Jornal Opinião 14 de julho de 2017

Page 1

ENCANTADO

DADA A LARGADA PARA A PRODUÇÃO DE FRANGOS Pioneiro na instalação, município dá pontapé inicial no empreendimento localizado na linha São Luiz. No total, nove projetos para a produção de frangos de corte abastecerão o frigorífico de Arroio do Meio. Página 12

Divulgação

S I E V Ó M O T U A 1 2 S O A G E R T N E I SICRED IADO M E R P IO R Á S R E ANIV

BRECHÓ DO SCALABRINI Mais de 800 peças de roupas e calçados são comercializadas Página 6

|8e9

CÂMARA DE ENCANTADO Presidente justifica BO contra vereador do PMDB Página 13

DILAMAR DOS PASSOS Fumaça branca na relação entre Ambravat e Muçum? Página 15

CULTURA E TRADIÇÃO Anita é bicampeão do Rodeio Artístico Regional Página 18

POLÍCIA Morre bresciense vítima de acidente em fevereiro, na ERS-129 Página 19

ESPORTE Finalistas do amador de Encantado serão conhecidos neste domingo Página 20


2

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

GERAL Mensagem e convite para missa de 1º ano de falecimento de

GEMA ZAMBIASI PEDÓ e 17 anos de falecimento de

HONÓRIO JOÃO PEDÓ “Dias se passaram sem a sua presença. Uma grande pessoa que deixou um vazio que jamais será preenchido nos corações de familiares e amigos. Seus exemplos edificantes eram e são heranças para todos de seu convívio. Como a saudade dói... Mas temos fé que nosso Divino Pai Eterno nos dará forças para continuar a caminhada. Assim lembramos de vocês não com lágrimas porque elas evaporam, nem com flores porque elas murcham, mas com orações, porque estas sobem até Jesus, que lhes preparou um lugar abençoado no céu.” Com essa mensagem a família convida a todos para a missa de 1º ano de falecimento de Gema Zambiasi Pedó e 17 anos de falecimento de Honório João Pedó que será celebrada neste domingo, dia 16 de julho, às 8h30min, na Igreja Matriz São Pedro de Encantado.

FALECIDOS DA SEMANA

06/07/2017 a 13/07/2017

Divulgação pela Rádio Encantado AM 2348

07/07 - Albino Calvi, 96 anos Cemitério Santo Antão / Encantado – Funerária Mazzarino. 07/07 – Eronea Maria Pretto Bertozzi, 53 anos Cemitério de Jacarezinho / Encantado – Funerária Zimmer. 07/07 – Ilda Lúcia Bonzanini Ludwig Cemitério Católico de Roca Sales – Funerária Delano.

09/07 – Luba Antonova Kujawaski, 93 anos Cemitério Luterano de Roca Sales – Funerária Diersmann.

09/07 – Reni Maria Sangalli, 55 anos Cemitério de Jacarezinho / Encantado – Funerária Mazzarino. 10/07 – Paulina Bazzanela, “Paula”, 97 anos Cemitério Católico de Roca Sales. 10/07 - Corina Reginatto de Costa, 87 anos Cemitério de Relvado – Funerária Garibotti.

10/07 – Alfredo Segundo Zambiasi, 87 anos Cemitério de Nova Bréscia – Funerária Diersmann.

10/07 – Angelo Sonda, 77 anos. Cemitério de Doutor Ricardo – Funerária Mazzarino.

10/07 – Sabina Bozini Lucca. Cemitério Santo Antão / Encantado – Funerária Mazzarino.

10/07 - Patricia Pedretti, 37 anos. Cemitério da Linha 28 de Setembro / Muçum – Funerária Pezzi. 12/07 – Toni Pott Gedoz, 83 anos. Cemitério Católico de Roca Sales – Funerária Delano.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

ESPAÇO DO LEITOR BOCA NO TROMBONE PRÉDIO SEM USO

Mande sua reclamação, sugestão, elogio para

bocanotrombone@opiniaojornal.com.br

Leitor do Jornal Opinião reclama da falta de respeito por parte de um órgão federal para com a população. "O INSS paga aluguel em outro prédio enquanto este permanece lacrado", indigna-se. Ele comenta ainda que a quantidade de mato em torno da estrutura atrai insetos. "Um espaço que poderia ser utilizado para inúmeras atividades. É uma vergonha deixar toda essa estrutura do jeito que está durante tanto tempo. Quando isso vai mudar? É dinheiro jogado no ralo. Mesma coisa que rasgar cédulas de dinheiro", lamenta.

3

Administração efetua melhorias em rede de esgoto A Administração Municipal, através da secretaria de Obras e Viação, realiza a troca e instalação de tubos na rede de esgoto pertencente ao bairro José Marcolin. O trabalho foi realizado durante esta semana. Parte da rede possuía tubos menores que não suportavam a vazão. Em outros locais, simplesmente não havia tubulação e, principalmente em períodos de chuva, o esgoto corria a céu aberto. Sete funcionários e duas máquinas da prefeitura participam do trabalho de melhoria, que implantará 145 tubos de concreto de 60 cm. A Administração Municipal vê a obra como fundamental para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores do bairro.

Cultura

Últimos dias para artistas se inscreverem para expor na Univates

Trabalho foi realizado nesta semana pela secretaria de Obras e Viação

Inscrições podem ser feitas de forma on-line até a próxima segunda-feira

LAJEADO Interessados em expor seus trabalhos nos Espaços Arte da Univates no segundo semestre de 2017 devem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 17 de julho. Além de exposições acadêmicas, técnicas como pintura, esculturas e fotografia já passaram pelos ambientes da Instituição. Os espaços buscam difundir o conhecimento cultural à comunidade, proporcionar um espaço de integração e de discussão crítica sobre a arte e divulgar os trabalhos de artistas locais.

Fotos: Ana Amélia Ritt

Saiba como expor

A inscrição das produções deve ser feita pelo site www. univates.br/cultura, no link “Como expor na Univates?”. No ato da inscrição, o artista deve encaminhar seu currículo (formação e exposições realizadas), cinco fotografias dos trabalhos a serem expostos e uma apresentação escrita sobre sua obra. Confira o edital aqui: www. univates.br/media/wsdl_ editais/1497957900.622. pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.

HUMOR

Desenhos e fotografias já integraram os Espaços Arte

O liquidificador - Querida, aonde você está? - Estou em casa, meu amor. - Certeza? - Sim! - Então liga o liquidificador - Rrrrrrrrrrrrr! No outro dia: - Querida, aonde você está? - Estou em casa, meu amor. - Certeza? - Sim! - Então liga o liquidificador. - Rrrrrrrrrrrrr! No dia seguinte, decide ir mais cedo para casa: - Meu filho, onde esta a mamãe? - Não sei papai, ela saiu e levou o liquidificador!


4

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Informe

da Câmara

SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DIA 10 DE JULHO DE 2017 Assumiu no lugar do Vereador Joel Bottoni (PSDB) o suplente Nédio Lasta (PP). EXPEDIENTE DO EXECUTIVO Projeto de Lei N° 75/2017, de 07 de julho de 2017, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a CONCESSÃO DE USO de uma Quadra Esportiva Coberta de propriedade do MUNICÍPIO, à COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA SAÚDE”.

ENCANTADO Projeto da EMEI Planalto doa tampinhas para a Liga de Combate ao Câncer A Escola Municipal de Educação Infantil Planalto, de Encantado, desenvolveu o projeto do Meio Ambiente, em que as turmas do Maternal A e B uniram forças e fizeram a campanha Tampinhas do Bem. Foi criado o Monstro do Bem, onde as crianças depositavam as

tampinhas para que ele comesse e pudesse transformar em algo de bom para quem precisa. As famílias e as crianças se empenharam na campanha e na semana passada foi realizada a entrega das tampinhas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado. “A

campanha de recolhimento de tampinhas foi um sucesso e não queremos parar por aqui, continuem doando, a Liga agradece”, avaliaram as professoras Diole Maisa Siqueira, Magda de Souza Dias, Monica Pereira Colares e Walderis Zanatta da Silva.

EXPEDIENTE DO LEGISLATIVO Indicação 051/2017, de autoria dos vereadores das bancadas do PP e PDT, para que sejam realizados consertos, adequações e melhorias de infraestrutura da Praça da bandeira. 52/2017 – para que a Secretaria da Agricultura adquira um espalhador de adubo orgânico (esterco seco). 053/2017, para asfaltar a Rua Alegrete do trevo do Peteba, passando pelo Bairro Nova Morada até o Jardim do Trabalhador. Pedido de Providências nº 92/2017, de autoria da vereadora Andresa Cristina de Souza da bancada do PMDB, para que seja feita a roçada e colocação de redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Duque de Caxias proximidades da casa 2386. 93/2017, para que seja feita roçada na Rua Genova, Bairro Santo Antão. Pedido de Informação nº 40/2017, de autoria do vereador Moacir Luiz Tramontini da bancada do PTB, se existe data aprazada para o início da instalação de academia ao ar livre na comunidade de Linha Argola. EXPEDIENTE DA ORDEM DO DIA Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2017, que “Dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas dos Administradores do Executivo Municipal de Encantado, Senhores Paulo Costi, José Calvi e Sander Bertozzi, referente ao exercício de 2014”. Permaneceu em pauta. Projeto de Resolução 09/2017, de autoria dos vereadores Jaqueline Taborda e Sander Bertozzi, que “Cria o parlamento jovem com escolas aderindo ao processo eleitoral passo a passo”. Permaneceu em Pauta. Projeto de Resolução 10/2017, que autoriza a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores a realizar “Sessão Especial, no dia 24 de julho” dentro da XXV Semana Italiana do Município. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 60/2017, que “Acrescenta à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2017 e Plano Plurianual 2014-2017 a Atividade 2.334, referente meta 07.02 do PPA e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 30.000,00”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 61/2017, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 9.000,00”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 62/2017, que “Institui Comissão de Sindicância, Processo Administrativo Disciplinar ou Especial e atribui gratificação aos seus membros”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 63/2017, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a CONCESSÃO DE USO de uma edificação de propriedade do MUNICÍPIO, ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO CEMITÉRIO E CAPELA MORTUÁRIA AUXILIADORA”. APROVADO por Unaimidade. Projeto de Lei nº 64/2017, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal para atender necessidade temporária de excepcional interesse público”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 65/2017, que “Altera o Art. 4o da Lei 4.175/2016”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 66/2017, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor de R$ 32.400,00”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei nº 67/2017, que “Define o Quadro Mural, localizado no saguão principal do Centro Administrativo Municipal, como Imprensa Oficial do Município, veículo oficial para divulgação e publicação dos ativos normativos e administrativos expedidos pela Administração Pública Municipal”. Permaneceu em pauta. Projeto de Lei nº 68/2017, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar pessoal para atender necessidade temporária de excepcional interesse público”. APROVADO por Unanimidade. Projeto de Lei N° 69/2017, de 30 de junho de 2017, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor de R$ 231.000,00”. Permaneceu em pauta. Projeto de Lei N° 70/2017, de 30 de junho de 2017 que “Acrescenta o Inciso XXIV ao art. 14 da lei 2.738/2006, de 15 de setembro de 2006”. Permaneceu em pauta. Projeto de Lei N° 72/2017, de 30 de junho de 2017, que “Dispõe sobre a Estrutura Administrativa dos Órgãos da Administração Municipal de Encantado”. Permaneceu em pauta. Projeto de Lei N° 73/2017, de 30 de junho de 2017 que “Altera o Quadro de Cargos e Funções Públicas do Município, constantes da Lei nº 1.584/92, de 29 de maio de 1992”. Permaneceu em pauta. Projeto de Lei N° 74/2017, de 30 de junho de 2017 que “Institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021”. Permaneceu em pauta. TRIBUNA DO VEREADOR Os pronunciamentos dos Vereadores estão no site www.camaraencantado. com.br.

Você pode assistir a Sessão ou acompanhar pelo site: camaraencantado.com.br Link – Sessão ao Vivo.

Sindilojas entrega premiação a destaques do Atitudes Vencedoras O Sindilojas Vale do Taquari promoveu ontem à noite (13) o último evento microrregional de entrega dos troféus aos destaques do projeto Atitudes Vencedoras 2017. Realizada no Clube Comercial de Encantado, a solenidade premiou os ganhadores nas categorias Qualidade de Atendimento, Criatividade/Inovação, Atuação nas Redes Sociais e Responsabilidade Social dos municípios de Capitão, Encantado, Muçum, Roca Sales e Travesseiro. Participam da cerimônia autoridades, dirigentes empresariais e imprensa,

assim como os vencedores e seus acompanhantes. O Atitudes Vencedoras é uma realização do Sindilojas-VT e foi viabilizado em parceria com as prefeituras, além da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado. O projeto tem o patrocínio de Safeweb, Sicredi, Mug Viagens, Fecomércio Sesc/Senac e Sebrae. Os premiados nos municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Progresso e Sério foram homenageados durante evento realizado segunda-feira (10).

