Jornal Servindo - Outubro 2016

Page 1

Diocese de Campo Mourão - Paraná Ano 29 - Outubro 2016 / Nº 284

Formação e informação a serviço da diocese

Festa de São José em prol dos seminários O tradicional evento, no Seminário São José, comercializou mais de 300 costelões. PÁG. 3

Diocese de Campo Mourão presente na Assembleia do Povo de Deus

O Pe. Ivan Luiz Walter foi enviado em missão, PÁG. 13 durante a missa de encerramento.

Seminário São José realiza estágio vocacional

PÁG. 7

Padres diocesanos participam de retiro em Toledo

PÁG. 14

Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida é o entrevistado do mês

PÁG. 16


2 Queridos irmãos e irmãs, Graça e paz!

OUTUBRO/2016

Palavra do Bispo mesma no anúncio missionário, Papa Francisco oferece instrumentais importantes à real situação do mundo atual e sua relação com o anúncio do Evangelho. Conforme sua pedagogia, parte do seguinte pressuposto: “O bem tende sempre a comunicar-se. Toda a experiência autêntica de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão; e qualquer pessoa que viva uma libertação profunda adquire maior sensibilidade face às necessidades dos outros” (Evangelii Gaudium, 9). Pois bem, no coração da Igreja o ato de levar Cristo aos outros é obra boa, ato de bondade. É, igualmente, caminho de liberdade.

1. Ingressando no mês de outubro temos vários temas para refletir no seio da comunidade eclesial. Outubro é o mês do Rosário, é o mês de Nossa Senhora Aparecida, é o mês missionário. É sobre este último tema que desejo desenvolver minha reflexão nesta edição do Jornal servindo. Em 1975, Papa Paulo VI promulgou a Carta Apostólica Evangelii Nuntiandi, como síntese do sínodo dos Bispos celebrado no ano anterior. Este documento tornou-se a Carta Magna da Evangelização. Em suas linhas se encontra a seguinte afirmação: “A tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essen- 5. Na missão evangelizadora, a cial da Igreja” (Evangelii Nuntian- Igreja prossegue com vitalidade o di, 14). projeto de Jesus no início do seu ministério público, segundo o re2. Desta tarefa essencial advém lato de São Lucas: “O Espírito do todas as demais atividades ecle- Senhor está sobre mim, porque me siais e expressões de fé da Igreja. ungiu; e enviou-me para anunciar a Cristo é o evangelizador por exce- boa nova aos pobres, para sarar os lência, o Verbo encarnado que nos contritos de coração, para anunciar traz a salvação. A partir dele, fun- aos cativos a redenção, aos cegos damento sólido, a Igreja caminha a restauração da vista, para por em na história comunicando o misté- liberdade os cativos, para proclario de salvação a todos os homens mar o ano da graça do Senhor” (Lc através do anúncio do Evangelho, 4,18-19). Nas pegadas de Jesus, da vivência sacramental e da fé a missão evangelizadora da Igreja agindo pela caridade. toca o ser humano por inteiro. Daí a preocupação eclesial, a fim de 3. “Evangelizadora como é, a Igre- que todos tenham vida, e a tenham ja começa por se evangelizar a em abundância (Jo 10,10). si mesma” (Evangelii Nuntiandi, 15). Do caráter essencial da mis- 6. Além de reflexão intensa e sésão evangelizadora, brota a neces- ria, a evangelização na Igreja se sidade de a Igreja partir de si mes- consolida em realidades concretas. ma na tarefa de evangelizar. Com Tomo como exemplo a missão caefeito, inserida no mundo, a Igreja tólica em Guiné Bissau, na África. necessita de constante retorno ao A Igreja do Paraná, em espírito de princípio fontal da sua vocação, colaboração missionária, auxilia Jesus Cristo e seu Mistério Pascal, na missão católica estabelecida na a fim de jamais negligenciar sua Diocese de Bafatá, onde é Bispo identidade e natureza mais ínti- Dom Pedro Zili, brasileiro e desde mas. Recentemente, inspirado na muitos anos dedicado à missão releitura da Carta Apostólica Evan- além-fronteira. Agora temos a alegelii Nuntiandi, Papa Francisco gria de enviar o primeiro sacerdote ofereceu ao mundo a Exortação paranaense para o trabalho pastoApostólica Evangelii Gaudium. ral nessa missão. Trata-se do Pe. Ivan Luiz Walter, membro do nosso 4. Confirmando a necessidade clero e atualmente vigário paroquial de a Igreja olhar sempre para si da paróquia Nossa Senhora das

Graças, em Engenheiro Beltrão. No último dia 18 de setembro Pe. Ivan foi enviado à missão durante missa na Catedral São José. No dia 27 de setembro, viajou para Guiné Bissau, dando início a sua experiência missionária. 7. A missão católica em Guiné destaca-se não apenas pelo anúncio de Cristo, mas também pelas iniciativas humanitárias (escola, hospital, conscientização sanitária...). Mediante o compromisso dos missionários, a Palavra do Pai continua a encarnar-se na vida de tantas pessoas, muitas delas marginalizadas e aquém de toda dignidade. Como Igreja diocesana precisamos nos alegrar e agradecer a Deus pela coragem do nosso irmão Pe. Ivan. Deixar sua terra, os seus, seus costumes e seguranças, a fim de levar o calor do Evangelho numa realidade de todo diversa da nossa. Que seu testemunho desperte muitas vocações missionárias e faça crescer o nome Cristo nos corações humanos, levando-os assim à alegria da salvação. Concluo com o belo pensamento do Documento de Aparecida: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (nº 29). Com meu abraço, deixo aqui minha súplica de bênção e felicidade sobre toda nossa família diocesana.

Dom Francisco Javier Delvalle Paredes Bispo da diocese de Campo Mourão

Editorial O seminarista Rodrigo Ferreira dos Santos estreia uma coluna no Jornal Servindo, tratando do tema Amoris Laetitia, que é a exortação apostólica do papa Francisco. Rodrigo está no 2° Ano de Teologia, e reside no Seminário Dom Virgílio de Pauli de Cambé. Confira o artigo na página 9. A Festa do Costelão de São José, uma vez mais, mobilizou grande quantidade de pessoas de toda a diocese em prol das vocações, uma vez que toda a renda é direcionada aos seminários. Matéria na página 3. E o PPP, após um primeiro passo para a implantação no decanato de Goioerê, teve um encontro com representantes dos demais decanatos para chegar a toda a diocese. Página 8. O reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida fala ao Jornal Servindo sobre as atividades do santuário, visitas dos devotos, festa da padroeira no dia 12 de outubro e outros assuntos. Confira na entrevista do mês, na página 16. Boa leitura!


OUTUBRO/2016

3

Festa de São José comercializou mais de 300 costelões

C

erca de 4.500 pessoas passaram pelo Seminário Propedêutico São José durante o dia 18 de setembro, onde aconteceu a 29º Festa do Costelão de São José. O tradicional evento, que tem a sua renda destinada aos 3 seminários da diocese de Campo Mourão, reuniu pessoas de diversas cidades da região. O início foi com uma missa, presidida pelo reitor do Seminário São José, Pe. Ricardo Arica Ferreira. “No Ano da Misericórdia, a 29ª edição da festa voltou seu olhar para aqueles que são atendidos por diversas entidades de nossa cidade; foram encaminhados alguns costelões para: CTR urbana e rural, Lar dos Velhinhos, Fraternidade O Caminho, Lar Dom Bosco, Carmelo, famílias da Vila Guarujá e outros”, disse Nivea Zavadniak, costelões. Quarenta e um foram sumo futuro. Outros 30 serão reti- Dos 277 costelões assados no sepresidente da festa. retirados antes de serem assados rados diretamente do frigorífico por minário, 94 foram retirados para Foram disponibilizados 350 por paróquias e pessoas para con- entidades, empresas e paróquias. consumo em outras localidades.


4

recepção, na paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, que pertence à diocese de Palmas-Francisco Beltrão, deverá ser feita pelo pároco Pe. Nelson Maróstica.

