Issuu on Google+

O JORNAL DA NOSSA GENTE

www.grupodiario.com.br

terça-feira, 10 de fevereiro DE 2009 | ANO XXIII | NÚMERO 4507 | EDIÇÃO REGIONAL | R$ 2,00

Aposentadoria em 30 minutos ainda não é realidade em PB

Limpeza adequada em ar-condicionado evita doenças

Em janeiro, o INSS informou que a concessão da aposentadoria seria feita em 30 minutos. Em PB, a maioria dos atendimentos continua gerando uma demanda de tempo bem maior.

A higienização correta do aparelho de ar-condicionado é essencial para o bom desempenho do ar-condicionado, mas principalmente para assegurar a saúde dos usuários. A bactéria legionella, por exemplo, pode se desenvolver no acúmulo de água.

Pág. 11

Pág. 24

Microrregião de PB ganhará 9 unidades de saúde da mulher

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) anunciou a construção de unidades da Saúde da Mulher e da Criança nos municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Mangueirinha, Mariópolis, Sulina, Vitorino e São João. Quatro municípios restantes serão atendidos na próxima etapa. Pág. 3 FAEP

Ivo Polo é reeleito vice

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná empossou nova diretoria para o triênio 20092012. A presidência continua com Ágide Meneguette e a vice-presidência da Regional Sudoeste para os 42 municípios, com Ivo Polo.

Pág. 17

Desafios e expectativas na volta às aulas Passado o período de férias, chegou a hora de retomar a rotina com os livros e cadernos. Ontem foi o primeiro dia de aula dos alunos das redes municipal e estadual de ensino em Pato Branco. O clima foi de empolgação para alguns alunos por rever os colegas de escola, mas também era de preocupação por conta da dificuldade em retomar o ritmo dos estudos. Pág. 9

DOIS VIZINHOS

Unisep inaugura hospital veterinário

Foi inaugurado, na manhã de ontem, em Dois Vizinhos o primeiro hospital veterinário do sudoeste do Paraná. A solenidade, que marcou o início das atividades do hospital, atraiu médicos e estudantes da região.

Pág. 8

BRASÍLIA

Prefeitos com presidente Lula

Pelo menos 20 prefeitos da região Sudoeste devem estar na capital federal nesta terça e quarta-feira para encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente e prefeitos farão troca de pedidos.

Pág. 7

PESQUISA

POLÍCIA

Há um mês começou a ser feito um diagnóstico sobre a realidade do rio Pato Branco, na microbacia do rio Pinheiro, seu afluente. O objetivo é levantar a realidade dos produtores que moram na região, com vistas à mata ciliar.

A Polícia Civil prendeu o principal suspeito de ser o autor de uma sequência de nove assaltos, contra taxistas, mototaxistas e estabelecimentos comerciais, que ocorreram no mês de janeiro, em Pato Branco.

Diagnóstico do Rio Pato Branco

Pág. 5

Preso acusado de nove roubos

Pág. 21


A2

Opinião

10 de fevereiro de 2009

EDITORIAL

Luz no fim do túnel

Em dezembro, a indústria brasileira sofreu a queda mais acentuada da produção já registrada, reflexo da retração da demanda em meio à crise financeira mundial. Essa retração pode ser comparada apenas à da época do Plano Collor. A queda foi de 12,4% em dezembro na comparação com novembro e de 14,5% em relação a dezembro de 2007. O índice foi considerado dramático pelo mercado nacional, porque superou as previsões mais pessimistas, e já contamina as projeções para este ano, reforçando uma previsão negativa para o PIB (Produto Interno Bruto – a soma de todas as riquezas produzidas por um país) deste ano. As estimativas para o PIB em 2009 agora variam de queda de 0,4% até alta de 2,5%. Se for negativo, será o primeiro resultado desse tipo desde 1992. Entretanto essa não é uma visão unânime. Para o jornalista e economista Luiz Nassif, por exemplo, ao contrário do buraco sem fundo, os números podem estar antecipando o fim do ciclo de queda. Segundo ele, a economia vinha em grande expansão, não apenas pelo aumento da demanda via crédito, como dos estoques especulativos - estimulados pela ciranda financeira global. Em outubro, o mundo experimentou uma parada brutal. A velocidade com que a crise se aprofundou nos Estados Unidos, Europa e Ásia é inédita, e o Brasil não poderia deixar de ser afetado. O cenário fez com que o comércio suspendesse compras e a indústria deixasse de comprar dos fornecedores. Todos trataram de queimar estoques – alguns ainda têm o que queimar – para se adequar às novas circunstâncias econômicas. Foi isso o que aconteceu em novembro e especialmente em dezembro. Agora, na avaliação de Nassif, o que se verifica é que em muitos setores os estoques já voltaram a níveis baixos. Isso provavelmente fará com que a máquina industrial volte a girar, ainda que em velocidade menor. Tomando como exemplo a indústria automobilística, observase que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) funcionou na veia: o faturamento em dezembro foi melhor do que em novembro e em janeiro melhor do que em dezembro. Os estoques voltam a patamares razoáveis e administráveis. Para Nassif, os demais setores poderão chegar a esse novo patamar ainda no primeiro trimestre, no mais tardar lá para junho, julho. Assim, batendo no fundo do poço e no limite mínimo de estoques, a máquina volta a girar, ainda que em velocidade menor. Não é à toa que muitos bancos de investimentos manifestam a convicção de que o Brasil deverá ser o primeiro país a sair da crise. Como conclui o economista, se o PAC melhorar o ritmo, se o Copom derrubar a Selic em vários pontos e o governo atuar fortemente sobre os “spreads” bancários, a saída da crise será muito mais rápida do que se pensa.

FOTO DO DIA

Médicos veterinários de toda a região, estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unisep e autoridades participaram na manhã de ontem da abertura do primeiro hospital veterinário do Sudoeste.

artigo

Todo ser humano, perante a lei, é pessoa “Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei”. Pode soar estranho o teor deste sexto artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois na atualidade a ideia de ser humano está indissociavelmente ligada à ideia de pessoa. Mas nem sempre foi assim. Na história da humanidade, houve épocas nas quais nem todo ser humano era reconhecido como pessoa. O instituto jurídico da escravidão legitimava a “propriedade” de alguns seres humanos em relação a outros. Os escravos, por vezes, eram considerados “coisas”, sujeitas aos poderes do dono: compra, venda, uso, aluguel, empréstimo, destruição. A palavra latina “persona” designava, em antigos tempos, a máscara utilizada por atores no teatro romano, pela qual a voz dos atores era amplificada. Aos poucos “persona” passou a designar a “personagem” interpretada pelos atores. Depois, passou a representar os próprios atores. Finalmente, “persona” passou a ser sinônimo de ser humano. No sentido jurídico moderno, todo ser humano é pessoa, dotado, pois, de uma personalidade jurídica, considerada a aptidão genérica para adquirir direitos e deveres. No âmbito do direito brasileiro, o primeiro artigo do Código Civil de 2002 (CC) considera toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil. No artigo segundo o código estabelece: “a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”. Uma leitura superficial do dispositivo indicaria que a personalidade civil só existe a partir do nascimento do ser humano,

tal como defendem os adeptos da “teoria natalista”. Entretanto, a ressalva da lei, sobre os direitos do nascituro, tem fortalecido muito a “teoria concepcionista”, pela qual a personalidade civil do ser humano já existe desde o instante da concepção. Isto é, o nascituro, o ser que está por nascer, já seria considerado pessoa, para todos os efeitos de lei. Certo, porém, é que todas as pessoas têm direitos inerentes à sua condição humana, os chamados direitos de personalidade, classificados em três grandes categorias: a. direito à integridade física; b. direito à integridade moral; c. direito à integridade intelectual. São direitos naturais, cuja existência não é criada, só reconhecida pelas ordens jurídicas positivas dos países modernos. No plano do direito brasileiro, a Constituição Federal de 1988 (CF) reconheceu a existência e estabeleceu proteção a esses direitos (artigo 5º, V e X). Posteriormente, o CC a eles dedicou o segundo capítulo do primeiro livro, abrangendo os artigos 11 a 21. São normas voltadas à ampla proteção das pessoas, com menção expressa à tutela dos direitos à vida e à integridade física; à disposição do próprio corpo, para depois da morte; ao nome e ao pseudônimo; à imagem e à vida privada. Importante observar que o rol dos direitos, constante do CC, não é exaustivo, senão meramente exemplificativo. Isto significa que, se em um caso concreto houver violação de qualquer outro direito de personalidade, não previsto taxativamente em lei, o Estado, por meio do Poder Judiciário, deverá oferecer a proteção específica. Tal concepção decorre do princípio de “proteção geral à personalidade”, ou da “cláu-

sula geral dos direitos personalíssimos”. Se a CF estabeleceu a dignidade da pessoa humana como um dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil (artigo 1º, III), é imperativo que o ordenamento jurídico ofereça à pessoa humana a mais ampla proteção a seus direitos de pessoa, ainda que o interesse violado não seja expressamente previsto em lei. Um exemplo dessa situação é pertinente ao “direito ao crédito”. Não existe na lei, especificamente, nenhum dispositivo que tutela tal direito como personalíssimo. Porém, em casos de violação desse direito, como em inscrições indevidas em Serviços de Proteção ao Crédito ou em protesto indevido de títulos de crédito, os tribunais nacionais têm, há décadas, deferido reparações por danos morais, independentemente de previsão taxativa em lei. O artigo sexto da Declaração Universal pode suscitar muitas discussões, principalmente porque, em certas circunstâncias, o princípio da dignidade da pessoa humana tem sido sistematicamente violado. Entretanto, no plano legislativo, é possível dizer que todo ser humano é uma pessoa, com todos os direitos inerentes a tal condição.

Flori Antonio Tasca, coordenador do curso de Bacharelado em Direito da Fadep, professor no curso de Especialização em Práticas Interdisciplinares na Família da Universidade Estadual de Ponta Grossa, advogado, sócio de Tasca Advogados, OAB PR 756. E-mail: fa.tasca@ tascaadvogados.adv.br

artigo

Os financiamentos garantidos por alienação fiduciária e o Judiciário Em 03.02.2009 foi publicado importante decisão em Recurso Especial n. 1093699 do Superior Tribunal de Justiça, com reflexos econômico-jurídico nas relações entre os consumidores e instituições financeiras. Cristalizou-se pontos importantes, os quais servirão de base as futuras decisões nesta Corte, a saber: a) - a alteração da taxa de juros remuneratórios pactuada em mútuo bancário dependerá da demonstração inequívoca de sua abusividade em relação à taxa média de mercado; b) - a partir do vencimento do mútuo bancário, o devedor responderá exclusivamente pela comissão de permanência (assim entendida como juros remuneratórios à taxa média de mercado acrescido de juros de mora e multa contratual) sem cumulação com correção monetária; c) - é permitida a compensação de valores e a repetição de indébito sempre que constatada a cobrança indevida do encargo exigido, sem que, para tanto, haja necessidade de se comprovar erro no pagamento; d) - há necessidade de

ser comprovada no processo, a abusividade das cláusulas contratuais para afastar-se a mora debendi e os encargos moratórios; e) - é certa a incidência do Código de Defesa do Consumidor nos contratos de financiamento garantido por alienação fiduciária, a teor do art. 3º., par. 2º. e art. 166 do Código Civil; f) - a multa contratual, em caso de mora, incide no percentual de 2% sobre o valor da parcela inadimplida; g) - evidenciada ilegalidades, impõe-se o afastamento da mora, como também a incidência de seus encargos (juros moratórios e multa); h) - admite-se a repetição de indébito, de forma simples, de valores pagos em virtude de cláusulas ilegais, em razão do principio que veda o enriquecimento injustificado da parte credora; i) - é possível a compensação de valores quando se trata de ação revisional, depois de liquidada a sentença; j) - a tarifa/taxa para cobrança de despesas administrativas pela concessão do financiamento (TAC) é nula de pleno direito por ofensa aos arts. 46 e 51, inc. IV do Código de Defesa do

Consumidor; k) - inexistindo previsão legal, é incabível a capitalização mensal de juros, devendo incidir a anual, de acordo com o art. 591 do Código Civil; l) - a cobrança do IOF quando diluído nas prestações do financiamento, se afigura como condição iníqua e desvantajosa ao consumidor; m) - os juros remuneratórios decidiu a Segunda Seção do STJ que estes não podem ser exorbitantes. Por derradeiro, observa-se, que o Superior Tribunal de Justiça, guardião da lei infraconstitucional, nesta seara, vem pacificando a matéria, de modo a adequá-la, de um lado, prestigiando o hipossuficiente da relação jurídica de consumo (o financiado/mutuário) e de outro lado, resguardando direitos ao detentor do capital especulativo, numa perspectiva de tentar equilibrar a balança desta relação consumerista.

Yuri John Forselini, advogado pós-graduado em Direito Público e Empresarial


Regional

10 de fevereiro de 2009

A3

Nove municípios na região terão unidades saúde da mulher Clevelândia e Honório Serpa foram os primeiros municípios a serem contemplados na microrregião Deonir Spigosso

Pato Branco – As mulheres e crianças de mais nove municípios do sudoeste do Paraná terão atenção a partir do segundo semestre deste ano quando devem ficar prontas as unidades de Saúde da Mulher e da Criança. A construção dos pontos de atendimento especializados foi anunciado pelo vice-governador Orlando Pessuti e os secretários de Saúde, Gilberto Martin, e de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, na última sexta-feira, em Cascavel. Na oportunidade também foram liberadas as unidades para outros 21 municípios da região de Cascavel.

Sudoeste

De acordo com o chefe da 7ª Regional de Saúde em Pato Branco, Valmir Dallacosta, os municípios contemplados foram Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Mangueirinha, Mariópolis, Sulina, Vitorino e São João. Segundo ele, Clevelândia e Honório Serpa já tiveram as unidades construídas. Dessa forma ficam de fora da lista Pato Branco, Pal-

“(...) os municípios contemplados foram Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Mangueirinha, Mariópolis, Sulina, Vitorino e São João”

A previsão de entrega das unidades é para o segundo semestre de 2009

mas, Saudade do Iguaçu e Itapejara d’Oeste, que devem ser atendidos na próxima remessa, por não apresentarem índices elevados de mortalidade infantil. Existe a possibilidade de Pato Branco e Palmas, por exemplo, ter mais do que um devido ao maior volume populacional. Dallacosta salienta que uma das maiores preocupações das unidades é diminuir os índices de mortalidade materno-infantil nos municípios contemplados, além de assistir melhor as mulheres. Ele ressalta que o próximo passo agora é a definição do local onde serão construídas as unidades. O terreno deve ser repassado pelo município, que vai disponibilizar pediatra e ginecologista para o atendimento à população.

A área para construção deve ter 260 m2 de área total, para abrigar salas para consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa. O chefe da regional de saúde disse que as unidades serão construídas ao mesmo tempo pela empreiteira que vencer a licitação, que será realizada nos próximos dias. “Sem dúvida que é uma grande conquista para a nossa região”, frisou.

Estado

As unidades fazem parte de um lote de 150 novos postos que serão construídos em todo o Paraná em um investimento de R$ 81

milhões. Do primeiro lote, de 145 unidades, 50 já foram entregues e 95 estão em fase final de construção. Além do que foi anunciado, as regiões de Ponta Grossa e de Guarapuava contam com outras 30 unidades, quase todas concluídas ou em fase final de construção. A proposta é construir uma em cada um dos 399 municípios paranaenses. A Sedu (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade são os responsáveis pela construção das unidades, e a Sesa (Secretaria da Saúde) tem como atribuições o fornecimento dos equipamentos, o repasse de recursos aos municípios para manutenção, além da prestação de assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais.

Saúde de Palmas realiza prevenção da hanseníase Assessoria

Palmas - Na última semana de janeiro o Departamento Municipal de Saúde participou da Semana Mundial de Prevenção da Hanseníase, na Unidade Central de Saúde e nas unidades básicas, adiantando a Semana Estadual de Prevenção da Hanseníase, que se inicia no dia 26 de maio. Segundo a enfermeira do setor de Epidemiologia do Departamento de Saúde, Margarete Jonasson, o trabalho desenvolvido nesta campanha é o de diagnosticar pacientes que têm dúvidas referentes a manchas na pele e problemas nos nervos, porém ainda há muito preconceito, o que dificulta um melhor andamento das atividades. “A hanseníase é uma doença comum, só que está sendo complicado fa-

zer o diagnóstico precoce dessa doença. Frente a essa situação, e partindo do pressuposto que dia 26 de maio é o Dia Estadual de Prevenção da Hanseníase, o Departamento de Saúde optou por começar essa busca de pacientes, para fazer o diagnóstico a partir de agora, uma busca em pacientes que tenham alguma lesão que possa lembrar a doença”, explicou a Enfermeira.

Identificação

A doença infecciosa de longa duração acomete principalmente a pele e os nervos. Manifesta-se pelo corpo com dormência, manchas brancas ou avermelhadas, diminuição de sensibilidade ao calor e ao tato, fazendo com que a pessoa não perceba a diferença entre água quente e água fria, por exemplo, e, também, não sinta a picada de objetos pontiagudos, como agu-

lha. Dores próximas ao cotovelo, joelho e tornozelo, e a queda de pelos também podem sinalizar a doença.

Contagiosa

De acordo com Margarete, quando não tratada a hanseníase se torna contagiosa. “Não que passe de uma pessoa para outra, na rua, a não ser que se tenha uma lesão aberta e outra pessoa, com lesão, tocá-la”, disse, explicando que do contrário não há riscos. Ela também comentou que, nem toda mancha é hanseníase, por isso, para que a dúvida possa ser esclarecida, é importante que se procure um médico para ter um diagnóstico preciso. “Não quer dizer que toda mancha que tenha na pele seja hanseníase; só que para isso existem os médicos, que farão esse trabalho de fazer o diagnóstico correto”, orientou.

Vitorino

Um dos municípios contemplados nessa fase foi Vitorino, que segundo o prefeito Valdir Picolotto (PMDB) tem priorizado os investimentos em saúde, sobretudo na atenção básica. Durante o encontro em Cascavel, que contou também com a presença da secretária de Saúde, Terezinha Zílio e do vereador e analista-administrativo, Claudiovani Correa, o prefeito ressaltou que vem consolidando uma administração voltada para a qualidade de vida da população. “Além de um sonho antigo, já do início de seu primeiro mandato, é também o cumprimento de uma promessa de campanha ter uma unidade de Saúde da Mulher e da Criança,” ponderou Picolotto.


A4

Rural

10 de fevereiro de 2009

Produtores de PB visitam show rural na quinta Daiana Pasquim

Pato Branco – A quinta-feira foi o dia escolhido pelo Sindicato Rural de Pato Branco para levar os 40 produtores inscritos para visitar o 21º Show Rural Coopavel, em Cascavel. Eles viajam às 4h30 da madrugada e retornam no final da tarde. A visita é livre de custos de alimentação e viagem. Tudo será custeado pela Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná), com contrapartida do Sindicato Rural de Pato Branco. O show rural começou ontem e estende-se até sexta-feira, dia 13, com horário de visitação das 8h às 18h e entrada gratuita. No ano passado já foi uma comitiva de patobranquenses à exposição, mas o

presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Ivo Polo, lembra que com menos pessoas. Esse ano foi lotado um ônibus com a intenção de buscar conhecimentos através de palestras e visitação. “No dia-adia vemos a modernidade aparecendo. O agricultor tem que buscar ir para ficar atento à evolução que acontece no setor da agropecuária em todas as cadeias produtivas”. Polo salienta que o show rural é um dos melhores do sul do país e traz diversidade, conhecimento e informação. Na quinta-feira, Polo, que também é o vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado do Paraná, estará no estande da Faep, recebendo os visitantes dos outros municípios.

Uma semana

Em uma semana, mais de 180

A vitrine tecnológica acontece em uma área de 72 hectares e vai até sexta-feira

mil visitantes foram ao Show Rural Coopavel no ano passado. Realiza-

do há 20 anos, o show tem se firmado como um berço que antecipa

as tendências para o setor agropecuário. Em 2008 participaram 320 expositores e 3.500 profissionais do setor agropecuário. Organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a vitrine tecnológica acontece em uma área de 72 hectares e recebe visitantes do país e do exterior. A estrutura inclui 16 mil vagas gratuitas de estacionamento, oito praças de descanso, ruas cobertas com calçamento, restaurante, bebedouros, banheiros e suporte para os veículos de comunicação. O Show Rural Coopavel tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. São apresentadas técnicas de sucesso e descobertas recentes em benefício do agropecuarista.

Estudo mostra que transgênicos beneficiam meio ambiente Assessoria

São Paulo - Os benefícios socioambientais e econômicos das lavouras transgênicas brasileiras de soja, algodão e milho foram avaliados pela Consultoria Céleres para a Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), em 2008, e confirmaram os resultados positivos apontados em estudo de 2007, com exceção do milho, uma vez que este não tinha sido avaliado em 2007. As in-

formações foram apresentadas na última quinta-feira, 5, em São Paulo, pelo presidente da Abrasem, Ywao Miyamoto. Para Miyamoto, é muito importante para a Abrasem acompanhar o desempenho dos transgênicos, uma vez que essa tecnologia está inserida nas sementes, o patamar inicial do agronegócio brasileiro. “Tais estudos ajudam os agricultores a avaliar se estão tendo algum benefício ou não. É importante que eles também observem os benefícios

ambientais porque são esses que garantem a sustentabilidade dos benefícios econômicos”. De acordo com a bióloga Paula Carneiro, diretora da Céleres Ambiental e coordenadora dos aspectos socioambientais do estudo, a agricultura brasileira também está se beneficiando das mesmas vantagens socioambientais observadas nos demais países que adotaram a biotecnologia agrícola há mais tempo. Em 2007, em todo o mundo, cerca de 12 milhões de agricultores (11 milhões de pequeno porte) plantaram 114,3 milhões de hectares de cultivos transgênicos. O Brasil é o terceiro produtor mundial de transgênicos, com um total de 15 milhões de hectares plantados em 2007, dos quais 14,5 milhões

de hectares com soja e 500 mil hectares com algodão. O milho transgênico só começou a ser plantado no segundo semestre de 2008, seguindo a aprovação governamental. A metodologia do estudo teve duas etapas, de acordo com o diretor da Céleres, Anderson Galvão, responsável pelo levantamento dos aspectos econômicos do estudo. Na primeira etapa, segundo ele, houve uma revisão detalhada da literatura científica, assim como foram feitas entrevistas em empresas de assistência técnica estabelecidas nas regiões pesquisadas. Já na segunda etapa, foram realizadas entrevistas in loco com 370 agricultores distribuídos em nove Estados brasileiros, com relevância nas três culturas pesquisadas.

Benefícios econômicos com a adoção da biotecnologia no Brasil Período 2008/09 a 2017/18 Algodão

Milho

Total

Soja

Redução de custos

0,6

3,8

Excedente produção

2,9

38,6

Ind. defensivos

0,1

Ind. sementes

0,6

11,1 41,5

0,9

6,6 não estimado 3,8

3,5

1,5

5,5

4,8

Total 4,2 46,8 11,9 62,9 Nota: Considerando a adoção do algodão e milho resistente a insetos e soja tolerante a herbicida * Valores em US$ bilhões


Meio Ambiente

10 de fevereiro de 2009

A5

Diagnóstico sobre rio Pato Branco busca deficiências sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a empresa repassar o que foi feito até agora. “O diagnóstico serve para nos balizar sobre quanto falta para plantar de árvores na região e nos dá um norte. As empresas que poluem o ar podem, por exemplo, plantar árvores e trocar uma coisa pela outra”, sugeriu.

Daiana Pasquim

Pato Branco – Levantar a realidade dos produtores que moram na região da bacia do rio Pato Branco. Foi com esse objetivo que o Conselho Municipal de Meio Ambiente licitou um diagnóstico no final do ano passado. A assinatura do contrato foi dia 28 de dezembro e o trabalho de campo iniciou em 5 de janeiro. A empresa Consultoria, Pesquisa e Avaliação Agroambiental ganhou a licitação no valor de R$ 11 mil e o trabalho tem prazo de até 50 dias para ficar pronto. Inicialmente, o diagnóstico vai se deter na microbacia do rio Pinheiro, um dos afluentes do rio Pato Branco, cuja bacia abrange também Mariópolis e Vitorino. Por enquanto, a pesquisa está nos limites territoriais dos pato-branquenses. A intenção do conselho é posteriormente fazer na bacia do rio Conrado e do rio da Divisa, também em outros municípios,

“O diagnóstico serve para nos balizar sobre quanto falta para plantar de árvores na região” Meri Moraes, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Imagem de satélite

Imagem via satélite obtida no Google Earth permite observar áreas sem mata ciliar

até abranger a bacia inteira. A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Meri Moraes disse que as decisões do conselho serão pautadas em informações técnicas. O objetivo é levantar quanto tem de mata ciliar no rio, a partir da confrontação com a realidade do produtor que detém aquele trecho de

propriedade. “Queremos identificar quanto de terra ele tem, quanto falta de reserva, para conhecer a situação desse proprietário”, salienta. Meri lembra que o conselho é bem representado por diversas entidades e a intenção é buscar formas de ajudar esse proprietário a melhorar as condições para o rio, preservan-

do ou recuperando a mata ciliar. “As faculdades que participam do conselho podem, por exemplo, sugerir uma atividade mais atrativa ou incentivar a agroindustrialização”, apontou. Ela salienta que o diagnóstico ainda está em fase de estudo e não há nada concreto, mas adianta que às 8h30 de hoje haverá uma reunião na

Acessando a região pelo Google Earth é possível ter uma noção da deficiência de mata ciliar no entorno do rio Pato Branco. O geógrafo e técnico do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Wilfried Schwarz identificou, numa área de captação de água para o abastecimento da cidade de Pato Branco, propriedades que contem 20% de reserva legal, conforme prevê a lei, mas também identificou APPs (Áreas de Preservação Permanente) com deficiência de mata ciliar (observe na imagem). Já que a cidade depende da qualidade dessa água para ser abastecida pela Sanepar, a conclusão é que, com os dados do diagnóstico em mãos, seja preciso uma força-tarefa para recuperar o rio.

Seminário

O Conselho Municipal de Meio Ambiente está programando também um seminário que deve ter a presença de representantes da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do PNMA (Plano Nacional de Meio Ambiente).


A6

Regional

6 de fevereiro de 2009

Luciana e Reichembach em audiência no Ibama A criação do Parque da Cidade Norte motiva visita do superintendente do Ibama, José Álvaro, a Francisco Beltrão Redação

Curitiba - O projeto técnico do Parque da Cidade Norte em Francisco Beltrão começará a ser desenhado na semana que vem, a partir da visita do superintendente do Ibama no Paraná, José Álvaro da Silva Carneiro, ao município. O assunto foi discutido em audiência esta manhã na sede do órgão federal em Curi-

tiba, que contou com a participação da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), do prefeito Wilmar Reichembach (PSDB) e do chefe da unidade do Ibama em Beltrão, Valdemir Dal Pra. A criação do parque da Cidade Norte era uma proposta defendida tanto pelo candidato petista à prefeitura no ano passado, Eduardo Scirea, quanto pelo prefeito eleito. Com a incorporação da atu-

Com a incorporação da atual área do Ibama será possível criar um parque ambiental

al área do Ibama, a da Confrabel e mais 60 mil metros quadrados de um terreno vizinho (veja mapa), será possível implementar o projeto de criação de um parque ambiental com espaço também para o lazer dos moradores da região, que é a uma das mais populosas da cidade. A ideia é fomentar, por meio de parcerias com instituições como a PUC-PR, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnolo-

gia (SETI), a Unioeste, a UTFPR e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) do governo federal, a pesquisa e educação sobre o meio ambiente. A previsão é de que uma Escola Ambiental funcione a partir do centro de triagem de animais silvestres e do aquário de água doce, este último voltado para estudos de aquicultura e pesca da fauna e dos rios da região.

Asseduv pede auxílio a administração duovizinhense Assessoria

Dois Vizinhos - Um grupo de estudantes pertencentes à Asseduv (Associação Estudantil Duovizinhense) esteve reunido no último dia 27 com o prefeito de Dois Vizinhos, Zezinho Ramuski. O grupo, que representa os estudantes de ensino técnico e de Ensino Superior que estudam em outros municípios, pediu auxílio ao município para custear as despesas de viagens. Conforme o presidente da associação, Cleverson Chagas, esses estudantes que em sua maioria fazem faculdade estadual, federal ou são bolsistas de faculdades particulares não têm condições de custear as despesas para fazer o Ensino Superior. “Estudamos em faculdades de outros municípios porque na faculdade pública o custo é menor”, justi-

fica Chagas, que explica que pela associação já passaram vários estudantes que hoje são profissionais qualificados no município. O prefeito Zezinho pediu um levantamento das despesas e um planejamento de gastos para, a partir daí, verificar de que forma o município poderá contribuir.

Termo de cooperação

Durante a reunião Zezinho apresentou a ideia de criar um termo de cooperação técnica, onde os estudantes beneficiados poderão retribuir a municipalidade com estágios e auxílio nas várias atividades desenvolvidas no município cada um na sua área de formação. “Vocês poderão ajudar em várias ações da administração como em jogos, campanhas na Secretaria de Saúde, na Expovizi-

Estudantes membros da Asseduv reunidos com o prefeito Zezinho Ramuski

nhos e em várias outras atividades em troca do auxílio que estão pedindo”, argumentou Zezinho. Os membros da associação se responsabilizaram em passar mais informações re-

ferentes aos custos de viagem e demais despesas para que a Prefeitura faça um estudo, monte o projeto e encaminhe para o Legislativo para apreciação e aprovação dos vereadores.

Requerimento pede providências na contratação de médicos Assessoria

Palmas - O vereador republicano Claudio de Oliveira (PR), conhecido popularmente como Cláudio do Raio X, solicitou na primeira sessão ordinária da atual legislatura, que fosse efetuado uma espécie de consulta aos profissionais da área médica que atuam no município visando conhecer a von-

tade em atuarem no setor de saúde pública municipal. “É impressionante que ouvimos há muito tempo que não existem médicos interessados em atender no setor de saúde pública municipal de Palmas, as desculpas são muitas para que o poder público municipal não efetue a contratação de tais profissionais como acontecia no passado, em face a essa re-

alidade procuramos alguns profissionais conhecidos e renomados no município de Palmas, tal como os médicos Kosmos Panayotis Nicolaou, Robson Cartegiani Santos e Lisiane Tomazine e chegamos a conclusão de que a realidade não é esta, a história de que não existem médicos interessados em atender a saúde municipal é mentirosa, foi pregada no passado para deixar de atender o nosso povo que tanto sofre com a falta de atendimento. Estes três profissionais que cito, procurei pessoalmente e todos demonstraram interesse”, frisou Cláudio. O vereador classificou como inverdade a notícia de que não há médicos porque o município paga pouco. “Inverdades que vão começar a vir à tona, afinal, a prova está aí, temos sim médicos que tem interesse neste atendimento e vamos lutar para que o nosso povo tenha atendimento de qualidade e seja respeitado”, destacou.


Regional

10 de fevereiro de 2009

A7

Mais de 20 prefeitos do Sudoeste vão ao encontro com Lula Presidente da Amsop entregará carta sobre estiagem, e expectativa é para novos investimentos do PAC pública brasileira, menos centrada nos hospitais.

Deonir Spigosso

Brasília – O Distrito Federal é, a partir de hoje, o destino de centenas de prefeitos brasileiros que participarão pela primeira vez de um encontro promovido pelo Palácio do Planalto. O Sudoeste paranaense também está sendo representado e, segundo dados iniciais da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), por um bom número de prefeitos. Até a tarde de ontem foram confirmadas a participação pela entidade de 17 prefeitos, embora estima-se que pelo menos outros três ou quatro foram antes para adiantar contatos nos ministérios. Confirmaram presença na entidade os prefeitos de Renascença, Mariópolis, Itapejara d’Oeste, Saudade do Iguaçu, Santo Antonio do Sudoeste, Pérola d’Oeste, Enéas Marques, Planalto, Chopinzinho, Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Verê, Vitorino, Dois Vizinhos, Realeza, Clevelândia e Bom Sucesso do Sul. A expectativa dos prefeitos é que o anfitrião do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie investimentos para os municípios, em vários segmentos através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Pelo que foi adiantado por Lula nesta segunda-feira em seu programa semanal ‘Café com o presidente’, a liberação deve ser confirmada, além de

Mortalidade

Prefeitos querem sair de Brasília com propostas concretas de investimento

um pedido para maior comprometimento dos prefeitos para enfrentar os problemas mais críticos. Um deles é sobre a mortalidade infantil e outras mazelas que atacam a saúde pública.

