Jornal Opinião 9 de janeiro de 2018

Page 1

Divulgação

Arquivo da família

TURISMO DA REGIÃO APOSTA NAS CAMINHADAS Projeto organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) trabalha na elaboração de um roteiro com 39 passeios autoguiados para atrair visitantes. Páginas 14 e 15

TENORES DO BRASIL

TRISTEZA EM ENCANTADO

O ADEUS A PAULO SÉRGIO DALMORO Encantadense de 19 anos morreu na segunda-feira (15) em Teutônia. Jogador foi vítima de um mal súbito. PÁGINA 10

Delazeri e Juan Pablo fazem show em Encantado no dia 1º de fevereiro Página 11

MUÇUM Prefeitura decide não bancar Carnaval de Rua neste ano Página 4

ROCA SALES Programação completa da Exporoca e Fecarpa é apresentada Página 6

DÁLIA Associados conhecem detalhes de Programa Avícola Página 7


2

GERAL

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

CurSo FCP FiBraS ÓPtiCaS iNiCia EM 27 DE JaNEiro O curso FCP Fibras Ópticas - Módulo Prático em Redes Externas - 2ª edição, que será realizado em 27 e 28 de janeiro, tem como objetivo qualificar os participantes para instalar redes externas aéreas e subterrâneas, introduzindo conceitos básicos de redes ópticas, segurança no trabalho, instalação de redes aéreas e subterrâneas, entre outros. O extensivo é voltado para pessoas que já possuem conhecimentos de FCP, sejam coordenadores, supervisores e instaladores de nível superior ou técnico que trabalhem com instalações de redes ópticas externas. As inscrições podem ser realizadas até 21 de janeiro no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, ou pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes. O investimento é de três parcelas de R$ 276,00. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação recebem 10% de desconto. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Educação Continuada, pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.

FALECIDOS DA SEMANA 11/01/2018 a 19/01/2018

2375

Divulgação pela Rádio Encantado 12/01 – Paulo Ricardo Ferronatto, 57 anos. Cemitério de Relvado – Funerária Arezzi. 12/01 – Urcila Turatti Spagnolo, 83 anos. Cemitério de Relvado – Funerária Mazzarino.

12/01 – Marilene Capitani Stramari, 50 anos. Cemitério Santo Agostinho, Encantado – Funerária Mazzarino. 13/01 – Élide Teresinha Versetti Cuciolli, 82 anos. Cemitério Comunitário da Barra do Guaporé, Encantado.

14/01 – Anair Rosa Vanzeta Lorenzi, 63 anos. Cemitério Católico da Barra das Contas, Muçum – Funerária Garibotti.

14/01 – Evandra Lúcia Bufon Turatti, 46 anos. Cemitério Santo Antão, Encantado – Funerária Mazzarino. 15/01 – Paulo Sérgio Bratti Dalmoro, 19 anos. Cemitério Santo Antão, Encantado – Funerária Mazzarino.

16/01 – Darci Idiarte, “Oda”, 63 anos. Cemitério São Pedro, Encantado – Funerária Mazzarino.

16/01 – Ivanir Weirich, 56 anos. Cemitério da Linha Júlio de Castilhos Baixa, Roca Sales – Funerária Arezi. 16/01 – Delfino Fontana, “Delfo”, 74 anos. Cemitério da Linha Arroio Augusta Alta, Roca Sales – Funerária Delano. 17/01 – Angela Cristina Lamberti Breunig, 28 anos. Cemitério Santo Antão, Encantado – Funerária Mazzarino 18/01 – Alzira Merlo, 80 anos. Cemitério de Vespasiano Corrêa – Funerária Garibotti.

18/01 – Samuel José Marchetti, 38 anos. Cemitério de Muçum – Funerária Arezi. 18/01 – Antoninho Versetti, 90 anos. Cemitério de Linha Santa Lúcia, Muçum – Funerária Pezzi.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

Mande sua reclamação, sugestão, elogio para

bocanotrombone@opiniaojornal.com.br

Buracos na rodovia

ESPAÇO DO LEITOR BOCA NO TROMBONE

Eder Boaro

encantadense e Diretor da Fundação Napoleon Hill no Oeste SC * Reside em Chapecó desde 2016

Divulgação

Motoristas que circulam pela ERS-129, próximo à chamada “goleirinha”, que dá acesso ao centro de Encantado, reclamam da quantidade de buracos existentes no acostamento da via. “Não aguentamos mais remendos. Está na hora de fazerem uma melhoria de fato. Estragamos pneus e o carro como um todo trafegando por estradas nessas condições. Lamentável”, afirma, indignado, o leitor do Opinião.

HUMOR Aprendendo a Pilotar Um homem vai limpar a cabine de um avião e encontra um livro com o título “Como Pilotar Um Avião - Volume 1”. Ele curioso abre a página 1 e vê escrito: “Para ligar o avião pressione o botão vermelho”. Não conseguindo conter a curiosidade ele aperta o botão vermelho e o avião começa a fazer o barulho do motor. Na página 2 ele lê: “Para movimentar o avião pressione o botão azul.” A curiosidade é enorme, ele aperta o botão azul e o avião começa a voar. O homem fica muito animado por conseguir fazer tão facilmente o avião voar. Após alguns minutos de voo ele começa a passar as páginas e desmaia ao encontrar escrito na última página: “Para aprender a aterrissar o avião compre o nosso Volume 2 nas melhores livrarias.”

OPINIÃO

Metade da Melancia O sujeito estava tranquilo na barraca de feira, vendendo melancias e gritando: - Olha a melancia, boa e barata, apenas 20 reais cada. Nisso, encosta um homem enorme de quase dois metros de altura, tipo 4x4, e diz: - Ô meu amigo, 20 reais tá muito caro... não quero nem saber... só vou levar a metade, pode ir cortando aí. O coitado, apavorado diz ao homem: - Olha senhor, eu não sou o dono da barraca e não posso cortar... mas o senhor aguarde um instante que o patrão está em outra barraca ali na frente e eu vou falar com ele. Se ele autorizar, eu corto a melancia pro senhor. Disse isso e foi falar com o patrão, só que ele não notou que o homem foi atrás dele. Chegando lá ele falou pro patrão: - Ô patrão, tem um fi da égua aí, querendo compra só a metade da melancia... Quando ele olhou pra trás e viu o homem, complementou. - E esse cavalheiro aqui, vai levar a outra metade.

DEMOCRACIA É BOM NA CASA DOS OUTROS Democracia é bom na casa dos outros. Reza a lenda que essa frase teria sido proferida pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares. Quero abordá-la pela importância que o tema ganhou nos últimos meses. Estamos há mais de um ano ouvindo falar em golpe, em crime contra a democracia, atentado contra a legalidade e demais discursos nesse sentido, mas parece que a “tal democracia” só é válida para alguns quando favorece seu lado. Poderia citar o absurdo que ocorre na Venezuela e listar a gama de seguidores que vociferavam contra o impeachment de Dilma e hoje defendem o ditador sanguinário e corrupto Nicolás Maduro, mas prefiro ater-me à postura de uma das instituições partidárias mais importantes da República e o despreparo de alguns de seus dirigentes. O Partido dos Trabalhadores (PT), de cuja ideologia divirjo, teve no Brasil um papel histórico na consolidação da democracia, mas hoje se perdeu em seus princípios, defendendo corruptos, demagogos, fisiologistas e mercenários, e demonstra estar mais preocupado com o jogo de poder do que com a causa operária, nem que para isso tenha que usar a violência. Tanto que essa semana a presidente nacional do partido, Senadora Gleizy Hoffman, disse que “para prender Lula teria que morrer gente”. Antes, junto com outros criminosos (me perdoem a palavra mas quem promove o crime também merece essa alcunha), incitaram a violência em caso de prisão do ex-presidente. Essa postura provoca reflexões: Qual é a democracia que a senadora e o partido que assaltou a nação institucionalizando a corrupção defendem? As leis só podem servir a seus senhores? A justiça, pilar mestre de qualquer democracia, só é feita quando lhes favorece? Há uma lacuna muito grande entre a seriedade que a política exige e a postura do PT, representado por seus dirigentes. A nobre senadora não é mais uma militante estudantil que, no auge de seus brios ideológicos, se permitia promover discursos utópicos. Tenho saudades da época em que, para esse partido, corrupto deveria ser preso e o sonho de uma nação melhor era a pauta da agremiação. Hoje, esse PT que aí se encontra, liderado por um condenado e presidido por uma Senadora dissimulada e já indiciada pelo Ministério Público Federal, é o retrato de que quando seu poder está em jogo defende a tese que “democracia é bom apenas na casa dos outro” e tudo que diverge de seus interesses é feito por fascistas e perseguidores. O fato é que eles sabem a verdade, mas preferem continuar esse discurso que ainda engana alguns. O PT continua achando que o Brasil é a extensão do seu quintal.

3


4

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

OPINIÃO GRANDES ACONTECIMENTOS DE 2018 O dia 24 de janeiro de 2018 se aproxima vertiginosamente. A semana que vem, quartafeira, será o grande dia, tanto para Lula e seus seguidores, como para o restante do povo brasileiro, que estão ansiosos pelo julgamento do famoso Processo Crime a ser julgado, em grau de recurso, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Do resultado desse julgamento, praticamente depende a candidatura de LULA à Presidência da República em outubro do corrente ano, muito embora a continuação da Batalha Jurídica que se travará, independente do resultado, com Recursos e Embargos que a nossa Justiça permite. Este é o primeiro acontecimento sem par, deste prometedor ano da graça de 2018. O segundo e maior acontecimento vem, logo ali, no mês de outubro, com as eleições, Majoritárias e Proporcionais. Vamos ver, mais uma, vez o comportamento eleitoral do povo brasileiro, depois de todo o dinheiro que foi roubado até agora e que será, ainda muito mais, por Grupos poderosos, sob as mais diversas formas que se dizem legais. Vamos nos agilizar. Os dias, as semanas e os meses correm, diminuindo o tempo que teremos para escolher nossos candidatos. De minha parte, eu estou vendo os eleitores desiludidos, apáticos, sem rumo e até indiferentes, prometendo votar em branco, ou anular seus votos. Nada disso nos serve, pois servirá, quer queiram ou não, apenas para os oportunistas e que se valerão desse comportamento dos eleitores para continuarem no Poder. Mas, então, me perguntarão, votar em quem? Votar em Lula ou em Bolsonaro? O primeiro, nós já o conhecemos bastante e o outro, pouco ou nada conhecemos, mas está perto de Lula nas pesquisas. É uma incógnita que me faz lembrar o irreverente Jânio Quadros e o Collor, o “Caçador de Marajás”, que deram no que deram... Aécio Neves, o Sobrinho do Tancredo, já foi e não volta tão cedo. Aí vem Marina Silva, ex-braço do PT que já vem tentando chegar lá, mas fica na percentagem normal das pesquisas e não avança. Agora, vem gente do atual (des) governo, como Henrique Meirelles e Rodrigo Maia. Acho que, por mais buraco que tenha o coador, não passam. Temos, ainda, o Ciro Gomes e o Senador Álvaro Dias, este, gente fina, que pouco se mostrou. E por último, acho que vai surgir e está aplainando o terreno, porque entende que tem chances, aparece o atual Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. São nomes e podem surgir mais que a gente nem imagina. Se tiverem boas intenções que venham mais...É minha opinião....

Jorge Moreira

advogado, poeta e integrante da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat)

Prefeitura de Muçum decide não bancar Carnaval neste ano Administração Municipal argumenta que projetos e baixa segurança impedem realização da festa

O tradicional Carnaval de Rua de Muçum poderá não ser realizado neste ano. A Administração Municipal de Muçum não assumirá a responsabilidade. O principal argumento é que uma série de projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, turismo e infraestrutura demandam uma contrapartida do município, fato que torna inviável o investimento na festa. Além disso, a falta de segurança devido o baixo número de policiais efetivos é outro fator que inviabiliza a programação. Para este ano, além da construção do Parque de Máquinas, já iniciada, o governo muçunense planeja a revitalização da Praça do Imigrante, a construção de 12 novas salas para a Unidade de Saúde e a

construção de uma área coberta para prática esportiva na Linha 28 de Setembro e outra no Bairro Marcolin, entre outras obras. Todas as obras recebem recursos federais, no entanto, exigem uma complementação do município. O prefeito Lourival de Seixas lembra que sua gestão sempre observou a educação como um dos grandes compromissos do Poder Público, sendo que o setor exige gastos frequentes. “Tenho que cumprir com minha palavra e efetuar as obras que sempre julgamos importantes ao município. Não podemos prejudicar isso em razão da realização do carnaval”, explica. Outro fator relevante é a diagnosticada falta de segurança

para a realização do evento, já que é de conhecimento geral o baixo número de policiais efetivos nos municípios da região. O prefeito salienta que a Administração Municipal deve prezar pela segurança de munícipes e foliões que eventualmente viriam a Muçum. “Seria uma irresponsabilidade realizarmos um evento deste porte sem condições de oferecermos a segurança necessária aos foliões”, frisa. Contudo, Seixas diz que nada impede que alguma entidade assuma a responsabilidade de realizar o carnaval, desde que encontre alguma forma de oferecer segurança absoluta e subsidie outros gastos comuns em acontecimentos do tipo.

Acesso à propriedade do interior de Nova Bréscia recebe melhorias

Fotos: Divulgação

A secretaria de Obras realiza trabalhos de colocação de tubulação para melhoria de acesso a uma propriedade produtora de aves e leite, em linha Arroio das Pedras Altas/Morro Seco. O local recebeu também trabalhos de ampliação de espaço físico para armazenagem de silagem por intermédio da secretaria de Agricultura.

Obras começaram nesta semana

Mensagem e convite para Missa de 7º Dia de Falecimento de

Paulo Sérgio Bratti Dalmoro “Nossa vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, o desembarque mais cruel é o que nos separa de quem amamos e nos deixa entregues à saudade.” Paulo Sérgio Bratti Dalmoro, filho, neto, irmão, sobrinho, amigo e namorado, nos deixa um legado de bondade, humildade e persistência. Sua partida repentina deixa em nós muita tristeza, consternação e dor, e neste momento tão difícil, contar com o apoio de amigos e pessoas que nos amam, nos traz a certeza de que não estamos sozinhos nesta caminhada e isto nos fortalece para juntos formarmos um grande time onde ele é o nosso eterno capitão. Os familiares de Paulo Sérgio Bratti Dalmoro vêm a público agradecer imensamente a todos que de uma forma ou de outra manifestaram seu carinho, conforto e apoio neste momento tão difícil e convidam a participar da missa de 7º dia que será realizada no próximo domingo, dia 21 de janeiro, às 18h30min, na Igreja Matriz de Encantado.


