Jornal Opinião 20 de outubro de 2017

Page 1

HAITIANOS EM ENCANTADO

SAGA COMPLETA CINCO ANOS Primeiro grupo de estrangeiros desembarcou em 2012 na Dália Alimentos em busca de novas oportunidades . Páginas 10 e 11.

Vitória Stürmer Bortoletti

Moradores de Vespasiano Corrêa, jovens investem em projeto inédito na região.

15 ANOS O glamour do Debut em Encantado Capa Mix ESTRAGOS Temporal assusta a região Página 6 CLAUDINEI Amanhã tem Oktober Freund Fest Página 7 VEREADORES Segue polêmica do transporte escolar Página 13 REGIONAL Dois quilos de cocaína são apreendidos em Encantado Página 19

PIONEIROS NA CRIAÇÃO DE PERUS

páginas 14 e 15.

REGIONAL Semifinalistas são conhecidos no domingo Página 20


2

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Agradecimento Nós, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado estamos muito gratas pelas doações recebidas durante este ano e, neste Outubro Rosa, destacamos a generosidade de Dorvalino e Celestina Magagnin pela contribuição com R$ 6.624,00 por ocasião de suas Bodas de Vinho. A eles e a todas as pessoas solidárias de Encantado o nosso carinhoso abraço!

CÂMARA DE VEREADORES DE ENCANTADO EDITAL A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Encantado, em conformidade com o disposto no Art. 187 do Regimento Interno desta Casa, vem pelo presente convidar os cidadãos e entidades de nosso Município, para participarem da Audiência Pública com a finalidade de apresentar o “PLANO DE TRANSPORTE SANITÁRIO MUNICIPAL” aprovado pelo Conselho Municipal da Saúde, que regulamenta o transporte de pacientes para tratamento de saúde pelo Município de Encantado, a ser realizada no dia 30 de outubro de 2017, a partir das 17 horas, nas dependências da Câmara. Câmara Municipal de Vereadores de Encantado 16 de outubro de 2017 DIEGO AUGUSTO DA ROSA PRETTO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

ASSINE O OPINIÃO LIGUE 51 3751 1580

2362

AGENDA 23 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA Comemoração dos 15 anos do curso de Fisioterapia

FALECIDOS DA SEMANA

11/10/2017 a 19/10/2017

Divulgação pela Rádio Encantado 11/10 – Santo Fraporti, 94 anos. Cemitério da Barra do Coqueiro – Funerária Mazzarino. 12/10 – Ito Bonzanini, 77 anos. Cemitério católico de Roca Sales – Funerária Dellano.

12/10 – Messia Ignez Dalla Vechia, 88 anos. Cemitério de Linha Auxiliadora – Funerária Mazzarino. 13/10 – Ivanir Piovezani, 74 anos. Cemitério católico de Relvado.

14/10 – Domingos Botassoli, 76 anos. Cemitério da Barra do Guaporé – Funerária Mazzarino.

O curso de Fisioterapia já formou mais de 200 profissionais que atuam em hospitais, clínicas e unidades de saúde. O objetivo do evento de comemoração aos 15 anos do curso é debater o estudo da fisioterapia e do movimento humano. Período: 23, 24, 26 e 27 de outubro Onde: na Univates Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos.

I Mostra de Ensino do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS)

A I Mostra de Ensino do CCHS busca promover o reconhecimento, a valorização e a divulgação dos diferentes saberes e a (re) construção de conhecimento comprometido com a aprendizagem e a sociedade. Período: 23 e 24 de outubro Onde: na Univates


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Mande sua reclamação, sugestão, elogio para

bocanotrombone@opiniaojornal.com.br

ESPAÇO DO LEITOR BOCA NO TROMBONE

Joãozinho e o táxi Joãozinho chamou o táxi e perguntou: - Moço, quanto o senhor cobra para me levar para o aeroporto?? E o taxista respondeu: - R$ 25,00. - E as malas? - As malas eu não cobro nada. - Então leve as malas que eu vou a pé.

EDER BOARO

SÓ SE ENTRA EM BRIGA QUE SE PODE GANHAR Foto: Divulgação

HUMOR O remédio da loira Uma loira foi ao médico porque não estava se sentindo bem, o médico disse: - Tome esse remédio e se sentirá melhor. Depois de uma semana a loira voltou com os mesmos sintomas. O médico questiona: - Mas você tomou o remédio que eu receitei? E ela responde: - Impossível, doutor! No vidro dizia: “Conserve fechado”

OPINIÃO encantadense e Diretor da Fundação Napoleon Hill no Oeste SC * Reside em Chapecó desde 2016

LIXO EM LOCAL IMPRÓPRIO Em Roca Sales, na rua 31 de Março, no centro, há uma placa de sinalização orientando os moradores a não jogar lixo naquele local. Porém, o informante do Boca no Trombone comenta que o caso já aconteceu inúmeras vezes. “Eles sabem que aqui não é adequado e ainda há aviso, mas insistem no erro e continuando despejando materiais onde não devem. Uma falta de respeito”, lamenta, indignado com a situação.

3

Joãozinho, vendedor de santos Certo dia, Joãozinho foi pedir emprego em uma loja de imagens de santo. A dona da loja perguntou durante a entrevista: - Você conhece cada uma desta imagens? Com medo de ser rejeitado, ele mentiu: - Sim, conheço todas! Foi logo contratado. Mais tarde, veio uma velhinha e lhe pediu: - Meu filho, eu queria uma imagem de São Jorge. Ele foi buscar no estoque e quando voltou, vinha trazendo a imagem de São Pedro com a chave na mão. A velhinha então perguntou: - Ei, São Jorge não tinha um cavalo? Joãozinho pensou rápido e disse: - Tinha, mas vendeu. Agora, ele tem um carro. Olha só a chave na mão dele!

Ter sido vereador muito jovem me trouxe um grande aprendizado na vida. Havia na mesma legislatura um político carismático, inteligente e bon vivant que também era um grande estrategista. Mais experiente, era líder do governo, enquanto eu procurava me firmar como figura forte da oposição. Seguidamente tomávamos intermináveis cafés debatendo amenidades, os rumos do mundo e os caminhos da nossa cidade, embora nossas divergências sobre a governança local fossem bastante acentuadas me deixando cauteloso com relação a abordagens futuras. O Cláudio Roberto tentava amenizar meus discursos e afrontamentos, típicos dos moços que querem mudar o mundo, com conselhos, frases feitas e pedaços da história retirada de livros, já que sempre fora um grande leitor. Uma das grandes lições que ele me deu foi que na política nunca devemos brigar com todos ao mesmo tempo, sempre temos que manter aliados nos momentos bélicos. No mesmo viés, me dizia que não se deve entrar em briga em que não temos a certeza que vamos ganhar e, essa semana, o Cláudio me veio à cabeça. Ao ver o julgamento do Plenário do STF a respeito da deliberação de repassar ao Senado a decisão sobre a reclusão de Aécio Neves, entendi que o os Ministros compreenderam que não tinham condições de ganhar essa briga contra a Casa Legislativa. Há meses uma determinação de afastamento do então Presidente do Senado Renan Calheiros já havia sido ignorada pela Casa e nada fez o STF para cumprir a determinação. Ali houve uma desmoralização da última instância do Poder Judiciário. Diante de tal fato, bater de frente com uma corporação poderosa como a “assembleia de notáveis” e perceber novo desrespeito a ordem judicial poderia referendar a anarquia que virou nossas instituições e desencadear uma insubordinação da população descontente com os rumos do país. Ou ainda poderia trazer à tona um tema que ainda ganha espaço na mídia e nos debates populares, que é a presença das forças armadas no comando da Nação. Semanas após a fala do General Mourão ameaçando a intervenção em caso de falência das instituições, ver magistrados do mais alto gabarito, como a Ministra Carmem Lúcia a quem confiei minhas esperanças, definir a favor do corporativismo dos políticos me faz pensar que não foi mera decisão técnica. Uma nova rebeldia do Senado exporia de vez as feridas dessa falta de harmonia entre os Poderes e isso poderia nos levar ao caos da ordem legal do sistema tripartite que hoje finge sustentar a nação. Não consigo prever os rumos imediatos do Brasil. Com esse Congresso eleito onde a pequena minoria luta contra grandes corruptos, não teremos alternativa a não ser fechar um olho e seguirmos nossa vida até a eleição de 2018. Vamos disfarçar que não vemos os absurdos que nos submetem assistir, mas, estrategicamente, vamos transferir nossos esforços para outubro do ano que vem e até lá mobilizar nossos pares a fazer uma revolução silenciosa e eficaz: a revolução da urna, que é a única briga que podemos ganhar!


4

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Informe

da Câmara

SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DIA 16 DE OUTUBRO DE 2017 A Sessão foi Presidida pelo Vereador Marino Deves em virtude da Presidente ter assumido o Executivo e o Vice Diego Augusto Pretto estar em Brasília. EXPEDIENTE DO EXECUTIVO Ofício ADM nº 602/2017, que solicita marcação de Audiência Pública, no dia 30 de outubro de 2017, para a apresentação do Plano de Transporte Sanitário Municipal. Ficou acertado para o dia 30 de outubro às 17 horas. EXPEDIENTE DO LEGISLATIVO Pedido de Providência nº 109//2017, de autoria dos Vereadores Andresa Cristina de Souza e Volmir Carlos Kunzler da bancada do PMDB, para que seja feita roçada na Linha Anita. Pedido de Providência nº 110//2017, de autoria da Vereadora Andresa Cristina de Souza da bancada do PMDB, para que seja feita a limpeza de todas as bocas de lobo no Bairro Jardim da Fonte. 111/2017, para que sejam feitas melhorias nas estradas de Linha Garibaldi até Linha Argola. EXPEDIENTE DE DIVERSOS Convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Encantado (CDL), para o Jantar dos Comerciários, no dia 28 de outubro de 2017, no Salão Paroquial às 20h30min. EXPEDIENTE DA ORDEM DO DIA Projeto de Lei N° 91/2017, de 21 de setembro de 2017, que “Altera dispositivos da Lei n° 2.424/2004, de 24 de março de 2004”. Permaneceu em Pauta. Projeto de Lei N° 92/2017, de 29 de setembro de 2017, que “Altera dispositivos da Lei Municipal 2.007/1998, de 16 de dezembro de 1998”. Permaneceu em Pauta. Projeto de Lei N° 93/2017, de 29 de setembro de 2017, que “Altera os Incisos II e III do Art. 26 e os artigos 28 e 30 da Lei nº 1.583/92, de 29 de maio de 1992”. Permaneceu em Pauta. Projeto de Lei N° 94/2017, de 29 de setembro de 2017, que “Institui o serviço de Transporte Escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino”. Permaneceu em Pauta. Projeto de Lei N° 95/2017, de 06 de outubro de 2017, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir créditos suplementares no valor de R$ 2.694.000,00”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Resolução do Legislativo Nº 14/2017, de 22 de setembro de 2017, que “Cria a Ouvidoria da Câmara Municipal de Encantado”. Permaneceu em Pauta. TRIBUNA DO VEREADOR Os pronunciamentos dos Vereadores estão no site www.camaraencantado.com.br. A próxima Sessão será realizada na Comunidade de Linha Argola dentro do Projeto Câmara Cidadã na segunda-feira dia 23 às 19 horas.

Papa aceita pedido de renúncia de Dom Paulo de Conto e Diocese de Montenegro tem novo bispo Na quarta-feira (18), conforme publicado oficialmente pela Santa Sé no Jornal L’Osservatore Romano, o Santo Padre, Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia de Dom Paulo De Conto ao governo pastoral da Diocese de Montenegro. Em consequência, assume a Diocese como novo pastor o Bispo Coadjutor, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. Assim, Dom Paulo passa, a partir desta data, a ser bispo emérito da Diocese de Montenegro. A carta de renúncia encaminhada por Dom Paulo ao Papa Francisco está em conformidade com o Código de Direito Canônico, que no cânon 401 § 1 diz o seguinte: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado 75 anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”. Dom Paulo De Conto segue residindo em Montenegro e continua à disposição da Igreja e de todo o povo de Deus no trabalho de evangelização e de construção do Reino.

Dom Paulo com o novo bispo, Dom Carlos

A trajetória de Dom Carlos Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, natural de Piratini, Arquidiocese de Pelotas (RS), estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (1988-1990) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel) (1991-1994). Fez Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004). Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1994, em Piratini.

Na Arquidiocese de Pelotas exerceu os seguintes encargos: Assistente do Seminário Menor, Assistente do Propedêutico e Assistente da Filosofia, Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário, Coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional, Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas, Responsável pela Pastoral no Colegiado e Coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola

Diaconal Arquidiocesana. Em 22 de março de 2017 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro, sendo ordenado Bispo no dia 04 de junho de 2017 na Catedral São Francisco de Paula em Pelotas/RS e oficialmente acolhido na Diocese de Montenegro no dia 09 de junho subsequente. Seu lema episcopal é “Servite Domino in Laetitia” – “Servi ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2).

ENCANTADO Jaqueline assume a prefeitura por uma semana Você pode assistir a Sessão ou acompanhar pelo site: camaraencantado.com.br Link – Sessão ao Vivo.

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereadora Jaqueline Taborda (PDT) assume interinamente a prefeitura de Encantado até esta sexta-feira (20). Durante a semana, o prefeito em exercício Enoir Cardoso viajou a Brasília para acompanhar os projetos cadastrados, bem como encaminhar novas propostas em diversos ministérios e órgãos do Governo Federal. A transmissão do cargo ocorreu na segunda-feira (16) na presença de vereadores, secretários e do presidente do PDT no município, Fabiano Lemos.