Amsop

Os pedidos também serão recíprocos por parte dos prefeitos, conforme as carências de suas regiões e Estados. O prefeito de Bom Sucesso do Sul e presidente da Amsop, Élson Munaretto (PMDB), disse ontem quem está agendada uma audiência com MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) na tarde de hoje, por volta das 16h. “Na oportunidade vamos entregar em mãos o documento que trata das solicitações levantadas para os produtores rurais em virtude da estiagem, e demonstrar a si-

tuação da nossa região. Já na quarta-feira temos uma audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que foi agendada pelo deputado Nereu Moura, onde vamos tratar de recursos para a região Sudoeste”, antecipou. Com relação ao encontro com o presidente, Munaretto acredita que serão apresentadas algumas propostas como método de atacar a crise, e também para aproximar os novos prefeitos do governo federal. “Acredito que devam ter representantes dos ministérios e órgãos do governo federal em seminários a parte onde estarão orientando os prefeitos de como conseguir os recursos e investimentos aos seus municípios”, ressaltou Munaretto.

Dengue

Segundo informações da Agên-

cia Brasil de Comunicação, durante o encontro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforçará ainda a necessidade da mobilização nacional contra a dengue. Fortalecer estratégias que envolvam a população, como mutirões de limpeza, ações entre vizinhos, fiscalização dos cidadãos e aviso das autoridades de locais de infestação do mosquito transmissor são fundamentais para vencer a doença que teve um crescimento 42%, de janeiro a agosto de 2008. Com foco em prevenção, promoção de saúde e reorganização da rede, a ESF (Estratégia Saúde da Família), o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão promovendo uma revolução na saúde

Outra proposta que será apresentada aos prefeitos será o pacto da redução da mortalidade infantil. De 1990 a 2007, esses índices apresentaram queda contínua, passando de 47,1 para 19,3 mortes por mil nascidos vivos, com uma redução média de 59,7%. Para manter a tendência de queda, uma das metas em estados e municípios é a ampliação da ESF. Estudos indicam que a cada 10% de aumento na cobertura populacional pelas equipes do programa há uma redução de 4,6% na mortalidade infantil. Já para o Samu, o Ministério da Saúde levará a proposta de ampliar o serviço em todo o país. Atualmente ele está disponível para 101 milhões de brasileiros. Dentro da Política Nacional de Urgências e Emergências, o Samu ganhou neste ano uma aliada: as UPAs. Todas essas medidas fazem parte do programa Mais Saúde. Com apenas um ano de execução, ele já apresenta resultados expressivos, como o aumento de 44,8% no número de cidades atendidas pelo Samu, que passaram de 817 para 1.183. Já o número de farmácias populares cresceu 96,85%, passando de 254 para 500 unidades. O programa Saúde Bucal também apresentou avanços.

Escolas municipais têm até março para apresentar relatório Assessoria

Brasília - Começou dia 2 de fevereiro a coleta de informações sobre a movimentação (permanência, transferência ou abandono) e rendimento (aprovação ou reprovação) dos alunos da Educação Básica referentes ao ano letivo de 2008. O prazo para as escolas informarem esses dados para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai até 15 de março. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) alerta os gestores municipais para a importância das secretarias municipais de Educação cobrarem das escolas que informem ao Inep a situação dos seus alunos, uma vez que, a partir desses dados são gerados os indicadores educacionais e

são calculadas estatísticas básicas da educação nacional. Além disso, as informações sobre aprovação e reprovação escolar são utilizadas também no cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um importante indicador da qualidade do ensino que serve como condutor de políticas públicas educacionais e de referência para destinação de recursos federais para a educação. Assim, as escolas que não informarem ao Inep a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e não têm seu Ideb calculado. Coleta de dados Para prestar as informações sobre a situação do aluno é preciso acessar, via internet, o Sistema Educacenso. O login

e a senha são os mesmos usados para preencher informações sobre o Censo Escolar. Caso o gestor não tenha senha ou

login para entrar no sistema, deve solicitá-lo por meio do e-mail censoescolar@ inep.gov.br.


A8

Regional

10 de fevereiro de 2009

Palmas realiza mobilização para inscrições do Pró-Jovem Urbano Assessoria Palmas – Para quem possui entre 18 e 29 anos e ainda não concluiu o Ensino Fundamental, mas sabe ler e escrever, estão abertas, até o próximo dia 20, as inscrições para o Pró-Jovem Urbano. No Pró-Jovem Urbano, além do estudo e da qualificação profissional, você recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 mensais, durante os 18 meses do curso. Para os moradores dos bairros Aeroporto, Santuário, São Sebastião e Fortunato, as inscrições serão feitas hoje na Escola Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, no bairro do São Sebastião, das 13h às 19h. As inscrições também podem ser feitas com as agentes de saúde dos bairros. Amanhã, quarta-feira, além das agentes de saúde, os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador e nos colégios estaduais Dom Carlos e Padre Ponciano. Na quinta-feira, 12, é a vez dos moradores dos bairros São Francisco, Divino e Serrinha e no sábado, as matrículas poderão ser feitas com os mobilizadores do Pró-Jovem, das 13h às 17h, nas capelas da igreja católica dos bairros. Os documentos necessários para a inscrição são a fotocópia do RG e um comprovante de residência. Quem completar 30 anos após a data da inscrição e se enquadrar dentro dos critérios solicitados também pode se inscrever. “É uma oportunidade única. Além de ganhar uma bolsa de R$ 100,00, sairá com qualificação profissional na parte de administração e telemática”, comentou a coordenadora municipal do Pró-Jovem Urbano, Erinéia da Silva.

Primeiro hospital veterinário da região é inaugurado em DV Rafael Barzotto

Dois Vizinhos – Na manhã de ontem, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Unisep (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), autoridades locais e médicos veterinários de toda a região participaram de um ato solene que marcou a abertura e início das atividades do primeiro hospital veterinário do Sudoeste. A solenidade contou também com a participação do médico veterinário Masaru Sugai, presidente do CRMVPR (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Após o ato solene, alunos do curso de Medicina Veterinária assistiram a uma palestra com o presidente do CRMV-PR abordando realidades e perspectivas da atividade veterinária na região. De acordo com o diretor-geral interino da instituição, Augusto Kirchhein, apenas uma primeira etapa do hospital veterinário está concluída. A obra completa, segundo ele, deve ficar pronta até final deste ano ou início do próximo ano. “Todo curso de medicina veterinária prevê um hospital, que serve tanto para o ensino quanto para projetos de extensão à comunidade. É no hospital que o aluno vai cumprir as disciplinas práticas, que significam quase a metade do curso”, disse Augusto. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unisep, Marcos Agenor Liston, comentou que, de início, o hospital realizará serviços de clínica médica de pequenos animais, exames de bacteriologia (diagnósticos de mastite e antibiogramas, por exemplo), exames laboratoriais de parasitologia e de análises clínicas, diagnósticos em animais de fazenda e o principal diferencial: diagnósticos por imagem (raio-x e ultrassonografias). “Nesta primeira etapa foram priorizados os laboratórios e o atendimento

O diretor-geral da Unisep, Joseti Meimberg, e o presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, no momento da inauguração

de pequenos animais. Mas o hospital ainda tem mais quatro blocos a serem construídos”, explicou Marcos. A partir de hoje, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Unisep já começam a utilizar as dependências do novo hospital para desenvolverem atividades. De acordo com o coordenador, quatro projetos de pesquisa, que já estavam em desenvolvimento no curso, terão suas atividades direcionadas ao hospital veterinário. Um dos projetos abrange a área de avicultura, enfática na região Sudoeste. Os outros três são voltados à pesquisa nas áreas de suinocultura, de bovinocultura de leite e de corte, e de pesquisa clínica em pequenos animais. “O diferencial é que dentro desta estrutura hospitalar, as pessoas terão todo o apoio para o tratamento e diagnóstico dos animais. Toda a demanda pela saúde do animal pode ser feita dentro da nossa estrutura, sem depender de laboratórios externos”, comentou Marcos. O curso de Medicina Veteriná-

ria da Unisep iniciou há quatro anos, em 2006. Hoje o curso conta com 140 alunos matriculados. As atividades do curso de Medicina Veterinária acontecem em período integral. Entretanto, de acordo com o coordenador, a maioria das atividades — cerca de 85% — são desenvolvidas no período da manhã.

Atendimento gratuito

O coordenador do curso comentou que a comunidade acadêmica está aguardando uma autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária para poder disponibilizar um dia de atendimento gratuito no hospital. Contudo, Marcos comentou que esta aprovação é bastante complicada, pois o conselho entende que se o hospital prestar atendimento gratuito estaria desvalorizando a formação profissional de médico veterinário. O atendimento gratuito poderia ser conflitante com algumas clínicas veterinárias da região.


Geral

10 de fevereiro de 2009

A9

Alunos enfrentam desafios e expectativas na volta às aulas Com a volta às aulas, cadernos, livros e apostilas preenchem o cotidiano dos estudantes Matheus Auzani

Pato Branco - Passado o período de férias, chegou a hora de retomar a rotina com os livros e cadernos. Afinal, foi ontem o primeiro dia de aula dos alunos das redes municipal e estadual de ensino em Pato Branco. O clima foi de empolgação para alguns alunos por rever os colegas de escola, mas também era de preocupação por conta da dificuldade em retomar o ritmo dos estudos. Um dos desafios que os alunos terão durante o ano letivo já foi enfrentado por eles, na manhã de ontem. Acordar cedo. Para a estudante, Ana Carolina Teixeira, que está entrando no Ensino Médio, foi complicado ter que voltar a usar o despertador. “Foi super difícil. Eu estudei a vida toda à tarde e nas férias eu acordava sempre depois do meio-dia e acordar às 7h foi péssimo. Quando acordei parecia que eu tinha dormido só dez minutos. Fiquei muito cansada e agora é esperar para me acostumar com a mudança de horários”, salientou. Mas não é só o despertador que vira novidade nesta época. O reencontro com os colegas empolga cada um dos alunos que retor-

Em Pato Branco, são mais de 7.000 alunos da rede municipal de ensino retornando às aulas

nam à sala de aula. Felipe Duarte, estudante da 5ª série, disse que estava com muita saudade de todos os amigos que não via desde dezembro do ano passado. “A volta às aulas é boa, pois reencontrei muitos amigos. Não aguentava mais ficar em casa sem fazer nada. Agora terei muitas atividades”, disse ele

empolgado, no portão da escola.

Perspectivas para o ano letivo

A maioria dos estudantes começou a se organizar, mesmo com as dificuldades iniciais, para não acumularem o conteúdo das maté-

Alunos da rede estadual iniciaram ano letivo Agência Estadual de Notícias

Curitiba - Mais de 1,4 milhão de alunos do Ensino Fundamental e Médio das 2.100 escolas públicas da rede estadual voltaram às aulas ontem. A novidade nas salas de aula será a presença de 9.000 dos 14 mil professores aprovados no concurso de 2007. Ainda neste primeiro semestre todos serão convocados. Assim o número de professores do Quadro Próprio do Magistério será de aproximadamente 75 mil - em 2003 eram cerca de 20 mil. A Secretaria da Educação está adquirindo 1.140 ônibus para servirem ao transporte escolar em todo o Estado. O investimento de R$ 133,3 milhões atenderá a 270 mil estudantes. Os motoristas terão qualificação específica para o transporte escolar e os veículos têm

com cinto de segurança. Os ônibus serão cedidos aos municípios em regime de comodato e as prefeituras vão receber um conjunto de informações, mapas e dados sobre a localização das escolas obtidos por georreferenciamento, de modo que as rotas do transporte escolar possam ser racionalizadas. Este ano tem início o programa Viva a Escola, que promove atividades extracurriculares esportivas, artísticas e culturais nas escolas, abrindo espaço para uma aproximação das comunidades no ambiente escolar. Serão realizados ainda 32 eventos Fera Com Ciência, um em cada Núcleo Regional de Educação, que promovem atividades científicas, artísticas e culturais e aproximadamente 20 caravanas da alfabetização, que mobilizam para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

rias já que para muitos o objetivo principal deste ano também será passar no vestibular ou, até mesmo, treinar no concurso. Esse é o objetivo de Cleiton dos Santos que, apesar de estar no 2º ano do Ensino Médio, pretende prestar vestibular para ver como se sairá na prova. “Eu acho fundamental estudar no

início para não acumular matéria e chegar na hora do vestibular sem saber o conteúdo. É importante também fazer um cronograma de estudo para poder entender mais as matérias e não ficar perdido na hora das aulas”, considerou. Já para Natália Figueiredo, que entrou para o 3º ano do Ensino Médio o desafio é ainda maior. “Espero que seja um ano bom, que eu passe, pois estou no 3º ano, e pretendo fazer vestibular para administração, eu gosto desse ramo, e ele vêm crescendo bastante”, afirmou. “Pretendo estudar mais, passar de ano direto, conhecer novas pessoas e virarmos uma família. Eu gosto quando volta às aulas, por ser uma época diferente”, salientou a aluna da 8ª série, Marília de Castro. Renato Costa, que está na 8ª série, disse que “o andamento está indo muito bem, estou me empenhando bastante, procurando fazer o melhor possível, garantindo o meu futuro. Na volta às aulas, estou bastante empolgado, pelo fato de estar concluindo o Ensino Fundamental”, afirmou. E enquanto uns já retornaram às aulas, outros ainda têm mais alguns dias de folga. Os alunos da Escola Estadual Cristo Rei só retornam aos estudos amanhã, em função da reforma da instituição.


A10

Geral

10 de fevereiro de 2009

Deputados apresentam PEC Ouvidoria do Estado registra que vincula incentivos fiscais 905 atendimentos em janeiro ao emprego no Paraná Assessoria

Agência Estadual de Notícias

Curitiba - Deputados da base aliada e da oposição acataram a sugestão do governador Roberto Requião e vão apresentar, hoje, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que vincula a concessão de incentivos fiscais para empresas à geração e manutenção de empregos. “É necessário criar mecanismos que dificultem que as empresas que recebem benefícios fiscais trilhem, em época de crise, o caminho fácil da demissão dos trabalhadores”, disse o líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli, signatário da proposta junto com outros 28 deputados. Os deputados argumentam que com a crise mundial e o colapso do sistema financeiro, a maioria das empresas que receberam incentivos fiscais elege como a opção fácil ao enfrentamento da crise o fechamento de postos de trabalho ou mesmo a diminuição de investimentos. “Por isso é necessário que se criem mecanismos que dificultem práticas, de forma a evitar que o Estado do Paraná, no futuro, sofra com a falta de instrumentos capazes de protegê-lo da ganância e do sonho do lucro fácil”, explica o líder do governo. “Esse é um entendimento de deputados da base aliada e da oposição. A proposta do governador é de interesse público e a emenda vai consagrar a manutenção de empregos, através de benefícios fiscais, como uma política definitivamente no Paraná”, completa Romanelli.

Requião, na última Escola de Governo, pediu aos deputados a apresentação da proposta na Assembleia Legislativa. “Quero vincular constitucionalmente benefícios fiscais à manutenção dos empregos. Não é possível que uma multinacional, que se instala no Paraná e passa 25 anos sem pagar nenhum imposto, já na primeira crise resolva demitir metade dos trabalhadores. Vamos transformar em prática o discurso das grandes empresas. Se eles dizem que vieram ao Paraná gerar emprego e por isso precisam de subsídios, se demitirem sem mais nem menos vão perder, na medida das possibilidades, os benefícios que o Estado concedeu”, anunciou o governador na ocasião. Após lida no plenário, o vice-presidente da assembleia, Antônio Anibelli, vai pedir aos partidos com líderes na Casa a indicação para formar a comissão especial, de cinco membros, que apreciará a legalidade PEC. A comissão terá um prazo de 20 dias e o relatório será encaminhado para votação em plenário. Serão necessários 3/5 dos votos – 33 deputados – para sua aprovação. “O Paraná, no governo Requião, deu exemplo ao Brasil ao trocar imposto por emprego e esses incentivos fiscais serão ampliados quando entrar em vigor o novo regime tributário em abril. Agora é preciso que as empresas deem uma contrapartida para a população”, finalizou o deputado Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa.

Curitiba - A Ouvidoria Geral do Estado iniciou 2009 com um total de 905 atendimentos realizados. Os contatos da população recepcionados no mês de janeiro pela coordenadoria da Sorge (Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral) foram feitos principalmente por um número gratuito de telefone. Além das 475 solicitações e sugestões relatadas ao setor de atendimento por meio do 0800, 421 cidadãos registraram seus pedidos ao governo do Paraná pela página da secretaria na internet. Outras pessoas preferiram se dirigir até a sede da instituição, localizada em Curitiba, para fazer suas reivindicações. Por necessitarem de averiguação, devido à sua complexidade, 610 casos foram submetidos a uma triagem e, em seguida, encaminhados às secretarias, autarquias, empresas públicas e instituições de Ensino Superior aos quais eram relacionados, para que depois fosse mandada uma resposta a cada interessado. A maioria era de solicitações de informações.

A maioria das reclamações foi feita através de um telefone gratuito

Dentre os assuntos que constavam nos relatos da população em janeiro estavam concursos, documentação, matrícula em escolas da rede pública de ensino, fiscalização ambiental e impostos. Também foram verificadas solicitações de competência de governos municipais e do federal, além dos Poderes Judiciário e Legislativo. Nessas situações que não eram competência do governo do Paraná, os cidadãos foram orientados sobre os órgãos os quais deveriam procurar. Isso porque a Ouvidoria – conforme decreto que regula as suas atividades – recebe somente pedidos que se referem ao Poder Executivo estadual.

Canais

Os paranaenses têm quatro meios para se comunicar com a Ouvidoria do Estado. Um deles é o telefone 0800-411113. Cartas devem ser endereçadas à rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, na capital. O CEP é 80.420-000. Atendimentos pessoais são realizados no mesmo local, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Além disso, os cidadãos podem apresentar demandas ao governo através do site www.ouvidoria.pr.gov. br. Ao acessar a página, deve-se clicar no link “Fale com o Ouvidor” e, então, registrar a solicitação, reclamação, denúncia, sugestão ou elogio.

Para Alvaro Dias, imposto de renda não deve incidir sobre participação do trabalhador em lucro da empresa Assessoria

Brasília - O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) quer estabelecer um tratamento tributário igualitário en-

tre as parcelas de lucro recebidas por sócios e acionistas de empresas e as destinadas aos trabalhadores. Sua intenção é livrar a participação dos empregados nos lucros

ou resultados das empresas da incidência de imposto de renda retido na fonte. A iniciativa está sendo tratada em projeto de lei (PLS 175/08) em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Essa mudança na lei que dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa (lei 10.101/00), vem aproximá-la da que consagrou a integração tributária entre as rendas obtidas pela empresa e pelas pessoas físicas que fizeram aporte de capital ao empreendimento (lei 9.249/95). Por meio dessa lei, os lucros e dividendos distribuídos aos sócios e acionistas deixaram de ser tributados. O benefício se amparou no argumento de que o lucro já fora, em etapa anterior, taxado no âmbito da pessoa jurídica.


Geral

10 de fevereiro de 2009

A11

Aposentadoria de 30 minutos ainda não é realidade em PB Na aposentadoria por idade, os serviços estão sendo feitos em menos de meia hora. Já para tempo de serviço a promessa ainda é utópica Matheus Auzani

Pato Branco - Ainda no início de janeiro o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que a concessão da aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos seria realizada em um período de 30 minutos. O atendimento não dependeria da apresentação de documentos, pois o cálculo seria feito a partir de dados retirados do sistema da previdência. Algumas semanas depois, mais precisamente no final do mês passado, as afirmações do INSS se estenderam para aposentadoria por tempo de serviço e para concessão do salário-maternidade. Pouco mais de um mês depois da promessa inicial feita pelo órgão, não são todas as pessoas que são atendidas dentro do prazo estabelecido. De acordo com a chefe da Agência da Previdência Social de Pato Branco, Luiza Helena Gabriel, a maioria dos casos ocorre por inconsistências no cadastro da previdência ou pela necessidade de apresentar outros documentos. “As

pessoas chegam aqui com a identidade nas mãos e acham que vão se aposentar em 30 minutos. Não é assim que funciona. Alguns requisitos básicos são necessários, como a idade adequada e o número de contribuições mínimas”, explicou Luiza. Segundo ela, em função disso, muitos pedidos de aposentadoria são estendidos para bem além da meia hora, às vezes, até mesmo por semanas.

Em 30 minutos? Só por idade

Segundo a chefe da Agência da Previdência Social, são de fato poucos os benefícios que são concedidos dentro dos 30 minutos até agora. “A aposentadoria por idade até conseguimos realizar todo o processo em 30 minutos. O que complica mais é a aposentadoria por tempo de serviço, em função da documentação”, destacou. Segundo ela, geralmente o sistema não apresenta todos os dados necessários e isso demanda um período de tempo bem maior. “As

Os atendimentos na Agência da Previdência Social devem ser feitos mediante agendamento pelo telefone 135 ou pelo site

pessoas devem se dirigir à agência com todas as informações possíveis e a documentação necessária. Muitas pessoas chegam aqui querendo contar o período de trabalho rural. O fato é que não temos essas informações no sistema da previdência”, afirmou. Neste caso, Luiza explicou que o interessado deve apresentar testemunhas e comprovar vínculos empregatícios, caso os tenha em anos anteriores a 1976. “Antes desse período não temos nada no sistema”, acrescentou. Ela destacou ainda que, caso haja contribuições posteriores a 1994 que não estejam registradas no sistema, é preciso pedir homologação da chefia e comprovação com outros documentos para incluir o período no cálculo. Nesse caso, o processo pode levar mais algumas semanas. Claro que, segundo ela, para alguém se aposentar por idade não basta chegar à agência, munido apenas de RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física). “A pessoa precisa apresentar o recolhimento, carteira de trabalho ou os carnês de contri-

buição, que são utilizados por profissionais autônomos”, explicou. De acordo com Luiza, o mínimo que o beneficiado deve ter contribuído para a previdência é de 15 anos. Segundo informações da Previdência Social, alguns fatores podem comprometer o cumprimento do prazo de 30 minutos. É o caso de quem tem mais de um número PIS; de quem trabalhou em condições insalubres, que precisa apresentar formulários que comprovem essa situação; de empresas que não migraram para o sistema do INSS e de quando há divergências sobre os dados do cadastro. “O prazo é possível quando todos os vínculos estão no sistema e quando não há dúvidas sobre eles”, esclareceu Luiza. Para ela, não é possível garantir que 100% dos atendimentos sejam feitos em 30 minutos. Segundo a própria Previdência, o INSS não faz levantamento de quantos foram os atendimentos que cumpriram o prazo de meia hora até agora.

Quem tem direito

Para se aposentar por idade,

o trabalhador urbano precisa ter 65 anos (homem) ou 60 (mulher) e um prazo mínimo de contribuições ao INSS. Aqueles que se inscreveram a partir de 25 de julho de 1991, devem ter 180 contribuições, o equivalente há 15 anos. No caso daqueles que se inscreveram antes dessa data, é utilizada uma tabela de transição com acréscimo de seis meses a cada ano. Para quem atingir a idade em 2009, por exemplo, são necessárias 168 contribuições, o equivalente a 14 anos. Quem completou a idade em 2008, por exemplo, precisa ter apenas 162 contribuições. As contribuições não precisam ser contínuas.

Serviço

A concessão da aposentadoria ou do salário-maternidade é feita mediante o agendamento de um horário no INSS, o que pode ser feito pelo telefone 135 ou no site www. previdencia.gov.br. “Se as pessoas agendarem os atendimentos o processo será mais ágil e, com isso, podemos alcançar esse tempo de atendimento estipulado pela Previdência Social”, disse.

Previdência anuncia construção de mais de 700 prédios do INSS Agência Brasil

Brasília - A Previdência Social vai investir cerca de R$ 800 milhões na construção, reforma e substituição de prédios alugados, nos próximos dois anos. O ministro José Pimentel anunciou ontem a abertura de licitação para as obras. Ao todo, pelo menos 720 novas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão abertas em cidades com mais de 20 mil habitantes. Metade do dinheiro, R$

400 milhões, virá do orçamento da pasta e de emendas orçamentárias. A venda de outros imóveis da Previdência Social que não estão sendo utilizados, nem podem ser adaptados para as novas agências, vai oferecer a outra metade do dinheiro necessário. Pimentel garantiu que o dinheiro dos leilões será diretamente investido nos novos prédios. “Cada R$ 1 arrecadado terá R$ 1 investido”, afirmou o ministro, em entrevista coletiva. Existem atualmente no

A reforma dos prédios e agências já existentes será para atender a exigências de segurança e de acessibilidade para pessoas com deficiência

país 3.489 imóveis não-operacionais, que são os que não servem para a Previdência. Uma parte desses imóveis, 265, será repassada para o Ministério das Cidades e transformada em moradia para famílias com renda de até cinco saláriosmínimos. Para o Ministério da Saúde serão transferidos 323 imóveis. A maioria dos imóveis não-operacionais, 2.581, ainda tem pendências a serem resolvidas e só depois terão a destinação definida

– provavelmente serão vendidos. O resto já está pronto para ser leiloado. “Contratamos a Caixa Econômica Federal como órgão gestor e avaliador desses imóveis e, neste ano de 2009, devemos

vender um bom número deles”, informou Pimentel. A reforma dos prédios e agências já existentes será para atender a exigências de segurança e de acessibilidade para pessoas com deficiên-

cia. “A Previdência está melhorando o desempenho e, com isso, evitando que seus imóveis fiquem apodrecendo, como acontece hoje nas ruas, praças e cidades do Brasil”, completou o ministro.


A12

10 de fevereiro de 2009

Publicidade


Publicidade

10 de fevereiro de 2009

A13


A14

10 de fevereiro de 2009

Social

Delise Almeida Guarienti e o prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Rubem Miguel Foletto Hélio Manoel Alves foi eleito presidente da Acamsop M/13 no último sábado. A diretoria ficou com a seguinte composição: presidente Prefeito de Coronel Vivida, Fernando Gugik, de honra, Marcelino Ampessan discursando no jantar de recepção à comitiva italiana Capanema (PP); presidente, Hélio Manoel Alves - Ampére (PDT); primeiro-vice-presidente, Edso Ribeiro dos Santos - São Jorge d’Oeste (PPS); segundo-vicepresidente, Alceu Storchi - Santa Izabel d´Oeste (PR); primeirotesoureiro, Jocemar Roberto Madruga - Francisco Beltrão (PT); segundo-tesoureiro, Lino Alfeu Zeni - Verê (PMDB); primeira-secretária, Tereza Ana Giacomini - Renascença (PSDB); segunda-secretária, Maria Lucia Geittenes - Pinhal de São Bento (DEM); e diretor de Patrimônio, Valmir Cristani – Nova Prata do Iguaçu (PSC) A Prefeitura de Pato Branco, mantendo a tradição iniciada no governo Roberto Viganó, prepara o Encontro do Dia Internacional da Mulher, com a participação das produtoras rurais do município. Nesta sexta, a comissão organizadora, coordenada pela secretária municipal de Agricultura, Leunira Tesser, manteve mais um encontro de trabalho para organizar o evento, que será dia 5 de março. São parceiros na promoção do encontro a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Agricultura, Emater, Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Cleomara Luczkievicz


Social

10 de fevereiro de 2009

A15

Grupo Bela Italia de Pato Branco em apresentação na última semana em Coronel Vivida

Prefeito de Vitorino, Valdir Picolotto, acompanhado de lideranças do município recebendo recursos viabilizados pelo dep. Nereu Moura e governador Roberto Requião

Festa de um ano de Gabriel Valerio Dambros, filho de Evelize e Marcos

Competente profissional Maria, do Salão New Time, foi quem produziu a linda Taimara para seus 15 anos. Eva Marchesi Fotografia registrou

Você consegue saber se um homem é inteligente pelas suas respostas. Você consegue saber se um homem é sábio pelas suas perguntas. (Naguib Mahfouz)


A16

10 de fevereiro de 2009

Geral

Construindo o Saber incentiva o aprendizado com doações Redação

Pato Branco – O Projeto Construindo o Saber começou os projetos de 2009 com a distribuição de kits de materiais escolares às sete escolas municipais adotadas. Ao todo serão distribuídos 1.600 kits adquiridos com a colaboração dos mais de 60 empresários conveniados. Os kits, chamados de Kit Conhecimento, são compostos por 15 itens cada, entre eles, cadernos, folhas, lápis de escrever e pintar, folhas e tinta. Ontem foi a vez da Escola Municipal José Fraron receber os kits. Nesta terça-feira, a equipe do programa fará a entrega nas escolas Vila Verde, Santos Dumont e Passo da Ilha. Na quarta-feira receberão os kits as escolas Juvenal Cardoso, Fundabem e São Cristóvão. Este é o quarto ano de projeto e de entrega de materiais escolares aos alunos das escolas adotadas. Neste ano foram investidos cerca de R$ 30 mil para a compra dos 1.600 kits de material escolar. De acordo com o coordenador do projeto, José Roberto Stanqueviski, os kits são entregues para os diretores e eles repassam aos alunos que precisam de acordo com a confirmação dos pais. Para os alunos, de acordo com o coordenador, o Kit Conhecimento serve de incentivo para eles se dedicarem aos estudos e também participarem dos programas desenvolvidos pelo projeto. Ele destaca que alguns chegam a vibrar de felicidade quando recebem os kits na escola. A felicidade é também dos diretores. A diretora da Escola Municipal José Fraron, Andréia Costa de Assis, destaca que é importante e gratificante o recebimento dos mate-

Os alunos da Escola Mun. José Fraron vibraram com a chegada da equipe do Construindo o Saber

riais, não somente para a escola como para os pais. Dos 320 alunos da escola a maioria precisa do kit do projeto. A diretora explica que os kits são entregues diretamente aos pais em reunião e assinam o recebimento no local. Já aqueles que não precisam e desejam doar o kit para a escola assinam a autorização e os materiais são repassados aos alunos conforme há necessidade de reposição no decorrer do ano. No entanto, cada escola é livre para escolher a

sua maneira de distribuição dos kits. Com os Kits Conhecimento, de acordo com Andréia, os professores podem diversificar as aulas, pois os alunos contam com materiais diferentes, principalmente para a disciplina de Arte. A diretora aproveita para agradecer, também em nome dos pais, aos responsáveis pelo projeto e aos colaboradores, pois os materiais são de fundamentais para os alunos e a escola. Para o presidente da Cooperativa Sicredi, Clemente Renostro, o objetivo da parceria com o projeto é poder contribuir com a população, não somente financeiramente, mas para o desenvolvimento do ser humano. “Temos a nossa parcela de responsabilidade para

a melhoria dos munícipes. Entendemos que faz parte do nosso princípio de cooperativismo auxiliar na transferência de conhecimento para as pessoas mais pobres contribuindo com o desenvolvimento da sociedade”, destaca. Estão previstos ainda para este ano a realização do III Concurso de Leitura, entre abril e maio, o II Concurso de Matemática, entre agosto e setembro, e uma vez por mês haverá reunião com os pais de uma das sete escolas para discutir sobre a responsabilidade da Educação das crianças. As pessoas interessadas podem acompanhar o desenvolvimento do projeto através do site www.construindoosaber.com, que foi criado em 2008.

