Diário Itaquá - Edição 52

Page 1

Prefeitura promete entrega de mais de 800 certificados de regularização para este mês

PÁGINA 3

SAÚDE: Itaquaquecetuba reforça vacinação contra gripe neste sábado

PÁGINA 6

www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

LARGO DA FEIRA ESPERA RECEBER MAIS DE 3 MIL ESPECTADORES PARA ARENA FREESTYLE SHOW NESTE SÁBADO

Mais de três mil espectadores são esperados para o Largo da Vila São Carlos neste sábado (13 de abril), a partir das 19 horas, para a primeira edição do Arena Freestyle Show, evento de motocross freestyle com os maiores nomes da modalidade no País. O evento faz parte do calendário nacional da categoria e deve reunir grandes nomes do esporte como Fred Kyrillos, Jeff Campacci, Marcelo Simões, Diego Dias, Gian Bergamini, Pao Bergamini, Kleber Mazoni, Pedro Nougalli e Tatá Mello.

PÁGINA 10

PREFEITURA DE ITAQUÁ ENTREGA REFORMA DO VELÓRIO MUNICIPAL

PÁGINA 3

ITAQUAQUECETUBA-SP

13 A 19 DE ABRIL DE 2024

ANO 02 • EDIÇÃO 52

Distribuição Gratuita

‘Avenida Cultural’ retorna neste domingo com atrações na Vila Virgínia, em Itaquá

PÁGINA 8

QUALIFICAÇÃO: Itaquá abre vagas para curso de alvenaria e acabamento

DESASSOREAMENTO: Agentes da Defesa Civil monitoram limpeza do Rio

Tietê pelo Daee, em Itaquá

Balanço prévio de ações registra mais de 11 mil metros cúbicos de sedimentos retirados do trecho entre a Vila Japão e o Jardim Fiorelo PÁGINA 4

NOVA NF-E DE ITAQUÁ JÁ EMITIU MAIS DE 180 MIL REGISTROS EM 2 MESES

PÁGINA 4

PROJETO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO DA ELETRICIDADE

PÁGINA 7

EDITORIAL

O custo de se fazer do jeito certo

A experiência humana é uma contínua demonstração de repetições e aperfeiçoamentos. Tomando por base o mito da Grécia Antiga de Sísifo, onde o personagem é condenado pelos deuses a carregar todos dias uma pedra morro acima, encontramos na repetição de hábitos e melhorias que podemos tirar experiências para a vida.

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo é medido não apenas pelas proporções gastas em moradia, alimentação, vestuário e deslocamento, em comparação com o custo de vida. Reside nele, de forma invisível, a preocupação com o dia de amanhã no seu

nível mais básico: muitas famílias possuem a insegurança de viver sem respaldo jurídico ou, ainda mais, morando em áreas de risco devido ao crescimento desordenado. O último estudo sobre moradias de risco no Brasil, publicado em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), contabilizou mais de 27,6 mil áreas de risco. Na região Sudeste, dados do Censo 2010 apontavam 1,52 milhão de pessoas nesta situação.

Por muito tempo, medidas voltadas para a redução da moradia em áreas de risco ou obras estruturantes foram definidas como “inviáveis” do ponto de

vista financeiro. Sob a lógica enviesada, não havia motivos para investir de forma massiva na infraestrutura em locais que, eventualmente pela força das intempéries, seriam abandonados, num apelo ao senso-comum. Mas, diante da marcha da desigualdade e de sucessivas crises financeiras nos últimos anos, o déficit habitacional se tornou mais presente e gerou um novo custo que chegou a ser dobrado ou triplicado: a perda humana e material decorrente da insuficiência da cidade em comportar seus moradores.

Medidas voltadas para a regularização fundiária não acontecem da noite para o dia: de-

Histórias de Itaquá, por Ângelo Guglielmo

Você mora perto do Apeadeiro do Aracaré?

Quando a gente fala do transporte sobre trilhos no Brasil, não há como não sentir a história correr sob nossos pés sempre que passamos por uma estação, seja aqui em Itaquá, em Suzano, ou no destino de milhares de pessoas diariamente na Estação da Luz. Mas é no Aracaré que está a nossa história nesta semana.