Divulgação

Transmissão do cargo aconteceu na segunda-feira (16)


JORNAL OPINIÃO denovembro outubro de2016 2017 JORNAL OPINIÃO nn 1820 2016 JORNAL OPINIÃO nde05 de agostode JORNAL OPINIÃO  04 de dezembro de 2015

555

Fotos: Carolina Leipnitz / Divulgação

Adroaldo e Enoir definidos em convenções LAGOA DAEm GARIBALDI campanha? AjudeAquem precisa foi aprovada a coligação com mesmasencontrei uma lista de Na última quarta-feira (17) na no Vale doasTaquari, A culpa é da imprensa culpa NÃO é da Câmara deaconteceu Vereadores Encantado siglas. políticos que costumavam culpar a imprensa OCORREÇÃO fato node último final de SERIA MAIS CANDIDATO. O que teria Energia Elétrica Odaque mais temos visto nos últimos tempos,indicação para ser préSobre sua osemana. Partido Um Social Democracia(PSDB) vereador em exercício teria mudado entre 31 oude se dezembro preocuparde com ela, agora eles tem razão, imprensa aliás, com o passar do dito cujo tempo, que a prefeito, A dependência química psicoativas ou com referência realizou a sua convenção, visando às candidato Adroaldo Conzatti

afirmado que Paulo Costi é candidato em 2016 atéRossini, 15 de éoutubro 2017? A cada chuva consistente, de específica investimentos, masda a RGE culpada Em uma Câmara de Vereadores região, Fui cobrado oportunamente pelo leitor Renan sobre umdemesmo. tópico é sim umamais doença e precisa a determinado as costas largas da imprensa leva as culpas assim se manifestou: “Agradeço opreciso eleições de 2016. Foi aprovado o onome 2020 ao cargo de prefeito e que atual Menos de 11 meses depois. É vento forte, de intensidade que está tentando resolver Afinal, não pediu votos no tempo correto, os nobres ficaram quatro anos lamentando, da semana passada. Escrevi sobre as algazarras que acontecem na Lagoa da ser tratada. Muitas pessoas medicamento ou classe detodas de tudo. Vazouse no “whatts” “nudes” de em de Adroaldo Conzatti para concorrerocom carinho de todos, na certeza que que levar ar em consideração vice-prefeito estaria queimando moderada, alguns locais sofrem as situações e teráredução um enorme não levoude suas propostas para o povo Garibaldi: música alta, gritaria e até anda de Ski.uma Porém, esqueci colocar reclamando, uma de não tratam assim agravando implorando drogas”, detalha. vamos empreendedora alideranças prefeito municipal. local um famoso, a imprensa por terJetdar da siglaculpa-se ouNo semesmo chamuscando. Marino Devesvisão tem pretensão de muito com a falta de luz, mas o trabalho. O que precisamos levar algo fundamental no texto: que a reclamação que tudo isto está acontecendo durante quatro anos, a maldita imprensa o problema. Segue texto Embora a doença da custos do executivo, no que dentro do seu e momento foi a convenção municipal, comAceitaria a divulgado e não quem tirou a foto àe administração mandou ao mesmo concorrer cargo. Dúvidas norealizada ar. O ex-prefeito que espanta é a precariedade em conta é o risco que transeuntes dePartido madrugada, portanto, não há problemas quanto ao uso duranteopúblicos ao dia. Têm Clínica muito dependência aplicável a afastou eleitor batia extraído a sua do facebook papel da o fizeram bem, eseja quando tiveram servidores do que sendo Paulo Costi afirmou categoricamente mudaraté de dos O tempo dirá. quando estede para oProgressista(PP) endereço errado, quevalorização chega aopinião? postes que estãoNovo caindo com e motoristas estãode correndo a Terapêutica Começo. todas as classes substâncias noites que é impossível dormir. Quando os arruaceiros vão para o sono bom, porta, trabalhou diferente de mostrar uma formaXVdeé um definiu como candidato a vice-prefeito e de bem estar à nossa gente. Quem em entrevista asoma-se este colunista Este colunista acredita, pela formapara um público imprensa, o toda binômio, famoso e nudez facilidade."DEPENDÊNCIA O colunistaa éoportunidade sabedor cada intempérie. O Porto QUÍMICA rejeitaram psicoativas, há diferenças entre quem não dormiu a noite tem que produzir de manhã para quem está na me conhece sabefoi do potencial, da Enoir Cardoso. As candidaturas foram daquele que o elegeu. Uma coisa é certa, a austeridade, o projeto. Nestecom caso, incisiva como declarado, que no Programa Bom Dia Região que a AES Sul não tinha aCARÁTER" melhor dososbairros mais atingidos na Um redeabsurdo. social, torna-se notícia, mas em seguida no texto. NÃO É DESVIO DE sintomas de dependência cama. O que faz a falta de uma madrugada seriedade e da garra em que atuo na aprovadas por aclamação entre os e, imprensa não fabrica notícias. Divulga, nada a culpa também seria da imprensa? Acho dos Vales da Rádio Encantado Costi dificilmente será candidato. Já avaliação, Psicóloga justamente por falta falta dede energia. vem umados voz, “culpa da imprensa”,minha comoatividade se ela empresarial e assim explica sobre o constante característicos cada convencionais dois partidos. começaria dando explicação. espontaneamente, afirmou que, NÃO mais que isso e em alguns casos o próprio que neste caso não. Afinal, o eleitor já está fosse que tirou a foto e enviou. Não é diferente real sentido do termo e quais substância. Um dependente pretendo me dedicar ao município de Na noite de ontem quem realizou discurso é fatal. cobrando. as medidas necessárias para químico e/ou alcoólico tem na política. Uma análise dosanão reeleitos convenção, também tendo por local Encantado”. entender o paciente: um desejo incontrolável de Os nomes dos pré-candidatos ao Câmara de Vereadores de Encantado, pragmatismopolitico Bêbado, drogado e viciado. consumir a droga, aumentando legislativovai encantadense só serão foi o Partido dos Trabalhadores(PT), Um talento nato que está em franca evolução, se apresentar antes do Quem nunca ouviu estes a quantidade do uso com sendo aprovado que na majoritária será definidos após a convenção do Partido Existem momentos raros, imperdíveis, aqueles quedo estão ao nosso Show do Padre Fábio de Melo no próximo domingo (6). Como muitas pessoas termos sendo utilizados para o passar tempo para sealcance apoiada a chapa formada pelo PSDB/PP, dos Trabalhadores, que ocorreu na e quando nosjulgar damos conta era oportunidade única, sem saber o de fora do Vale do Taquari estarão presentes, é uma oportunidade de mostrar uma pessoa? O fato é conseguir o mesm oporquê efeito. as vee para a disputa de vagas no legislativo noite de ontem. zes as perdemos, restando-nos apenas lamentar. Domingo uma destas o seu talento, já conhecido por muitos. No espírito da apresentação principal, que essas poderosas palavras “Surgem sintomas de estará Eliane Fachinetto ao nosso alcance, um show nacional, cobiçado com certezapsíquicos pelas mais Vitor cantara também, a Ave Maria. Com certeza será emocionante. Talento são empregadas de maneira desconforto e de cinco mil cidades deste país. Encantado estará de portas abertas a todos que quilocal fazendo sucesso. errada quando designadas físicos quando ela interrompe Roberto Castro/Ministério do Turismo) serem assistir a um evento de uma grandeza sem tamanho mensurável, para descrever um distúrbio ou ou diminui o uso, e, para uma Nesta quarta-feira (18), às 11h, várias lideranças do Vale do Taquari e da mega estrutura está sendo montada no Parquediminuir João Batista Marchese para problema desaúde. este desconforto, ela Serra Gaúcha participaram de uma audiência no Ministério do Turismo, em receber pessoasOdas diversas do Rio Grande Sul. Você não usomais abusivo de localidadescontinua usandodo a substância. Brasília. Na oportunidade foi definido que a pavimentação da Rota Turística Frequentemente a pessoa usa pode faltar! substâncias como álcool “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho” será incluída nos projetos do Ministério e outras drogas deve ser mais droga e por mais tempo do Turismo para 2018. O presidente da Associação dos Municípios de retratado como “dependência do que pretendia. Pode haver Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana,ressaltou a química”, termo um tanto uma tentativa ou o desejo de importância dessa reunião. “Avançamos junto ao Governo Federal para a quanto recente desde a sua parar ou diminuir o uso, mas priorização desse projeto e a inclusão de recursos no orçamento de 2018”. origem. Foi apenas em 1964 ainda sem sucesso”, pontua a Fontana ainda salienta, que a decisão tomada pela bancada gaúcha, de Para quem quiser participarMundial da festa e nãopsicóloga. for ao show, tem o chamado que a Organização incluir o projeto de asfaltamento da Rota Turística no orçamento da União esquenta com a seguinte programação, à partir das 14h, comdo acesso gratuito: da Saúde (OMS) introduziu A mudança em 2018, ajudou a reforçar o posicionamento do Ministro do Turismo. A o termo "dependência" para comportamento dependente Bancada esteve reunida na terça-feira de tarde, dia 17. 14h - Música Ambiente substituir os termos "vício" e é uma caminhada carregada Além do presidente da Amturvales esteve em Brasília, o Presidente 15h - Casa'habituação'. 7 (Intervenções culturais) Mais tarde, em de conflitos, sendo essencial da Amvat, Prefeito Carlos Rafael Malmann, o Prefeito em exercício de 17h - Camerata Pampeano com Fernando 1967, oJovem termoViolão “alcoolismo” a utilização deGraciola todas ase Alunos Encantado, Enoir Cardoso; Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana; 17h45miningressou - Orquestra de Encantado pelaMunicipal primeira vez condições disponíveis para Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; Prefeito de Muçum, Praça de alimentação e brinquedos no Código Internacional de infláveis auxiliar o sujeito a se engajar Lourival Seixas; Prefeito de Ilópolis Edemar Rovadoschi; Prefeito de Anta Doenças (CID-8). num processo de recuperação. O Partido dos Gorda, Celso Casagrande; Prefeita de Doutor Ricardo, Catea Rolante; “Até então não se Apontar o dedo e estabelecer Trabalhadores Prefeito de realizará Monte Belo dodezembro, Sul, Adenir José Dalle; Prefeito de Santa pode ter O ex-governador do Rio de Janeiro, entendiam as dependências julgamentos não é saudável, A Itália em disputa na capital Enoir e Adroaldo Tereza, GilneiFior; prefeito de Nova Bréscia, Marcosuma Antônio Martini; Anthony Garotinho, está preso como uma doença, mas sim por isso, procure ajudar mais precisamente dia 4, um do Taquari para Prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer; Vereadordo deVale Encantado, preventivamente acusação que O Vale docomo Taquari deveráde caráter, um desvio pacientes sob e pessoas comdeestes referendo popular, com o objetivo Nas redes sociais tiramos alguns depoimentos sobre o Show do Padre Fá- a vagaAlém à Assembléia Diego Pretto; Secretário Executivo do Consisa, Niltouma Rolante. disso, teria montado umengajamento esquema para ganhar mais uma vez se suicidar falta de personalidade ou perfis. “O e não de fechar ou não opresentes Senado. os Deputados Estaduais, bio de Melo em Encantado; Consenso Legislativa. O médico e também estiveram Edson Brum e eleição acomodação em Campos dos de força em de vontade. Muitas dosGoytacazes. familiares, Tentou o na disputa eleitoral Pessoas com cidadania Anta Gorda define, hojeitaliana à noite, apenas uma chapa para concorrer nas eleições Alceu Moreira, que agendaram a audiência. vereador de Lajeado, Sérgio relaxamento da prisão que não foi concedido. vezes os usuários eram a identificação preventiva, a 2018 para a Assembléia Entrevistado ontem no programa Dia Região dos Vales, o vereador de Casagrande Madalena Lazzeri (PP) devem ser na no outubro. Brasil e Celsinho em outros países já(PDT) eBom • Com tanta coisa ruim que se vêviciado, porEm aída nada melhor que esse show.sua mulher, representantes Região reunidos no Ministério do Turismo Kniphoff, foi candidato entrevista à Rádio Gaúcha, chamados de bêbado, busca de auxílio especializado Adroaldo Conzatti declarou emdaalto e bom som que não estácom comuma seuscidade direitos Legislativa. Semana passada, aclamados por todos os partidos cidade. Uma eleição barata, estão votando. Redução de custos RosinhaeGarotinho, fez afirmações drogado entre tantos outros o acompanhamento de fortes, disse atingindo cassados. quiser pode tirar uma última certidãoeleição, no Tribunal Superior nesta coluna, osde nomes que não sairá divididaQuem do pleito eleitoral. • Padre Fabio Mello seja bemexplica vindo a era Encantado suapor presença será uma nopolíticos primeiro mundo. Nosso país que retaliação denúncias termos pejorativos”, longo prazo são aliados darealizadas 17.816de votos, Eleitoral que nada constará. Ele falou sobre o processo 1996sendo e concluiu de Edson Brum, Gilson alegria a nossa cidade uma pessoa sabia abençoada como o senhor suas pregaprecisa acordar para isto também. “Isso tudo é retaliação porque a psicóloga Marina Vidal pelo marido caminhada bem-sucedida”, naseu cidade ondeQuem dizendo que estará na Câmara de Vereadores até11.983 o fim do mandato. Conzatti e José Calvi foram ções são maravilhosas e com certeza tocam no finaliza coração de qualquer ser humano ele entregou na PGR um documento com Stabile. Marina. tem a cadeira legislativa. poderia tirá-lo seria de outro plano, até lá não acredita que os tribunais lhe ventilados. Acrescente à e como Deus disse não importa oseja lugar ummil ou mais antes estiver reunido em mais de folhas com buscar provas contra A dependência, elaaonde Quanto ajuda, Quem deverá postular tirem da condição de vereador neste tempo. meu presente enão diase6 desenvolve estaremos juntos Padre rezando cantando lista estarei de possíveis candidatos opor ex-governador Cabral,louvando contra qual for, mais fácil aSérgio recuperação! As lideranças do Vale do Taquari e da Serra superior a 6 bilhões de reais. Do município de dos turistas é de 875 reais em Bento Gonçalves e essa indicação também Crime eleitoral por paz no mundo inteiro chega críticas de e União Pezão, contra oepresidente da.... Alerj, o exNélio Vuaden (fala-se nisso), uma escolha, mesmodeporque o o momento Se você ouféseu familiar Gaúcha já estiveram reunidas em Brasília noédia 22 prefeito, Santa Tereza o trecho que deverá 154 reais nos demais municípios. Nas duas regiões o atual Luisaté Anta Gorda, presidente daenfrentando Alerj e outras pessoas de dependente não tem controle estiver algum Sidnei Eckert, atual prefeito de agosto para conseguir a inclusão do projeto nas ser asfaltado tem 61 km de extensão. Nele circulam são gerados atualmente 2013 empregos nestes Fernando Schmidt. Bom, Não tenho duvida que as não banhado pelo Rio Taquari, • Incrível Padre Fabio de Melo ,representa muito bem o papel que a igrejatudo sobre este desenvolvimento, problema com álcool ou outras outros poderes que ele denunciou, de AArroio do Meio,o Carlosempreendimentos do Turismo. Com a viabilidade prioridades da bancada gaúcha. de 800 veículos por dia. obra facilitará mas pertencente Vale,vaga será eleições de 2016 sejam as que a disputaaocerca pela já que o uso continuado de drogas, entre em contanto com provas”, disse na entrevista. realmente deveria representar. Eu sou daquelas que uma boa palavra, um Rafael reeleito da emligação asfáltica existe uma expectativa de bom Além de integrar o Caminho dosuma Moinhos escoamento da produção nos maisMallman, diversos setores De olho terão um elevado de bem ex-servidora da saúde qualquer substância psicoativa conosco. bonita, afinal, comturístico toda a Foigastam além a atual prefeita de Campos, Em conversa comnúmero um cidadão informado, o chamado trem conselho, tem enorme valor. Tem pessoas e não gasEstrela, os dois e o Vale dos Vinhedos, a nos Rota Turística “Pelos econômicos, como aves, suínos, móveis, leite,citados ração, acima novos negóciosque e a geraçãoem de futilidades mais 2000 novos Podermos ter novidade estava com o seu computador Tenho visto muitas provoca uma modificação no afirmou ainda que “tem muita coisa estácassações. com as conversas adiantadas. Mesmo na chamada crise, o interesse da tam em aprendizado. O mundo precisaria de muitos Padres Fabio. Bem vindo ao estrutura da prefeitura na Podemos lhe ajudar!ainda Caminhos Pãoeleitor e doalgumas Vinho” diretamente cereais, grãos, frutas, legumes, bebidas dos e alimentos empregos. do Partido Trabalhadores próximos dias.do Tem prontoenvolve pessoal dirigindo-se nas casas e ilegalidades pequenas, funcionamento cerebral. que vai explodir. “A República está caindo”, empresa que irá operar é grande. Há possibilidade de iniciar as obras ainda nosso Rio Grande do Sul. mão, Schmidt obteve para de impostos. municípios deaté Bento Gonçalves, Monte Belo do e gerará incremento da estrada que une o Vale e Fernando Marasca, do‘dependência PSDCom a conclusão paraosdenunciar vereadores que agendando consultas no sistema que podem cassar “O termo acrescentando que o casal teria uma em outras 2016. www.clinicanovocomeco. a reeleição apenas 12.737 Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Encantado, Por ano circulam cerca de um milhão e do Taquari a Serra Gaúcha, o visitante poderá estariam gastando em passagens (também fala-se neste nome). SUS. Imaginem isto na mão do candidatos da majoritária, sem química’ pode ser usado emaudiência na semana vem. coisa com.br A que escrita foi“Muita mantida. votos, apenas 754 votos Doutor Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis e Vespasiano mil turistas que visitam ou desfrutam encontrar múltiplas atrações e desfrutar de uma mais deter R$começado 9 mil para deslocar à Isso tudo no campo daa dependência ainda asecampanha Ministério Público?quatrocentos A candidatura referência vai aparecer. Pessoas que já estão inclusive Fone: (51) 3751-7155 Corrêa. empreendimentos turísticos, sejam eles grande riqueza cultural e histórica, que se conjuga a mais quedeKniphoff capital federal. Vamos aguardar o à majoritária dançou e418 como seem efetivamente. múltiplas substâncias na delaçãoWhatsApp: especulação,demas uma coisa de Cavendish. O9590-2153 que nos leva a (51) Juntos, os dez municípios que compõe a Rota meios de hospedagem, serviços de alimentação, com os costumes dos habitantes e da exuberante sua disputa deputado que vai Será que cada vereador diz no interior ‘tem depara piores’. Citodar. uma que é de cabo de crer que o Brasil cheira mal, aliás, faz tempo é certa, Milton Fernando Turística, têm mais 166em mil habitantes e um PIB é pouco. e demais o gasto médio atual natureza. estaria gastando R$ 3 mil estadual. Cheiro deatrativos uma turísticos; Todo cuidado esquadra. Em um município que isto acontece, a República precisa não será candidato. Podem passagem? Seria um absurdo ou não? concorrência ferrenha no ar. ser passado a limpo, custe o que custa, já apostar alto nesta hipótese. estamos pagando muito caro por isso.