Composição do Kit Conhecimento:

Caderno de linhas 48 folhas (3 unid.) - Caderno de desenhos (1 unid.) Caixa de lápis de cor (1 caixa) Lápis de escrever (2 unid.) - Borracha Nr 60, (1 unid.) Apontador sem depósito (1unid.) - Tesoura 12cm escolar (1 unid.) Cola 90g (1 unid.) - Régua plástica 30cm (1 unid.) Massa de modelar c/ 6 cores (1 cx) - Papel Sulfit A4 (100fl) Caneta (1 unid.) - Folha de papel E.V.A. (2 unid.) Papel kraft (2m) - Tinta guache (1 cx)


Agricultura

Ivo Polo é reeleito vice-presidente da Faep por mais três anos Daiana Pasquim com assessoria

Pato Branco – O agricultor e presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Ivo Polo foi reeleito por mais três anos à vice-presidência da Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná), da Regional Sudoeste. Entre os 42 municípios, ele é a referência para os produtores e sindicatos ligados à federação. A reeleição, já que Polo exerce a função desde 2006, foi para atender a um pedido pessoal do presidente da Faep, Ágide Meneguette – também reeleito-, feito ainda em março de 2008, na ocasião da posse de Polo no Sindicato Rural de Pato Branco. Além de vice-presidente da Faep, Polo também foi escolhido para ser o vice-presidente do Núcleo Sudoeste, cuja presidência ficou com Enio Pigosso, de Chopinzinho. “Ter um representante regional auxilia nas reivindicações que buscamos junto a Faep e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária). A força é muito maior, pois temos acesso livre nos trabalhos feitos pela federação e trabalhamos de igual

“Ter um representante regional auxilia nas reivindicações que buscamos junto a Faep e a CNA”, avalia Polo

para igual”, avaliou Ivo Polo.

Reeleição

O presidente da Faep, Ágide Meneguet-

Chapa eleita - Triênio 2009-2012

Presidente: Ágide Meneguette Vice-presidentes: Moacir Micheletto, Guerino Guandalini, Nelson Teodoro de Oliveira, Francisco Carlos do Nascimento, Ivo Pierin Júnior e Ivo Pólo. Diretor-secretário: Livaldo Gemin 2º-diretor-secretário: Pedro Paulo de Mello Diretor-financeiro: João Luiz Rodrigues Biscaia 2º-diretor-financeiro: Paulo José Buso Júnior Conselho Fiscal: Sebastião Olimpio Santaroza, Luiz de Oliveira Netto e Lauro Lopes Delegados-representantes: Ágide Meneguette, João Luiz Rodrigues Biscaia, Francisco Carlos do Nascimento, Renato Antônio Fontana.

te, foi reeleito no dia 26 de janeiro para exercer a presidência da entidade durante o triênio 2009/2012. A eleição da nova diretoria aconteceu na sede da entidade em Curitiba e contou com a participação de delegados-representantes de sindicatos rurais do Estado. No discurso de abertura da assembleia-geral para eleição da nova diretoria, Meneguette lembrou que, entre 2006 e 2008, o endividamento dos produtores rurais foi o principal problema enfrentado pela Faep. Meneguette ainda relembrou fatos relacionados ao seguro rural, febre aftosa, meio ambiente, transgênicos, CPMF, inflação, hortifruticultura, avicultura, com também, falou sobre as perspectivas para o setor. Segundo ele, bem no momento em que a agricultura parecia estar novamente se aprumando, em razão dos bons preços internacionais – embora com o aumento dos custos de produção – sobreveio a crise mundial no mês de setembro do ano passado. Para o presidente da Faep, embora exista uma percepção de que a comida é a última despesa que se corta, já há sinais de uma retração no mercado por conta da crise. Ele afirmou que o governo ampliou os recursos ao setor para compensar a falta das tradings na comercialização. Porém, isso foi insuficiente. “Nessa nova fase, com crise e tudo, precisamos contar com a participação efetiva de todos os sindicatos e seus dirigentes para enfrentar a situação da conjuntura e, quando ela passar, sairmos mais fortalecidos”, concluiu.

10 de fevereiro de 2009

A17

CNA: PIB do campo voltou a cair

Valor Econômico

Brasília - Pelo segundo mês consecutivo, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio nacional registrou uma variação negativa em seu desempenho em 2008. A soma das riquezas do setor teve contração de 0,42% em novembro do ano passado. Em outubro, pela primeira vez em 27 meses, o PIB do agronegócio caiu 0,88%. Mesmo sob os efeitos da crise financeira global, que reduziu preços e demanda internacionais, a expansão acumulada pelo setor em 11 meses de 2008 somou 6,15%, segundo estimativa divulgada na última sexta-feira pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) e pelo CepeaUSP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O PIB do setor deverá totalizar R$ 682,15 bilhões. Em 2007, a soma atingiu R$ 642,6 bilhões, uma significativa expansão de 7,9% - e a maior desde os 8,8% de 2002. A desaceleração mais aguda ocorreu nas indústrias de açúcar, beneficiamento de produtos vegetais, calçados, têxteis, vestuário, madeira e mobiliário, além de papel e celulose. A maioria dos setores industriais agropecuários já revelava perda no ritmo de atividade desde novembro de 2007. Conforme a CNA, os maiores prejuízos ocorreram em segmentos que mais sentiram o efeito da perda de competitividade devido ao real muito valorizado até setembro.


A18

Variedades

10 de fevereiro de 2009

horóscopo De 21/03 a 20/04

radicci ÁRIES

A vida profissional, negócios e associações estarão bastante favorecidos hoje. Faça novas amizades e procure auxiliar quem necessita de sua ajuda. Perfeito ao amor. Se você pretende se associar a alguém, este pode ser considerado o dia ideal. De 21/04 a 20/05

TOURO

Pessoas amigas podem colaborar com seus projetos e ideias. Não faça segredo daquilo tudo que você pensa e sente. Há momentos na vida que precisam ser desfrutados, para depois serem compreendidos. De 21/05 a 20/06

GÊMEOS

Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa um bom período do ano. Poderá progredir muito através do próprio esforço. De 21/06 a 21/07

CÂNCER

Dedicar-se à rotina é o melhor que pode fazer neste dia. Pense nos problemas como quem tenta solucionar um quebra-cabeça e encontrará a solução adequada. De 22/07 a 22/08

LEÃO

Agir com prudência e decisão será a norma principal e válida para este dia. Quaisquer dificuldades que possam surgir serão facilmente contornadas. Conte com os familiares. De 23/08 a 22/09

VIRGEM

Grandes possibilidades de sucesso estão ao seu redor. Procure ser mais amigo e cortês a fim de ganhar dinheiro e conquistar simpatias. Você pode mostrar interesse por novos romances e poderá entregar-se de corpo e alma em algum novo relacionamento. De 23/09 a 22/10

LIBRA

Êxito nas questões que demandem sigilo, loteria, jogos, esportes e casamento. Dia excelente para resolver problemas financeiros. Possibilidades de ganho na loteria ou de ter sua situação mudada para melhor a qualquer momento. De 23/10 a 21/11

ESCORPIÃO

Dia em que exigirá o máximo de sua inteligência para que possa conseguir realizar seus anseio e desejos. O fluxo astral é dos melhores para sua saúde, para tratar com religiosos e para solicitar favores. De 22/11 a 21/12

SAGITÁRIO

Os fluxos poderão ajudá-lo no período da tarde. Tudo se resolverá da melhor forma possível e com perspectivas das melhores. Lucros e vantagens. Dia neutro para o amor. De 22/12 a 20/01

CAPRICÓRNIO

Momento em que receberá benefícios inesperados conseguirá atrair a simpatia dos outros e será muito feliz em sua vida familiar, amorosa e bem sucedido profissional e financeiramente. De 21/01 a 19/02

AQUÁRIO

Mantenha a calma. Lucros inesperados através de jogos, sorteios e da loteria. Cuidado para não se expor demais para não se arrepender depois. Não dê ouvidos a determinadas pessoas, principalmente àquelas incoerentes. De 20/02 a 20/03

PEIXES

Algumas contrariedades em seu lar estarão previstas. Por outro lado, o fluxo é favorável para acertar na loteria. Bom fluxo para negócios. O dia também é bom para quem deseja mudar de emprego ou arriscar um novo projeto.

novelas

Negócio da China

Edmar avisa a Myrna que Flor de Lys acordou. Flor de Lys diz a Edmar que não lembra onde guardou o pen drive. Diego se espanta com o estado de saúde mental de Denise. Edilza avisa Lucivone, Aldira e Luli que irá recompensar a pessoa que trouxer informações sobre o pen drive. Suyan fala para Flor de Lys que Jasão foi atrás de Wu e desapareceu.

Três Irmãs

Xande pede Suzana em casamento. Ela reage violentamente, mas logo se resigna diante das ameaças dele. Excelência passa mal e Violeta manda chamar Alcides para atendê-lo. Xande instala Suzana em um novo quarto, sob a vigilância de duas empregadas. Depois de ser rejeitado por Sueli e Carminha, Galvão vai dormir sozinho na sala. Xande obriga Suzana a ligar novamente para casa e Gregg anota o número de onde ela fez a chamada. Excelência pede ajuda a Baby para se vingar de Bento. Neidinha acorda Andrade com sua animação e ele fala como Beleza. Polidoro tenta rastrear a chamada de Suzana. Bento conta a Eros que terá uma conversa difícil com um de seus pacientes, sem mencionar que é Sandro. Adamastor atende Walquíria no centro estético. Violeta e Glauco tramam contra Walquíria. Baby diz a Excelência que já sabe qual é o ponto fraco de Bento. Sandro revela a Bento o verdadeiro resultado dos exames. Leonora desabafa com Neuza.

Caminho das Índias

César se apresenta a Dario e força uma proximidade com o namorado da filha, interessado em sua posição na Cadore. Suellen dança com Ademir e Castanho sente ciúmes. Ilana ameaça contar para Aída que César aceitou Camila em sua casa porque está interessado em se aproximar de Dario. Camila tenta desabafar com Dario, mas ele não está interessado em seus problemas. Leinha descobre que Camila conversou com Ravi pela internet. Raj se preocupa com a possibilidade de Ravi estar apaixonado. Duda parte para a Índia e Chiara tem um mau pressentimento. Raul chega em casa e diz que o motor de seu carro pifou. Silvia e Cadore fazem perguntas, mas Raul se esquiva. Tarso vai até a casa de Murilo e é recebido por Tônia. Murilo tenta se reaproximar de Yvone, mas ela diz que gosta de outro homem. Laksmi fica horrorizada quando Chanti declara não querer casar. Opash se enfurece ao saber que Karan quer que o sistema de Raj seja implantado na loja. Bahuan e Maya notam Shankar olhandoos de longe com severidade. Raul solicita pelo call center a retirada do dinheiro e pede informações sobre a Índia para Maya. OBS.: Resumos fornecidos pelas emissoras, às quais cabe, exclusivamente, a responsabilidade em manter e fornecer os capítulos atualizados.

Hoje

Iotti

Hoje é terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 Santa Escolástica e São Guilherme de Malevalle Estamos no verão Sol a 21°30’ de Aquário A Lua é cheia a 28°23’ de Leão Mercúrio a 25°46’ de Capricórnio Vênus a 5°25’ de Áries Marte a 4°14’ de Aquário passatempo


Brasil giro nacional

Suspeita

Brasília - A investigação feita pela Polícia Federal nas empresas da família Sarney mostra que o suposto esquema que envolveria integrantes do clã em lavagem de dinheiro, fraude em licitação e desvio de recursos públicos pode ter atuado no Maranhão durante a gestão de Roseana Sarney (PMDB-MA) no governo do Estado (1998- 2002). A PF quer investigar também se o grupo se valeu de contatos com pessoas indicadas pelo senador José Sarney (PMDBAP) para cargos em estatais para obter vantagens em obras públicas. De acordo com a PF, uma das empresas investigadas - a Proplan - participou da execução do projeto de recuperação da lagoa de Jansen, obra orçada em R$ 118 milhões. O caso, mesmo antigo, mereceu a atenção da PF na investigação aberta em 2007. Os policiais pediram à Justiça autorização para buscar documentos do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado.

Câmbio

10 de fevereiro de 2009

Crise entre PT e PMDB se acirra Agência Estado

Brasília - A disputa pelo comando do Senado, na semana passada, jogou mais combustível na crise entre PT e PMDB, os dois maiores partidos da coalizão governista. Informado sobre as cotoveladas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já conversou reservadamente com líderes do PT e pediu o fim das animosidades. Lula alegou que precisa do PMDB no palanque de 2010, em apoio à ministra Dilma Rousseff, e tentou sanar nas feridas petistas. O confronto provocou até um efeito colateral no Planalto: atiçou a ira do PT contra o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Desde que José Sarney (PMDB-AP) venceu a eleição no Senado, Múcio tenta falar por telefone com o senador Tião Viana (PT-AC), candidato derrotado na disputa. Apesar de filiado ao PTB, o articulador político do Planalto é visto pelos

Múcio (PTB) é visto pelo PT como homem do PMDB

petistas como “homem do PMDB”. “O governo precisa ter clareza de que estabelecer melhor relacionamento com o Congresso significa entender que política se faz com acordos, palavras e atitudes”, disse Viana. “É preciso pôr freio nos excessos e o interesse público em pri-

meiro lugar”. Derrotado por Sarney, Viana acredita que Múcio trabalhou para eleger o peemedebista. Ficou ainda mais irritado quando o PTB, partido do ministro, apoiou Sarney. Diplomático, o ministro nega que tenha agido assim, mas não quer esticar o assunto para evitar apro-

fundar a crise. “Existem feridas de campanha que envolvem pessoas inteligentes e o tempo vai ajudar a curar”, afirmou Múcio. “Vamos deixar a emoção passar para ver onde a luz amarela está piscando”. Se dependesse de algumas facções do PT, não só a cadeira de Múcio. como a do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), seriam entregues a petistas. Lula, porém, já avisou que não só manterá Múcio, como também Jucá. A mudança ocorrerá na liderança do governo no Congresso, já que a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) se licenciará para fazer uma cirurgia. O PMDB chegou a citar para o cargo o ex-líder da bancada, Valdir Raupp (RO), mas o PT bate o pé e não aceita a indicação. “O PMDB já tem os presidentes do Senado e da Câmara, seis ministérios, a liderança do governo no Senado e no Congresso. Falta o quê, agora?”, perguntou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Brasília - O presidente do BC informou que as intervenções da autoridade monetária no mercado de câmbio desde o agravamento da crise até o fim de janeiro somaram US$ 61 bi. Desse total, US$ 14,3 bi foram de venda de dólares no mercado à vista, US$ 7,4 bi de leilões de moeda com compromisso de recompra, US$ 6 bi de leilões de linhas para comércio exterior, e US$ 33,3 bi de operações de “swap” cambial. Meirelles também informou que as liberações de depósitos compulsórios feitas para atenuar os problemas de liquidez no mercado interno somaram R$ 99,2 bi.

Crédito já voltou para os níveis da pré-crise

Renúncia

Produção de veículos dispara 92,7% e venda sobe

Brasília - Em sua carta de renúncia ao cargo de segundo-vicepresidente da Câmara, o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) afirma que seu afastamento se dá em razão da “ausência de respaldo” do próprio partido para o exercício do cargo. No documento que foi encaminhado ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), divulgado ontem à imprensa, Moreira se diz vítima de “inverídicas imputações” e que seu desligamento do cargo na Mesa Diretora é irretratável.

A19

Agência Estado

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem que as concessões de crédito no Brasil já retornaram para os níveis anteriores à crise financeira. Segundo ele, considerando o mês de setembro como base 100, as condições de crédito tiveram uma queda para 92,7 em outubro e retornaram a 101,1 em janeiro. Ele disse também que o estoque de crédito

Agência Estado

São Paulo - A produção de veículos no Brasil saltou 92,7% em janeiro sobre dezembro depois de cinco meses de quedas consecutivas. Além disso, as vendas subiram 1,5% na mesma base de comparação, segundo dados divulgados ontem pela Anfavea. O mercado esperava com ansiedade os dados, depois que a produção industrial brasileira como

cresceu 6,5% em dezembro ante setembro de 2008. Ele destacou que, na mesma base de comparação, os bancos pequenos tiveram um crescimento de 0,6%, os grandes bancos, expansão de 10% e os bancos públicos, de 12,9%. Meirelles explicou que o crédito foi um dos canais por meio do qual a crise afetou o Brasil. Segundo ele, esse impacto se deu principalmente pela queda do crédito internacional. Por isso o governo tem

um todo apresentou queda recorde em dezembro, puxada pelo setor automotivo. Na comparação com o mesmo mês de 2008, os dois índices tiveram queda: a produção caiu 27,1% e as vendas 8,1%. As vendas externas de veículos novos despencaram 48,1% em janeiro sobre dezembro e recuaram 60,1% sobre o ano anterior, atingindo 22,6 mil unidades. Em valor, as exportações declinaram 50,5% contra dezembro e 58,2% na com-

atuado para suprir essa carência de crédito, ofertando recursos das reservas internacionais e ampliando a capacidade de crédito dos bancos públicos, com a injeção de recursos de R$ 100 bi no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Nós estamos substituindo o crédito externo. Essa é a primeira etapa. Na etapa seguinte é importante que os preços do crédito caiam, que a taxa de aplicação seja

paração anual, para US$ 428,3 milhões. As vendas de automóveis e comerciais leves, modelo bicombustível (flex), totalizaram 163.545 unidades em janeiro de 2009, com participação de 86,2% das vendas do segmento. No mesmo mês do ano passado, a participação dos veículos flex foi de 87,2%. O destaque do mês foi a GM, cujas vendas de automóveis e comerciais leves saltaram de 29.310,

menor”, afirmou Meirelles, explicando que o aporte do BNDES vai ajudar nesse sentido. Meirelles afirmou que o Brasil entrou nessa crise melhor preparado do que uma série de outras economias, porque vinha com um crescimento acelerado, expansão da massa salarial, redução do número de pobres e com reservas em níveis bastante elevados, que permitem que o governo atue para minimizar os efeitos da crise no país.

em dezembro, para 38.151 unidades em janeiro. A Fiat registrou vendas de 43.312 unidades, alta ante as 42.567 unidades de dezembro, o que a coloca em primeiro lugar no país. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com comercialização de 41.134 unidades no mês passado contra vendas de 40.374 unidades em dezembro. A Ford teve vendas praticamente estáveis, passando de 22.603 para 22.561.


A20

Agricultura

10 de fevereiro de 2009

Setor agroindustrial brasileiro cresceu 1,8% em 2008 Rafael Barzotto

Pato Branco – No último ano, a agroindústria brasileira cresceu 1,8%. O ritmo de crescimento foi bastante inferior ao registrado em 2007, quando a agroindústria apresentou um crescimento de 5% em relação a 2006. Os dados foram divulgados na última quinta-feira, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice de crescimento do setor agroindustrial ficou abaixo, também, do registrado pela média da indústria nacional em 2008, 3,1%. De acordo com o relatório divulgado pelo IBGE, a desaceleração no crescimento foi influenciada pela crise econômica mundial, também pela queda na demanda de exportações de produtos agropecuários. Ainda em conformidade com o relatório, o resultado anual da agricultura foi influenciado pelas boas condições climáticas ao longo do ano e também pelo aumento no uso de defensivos agrícolas, que contribuem para uma produtividade otimizada. O setor agroindustrial começou o ano avançando 6,1% nos primeiros três meses. Nos segundos e terceiros semestres, o avanço foi menor: 2,6% e 2,4%. No quarto semestre, segundo o IBGE, já sentindo os impactos da crise financeira, a agroindústria registrou

um recuo de 3,1%.

Setores

O setor de produtos industriais derivados da agricultura teve um avanço de 0,6%O resultado foi fortemente influenciado pelo desempenho positivo dos derivados da soja e de cana-de-açúcar. O bom desempenho é explicado pelo IBGE, na soja, pelo crescimento da safra e aumento dos preços. Já o crescimento dos derivados de cana-de-açúcar é apontado como resultado do direcionamento da safra para a produção de álcool, que cresceu 11,2% no país. No setor dos produtos industriais utilizados pela agricultura, o aumento da produção foi marcado pela ampliação na produção de máquinas e equipamentos agrícolas. Enquanto isso, os setores de adubos e fertilizantes recuou 12,2%. Os produtos industriais derivados da pecuária, os derivados de aves cresceram 5,4%, enquanto os derivados de pecuária bovina e suína recuaram 2,8% no ano passado. O crescimento do setor avícola foi influenciado, de acordo com o IBGE, pelas exportações, principalmente para Ásia e União Europeia. A queda nos derivados da pecuária bovina e suína é atribuída à queda nas exportações, como resultado do embargo realizado pela União Europeia.

O programa mais alimentos foi instituído pelo GF em 2008

Primeiro trator do Programa Mais Alimentos é entregue em PB Rafael Barzotto

Pato Branco – Na última quinta-feira, 5, João Pedro Paloski, morador da comunidade de São João Batista, em Pato Branco, recebeu o primeiro trator aprovado pela linha de crédito Pronaf Mais Alimentos no município. João Pedro agora poderá plantar e fazer a manutenção de suas lavouras nos períodos mais adequados, com redução de custos e consequente aumento na renda de sua propriedade. O segmento do qual faz parte, o da agricultura familiar, detém 20% das terras e responde por 30% da produção global. Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro, como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais, chega a ser responsável por 60% da produção. As experiências de sucesso da agricultura familiar têm tido pressupostos comuns: organização de produtores, qualificação de mão-de-obra, crédito, produtos com valor agregado e emprego de tecnologias adequadas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária. Foi nessa direção que, a partir da safra 2008/2009 o governo federal instituiu a linha de crédito Pronaf Mais Alimentos, que destina recursos para investimentos em infra-estrutura da propriedade rural, criando condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade; representando um avanço das políticas públicas para reforçar a atividade da agricultura familiar. “Atender à demanda dessa importante parcela da população brasileira é um desafio gratificante e fundamental para uma sociedade mais justa e harmoniosa” res-

saltou Terezinha Lucia Zolet Palma, consultora da Cultivar Assistência Técnica Agropecuária, empresa que elaborou e encaminhou o projeto pleiteando o financiamento, via Banco do Brasil, do trator da empresa Shark – concessionária autorizada Valtra em Pato Branco. “Essa linha de crédito está proporcionando um estímulo para a permanência do agricultor e seus filhos no campo, que comumente se encontram sem perspectivas de crescimento e acesso a novas tecnologias, o que os leva muitas vezes à busca de outras opções de trabalho nas cidades”, completou a consultora. O Plano Safra Mais Alimentos leva ao campo uma linha de crédito com prazo de pagamento de até dez anos, incluído até três anos de carência, com taxa de juros de 2% ao ano, com limite de até R$ 100 mil. A linha de crédito contempla agricultores que tenham 70% da renda da unidade familiar oriunda das seguintes atividades: olerícolas, frutas, arroz, feijão, milho, mandioca, trigo, leite, caprinos e ovinos. Um acordo entre o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e os fabricantes de máquinas agrícolas permite que tratores da linha da agricultura familiar sejam comercializados com desconto médio de até 15%. Para ter acesso ao Pronaf Mais Alimentos, o agricultor dever ter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf); procurar uma empresa de Assistência Técnica Agropecuária para elaborar um Projeto Técnico de Financiamento que será encaminhado ao agente de crédito, com a aprovação o agricultor está apto a acessar o recurso.


Polícia Plantão

Apreensão de crack

Em Francisco Beltrão, a Polícia Militar abordou no bairro São Francisco, Luiz Ricardo de Assunção, 31, que estava com 20 pedras de crack. Ele informou ter comprado a droga de Janete de Luiz, residente no mesmo bairro. Na casa da acusada, os policiais militares encontraram 20 sementes de maconha, R$ 190,00 em dinheiro, celulares e materiais utilizados no prepara da drogas para a venda. Os dois acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia local para as providências cabíveis.

Lesões corporais

A Polícia Militar prendeu, em Realeza, Roberto Lindolfo, 21, que portava uma garrucha, calibre 36. Ele é acusado de ter causado lesões em Irani Ferreira e de têlo ameaçado de morte. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia local, devendo responder por porte ilegal de arma.

Furto de veículos

No último final de semana, em Nova Prata do Iguaçu, foi furtada a moto Honda, cor verde, de placa JYO 5978, de propriedade de Cleverson Petroski, que não possui seguro do veículo. Já em Francisco Beltrão, os ladrões levaram uma moto Honda, que estava estacionada na rua Barracão, bairro Marrecas. Durante as buscas, a Polícia Militar encontrou a motocicleta abandonada na rua Florianópolis. O veículo foi recolhido ao pátio da 19ª SDP (Subdivisão Policial) para as devidas providências.

Violência doméstica

Leonora Chagas Sobrinho, 49, moradora no bairro São João, em Pato Branco, acionou a Polícia Militar e informou que estava há vários dias sendo ameaçada de morte pelo seu marido, Romildo Domingues, 48. Ambos foram encaminhados à 5ª SDP (Subdivisão Policial) para as providências cabíveis.

Desvio de cargas

A Polícia Civil de União da Vitória prendeu os irmãos Anildo Carlos da Cruz e Adilson Roberto da Cruz, acusados de integrar uma quadrilha responsável pelo desvio de cargas às margens da BR-476, na cidade de Paula Freitas. O esquema de desvio tinha a participação de funcionários encarregados do transporte de carnes e combustível. “Eles agiam previamente acertados com Dercio Cruz e seus filhos Anildo e Adilson, que mantinham na região uma borracharia como fachada”, explicou o delegado adjunto da 4ª Subdivisão Policial, Jonas Eduardo do Amaral. Cinco pessoas já foram presas. “Dercio Cruz também tem prisão preventiva decretada, mas está foragido. Estamos trabalhando para prendê-lo e responsabilizar toda a quadrilha”, concluiu Amaral.

10 de fevereiro de 2009

A21

Preso suspeito de nove roubos em PB Adenir Brocco

Pato Branco - A Polícia Civil prendeu o principal suspeito do quadro assaltos contra taxistas, dois contra mototaxistas, e outros três roubos zona sul de Pato Branco, em janeiro. Valdecir Soares, conhecido por “Negão do Alvorada” foi reconhecido por várias vítimas através do álbum de fotografias de suspeitos existentes na 5ª SDP (Subdivisão Policial) e o delegado-chefe, Luiz Gilmar da Silva, pediu a prisão preventiva do acusado, que foi concedida pela Justiça e cumprida na última sexta-feira. Conforme informações obtidas na 5ª SDP, entre as vítimas de Negão estão os taxistas José Valentin Loregian e Vilson Gonçalves Cordeiro. Ele é acusado de solicitar as corridas e a caminho do destino

sacava uma faca e dava voz de assalto, levando pequenas quantidades em dinheiro das vítimas. Já na zona sul de Pato Branco, Negão teria praticado três roubos das 14h40 às 22h40 do dia 27 de janeiro. Ele é acusado de ter praticado assaltos em um supermercado localizado no bairro Gralha Azul, levando R$ 10,00 em dinheiro e um pacote de salgadinhos, além de ter roubado R$ 45,00 de um mototaxista, no bairro São Cristóvão, onde também teria invadido em uma pizzaria e roubado a carteira do proprietário do estabelecimento e documentos de uma van, sempre utilizando uma faca para render as vítimas. Valdecir Soares segue preso na Cadeia Pública de Pato Branco. Ele está à disposição da Justiça.

Negão é acusado de utilizar uma faca para render as vítimas

Homem teve a cabeça decepada em São Jorge Adenir Brocco

São Jorge d’Oeste - Um bárbaro crime ocorreu na madrugada do último domingo na linha Gaúcha, em São Jorge d’Oeste. Um homem, que estava sem documentos, mas conforme levantou a Polícia Militar seria Ademir Gonçalves, teve a cabeça decepada e jogada em um poço. Segundo a PM, o crime ocorreu após bebedeira entre a vítima e os três acusados do homicídio, Roque Gonçalves, 27, Claudecir Paz dos Santos, 39, e um adolescente de 17 anos, que

se desentenderam por motivos fúteis. Eles teriam utilizado uma faca para decepar a cabeça de Gonçalves, jogando primeiro o corpo e depois a cabeça da vítima em um poço. Os três acusados foram presos em flagrante nesta segunda-feira e encaminhados à Delegacia de Polícia de São Jorge d’Oeste. Por medida de segurança, eles seriam transferidos para uma outra Delegacia de Polícia da região.

Capanema

Uma enfermeira informou a Polícia Militar que deu entrada no Hospital Sudoeste um ho-

mem com um ferimento profundo na garganta. No local os policiais militares constataram que se tratava de Jair Rodrigues, 37, que morreu horas depois de ser internado. Pelo que a Polícia Militar levantou com familiares, Rodrigues se envolveu em uma briga na linha Santa Maria, em Capanema, onde residia. Os suspeitos da autoria do crime são Marcos Floriano e Dariel Nunes, 18, que residem na mesma comunidade. A PM esteve na casa dos acusados, mas eles não foram localizados. O caso foi repassado a Polícia Civil de Capanema, que dará continuidade nas investigações.

Morte em colisão frontal na BR-373 Adenir Brocco

Pato Branco – Prosseguem os graves acidentes nas rodovias do Sudoeste. No último sábado e domingo, a 6ª Companhia da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) registrou 12 acidentes na região, com uma morte e 17 feridos. Sábado na BR-373, uma colisão frontal envolveu a Saveiro de placas AAX 0043, de Guarapuava, dirigido por Vilmar Zolet, 41, e o Monza de placas ADK 8578, de Cantagalo, conduzido por Lincon Senchechen, 20. O motorista da Saveiro morreu no local do acidente e o do Mon-

za sofreu ferimentos graves. Também ficaram feridos gravemente os passageiros Eloni Colella Zolet, 34, Lediane da Silva Cordeiro, 19, Leandro Santos, 19, e Franciele Dorach, 22, todos encaminhados ao Hospital Santa Clara, de Candói. Na BR-373 houve também o capotamento do caminhão Mercedes Benz de placas KCR 9363, de Maringá, dirigido por Silvano Oliveira de Souza, 27. O condutor do veículo e a passageira Tatiane Polli, 24, sofreram ferimentos leves e receberam cuidados médicos na Policlínica Chopinzinho.

Domingo na PRT-280, houve uma colisão transversal entre o Corsa de placas KKT 8533, de Gramado (RS), dirigido por Silvia Fátima Roman Adms, 38, e o Gol de placas LBO 2076, de Dionísio Cerqueira (SC), conduzido por Remidio Stroher, 49. O motorista do Gol e os passageiros Lourdes Stroher, 48 e Luiz Carlos Stroher, 21, sofreram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital de Dionísio Cerqueira. Neste mês já ocorreram 38 acidentes nas rodovias da região, com dois mortos e 31 feridos. No ano são 158 acidentes, com oito mortos e 149 feridos.

Atira no ex-marido no interior de um colégio Adenir Brocco

Pato Branco – Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Militar atendeu uma tentativa de homicídio no bairro Planalto, em Pato Branco. Segundo a PM, Kátia de Fátima da Silva, 29, invadiu a secretaria do Caic, armada com um revólver e atirou contra o ex-marido, Nei Carlos Gonçalves, 34, que estava no local pegando a transferência das três filhas, todas menores de idade. Ela efetuou três disparos de revólver contra Gonçalves, atingindo as costas o braço esquerdo e a axila do exmarido, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Policlínica Pato Branco. Pelo que foi levantando pela Polícia Militar, Kátia havia ido a um bailão e deixado as filhas em casa, sendo que o ex-marido acabou conseguindo a guarda das meninas. Esse teria sido o motivo que levou Kátia a atirar em Gonçalves com um revólver, provavelmente calibre 38. Ela foi presa em flagrante, mas já não estava mais com a arma, que teria entregado para o seu filho de 14 anos, que fugiu por um matagal e não foi localizado pelos policiais militares.


A22

Esporte

10 de fevereiro de 2009

jogo limpo

Campos deixa o Iraty

O ex-auxiliar de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid, treinador Paulo Campos é agora o novo técnico do Mogi Mirim. Nesta segunda-feira, o clube presidido por Rivaldo confirmou o acerto com Campos, que chega para substituir Gelson Silva, demitido na última semana. Paulo Campos, que deixou o Iraty - onde estava trabalhando -, será apresentado pela diretoria do Mogi Mirim nesta terça-feira e já tem um compromisso duro no dia seguinte. Com apenas uma vitória em seis jogos no Campeonato Paulista, o Mogi visita o Corinthians, vice-líder, no Pacaembu.