A Estação Aracaré começou como um “Apeadeiro”, que é uma instalação de menor porte e capa-

cidade, destinada para o embarque e desembarque de passageiros, animais e mercadorias. A parada do Aracaré foi inaugurada na década de 1940 para atender moradores e algumas fábricas que começavam a se instalar no entorno, nos primórdios da industrialização de nossa cidade. Chegaram a ameaçar sua desativação, mas ela seguiu firme e, em 1950, a Estrada de Ferro Central do Brasil auto-

rizou a sua melhoria e ampliação para ser uma estação de fato. Dessa forma, ela se tornou parte fundamental de nosso povoamento, de nossa história e do desenvolvimento de nossa cidade. Hoje, ela passa por obras de modernização, que devem ser entregues daqui a alguns anos, mas a história continuará sob os dormentes e trilhos, mas sem o barulho da passarela sobre a via férrea.

mandam estudos, amparo legal, um contingente de técnicos, especialistas, agentes de campo e, principalmente, da colaboração de uma comunidade que, em muitos momentos, está acuada e com medo de perder o pouco que conquistou. Obras de saneamento básico e desassoreamento de rios demandam grandes maquinários, destinação de resíduos, licitações e um investimento pesado que, via de regra pelas leis da natureza, deverá ser repetido em breve nos próximos anos. Mas estas responsabilidades não podem e nem devem ser abandonadas ou esquivadas pelo Poder Público em nenhuma de suas

instâncias.

Os custos de se consertar uma ocupação urbana promovida de forma errada são grandes - milhões foram investidos, por exemplo, para a construção e demolição do complexo habitacional Pruitt-Igoe, em Saint Louis-EUA, um dos maiores exemplos de mau urbanismo. Pensar e trabalhar coletivamente por um futuro melhor é mais barato - e a ânsia pela participação popular na elaboração do Plano Diretor de Itaquaquecetuba por parte de nossas autoridades mostra onde está o nosso futuro, e qual será o custo de nossos erros e omissões para a nossa e as próximas gerações.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA DE POÁ

A Secretaria de Cultura de Poá abriu nesta semana as inscrições para a Orquestra Sinfônica Municipal. As inscrições podem ser feitas na sede da pasta, no Centro, de segunda a sexta-feira as 9 às 16 horas. Os candidatos podem optar pelo violino, violoncelo, viola e contrabaixo; nos metais são trompete, trombone, trompa, eufônio e tuba. Na madeira são vagas para flauta transversal, clarinete, oboé e saxofone, enquanto que na percussão os postos são de bateria, teclados e acessórios.

GUARAREMA COMEÇA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE

A Prefeitura de Guararema confirmou nesta semana o início

de nível foi celebrada pelo prefeito Zé, declarando-a uma demanda da comunidade por anos, e reforçou que o projeto conta com aspectos ambientais e representa uma nova saída

do Sul. A nova passagem

2 www.diarioitaqua.com.br Abril de 2024
das obras de uma nova ponte ligando a rua João Barbosa de Oliveira à avenida Admeleto Gasparini, entre os bairros Morro Branco e Itaoca, sobre o rio Paraíba
da cidade pela rodovia Henrique Eroles.
JORNALISTA RESPONSÁVEL Thiago Campos | MTB: 74.805/SP ARTE E DIAGRAMAÇÃO Leonardo Honório | Designer Gráfico Felipe Macedo | Designer Gráfico CIRCULAÇÃO: Itaquá, Região e Capital Paulista FALE CONOSCO: (11) 95186-2429 DISTRIBUIÇÃO | TIRAGEM Gratuita 10 mil Textos e Revisão André Diniz | MTB: 52.243/SP Publio Vitor | MTB: 50.962/SP

Prefeitura promete entrega de mais de 800 certificados de regularização para este mês

Iniciativa beneficiará moradores de oito núcleos da cidade, sendo seis para moradores da segunda listagem

A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou nesta semana que mais de 800 famílias da cidade em oito núcleos habitacionais receberão ainda em abril os certificados de regularização fundiária, como parte do trabalho da Secretaria de Habitação do município.