Tenor Vitor Delazeri

PADRE FÁBIO DE MELO

Rota Turística “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho” está entre as prioridades da União para 2018 ATRAÇÕES

Modelo a ser copiado?

AFIRMAÇÃO

Briga?

Candidatos a deputado FACEBOOK estadual

Saiba mais

MUITO PERTO

WWW.RDENCANTADO.COM.BR

A República está caindo


6

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Temporal causa estragos na região Robson Araújo

A chuva e o vento forte que assolaram boa parte do Estado nesta quinta-feira (19), causaram diversos prejuízos também no Vale do Taquari. Foram registradas casas destelhadas, postes de sustentação da rede de energia elétrica caídos, entre outras situações. Em Muçum no Centro da cidade, houve a queda de uma árvore sobre a cerca da residência de Robson Araújo, e, danos no Lonão da Praça. Conforme o secretário de Obras, Paulo Belotti, outras situações não foram repassadas para prefeitura. Na cidade de Encantado, segundo Coordenador da Defesa Civil, Roberto Preto, ocorreram destelhamentos parciais de duas casas, na Linha Auxiliadora e no Loteamento Nova Morada; quedas de postes nas linhas Auxiliadora e Pinheirinho, e, no Bairro Porto XV. O prefeito em exercício de Doutor Ricardo, Alvaro Giacobbo, confirmou o destelhamento parcial de algumas residências no Centro da cidade e a destruição total de um galpão de propriedade de Agenor Barrônio, na localidade de Barra do Zeferino. Já na cidade de Roca Sales, várias residências sofreram destelhamentos parciais e ocorreu a destruição de um galpão, utilizado na criação de gado, no Loteamento Sete de Setembro. Na Linha Constância também foi registrada a queda de uma árvore de grande porte na via.

Em Muçum, árvore foi derrubada, danificando estrutura de uma casa e a calçada de passeio.

Loirane Marchetti

Juremir Versetti/Chinelagem Press

Bairro Porto XV é alvo constante da falta de energia.

Acima foto do Lonão da Praça de Muçum que também sofreu com o temporal. Juremir Versetti/Chinelagem Press

Galpão destruído no bairro Sete de Setembro, Roca Sales. Foto: Defesa Civil Roca Sales.

Na comunidade Pinheirinho postes caíram com a intensidade do vento.

FONTANA SA FOI ORGANIZADORA DO 39º JANTAR DAS SECRETÁRIAS 2017 O evento aconteceu no dia 29 de setembro no Clube Comercial de Encantado, organizado pela Equipe da Fontana SA, com tema uma noite em Moulin Rouge. Estiveram presentes cerca de 400 pessoas numa noite marcada com muita animação. A festa iniciou com o desfile de moda íntima, oferecido pela Lolita Moda Íntima, o jantar foi feito pela equipe do Buffet do Telmo e a decoração ficou a cargo

de Rafael Fachini que capturou os detalhes do tema. Com a maioria dos votos foi escolhida a secretária do ano 2017 Clarice Radaelli da Divine Chocolates. O 40º jantar das secretárias a ser realizado em 2018, será organizado pela empresa Divine Chocolates. Parabéns às 18 organizadoras da FONTANA SA pelo39º Jantar das Secretárias de 2017.

Colaboradoras da Fontana S/A foram as organizadoras do evento 2017


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA A EGR

Juiz nega pedido de liminar para baixar tarifa do Pedágio de Encantado O juiz da Segunda Vara da Comarca de Encantado, Clovis Frank Kellermann Júnior, negou o pedido de liminar do Ministério Público para reduzir a tarifa do pedágio da Praça de Encantado para R$ 5,00. Um dos argumentos do promotor André Prediger era de que a EGR tem R$ 10 milhões em caixa como resultado da arrecadação em Encantado nos últimos cinco anos e, por isso, não vê necessidade para reajustar o valor em 35%. No entanto, o juiz Kellermann

contesta, sobretudo, duas alegações do MP. A primeira, com relação ao aumento de 35% no valor da tarifa, ele entende que o acréscimo “acompanha, a princípio, a correção da inflação no período vigente deste a tarifa anterior”. E diz mais: “O aumento neste patamar, que deverá ser efetivamente esclarecido pela parte ré, não autoriza que liminarmente se recomponha a tarifa anteriormente cobrada, alterando o planejamento e contabilidade da parte ré sem que se lhe assegure

prévio contraditório, como supra referi.” A outra alegação do juiz referese às condições de trafegabilidade no trecho e o risco que pode causar aos veículos, condutores e tripulantes. “Não vislumbro nexo causal deste argumento para com o pedido final do autor, que não visa a correção de defeitos na via ou realização de obras, mas tão somente a redução da tarifa cobrada e condenação da ré ao pagamento de danos morais coletivos”, cita o juiz.

Confira a íntegra do despacho do magistrado Quanto a tutela de urgência, exige o art. 300 do CPC a demonstração pelo requerente, além da verossimilhança necessária, de perigo de dano ou risco ao resultado útil ao processo para que se antecipe um eventual futuro provimento final. No caso dos autos, alega o Ministério Público, em suma, que o aumento na tarifa de pedágio pela ré em sua praça localizada na ERS 130 ocorreu sem a correspondente contraprestação de serviços (obras de conservação na via), além de restarem valores não investidos decorrentes da arrecadação anterior. Para tais assertivas, necessário que se assegure o devido contraditório à parte adversa, garantia fundamental prevista na Constituição Federal e que serve base ao ordenamento processual pátrio, ainda mais quando inexistente perigo de dano suficiente que se sobreponha a tal garantia, como no presente caso. Com efeito, à espécie, fundamenta o autor a existência do perigo de dano aduzindo que “a não concessão da tutela de urgência requerida trará prejuízos aos usuários das pistas que fazem uso dela diariamente, onerandoos financeiramente em razão do elevado valor cobrado sem a devida contraprestação, suportando riscos de dano em seus veículos e, mais importante, riscos às suas vidas, tudo pelas deficientes condições de trafegabilidade no trecho concedido”.

Possível identificar duas alegações de perigo de dano expostas na causa de pedir, que de plano afasto. A primeira, no sentido que o aumento onera financeiramente os usuários, de fato assim ocorre; todavia, o aumento de aproximadamente 35% na tarifa acompanha, a princípio, a correção da inflação no período vigente deste a tarifa anterior. O aumento neste patamar, que deverá ser efetivamente esclarecido pela parte ré, não autoriza que liminarmente se recomponha a tarifa anteriormente cobrada, alterando o planejamento e contabilidade da parte ré sem que se lhe assegure prévio contraditório, como supra referi. Quanto ao tópico de que há risco de danos a veículos e aos condutores e tripulantes deste pelas condições de trafegabilidade no trecho concedido, não vislumbro nexo causal deste argumento para com o pedido final do autor, que não visa a correção de defeitos na via ou realização de obras, mas tão somente a redução da tarifa cobrada e condenação da ré ao pagamento de danos morais coletivos. Assim, não vejo como a concessão da liminar, reduzindo a arrecadação, poderá prevenir os danos hipotéticos alegados pela parte requerente aos usuários e seus veículos. Quanto ao pedido para obrigar a parte ré a, liminarmente, apresentar toda documentação contábil que

justifique o aumento, da mesma forma não deve ser objeto de pedido liminar, sendo este justamente o mérito da lide, a ser enfrentado pela ré em contestação, juntando a documentação pertinente. Nesse sentido, as ações das partes e a efetiva comprovação de suas alegações, na forma do art. 373 do CPC e art. 6º , VIII, da Lei nº 8.078/90 (inversão do ônus probatório que desde já defiro), determinarão o resultado final desta lide. Ante o exposto, INDEFIRO o pedido de tutela de urgência. Defiro a inversão do ônus da prova requerida no item “E” da fl. 15. Intimem-se. Cite-se. Após, ao autor para réplica. Em seguida, voltem para saneamento. Dil. Legais.

Arquivo JO

DE OLHO EM ROCA SALES Claudinei Cofferri SAÚDE

O governo municipal, desde o início do ano, não tem medido esforços para garantir um bom atendimento aos munícipes na área da saúde. Na última semana, a administração finalizou o processo de contratação de mais uma profissional da saúde pelo programa Mais Médicos. A doutora Verônica Natália Buzatto iniciou seus trabalhos do ESF, na Unidade de Saúde do Loteamento Sete de Setembro. A Unidade conta agora com o atendimento de quatro médicos. Além da clínica geral Verônica atendem no local o pediatra Ricardo Augusto Schmitz, a ginecologista Caroline Chiarelli e a médica cubana Zureli Leon Toboso.

CENSO

Está em andamento o Censo Agro 2017. A pesquisa pretende levantar dados sobre a produção agropecuária, florestal e agrícola brasileira. Os recenseadores autorizados do IBGE passarão em todas as propriedades agrícolas de Roca Sales recolhendo informações acerca do que é produzido, sobre a mão-de-obra utilizada, uso da terra e outros dados. O Censo acontece para a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, desenvolvimento de projetos de instituições de pesquisa e para decisões quanto a investimentos públicos e privados. Os recenseadores responsáveis pela coleta de dados no município são: Eron Andrigo Fagundes, Paula Teixeira e Edi Salete Brandão.

CALENDÁRIO

A secretaria municipal de Educação e Cultura lembra que encerra hoje o período para que as comunidades, entidades, igrejas, clubes e Ongs entreguem as datas dos eventos que serão realizados no próximo ano para a confecção do calendário de 2018.

OKTOBER

A Oktober Freund Fest – Festa dos Amigos em Outubro toma conta de Roca Sales neste sábado(21). A programação tem início às 18h 30min, com o desfile típico saindo do Posto Volken até o salão da Comunidade Evangélica. A abertura oficial será às 19h30min e, a partir das 23h, sobe ao palco a banda K’necus prometendo muita animação. Na gastronomia uma das atrações será o café colonial. Vem celebrar e brindar este grande evento da cidade da Amizade! Veri Erthal Fotografia

Juiz Clóvis Kellermann

MP recorre ao Tribunal de Justiça em Porto Alegre O Ministério Público de Encantado, assim que recebeu a notificação da decisão do juiz Kellermann, ingressou com recurso (agravo de instrumento) no Tribunal de Justiça de Porto Alegre. O processo, nesse caso, é feito por meio eletrônico.

7


8

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

CLASSINEGÓCIOS

Dália expõe marca e prospecta negócios na maior feira da Amazônia Divulgação

Pela primeira vez a Dália Alimentos esteve presente na SuperNorte, em Belém, no estado do Pará. Trata-se de uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, referência do desenvolvimento econômico do Pará e da região Norte. O evento ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de outubro e foi organizado pela Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), tendo sido palco de debates sobre o futuro dos negócios na Amazônia e das tendências em gestão empresarial, varejo e

comportamento do consumidor. O estande da Dália Alimentos levou até o público visitante uma mostra dos produtos que levam a marca Dália, na linha de carnes, já tradicional e conhecida na região; e de produtos lácteos, novidade em termos de mercado e prospecção de negócios nesta área geográfica. Representou a empresa no evento o gerente da Divisão Comércio e Marketing Produtos Lácteos, Rudimar Piccinini e o auxiliar de Marketing, Wiliam Castoldi.

Miguel Ângelo Stefani (cliente), Regina Moreira, Celso Kloss (representante Dália no Pará), Rudimar Piccinini (gerente), Márcia Mota (promotora de vendas), Claudeli Lobato (setor administrativo), Wiliam Castoldi (analista de Marketing) e Frederico Valezi (representante comercial lácteos)

ALUGO

Casa em Praia Real - Torres 2 quadras do mar Mercado próximo 2 quartas, 1 suíte garagem Mais informações com Olavo 99219.0724

VENDE-SE

bazar e papelaria com correspondente bancário no centro de Encantado. Motivo: outro negócio. Interessados contatar pelo telefone: 9 8188 9048.

CONTRATA-SE Farmacêutico (a) e atendente de farmácia. Horário a combinar. Telefone de contato: (51) 3751-1697

VENDE-SE bar e minimercado, com

moradia na parte superior, no bairro Lago Azul, em Encantado. Ótima clientela. Tratar pelo fone 51.3751.6101

VENDO | Veículo - WV FOX

2015/15 | MOTOR 1.6 MSI TREND LINE COMPLETO | DIIREÇÃO ELETRICA | 41.000 KM | UNICO DONO | COR BRANCA| IPVA PAGO CONTATO – 99878-1721 / 3751-6764

ALUGA-SE sala comercial na rua Padre Anchieta, nº 1327, em Encantado, ao lado da Cia do Computador. Tratar com o proprietário pelo telefone 3751-3296.

ALUGA-SE

Apartamento de 1 quarto na rua Padre Anchieta, em Encantado. Tratar pelo fone (51) 99437.7489.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

O JORNALISMO MORREU? (OU SÓ O JORNALISMO POLÍTICO?)

SERGIO SEPPI jornalista

Reclamações e xingamentos: sergio.seppi@ hotmail.com

A matéria-prima de sustentação do jornalismo – impresso, eletrônico, ou mais recentemente na Internet – não é ser imparcial. Precisa ter independência, principalmente nas relações com os poderes econômicos e públicos. Opinar com informação, consistência e respeitabilidade formam a matéria prima do bom jornalismo. Inegavelmente o jornalismo enfrenta uma crise que leva a descrença e a desconfiança. É um fenômeno mundial, o que pode virar uma tragédia para as sociedades.