JORNALOPINIÃO OPINIÃOn n 19 de janeiro de 2018 JORNAL OPINIÃO n 18 08nde05dezembro de2016 2017 JORNAL novembro 2016 JORNAL OPINIÃO de agostode JORNAL OPINIÃO  04 de dezembro de 2015

5555

Fotos: Carolina Leipnitz / Divulgação

Adroaldo e Enoir definidos em convenções

LAGOA DACooperativismo GARIBALDI Prêmio Gaúcho de Jornalismo AjudeAquem precisa A culpa é da imprensa culpa NÃO é da Parceria duradoura

foi aprovada a coligação com mesmasencontrei uma lista de Na última quarta-feira (17) na no Vale doasTaquari, Futebol siglas. Câmara deTu Vereadores de Encantado gostas do “gauchão”? Não, só das prendas. Quantas vezes não políticos que costumavam culpar a imprensa Nesta semana, conversando com o pastor Waldir Grooders, ele me Odaque maispiada temos visto nosanos? últimos tempos, melhores reportagens histórias de vida junto A Rádio Encantado Sobre sua éindicação para o Partido Social ouvimos estaDemocracia(PSDB) nos últimos Mas o certo que começou oser pré-com ela, agora eles tem razão, ou se preocupar informou, e mais tarde me enviou um comprovante (foto), que a sua aliás, com o passar do dito cujo tempo, que A dependência química psicoativas oude com referência que abordaram o comàs a cooperativa. foi agraciada ontem candidatodias, a prefeito, Adroaldo Conzatti realizou a sua convenção, visando Gauchão, sendocom assim teremos, nos próximos as discutíveis e mesmo. é culpada Em uma Câmara de Vereadores da região, Fui cobrado oportunamente pelo leitor Renan Rossini, sobre um tópico igreja mantém uma parceria com o Grupo Encantado de Comunicação é sim uma doença e precisa específica a determinado asintermináveis costas largas da sobre imprensa leva as culpas desenvolvimento Foram entrevistados o prêmio eleições deCooperativismo 2016. Foiteses aprovado omarcação nome assim se manifestou: “Agradeço de pênaltis, gols mal anulados, etc.o do Afinal, não pediu votos no tempo correto, desde 1985, completando em 2018 33 anos que a Igreja Assembleia de os nobres ficaram quatro anos lamentando, da semana passada. Escrevi sobre as algazarras que acontecem na Lagoa da ser tratada. Muitas pessoas medicamento ou classe de de tudo. Vazou noO“whatts” oHerold, “nudes” de de todos,cooperativismo Celso Rubino Gaúcho de Jornalismo. de Adroaldo Conzatti para concorrer na certeza que gaúcho e Voltamos a ter assuntos nas rodas decarinho conversas. Deusotem programa na Rádio Encantado. O documento enviado era do não levou suas propostas para povo Garibaldi: música alta, gritaria e até anda de Jet Ski. Porém, esqueci de colocar reclamando, implorando uma redução de não tratam assim agravando drogas”, detalha. suas boas práticas. Nesta Jatir Mezacasa, Diogo Daroit ajornalista prefeito municipal. No mesmo local vamos empreendedora um famoso, culpa-se a Rahmeier, imprensa por ter dar uma visão tempoimprensa da omáquina de escrever. De lá para cá muita coisa evoluiu, mas a algo fundamental no texto: que a reclamação que tudo isto está acontecendo durante quatro anos, a maldita problema. Segue texto doença do da seu custos do executivo,Embora no queadentro os organizadores conquistou AdmiraLorenzon, Valdecir edição, municipal, com a eFedrizzi momento foi realizada a convenção divulgado e nãoo quem tirou foto àe administração mandou Iluminação essência da pregação e a valorização do núcleo familiar continuam firme de madrugada, portanto, não há problemas quanto ao uso durante ao dia. Têm Clínica muito dependência aplicável ae afastou opúblicos quando este batia extraído a sua do facebook papel da o fizeram bem, eseja quando tiveram receberam aeleitor inscrição Cardoso, Gilberto 1ºPartido lugar categoria valorização do que parana oProgressista(PP) endereço errado, sendo que chega até dos a servidores Precisamos nos mobilizar para que, na confluência das rodovias ERS forte na pregação feita semanalmente. Isso não devemos perder nunca. Terapêutica Novo Começo. todas as classes substâncias noitescomo que écandidato impossível dormir. Quando para otrabalhou sono bom,para um público diferente porta, a oportunidade de mostrar umadeforma de de 74 trabalhos Piccinini, Carlos Alberto Radiojornalismo pela achamado eos dearruaceiros bem estar àvão nossa Quem definiu vice-prefeito imprensa, soma-se o toda binômio, famoso e nudez 129 332,ano Trevo doproduzir Peteba oude domanhã Geninho, agente. Empresa "DEPENDÊNCIA QUÍMICA psicoativas, há diferenças quem nãoee ERS dormiu noite tem que para quem está na jornalísticos. de Figueiredo Freitas, produção apresentação Enoir Cardoso. As candidaturas foram me conhece sabe do potencial, da que a austeridade, rejeitaram o projeto. Nesteentre caso, Gaúcha de Rodovias (EGR) providencie urgentemente adaquele iluminação doo elegeu. Uma coisa é certa, na redeabsurdo. social, torna-se notícia, mas em seguida no NÃO É DESVIO DE CARÁTER" os sintomas de dependência cama. Um O que faz a falta de uma madrugada texto. A Comissão Julgadora Adroaldo Conzatti e Paulo da série especial sobre os aprovadas por aclamação entre os seriedade e da garra em que atuo na imprensa não fabrica notícias. Divulga, nada a culpa também seria da imprensa? Acho local,uma antes que“culpa alguémda possa sofrer um acidente por ela não existir. vem voz, imprensa”, como se ela Psicóloga explica sobre o característicos de cada foi formada jornalistas, Koste. 70 anos dagrande Cooperativa minha atividade empresarial e assim convencionais dos dois partidos. mais quepor isso e em alguns casos o próprio que neste caso não. Afinal, o eleitor já está Uma obra e útil para a comunidade foi feita e está faltando fosse que tirou a foto e enviou. Não é diferente real sentido do termo e quais substância. Um dependente técnicos ou dirigentes A cerimônia de Dália. Em 2º lugar ficou pretendo me dedicar ao município de Na pouca noite de ontem quem realizou discurso é fatal. coisa para estar completa. cobrando. as medidas necessárias para químico e/ou alcoólico tem na política. Uma análise dosanão reeleitos Encantado”. convenção, também tendo local da Ocergs, da SDR, do ocorreu a Rádio Bandeirantes, de por premiação entender o paciente: um desejo incontrolável de Os nomes dosSindicato pré-candidatos ao Câmara de Vereadores de Encantado, dos Jornalistas no Galpão Crioulo, Porto Alegre. pragmatismopolitico Bêbado, drogado e viciado. consumir a droga, aumentando 2018 a mil foi oOPartido dosfoi Trabalhadores(PT), legislativo encantadense só serão Profissionais do RiodoGrande Palácio O vai material Um talento nato que estádo em francaPiratini. evolução, se apresentar antes Quem nunca ouviu estes a quantidade do uso com Estive na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul definidos após a do convenção do Partido sendo aprovado quedena majoritária Sul (Sindjors) e da Prêmio Cooperativismo veiculado no mês Existem momentos raros, imperdíveis, aqueles quedo estão ao nosso Shownesta do Padre Fábio de Melo noserá próximo domingo (6). os Como muitas pessoas termos sendo utilizados para o passar tempo para sealcance semana. Mesmo no recesso parlamentar, todos gabinetes dos Trabalhadores, que ocorreu na apoiada a chapa formada pelo Gaúcho PSDB/PP, de Jornalismo Associação Riograndense agosto nos programas e quando nos damos conta era oportunidade única, sem saber o de fora do Vale do Taquari estarão presentes, é uma oportunidade de mostrar trabalhando com de servidores no chamado julgar uma pessoa? O fato é conseguir o mesm oporquê efeito. as venoite de ontem. eBom paraDia a disputa vagasnúmero no legislativo foireduzido instituído em 2015 de Imprensa (ARI), Regiãode dos zes as perdemos, restando-nos apenas lamentar. Domingo uma destas o seurevezamento talento, já conhecido por muitos. No espírito da apresentação principal, de férias, mas coisa é possível o ano que essas poderosas palavras “Surgem sintomas de estará pelauma Secretaria Estadualconstatar, além de trêsestá jornalistas Vales e Resumo Geral. O Eliane Fachinetto ao nosso alcance, um show nacional, cobiçado com certezapsíquicos pelas mais Vitoracantara também, a Ave Maria. Com certeza será emocionante. Talento pleno, pois um dos assuntos dominados são as eleições. Quando ver, são empregadas de maneira desconforto e de cinco do Desenvolvimento profissionais convidados conteúdo, apresentado mil cidades deste país. Encantado estará de portas abertas a todos que quilocaloutubro fazendoestará sucesso. e a urna eletrônica errada quando designadas físicos quando ela interrompe (SDR) e pela também. pelos promotores, num em quatro episódios,chegandoRural serem assistir a um evento de grandeza tamanho mensurável, para descrever umuma distúrbio ou sem ou diminui o uso, e, para uma Ocergs. Em sua terceira total de sete integrantes baseia-se em relatos mega estrutura está sendo montada no Parque João Batista Marchese para problema desaúde. diminuir este desconforto, ela Senhaque edição, reconheceu definidos pela direção da de nove pessoas receber pessoas das mais diversas localidades do Rio Grande do Sul. Você não O uso abusivo de continua usando a substância. Vivasuas intensamente cada dia de sua junto os autores dasvida, especialmente Ocergs e dacom SDR.os construíram substâncias como álcool Frequentemente a pessoa usa pode faltar! seus. Dê-se a oportunidade de ser feliz, principalmente de fazer os seus e outras drogas deve ser mais droga e por mais tempo serem felizes, afinal, quem distribui a senha a caminho da eternidade O Grupo Encantado retratado como “dependência do que pretendia. Pode haver não nos informa em que dia e hora partiremos. Vamos viver cada dia de Comunicação está química”, termo um tanto uma tentativa ou o desejo de para deixar nossa missão completa. em festa. Em dois meses quanto recente desde a sua parar ou diminuir o uso, mas foram dois prêmios de origem. Foi apenas em 1964 ainda sem sucesso”, pontua a reconhecimento estadual. Para quem quiser participarMundial da festa e nãopsicóloga. for ao show, tem o chamado que a Organização Além do Fedrizzi, o esquenta com a seguinte programação, à partir das 14h, comdo acesso gratuito: da Saúde (OMS) introduziu A mudança comunicador da Onda o termo "dependência" para comportamento dependente FM,14h Marcos NunesAmbiente Corrêa, - Música substituir os termos "vício" e é uma caminhada carregada Lazer acompanhei de perto o cortejo Por 10 dias, o saguão da Casa de também 15h - conquistou Casa'habituação'. 7 (Intervenções culturais) Mais tarde, em de conflitos, sendo essencial Cultura do município de Encantado nos municípios que vivenciaram o primeiro lugar na Jovem Violão Pampeano com Fernando Graciola e Alunos 17h Camerata 1967, o termo “alcoolismo” a utilização de todas as recebeuretirar uma exposição histórica esse momento histórico para todos Vamos algumas frases que servem de profunda reflexão e categoria rádio no Prêmio Municipal de Encantado Esse é econômico 17h45min Orquestra ingressou pela primeira vez condições disponíveis para celebrou um ano de passagem os gaúchos e que agora foram MTG de Jornalismo. A Internacional queque foram retiradas da rede social chamada Facebook... Praça de alimentação e brinquedos infláveis no Código de auxiliar o sujeito a se engajar da Tocha Olímpica pelo Rio Grande relembrados em Encantado. Nós entrega aconteceu durante Não é fácil viajar de avião sem •do Acho que se trata de algum concurso cultural: “Com todo o Doenças (CID-8). num processo de recuperação. O Partido Sul. Um exemplar verdadeiro temos muito carinhodos pelo município o Enart, em novembro, em despachar mala, afinal, o limite “Até então não se Apontar o dedo e estabelecer respeito, ma tem que calada, um poeta.” Trabalhadores podequestão ter do símbolo olímpico também éficou e região e, por isso, fizemos Cruzde doentendiam Sul. Marcos daSanta bagagem mão não é láasessas O ex-governador do Rio de Janeiro, dependências julgamentos não é saudável, A Itália realizará em dezembro, no local. Os propositores a exposição para ”, •exposto Que falta faz uma chaleira elétricade notrazer litoral gaúcho,na uma disputa capital Enoir ecá Adroaldo produziu umacomo sérieuma de doença, coisas. Mas um passageiro, um tanto Anthony Garotinho, está preso mas sim por isso, procure ajudar mais 4, um daprecisamente medida foram os vereadores afirmou doCostella. Vale do Taquari principalmente emdia uma praia de menor porte: “Louca por umpara programas sobre osum econômico, viajava dadesvio Inglaterra preventivamente acusação que O Valeque do Taquari deverá como de caráter, pacientes sob e pessoas comdeestes referendo popular, com o objetivo Andresa da Souza/Yê (PMDB) e Segundo o diretor da Casaem de Nas redes sociais tiramos alguns depoimentos sobre o Show do Padre Fá- a uma vaga Assembléia festejos farroupilhas. mate, mas sem gás, ligamos pro tele entrega....eles só àentregam para a Islândia resolveu o problema teria montado umengajamento esquema para ganhar mais uma vez se suicidar falta de personalidade ou perfis. “O e não Valdecir (PMDB). Cultura, Eldo Orlandini, cerca ede de fechar ouGonzatti não o Senado. bio de Melo em Encantado; Consenso Legislativa. O médico dena uma maneira mas Muitas sábado???????” Amanhã chega o Gás. 500 alunos de escolas estaduais no eleição acomodação em Campos dos depouco forçaprovável, de vontade. dosGoytacazes. familiares, Tentou o disputa eleitoral em coordenação foi italiana do deputado Pessoas com cidadania AntaAGorda define, hoje à noite, apenas uma chapa para concorrer nas eleições bem criativa: Ryan Carney Williams vereador de Lajeado, Sérgio relaxamento da prisão que não foi concedido. vezes os usuários eram a identificação preventiva, a •estadual Agora como fica para quem gosta de de uva como eu?: 2018 para a Assembléia Entrevistado ontem no programa Diasuco Região dos Vales, o overeador Juvir Costella (PMDB) município prestigiaram evento de Casagrande Madalena Lazzeri (PP) devem ser na no outubro. Brasil e Celsinho em outros países já(PDT) eBom • Com tanta coisa que se vêviciado, porEm aí nada melhor que esse show.sua mulher, decidiu vestir todas (sim,ruim TODAS) as Kniphoff, foi candidato entrevista à Rádio Gaúcha, chamados de bêbado, busca de auxílio especializado “Se euvotando. for uva pode pisar, eu fornão vinho ter uma que me Adroaldo Conzatti declarou emdamas alto equando bom que estácom com seus direitos Legislativa. Semana passada, que presidiu o evento em solo e som puderam acompanhar de perto aclamados por todos osme partidos cidade. Uma eleição barata, cidade A que cooperativa Dália também categoria Mídia comdisse a estão Redução de custos roupas queria levar na viagem Rosinha fezCooperativa, afirmações drogado entre tantos outros eGarotinho, o acompanhamento de fortes, última eleição, atingindo a Tocha Olímpica e as fotos da gaúcho. “Como então secretário políticos cassados. Quem quiser pode tirar uma certidão no Tribunal Superior nesta coluna, os nomes engolir” que não sairá dividida do pleito eleitoral. • Padre Fabio de Mello seja bem vindo a Encantado sua presença será uma premiada. A assessora reportagem “O Futuro dodaCampo na defoi uma só vez etermos assim entrar node explica no primeiro mundo. Nosso país que era retaliação por denúncias realizadas pejorativos”, longo prazo são aliados 17.816 votos, sendo passagem do símbolo pelo Estado. donada Turismo, Esporte efaloumuito Eleitoral que constará. Elecom sobre ofermento: processo de 1996vou e concluiu de Edson Brum, Gilson •estadual Esse acha que um bolo “Não gastar avião semamala. Tudo issoCarina para não alegria nossa cidade uma pessoa sabiapelo abençoada como o senhor suas pregaimprensa, jornalista Marques, Mão dos“Isso Jovens”, publicada noporque jornal precisa acordar paraéisto também. marido tudo é retaliação a psicóloga Marina Vidal caminhada bem-sucedida”, naseu cidade ondeQuem dizendoem quechimango.... estará na Câmara de Vereadores até11.983 o fim do mandato. Conzatti ecobrada José Calvi foram pagar asão taxa pelas bagagens conquistou o primeiro lugar na tocam Dália emna Notícias. ções maravilhosas e com certeza no coração de qualquer ser humano pólvora Quanto mais me bate, mais crescemos!” ele entregou PGR um documento com Stabile. finaliza Marina. tem a cadeira legislativa. poderia tirá-lo seria de outro plano, até lá não acredita que os tribunais lhe despachadas. (Notícia do Diário ventilados. Acrescente à e como Deus disse não importa o lugar aonde um ou mais estiver reunido em mais de mil folhas com provas contra A dependência, seja ela Quanto antes buscar ajuda, • Para reflexão: “Tem adesivo que diz, sem advogado se faz Quem deveránão postular tirem da condição de vereador neste tempo. Catarinense). meu presente enão diase6 desenvolve estaremos juntos Padre rezando cantando lista estarei de possíveis candidatos opor ex-governador Cabral,louvando contra qual for, mais fácil aSérgio recuperação! nada, euCrime digo, sem professor não se faz nada, nem advogado”. Com essa indicação também eleitoral por paz no mundo inteiro chega de críticas o momento e de fé e União .... Pezão, contra o presidente da Alerj, o exNélio Vuaden (fala-se nisso), uma escolha, mesmo porque o Se você ou seu familiar essa verdade parei de procurar. Aqui está é obom. atual prefeito, Luis presidente daenfrentando Alerj e outras pessoas de dependente não tem controle estiver algum Sidnei Eckert, atual prefeito Fernando Schmidt. Bom, Não tenho duvida que as não banhado pelo Rio Taquari, Incrível Padre Fabio de Melo ,representa bemque o papel queou a outras igrejatudo este desenvolvimento, problema com álcool outrosmuito poderes ele denunciou, de •Arroio dosobre Meio, Carlos mas pertencente Vale,vaga será eleições de 2016 sejam as que a disputaaopela já que o uso continuado de drogas, entre em contanto com provas”, disse na entrevista. realmente deveria representar. Eu sou daquelas que uma boa palavra, um bom Rafael Mallman, reeleito em De olho uma ex-servidora da saúde terão um elevado de bem informado, qualquer substância psicoativa conosco. bonita, afinal, comturístico toda a Foi além a atual prefeita de Campos, Em conversa comnúmero um cidadão o chamado trem conselho, tem enorme valor. Tem pessoas que gastam em futilidades e não gasEstrela, os dois citados acima Podermos ter novidade nos Tenho visto muitas estava com o seu computador provoca uma modificação no afirmou ainda que “tem muita coisa ainda estácassações. com as conversas adiantadas. Mesmo na chamada crise, interesse da tam em aprendizado. O mundo precisaria de muitos Padres Fabio. Bem vindo ao estrutura daoprefeitura na Podemos lhe ajudar! do Partido dos Trabalhadores próximos dias. Tem eleitor pronto ilegalidades algumas pessoal dirigindo-se casas ainda epara funcionamento cerebral. que vai explodir. “A República está caindo”, empresa que irápequenas, operar é grande. Há possibilidade deSchmidt iniciarnas asobteve obras nosso Rio Grande do Sul. mão, e Fernando Marasca, do‘dependência PSD para denunciar vereadores que agendando consultas no sistema “O termo acrescentando que o casal teria uma em outras 2016. que podem até cassar www.clinicanovocomeco. a reeleição Adriano apenas Mazzarino 12.737 sobre Mauricio estariam gastando em passagens Ao passar pelas redes sociais queImaginem questionaram e (tambémMattar fala-se neste nome). SUS. isto na mão do candidatos da majoritária, semdescobri química’ pode ser usado emaudiência na semana vem. coisa com.br A que escrita foi“Muita mantida. votos, apenas 754sendo votos mais de R$começado 9 milem para deslocar à ele Renata Ceribelli Lajeado. Claro que foi a cata da informação, que conseguiu a exata Isso tudolocalização noreferência campo daa dependência vai aparecer. Ministério Público? A candidatura ainda ter asecampanha Pessoas que já estão inclusive Fone: (51) 3751-7155 a mais que Kniphoff em capital Vamos aguardar o uma do dois “federal. A Renata Ceribelli veio fazer gravação nodançou Posto Fassina. Mattar estava nas demas efetivamente. à majoritária e como O seMaurício múltiplas substâncias na delaçãoWhatsApp: especulação, uma coisa de Cavendish. que nos leva a (51)O9590-2153 sua disputa deputado proximidades do Imec, no bairro comprova a minha tese: Lajeado é um Projac ao ar livre. Fernando que vai Será que cada vereador Citodar. uma que é de cabo de Florestal. dizIsto no interior ‘tem depara piores’. crer que o Brasil cheira mal, aliás, faz tempo é certa, Milton Celebridades nãoum faltam!” estaria gastando R$município 3 mil em estadual. Cheiro de uma esquadra. Em Todo cuidado é pouco. que isto acontece, a República precisa não será candidato. Podem passagem? Seria um absurdo ou não? concorrência ferrenha no ar. ser passado a limpo, custe o que custa, já apostar alto nesta hipótese. estamos pagando muito caro por isso.