As matrículas foram apresentadas pelo prefeito Eduardo Boigues em uma publicação em seu perfil nas redes sociais, conclamando a população a se preparar para a cerimônia, destacando a importância do marco burocrático na garantia da moradia da população, sendo uma luta intensificada desde 2021 e aguardada pela comunidade há muito mais tempo.

Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, as matrículas serão entregues para oito núcleos da cidade, sendo que seis deles serão para inscritos na segunda listagem: rua do Sol A e B, Quinta da Boa Vista (Glebas 2 e 4), Jardim Americano, Jardim Ivana, Pedreira Alta e Vila São Judas Tadeu. A regularização faz parte do programa “Cidade Legal”, uma parceria entre o Município e o governo do Estado, .

A Administração Municipal esclareceu que os seis núcleos em segunda listagem estão sendo beneficiados, uma vez que os legitimados, à ocasião da primeira lista, tinham pendências que impediram o registro na ocasião,

mas que foram sanadas e permitem o devido reconhecimento legal. A cerimônia de entrega deverá acontecer ainda em abril, com data a ser definida pelos setores responsáveis.

“Com o registro e emissão da matrícula, o morador ou moradora passará a ter a legitimidade da posse de seu imóvel, sendo proprietário por direito e lei”, explicou o prefeito Eduardo Boigues.

Perguntado sobre o andamento do programa Cidade Legal e da regularização na cidade, o Paço Municipal informou que outros bairros estão com seu processo em estágio avançado, com estimativa de entrega ainda para a primeira metade deste ano.

As matrículas foram apresentadas pelo prefeito Eduardo Boigues

Prefeitura entrega reforma do Velório Municipal

Secretaria de Obras, confirmou a entrega total das obras de reforma do Velório Municipal, localizado na Vila Virgínia

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Obras, confirmou nesta quinta-feira (11 de abril) a entrega total das obras de reforma do Velório Municipal, localizado na Vila Virgínia.

As obras, que tiveram início no segundo semestre de 2023, foram apresentadas como uma demanda da comunidade ao Poder Público, devido à necessidade de dignidade, higiene e conforto às famílias em um momento sensível que é a despedida de um ente querido.

As obras envolveram a substituição do telhado, reparo no sistema de calhas e drenagem de águas da chuva, nova pintura e instalação de um novo for-

Obras tiveram início no segundo semestre de 2023, foram apresentadas como uma demanda da comunidade ao Poder Público

ro, revisão e reforma do sistema elétrico, além da instalação de novos banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida,

além de um piso de borracha nas rampas de acesso ao prédio.

Em uma publicação nas redes sociais, a Prefeitura ressaltou que o local passa

a contar com “dignidade, respeito e conforto para o momento de despedida”. Em março deste ano, com as obras na reta final de conclusão em mais de

90%, o prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância que o local possui para a população. “Hoje, as famílias que vão velar um ente querido já são

recepcionadas com mais respeito e conforto, e é o acolhimento que aos poucos vamos proporcionar em todos os equipamentos públicos”, afirmou.

3 Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br
Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br CIDADE

DEFESA CIVIL: Agentes monitoram trabalho de desassoreamento do Rio Tietê pelo Daee

Balanço prévio de ações registra mais de 11 mil metros cúbicos de sedimentos retirados do trecho na cidade

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana uma nova rodada de monitoramento das obras de desassoreamento do rio Tietê que cortam a cidade, que estão sob responsabilidade do governo do Estado.

A inspeção aconteceu em um trecho entre os bairros Vila Japão, Vila Maria Augusta, Vila Sônia e Jardim Fiorelo - local que foi palco de inundações e enchentes pela cheia do rio em anos anteriores- com agentes do Município e técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), órgão estadual responsável pelos trabalhos de limpeza do fundo do rio.

Durante a apuração, o Daee encaminhou um relatório prévio das ações no trecho de Itaquaquecetuba, que começou em dezembro de 2023 e que, segundo o órgão, já retirou mais de 11,8 mil metros cúbicos de sedimentos e 400 metros de plantas aquáticas que causam o represamento da água, as plantas macrófitas.