ASSINE O OPINIÃO

(51) 3751 1580

DEMOCRACIA

A democracia americana é uma referência à nossa civilização. Na relação imprensa x poder, é bom lembrar o que disse Thomas Jefferson, o segundo presidente dos Estados Unidos: “Se me coubesse decidir se deveríamos ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, eu não hesitaria um momento em preferir a segunda alternativa”. Traduzindo: é preferível um Governo fraco com uma imprensa forte, pois assim o povo sabe o que está acontecendo e temcondições de mudar. Os recentes acontecimentos eleitorais – no mundo e no Brasil - coloca no olho do furacão o comportamento da imprensa, que, subordinada ao “politicamente correto”, adota um relativismo moral e ético que atinge o seu maior patrimônio: a credibilidade.

TRUMP

A eleição de Donald Trump merece uma análise sobre o jornalismo. Foi uma bomba em órgãos tradicionais como o jornal The New York Times e a TV especializada em notícias, a CNN. Ficaram torcendo pela vitória de Hillary Clinton e “esqueceram” de fazer o seu trabalho, não detectando a de vitória do republicano. Trump enfrentou acusações de ser um “predador sexual” que não respeita as mulheres. E o Bill Clinton, marido da Hillary? Ora, é apontado como o maior “predador sexual” que passou pela Casa Branca. Quando não tem o que falar, os jornais criticam a cor do sapato da primeira dama, Melania Trump. E seu jeito troglodita o presidente oferece farto material aos seus críticos. Imaginem a foto do poderoso produtor cinematográfico de Hollywood, Harvey Weinstein, com o atual presidente, seria

uma hecatombe. Como apareceu com Hillary e Bill Clinton, e Michelle e Barack Obama, e contribuiu com as campanhas dos Democratas, pouco se fala.

RECICLAGEM

Acho que, os jornalistas e as Universidades de Comunicação precisam repensar o seu papel de informar – com exatidão - ter independência, ser parcial na defesa da democracia e do bem comum, e despir-se dos preconceitos éticos e ideológicos. O mundo acadêmico está namorando o perigo, transformando-se em “madrassas” formadoras de profissionais extremistas, ideologicamente, que atuam de acordo com suas crenças, não interpretando adequadamente a realidade. Este é o grande desafio do futuro dos jornalistas e dos meios de comunicação.

AÉCIO NEVES

Sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Senado que “salvaram” o mandato do senador Aécio Neves, destaco O Globo (RJ): “O Senado inaugurou ontem uma nova era ao rejeitar as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal a Aécio Neves. O espírito de corpo da Casa prevaleceu, e uma das consequências do resultado, além da volta de Aécio ao mandato de senador, é a instituição de uma espécie de casta com imunidade absoluta. Nada pode atingir seus integrantes, a não ser que sejam pegos em flagrante. Outros 29 senadores podem ser alvo de medidas semelhantes. Dificilmente o Senado tomará posição diferente. O precedente deve ser seguido pela Câmara, com pelo menos 25% do plenário sob investigação. E é provável que se estenda a assembleias e câmaras de vereadores país afora.”

9


10

ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

HAITIANOS EM ENCANTADO

Barreiras quebradas, vidas

consertadas

Saga do primeiro grupo de haitianos que chegou à Dália em busca de novas oportunidades completa cinco anos Carina Marques/Especial

M

ecânicos, pedreiros, carpinteiros, agricultores, professores, estudantes. Todos com uma profissão diferente no Haiti, mas com uma única no Brasil. Há cinco anos, os primeiros estrangeiros haitianos chegaram à Dália Alimentos em busca de uma nova oportunidade para suas vidas. Da primeira turma de 50, vinda em 15 de outubro de 2012, 14 pessoas ainda permanecem trabalhando no frigorífico da empresa. Estes são os precursores de uma nova era vivida pela cooperativa, pelo município de Encantado e também por estes forasteiros, muitos saídos do Haiti após perder tudo o que possuíam devido ao terremoto de 2010. Na época, uma equipe da empresa deslocou-se até Brasileia, no Acre, considerada a porta de entrada para esses imigrantes, e os contratou, já que, à época, a mão-de-obra era bastante escassa. Já se passaram cinco anos desde a contratação dos primeiros haitianos e após estes, outros tantos chegaram e ainda chegam às portas da cooperativa com o sonho de arquitetar uma nova história.

OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO

Chegada do primeiro grupo foi matéria de capa do Opinião no dia 12 de outubro de 2012

O relato da grande maioria é de que parte do salário ganho no Brasil é enviado a familiares no Haiti. São pais, irmãos e filhos parcialmente amparados com o dinheiro recebido em terras brasileiras. Louisna Jean Louis (36) trabalhava como mecânico em Porto Príncipe, capital do país caribenho, e escolheu mudarse para o Brasil em busca de oportunidades. Pai de uma menina de 14 anos e de um menino de 9, que vivem no Haiti, todo mês despacha parte do pagamento para sustento dos filhos. Louisna é funcionário do Setor Salsicharia e foi neste mesmo local que conheceu a atual esposa, com quem teve Davi, de 2 anos, reforçando a mistura e o amor entre as diferentes raças. Ele conta que teve uma boa adaptação ao país e que o povo brasileiro é receptivo. “Aqui encontramos um emprego, fizemos amigos, aprendemos a tomar chimarrão, a fazer churrasco e a comida que mais gosto é a galinhada”. Antes de chegar ao Brasil, Louisna havia passado pela República Dominicana, pelo Panamá, pela Colômbia, pelo Peru, pelo Equador e pela Bolívia,

sempre galgando êxito para a vida profissional. O mais jovem do grupo é Cerenal Petit Homme (26). Funcionário do Setor Abate, decidiu deixar o Haiti porque queria trabalhar. O Brasil foi o primeiro país estrangeiro visitado por Cerenal. A adequação foi tão positiva que, no ano passado, ele custeou a passagem para a mãe também vir morar no Brasil. Inclusive, ela também é funcionária da Dália, assim como sua esposa, que da mesma forma mudou-se do Haiti. O jovem conta que, no início, o principal obstáculo foi a saudade, logo compensado pela calorosa receptividade dos colegas de empresa e da comunidade. “Aqui encontramos uma nova vida. Tenho muitos objetivos e o próximo é comprar a minha casa. Falta pouco”, projeta. Louisna, Cerenal e outros tantos imigrantes logo que chegaram ao Brasil tiveram como principal empecilho o idioma. Adeptos do “crioulo”, espécie de língua francesa adotada pelo Haiti, buscaram o entendimento do português frequentando aulas oferecidas na comunidade e também observando a comunicação dos moradores locais.


ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Carina Marques/Divulgação

Cenário atual A Dália Alimentos possui em seu quadro de funcionários 335 estrangeiros, sendo 315 de origem haitiana e 18 dominicanos e outras nacionalidades. Passados cinco anos desde o primeiro grupo chegar à empresa, ainda hoje pessoas de outras nacionalidades batem à porta da cooperativa em busca de novos rumos para suas vidas. Na bagagem, o sonho de um trabalho digno e de um novo destino traçado para a vida devastada pelo terremoto que atingiu o Haiti em 2010. Na cooperativa, eles estão lotados no frigorífico de suínos, localizado em Encantado; e na indústria de lácteos, instalada em Arroio do Meio. O número total de funcionários da empresa é de 2.213 empregados (dados de setembro/2017) e o percentual de estrangeiros corresponde a 15,36%.

A ideia, a chegada O primeiro contato dos haitianos com a Dália Alimentos foi em outubro de 2012. A supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, foi quem iniciou o movimento e lançou a ideia, sempre aportada e com a o aval da Direção da empresa. De acordo com ela, naquele ano a empresa deparava-se com um momento de escassez de mão de obra. “Nos espelhamos no exemplo de uma empresa da capital (Massas Romena) que, devido à experiência positiva, nos motivou a adotar o mesmo modelo. Montamos o projeto, apresentamos à direção e, aprovado, fomos ao Acre, retornando com o primeiro grupo”. Sandra recorda as dificuldades iniciais, quando a grande barreira foi a comunicação e os costumes, ambos superados gradativamente em virtude do empenho entre ambas as partes. No início do ano seguinte, um novo grupo, composto por 70 imigrantes, chegou à cooperativa e, sucessivamente, outros pequenos grupos chegaram. “Contabilizamos 450 estrangeiros em nosso quadro de empregados, mas nos últimos anos, com a chegada da crise econômica e com o aumento do dólar, muitos foram embora. Hoje a situação da disponibilidade de vagas mudou e temos, semanalmente, em torno de 50 pessoas solicitando emprego, dentre as quais, em torno de cinco de outra nacionalidade”.

11

Os primeiros haitianos que chegaram à empresa (da esquerda para a direita) • • • • • • • • • • • • • •

Ferdinand Charles (36) Jean Laubert Joseph (47) Pierre Charles Pierre (53) Kethline Telusma (34) Richemond Desulme (47) Ronald Denis (51) Louisna Jean Louis (35) Joseph Norval (36) Tijean Jean Jules (34) Kernice Gedeus (32) Wilner Exavier (36) Cerenal Petit Homme (26) Joles Elasme (30) (não está na foto) Youvens Joanem (37) (não está na foto)

Case de sucesso da UNESCO

O trabalho e o modo de atuação da Dália Alimentos com os funcionários haitianos que trabalham na cooperativa foram considerados um case de sucesso pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Em 2013, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a UNESCO elaborou conteúdo para 12 cadernos educacionais sobre Direitos Humanos visando abordar o trabalho digno no Brasil.

Evolução profissional e pessoal

integração

Quem também acompanhou a chegada dos imigrantes desde o início foi o supervisor do Setor Abate, Valdecir Cardoso. “Existiam muitos obstáculos, mas havia uma particularidade entre cooperativa e estrangeiros: a necessidade de mão de obra e a oportunidade de um emprego. Aqui eles tiveram a possibilidade de sonhar novamente, criaram vínculos entre os colegas e hoje estão totalmente integrados”. Para Cardoso, o sofrimento vivido no Haiti, principalmente após o terremoto, foi ingrediente de motivação. “Contamos com ótimos funcionários, colegas e amigos. Uma nação exemplar, que passou por várias dificuldades, cruzou as fronteiras e hoje, passados cinco anos, segue a vida dignamente, evoluindo profissional e pessoalmente”.

O gerente da Divisão Produtos Suínos, Roberto Crippa, reflete sobre os anos de 2011 e 2012, atípicos para a economia brasileira e abarrotados de oportunidades de trabalho. “Na Dália não era diferente, momento em que o frigorífico estava com abate diário de 2,7 mil suínos, produção de elaborados na capacidade máxima e era necessária a contratação de mais funcionários. Foi então que estruturamos o projeto para a vinda dos haitianos. Em alguns momentos nos deparamos com dificuldades, mas nenhuma comparada àquelas vividas por estas pessoas que deixaram sua nação e suas famílias. Hoje, estão bem adaptados ao trabalho e totalmente integrados à comunidade”.

QUEBRA DE PARADIGMAS Na visão do presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a introdução da mão de obra haitiana na empresa foi um divisor de águas. De acordo com o executivo, que acompanhou todo o projeto, na época em que foi lançada a ideia o país enfrentava um momento diferenciado na economia, pois de um lado as indústrias precisavam manter sua capacidade de produção e de outro existia carência de mão de obra. “Contratá-los significou proporcionar uma nova oportunidade a eles, e a nós atingir a meta de produção. Nos empenhamos ao máximo para que o projeto obtivesse êxito, o que, de fato, aconteceu. Hoje a Dália é referência

para os haitianos”. Freitas ressalta a quebra de paradigmas e o vasto estudo desenvolvido antes, durante a após a contratação, a fim de inseri-los e torná-los membros da empresa e da comunidade. “A Dália procurou fazer diferente e não considerar a mão de obra haitiana temporária, mas sim definitiva. Do início até hoje não houve diferenciais no tratamento entre haitianos e brasileiros e o quadro de gerentes, supervisores e encarregados sempre soube tratá-los de forma igualitária e respeitosa, integrando-os ao ambiente”. O presidente reporta-se aos haitianos como uma nação corajosa e

que se orgulha de estar vivendo com dignidade em outro país. “O povo haitiano, assim como o brasileiro, ajuda a impulsionar a economia e a gerar riqueza nos municípios em que a Dália está presente com suas indústrias. A vinda deles amparou a evolução e o convívio num mundo cada vez mais globalizado e, certamente, tanto eles como a Dália evoluíram”. Por fim, Freitas frisa quando a Dália foi citada pela Unesco, em 2013, como um case de sucesso na empregabilidade de estrangeiros. “Esse respeito à dignidade dos haitianos alcançou notoriedade internacional, o que nos faz concluir que, embora todos os percursos e obstáculos, estamos no caminho certo”.


12

MUÇUM

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

28º Festival de Corais acontece neste sábado A Igreja Matriz de Muçum será palco neste sábado (21), do 28ª Festival de Corais de Muçum. A tradicional realização, promovida pela administração municipal, através da secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com os integrantes do coral muçunense, contará com participação de cerca de 10 grupos, oriundos de diversos pontos do Estado. A programação inicia às 19h e, após as apresentações, a

confraternização será no Salão Paroquial, em um jantar dançante aberto ao público. A secretaria Jacinta Casagrande destaca que o evento está entre os mais importantes do município e sempre foi significativo para a valorização cultural do mesmo, além de tornar-se uma grande confraternização dos participantes. “O festival é um evento artístico realizado através da cantoria. Esperamos grande participação de munícipes e região”, diz.

Fotos: Divulgação

Apresentações acontecem na Igreja Matriz de Muçum

DIA DEDICADO A ELAS

Tarde para alegrar as crianças Mais de 150 crianças muçunenses foram contempladas no sábado (14) com o Dia da Criança na Praça. A atividade foi promovida pela administração municipal, através da secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A programação ocorreu na Praça da Matriz. Durante o evento, além da presença do palhaço e dos integrantes do Sítio do Pica-Pau Amarelo para divertir os pequenos, disponibilizou-se picolés, maquiagem e brinquedos infláveis. Neste ano, o evento contou com a participação da Café Qualitá Coffe Machines. A empresa distribuidora de maquinas de café ofereceu pipoca e suco de laranja às crianças. Ao todo foram utilizadas 630 laranjas e 20 pacotes de pipocas que fizerem a alegria das crianças. Conforme a direção da empresa, a iniciativa serve como incentivo a escolas e comerciantes. “Precisamos mostrar

que você não precisa alugar ou comprar uma máquina de suco profissional, mas com um espremedor mais simples, oferecer um suco natural para seus clientes. Os comerciantes estão acomodados em só oferecer refrigerantes e sucos de caixa, com muita adição de açúcar. É preciso uma maior preocupação com a saúde, pois existem muitas pessoas preocupadas com uma alimentação mais saudável”, enfatiza o diretor Juliano Scottá.