CORREÇÃO

imprensa

Tenor Vitor Delazeri

PADRE FÁBIO DE MELO

Mais conquistas

Exposição da Tocha Olímpica mobiliza estudantes de Encantado

ATRAÇÕES

Frases do Facebook... Modelo a ser copiado?

AFIRMAÇÃO

Briga?

Candidatos a deputado FACEBOOK estadual Dália

MUITO PERTO Ele sabe tudo

WWW.RDENCANTADO.COM.BR

A República está caindo


6

GERAL

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

Roca Sales apresenta Exporoca e Fecarpa Evento acontece de 9 a 11 de março. Gastronomia à base de peixe, exposições e show nacional são atrações Vanessa Paliosa/Divulgação

Aconteceu na noite de sexta-feira (12), no salão comunitário de Fazenda Lohmann, em Roca Sales, o Jantar de Lançamento da 7º Exporoca e 10º Fecarpa. A presidente do evento, Marlisa Bratti, apresentou a programação completa e reforçou a divulgação do show nacional com Guilherme e Santiago. “Essa é a oportunidade de divulgar nosso município e fortalecer o comércio, a indústria, os serviços e a piscicultura local”, ressalta. O prefeito em exercício, Leandro Botega, também falou da importância do evento para o município. “Nós buscamos sempre apoiar os empreendedores e num momento como esse, que Roca Sales recebe centenas de visitantes, não podia ser diferente. É a oportunidade de mostrarmos o que temos de melhor e valorizar a gente que trabalha para que o município cresça”, destacou. Na oportunidade, autoridades, parceiros, expositores, imprensa regional e comunidade puderam apreciar um delicioso cardápio à base de peixe. Entre os pratos servidos peixe recheado, peixe frito e escabeche, lasanha de peixe, peixe grelhado, pastel de peixe e salpicão de peixe. A 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa acontecem nos dias 09, 10 e 11 de março, no Centro Social Urbano. Faltando 60 dias para o evento todos os espaços foram comercializados. Os 54 espaços do pavilhão da feira foram alocados por 38 empresas da região. Além disso, haverá praça de alimentação, restaurantes, Feira do Peixe, espaço para 15 agroindústrias, palcos com apresentações artísticas locais e para o show nacional.

Programação: 09/03/18 | sexta-feira 14h Espetáculo Teatral “Viagem a Cidade da Amizade” 15h Tenda Cultural – apresentações locais 15h30min Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas 15h30min Reunião Amvat 17h Tenda Cultural – apresentações locais 18h Abertura Oficial 19h Oclaje 21h Banda Karma

Expectativa da comissão organizadora é atrair 20 mil pessoas nos três dias de evento

Show nacional acontece no sábado O momento mais esperado do evento é o show nacional com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago, que acontece no sábado, a partir das 23h. Em 20 anos de carreira, a dupla goiana já tem mais de cinco milhões de CDs vendidos entre os 18 já lançados. Os irmãos estão no 6º DVD com grande destaque no cenário musical. No final de 2015, gravaram um DVD comemorativo com 27 músicas que marcaram a carreira de sucesso. Casa Amarela e Jogado na Rua são os sucessos mais recentes da dupla. Conforme Marlisa, a expectativa é de um bom público. “Optamos por esta dupla por ser de renome no gênero sertanejo e estar consolidada no mercado nacional. Temos certeza que será um sucesso, esperamos mais de quatro mil pessoas”, almeja.

Guilherme e Santiago se apresentam no dia 10 de março de 2018

Ingressos para guilherme e Santiago Os ingressos para o show nacional, que estão sendo comercializados desde o início de dezembro, podem ser adquiridos nas Lojas Benoit de Roca Sales, Encantado e Arroio do Meio ou através do site www.ticketmais.com. br. As crianças até cinco anos não pagam. Os portões serão abertos às 19h.

Confira os valores:

Front Vip Copo Cheio 1º lote: R$ 50 (inteira) – R$ 40 (solidário*). Na entrada do setor você ganha um copo cheio de água ou refrigerante e tem a visão frontal para o palco, bares e banheiros próprios. Camarote Coleti�o* 1º lote R$ 100 (inteira) – R$ 90 (solidário*) Camarote Grupo* 1º lote: grupo até 12 pessoas: R$ 1.000 (*) Espaço privativo na altura do palco, possibilitando maior conforto, comodidade com visão diferenciada do show e público com acesso privativo e saída para pista, front vip, bares e banheiros próprios. Pista 1º Lote: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 20 (solidário*). Visão frontal do palco, bares e banheiros próprios. (*) Solidário

Ingresso com preço promocional, que pode ser adquirido por qualquer pessoa, que deve doar um quilo de alimento não perecível no momento do acesso ao show. Os alimentos arrecadados serão doados para entidades beneficentes do município. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas durante os três dias de evento. A entrada para a feira e atrações é gratuita, apenas haverá cobrança de ingresso para o show nacional.

10/03/18 | sábado 10h Tenda Cultural – apresentações locais 13h Tenda Cultural – apresentações locais 14h Banda Choppão 16h Banda Celebrattion com desfile de moda 19h Tenda Cultural – apresentações locais 23h Show Guilherme e Santiago 11/03/18 | domingo 10h Show com Padre Ezequiel Dal Pozzo 11h Tenda Cultural – apresentações locais 14h Tenda Cultural – apresentações locais 13h Festival Kids 15h Banda Brilha Som 16h Tenda Cultural – apresentações locais 17h Tchê Guri

Incentivo à cultura A parte artístico cultural da ExpoRoca 2018 contará com o financiamento do Pró-Cultura RS LIC, Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande Do Sul. ORgANIZAÇÃO A 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa são realizadas pela Prefeitura de Roca Sales juntamente com a CIC Roca Sales. A organização é da Lume Eventos e o patrocínio de Lojas Benoit, Calçados Beira Rio, Sicredi e apoio da Fecundo e Mecânica Apolito Zatta.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

ENCANTADO

Associados da Dália conhecem detalhes do América Programa Avícola Participantes dos núcleos de produção de frango de corte reuniram-se para nivelamento do projeto

Os cerca de 200 associados que participam dos nove núcleos de produção de frango de corte do América Programa Avícola, da Dália Alimentos, reuniram-se na quartafeira (17), no Clube Comercial, em Encantado. Estes sócios fazem parte de uma das etapas do programa que também envolve a cooperativa e os funcionários. O encontro foi conduzido pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que detalhou cada fase do programa que se encontra em fase de desenvolvimento. A ênfase principal foi para a etapa que abrange o quadro social, ou seja, para os núcleos de produção de aves,

que já estão divididos em nove empreendimentos e serão edificados em municípios do Vale do Taquari. Freitas falou acerca das estratégias para a viabilização dos investimentos, das linhas de financiamento que serão adotadas, das formas de pagamento, carência e taxas de juros adotadas. Cada condomínio terá o custo de R$ 7,5 milhões, cujo valor será financiado pelo Sicredi. “Este é um projeto de alta complexidade e essa reunião é muito importante para definição de alguns pontos e esclarecer as dúvidas dos associados. Estamos ingressando em uma atividade inédita para a Dália, em que a parceria entre cooperativa,

associados e funcionários será fundamental para a boa gestão e andamento dos trabalhos”. Também foi apresentado o atual cenário quanto às negociações das áreas de terra onde os nove condomínios serão implantados. Vespasiano Corrêa, Encantado e Mato Leitão encontram-se em fase de terraplenagem; os municípios de Anta Gorda e Venâncio Aires no processo de limpeza das áreas; Marques de Souza e Encantado (que terá um segundo núcleo) no aguardo das licenças ambientais. As prefeituras de Cruzeiro do Sul e Travesseiro estão em negociação para possível viabilização dos projetos nestes municípios.