Atendimento: Daniela Scarello – Loja Adão e Eva Criatividade e Inovação: Loja Beneduzi Redes Sociais: Morena Clara Responsabilidade Social: Volmir Beneduzi – Loja Beneduzi

Atendimento: Camila Piccinini – Morena Clara Criatividade e Inovação: Angélica Modas Redes Sociais: MS Modas Responsabilidade Social: Fábio Lutz – Ideal Eletrodomésticos

ENCANTADO

MUÇUM

Atendimento: Daniela Moras – Lojas Benoit Criatividade e Inovação: Loja Marisa Redes Sociais: Pattussi Responsabilidade Social: Carlos Irineo Cervo – Metalúrgica Cervo

ROCA SALES

CAPITÃO

Atendimento: Patrícia Scheidt – Posto Charrua Criatividade e Inovação: JotaP Confecções Redes Sociais: das empresas lembradas, nenhuma se enquadrou nos critérios estabelecidos no regulamento do projeto Responsabilidade Social: Mauricio da Rosa – Loja Zaspel


JORNAL 14novembro de de2016 2017 JORNAL OPINIÃO n 18nde05 2016 OPINIÃO de julho agostode JORNAL OPINIÃO  04 de dezembro de 2015

Adroaldo e Enoir definidos em convenções

LAGOA DA GARIBALDI A culpa é daAusteridade imprensa 1 CORREÇÃO

555

Fotos: Carolina Leipnitz / Divulgação

AjudeAquem precisa culpa é da EstAtuto dANÃO CriAnçA E do imprensa AdolEsCEntE

foi aprovada a coligação com mesmasencontrei uma lista de Na última quarta-feira (17) na no Vale doasTaquari, siglas. Câmara de Vereadores de Encantado políticos que costumavam culpar a imprensa O que mais temos visto nos últimos tempos, o Partido da Social Democracia(PSDB) Sobre sua indicação para ser pré-com ela, agora eles tem razão, ou se preocupar aliás, com o passar do dito cujo tempo, que a prefeito, A dependência química psicoativas ou com referência candidato Adroaldo Conzatti realizou a sua convenção, visando às Faz muito tempo que este expressão ao longo dos últimos culpada Em uma Câmara de Vereadores da região, Fui cobrado oportunamente pelo leitor Renan Rossini,ésobre um mesmo. tópico é sim uma doença e precisa específica a determinado as costas largas da imprensa leva as culpas se manifestou: “Agradeço eleiçõescolunista de 2016.defende Foi aprovado o nome um novo jeito assim tempos: o Rio Grande do Sul o Afinal, não pediu votos no tempo correto, os nobres ficaram quatro anos lamentando, da semana passada. Escrevi sobre as algazarras que acontecem na Lagoa da ser tratada. Muitas pessoas medicamento ou classe de dedetudo. Vazou no “whatts” de de carinho todos, nade certeza de Adroaldo Conzatti para concorrer governar, tratando a coisao “nudes” cresce como rabo cavalo,que ou 13 de julho de assim 2017 - 27º Ano de entrada em vigor não levou suas propostas para o povo Garibaldi: música alta, gritaria e até anda de Jet Ski. Porém, esqueci de colocar reclamando, implorando uma redução de não tratam agravando drogas”, detalha. a prefeito municipal. No mesmo local vamos dar uma visão empreendedora pública como se fosse seja, baixo e, infelizmente, um famoso, culpa-se aprivada imprensa por ter para algo fundamental no texto: que a reclamação que tudo isto está acontecendo durante quatro anos, a maldita imprensa o problema. Segue texto Embora a doença da custos do executivo, no que dentro do seu e momento realizada a dos convenção a pois,foi com passar anos, a foto àe administração contra a minhamunicipal, vontade, o com tempo divulgado eo não quem tirou mandou madrugada, portanto, não há problemas quanto ao uso durante ao dia. Têm Clínica muito dependência aplicável a afastou o eleitor quando este batia extraído a sua do facebook papel da o fizeram bem, eseja quando tiveram valorização dos servidores públicos dodePartido Progressista(PP) que parece que tudo pode e que o confirmou isto, o que com certeza para o endereço errado, sendo que chega até a Após 27 anos de entrada em Podemos dizer que o coração Terapêutica Novo Começo. todas as classes de substâncias noites que é impossível dormir. Quando os arruaceiros vão para o sono bom, porta, trabalhou a oportunidade de mostrar uma forma de definiu comosempre candidato a vice-prefeito e de estar à nossa gente. Quem para um público diferente caixa estaria nãobem bom para ninguém. imprensa, soma-se o abarrotado binômio, famoso eénudez vigor o Estatuto da Criança e do rejeitaram do psicoativas, estatutooéprojeto. ohá Art. 4º,Neste o qualentre "DEPENDÊNCIA QUÍMICA diferenças quem não dormiu a noite toda tem que produzir de manhã para quem está na me conhece sabe do potencial, da Enoir Cardoso. As candidaturas foram daquele que o elegeu. Uma coisa é certa, a de dinheiro. Cunhei uma austeridade, caso, na Um redeabsurdo. social, torna-se notícia, mas em seguida no texto. Adolescente ainda é desconhecido nos traz “È dever da família, da NÃO É DESVIO DE CARÁTER" os sintomas de dependência cama. O que faz a falta de uma madrugada seriedade e da garra em que atuo na aprovadas por aclamação entre os imprensa não fabrica notícias. Divulga, nada a culpa também seria da imprensa? Acho vem uma voz, “culpa da imprensa”, como se ela por grande parte da população, comunidade, da sociedade em Psicóloga explica sobre o característicos de cada convencionais dos dois partidos. minha atividade empresarial e assim mais que isso e em alguns casos o próprio que neste caso não. Afinal, oUm eleitor já está tirou quem a fotorealizou e enviou. Nãopretendo é diferente sentido termo substância. dependente muitosreal sabem quedo a Lei tratae quais geral e poder público assegurar, Nafosse noiteque de ontem me dedicar ao município de discurso é fatal. cobrando. as medidas necessárias químico e/ou alcoólico atem dos Direitos da Criança e do para com absoluta prioridade, na política. Uma análise dosanão reeleitos Encantado”. convenção, também tendo por local entender o paciente: um desejo incontrolável de Adolescente, outros dos deveres, efetivação dos direitos referentes, Os nomes dos pré-candidatos ao Câmara de Vereadores de Encantado, pragmatismopolitico Bêbado, drogado e viciado. consumir a droga, aumentando quando na verdade trata de à vida, à saúde, à alimentação, à foi o Partido dos Trabalhadores(PT), legislativovai encantadense só serão Um talento nato que está em franca evolução, se apresentar antes do Quem nunca ouviu estes a quantidade do uso com ambos. educação, ao esporte, ao lazer, definidos após de convenção do Partido sendo aprovado que na majoritária semana foi Melo possível que o termo concessão é de ExistemO momentos imperdíveis, quedo estão ao ànosso Show doEssa Padre Fábio de noserá próximo domingo (6).a Como muitas pessoas termos sendo utilizados para aqueles o passar tempo para sealcance ECA como éraros, também a profissionalização, cultura, Trabalhadores, que ocorreu na apoiadaexemplificar a chapa formada pelo PSDB/PP, dos isso. A 10 anos e renováveis por igual e quando nos damos conta era oportunidade única, sem saber o porquê as vede fora do Vale do Taquari estarão presentes, é uma oportunidade de mostrar julgar uma pessoa? O fato é conseguir ao o mesm o efeito. chamado abreviadamente à dignidade, respeito, à e para aCoordenadoria disputa de vagas no legislativo de ontem. Regional Saúde noite de aluguel zes as perdemos, restando-nos apenas lamentar. Domingo uma destas estará o seu talento, já conhecido porde muitos. Noperíodo. espírito Adaeconomia apresentação principal, que essas poderosas “Surgem sintomas de por quem trabalha mais palavras liberdade e a convivência familiar pagava de aluguel, em Lajeado, será de R$ 3 milhões. Um simples Eliane Fachinetto ao nosso alcance, um show nacional, cobiçado com certezapsíquicos pelas mais de cinco Vitor cantara também, a Ave Maria. Com certeza será emocionante. Talento são empregadas de maneira desconforto e cotidianamente com a lei, trata de e comunitária”. R$ 25 mil por mês. O órgão está ato de transferência, o que não mil cidades deste país. Encantado estará de portas abertas a todos que local fazendo sucesso. quando físicos ela interrompe todas errada as questões quedesignadas envolvem Assimquando sendo, cada um temquisua se transferindo para Estrela em deve mudar o atendimento da serem assistir a um evento de uma grandeza sem tamanho mensurável, uma para descrever um distúrbio ou ou diminui o uso, e, para as crianças (12 anos incompletos) função e dever, começando pela um prédio do município, sendo Coordenadoria. mega estrutura está sendo no Parque Joãoa Batista Marchese para problema desaúde. diminuir este desconforto, ela e os adolescentes (12montada aos 18 anos família, qual não pode delegar receberincompletos). pessoasOdas diversas do Rio Grande do Sul. usomais abusivo de localidades continua a substância. a ninguém ousando seu dever, poisVocê é nanão substâncias álcool Frequentemente a pessoa usa pode faltar! Toda a Rede decomo Proteção direta convivência do lar que se cultiva e outras drogas deve ser mais droga por mais tempo ou indiretamente acaba tendo e respeito e seeevita e negligência, retratado como “dependência do que pretendia. Pode haver Estatuto, pois, ele é bem amplo abandono e a exploração. química”, termo umTutelar tanto uma tentativa ou oalusivas desejo de e completo, ao Conselho Como atividades quanto recente desde a sua parar ou diminuir o uso, mas incumbe zelar pelo comprimento a data, foram realizadas várias Este é apenas uma das situações que poderiam ser vendidos. Um origem. Foi apenas em 1964 ainda sem sucesso”, pontua a dos direitos das Crianças e dos atividades, como divulgação em que podemos exemplificar, mas exemplo disso é o Departamento Para quem quiser participarMundial da festa e nãopsicóloga. for ao show, tem o chamado que a Organização Adolescentes, sendo que zelar não rádios, roda de conversa e blitz existem outras tantas que poderiam Autônomo de Estradas e Rodagem esquenta com seguinte programação, à partir das 14h, comdo acesso gratuito: daaSaúde A mudança é atender, zelar (OMS) é fazerintroduziu com que educativa de trânsito. trazer uma economia enorme em Lajeado, que utiliza um prédio termo "dependência" para comportamento dependente quem otenha a função de cumprir Parabéns ao Estatuto, que a cofres, principalmente a nível bem maior do que o que realmente 14h - Música Ambiente substituir os termos "vício" e é uma caminhada carregada o faça, começando pelos pais e cada um de nós possa entendê-lo estadual. Com certeza existem produz hoje, já que quase todas as 15hresponsáveis - Casa'habituação'. 7 (Intervenções culturais) Mais tarde, de conflitos, sendo e chegando aos em e compreendê-lo cadaessencial vez mais, prédios subutilizados e outros suas atividades são terceirizadas. 17hórgãos - Camerata Jovem Violão Pampeano com Fernando Graciola e Alunos 1967, o termo “alcoolismo” a utilização de todas públicos e de atendimento. para que assim tanto osas direitos 17h45min Orquestra Municipal de Encantado ingressou pela primeira vez condições disponíveis para O estatuto é bem completo, como os deveres sejam compridos Praça deresposta alimentação brinquedos no Código Internacional de infláveis tem para ae maioria das porauxiliar todos. o sujeito a se engajar Doenças (CID-8). num processo de recuperação. O Partido dos questões, mas precisa ser lido e Colegiado do Conselho Tutelar “Até então não se Apontar o dedo e estabelecer Trabalhadores pode ter compreendido! de Encantado do Rio de Janeiro, entendiam as dependências O ex-governador julgamentos não é saudável, A Itália realizará em dezembro, uma disputa na capital Enoir e Adroaldo Anthony Garotinho, está preso como uma doença, mas sim por isso, procure ajudar mais precisamente dia 4, um do Vale do Taquari para preventivamente acusação que Encantado, um de economia no locado, pagaO Vale docomo Taquari deveráde caráter, um desvio pacientes sob e pessoas comdeestes referendoEm popular, com existe o objetivo Nas redes sociais tiramos alguns depoimentos sobre o Show do Padre Fá- a vagaeàdepois Assembléia teria montado umengajamento esquema para ganhar prédio que é de propriedade do se umauma reforma esta mais uma vez se suicidar falta de personalidade ou perfis. “O e não de fechar ou não o Senado. bio de Melo em Encantado; Consenso Legislativa. O médico e Instituto Nacional do Seguro economia será estendida para eleição acomodação em Campos dos de força em de vontade. Muitas dosGoytacazes. familiares, Tentou o na disputa eleitoral Pessoas com(INSS), cidadania AntaSocial Gorda define,sendo hojeitaliana àque noite, apenas uma chapa para concorrer nas eleições vereador de Lajeado, Sérgio o os demais meses. Precisamos relaxamento da prisão que não foi concedido. vezes os usuários eram a identificação preventiva, a 2018 para a Assembléia Entrevistado ontem no programa Dia Região dos Vales, o vereador de Casagrande (PDT) eBom Madalena Lazzeri (PP) devem ser na no outubro. Brasil e Celsinho em outros países jáoutro. • Com tanta coisa ruim que se vêviciado, porEm aí nada melhor que esse show.sua mulher, Kniphoff, foi candidato Instituto paga aluguel de começar a cobrar isso de nossos entrevista à Rádio Gaúcha, chamados de bêbado, busca de auxílio especializado Adroaldo Conzatti declarou emdaalto e bom som que não estácom comuma seuscidade direitos Legislativa. Semana passada, aclamados os partidos cidade. Uma eleição barata, estão votando. Redução custos Compor umtodos bom par dede meses representantes. RosinhaeGarotinho, fez afirmações drogado entre tantos outros o acompanhamento de fortes, disse última eleição, atingindo políticos cassados. Quem quiser pode tirar uma certidão no Tribunal Superior nesta coluna, osde nomes que não sairá mundo. dividida do pleitopaís eleitoral. • Padre Fabio Mello seja bemexplica vindo a era Encantado suapor presença será uma no primeiro Nosso que retaliação denúncias termos pejorativos”, longo prazo são aliados darealizadas 17.816 votos, sendo Eleitoral que nada constará. Ele falou sobre o processo de 1996 e concluiu de Edson Brum, Gilson alegria a nossa cidade uma pessoa sabia abençoada como o senhor suas pregaprecisa acordar para isto também. “Isso tudo é retaliação porque a psicóloga Marina Vidal pelo marido caminhada bem-sucedida”, naseu cidade ondeQuem dizendo que estará na Câmara de Vereadores até11.983 o fim do mandato. Conzatti e José Calvi foram ções são maravilhosas e com certeza tocam no finaliza coração de qualquer ser humano ele entregou na PGR um documento com Stabile. Marina. tem a cadeira legislativa. poderia tirá-lo seria de outro plano, até lá não acredita que os tribunais lhe à eventilados. como DeusAcrescente disse não importa o lugar aonde um ou mais estiver reunido em folhasantes com buscar provasajuda, contra A dependência, seja ela mais de mil Quanto Quem deverá postular tirem da condição de vereador neste tempo. meu presente enão diase6 desenvolve estaremos juntos Padre rezando cantando lista estarei de possíveis candidatos opor ex-governador Cabral,louvando contra qual for, mais fácil aSérgio recuperação! essa indicação também Crime eleitoral por paz no mundo inteiro chega críticas de e União Pezão, contra oepresidente da.... Alerj, o exNélio Vuaden (fala-se nisso), uma escolha, mesmodeporque o o momento Se você ouféseu familiar é o atual prefeito, Luis presidente daenfrentando Alerj e outras pessoas de dependente não tem controle estiver algum Sidnei Eckert, atual prefeito Particularmente fico saber qual épelo o orçamento, onde Fernando Schmidt. Bom, Não tenho duvida que as não banhado Rio Taquari, •Arroio Incrível Padre Fabio de Melo ,representa bemque o papel queou a outras igrejatudo sobre este desenvolvimento, problema com álcool outrosmuito poderes ele denunciou, de do Meio, Carlos decepcionado investir bem o dinheiro. Souserá um eleições de 2016quando sejam asouço que mas pertencente aopela Vale,vaga a disputa já que o uso continuado de drogas, entre em contanto com provas”, disse na entrevista. realmente deveria representar. Eu sou daquelas que uma boa palavra, um bom Rafael Mallman, reeleito em políticos dizendo que não sonhador por natureza.Um dia De olho terão um elevado dedeve uma ex-servidora da saúde qualquer substância psicoativa conosco. bonita, afinal, comturístico toda a Foi além a atual prefeita de Campos, Em conversa comnúmero um cidadão bem informado, o chamado trem conselho, tem enorme valor. Tem pessoas que gastam em futilidades e não gasEstrela, os dois citados acima haver superávit na administração verei com um Brasil com a cara de Podermos ter novidade nos Tenho visto muitas estava o seu computador provoca uma modificação no afirmou ainda que “tem muita coisa ainda estácassações. com as conversas adiantadas. Mesmo na chamada crise, interesse da tam em aprendizado. O mundo precisaria de muitos Padres Fabio. Bem vindo ao estrutura daoprefeitura na Podemos lhe ajudar! pública. Parece que não estão um grande país europeu. Basta do Partido dos Trabalhadores próximos dias.pequenas, Tem eleitor pronto ilegalidades algumas pessoal dirigindo-se nas casas ainda epara funcionamento cerebral. que vai explodir. “A República está caindo”, empresa que irá operar é grande. Há possibilidade de iniciar as obras nosso Rio Grande do Sul. mão, Schmidt obteve a par da atual situação. Se os nossos consultas políticos trabalharem e Fernando Marasca, do‘dependência PSD para denunciar vereadores que agendando no sistema que podem até cassar “O termo acrescentando que o casal teria uma em outras 2016. www.clinicanovocomeco. a reeleição apenas 12.737 houver sobras jamais haverá para isso ou estariam gastando em passagens (também fala-se neste nome). candidatos da majoritária, sem SUS. Imaginemnós istotrocarmos na mão do química’ pode ser usado emaudiência na semana vem. coisa com.br A que escrita foi“Muita mantida. votos, 754 investimentos, portando, deve-se quando não oapenas fazem, já quevotos quem mais deter R$começado 9 mil para deslocar à Isso tudo noreferência campo daa dependência vai aparecer. Ministério Público? A candidatura ainda asecampanha Pessoas que já estão inclusive Fone: (51) 3751-7155 que Kniphoff sim federal. administrar a coisa pública os ele éa omais povo. capital Vamos aguardar o efetivamente. à majoritária dançou e como seem múltiplas substâncias na delaçãoWhatsApp: especulação,demas uma coisa de Cavendish. que nos leva a (51)O9590-2153 com seriedade. Obrigação de sua disputa deputado que vai Será que cada vereador Citodar. uma que é de cabo de diz no interior ‘tem depara piores’. crer que o Brasil cheira mal, aliás, faz tempo é certa, Milton Fernando estaria gastando R$município 3 mil em estadual. Cheiro de uma Todo cuidado é pouco. esquadra. Em um que isto acontece, a República precisa não será candidato. Podem passagem? Seria um absurdo ou não? concorrência ferrenha no ar. ser passado a limpo, custe o que custa, já apostar alto nesta hipótese. estamos pagando muito caro por isso.