Inspeção aconteceu em um trecho entre os bairros Vila Japão, Vila Maria Augusta, Vila Sônia

Os investimentos do governo estadual para a limpeza do rio e a redução do risco de enchentes no trecho do Alto Tietê somam, segundo as autoridades, R$57 milhões, e cobrem um percurso de 16 quilômetros entre a foz do rio Três Pontes e o ponto no limite entre Itaquaquecetuba e Poá.

O coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, afirmou que as intervenções já fazem a diferença na paisagem, mas reforça

que é apenas parte da solução. “Não vai resolver a enchente, mas vai diminuir o tempo de escoamento da água; Itaquaquecetuba sofreu com as cheias, logo esta limpeza é fundamental”, apontou.

“Essa é uma cobrança

antiga da prefeitura para o governo estadual que agora saiu do papel e já mostra resultados positivos. Nossa população não pode sofrer tanto tempo com as cheias motivadas pelo assoreamento do rio, por isso seguiremos cobrando melhorias e fazendo nossa parte”, disse.

Fiscalização

A Prefeitura de Itaquaquecetuba também aumentou o ritmo das fiscalizações nos bairros às margens do Tietê para coibir construções irregulares em áreas de risco e garantir a segurança da população e a redução do potencial para enchentes. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e (11) 4753-1108.

Nova NF-e de Itaquaquecetuba já emitiu mais de 180 mil registros em 2 meses, segundo Prefeitura

Novo sistema elimina a necessidade de baixar ou instalar aplicativos no computador ou celulares

A Prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou nesta sexta-feira (12 de abril) o balanço parcial do novo sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), onde foram contabilizados nos dois primeiros meses de funcionamento mais de 182 mil notas fiscais, com o cadastramento de 24,9 mil empresas.

A nova plataforma, segundo a Prefeitura, elimina a necessidade de download e instalação de aplicativos, e oferece facilidades aos contribuintes pela disponibilidade em tempo integral. O novo sistema, segundo o Poder Público, pretende oferecer uma experiência aprimorada aos usuários, simplificando e agilizando o processo de emissão.

Plataforma elimina a necessidade de download e instalação de aplicativos, e oferece facilidades aos contribuintes

Outro ponto apresentado pela plataforma como útil a empresas e microempreendedores individuais (MEIs) é o acesso poden-

do ser feito de qualquer lugar, com a consulta de autenticidade da nota facilitada por uma ferramenta virtual que permite ao

tomador verificar a validade do documento por uma chave de segurança, fazendo a consulta diretamente ao website da

Prefeitura.

“A democratização do acesso e uso da internet, impulsionada por programas de inclusão digital, am-

pliam o alcance da NF-e a todos os potenciais usuários. Isso sugere que tanto as empresas quanto profissionais autônomos possam usufruir desse método”, destacou o secretário da Receita, Silvio Soares.

“O resultado é muito positivo nesses dois meses que lançamos o sistema. Nosso objetivo é esse, ter uma ferramenta funcional para somar às outras já implantadas na cidade e que melhoram a qualidade e eficiência dos serviço público municipal”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Qualquer contribuinte sujeito a obrigação tributária junto ao município pode aderir ao sistema. Basta acessar www.itaquaquecetuba.sp.gov.br e clicar no link da NF-e.

4 www.diarioitaqua.com.br Abril de 2024
4 CIDADE
e Jardim Fiorelo

Evento celebra conquistas dos portadores de Transtorno do Espectro Autista em Itaquá

Evento ocorrido na Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba trouxe depoimentos de especialistas e famílias

A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba recebeu no início deste mês um evento especial que tratou da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro no plenário reuniu famílias e especialistas que trataram dos trabalhos e conquistas desenvolvidos junto à comunidade.

Mais de cem famílias participaram do encontro organizado pela vereadora Simone do Posto, e com a participação da secretária Ariana Julião (Saúde), convidada para compor a mesa de autoridades. A reunião também serviu como um fórum onde a comunidade pode abordar as demandas para a melhora da qualidade de vida dos portadores de autismo e de suas famílias.