Um dos caminhões sendo OUTUBRO/2016 carregados no Seminário São José

Y C A Ç A J K E T W U V Q R S P A L A V R A S J I Encontre as 8 palavras que faltam nas frases. Estas fazem parte de textos

Encontre as 10 palavras que frases.doEstas fazem parte de textos bíblicos do Evangelho dos faltam quatro nas domingos mês de julho. A resposta está bíblicos Evangelho dos palavras cinco domingos mês de outubro. A resposta está logodo abaixo. São duas de cada do texto. logo abaixo. duas aparecem palavras de cada na texto. Dica: AsSão palavras apenas vertical Dica:1As palavras aparecem na horizontal - Vinde a mim todos vósapenas que estais .................... e fatigados 2 - Pois o meu jugo é suave e o meu ................... é leve.

1-Os 3........... disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé!’ - Os espinhos cresceram e ............................. as plantas. 2-Se 4vós tivésseis fé, mesmoporém, pequena como grão de e............... - Outras ...................., caíram emum terra boa, produziram à base 3-Gritaram: Mestre, .............. nós! de cem,‘Jesus, de sessenta e detem trinta frutos porde semente. 4-Enquanto ................., ficaram curados. 5 - Deixai crescer um eaconteceu outro até aque ..................! 6 - Aquele a boauma semente é o Filho do ..................... 5- Jesus contouque aossemeia discípulos ............., para mostrar-lhes a necessidade 7-O Reino dos Céus é como um .................... escondido no campo. de rezar sempre. 8 - Assim acontecerá fimque dos não ............... 6- Numa cidade havia umnojuiz temia a ............. 7-Dois homens subiram ao ........... para rezar. 8-Quem se humilha será ............. 9- Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos .............. de impostos. 10- Hoje a .................. entrou nesta casa.

“É necessário dizer sim à vida, dizer sim ao amor, sim OUTUBRO 2016 aos outros, sim à O 4º Mutirão de Comuni- educação, sim ao trabacação da diocese de Gua- lho, sim a mais fontes de rapuava acontecerá de 1º a trabalho. Se esses sins DIA 1ª LEITURA SALMO 2ª LEITURA EVANGELHO COR 3 de agosto, com palestras, forem dados, não há lu1 Jó 42,1-3.5-6.12-16 Sl 118,66. 71. 75. 91. 125. 130 Lc 10,17-24 oficinas, debates e grupos gar para a droga, para o 2 Hab 1,2-3; 2,2-4 Sl 94,1-2.6-7.8-9 2Tm 1,6-8.13-14 Lc 17,5-10 abuso do álcool, para as de trabalho. A Sl 110,1-2. realização 3 Gl 1,6-12 7-8. 9.10c Lc 10,25-37 outras dependências”, é4 daGl 1,13-24 Pascom - Pastoral da Sl 138,1-3. 13-14ab. 14c-15 Lc 10,38-42 disse o Papa Francisco, Comunicação da diocese 5 Gl 2,1-2.7-14 Sl 116, 1. 2 Lc 11,1-4 quando de Guarapuava e pessoas dia 20 de junho, 6 Gl 3,1-5 Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 Lc 11,5-13 recebeu em audiência, no de outras dioceses também Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 547 At 1,12-14 Lc 1,26-38 Vaticano, os participantes poderão participar. 55 8 Gl 3,22-29 Sl 104,2-3. 4-5. 6-7 Lc 11,27-28 da 31ª edição da Inter9 2Rs 2Tm 2,8-13 Drug Lc 17,11-19EnforceO I 5,14-17 EncontroSl 97,1.2-3ab.3cd-4 Estadual nacional Gl 4,22-24.26-27.31realizaEcumênico acontecerá em ment Conference, 10 Sl 112,1-2. 3-4. 5a.6-7 Lc 11,29-32 5,1 Maringá, nos dias 20 e 21 da em Roma de 17 a 19 de 11 Gl 5,1-6 43. 44. 45. 47. 48 Zenit.org de setembro, noSl 118,41. Centro de junho. Fonte:Lc 11,37-41 Ap Espiritualidade da SlRainha 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b12 Est 5,1b-2; 7,2b-3 12,1.5.13a.15Jo 2,1-11 nº 100 da Paz. O Pe. Volnei16 Carlos de O Documento 16a “Comunidade de Campos, do diálogo 13 Ef 1,1-10 assessorSl 97 (98),1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 CNBB Lc 11,47-54 comunidades: uma nova Ecumênico e Inter-religioso, 14 Ef 1,11-14 Sl 32,1-2. 4-5. 12-13 Lc 12,1-7 paróquia”, lançado em convida 15 Ef 1,15-23um ou Sldois 8,2-3a. 4-5.repre6-7 Lc 12,8-12 reflexão e sentantes uma das junho, 16 Ex 17,8-13 de cada Sl 120,1-2.3-4.5-6.7-8 2Tm 3,14propõe - 4,2 Lc 18,1-8 17 Ef 2,1-10 do Regional Sl 99,2. 3. 4. 5Sul II Lc 12,13-21 ações práticas para uma dioceses 18 2Tm 4,10-17b Sl 144(145),10-11,12-13ab,17-18 Lc 10,1-9 (Paraná). Informações pelo conversão pastoral da pa19 Ef 3,2-12(44) 3029-3343. Is 12,2-3.4bcd.5-6 12, 39-48 róquia. Após,Lc aproximadatelefone 20

Ef 3,14-21

Sl 32,1-2. 4-5. 11-12. 18-19

Lc 12,49-53

21

Ef 4,1-6

Sl 23,1-2. 3-4ab. 5-6

Lc 12,54-59

22

Ef 4,7-16

Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5

Lc 13,1-9

23

Eclo 35,15b-17.20-22a

Sl 33,2-3.17-18.19.23

24

Ef 4,32-5,8

Sl 1,1-2. 3. 4.6

Lc 13,10-17

25

Ef 5,21-33

Sl 127 (128),1-2. 3. 4-5

Lc 13,18-21

26

Ef 6,1-9

Sl 144 (145),10-11. 12-13ab. 13cd-14

Lc 13,22-30

27

Ef 6,10-20

Sl 143 (144), 1. 2. 9-10

Lc 13,31-35

28

Ef 2,19-22

Sl 18(19A),2-3.4-5

Lc 6,12-19

Respostas: cansados, fardo, sufocaram, sementes, colheita, homem, tesouro, tempos

29

Fl 1,18b-26

Sl 41 (42),2. 3. 5

Lc 14,1.7-11

Respostas: apóstolos, mostarda, compaixão, caminhavam, parábola, Deus, templo, elevado, cobradores, salvação

30

Sb 11,22 - 12,2

Sl 144,1-2.8-9.10-11.13cd-14

31

Fl 2,1-4

Sl 130,1.2.3

me os As de par cum no org

“U Cé Láz po defi Pap Co to.

Ap En tor 2º Jov 24 enc ção des da CN

Mantenha-se atualizado quanto tos da Igreja, da Diocese e de su visitando constantemente

Expediente

Lc 18,9-14

www.diocesecampomourao.co 2Ts 1,11 - 2,2 Lc 19,1-10 Lc 14,12-14

www.diocesecampomourao.com.br

Diretor: Dom Francisco Javier Delvalle Paredes

Editoração eletrônica Henrique Thomé/Tribuna do Interior

Assessor: Pe. Sidinei Teixeira Gomes

Impressão JP Indústria Gráfica LTDA

Coordenador: Vilson Olipa - (44) 9958-9797

Tiragem 10.000 exemplares

Colunistas: Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto Pe. Gaspar Gonçalves da Silva Pe. Willian Oliveira Lopes Maria Joana Titton Calderari Rodrigo Ferreira dos Santos Wesley de Almeida dos Santos

2Tm 4,6-8.16-18

Permite-se a reprodução total ou parcial do material veiculado no Jornal Servindo, desde que citada a fonte. As assinaturas do Jornal Servindo podem ser feitas nas secretarias paroquiais da diocese. Informações: jornalservindo@hotmail.com

Universal

OUTUBRO 2016

Jornalistas. Para que os jornalistas, no desempenho da sua profissão, sejam sempre animados pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético.

Pela Evangelização Jornada Missionária Mundial. Para que a Jornada Missionária Mundial renove em todas as comunidades cristãs a alegria e a responsabilidade de anunciar o Evangelho.