Tenor Vitor Delazeri Austeridade 2

Austeridade 3

Briga? Modelo a ser copiado? Austeridade 4

AFIRMAÇÃO

PADRE FÁBIO DE MELO

ATRAÇÕES

Candidatos a deputado FACEBOOK estadual

Austeridade 5

MUITO PERTO

WWW.RDENCANTADO.COM.BR

A República está caindo


6

ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Alunos do Scalabrini promovem brechó e mobilizam pessoas para doar sangue Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

O Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado, realizou no sábado (8) duas ações na Praça da Bandeira. As atividades coordenadas pelas Tribos Biovida e Scala Cultural, formadas pelos alunos da escola, foram o brechó e a mobilização das pessoas para a doação de sangue na Hemovale, de Lajeado, que acontece no dia 5 de agosto. Dezenas de pessoas aproveitaram a manhã do sábado para adquirir as peças que custavam R$ 5,00 a unidade. Foram comercializadas 807 unidades entre casacos, calças, camisetas, camisas e calçados. A maioria das peças foram doadas pelos próprios alunos e também arrecadadas na gincana cultural do Grêmio Estudantil. Eram produtos em bom estado e que não eram mais utilizados em casa. O recurso arrecadado será utilizado para a reforma do laboratório de ciências do Scalabrini. Até o final do ano, mais um brechó será realizado. A outra iniciativa pretende levar 30 pessoas à Hemovale, em Lajeado, para doar sangue. Os interessados devem confirmar presença pelos telefones 3751.1755 ou 3751.4517. Nas duas últimas semanas de julho, como a escola estará de férias, a secretaria estará atendendo das 9h às 16h. A saída do ônibus está marcada para as 6h30min. Conforme o presidente do Grêmio Estudantil, João Paulo Daltoé, os custos do transporte foram bancados pelo deputado estadual Edson Brum e, por isso, o deslocamento para os doadores será gratuito. “Se superarmos as 30 pessoas no dia 5 de agosto vamos organizar outro grupo em outra data. Queremos que seja uma ação contínua. Um doador pode salvar até quatro vidas”, ressaltou João Paulo.

Peças foram comercializadas no valor de R$ 5,00 a unidade

Tribos do Scalabrini organizaram as ações

João Paulo Daltoé e professoras do Scalabrini

Direção e professores acompanharam nas atividades na Praça da Bandeira


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Avança possibilidade de ligação asfáltica entre Capitão e Encantado Deputado Edson Brum participou de audiência, na terça-feira (11), com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, e os gestores dos dois municípios

Durante o encontro, que foi agendado e acompanhado pelo deputado Edson Brum, e que contou com a presença dos prefeitos e vices-prefeitos de Capitão e Encantado, Paulo César Scheidt e Daniel Hunhoff e Adroaldo Conzatti e Enoir Cardoso, além de demais lideranças dos dois municípios, foram entregues ao secretário os projetos de estudo técnico elaborados pelas administrações municipais para a realização da obra. No território de Capitão são cerca de dois quilômetros e, na área de Encantado, cerca de

quatro quilômetros que ainda necessitam a colocação do asfalto, do total de 15km que liga os dois municípios. O secretário se mostrou bastante receptivo ao projeto, uma vez que ele seria realizado através de convênio, com a participação das municipalidades em cerca de 30% do custo da obra. No entanto, admitiu a falta de recursos por parte do Estado. “As dificuldades financeiras do Estado são evidentes. Porém, a disponibilidade dos municípios em participar da obra é um fator importante”, disse Westphalen.

Fotos: Divulgação

DE OLHO EM ROCA SALES Claudinei Cofferri SEMANA ITALIANA

A coordenadoria de eventos do município divulgou a programação da 1ª Semana Italiana de Roca Sales. As atividades iniciam na próxima quartafeira (19), a partir das 18h, na Pizzaria Beviana com o café colonial beneficente ao Hospital Roque Gonzáles. Nos dias 21, 22 e 23 acontecem o almoço e jantar especial nas Pizzarias Beviana, Majórica e Marasca e restaurantes Specialitá e do Gringo. Dias 22 tem desfile das comunidades. Dia 23 ocorre a caminhada fotográfica e, no dia 28, a partir das 19h, tem o Filó Italiano na Comunidade de Campinhos.

PRAZO

Encontro aconteceu na terça-feira (11) em Porto Alegre

Terceira pista O deputado também aproveitou a audiência para solicitar o estudo técnico de viabilidade para implantação de trechos de terceira pista na RS 130/129 entre Lajeado e Encantado. “O ideal mesmo é a duplicação total da via. No entanto, a implantação de terceira via em alguns trechos já ajudaria em muito, especialmente nos horários de pico, quando circulam milhares de veículos, entre os quais um grande número de caminhões de carga, o que costuma deixar o trânsito mais lento”, afirmou.

Secretário Westphalen recebeu o projeto das lideranças de Encantado e Capitão. Audiência foi agendada pelo deputado Edson Brum

Encantado adere à campanha Saúde na Comunidade A secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Encantado aderiu à campanha “Saúde na Comunidade”, estimulando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população e sua participação em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas. Seu objetivo é a promoção, prevenção e o diagnóstico precoce das doenças. Esta é uma ação na área preventiva que o município põe à disposição da população mobilizando a equipe de saúde para prestar este serviço.

DIA LOCALIDADE LOCAL 29 de julho Palmas Clube Esportivo União 19 de agosto Lajeadinho Salão comunitário 23 de setembro Linha Argola Pavilhão comunitário 28 de outubro Barra do Coqueiro Salão comunitário 25 de novembro Barra do Guaporé Clube União Barrense 16 de dezembro Porto XV Pavilhão comunitário

Horário de início: 8h Observação: O calendário poderá ser alterado em caso de eventualidades.

Serviço Prestado • • • • • •

Verificação de P.A Teste de glicose Testes rápidos de HIV, Hepatite B e Hepatite C Coleta de exames de Papanicolau Agendamento e marcação de exames de mamografia Saúde bucal

O Cartório Eleitoral de Encantado alerta aos eleitores de Roca Sales que dia 27 de julho encerra o prazo para o recadastramento biométrico. O recadastramento deve ser agendado pelo telefone: 3753-2208, com Natália, no Centro Social Urbano. Cerca de 80% dos eleitores já providenciaram o recadastramento.

INVESTIMENTO

E o tão sonhado gerador de energia está virando realidade no Hospital Roque Gonzáles. O equipamento foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar de R$ 109 mil do deputado federal do PMDB, Alceu Moreira. Segundo o presidente da casa de saúde, Eraldo Bonzanini, o equipamento é uma grande conquista e trará mais segurança para os atendimentos no hospital.

ENCONTRO

O Coral São José de Roca Sales promove neste domingo (16), no salão paroquial, o 1º Encontro Municipal de Coros e Grupos de Cantos de Roca Sales. A recepção será a partir das 9h e as apresentações iniciam às 10h. Ao meio-dia será servido almoço de confraternização.

FUTSAL

Correção. Diferente de como foi publicado aqui na coluna na última sexta-feira, o campeonato municipal intercomunidades é de futsal e não futebol sete. A rodada de hoje inicia às 19h30min e a ordem dos jogos é a seguinte: masculino: Benjamin Constant x Marechal Floriano Alta, São Judas x Marquês do Herval. Feminino: Envolventes x SAFF Futsal. Masculino: Fazenda Lohmann x Borges de Medeiros e Rio Branco x Constância.

7


8

ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

PROMOÇÃO ANIVERSÁRIO PREMIADO

Sicredi Região dos Vales entrega os 21 automóveis Prêmios foram sorteados no dia 2 de julho, data em que a Cooperativa comemorou os 35 anos.

O Sicredi Região dos Vales realizou, na sextafeira (7), a entrega dos 21 automóveis (Onix 1.0) da Promoção Aniversário Premiado, sendo um por agência. Os sorteios ocorreram no último domingo, dia 2, durante a festa dos seus 35 anos. A Promoção, que iniciou em julho de 2016, foi a maior já realizada pelo Sicredi Região dos Vales. Em 12 meses de negócios, mais de 500 mil cupons foram distribuídos aos associados e, além dos automóveis, nos meses de janeiro e fevereiro, foram sorteadors 21 Notebooks e 21 Smart TVs. No total, foram 63 prêmios distribuídos, totalizando mais de R$ 800 mil em premiação. Um dos associados contemplados com o automóvel em Encantado, Ademar Zílio (53 anos), falou da satisfação em ter sido um dos premiados. “Fiquei muito feliz. Não estava na festa, onde ocorreu o sorteio, mas quando o meu gerente ligou, e me deu essa feliz notícia, quase não acreditei. A emoção não tem como mensurar, foi maravilhoso”, afirmou. A Promoção Aniversário Premiado Sicredi teve como objetivo celebrar e valorizar a parceria com os associados e fez parte das comemorações dos 35 anos da Instituição. “Com a entrega dos 21 automovéis aos associados ganhadores da nossa Promoção encerramos o ciclo das comemorações dos 35 anos do Sicredi Região dos Vales. Aproveitamos para

agradecer a todos os associados que participaram, que realmente aderiram a toda promoção. E este formato de sorteio possibilitou que todas

as nossas agências tivessem associados premiados”, destacou o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé. Compreendem a

área de abrangência do Sicredi Região dos Vales os municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado,

Guaporé, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Valentim do Sul, União da Serra, Vespasiano Corrêa e Vista Alegre do Prata.

Fotos: Divulgação

Presidente Ricardo Cé parabenizou os 21 associados contemplados com os automóveis da Promoção Aniversário Premiado

Diego Wianey Haberkamp (à direita) associado contemplado no município de Roca Sales

Ademar Zílio e Elaria Klein (centro) foram os associados contemplados nas duas agências de Encantado.

Darci Luiz Brandão (à esquerda) foi o associado ganhador do automóvel em Muçum


ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

9

Em Doutor Ricardo, Leonardo Baldissera (à esquerda) foi o sorteado

Moisés Caumo (centro) foi o ganhador do automóvel em Anta Gorda

Noemia Ana Senter Salvi, de Coqueiro Baixo

Albino Delazeri (centro) foi o contemplado em Nova Bréscia

Agilberto Carboni (à esquerda), de Relvado

Matheus Baldissera Costa Curta (centro), de Vista Alegre do Prata

Carla Dias Rissi e Jayme Tortelli foram os associados contemplados nas duas agências de Guaporé

Nilso José Pasini (à direita), de Dois Lajeados

Ivanir Stefenon (centro), de União da Serra

Lurdes Salva Marca, de Putinga

Mariano Luis Schauren e Ivo Petry foram os associados contemplados nas duas agências de Arroio do Meio

Gabriel Pezzi (à esquerda), de Vespasiano Corrêa

Claudecir Signor (centro), de São Valentim do Sul

José Eduardo Rossini Dallazem (à esquerda), de Ilópolis recebendo a chave do seu Ônix

Rosister Terezinha Salton, de Capitão


10

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

CLASSINEGÓCIOS

Instituto de Oftalmologia Encantado inicia ampliação Visando aumentar o espaço e acomodações aos pacientes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (CONSISA) iniciou-se em junho a obra de ampliação da sala de espera, para os pacientes e familiares do Instituto de Oftalmologia Encantado. A obra que está orçada em R$ 92.129,24 deverá ser concluída na segunda quinzena de setembro. O Instituto presta serviço a 37 municípios que integram a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Vale do Taquari e recebe mensalmente centenas de

pacientes para consultas, exames e cirurgias. Houve a realização do projeto e, posteriormente sua aprovação, iniciou-se a obra. Haverá colocação de vidros, pintura e também investimento no piso. Neste momento pede-se a compreensão da comunidade pelos transtornos causados pelas obras, que visam maior bem-estar na convivência da Instituição. A direção do instituto agradece a compreensão e, também pelo apoio do Consisa e das forças vivas da comunidade.

Obra está orçada em R$ 92 mil

ALUGA-SE

sala comercial na rua Padre Anchieta, nº 1327, em Encantado, ao lado da Cia do Computador. Tratar com o proprietário pelo telefone 3751-3296.

ALUGA-SE

Apartamento de 1 quarto na rua Padre Anchieta, em Encantado. Tratar pelo fone (51) 99437.7489.