Personagens infantis animaram a criançada na praça

Pintura nos rostos foi uma das atrações

Suco natural foi distribuído


CÂMARA DE ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

13

MUDANÇAS NO TRANSPORTE ESCOLAR

Sander Bertozzi quer ouvir professores e pais dos alunos Vereador da bancada de situação revelou que, por enquanto, não é a favor da aprovação do projeto

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo Daroit Fedrizzi Após algumas semanas em silêncio, o vereador Sander Bertozzi (PP) voltou a ocupar a tribuna na sessão de segunda-feira (16). O político entende que o projeto que prevê alterações no transporte escolar precisa ser melhor discutido antes de ir à votação. E essa discussão deve ser feita individualmente em cada escola, em vez de uma audiência pública geral, que envolva todos os educandários, como foi proposto em sessões passadas. “Temos que observar a situação de cada escola para ver se ela está preparada para receber essa nova demanda de alunos. A ideia desse projeto, em sua essência, é muito boa, ou seja, valorizar a escola da comunidade. Mas é temerário fazer uma mudança já para o ano que vem de forma tão drástica”, comentou. Sander considera importante organizar reuniões em cada uma das escolas como forma de conscientizar a comunidade sobre a importância do projeto. “Precisamos dar voz aos professores, ouvir os pais, ver quais são os problemas, explicar a importância de se valorizar a escola do bairro, para juntos encontrarmos

as melhores soluções. Não adianta só aprovar o projeto e criar o zoneamento. Precisamos avaliar melhor”, acrescentou. O PL 94/2017 promove alterações no sistema de transporte escolar para alunos da rede municipal. A principal mudança refere-se à distância mínima entre a residência do estudante e a escola. Na justificativa, o Executivo chama atenção que o Decreto Estadual 45.465, de 2008, estabelece a distância mínima de 2 quilômetros. Porém, o município de Encantado definiu observar a distância acima de 1 quilômetro. Segundo o governo, a implementação da lei resulta no zoneamento escolar, que trata do ajuste da demanda por escola, estabelecendo parâmetros e normas que deverão ser seguidas visando conscientizar a comunidade sobre a aplicação dos recursos públicos e a necessidade do cumprimento dos deveres dos usuários beneficiados pelo programa. A promessa da administração municipal é que, com a redução de gastos no transporte escolar, será possível atender 100% das crianças de 0 a 6 anos nas EMEIs, bem como implantar o turno integral em todas as escolas municipais.

“Não vou morrer sem ver o pedágio sendo varrido de Encantado”, diz Deves Com a vereadora Jaqueline Taborda ocupando o cargo de prefeita interina nesta semana, Marino Deves (PP) presidiu a sessão de segunda-feira (16). Último a falar na tribuna, voltou a aumentar o tom de voz contra a Praça de Pedágio instalada no bairro de Palmas, em Encantado. “Não há nada mais nefasto e mais prejudicial ao desenvolvimento de Encantado do que o pedágio colocado na nossa porta”, comentou.

Deves lembrou que, desde a instalação da Praça, os compromissos assumidos por parte dos responsáveis pela rodovia nunca foram cumpridos, desde a duplicação da até a manutenção da estrada. “Hoje estamos mendigando uma operação tapa-buracos. Para que serve o pedágio de Encantado? Por que não removem esse pedágio? Não vou morrer sem ver o pedágio sendo varrido de Encantado”, acrescentou.

Após semanas em silêncio, Sander voltou a falar na tribuna

Moresco quer pressão contra deputados por melhorias na ERS 332 Luciano Moresco (PT) quer apoio dos colegas para pressionar os deputados estaduais para que intervenham junto ao governo do Estado em busca de melhorias na rodovia ERS 332, que liga Encantado a Arvorezinha. Na sessão desta semana, Moresco trouxe imagens das precárias condições da estrada e as reproduziu no telão do plenário. O petista também destacou o recebimento, por parte da secretaria de Agricultura, de um equipamento para distribuição de esterco e calcário. A máquina foi adquirida com os R$ 22 mil de saldo de uma emenda de R$ 100 mil destinada pelo deputado federal Marco Maia, em 2015. “Esse equipamento será utilizado pela cadeia da avicultura, que conta com 90 produtores e responde por 46% da produção primária do município”, salientou.

Linha Argola

Deves entende que o pedágio prejudica o desenvolvimento de Encantado

A sessão de segunda-feira (23) será realizada em Linha Argola, às 19h, no salão da comunidade, em mais um encontro do projeto Câmara Cidadã.

Rede trifásica e energias alternativas

Valdecir Cardoso (PP) sugeriu que a Câmara de Vereadores direcione uma parte das sobras do orçamento da Casa deste ano para a instalação da rede trifásica no interior, principalmente, nas comunidades de Linha São Luiz e Linha São Marcos. Segundo ele, o custo da obra chegaria a R$ 170 mil. Cardoso também afirmou que vai se reunir com lideranças do meio rural e com agricultores para debater a elaboração de projetos sobre energias alternativas. “Temos muitas tecnologias que evitam a perda da produção como tivemos recentemente, em que localidades ficaram mais de 90 horas sem energia elétrica. Precisamos olhar para isso”, disse. Ele já conversou com as equipes da Emater e do STR para se envolverem nas discussões.


14

ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

CRIAÇÃO DE PERUS

Jovens investem em projeto pioneiro Agricultores de Vespasiano Corrêa permanecem no campo em busca da sucessão rural

Vitória Stürmer Bortoletti

Um dos maiores desafios do setor primário é a continuidade das atividades entre as gerações. Garantia de renda, inclusão digital, acesso à educação e melhor qualidade de vida são fatores que pesam na decisão de trabalhar ou não com agricultura. Dados do mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, revelam que o número de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, que deixou o campo para viver na cidade caiu na última década. No entanto, mesmo em um ritmo mais lento, o êxodo ainda é preocupante. No ano 2000, o Brasil contava com 8,6 milhões de jovens vivendo na zona rural. Em 2010, a quantidade caiu para 7,9 milhões. No município de Vespasiano Corrêa as estatísticas seguem na contramão. Moradores da linha Ernesto Alves, Moisés Gavineski (30) e Jéssica Zanini (25) apostaram o seu sonho e investiram mais de R$ 1 milhão na criação de perus. Pioneiro da região alta do Vale do Taquari, o projeto visa, principalmente, a sucessão rural familiar. O casal reside com os pais de Moisés, Geninho (55) e Cleriane (51). Caroline, a irmã mais nova, também auxilia nas afazeres. Os três “tocam”, como mesmo dizem, dois aviários instalados próximo à residência, um quiosque construído para os fins de semana que acabou se transformando em moradia. Pouco mais longe dali enxerga-se, do alto, os quatro pavilhões que compõem a granja, totalizando uma área de 6,2 mil m². O limite de animais alojados é de 35.400. São 15.500 fêmeas. Elas chegam à propriedade com um mês de vida e lá permanecem por mais 30 dias, até alcançar de 4 a 4,5 quilos. Os 19.900 machos chegam com a mesma idade e ficam por mais 110 dias totalizando aproximadamente 20 quilos. O abate dos animais é realizado pela Seara Alimentos. As fêmeas são comercializadas como peru de Natal. Dos machos, o peito é a parte com maior valor e seu maior consumido é por meio de embutidos. Foi o próprio grupo que procurou o casal para dar início à produção. “Meus pais sempre quiseram adquirir a área de terra onde estamos hoje instalados. Compramos o local e sempre mantivemos o espaço limpo. Soltávamos os animais aqui para se alimentar do mato que surgia. Eles perceberam o quanto cuidadosos nós éramos e em um fim de tarde de sábado o gerente da unidade de Caxias do Sul nos procurou para o projeto. Os quatro pavilhões, que já serviram para postura de ovos e matriz com nascimento de pintinhos, ficaram quatro anos inativos, foram reformados, adequados e em setembro tivemos o primeiro lote de animais”, explica Gavineski. O projeto recebeu ainda apoio da administração municipal por meio de incentivos como isenção do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI), fornecimento de 100 horas-máquinas para terraplanagem e 50 meros cúbicos de brita.

Vitória Stürmer Bortoletti

Pavilhões alojam mais de 35 mil animais

Diploma x campo Vereador por dois mandatos (2009-2016), Gavineski está prestes a se graduar em Engenharia da Produção. Jéssica possui diploma em Ciências Biológicas e atualmente cursa Pedagogia. O fato de possuírem ensino superior não influenciou durante a tomada da decisão em se manter no campo. Ao completar o segundo curso, a jovem pretende atuar 20 horas como professora e o restante na propriedade. “Fui criada no interior. Com os cursos a intenção é dar seguimento a outro sonho, que é lecionar. Investimos muito aqui também e precisamos focar nisso, mas

atuar em algo que sempre quis seria uma realização profissional e pessoal”, revela. “A agricultura familiar tem um potencial enorme. Sabemos das dificuldades, que são muitas, como o compromisso em estar sempre presente para controle dos animais, mas a profissão possui o lado bom também. Fizemos o nosso horário, temos mais qualidade de vida, bem-estar e vivemos tranquilamente, longe da correria das grandes cidades”, sustenta, fazendo alusão à irmã Ana Paula (28) residente em Lajeado e a única do núcleo familiar que deixou a zona rural.

Moradora da linha Ernesto Alves, família busca a continuidade das atividades por meio do investimento


especial

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Perda dos movimentos Um acidente de motocicleta fez com que Gavineski perdesse os movimentos do braço direito. Desde 2007, ano do ocorrido, toda a atividade que desempenha depende do membro esquerdo. “Faço 60% das coisas sozinho. O restante, preciso de ajuda”, afirma. O principal empecilho, segundo o jovem, foi se acostumar a ser canhoto. “Agora que já se adaptei funciona melhor”, sustenta. A criação de perus é lucrativa, tanto para o produtor como para o município com o retorno de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas, ao mesmo tempo é extremamente rigorosa nos conceitos de sanidade e bem

estar animal. Pensando nisso, o cuidado com os animais envolve inúmeras etapas. Alguns, Moisés puxa a frente. Outras, Jéssica lidera, como separar o peru machucado dos demais. “Em épocas de troca de estação, como verão e inverno, eles se estressam mais e acabam se bicando até chegar a morte, muitas vezes. Tirar os feridos e ter um cuidado especial com isso faz parte dos afazeres que temos aqui”, revelam. Mas a condição física de Gavineski não o impediu de ser ambicioso. “De que adiantaria lamentar se temos tudo pela frente. São dois braços. Se um não ajuda muita, temos o outro para seguir na luta”, completa.

Mesmo com ensino superior, Jéssica e Moisés veem na agricultura uma garantia de renda

Brasil produz 327 mil toneladas O Brasil é segundo maior produtor e principal exportador de peru no mundo. A produção se intensifica no segundo semestre por ser um prato típico das festas de fim de ano. Apesar disso, mais de 30% da produção nacional é destinada à exportação. O desafio do setor é ampliar o mercado doméstico, que consome apenas 1,7 quilo de peru per capita por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil representa

aproximadamente 7% da produção mundial do mundo em carne de peru. Em 2014 - dados mais recentes consolidados -, o país produziu 327 mil toneladas. A criação se concentra nos estados de Paraná (29,31%), Santa Catarina (24,75%), Rio Grande do Sul (17,56%) Goiás (19,14%) e Minas Gerais (9,24%). No país, conforme a entidade, são aproximadamente 2,5 mil produtores e cinco centros industriais, sendo que estes centros são de apenas duas empresas.

A agricultura familiar tem um potencial enorme. Sabemos das dificuldades, que são muitas, mas a profissão possui o lado bom também. Fizemos o nosso horário, temos mais qualidade de vida, bem-estar e vivemos tranquilamente, longe da correria das grandes cidades”, Moisés Gavineski

15


16

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

ENCANTADO Dia das Crianças AME Cerca de 100 crianças da Associação Pró-Menor Encantado (AME) tiveram um dia da criança diferente. Devido ao mau tempo da última semana, o evento aconteceu na terça-feira (17). Organizada pela diretora Mara Scatola e equipe, a programação contou com brinquedos, piscina, almoço, bolas e picolé. O local foi o sítio cedido pelo empresário Valmor Orsolin e sua esposa Ivania.

Fotos: Cris Costa/Divulgação

NA ITÁLIA Comitiva encantadense visita cidades na região de Vêneto A comitiva encantadense, que está em viagem à Itália, visitou as cidades de Valdástico e Valdobbiadene. Em Valdástico, o grupo brasileiro foi recebido pelo viceprefeito Stefano Stefani e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Enrico Toldo. Valdástico é a cidade-irmã de Encantado, após o acordo do gemellaggio. As visitas oficiais foram lideradas pelo prefeito Adroaldo Conzatti, acompanhado da primeira dama Ilani Bagatini e das soberanas Daiane Bergamaschi, Thaís Agostini e Letícia Baroni.

Fotos: Divulgação

Empresário Valmor Orsolin (centro) cedeu o sítio para fazer a festa

Soberanas em frente à igreja de São Pedro, em Valdástico

Criançada aproveitou o dia ensolarado para se divertir

ENCANTADO Emei Pequeno Príncipe faz doação à Casa de Passagem A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Príncipe, de Encantado, com a coordenação da diretora Rejane Rizzi Buffon, promoveu uma campanha de arrecadação de material de higiene pessoal e limpeza entre funcionários, pais e alunos. O resultado da ação arrecadou dezenas de produtos que foram doados à Casa de Passagem, no dia 18 de outubro. Que a bela iniciativa estimule outras entidades a fazer o bem.

Divulgação

Dezenas de produtos foram arrecadados

Grupo de encantadenses na prefeitura de Valdástico

Luciano Murer, cidadão honorário encantadense, recpecionou a comitiva em Valdobbiadene, cidade que tem pacto de amizade com Encantado


17

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

Administrador do Hospital de Muçum garante viabilidade da Casa de Saúde Divulgação

Divulgação

Saúde

Em recente discurso na Câmara de Encantado, o vereador Diego Pretto (foto acima) manifestou preocupação quanto aos valores investidos na saúde de Encantado.

Antidepressivos Polenta no PSDB

O suplente de vereador pelo PMDB de Muçum, Jovani Barossi (folclórico Polenta), assinou recentemente ficha na PSDB em Muçum. Contrariando o que tinha dito há pouco tempo, a filiação tem conotação política de quem quer ser novamente candidato nas próximas eleições.

Invernizze

Outro militante do PMDB e cabo eleitoral do vereador Mauro Cipriani, Volmir Invernizze, acompanhou “Polenta” e também assinou a ficha partidária no PSDB .

Muito medicamento

PSD

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, será realizado um encontro regional do Partido Social Democrático (PSD) em Muçum. Estão confirmadas presenças de lideranças regionais e do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz.

Mais Médicos

Tendo aderido ao “Mais Médicos”, nesta semana foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Muçum o projeto de lei que autoriza a contratação de um profissional pelo programa.

Conforme o vereador, apenas em antidepressivos foram utilizados, no mês de agosto, R$ 14 mil. “Por que precisamos de tanto antidepressivo?”, questionou Pretto. “Outro item muito consumido é o omeprazol, que serve para que o paciente consiga ingerir ainda mais medicamentos”.

Economia

Pela regulamentação federal, se for contratado um profissional de nacionalidade estrangeira, o valor a ser pago mensalmente é de R$ 3.500,00, mas a administração contratou um profissional brasileiro com remuneração mensal de R$ 2,2 mil. Isto representa economia R$ 15.600,00 por ano pela prestação do mesmo serviço.

O vereador disse que não orienta ninguém a parar de ingerir medicamentos, mas que os pacientes devem conversar com o médico para saber da necessidade de continuar ingerindo remédios, pois, em muitos casos, as pessoas estão ingerindo o mesmo remédio por 10 ou até 15 anos talvez sem necessidade.

Continuar doentes

O vereador Pretto questionou: “Parece que estamos ingerindo remédios para continuar doentes. Precisamos de remédios para ficarmos sem doenças e não doentes. O remédio está se tornando uma necessidade do corpo”, finalizou.