Culpa a arbitragem

O técnico do Paraná Clube, Paulo Comelli, não poupou críticas ao trabalho do árbitro Selmo Pedro dos Anjos Neto na derrota de seu time diante do Londrina, por 2 a 1, em plena Vila Capanema. O comandante paranista creditou o resultado a decisões que considerou erradas da arbitragem, embora tenha ganhado um pênalti duvidoso, desperdiçado por Lenílson. “O gol do Wellington Silva aos 12 minutos do primeiro tempo anulado erradamente mudaria a história da partida. Depois, quando estava 1 a 0, o Agenor marcou e a bola entrou uns 40cm no mínimo, faríamos 2 a 0 e certamente venceríamos o jogo, ficando na terceira posição, próximo da liderança”, disse o treinador.

Timão renova com William

O Corinthians acertou a renovação do contrato do zagueiro e capitão William até 2010, ano do centenário do clube. A informação é do presidente do clube Andres Sanches. O jogador era um dos poucos titulares cujo contrato terminava no final deste ano.

Dunga não revela substituto de Kaká Redação

Londres - Com a ausência de Kaká, lesionado no tornozelo esquerdo, a principal dúvida de Dunga para o amistoso entre Brasil e Itália, nesta terça-feira, às 17h45, em Londres, ficou sendo sobre o substituto do meia. E não foi no treino desta segunda, no Emirates Stadium, que o técnico da Seleção Brasileira resolveu o dilema. Debaixo de chuva, que aumentou para o treinamento da equipe italiana na sequência, o time treinou apenas bolas paradas e realizou uma atividade de dois toques com os jogadores supostamente titulares e reservas misturados nos dois grupos. Tudo em aproximadamente uma hora. Dunga afirmou que já decidiu quais serão os onze jogadores a iniciar a partida, só não quis revelar seus nomes. De certo mesmo, só que o time jogará de forma diferente seja

qual for o substituto: “O esquema é o mesmo, mas muda naturalmente a forma de jogar porque cada jogador tem sua própria característica. Esta partida é diferente das outras que fazemos com a seleção porque o jogo

é na terça-feira, só tivemos um dia para treinar”, afirmou Mesmo reserva no Manchester City, Elano é o favorito para começar jogando por ter sido titular na última partida da seleção, a vitória sobre Portugal por 6

Geninho pode escalar Zé Antônio em Toledo Redação

Curitiba – Apesar dos bons resultados que levaram o Atlético Paranaense à liderança isolada do Estadual, com 13 pontos, o técnico Geninho não está satisfeito com o rendimento de alguns jogadores. Com fracas atuações, o lateral-direito Alberto poderá perder a vaga pelo polivalente Zé Antônio. O treinador deverá improvisar o volante na lateral-direita no jogo desta quarta-feira, fora de casa, diante do Toledo. “É um jogador muito inteligente. Sabe que o meio-de-campo está concorrido e vê que ali no lado pode ter uma brecha”, afirmou Geninho

sobre a possibilidade de retomar o improviso. Mas a “brecha” na lateral-direita não é tão grande como parece à primeira vista. Geninho ainda tem a opção de novamente inverter o lateralesquerdo Alex Sandro, como fez na estreia do Estadual, na vitória por 3 a 0 sobre o Rio Branco, quando o garoto de 18 anos jogou pela primeira vez como profissional do Atlético e marcou um gol. Outro concorrente é Raul, destaque na Copa São Paulo de juniores deste ano, em que o Furacão foi vice-campeão. Ele deve ser integrado em breve ao elenco profissional. Nei, que se recupera da cirurgia no joelho direito, reali-

zada no final de agosto, deve disputar a vaga a partir de março.

Resultados

No último sábado, o Atlético venceu o Cascavel, por 2 a 0. Nos demais jogos, Cianorte 3 x 0 Iguaçu, Paranavaí 0 x 0 Itaty, Rio Branco 4 x 2 Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu 0 x 1 Coritiba e Paraná Clune 1 x 2 Londrina. O Furacão lidera com 13 pontos, seguido de Cianorte, dez, Toledo, nove e Coritiba, oito. Também estariam classificados para a segunda fase do Paranaense, Londrina, Rio Branco e Paraná, com sete pontos cada, e o Foz do Iguaçu, com seis.

Verdão pode alcançar marca história contra o Mirassol Assessoria

São Paulo – O técnico Vanderlei Luxemburgo pediu paciência e cautela, mas o Palmeiras pode alcançar nesta quarta-feira uma marca histórica. Se derrotar o Mirassol, fora de casa, pela sétima rodada do Campeonato Paulista, o time conquistará o oitavo triunfo seguido e

Vasco contrata

quebrará um tabu de 89 anos - a última vez que conseguiu isso foi em 1920, quando o clube então se chamava Palestra Itália. O recorde de vitórias consecutivas pertence ao time de 1920 - foram 11 triunfos ao todo. Em 2006, então sob comando de Emerson Leão, o Palmeiras ganhou sete jogos seguidos, mesma marca obtida por Luxembur-

LOTEca

Concurso 0349

Loterias

A diretoria do Vasco acertou nesta segunda-feira a contratação do zagueiro Leonardo, de 22 anos, que estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador chega por empréstimo até o final do ano e deve ser apresentado ainda esta semana. Leonardo foi revelado nas categorias de base do Santos e chegou a disputar a Série B do ano passado pelo São Caetano. O jogador foi indicado pelo técnico Dorival Júnior e a tendência é que conquiste uma vaga na defesa vascaína, no lugar de Fernando ou Titi.No Vasco, Leonardo deve estrear somente na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Na Taça Guanabara, o primeiro turno do estadual, o Vasco ocupa a primeira posição do Grupo A, com dez pontos em cinco rodadas.

Ronaldinho Gaúcho deverá sair jogando contra os italianos

a 2 em Brasília, em dezembro do ano passado. Mas, Júlio Baptista também está na briga pela vaga deixada por Kaká. “O Kaká é um jogador de muita qualidade, sem comparação com qualquer outro no mundo. Mas eu também sei da minha qualidade e sei que, se for escolhido, basta continuar fazendo o que tenho feito na seleção, correspondendo ao que esperam de mim. Sei que a facilidade de jogar mais atrás ou à frente me ajuda, assim como o fato de estar jogando em casa, na Inglaterra”, analisou Elano. Brasil - Júlio César; Maicon, Juan, Lúcio e Marcelo; Josué, Gilberto Silva, Júlio Baptista (Elano) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Adriano. Técnico: Dunga. Itália - Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Legrottaglie e Grosso; Pirlo, Perrotta, Camoranesi, Aquilan, De Rossi (Pepe) e Toni. Técnico: Marcello Lippi.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

1

X

2

LOTOMANIA - Teste 904 07/02/09 04-18-19-20 22-27-29-31 38-43-44-48 62-64-65 67-70-85 90-00 Acumulado R$ 964.353,61

Rateio extra-oficial: R$ não

MEGA SENA - Teste 1046 - 07/02/09 28-40-42-54-55-57 Acumulado: R$ zero

QUINA - Teste 2013 - 07/02/09 11-18-26-27-66 Acumulado R$ 425.342,73

LOTERIA FEDERAL Extração nº4.318 1º prêmio: 71.422 2º prêmio: 31.062 3º prêmio: 42.380 4º prêmio: 47.870 5º prêmio: 70.662

Timemania Teste 050 07/02/09 05-20-23-24 56-72-77 Acumulado R$ 3.391.549,03

go nesta temporada. Contra o Mirassol, Luxemburgo terá poucos problemas para armar a equipe. O zagueiro Maurício Ramos retorna de suspensão. Com isso, Jéci volta ao banco de reservas. Em contrapartida, o lateral-esquerdo Pablo Armero terá de defender a Colômbia em amistoso. A tendência é que Jefferson ocupe a posição.


Esporte

10 de fevereiro de 2009

(Dilan Martinez/Reuters)

Pato Futsal estreia contra o Paraná Clube no Estadual chave garantem vaga nas quartas-de-final, de confronto eliminatório, no formato mata-mata.

Adenir Brocco

Pato Branco – O Clube Atlético Patobranquense (Pato Branco Futsal), foi representado pelo presidente Ivano Carniel e o tesoureiro Sérgio Beber no arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro, realizado no último sábado, em Guarapuava. O time patobranquense, que no ano passado ficou em terceiro lugar, irá estrear em casa na competição deste ano, no dia 14 de março, diante do Paraná Clube. O único clube ausente da reunião foi o Cafe/Cianorte, que declarou através de seu dirigente, Denilson Cunha, que estaria de acordo com tudo o que fosse decidido no arbitral. Na vaga do Marreco, de Francisco Beltrão, participará o São Miguel do Iguaçu, já com a desistência do Santa Paula, de Ponta Grossa, foi convidado o Rio Branco/ Fundesportes, de Paranaguá.

Taça Paraná

Ivano Carniel aprovou a fórmula de disputa do Estadual

De acordo com o que foi aprovado no arbitral, o Campeonato Paranaense de futsal terá mais uma vez a fórmula de disputa utilizada em 2008. Nela os 16 clubes se enfrentarão na primeira fase, em turno único, totalizando 15

jogos para time. Os 12 melhores colocados se classificam para a segunda fase, na qual as equipes serão dividas em dois grupos de seis integrantes cada um. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros colocados de cada

A primeira fase do Campeonato Paranaense novamente receberá o nome de Taça Paraná. O primeiro colocado receberá, além do troféu de campeão, o direito de ser um dos representantes do Estado na Taça Brasil do ano seguinte. Em 2008 tanto este título, quanto o de campeão paranaense foram conquistados pelo Umuarama, que é o atual bicampeão. A abertura do Estadual será no dia 14 de março, com estes jogos: Umuarama x Paranaguá, Maringá x São Miguel, Pato Branco x Paraná Clube, Foz do Iguaçu x Paranavaí,Copagril/Marechal Cândido Rondon x Guarapuava, Francisco Beltrão x Cianorte, Cascavel x Medianeira e Londrina x Campo Mourão.

Tite evita euforia após vitória no Grenal Redação

Porto Alegre - A vitória diante do Grêmio por 2 a 1, no Grenal do último domingo, em Erechim, não iludiu o treinador Tite. Para o comandante do Internacional, sua equipe ainda tem muito a melhorar, e não pode deixar de trabalhar cada vez mais apenas por ter vencido o maior rival. “Não é o fato de termos vencido que vai deixar tudo bem. Temos muita

coisa a acertar, coisas que engrenar. Não podemos nos iludir com essa vitória”, afirmou o treinador, que destacou como principal característica de sua equipe a efetividade. “Foi um Grenal equilibrado, onde soubemos tirar proveito da efetividade. O Internacional tem um caminho a percorrer e tem condições de produzir mais”, disse Tite. Com a vitória, o Internacional chegou a 16 pontos e está disparado na lide-

rança da Chave 1 do Campeonato Gaúcho. O Grêmio, com apenas sete pontos, está em sexto na Chave 2 - o Ypiranga lidera com 12 pontos. Já Celso Roth reclamou da anulação do segundo gol marcado por Jonas, alegando que o jogador não estava impedido, quando a partida estava empatada por 1 a 1. O Tricolor precisa vencer o Juventude na próxima quinta-feira, em casa, para encaminhar sua classificação à segunda fase do Campeonato Gaúcho.

Técnico do Coxa pede mais agressividade Assessoria

Curitiba - A vitória do Coritiba sobre o Foz do Iguaçu, deixou o técnico do Ivo Wortmann preocupado com a falta de agressividade do time, que marcou apenas dois gols até agora no Campeonato Paranaense. O treinador estava animado com a evolução, mas acha que houve um retrocesso contra o Foz do Iguaçu. “Apesar de ter feito um bom segundo tempo diante do Foz, o Coritiba carece de mais agressividade. E dessa forma, precisamos ser agressivos, e sendo agressivo a gente corre riscos”, disse o treinador. “Em termos ofensivos só melhoramos no segundo tempo. Venho insistindo com os atletas que é preciso entrar na área. Os meias precisam entrar na área, todos precisam, eu passo isso a eles”, analisou.

A23

A mudança de postura, na verdade, só aconteceu após a entrada do atacante Hugo, que começaria jogando, mas foi colocado

no banco de reservas. Wortmann tentou explicar, ainda que sem muito sucesso, o porquê da decisão. “Eu modifiquei porque fizemos um

treinamento onde perdíamos a bola e tínhamos três ou quatro jogadores parados e isso não existe mais no futebol”, concluiu.

Felipão estava desgastado com o elenco e não resistiu aos maus resultados

Diretoria do Chelsea demite Felipão Agência Estado

Londres - O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari não resistiu às pressões da imprensa, da torcida e de parte do grupo de atletas e foi demitido pelo Chelsea na tarde desta segundafeira, em Londres. A notícia foi confirmada pelo site oficial do clube e, a seguir, pelo assessor de imprensa de Felipão, Acaz Felleger, logo após a chegada da Seleção Brasileira ao Emirates Stadium, onde seria realizado o primeiro treinamento para o amistoso contra Itália, nesta terça-feira. Segundo a nota oficial publicada pelo clube, “Luiz Felipe Scolari foi demitido do cargo de técnico do Chelsea Football Club, com efeito imediato”. O texto segue agradecendo a colaboração do campeão mundial de 2002 com a Seleção Brasileira. “Luiz Felipe trouxe muitas coisas positivas para o clube desde que se integrou ao grupo e estamos tristes que a relação tenha terminado”. Sem rodeios, a nota atribui a decisão drástica aos recentes maus resultados - que colocaram o Chelsea em quarto lugar no Campeonato Inglês, a última posição entre os times que se classificam para a Liga dos Campeões. “Infelizmente, os resultados e performances do time pareciam estar se deteriorando em um momento-chave da equipe na temporada”. O texto também informa que a procura de um novo treinador já começou e que o assistente técnico Ray Wilkins assumirá como interino. A informação veio a público instantes após a chegada da Seleção Brasileira ao estádio do Arsenal, onde foi realizado o único treino do grupo para o clássico contra a Itália. Acaz Fellegger foi informado instantes depois da publicação da nota no site do clube, por telefone. Ele confirmou que nos bastidores do Chelsea a situação já se delineava após o empate sem gols contra o Hull City, no sábado, pelo Campeonato Inglês. “Não podemos dizer que estamos surpresos com a notícia. Claro que o Felipe está chateado, porque havia um projeto em curso, mas a pressão vinha aumentando e sabíamos que na reunião algo poderia acontecer”, contou Fellegger. Desde o segundo semestre de 2008, as informações de bastidores já apontavam para o desgaste do treinador com parte do elenco.


10 de fevereiro de 2009

Limpeza em condicionadores de ar é uma questão de saúde plo, se dá unicamente de pessoa para pessoa. Mas a mudança brusca de temperatura favorece para reduzir a defesa natural das vias respiratórias. Fressato recomenda que independente do clima, deve-se ingerir muito líquido. “Nesta época do ano, a recomendação é que as pessoas tomem bastante líquido, isso é importante. A nossa via respiratória precisa disso”, orienta. Ele explica ainda que a ingestão de líquido ajuda os mecanismos de defesa naturais da via respiratória a atuarem.

Redação

Pato Branco - Um cuidado simples pode evitar danos à saúde. A limpeza no mínimo quinzenal dos filtros e a manutenção feita por profissionais a cada seis meses no aparelho de ar-condicionado doméstico garante a qualidade do ar respirado e a saúde do usuário. O acúmulo de líquido na unidade interna do condicionador pode provocar o desenvolvimento de uma bactéria que pode levar a pneumonia. Já o pó que para nos filtros favorece as alergias respiratórias. A higienização adequada também beneficia o funcionamento do aparelho. A principal recomendação quanto à higienização do aparelho é seguir as orientações da fábrica contidas no manual de instruções. O cuidado deve ser maior nas épocas em que se utilizam mais o condicionador de ar. O médico-pneumologista, Edson Fressato, destaca que quando o aparelho de ar-condicionado retém líquido pode se desenvolver no local a bactéria legionella. Caso uma pessoa obtenha uma infecção provocada por essa bactéria poderá ter pneumonia. Além disso, ele lembra que o pó acumulado nos filtros pode provocar alergias respiratórias. A legionella, de acordo com o pneumologista, foi descoberta em 1976, quando após uma convenção de legionários em um hotel nos EUA, vários deles tiveram pneumonia e vieram a óbito. Após estudos descobriu-se que o aparelho de arcondicionado do hotel estava contaminado com uma bactéria, que depois recebeu o nome de legionella. Como não se sabia o antibiótico necessário para se utilizar contra a bactéria e os legionários tinham idade superior a 60 anos acabaram morrendo por pneumonia, Há ainda a possibilidade de adquirir viroses devido à queda da resistência do aparelho respiratório provocada por choque térmico. O choque térmico ocorre quando a pessoa sai de um ambiente quente, que pode ser o ambiente externo ou com aparelho de ar-condicionado em temperatura elevada, e entra em outro mais frio. A recomendação é evitar mudanças bruscas de temperatura. Já com relação à transmissão de gripes e resfriados, por exem-

O médicopneumologista, Edson Fressato, destaca que quando o aparelho de ar-condicionado retém líquido pode se desenvolver no local a bactéria legionella.

Manutenção

A manutenção interna deve ser feita somente por profissionais para que o aparelho seja desmontado

A retirada dos filtros é facilitada para que a limpeza seja realizada a cada dez ou 15 dias

A proprietária de uma empresa de climatização e refrigeração de Pato Branco, Silvana Pastro Basabe, explica que a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado varia conforme o modelo do equipamento. Se for um “janeleiro”, modelo antigo que sugava o ar externo para refrigerar e enviar ao ambiente interno, os filtros devem ser limpos a cada dez ou 15 dias, somente com água corrente ou com o aspirador de pó. Uma vez por ano deve ser feita a manutenção interna completa, mas somente por profissionais. Os modelos split, mais modernos, são compostos por duas unidades, uma interna e outra externa e também requerem a limpeza dos filtros a cada dez ou 15 dias. Já a manutenção da parte externa deve ser feita a cada seis meses, de acordo com Silvana. Ela explica que os aparelhos modernos sugam o ar do próprio ambiente, refrigeram e soltam novamente. Por isso, a importância de se manter o ambiente também limpo. A manutenção semestral da unidade externa varia conforme o tamanho do aparelho, mas custa em média, conforme Silvana, R$ 120,00. A higienização externa do aparelho pode ser feita somente com flanela umedecida em água e sabão neutro. A unidade interna dos modelos novos, de acordo com a proprietária, retém líquido, mas são expelidos para fora por uma espécie de canaleta. Caso os filtros não sejam limpos a água pode cair dentro do ambiente. Silvana comenta que nos modelos antigos era comum entrar pássaros e abelhas na parte externa do aparelho, mas não acontece mais nos novos, pois têm melhor proteção. No entanto, ela afirmou que nunca ouviu reclamações de clientes que tivessem adquirido alguma doença devido ao ar-condicionado, somente complicações de renite alérgica. Para que o aparelho tenha um bom funcionamento é também necessário que ele tenha capacidade suficiente de acordo com o tamanho do espaço e a quantidade de pessoas que ocuparão. Silvana explica que para uma sala de 20m², por exemplo, é necessário um aparelho de 12 mil BTUs (Unidade Térmica Britânica), pois multiplica-se a metragem do espaço por 600 BTUs que são necessários. Além disso, se a quantidade de pessoas exceder a dez, deve-se somar ainda 200 BTUs por pessoa.


CADERNO INTEGRANTE DA EDIÇÃO Nº 4507 - DIÁRIO DO SUDOEsTE, 10/2/2009

ALUGA Apto ed. José Antonio, c/ 1 suíte + 2 qtos, 1 garagem individual. R$ 550,00 + condomínio. Creci 11046. Tratar (46) 30256600 •••••••• Apto ed. Padoan Filho em frente ao Teatro, c/ 3 qtos, 1 vaga de garagem. R$ 500,00 + condomínio. Creci 11046. Tratar (46) 3025-6600 •••••••• Apto ed. Theomar, c/ 3 qtos, sala conjugada, wc, coz, lavanderia, sacada, 1 vaga garagem. Creci 15396. Tratar (46) 32253807, 3025-3807 ou 99717199 •••••••• Ederson Corretor de Imóveis aluga apto alto padrão no Centro, suíte c/ hidro, 2 qtos, sala p/ dois ambientes, sacada e lavabo, sala de jantar, bwc, cozinha mobiliada, lavanderia, dep. empregada, 2 vagas de garagem. Tratar 3225-4150 ou 8401-3105. Creci 16.762 F. www.edersonimoveis.com.br •••••••• Solar Imóveis aluga apto 303 ed Janaina, rua Caramuru, 129, Centro, c/ 2 dormitórios, sala, cozinha, área de serviço , sacada R$ 570,00. Creci J 3779. Tratar (46) 3225 8800 •••••••• Solar Imóveis aluga apto 403 ed. Osvaldo Buko-

vski, rua Iguaçu, 824, Centro, c/ 1 qto, sala, cozinha, área de serviço R$ 280,00 + cond. Creci J 3779. Tratar (46) 3225 8800 •••••••• Giacomet Corretora de Imóveis aluga apto de 2 qtos, sala conjugada, cozinha,lavanderia e wc, com sacada e vaga de garagem indiviual, no ed.

Schampion. Creci 15396. Tratar 3225-3807, 30253807 ou 9971-7199 •••••••• Giacomet Corretora de Imóveis aluga apto de 3 qtos, sala conjugada, coz, lavanderia, wc, c/ sacada e garagem individual, no ed. Theomar. Creci 15396. Tratar 3225-3807, 3025-3807 ou 9971-7199

•••••••• Giacomet Corretora de Imóveis aluga apto c/ suíte, 2 qtos, 2 salas, lavabo, coz, dependência de empregada, sacadas, wc social, vaga de garagem individual, no ed. Tapajós. Creci 15396. Tratar 32253807, 3025-3807ou 99717199


B2

Classificados

10 de fevereiro de 2009

VENDO Barão Corretor de Imóveis vende loft c/ +ou75m2, c/ suíte, wc social, sala, coz, mezaninos, área serviço, churrasqueira, varanda. Terreno c/ 623,90m2 murado, cerca elétrica perímetro total e demais dispositivos de segurança, próximo ao cartório eleitoral. Tratar 3225-1423 e 9115-2030. Creci 15.249 •••••••• Popiel Imóveis vende Prédio em alvenaria p/ fins comerciais c/ terreno de 650m², construção parcialmente e equivalente ao terreno c/ mesanino em Pato Branco. Tratar (46) 3025-1910 ou 30251911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 •••••••• Dois aptos no ed. Norma Mariana, sendo um c/ 1 suíte, 2 qtos, dependência de empregada, área de serviço, sala conjugada, coz, sacada, n° 201. R$ 175.000,00 e outro mobiliado, n° 101, localizados na rua Aimoré, 430. Tratar (46) 3224-2058 ou 9102-5208 ou (45) 84180058 •••••••• Apto no ed. José Antonio, 1.103, 1 qto + 1 suíte, 2 salas, coz, área serviço, garagem, c/ vigia e câmeras de segurança, c/ salão de festas. R$ 139.500,00 ou aceita propostas, também financia. Tratar (46) 3224-2058 ou 9102-5208 ou (45) 8418-0058

ALUGO Locação de barracão comercial Patomotor, 1.500m² de área construída e lote com 5.000m²

cercado na zona sul, próximo ao trevo da Patrolinha. Creci F 14923. Tratar 3225-1777 ••••••• Locação de barracão comercial c/ 1.467,00m², terreno de 2.900,00m², na rua Caramuru, 857, centro de Pato Branco. Creci F 14.923. Tratar 32251777

ALUGO Valmir Imóveis aluga casa no Industrial, 3 qtos, sala, cozinha, wc, área de serviço e garagem p/ 2 carros. Rua Ivaí, 370. R$ 490,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46) 3225-0009 ••••••• Valmir Imóveis aluga casa no Centro, c/ 3 qtos, sala, cozinha, lavanderia, wc. Rua Guarani, 1333. R$ 390,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46) 32250009 ••••••• Valmir Imóveis aluga casa no São Cristovão c/ 3 qtos, 2 sala, coz, wc, área d serviço e garagem. Rua Dom Pedro I, 1039. R$ 350,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46) 32250009 ••••••• Valmir Imóveis aluga casa no Centro, superior: 1 suíte 3 qtos, 2 salas, coz, área de serviço, wc, área de serviço e garagem. av. Brasil, 630. R$ 700,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46)3225-0009 ••••••• Valmir Imóveis aluga casa no Jardim das Américas, c/ 3 qtos, sala, cozinha,

lavanderia, wc e garagem. Rua José Rodrigues Pinto, 111. R$ 415,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46) 3225-0009 ••••••• Valmir Imóveis aluga casa no Pinheirinho com 3 qtos, 2 salas, cozinha, wc, área de serviço e garagem para 2 carros. Rua Ivaí, 370. R$ 490,00 (já com desconto pontualidade). Creci j-3877. Tratar (46) 3225-0009 ••••••• Mari Corretora de Imóveis aluga casa de alvenaria no Planalto c/ 3 qtos, sala, wc, coz, lavanderia e garagem. Tratar (46) 32251291 ou 8405-0096 ou www.marycorretora.com. br. Creci 13900 ••••••• Casa nova c/ 3 qtos, coz, wc, área de serviço c/ móveis,garagem p/ 2 carros, churrasqueira, pátio, cercada, ensolarada, próx. ao mercado Super Econômico da Itacolomi, Menino Deus. Creci F 15.882. Tratar (46) 91030308 ••••••• Casa no Fraron, c/ 2 qtos, sala, coz, wc, garagem, localizada na rua Veríssimo Rizzi, 740. Tratar (46) 3224-4310 ••••••• Aluga-se cinco peças para moradia no centro de Pato Branco, rua Caramuru, 734. Tratar 32245374 VENDO Casa nova no Fraron 150m², 1 suíte, 2 qtos, garagem p/ 2 carros. Creci 15521. Aceito terreno ou apto no negócio. Tratar (46) 9106-2569 •••••••• Casa c/ 118m² alvenaria,

c/ 3 qtos, 2 salas, 2 wcs, coz c/ cerâmica, ampla lavanderia, garagem fechada, cobertura 6mm, grades, acima do nível da rua. R$ 71.000,00. Tratar (46) 3224-4630 ou 91013767 ••••••• Popiel Imóveis vende Casa mista no Canaã, c/ 70m², mais porão de 70m². R$ 38.000,00 entrada o restante parcelado pela construtora. Tratar (46) 3025-1910 ou 30251911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 •••••• Casa geminada, nova, toda em laje, 3 qtos, sala, coz, bwc, edícula, c/ lavanderia, lavabo, área e churrasqueira, garagem, c/ 104m², na rua Tapir, Cadorin. R$ 120.000,00. Tratar (46) 9918-5944 ou 3224-1387 •••••••• Casa de alvenaria nova, c/ 69,79m², 2 qtos, sala, wc, coz, lavanderia, abrigo p/ carro, janela alumínio, cobertura tégula, terreno c/ 199,75m². Liberada p/ financiamento. R$ 70.000,00. Tratar (46) 3225-1291 ou 8405-0096. •••••••• Casa em alvenaria, 100m², em fase de acabamento, faltam cerâmica, portas internas e bwc, atrás da VVL Veículos, a 20m da Tocantins. R$ 80.000,00 à vista. Tratar (46) 3224-1505 •••••••• Casa de madeira, 7x9m, p/ retirar do local, coberta c/ zinco, pintura nova. R$ 9.000,00. Valor negociável. Tratar (46) 3223-1577 ou 9972-5255 ••••• Casa alto padrão no Anchieta, aprox. 180m², c/ suíte + 2 qtos, aquecimento solar, piscina, cisterna, móveis embutidos. Tratar (46) 9972-0216 ••••• Barão Corretor de Imóveis vende casa no Veneza, na rua dos Jasmins, em alvenaria c/ 105m2, 3 qtos, sala, coz, área de serviço, garagem c/ churrasqueira e WC. Terreno de esquina cercado c/ muro e tela. Tratar 3225-1423 e 91152030. Creci 15.249 ••••• Barão Corretor de Imóveis vende excelente residência no Menino Deus, c/ 207m2 de área construída, piscina, suíte c/ hidro, 3 qtos, sala c/ 2 ambientes, wc social, jardim de inverno, lareira, sala de som, escritório, cozinha sob medida c/mesa, central de gás, edícula, garagem p/ 3 carros. Negócio de ocasião. Tratar (46) 3225-1423 ou 91152030. Creci 15.249 •••••••• Barão Corretor de Imóveis vende casa em alvenaria, no Novo Horizonte, seminova, + ou – 90m2, terreno de 252m2. R$ 70.000,00, estuda-se propostas. Tratar (46) 32251423 ou 9115-2030. Creci 15.249 •••••••• Favero Imóveis construção em alvenaria no bairro S. Francisco, c/ 100m² terreno c/ 360m². R$ 55.000,00. Creci 11349/3225-2204 ou 9912-3045 •••••••• Favero Imóveis casa de madeira bairro S. Francisco, c/ 48m² terreno c/ 384,50m². R$ 26.000,00 e assume parcelas do terreno. Creci 11349. Tratar 3225-2204 ou 9912-3045 •••••••• Favero Imóveis casa mis-

ta no bairro Jardim Primavera, 276m² de área construída, terreno de esquina c/ 640m², c/ suíte, 2 qtos, sala p/ 3 ambientes, sala de TV, demais dependências, piscina, churrasqueira, garagem p/ 2 carros. R$ 180.000,00. Creci 11349. Tratar 3225-2204 ou 9912-3045 •••••••• Favero Imóveis casa de alvenaria c/ aprox. 150m² c/ suíte, 2 qtos, 2 salas, coz., área de serviço e garagem. Toda cercada, terreno c/ 1.890m², localizado entre a Rod. 280 e 158 próx. ao trevo p/ Francisco Beltrão. R$ 150.000,00. Tratar 3225-2204 ou 99123045. Creci 11349. •••••••• Favero Imóveis casa nova de alvenaria c/ 96m², terreno c/ 438m² na rua Xingu, no Menino Deus. R$ 98.500,00 ou R$ 55.000,00 + financiamento. Tratar 3225-2204 ou 9912-3045. Creci 11349. •••••••• Favero Imóveis casa na rua Tapir c/ 100m² c/ 3 qtos, sala, coz, área de serviç. R$ 90.000,00. Creci 11349. Tratar 32252204 ou 9912-3045 •••••••• Favero Imóveis casa no bairro Anchieta c/ aprox. 105m², terreno c/ 300m², sendo 3 qtos e demais dependências. R$ 75.000,00. Creci 11349. Tratar 3225-2204 ou 99123045 •••••••• Favero Imóveis casa de alvenaria bairro Bortot c/ 3 qtos, sala, coz, banheiro e garagem. Creci 11349 3225-2204 9912-3045 •••••••• Favero Imóveis vende ou troca por apto casa de alvenaria c/ 174m², suíte c/ sacada, 2 qtos, 2 salas, coz c/ armários, e demais dependências, localização privilegiada próximo ao colégio Premem. Creci 11349 3225-2204 ou 9912-3045 ••••••• Casa c/ 136m² no Anchieta rua Visconde de Nacar, 80. R$ 75.000,00. Tratar 8806-4855 •••••••• Habitar vende sobrado de alvenaria no La Salle com 149,00m², suíte mobiliada com hidro e sacada + 2 dormitórios, cozinha mobiliada. Aquecimento a gás e portão eletrônico. Tratar (46) 3225-3232 ou 9911-6662. Creci 3985J •••••••• Habitar vende sobrado de alvenaria no Menino Deus com 136,00m², suíte + dois dormitórios, sala de TV e jantar. Salão de festas e garagem. R$ 148.000,00. Tratar (46) 3225-3232 ou 9911-6662. Creci 3985J •••••••• Casa de alvenaria, 110,00m², no Planalto. Cozinha, sala, 3 qtos, edícula e garagem p/ 2 carros. Lote fechado c/ muro e grade. R$ 75.000,00. Creci F 14.923. Tratar 3225-1777 •••••••• Casa de alvenaria, 99,80m², averbados, coberta de telha c/ muro no Sambugaro próximo à rodoviária. Área do terreno, 502,82m². Cozinha, sala, 3 qtos, área de serviço, despensa, churrasqueira e garagem. Creci F 14.923. R$ 130.000,00. Tratar 3225-1777 •••••••• Miranda Imobiliária vende casa de alvenaria no Novo Horizonte, 140m², terreno com 312m², suíte,