5

OUTUBRO/2016

Casal da diocese é eleito para coordenar a Pastoral Familiar do regional

A

Pastoral Familiar realizou a sua 3ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 2, de 16 a 18 de setembro, em Cornélio Procópio, com participação de representantes das 18 arqui/dioceses. Além dos encaminhamentos para o triênio 2017/2019, houve a eleição do novo casal coordenador do regional Sul 2: José Lafaete Fernandes e Maria Aparecida Vasco dos Santos, da diocese de Campo Mourão. “Realizar a preparação para o matrimônio de forma personalizada, com agentes previamente

preparados nos temas a serem trabalhados com os noivos, seguido de acompanhamento de casais recém-casados até 5 anos”, foi a prioridade de trabalho para o próximo triênio. Foi aprovada a contribuição anual de um salário mínimo, por parte da Pastoral Familiar de cada diocese, para a coordenação regional. Poderá ser definido, em cada diocese, se o valor a ser depositado na conta do Regional Sul 2 será oriundo de promoções da pastoral diocesana ou se a própria Mitra fará o repasse.

Cerca de 400 jornalistas se encontram com o papa O papa Francisco recebeu cerca de 400 membros do Conselho da Ordem dos Jornalistas Italianos, no dia 22 de setembro. A audiência foi a ocasião para o Pontífice aprofundar as características e a missão do comunicador nos tempos atuais, com os jornais impressos e a televisão que perdem relevância para as redes sociais. O papa lembrou a grande responsabilidade dos jornalistas, pois, de certa maneira, são eles que escrevem “o primeiro esboço da História” e determina a discussão e a interpretação dos eventos. O Pontífice concluiu o seu discurso fazendo votos de que o jornalismo seja um instrumento de construção, “que não sopre sobre o fogo das divisões”, mas favoreça a cultura do encontro. Rádio Vaticano


6

T

OUTUBRO/2016

Mais de 50 inscritos concorrem no Cristo é Nosso Show

endo como lema “Cantai ao Senhor um cântico novo”, foi realizada a nona edição do Festival de Música Católica Cristo é Nosso Show. O evento foi no dia 10 de setembro, no Teatro Municipal de Campo Mourão. Cinquenta e três candidatos se inscreveram, nas categorias adulto e infantil. Os organizadores do festival, Santuário Nossa Senhora Aparecida e Associação de Evangelização Cristo é Nosso Show, ofereceram uma premiação no valor de R$ 4.700,00. Sara Elisa Carvalho Gonçalves ficou em primeiro lugar na categoria infantil. Em segundo, Rita Duarte e, em terceiro lugar, Joice Keila. Na categoria adulto, Elizabete Ferreira

Premiados

Duarte levou R$ 1.500,00, que era a premiação para o primeiro

colocado. Em segundo lugar ficou a dupla Rafaela e André. Em terceiro

lugar, Gabriel Gonçalves. Todos os classificados são de Campo Mourão.

Ação Evangelizadora Outubro é o mês referencial para realizarmos nossas assembleias decanais. Elas serão oportunidade para olharmos nossa organização e trabalho pastoral no decanato. Utilizaremos informações positivas e os vazios, gritos comuns que colhemos a partir de nossas assembleias paroquiais. Para a assembleia decanal a pauta seguirá o mesmo método que temos proposto na assembleia paroquial, ou seja, o método do Ver, Julgar e Agir, utilizando os passos do Planejamento Participativo Pastoral (PPP). Este instrumento de trabalho parte de um olhar cheio de fé, e busca dar uma resposta consciente e planejada às nossas ações pastorais. É desafiante porque temos que parar, refletir, falar de nós, ouvir os outros, aprender a decidir, planejar e executar juntos, o que, infelizmente não estamos muito acostumados a fazer e nos incomoda fazê-lo. O papa Francisco nos convida a vencer o clericalismo e vivenciarmos uma Igreja em que todos os batizados sejam atores conscientes da evangelização, vivendo uma Igreja Povo de Deus. Nossa proposta visa gerar vida, mesmo que em dores de parto. “O projeto pastoral da diocese, caminho de pastoral orgânica, deve ser uma resposta consciente e eficaz para atender as exigências do mundo de hoje com “indicações programáticas concretas, objetivos e métodos de trabalho, de formação e valorização dos agentes e da procura dosa meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modele as comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos”210. Os leigos devem participar do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução 211. Este projeto diocesano exige um acompanhamento constante por parte do bispo, dos sacerdotes e dos agentes pastorais, com uma atitude flexível que lhes permita se manter atentos às exigências da realidade sempre mutável” Pe. Gaspar Gonçalves da Silva Coordenador CDAE (Documento de Aparecida 371).


7

OUTUBRO/2016

Seminário São José realiza estágio vocacional

O

Seminário Diocesano Propedêutico São José realizou o estágio vocacional de 26 a 28 de agosto. O encontro aconteceu no próprio seminário, localizado às margens da BR 369, e teve como lema “Eis que o semeador saiu a semear” (Mt 13,3). Trinta e cinco adolescente/ jovens participaram do estágio, provenientes de 19 paróquias da diocese de Campo Mourão. “Toda vocação vem de Deus e é Ele que toma a iniciativa em chamar”, disse o reitor do seminário, Pe. Ricardo Arica Ferreira. “O estágio vocacional é um momento ímpar para auxiliar na escuta, no entendimento e na aceitação do chamado de Deus em nossa vida.

Vocação é estar no lugar certo, é viver a alegria da presença de Deus naquilo que fazemos”, prosseguiu o sacerdote.

No final do mês de novembro haverá o segundo estágio vocacional do ano, com a finalidade de trazer os jovens para conhecer e refletir sobre

o sacerdócio. “Até lá, unamo-nos em oração pelas vocações, pois o Senhor constantemente chama. Que saibamos ouvi-Lo”, concluiu o reitor.

Toda nação contra a corrupção! Há trezentos anos Nossa Senhora ouviu os humildes pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves que pediam o dom da pescaria para terem peixes para a festa de acolhida ao governador da época, o conde de Assumar. Nas suas redes apanharam a imagem de Nossa Senhora da Conceição, “Aparecida” nas águas do rio Parnaíba, em outubro de 1717; primeiro o corpo, depois a cabeça, e redes cheias de peixes, em seguida. Esse foi o primeiro de muitíssimos milagres que Nossa Mãe Aparecida tem feito ao povo brasileiro, desde aquele tempo triste de nossa história, quando a escravidão dividia a sociedade em classes e dava aos donos do poder o direito sobre a vida e morte de seres humanos escravizados pela cor, raça, classe social. Não sabemos as motivações internas que levaram os pescadores a pedirem com tanta fé a ajuda naquela pescaria. Por certo estavam cumprindo ordens, seriam cobrados (e punidos??) pelas autoridades, pelo patrão por não trazerem peixes para abastecer a festa. Não sabemos nem mesmo

se participaram da festa, se sentaram à mesa, se comeram o peixe... A única certeza que temos que foi pela fé deste povo simples que Nossa Senhora “apareceu”, como se revelou com tantos nomes em tantas partes do mundo, nos momentos de grande aflição e dor de seu povo sofrido... Olhando para o Brasil de hoje nos perguntamos onde estão as pessoas de fé profunda, verdadeira para invocarem a nossa mãezinha protetora do Brasil? Precisamos de outros peixes da consciência, ética, justiça, seriedade, honestidade, trabalho, honradez, valores que sumiram das nossas mesas das famílias, das empresas, dos três poderes como temos visto na sucessão de escândalos que enchem os noticiários. Setembro de 2016 pode ser um mês histórico para recobrar a esperança dos brasileiros por episódios marcantes e paradoxais: a posse de Carmen Lucia no STF, a cassação do mandato do ex-todo poderoso Cunha com a perda do foro privilegiado, a denúncia contra a ex-presidente Lula pelos procuradores da Lava a Jato... Cunha como muitos dos convidados que estavam na posse e respondem a inquéritos no STF podem acertar

agora as contas com a justiça, seja pela agilidade que a ministra deve dar ao Supremo, seja pela ação da Lava a Jato que recebe e julga a denúncia em seis meses. O STF em dois anos e meio não julgou nenhum dos políticos denunciados pela Lava a Jato, os “acima da lei com foro privilegiado”. A ministra Carmen Lucia começou seu discurso reverenciando o CIDADÃO BRASILEIRO (e não as autoridades como de praxe) e pediu nova Justiça que atenda as necessidades da população que anda desiludida e desesperançada com tanta corrupção. Em 193, dos 194 países da ONU, o réu condenado vai preso em primeira, no máximo, em segunda instância. No Brasil, quem pode pagar caros advogados, recorre à terceira, quarta instância, ao Supremo Tribunal Federal, até os prazos prescreverem... Na posse de Carmen Lucia o ministro Celso de Mello chamou de MARGINAIS DA REPÚBLICA as pessoas desonestas que subvertem a dignidade da função política ao assaltarem as estatais, os fundos de pensão e praticarem roubos com empresários desonestos. Mas não bastam discur-

sos. Precisamos de ação concreta que una todos os brasileiros, toda nação, INDEPENDENTE DE PARTIDO, CLASSE SOCIAL, RELIGIÃO PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO. Temos que eleger governantes que não roubem, não deixem roubar e uma justiça que puna os que roubam. Eis o grande milagre de Aparecida! Vamos pedir (e agir) com Fé!