Carina Marques

DE OLHO EM ROCA SALES Claudinei Cofferri Galeria

O prefeito Amilton Fontana esteve na última semana de 2017, na Capital Federal. De Brasília, o administrador retornou com boas notícias. A situação da galeria do arroio Sete de Setembro recebeu parecer favorável. Com isso, o valor da galeria não precisará ser devolvido. Agora, a administração busca a liberação da última parcela para o pagamento da empresa executora da obra.

ExpoRoca

A comissão organizadora da 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa divulgou na última semana a programação completa do evento que será realizado de 09 a 11 de março no Centro Social Urbano.

09/03/18 | sexta-feira 14h Espetáculo Teatral “Viagem a Cidade da Amizade” 15h Tenda Cultural – apresentações locais 15h30min Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas 15h30min Reunião Amvat 17h Tenda Cultural – apresentações locais 18h Abertura Oficial 19h Oclaje 21h Banda Karma 10/03/18 | sábado 10h Tenda Cultural – apresentações locais 13h Tenda Cultural – apresentações locais 14h Banda Choppão 16h Banda Celebrattion com desfile de moda 19h Tenda Cultural – apresentações locais

Associados atentos às informações repassadas por Freitas

Projeto se desenvolve em duas etapas As outras duas etapas do América Programa Avícola têm a participação da Dália e dos funcionários. A cooperativa, na parte de construção do Complexo Avícola que integrará abatedouro de aves, fábricas de ração e de farinhas de carnes e de ossos (em Arroio do Meio), além de incubatório (em Mato Leitão). Este investimento será de R$ 95 milhões. Já os empregados da Dália, que constituem outro grupo, responsável pelo matrizeiro (granjas de recria e postura para a produção de ovos férteis), estão ligados ao Projeto ASA, cujo empreendimento será construído na cidade de Vale Verde. “Temos um programa muito bem organizado e estruturado, que demandará gestão compartilhada para o seu sucesso, além do engajamento de todas as partes envolvidas”, assinala Freitas. O presidente do Conselho de Administração,

Gilberto Antônio Piccinini, falou da forma associativa do projeto e observou que o formato pensa na viabilização do negócio e, principalmente, do pequeno produtor rural. “Somos audaciosos em implantar um projeto como este. Arrojado e ousado surge como uma nova atividade para diversificar o mix de produtos Dália e também para agregar renda às famílias associadas e de funcionários envolvidos”. Além dos associados aos condomínios também participaram do encontro o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner; o gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann; o técnico em agropecuária, Vanderlei Michelon; o supervisor do Setor Tesouraria, Fernando Pagliari; o supervisor do Setor Contabilidade, Ivo Villa; o assessor jurídico, Reinaldo Cornelli; e os representantes do Sicredi, Magnor Genesini e Marcos De Conto.

11/03/18 | domingo 10h Show com Padre Ezequiel Dal Pozzo 11h Tenda Cultural – apresentações locais 14h Tenda Cultural – apresentações locais 13h Festival Kids 15h Banda Brilha Som 16h Tenda Cultural – apresentações locais 17h Show com Tchê Guri A entrada para feira e atrações é gratuita, apenas haverá cobrança de ingresso para o show nacional de Guilherme e Santiago. A 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa são realizadas pela Administração Municipal juntamente com a CIC. A organização é da Lume Eventos e o patrocínio de Lojas Benoit, Calçados Beira Rio, Sicredi e apoio da Fecundo e Mecânica Apolito Zatta.

Administração

O vice-prefeito Leandro Botega assumiu no último dia 09, a administração municipal, durante as férias do prefeito Amilton Fontana. Leandro Botega fica no cargo até o próximo dia 23.

7


8

CLASSINEGÓCIOS

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

Ensino Superior no Vale do Taquari completa 49 anos

Divulgação

Das mãos de pessoas que acreditavam no desenvolvimento de uma região surgia, há exatos 49 anos, o Ensino Superior no Vale do Taquari. Uma Instituição de Ensino que ganhou espaço como extensão da Universidade de Caxias do Sul se tornou Faculdade, Centro Universitário e comemora mais um ano de existência, agora com a credencial de Universidade. A trajetória, marcada por constantes transformações e realizações, hoje se confunde com a história recente do Vale do Taquari. De início eram três cursos de graduação (Letras, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas), oferecidos

sem estrutura própria da Instituição de Ensino. A primeira cerimônia de formatura ocorreu em 1972, para 45 diplomados do curso de Letras. Desde lá, o número de bacharéis e licenciados formados pela Instituição só cresceu. No total já foram formados 12.331 estudantes de Graduação e Sequenciais, 3.992 em nível de Pósgraduação e 3.014 nos cursos Técnicos. Para o reitor, Ney Lazzari, uma Universidade comunitária, como é o caso da Univates, tem esse importante papel de qualificar e desenvolver uma região por meio dos seus cursos formais, de pesquisa qualificada e pertinente e da sua participação nos debates e nas discussões das

VENDE-SE

loja de utilidades, acessórios, biju, cama, mesa, banho, com brechó. Avenida Antônio de Conto, 399, centro. Fone: 99907.3743. Em frente ao Gianesini.

questões regionais. “Ao longo desses quase 50 anos, a Univates tem buscado cumprir a sua missão e servido de importante ferramenta para o desenvolvimento do Vale do Taquari”, disse. Durante esses anos a Universidade vem mostrando também seu envolvimento permanente com a comunidade. Além da sala de aula, tem atuado frente a diferentes eixos, buscando incorporar seus objetivos e fundamentos em um projeto coletivo regional. Transfere o conhecimento adquirido na academia para dentro da sociedade, impactando a vida das pessoas, da mesma forma como a comunidade impacta no seu crescimento.

ALUGA-SE Contrata-se farmacêutico(a). horário a combinar. Contato: 51.3751. 1697

apartamento, 2 quartos, mobiliado, bairro Petrópolis, Porto Alegre. Tratar pelos telefones 3751.1757 ou 3751.2356

ANUNCIE NO OPINIÃO Informações pelo telefone

3751 1580

Aluga-se Apartamento de 1 quarto na rua Padre Anchieta, em Encantado. Tratar pelo fone (51) 99437.7489.

Campus da Univates em Lajeado Por falarmos em projetos de extensão, a Instituição beneficiou milhares de pessoas por meio de atividades em escolas, atendimentos na área de saúde, trabalhos com comunidades indígenas, atividades esportivas, entre outras. Além disso, por meio de ações culturais, também contribui para a formação

da identidade regional, seja pela disponibilidade de locais para exposições no campus ou por meio das atividades realizadas no Centro Cultural, como espetáculos de teatro, dança e música. É uma Universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico. Por meio das suas pesquisas,

busca alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente e para a área de alimentos, assim como novas metodologias e abordagens para a área de ensino, a melhoria da qualidade de vida, a investigação de fatores que promovam a saúde, a inovação tecnológica e o desenvolvimento regional.

VENDE-SE

peixes artesanais, coloridos, para aquário Fone: 99384.5585


GERAL

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

CaLa a BOCa, GaLVÃO! JOGadOrES E PILOTOS

SErGIO SEPPI jornalista

Reclamações e xingamentos: sergio.seppi@ hotmail.com

É tanta notícia ruim que na segunda coluna do ano, vamos para amenidades, abordando a vinculação entre paixão e esporte. Acompanhando mais recentemente as questões do meu clube, o Grêmio, como integrante do seu Conselho Deliberativo, e nas arquibancadas da Arena, vejo como pessoas com excelente formação profissional, cultural e intelectual adotam comportamentos pautados pela emoção e até a irracionalidade.

GaLVÃO BUENO

Com esta motivação li o livro “Fala, Galvão”, biografia escrita pelo apresentador da Globo, Galvão Bueno, e o jornalista Ingo Ostrovsky. O Brasil ama odiar Galvão Bueno. Na Copa de 2014, virou notícia na imprensa internacional o bordão “Cala Boca, Galvão”. Em qualquer discussão o mais criticado e xingado é o principal narrador de esportes da TV brasileira. Mas, são burros os diretores da Globo que sempre renovam o seu contrato, e com valores estratosféricos. Nós aqui na paróquia encantadense, temos profundos conhecedores de futebol como o Milton Fernando, o Dilamar dos Passos, o Henrique Pedersini, o Diogo Fedrizzi, entre outros, não têm remuneração que chegue perto do Galvão (atenção, direção da Rádio Encantado e Jornal Opinião!). Os meus conhecimentos, quando trabalhei em esportes na TV Guaíba e na Rádio Nacional (Brasília), também não renderam vantagens financeiras, apesar de, pretensiosamente, achar que, como todo mundo, entendo de futebol! Recomendo este livro, que deve ser lido para os que se enquadram na nestas categorias: a) Para quem gosta do Galvão b) Para quem detesta o Galvão c) Para quem gosta de Fórmula Um d) Para quem gosta de futebol e) Para quem é profissional de jornalismo, esportivo ou não f) Para quem é estudante de comunicação social g) Para quem não integra nenhuma das categorias

Nesta biografia, o leitor vai encontrar referências sobre os que fazem a Fórmula Um, pilotos, equipes e a cobertura da TV. E as relações dos principais pilotos brasileiros, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e mais recentemente, Rubinho Barrichello e Felipe Massa. E traz interessantes abordagens sobre o futebol e as Copas do Mundo, convocações e participações, além das competições nacionais. Dispam-se de preconceitos e leiam a biografia do narrador. Naturalmente, é preciso desconsiderar algumas questões discutíveis profissionalmente, como a aproximação com jogadores importantes, como Pelé e Ronaldo Fenômeno, entre outros. E na convivência dos pilotos com amizade e convivência familiar. A proximidade com a fonte e a convivência dos que fazem a notícia, não é um bom caminho para fazer um trabalho jornalístico isento, independente e profissional. Galvão Bueno tem com opiniões fortes e definidas sobre o esporte, e até política, inclusive criticando dirigentes, atletas e entidades. Traça um painel dos últimos 40 anos do esporte brasileiro e do trabalho dos jornalistas e radialistas nos meios de comunicação.

IMPrENSa ESPOrTIVa

O biografado apresenta um panorama da evolução tecnológica, das relações dos jornalistas, das mudanças nas redações nos meios de comunicação e as facilidades da instantaneidade de informação. Um espirro do presidente Uzbequistão corre o mundo em poucos segundos. Portanto, acho que este é um livro indispensável para os que adoram e consomem esporte e apreciam analisar e criticar narradores, repórteres e comentaristas esportivos. Afinal diga-se o que disser, façam o que fizer, mas não se consegue viver sem torcer por um time qualquer! PS.: Galvão Bueno tem importantes investimentos pecuários no Rio Grande do Sul, e também, é acionista da Vinícola Miolo, que produz o vinho “GB”.

9


10

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

TRISTEZA EM ENCANTADO

O ADEUS A PAULO SÉRGIO DALMORO Encantadense morreu na segunda-feira (15) na cidade de Teutônia. Aos 19 anos, jogador foi vítima de um mal súbito. Familiares, amigos e colegas de Grêmio choraram a morte do jovem, uma das maiores promessas do futebol de Encantado. Reportagem: Henrique Pedersini

Um cabeceio forte e certeiro vencendo o goleiro: era Paulo Sérgio Bratti Dalmoro marcando um dos gols do “Jogo das Estrelas”, no final de 2017, em Roca Sales. A comemoração? O aceno para os pais e a única irmã, todos acostumados a ver o zagueiro se destacar no futebol desde a infância. O que a família, amigos e ele mesmo não imaginavam era que estavam diante da reta final na promissora carreira no futebol. O encantadense morreu na segunda-feira (15), vítima de um mal súbito. Ele estava em um acampamento na cidade de Teutônia com mais cinco amigos. Paulo Sérgio foi encontrado caído em um córrego. Apesar de ter sido encaminhado para atendimento no Hospital Ouro Branco, ele não resistiu e morreu minutos depois. A notícia chocou a comunidade encantadense. Afinal, o jogador era um dos orgulhos, já que representava a cidade no elenco de juniores do Grêmio. De imediato, amigos e familiares manifestaram a tristeza pelo ocorrido. O velório do jogador reuniu ainda atletas das categorias de base gremista e dirigentes, na Capela Mortuária do bairro Santo Antão, a mesma comunidade em que ele foi sepultado. A notícia mudou o clima em Encantado. Os olhares tristes e perplexos para o caixão denunciavam que Paulo Sérgio era mais do que um bom jogador. Ele havia conquistado a admiração de todos.