2 dormitórios, sala 2 ambientes, cozinha, área de serviço, garagem. Ótima localização. Creci J-2957. Tratar (46) 2101-8913. www.imobiliariamiranda. com.br •••••••• Miranda Imobiliária vende 2 casas no Industrial, c/ aprox. 100m², ambas mesmo terreno c/ 450m². Creci J-2957. tratar (46) 2101-8913

VENDO Chácara em Clevelândia, quase 4 alq., ótima p/ plantio, situada na estrada velha p/ Pato Branco próximo ao parque de Exposições. Tratar (46) 3225-1046 ••••••• Chácara a 17km de Pato Branco c/ 3.025m², c/ casa em alvenaria, 3 qtos, wc, despensa, coz, parabólica, próx. ao rio Chopim, ótima para lazer. R$ 62.500,00. Tratar (46) 3225-3567 ••••••• Popiel Imóveis vende Área c/ 9,5 alq. c/ casa mista, galpão, chiqueiro, mangueira, potreiro, e 4 alq. de máquinas. R$ 750 sacas de soja p/ alq. Tratar (46) 3025-1910 ou 30251911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 ••••••• Popiel Imóveis vende Área de 8 alq. sendo 6,5 alq. de planta e 1,5 alq. de mata c/ água a 6km de Pato Branco. Tratar (46) 3025-1910 ou 30251911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 ••••••• Popiel Imóveis vende Área de 21 alq. de terra c/ 17 de máquina e toda

infraestrutura à 1.900 sacas de soja p/ alq. Distância do asfalto no município de Vitorino. Tratar (46) 3025-1910 ou 30251911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 ••••••• Righi Corretor de Imóveis, Creci 15.531-F, vende 1,5ha de terra na linha Tiradentes, a 25km de Pato Branco, e 7km de Bom Sucesso, c/ água boa, sem benfeitorias. Recebe um carro como parte do negócio. Tratar (46) 32259722 ou 9916-9334 ••••••• Chácara na linha Damaceno, 4km da BR, 2,5alq, mecanizado, c/ casa, água, luz e 2 açudes. R$ 130.000,00. Tratar (46) 3225-1169 ou 8804-5066. Creci F 17089 ••••••• Righi Corretor de Imóveis, Creci 15.531-F. Área de terra em Coronel de Vivida, c/ 21,7ha. Todo cercado com arame liso, com parte do terreno ótimo para reflorestamento. Tratar (46) 3225-9722 ou 9916-9334 ••••••• Chácara 9,1 alq. em São Miguel Cachoeirinha às margens do rio Chopim, tendo 3 alq. mecanizados, galpão de madeira e duas fontes d΄água. Creci F 14.923. Tratar 32251777 ••••••• Chácara 2,1 alq. às margens da PR-280 ao lado do Posto Fiscal. Casa mista, paiol de madeira, estábulo alvenaria 15x6m e muito boa de água. Aceita F-1000 ou F-4000. Creci F 14.923. Tratar 32251777 ••••••• Chácara 30.000m² às margens da PR-280 com

103,90m a 4 km de Pato Branco, sendo 93% mecanizado. Fundos divisa com o rio Conrado. Creci F 14.923. Tratar 32251777

ALUGO Sala comercial próx. Rodoviária, excelente p/ bar e mercearia. Rua Farrapos, 545. R$ 550,00 Tratar 3025-2200. Creci 13618 ••••••• Sala comercial c/ 55m², 2 ambientes, cozinha, bwc, gesso, cortina, net. R$ 380,00 + condomínio R$ 60,00, 3° andar, de frente. Sala de 28m² um ambiente, bwc c/ chuveiro, ar-cond., net. R$ 280,00 + cond. R$ 60,00. Salas de fino trato. Rua Tapajós, 93, Centro. Tratar 8405-6979 ••••••• Sala comercial térrea, 100,00m² na rua Itabira, 1.099, no centro de Pato Branco. Creci F 14.923. Tratar 3225-1777 VENDO Sala comercial condomínio Centro de Saúde Sudoeste ed. Tereza Mussi, c/ 122,23 m² c/ uma sala e 2 wcs, rebaixado em gesso. Creci F-14923. Tratar 3225-1777

VENDO Lote c/ 900m² de esquina, na rua Iguaçu esquina c/ Guilherme Granzotto, a duas quadras da Policlínica. R$ 300.000,00 Tratar (46) 3225-5908 ••••• Lote 447m², no Cadorin,


Classificados terreno no Menino Deus com 405m², ótima localização e visão da cidade. Creci J-2957. Tratar (46) 2101-8913 •••••••• Miranda Imobiliária vende terreno no La Salle, 570m², plano, pode ser vendido meio lote. Creci J-2957. Tratar (46) 21018913

rua Vinicius Cadorin esquina c/ Salgado Filho. R$ 40.000,00. Banenseg Seguros e Imóveis. Creci j 4006. Tratar (46) 32251602 ou 9972-0069 •••••• Lote de 587,63m², localizado enfrente o colégio Premen. R$ 75.000,00. Banenseg seguros e imóveis. Creci J 4006. Tratar (46) 3225-1602 ou 99110807 •••••••• Terreno no Parque do Som c/ 480m². Tratar 3224-4294 c/ Eva •••••••• Terreno c/ 1.080m² c/ construção em alvenaria c/ 170m², ponto comercial, na av. Tupy, próx. trevo da Patrolinha. Tratar (46) 3225-2118 ou 99177147 ou na VR Com. de Automóveis c/ Valdir •••••••• Popiel Imóveis vende Terreno no La Salle, próx. ao CTG Tarca c/ 475,50m², recebe carro no negócio. Tratar (46) 3025-1910 ou 3025-1911 ou 9101-1743. Creci J. 4201 ••••••••

Lote no alagado, condomínio Yate Club Cattani em Saudades do Iguaçu, c/ 1.600m², c/ 20m de frente p/ o lago, c/ água e luz preinstalados, feito terraplanagem, pronto p/ construção, c/ portão eletrônico p/ acesso. Tratar (46) 3225-4904 c/ Theresa ••••••• Barão Corretor de Imóveis vende terreno em área residencial, no Pinheiros c/ 1.500m2, de esquina. Sendo 37,0m p/ rua Felipe Camarão, 40,0m p/ rua João A. de Medeiros, defronte à FURP. Pronto p/ receber qualquer tipo de edificação. Tratar 32251423 e 9115-2030. Creci 15.249 •••••••• Barão Corretor de imóveis vende terreno de 287m2 c/ casa de madeira, em zona comercial, de esquina, plano, na rua Tamoio esq. c/ Marins Camargo. Tratar 3225-1423 e 91152030. Creci 15.249 •••••••• Favero Imóveis - Terreno próximo a rodoviária rua

Marins Camargo esquina c/ Mal. Costa e Silva c/ 623.90m² Creci 11349 ou 3225-2204 9912-3045 •••••••• Terrenos no Pagnonceli c/ 450m² sendo um de esquina. R$ 30.000,00 cada. Creci 14.595. Tratar 32243046 ou 3025-3046 •••••••• Terreno na BR com 1.000m², próx. ao posto Crespo. R$ 48.000,00. Creci 14.595 •••••••• Terreno próx. à piscina do Iguaçu no São Cristóvão. R$ 15.000,00. Creci 14.595. Tratar 3224-3046 ou 3025-3046 •••••••• Lote 483,45m² (14,65x33,00m) no Menino Deus a uma quadra do batalhão. R$ 45.000,00. Creci F 14923. Tratar 3225-1777 •••••••• Lote 600,00m², pronto para construir, no Santo Antonio a uma quadra da av. Tupy. Creci F 14.923. Tratar 3225-1777 •••••••• Miranda Imobiliária vende

VENDO Astra sedan 1.8 2003 álcool, modelo novo, completo, alarme, trava, vidros, capô elétrico, rodas de liga, pneus novos, carro lindo, c/ garantia, revisado. R$ 34.500,00. Tratar (46) 9103-7416 ••••••• Palio Fire 1.0 2003/2004, único dono, trava elétrica, aparelho de CD, ótimo estado de conservação. Tratar (46) 9972-9546 ••••••• S10 advantage 2.4 CD 2006, gasolina, c/ 65.000km, em estado de novo. R$ 51.000,00 negociável. Tratar (46) 99720577 •••••• Golf 1.6 prata 2002, rodas 17 molas esportivas, som original, vidros elétricos, travas, DH, ar-cond, carro revisado c/ 4 pneus 17 novos. Tratar (46) 99720180 •••• Gol City 1.0 8V 4P, 2004, ar-condicionado, alarme, travas, em ótimo estado e revisado. R$ 21.000,00. (46) 3225-3232. ••••••• Palio Fire 2002 prata, 4 pneus novos. R$ 16.700,00. Tratar c/ Marcio 9103-8320 ••••••• Gol GIII 2001 1.0, 8v, completo, branco, 4p, c/ rodas, CD, em excelente estado. R$ 21.000,00. Tratar 3224-2966 ou 9912-5459 ••••••• Omega Gls 2.2 completo 97/98 otimo estado, financiado. R$ 10.000,00 e assume o financiamento de 41 parcelas de R$ 419,00. Aceito carro no valor. Tratar (46) 9102-9344 ou 3224-3093 ••••• Astra Sedan, 2002, 1.8, álcool, bordô, completo, 2° dono, placa A, super conservado. Tratar (46) 99189470 ••••• Parati, GIII, 1.6, 2000, c/ ar-condic., direção hidráulica e trava elétrica, rodas esportivas. Tratar (46) 3225-7567 ou 84040739 ••••• Kadet Esport, 95/96, 2.0. R$ 12.500,00. Tratar (46) 3220-5611, c/ Carlos, horário comercial ••••• Vectra 97/97, GLS, completo, preto. R$ 20.000,00. Tratar (46) 3220-2063 após as 20h ou 88057665 após as 12h ••••• Honda Civic 2003 EX, completo. Tratar (46) 9102.2449 com Giovani. ••••• S10 Cabine dupla, 00/00, MWM 2.8 turbo intercoller, 4x2 prata deluxe. Vidros, travas e espelhos elétricos, ar-condic., alarme, corta diesel, capota marítima, protetor de caçamba, santo antônio personalizado, estribos laterais, insufilmee, 109 mil km originais. R$ 44.000,00. Aceita se carro de menor

valor até R$ 20.000,00. Tratar (46) 3025-6162 ou 9102-6161 ••••• Scenic Rxe 2.0 2000 branca, dir. hidráulica, ar-condicionado, air bag duplo, vidros, 4p, travas e vidros elétricos, farol aux, farol neblina traseiro, insufilmee, cd player com controle no volante, rodas liga leve, pneus novos, manual. Tratar (46) 9972-0790 ••••• Uno Mile Fire Flex, 05/06, c/ trava elétrica, alarme, insufilmee. R$ 7.000,00 + 49x R$ 539,00. Tratar (46) 8803-6197 ••••• Uno 96/96, vermelho metálico, 1.0, em ótimo estado. R$ 10.500,00. Tratar (46) 9912-0998 ••••• Celta life 07 4p, prata, placa A, aceito troca R$24.000,0. Strada CS 2002, branca, placa A, Ótimo estado, aceito troca R$ 19.500,00. Tratar (46)8401-5686 ••••• Corsa Hatch 4p 01/01 prata impecável, sem det alhes,rodas,travas,alarme ,limpador e desembaçador traseiro. R$ 17.500,00 Tratar (46)8401-5686 ••••• Corsa Hatch super 4p, 97 verde, vidros, travas, alarme, limpador e desembaçador traseiro, ar quente. R$ 13.500,00. Tratar (46) 8401-5686 ••••• Strada CS 2002, branca, placa A. Ótimo estado, aceito troca R$19.500,00. Celta life 2007 4p, prata, placa A, aceito troca R$ 24.000,00. Tratar (46) 8401-5686 ••••• Vendo Golf 1.6 completo, 04/04, preto, gasolina. Impecável. R$ 29.800,00. Tratar (46) 8404-0840 ••••• Tipo, 1.6, completo. R$ 6.500,00. Tratar (46) 88036197 ••••• Santana Quantum, 88. R$ 6.500,00. Tratar (41) 30425995 ou 9950-9374 ••••• Celta branco, 24.000km, vidros e travas elétricas, alarme, insufilmee. R$ 20.000,00. Tratar (46) 9917-9433 ••••• Astra GSI, 2003, air bag duplo, alarme, ar-condic. banco do motorista c/ ajuste de altura, banco em couro, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, retrovisor, travas e vidros elétricos, rodas de liga leve, volante c/ ajuste de altura e direção hidráulica. R$ 35.000,00. Tratar (46) 3225-1677 ou 8802-0922 ••••• Space Fox, 07, preto, completo. Também troco p/ carro de menor valor. Tratar (46) 9917-6005 ou 3025-2200 ••••• Santana GLS, 90/91, completo, menos trava, bordô. Tratar (46) 9117-9567 ou 9921-1239 c/ Fernando ou Claudemir ••••• Santana, 1.8, 2003, completo, impecável, c/ 62.000km, original. R$ 26.000,00. Tratar (46) 3225-7567 ou 8404-0739 •••• Fiesta, super charge, 95 cv, 04/04, prata, completo. R$ 10.000,00 e assume financiamento de 32 parcelas de R$ 700,00. Tratar (46) 8404-1803 ou 8403-1804 ••••

10 de fevereiro de 2009

Chevete, 88, branco, único dono, impecável. Tratar (46) 3225-2100 ou 3025-2200 ••••• Parati, CLI, 1.6, 96/96, prata, ótimo estado. Tratar (49) 9146-7591, Elcio. ••••• Fiesta, branco, 98, 1.0, 4p, c/ trava elétrica, alarme e som. R$ 12.500,00. Tratar (46) 8803-4383 c/ Rafael ••••• Fox, 2006, 1.0, Flex, vermelho, 4p, 33.000km, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, rodas, excelente estado. R$ 29.000,00. Tratar (46) 9912-4884 ••••• Gol Plus 1.0 2001 GIII 4P CD, AQ/limp/des. traseiro, travas, alarme, rodas, revisado, seguro total até 2010, excelente estado. R$ 17.500,00. Tratar (46) 8803-7007. ••••• Palio, 97, 1.5, 4 p, bordô, vidros e travas elétricas, DH e alarme. Tratar (46) 9103-6100 ••••• Gol, 1.6, turbo , localizado, 98, verde metáli-

co, suspensão de rosca, banco recarro. Tratar (46) 3223-1300 ••••• Uno Mille IE, 96/96, 2p, gasolina, em bom estado, 4 pneus novos. R$ 10.000,00. Tratar (46) 9972-5255 ou 3223-1577 ••••• Vectra GLS, 97, bordô, suspensão nova, alarme em excelente estado. Tratar (46) 3223-3624 ••••• Saveiro, 1.6, MI, 99, vermelha, c/ alarme e trava. Tratar (46) 3223-3624 ••••• Uno, EX, 99/00, branco, também troco p/ moto Biz, ou Sundown Neo. Ótimo preço à vista. Tratar (46) 9103-2725 ••••• Gol GIII 1.0, ano 2000, azul metálico, 4p, arquente, desembaçador. R$ 17.500,00. Tratar (46) 8804-3881 ou 3225-3930 ••••• Siena Fire 1.0 03/04, cinza stil, ar-quente, desemb., trava, alarme, vidro elétrico, 4p. R$ 23.000,00. Aceito carro de menor valor. Vendo ou financio. Tratar (46) 3225-4655 ou 9102-1017

B3

••••• Gol Plus 01/01 vermelho 8v, 1.0, ar-quente, limpador e desembaçador, impecável. R$ 19.300,00. Vendo ou financio, recebo carro de menor valor. Tratar (46) 3225-4655 ou 9102-1017 ••••• Gol 1.0, 00/00, 16v, vidro elétrico, trava, alarme, insufilme, ar-quente, desemb. traseiro, 4p. R$ 17.500,00 à vista ou R$ 18.500,00 na troca por carro de menor valor ou financio. Tratar (46) 32254655 ou 9102-1017 ••••• Gol 1.0 8v, Flex, 06/06, trava elétrica, ar-cond., preto, 4p, c/ 26.000km. R$ 26.500,00. Tratar (46) 3225-4655 ou 9102-1017 ••••• Gol I Plus 1.0 95, 2p, bordô-metálico, ar-quente, desembaçador e limpador traseiro, + jogo de roda, som MP3. R$ 12.300,00. Tratar (46) 3225-4655 ou 9102-1017 ••••• Palio 99, som, alarme, c/ 4 pneus novos, ar-quente. R$ 12.800,00. Tratar 32253240 ou 9911-1929 ••••••••


B4

Classificados

10 de fevereiro de 2009

•••••• Procura-se moça p/ dividir aluguel no Condomínio Alexandres. Tratar c/ Jusilene (46) 9105-9161/ 3225-9776 •••••• Procura-se moça ou rapaz para dividir apto no Centro, ótima localização. Tratar 3025-4444 em horário comercial c/ Carla

Celta 04, c/ 40.000km, equipado, som, insufilme, ar-quente. R$ 19.000,00. Gol Plus 2001GIII, 4p, equipado. R$ 18.000,00. Tratar 3225-3240 ou 99111929 •••••• Corsa, Uno, Gol, Palio novos e usados a partir de R$ 148,00 mensais pelo consórcio. Tratar rua Iguaçu, 888, sala 102. Tratar 3225-0421 •••••• Uno EP 96, 4p,vidro elétrico, trava, alarme, pneus novos, em ótimo estado de conservação. Tratar 3225-5857 ou 8405-2865 •••••• Omega Suprema GLS 93/94, vermelho, 4p. R$ 18.000,00. Tratar 30253807, 3225-3807 ou 99717199

COMPRO AUTOMÓVEIS Compro Gol GIII, c/ motor 8v ou 1.6 e interior do GIII ou Celta c/ motor VHC até R$ 18.000,00, pagamento à vista. Tratar (46) 32251208 ou 9911-5107 ••••• Compro Uno ou Gol até R$ 8.000,00, pagamento à vista. Tratar (46) 32251208 ou 9911-5107

VENDO Agrale 1800 ano 91/91 branca c/ baú. R$ 25.000,00. Tratar (46) 3211-6000 ou 9975-0547 ••••••• Scania T142HS, 88/88, interc, motor novo, revisado. Tratar (46) 8803-0210

••••••• Scania T 142HS, 88/88, interc, motor novo, revisado. Tratar (46) 8803-0210

VENDO YBR 125 Yamaha ano 03/04, azul. Tratar 91158748 •••••••• Bis 97, azul. R$ 5.500,00. Tratar 3025-3807, 32253807 ou 9971-7199 •••••• Strada CBX 200 Titan. Tratar 3225-0421 •••••• Honda Tornado 250, ano

2003, c/ 5.500km, NF, impecável, único dono. R$ 7.800,00. Tratar (460 8405-6979 ••••••• CBR 450 ano 89. R$ 10.000,00 ou troco por veículo Gol 1.6 2002 ou 2003. Tratar (46) 99712433 ou 3902-1350 c/ Marcos ••••••• GSX 1300 R, Hayabusa, 07/08, seminova, c/ 6.800 km. Tratar (46) 9915-9932 ou 3225-3437 dono. Tratar (46) 99183223. ••••• Moto Xlr 125, 99, vermelha. R$ 4.000,00. Tratar (46) 3224-1749 ou 99732450 c/ Cristiano ••••• CG Titan, 150, 06/07, completa, prata, em excelente estado. Financio. Tratar (46) 9102-6395 c/ Marcos ••••• Sundown, EB, 07/08, preta, c/ partida elétrica, c/ 2.500km, seminova, único dono. R$ 3.800,00. Tratar (46) 3025-6162 ou 8809-2611 ••••• NX Falcon, 05/05, vermelha e preta, único dono, em ótimo estado, IPVA 2009 pago. R$ 10.900,00. Tratar (46) 8805-0379

Vendemos e consertamos lençóis térmicos, king size casal e solteiro, maca, berço e também sob medida. Tratar (46) 32254187 após as 13h30 •••••• Compra-se cabelo. Tratar (46) 3225-6768 com Thaty •••••• Vendo carteiras universitárias estofadas em excelente estado. Tratar (46) 8402-0386 •••••• Máquinas de costura 1 galoneira, 2 retas, 1 interlock, 1 overlock modelos industriais motor 1cv, 3 pret-a-porter, todas revisadas, pouco tempo de uso, c/ NT. Moldes, tecidos, elásticos, acabamentos e estoque de lingeries. Tratar (46) 8405-6979

VENDE Salão com clientela formada, anexo estética e cama de bronzeamento, motivo mudança de cidade. Tratar (46) 9915-6720 •••••••• Barão Corretor de Imóveis vende imóvel c/ 766m2 de área edificada, composto por estacionamento frontal, loja comercial, térrea 133m2, garagem p/ 4 veículos. Apto residencial, 1º andar, 190m2, salão de festas 120m2, depósito 174m2, pé direito +ou– 6m, terreno 600m2, localização de franco comércio da av. Tupi, próximo ao Ponto Quente. Tratar 3225-1423 e 91152030. Creci 15.249 •••••••• Pizzaria completa c/ ótima clientela e boa localização, única c/ site p/ pedidos on-line. Tratar 9914-1408 •••••••• Excelente Cafeteria & Doceria: Especializada na venda dos tradicionais doces de pelotas, localização central, bom fluxo de pedestres, instalações novas, ponto comercial, estoques, clientela formada, fornecedores, móveis, máquinas, balcões, louças, completa em pleno funcionamento. Venda por motivo de mudança. Tratar 32254150 ou 8401-3105. Creci 16.762-F www.edersonimoveis.com.br •••••••• Habitar vende loja de roupas femininas com carteira de clientes, fornecedores, móveis e equipamentos. Tratar (46) 9911-6662 ou 3225-3232. Creci 3985J

eletricista de baixa tensão, encanador industrial, engenheiro industrial, farmacêutico, farmacêutico de manipulação, garçom, jardineiro, lavador de veículos (caminhão), marceneiro, mecânico de refrigeração, motorista de caminhão, monitor de tele-atendimento, montador de estruturas metálicas, office-boy, operador de processo de produção, operador de secador (produtos agrícolas), operador de telemarketing, padeiro, pedreiro, pedreiro de acabamento, professor de Ensino Fundamental (séries iniciais), representante comercial, servente de obras, serralheiro, torneiro mecânico, trabalhador rural, vendedor de plano de saúde, vendedor de serviços gráficos (porta a porta), vendedor de serviços (funerária), veterinário, vendedor

pracista, veterinário. O endereço da Agência do Trabalhador é rua Tocantins, 1999 – Centro (antiga Rádio Celinauta). Fone: 3224-7570. OBS: vagas marcadas com asterisco (*) são exclusivamente para portadores de deficiência. OBS: Novo horário de atendimento, das 8h às 14h. •••••••• Precisa-se de farmacêutica formada. Tratar 84075580 ou 3234-1121

3197/9914-9557 •••••••• Maltês macho c/ pedigree, cocker americano fêmea c/ pedigree, lhasa apso macho e fêmea c/ pedigree, poodle fêmea, gato persa macho e fêmea, yorkshire macho c/ pedigree, boxer macho adulto c/ pedigree. Tratar (46) 3224-5468 ou 99110050 •••••••• Precisa-se de tosador de animais. Tratar av. Brasil, 190 ou 9105-4122

VENDO Temos filhotes de gatos para doar, são muito lindos e saudáveis, já desmamados. Interessados ligar para Ivone (46) 99179447 ou Roberto 3224-

Precisa-se de babá com referências, para trabalhar das 17h30 às 20h30. Tratar 3225-9159 •••••••• Estamos procurando pessoas acima de 18 anos, interessadas em trabalhar em casa nas horas vagas, com produção de mala direta, ganho por produção, oferecemos ajuda de custo de até R$ 1.200,00 e um notebook sem sorteios, interessados devem acessar www.trabalheemcasaoverdadeiro. com.br/1023334 ou stcluciana@gmail.com •••••••• Agência do Trabalhador Painel de Vagas 05/02/09: ajudante de carga e descarga de mercadoria, ajudante de padeiro, atendente de balcão, auxiliar contábil, auxiliar de cozinha, auxiliar de escritório, auxiliar de linha de produção, auxiliar de serviços gerais, caixa de restaurante, chacareiro, comprador, consultor de vendas, cozinheiro de restaurante, eletricista de alta-tensão,

O JORNAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER TIPO DE ANÚNCIO APRESENTADO NESTE CADERNO


Publicações Legais

10 de fevereiro de 2009

B5

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL VIVIDA - PR TERMO DE RATIFICAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE PROCESSO Nº 2/2009 Despacho do Prefeito Municipal Processo nº 2/2009, RATIFICANDO, nos termos do art. 26, da Lei nº 8666/93 o ato do Sr. Egidio Munareto, Assessor Jurídico deste Município, que declarou dispensável a licitação nos termos do art. 25, do diploma legal invocado, para a aquisição de dois caminhões caçamba basculante truck (6x4) capacidade da caçamba 10,0 m³, através do Registro de Preços 223/2008 – DEAM/SEAP e Processo nº 7.102.053-3, a favor da empresa KONRAD CURITIBA COM. DE CAMINHÕES LTDA., CNPJ nº 08.482.610/0001-80, Rua Antonio Claudino, 188, esquina com BR 476, Bairro Pinheirinho, Curitiba - Pr, no valor total de R$ 395.000,00 (trezentos e noventa e cinco mil reais). Publique-se. Coronel Vivida, 05 de fevereiro de 2009. Fernando Aurélio Gugik, Prefeito Municipal.

E D I TAL D E C O N V O CAÇ Ã O O Presidente da COTRANSUL COOPERATIVA DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS - CNPJ-77744209-0001-94, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto Social, em seu artigo 16º, convoca os associados que nesta data somam 350 (trezentos e cinqüenta), para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA de numero 30 (trinta) a ser realizada no dia 20 de fevereiro de 2009, na CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORS, na Avenida XV de novembro numero 160, centro, na cidade de São João, Estado do Paraná, por falta de espaço físico em sua sede social, em primeira convocação para as 18:00 horas com 2/3 do numero de associados, e em segunda convocação para as 19:00 horas com metade mais um dos associados, e em terceira convocação para as 20:00 horas com no mínimo de 10 (dez) associados em condições de votar e ser votado, para deliberarem a seguinte ordem do dia: 1- Prestação de contas do exercício de 2008; 2- Destinação das sobras ou perdas do exercício de 2008, deduzidas as parcelas para os fundos estatutários; 3- Eleição dos novos membros do conselho fiscal com mandato até a assembléia geral ordinária (ago) de 2009; 4- Autorização para contrair empréstimo em instituição financeira ou de terceiros; 5- Autorização para onerar bens do patrimônio da Cooperativa como garantia para contratação de financiamentos. 6- Autorização para compra e venda de veículos, telefone e outros bens; 7- Fixar níveis de pro labore para diretor presidente, diretor secretario e cédula de presença para os demais membros da diretoria e conselho fiscal; 8- Autorização para operar com terceiros; 9- Autorização para abertura e ou fechar entrepostos; 10- Assuntos gerais; O numero de associados aptos para instalar e votar na Assembléia Geral Ordinária é de (trezentos e cinqüenta associados) NELSON CANAN DIRETOR PRESIDENTE São João Pr 20 de janeiro de 2009. PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL VIVIDA ESTADO DO PARANÁ TERMO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2009 Objeto: registrar em ata de registro de preços compromisso formal de preços para eventuais futuras aquisições de combustíveis (gasolina, álcool e óleo diesel). Às 08:43:41 do dia 09/02/2009, após analisado todos os atos e adjudicado todos os lotes referentes ao pregão eletrônico nº 03/2009, homologo o referente processo e autorizo a despesa, às empresas vencedoras: Santos & Merlo Ltda, CNPJ sob nº 79.854.667/0009-69, vencedora do Lote 01 (gasolina comum), pelo valor unitário de R$ 2,444, perfazendo um total estimado de R$ 80.407,60; Lote 02 (álcool), pelo valor unitário de R$ 1,45, perfazendo um total estimado de R$ 28.710,00. TRR Gilioli Ltda, CNPJ sob nº 00.619.380/0001-47, vencedora do Lote 03 (óleo diesel), pelo valor unitário de R$ 1,898, perfazendo um total estimado de R$ 787.670,00. Coronel Vivida, 09 de fevereiro de 2009. Fernando Aurélio Gugik – Prefeito Municipal

Prece poderosa para prosperidade Oh! Criador do Mundo, Tu que Disseste:Peças e Receberas, embora esteja nas alturas, em Vossa Divina Gloria, Inclina seus ouvidos a esta humilde criatura para satisfazer-me o desejo. Ouve minha prece, Oh! Pai Amado, e fazei que por vossa vontade eu obtenha a graça que tanto almejo (pedido. Deus, supre agora todas as minhas necessidades, segundo as suas riquezas em Gloria, e serei sempre grato por suas riquezas sempre ativa, presentes, imutáveis e abundantes em minha vida e que isso seja feito pelo poder e nome do Vosso Adorado Filho Jesus. (Rezai esta prece pela manhã sete vezes, juntamente com o (Salmo 23 e o Pai Nosso. Mande publicar no 3º dia e observe o que acontecera no 4º dia). SALMO 23 Deus Eterno é o meu Pastor e nada me faltarás. Ele me faz descansar em pastos verdejantes e me leva a águas tranquilas, o Eterno me dá novas forças e me guia no caminho certo como Ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte não terei medo de nada, pois Tu,ó Deus Eterno, estás comigo, Tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim onde os meus inimigos me podem ver,Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até a boca, eu sei que a Tua Bondade e o Teu Amor ficarão comigo enquanto eu viver e todos os dias de minha vida morarei na Tua casa,Oh Deus Eterno.