Um dos temas tratados foi a acessibilidade, agora

garantida por uma lei municipal, que prevê a obrigatoriedade de vagas de estacionamento para pessoas com TEA cadastradas na cidade. A parlamentar ressaltou também o trabalho da entidade “Mães Especiais” que atua com todo o núcleo familiar de uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A secretária de saúde falou dos esforços do Município, como a disponibilização de medicamentos, equipamentos de diagnóstico por imagem e o referenciamento por meio de uma carteirinha de identificação, que garante atendimento preferencial em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais da cidade.

A psicóloga Lígia Natália Almeida Santos deu uma palestra aos presentes e falou sobre o ambiente

Lei municipal prevê a obrigatoriedade de vagas de estacionamento para pessoas com TEA cadastradas na cidade

ideal para ajudar os autistas, reforçando a importância do atendimento e acolhimento de qualidade. As

mães de crianças autistas participaram de atividades lúdicas que mostraram as dificuldades enfrentadas

curso é voltado para interessados em aprender ou melhorar técnicas para o trabalho na construção civil

no cotidiano e como elas poderiam ser solucionadas ou diminuídas.

E, ao final do encon-

tro, um grupo de crianças com TEA proporcionou uma apresentação musical com canto e dança.

Abertas vagas para cursos de alvenaria e acabamento

Inscrições vão até o início de maio, e aulas serão na sede da Secretaria de Serviços Urbanos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou nesta semana a abertura de um novo curso de qualificação profissional para o setor de construção civil, com 50 vagas para alvenaria e acabamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio.

O curso terá cerca de 50 horas de duração e as aulas serão promovidas na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, localizada no bairro Jardim Alpes de Itaquá. As aulas começam no dia 9 de maio, com instruções

às quintas e sextas-feiras.

O curso será ministrado por Israel Cardoso e tratará das principais técnicas de assentamento de elementos de alvenaria, estruturação, construções e edificações, uso adequado de ferramentas e normas técnicas de saúde e segurança no trabalho. O curso é voltado para interessados em aprender ou melhorar técnicas para o trabalho na construção civil.

Para se inscrever, interessados e interessadas devem comparecer à sede da Secretaria de Serviços

Urbanos e apresentar documentos pessoais, além de ter tempo disponível até o término do curso. Ao final da qualificação, todos receberão um certificado de conclusão.

“Já formamos outras equipes nesse curso e hoje eles estão trabalhando na área ou até mesmo atuando dentro dos equipamentos da prefeitura com reparos e construções. É gratificante oferecer atividades assim, que dão oportunidade e qualificação”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

5 Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br
Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br CIDADE

SAÚDE: Itaquaquecetuba reforça vacinação contra gripe neste sábado

UBS’s e postos itinerantes oferecem a dose para os grupos prioritários das 8 às 16 horas

Neste sábado (13 de abril), a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba promove o Dia D de vacinação contra a gripe, como parte da estratégia de imunização para o primeiro semestre. A distribuição de doses acontecerá nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em três postos itinerantes.

A campanha acontece das 8 às 16 horas nos postos de saúde da cidade e nos postos itinerantes da praça Padre João Álvares (no Centro) e na Escola Técnica Estadual (no Jardim Miray), enquanto que no posto do Itaquá Park Shopping (na estrada do Mandi) será das 10 às 16 horas.

Os interessados devem apresentar documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinação com as doses mais recentes. Neste momento, a vacinação será focada nos grupos prioritários contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, indígenas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Interessados devem apresentar documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinação com as doses mais recentes

Segundo a Administração Municipal, as pessoas com comorbidades, em situação de rua, caminho-

neiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, profissionais do sistema prisional e socioeducativo, população carcerária e adolescentes sob medidas socioeducativas também podem se vacinar.