Bastiani

Quando secretário municipal de saúde de Muçum, Leonardo Bastiani (Maninho) tinha esta mesma preocupação: a grande quantidade do consumo de medicamentos por parte da população muçunense. Lembro do secretário questionando sobre pessoas que ingeriam o mesmo medicamento há mais de 20 anos, sem nunca ter retornado para uma consulta médica para saber se realmente precisava continuar com a medicação.

Interrogação Abalroamento

Recentemente, o carro de trabalho do vereador Gilmar Marcolin, Fiat Uno, estava estacionado na frente da casa na rua João Dalazen, quando foi abalroado. Após o acidente, o condutor do carro que causou o acidente fugiu sem explicações.

Seguro

O detalhe é que o carro da empresa Brustec, para qual o vereador trabalha, possui seguro contra terceiros. Isso significa que o causador do acidente ainda poderá ao menos ter o dano ressarcido.

Infelizmente, o povo brasileiro tem o costume de automedicação. Mas a sugestão é para que as pessoas que estão ingerindo medicamento há muito tempo procurem o médico para saber da real necessidade de continuar usando o remédio, seja para qual for o motivo. Não podemos continuar nos automedicando ao bel prazer.

Dilamar dos Passos

Prestação de Contas

Na sessão da Câmara desta semana, o administrador do Hospital de Muçum, Walmor Lucca, utilizou a tribuna para realizar prestação de contas da casa de saúde. Conforme Walmor, atualmente o Hospital é viável.

Diferenças

Walmor agradeceu a administração, vereadores e, principalmente, a comunidade por estar engajada na causa comunitária e lembrou a última vez em que utilizou o espaço na Câmara. “Na outra vez em que estive aqui lembro que minhas palavras foram as seguintes: O Hospital está na UTI e respirando por aparelhos. Se não tivermos o auxílio da comunidade, o paciente vai morrer, mas felizmente a comunidade acolheu nosso pedido e hoje a situação está diferente”. Lucca prosseguiu: “Hoje podemos dizer que o paciente saiu da UTI, está no quarto, respira sem ajuda de aparelhos, mas ainda precisa de medicamentos, pois a cura não é plena. Se não continuarmos a medicação, o paciente pode voltar para a UTI e isso ninguém de nós quer”.

Ações

Satisfação

Conforme Walmor Lucca, no mês de agosto de 2016 foi feita uma pesquisa de satisfação quanto ao atendimento no hospital. Na oportunidade, os números apresentavam que 33% do pacientes consideravam o atendimento Bom ou Ótimo, e 66% Regular ou Ruim. Esta pesquisa foi realizada em setembro deste ano, onde os números apresentam que 86% dos pacientes entendem que o atendimento é Bom ou Ótimo e apenas 14 % entendem que o atendimento é Ruim ou Regular.

O administrador expôs aos vereadores e comunidade presente a situação atual do hospital. Walmor também colocou à disposição dos políticos a contabilidade da ABM, para que tirem qualquer dúvida que por ventura vier a surgir. Conforme Lucca, Melhorando mensalmente é disponibilizado para a Com isso, segundo o administrador, administração uma prestação de contas dos recursos oriundos do governo municipal para “além dos recursos financeiros também estamos proporcionando saúde e satisfação o hospital. ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE MUÇUM no atendimento para nossos usuários e presta contas das Promoções pacientes, realizadas principalmente em prol do os idosos que são a Hospital Nossa Senhora Aparecida no ano 2017 pacientes”. que maioria dosde nossos alavancou a recuperação financeira da Entidade

DATA 28/02/2017 25/03/2017 06/04/2017 24/07/2017 09/09/2017 30/09/2017 30/09/2017 11/10/2017

RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PROMOÇÕES E DOAÇÕES DE 2017 EVENTO APLICAÇÃO DOS RECURSOS CARNAVAL FGTS fevereiro JANTAR BENEFICENTE Honorários Médicos março JOGO SOLIDÁRIO Parcelamentos do mês Uniformes e material NOTA FISCAL GAÚCHA informática CHÁ BENEFICENTE Ação trabalhista Previsão para Projeto e Ação entre amigos reforma sala Raio X Ação entre amigos Reserva para 13º sala 2017 NOTA FISCAL GAÚCHA Utensílios hospitalares TOTAL RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS AÇÃO ENTRE AMIGOS 2017 ITENS RECEITA

CUTELAS 6.026 7.560 1.551 6.213 2.027

VALOR 4.500,00 18.124,00 6.085,00 4.337,00 10.248,50 13.640,00 20.000,00 4.770,40 81.704,90

DESPESA

SALDO

Valor arrecadado até agora 49.640,00 GANHADORES DA AÇÃO ENTRE AMIGOS Evaristo Scottá 10.000,00 André Pelegrini 5.000,00 Fatima Terezinha Brufatto 1.000,00 Não vendida Não vendida TOTAL

Encontro Coral

49.640,00

16.000,00

33.640,00

O Coral Municipal de Muçum convida para o 28º Festival de Corais, neste sábado, dia 21 de outubro, a partir das 18h, na Igreja Matriz de Muçum, seguido de jantar no Salão Paroquial.


18

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

DOUTOR RICARDO

1ª Noite Mágica para PCDs A noite do dia 18 de outubro foi especial para pessoas especiais. No Ginásio Municipal de Esportes de Doutor Ricardo aconteceu a 1ª Noite Mágica, evento voltado aos PCDs de seis municípios da região. Estavam presentes o grupo “Ser diferente é legal” de Relvado, de grupos de Relvado, “Novos Talentos” de São Valentin do Sul, “Caminho da Inclusão” de Putinga, “Ser especial é fazer a diferença” de Anta Gorda, “Tudo e arte” da APAE – Encantado e o grupo anfitrião de Doutor Ricardo “Somos especiais como você!”. Foram recepcionados pela rainha Laura Potrich, a embaixatriz do filó Larissa Vieira, as princesas Mariana Mariotti e Daniela de Freitas e a equipe do CRAS. O ambiente foi preparado para ser diferente, especial, mágico. E foi. Todos os grupos realizaram uma apresentação cultural. A entrada de todos foi por um caminho construído com o nome de todos os profissionais que trabalham com os PCDs no municípios e o nome de todos eles.

Os PCDs do grupo de Doutor Ricardo “Somos especiais como você!” abriu as apresentações. Com o ginásio às escuras e seguido por luz, cada PCD saia do caminho com uma palavra e era conduzido até o seu quadro já exposto em cavalete, onde colocava a palavra acima da sua fotografia. Para cada palavra o seu significado era lido enquanto se dirigia até a fotografia. Os PCDs realizaram um book fotográfico e os quadros com as fotos foram apresentados na Noite da Magia. Logo estarão expostos em repartições públicas municipais. Após todos estarem ao lado de deus quadros, o Mágico de Oz surgiu para deixar a mensagem de que a magia que eles têm encanta as pessoas, ampliando o campo de visão para o que é muito simples e espontâneo, mas cheio de vida. Após a apresentação de cada grupo, aplausos, gritos e palmas que brotavam da simplicidade e felicidade de uma plateia encantada com cada gesto, em cada ação. O grupo da Apae/Encantado encerrou as apresentações

com show de mágica. A Note Mágica continuou com integração entre os grupos, profissionais que se misturavam para brincar, dançar e, ao final, estourar os balões. A secretária da Educação e da Assistência Social Eliana Giacobbo valorizou a dedicação e o momento de perceber que o especial, o diferente faz bem. “Especiais são todas as pessoas que dedicam suas vidas para dar amor e afeto e estar aberto para receber lições de vida em todos os momentos. Todos nós podemos ser especiais quando somos especiais para alguém e com nossas diferenças também somos todos iguais.” Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Doutor Ricardo Alvaro Giacobbo, o prefeito de Putinga Claudiomiro Cenci, o vice-prefeito de São Valentin do Sul Adelar Bertusso, secretários municipais de Doutor Ricardo e dos municípios, vereadores de Doutor Ricardo e profissionais que dedicam tempo com os PCDs.

Fotos: Divulgação


SEGURANÇA

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

19

TRÁFICO DE DROGRAS

Polícia apreende dois quilos de cocaína em Encantado Após processo de investigação, a Brigada Militar apreendeu dois quilos de cocaína e efetuou duas prisões em Encantado, durante a segunda-feira (16). Um Fiesta, placas de Alvorada, foi abordado no Trevo do Peteba. O condutor Alexandro de Oliveira Alexandre transportava dois quilos de cocaína. Ele revelou que entregaria a droga em uma residência no bairro Lago Azul. A polícia foi até o local e deteve Silmar Veis

Canal, 40 anos. Ambos foram recolhidos ao sistema prisional. No carro, também foram recolhidos seis celulares e R$ 1.445. Estima-se que a droga poderia render, pelo menos, R$ 60 mil, ao ser comercializada. Os dois quilos poderiam ser misturados a outras substâncias para que rendesse maior quantidade.

Divulgação/ Brigada Militar

Cocaína poderia render até R$ 60 mil

Mulher encontrada morta em Encantado

Foi sepultada na sexta-feira (13) a idosa encontrada morta em Linha Auxiliadora, em Encantado, no dia anterior. Messia Ignes Dalla Vechia, 88 anos, foi localizada em um córrego de água. Ela morava nas proximidades e suspeita-se que tenha sofrido uma queda e se afogado. A perícia esteve no local.

Suspeito de estupro é preso em Arvorezinha

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e Brigada Militar culminou na prisão de um homem na cidade de Arvorezinha durante a segunda-feira (16). Luis Cláudio Marcolino da Silva, conhecido como Bozzo é suspeito de estupro de vulnerável contra um deficiente mental. O homem de 51 anos, segundo a polícia, é investigado por outro crime praticado contra uma filha. Ele foi recolhido ao sistema prisional.

Sobre o crime

Luis Henrique da Rosa Fernades, 26 anos, teria surpreendido as duas vitimas ao descer de um carro e efetuar os disparos em via pública no bairro Navegantes. Fernandes chegou a ser abordado logo após o crime, mas nenhum vestígio foi localizado com ele naquela oportunidade. Posteriormente o homem foi preso em Venâncio Aires.

Homem preso por violência doméstica em Ilópolis

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de violência doméstica contra a ex-companheira, em Ilópolis, na terça-feira (17). Foi cumprido mandado de prisão preventiva contra o acusado, apontado como autor de ameaças e agressões contra a ex. Conforme a polícia, ele também possui antecedentes por furto praticados na região de Ilópolis. Após o registro, o homem foi conduzido ao sistema prisional.

Carro capota na ERS-129 em Roca Sales

Uma mulher de 49 anos sofreu ferimentos em acidente de trânsito registrado na ERS-129, na estrada que liga Encantado e Roca Sales. Na terçafeira (17) ela guiava um Sonic, quando o carro saiu da pista e capotou. A mulher foi resgatada pela ambulância da EGR e encaminhada ao hospital de Encantado, onde foi atendida e liberada.

Investigação

A Polícia Civil de Muçum segue investigando a morte de Renato de Oliveira Barcellos Neto, 24 anos. Ele foi encontrado morto no dia 06 de outubro no V13 em Vespasiano Corrêa. Universitário e morador de Porto Alegre, Barcelos era natural de Dom Pedrito. A polícia trabalha com várias hipóteses. Até o momento, a que mais se encaixa é a de suicídio, conforme a inspetoria.

Suspeitos foram presos

JÚRI POPULAR EM ENCANTADO

Homem é condenado a 35 anos de prisão A segunda-feira (16) foi marcada pela realização de um julgamento no Fórum de Encantado. O réu Luis Henrique Da Rosa Fernandes, 26 anos, foi submetido a júri popular pela acusação de um homicídio e uma tentativa de homicídio. Fernandes foi condenado a 35 anos de prisão em regime inicial fechado. Os jurados entenderam que ele é o autor dos

disparos que mataram Andréia Jussara Maceda, 36 anos e que feriram Tamires Lisboa Mentz, 23 anos. O homem atirou nas duas vítimas no dia 19 de março de 2016 no bairro Navegantes. O júri popular foi comandado pela Juíza Jacqueline Bervian e teve a participação do Promotor André Prediguer. Fernandes segue recolhido ao presídio estadual de Encantado.


20

JORNAL OPINIÃO  20 de outubro de 2017

REGIONAL DA PARTE ALTA

SEMIFINALISTAS SERÃO DEFINIDOS NO DOMINGO São oito os clubes que seguem sonhando com o título do Campeonato Regional da Parte Alta do Vale do Taquari. A competição chega a fase de quartas de final. As partidas marcadas para este domingo (22) apontam os classificados para semifinais. Doutor Ricardo sedia dois jogos. Outros dois confrontos estão programados para a cidade de Putinga. Melhor classificado em seu grupo, o Juventude (Putinga) joga em seu campo. Recebe o São José B (Coqueiro Baixo) no jogo de fundo, a partir das

Classificação final 1ª fase CHAVE A

Clube 1º Independente (DR) 2º Xarqueadense A (PUT) 3º Casta (AG) 4º São José B (CB) 5º Cruzeiro (AG) 6º Flamengo (AG)

CHAVE B

Clube 1º Juventude (PUT) 2º Rui Barbosa (PUT) 3º São José A (CB) 4º Relvado 5º Ilópolis 6º Xarqueadense B (PUT)

16h30min. Na preliminar, 14h30min, São José A (Putinga) enfrenta o São José A (Coqueiro Baixo). Quem também ficou como primeiro colocado de sua chave e joga em seu campo é o Independente de Doutor Ricardo. Para avançar, os ricardenses precisam superar Relvado. A bola rola as 16h30min. Mais cedo o Rui Barbosa (Putinga) e o Casta (Anta Gorda) definem quem se classifica. O campeonato integra 12 equipes representando seis diferentes cidades.

PG 15 07 07 06 06 03

GP 09 08 11 06 06 03

GC 00 05 07 06 09 17

SG 09 03 04 00 -3 -14

PG 13 09 09 06 05 01

GP 15 11 09 09 06 02

GC 05 09 10 11 07 10

SG 10 02 -1 -2 -1 -8

EQUILÍBRIO NA FASE DE GRUPOS As exceções foram mesmo o Independente de Doutor Ricardo e o Juventude de Putinga, campeões de seus respectivos grupos. No restante, a disputa pelas vagas nas quartas de final foram acirradas. A última rodada foi realizada no domingo (15). Os jogos definiram os últimos classificados e os enfrentamentos deste domingo.

TAÇA ACI-E DE FUTSAL

19 GOLS NA TERÇA-FEIRA A penúltima rodada da fase classificatória foi disputada na terçafeira (17). Em quatro partidas, foram contabilizados 19 gols. Dália Rações venceu Casa Limpa por 3 a 0. Agraz

JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA

19h15min – Baldo X Jay Luc Cosméticos 20h – Sorvetes Sabory X Divine Chocolates 20h45min – Dália Frigorífico X CIAMED 21h30min – Prefeitura Encantado X Dália Alimentos

ALUGUEL DOS CAMPOS

Recebi um documento do senhor Lício Caumo, do Esporte Clube Encantado. Ele me informa que em breve será realizada uma reunião com responsáveis pelos campos do Juventude do Lambari, Santa Clara, Lajeadinho e Cabriúvas. O objetivo é padronizar o preço dos aluguéis para utilização da estrutura durante os jogos aos sábados a tarde. Conforme Caumo, aumentaram os custos de manutenção e diminuíram os rendimentos com comercialização de bebidas. Valores deverão ser elevados.