VENDO Veículo - WV FOX

2015/15 MOTOR 1.6 MSI TREND LINE COMPLETO DIIREÇÃO ELETRICA 41.000 KM UNICO DONO COR BRANCA IPVA PAGO CONTATO – 99878-1721 / 3751-6764

Crédito de 230.000,00 com 8 pagas De 1.560,00 entrada mais saldo


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

11

VAI QUE É TUA, LIBERDADE ANTIDEMOCRÁTICOS

SERGIO SEPPI jornalista

“Nada é tão maravilhoso que a arte de ser livre, mas nada é mais difícil de aprender a usar do que a liberdade”. (Alexis de Tocqueville)

Preocupam dois eventos recentes de insultos às instituições republicanas de setores retrógados que não devotam a importância de fortalecer a democracia e defender a liberdade, alcançada com lutas e sacrifícios após um longo período de obscurantismo de 1964 a 1985. Esquecem que, adaptando uma frase do filósofo espanhol George Santayana, quem esquece as lições da história, estará condenado a repeti-las. No dia 5, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi invadida por manifestantes ligados ao Sindicato do Municipários, para evitar a votação de um Projeto de Lei que aumenta a contribuição previdenciária. A matéria foi aprovada em sessão extraordinária realizada em outra sala. No Senado, dia 11, as senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdobAM), Fátima Bezerra (PT-RN) e Lídice da Mata (PSB-BA), numa ação patética, motivadas na cobiça por notoriedade, retardaram a apreciação da Reforma Trabalhista, tomando a Mesa Diretora. Queriam alterar o texto e fazer o projeto retornar à Câmara.

GLÓRIAS DO PASSADO Para relembrar as glórias do passado do Esporte Clube Encantado (juvenil e profissionais), tendo como cenário o lendário Estádio das Cabriúvas, um grupo de amigos realizaram um encontro do esporte, no último sábado. Os craques da foto (em pé): Roque Vanzetta, Vanderlei “Ratinho” Scaravonatto, Enio Fontana, Malomar Ferri, Paulo “Belo” De Mari, Gildérico “Deco” Bergamaschi , Sérgio Seppi, Airto Gomes, Lício Caumo, Telmo Zanin, Betinho Sandri e Sérgio Bagestan. Agachados, Kide Scaravonatti, Dolorindo Arcari, Moacir Scaravonatti, Eleutério “Telo”Agnoletto, Edilio Fontana, Bilo Agnoletto, Chupin Sandri,

Altamir Gomes (ex-diretor do Opinião) e Norberto Pretto. É evidente que além dos abraços e muita alegria pelo reencontro, não poderia faltar um excelente almoço (ovelha como prato principal). Novo encontro agendado para outubro. Entre os mais entusiasmados, estava Malomar Ferri, incentivador da confraternização, que veio de Porto Alegre para prestigiar o encontro: “Foi uma emoção muito linda, rever amigos e pisar novamente no gramado desse estádio, que nos proporcionou grandes momentos", destacou o ex-atleta. No texto e foto de Sérgio Bagestan, “culpado” deste colunista ter abraço o jornalismo, nos primórdios deste semanário, há apenas uma impropriedade: do grupo o único que nunca foi craque é este colunista. Arquivo pessoal / Sérgio Bagestan

PARLAMENTOS Os sindicalistas, meros instrumentos das esquerdas atrasadas, e as parlamentares de partidos de inspiração autoritária e stalinista, desrespeitaram os Legislativos, que apesar dos defeitos, é um dos sustentáculos da democracia. Mesmo nos tempos ditatoriais, final dos anos 70 e início da década de 80, quando o colunista trabalhou na reportagem política, testemunhou agressões às instituições onde se encontram os representantes eleitos da população. Embora as diferenças ideológicas e de posicionamento, é dever da sociedade sempre lutar pelo direito de manifestação dentro das regras da civilidade e do estado de direito e da preservação e da independência dos Poderes. A liberdade ainda é o maior bem da civilização ocidental.

CLUBE COMERCIAL No último sábado, aconteceu mais uma edição do tradicional Queijos & Vinhos, do Clube Comercial. Cabe um registro do sucesso da promoção por toda a organização, do cardápio à animação. Parabéns ao casal presidente Volmir Beneduzzi e aos demais integrantes da Diretoria e suas respectivas companheiras. Todos reconhecem o esforço e a dedicação daqueles que emprestam seu tempo e a sua experiência para a confraternização de amigos e associados nos salões da entidade. Reclamações e xingamentos: sergio.seppi@hotmail.com


12

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Encantado inicia terraplenagem em área de Condomínio Avícola da Dália Munícipio foi o primeiro a iniciar trabalhos para construção de empreendimento destinado à produção de frango de corte

Encantado foi o primeiro município a iniciar a terraplenagem da área onde será edificado um dos nove Condomínios Avícola da Dália Alimentos. O “start” da obra que integra o Projeto ASA – América Sociedade Avícola – foi dado nesta quartafeira, dia 12 de julho, na localidade de São Luiz, no interior do município de Encantado, no Vale do Taquari. Com oito hectares, a área no valor de R$ 250 mil foi adquirida e cedida pelo Poder Executivo, após passagem do projeto com aprovação pelo Poder Legislativo. Encantado abre os trabalhos e sai à frente dos demais municípios que já possuem área definida para a instalação dos condomínios: Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires, Anta Gorda e Vespasiano Corrêa já estão determinados. No total serão nove empreendimentos para a produção de frangos de corte que abastecerão o frigorífico de aves em construção no município de Arroio do Meio. Restam ainda três vagas para a implantação de três condomínios em municípios a definir. Integram o Condomínio Avícola de Encantado 25 famílias, além da cooperativa que possui uma cota em cada empreendimento. Com máquinas trabalhando na área, Direção e Conselho de Administração da Dália Alimentos participaram do ato que marcou o início dos trabalhos. O prefeito Adroaldo Conzatti adiantou que o foco está no aumento da produção e da atividade avícola no município e disse que a agricultura terá prioridade nos próximos quatro anos. “É um sonho para Encantado participar

Fotos: Carina Marques/Divulgação

deste importante projeto da Dália Alimentos e, de antemão, adiantamos que o município tem interesse em instalar o segundo condomínio avícola. Vamos trabalhar para isso”, projetou. Ao mencionar o ineditismo do projeto, por se tratar de um modelo associativo, o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, pronunciou-se dizendo que Encantado ficará na história por adiantar-se e dar início à terraplenagem do primeiro Condomínio Avícola da Dália Alimentos. “Encantado ficará com a honra de iniciar o projeto para produção de frango de corte, uma iniciativa que tem total empenho e apoio dos poderes Executivo e Legislativo para viabilização de mais uma atividade iniciada pela Dália Alimentos”.

Trabalhos foram iniciados na área com oito hectares localizada em Linha São Luiz, no interior de Encantado

Saiba mais O Projeto ASA será constituído por nove condomínios, sendo que seis municípios já estão definidos e três restam definir. Os empreendimentos viabilizarão a produção de frangos de corte para abastecer o Complexo Avícola em construção na localidade de Palmas, no município de Arroio do Meio, totalizando investimento de R$ 95 milhões. A obra do complexo está em estágio avançado e abrigará um frigorífico de aves, uma fábrica de rações e uma fábrica de farinhas.

Cada condomínio terá uma granja comercial de frango de corte onde serão criados 275 mil frangos por lote. Cada empreendimento terá oito pavilhões medindo 155 x 16 metros e, junto a estes, haverá edificações de apoio como casas, escritório e instalação para depósito e sistema de compostagem. Também compõe o Projeto ASA a unidade com incubatório para 1.200 milhão de pintos/mês no município de Mato Leitão e o empreendimento para a produção das matrizes de ovos férteis no município de Vale Verde.


ENCANTADO

13

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

CÂMARA DE VEREADORES

Jaqueline justifica BO contra Celso Cauduro. “Provo tudo o que falei”, rebate peemedebista Diogo Daroit Fedrizzi A polêmica da semana passada entre os vereadores do PMDB e a presidente Jaqueline Taborda (PDT) voltou a ter reflexos no encontro desta semana. A líder do legislativo usou a tribuna para justificar os motivos que a levaram a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia contra Celso Cauduro (PMDB). Jaqueline disse que se sentiu intimidada com as declarações do peemedebista, entre elas, a de que traiu a coligação, de fazer campanha para Adroaldo Conzatti, candidato adversário, e de ter negociado a presidência da Câmara. “O que ocorreu foi um crime contra a honra. Que o boletim registrado sirva de exemplo para todos encantadenses que sofrem intimidações como eu sofri, que sofrem assédio moral, religiosa e até de orientação sexual”, declarou. Ela ainda sugeriu que Cauduro contrate um advogado para representá-

lo em um processo criminal. “Estamos analisando o caso com o jurídico e com o partido e, havendo necessidade, poderemos instaurar uma comissão de ética nesta Casa”, acrescentou. Cauduro disse estar tranquilo porque tem como provar todas as suas declarações. “Tem coisas que temos que resolver internamente. A vereadora Yê já teve ameaças de levar chumbo e nem por isso foi tirar o tempo do delegado e de inspetores de polícia com picuinhas aqui da Casa”, comentou. Ele ressaltou que exerce o papel do vereador. “A tribuna não é para o vereador aprovar projeto, é para se expressar e levar as demandas da sociedade. E eu provo tudo o que falo. Eu faço o papel de vereador. Procuro aprovar todos os projetos de interesse do município, corro atrás de demandas para escolas, segurança, transferência de brigadianos, emendas parlamentares já contempladas para a agricultura”, defendeu-se.

Yê questiona atendimento no posto de saúde central

Andresa de Souza/Yê (PMDB) sugeriu que seja revisto o atendimento no posto de saúde central até as 21h. Segundo ela, não está funcionando como deveria, pois ainda é utilizado o sistema de fichas (18 de manhã e 18 à tarde). “Não é atendimento direto. Acabando as fichas tem o pronto-atendimento, que é feita uma triagem. Se a tua dor de cabeça começou ontem, vai ter que ir para o

hospital para ser atendido. O posto não vai te atender”, citou. Yê também esteve reunida com a direção do Hospital Santa Terezinha para tratar do atendimento dos médicos plantonistas que, segundo ela, estavam faltando com respeito com alguns pacientes. Por outro lado, a vereadora elogiou o trabalho de enfermeiros e técnicos.

“Se era urgente, porque ainda não contrataram os operadores?’, cobra Volmir Volmir Kunzler (PMDB) alegou que foi agredido em duas sessões e agora vereadores da situação estão querendo colocar a culpa nele. Ele também estranhou que até a sessão de segunda-feira, passadas duas semanas da aprovação do polêmico projeto, não foi feita a contratação dos dois operadores de máquinas. “Engraçado, era tão urgente que nem contrataram ainda e as máquinas lá paradas”, cobrou.

Sander Bertozzi (PP) também estranhou que os operadores não tivessem sido contratados. “Mesmo assim, não me arrependo de ter aprovado o projeto. Mas se tem máquinas paradas, é preciso usar”, cobrou. Valdecir Gonzatti (PMDB) disse que só tem pena de crianças e idosos. “Não tem coitadinho aqui. Cada um que arque com as consequências”, disse. Ao mesmo tempo, pediu um pacto de união entre os vereadores.

Cardoso e Marino repudiam declarações contra a presidente

Valdecir Cardoso (PP) repudiou as declarações dos colegas do PMDB na sessão anterior, sobretudo, os ataques contra a presidente Jaqueline Taborda. “Peço

respeito e educação com os colegas e a comunidade”, disse. Marino Deves (PP) também se disse entristecido com a situação. Segundo ele, Jaqueline

não fez negociação para assumir a presidência do legislativo. “Ela é preparada para ser presidente. Tenho orgulho de integrar a Mesa Diretora por ela liderada”, salientou.

>> O suplente Nédio Lasta, o Chaveirinho (PP), ocupou o lugar de Joel Bottoni, que assumiu como secretário de Agricultura. Na tribuna Chaveirinho parabenizou o rodeio artístico regional organizado pelo GAN Anita Garibaldi. >> Diego Pretto (PP) mostrou-se indignado com a possibilidade de instalação de pedágios na BR 386, no trecho em direção a Porto Alegre. Ele criticou a atuação dos políticos em Brasília e também lamentou a passividade dos eleitores. “Onde está a nossa indignação como povo?’, questionou. >> Moacir Tramontini (PTB) reforçou o pedido de informação que fez ao Executivo sobre a data estabelecida para o início da instalação da academia ao ar livre na comunidade de Linha Argola.

Educação

Cursos técnicos recebem matrículas A Univates está com matrículas abertas para 16 cursos técnicos. Os interessados em ingressar em uma das áreas de formação podem se matricular no setor de Atendimento, sala 310 do Prédio 9. São aceitas matrículas de inscritos, ou não, no processo seletivo, encerrado em 4 de julho, para as vagas que ainda estão em aberto. Estudantes que estão cursando o Ensino Médio também podem se inscrever. As aulas iniciam no dia 31 de julho e os interessados podem escolher entre 16 opções: Administração, Alimentos, Auxiliar de Saúde Bucal, Automação Industrial, Comunicação Visual,

Aulas iniciam no dia 31 de julho

Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Informática, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Química, Radiologia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos e Vendas. A duração média dos cursos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar. Inscritos previamente que não confirmaram matrícula ainda podem fazê-la nas disciplinas em que ainda restam vagas. Candidatos menores de idade necessitam de acompanhamento de representante legal.

Elise Bozzetto

Documentos necessários

Os interessados devem comparecer na Univates munidos dos seguintes documentos: comprovante de matrícula no Ensino Médio (para alunos que ainda não concluíram o 3° ano) ou Histórico Escolar / Certificado de Conclusão original ou cópia autenticada em cartório (para egressos do Ensino Médio) e fotocópias da Carteira de Identidade, do CPF, da Certidão de nascimento ou casamento. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/tecnicos ou com o CEP, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, e e-mail cep@univates.br.

Duração média dos cursos é de dois a três anos


14

ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

DESTAQUE NACIONAL

Alunos encantadenses conquistam medalhas em olimpíada Aproximadamente oito milhão de estudantes de todo o país participaram da competição Fotos: Divulgação

Vanessa Paliosa Vitor Delazeri (14) e Cristini Zilio (13) conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016. Vitor, aluno do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini, esteve no sábado (8), no Salão de Atos da URGS, em Porto Alegre, juntamente com a professora de matemática Katiele Stefani Zotti, para receber o prêmio. Cristini, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, não pode ir à capital gaúcha e recebeu da professora Ana Carolina Lucca Michelon e direção da escola a medalha na segunda-feira (10). “Eu não esperava, foi uma surpresa. Talvez não mais que minha professora, mas estou muito feliz”, diz o jovem. Ele recorda que no dia da prova da segunda fase estava em Nova Bréscia se apresentando e chegou em cima do horário. “Eu fui o último a sair da sala, costumo aproveitar bem o tempo e deu tudo certo”, comemora. O segredo para essa conquista não é só estudar. “Se engana

quem pensa que ganhar uma medalha se dá apenas com sorte. É preciso muito empenho e dedicação. Além disso, apoio e incentivo”, destaca Cristini, se referindo a ajuda que sempre recebeu da família. Segundo Katiele, a participação dos pais no estudo é fundamental para o aprendizado. “É o trabalho em conjunto entre pais, professores e escola que faz a diferença e que traz resultados positivos como esse”, revela. Para ela, é gratificante ver o aluno ser medalhista, pois a educação está muito desvalorizada. “Receber uma notícia como essa faz valer a pena todo o nosso trabalho em sala de aula, pois gerou frutos”. Questionada sobre a busca novamente pela medalha. Cristini diz que o futuro a Deus pertence, “mas o esforço e a dedicação eu sempre levarei comigo em busca de novos objetivos e das realizações dos meus sonhos”. A primeira fase da Obmep 2017 ocorreu no dia 6 de junho e Vitor já está classificado para a segunda etapa. “Espero conquistar mais medalhas”, almeja.

