Anais VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos - ANCP

Page 195

Prevalências de úlcera Terminal de Kennedy em um Hospital de Cuidados Paliativos de São Paulo – Brasil Andreia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira;Vanessa Maria Ramos Fischer;Arnaldo Pinheiro da Costa Área: Enfermagem

Introdução A Úlcera Terminal de Kennedy (UTK) é uma lesão que alguns pacientes desenvolvem quando estão morrendo. Geralmente tem formato de pera, borboleta ou ferradura; usualmente no cóccix ou sacro com coloração vermelha, amarela ou preta; de início súbito e frequentemente associado à morte iminente(1). Objetivos Verificar a prevalência da Úlcera Terminal de Kennedy em um Hospital de Cuidados Paliativos. Metodologia Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo. A coleta de dados foi realizada nos meses de janeiro a maio de 2016, num Hospital Privado de São Paulo, referência em Cuidados Paliativos. Foram respeitados todos os princípios de bioética da Resolução 196/96. Resultados A prevalência da UTK encontrada neste Serviço foi de 4% em janeiro; 3% em fevereiro; 1% em março; 1% em abril e 1% em maio de 2016. Dos pacientes que desenvolveram UTK, 75% sexo masculino e 25% sexo feminino. Quanto à distribuição por faixa etária, a maior prevalência foi acima de 85 anos, com 75% dos casos. Em relação à localização 87,5% desenvolveram na região do cóccix com formato de borboleta. Do aparecimento da lesão ao óbito, em média 33,33% levaram 7 dias; 16,66% 14 dias; 16,66% 21 dias; 16,66% 35 dias e 16,66% em 2 dias. Todos os pacientes tiveram a lesão de início súbito. Conclusão O presente estudo mostra a importância do conhecimento, por parte dos profissionais de saúde, de identificar a UTK e orientar seus familiares, haja vista que estes fenômenos clínicos que ocorrem com pessoas no final da vida e podem ser inevitáveis, mesmo com cuidados de prevenção adequados.

185


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Anais VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos - ANCP by Dínamo Editora - Issuu