Maria Joana Titton Calderari graduada em Letras pela UFPR, especialização em Filosofia pela FECILCAM e Ensino Religioso pela PUC. majocalderari@yahoo.com.br


8

R

OUTUBRO/2016

Quatro decanatos participam de curso do PPP

epresentantes dos decanatos de Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Juranda e Iretama participaram do primeiro curso de Planejamento Participativo Pastoral - PPP, nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Noventa agentes de pastorais e movimentos, bem como alguns padres e diáconos, participaram do encontro, que foi no Centro de Formação do Lar Paraná, em Campo Mourão. Dom Francisco Javier Delvalle Paredes, bispo diocesano, e o Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, coordenador CDAE, estiveram presentes no encontro. Maria Batista, da paróquia Nossa Senhora das Candeias de Goioerê, conduziu o curso. O decanato de Goioerê não participou, pois já havia iniciado a formação em abril deste ano. O PPP é um processo que tem como princípio de análise a realidade onde o ator social ou agente, desenvolve sua ação. É uma proposta de planejamento que respon-

de COMO, POR QUE e PARA QUE organizar a ação social e pastoral. O objetivo do PPP é contribuir com a formação dos agentes de pastoral e social na metodologia de planificação participativa, para que possam melhorar sua intervenção social e fortalecer o impacto transformador na realidade onde estão inseridos. A formação foi composta por: espiritualidade, teoria e prática para o desenvolvimento dos projetos nas diversas paróquias da diocese.

Missa de envio do Pe. Ivan em missão na África O Regional Sul 2 (Igreja no estado do Paraná) está desenvolvendo um trabalho missionário na diocese de Bafatá, na Guiné Bissau, continente africano. O próximo passo será o envio de um sacerdote, que é o Pe. Ivan Luiz Walter, da diocese de Campo Mourão. A missa de envio do Pe. Ivan foi na noite de 18 de setembro, na Catedral São José de Campo Mourão. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes, concelebrada por diversos padres da diocese e com presença de diáconos. O Pe. Ivan viaja para o país africano no dia 27 de setembro.


9

OUTUBRO/2016

Pastoral do Surdo realiza encontro regional em Umuarama

O

1° Encontrão Geral Regional Sul 2, em Umuarama, de 16 a 18 de setembro, foi composto por 3 encontros: XIX Encontro Regional Pastoral do Surdo Sul 2, XIV Encontro Regional Intérpretes Católicos Sul 2 e XIV Encontro Regional de Catequese Especial para Surdo Sul 2. Sessenta e oito participantes, oriundos de 14 cidades do estado, compareceram, incluindo a participação de palestrantes de Belo Horizonte, MG, Campinas, SP, e São Paulo, capital. A equipe da diocese de Campo Mourão participou com 12 membros da Pastoral do Surdo, intérpretes e catequistas. A abertura e acolhida ficou por conta do coordenador regional Ro-

drigo Barbosa Nogueira de Campo Mourão, que deu as boas vindas aos participantes dos 3 encontros. Em seguida, houve a bênção pelo Pe. Gilmar de Cornélio Procópio, com a entronização da imagem São Francisco de Sales (protetor do surdo) e início das palestras. No encerramento, foi escolhida a cidade de Campo Largo para sediar o 2° Encontrão, o qual deverá acontecer no mês de agosto de 2017. Anunciada, também, a nova equipe de coordenação da Pastoral do Surdo do regional Sul 2 da CNBB: Carlos Beto de Guarapuava é o novo coordenador. Rodrigo Barbosa Nogueira, da diocese de Campo Mourão, é o vice.

Amoris Laetitia Sobre o amor na família Estimados leitores, neste primeiro artigo no Jornal Servindo, refletiremos sobre um tema de tão grande significado para a vida cristã: a importância da família à luz da Palavra de Deus. Tema este, apresentado pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal: Amoris Laetitia (A Alegria do Amor) sobre o amor na família. Segundo o Papa, “a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja” (AL, n. 1), ou seja, a Igreja se alegra quando as famílias verdadeiramente vivenciam o amor, alegria, paz, harmonia, compromisso, fidelidade, paciência, felicidade. Uma vez que esses valores nascem do coração misericordioso do Senhor, que nos convida a sermos sinais de misericórdia no seio da vida familiar. A Sagrada Escritura é permeada por diversas citações sobre a família. O livro do Gê-

nesis em seus dois primeiros capítulos oferece a representação do casal humano, retratando sua união como caminho seguro para formarem uma família segundo o coração do Senhor: “deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gn 2,24). Deste modo, são chamados à união física e interior, doando-se voluntariamente no amor, encontrando apoio e força um ao outro em todos os momentos, sejam eles de alegrias ou sofrimentos. As palavras: deixará e unirá, são palavras de aliança e sugerem que o casamento deve ser visto como relacionamento de aliança entre um homem e uma mulher. Deus os abençoa e lhes diz: “sede fecundos, multiplicai-vos” (Gn 1,28). Percebe-se neste versículo a grandiosidade de um casal, convidados a serem cooperadores de Deus na obra da criação, chamados a conceber os filhos, que são “a herança do Senhor [...], sinal de plenitude

da família na continuidade da mesma história de salvação, de geração em geração” (AL, n. 14). O papa afirma que a família é o local privilegiado da formação cristã de seus filhos, devendo assumir a responsabilidade da missão educativa. Os filhos por sua vez, devem conhecer e praticar o quarto mandamento: honrar pai e mãe (Ex 20,12), respeitando-os de todo coração, sendo solícitos as suas necessidades, pois, “quem honra seu pai [...] será ouvido na oração cotidiana. Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros” (Eclo 3,3-4). Por fim, o papa declara que a família deve “compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística” (AL, n. 29), para que cresça o amor no seio familiar, possibilitando com que a família se torne cada vez mais um celeiro da graça de Deus, templo vivo onde habita o Espírito Santo.

Assim, a exemplo de Maria, as famílias devem estar alicerçadas na coragem, serenidade, confiança, esperança, com os olhos fixos em Jesus, que é o “Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). No próximo mês meditaremos sobre: A realidade e os desafios da família, tendo em vista a formação da família atual diante dos desafios culturais e religiosos.

Seminarista Rodrigo Ferreira dos Santos 2º ano de Teologia rodrigoferreira-2011@hotmail.com


10

OUTUBRO/2016

Giro de notícias

Concentração do Apostolado da Oração do decanato de Juranda, no dia 28 de agosto, na paróquia Imaculada Conceição de Mamborê.

Festa do Povo de Deus do decanato de Juranda, realizado em Ubiratã, no dia 4 de setembro. Houve missa, caminhada e gincana.

Acolhida do Pe. Paulo Roberto de Lima na paróquia Nossa Senhora do Caravággio do Lar Paraná, Campo Mourão, no dia 1º de setembro.

Encontro da Pastoral Catequética do decanato de Goioerê na paróquia Nossa Senhora das Candeias, dia 4 de setembro, com mais de 200 participantes.

Celebração do Dia do Catequista na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Nova Cantu, dia 28 de agosto.

Encontro da Divina Misericórdia na paróquia São Pedro de Paraná d’Oeste, dia 25 de setembro.

Sacramento do Batismo na paróquia São José Operário de Rancho Alegre d’Oeste, dia 25 de setembro.