Ao lado da professora Katiane, Vitor recebeu a premição em Porto Alegre

Vice-diretora Márcia Graciola, professora Ana Carolina Lucca Michelon, aluna Cristini Zilio e diretora Carine Luisa Pretto

ENCANTADO | CRAS e AME realizam festa junina

Na sexta-feira (7), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Associação Pró-Menor de Encantado (AME), realizaram uma festa de São João. Participaram do evento mulheres, idosos, adolescentes e crianças que frequentam os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) no CRAS, além das crianças e adolescentes que frequentam a AME, juntamente com familiares e também a comunidade em geral. Na festa junina foram ofertadas comidas típicas como pipoca, bolo, pizza, cachorro quente, pastel, rapadura, docinho, quentão e refrigerante.

O espaço foi decorado com bandeirinhas coloridas e a tarde foi animada por músicas juninas. Os participantes da festa dançaram e participaram de brincadeiras onde os vencedores receberam brindes. Além disso, foram revelados os ganhadores do “Rei e Rainha da Pipoca” da AME. A festa de São João do CRAS e da AME foi um momento de diversão, que possibilitou acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais e de lazer, contribuindo para a integração social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Danças e brincadeiras animaram os participantes

A olimpíada O objetivo da Obmep é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras. A partir da olimpíada, diversos jovens passam a disputar competições internacionais e são incentivados a seguir carreira na área das ciências exatas. Podem participar da competição alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As avaliações são aplicadas em duas fases. Na primeira, os estudantes resolvem questões objetivas de múltipla escolha. Os classificados para a segunda fase resolvem questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.

Fotos: Divulgação

Espaço foi decorado com bandeirinhas


JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

15

Fumaça branca entre Administração de Muçum e AMBRAVAT? Fotos: Dilamar dos Passos

Câmara Popular

Fazendo parte de descentralizar as sessões da Câmara de Vereadores de Muçum a reunião desta semana foi realizada no bairro José Marcolin (foto). Até o final do ano outras três sessões serão realizadas em comunidades ou bairros do município. A próxima será na comunidade da Linha Alegre abrangendo também as comunidades vizinhas.

Sessão da Câmara de Muçum desta semana

Repasse

Contas

Além de realizar a sessão ordinária, o presidente fez prestação de contas sobre as conquistas de cada vereador ou de forma coletiva, bem como efetuou prestação de contas dos primeiros seis meses da atual legislatura.

Depois de vários capítulos envolvendo a administração de Tarso Bastiani e os quatro anos e meio de Lourival de Seixas ao que tudo indica nos próximos dias poderemos visualizar a “fumaça branca” saindo de uma reunião envolvendo a administração municipal de Muçum e a Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do vale do Taquari (AMBRAVAT) e os municípios envolvidos.

Público acompanhando a reunião dos vereadores

Está tramitando junto a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Muçum um Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 15.000,00 para a AMBRAVAT. O projeto permaneceu em pauta por sugestão jurídica, pois há entendimento que se aprovado um segundo recurso não teria amparo jurídico para ser efetuado. Na sessão passada o presidente Mauro Cipriani destacou que em conversa com a administração esta se mostrou receptiva ao pagamento do valor total.

Documentação

Badesul

Após enviar documentação, há cerca de 2 anos, finalmente o prefeito de Muçum, Lourival de Seixas, assinou, na última semana, junto ao Badesul, em Porto Alegre, o convênio de R$ 700.000,00. O recurso será utilizado para a construção do parque de máquinas. A edificação, na área adquirida do antigo frigorífico (foto), terá 1.525 metros quadrados e abrigará o parque de máquinas, secretarias de Agricultura e Obras, além de depósito e cozinha.

Adair Villa

Ginásio

Em recente sessão da Câmara de Vereadores de Muçum, o vereador Gilmar Marcolin questionou a reforma do ginásio de esportes. Ele gostaria de explicações sobre o processo de licitação.

Horários

Marcolin também questionou como está funcionando o economato do local. Sobre os horários, que são cobrados, ele quer saber onde os valores estão sendo aplicados.

Lamentou a falta de sensibilidade de alguns motoristas nos finais de semana que simplesmente não respeitam a Lei do Silêncio e tem abusado do som exagerado nas ruas da cidade, importunando as pessoas que precisam descansar e até mesmo pessoas doentes.

FEIRAS ITINERANTES

Está junto à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Muçum um Projeto de Lei que visa disciplinar as feiras itinerantes do município. Se aprovado vai tornar quase que impossível a realização de feiras no município, desde que haja fiscalização e aplicação da lei.

Em contato com o prefeito Lourival de Seixas fui informado que há cerca de três semanas enviou por escrito para a AMBRAVAT um pedido de cópia da ata de abertura, bem como todas as atas realizadas com os prefeitos integrantes da associação.

Lourival confirma que após receber as atas vai solicitar uma reunião com os prefeitos que compõem a entidade para definir o futuro dos repasses de Muçum. Lembrando que a Princesa das Pontes não assinou a ata de formação da AMBRAVAT em 2010.

Parcial

A AMBRAVAT confirma que Muçum não contribuiu com a associação na gestão passada (2010, 2011 e 2012). Já a atual administração, reeleita, repassou em 2013 R$ 8 mil, em 2014 R$ 13,500,00 e pela última vez, em 2015, R$ 15.000,00. Em 2016 e 2017, nada foi repassado.

À disposição

Foi aprovado, em 2016, junto a câmara de vereadores, um repasse de R$ 15.000,00, sendo que o valor esteve a disposição da entidade que não retirou, pois entendia que o repasse deveria ser integral. Inclusive no final do ano foi necessário estornar o valor junto à contabilidade municipal.

Integrantes

Os sete municípios que compõem a AMBRAVAT são: Encantado, Roca Sales, Nova Bréscia, Relvado, Coqueiro Baixo e Doutor Ricardo, sendo que todos pagam o valor de R$ 0,62 por habitante, por mês. Muçum é, segundo a entidade, o único município inadimplente.

FRASE

Durante a semana, na redação do Grupo Encantado de Comunicação, Henrique Pedersini soltou a pérola: “Me deixem praticar a pobreza, me deixem pobrear”.

IPTU

Os vereadores de oposição de Muçum, Alex Colossi, Adair Villa, Alberto Barronio e Gilmar Marcolin, apresentaram recentemente um Projeto de Lei de Origem Legislativa que dispunha sobre a isenção de pagamento do IPTU aos imóveis atingidos por enchentes e alagamentos no âmbito municipal.

Legal ou ilegal

O vereador proponente Alex Colossi ressaltou que efetuou duas consultas junto a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, sendo que as opiniões foram divergentes, pois uma delas ressaltava que o projeto era constitucional e o outro inconstitucional.

Tramitação

Reunião

Após tramitar por diversas sessões o projeto foi colocado em votação e reprovado por 5 x 4. Sendo favoráveis os vereadores Alex Colossi, Adair Villa, Alberto Barronio e Gilmar Marcolin e contrários os vereadores Amarildo Baldasso, Carlos Eduardo Ulmi, Luis Antônio Basseto e Mateus Trojan. O desempate coube ao presidente Mauro Cipriani dando como justificativa que o projeto seria inconstitucional, pois impactaria no orçamento municipal.

Parcial

Nesta semana o assunto voltou a ser discutido na sessão. O vereador explicou que a sua intenção era isentar as pessoas atingidas pelas enchentes somente nos anos em que fossem prejudicadas. E se já tivessem pago o IPTU o recurso seria devolvido.

Executivo

Cipriani destacou que em conversa com o executivo foi informado que está sendo elaborado um projeto que contempla várias áreas da comunidade menos favorecida e entre elas as pessoas atingidas pelas enchentes.

Reapresentar

Colossi ressaltou que se o executivo não enviar o projeto até o final do ano em janeiro ele vai reapresentar inclusive com o impacto financeiro proporcionado. O vereador exemplificou que na enchente de 2001 as pessoas atingidas representaria para o município 12% do faturamento com IPTU que em valores atuais representaria cerca de R$ 50.000,00, já a enchente do ano passado (2016) representaria apenas de 1% do faturamento com o imposto, cerca de R$ 4.500,00.

NOVO SECRETÁRIO Valdir Pin assumiu, no inicio do mês, a secretária municipal de Agricultura de Muçum. Dessa forma está sendo atendida uma antiga reivindicação do prefeito Lourival de Seixas: ter participação mais ativa do vice-prefeito Lauro Fronchetti, que deixa a pasta e passa a dedicar-se somente como vice-prefeito. O novo secretário de agricultura trabalhou 36 anos na Emater.


16

DOUTOR RICARDO

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Soberana vai cursar medicina na UFSM Na manhã de quarta-feira (12), a prefeita Catea Rolante, o viceprefeito Alvaro Giacobbo, secretários e funcionários receberam no gabinete a princesa do município, Jéssica Marder. Ela vai cursar medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a partir do segundo semestre. Os primeiros passos na escola foram em Encantado, onde estudou até a 4ª Série do Ensino Fundamental, concluindo na EMEF Olavo Bilac, na Linha Bonita em Doutor Ricardo. O Ensino Médio foi realizado na EEEM Doutor Ricardo. O ingresso na UFSM se deu via média do Enem de 2016 e, mesmo sem saber do resultado do acesso, continuou fazendo cursinho preparatório em Lajeado e Porto Alegre. Para o primeiro semestre de 2017, estava em 22ª colocação. Para o segundo semestre, estava em 4ª lugar e os dois primeiros não confirmaram a vaga. Na cota que participou tinham duas vagas. Uma ficou com Jéssica. As aulas do segundo semestre iniciam em 7 de agosto. “Quando fiquei sabendo que as duas primeiras colocadas haviam sido chamadas, foi uma sensação de perda por não ser eu, mesmo sabendo que eram duas vagas e eu estava em 4º. Mas a esperança era de que uma vaga seria minha. Continuei fazendo o cursinho preparatório em Porto Alegre. Quando olhei o edital que as vagas não estavam preenchidas, que as duas primeiras não haviam feito a matrícula. comecei a chorar,

e muito! Não lembrava de nada, foi pura emoção. Só queria ligar para casa e falar com meus pais. Quando a mãe atendeu o telefone, procurei me acalmar, mas não conseguia falar, só falava Santa Maria e a mãe disse que iria desligar e pedir para uma amiga ir ver o que se passava comigo, achando que um acidente doméstico tinha acontecido. Fique paralisada, não conseguia pensar em nada, mas as lágrimas caiam de alegria. Mas consegui falar com a mãe, ela e expliquei que o motivo do choro é que a minha vaga estava me esperando na UFSM.” A primeira solicitação foi a de voltar para Doutor Ricardo. Com o Maurício Mollar, namorado, mesmo após falar com a mãe, a situação se repetiu e ele pensou que ela tinha sido assaltada. A princesa do município conta que pretende manter os hábitos do interior na Cidade Universitária como a simplicidade, a humildade, a sinceridade e conviver bem com as pessoas. “Não quero perder isso, além de manter o hábito de tomar o chimarrão.” Jéssica conta que nunca deixou de estudar e acreditar. Sempre foi o sonho. Quando descobriu que tinha problemas de visão, desde a infância, já foi o primeiro passo para pensar em medicina. “Pensei que não conseguiria. O conselho da amiga Ana Caroline Zanella foi o de buscar o meu sonho que uma hora ia conseguir. Acredito que só não consegue quem desiste, pois a persistência em

um objetivo faz ele se tornar real. Não é só o conhecimento, que é o fundamental, mas de estar preparado para o ambiente da prova, o local, temperatura, psicologicamente, estar focada, saber dosar o tempo.” Na terça-feira (11), ela recebeu a confirmação da matrícula no curso de Medicina. Na UFSM ela vai ter colegas de vários estados do Brasil, como de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espirito Santo e Amazonas. “Tenho a sensação de estar flutuando, pois estou recebendo tantas mensagens de carinho que tornam esse momento ainda mais especial. Preciso agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a concretizar esse sonho, me incentivando e mandando energias positivas. Receber esse carinho de todas essas pessoas me mostra o quão abençoada sou em ter pessoas que estão felizes pela minha felicidade. Quando encomendei meu jaleco a ficha começou a cair. Vou dizer que sou da Terra do Filó e convidar meus colegas para vir conhecer o município e participar do nosso filó.” A prefeita Catea Rolante falou em nome da Administração Municipal. “É um orgulho ver que a soberana Jéssica está realizando um sonho, pois sei que é um exemplo de persistência e dedicação, que acreditar dá certo sim. Os desafios virão e novos sonhos serão realizados. Leve sempre o carinho de Doutor Ricardo, a Terra do Filó, para a sua vida em Santa Maria”, afirmou.

Jéssica (centro) foi recebida no gabinete da prefeita Catea

Fotos: Divulgação

Reunião aconteceu na quarta-feira (12)

Programas e metas para a educação Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura, em atendimento à legislação vigente, foi submetido à apreciação do Conselho Municipal da Educação, do FUNDEB e o Fórum Municipal de Educação os programas e metas que vão compor a proposta do PPA Plano Plurianual 2018-2021 da EDUCAÇÃO. O PPA da educação está dividido em três programas: Manutenção e desenvolvimento da educação básica, transporte escolar e assistência ao educando. Cada programa possui suas metas especificas que ajudam a atingir o objetivo do programa, e contemplam desde as obrigações mínimas do município com a educação até as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação. Também foi exposto aos conselheiros algumas considerações acerca do FUNDEB, que tem previsão de termino em 2020, mas que para fins de projeção de receita e despesa na educação, considerou-se a prorrogação do mesmo ou criação de fundo semelhante. No PPA os programas e metas possuem valores referenciais, desta forma, a soma dos três programas da educação para os 4 anos do PPA geram um valor previsto de R$ 9.900.000,00. Cabe ressaltar que esses valores são referenciais, ou seja, podem sofrer alteração no decorrer da existência do PPA, devido a possíveis alterações nas metas e objetivos, influência da economia nacional, alterações na arrecadação, alterações na legislação, dentre outros. A secretária de Educação Eliana Gacobbo falou da importância em reunir os setores ligados à educação do município para opinar e decidir sobre o futuro da educação. “Estou muito feliz pela representatividade e colaboração com o intuito de continuar evoluindo para atingir as metas estipuladas.”

