Carta Pastoral - Diocese de Caruaru

Page 18

Reflexão e partilha

Os textos que acabamos de ler e meditar, oferecem a toda a Diocese a oportunidade para reflexões pessoais e comunitárias. Convidamos, portanto, todos os seus organismos pastorais, paróquias, comunidades, coordenações e movimentos, a se debruçar sobre as perguntas que aqui apresentamos. 1. Pode nossa Igreja diocesana ser considerada uma Igreja Missionária, à luz das propostas de Papa Francisco em sua exortação apostólica? Por que? 2. A Exortação do papa Francisco fala de tentações dos agentes de pastoral, quais dessas estão mais presentes em nossa realidade? Como podemos evitá-las? 3. Como se avalia a transmissão da Palavra em nossas realidades paroquiais e diocesanas (homilia, catequese, celebrações, cursos, momentos de espiritualidade)? 4. O texto fala de Igreja Missionária, que "sai de si mesma" e "vai ao encontro", que propostas concretas podemos apresentar a serem discutidas para que tenhamos Ÿ A transmissão da PALAVRA eficaz e que responda os anseios do nosso tempo. Ÿ Uma vivência da LITURGIA que seja evangelizadora garantindo uma participação consciente e frutuosa. Ÿ O exercício da CARIDADE que abandone o assistencialismo e que nos torne uma "Igreja pobre e para os pobres"? 5. Olhando para as estruturas de nossas paróquias, que propostas concretas podemos apresentar para que sejam redes de comunidades?

Perspectivas As grandes orientações da Exortação Apostólica do Papa Francisco nos oferecem uma certeza: este deve ser o novo jeito da vida e da missão da nossa Diocese. Queremos caminhar com Francisco! 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.