Fotos: Arquivo da família

Inter, Grêmio, Juventude e Seleção: o currículo de Paulo Sérgio Dalmoro ainda era criança e não restavam dúvidas, ele seria jogador de futebol. Os primeiros chutes foram ao lado do pai, Sérgio Dalmoro, no campo do Lambari, em Encantado. O CFM foi quem lapidou o menino. Na escolinha coordenada por Fernando Radaelli e Thiago Marchese, o garoto se destacava e ganhou os primeiros títulos. “Ele era um menino muito fácil de trabalhar. Era merecedor de tudo que conquistou no futebol. A família CFM está de luto. Ficamos muito tristes”, relatou Marchese. O Internacional foi a primeira oportunidade em um clube grande. Mas foi no Juventude, pela categoria Sub-17, que Paulo consolidou-se. Chegou até a seleção brasileira e despertou interesse de grandes clubes brasileiros e reconhecidos empresários. No Grêmio, chegou a ser capitão e foi apontado como promessa de craque. Estava no tricolor desde 2014, sendo lembrado outras vezes pelos coordenadores de seleção de base. Ele fez história também no futebol amador. Ajudou o Juventude do Lambari a conquistar um título de Campeão Municipal de Futebol. Fez mais: marcou o gol que sagrou o CTE Roca Sales campeão da Taça da Amizade pela primeira vez ano de 2013. Recentemente, ele havia sido convocado para integrar a seleção gaúcha de futebol na disputa do campeonato entre seleções formadas por estados brasileiros. O time gaúcho foi o campeão.

Primeiras conquistas no CFM, com os técnicos Tiago e Fernando

Opinião acompanhava as conquistas de Dalmoro Minuto de silêncio em Ijuí O Grêmio não poupou nas homenagens ao jogador do seu elenco de juniores. Nem o fato do contrato entre clube e o encantadense estar perto do fim diminuiu as condolências tricolores. O site oficial do Grêmio elogiou a postura do zagueiro: “Paulo dedicou sua carreira de forma íntegra e sempre defendeu

as cores do Tricolor com honra e dedicação. Que a família possa encontrar conforto neste momento”, registrou a nota. A estreia do Grêmio no Campeonato Gaúcho em Ijuí diante do São Luis foi marcada pela homenagem ao atleta com um minuto de silêncio antes de a bola rolar.


GERAL

11

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

ENCANTADO | DIA 1º DE FEVEREIRO | AUDITÓRIO SICREDI

Tenores do Brasil, Delazeri e Juan Pablo apresentam-se em show especial Parte da renda arrecadada será doada para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e ao Lar da Criança Encantado.

No próximo dia 1º de fevereiro, os jovens cantores Vitor Delazeri e Juan Pablo farão um show especial em Encantado. Eles que foram os campeões do quadro “Quem Sabe Canta” do Programa Raul Gil, do STB, no final do mês de dezembro, apresentarão algumas das canções que os levaram até a vitória. Delazeri, de Encantado, e Juan Pablo, de Turvo em Santa Catarina, formaram a dupla em 2016, quando foram selecionados para participar do concurso. Pela Região dos Vales, já realizaram diversas apresentações e esse é o segundo show em Encantado. “É muito importante poder mostrar novamente para a região o nosso trabalho e aproveitar para agradecer a todos pela torcida e pelo apoio que sempre nos deram. Com certeza será mais um momento marcante em nossa carreira”, afirma Delazeri.

Com previsão de uma hora e meia de duração, o espetáculo “Tenores do Brasil” terá início às 20h, no auditório Sicredi, no bairro Planalto. Os ingressos estão à venda no Serviço de Apoio à Saúde (SAS), na rua Coronel Sobral, 1.685 - Sala 2; na Tabacaria O Ponto, na rua Júlio de Castilhos, 1.335; e com os organizadores do evento por meio dos telefones (51) 99517-5054 (Leine), (51) 99316-9542 (Rúbia) e (51) 3751-2222 (Grasiela). O investimento é de R$ 20,00 para estudantes e aposentados (com carteirinha estudantil e identidade); R$ 30,00 para associados do Sicredi (com cartão e identidade); e para os demais R$ 35,00. Parte da renda arrecadada será doada para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e ao Lar da Criança Encantado. O show tem o patrocínio de Sicredi, Vini Lady Cosméticos, Cia do Jardim e Conzatti Contabilidade.

ENCANTADO Mulheres empreendedoras definem calendário de reuniões

O calendário de encontros do Núcleo de Mulheres Empreendedoras, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), está pronto. De janeiro a dezembro, as reuniões que contam com a participação de mulheres de negócios de várias áreas de atuação, visam encontrar soluções conjuntas para problemas comuns ocorridos no cotidiano das negociações, das decisões, dos encaminhamentos e dos resultados. O próximo encontro ocorre quarta-feira, dia 24, às 19h, na Aci-e. Até o momento, 17 mulheres integram o grupo, que faz parte do programa Empreender, oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) às entidades filiadas, como a Aci-e. “Este será o quarto encontro, mas a todo o momento é possível ingressar no grupo e evoluir na sua atividade”, destaca a

Lívia Oselame/Divulgação

Encontros visam à busca de soluções coletivas para problemas comuns secretária executiva da Aci-e, Bernardete Rissi. Para participar do Núcleo, é preciso ser sócia da entidade, seja como proprietária de empresa, como funcionária de empresa, como empreendedora individual ou prestadora de serviço. O investimento é R$ 25 por mês, destinados ao pagamento da profissional que faz a mediação das discussões e dos recursos pedagógicos. Os demais custos, como locação de sala para reuniões e outros materiais, são bancados pela entidade.

Calendário de reuniões Janeiro: 24 Fevereiro: 21 Março: 14 e 28 Abril: 11 e 25 Maio: 9 e 23 Junho: 13 e 27 Julho: 11 e 25 Agosto: 15 e 29 Setembro: 12 e 26 Outubro: 10 e 24 Novembro: 14 e 28 Dezembro: 12 Horário: 19h, na Aci-e.

Divulgação

Delazeri e Juan Pablo voltam a se apresentar em Encantado

MUÇUM

Mais um passo na construção de área esportiva da linha 28 de Setembro O projeto pela construção de uma área esportiva coberta para a Linha 28 de Setembro começa a sair do papel. Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Lourival de Seixas e o vice-prefeito Lauro Fronchetti assinaram o convênio com a Caixa Econômica Federal, com presença do representante do REGOV da agência de Caxias do Sul, Marcos de Freitas, e a gerente de relacionamento da agência de Muçum, Mônica Rosia. Os trabalhos pela obra iniciaram no ano de 2013 em busca de recursos federais. Serão mais de R$ 240 mil para a construção da quadra coberta pleiteados junto ao Ministério de Esportes. Conforme o prefeito Lourival de Seixas, o feito contemplará práticas esportivas e realizações da comunidade. Atualmente a localidade conta com um salão de madeira. “Conseguimos este

recurso com auxílio do deputado federal Alceu Moreira. A ideia é que, no futuro, o local seja totalmente fechado e usado como o salão da comunidade”, conta. A medida é vista como auxiliar no combate ao êxodo rural. A comunidade beneficiada apresenta um significativo crescimento populacional, em virtude das atividades de suinocultura, setor que colabora diretamente para o crescimento do setor primário. O próximo passo será a elaboração do projeto arquitetônico e orçamentário para aprovação da instituição bancária. Posteriormente será aberto o processo licitatório. Além disso, em data a ser definida, será agendada uma reunião envolvendo administração e lideranças comunitárias para definição de detalhes referentes à obra.

Divulgação

Convênio foi assinado na manhã de ontem


12

DOUTOR RICARDO

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

Fotos: Divulgação

Alvaro Giacobbo assume como prefeito Na manhã de segunda-feira (15), a prefeita Catea Rolante entregou o cargo de prefeito ao vice Alvaro Giacobbo, que estará à frente do executivo municipal durante as férias de Catea pelo período de 30 dias.

Inscrições para projetos no CRAS A secretaria da Assistência Social comunica que em fevereiro iniciam as inscrições para os projetos que acontecem no CRAS: Arte para a Vida, Arte em PVC, Construindo Sonhos, Alegria de Colorir, Informática para idosos (mais de 50 anos), Praticando Saúde e Fortalecimento de Vínculos.

Festa na Gruta será no dia 4 de fevereiro

Marco Aurélio, Giacobbo e Vitor Hugo

Prefeito em exercício participa de cerimônia no Conselho Estadual de Cultura Na terça-feira (16), o prefeito em exercício, Alvaro Giacobbo, participou da Cerimônia dos 50 Anos do Conselho Estadual de Cultura (CEC), em Porto Alegre. Estavam presentes todos os conselheiros, o secretário da Cultura Esporte Turismo e Lazer, Vitor Hugo, entre outras autoridades e envolvidos com o meio cultural gaúcho. Giacobbo, em conversa com o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves e com o secretário Vitor Hugo, reiterou sobre a importância da cultura, em especial,

da “Terra do Filó” e convidou para participarem do Filó de Doutor Ricardo. Também foi enviado ao CEC a solicitação para incluir o município na programação oficial de comemoração dos 50 Anos do Conselho, que se estende até agosto. “Estamos muito honrados em receber o convite e participar da cerimônia de aniversário do CEC. Já manifestamos o desejo de contar com a presença deles no nosso filó em maio. Estamos buscando incrementar e valorizar ainda mais nossa memória histórica e cultural, exaltando a Terra do Filó”, comentou Alvaro.

A Administração Municipal e a comunidade ricardense convidam para a Festa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes que acontecerá no dia 4 de fevereiro. Programação:

9h30min - Inauguração da imagem de Nossa Senhora de Lourdes no trevo de acesso à gruta e carreata 10h30min - Missa com Benção da Saúde 12h - Almoço 15h – Missa no interior da gruta 16h – Baile com a banda Presença

Conselho se reuniu em Porto Alegre

Talões de produtor e recadastramento de animais

Inauguração de imagem da santa no trevo de acesso à gruta é uma das atrações

A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente informa aos produtores rurais de Doutor Ricardo que o levantamento do Talão de Produtor iniciou no dia 8 de janeiro de 2018. O produtor deve realizar o recadastramento dos animais existentes na propriedade, comunicando a quantidade e a idade dos animais.

Todos os produtores devem apresentar o talão e realizar o recadastramento na secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, conforme as datas a seguir:

Dia 19 – Barra do Zeferino e Santo Antônio Dia 22 a 25 – sede do município e produtores que não apresentaram na data da comunidade.

Devem ser apresentados todos os talões com movimento no ano de 2017. A não apresentação do documento ocasionará a perda dos direitos de bonificação de horas máquinas, conforme Lei Municipal, além de não poder participar dos programas de incentivo agrícola da secretaria da Agricultura.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

13

Edegar Pretto mostra resultados da gestão da Assembleia em 2017 Ao lado da economia de R$ 71 milhões durante a gestão da Assembleia Legislativa em 2017, o presidente Edegar Pretto (PT) destacou na prestação de contas o empenho pela mediação do diálogo com as bases sociais, mantendo os espaços públicos abertos e disponíveis nos momentos de maior polêmica. O enfrentamento da violência contra a mulher a partir do espaço institucional foi uma das prioridades do presidente, que também apontou a mobilização pela recuperação das perdas do Rio Grande do Sul com a Lei Kandir como assunto estratégico que mobilizou os deputados gaúchos e poderá gerar resultados positivos até agosto deste ano, prazo final dado pelo Supremo Tribunal Federal para resolver a questão. Os resultados obtidos pelo terceiro presidente da Assembleia na 54ª legislatura foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta manhã, no Salão Júlio de Castilhos. Edegar Pretto mostrou a produção legislativa de 2017, que resultou na apreciação de 213 matérias durante as 123 sessões plenárias realizadas no período de trabalho parlamentar, de fevereiro a dezembro, com intervalo de 15 dias em julho. Das 229 audiências públicas promovidas pela Assembleia, 112 aconteceram na sede em Porto Alegre e 117 em municípios do interior do Estado. Do orçamento de R$ 643,4 milhões, foi gerada economia de R$ 71 milhões que estão disponíveis ao Executivo no caixa único, salientou Pretto. Ele detalhou o investimento de R$ 10 milhões na estrutura do prédio do Palácio Farroupilha, como a substituição dos cinco elevadores do térreo

Relatório foi apresentado na quarta-feira (17) durante entrevista coletiva em Porto Alegre Guerreiro/Divulgação AL

Pretto falou com a imprensa sobre período em que comandou a Assembleia ao décimo segundo andar, dos quais estão finalizados os quatro pavimentos superiores. Também está em curso a troca dos equipamentos de ar condicionado, e reforma do telhado do prédio administrativo anexo ao principal. Referiu ainda os novos equipamentos instalados nas três entradas de acesso aos espaços da Assembleia, com portas giratórias e sistema de controle integrado dos servidores e visitantes.

Do orçamento de R$ 643,4 milhões, foi gerada economia de R$ 71 milhões que estão disponíveis ao Executivo no caixa único RÁDIO

Neste sábado, às 11h, no programa Panorama, da Rádio Encantado, acompanhe na íntegra a entrevista coletiva do deputado Edegar Pretto.

Alerta contra a violência de gênero Militante do movimento da ONU #HeForShe, espaço de articulação de homens e meninos contra a violência de gênero, o presidente Edegar Pretto mostrou o crescimento das mortes de mulheres no Rio Grande do Sul, 96 em 2017, e no país, 533, evidenciando a prioridade dada ao assunto através de campanha institucional no início da gestão, em março. “Tapete e maçaneta não matam” foi a propaganda veiculada, alerta essencial quando os registros apontam cinco estupros de mulheres a cada dia no Estado, ao lado das 63 agressões e 104 ameaças diárias, e do intervalo de cinco dias em que uma mulher perde a vida. Ele destacou as parcerias empresariais e no meio universitário que ao longo do ano permitiram tratar desse assunto através de ações afirmativas. Também a Procuradoria Especial da Mulher esteve mobilizada com esta questão. Pretto destacou ainda os seminários realizados para debater a alimentação saudável e a produção de alimentos, reunindo autoridades nacionais e internacionais que tratam do tema. Um dos resultados práticos foi a instalação da Feira Orgânica na entrada principal da Assembleia, durante a tarde das quartas-feiras, quando agricultores de assentamentos da reforma agrária do MST trazem seus produtos para venda. Outro eixo prioritário da gestão foi a educação, debatida em 35 seminários e audiências públicas regionais, fruto de mobilização dos reitores e dirigentes de institutos federais diante da retenção de recursos e corte de verbas de custeio das instituições de ensino superior. Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais está formada para atuar por essa causa, registrou o presidente.