Festa Junina escolhe rei e rainha dos vovôs Na tarde do dia 6 de julho, no auditório do Cras, aconteceu a festa junina do grupo da melhor idade Felicitá e a escolha do Rei e da Rainha (foto). Foram reeleitos o casal Cladir e Agenor Mariotti. A tarde festiva contou com a presença do grupo da melhor idade de Anta Gorda, que apresentou o teatro “Volta de Genaro”. O grupo de danças da melhor idade embalou, ainda mais, com a apresentação da dança da quadrilha. A tarde seguiu com o tradicional baile, comidas e bebidas típicas de festa junina. A secretária da Educação e da

Assistência Social. Eliana Zenere Giacobbo, destacou que a participação dos vovôs foi um sucesso. “É uma alegria ver as pessoas virem para o Cras e se divertirem, dançar, assistir teatro, algumas mesmo estando doentes vieram participar. Isso demonstra que o encontro da melhor idade se torna acolhedor, de integração, de partilhar histórias de vida, enfim, é uma convivência que faz bem a todos. Eles gostam de participar e a equipe do Cras está de parabéns pelo comprometimento demonstrado com os vovôs’, comentou.


17

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

Etios X Hatch 1.3 Dual VVT-i câmbio manual seis marchas

2018

* o seu usado como entrada * recompra garantida * parcelas reduzidas * sempre novo e na garantia

PRODUZIDO NA PRIMEIRA ECOFACTORY DA TOYOTA NO BRASIL.

IPVA GRÁTIS

3 anos de seguro inclusos *condicionado à confecção da documentação na própria concessionária.

* consulte as condições para a contratação do seguro

630

36x

Corolla

2018

GLi Upper

969 automático

24x

* consulte condições

Hilux

ISO14001

Flex

automática * consulte condições

Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro.

1.140

36x

Ofertas válidas de 10 a 31/07/17, ou até o final do estoque de 6 unidades. Hilux Flex 17/17 AUT à vista R$ 116.070 (frete incluso, pintura metálica) ou financ. c/Banco Toyota no Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), pessoa física, c/entrada de R$ 58.035,00 (50%) e 36X fixas de R$ 1.139,91+1 prestação residual de R$ 46.428,00 (40%) c/venc. na mesma data da última prestação fixa do financiamento. Primeira prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 1,29% ao mês, equivalente a 16,62% ao ano + IOF (Imposto s/Operações Financeiras) R$ 1.933,00+Seguro Vida Prestamista de R$ 711,75+Registro de contrato base RS,R$ 202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS, R$ 525,00+Tarifa Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento, R$ 550,00. Total Financiado correspondente a R$ 61.928,82,Total a prazo de R$145.499,76. Custo Efetivo Total(CET)19,49% ao ano.COROLLA GLI Upper FLEX AUT 17/18 à vista R$ 93.440,00 (frete incluso, pintura metálica) ou financ. c/Banco Toyota no Ciclo Toyota nas seguintes condições: CDC, pessoa física, c/entrada de R$46.720,00 (50%) e 24X fixas de R$968,66+1prestação residual de R$ 37.376(40%) c/venc. na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros pré-fixada de 0,99% ao mês, equivalente a 12,54% ao ano+IOF(Imposto s/Operações Financeiras), R$ 1.534,83+Seguro Vida Prestamista, R$ 575,97+Registro de contrato base RS, R$202,64+Cesta de Serviços sugerida base RS, R$525,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento, R$550,00. Total Financiado correspondente a R$ 50.108,44, valor Total a prazo R$ 107.343,84. Custo Efetivo Total(CET), 16,72% ao ano. ETIOS Hatch X MEC.17/18 à vista R$46.650,00 ou fin. c/Banco Toyota no Ciclo Toyota nas seguintes condições:CDC(Crédito Direto ao Consumidor), pes. física,c/entrada de R$ 23.325,00(50%)+36X fixas de R$ 630,36 +1X residual de R$ 18.660,00, c/venc. na mesma data da última prestação fixa do financiamento. 1ª prestação fixa c/venc. p/30 dias do fechamento do financiamento. Taxa de juros prefixada de 1,29% ao mês,equivalente a 16,62% ao ano+IOF (Imposto s/Operações Financeiras), R$ 904,19 + Registro de contrato base RS R$ 202,69+Cesta de Serviços sugerida base RS R$ 500,00+Tarifa de Confecção de Cadastro p/Início de Relacionamento R$ 550,00+valor prêmio do Seguro Toyota p/3 anos, total de R$ 3.974,87(¹), inclusos no Total Financiado, correspondente a R$ 29.824,63 Valor Total a prazo de R$ 64.665. Custo Efetivo Total (CET) de 22,06% ao ano. Crédito sujeito à análise e aprovação. O CET apresentado é aplicável ao exemplo sugerido. Campanha vinculada à validade do Programa Ciclo Toyota. Condições sujeitas à alteração sem prévio aviso. A alteração do modelo do veículo ou de qualquer das cond. do financ. acarretará novo cálculo do CET. SAC Banco Toyota 0800016 4155 ; e-mail sac@bancotoyota.com.br. Ouvidoria Banco Toyota (somente após atendimento p/SAC): 0800 772-5877. Oferta válida p/clientes que adquirirem o ETIOS Hatch X MEC. 17/18 e optarem por esta promoção.Oferta válida somente p/propostas do Seguro Toyota Auto Integrado transmitidas p/distribuidor autorizado Toyota p/Aon Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda de 01 a 31/julho/17. As garantias oferecidas p/"Seguro Toyota Auto Integrado" nesta promoção são:cobertura compreensiva de colisão, incêndio e roubo p/valor de mercado referenciado Tabela FIPE 100%; Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (danos materiais a terceiros R$100 mil/danos corporais a terceiros R$100 mil) e Assistência 24h válida p/todo o território nacional, carro reserva 7 dias e cobertura de vidros genuínos. Serão aceitas somente propostas padrão franquia obrigatória. Produto registrado na SUSEP sob n.º 15.414.100334/2004-20 Valor Determinado e 15.514.100333/2004-85 Valor de Mercado Referenciado e ofertado p/Seguradora Mitsui Sumitomo Seguros S/A. CNPJ 33016221/0001 -07 www.mitsuisumitomo.com.br SAC nº 0800 773 6744 / Disque Denúncia 0800 775 0100 - Ouvidoria nº. 0800 888 6744 ou ouvidoria@msig.com.br (¹) preço meramente sugerido, no momento da simulação do financ. uma cotação on line será realizada c/base no cpf e perfil do cliente e apresentada c/opção de contratação ou não contratação. O valor total informado acima p/Seguro Toyota Auto Integrado é apenas referencia de oferta vinculada ao perfil:

homem, casado, idade 53 anos ou mais, como condutor principal que deve utilizar o veículo p/ida e volta ao trabalho ou lazer, CEP de res. 90450-171, não havendo outros condutores c/idade inferior a 25 anos utilizando o veículo. Esta oferta não abrange acessórios, veículos c/alterações em suas condições mecânicas e/ou elétricas, veículos de locadoras, autoescolas,de órgãos públicos ou entidades da administração indireta ou, ainda, veículos utilizados como táxi, test-drive, transporte comercial de passageiros ou veículos adquiridos diretamente do fabricante. Coberturas adicionais ou mudanças no perfil do segurado poderão ser inclusas p/cliente após a emissão da apólice por meio de endosso, ficando qualquer custo incremental porventura gerado p/encargo do cliente. Se desejar contratar seguro c/perfil ou modelo de veículos diferentes dos mencionados acima consulte um distribuidor Toyota.O segurado poderá consultar a situação cadastral do seu corretor de seguros em www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF. Recomendamos a leitura das Condições Gerais e Manual do Segurado previamente à contratação e restrições que se aplicam. O nome fantasia "Seguro Toyota" é utilizado na oferta de seguros aos clientes Toyota, os quais são garantidos p/seguradoras regularmente registradas na SUSEP, e comercializados p/corretora de seguros AON(AON Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda. SUSEP 10.033.292-5 – CNPJ 02.143320/0001-26). Sujeito a análise de risco p/Seguradora e p/corretora Aon Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros Ltda. CNPJ: 02.143.320/0001-26, Código SUSEP: 10. 033.292-5. O nome "Seguro Vida Prestamista" é utilizado na oferta de seguros aos clientes Toyota, seguro que oferece as coberturas de morte, invalidez permanente total p/acidente. O presente material possui informações resumidas, p/conhecimento completo das coberturas oferecidas e suas restrições, recomendamos a leitura das Condições Gerais do Seguro em www.bancotoyota.com.br ou fale c/nossos atendentes. Seguro garantido p/Seg. Cardif do Brasil Vida e Previdência S/A, CNPJ: 03.564.261/0001-08, Processo Susep Nº 15414.001501/2005-31, Estipulantes: Banco Toyota do Brasil S.A. e Toyota Leasing do Brasil S.A.Arrendamento Mercantil, CNPJ: 03.215.790/0001-10.Corretor de Seguros: AON Affinity do Brasil Serviços e Corretora de Seguros LTDA. CNPJ: 02.143.320/0001-26,SUSEP Nº059726.1.033292-5. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.O Etios Hatch X 1.3 Manual, abastecido c/gasolina, percorre 12,6km/l na cidade e 14,2km/l na estrada e, c/etanol, 8,6km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. O Corolla 2.0 apresentou o seguinte consumo-etanol/ciclo urbano: 7,2 km/l; gasolina/ciclo urbano: 10,6 km/l; etanol/ciclo rodoviário:8,8 km/l;gasolina/ciclo rodoviário:12,6km/l.Valores de referência medidos em laboratório, dependem das cond.de trânsito, combustível e hábitos do motorista. Veículo participante do PBEV-Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular-INMETRO 2016. Consulte: www.inmetro.com.br. A Toyota oferece 3 anos de garantia de fábrica, s/limite de km p/uso particular e, p/uso comercial, 3 anos de garantia de fábrica ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro. Consulte o livrete de garantia ou www.toyota.com.br p/mais informações. As ofertas não abrangem os veículos adquiridos em Vendas Diretas c/isenção de impostos.

RS-130, km 72,8 LAJEADO 51 3726.6565 RST-287, km 106 - St. CRUZ DO SUL 51 3711.6620


18

GERAL

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

TRADICIONALISMO

Anita é bicampeão do Rodeio Artístico Regional Entidade conquista Troféu Móvel, que garante Encantado como sede do evento em 2018

Vitória Stürmer Bortoletti O Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi venceu o 29º Rodeio Artístico Regional ocorrido no último final de semana, no Parque João Batista Marchese, Encantado. A entidade conquistou seu bicampeonato na competição. Promovido pela 24ª Região Tradicionalista, o rodeio envolveu aproximadamente 1.100 artistas amadores de diversos municípios que compõem a região. As disputas nas modalidades também classificaram para a Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart) que acontecerá em Canoas, nos dias 21 e 22 de outubro. O grupo teve a maior pontuação na soma geral. Foram 179 pontos a partir das conquistas alcançadas por seus representantes, as quais são atribuídas uma nota para cada modalidade, conforme regulamento regional. Assim, levou para casa o cobiçado Troféu Móvel, com a oportunidade de novamente sediar a 30ª edição do Rodeio Artístico em 2018. Anita também conquistou 68 troféus nas categorias individuais e danças tradicionais. Em segundo lugar ficou

o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta com 94 pontos. O patrão Jairo Castoldi agradeceu a presença de todos da 24ª região, da comunidade que prestigiou e a todos que se empenharam para o sucesso do evento. “Foi um momento mágico, onde todo o trabalho feito no último ano resultou nesta conquista. Estávamos preparados para ganhar”, sustentou. Para a vice-patroa, Ivane Giacobbo, o rodeio é um momento de divulgar e mostrar a cultura gaúcha para a região e para o estado, é o resultado do esforço, de muito ensaio e dedicação. “Está de parabéns a 24ª RT por valorizar o trabalho destes artistas que se dedicam tanto para superar desafios e mostrar o seu melhor. Obrigada a todos que participaram deste espetáculo da cultura gaúcha e parabéns ao Anita Garibaldi pela conquista do troféu móvel e por novamente sediar o evento em 2018”, enalteceu. O próximo evento promovido pelo Anita será o XII Rodeio Crioulo Estadual que acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto no Parque João Batista Marchese. Os ensaios são realizados nas terças e quintas-feiras, na sede junto ao parque.

A família encantadense Agostini Gianezini frequenta o grupo há aproximadamente 10 anos. Juntos, já conquistaram inúmeras premiações, como aconteceu durante o regional. Vanessa (45) e Daniel (46), juntamente com os filhos Vinícius (13) e Caroline (17) aumentaram a coleção neste fim de semana, levando para casa mais seis troféus. A professora conquistou o 1º lugar na categoria intérprete solista vocal prenda xirú. O empresário também ficou com a 1ª colocação na modalidade intérprete solista vocal peão xirú. Caroline conquistou o 2º lugar na mesma categoria juvenil e Vinícius, na mirim, com o 1º lugar. Ele também foi agraciado

com 1º lugar no violão e 2º na viola. O garoto participou ainda da modalidade gaita. Os irmãos conquistaram o 2º lugar como Grupo Vocal, juntamente com Júlia Pretto Troian e Graziela Mattje. A turma é ensaiada pelo músico Fernando Graciola. Vanessa diz que este é o quinto rodeio em que toda a família participa. “Um programa saudável, de lazer e integração. São momentos que aproveitamos juntos para compartilhar essa vivência tão boa. Fico mais feliz ainda que todos gostamos do que fazemos. É algo natural, sem obrigação. Isso acaba incentivando ainda mais a vontade de todos em seguir no tradicionalismo”, explica.

Paixão em família

De Encantado, família Gianezini levou para casa seis troféus

Fotos: Divulgação

Patronagem e 24º com troféu Móvel

Mais de 30 troféus Moradores da linha Marechal Floriano Alta, Roca Sales, a família Schwab também é destaque no meio artístico cultural. Integrantes do Anita desde outubro de 2015, no evento do fim de semana conquistaram dois troféus. O pai Luiz Carlos (49) e a mãe Deise Cristiane (30) são grandes incentivadores dos filhos Yasmin (11) e William Dalessandro (8). Luiz conquistou o 3º lugar como intérprete solista vocal peão xirú e a mesma

posição na declamação peão xirú. Já o garoto incrementou a estante dos troféus de sua casa com o 1º lugar em declamação peão pré-mirim. Yasmin ficou com a 1ª colocação na categoria intérprete solista vocal mirim. “É uma emoção muito grande, principalmente por participarmos tanto que já somamos mais de 30 troféus. Temos orgulho de fazer parte desta entidade, um família unida e acolhedora”, define Deise.

Família Schwab, de Roca Sales, já conquistou mais de 30 trófeus nas competições


SEGURANÇA

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

19

ACIDENTES EM TREVOS E RÓTULA

Rótula da “Antônio de Conto” e Trevos do “Peteba” e “Santa Clara” são palco de acidentes. No total quatro pessoas sofreram ferimentos. Caso mais grave é de idoso que foi internado na UTI em Lajeado. Neuto Santo Turatti envolveu-se em acidente no Trevo do bairro Santa Clara.

