Dissertação - Diego Augusto Diehl

Page 60

grande experiência na indústria química, e que passou a produzir e comercializar produtos para a indústria alimentícia e farmacêutica. O primeiro produto lançado pela Monsanto foi a sacarina, que passou a ser vendida para a produtora de refrigerantes em ascensão Coca-Cola. Também passou a produzir vanilina e cafeína, saltando de um lucro de US$10,6 mil dólares em 1905 para um volume de vendas de US$1 milhão de dólares em 1915, já no contexto da 1ª Guerra Mundial126. Em 1917, passou a produzir a aspirina, de cuja venda foi a grande líder mundial até a década de 1980. Já no período da 2ª Guerra Mundial, o pesquisador suíço Paul Müller desenvolveu o tão famoso quanto perigoso DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano), criado para suprir uma das demandas do conflito bélico, que os Estados travavam também no âmbito da guerra química. As principais empresas do ramo químico, dentre as quais a Monsanto, produziram o DDT em larga escala durante a guerra, e, após o seu desfecho, passaram a direcionar todo aquele aparato tecnológico, agora “ocioso”, para outros setores, principalmente de produção agrícola. Com os grandes lucros obtidos, principalmente durante o período da 1ª e da 2ª Guerra Mundial, quando sua principal atividade consistia em colaborar com o governo dos EUA vendendo-lhe produtos químicos, a Monsanto capitalizou-se a ponto de comprar várias outras empresas do mesmo ramo, tornando-se uma empresa multinacional, assumindo o nome Monsanto Chemical Company. No período do pós-guerra, a Monsanto passou a direcionar seus produtos químicos para a produção agrícola, a partir da “mina de ouro” dos agrotóxicos, tornando-se uma das principais empresas do ramo no mundo, e impulsionando de forma decisiva todo o pacote tecnológico da chamada “Revolução Verde”, cujas características já foram analisadas no capítulo anterior. Como não poderia deixar de ser, pelos próprios objetivos de extermínio

com

que

tais

produtos

e

tecnologias

foram

inicialmente

desenvolvidos, a quantidade de denúncias de danos à saúde humana e ao 126

O glifosato, comercializado a partir da 1914 sob a marca comercial Roundup, passou a ser o principal produto da empresa. Vide: ROBIN, Marie-Monique. O Mundo segundo a Monsanto: da dioxina aos transgênicos, uma multinacional que quer o seu bem. Trad. Cecília Lopes e Georges Kormikiaris. São Paulo: Radical Livros, 2008. P. 87-88.

60


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.