Primeira Eucaristia no Santuário Santa Rita de Cássia de Barbosa Ferraz, dia 25 de setembro.

A Juventude de Ação Mariana realizou o 1° Reencontro do Departamento da Juventude, nos dias 3 e 4 de setembro, na paróquia Nossa Senhora das Candeias de Goioerê, com participação de 62 jovens.

Integrantes do Apostolado da Oração da capela Nossa Sra. do Rocio, pertencente à paróquia Divino Espírito Santo de C. Mourão, visitam o Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia de Barbosa Ferraz.

Coordenadores e líderes da Pastoral da Criança da diocese de C. Mourão participaram de um encontro, no dia 27/8, no Seminário São José, com missa presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes.

Quatro representantes da diocese de Campo Mourão participaram da assembleia avaliativa do Conselho Missionário Regional - COMIRE do regional Sul 2, de 2 a 4 de setembro, em Umuarama.

Novena em preparação à festa de Santa Teresinha, padroeira de Campina da Lagoa.

Catequistas da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do Jardim Tropical II, Campo Mourão.

Gincana com alunos da catequese da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Luiziana, dia 17 de setembro.

Sacramento do Batismo na paróquia Santa Rosa de Lima de Iretama, dia 18 de setembro.

Celebração do Dia do Catequista, na paróquia Santo Antônio de Araruna, no dia 27 de agosto.

Formação litúrgica, no decanato de Juranda, com tema “Espiritualidade na liturgia”, ministrada pelo Pe. Willian Oliveira Lopes, no dia 17 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Guia de Boa Esperança.


11

OUTUBRO/2016

Seminaristas do Propedêutico, Filosofia e Teologia, da diocese de Campo Mourão, participaram do 8° Encontro Interprovincial de Seminaristas, em Paranavaí, no dia 7 de setembro.

Celebração eucarística e assembleia paroquial com montagem do Planejamento Pastoral Participativo – PPP, na paróquia São Gabriel Arcanjo e São Sebastião de Ivailândia, dia 25 de setembro.

Pároco e lideranças da paróquia São Pedro de Roncador participaram de um encontro, dia 10 de setembro, para discutir o Planejamento Participativo Pastoral – PPP.

Gincana Bíblica da Catequese do decanato do Engenheiro Beltrão, na paróquia Divino Espírito Santo de Fênix, com 230 participantes, no dia 5 de setembro.

Renovação das promessas dos MECEs, na paróquia Nossa Senhora das Graças de Barbosa Ferraz, dia 3 de setembro.

Encontrão Regional da Pastoral do Surdo em Umuarama, de 16 a 18 de setembro, com 12 participantes da diocese de Campo Mourão.

Cerca de 800 fiéis da paróquia Santo Antônio de Mariluz passaram pela Porta Santa na Catedral São José de Campo Mourão, no dia 11 de setembro.

Primeiro dia da novena do padroeiro São Francisco de Assis na paróquia da Vila Teixeira, Campo Mourão, dia 25 de setembro.

Missa no estilo sertanejo na paróquia Sagrada Família do Cohapar, Campo Mourão, dia 10 de setembro.

Assembleia Paroquial na paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Juranda, no dia 25 de setembro.

Encontro da Pastoral da Saúde do decanato de C. Mourão, na paróquia Sagrada Família, dia 17 de setembro.

Assembleia paroquial na paróquia Nossa Senhora da Guia de Boa Esperança, dia 23 de setembro.

Pe. Adilson, Mons. Dario Viganò, Pe. Arnaldo Rodrigues e Prof. José Maria La Porte no 3º Seminário de Comunicação, realizado de 13 a 16 de setembro, no Rio de Janeiro.

Reza das mil Ave-Marias no Santuário Nossa Senhora Aparecida da Vila Urupês, Campo Mourão, dia 25 de setembro, com centenas de participantes.

Assembleia diocesana da Infância e Adolescência Missionária - IAM, em Campo Mourão, dia 25 de setembro.

Noite da Misericórdia na paróquia São Judas Tadeu de Terra Boa, dia 28 de agosto.

Gincana Bíblica Catequética na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Janiópolis, em setembro.

Celebração com catequistas, catequizandos e pais, na paróquia São Judas Tadeu de Quinta do Sol, dia 25 de setembro.


12

OUTUBRO/2016

Pastoral da Comunicação realiza reunião com formação

A

Pastoral da Comunicação - Pascom da diocese de Campo Mourão realizou uma reunião no sábado (3), no centro catequético da Catedral São José de Campo Mourão. O encontro contou também com um momento de formação, onde foram discutidos assuntos referentes ao comportamento do fotógrafo (integrante da Pascom) nas celebrações da Igreja, visando ser o mais discreto possível. O que publicar e o que não publicar, nas matérias referentes à Igreja, também fez parte da pauta. Estiveram presentes a coordenadora diocesana da Pascom Iraci Ferreira Costa Ciconello e o Pe. Izaias da Conceição, pastoral. assessor diocesano da referida Durante a reunião houve a

confirmação de que a diocese contro regional da Pastoral da de Campo Mourão sediará o en- Comunicação, no início de 2017.

Santa Missa passo a passo: Orações Eucológicas Estimados amigos, estamos findando a reflexão sobre os Ritos Iniciais, que tem como finalidade “reunir os fiéis em assembleia afim de que constituam uma comunhão e se disponham a ouvir atentamente a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia” (IGMR, 46). A oração da “coleta”, então, está neste momento de transição entre os Ritos Iniciais e a Liturgia da Palavra. Inserido na Santa Missa temos esse caráter de oração, chamada Eucológicas, da qual a “coleta” é parte integrante, e ainda, a oração sobre as oferendas e depois da comunhão, estas conhecidas como eucologias menores, visto que, as maiores pertencem aos prefácios e preces eucarísticas, bênçãos solenes. Por isso, para maior compreensão, primeiramente definirei o que são as orações Eucológicas, e na próxima reflexão, de maneira mais direta, a Oração da Coleta. A palavra EUCOLOGIA tem sua origem grega – euché = oração e logos = discurso – que é necessariamente a ciência que estuda as orações e dá sentido à sua formulação. De modo geral, Eucologia é um conjunto de orações que encontramos nos formulários litúrgicos (missal,

sacramentários) e que provém de uma antiga tradição da Igreja. A história da Eucologia pode ser traçada a partir da formulação dos livros litúrgicos. Do I ao IV séculos encontramos um período de improvisações carismáticas (espontânea e profunda), e que em meados do século IV e fins do VII será envolvida por uma primeira criação de fórmula. Na baixa Idade Média, encontramos um florescimento de diversas tradições litúrgicas, em consequência de uma desestabilidade de relações da civilização europeia, deparamo-nos com os ritos Galicano, Ambrosiano, entre outros, e que vão tomando forma no ocidente. É, pois, na época tridentina que haverá uma grande sistematização das fórmulas e dos ritos. O Vaticano II buscou com a reforma uma adaptação à índole e à tradição dos vários povos (SC 37-39), isso levou a um enriquecimento Eucológico. Devemos entender a partir disso que, a Palavra de Deus não está excluída, pois, os textos Eucológicos tem grande inspiração bíblica, porém, configuram-se de maneira própria devido ao autor da mesma. As expressões bíblicas expressas nessas orações, são reflexo do testemunho da Tradição, bem como, fruto da compreensão eclesioló-

gica do mistério de Cristo na sua fonte autêntica – Sagrada Escritura. Nos textos das orações vemos uma multiplicidade de conteúdo riquíssimo. Oração e sacrifício expressa a grande ritualidade religiosa que veicula um diálogo. A oração, é, portanto, um meio pelo qual o homem adota nas suas relações para com o plano divino – essa estrutura compreende um processo entre Deus e o homem, em Cristo, na força do Espírito Santo. Podemos afirmar, então que, essas orações expressam o mistério salvífico realizado em nós por Cristo. Encontraremos em todo texto Eucológico um núcleo comum, que é o memorial das maravilhas de Deus – louvor e ação de graças, epíclese (invocação do Espírito Santo) e súplica pela Igreja e pelo mundo. Estes elementos são conteúdos essenciais da oração, porém, se pode aparecer alguns outros elementos, assim compreendemos que a oração não é somente diálogo com Deus, mas também com o mundo. Por fim, consideremos que, a Eucologia possui uma variedade de matizes a serem considerados, tais como ação de graças, apologia, pedido, exorcismo, exortação, didático, mistagógico, confissão de fé. Os textos compostos

pela Igreja revestem-se, por um lado do conteúdo e da linguagem bíblicos, a fim de acentuar e interpretar a mensagem centralizada no mistério de Cristo, e por outro, do gênero literário próprio de um determinado autor, influenciado pela época, pelo lugar e pela cultura. Esses dois fatores caracterizam, além do aspecto formal externo no texto, a expressão e compressão o seu conteúdo doutrinal (CANALS, In:BORÓBIO, 2006). Isso tudo nos mostra que a Eucologia busca aproximar-se da vida dos crentes a dimensão espiritual, que é a força do Espírito Santo.