Fotos: Henrique Pedersini

Três dos pontos considerados mais complicados do trânsito de Encantado registraram acidentes de trânsito ao longo desta semana. Dois dos casos resultaram em pessoas feridas. Na terça-feira (11) uma colisão entre dois carros deixou três pessoas feridas no “Trevo da Santa Clara”. No mesmo dia, um motociclista feriu-se após colisão na rótula da Avenida Antônio de Conto. No dia seguinte (12), dois caminhões ficaram danificados após acidente no “Trevo do Peteba”. Um Fiat Uno de Encantado e um Gol de Novo Hamburgo ficaram destruídos no bairro Santa Clara. A colisão ocorreu na tarde da terça-

feira em meio ao trevo próximo do Restaurante Clover. No Gol havia três pessoas. O condutor Ademir de Oliveira e a esposa Samara Picolli foram socorridos para o hospital de Encantado.. A mulher tem 27 anos e está grávida de sete meses. Ambos foram atendidos e liberados. Uma terceira pessoa não se feriu. O condutor do Uno, Neuto Santo Turatti foi encaminhado para UTI do Hospital Bruno Born, onde seguia internado até o fechamento da edição. No mesmo dia, uma motocicleta e um Peugeot colidiram na rótula da Avenida Antônio De Conto. Feriu-se um motociclista de 21 anos. Ele foi medicado e liberado.

Acidente no trevo da Santa Clara deixou três feridos

Saída de pista em Encantado

MORRE IGOR LORENZON

Adolescente foi vítima de acidente em fevereiro na ERS-129 A ocorrência policial registrada em 25 de fevereiro de 2017 pela Polícia Rodoviária Estadual de Encantado tratava de um acidente de trânsito na ERS-129. O mesmo acontecimento agora representa uma acusação de homicídio doloso e está sendo investigada pela Polícia Civil de Encantado, sob o comando do delegado de Polícia, Sílvio Huppes. Um dos envolvidos, Igor Lorenzon, morreu nesta semana após cerca de cinco meses tentando se

recuperar dos ferimentos. A vítima, de 17 anos, estava internada no Hospital Bruno Born, Lajeado Morador da localidade de Sagra Família – Entre Encantado e Nova Bréscia, Lorenzon guiava uma motocicleta durante a madrugada do sábado, dia 25 de fevereiro. Na carona estava Lucas Legramanti. A colisão deuse com um veículo que, na oportunidade, fugiu do local do acidente. Desde então, o bresciense estava hospitalizado.

Investigação da Polícia Civil avança O delegado Huppes tinha a expectativa de ouvir Lorenzon sobre o caso e aguardava sua recuperação. O outro motorista envolvido no acidente prestou depoimento recentemente. Huppes enfatiza que o caso vem recebendo atenção por parte da equipe de investigação. “Infelizmente tivemos o óbito de um dos envolvidos, mas a investigação prossegue. Precisamos apurar se houve mesmo uma obstrução de preferencial ou outro ocorrido. Aguardamos o laudo da perícia”, explica. O inquérito policial foi instalado logo após o acidente. O condutor que teria fugido do

acidente na oportunidade é tratado como investigado.

Facebook

Igor Lorenzon tinha 17 anos

Uma saída de pista resultou em duas pessoas feridas em Encantado no domingo (09). O acidente de trânsito foi registrado na localidade de Linha São Luis. Depois que o condutor perdeu o controle da direção, o veículo caiu em um barranco, ficando em meio ao matagal. Uma das vítimas conseguiu sair do carro e foi localizada pelo resgate caminhando em busca de ajuda. Outra pessoa ficou presa as ferragens e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros com uso do desencarcerador. Os feridos tem 75 e 62 anos. A ambulância do SAMU e EGR resgataram os envolvidos no acidente e encaminharam os dois para atendimento no hospital de Encantado.

Incêndios

Dois incêndios foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros Misto de Encantado durante a segunda-feira (10). Um dos casos ocorreu em Roca Sales, no local conhecido como “Barranca”. Uma casa desabitada foi completamente destruída. A moradia era de madeira. O segundo sinistro foi registrado em Muçum, no acesso a Linha Fernando Abott. Três casas anexas, também de madeira, queimaram. Em nenhum dos casos houve feridos.

Parte da carga de laranjas ficou sobre a pista

Assalto em Nova Bréscia

Um assalto a residência foi registrado em Nova Bréscia na noite da terça-feira (11). Uma família foi rendida pelos bandidos e teve pertences roubados. Os assaltantes fugiram no carro das vítimas, uma caminhonete Filder. O carro foi encontrado em Jacarezinho, Encantado. A Filder estava em uma valeta ao lado da pista. A polícia acredita que os criminosos abandonaram o carro depois de acidetarem-se.

Porte ilegal de arma em Muçum

Um homem foi preso em Muçum por porte ilegal de arma de fogo na terçafeira (11). Ademar Domingos Ribeiro foi flagrado com um revólver calibre 38. O homem foi abordado em sua residência no bairro Jardim Cidade Alta. Ribeiro foi apresentado na Delegacia de Polícia e recolhido ao presídio de Encantado.

Cães localizados pela polícia

A Polícia Rodoviária Estadual recolheu seis cachorros na ERS-130, em Arroio do Meio, durante a quarta-feira (12). Os animais estavam próximos do acesso ao Morro Gaúcho. Perto de onde eles foram deixados, havia uma caixa, provavelmente onde eles foram abandonados. Os seis cães foram recolhidos e uma senhora solicitou adotar os bichos.


20

JORNAL OPINIÃO  14 de julho de 2017

FUTEBOL DE ENCANTADO

CRUZEIRO E HOOLYGANS/ CAN EM VANTAGEM Equipes venceram confrontos de ida no último domingo e dependem apenas de empates para serem os finalistas. Definição será neste domingo (16).

Serão conhecidos neste domingo (16) os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol em Encantado – Copa Dália 70 anos. Dois confrontos da volta pela fase semifinal ocorrem no Lajeadinho, sede do Cruzeiro, o melhor time da fase classificatória. O primeiro duelo é entre Hoolygans/CAN e Ouro Verde. O representante do bairro Vila Moça precisa vencer duas vezes para chegar até a decisão. Caso sai vitorioso dos 90 minutos, o Ouro Verde ainda precisa ganhar as penalidades. Ao Hoolygans/ CAN serve um empate no tempo normal. O time da casa, Cruzeiro, recebe o União Barrense, também com a vantagem de jogar pela igualdade no marcador. Pelo menos nos

duelos de “ida”, Cruzeiro e Hoolygans/CAN confirmaram o favoritismo obtido depois das campanhas destacadas pela primeira fase, onde os dois foram os melhores. Próximos da final, os dois times promoveriam uma final inédita pelo amador encantadense. Independente da campanha na fase classificatória, os dois jogos finais tem lugar definido: o estádio das Cabriúvas recebe os dois confrontos que definem o campeão nos dias 23 e 30 deste mês. A competição é organizada pela Liga Encantadense de Futebol Amador (Lenfa) com a supervisão do Departamento de Esportes da Administração Municipal de Encantado.

Cruzeiro goleou nas Cabriúvas Foi com goleada que o representante do bairro Lajeadinho conquistou a vantagem rumo a final do campeonato encantadense. No domingo (09), a equipe aplicou 4 a 1 no Barrense. Jean Zonatto marcou os quatro gols da vitória. Josemar Togni (Bóia) descontou. Na outra partida, o Hoolygans/CAN fez 3 a 1 no Ouro Verde. Luiz Henrique de Freitas marcou os três gols. Anderson Luft descontou. As duas partidas ocorreram nas Cabriúvas.

Jogos semifinais – Lajeadinho 13h30min – Ouro Verde X Hoolygans/CAN 15h30min – Cruzeiro X União Barrense

CICLISMO EM ENCANTADO

CIDADE RECEBE ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO A cidade de Encantado vai receber uma das etapas do Campeonato Estadual de Ciclismo. O Desafio da Lagoa ocorre nos dias 22 e 23 deste mês. Para participar, os competidores podem fazer a sua inscrição na abertura do evento, no sábado, a partir das 10h no Parque João Batista Marchese.

10h00 – Início inscrições – Local: Parque João Batista Marchese. 12h30min – Encerramento das inscrições. 14h00 – Escalada Desafio da Lagoa (4,2 km) – Local: Parque João Batista Marchese

Domingo – 23 de julho

07h30min – R. Padre Anchieta Assinatura de súmulas até 30 min. antes do início da categoria.

O vídeo

As pessoas não fazem ideia do que ocorre no futebol, especialmente no interior gaúcho. Eu mesmo, que mal “abandonei as fraldas”, assisti muitas coisas: jogadores dividindo um mísero pastel em quatro partes, súplica por comida, árbitro com dor de barriga, entre outras coisas. Mas as imagens de três jogadores no vestiário do Gaúcho de Passo Fundo em ato sexual constrange a cidade, o clube, o estado e o mundo do futebol. Se vocês não viram, por favor, evitem. Como Flávio Obino definiu o Grêmio de 2004: “Aquilo é o buraco do amor”.

Futebol de Encantado l

O Cruzeiro do Lajeadinho está sobrando no Campeonato Municipal de Encantado. Um jogador vem roubando a cena: Jean Zonatto. O cara tem 13 gols. Quatro ele fez no domingo passado pela semifinal. Candidato a craque ou revelação da competição. O Hoolygans/CAN aposta no conjunto, mas também é um bom candidato para conquista do título.

“Copinha”

O Lajeadense vai disputar a Copa Federação Gaúcha de Futebol, a chamada Copinha. O goleiro Paulo Henrique Gianezini, o atacante Lelinho, o zagueiro Leonardo Luft, o lateral Guilherme Dalpian, todos encantadenses, devem ser titulares.

Sebben

Alexandre Sebben quer ser presidente do Lajeadense. Ele candidatou-se. Recentemente ele coordenou um projeto de formação de atletas em Encantado, no leão do Vale. A parceria durou apenas uma temporada e o empresário rumou para a Lajeado. Os porquês eu desconheço.

Gedoz

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – 22 de julho

Henrique Pedersini

Largada por categorias: 8h30min - Master A 09h30min - Elite 11h25min - Infanto, Juvenil, Estreante, Veterano e Citadino

“Quem também já faz parte das atividades com o grupo rubro-negro é o meia Felipe Gedoz. O jogador, que estava acima do peso, se recuperou de um problema no tendão. A última aparição do atleta foi na sexta rodada, na derrota por 2 a 0 para o Santos, pelo Brasileirão, quando entrou no lugar de Pablo”, texto do site Globo.com.


JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

21

COPA PIÁ DE FUTSAL

CFM vEnCE TrêS EM LAjEADO Divulgação

Além da boa temporada no futebol, o CFM vem tendo bom desempenho também no futsal. Atualmente, a escolinha disputa Campeonato Piá, realizado em Lajeado. No sábado (08) foram três vitórias. A categoria 2010 derrotou o Rui Barbosa de Arroio do Meio por 3 a 1 e na sequência superou o São Cristóvão de Lajeado por 8 a 1. Já a categoria 2009 goleou o Rui

Barbosa por 6 a 2. Classificados para a segunda fase da competição, o CFM tem tempo para treinar visando os jogos eliminatórios. A disputa será retomada apenas no dia 05 de agosto após as férias escolares. O Campeonato Piá ocorre no Parque do Imigrante. A disputa é considerada a maior competição de futsal infantil do Brasil.

Categoria 2010 venceu duas partidas

FIM DE CICLO

DIEgO ZIEgg AnUnCIA SAíDA DO nOvO HAMbUrgO Arquivo pessoal

O fechamento das atividades do Novo Hamburgo no futebol profissional fez com que o roca-salense Diego Ziegg perdesse o emprego. Aos 29 anos, ele anunciou a saída do clube onde trabalhou nos últimos seis anos. Ainda sem saber se vai trabalhar em 2017, o ex-dirigente anilado comemora a trajetória vitoriosa do Novo Hamburgo e não descartou um retorno ao “Noia” para a próxima temporada. Diego foi descoberto pelo Novo Hamburgo durante a Taça da Amizade de Futebol Sub-15 de Roca Sales no ano de 2012. Desde então foi conquistando espaço nas categorias de base e chegou ao futebol profissional no ano de 2015. Ziegg funcionava como elo entre a

diretoria e comissão técnica. “Tenho muito a agradecer ao Novo Hamburgo. Foi o clube que me deu oportunidade como treinador e depois na função de dirigente, onde entendo que tive muita visibilidade. Infelizmente, foi preciso dar essa parada até final do ano por questões financeiras”, lamenta. Sobre o seu futuro, Diego confirmou sondagens de outras equipes do futebol do Rio Grande do Sul. Entretanto, ele entende que uma pausa pode fazer bem a sua carreira. “Faz três anos que não tiro férias, emendava uma temporada na outra. Quero ver jogos, abastecer meu banco de dados. Claro que vou observar jogadores, a gente nunca para”, lembra.

Diegoo Ziegg trabalhou no Novo Hamburgo por seis anos

COrrIDA DE rUA EM FArrOUPILHA

EnCAnTADEnSE FICA EnTrE AS MELHOrES Há mais uma conquista na trajetória da encantadense Fernanda Scatola, 21 anos. No domingo (09) ela obteve a quarta colocação na disputa da “Vino Run”, tradicional corrida de rua realizada em Farroupilha. Fernanda competiu na distância de três quilômetros e ficou com o quarto melhor rendimento entre todos os participantes. A prova tem este nome,

pois ocorre nos arredores da vinícola Casa Perini. A encantadense comemorou o resultado e enalteceu o nível técnico e dificuldades do percurso. “É uma característica diferente, um relevo bastante desafiador. Trata-se de uma série de subidas, com um visual de encher os olhos. Estou muito satisfeita com o resultado até por que competi com atletas de nível elevado”, avalia.

Fernanda Scatola correu em Farroupilha

“É uma característica diferente, um relevo bastante desafiador. Trata-se de uma série de subidas, com um visual de encher os olhos. Estou muito satisfeita com o resultado até por que competi com atletas de nível elevado”, FERNANDA SCATOLA


18 22

JORNALOPINIÃO OPINIÃOn1413dedejulho janeiro de 2017 JORNAL de 2017

Notas do XANDÃO Torneio de Futsal Feminino em Muçum

No dia 06 de agosto ocorre o 1º Torneio de Futsal Feminino Aberto de Muçum. A expectativa é que pelo menos 15 equipes participem da competição que será disputada no Ginásio Municipal de Esportes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de agosto, na Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, situada junto a Casa de Cultura.

Lajeadense na Copinha

O Clube Esportivo Lajeadense confirmou participação na Copa Federação Gaúcha de Futebol. A competição inicia no mês de agosto, com 19 equipes participantes. O Alviazul está na Chave Norte ao lado de Inter B, Nova Prata, Passo Fundo, Três Passos e Ypiranga. A tendência é de que a maioria dos atletas seja oriunda das categorias de base do clube. O campeão e vice estarão classificados para competições nacionais em 2018, Copa do Brasil ou Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão tem o direito de escolher qual das duas competições irá disputar e o vice-campeão estará apto a disputar a outra.