DEPOIS DA ASLIVATA ADIAR...

Jogos deste domingo pelo Regional – 16h30min Lajeado – União Carneiros X Taquariense (Taquari) (4 a 1) Westfália – Juventude X Sete de Setembro (Capitão) (0 a 2) Brochier – Juventude X Flor de Maio (Venâncio Aires) (2 a 4) Venâncio Aires – Palanque X Aimoré (Estrela) (1 a 0) Venâncio Aires – Assespe X Gaúcho (Teutônia) (0 a 0) Arroio do Meio – Sete de Setembro X Rudibar (Bom Retiro do Sul) (1 a 1) Imigrante – ECAS X Brasil (Marques de Souza) (1 a 0) Vespasiano Corrêa – Cruzeiro X Rui Barbosa (Arroio do Meio) (0 a 1) () Placar do 1º Jogo -

CRUZEIRO DO PALACIN

CONFRONTOS DA 2ª FASE SAEM HOJE Encerra nesta sexta-feira (20) a fase de grupos da Taça Aci-e de Futsal em Encantado. Os quatro jogos programados para hoje definem os últimos classificados e determinam os confrontos das quartas de final pela competição que envolve colaboradores de empresas credenciadas a Associação Comercial e Industrial de Encantado. As partidas ocorrem no Parque João Batista Marchese. O primeiro duelo está marcado para as 19h15min. A 2ª fase da disputa ocorre na próxima quinta-feira. Os quatro confrontos apontam os semifinalistas da disputa. Não há cobrança de ingresso para acompanhar as partidas.

Henrique Pedersini

Refrigeração superou Vini Lady Cosméticos por 3 a 1. Quinta do Vale Alimentos levou a melhor contra o Fontana: 5 a 3. A Brigada Militar ganhou do Quinta do Vale Salsicharia, 3 a 1.

Divulgação

Baldo S/A é um dos times que joga nesta sexta-feira

A missão do Cruzeiro é difícil! Não basta vencer nos 90 minutos, é preciso superar o Rui Barbosa de Arroio do Meio também nas penalidades. A campanha dos vespasianenses em seu estádio é boa, isso pode fazer diferença. Comunidade regional foi convocada, O Cruzeiro do Palacin acredita que pode chegar ainda mais longe no regional.

ESPORTE CLUBE ENCANTADO

Como a temporada terminou cedo devido a eliminação no Estadual Sub-19, o Esporte Clube Encantado tem tempo para traçar os objetivos para 2018 e não cometer o mesmo pecado deste ano: Decidir na última hora participar de um campeonato estadual. Em 2018 não deveremos ter juvenis. A avaliação é que a safra 2000/2001 é ruim. O projeto é o Sub-19. Leitura é que existem opções na região. Uma situação está definida: O clube precisa de mais recursos financeiros para 2018 daqueles que dispôs nesta temporada.


21

JORNAL OPINIÃO n 06 de outubro de 2017

REGIONAL DE VETERANOS

UNIãO DE PALmAS jOGA Em LAjEADO É de Lajeado o concorrente do União de Palmas na segunda fase do Campeonato Regional de Veteranos. Nos dois próximos domingos, o União encara o Estudiantes pela fase de quartas de final do Campeonato Regional de Veteranos. A primeira partida ocorre neste domingo, em Lajeado, a partir das 10h. O jogo da volta ocorre em Encantado. Caso os dois jogos terminem empatados,

os encantadenses confirmam classificação para semifinal, em virtude da melhor campanha. O União ficou com a segunda melhor campanha da fase de grupo. Um cartão amarelo a mais que a ASSESPE, de Venâncio Aires, deixou o clube de Encantado na segunda posição geral. Na classificatória, em Lajeado, o Estudiantes venceu o representante da comunidade de Palmas por 3 a 2.

CLASSIFICAÇãO FINAL 1ª FASE Clube Assespe União – Palmas Pinheiros Águia Azul Gaúcho Juventude Estudiantes Arroio Alegrense XV de Novembro Arroio Do Ouro Rudibar

PG 16 16 14 13 13 12 12 10 08 05 03

V 05 05 04 04 03 03 03 03 02 01 01

E 01 01 02 01 04 03 03 01 02 02 00

D 02 02 02 03 01 02 02 04 04 05 07

GP 20 26 14 17 19 19 15 14 12 15 12

GC 09 12 11 13 12 17 11 19 15 23 41

SG 11 14 03 -4 07 02 04 -5 -3 -8 -29

FUTSAL DE DOUTOR RICARDO

QUARTAS DE FINAL

Forquetinha – Arroio Alegrense X ASSESPE (Venâncio Aires) Lajeado – Estudiantes X União de Palmas (Encantado) Taquari – Pinheiros X Juventude (Teutônia) Fazenda Vila Nova – Águia Azul X Gaúcho (Teutônia)

COmPETIÇãO TEm RODADA NESTE SábADO Divulgação

Cinco jogos por quatro diferentes categorias movimentam a 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal na cidade de Doutor Ricardo durante a noite deste sábado (14). As partidas ocorrem no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 19h. Serão realizados duelos nas categorias: Infantil, Feminino, Veteranos e Força Livre. A competição ainda encontra-se na fase classificatória. Integrando todas categorias são 19 times participantes. Na sua vigésima edição, o campeonato é realizado pelo Conselho Municipal de Desporto (CMD) com apoio da Administração Municipal.

Competição está na 1ª fase

jOGOS DESTE SábADO

Infantil – Barcelona Ricardense X The Vikings F.C. Feminino – Arranca Toco Feminino X OFC Relvado Veteranos – Rio Verde X RR Laminados Veteranos – Imob. Encantado/Construvale X Independente Força Livre – Javali X Kueraz

KEVIN LANSINI

ENCANTADENSE INTEGRA SELEÇãO GAúChA SUb-19 Há um encantadense entre os jovens que integraram a seleção gaúcha Sub-19 no Uruguai. Kevin Lansini, 19 anos, natural de Encantado e jogador do Internacional fez parte do grupo de jogadores que realizou treinamentos e amistosos entre terçafeira e ontem (19) no país vizinho. Mesmo jovem, o goleiro é tido com uma das promessas das categorias de base do Internacional. Aliás, Kevin, vem

ganhando espaço na base e alcançou a titularidade na sua categoria. Nas redes sociais, o goleiro fez questão de registrar sua passagem pelo Estádio Centenário, um dos mais tradicionais do futebol mundial. A seleção gaúcha foi anunciada pela Federação Gaúcha de Futebol. Além de observar jogadores, o objetivo é criar vínculo com o Uruguai e apresentar algumas das promessas do futebol do Rio Grande do Sul.

Arquivo Pessoal

Encantadense atua pelo Internacional


18 22

JORNALOPINIÃO OPINIÃOn20 13de de outubro janeiro de JORNAL de 2017 2017

Notas do XANDÃO Mano e Tinga no Verdão

Após a demissão do técnico Cuca, a direção do Palmeiras trabalha visando a temporada de 2018. Podem aparecer no Verdão no próximo ano, o técnico Mano Menezes e o Diretor Executivo Paulo César Tinga, campeões da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. Os dirigentes da equipe mineira ainda tentam viabilizar a permanência de Mano, e, estão oferecendo um salário de R$ 700 mil mensais para renovação de contrato.

Chape trabalha para evitar rebaixamento

A Chapecoense está indo para o seu quarto técnico na temporada e tenta evitar o rebaixamento para Série B do Campeonato Brasileiro. O último cartucho da equipe catarinense é Gilson Kleina, demitido recentemente da Ponte Preta. Antes de Kleina, estiveram no comando da Chape os treinadores Vagner Mancini, Vinícius Eutrópio e Emerson Cris.

Juventude na B

Mesmo faltando oito rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro, dificilmente o Juventude vai conseguir o acesso para 1ª Divisão. Porém, o mais importante a equipe caxiense já alcançou, a pontuação necessária para garantir a permanência na Série B. O negócio agora é se estruturar ainda mais, para quem sabe em 2018, conseguir chegar entre os quatro primeiros colocados da 2ª Divisão, conquistando o retorno a divisão de elite do futebol brasileiro.

Grêmio e Internacional e outras oito equipes iniciam na próxima semana a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-23. A estréia colorada será na quarta-feira, dia 25, às 16 horas, contra o São Paulo na capital paulista. Os outros integrantes deste grupo são: Coritiba, Cruzeirense e Figueirense. Já o Grêmio realiza a sua primeira partida na competição no sábado, dia 28, contra o Atlético-PR, em Eldorado do Sul. Ainda estão nesta chave, Atlético-MG, Botafogo e Santos.

Abre o olho Xavante

Faltando oito rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série B, o Brasil de Pelotas ocupa o 11º lugar, com 38 pontos. A colocação até é interessante, mas, vale lembrar que o Xavante pelotense tem apenas três pontos mais que o Luverdense que é o primeiro time na zona do rebaixamento. Portanto, nas últimas rodadas a equipe do técnico Clemer terá que somar pelo menos sete ou oito pontos, se quiser evitar qualquer possibilidade de cair para a Série C

A SER Caxias definiu o retorno de Luís Carlos Winck para treinar a equipe no ano de 2018. Winck comandou o time caxiense neste ano, tendo conquistado o título de Campeão do Interior no Campeonato Gaúcho.

Aimoré garante vaga em competição nacional

O Aimoré de São Leopoldo vai disputar uma competição nacional em 2018. O time do técnico Arilson eliminou o Pelotas na fase semifinal da Copa Paulo Sant’Ana da Federação Gaúcha de Futebol, e, além de garantir vaga na decisão do certame contra o São José, terá direito a participar de um campeonato organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). As opções são a Copa do Brasil e o Brasileirão da Série D. A equipe campeã da “Copinha” tem o direito de escolher. O São José, outro finalista da Copa Paulo Sant’Ana, já vem disputando competições nacionais a mais tempo. Este ano o “Zequinha” participou da Copa do Brasil e da Série D, em ambas, sendo eliminado na primeira fase.

Preocupação colorada

O futebol apresentado nas últimas rodadas da Série B do Brasileirão deixaram os torcedores do Internacional bastante apreensivos. Claro que o time vai conseguir sem maiores dificuldades o acesso à 1ª Divisão, mas os colorados sabem que o time vai precisar de bons reforços para temporada de 2018, pois a exigência será bem maior.

Felipe no Uberlândia

O goleiro Felipe é mais um cigano do futebol. Aos 33 anos, o atleta acertou contrato com o Uberlândia para disputa do Campeonato Mineiro de 2018. O Uberlândia é o 10º clube da carreira de Felipe, que entre outras equipes defendeu Flamengo e Corinthians.

Marquinhos Xavier renova com a ACBF

O técnico Marquinhos Xavier renovou seu contrato com a ACBF para a temporada de 2018. Se especulava que a partir do próximo ano Marquinhos dedicasse tempo integral à Seleção Brasileira de Futsal, mas, com o consentimento dos dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal, ele vai continuar conciliando as atividades, permanecendo também na equipe de Carlos Barbosa.

Retificação

Na semana passada divulguei de forma equivocada que a equipe do Novo Hamburgo ficou com a terceira colocação no 1º Gauchão da Arena Turatti, sendo que na verdade foi o time do Caxias que ficou nessa posição.

TRATATIVAS PARA SUB-19 DO MUNICÍPIO DE ENCANTADO ENCANTADO NÃO EVOLUEM As festas de final de ano e o Segundo o presidente do Extrato do Edital n° 16/2017 clube encantadense não houve período de férias esfriaram a Processo Seletivo Simplificado negociação para que do o Esporte um encerramento das tratativas, contratação por prazo Clube Encantadopara monte uma mas sim umadeterminado. pausa no negócio. equipe na categoria Sub-19. Um “Estamos tratando esse negócio A PREFEITA emqueremos exercício,pagar Estado do empresário mantém MUNICIPAL negociaçõesDE ENCANTADO, com calma. Não Grande Sul,do noVale, uso de suasvale atribuições legais, TORNA com aRio direção dodo Leão e nem endividar o clube.PÚBLICO, A que estarão no período ideia de 23dea fazer 27 dea outubro 2017, das representada peloabertas, presidente categoriade sub-19 8hWerle. 30min Desde às 11ho efinal das da 13h 30min às 15h noo Departamento Verner é para fazer30min, com que Encantado Pessoalpassada do Município de Encantado, situado Rua tem Monsenhor temporada os contatos evolua, poraisso que serScalabrini, feito tudo da melhor forma”,SIMPLIFICADO, enfatiza. não evoluíram. 1047, Sala 202, as inscrições ao PROCESSO SELETIVO visando a contratação, por prazo determinado, para o cargo de TOPÓGRAFO, devidamente reconhecido por Lei Municipal específica de contratação temporária, com fulcro no art. 37, IX, da Constituição da República, e art. 196 a 200 da Lei Municipal n°2.737/2006 – Regime OsJurídico jogadores seriam providenciados pelo do empresário e oque clube a Único dos Servidores Públicos Município, seráarcaria regidocom pelas estrutura para jogos e treinamentos. Jogadores de Encantado e região também normas estabelecidas no Edital n° 16/2017 e no Decreto nº 67/2011. poderiam compor o grupo. A ideia é dar um passo para que em alguns anos o Leão do Vale GABINETE esteja de volta ao futebol profissional. DA PREFEITA DE ENCANTADO, 19 DE OUTUBRO DE 2017.

O projeto

JAQUELINE BEATRIZ TABORDA Prefeita Municipal em Exercício

TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

ENCANTADENSE ARV é vice em Lajeado AJUDA INTER A MANTER 100% VÔLEI DE ROCA SALES

Mais uma conquista foi a Associação Aldeia para a Associação Roca- Gravataí Voleibol salense de Vôlei (ARV). (AAGV). A equipe sagrou-se Prejudicada vice-campeã da Taça por desfalques, A Lajeado de Voleibol. A ARV comemorou o Em dois jogos o no competição ocorreu desempenho. A equipe encantadense Lansini foi último final deKevin semana agora prepara-se defender a meta eacionado integroupara onze equipes visando as próximas do diferentes Internacional na disputa competições da reta de cidades da Taça São Paulo de Futebol do Rio Grande do Sul. final da temporada Junior. O goleiro ajudou a A campeã masculina 2017. equipe a manter os 100% de aproveitamento na competição e colocar a equipe colorada na terceira fase da disputa. No domingo (08), Kevin atuou nos 90 minutos da vitória por 3 a 1 sobre o São José dos Campos. Já na quarta-feira (11) ele entrou no decorrer da goleada por 6 a 0 sobre o Taboão da Serra. O Internacional volta a campo nessa sexta-feira (12) a partir das 16h. O adversário é o Ceará.