“A vacinação contra a gripe é uma medida fundamental para proteger a saúde da população, então o Dia D é uma oportunidade importante para ampliar a cobertura vacinal. Estamos

empenhados em garantir que todos os grupos prioritários tenham acesso à vacinação de forma segura e eficiente”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

“Essa é a chance do público-alvo contribuir para a

proteção individual e coletiva contra a gripe. Vamos seguir incentivando a população elegível a participar desse dia ao lado dos nossos agentes de saúde”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

6 www.diarioitaqua.com.br Abril de 2024
6 CIDADE

DIA NACIONAL DO BRAILLE: Itaquá anuncia ampliação de acessibilidade e inclusão

Uma das ações é a inclusão de 140 livros em linguagem táctil na Biblioteca Municipal na Vila Virgínia

Em celebração ao Dia Nacional do Sistema Braille, que aconteceu no início desta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou um balanço das ações que reforçaram a importância da acessibilidade das pessoas com deficiência visual, principalmente no alcance à leitura.

Uma das ações, coordenada pela Secretaria de Cultura, foi o aumento do acervo de livros em braille na Biblioteca Municipal “Prof. Aroldo de Azevedo”, na Vila Virgínia. No total, são 145 livros transcritos e adaptados, em uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Benjamin Constant e a Fundação Dorina Nowill.

A Prefeitura informou que vem buscando

Poder Público reiterou que os livros estão sendo incorporados aos acervos das escolas da rede municipal

incluir mensalmente três novos títulos às prateleiras da unidade de referência, oferecendo mais opções

para os leitores com deficiência visual. O local, no total, conta também com 43 audiobooks.

DESPERDÍCIO: Projeto

O Poder Público reiterou que, além da biblioteca na região central da cidade, os livros estão sendo

incorporados aos acervos das escolas da rede municipal, onde os estudantes do primeiro ciclo do Ensi-

no Fundamental poderão ter acesso ao mesmo currículo e conteúdo educacional das outras crianças. Para o prefeito Eduardo Boigues, a reestruturação da biblioteca é um dos grandes marcos da gestão.

“Ainda como delegado, eu percebia a ausência de locais dedicados à leitura na cidade. Quando falávamos em espaços adaptados, era ainda mais difícil. Hoje tenho grande satisfação de dizer que o cenário mudou e Itaquá é mais diversa e busca promover a igualdade”, disse.

O prefeito completou que a acessibilidade é um direito fundamental, e que a cidade vem caminhando para ser mais inclusiva e capacitada a integrar todos os seus moradores.

leva conscientização sobre uso da eletricidade para escolas de Itaquá

Iniciativa visitou escolas para tratar de temas relacionados ao desperdício de energia e preservação do meio ambiente

Estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba participaram nesta semana de uma jornada de palestras, brincadeiras e atividades paradidáticas com o projeto “Xô Desperdício- Boa Energia nas Escolas”, em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a concessionária de energia EDP.

O projeto itinerante visitou escolas municipais para tratar de temas relacionados ao desperdício de energia elétrica, preservação do meio ambiente, uso consciente da eletricidade, além de outros te-

mas. Para isso, foi usado um caminhão que serviu como base móvel onde os jovens, durante visitas supervisionadas, participaram das atividades.

A jornada aconteceu entre o fim de março e o início deste mês nas escolas “Vereador Augusto dos Santos” (no bairro Estação), “Prof. Michel Alves de Souza” (Maragogipe), “Vereador Leolino dos Santos” (Quinta da Boa Vista), “Prof. Paulo Nunes” (Morro Branco) e “Clarinda da Conceição” (Marengo). Durante as atividades, as crianças aprenderam na prática sobre a importância

da preservação de recursos naturais, a história da energia elétrica e da sua produção em larga escala, os tipos de geração de energia, a necessidade de segurança com pipas nas proximidades das redes de alta tensão, além de receber dicas sobre o uso de equipamentos elétricos em casa com eficiência.

Além dos alunos, os professores das escolas passaram por um curso de formação para orientações e receberam material de apoio para tratar do tema de forma continuada em sala de aula, segundo a Secretaria de

“Essa parceria é de grande relevância para Itaquá

e funciona como um importante instrumento de cidadania ao estimular em toda a comunidade o con-

sumo consciente, seguro e sustentável de energia”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.