Racismo

Nesta semana mais uma situação envolvendo racismo, pode ter ocorrido no futebol brasileiro. O atacante Elton, do Ceará, alega que o zagueiro Victor Cuesta do Sport Club Internacional, teria lhe chamado de macaco, durante o jogo entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O atleta do clube cearense inclusive registrou ocorrência na Delegacia de Polícia contra o jogador colorado e ainda disse que seu colega de equipe Cafu também foi ofendido por Cuesta. A polícia vai investigar a denúncia e caso se confirme, o atleta (Victor Cuesta) e o clube (Internacional) podem se complicar. Lembro que em 2015 o Grêmio perdeu seis pontos na Copa do Brasil e acabou eliminado da competição por uma torcedora do clube ter chamado o goleiro Aranha de macaco.

Pintou o campeão

O campeonato de pontos corridos muitas vezes ele perde a graça muito cedo. No Brasileirão deste ano temos em 13 rodadas o Corinthians disparado na liderança. Se levarmos em consideração que muitos jogos em casa o time paulista vai vencer ao natural e que a campanha é consistente com 90% de aproveitamento, estamos muito próximos de conhecermos o campeão de 2017. Vejo apenas o Flamengo como possibilidade de ameaça ao título bem encaminhado pelo Corinthians.

Copa Flanelinha

Definido o campeão brasileiro com antecedência, o restante do certame poderia ser denominado de “Copa Flanelinha”, pois estarão em disputa apenas vagas para Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e de permanência na Série A. Por isso sou adepto do formulismo, pois na época tínhamos duelos memoráveis para decisão do Brasileirão, como Inter x Corinthians (1976), Grêmio x São Paulo (1981), Flamengo x Atlético-MG (1980), entre outros, com estádios totalmente lotados e que praticamente paravam o país. Atualmente na metade do campeonato já soubemos quem vai ser o campeão.

Regional da Aslivata

Em outras oportunidades já afirmei que a Aslivata deixou de ser uma entidade que represente os interesses das ligas municipais e passou a ser uma associação de clubes. O Regional deste ano é mais uma prova disso. Na competição que inicia no final deste mês, tem quatro equipes da cidade de Lajeado, são elas: União Campestre, São Cristóvão, Estudiantes e Guarani Mirim. O detalhe é que em Lajeado não houve campeonato municipal em 2017, mesmo a Lilafa (Liga Lajeadense de Futebol Amador) tendo trabalhado exaustivamente para isso, realizando várias reuniões. A cidade de Estrela que tem dois representantes no Regional, SER Aimoré e Imigrante, também não realizou campeonato. Num passado, não muito distante, era necessário o clube ter participado do campeonato municipal para poder jogar o Regional. Naquela época a Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), trabalhava em prol das suas ligas filiadas, hoje pelo contrário, de certa forma a entidade estimula para que os clubes não participem dos campeonatos municipais e joguem o Regional. Infelizmente é essa a realidade do momento.

Goleiro chegou

Na semana passada destaquei que o Grêmio deveria aproveitar esta possibilidade de inscrever novos atletas na próxima fase da Copa Libertadores e buscar algumas contratações. Citei algumas posições que o clube poderia se reforçar, entre elas um goleiro, e nessa semana o clube anunciou a contratação de Paulo Victor, 30 anos, experiente, com passagens por Flamengo e pela Europa. O atleta chega para ser reserva de Marcelo Grohe, mas, com todas as condições de substituí-lo em caso de necessidade. Ainda penso que o clube deveria investir na busca por um volante, em função das sucessivas lesões do capitão Maicon, e, de uma meia, tendo em vista que Douglas ainda está em processo de recuperação de uma lesão.

ESTADUAL DE DUATHLON PAROU TUDO ROCA-SALENSE É CAMPEÃO ESTADUAL TRATATIVAS PARA SUB-19 DO

Entre pedaladas de corrida, 24 de Divulgação e piques de corrida, ciclismo e outros três o roca-salense Carlos corrida em 1h10min. Eduardo Conceição Conceição lidera com aumentou sua coleção categoria dele. As festas de final desobras ano ea o Segundo o presidente do de medalhas. É o principal candidato clube encantadense não houve período de No férias esfriaram a domingo (09) ele título. “Fiz uma um encerramento das tratativas, negociação para que oaEsporte participou da Etapa prova excelente. Um Clube Encantado monte uma mas sim uma pausa no negócio. do Campeonato trajeto equipe na categoria Sub-19. difícil, Um puxado “Estamos tratando esse negócio Estadual de Duathlon e concorrendo com empresário mantém negociações com calma. Não queremos pagar (Revezamento entre grandes competidores. com a direção do Leão do Vale, vale e nem endividar o clube. A corrida e ciclismo) O título da categoria representada pelo presidente realizada na cidade de é resultado de um ideia de fazer a categoria sub-19 Verner Duda, Werle. Desde otrabalho final da Viamão. como é intenso é para fazer com que o Encantado temporada passada osde contatos conhecido, conquistou treinamento e evolua, por isso tem que ser feito evoluíram. onão primeiro lugar na superação na horatudo da melhor Aosforma”, 36 anos,enfatiza. Carlos Eduardo categoria para atletas das provas. Estou Conceição atualmente reside em entre 35 e 39 anos e feliz e motivado para Canela, na serra gaúcha. Natural de confirmou o título da outras competições”, Roca Sales, ele participa há mais sua classe. considera. tempo dos campeonatos estaduais OOsatleta percorreu no Duathlon (corrida e ciclismo) jogadores seriam providenciados pelo empresário e o clube arcaria com a e o trajeto composto Triathlon (corrida, natação e ciclismo). estrutura para jogos e treinamentos. Jogadores de Encantado e região também por seis quilômetros

ENCANTADO NÃO EVOLUEM

Sobre Conceição

O projeto

poderiam compor o grupo. A ideia é dar um passo para que em alguns anos o Leão do Vale esteja de volta ao futebol profissional.

REGIONAL DA ASLIVATA TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

Campeonato inicia dia 30 de julho

ENCANTADENSE AJUDA INTER A MANTER 100%

Tem data, chaveamento, fórmula de disputa e até primeira rodada confirmada, o Campeonato Regional da Aslivata. A competição começa no dia 30 de julho. São 24 equipes que participam desta edição. Os times estão distribuindo em quatro grupos. Apenas a pior campanha em cada um dos grupos é eliminada. Aspectos referentes a disputa foram definidos em congresso técnico durante a semana passada na Câmara

de Vereadores de Lajeado. Um dos representantes da parte alta do Vale do Taquari é o Cruzeiro do Palacin, Vespasiano Corrêa. A equipe está na chave C, juntamente com Estudiantes (Lajeado), Flor de Maio (Venâncio Aires), Rui Barbosa (Arroio do Meio), 25 de Julho (Cruzeiro do Sul) e Imigrante (Estrela). A estreia será em Lajeado no bairro Conventos, diante do Estudiantes.

dois pode jogosinscrever o AEm equipe até seis encantadense Kevin Lansini foi estão jogadores de outras cidades. Quatro acionadoUm para defender a meta definidos. deles é Lindomar Tessaro, que disputou as últimasna edições do campeonato do Internacional disputa municipal de futebol de Futebol Encantado. Dois da Taça São Paulo de jogadores de Bento Gonçalves e mais Junior. O vem goleiro ajudou a um de Guaporé. A equipe será treinada por equipe a manter os 100% de Remir Bagnara. aproveitamento na competição De acordo com um dos coordenadores e colocar a equipe colorada na terceira fase da disputa. No domingo (08), Kevin CHAVE – Taquariense atuou nos 90 Aminutos da (Taquari); União Campestre (Lajeado); Palanque vitória por 3 a 1 sobre o (Venâncio Aires); Gaúcho (Teutônia); São José dos Campos. Já na Brasil (Marques de Souza) e Onze Amigos quarta-feira (11) ele entrou no (Poço Das Antas). decorrer da goleada por 6 a 0 sobre oCHAVE Taboão Serra. (Brochier); B –da Juventude O Internacional volta a Assespe União Carneiros (Lajeado); campo nessaAires); sexta-feira (12) a (Venâncio Bom Fim (Cruzeiro do Sul); (Teutônia) e éECAS partir das Saidera 16h. O adversário (Imigrante). o Ceará.

do projeto, Lisandro Bagnara, a comunidade está empolgada com a primeira participação do Cruzeiro na competição. “É muito difícil sempre. Estamos correndo atrás de recursos, de parceiros. Dentro de campo nós treinamos pelo menos uma vez por semana e esperamos intensificar os trabalhos ao longo dos próximos dias. Temos uma boa expectativa”, projeta.

Sobre o Cruzeiro do Palacin

CHAVE C – Cruzeiro (Vespasiano Corrêa); Estudiantes (Lajeado); Flor de Maio (Venâncio Aires); Rui Barbosa (Arroio do Meio); 25 de Julho (Cruzeiro do Sul) e Imigrante (Estrela). CHAVE D – Sete de Setembro (Capitão); Guarani Mirim (Lajeado); Sete de Setembro (Arroio do Meio); Aimoré (Estrela); Juventude (Westfália) e Rudibar (Bom Retiro do Sul).


ATUALIDADE

O empresário contábil diversifica seus empreendimentos? Investir num único empreendimento para estar totalmente focado é a maneira mais fácil de alcançar o sucesso em determinado ramo de atividade. Esta corrente propagada por muitos estudiosos parece garantir fundamento e maior conforto para gerir uma empresa. No entanto, há quem defenda “não colocar todos os ovos num único cesto”, o que também parece razoável e com diferentes condições de acerto. Um empresário da área da indústria de alimentos para a avicultura pode ter passado dificuldades preocupantes com a operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal; o investidor em móveis residenciais de madeira de lei poderá ver o fim do seu negócio caso o Brasil adote rigoroso controle das florestas; a companhia de fornecimento de água potável para uma única cidade pode perder a concessão a qualquer momento; a empresa que presta serviços exclusivos para um grande condomínio residencial poderá ver o cliente sair e ser obrigada a interromper seus negócios; a pequena, média ou grande empresa que fabrica peças somente para uma indústria automobilística estará mais insegura da continuidade do seu negócio; determinada empresa contábil de faturamento expressivo, mas se estiver nas mãos de um grupo de empresas cujo poder de mando está concentrado... Você poderá afirmar, e com razão, que mesmo o empresário com mais de um empreendimento também incorrerá na possibilidade dos negócios, de um dia para o outro, arruinarem-se. No entanto, quanto mais as atividades estiverem fragmentadas, desde que adequadamente geridas, maior o grau de estabilidade. Tomemos como exemplo o cesto de ovos: a tarefa matinal de recolher, em média, cinco dúzias de ovos pode ser perdida se todas elas forem colocadas num único cesto, pois um tropeção no caminho até a despensa para depositálas é capaz de colocar a produção do dia a perder. Melhor é distribuir as dúzias em dois ou três cestos, assim o tropeço acabará com apenas um terço da produção. No entanto, se tal distribuição aumentará significativamente os custos, correr o risco torna-se conveniente. O empresário prestador de serviços pode ter outros negócios passíveis de caminhar juntos, como, por exemplo, empresa de software, corretora de seguros ou despachante do Detran ou aduaneiro etc. Diversificar aumenta a segurança na eventualidade de um dos negócios sucumbir em função do avanço tecnológico, pela simples evolução humana, falha na administração ou qualquer outro motivo. Certamente não serão afetados todos os negócios da mesma forma ou ao mesmo tempo. O que é melhor: diversificar as atividades ou focar num único negócio? Entendo que não é a questão de saber o que é mais correto de forma genérica, mas o que melhor se harmoniza com o estilo empresarial de cada um. Sabemos que alguns conseguem controlar diversas coisas, enquanto outros não possuem a mesma habilidade. Todos desejam conquistar a liberdade econômica e a decisão de diversificar ou focar poderá ser a estratégia que permitirá atingir grau de independência. A Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC) deste ano faz esta pergunta aos empresários contábeis que, voluntariamente, respondem ao questionário. Em agosto divulgaremos como a classe se posiciona em relação à diversificação dos empreendimentos. Se você ainda não respondeu ao questionário, mas gostaria de fazer parte deste grupo empenhado em descobrir melhores estratégias de gestão para o ramo, acesse o link https://goo.gl/XGJ4Rc. Atenção: a pesquisa será encerrada neste mês, no dia 31. Fonte: contabeis.com.br

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017

STJ anula júri porque desembargador descreveu crime como “asqueroso” Ao dizer que suposto crime foi praticado de forma “asquerosa”, um desembargador pode influenciar o júri popular a julgar contra o réu. Por isso, o ato deve ser considerado excesso de linguagem. Esse foi o entendimento do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, para anular julgamento da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. No caso, uma mulher foi submetida a júri acusada de ser mandante de um homicídio. O recurso relatado pelo ministro chegou ao STJ porque a defesa achou que o desembargador Luiz Carlos da Costa “não poupou expressões fortes e preconceituosas” ao tratar do fato apurado, o que tornaria nulo o acórdão que manteve o júri. Segundo o processo, o desembargador afirmou, em voto vogal, que a “asquerosa, abjeta empreitada foi contratada por preço global”. Para o ministro Reynaldo, o magistrado “avançou” ao emitir exame “crítico e valorativo” dos elementos probatórios dos autos. “Ao dizer que a suposta ação criminosa em comento teria sido ‘contratada por preço global’, reconheceu-se expressamente que se trata de crime de mando. Igualmente, ao tratar o fato em apuração como ‘asquerosa, abjeta empreitada’, usurpou competência do Conselho de Sentença invadindo análise de mérito, encerrando consideração capaz de exercer influência no ânimo dos integrantes do Conselho de Sentença”, disse o ministro na decisão monocrática. A mulher foi defendida no STJ pelos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Valber Melo e Roberta Queiroz. O ministro do STJ lembra na decisão a tarefa do julgador, ao motivar as decisões relacionadas ao Tribunal do Júri, por ter que buscar o equilíbrio para evitar o excesso de linguagem sem se descuidar da necessidade de fundamentação adequada, conforme prevê a Constituição em casos de crimes dolosos contra a vida. “O magistrado, ao pronunciar o réu, deve ser imparcial, mencionando os indícios de autoria e a prova de materialidade, analisando, ainda, as teses levantadas por ocasião das alegações finais. Não pode, todavia, exceder da adjetivação, sob pena de invadir o campo do subjetivismo e a competência do Tribunal do Júri.” Fonte: Conjur

- RAIO X

23


䄀䌀䔀刀嘀伀 䘀伀吀伀䜀刀섀䘀䤀䌀伀 䠀唀䜀伀 倀䔀刀䔀吀吀䤀

24

JORNAL OPINIÃO n 14 de julho de 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.