2 minute read

Projeto Arigó de Artesanato ganha marca oficial

Volta Redonda

O Projeto Arigó de Artesanato de Volta Redonda ganhou uma marca oficial, que foi lançada no espaço ‘Vírgula Hub de Inovação VR’, no Shopping Park Sul. O evento teve apresentação do manual da marca e contou com a participação do assessor da Setur (Secretaria de Estado de Turismo), Wanderson Farias; da diretora de Turismo da Smdet (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e

Turismo), Débora Cândido; de representantes do setor hoteleiro; profissionais do artesanato e visitantes.

“O projeto consiste na produção de peças que tenham como tema a identidade cultural, aspectos paisagísticos e históricos e que buscam inspiração no simbolismo da ave migratória que denomina o trabalhador na fundação da siderúrgica - o Arigó”, explicou a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido. Através de parceria entre

Casa Abrigo recebe instalação de 40 câmeras de monitoramento

Angra dos Reis

Sob intervenção desde abril, a Casa Abrigo da Criança e do Adolescente Roger Agnelli passou por uma série de mudanças solicitadas pela Comissão Permanente Processante (CPP) da prefeitura de Angra. Uma delas é a instalação de 40 câmeras de segurança em todos os espaços do imóvel, além de uma central de monitoramento que envia as imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), responsável pelo monitoramento das câmeras de segurança instaladas em diversos pontos do município.

O local, que tem capacidade para receber 20 acolhidos, recebeu outras melhorias, como pintura externa e interna, reformas na parte elétrica e hidráulica, conserto dos banheiros e reforma na cozinha. Outra novidade, segundo o prefeito Fernando Jordão, foi a contratação de uma nova equipe e a criação de uma grade de programação interna e externa para que os abrigados possam ter mais momentos de socialização. Os cartões de vacinação que estavam incompletos foram atualizados e novas cuidadoras, com formação em pedagogia,foram contratadas para dar suporte nas tarefas escolares.

“A Casa Abrigo está totalmente reestruturada e é importante dizer que foi um trabalho em conjunto de todas as secretarias. Estou muito feliz com o que eu estou vendo aqui hoje com a presença também do conselho tutelar. Visitei todos os espaços, vi os quartos que estão bem confortáveis e vi a maneira carinhosa e atenciosa que as crianças estão sendo tratadas. É uma mudança que com toda certeza vai fazer a diferença por aqui”, disse o prefeito Fernando Jordão, durante a visita que aconteceu na sexta-feira (2). a prefeitura e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foram desenvolvidas propostas de logomarcas, e a votação dos artesãos elegeu a logomarca criada pela estudante de Design Kamini Villas Boas, que teve o apoio da estudante Brígida Regnier de Jesus no desenvolvimento do manual da marca.

“Recebemos a missão de reestruturar e revitalizar a Casa Abrigo, que estava passando por alguns momentos de dificuldade. Primeiro mexemos na parte de infraestrutura para fazer um espaço mais acolhedor e confortável para as crianças. O segundo passo foi focar na contratação de novos profissionais e, em trabalho em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, a instalação das câmeras, que com toda certeza vai ajudar muito no acompanhamento e segurança das crianças aqui abrigadas”, destacou Roberto Peixoto, secretário interino de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. “Esse é um momento muito importante de muitas mudanças e transformações. Estamos repaginando toda a dinâmica da casa e a nossa expectativa é dar muito amor e conforto para as crianças que chegam aqui”, avaliou Fábio Macedo, diretor da Casa Abrigo.

“A parceria da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico com o curso de Design do UniFOA só agrega valor ao aprendizado dos alunos, oportunidade única para eles terem contato com cliente real, tendo uma visão do que é o mercado de trabalho. O UniFOA cumpre o seu papel enquanto instituição dentro da disciplina de Projetos integrados, atendendo a comunidade externa”, destacou Patrícia Rocha, professora da disciplina de Projetos do curso de Design.

Agora com o manual, as artesãs e artesãos integrantes do projeto tiveram orientações de aplicação, assim como propostas de etiquetas para as peças e outras aplicações. “Esta iniciativa marca um trabalho pioneiro no estado do Rio de Janeiro, possibilitando que o artesanato de Volta Redonda ganhe status de marca, com consequente reconhecimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

This article is from: