DERMATOSCOPIA DAS DOENCAS DO COURO CABELUDO E DOS CABELOS

Page 21

capítulo 1: padrões de doença do couro cabeludo e dos cabelos detectados por videodermatoscopia

(e)

Figura 1.1 Capilares vermelhos simples e espiralados. (c) Psoríase moderada: capilares vermelhos espiralados com distribuição extensiva, conforme observados ao exame tangencial (ampliação de 70× com epiluminescência). (d,e) Psoríase grave na linha frontal dos cabelos, examinada perpendicularmente. Os capilares aparecem como pontos vermelhos com evidente distribuição difusa com baixa ampliação (d) (ampliação de 20× sem epiluminescência) e como círculos e linhas com constrições polimórficas com ampliação maior (e). Os capilares parecem representar alças capilares das papilas dérmicas: os capilares simples são encontrados nos indivíduos normais, enquanto os capilares espiralados estão presentes nos distúrbios em que há hiperplasia epidérmica (p. ex., psoríase). As linhas vermelhas ramificadas parecem representar o plexo subpapilar.

mas é centrada ao redor dos folículos ativamente afetados na foliculite decalvante. A conformação espiralada dos capilares é detectada mais facilmente quando o bocal da câmera é angulado tangencialmente à superfície do couro cabeludo (Figura 1.1c). Quando o bocal é posicionado perpendicu larmente à superfície do couro cabeludo, esses capilares parecem pontos vermelhos minúsculos com uma configuração marcante em menor aumento (Figura 1.1d), mas se apresentam como linhas e círculos pontilhados polimórficos em maior ampliação (Figura 1.1e). A quantidade de capilares e sua visibilidade correlacionam-se com a gravidade da doença. O grau de enovelamento dos capilares é mais acentuado na psoríase grave. O couro cabeludo normal dos pacientes com psoríase apresenta poucos vasos espiralados. O tratamento eficaz da psoríase resulta no retorno ao padrão de estruturas capilares simples. Quando resquícios da anormalidade capilar persistem, é provável que haja recidiva.2 Com base em estudos utilizando outros modelos de microscopia subsuperficial2-4 e exames histopatológicos correspondentes, os capilares simples e espiralados representam alças capilares localizadas na derme papilar. Ryan3 sugeriu que a morfologia dessas alças capilares correlacionava-se com o estado da epiderme sobrejacente (Figura 1.2). Desse modo: 1. Os capilares simples estão associados à epiderme normal. O couro cabeludo normal e outros distúrbios do couro cabeludo e dos cabelos caracterizados por epiderme normal apresentam esse tipo de capilares. 2. Os capilares apagados ou ausentes são encontrados nas doenças que causam atrofia da epiderme. Os capilares estão ausentes nos pacientes com lúpus eritematoso discoide avançado, quando a epiderme é mais fina. 5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
DERMATOSCOPIA DAS DOENCAS DO COURO CABELUDO E DOS CABELOS by DiLivros Editora - Issuu