ORAÇÃO À SANTA CLARA Pela intercessão de Santa Clara, o Senhor Todo-Poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paz e tranqüilidade, derrame sobre mim as suas copiosas graças e depois desta vida, me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santuário. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL - PR EXTRATO DE CONTRATO Nº 009/2009 CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Bom Sucesso do Sul. CONTRATADO: Rosangela Rufatto Dalponte OBJETO: Locação Civil de Serviços de profissional de nível superior na área de Fisioterapia. VALOR: R$ 5,63 (cinco reais e sessenta e três centavos) por procedimento até o limite máximo de 320(trezentos e vinte) procedimentos mensais. PRAZO DE VIGÊNCIA: 11 (onze) meses. FORO: Pato Branco – Pr. DATA DE ASSINATURA: 06 de fevereiro de 2009. Luiz Carlos Padilha Presidente da Comissão Permanente de Licitação EXTRATO DE CONTRATO Nº 010/2009 CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Bom Sucesso do Sul. CONTRATADO: PHOENIX – Auditoria, Assessoria & Consultoria Contábil Ltda. OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de Serviços Técnicos de Assessoria e Consultoria, nas áreas de Administração, Planejamento e Contabilidade Pública (contabilidade, financeiro, instrumentos orçamentários, SIM-AM, SIM PCA, entre outros que fazem parte do Departamento da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso do Sul, com carga horária de 8 (oito) horas semanais. VALOR: R$ 2.150,00 (dois mil cento e cinqüenta reais) mensais. PRAZO DE VIGÊNCIA: 11 (onze) meses. FORO: Pato Branco – Pr. DATA DE ASSINATURA: 06 de fevereiro de 2009. Luiz Carlos Padilha Presidente da Comissão Permanente de Licitação

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL - PR TERMO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 001/2009 CONTRATANTE: Municipio de Bom Sucesso do Sul – PR. CNPJ 80.874.100/0001-86 CONTRATADA: GovernançaBrasil S.A tecnologia e Gestão em Serviços. CNPJ nº 00.165.960/0001-01 OBJETO: Licença de uso dos softwares a seguir relacionados, bem como, serviços de atualização e atendimento técnico. • LUL CP – Contabilidade Pública • LUL ST - Tesouraria • LUL PL LOA – Planejamento • LUL PL PPA – Plano Plurianual • LUL PL LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias • LUL IA – Informações Automatizadas • LUL RF Responsabilidade Fiscal • LUL GP – Gestão Pessoal • LUL GP Efetividade – Gestão Pessoal Módulo Efetividade • LUL AR – Administração de Receitas • LUL PM – Portal Municipal • LUL LG – Legislativo • LUL PP – Patrimônio • LUL LC – Licitações • LUL CM – Compra de Materiais • LUL PA – Controle Interno E serviços de instalação e treinamento dos seguintes sistemas: • LUL PL PPA – Plano Plurianual • LUL PL LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias • LUL LC – Licitações • LUL PA – Controle Interno • LUL CM – Compra de Materiais VALOR: R$ 2.880,00 (dois mil oitocentos e oitenta reais) mensais e 5 (cinco) parcelas de R$ 1.000,00 (um mil reais) para treinamentos e instalações. PRAZO DE VIGÊNCIA: 24 (vinte e quatro) meses, iniciando-se em 02/03/2009, e com término em 02/03/2011, sendo que poderá ser renovado por períodos sucessivos de 12 (doze) meses, até o limite máximo de 48(quarenta e oito) meses, conforme disposto no inciso IV, do art. 57, Lei 8.666/93. JUSTIFICATIVA: Art. 25, inciso I, da Lei nº 8.666/93. Bom Sucesso do Sul, 02 de fevereiro de 2009. Elson Munaretto Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA - PR DECRETO Nº028/2009 SÚMULA: Determina luto oficial no Municipio de Mangueirinha, nos dias 09, 10, 11 de fevereiro de 2003. Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, Sr. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1º - Determina luto oficial no Municipio de Mangueirinha, Estado do Parana, nos dias 09, 10, 11, em razão de falecimento da Senhora RONESON LUIZ FONSECA, ocorrido Na data de ontem. Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS Prefeito Municipal DECRETO Nº027/2009 Dispõe sobre exoneração de Servidor Público Municipal e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná Sr. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, no uso de suas atribuições legais, DECRETA: Art. 1º - Exonerar a partir de 01 de fevereiro de 2009, por pedido de demissão, o Servidor Público Municipal Sr. MICHEL FAIVRO DE ALMEIDA SERPA, do cargo de Cirurgião Dentista, Lotada no Departamento de Saúde, desta Prefeitura Municipal. Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando o seu enquadramento através do Decreto nº 011/2002 de 06/02/2002, publicado no Jornal Novo Horizonte no dia 09/02/2002. Gabinete do Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos Prefeito Municipal DECRETO Nº026/2009 Dispõe sobre exoneração de Servidor Público Municipal e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná Sr. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, no uso de suas atribuições legais, DECRETA: Art. 1º - Exonerar a partir de 01 de fevereiro de 2009, por pedido de demissão, a Servidora Pública Municipal Sra. FABIANE KONZEN SERPA, do cargo de Cirurgião Dentista, Lotada no Departamento de Saúde, desta Prefeitura Municipal. Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando o seu enquadramento através do Decreto nº 011/2002 de 06/02/2002, publicado no Jornal Novo Horizonte no dia 09/02/2002. Gabinete do Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATO BRANCO - PR PORTARIA Nº. 162 O Prefeito Municipal de Pato Branco, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 62, inciso II, alínea “c” da Lei Orgânica do Município. RESOLVE: Art. 1º. Alterar Comissão de Transportes que terá por finalidade específica de analisar todos os pedidos de viagens referentes à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, passando a ficar composta pelos seguintes membros: Alcides Benato - PRESIDENTE João Carlos Fortes Luiz Sergio Lavarda Vera Lucia Vagetti Elizete Maria Filipini Gabinete do Prefeito de Pato Branco, em 04 de fevereiro de 2009. Daniel Cattani Prefeito Municipal em Exercício

Oração ao Sagrado Coração de Jesus! Abri-me o Vosso Sagrado Coração, ó Jesus, mostrai-me os seus encantos, uni-me a ele para sempre. Que todos os movimentos e palpitações do meu coração, mesmo durante o sono, Vos sejam um testemunho do meu amor e vos digam sem cessar: “Sim, Senhor Jesus, eu Vos adoro... Aceitai o pouco bem que pratico...Fazei-me a mercê de reparar o mal cometido...”, para que Vos louve no tempo e Vos bendiga durante a eternidade.Amém.


B6

10 de fevereiro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIÓPOLIS INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 7/2009 - PARTES: Prefeitura Municipal de Mariópolis e HOSPITAL E MATERNIDADE ABEGG LTDA., pessoa jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ sob nº 04.859.517/000191. OBJETO: Constitui objeto deste Contrato, a contratação de serviços médico-hospitalares para suprir as necessidades da população do Município de Mariópolis, no que diz respeito à complementação de Autorizações de Internamentos Hospitalares (AIHs), não fornecidas suficientemente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento em regime de plantões, procedimentos de RX e acompanhamentos às gestantes após o sétimo mês de gravidez. VALOR: O valor mensal de R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais) sem reajuste,totalizando R$528.000,00 (Quinhentos e Vinte e Oito mil Reais). PAGAMENTO: Para execução do objeto deste instrumento, o MUNICÍPIO pagará ao HOSPITAL até o 5º dia útil subseqüente ao do mês gerador, mediante apresentação de Nota Fiscal. DOT. ORÇ: 08.00 – Departamento de Saúde – 08.01 – Divisão do Fundo Municipal de Saúde – 08.01.10.301.0010.2.025 – Manutenção do Fundo Municipal de Saúde – 33.90.39 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa jurídica – Fonte (01000). 08.00 – Departamento de Saúde – 08.01 – Divisão do Fundo Municipal de Saúde – 08.01.10.301.0010.2.025 – Manutenção do Fundo Municipal de Saúde – 33.90.39 – Outros Serviços de terceiros – Pessoa Jurídica – Fonte (01303). 08.00 – Departamento de Saúde – 08.01 – Divisão do Fundo Municipal de Saúde – 08.01.10.301.0010.2.025 – Manutenção do Fundo Municipal de Saúde – 33.90.39 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa jurídica – Fonte (31495). JUSTIFICATIVA: Com base na Lei 8.666/93, em seu artigo 25, inciso I, que diz: “Art. 25” – I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; Como a administração não possui hospital próprio e existir somente esse hospital no município, por ser inviável a competição e para suprir as necessidades da população do Município de Mariópolis, no que diz respeito à complementação de Autorizações de Internamentos Hospitalares (AIHs), não fornecidas suficientemente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento em regime de plantões, procedimentos de RX e acompanhamentos às gestantes após o sétimo mês de gravidez, caracteriza-se a inexigibilidade de Licitação. Mariópolis, 6 de fevereiro de 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen – Prefeito Municipal.

NOTIFICAÇÃO O Município de Sulina, Estado do Paraná, em cumprimento ao disposto no Art. 2º, da Lei nº 9.452, de 20 de março de 1997, NOTIFICA os partidos políticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais com sede neste Município, da liberação de recursos pelo Governo Federal - MDS no valor de R$ 702,45 (setecentos e dois reais e quarenta e cinco centavos), destinados ao IGDBF - Índice de gestão Descentralizada do Bolsa Família, em 06 de fevereiro de 2009. Sulina, 09 de fevereiro de 2009.

Publicações Legais PREFEITURA MUNICIPAL DE CLEVELÂNDIA DECRETO Nº. 037/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 2.211/09.RESOLVE:Art. 1º - Fica nomeado a partir de 02 de fevereiro de 2.009 o Sr.. SANDRO AUGUSTO TABALIPA Rg. nº. 6.497.402-5-SSP-PR., para exercer o cargo de Chefe de Departamento II, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-4 e, alterado pela Lei nº. 2.211/09 da tabela de cargos em Comissão, anexo I.Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 02 de fevereiro de 2.009, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 038/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 2.211/09.RESOLVE:Art. 1º - Fica nomeada a partir de 02 de fevereiro de 2.009 o Srta. SILVANA STELA DA SILVA Rg. nº. 9.534.172-1-SSP-PR., para exercer o cargo de Chefe de Departamento II, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-4 e, alterado pela Lei nº. 2.211/09 da tabela de cargos em Comissão, anexo I.Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 02 de fevereiro de 2.009, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 039/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeada a partir de 02 de fevereiro de 2.009 o Srta. CAMILA CARNEIRO STEDILLE Rg. nº.12.582.004-2-SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Técnica Nível Médio, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-4 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I; Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 02 de fevereiro de 2.009, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 040/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeada a partir de 02 de fevereiro de 2.009 o Srta. CAMILA LOYOLA DANELUZ Rg. nº. 386.7571-SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Técnica Nível Médio, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-4 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 02 de fevereiro de 2.009, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 041/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeada a partir de 02 de fevereiro de 2.009 o Srta. CAMILA SILVERIO BIFFI Rg. nº. 9.592.451-4 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 02 de fevereiro de 2.009, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 042/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. JAIME ZANELLA Rg. nº. 997.224 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 043/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. LUIZ CARLOS SILVEIRA Rg. nº. 3.199.864-6 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 044/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. MILTON PEREIRA DOS ANJOS Rg. nº. 21.745.795-2 - SSP-SP., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 045/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. HALAM JOSÉ LEMPEK Rg. nº8.363.020-5 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 046/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. NELSON DA SILVA Rg. nº. 6575181-0 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. DECRETO Nº. 047/09 ADEMIR JOSÉ GHELLER, Prefeito Municipal de Clevelândia, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas e em conformidade com a Lei Municipal nº. 1.484/97.RESOLVE:Art. 1º - Fica, nomeado a partir de 10 de fevereiro de 2.009 o Sr. ADIR DA SILVA Rg. nº. 2.399.257-4 - SSP-PR., para exercer o cargo de Assessoria Nível Básico, instituído pela Lei Municipal 1.484/97 de 09 de

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL VIVIDA ESTADO DO PARANÁ DECRETO Nº 4.003, de 09 de fevereiro de 2009 Nomeia para ocupar Cargo de Provimento em Comissão de Assessor Técnico e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORONEL VIVIDA, ESTADO DO PARANÁ, usando das atribuições legais que lhe confere a alínea “o” do Inciso I do art. 24 da Lei Orgânica do Município, e tendo em vista o disposto na Lei Municipal nº 1459 de 19/12/1997 e no Parágrafo Único do art. 3º e no Inciso II e seu Parágrafo Único do art. 9º da Lei Complementar nº 014 de 27/03/2006, DECRETA Art. 1º - Fica nomeada para ocupar Cargo de Provimento em Comissão de Assessor Técni-

co, ELIANE APARECIDA DE PROÊNCIO DA SILVA, portadora da Cédula de Identidade R.G. nº 6.566.505-0 SSP/PR, percebendo 100%(cem por cento) do valor estabelecido para o Símbolo CC-2 na Tabela de Valores dos Cargos de Provimento em Comissão, a partir de 09(nove) de fevereiro de 2009. Parágrafo único - Fica lotada na Secretaria Municipal da Fazenda – Departamento Financeiro - Divisão de Tributação da Estrutura Organizacional Básica do Poder Executivo Municipal. Art. 2º - As despesas decorrentes do cumprimento do presente Decreto, correrão pelas dotações constantes no Orçamento Geral do Município para o exercício corrente. Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a respectiva data de nomeação, revogada as disposições em contrário.

abril de 1997, Símbolo CC-7 da tabela de cargos de provimento em Comissão, anexo I;Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CLEVELÂNDIA, ESTADO DO PARANÁ, EM 10 DE FEVEREIRO DE 2.009. ADEMIR JOSÉ GHELLER Prefeito Municipal LEI MUNICIPAL N.º 2213/2009 Súmula: Autoriza o Executivo Municipal, a firmar Convênio com empresas legalmente autorizadas a contratarem estagiários e dá outras providências. FAÇO SABER QUE A CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICIPIO DE CLEVELÂNDIA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU, ADEMIR JOSÉ GHELLER, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI.Art. 1º Fica o Executivo Municipal, autorizado a celebrar convênio com empresas autorizadas visando à contratação de estagiários mediante processo licitatório, para o exercício de atividade laborativa nos mais diversos ramos de atividades da administração pública.Art. 2º - Os estagiários a serem contratados, deverão estar freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, compatível com o trabalho a ser desenvolvido diante do órgão público.Art. 3º - Os salários a serem pagos aos estagiários que vierem a ser contratados serão os correspondentes ao valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensalmente, por 20 (vinte) horas semanais e R$ 450,00 (quatrocentos reais) mensalmente, por 30 (trinta) horas semanais.Parágrafo único: A contratação dos estagiários incidirá no percentual de até 20% (vinte por cento) de acordo com o funcionalismo público em atividade a serem contratados conforme a necessidade da Administração Municipal, destinando-se no percentual acima mencionado 10% (dez por cento) das vagas para as pessoas portadoras de deficiência. Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se a Lei 2.111/08 e a Lei 2.140/08. Gabinete do Prefeito do Município de Clevelândia, Estado do Paraná, em 06 de fevereiro de 2009.

LEI MUNICIPAL Nº 2215/2009 SÚMULA: Autoriza o Executivo Municipal a proceder à abertura de Crédito Adicional Especial através de Superávit Financeiro de recursos vinculados.A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CLEVELÂNDIA – ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei.Art. 1º - Fica autorizado o Executivo Municipal a proceder à abertura de Crédito Adicional Especial ao Orçamento Geral do Município de Clevelândia, Estado do Paraná, destinados ao suporte das despesas a ser realizada com recursos oriundos de Saldos Financeiros não comprometidos do Exercício Anterior até R$ 41.141,20 (Quarenta e um mil cento e quarenta e um reais e vinte centavos), para atender despesa no seguinte Órgão e Dotações Orçamentárias: 06 – Secretaria Municipal de Assistência Social 01 – Administração S.M.A.S 082440018.2.017000 – Manutenção da Unidade da Assistência Social 3.3.90.93.00.00 – 3.3.767 – Indenizações e Restituições .................................5.61 3,44 4.4.90.52.00.00 – 3.3.778 – Equipamentos e Material Permanente ...............15.099,76 07 – Secretaria Municipal Educação Cultura e Esportes 01 – Administração S.M.E.C.E. 123610020.1.006000 – Aquisição de Veículos Educação 4.4.90.52.00.00 – 0.3.105 – Equipamentos e Material Permanente ...............20.428,00 Total .......................................................................................................................... ......41.141,20 Art. 2º - Para dar cobertura do Crédito a ser aberto em decorrência da autorização constante desta Lei, serão utilizados os recursos oriundos do superávit financeiro apurado no balanço do exercício anterior conforme o previsto no inciso I do parágrafo 1º do art. 43 da Lei Federal 4.320/64 de 17/03/64 a seguir especificados: I – Superávit Financeiro de Recursos Vinculados R$ 41.141,20. Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário, a presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Clevelândia – Estado do Paraná, em 06 de fevereiro de 2009. ADEMIR JOSÉ GHELLER Prefeito Municipal

Gabinete do Prefeito Municipal de Coronel Vivida, Estado do Paraná, aos 09(nove) dias do mês de fevereiro de 2009, 120º da República e 54º do Município. FERNANDO AURÉLIO GUGIK Prefeito Municipal Registre-se e Publique-se Vandré Marcos Spanholi Chefe de Gabinete e Responsável pela SEMAD Mirlene Weis Chefe da Divisão de Recursos Humanos


Publicações Legais

Nº 023/2009. PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOB N.º 88/2008, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE PALMAS E A EMPRESA ALLEBRANDT EMPREITEIRA DE OBRAS LTDA. Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob n. 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas – PR., situado à Av. Clevelândia, n. 521, CEP 85.555-000, neste ato devidamente representado pela Prefeita Municipal Interina, em pleno exercício de seu mandato e funções, Sra. Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, residente e domiciliada nesta cidade, e de ora em diante denominada CONTRATANTE e ALLEBRANDT EMPREITEIRA DE OBRAS LTDA. pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 77.176.223/0001-84, com sede administrativa a Rua Oscar Rocker, 37, Centro, na cidade de Palmas, Estado do Paraná, representada neste ato pelo Sr. Laudir Pedrinho Allebrandt, brasileiro, separado judicialmente, construtor, portador da cédula de identidade nº 13-R 313.793-SC, inscrito no CPF nº 178.068.799-00. doravante designada CONTRATADA, mediante as seguintes clausulas: CLAUSULA PRIMEIRA Considerando parecer técnico do Departamento de Infraestrutura, sendo favorável a prorrogação do prazo para conclusão da obra de Ampliação e Reforma junto a Escola Indígena Marechal Candido Rondon, contrato sob nº 88/2008, para o período de 30 (trinta) dias, justificando que os atrasos deram-se, devido, demora na entrega dos materiais pelos fornecedores, e, pelo grande período chuvas; Considerando, manifestação do fornecedor, solicitando a prorrogação do contrato, datado de 22/01/2009; Considerando parecer jurídico sob nº 0089/2009; Considerando que existem recursos para custear as despesas, sendo dotação orçamentária: 1.005.4490.51 – Ampliação/Reforma Estrutura física Unidades Escolares. “Em conformidade com a cláusula quinta e sexta do contrato em epígrafe, fica prorrogada o prazo de execução da obra, contrato sob nº 88/2008, por mais 30 (trinta) dias, a contar de 27 de janeiro de 2009”. CLÁUSULA SEGUNDA: As demais cláusulas do contrato originário, não atingidas por este Termo, permanecem inalteradas. E, por assim estarem ajustados firmam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo. Palmas, 30 de janeiro de 2009. Município de Palmas Allebrandt Empreiteira De Obras Ltda.. Contratante Contratada Testemunhas: 1) _________________________2)_________________________ Nome Nome: RG RG Nº 020/2009. TERCEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOB N.º 06/2006, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE PALMAS E A EMPRESA CLINICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA MENDES LTDA. Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob n. 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas – PR., situado à Av. Clevelândia, n. 521, CEP 85.555-000, neste ato devidamente representado pela Prefeita Municipal Interina, em pleno exercício de seu mandato e funções, Sra. Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, residente e domiciliada nesta cidade, e de ora em diante denominada CONTRATANTE e a empresa Clinica de Otorrinolaringologia Mendes Ltda, pessoa jurídica de direito privado, sido a Rua Augusto Guimarães 1122, centro, Palmas – Paraná, CEP: 85.555-000 inscrita sob CNPJ nº. 05.452.421/0001-01 neste ato legalmente representado pelo Sr. Dr. Juliano Mendes, brasileiro, casado, médico, residente e domiciliado nesta cidade, portador do CPF nº. 769.458.719-91, cédula de Identidade nº. 2R/2.608.118 SSP/SC, inscrição Conselho Regional de Medicina nº. 17.081 Paraná,com amparo legal no permissivo dos Artigos 65º, II, § 2º E Artigo 57,II, da Lei 8.666/93 as partes contratantes tem entre si ajustado o seguinte: celebram o presente Termo Aditivo, mediante as cláusulas que seguem: CLAUSULA PRIMEIRA Considerando, manifestação da empresa, datado de 22/01/2009; Considerando Of. Nº 30/2009, do Departamento Municipal de Saúde; Considerando parecer jurídico sob nº 067/2009; Considerando que existem recursos para custear as despesas, sendo dotação orçamentária: 2.029.3390.30 – Manutenção do Fundo Municipal e dos Serviços de Saúde – 2.044.3390.30 – Manutenção dos Programas do SUS. “Em conformidade com a cláusula décima primeira do contrato em epígrafe, fica prorrogada a vigência do contrato sob nº 06/2006, por mais 12 (doze) meses, a contar de 02 de fevereiro de 2009. CLÁUSULA SEGUNDA: As demais cláusulas do contrato originário, não atingidas por este Termo, permanecem inalteradas. E, por assim estarem ajustados firmam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo. Palmas, 27 de janeiro de 2009. Município de Palmas Contratante Contratada Testemunhas: 1) ___________________________2)_______________________ Nome Nome: RG RG Nº 021/2009. TERCEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOB N.º 116/2008, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE PALMAS E A EMPRESA UNITOM – UNIDADE DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM S/S LTDA. Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob n. 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas – PR., situado à Av. Clevelândia, n. 521, CEP 85.555-000, neste ato devidamente representado pela Prefeita Municipal Interina, em pleno exercício de seu mandato e funções, Sra. Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, resi-

10 de fevereiro de 2009

B7

dente e domiciliada nesta cidade, e de ora em diante denominada CONTRATANTE e como CONTRATADA, a empresa UNITOM – UNIDADE DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM S/S LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 02.308.397/0001-09, com sede a Rua Souza Naves, 3081, na cidade de Cascavel/ PR, CEP 85.806-260, ora representada pelo Sr. Stênio Henrique de Souza, brasileiro, casado, médico, residente e domiciliado na cidade de Cascavel/PR, portador da cédula de identidade nº 2.254.564-7 SSP/PR., e CPF nº 590.871.708-82, com amparo legal no permissivo do Artigo 57,II, da Lei 8.666/93 as partes contratantes tem entre si ajustado o seguinte: celebram o presente Termo Aditivo, mediante as cláusulas que seguem: CLAUSULA PRIMEIRA Considerando Of. Nº 49/2009, do Departamento Municipal de Saúde; Considerando parecer jurídico sob nº 085/2009; Considerando que existem recursos para custear as despesas, sendo dotação orçamentária: 2.029.3390.30 – Manutenção do Fundo Municipal e dos Serviços de Saúde – 2.044.3390.30 – Manutenção dos Programas do SUS. “Em conformidade com a cláusula décima primeira do contrato em epígrafe, fica prorrogada a vigência do contrato sob nº 116/2008, por mais 12 (doze) meses, a contar de 01 de fevereiro de 2009. CLÁUSULA SEGUNDA: As demais cláusulas do contrato originário, não atingidas por este Termo, permanecem inalteradas. E, por assim estarem ajustados firmam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo. Palmas, 27 de janeiro de 2009. Município de Palmas Contratante Contratada Testemunhas: 1) __________________________2)________________________ Nome Nome: RG RG Nº 022/2009. PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOB N.º 87/2008, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE PALMAS E A EMPRESA ALLEBRANDT EMPREITEIRA DE OBRAS LTDA. Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob n. 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas – PR., situado à Av. Clevelândia, n. 521, CEP 85.555-000, neste ato devidamente representado pela Prefeita Municipal Interina, em pleno exercício de seu mandato e funções, Sra. Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, residente e domiciliada nesta cidade, e de ora em diante denominada CONTRATANTE e ALLEBRANDT EMPREITEIRA DE OBRAS LTDA. pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 77.176.223/0001-84, com sede administrativa a Rua Oscar Rocker, 37, Centro, na cidade de Palmas, Estado do Paraná, representada neste ato pelo Sr. Laudir Pedrinho Allebrandt, brasileiro, separado judicialmente, construtor, portador da cédula de identidade nº 13-R 313.793-SC, inscrito no CPF nº 178.068.799-00. doravante designada CONTRATADA, mediante as seguintes clausulas: CLAUSULA PRIMEIRA Considerando parecer técnico do Departamento de Infraestrutura, sendo favorável a prorrogação do prazo para conclusão da obra de Ampliação do Posto de Saúde do Lagoão, contrato sob nº 87/2008, para o período de 30 (trinta) dias, justificando que os atrasos deram-se, devido, demora na entrega dos materiais pelos fornecedores, e, pelo grande período chuvas; Considerando, manifestação do fornecedor, solicitando a prorrogação do contrato, datado de 22/01/2009; Considerando parecer jurídico sob nº 086/2009; Considerando que existem recursos para custear as despesas, sendo dotação orçamentária: 1.014.4490.51 – Implantação e Reforma das Unidades Básicas de Saúde. “Em conformidade com a cláusula quinta e sexta do contrato em epígrafe, fica prorrogada o prazo de execução da obra, contrato sob nº 87/2008, por mais 30 (trinta) dias, a contar de 27 de janeiro de 2009”. CLÁUSULA SEGUNDA: As demais cláusulas do contrato originário, não atingidas por este Termo, permanecem inalteradas. E, por assim estarem ajustados firmam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo. Palmas, 30 de janeiro de 2009. Município de Palmas Allebrandt Empreiteira De Obras Ltda.. Contratante Contratada Testemunhas: 1) __________________________2)________________________ Nome Nome: RG RG PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS- ESTADO DO PARANÁ EXTRATO – PROCESSO 23/2009- DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 17/2009 Fundamentação legal: Lei n.º 8666/93 de 21/06/1993 publicada no DOU 22/06/1993 e subseqüentes alterações. OBJETO: Aquisição de 50 latas de Formula infantil acidificada: leite de vaca desnatado (fonte proteíca), maltodextrina, oleína de palma, óleo de palmiste, óleo de canola, óleo de milho , minerais(sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio), lecitina de soja, vitaminas(vitamina C , vitamina PP, vitamina E, pantoteonato de cálcio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina D3, vitamina B2, acido fólico, vitamina K1, biotina, vitamina B12). Não contém glúten. DATA BASE: 05/02/2009 PARTES: Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob nº 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas - PR, na Avenida Clevelândia, nº 521, representado legalmente neste ato pelo Senhora Prefeita Municipal, senhora Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, residente e domiciliada nesta cidade e, GOLIN, CORDEIRO E CIA LTDA pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n. 05.276.349/0001-74, com sede administrativa a Rua Augusto Guimarães, nº1028, Centro, na cidade de Palmas-PR, representada por Samanta Daliana Golin, brasileira, solteira, farmacêutica, residente e domiciliada nesta cidade de Palmas-PR e Marco Antonio Golin, brasileiro, solteiro, farmacêutico, residente e domiciliado na cidade de Palmas-PR.. JUSTIFICATIVA PARA DISPENSA DA LICITAÇÃO: A presente dispensa fundamenta-se: artigo 24, inc. II e IV, da Lei nº 8.666/93 e suas posteriores alterações. DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA: 2.034.3390.30 - Desenvol. Fundo Municipal Ação Assistência a Criança e ao Adolescente. VALOR GLOBAL: R$ 674,00 PRAZO DE VIGÊNCIA: 90 dias

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO - PR Primeiro Termo Aditivo Contrato 093/2008 Convite 027/2008 Partes Município de Vitorino Cnpj 76.995.463/0001-00 e Balardin & Mussato Ltda Cnpj 00.119.543/0001-22 objeto Aquisição de material de expediente para os Departamentos da Prefeitura Valores A cláusula segunda do Contrato original fica acrescido o valor de R$ 497,12(quatrocentos e noventa e sete reais e doze centavos), passando de R$ 1.988,65(um mil novecentos e oitenta e oito reais e sessenta e cinco centavos) para R$ 2.485,77 (dois mil quatrocentos e oitenta e cinco reais e setenta e sete centavos). Vigencia A Clausula quinta do contrato original passa sua vigência de 31 de março de 2009 para 31de julho de 2009. Vitorino/PR, 03 de fevereiro de 2009. Assinaturas Valdir Picolotto Prefeito Municipal Contratante e Jacira Balardin Balardin & Mussatto Ltda – Me Contratada Primeiro Termo Aditivo Contrato 095/2008 Convite 027/2008 Partes Município de Vitorino Cnpj 76.995.463/0001-00 e Variedades Chaplin Ltda Cnpj 02.789.016/0001-50 objeto Aquisição de material de expediente para os Departamentos da Prefeitura Valores A cláusula segunda do Contrato original fica acrescido o valor de R$ 485,00(quatrocentos e oitenta e cinco reais), passando de R$ 1.940,00 (um mil novecentos e quarenta reais) para R$ 2.425,00 (dois mil quatrocentos e vinte e cinco reais). Vigencia A Clausula quinta do contrato original passa sua vigência de 31 de março de 2009 para 31de julho de 2009. Vitorino/PR, 03 de fevereiro de 2009. Assinaturas Valdir Picolotto Prefeito Municipal Contratante e José Carlos Alves Variedades Chaplin Ltda – Me Contratada Notificação O município de Vitorino, Estado do Paraná em cumprimento ao disposto no artigo 2º da Lei nº 9.452, de 20 de Março de 1997, Notifica os partidos políticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede neste Município, da liberação de recursos do programa Idosos/Brinquedoteca nos valores de R$ 1.945,00 (Hum mil e novecentos e quarenta e cinco reais) em 09 de fevereiro de 2009.


B8

10 de fevereiro de 2009

Publicaçþes Legais


Publicações Legais

10 de fevereiro de 2009

B9

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RENASCENÇA- PR RESOLUÇÃO N.º 001/2009 Súmula: Dispõe sobre o pedido de renovação do registro junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, do Município de Renascença. O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Renascença, em conformidade com a Lei 631 de 15/09/1995, representado por seu Presidente, Senhor Jairo Reni Buzzacaro, no uso de suas atribuições legais, vem tornar público, que em Reunião Ordinária levada a efeito aos 28 de janeiro de 2009, às oito horas em uma das salas da Divisão de Assistência Social, RESOLVE: Art. 1º – Aprovar os critérios para renovação do registro de entidades junto ao Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Renascença. § 1º - deverão as entidades cumulativamente atender aos seguintes critérios: a) Para obter a Renovação a Entidade deverá estar com sua inscrição em vigência, sem ter sofrido paralisação ou ter estado com a mesma vencida nos últimos doze meses. b) – A organização e/ou Entidade de Assistência Social deverá encaminhar seu pedido de renovação junto ao CMAS, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência do termo final do atual registro. § 2º - A validade do registro da Entidade junto ao CMAS será de 02 (dois) anos a contar da data da homologação do pedido de registro. Art. 2º - Deverá o requerente, protocolar seu pedido de renovação no prazo da alínea “b”, do §1º, junto à Divisão de Assistência Social, e o pedido deverá conter a seguinte documentação: a) ofício de solicitação; b) Preenchimento do cadastro da entidade e/ou organização, conforme modelo (anexo I) c) cópia autenticada do estatuto, devidamente registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, nos termos da lei, com identificação do mesmo Cartório em todas as folhas e transcrição dos dados do registro no próprio documento ou em certidão. d) declaração de que a entidade está em pleno e regular funcionamento, cumprindo suas finalidades estatutárias e no qual conste a relação nominal, dados de identificação e endereço dos membros da diretoria da entidade, conforme modelo fornecido pelo CMAS, assinado pelo dirigente da instituição. (anexo II). e) relatório de atividades dos últimos 03(três) anos, onde se descreva, quantifique e qualifique as ações desenvolvidas pela entidade, conforme modelo fornecido pelo Conselho Municipal de Assistência Social; (anexo III) f) cópia da ata de eleição e/ou alteração dos membros da atual diretoria, devidamente averbada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas; g) cópia do documento de inscrição no CNPJ do Ministério da Fazenda, atualizado; h) - plano de trabalho da entidade, conforme modelo fornecido pelo Conselho municipal de assistência social detectando as ações voltadas para a PNAS e o público da Assistência Social com serviços gratuitos (anexo III) i) - Parecer da Comissão de Fiscalização. Art. 3º - No caso do exigido no Art. 1º, Par. 1º; alínea “a”, a entidade tenha ficado em situação irregular durante o período dos últimos doze meses, ou seja, sem registro ou com o mesmo vencido, o procedimento a ser adotado para sua regularização não será o desta resolução, mas sim, o procedimento para obtenção de novo registro, conforme resolução que dispõe sobre concessão de inscrição. I – Considerar-se-á a entidade em atraso, para efeito do artigo anterior, já a partir do 60º (sextuagésimo) dia de vencimento do registro atual, e incidirá na obrigação de pedido de novo registro na forma já regulamentada. Art. 4º – As organizações e entidades de Assistência Social deverão ainda estar em conformidade com a legislação da Política de Assistência Social. Ficando revogadas as disposições contrarias, esta resolução entrará em vigor a partir de sua publicação. Renascença, 29 de Janeiro de 2009. JAIRO RENI BUZZACARO Presidente do CMAS Publique-se. JOSÉ KRESTENIUK. Prefeito Municipal

Homologação de Licitação TOMADA DE PREÇOS Nº 2/2009 Em concordância ao resultado de classificação, apresentado pela Comissão Permanente de Licitação, ADJUDICO o objeto: a contração de empresa para prestação de diversos serviços de balanceamento e alinhamento, chapeação, solda elétrica, serviços Elétricos, nos veículos da frota municipal do município de Mariópolis., às proponentes: Eletro Mecânica Bonato Ltda, CNPJ nº 09.232.143/0001-01, com o valor total para o lote 1 de R$ 44.800,00 (quarenta e quatro mil e oitocentos reais).Luiz Carlos Teicheira Machado e Cia Ltda, CNPJ nº 09.232.143/000101 para o Lote 2 com o valor de R$ 29.800,00 (vinte e nove mil e oitocentos reais) e para o lote 4 no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), totalizando portanto o valor de R$ 44.800,00 (quarenta e quatro mil e oitocentos reais). Alceno Roani, CNPJ nº04.449.292/0001-70, para o lote 3 com o valor de R$ 12.800,00 (doze mil e oitocentos reais). E, após Parecer Jurídico do procedimento licitatório, HOMOLOGO o Edital epigrafado, e determino que seja elaborado o respectivo Termo de Contrato, na forma legal.Mariópolis, 9 de fevereiro de 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen - Prefeito Municipal.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL O Município de Renascença, Estado do Paraná, inscrito no CNPJ sob n.º 76.205.681/0001-96 torna público que Requereu junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), licença Ambiental para recapiamento asfáltico sobre pedras irregulares em vias urbanas Município de Renascença, Estado do Paraná.

