1 minute read

Clero Diocesano realiza sua primeira reunião geral em 2023

Da Redação

Aparecida.

Advertisement

Em sua exposição, Pe. Renan Rangel, após uma contextualização dos desafios sociais e eclesiais em que está situada a fé, considerou que é frutuoso e necessário que os padres façam o exercício de se “reencantarem” pela própria vocação. Isso representa focar os olhos espirituais em Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ver continuamente Nele, o motivo dos esforços e empenhos da vida sacerdotal. Acrescentou que se trata do processo contínuo de um encantamento cada vez mais maduro pela vocação.

O clero presente na diocese de Taubaté reuniu-se para sua primeira reunião geral de 2023, no seminário Diocesano Santo Antônio em Taubaté.

Conforme habitual, a reunião teve início com a oração da liturgia das horas e reflexão orante conduzida pelo padre Julius Rafael Silva de Barros, administrador paroquial na paróquia São Benedito na cidade de Campos do Jordão – SP. Ao partilhar o texto do Evangelho de São Lucas sobre a pesca milagrosa no início do ministério público de Jesus (cf. Lc 5, 1-11), destacou a importância dos padres vivenciarem a experiência da escuta espiritual e interior, capazes de interpelar o padre para uma vivência fecunda do ministério, que se desdobra em um caminho fundamental da promoção vocacional. Da mesma forma, a escuta dos discípulos e sua obediência possibilitaram a pesca milagrosa, mesmo no contexto da adversidade.

Em seguida à oração, a reunião tem um momento formativo, promovendo uma reflexão mais sistemática sobre algum tema pastoral relevante para a vida da diocese. Na ocasião do terceiro ano vocacional vivenciado no Brasil, o tema desenvolvido na manhã formativa foi sobre “O sacerdote como promotor vocacional”. O momento formativo foi ministrado pelo padre Renan Rangel dos Santos Pereira, reitor do Seminário Missionário Bom Jesus, da Arquidiocese de

Na reunião geral, houve também um momento de apresentação sobre a Campanha da Fraternidade de 2023, que tem como tema: “Fraternidade e Fome” e como lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), conduzida pelo assessor diocesano da CF, padre José Amarildo Rangel Júnior, administrador paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo em Pindamonhangaba. O presbítero apresentou em linhas gerais os pontos mais importantes da campanha e destacou a importância dela como princípio de comunhão eclesial.

Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, dedicou um tempo do encontro para explicar o processo de catequese denominado “1º anúncio”, dedicado a crianças de 9 anos de idade, que conta com a participação dos responsáveis dos catequizandos. Demarcou também que a iniciativa favorece tanto o aprendizado das crianças como a vivência da fé no próprio interior das famílias.

Em seguida, nos encaminhamentos finais da reunião, foram notificados eventos e assuntos administrativos pertinentes à vida paroquial e diocesana.