A ARV Roca Sales agrade aos patrocinadores: Girando Sol e Treppe Chopperia, e apoiadores Óptica Tovar, Empresa de Ônibus Caio, Excellence Eletroinstalações, Zuhause Odontologia e Saúde, Henrique Fachi Quiropraxia e Prefeitura Municipal de Roca Sales. Divulgação

Dupla Gre-Nal no Brasileiro Sub-23

Winck volta ao Caxias

PAROU TUDO

ARV disputou taça em Lajeado


ATUALIDADE

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

23

DE OLHO Tribunal de Contas identifica pagamento de pensão a 106 pessoas falecidas Conselho de contabilidade não pode proibir escritório de ter sócio de outra área

Financiamento imobiliário “trava” a compra da casa própria A falta de recursos disponíveis na Caderneta de Poupança faz com que o valor disponível para o crédito imobiliário diminua a cada mês. A crise pela qual o país passa obriga os poupadores a sacarem seus recursos para pagamento de dívidas ou até mesmo para consumo de produtos mensal. Os bancos têm uma cota financeira (disponibilidade de dinheiro) a ser destinada ao financiamento de imóveis, mas o grande financiador dos imóveis de baixo valor é a Caixa Econômica Federal, que na condição atual só financia 50% do valor do imóvel. Mesmo que o mutuário tenha um bom saldo depositado em sua conta do FGTS e tenha algum recurso próprio, ele não consegue chegar aos 50% necessários para a obtenção de um empréstimo, frustrando a sua compra. O acesso ao crédito imobiliário está muito mais rigoroso e é negado em boa parte das solicitações, o que vem travando a compra de imóveis. Com isso, o sonho de muitos brasileiros está sendo adiado. Os investimentos na construção de novas moradias estão estagnados e o mercado da construção civil vem sofrendo duras perdas. Esperamos que o governo federal olhe para essa situação, conceda recursos para a Caixa Econômica Federal e volte a financiar pelo menos 80% do valor do imóvel, assim, a economia como um todo será beneficiada e o Brasileiro possa realizar seu sonho. Torcendo por dias melhores! Carlos José Berzoti

empresário paulista e palestrante especializado no mercado imobiliário.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não pode proibir a inclusão de sócio leigo em sociedade profissional, como prevê o artigo 3º, parágrafos 2º e 4º, da Resolução CFC 1.390/2012, por extrapolar os limites de seu poder regulamentador. Assim entendeu a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ao confirmar sentença que permitiu a inclusão de uma jornalista como sócia de um escritório de contabilidade no interior catarinense. Ela será apenas sócia, e não responsável técnico pelos serviços prestados. Na ação de obrigação de fazer, o escritório pediu à Justiça que o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina (CRC-SC) fosse obrigado a registrar o contrato social, abstendo-se de aplicar qualquer multa ou sanção por não registro. Sustentou a ilegalidade do referido dispositivo da resolução, por ferir os limites impostos pela legislação que regula a atividade de contador (Decreto-Lei 9.295/46) e pela Constituição. Em sua defesa, o CRC-SC destacou o previsto no dispositivo, especialmente o parágrafo 4º: ‘‘É permitida a participação de sócio que não figure como responsável técnico da sociedade contábil, na condição de sócio-quotista, desde que seja Contador ou Técnico em Contabilidade ou de outra profissão regulamentada, devidamente registrado no respectivo conselho de fiscalização e que, no mínimo, um dos sócios Contadores ou dos técnicos em Contabilidade figure como responsável técnico’’. A juíza federal Giovana Guimarães Cortez deu total procedência à ação, entendendo que a exigência não encontra respaldo nas disposições da legislação que regula a atividade de contador. Registra o artigo 15 do Decreto-Lei 9.295/46: ‘‘Os indivíduos, firmas, sociedades, associações, companhias e empresas em geral, e suas filiais que exerçam ou explorem, sob qualquer forma, serviços técnicos contábeis, ou a seu cargo tiverem alguma seção que a tal se destine, sómente poderão executar os respectivos serviços, depois de provarem, perante os Conselhos de Contabilidade que os encarregados da parte técnica são exclusivamente profissionais habilitados e registrados na forma da lei’’. Com isso, afirmou a juíza, não existem impedimentos para que leigos — inclusive profissionais de outras carreiras — participem de sociedades de contabilidade. Desde, é claro, que os encarregados da parte técnica sejam profissionais habilitados e registrados junto ao Conselho Regional de Contabilidade. A relatora da apelação no TRF-4, juíza convocada Gabriela Pietsch Serafin, acolheu a fundamentação e manteve na íntegra a sentença. ‘‘Portanto, não há impedimento de que a sócia, jornalista conforme documento indicado, faça parte da sociedade contábil’’, definiu. O acórdão que negou a apelação do CRC-SC foi lavrado na sessão de 26 de setembro. Fonte: Conjur.com.br

Após cruzamento de dados obtidos através do sistema de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (RHE) e da base de dados de falecidos (Sistema de Controle de Óbitos – SISOBI), o Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo (CGEX), do Tribunal de Contas do Estado (TCERS), identificou 106 casos de indícios de pagamentos de pensão em nome de pessoas falecidas, no âmbito estadual. De janeiro de 2016 a junho de 2017, estima-se que o potencial prejuízo tenha sido de R$ 3,7 milhões. Foram considerados apenas os casos em que a data de óbito do pensionista é pelo menos dois meses anterior à data do último pagamento efetuado. Embora o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) possua controles e atualização do banco de dados, ainda há a possibilidade de erros ou fraudes, o que motivou a análise do TCE-RS. A partir desse levantamento, os dados serão encaminhados aos auditores do Tribunal, que poderão verificar se há, de fato, irregularidades nos pagamentos. Em julho deste ano, o CGEX realizou cruzamento de dados semelhante, a partir de informações enviadas pelos jurisdicionados na esfera municipal, e encontrou indícios de pagamento de pensão a 43 pensionistas falecidos. Fonte: Tribunal de Contas do RS


24

JORNAL OPINIÃO n 20 de outubro de 2017

ETIOS X HATCH

1.3 Dual VVT-i câmbio manual seis marchas

PRODUZIDO NA PRIMEIRA ECOFACTORY DA TOYOTA NO BRASIL.

2018

472

36x

* +entrada + parcela residual: consulte condições

* o seu usado como entrada * recompra garantida * parcelas reduzidas * sempre novo e na garantia

por mais R$ 181 mensais, seu Etios sai com 3 ANOS de seguro *para seguro, consulte as condições de contratação.

780

COROLLA

Upper 2018 GLi automático

36

x

* +entrada + parcela residual: consulte condições

999

36x

* +entrada + parcela residual: consulte condições

TAXA 0,99%

Hybrid

PRIUS

Venha conhecer e dirigir LINHA

HILUX

2018

Ofertas válidas de 10 a 31/10/17, ou até o final do estoque de 10 unidades. Toyota ETIOS Hatch X mec. 17/18 à vista R$ 47.780,00(cores sólidas) ou financiado c/o Banco Toyota no Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), pessoa física, entrada R$ 28.668,00 (60%) e 36x fixas de R$ 471,72 +1 prestação residual de R$ 11.945,00, c/vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros prefixada de 1,19% ao mês, equivalente 15,25% ao ano+IOF (Imposto sobre Operações Financeiras),R$ 653,78+Seguro Vida Prestamista, R$ 244,68+Registro de contrato base RS, R$ 202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS R$ 525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento, R$ 550,00, valor total financiado correspondente a R$21.288,10.Valor Total a prazo R$ 57.594,92. Custo Efetivo Total (CET) de 20,70% ao ano.Crédito sujeito à análise e aprovação. Oferta válida p/clientes que adquirirem o Etios HB X mec. 17/18 e optarem por esta promoção. Toyota ETIOS Hatch X mec. 17/18 à vista R$ 47.780,00 (cores sólidas) ou financiado c/o Banco Toyota no Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC(Crédito Direto ao Consumidor), pessoa física, c/entrada de R$ 28.668,00(60%) e 36x fixas de R$ 653,53 mais 1 prestação residual de R$ 11.945,00, c/vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/vencimento p/60 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros prefixada 1,19% ao mês, equivalente a 15,25% ao ano+IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no valor de R$ 805,80+Seguro Vida Prestamista de R$ 304,94+Registro de contrato base RS de R$ 202,69+Cesta de Serviços sugerida base RS no valor de R$ 500,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento no valor de R$ 550,00+valor de prêmio do Seguro Toyota p/36 meses no valor total de R$ 5.021,78(¹), inclusos no Total Financiado, correspondente a R$ 26.522,16, valor Total a prazo de R$ 64.140,08. Custo Efetivo Total (CET) 20,19% ao ano. Oferta válida p/clientes que adquirirem o ETIOS Hatch X mec.17/18 e optarem p/esta promoção. Oferta válida somente p/propostas do Seguro Toyota Auto Integrado transmitidas p/distribuidor autorizado Toyota para a Aon Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda no período de (01 a 30/10/2017). As garantias oferecidas p/o Seguro Toyota Auto Integrado; nesta promoção são: cobertura compreensiva de colisão, incêndio e roubo p/valor de mercado referenciado Tabela FIPE 100%; Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (danos materiais a terceiros R$ 100 mil/ danos corporais a terceiros R$100 mil) e Assistência 24h válida p/todo o território nacional, carro reserva 7 dias e cobertura de vidros genuínos. Serão aceitas somente propostas padrão franquia obrigatória. Produto registrado na SUSEP n.º15.414.100334/2004-20 Valor Determinado e 15.514.100333/2004-85 Valor de Mercado Referenciado e ofertado p/Seguradora Mitsui Sumitomo Seguros S/A. CNPJ 33016221/0001-07 www.mitsuisumitomo.com.br SAC 0800 773 6744 / Disque Denúncia 0800 775 0100 - Ouvidoria nº. 0800 8886744 ou e-mail: ouvidoria@msig.com.br. (¹) preço meramente sugerido, no momento da simulação do financiamento uma cotação on line será realizada c/base no cpf e perfil do cliente e apresentada c/opção de contratação ou não contratação. O valor total informado acima p/o Seguro Toyota Auto Integrado é apenas uma referência de oferta vinculada ao perfil: homem, casado, idade 53 anos ou mais, como condutor principal que deve utilizar o veículo p/ida e volta ao trabalho ou lazer, CEP de residência 90450-171, não havendo outros condutores c/idade inferior a 25 anos utilizando o veículo. Esta oferta não abrange acessórios, veículos c/alterações em suas condições mecânicas e/ou elétricas, veículos destinados a locadoras, autoescolas, veículos de órgãos públicos ou entidades da administração indireta ou, ainda, veículos utilizados como táxi, test-drive, transporte comercial de passageiros ou veículos adquiridos diretamente do fabricante. Coberturas adicionais ou mudanças no perfil do segurado poderão ser inclusas p/cliente após a emissão da apólice p/meio de endosso, ficando qqr custo incremental porventura gerado p/encargo do cliente. Se desejar contratar seguro c/perfil ou modelo de veículos diferentes dos mencionados acima consulte o distribuidor Toyota.O segurado poderá consultar a situação cadastral do seu corretor de seguros em www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF. Recomendamos a leitura das Condições Gerais e Manual Segurado previamente à contratação e restrições q/se aplicam.O nome fantasia Seguro Toyota é utilizado na oferta de seguros aos clientes Toyota, os quais são garantid os por seguradoras regularmente registradas na SUSEP, e comercializados pela corretora de seguros AON (AON Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda. SUSEP 10.033.292-5 CNPJ 02.143320/0001-26). Sujeito a análise de risco p/Seguradora e p/corretora Aon Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda. O nome Seguro Vida Prestamista é utilizado na oferta de seguros aos clientes Toyota, seguro q/oferece coberturas de morte, invalidez permanent e total p/acidente. O presente material possui informações

resumidas, p/conhecimento completo das coberturas oferecidas e suas restrições, recomendamos a leitura das Condições Gerais do Seguro disponibilizada em www.bancotoyota.com.br ou fale c/nossos atendentes. Seguro garantido p/Segurado Cardif do Brasil Vida e Previdência S/A CNPJ03.564.261/0001 -08, Processo Susep Nº15414.001501/2005-31, Estipulantes: Banco Toyota do Brasil S.A. e Toyota Leasing do Brasil S.A. Arrendamento Mercantil CNPJ: 03.215.790/0001-10.Corretor de Seguros: AON Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros LTDA. CNPJ: 02.143.320/0001-26, Registro SUSEP Nº 059726.1.033292-5. O registro na SUSEP não implica, p/parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. Toyota Corolla GLI UPPER FLEX AUT 17/18; à vista R$ 94.140,00 (frete incluso, pintura metálica) ou financiado c/Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$ 56.484,00(60%) e 36x fixas de R$ 779,55+1 prestação residual de R$ 28.242,00 (30%) c/vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/vencimento p/60 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 1,19% ao mês, equivalente a 15,25% ao ano+IOF (Imposto s/Operações Financeiras) de R$ 1.265,05+Seguro Vida Prestamista no valor de R$ 467,20+Registro de contrato base RS R$ 202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS de R$ 525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/ Início de Relacionamento R$ 550,00. Total Financiado correspondente a R$ 40.665,89,valor Total a prazo de R$ 112.789,80. Custo Efetivo Total(CET) de 18,68% ao ano.Toyota PRIUS HYBRID A/T 17/17 à vista R$ 126.600,00 ou financiado c/Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), pessoa física, c/entrada de R$ 65.030,00(51,37%) e 36x fixas de R$ 999,05 mais 1 prestação residual no valor de R$ 50.640,00 (40%) c/vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. Primeira prestação fixa c/vencimento para 30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 0,99% ao mês, equivalente a 12,54%ao ano + IOF (Imposto s/Operações Financeiras) de R$ 2.049,14 + Seguro Vida Prestamista no valor de R$ 754,17+ Registro de contrato base RS no valor de R$ 202,64+ Cesta de Serviços sugerida base RS no valor de R$ 525,00+ Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento no valor de R$ 550,00. Total Financiado correspondente a R$ 65.650,95. Valor Total a prazo de R$ 151.635,80. Custo Efetivo Total (CET) de 15,13% ao ano. Crédito sujeito à análise e aprovação. Os CET’s apresentados são aplicáveis aos exemplos sugeridos. Para os demais Estados consulte valores de Registro de Contrato e Cesta de Serviços e efetue nova simulação na concessionária Toyota. Campanha vinculada à validade do Programa Ciclo Toyota. Condições sujeitas à alteração s/prévio aviso. A alteração do modelo do veículo ou de qqr das condições do financiamento acarretará novo cálculo do CET. SAC Banco Toyota 40901255 capitais e 08000168255 p/demais localidades, ou envie e-mail para contato@bancotoyota.com.br. Ouvidoria Banco Toyota (somente após atendimento p/SAC) 0800-772- 5877.O Etios Hatch X 1.3 Manual, abastecido c/gasolina, percorre 12,6km/l na cidade e 14,2km/l na estrada e, c/etanol, 8,6km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. O Corolla 2.0 apresentou o seguinte consumo-etanol/ciclo urbano: 7,2 km/l; gasolina/ciclo urbano: 10,6 km/l; etanol /ciclo rodoviário:8,8 km/l;gasolina/ciclo rodoviário:12,6km/l.Valores de referência medidos em laboratório, dependem das cond. de trânsito, combustível e hábitos do motorista. Veículo participante do PBEV-Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular-INMETRO 2016. Consulte: www.inmetro.com.br. A Toyota oferece 3 anos de garantia de fábrica, s/limite de km p/uso particular e, p/uso comercial, 3 anos/garantia de fábrica ou 100.000km, o que ocorrer primeiro. Consulte o livrete de garantia ou www.toyota.com.br p/mais informações. As ofertas não abrangem veículos adquiridos em Vendas Diretas c/isenção de impostos. Fotos ilustrativas. .

RS-130, km 72,8 LAJEADO 51 3726.6565 RST-287, km 106 - St. CRUZ DO SUL 51 3711.6620

ISO14001

Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.