7 Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br
Construa com responsabilidade, conte conosco! (11) 95441-2907 alsbauen.engenharia Orçamento e Planejamento Projeto e legalizações Execução de obras Acompanhamento técnico AVCB, ART e RTT
Educação de Itaquaquecetuba.
Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br CIDADE

‘Avenida Cultural’ retorna neste domingo com atrações na Vila Virgínia, em Itaquá

Projeto trará eventos gastronômicos, shows ao vivo, atividades culturais, esportivas e voltadas à qualidade de vida

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba retoma neste domingo (14 de abril) a tradicional “Avenida Cultural” na avenida Vereador João Fernandes da Silva, ma Vila Virgínia. O projeto trará eventos gastronômicos, shows ao vivo, atividades culturais, esportivas e voltadas à qualidade de vida.

A festa começa ao meio-dia e vai até 17 horas, com jogos de mesa, doação de livros e feira de adoção de cães e gatos. O encontro tem como objetivo aproximar as famílias da arte e cultura, com o uso dos espaços públicos, e terá o trânsito temporariamente interrompido no trecho para que todos os espectadores possam aproveitar com completa segurança.

A edição deste domingo é a primeira após o pro-

cesso de revitalização da via, concluídas no final do ano passado e que teve investimentos de R$6 milhões, com nova pavimentação, instalação de pista de caminhada, calçadas com rampas de acessibilidade, nova iluminação com lâmpadas de LED, novo projeto paisagístico e sinalização renovada. O prefeito Eduardo Boigues reforçou que a comunidade terá um novo encontro com a arte, a cultura e terá a oportunidade de conhecer e se apaixonar por um lado da cidade. “Será um domingo especial. Nossa avenida está mais moderna, com novo asfalto e melhor infraestrutura, e tenho a certeza de que todos que vierem irão aproveitar a experiência ao máximo”, concluiu o chefe do Executivo.

Atividades começam ao meio-dia e serão abertas ao público em geral

PINACOTECA: Em Mogi,

mostra ‘Ivone & Nise’ celebra trabalho conjunto pela saúde mental no País

Exposição em Mogi das Cruzes vai até o dia 18 de maio com histórias, trabalhos visuais e intervenções artísticas

A Pinacoteca de Mogi as Cruzes (rua Coronel Souza Franco, Centro) recebe a partir deste sábado (13 de abril) até o dia 18 de maio a exposição “Ivone & Nise: Um Reencontro”, com o objetivo de conscientizar a eternizar os legados da cantora e compositora

Dona Ivone Lara e da médica Nise da Silveira, que atuaram juntas no Hospital Psiquiátrico Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

A exposição volta para a cidade depois de uma temporada em 2023 e traz painéis de tecelagem, cola-

gens, sonorização, pintura, mesa com materiais para escrita e desenho, varais com cartas e outros objetos cenográficos, além de diversas intervenções artísticas e atividades formativas inspiradas na história da dupla que marcou a cultura e a psiquiatria do Brasil no século XX. A obra conta com o financiamento da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac).

O projeto foi idealizado pela artista visual Mariana da Matta e pela multiartista

Pâmella Carmo, e nasceu da proposta de reforçar o legado de Dona Ivone Lara, que completaria 102 anos neste sábado, e termina no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

“Seguimos ocupando outros territórios e levando o legado de Ivone e & Nise pelo samba, oficinas e vivências. O projeto continuará abordando a história delas, mas também de outras referências importantes para a luta antimanicomial e para a arte” , explicou Pâmella.

A abertura neste sábado

contará também com uma roda de samba na Pinacoteca, que também se apresentará em outros locais da cidade, como o Ateliê Sementeira (na Vila Natal) e na Congada de Santa Efigênia (Jardim Santa Tereza).

A programação prevê que, no dia 18 de maio, acontecerá um cortejo pelas ruas da cidade composto por artistas e do público participante das atividades nos espaços parceiros, com o intuito de difundir a pesquisa sobre Nise e Dona Ivone com arte, cultura e saúde mental.

8 www.diarioitaqua.com.br Abril de 2024
CULTURA

Cidades do Condemat concorrem a prêmio ‘Prefeitura Empreendedora’ do Sebrae

Projetos de Guarulhos e Salesópolis disputam a categoria Governança Territorial, entre outras cidades

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou nesta semana que a região concorre na final estadual do Prêmio “Sebrae Prefeitura Empreendedora”. O prêmio reconhece o trabalho de prefeituras no desenvolvimento territorial e melhoria do ambiente de negócios, com cinco cidades da região competindo em diversas categorias.