Seminarista Wesley de Almeida 3º ano de Teologia wesley-almeidacm@hotmail.com


13

OUTUBRO/2016

Diocese de Campo Mourão presente na Assembleia do Povo de Deus

M

ais de 120 pessoas participam da 37ª Assembleia do Povo de Deus - APD, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, na capital do Estado. O encontro aconteceu de 23 a 25 de setembro. O coordenador da Ação Evangelizadora da diocese de Campo Mourão, Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, e outros diocesanos, participam da assembleia. Com assessoria do Pe. Joel Portella, da arquidiocese do Rio de Janeiro, o encontro teve como tema “A Igreja em saída na cidade”. Na sexta-feira (23), primeiro dia de trabalhos, a programação contou com uma celebração de abertura que teve a

projeção de um vídeo-mensagem do papa Francisco, por ocasião do Jubileu da Misericórdia do continente Americano. Toda a tarde foi dedicada à exposição do tema Pastoral Urbana, pelo padre Joel. No início da noite aconteceu a celebração penitencial e passagem pela Porta Santa. Após o jantar os representantes dos CDAEs, coordenadores de pastorais e movimentos definiram a programação do Regional para 2017. Os trabalhos da 37ª APD encerram-se no domingo, às 12h, com missa de envio do Pe. Ivan Luiz Walter, em trabalho missionário na Guiné-Bissau. Sua viagem ao continente africano ocorreu no dia 27 de setembro.

Ruben Moyano, Rodrigo Barbosa Nogueira, Dom Mauro Aparecido dos Santos, Adaiana Giovanni, Pe. Joel Portella, Pe. Gaspar Gonçalves da Silva e Pe. Ivan Luiz Walter

Após a missa de envio do Pe. Ivan Luiz Walter

Setor Juventude realiza encontro decanal de coordenadores A juventude do decanato de Engenheiro Beltrão promoveu, no domingo 25 de setembro, o 1º Encontro Decanal de Jovens Coordenadores a partir da iluminação bíblica extraída da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12, 12): “Todos os membros, embora muitos, formam um só corpo”. Para o coordenador da prioridade juventude no decanato, Ronaldo Trevizan, da paróquia São Judas Tadeu de Terra Boa, onde o encontro foi realizado, este “foi um dia de estreitamento de laços, oração, formação e convivência. Foi uma ótima oportunidade para que os coordenadores das diversas expressões juvenis das paróquias estabelecessem contato e se organizassem em relação às ações em nível decanal”. “O fortalecimento dos decanatos é uma das ações prioritárias do Setor diocesano da Juventude uma vez que essa aproximação dos grupos, em nível decanal, tende a promover uma unidade que gera ações concretas e intercâmbio de ideias e experiências para o trabalho da

juventude”, afirmou a coordenadora diocesana do Setor, Adaiane Giovanni. Para o ano de 2017 já estão programadas formações em todos os decanatos para que essa prática seja fortalecida e gere cada vez mais essa interação entre as expressões juvenis em nossa diocese.


14

OUTUBRO/2016

Padres diocesanos participam de retiro em Toledo

O

s padres da diocese de Campo Mourão, em número de 42, e dom Francisco Javier Delvalle Paredes, participaram de um retiro, de 5 a 9 de setembro, no município de Toledo, PR. Dom Pedro Brito Guimarães, bispo de Palmas, Tocantins, conduziu os trabalhos, tendo como tema “Do deserto ao jardim, Jesus me chama para eu ser guiado e guia espiritual, discípulo missionário, vivendo à altura do Evangelho”. O lema foi “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).

A formação sacerdotal a partir das conferências do episcopado latino americano: Rio de Janeiro (1955) Caros leitores do Jornal Servindo, após termos refletido sobre as dimensões fundamentais da formação inicial ao sacerdócio a partir dos decretos do Concílio Vaticano II e da exortação apostólica Pastores Dabo Vobis, damos início ao um ciclo de reflexões a respeito do enfoque que as conferências do episcopado latino americano dão à formação dos presbíteros em nosso continente. Começamos pela primeira delas, acontecida no Rio de Janeiro, em 1955. A atenção dos bispos da América Latina durante esta primeira conferência recaiu sobre a questão da escassez de vocações. Declarou-se a urgência de se promover nas dioceses uma séria campanha em favor das vocações sacerdotais, cuja finalidade era “satisfazer com número adequado de sacerdotes virtuosos e apostólicos as crescentes necessidades espirituais e morais dos povos da América Latina” (cf. Rio, n.1). Os bispos tomaram o cuidado de indicar meios e lugares concretos onde deveria ser promovida esta campanha vocacional. No pequeno documento conclusivo, se encontra a sugestão de intensificação de orações pessoais e comunitárias em favor das vocações, bem como o acompanhamento das famílias promovendo nelas a vida e espiritualidade cristã, uma vez que são o espaço privilegiado onde se despertam as diferentes vocações. Também se orientou que nas paróquias fossem criadas uma ‘Obra de Vocações’, bem como a criação

de pequenos grupos de acólitos cuidadosamente formados e atendidos com instrução religiosa onde se pudesse lançar a semente da vocação. Vemos, portanto, os primeiros indícios de um florescimento da pastoral vocacional na Igreja do continente e do crescente grupo de acólitos, cujo objetivo principal era – e ainda deve ser, apesar de não o único - despertar o interesse pelo ministério sacerdotal e as diferentes vocações através do auxílio litúrgico e de uma oportuna formação catequética. Umas das iniciativas propostas na conferência do Rio de Janeiro foi a de se estabelecer um chamado “Dia do Seminário” dentro das celebrações diocesanas. A diocese de Campo Mourão celebra este dia em 16 de setembro, na memória da grande benfeitora dos seminários Carmen Santina de Pauli, irmã do segundo bispo diocesano, dom Virgílio de Pauli. Além disso, o episcopado latino-americano indicou as escolas, associações juvenis e ambientes universitários como espaços de promoção vocacional, o que impelia a Igreja a aproximar-se ainda mais destes contextos, necessidade esta que continua muito atual e urgente em nossa época. Quando tocam no tema da formação sacerdotal, os bispos afirmam que este deve ser considerado o seu “dever apostólico mais transcendente” (cf. Rio, n. 8). Com efeito, estar próximo ao clero e promover as vocações sacerdotais em vista de apascentar o povo de Deus é a missão principal do bispo dentro da dinâmica do governar, santificar e ensi-

nar. Nesse sentido se propôs a criação de uma Conferência Latino-americana de Seminários que, no ano de 1958 se concretizou na Organização dos Seminários Latino-americanos (OSLAM). Esta organização, nas palavras da conferência, deveria “promover reuniões periódicas, principalmente com reitores e diretores espirituais, alcançando unidade na formação sacerdotal e ser um meio eficaz para intercâmbio de experiências e impressões a respeito dos planos de estudo, métodos de ensino, problemas espirituais e pedagógicos, etc”. (cf. Rio, n. 10). De fato, esta instituição ainda hoje favorece a unidade do episcopado e o trabalho dos formadores em benefício das vocações e do povo de Deus que é apascentado pelos presbíteros, colabores diretos do bispo. A conferência trata ainda da formação interna nos seminários, insistindo que esta deve ter enfoque espiritual, humano e cultural, com vistas à “imitação de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote” (cf. Rio, n. 14). Orienta-se que a dimensão espiritual seja sólida, distante de qualquer misticismo perigoso e falso, inculcando a convicção de que o próprio ministério pastoral é fonte de perfeição e santificação. Para isso um meio concreto apresentado é o estudo e o conhecimento da vida de sacerdotes do clero secular que tenham alcançado a santidade, cujos exemplos devem ser divulgados e imitados no seguimento de Jesus (cf. Rio, n. 1215). Por fim, é necessário reconhecer

que o documento do Rio de Janeiro não teve muita difusão e aplicação. Em muito isso se deve à eleição do Papa João XXIII que em poucos meses convocou o Vaticano II, e com isso as atenções recaíram sobre este evento tão importante que trouxe novos ares para a doutrina e a pastoral da Igreja inserida no mundo. Em 1959, o mesmo Pontífice publicou a Encíclica Sacerdotii nostri promordia, sobre a ascética sacerdotal, a oração, o culto eucarístico e o zelo pastoral, na ocasião do centenário de São João Maria Vianey. No entanto, ao contrário de prejudicar, o Concílio ajudou a promover universalmente na Igreja aquelas inspirações sentidas pelo episcopado da América-latina. Na próxima edição conheceremos mais a respeito da formação sacerdotal na Conferência de Medellín-Colômbia (1968). Rezemos ao Senhor da Messe, para que envie mais operários à sua vinha.