HOMOLOGAÇÃO DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 2/2009 Em concordância ao resultado de classificação, apresentado pela Comissão Permanente de Licitação, ADJUDICO o objeto: a contração de empresa para prestação de diversos serviços de mão de obra também aquisição de pecas para conserto da Motoniveladora Huber Warco, utilizada pelo departamento de viação e obras, do município de Mariópolis, à empresa: Patromaq – Indústria e Recuperadora de Máquinas Ltda, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº 03.250.176/000190, com o valor certo e ajustado a ser pago de R$ 46.457,42 (quarenta e seis mil quatrocentos e cinqüenta e sete reais e quarenta e dois centavos). E após Parecer Jurídico do procedimento licitatório, HOMOLOGO o Convite epigrafado, e determino que seja elaborado o respectivo Termo de Contrato, na forma legal. Mariópolis, 9 de fevereiro 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen - Prefeito Municipal.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL O Município de Renascença, Estado do Paraná, inscrito no CNPJ sob n.º 76.205.681/0001-96 torna público que Requereu junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), licença Ambiental para pavimento poliédrica nas Ruas projetadas “A”, “B” e “C”, do Conjunto Habitacional Casa da Família no Município de Renascença, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL O Município de Renascença, Estado do Paraná, inscrito no CNPJ sob n.º 76.205.681/0001-96 torna público que Requereu junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), licença Ambiental para recapiamento asfáltico sobre pedras irregulares em ruas no Santuário do Rio Elias, Município de Renascença, Estado do Paraná.


B10

10 de fevereiro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEJARA D’OESTE - PR LEI Nº. 1058/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Locar imóvel e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica locado o imóvel rural com área de terras de 3.000,00 m2 (três mil metros quadrados), parte de uma área com 73.688,00 m2 (setenta e três mil, seiscentos e oitenta e oito metros quadrados), situada no Município de Itapejara D’Oeste, nesta Comarca, dentro dos seguintes limites e confrontações: Nordeste: por uma estrada municipal e por uma linha seca, confrontam com o lote nº 107/108 e parte, todos da mesma gleba; Noroeste: por uma linha seca, confronta-se com o lote nº 108, da mesma gleba; Sudoeste: por uma linha seca e por um curso d’água, confronta-se com o lote nº 108 – parte da mesma gleba; Sul/Sudeste: por linhas secas sucessivas e por uma estrada municipal, confronta-se com o patrimônio de Itapejara D’Oeste de propriedade do Sr. Ademir Balena, portador do RG nº 14/.516.640-PR e C.P.F. nº 194.987.489-34, pelo valor mensal de R$ 283,00 (duzentos e oitenta e três reais), destinado ao Viveiro Municipal. Parágrafo único – A locação do imóvel poderá ser reajustada anualmente pelo índice anual do IGPM-FGV, ou outro que vier a substituí-lo. Art. 2º - As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta do Orçamento Geral do Município. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de janeiro de 2009, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste - Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal. LEI Nº. 1059/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Locar imóvel e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica locada uma sala comercial e suas instalações com área de 77 m2, localizada no lote n.º 03 (três) da quadra n.º 78 (setenta e oito), sito a Avenida Manoel Ribas, centro, município de Itapejara D’Oeste Pr, matriculado sob nº. 14.336, registrado no 2º Oficio de Registro Geral de Imóveis, comarca de Pato Branco, Estado do Paraná. Imóvel de propriedade do espolio de Frankelim Cechim, representado pela viúva, Sra. Angelina Garbozi Cechim, portadora do R.G. n.º 6.344.216 – 0 e inscrita no CPF sob o n.º 938.895.429 - 72, e pelos herdeiros os Senhores(as) Elio Cechim, portador do CPF sob nº. 4512172998 7, e de RG 3.389.451-1, residente no município de Cascavel Paraná; Genuvi Cechim Albani, portador do RG 1.642.330-0, e do CPF sob nº. 663.390.909-82, residente no município de Itapejara D’Oeste Paraná; Noeli Cechim Cagnini, portador do RG 4.477.900-5, e do CPF sob nº. 663.398.479-00; Vivancir Cechim, portador do RG 1.864.605, e do CPF sob nº. 335.683.169-00 residente no município de Guarapuava Paraná; Elvino Cechim, portador do RG 136.955-2, e do CPF sob nº. 282.454.319-15, residente no município de Cascavel Paraná; Jairo Cechim, portador do RG 4.589.664-1, e do CPF sob nº. 680.848.469-49, residente no município de Cascavel Paraná, Nélio Cechim, portador do RG 1.735.769, e do CPF sob nº. 627.606.619-20, residente no município de Cascavel Paraná, pelo valor mensal de R$ 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais), e poderá ser reajustado pelo reajuste mensal que será aplicado pelos indicadores econômicos, reajuste de aluguel – IPC/FIPE – índice de Preço ao Consumidor, destinado ao Departamento de Agricultura e o Escritório da EMATER. Art. 2º - As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de rubricas do Departamento de Agricultura do Orçamento Geral do Município. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir de 01 de janeiro de 2009. Art. 4º - Revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal. LEI Nº. 1060/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Subvencionar a APMI e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica Subvencionada a Associação de Proteção a Maternidade e a Infância – APMI no valor de até R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) mensais, destinado à aquisição de fraldas, alimentos e medicamentos para famílias carentes, para um bom atendimento as gestantes e as crianças, assim como desenvolver programas de combate ao consumo de drogas em nosso município. § 1º - As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta do Departamento de Saúde e Ação Social do Orçamento Geral do Município. Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de fevereiro de 2009, revogadas as disposições em contrário.

PORTARIA Nº36/09 Data 04/02/09 Neuri Roque Rossetti Gehlen, Prefeito Municipal de Mariópolis, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais: RESOLVE: Art. 1º. CONCEDER a Servidora Municipal CLARICE PROVENSI BALHAN, RG.6.616.505-1, Professora Municipal, Matrícula 268/2, Classe D, para exercer a função de Diretora no Centro de Educação Infantil Sonho Meu, ampliação de carga horária pelo período de 02 (dois) anos, a partir de 01 de Fevereiro de 2009, e conceder pelo mesmo período, Gratificação prevista no Art. 20, da Lei nº 016/99 de 27/10/99. Art. 2º. CONCEDER a Servidora Municipal SIMONE SABINO SCALCO, RG.5.682.158-9, Professora Municipal, Matrícula 196/1, Classe D, ampliação de carga horária para exercer a função de Diretora da Escola Municipal PE. Eduardo Machado – EF, pelo período de 02(dois) anos, a partir de 01 de Fevereiro de 2009, e conceder pelo mesmo período Gratificação prevista no Art. 20 da Lei nº 016/99 de 27/10/99. Art.3º. CONCEDER a Servidora Municipal, EDIRCE KONRAD VASQUEVICZ, RG.2.947.845, Professora Municipal, Matrícula 156/2, Classe C, ampliação de carga horária, para exercer a função de Diretora no Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz, pelo período de 02(dois) anos, a partir de 01 de Fevereiro de 2009, e conceder pelo mesmo período Gratificação prevista no Art. 20 da Lei nº016/99 de 27/10/99. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Mariópolis, em 04 de Fevereiro 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen Prefeito Municipal

Publicações Legais Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal.

Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal.

LEI Nº. 1061/2009 DATA: 09.02.2009. SUMULA: Conceder Subvenção Social a PASTORAL DA CRIANÇA e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica concedida Subvenção Social, mensal de até R$ 300,00 (trezentos reis) e celebrar convênio com a PASTORAL DA CRIANÇA de Itapejara D’Oeste, CNPJ nº 00.975.471/0001-15, objetivando a conjugação de esforços para a realização de ações básicas de saúde, nutrição e educação, pelo prazo de vigência deste Convênio, no âmbito de suas atribuições, e de acordo com suas respectivas metodologias de trabalho. Art. 2º - Os recursos para a execução do presente Convênio correrão por conta de rubricas do Departamento de Desenvolvimento Social do Orçamento Geral do Município, os quais serão repassados a Pastoral da Criança. Art. 3º - O pagamento referido no artigo anterior será feito em parcelas, iniciando em 01/02/2009, obedecendo aos ajustes a serem realizados entre as partes conveniadas. Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir de 01 de fevereiro de 2009. Art. 5º - Revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal

LEI Nº 1065/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Subvencionar o LAR DE IDOSOS SÃO JORGE de Coronel Vivida - PR e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica subvencionada com valor mensal de até R$ 2.000,00 (dois mil reais) e celebrar convênio com o LAR DE IDOSOS SÃO JORGE de Coronel Vivida - Pr, objetivando a conjugação de esforços para a realização de Ações para atender ao idoso, desamparado do Município de Itapejara D’Oeste, pelo prazo de vigência do Convênio, no âmbito de suas atribuições. Art. 2º - O pagamento referido no artigo anterior será efetuado em parcelas mensais, produzindo seus efeitos a partir de 01/02/2009, obedecendo aos ajustes a serem realizados entre as partes conveniadas. PARAGRAFO ÚNICO: Fica o poder Executivo obrigado a prestar contas anualmente ao legislativo municipal dos recursos repassados conforme o caput do art.1°e informando o numero de pessoas conveniadas. Art. 3º - Os recursos para a execução da presente Lei correrão por conta de dotação do Orçamento Geral do Município, em vigor. Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de fevereiro de 2009, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste - Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal

LEI Nº. 1062/2009 DATA: 09.02.2009. SÚMULA: Conceder subvenção social, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica concedida subvenção social, a Associação Brasileira de Educação e Cultura – ABEC por meio de sua unidade executora – Centro Educacional e Social Marista – CESMAR CNPJ 60.982.352/0018-60 com sede em Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, destinado aos serviços de apoio sócio educativo - educação complementar, o valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais, perfazendo nesse exercício financeiro o valor de R$ 55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais) que correrá por conta de rubricas orçamentárias do Departamento de Desenvolvimento Social do Orçamento Geral do Município. Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, retroagindo seus efeitos a 01 de fevereiro de 2009. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal. LEI Nº. 1063/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Conceder subvenção social a associações de idosos e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Ficam concedidas subvenções sociais no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, as Associações de Idosos do Bairro Guarani, Distrito de Barra Grande e da localidade Lajeado Bonito. Parágrafo único – As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de rubricas do Departamento de Desenvolvimento Social do Orçamento Geral do Município. Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de fevereiro de 2009, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal LEI Nº. 1064/2009 DATA: 09.02.2009 SÚMULA: Subvencionar a Entidade SOS VIDA e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica subvencionada a entidade SOS VIDA Casa de Recuperação, sede no Recanto Fraterno, Bairro São Francisco no Município de Pato Branco Pr. CNPJ nº. 01663220/0001-68, com o valor de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), mensais. Parágrafo único – As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de rubricas do Orçamento Geral do Município. Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de fevereiro de 2009, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA - PR DECRETO Nº 29/2009 Prorroga o vencimento da Taxa de Concessão de Licença “Alvará de Licença e da outras providências”. O Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, Senhor Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, no uso de suas atribuições legais, DECRETA: Art. 1º Prorroga a data de vencimento da Taxa de Concessão de Licença “ALVARÁ DE LICENÇA, cota única para o dia 20 de março do corrente ano, que trata a Lei Municipal nº 1319/2005. Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aos nove dias do mês fevereiro de 2009. ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS Prefeito Municipal

ORAÇAO PARA PEDIDO ESPECIAL Ó mãe querida Nossa Senhora Aparecida: Ó Santa Rita de Cássia: Ó meu glorioso São Judas, protetor das causas impossíveis: SantoExpedito da última hora: Santa Edwigens a Santa das necessidades: Ó Santo Antonio do responssório (recupera-se...) Ó nossa Senhora desatadora de nós (Desatai...) Vós que conheceis meu coração angustiado, interceda junto ao Pai por mim (pedir a graça). Eu vos glorifico e vos louvo sempre: Curvai-me diante de vós... Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai. Confio em Deus com todas as minhas forças, e peço que ilumine o meu caminho e a minha vida. Amém! Atenção: Rezar três dias, faça 25 cópias e deixe na Igreja para sua propagação. Observe o que acontecerá no quarto dia, sua graça será alcançada por mais difícil que seja.

LEI Nº. 1066/2009 Data: 09.02.2009 Súmula: Prestar assistência social e de saúde a pessoas carentes e necessitadas e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: Art.1º – O Município, na medida de suas possibilidades financeiras e rubricas orçamentárias, prestará assistência social e de saúde aos necessitados residentes em seu território, em conformidade com o previsto nos Artigos 23. II, 2003 e 204, I e II, da Constituição Federal e da legislação em vigor. Art.2º – Entende-se por necessitados, beneficiários de Saúde e Assistência Social do Município as pessoas ou grupos familiares com renda insuficiente para atender duas ou mais das necessidades básicas de moradia, alimentação, educação, saúde, vestuário, higiene, auxílio funeral e transporte. § 1º - O Executivo Municipal de Itapejara D’Oeste fica autorizado a conceder as famílias carentes e necessitadas o valor de até R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais). § 2º – O valor referido no caput do parágrafo anterior poderá ser reajustado anualmente no mesmo índice da UFM – Unidade Fiscal do Município. Art. 3º As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de rubricas do Orçamento Geral do Município. Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de fevereiro de 2009, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal. LEI Nº. 1067/2009 Data: 09.02.2009 Súmula: Locar imóvel e dá outras providências. A Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica locada uma sala de propriedade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapejara D’Oeste, inscrito no CNPJ nº 79.865.846/0001-44, situado na Rua Fernando Ferrari, nº 725, neste município pelo valor mensal de R$ 500,00 (quinhentos reais), destinada à instalação do Laboratório Municipal de análises clinicas e Conselho Tutelar. Parágrafo único – A locação do imóvel poderá ser reajustada anualmente pelo índice anual do IGPM-FGV, ou outro que vier a substituí-lo. Art. 2º - As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta do Orçamento Geral do Município. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo a 01 primeiro de janeiro de 2009, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste - Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin, Prefeito Municipal.

HOMOLOGAÇÃO DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 3/2009 Em concordância ao resultado de classificação, apresentado pela Comissão Permanente de Licitação, ADJUDICO o objeto: a aquisição de medicamentos que serão utilizados pelo Departamento Municipal de Saúde do município de Mariópolis, às empresas: Farmácia Avenida Brasil Ltda, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº 05.581.222/0001-69, com o valor certo e ajustado de R$ 5.741,13 (cinco mil setecentos e quarenta e um reais e treze centavos). Farmácia Mariópolis Ltda, pessoa jurídica de direito privado CNPJ nº 01.924.275/0001-84, com o valor de R$ 4.928,15(quatro mil novecentos e vinte e oito reais e quinze centavos). Farmácia São Francisco de Mariópolis, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº 77.494.961/0001-24, com o valor de R$ 5.148,51 (cinco mil cento e quarenta e oito reais e cinqüenta e um centavos). E após Parecer Jurídico do procedimento licitatório, HOMOLOGO o Convite epigrafado, e determino que seja elaborado o respectivo Termo de Contrato, na forma legal. Mariópolis, 9 de fevereiro de 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen - Prefeito Municipal.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida. Vós que nos amais e nos guiais todos os dias, vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo de todo o meu coração. Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça. Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre, até a hora da minha morte. Reze 3 dias seguidos esta oração e alcançarás a graça, por mais dura que ela seja. Em caso extremo fazer em 3 horas.


Publicações Legais PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL - PR EXTRATO DE TERMO ADITIVO 1º Termo Aditivo ao Contrato nº 034/2008 Contratante: Município de Bom Sucesso do Sul/PR. Contratada: Tallento Construtora de Obras Ltda.. Cláusula Primeira- Valor Contratual Tendo em vista que após a execução da terraplenagem pelo Contratante foram realizadas novas sondagens no terreno, o qual apresentou diferenças de resistência em comparação ao projeto original, o que motivou a necessidade de alteração do tipo de fundação, acrescendo-se novos serviços à respectiva Planilha de Serviços, fica acrescido o valor contratual no percentual de 5,90% do valor inicialmente contratado, correspondente ao valor de R$ 15.109,10 (quinze mil cento e nove reais e dez centavos), perfazendo o valor final de R$ 270.976,67 (duzentos e setenta mil, novecentos e setenta e seis reais e sessenta e sete centavos), os quais serão pagos na forma prevista na cláusula sétima do contrato inicial. Cláusula Segunda – Prazo de execução e vigência Em decorrência do acréscimo dos serviços, bem como do atraso no início das obras motivado pelo retardo na execução da terraplenagem pelo Contratante, ficam prorrogados os prazos de execução e vigência em 180 (cento e oitenta) e 120 (cento e vinte) dias, respectivamente. Cláusula Terceira – Disposições Finais Permanecem em plena vigência todas as demais disposições contratuais que não contrariem o presente aditivo. Fundamento Legal: Art. 65, I, a, Lei Federal nº 8.666/93. Assinatura: 03 de fevereiro de 2009 Luiz Carlos Padilha Chefe da Divisão de Licitações e Contratos EXTRATO DE TERMO ADITIVO 1º Termo Aditivo ao Contrato nº 033/2008 Contratante: Município de Bom Sucesso do Sul/PR. Contratada: Tallento Construtora de Obras Ltda.. Cláusula Primeira – Prazo de Execução e Vigência Em decorrência do atraso no início das obras motivado pelo retardo na execução da terraplenagem que estava a cargo do Contratante, ficam prorrogados os prazos de execução e vigência por mais 180 (cento e oitenta) dias. Cláusula Segunda – Disposições Finais Permanecem em plena vigência todas as demais disposições contratuais que não contrariem o presente aditivo. Fundamento Legal: Art. 65, I, a, Lei Federal nº 8.666/93. Assinatura: 05 de fevereiro de 2009 Luiz Carlos Padilha Chefe da Divisão de Licitações e Contratos

PODER JUDICIÁRIO Juízo de Direito da Comarca de Clevelândia - Estado do Paraná. Cartório do Cível e demais anexos.Edital de Leilão/Praça e intimação de EDINA FAGUNDES DE OLIVEIRA e ROBERTO CARLOS BELLAN.O Doutor PAULO GUILHERME R. DA R. MAZINI, MM Juiz de Direito, desta Cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, na forma da lei, etc.FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que nos autos nº096/2008 de EXECUÇÃO DE TITULO EXTRAJUDICIAL, em que é exeqüente COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL SÃO CRISTÓVÃO – SICREDI e executados EDINA FAGUNDES DE OLIVEIRA e ROBERTO CARLOS BELLAN, será levado à hasta pública o bem penhorado na forma abaixo: 1º - LEILÃO\PRAÇA dia 06 de MARÇO de 2009, às 09:00 horas, neste Juízo com venda por oferta superior ao valor da avaliação. 2º - LEILÃO\PRAÇA dia 18 de MARÇO de 2009, às 09:00 horas, neste Juízo com venda a quem mais der, ressalvada a hipótese de recusa vil, se os bens não forem arrematados. LOCAL: Átrio deste Juízo, à Rua Barão do Rio Branco 12, nesta cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná. DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DOS BENS: 1-) Imóvel Urbano: Consta de uma área urbana, denominada Lote nº01 (um) da Quadra nº32 (trinta e dois) situado na esquina da Rua Onza com a Alemeda Três, do “Loteamento Cidade de Mariopolis” localizado na Cidade de Mariopolis, desta Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, com medidas regulares, contendo a área de 810,00m2 (oitocentos e dez metros quadrados), com as seguintes Confrontações: Frente – Com a Rua Onze, com 30,00 metros, para quem do lote olha; Fundos – Com o lote nº03 (três), com 30,00 metros, Direita: com a Alameda três, com 27,00 metros; Esquerda – Com o lote nº07 (sete), com 27,00 metros. Conforme Certidão nº005/2006, expedida em 07.02.2006 pelo Departamento de Cadastro da Prefeitura Municipal de Mariopolis, arquivada neste Oficio. Adquirente: Roberto Carlos Bellan. E um barracão em alvenaria onde funciona o supermercado Bellan, com 25x8m, coberto de eternit 4mm e ainda o escritório com 5,5 x 10m, coberto de eternit, com piso de lajotas de 40x40cm, cuja construção em bom estado de conservação, localizado dentro da área maior de 810,00m2, avaliado em R$160.000,00 (cento e sessenta mil reais). ÔNUS: Nada Consta nos autos. VALOR DA DÍVIDA EM 02/2008: R$1.679,74. OBS: Nomeado, como Leiloeiro Oficial, o Sr. SADI LUIZ SIMON, o qual perceberá, em caso de arrematação, 5% (cinco por cento) sobre o valor do arremate, a ser pago pelo arrematante. INTIMAÇÃO de EDINA FAGUNDES DE OLIVEIRA e ROBERTO CARLOS BELLAN, desde já ficam intimados os devedores, por meio deste, se não for possível a sua intimação pessoal. Fica desde logo determinado, se houver qualquer impedimento nas datas e horários aprazados, os leilões/praça se farão no dia útil seguinte. E, para que chegue ao conhecimento dos interessados, mandou expedir o presente, que será publicado e afixado no lugar de costume e na forma da lei. Dado e passado nesta Cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, aos vinte e oito dias do mês de janeiro do ano de dois mil e nove. Eu _________, João Carlos Reichemback, Escrivão, o digitei, conferi, imprimi e assino por ordem do MM Juiz de Direito, conforme Portaria nº15/85.JOÃO CARLOS REICHEMBACK Escrivão Portaria nº15/85

SÚMULA DE LICENÇA PRÉVIA GELSON JOSÉ MORELLO, torna público que requereu do Instituto Ambiental do Paraná, Licença Prévia para o empreendimento Loteamento Residencial, a ser implantado no Bairro das Torres, Município de Dois Vizinhos, Estado do Paraná.

10 de fevereiro de 2009

B11

PODER JUDICIÁRIO Juízo de Direito da Comarca de Clevelândia - Estado do Paraná. Cartório do Cível e demais anexos.Edital de Leilão/Praça e intimação de CAVAG INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA na pessoa de seu representante legalO Doutor PAULO GUILHERME R. DA R. MAZINI, MM Juiz de Direito, desta Cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, na forma da lei, etc. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que nos autos nº405/2003 de COBRANÇA, EM FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, em que é exeqüente COOPERATIVA SICREDI MARIÓPOLIS e executada CAVAG INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA, será levado à hasta pública os bens penhorados na forma abaixo: 1º - LEILÃO\PRAÇA dia 06 de MARÇO de 2009, às 09:00 horas, neste Juízo com venda por oferta superior ao valor da avaliação. 2º - LEILÃO\PRAÇA dia 18 de MARÇO de 2009, às 09:00 horas, neste Juízo com venda a quem mais der, ressalvada a hipótese de recusa vil, se os bens não forem arrematados. LOCAL: Átrio deste Juízo, à Rua Barão do Rio Branco 12, nesta cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná. DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DOS BENS: 1-) IMÓVEL URBANO-Consta de uma área de terrenos urbanos denominado lote nº13R (treze remanescente) localizado na 4a zona desta cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, situado no Imóvel Invernada do Brinco, contendo a área superficial de 5.117,50m2 (Cinco mil, cento e dezessete metros e cinqüenta centímetros quadrados), com medidas irregulares, sem benfeitorias, dentro das seguintes Divisas e confrontações: Frente – Com rumo de 86º26’SE, medindo 6,60m, e com rumo de 57º43”SE medindo 17,25, confronta com a Rua Antônio, para que do lote olha. Fundos: por linha reta e seca como rumo NE 87º05”SW medindo 119,60m divide com terras de Cavag-Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. Direita: por linha reta e seca com rumo de NE2º06”SW medindo 70,00m. divide com terras de Cavag Indústria e Comercio de Madeiras Ltda. Esquerda:Como rumo de 45º09”NE medindo 44,30 m. e com o rumo de 4º55”NE medindo 18,40m, divide com terras de Joel D.Portela Falkembach; daí com o rumo de 86º26”SE medindo 60,00 metros divide com os fundos dos lotes nºs 13A, 13B e 13C, e ainda com o rumo de 4º58”NE medindo 40,00m divide com a lateral direita do lote 13C todos atualmente desmembrados. Conforme Matrícula 6.853. Que sobre da referida área existe as seguintes benfeitorias: Cerca na lateral com 10 fios de arame farpado, com palanques de madeira, Com vários arvores de eucalipto plantado e com 6 anos de idade. Terreno com 5.117,50 metros quadrados que avalio em R$5,00 (cinco reais) o metro quadrado, ou seja 5.117,50 x 5,00 = 25.587,50 (Vinte e cinco mil, quinhentos e oitenta e sete reais e cinqüenta centavos). Totalizando a avaliação em R$36.037,50 (trinta e seis mil, trinta e sete reais e cinqüenta centavos). 2-) Consta de uma área de terrenos sub-urbanos no lugar denominado “Invernada do Brinco”, nesta Cidade, constante do lote número 14 (Quatorze), contendo a área superficial de 28.678,00 m2.(vinte e oito mil, seiscentos e setenta e oito metros quadrados), ou 2,8ha. Com as seguintes divisas e confrontações: Ao Norte da Estação número 14 (Quatorze) cravada a margem esquerda da Rua Otávio Mayer; daí em diante segue com rumos de 65º00’SW – 80º19’ SW –12º32’NW com as medidas de 29,30 –31,80 – 134,00 mts. Divide nesta face com a referida Rua Otávio Meyer e com terreno de Lúcio Teles, pela continuação da Rua Antônio Arruda; ao Sudoeste da Estação nº01 (Hum) cravada a margem esquerda continuação da Rua Antônio Arruda; daí em diante com rumos 32º02’ SE –28º28’ SW – 87º34’ SE –56º05’ SE e as referidas medidas de 54,90 – 30,70 – 155,00 ts. Divide nesta face com terreno de Ismael Brandoli, com uma área de excesso (Prefeitura Municipal) e terras de Ângelo Trento; e ao Leste da Estação nº 13; daí em diante segue em rumo de 12º04’ NW e uma medida de 258,50 mts. Divide neste trecho com a Rua Otávio Mayer até o ponto de partida. Conforme Matrícula 3.865. Nesta área está localizada a Associação da firma Cavag, existe 01 casas de madeira e alvenaria medindo 84,00 metros quadrados, ou seja 10,50m por 8,00m, cobertura de eternit, 01 casa de madeira tamanho 6,00 x 7,00 metros, coberta de eternit, estado de conservação regular; 01 churrasqueira com uma casa onde funciona a churrasqueira , tamanho 5,00x5,00; 01- (uma) piscina de concreto tamanho 4,50 x 9,00 metros, Área toda cercada as laterais com 10 (dez) fios de arame farpado e sendo os palanques de madeira, a frente toda fechada em tela e palanques de concreto, com portão de ferro. 01 (Hum) alqueire desta Matrícula é composta de reflorestamento de pinus e eucalipto com 6 anos de idade, e tomando por base o comércio da venda dessas espécies por alqueire, com 6 anos de idade Entrada de luz 220 e 110 Amp. 400m2 de Calçamento. Sendo que esta área a frente é para Rua Otávio Mayer, e também é toda calçada. Sendo que este terreno mede 28.678,00 metros, avaliado em R$328.424,00 (trezentos e vinte e oito mil, quatrocentos e vinte e quatro reais). Totalizando a avaliação em R$364.461,50 (trezentos e sessenta e quatro mil, quatrocentos e sessenta e um reais e cinqüenta centavos). ÔNUS: R-3-M=3.865, Penhora Autos nº1.713/07, do Tribunal Regional do Trabalho, posto de atendimento da Justiça do Trabalho de Palmas, em favor da União Federal, constante nos autos. VALOR DA DÍVIDA EM 08/2008:R$17.831,87. OBS: Nomeado, como Leiloeiro Oficial, o Sr. SADI LUIZ SIMON, o qual perceberá, em caso de arrematação, 5% (cinco por cento) sobre o valor do arremate, a ser pago pelo arrematante. INTIMAÇÃO de CAVAG INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA na pessoa de seu representante legal, desde já fica intimado o devedor, por meio deste, se não for possível a sua intimação pessoal. Fica desde logo determinado, se houver qualquer impedimento nas datas e horários aprazados, os leilões/praça se farão no dia útil seguinte. E, para que chegue ao conhecimento dos interessados, mandou expedir o presente, que será publicado e afixado no lugar de costume e na forma da lei. Dado e passado nesta Cidade e Comarca de Clevelândia, Estado do Paraná, aos vinte e oito dias do mês de janeiro do ano de dois mil e nove. Eu _________, João Carlos Reichemback, Escrivão, o digitei, conferi, imprimi e assino por ordem do MM Juiz de Direito, conforme Portaria nº15/85.JOÃO CARLOS REICHEMBACK Escrivão Portaria nº15/85

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Presidente da Cooperativa Agropecuária Novicarnes Ltda, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca todos os associados para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se na sede da Cooperativa Agropecuária Novicarnes, situado na Rodovia PRT 469, Km 04, Passo da Pedra, em Pato Branco, estado do Paraná, no dia 10 de Março de 2009. A referida Assembléia Geral Ordinária, tem seu início para às 16:00 (dezesseis) horas em primeira convocação presentes 2/3 (dois terços) dos associados em condições de votar ou as 17:00 (dezessete) horas em segunda convocação presentes metade mais 1 (um) dos associados em condições de votar e em terceira e última convocação às 18:00 (dezoito) horas, com a presença de no mínimo de 10 (dez) associados, para deliberar sobre os seguintes assuntos: ORDEM DO DIA: Item 1º - Prestação de Contas do Exercício de 2008, acompanhada do parecer fiscal do Conselho Fiscal, compreendendo: a) Relatório de Gestão; b) Balanço Geral; c) Parecer do Conselho Fiscal; d) Demonstrativo das sobras apuradas ou perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da Cooperativa; Item 2º - Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas de 2008; Item 3º - Plano de Atividade da Cooperativa para o exercício de 2009 com o respectivo orçamento de receitas e despesas; Item 4º - Eleição dos componentes da Diretoria e do Conselho Fiscal; Item 5º - Outros assuntos de interesse social. Pato Branco-PR 09 de Fevereiro de 2009. ........................................................................ RODRIGO BRANDELERO TOFFOLLI Diretor Presidente

PREFEITURA MUNICIPAL DE RENASCENÇA - PR TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 011/2009 Pelo presente Termo, fica ratificado o Parecer nº 056/2009, elaborado pela Assessoria Jurídica do Município, nos termos em que opina pela contratação, mediante Dispensa de Licitação fundamentada no inciso II do artigo 24 da Lei 8666/93, Contratação de empresa para fornecimento de nota do produtor, através da empresa: •GRAFICA PERIN LTDA – R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais). A contratação acima deve ser concretizada nos termos da elaboração efetuada pela Comissão Permanente de Licitação de 04 de fevereiro de 2009, como segue: Prazo: Imediato Objeto: Contratação de empresa para fornecimento de Notas Fiscais do Produtor. Renascença, 04 de fevereiro de 2009. JOSÉ KRESTENIUK Prefeito Municipal

4ª Vara Cível - Comarca de Caxias do Sul. Prazo de: 20 (VINTE) dias. Natureza: Cobrança. Processo: 010/1.07.0021811-7. Autor: Randon Veículos Ltda. Réu: Helio Luiz Kochan ME. Objeto: CITAÇÃO de Helio Luiz Kochan ME – CNPJ/MF nº 04.050.438/0001-35, representada por seu sócio administrador Helio Luiz Kochan, atualmente em lugar incerto e não sabido, para, no PRAZO de QUINZE (15) dias, a contar do término do presente edital (art. 232, IV, CPC), contestar, querendo e, não o fazendo, serão tidos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial. Caxias do Sul, 03 de dezembro de 2008. Servidor: Claudiomiro Agustini da Silva Juíza de Direito: Cláudia Rosa Brugger

E D I TAL DE PRIMEIRO PÚBLICO LEILÃO E DE NOTIFICAÇÃO Maria Clarice de Oliveira, brasileira, CPF nº: 813.033.869-68, RG nº: 3.246.253-7/PR, Leiloeira Oficial inscrita na Junta Comercial do Paraná - JUCEPAR Nº 680, estabelecido na Rua Paraná, nº 3033, loja 10, Ed. Centro Empresarial Formato em Cascavel, Paraná, fone (045) 3037-7555, FAZ SABER QUE, devidamente autorizado pelo Agente Fiduciário designado pelo credor exeqüente Caixa Econômica Federal, VENDERÁ, na forma da Lei (Decreto-Lei nº 70, de 21.11.66, e regulamentação complementar), em PRIMEIRO PÚBLICO LEILÃO, que será realizado no dia 26/02/2009 às 12:30 hrs, em frente a Caixa Econômica Federal, Agência Pato Branco, situada na Avenida Tupi, nº 2.451, Centro, Pato Branco, Paraná, os imóveis adiante descritos, a partir do lanço mínimo indicado, para pagamento de dívida hipotecária em favor da EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA. LOTE Nº 10, da quadra nº 02, com área de 450,00m², contendo uma residência em alvenaria com área de 69,22m², sito a Travessa Siliprandi, nº 97, Pato Branco/PR, com as demais características na matrícula nº. 11.366 do Registro de Imóveis da Comarca de Pato Branco/PR, financiado a Adelar Luiz Fachin, brasileiro, solteiro, do comercio, portador da CI/RG nº 4.587.516.4/PR e inscrito no CPF/MF nº 639.279.009-82, conforme consta no contrato habitacional nº 8.0602.0000.021-4, assinado junto ao Ponto de Venda da Caixa Econômica Federal – Agência Pato Branco, em data 11/09/1996. O lanço mínimo para venda será R$ 19.205,89, mais atualização monetária até o dia deste Primeiro Público Leilão, Solicitação de Execução de Dívida – SED nº PR2-0041639. - Ficam desde já notificados do presente leilão os mutuários acima indicados, bem como seus cônjuges, caso não sejam localizados. - A(s) venda(s) será(ão) feita(s) mediante pagamento à vista, podendo o arrematante pagar no ato, como sinal, 20% (vinte por cento) do preço da arrematação, além da comissão correspondente ao leiloeiro, e o saldo restante no prazo impreterível de 8 (oito) dias; ou utilizar-se de financiamento da CAIXA (mediante apresentação da Carta de Crédito) e/ou utilização de recursos do FGTS (mediante apresentação da Carta de Habilitação). - Para tanto, os pretendentes deverão se dirigir antecipadamente a qualquer agência da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para a obtenção de maiores informações a respeito da CARTA DE CRÉDITO e/ou DE HABILITAÇÃO, PARA UTILIZAÇÃO DE FGTS. -- O lance mínimo para a venda será o correspondente ao saldo devedor e acessórios, ou avaliação, estando, porém, sujeitos a atualização até 24 horas antes da realização da praça. - As despesas relativas à Execução, Comissão de Leiloeiro, Registro, Funrejus, IPTU, ITBI, Condomínio (se for o caso) e demais Impostos e Taxas correrão por conta do arrematante. - Caso o imóvel esteja ocupado, o arrematante fica ciente que será o responsável pelas providências de desocupação do mesmo. - O(s) imóvel(eis) acima teve(tiveram) sua redação resumida, autorizada pela Lei Federal nº 7433/85 e na forma do Código de Normas da Corregedoria de Justiça do Estado do Paraná. - O leiloeiro, acima já qualificado, acha-se habilitado a fornecer aos interessados informações pormenorizadas sobre o(s) imóvel(eis), objeto deste Edital de Primeiro Público Leilão e de Notificação. De Curitiba para Pato Branco, 10 de fevereiro de 2009. Maria Clarice de Oliveira Leiloeira Oficial Publicações no Diário do Sudoeste dias: 10/02/2009, 17/02/2009, 26/02/2009.