Mobilização parlamentar pelo Rio Grande do Sul

Mas foi a luta pela recuperação das perdas da Lei Kandir um dos momentos de articulação e unidade dos parlamentares gaúchos, referiu Edegar Pretto, ao recapitular as agendas em Brasília, na Câmara e no Senado Federal, assim como em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de apoio para alcançar a recuperação desse crédito milionário, calculado em R$ 50 bilhões. Apesar da recusa da União e da articulação do atual governo em definir novas regras para a dívida com a União, matéria que está em curso na Assembleia através do Plano de Recuperação Fiscal, Edegar Pretto deposita esperança na construção de nova mobilização e mediação junto aos espaços federais, “pois é uma das saída possíveis para a crise do Estado”, assegurou. O parlamentar deixou registrada sua discordância com a conduta federal no encaminhamento de retrocessos aos brasileiros

Presenças

através da aprovação da reforma trabalhista e da pretendida reforma da Previdência. “Pelos meus vínculos de representação, não me acovardei e a luta continua”, disse ele, atribuindo à mobilização dos trabalhadores as dificuldades impostas até agora para aprovar mudanças na previdência social. Do desafio de conduzir a Assembleia Legislativa em 2017, Edegar Pretto se orgulhou da determinação em “manter a casa aberta para todos, com o papel de mediador do diálogo com as bases sociais, sem grades”, prática adotada durante as votações de projetos polêmicos no plenário da Assembleia. “Todos e todas foram acolhidos”, salientou, agradecendo o empenho de sua equipe de trabalho e dos Superintendentes. Elogiou, também, o modelo de gestão compartilhada adotado pela Assembleia, estilo de gestão que vem chamando a atenção de outros legislativos do país.

Participaram da exposição os deputados Juvir Costella (PMDB), 2º secretário da Mesa Diretora, e a deputada Stela Farias, líder da bancada do PT. Também a Superintendente Geral, Mari Perusso; o chefe de gabinete Elinto Mariani; o Procurador Fernando Ferreira; o Superintendente de Comunicação e Cultura, Marcelo Nepomuceno; o Superintendente Legislativo, Leonel Rocha; o Superintendente Administrativo e Financeiro, Ricieri Dalla Valentina Júnior, e demais diretores e diretoras do complexo administrativo da casa legislativa. Dirigentes da Agert e Associação Riograndense de Imprensa prestigiaram o evento, que registrou expressiva presença de emissoras de rádio e jornal de diversas regiões do Estado durante a coletiva de imprensa. Vídeo institucional mostrou imagens das atividades realizadas durante o ano, tanto no plenário, comissões técnicas, na presidência e audiências públicas, quanto eventos externos institucionais e de parlamentares.


14

ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

Turismo do Vale aposta em

caminhadas autoguiadas

Em entrevista ao Grupo Encantado de Comunicação, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, e a turismóloga Lizeli Bergamaschi, falaram sobre os desafios do setor, a geração de renda, desenvolvimento da área na região e o novo projeto em que estão trabalhando neste ano: Caminhadas Autoguiadas no Vale do Taquari. Inspiradas em modelos europeus, a iniciativa busca atrair mais turistas à região, unindo qualidade de vida, bem-estar e crescimento local. Jornal Opinião - Como está o desenvolvimento do turismo regional? Rafael Fontana - O turismo é uma espécie de doutrinação. Temos que ser persistentes para dar certo. É uma das atividades importantes do Vale do Taquari que estamos construindo ao longo dos últimos anos e que ainda temos muito a trabalhar. É um trabalho gratificante, pois acreditamos nesse potencial econômico que é o turismo para nossos empreendedores, agroindústrias, restaurantes, hotéis. É importante que possamos dar sequência a isso vislumbrando, em um futuro próximo, conseguirmos ser um destino consolidados e que essa atividade se agregue às demais economias da região, gerando valor e renda à população.

JO - Qual a trajetória da associação até hoje? Lizeli Bergamaschi - O turismo é algo novo na região. Em 10 anos de entidade o desafio é diário. O próprio Ministério do Turismo surgiu em 2007. Então avançamos muito no setor. No início não tínhamos nem material de apresentação do que cada município oferecia. Uma que outra cidade tinha folder. Começamos com a estratégia de divulgação, reuniões com o poder público e empreendedores, e vimos a grande dificuldade que tínhamos em, por exemplo, participação de um evento sem folheteria. Assim essa caminhada foi construída durante todos esses anos. Cada passo a passo feito, marcas deixadas, tudo isso faz parte dessa evolução.

JO - Ano passado foi produzido o Diagnóstico Turístico Regional. Como o material auxilia no desenvolvimento do setor? Lizeli - Focamos, em 2017, no Diagnóstico Turístico Regional. Fizemos um levantamento para ver, de fato, quais as atualizações que

Vitória Stürmer Bortoletti

dispomos no setor. Temos muito potencial, mas também muito produto pronto. Assim temos que trabalhar em cima disso a fim de evoluir e termos mais opções para os nossos visitantes. Quando iniciamos o trabalho em 2008 fizemos um registro de visitantes. Não tínhamos esse controle. Não sabíamos quem estava vindo, qual local de origem, para onde ia e quanto deixava de lucro nesses pontos. Hoje temos esses números com muito controle. Uma evolução vista visualmente. Rafael – Esse diagnóstico ele conseguiu demonstrar números que eram necessários para andamento do setor e os pontos a serem melhorados. O turismo é uma atividade econômica composta por quatro itens: comer, dormir, passear e comprar. Destes, três são privados: o comer, dormir e o comprar. Um deles, que une o privado ao público, que é o passear, visitar. O turismo é feito pelo empreendedor com o município sendo facilitador e mobilizador e colocando a infra-estrutura necessária. Nós precisávamos saber, depois de muito tempo, quantos hotéis, leitos, restaurantes aptos a receber o turista, o que estamos servindo, as acomodações, agências de viagens, guias de turismo, como está a infraestrutura para chegar aos atrativos turísticos, entre demais itens. Isso tudo é o subsídio para desencadear várias ações futuras. O levantamento feito durante cinco meses nos 39 municípios foi primordial para que a nossa região possa passar a conhecer ela mesma, fazendo com que ela se venda, gerando mais negócios. A equipe conseguiu levantar os locais, endereços, telefones, entre outros. Entre os exemplos, a informação de que temos 60 hotéis na região e 3.600 leitos (em 2009 eram 1.800). Os hotéis são divididos em três classificações conforme o Ministério do Turismo: turístico, simples e comercial. Também foram registrados 283 serviços de alimentação. Fizemos uma parceria

Fotos: Divulgação

com o Sebrae para visitar todos a fim de oferecer a consultoria subsidiada da entidade a fim de melhorar como um todo o atendimento prestado. Na região, 71 restaurantes oferecem almoços e 31 jantar de segunda a segunda-feira. Trinta e quatro são as agências de viagem e, destas, 16 têm interesse em comercializar a região do Vale do Taquari. Essas informações todas com cardápio e tudo mais irá para um aplicativo onde a pessoa poderá baixar para uso móvel. JO - O turismo também serve para divulgação dos produtos oriundos da região? Lizeli - O turismo divulga o produto ou a marca local. Muitas vezes a pessoa nos visita, prova o produto e já quer saber onde que pode encontrá-lo. Percebemos isso nos grupos que acompanhamos ao nos visitaremos. Percebemos isso ao conhecerem uma agroindústria familiar ou produtos coloniais, por exemplo.

JO - Qual é o maior desafio para o setor? Rafael – Hoje, percebemos que o nosso desafio é como fazer com que a sociedade consiga perceber e valorizar o que temos de potencial. Isso acontece apenas com as outras regiões. Valorizamos a serra, por exemplo, mas deixamos de perceber o que temos de bom por aqui. Isso é uma meta interna posta para esse ano. Além disso, fazer com que haja um trabalho integrado. O empreendedor tem que se sentir pertencente à solução da situação. Para acontecer o turismo deve haver integração do empreendimento, comércio e poder público. É um sentimento de pertencimento, desde aquele que fornece informação na rua até o proprietário do hotel ou restaurante que vai receber o visitante. Quando essa química acontece o planejado dá certo.

Rafael Fontana é o presidente da Amturvales

Turismóloga Lizeli Bergamaschi elaborou diagnóstico do turismo regional


ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

15 Fotos: Divulgação

Tamanduá recebe

primeiro roteiro

Localidade no interior de Marques de Souza recebeu o lançamento do projeto A Amturvales e o Passeios na Colônia lançaram, em dezembro, o projeto Caminhadas Autoguiadas no Vale do Taquari. A iniciativa foi inspirada em modelos europeus. Elaborado desde junho, o projeto pretende dar condições a qualquer turista de visitar sozinho pelo menos uma comunidade dos 39 municípios da região, incluindo Guaporé, na Serra, também associado à entidade. A primeira aposta é Tamanduá, interior de Marques de Souza. Placas patrocinadas por empresas da região foram instaladas por 13,2 quilômetros da localidade, informando 17 pontos turísticos, além de empreendimentos, assim como preservação da arquitetura e da natureza. Nova Petrópolis e na Floresta Negra, na Alemanha, o mesmo modelo pode ser conferido. O objetivo é implantar os 39 passeios autoguiados até o

fim de 2019, um total aproximado de 500 quilômetros. No primeiro semestre deste ano, municípios já devem ser contatados para trabalhar a iniciativa. “O projeto quer proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientandose apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos caminhantes/turistas; e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes”, sustenta. “A parceria com a Ong ANDABRASIL possibilitará a inclusão dos circuitos do Vale do Taquari em circuitos internacionais. No mundo existem cerca de 6 mil circuitos em 39 países, utilizados por 16 milhões de caminhantes”, finaliza Lizeli.

Objetivo é implantar 39 passeios autoguiados até o fim de 2019

O turismo é uma espécie de doutrinação. Temos que ser persistentes para dar certo. Rafael Fontana, presidente da Amturvales

O turismo divulga o produto ou a marca local. Muitas vezes a pessoa nos visita, prova o produto e já quer saber onde que pode encontrá-lo. Lizeli Bergamaschi turismóloga


16

SEGURANÇA

JORNAL OPINIÃO n 19 de janeiro de 2018

Morre homem baleado em Muçum Não resistiu aos ferimentos o muçunense Noeli Antônio da Silva, o Neff. Aos 45 anos, ele foi vítima de um homicídio. O homem estava internado desde a terça-feira (09) quando foi baleado no bairro São José. Ele foi atendido no hospital de Muçum e transferido para um hospital de Canoas, onde morreu no último sábado (13).

Divulgação

Juremir Versetti/Chinelagem Press

Suspeitos estão presos

Neff tinha 45 anos

Acidente na ERS-332 em Doutor Ricardo

A Polícia Rodoviária Estadual de Encantado e SAMU atenderam um capotamento de veículo na ERS-332, na Linha Guabiroba, em Doutor Ricardo, no sábado (13). Duas jovens estavam em um Vectra, placas de Arvorezinha. A condutora perdeu o controle e o carro tombou na pista. As duas vítimas foram encaminhadas com escoriações para atendimento médico.

Motociclista sofre queda em Vespasiano Corrêa

Um motociclista foi encaminhado para atendimento no hospital de Encantado na manhã do domingo (14). A viatura da EGR resgatou o homem em Vespasiano Corrêa, após ele ter sofrido queda de motocicleta. O motociclista sofreu apenas escoriações.

Adolescente escapa da prisão por um dia Divulgação BM Um menor de 17 anos foi detido pela Brigada Militar de Encantado na tarde de ontem (18). O adolescente foi pego no bairro Nova Morada. Ele portava aproximadamente 200g de maconha (foto). Conhecido pela BM pelo envolvimento com o tráfico de drogas, o jovem foi conduzido para Delegacia de Polícia. O suspeito completa 18 anos nesta sexta-feira e por um dia não foi recolhido ao sistema prisional.

Carro usado no crime foi abandonado no interior de Encantado

Homem é preso por tráfico de drogas em Encantado

Os quatro homens que teriam se dirigido até Muçum para executar Neff estão presos. Luis Fernando Lopes Dias, 29 anos, precisou ficar internado, já que foi baleado durante o confronto com a vítima. Cristian Zauza, 31 anos, e Lúcio Paulo Alexandre Da Silva, 24 anos, foram capturados no interior de Encantado. Já Mateus Saiva da Silva foi preso no Vale dos Pinheiros na quinta-feira da semana passada.

Veículo incendeia em Encantado

Um homem foi preso por tráfico de drogas em Encantado na noite da segunda-feira (15). A Brigada Militar abordou um indivíduo no bairro Nova Morada. Ele portava uma chave de um conhecido ponto de tráfico de drogas. No interior da residência, os policiais localizaram nove pedras de crack, pequena quantidade de maconha, material para embalar droga, uma parte de um colete à prova de balas e R$ 180,00 em dinheiro. Alexandre Dos Santos Cardoso foi apresentado na Delegacia e recolhido ao presídio.

Um veículo incendiou em Encantado na quartafeira (17). A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para o bairro Nova Morada. Um Fiat Prêmio, pertencente a Roberto de Farias, ficou danificado após as chamas atingirem a parte dianteira. O próprio condutor, com uso do extintor, e depois os bombeiros controlaram as chamas.

Empresário de Roca Sales é vítima de roubo em Lajeado

Um assalto foi registrado pela Brigada Militar de Encantado no sábado (13). Pela manhã, quatro elementos teriam participado do roubo de itens pertencentes a uma loja de roupas nas proximidades da Casa de Cultura. Os elementos foram detidos ainda no centro. Eles foram encaminhados para Delegacia e recolhidos ao sistema prisional. Todos pertenceriam a mesma família e seriam moradores do bairro Lago Azul.

Um empresário vinculado à cidade de Roca Sales teve seu carro roubado na segunda-feira (15) em Lajeado. A vítima estava em uma lancheria e teria se dirigido até o veículo para buscar dinheiro. Ele foi surpreendido por dois elementos a bordo de uma motocicleta. O carona roubou R$ 750, um relógio e o carro, um Fiat Pálio ano 2016, cor vermelha. Ninguém foi preso ou identificado. O veículo tem placas de Imigrante.