Pe. Willian Oliveira Lopes Seminário N.S de Guadalupe – Maringá wlopes_dcm@hotmail.com


15

OUTUBRO/2016

CALENDÁRIO OUTUBRO/2016

BALANCETE AGOSTO/2016

Data

Hora

O que?

Quem?

Para quem?

1

13:30

Seminário de palestras

Cenáculo de Maria

Interessados

1e2

08:00

8º Encontro

Escola diac. Santo Estêvão

Aspirantes ao diaconato

Reunião

Pastoral da Criança

Conselho Econômico Estadual

Maringá

Reunião

Clero

Padres e diáconos

CDF - Lar Paraná

Todos Interessados

Campina a Lagoa

1a7 08:30

8e9

08:30

8

Misericória

Assembleia

CRB

Consagrados e religiosas

Lar Dom Bosco – CM

Reunião diocesana

Pastoral da Criança

Coordenadores de ramo e área

Campo Mourão

Escola Bíblica Decanal 08:00

13 a 16 14

Catedral Seminário São José

Dia do Nascituro

8 9

Comunidade Filhos da

2º Consagra-te

8 8

Centro Catequético -

Semana Nacional da Vida

6 6

Onde?

19:30

14 a 16 14 a 16

Nos decanatos

Dia Nacional da Juventude - DNJ

Jovens

Visita Pastoral - Par. Santo Antônio

Dom Francisco Javier

Campo Mourão Paróquia Santo Antônio

Reunião ordinária

Vicentinos

Associados

Escola Vocacional

Pastoral Vocacional/SAV

SAV

Ubiratã Centro Catequético – Catedral Guarapuava

29º Cenáculo de Maria (retiro)

Cenáculo de Maria

Interessados

Maringá

15 e 16

13:00

Encontro

RCC Ministério p/ Famílias

Todas as famílias

A definir

15

13:00

Reunião Preparatória

Apostolado da Oração

Coordenadores paroquiais

16

08:00

Formação

Pastoral Social

Coordenadores de pastorais

CDF - Lar Paraná

17 e 18

Encontro

Pastoral do Turismo

Reitores de santuários

Piraí do Sul

17 e 18

Reunião

RCC

Conselho da RCC

A definir

Reunião

CDAE

Equipe ampliada

CDF - Lar Paraná

18

Reunião

Pastoral da Criança

18 a 20

Encontro regional

17

20

19:30

19:30

Reunião

22 e 23

Conselho Regional

Mov. Familiar Cristão

3ª reunião anual da CRPF

Pastoral Familiar

Estágio Vocacional Feminino

SAV

22

Missa - Abertura da Escola Catequética

Catequese

23 a 30

Assembleias Decanais 07:30 16:30

Jovens

Coordenadores decanais

A definir Curitiba Jovens vocacionadas

Decanatos

Cenáculo com Maria

Parque de Exposições de

RCC

CM

24 e 25

Reunião

CRP

Coordenador do clero

Encontro

29 e 30

08:00

29 e 30 30 30 30

07:00 08:00 08:30 15:00

Campo Mourão

Diocesana

Coord. paroquiais e de capelas

08:30

CDF - Lar Paraná

Catequistas alunos da Escola

Pastoral dos Coroinhas

27

A definir Prov. de Londrina ou

Reunião

25 a 27

Cascavel CDF - Lar Paraná

23

25 e 26

Curitiba

núcleo

Economia Pastoral Familiar

23

Coordenação com coord. de

Cursilho Cer Sul 2-PR1

Reunião

22 e 23 08:00 15:00

Catedral

Conselho Dioc. de Adm. e

21

22 e 23

Centro Catequético -

CNBB Regional Sul 2

Santuário N. Sra. Aparecida Pitanga

Cons. Reg. da Ação

Guarapuava

Evangelizadora-CRAE

Encontro

CNBB Nacional

Conselho Permanente

Brasília

Reunião

Conselho Presbiteral

Conselho Presbiteral

CDF - Lar Paraná

6ª etapa de formação

MECEs

Novos ministros

CDF - Lar Paraná

13ª Reunião Conselho Regional

Encontro de Casais com Cristo

ECC

Foz do Iguaçu

Recolores

Cursilho

Ecafo (capacitação) Avaliação

Vicentinos

A definir Associados

Pastoral Carcerária

Agentes

Paróquia São F. de Assis, CM Centro Catequético Catedral

ANIVERSÁRIOS / OUTUBRO 2016 Padres e diáconos

4 - Diác. Reinaldo Soares - Ordenação 4 - Diác. Valdeci Pereira Lima - Ordenação 11 - Diác. Jair Bertotti - Ordenação 11 - Diác. José Pereira - Ordenação 11 - Diác. Romualdo Jose de Souza - Ordenação 15 - Pe. Luiz da Silva Andrade - Nascimento 18 - Diác. Adão Antônio Jorge - Ordenação 19 - Pe. Raimundo Santana dos Reis - Nascimento 21 - Diác. Jair Bertotti - Nascimento

25 - Diác. Reginaldo Martins de Souza - Ordenação 25 - Diác. Valdecir Pauliqui - Ordenação 27 - Luciano Wanderley Sant’Anna - Nascimento 29 - Pe. Willian Oliveira Lopes - Nascimento 31 - Diác. Cilécio Ribeiro Fischer - Ordenação

Seminaristas

14 - Alex Junior R.de Paiva, Teologia 14 - Rodrigo Ferreira dos Santos, Teologia 29 - Elizeu Bonfim de Souza, Filosofia

