem todos os módulos do portal estão ativos ainda. A expectativa é que até dezembro de 2018 seja possível realizar os procedimentos para abertura, alteração, baixa, inscrição tributária e licenciamento por meio deste portal. “Poder abrir uma empresa de forma on-line e sem burocracia é o desejo de todo o empreendedor. Acredito que estamos perto de realizar esse sonho. Com a integração dos sistemas, o prazo de abertura das empresas no Brasil será reduzido para, no máximo, cinco dias”, comemora Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. Afif ressalta que implantada em sua plenitude, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuam em áreas não consideradas de alto risco. Nesta primeira etapa de implantação já é possível acessar a relação de municípios, administrações tributárias e órgãos de licenciamento que já estão integrados. O empreendedor também conta com um passo a passo e orientações sobre o processo de abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas. O portal Redesimples é um dos dez sistemas previstos no Empreender Mais Simples, convênio assinado entre o Sebrae e o Governo Federal, no início do ano, para criar uma série de ferramentas para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e dar mais agilidade aos processos de gestão das micro e pequenas empresas. Para a elaboração desses dez sistemas, o Sebrae investirá R$ 200 milhões até o final do próximo ano.

Site pode ser acessado no endereço www.redesimples.gov.br

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017

FALTA DE REGISTRO NA OAB TORNA EMPRESA DE ASSESSORIA JURÍDICA ILEGAL O fato de uma empresa sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil oferecer serviços de consultoria, assessoria e direção jurídicas já é suficiente para tornar sua atuação ilegal. Assim entendeu a juíza Graziela Cristine Bündchen, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre, ao impedir liminarmente que uma empresa anuncie na internet suas atividades. A ação foi movida pela seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil. Na decisão, a julgadora exemplificou a propaganda ilegal citando que a empresa se autodenominava como de “plano de saúde do direito”. “Igualmente a indigitada publicidade veicula proposta de ‘plano de assistência jurídica’ de forma a mercantilizar a prestação de serviços da advocacia, ou, no mínimo, vale-se da lógica mercantil para captação de clientela”, complementou. A empresa se defendeu alegando que sua atividade econômica principal é a de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo”, sendo secundárias as “atividades de consultoria em gestão empresarial” e “tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet”. Mesmo assim, a juíza considerou que a ré oferecia serviços jurídicos ilegalmente, “Claramente veicula publicidade de prestação de serviços em diversas áreas de atuação privativa da advocacia, como direito de família, direito civil, direito empresarial, real e tributário, direito criminal, direito previdenciário, direito do consumidor e direito internacional”, afirmou. Destacou ainda que a postulação em juízo e quaisquer outros serviços de consultoria e assessoria jurídica devem ser atividades exclusivas da advocacia, pois estão sujeitas ao Estatuto da OAB e à fiscalização pela entidade. “A legislação normatizadora da advocacia é bastante rígida e preocupada em estabelecer as diretrizes a serem seguidas pelos profissionais da área, especialmente com o objetivo de evitar a mercantilização da prática jurídica e o seu exercício por quem não atende às condições legais.” Ao deferir a liminar, a magistrada impôs que a companhia suspenda toda e qualquer captação de clientes e a proibiu de “de exercer ou divulgar por qualquer meio de publicidade (correspondência, jornal, rádio e televisão, mala direta, informação em site, e-mail, redes sociais, etc) a prestação de serviços privativos de advogado”. A multa definida foi de R$ 2 mil para cada ato praticado. Porém, ela ponderou na decisão que a suspensão total das atividades da empresa, como pediu a OAB-RS, não poderia ser concedida na fase preliminar da ação, pois, segundo ela, há o risco de os clientes que já contrataram a ré ficarem sem a devida assistência. “Ainda não foi estabelecido o devido contraditório, tampouco se tem o devido esclarecimento sobre a atuação de outros profissionais na empresa.” Fonte: Conjur.com.br

23


24

JORNAL OPINIÃO n 23 de junho de 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.