Quatro presos por roubo no centro de Encantado

Índices de homicídio e latrocínio apresentaram queda no RS em 2017 Os crimes contra a vida mantiveram a tendência de queda registrada ao longo de 2017 no Rio Grande do Sul. O balanço anual dos dados estatísticos da criminalidade, apresentado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na segunda-feira (15), aponta redução de 26,2% nos índices de latrocínio e 1,5% em homicídios. Em Porto Alegre, a queda foi ainda mais expressiva: as ocorrências de homicídio doloso diminuíram 20,1% e as de latrocínio, 69,2%. Entre os meses de outubro e dezembro de 2017, nenhuma ocorrência de latrocínio foi registrada na capital. No Estado, a queda nesse indicador é de 20%. Durante a apresentação do balanço, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schimer, observou que a diminuição dos latrocínios tem um caráter simbólico,

pela gravidade do delito. “É um dado a ser comemorado, mas, que exige, por parte do poder público, esforços redobrados. Temos que solidificar de uma vez por todas essa nova realidade”, afirmou. Mesmo com a redução nas ocorrências de homicídio doloso, o número total de vítimas ainda apresentou aumento de 0,3% em âmbito estadual. Porto Alegre, no entanto, registrou queda de 17,1% no número de vítimas, em comparação a 2016. Schirmer salientou a importância das ações de combate ao tráfico de entorpecentes na queda do indicador. “As operações desencadeadas pelas forças policiais, em consonância com a Operação Pulso Firme, representam uma ação de longo prazo que tem grande influência nos índices de homicídio.

Grande parte dessas ocorrências está diretamente relacionada ao crime organizado”, frisou.

Divulgação oficial Ao todo, 17 indicadores compõem a divulgação oficial da SSP. Desses, 14 registraram queda no ano de 2017. Houve redução, também, nos índices de roubo a usuários de transporte coletivo (-34,6%), furto a banco (-28,4%), roubo a profissionais de transporte coletivo (-28%), abigeato (-25,5%), roubo a comércio (-19,7%), roubo a banco (-18,4%), furto de veículos (-13,6%), furtos (-10,5%), furto de comércio (-6,2%), ameaça contra mulheres (-4,2%), estelionato (-2,1%) e roubos (-1,6%). Ainda registram alta os crimes de roubo de veículos (1,4%), estupro de mulheres (5,5%) e lesão corporal contra mulheres (1,3%).


Edição: Henrique Pedersini | henrique@opiniaojornal.com.br

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

17

COPA CIDADE DAS FLORES

ENCANTADENSES E ROCA-SALENSES CONQUISTAM TÍTULO EM SANTA CLARA Uma seleção de jogadores integrando atletas do CFM de Encantado, CTE de Roca Sales, Santa Clara do Sul e Estrela conquistou o primeiro lugar na categoria 2002 pela copa Cidade das Flores de Santa Clara do Sul. A equipe ganhou o nome de Nolifute, o nome da liga

que representa as equipes de base do Vale do Taquari. Os jogadores da região derrotaram o Novo Hamburgo na decisão e ergueram a taça de campeão. A competição, que está na sua sexta edição, integra clubes de toda região sul em categorias de base.

Henrique Pedersini

CMD MUÇUM

O Conselho Municipal de Desporto (CMD) de Muçum elegeu nova diretoria para 2018. O presidente é Leonardo Bagnara. O vice será Remor Bagnara. A diretoria ainda conta com os seguintes nomes: Bruna Luzzi Brino, Jacinta Casagrande, Rafaela Dalmolin Picolli e Luis Gustavo Betinelli. O conselho fiscal é composto por Maura Cipriani, Cléber Coser e Marcos Capitânio. Os suplentes são Ismael Girardi, Lourival Seixas e Verônica Dalmolin Quadri.

PAULO SÉRGIO DALMORO

Penso que seria um desrespeito de minha parte não publicar um tópico sequer sobre Paulo Sérgio Dalmoro nesse espaço. Ele foi pauta dezenas de vezes! Garoto de boa índole, família íntegra, bom jogador e humilde. Perde o futebol, o Grêmio, Encantado, perdem todos. Fique com Deus, Paulo.

AMADOR DE ROCA SALES

Está confirmado: teremos 10 times no Campeonato Municipal de Futebol de Roca Sales. Que positivo! Não faz muito tempo eram cinco equipes. Dobrou o número de interessados. Parabéns à comunidade esportiva e aos organizadores. Em breve, mais informações.

TALIA DAROIT

Atletas nascidos em 2002 ficaram com 1º lugar

ROCA-SALENSE FERNANDO AGOSTINI

Treinador assume Brasil de Farroupilha

Arquivo pessoal

O acaso mudou os planos do roca-salense Fernando Agostini para 2018. Contratado para ser auxiliar no Brasil de Farroupilha, ele foi oficializado como treinador do time. Agostini ocupará o cargo deixado por Irani Teixeira, que faleceu na semana passada. Preparando-se para a Divisão de Acesso 2018, o Brasil decidiu manter os demais integrantes da comissão técnica e Agostini foi promovido. “Vamos continuar um legado que o Irani deixou. A gente já vinha trabalhando toda a semana em cima da base e da relação de jogadores para que conseguíssemos formar uma equipe competitiva e dentro da realidade financeira do clube. Estou motivado para seguir com o projeto. A oportunidade foi dada, agora cabe a mim trabalhar, me dedicar e me aperfeiçoar cada vez mais para que no dia a dia a gente consiga fazer um grande trabalho, fazer uma boa pré-temporada agora e conquistar bons resultados”, ressalta Agostini. O técnico iniciou sua carreira no futebol amador de Bento Gonçalves, sendo vice-campeão da Libertadores do Nordeste com o Barracão.

A bresciense Talia Daroit renovou com o Taboão da Serra para a temporada 2018. A jogadora se recupera de uma cirurgia e volta ao futsal no segundo semestre deste ano. “Estou feliz em vestir mais uma vez a camisa do Taboão. Espero me recuperar o mais rápido possível para poder ajudar a minha equipe conquistar títulos e atingir os objetivos. Que seja uma temporada maravilhosa. Abraços a essa torcida espetacular!”, escreve Talia.

OLHO NELES!

De novo os meninos da categoria 2002 do CFM de Encantado e CTE de Roca Sales! Eles andaram conquistando mais um título. Desta vez em Santa Clara do Sul. É uma geração de bons jogadores. Em pouco tempo acredito que darão alegria no futebol. Aliás... o CFM deve utilizálos no campeonato municipal de futebol em 2018. Fiquei sabendo que alguns estão sendo monitorados pelo Juventude.

LUTANDO DESDE AGORA

Agostini recebe grande oportunidade no futebol

Encantadenses querem participar de uma competição de luta no Rio de Janeiro no final deste mês. Seriam sete desportistas credenciados. Todos são treinados por Vinícius Teixeira. Eles se responsabilizam pelos custos com alimentação e conseguiram até local para dormir. Precisam apenas de ajuda para passagens ao Rio de Janeiro. Quem quiser colaborar pode comparecer na academia ao lado do Mercado AGF.


1818

JORNAL OPINIÃO janeiro 2017 JORNAL OPINIÃO  19 13 de de janeiro de de 2018

Notas do XANDÃO Neymar Jr. vaiado 1

Esta semana, o atacante Neymar foi vaiado pela torcida do Paris Saint Germain (PSG). O jogador brasileiro pegou a bola para cobrar um pênalti na vitória (8x0) diante do Dijon pelo campeonato Francês, fato que desagradou os torcedores do time parisiense que queriam que a cobrança fosse efetuada por Cavani. O uruguaio havia sofrido o pênalti e, caso marcasse seu segundo gol na partida, se tornaria o maior artilheiro da história do PSG, superando o sueco Zlatan Ibrahimovic que também marcou 156 gols com a camisa do clube.

Neymar Jr. vaiado 2

Além da questão envolvendo a artilharia de Cavani, as vaias dos torcedores do PSG ao brasileiro Neymar Jr. se devem também aos rumores de uma provável saída do jogador para o Real Madrid. Na Europa se comenta que o time francês teria servido apenas de “barriga de aluguel” para o atleta. Não está descartada uma troca pelo português Cristiano Ronaldo.

Peneirão do Alviazul

O Clube Esportivo Lajeadense realiza testes para formação da equipe de juniores. Podem participar meninos nascidos nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. Os interessados deverão comparecer nos dias 24 e 25 de janeiro, às 14h, no Estádio Alviazul em Lajeado. Os garotos devem levar seu material para treino, como chuteira, calção, meião, camisa e caneleira. As inscrições são gratuitas.

Lilafa com novo presidente

O árbitro Jorge de Freitas “Taxa” assume, na próxima segunda-feira (22), o comando da Liga Lajeadense de Futebol Amador (Lilafa). A assembleia de posse ocorre às 19h30min, na sede do União Carneiros, em Lajeado. Um dos objetivos do novo presidente é conseguir organizar o Campeonato Municipal em 2018, tendo em vista que no último ano a competição não foi realizada por falta de clubes interessados em participar.

Árbitros Fifa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou esta semana a lista dos 10 árbitros Fifa para a temporada de 2018. A relação é composta pelos seguintes nomes: Sandro Meira Ricci (SC), Wilton Pereira Sampaio (GO), Raphael Claus (SP), Anderson Daronco (RS), Luiz Flavio Oliveira (SP), Ricardo Marques Ribeiro (MG), Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), Rodolpho Toski Marques (PR), Wagner Nascimento Magalhães (RJ) e Wagner Reway (MT).

Ricci na Copa da Rússia

O árbitro brasileiro na Copa do Mundo da Rússia 2018 será Sandro Meira Ricci. Para a Copa de 2022 existe a expectativa de que o gaúcho Anderson Daronco seja o escolhido.

R-10 aposentado

Nesta semana, Roberto Assis Moreira anunciou a aposentadoria no futebol do seu irmão Ronaldinho Gaúcho. Mesmo não atuando desde 2015, muitos ainda tinham a esperança de ver R-10 de volta ao futebol. Após o comunicado, o novo “aposentado” enviou mensagem de agradecimento aos clubes, companheiros e fãs: “Vivi intensamente este sonho de criança”.

R-10 carreira

Nas 18 temporadas no futebol profissional, Ronaldinho Gaúcho, além da Seleção Brasileira, atuou por Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético-MG, Querétaro-MEX e Fluminense, marcando 301 gols em 788 jogos.

R-10 no Grêmio

No Grêmio, onde despontou para o futebol, Ronaldinho Gaúcho marcou 75 gols em 145 jogos, no período de 1998 a 2001. Em 1999 conquistou a Copa Sul e o Gauchão de 1999. A saída do tricolor em 2001 foi polêmica, pois ao término do contrato, com a então nova legislação (Lei Pelé), deixou o Grêmio com quem travou uma batalha judicial. A saída do Grêmio só não foi mais polêmica que a tentativa de retorno em 2011, quando após acertar a sua volta com o presidente Paulo Odone, acabou “roendo a corda”, para jogar no Flamengo.

R-10 Bola de Ouro

Nos anos de 2004 e 2005, quando defendia o Barcelona, o craque gaúcho conquistou a Bola de Ouro da Fifa como melhor jogador do mundo. R-10 passou seis temporadas no clube espanhol.

R-10 na Seleção

Na Seleção Brasileira, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, Ronaldinho Gaúcho foi campeão do Mundo em 2002, na Copa disputada no Japão e Coréia do Sul. A primeira convocação ocorreu em 1999, após brilhar nas finais do Gauchão, quando deu “elástico” e “balãozinho” no capitão colorado Dunga. Na estreia com a camisa amarelinha, Ronaldinho fez um gol de placa contra a Venezuela, na Copa América. Com a camisa da Seleção, R-10 jogou 100 partidas, marcando 34 gols.

Divulgação

PAROU TUDO

TRATATIVAS PARA SUB-19 DO ENCANTADO NÃO EVOLUEM As festas de final de ano e o período de férias esfriaram a negociação para que o Esporte Clube Encantado monte uma equipe na categoria Sub-19. Um empresário mantém negociações com a direção do Leão do Vale, representada pelo presidente Verner Werle. Desde o final da temporada passada os contatos não evoluíram.

Segundo o presidente do clube encantadense não houve um encerramento das tratativas, mas sim uma pausa no negócio. “Estamos tratando esse negócio com calma. Não queremos pagar vale e nem endividar o clube. A ideia de fazer a categoria sub-19 é para fazer com que o Encantado time que pode ser inscrever evolua, por Cada isso tem feito 12 atletas tudo da melhor forma”, enfatiza.

Vôlei em Muçum O projetoOCORRE NO DIA 4 DE MARÇO TORNEIO Os jogadores seriam providenciados pelo empresário e o clube arcaria com a

estrutura jogos e sedia treinamentos. Jogadores Encantado e região também A cidadepara de Muçum no mês de março a de segunda edição do Torneio Regional poderiam compor o grupo. A ideia é dar um passo para que em alguns anos o Leão de Voleibol Misto. A competição ocorre no dia 04 e será disputada no Ginásio do Vale esteja de voltaAaopromoção futebol profissional. Municipal de Esportes. é da Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto e o Conselho Municipal de Desporto. As inscrições podem ser feitas na secretaria de cultura de Muçum mediante o pagamento de R$ 200,00. Cada time pode inscrever 12 atletas e um treinador.

TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

ENCANTADENSE GAUCHÃO 2018 AJUDA INTER A Transmissão dos jogos da dupla GRENAL MANTER 100%

Em dois jogos o encantadense Kevin Lansini foi acionado para defender a meta do Internacional na disputa da Taça São Paulo de Futebol Junior. O goleiro ajudou a equipe a manter os 100% de aproveitamento na competição e colocar a equipe colorada na terceira fase da disputa. No domingo (08), Kevin atuou nos 90 minutos da vitória por 3 a 1 sobre o São José dos Campos. Já na quarta-feira (11) ele entrou no O primeiro campeonato de Futebol Sete, organizado pelo Conselho Municipal de decorrer da goleada por 6 a 0 Desporto, inicia domingo sobre o Taboão da Serra.(21), no campo da Linha Bonita Alta. Os jogos iniciam às 14h. Confira as partidas: O Internacional volta a campo nessa sexta-feira (12) a Associação Ricardense de Futsal x Abutres partir das 16h. O adversário é Palacin x Kueraz o Ceará. Cachorro Morto x Puma Javali x Bar Dissera

EM REDE COM A RÁDIO GUAÍBA

Futebol Sete de Doutor Ricardo PRIMEIRA RODADA É DOMINGO EM LINHA BONITA ALTA


ATUALIDADE

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

19

Mais de 985 mil contribuintes já quitaram o IPVA 2018

Novo valor de R$ 954 não recompõe poder de compra do salário mínimo, diz Dieese O valor definido para o salário mínimo deste ano, de R$ 954, não recompõe o poder de compra do brasileiro, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O aumento de 1,81% em relação ao valor que vigorava no ano passado ficou abaixo da inflação medida pelo Índice de Preços Consumidor (INPC), de 2,07%. “É necessária a revisão do reajuste anunciado, de modo a devolver ao salário mínimo o poder de compra do início do ano passado”, diz o Dieese em nota. Segundo indica a pesquisa, o valor do salário mínimo de 2018 voltou ao nível de 2015, quando valia R$ 953,87. Considerando-se o reajuste de R$ 17 de 2017 para 2018 e a quantidade de benefícios atrelados (cerca de 22 milhões) haverá um aumento de R$ 381.786.442 nos gastos previdenciários, o que corresponde a menos de 1% do total gasto com os benefícios pagos pelo país.