MANUTENÇÃO DA CÚRIA E IMÓVEIS Despesas com Água/Energia/Telefone/Correio e Alarme...............1.897,12 Locação Sistema Contabilidade/Folha Pgto...................................627,28 Encargos Sociais: INSS+FGTS+PIS+IRRF.............................28.056,06 Combustível...............................................................................2.625,08 Fundo de Reserva.....................................................................27.036,90 Côngruas/Salários/Alimentação.................................................83.317,73 Plano de Saúde..........................................................................5.330,00 Capela Santa Paula Elisabete Cerioli.............................................874,49 Mensalidade do Prever.....................................................................32,00 Despesas Mat. Expediente................................................................65,00 Despesas Mat. Uso/Consumo/Limpeza/Café...................................612,26 Parcela 57/60 Ref. 2 Terrenos Jd Botânico II..............................3.438,37 Advocacia Andrade & Rodrigues.................................................4.400,00 Mestrado Dir. Canônico-Carlos Nunez e Pe.André Camilo............1.974,42 Pós-Grad. Latu Sensu Espiritualidade 1-Semin. Fernando..............240,00 Graduação Psicologia - Pe. Ricardo...............................................960,83 Curso OSIB - Pe. Gerson e Pe. Roberto.......................................1.600,00 Seminário Comunicação - Mitra do RJ - Pe. Adilson...................1.106,96 Aquisição de passagens p/ pregador do retiro do clero.................2.701,56 Despesas c/ Confraternização Dia do Clero..................................3.570,00 Repasse a CNBB para Formação de Novos Padres......................1.500,00 Repasse a Mitra Diocesana de Paranaguá...................................1.500,00 Tribunal Eclesiástico - Arquidiocese de Maringá.........................1.821,98 Repasse p/ Conta Estudos...........................................................4.243,00 Despesas com Viagens...................................................................266,84 Despesas com Farmácia..............................................................1.824,50 Despesas com Veículos...................................................................763,10 Despesas com Materiais Litúrgicos...........................................15.921,30 Despesas com Cartório..................................................................461,00 Município de C. Mourão - Regularização de Imóveis...................2.035,35 Manutenção e Conservação - Cúria.............................................2.502,70 Construção Casa Bispo.............................................................41.698,36 Construção Nova Ala de Dormitórios - Lar Paraná....................11.014,61 Construção Salão Refeitório na Santa Casa..............................50.000,00 Liberty Seguros S/A - Veículos Cúria - Parcela 1/5.....................3.800,08 Água Mineral..................................................................................27,00 Vale Transporte (Viação Mourãoense)...........................................780,00 Doação Seminário N. S. Guadalupe (manutenção e retiro)..........5.029,00 315.654,88 RESIDÊNCIA EPISCOPAL Despesas com Água/Energia e Telefone.........................................789,85 Despesas Mat. Uso/Consumo/Limpeza...........................................175,60 965,45 CASA DO BISPO Despesas com Água/Energia/Telefone/Internet/Uol/Sky.................714,64 Salários.....................................................................................1.100,10 Alimentação..............................................................................1.309,36 Despesas Mat. Uso/Consumo/Limpeza...........................................205,50 Valgás.............................................................................................68,00 3.397,60 OUTROS (Água, luz, telefone, manutenção, etc) Seminário São José - Campo Mourão (Reforma).......................4.938,56 Centro Past. Dom Virgílio de Pauli................................................763,44 Centro Past. Dom Eliseu............................................................1.743,97 7.445,97 REPASSE DA CÚRIA Semin. Proped. São José - Campo Mourão.................................8.429,00 Semin. de Filosofia N. S. Guadalupe - Maringá........................15.800,00 Semin. de Teologia Dom Virgílio - Cambé.................................14.280,00 38.509,00 RESUMO GERAL Entradas Contribuição das Paróquias....................................................203.960,00 Contribuição Ref. 13º Salário...................................................17.662,00 Doação dos Crismandos.............................................................4.860,00 Reembolso Encargos-Pis/Secraso/Senalba.................................2.517,27 Reembolso Correio/Labore/Cartório.............................................267,65 Reembolso Materiais Litúrgicos...............................................15.474,50 Reembolso Almoço do Clero..........................................................188,00 Reembolso Itaú-Cursos/Mestrado/Pós-Padres............................2.824,96 Reembolso Itaú-Fundo-Reforma/Construção............................51.260,59 Reembolso 50% Curso Grad. Pe. Ricardo.....................................480,00 Repasse Paróquias 1% CNBB...................................................1.882,21 Casa de Formação......................................................................2.675,00 Doações..........................................................................................93,13 Resgate Poupança Casa da Misericórdia..................................50.000,00 Resgate Sicredi.......................................................................11.827,59 365.972,90 Saldo anterior (31/07/16) + entradas..................................424.807,92 Saídas Manutenção da Cúria e Imóveis.............................................315.654,88 Residência Episcopal.....................................................................965,45 Casa do Bispo............................................................................3.397,60 Centro Pastoral Dom Virgílio de Pauli..........................................763,44 Centro de Pastoral Dom Eliseu..................................................1.743,97 Seminário São José...................................................................4.938,56 Seminário Propedêutico São José C. Mourão............................8.429,00 Seminário Filosofia N. Sra. Guadalupe - Mgá..........................15.800,00 Seminário de Teologia Dom Virgílio - Cambé............................14.280,00 365.972,90


16

OUTUBRO/2016

ENTREVISTA do mês

Há 14 anos ocorreu a elevação da paróquia Nossa Senhora Aparecida à Santuário diocesano. Como o senhor avalia esta caminhada? A elevação da paróquia a santuário foi uma bênção muito grande para a nossa diocese, pois nos deu a possibilidade de termos um pouquinho de Aparecida aqui, bem pertinho de nós. Os fiéis que vêm ao nosso santuário podem, com autenticidade, elevar suas preces a Deus, por intercessão da Mãe Aparecida, e até mesmo cumprirem seus votos e promessas, sem a necessidade de deslocar-se até o Santuário Nacional, uma vez que o cumprimento da promessa aqui tem a mesma validade que lá. Avalio esta caminhada como positiva, pois a cada ano, mais e mais pessoas têm vindo conhecer e se encantar com o nosso santuário. Temos aberto as portas, além da visitação à Igreja, a muitas reuniões de pastorais e movimentos diocesanos e até mesmo congressos estaduais. Tem sido muito bom. Quem é o romeiro que visita o santuário da Mãe Aparecida? Que característica pode-se atribuir a estes cristãos que são devotos de Nossa Senhora Aparecida? O romeiro que visita um santuário mariano é uma pessoa que está enraizada, desde cedo, na devoção a Nossa Senhora e na fé católica, geralmente transmitida de pai para filho, ou uma pessoa que, num momento de grande aflição ou num momento muito especial de sua vida, recebeu um grande sinal de Deus, através da intercessão da Mãe de Jesus e nossa mãe. São pessoas que sabem contemplar os sinais de Deus e se deixam conduzir por uma maravilhosa experiência de fé e de amor. Como é a visitação no dia da Padroeira, 12 de outubro? Pessoas de onde geralmente vêm ao santuário? O dia 12 de outubro é o dia mais forte de visitação ao nosso santuá-

Na edição de outubro, mês da festa de Nossa Senhora Aparecida, o Jornal Servindo entrevistou o reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Pe. Carlos Cezar Candido. O santuário se localiza na Vila Urupês, em Campo Mourão. O Pe. Carlos tem 46 anos de idade e 12 anos de ordenação presbiteral.

Novo presbitério do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida rio. Milhares de pessoas passam por aqui, durante todo o dia. Participam da Santa Missa, visitam a sala dos milagres, a capela do silêncio, a tenda de Maria, o memorial histórico-pastoral, a gruta, os trabalhos da catequese, procuram a confissão, se emocionam com as coroações de Nossa Senhora, às 12h e às 20h, buscam as medalhinhas no bolo, oram o santo rosário. É muito bom! Sempre um dia mais que especial, repleto de muitas graças e bênçãos. É difícil dizer de onde vêm estas pessoas, mas recebemos romeiros e visitantes dos mais diversos lugares da região e até mesmo de cidades mais distantes. Qual a expectativa para o dia 12 de outubro deste ano e quais os planos para o futuro? Este ano a novena de Aparecida traz o tema “O Rosto Misericordioso de Maria”, fechando um ciclo de preparação para o jubileu dos 300 anos que será comemorado no ano que vem. O tema deste ano nos remete à oração da Salve Rainha, que une a Mãe da Misericórdia ao Ano Santo proclamado pelo Papa Francisco. Nossa expectativa para o dia 12 é, como sempre, a vinda de milhares de romeiros da cidade e região, para prestarem o devido culto à Mãe Aparecida e também cumprirem com suas promessas e votos, bem como elevar suas preces a Deus, pela interces-

são da Mãe. Para o futuro próximo, queremos expandir ainda mais o conhecimento sobre o nosso santuário diocesano e festejar com muita alegria os 300 anos do encontro da imagem, em sintonia com o Santuário Nacional e toda a Igreja do Brasil e do mundo.

Que bom se todas as paróquias se organizarem para terem um dia aqui no santuário, como tiveram este ano da Misericórdia na catedral. Sua mensagem aos diocesanos, leitores do Jornal Servindo. É muito bom escrever algo para vocês. Convido a todos, com muito carinho, para que venham nos visitar e viver este clima de paz, espiritualidade e fé que emana do nosso santuário. Estamos sempre de portas abertas para acolher a todos os romeiros que queiram ou necessitem de um momento especial com a Mãe. Venham celebrar conosco, não só durante as festividades da padroeira, mas durante todos os meses do ano. Que Deus os abençoe sempre e que a Mãe Maria os cubra com seu manto de amor.

Pe. Carlos Cezar Candido


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.