Segundo o consórcio, 268 iniciativas de todo o Estado foram inscritas na fase final, e os projetos das cidades de Guarulhos (com o projeto “Pós Medida e Empregabilidade”) e Salesópolis (com “Arranjo Produtivo Local para Produtores de Mel”) foram escolhidos para a categoria “Governança Territorial”, e estão entre as 50 finalistas.

O projeto guarulhense apresenta a parceria do município com a Fundação Casa, firmada em 2022 e que tem como o foco o atendimento de jovens

Segundo o consórcio, 268 iniciativas de todo o Estado foram inscritas na fase final

egressos de medidas socioeducativas, com a reinserção na sociedade e a redução da reincidência infracional. Já em Sa-

lesópolis, foi o esforço do consórcio em implantar o “APL do Mel”, para fomento da produção, qualificação dos produtores familiares,

impulsionando o setor que gera R$1 milhão na economia local anualmente. Além dos projetos de Guarulhos e Salesópolis

que estão na mesma modalidade, iniciativas de Ferraz de Vasconcelos (“O Futuro É Agora”), Mogi das Cruzes ( “Empresa Capaz”

e “Mogi das Oportunidades”) e Suzano (“Suzano Mais Sustentável) estão na etapa final em outras categorias.

Em 2023, as cidades de Mogi das Cruzes e Salesópolis foram premiadas, respectivamente, pelos cases “Mogi Tech Gov Experience” e “Recicla Cidade”, respectivamente.

“A participação do CONDEMAT+ e das demais cidades consorciadas no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora mostra todo o potencial que nossa região tem e se torna uma referência para todo Estado, já que entre mais de 250 projetos, temos seis entre os finalistas. Esse é o resultado da boa gestão que é praticada pelo consórcio e os municípios”, reforçou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.

A premiação da etapa estadual está programada, segundo o regulamento, para acontecer até o dia 21 de abril, e a etapa nacional no mês de maio.

9 Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br
www.diarioitaqua.com.br REGIÃO Abril de 2024

Largo da Feira espera receber mais de 3 mil espectadores para Arena Freestyle Show

Encontro terá grandes nomes da modalidade e conta com entrada solidária em diversos pontos da cidade

Mais de três mil espectadores são esperados para o Largo da Vila São Carlos neste sábado (13 de abril), a partir das 19 horas, para a primeira edição do Arena Freestyle Show, evento de motocross freestyle com os maiores nomes da modalidade no País.

O evento faz parte do calendário nacional da categoria e deve reunir grandes nomes do esporte como Fred Kyrillos, Jeff Campacci, Marcelo Simões, Diego Dias, Gian Bergamini, Pao Bergamini, Kleber Mazoni, Pedro Nougalli e Tatá Mello. Os pilotos irão se enfrentar em saltos e manobras radicais que serão avaliados por jurados especializados, com notas baseadas na dificuldade e estilo.

As inscrições foram disponibilizadas ao longo da semana em três pontos da cidade: a concessionária Honda Japauto Motos, no Centro; a Acadamia Inova, localizada no Itaquá Park Shopping no Jardim Adriane, e a sede da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, também

O evento faz parte do calendário nacional da categoria e deve reunir grandes nomes do esporte na região central. Para acompanhar as emoções do Arena Freestyle Show, foi instituído o modelo de “Ingresso Solidário”, semelhante ao Rodeio Ita-

quá Fest 2023. Para cada dois quilos de arroz ou feijão, foi cedido um ingresso, e toda a arrecadação será encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade.

“A competição será um verdadeiro show ao público apaixonado pelo esporte, além de proporcionar uma grande atitude de solidariedade. A junção dos dois

é sempre um sucesso”, disse o secretário de Turismo, Douglas Freire. “É a primeira oportunidade para os fãs verem de perto a modalidade no

município. A noite promete ser de muita emoção e adrenalina”, completou o prefeito Eduardo Boigues. O Arena Freestyle Show começa às 19 horas.

10 www.diarioitaqua.com.br Abril de 2024
10 CIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.