Cestas básicas

De acordo com o Dieese, o salário mínimo de R$ 954 é suficiente para comprar 2,24 cestas básicas no valor de R$ 425. Esta é a maior relação estabelecida entre salário mínimo e cesta básica em toda a série histórica analisada e deve-se à queda dos preços dos alimentos que compõem a cesta no período analisado. O Dieese entende que o valor do salário mínimo de 2018 deveria ser de R$ 957,36, de forma a compensar a perda acumulada nos dois últimos anos.

Regra para salário mínimo

A atual fórmula de correção do mínimo leva em consideração a variação do INPC e o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. No caso de 2018, portanto, foi somado o resultado do PIB de 2016, que foi de queda de 3,6%, com o INPC de 2017. Como o resultado do PIB de 2016 foi negativo, o reajuste do salário mínimo é feito apenas pela variação do INPC. Ao anunciar o reajuste de 1,81% no final do ano, o governo usou apenas uma estimativa de variação do índice, cujo percentual exato só foi divulgado nesta quarta-feira e ficou acima do previsto. O reajuste do mínimo é feita com base em uma estimativa porque o novo valor do mínimo precisa começar a valer no primeiro dia de cada ano, antes, portanto, do anúncio do INPC fechado. Em nota3, o Planejamento destaca que o reajuste concedido em janeiro 2017, mesmo tendo ficado abaixo do INPC do ano anterior garantiu “alta real de 4,32% no salário mínimo”, em razão da alta nominal de 6,48% ter superado a variação do INPC em 2017 (2,07%). “Tal fato contribuiu para a expansão da renda das famílias e para a recuperação do crescimento econômico”, acrescentou. A regra atual para correção do salário mínimo vale somente até 2019. No ano que vem, portanto, o governo fixará o salário mínimo de 2019 pela última vez com base nessa regra. Analistas esperam que o novo formato de correção do salário mínimo, de 2020 em diante, seja um dos pontos debatidos na campanha eleitoral para a Presidência da República no ano que vem. Cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil recebem salário mínimo, entre aposentados e pensionistas, cujos benefícios são, ao menos em parte, pagos pelo governo federal. (Fonte: Contabeis.com)

TV e jornalista indenizarão juiz chamado de louco, covarde e amigo de bandido A lei não proíbe jornalistas de criticar juízes nem de tirar suas próprias conclusões sobre decisões judiciais. Mas isso deve ser feito de maneira responsável, pois quando o profissional de imprensa se excede neste exercício, ofendendo a honra do alvo de suas críticas, comete ato ilícito e deve indenizá-lo, como prevê o artigo 187 do Código Civil. Com este entendimento, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou sentença que condenou um jornalista e a emissora para a qual trabalha a indenizarem solidariamente um juiz de Porto Alegre por danos morais. Nos dois graus de jurisdição, ficou patente que as manifestações do jornalista eram “completamente desnecessárias” para expor ideias e formular críticas a respeito da atuação do juiz, constituindo-se, apenas, em ataques injuriosos que feriram direitos de personalidade assegurados no artigo 5º, inciso X, da Constituição. O juiz foi chamado de “psicopata”, “fora da casinha”, “doente mental”, “covarde”, “amigo da bandidagem”, entre outros adjetivos, por não determinar a imediata prisão de dois suspeitos de assalto. A gravidade dos ataques à honra do juiz foi tamanha que o colegiado elevou o quantum indenizatório de R$ 13 mil para R$ 20 mil, já que se deram no exercício da magistratura.

Ação indenizatória

As críticas ocorreram durante o programa Atividade, apresentado por José Silvas, e com a presença do jornalista Antônio Carlos Contursi, apelidado de “Cascalho”. O programa discutia o caso de uma pediatra baleada durante tentativa de assalto. O juiz do caso foi duramente criticando por não ter determinado a prisão imediata dos dois envolvidos — que sequer foi pedida pelo Ministério Público. Na ação indenizatória movida contra a Ulbra TV e “Cascalho”, o juiz Mauro Caum Gonçalves disse que as críticas ácidas que sofreu invadiram a “dignidade de um integrante do Poder Judiciário”, extrapolando a liberdade de imprensa e o direito de opinar. Tudo porque, ao decidir sobre o caso, o magistrado apenas deu a interpretação correta ao artigo 311 do Código de Processo Penal: “Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial”. O jornalista contestou, citando o direito constitucional que assegura a liberdade de expressão e a circulação de ideias e notícias. Afirmou que, “no calor do debate”, como cidadão, expressou sua indignação pelo fato de os assaltantes não terem sido presos em flagrante pelo juiz. Disse que não teve a intenção de ofender ou denegrir a imagem do autor, já que a indignação era contra todo o sistema político, composto pelos três poderes.

Sentença procedente

A juíza Gladis de Fátima Canelles Piccini, da 6ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, criticou, de início, o despreparo técnico-jurídico dos participantes do programa, tomando como regra básica de que é preciso conhecer o tema para poder comentá-lo. Ela disse ter verificado, também, muita “desinformação” no emprego de termos jurídicos, chegando ao cúmulo de se comparar prisão preventiva criminal com prisão civil do devedor de alimentos. “Há um completo desconhecimento sobre as causas da criminalidade, beirando à leviandade, ao afirmar seria o autor o responsável pelo aumento da criminalidade”, afirmou. Conforme a juíza, além de ser mal-informado e de apresentar dados sem citar as fontes, o jornalista foi grosseiro. É que, além das ofensas, ele se referia ao autor de forma depreciativa, tratando-o como “esse juiz”, “esse cidadão” e “esse cara”. Agindo assim, continuou, o réu extrapolou o seu direito de criticar. Fonte: Conjur

De um total de mais de 3,5 milhões de veículos que precisam quitar o IPVA 2018 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), 985.603 já estão com a situação regularizada. O total arrecadado, conforme último levantamento feito pela Receita Estadual da Secretaria da Fazenda, no último dia 14, é de R$ 802,88 milhões. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA, valor que é repartido igualitariamente entre o Estado e o município de licenciamento do veículo. O prazo para o contribuinte interessado em parcelar o IPVA em até três vezes ou em quitar o imposto com descontos que podem alcançar 22,4% encerra no próximo dia 31. No caso do parcelamento, é preciso pagar a primeira prestação até esta data. O imposto é obrigatório a todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA Segunda à Sexta ESPORTES EM DEBATE 13h05min às 14h


20

JORNAL OPINIÃO  19 de janeiro de 2018

ETIOS X HATCH 1.3 Dual VVT-i câmbio manual seis marchas

465

36x

PRODUZIDO NA PRIMEIRA ECOFACTORY DA TOYOTA NO BRASIL.

* +entrada + parcela residual: consulte condições

36x

766 * +entrada + parcela residual: consulte condições

* o seu usado como entrada * recompra garantida * parcelas reduzidas * sempre novo e na garantia

999 HILUX

GLi Upper automático

COROLLA

36x

* +entrada + parcela residual: consulte condições

SR Challenge

Diesel 4x4 automática Ofertas válidas para veículos faturados no período de 01 a 31/01/2018 ou até durarem os estoques, às pessoas físicas que adquirirem veículos Toyota por meio de financiamento contratado junto à instituição financeira e em toda a rede de distribuidor Toyota de Rio Grande do Sul, com garantia de recompra do veiculo adquirido, pelo Distribuidor Toyota, por 85% (oitenta e cinco por cento) do valor na Tabela FIPE vigente, na forma e condições estabelecidas nas Condições Gerais do Certificado de Recompra doVeiculo e no Manual de Recompra (vide condições no site www.toyota.com.br/ciclotoyota). ETIOS X HATCH 1.3 FLEX MANUAL 2017/2018 à vista R$ 48.250,00 (Pintura metálica, frete incluso) ou financiado com o Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), pessoa física, c/entrada de R$ 28.950,00 (60%) e 36 prestações fixas de R$ 464,69 mais 1 prestação residual no valor de R$ 12.062,50 (25%), com vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. Primeira prestação fixa com vencimento p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros prefixada de 1,18% ao mês, equivalente 15,11% ao ano + IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no valor de R$ 648,24+Seguro Vida Prestamista no valor de R$ 246,93+Registro de contrato base estado no valor de R$ 202,64 + Cesta de Serviços sugerida base RS no valor de R$ 525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento no v alor de R$ 550,00, valor total financiado correspondente a R$ 21.472,81.Valor Total a prazo de R$ 57.741,34. Custo Efetivo Total (CET) de 20,68% ao ano. Estoque: 8 unidades. COROLLA GLi UPPER FLEX AUT. 17/18 à vista R$ 94.140,00 (Pintura sólida, frete incluso) ou financiado c/o Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$ 56.640,00(60%) e 36X fixas de R$ 765,15+1 prestação residual de R$ 28.320,00 (30%) com vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/vencimento para 30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 1,19% ao mês, equivalente a 18,76% ao ano + IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no valor de R$ 1.250,69 + Seguro Vida Prestamista no valor de R$ 468,93 + Registro de contrato base RS de R$ 202,64 + Cesta de Serviços sugerida base Estado RS de R$ 525,00 + Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento de R $ 550,00. Total Financiado correspondente a R$ 40.797,26, valor total a prazo de R$ 112.505,40. Custo Efetivo Total (CET) de 18,75% ao ano. Estoque 7 unidades. Hilux DSL DC SR Challenge 17/18 à vista vista R$163.540,00 (Pintura sólida, frete incluso) ou financiado c/o Banco Toyota no programa Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$ 106.240,00 (64,96%) e 36X fixas de R$ 999,65 +1 prestação residual de R$ 49.062,00 (30%) c/vencimento na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/vencimento p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 1,19% ao mês, equivalente a 15,25% ao ano + IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no valor de R$1.899,42+ Seguro Vida Prestamista no valor de R$ 702,93 + Registro de contrato base estado RS no valor de R$ 202,64 + Cesta de Serviços sugerida base RS no valor de R$ 525,00 + Tarifa de Confecção de Cadastro para Início de Relacionamento no valor de R$ 550,00. Total Financiado correspondente a R$ 61.179,99 valor Tot al a prazo de R$ 191.289,40. Custo Efetivo Total (CET) de 18,01% ao ano. Estoque 10 unidades. Crédito sujeito à análise e aprovação. O CET apresentado é aplicável ao exemplo sugerido. P/demais Estados consulte valores de Registro de Contrato e Cesta de Serviços e efetue nova simulação na concessionária Toyota. Campanha vinculada à validade do Programa Ciclo Toyota. Condições sujeitas à alteração sem prévio aviso. A alteração do modelo do veículo ou de qualquer das condições do financiamento acarretará novo cálculo do CET. SAC .

Banco Toyota 0800 016 4155 ou envie um e-mail para sac@bancotoyota.com.br . Ouvidoria Banco Toyota (somente após atendimento pelo SAC): 0800 772-5877. (...) oferta válida para os clientes que adquirirem, o veículo ETIOS HATCH X MECÂNICO 17/18 e optarem por esta promoção.O nome “Seguro Vida Prestamista” é utilizado na oferta de seguros aos clientes Toyota, seguro que oferece as coberturas de morte, invalidez permanente total por acidente. O presente material possui informações resumidas; p ara conhecimento completo das coberturas oferecidas e suas restrições, recomendamos a leitura das Condições Gerais do Seguro disponivel no site www.bancotoyota.com.br ou fale com de nossos atendentes. Seguro garantido pela Segurado Cardif do Brasil Vida e Previdência S/A, CNPJ: 03.564.261/0001-08, Processo Susep Nº 15414.001501/2005-31. Estipulantes: Banco Toyota do Brasil S.A. e Toyota Leasing do Brasil S.A. Arrendamento Mercantil CNPJ: 03.215.790/0001-10.Corre tor de Seguros: AON Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros LTDA. CNPJ: 02.143.320/0001-26, Registro SUSEP Nº059726.1.033292-5. “O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. Crédito sujeito à análise e aprovação. O CET apresentado é aplicável ao exemplo acima. Campanha vinculada à validade do Programa Ciclo Toyota. Para maiores detalhes consulte o Manual do Ciclo Toyota www.toyota.com.br. Para outras condições de financiamento, consulte os valores na rede de distribuidores de Rio Grande do Sul. A alteração do modelo do veículo ou de qualquer das condições do financiamento acarretará novo cálculo do CET. SAC Banco Toyota 0800 016 4155 ou envie um e-mail para sac@bancotoyota.com.br. Ouvidoria Banco Toyota (somente após atendimento p/SAC): 0800-772-5877. Etios Hatch X, Manual, abastecido com gasolina, percorre 12,6km/l na cidade e 14,2km/l na estrada e,com etanol, 8,6km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. Corolla GLi UPPER Aut., abastecido c/gasolina, percorre 11,4km/l na cidade e 13,2km/l na estrada e, com etanol, 7,8km/l na cidade e 9,2km/l na estrada. Hilux DLS DC SR Challenge 4x4 Automática abastecido com diesel, percorre 9,0km/l na cidade e 10,5km/l na estrada. Veículo participante do PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular INMETRO 2018. Consulte www.inmetro.com.br. A Toyota oferece 3 anos de garantia de fábrica, s/limite de quilometragem p/uso particular e, p/uso comercial, 3 anos de garantia de fábrica ou 100.000 km, prevalecendo o que ocorrer primeiro.Consulte o livrete de garantia ou www.toyota.com.br p/mais informações. As ofertas deste anúncio não abrangem os veículos adquiridos em Vendas Diretas com isenção de impostos. Essa promoção não é cumulativa com outras promoções vigentes.

RS-130, km 72,8 LAJEADO 51 3726.6565 RST-287, km 106 - St. CRUZ DO SUL 51 3711.6620

ISO14001

Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.