EDITAL DE CITAÇÃO - CÍVEL


B12

10 de fevereiro de 2009

PORTARIA Nº. 10.326 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia do servidor público municipal o sr. Antonio Carlos Holub Tavares, de FG03 para FG 04, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.327 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia do servidor público municipal o sr. Agnaldo Melo Guimarães, de FG03 para FG 04, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.328 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia do servidor público municipal o sr. Anderson Casagrande, de CC 02 para CC 03, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.330 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia da servidora pública municipal a sra. Cleidis Brasil Santos, de CC 07 para CC 08, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.331 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia da servidora pública municipal a sra. Cristiane Zanata, de CC 04 para CC 05, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO - PR * Extrato do Convênio nº 001/2009, Convenente: Município de São João, Conveniada: Município de Chopinzinho, Objeto: Cooperação mútua entre os municípios partícipes visando a cedência e/ou permuta de servidores, Vigência: 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012. * Extrato do Termo Aditivo nº 029, de 29.01.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Instituto Unibrasil para Desenvolvimento da Ciência e da Cultura, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 060/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 16.749,30. * Extrato do Termo Aditivo nº 031, de 30.01.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Armírio Chaves da Silva, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº ..../2008 por mais 06 meses, Valor R$ 2.870,00. * Extrato do Termo Aditivo nº 032, de 30.01.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Celso Antônio Cozzati, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 071/2006 por mais 150 dias, Valor R$ 10.730,96. *Extrato do Termo Aditivo nº 034, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratada: Emanuela Cavalheiro Galvani, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 105/2005 até 31 de dezembro de 2009, Valor R$ 15.552,13. * Extrato do Termo Aditivo nº 035, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Nelsiano Luiz Kufner, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 036/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 34.020,00. * Extrato do Termo Aditivo nº 036, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Hélio Casarin, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 037/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 29.480,00.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO - PR Aviso de Licitação: Prefeitura Municipal de São João/PR, Data da Licitação: 25 de fevereiro de 2009, às 15hs, Modalidade: Tomada de Preços, Objeto: Contratação de Serviços de Transporte Escolar, Local: Avenida XV de Novembro nº 160, São João. Informações: Fone/fax (46) 3533.8300.

Publicações Legais Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.332 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia do servidor público municipal o sr. Diego Padilha Pecinato, de CC 08 para CC 10, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.334 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia da servidora pública municipal a sra. Ediane Bedin, de CC 08 para CC 10, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.338 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia da servidora pública municipal a sra. Joanita Silva Carvalho, de FG 04 para FG 05, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.349 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, resolve CONCEDER Adicional de Tempo Integral (T.I.) de 30% ao sr. Aureo de Jesus dos Santos, conforme estabelece o art. 12 da Lei Municipal nº. 1.663, a contar de 06 de fevereiro de 2009. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE. Prefeitura Municipal de Palmas, em 06 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal PORTARIA Nº. 10.350 A Prefeita Municipal de Palmas, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE Art. 1º - Alterar a Simbologia do servidor público municipal o sr. Valdeni Cavassini Soligo, de CC 04 para CC 05, a contar de 03 de fevereiro de 2009. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em sentido contrário. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE Prefeitura Municipal de Palmas, em 03 de fevereiro de 2009. Dra. Joana d´Arc Franco de Araújo Prefeita Municipal

* Extrato do Termo Aditivo nº 037, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Dagir Defaveri, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 034/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 22.846,39. Extrato do Termo Aditivo nº 038, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Euclides Julho Gonçalves, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 033/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 16.275,00. * Extrato do Termo Aditivo nº 039, de 02.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Osmar Amâncio Angels, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 035/2008 por mais 12 meses, Valor R$ 15.600,00. * Extrato do Termo Aditivo nº 040, de 06.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: José de Oliveira Souza, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 018/2006 por mais 30 dias, Valor R$ 2.432,19. * Extrato do Termo Aditivo nº 041, de 06.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Valdir Kufner, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 028/2006 por mais 30 dias, Valor R$ 2.781,60. * Extrato do Termo Aditivo nº 042, de 06.02.2009, Contratante: Prefeitura Municipal de São João, Contratado: Antônio Claudir Saggin, Objeto: Prorroga os prazos de vigência e de execução do Contrato nº 027/2006 por mais 30 dias, Valor R$ 3.431,97. * Aviso de Licitação: Prefeitura Municipal de São João/PR, Data da Licitação: 25 de fevereiro de 2009, às 17hs, Modalidade: Tomada de Preços, Objeto: Contratação de empresa de Rádio AM, para divulgação de avisos e atos de interesse do Poder Executivo Municipal. Local: Avenida XV de Novembro nº 160, São João. Informações: Fone/fax (46) 3533-8300.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO - PR Republicação para correção de erro material no extrato do contrato nº 007/2009 publicada na edição 4805 do dia 07 de fevereiro de 2009 onde se lê “Convite nº 006/2009” leia-se “Convite nº 001/2009”.

A COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ – SANEPAR torna público que requereu ao IAP a Renovação da Licença de Operação para a Estação de Tratamento de Água-ETA, implantada em Clevelândia, Estado do Paraná, para fins de Abastecimento Público de Água.

A COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ – SANEPAR torna público que requereu ao IAP a Renovação da Licença de Operação para a Estação de Tratamento de Água-ETA, implantada em Chopinzinho, Estado do Paraná, para fins de Abastecimento Público de Água.

A COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ – SANEPAR torna público que requereu ao IAP a Renovação da Licença de Operação para a Estação de Tratamento de Água-ETA, implantada em Bom Sucesso do Sul, Estado do Paraná, para fins de Abastecimento Público de Água.


Publicações Legais PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA - PR ERRATA RETIFICA-SE A PUBLICAÇÃO EFETUADA NO DIÁRIO DO SUDOESTE NO DIA 07/02/2009 LEIA-SE PORTARIA Nº 062/2009 O Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, Sr. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, no uso de suas atribuições legais, R E S O L V E: Conceder Licença sem vencimentos ou quaisquer ônus ao Município de Mangueirinha ao Servidor Público Municipal Sr. VANDERLEI WELTER, lotado no Departamento de Educação desta Prefeitura Municipal, no período de 02 de fevereiro de 2009 à 30 de janeiro de 2010. Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario. Gabinete do Prefeito Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aos 05 de fevereiro de 2009. Albari Guimorvam Fonseca dos Santos Prefeito Municipal

Homologação de Licitação TOMADA DE PREÇOS Nº 3/2009 Em concordância ao resultado de classificação, apresentado pela Comissão Permanente de Licitação, ADJUDICO o objeto: a contratação de empresa provedora de serviços de telecomunicações, visando a transmissão eletrônica dos dados, através da rede mundial de computadores – internet, buscando atender as necessidades da Administração Publica Municipal de Mariópolis, à proponente: LN Comercio de Equipamentos de Informática, CNPJ nº 06.921.544/00172, com o valor mensal de R$ 890,00 reais (oitocentos e noventa reais) totalizando o valor de R$ 19.580,00 (dezenove mil quinhentos e oitenta reais). E, após Parecer Jurídico do procedimento licitatório, HOMOLOGO o Edital epigrafado, e determino que seja elaborado o respectivo Termo de Contrato, na forma legal.Mariópolis, 9 de fevereiro de 2009. Neuri Roque Rossetti Gehlen – Prefeito Municipal.

Nº 023A/2009. SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOB N.º 095/2008, CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE PALMAS E A EMPRESA HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ DE PALMAS LTDA. Município de Palmas, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob n. 76.161.181/0001-08, com sede em Palmas – PR., situado à Av. Clevelândia, n. 521, CEP 85.555-000, neste ato devidamente representado pela Prefeita Municipal Interina, em pleno exercício de seu mandato e funções, Dra. Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, separada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.17904 e RG sob n° 1.639.828-4/PR, residente e domiciliada nesta cidade, e de ora em diante denominada CONTRATANTE e, HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ DE PALMAS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 79.539.393/000120, com sede na Rua: Barão do Rio Branco nº 1.066 - CEP: 85555-000 - Bairro: Centro – Palmas-Pr, neste ato representado pelo Dr. Ademir Roberto Pelizzari,brasileiro, casado, médico, residente e domiciliado na cidade de Palmas – PR, portador da Carteira de Identidade nº 1.383.540-3- SSP-PR , e CPF nº. 545.007.409-49, doravante designada CONTRATADA, mediante as seguintes clausulas: CLAUSULA PRIMEIRA Considerando, OF. Nº48/2009, do Departamento de Saúde, solicitando renovação contratual; Considerando parecer jurídico; Considerando que existem recursos para custear as despesas, sendo dotação orçamentária: 2.029.3390.30 – Manutenção do Fundo Municipal e dos Serviços de Saúde – 2.044.3390.30 – Manutenção dos Programas do SUS. “Em conformidade com a cláusula sexta do contrato em epígrafe, fica prorrogada a vigência do contrato sob nº 095/2008, por mais 07 (sete) meses. CLÁUSULA SEGUNDA: As demais cláusulas do contrato originário, não atingidas por este Termo, permanecem inalteradas. E, por assim estarem ajustados firmam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo. Palmas, 23 de janeiro de 2009. Município de Palmas Dr. Ademir Roberto Pelizzari Contratante Contratada

10 de fevereiro de 2009

B13

COMARCA DE PATO BRANCO CARTÓRIO VIEIRA Tabeliã Abegail Vieira Samara EDITAL DE INTIMAÇÃO Nº 1736 Encontram-se neste Ofício sito à Rua Iguaçu, 476 Sala 405, 4º andar – nesta Cidade, para protesto, os títulos abaixo relacionados de responsabilidade dos devedores a seguir discriminados: DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 06/02/2009 SOB N 01920 SIDINES BERTOLDI CPF 029.004.539-84 (a) CHEQUE Vencimento: A VISTA N 400153 Cujo valor se encontra inserido na Faixa (C) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 06/02/2009 SOB N 01921 SIDINES BERTOLDI CPF 029.004.539-84 (a) CHEQUE Vencimento: A VISTA N 400154 Cujo valor se encontra inserido na Faixa (C) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 06/02/2009 SOB N 01924 GILBERTO BISATTO CPF 518.575.109-68 (a) NOTA PROMISSÓRIA Vencimento: 22/06/2007 N 01/01 RUA DORIVAL CAIME, QD 97 LT 11 LUIS E. MAGALHAES BA Cujo valor se encontra inserido na Faixa (L) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 06/02/2009 SOB N 01925 GILBERTO BISATTO CPF 518.575.109-68 (a) NOTA PROMISSÓRIA Vencimento: 31/08/2006 N 01/01/ RUA DORIVAL CAIME, QD 97 LT 11 LUIS E. MAGALHAES BA Cujo valor se encontra inserido na Faixa (L) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. Por não ter sido possível encontrar os referidos responsáveis, pelo presente os intimo para todos os fins de direito e ao mesmo tempo os cientifico de que se não atendido ao presente no prazo legal de três (03) dias, com vencimento do prazo em 11/02/2008, será o lavados os respectivos Protestos. Pato Branco, 09 de FEVEREIRO de 2009 ABEGAIL VIEIRA SAMARA TABELIA COMARCA DE PATO BRANCO CARTÓRIO VIEIRA Tabeliã Abegail Vieira Samara EDITAL DE INTIMAÇÃO Nº 1735 Encontram-se neste Ofício sito à Rua Iguaçu, 476 Sala 405, 4º andar – nesta Cidade, para protesto, os títulos abaixo relacionados de responsabilidade dos devedores a seguir discriminados: DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 04/02/2009 SOB N 01830 MARLENE CATARINA PANAZZOLO CNPJ 02.020.242/0001-72 (a) DUPLICATA VENDA MERCANTIL Vencimento: 16/01/2009 N NF 8366 RUA DEZEMBARGADOR MOTTA, 651 CORONEL VIVIDA - PR Cujo valor se encontra inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 04/02/2009 SOB N 01831 AMA MARIA F. RIBAS CNPJ 05.868.029/0001-03 (a) DUPLICATA VENDA MERCANTIL Vencimento: 13/01/2009 N 22349 RUA 7 DE SETEMBRO, 196 PINHÃO - PR Cujo valor se encontra inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 04/02/2009 SOB N 01832 ROSANA A GONÇALVES DE LIMA E CIA LTDA CNPJ 82.079.674/0001-96 (a) DUPLICATA VENDA MERCANTIL Vencimento: 13/01/2009 N 22341 AV. PARANÁ, 753 CANDIDO DE ABREU - PR Cujo valor se encontra inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. DISTRIBUIDO E PROTOCOLADO EM: 04/02/2009 SOB N 01847 PATHERNON ENGENHARIA, OBRAS E SERVIÇOS LTDA CNPJ 08.686.652/0001-33 (a) DUPLICATA VENDA MERCANTIL Vencimento: 27/10/2008 N 01 RUA CABOALIFALIS DE PAULA FREIT SANTA TEREZINHA DE PR Cujo valor se encontra inserido na Faixa (C) do item I da Tabela XV da lei 13.611/02. Por não ter sido possível encontrar os referidos responsáveis, pelo presente os intimo para todos os fins de direito e ao mesmo tempo os cientifico de que se não atendido ao presente no prazo legal de três (03) dias, com vencimento do prazo em 09/02/2008, será o lavados os respectivos Protestos. Pato Branco, 05 de FEVEREIRO de 2009 ABEGAIL VIEIRA SAMARA TABELIA


B14

10 de fevereiro de 2009

Publicações Legais

PORTARIA N.º 058/2009 CARLOS OLNEZ DALCIN, Prefeito do Município de Sulina, Estado do Paraná no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto do Art. 77, inciso II, letra “c” da Lei Orgânica do Município. Resolve: Art. 1º - Constituir uma Comissão Especial para proceder a Avaliação de Bens Móveis, considerados em estado de inservibilidade e obsoletismo, pertencentes ao Patrimônio Imobilizado do Município de Sulina, a seguir relacionados: Item 1– Um VW Gol 1.0, ano 2005, 67 CV, Placa AMU-9659, RENAVAM 85.662143-9, inscrito no Patrimônio Público sob o número 2.120; Item 2– Um VW Gol 1.0, ano 2003, 67 CV, Placa AKZ-6313, RENAVAM 80.719184-1, inscrito no Patrimônio Público sob o número 2.065; Item 3– Um VW Gol 1.0, ano 2005, 67 CV, Placa AMB-4930, RENAVAM 83.630271-0, inscrito no Patrimônio Público sob o número 2.149; Item 4– Um VW Gol 1.0, ano 2005, 70 CV, Placa AMU-9661, RENAVAM 85.661465-3, inscrito no Patrimônio Público sob o número 2.119; Item 5– Um Microônibus/Kombi ano 2002/2003, 61 CV, Placa AKZ-2489, RENAVAM 80.683264-9, inscrito no Patrimônio Público sob o número 2.066; Item 6– Um Ônibus Mercedes Benz, diesel, 1113, 1985/85, Placa JNZ-5496, Chassi 34405811661695, Inscrito no Patrimônio Público sob o no. 1.705. Item 7– Um Ônibus Mercedes Benz, diesel, 1113, 1980/80, Placa ICY-9302, Chassi 34405811491564, Inscrito no Patrimônio Público sob o no. 1.220. Art. 2º - Ficam designados para compor a referida comissão de Avaliação e Julgamento dos bens acima os seguintes servidores e munícipes: continuação portaria no. 058/2009 • JOSÉ ROQUE HOLDEFER - CPF nº 065.569.688-11 - Presidente; • GILNEI ALCÂNTARA – CPF no. 857.381.319-91 - Secretário • GELSON A. CEOLIN – CPF no. 866.125.579-15 - Membro • CELSO PAZ DA SILVA - CPF nº 451.393.009-82 – Membro • ROMARCOS O. SCHAEFFER - CPF nº 861.091.389-91 – Membro; Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Sulina, Estado do Paraná, em 06 de fevereiro de 2009. CARLOS OLNEZ DALCIM Prefeito Municipal Registre-se e Publique-se Em, 06 de fevereiro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEJARA D’OESTE TERMO DE HOMOLOGAÇÃO O Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e considerando o contido no procedimento Licitatório na modalidade de Edital de Tomada de Preços N° 001/2009, que tem como objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços médicos hospitalares para atendimento mensal na Unidade Municipal de Saúde, tipo menor preço por lotes, a preços fixos, decide HOMOLOGAR o processo Licitatório nos termos da ata n.º 534/2009, em que se sagrou vencedora para Lote 01: CONFIANCCE SERVIÇOS DE MEDICINA E SAÚDE LTDA, com o valor total de R$ 14.160,00 (quatorze mil, cento e sessenta reais); Lote 02: a empresa CONFIANCCE SERVIÇOS DE MEDICINA E SAÚDE LTDA, com o valor total de R$ 14.160,00 (quatorze mil, cento e sessenta reais); Lote 03 a empresa CLÍNICA MÉDICA CAROLINA POSSARI LOPES LTDA, com o valor total de R$ 12.990,00 (doze mil, novecentos e noventa reais); Lote 04: a empresa DIAS CLÍNICA INFANTIL LTDA, com o valor total de R$ 9.000,00 (nove mil reais) e para o Lote 05 – a empresa CLÍNICA PSICOMEDI AGSUZIN LTDA, com o valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais). Ficando nesta data HOMOLOGADO. Itapejara D’Oeste, 10 de Fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal. TERMO DE HOMOLOGAÇÃO O Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e considerando o contido no procedimento Licitatório na modalidade de Edital de Tomada de Preços N° 002/2009, que tem como objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de transporte escolar de alunos e passageiros no período letivo de 2009, tipo menor preço por lotes, a preços fixos, decide HOMOLOGAR o processo Licitatório nos termos da ata n.º 535/2009, em que se sagrou vencedora para Lote 01: ZILMAR MOTTA, com o valor total de R$ 2,05 (dois reais e cinco centavos) por quilometro percorrido; Lote 02: a empresa KOAKOSKI E PEREIRA LTDA, com o valor total de R$ 2,08 (dois reais e oito centavos) por quilômetro percorrido; Lote 03 a empresa IRACY ZANELA, com o valor total de R$ 1,79 (um real e setenta e nove centavos) por quilômetro percorrido; Lote 04: a empresa PEDRO DE MEDEIROS TRANSPORTE, com o valor total de R$ 2,06 (dois reais e seis centavos) por quilômetro percorrido e para o Lote 05 – a empresa VERÔNICA SALLA VITORASSI, com o valor total de R$ 2,08 (dois reais e oito centavos) por quilômetro percorrido. Ficando nesta data HOMOLOGADO. Itapejara D’Oeste, 10 de Fevereiro de 2009. Agilberto Lucindo Perin Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAUDADE DO IGUAÇU ESTADO DO PARANÁ RESULTADO DE LICITAÇÃO CONVITE Nº. 002/2009 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, designada pela Portaria Municipal 007/2009 de 05 de janeiro de 2009, composta pelos membros JOSÉ ROBERTO BOCALON e GLEISE PELIZZARI, sob a presidência do Senhor RENATO BRAGATO, torna público o resultado da Licitação na modalidade Convite No. 002/2009, tendo como objeto Contratação de Agência de Propaganda e Publicidades para divulgação de eventos, atos institucionais e avisos em geral de interesse público do Município de Saudade do Iguaçu através de rádios, jornais e televisão, por um período de 11(onze) meses. CLASSIFICAÇÃO ÉDINA ACCORSI valor mensal R$ 6.350,00 perfazendo um total global R$ 69.850,00 (setenta e nove mil oitocentos e cinquenta reais) para um período de 11(dez) meses – 1º lugar. ECCO´S SONORIZAÇÃO LTDA valor mensal R$ 6.355,00 perfazendo o valor global de 69.905,00 (sessenta e nove mil novecentos e cinco reais) para um periodo de 11 (onze) meses – 2º lugar. SAMUEL KRUK & CIA LTDA Valor mensal R$ 6.360,00 perfazendo um total global de R$ 69.960,00 (sessenta e nove mil novecentos e sessenta reais) por um período de 11(onze) meses – 3º lugar; Saudade do Iguaçu, 05 de fevereiro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS Estado do Paraná Avenida Clevelândia, 521 – Cx. P. 111 Fone /Fax (46) 3263-7042 CEP 85.555-000 E-Mail -licitacao@pmp.pr.gov.br Palmas - Paraná ERRATA Assunto: Correção do valor global do Processo Nº 19/2009, Dispensa De Licitação Nº 14/2009 A Prefeitura Municipal de Palmas, através do Departamento de Compras e Licitação informa Correção a ser efetuado no valor global do processo licitatório acima citado, referente a compra de materias para a reforma dos prédios centrais da Prefeitura Municipal de Palmas,publicado no jornal Diário do Sudoeste, no dia 06 de fevereiro de 2009, ANO XXIII, número 4504. Correção: Onde se lê: valor global R$ 7.980,36 (sete mil novescentos e oitenta reais e trinta e seis centavos). Leia-se: valor global R$ 7.983,26 (sete mil novescentos e oitenta e três e vinte e seis cetavos). Palmas-PR, 09/02/2009 Comissão Permanente de Licitações.


Publicações Legais

10 de fevereiro de 2009

B15

EXTRATO DO CONTRATO N.º 007/2009 PROCESSO N° 001/2009 – DISPENSA DE LICITAÇÃO N° 001/2009 DATA DE ASSINATURA DO CONTRATO: 22/01/2009 LOCATÁRIO: Município de PALMAS, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito publico interno, com sede à Avenida Clevelândia, 521, inscrito no CGC/MF n.º 76.161.181/0001-08, neste ato representado pela Prefeita Municipal, senhora Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, divorciada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/ PR, e LOCADOR: Nereu Valdemar Stingelin, brasileiro, casado. Aposentado, portador da cédula de identidade sob n° 429.818, inscrito no CPF n° 026.170.21904, residente e domiciliado nesta cidade de Palmas, Estado do Paraná. OBJETO: O Presente Contrato de Prestação de Serviços tem como Objeto à Locação de imóvel situado a Rua Marechal Deodoro, n. 944, centro, na cidade de Palmas, estado do Paraná, com matrícula n°205 do Cartório de Registro de Imóvel da Comarca de Palmas. RECURSOS: 2.018.339036 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – FUNDEB 40% VALOR TOTAL: R$ 8.760,00 (Oito mil setecentos e sessenta reais). VALOR MENSAL: R$ 730,00 (Setecentos e trinta reais). APLICAÇÃO DE MULTA: compete a Departamento de Administração da Contratante a aplicação de multas. VIGÊNCIA: 12 (doze) meses. FORO: Comarca de Palmas, Estado do Paraná.

ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO Espírito Santo, você que esclarece tudo, que ilumina todos os caminhos para que eu atinjas o meu ideal; você que me dá o dom divino de perdoar e esquecer o mal que me fazem e que todos os instantes de minha vida está comigo, eu quero neste curto diálogo agradecer-lhe por tudo e confirmar mais uma vez que eu nunca quero me separar de você. Por mais que seja a ilusão material, não será o mínimo da vontade que sinto de um dia estar com você e todos os meus irmãos na Glória Perpétua. Obrigado mais uma vez. (a pessoa deverá fazer esta oração 03 dias seguidos sem fazer o pedido. Dentro de 03 dias será alcançada a graça por mais difícil que seja).

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida. Vós que nos amais e nos guiais todos os dias, vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo de todo o meu coração. Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça. Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre, até a hora da minha morte. Reze 3 dias seguidos esta oração e alcançarás a graça, por mais dura que ela seja. Em caso extremo fazer em 3 horas.

EXTRATO DO CONTRATO N.º 008/2009 PROCESSO N° 001/2009 – DISPENSA DE LICITAÇÃO N° 001/2009 DATA DE ASSINATURA DO CONTRATO: 22/01/2009 LOCATÁRIO: Município de PALMAS, Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito publico interno, com sede à Avenida Clevelândia, 521, inscrito no CGC/MF n.º 76.161.181/0001-08, neste ato representado pela Prefeita Municipal, senhora Joana d’Arc Franco de Araújo, brasileira, divorciada, bacharel em direito, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.536.026.179-04 e RG sob n° 1.639.828-4/ PR, e LOCADOR: Luciana Margreitter Alves, brasileira, casada, Empresária, portadora da cédula de identidade sob n° 9.248.974-4, inscrito no CPF n° 045.945.289-45, residente e domiciliada à Rua Bispo Dom Carlos, n.455, Centro, nesta cidade de Palmas, Estado do Paraná. OBJETO: O Presente Contrato de Prestação de Serviços tem como Objeto à Locação de imóvel situado a Rua Marechal Deodoro, n. 944, centro, na cidade de Palmas, estado do Paraná, com matrícula n°205 do Cartório de Registro de Imóvel da Comarca de Palmas. RECURSOS: 2.018.339036 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – FUNDEB 40% VALOR TOTAL: R$ 6.000,00 (Seis mil reais). VALOR MENSAL: R$ 1.200,00 (Um mil e duzentos reais). APLICAÇÃO DE MULTA: compete a Departamento de Administração da Contratante a aplicação de multas. VIGÊNCIA: 5 (cinco) meses. FORO: Comarca de Palmas, Estado do Paraná.

ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios. Rogai por mim que sou um miserável. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade. Eu vos prometo, ó Bendito Judas Tadeu, lembrarme deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém. São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam vosso auxílio. Rezar 9 Ave Marias durante 9 dias e oferecer para São Judas Tadeu.


B16

Mundo

10 de fevereiro de 2009

no planeta

Farc

Bogotá  -  As Farc reivindicaram, em duas mensagens divulgadas nesta segunda-feira, 9, um acordo humanitário para a libertação de 22 militares e policiais sequestrados em troca de guerrilheiros presos. A declaração consta de uma nota do líder das Farc, “Alfonso Cano”, e em um comunicado do Secretariado (comando central) da organização, entregues à senadora Piedad Córdoba na quinta-feira passada, durante a libertação do ex-deputado regional Sigifredo López. Os rebeldes pretendem trocar os 22 policiais e militares, entre os quais alguns que estão há mais de 11 anos sequestrados, por 500 guerrilheiros presos, entre eles “Simón Trinidad” e “Sonia”, extraditados aos Estados Unidos.

Esforço

Jerusalém  -   Os líderes políticos israelenses fizeram seu apelo final aos eleitores indecisos ontem, véspera da eleição geral que definirá o próximo primeiro-ministro do país. O favorito na disputa é o ex-premiê Benjamin “Bibi” Netanyahu, líder do partido oposicionista de direita Likud, que viu sua vantagem nas pesquisas se reduzir para um empate técnico com a ministra das Relações Exteriores, Tzipi Livni, do centrista Kadima. O número de indecisos era recorde, de 20% do total de eleitores. Segundo o jornal israelense Haaretz, o Kadima espera derrotar o Likud com votos que pertenceriam ao Partido Trabalhista e o Meretz, além dos votos de eleitores esquerdistas indecisos.

Mulher-bomba

Colombo - Uma suposta mulher-bomba provocou ontem a morte de mais 28 pessoas, em um posto de controle para refugiados que escapavam da zona de guerra no Sri Lanka quando soldados inspecionavam civis em fuga, informou o Exército do país. Pelo menos  90  foram  feridos. A primeira ação suicida de grande porte no Sri Lanka em mais de um mês alimenta temores de que os rebeldes do Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE) passem a recorrer a táticas de guerrilha em sua luta contra as forças do governo.

Eleições

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou ontem a convocatória das eleições gerais do país para o dia 6 de dezembro. Ele entregou um projeto de Código Eleitoral ao Congresso, dois dias após a promulgação da nova Constituição do país. O projeto convoca as eleições nacionais para presidente, vice-presidente e da recém-criada Assembleia Plurinacional, disse Morales, na sede do governo, em La Paz. O texto será submetido ao atual Congresso, que tem até 7 de abril para aprová-lo. Caso contrário, Morales afirmou que passará a medida por meio de um decreto presidencial.

Para premiê, fogo é homicídio em massa

William West/AFP

Agência Estado

Sidney - Autoridades na Austrália afirmaram ontem que o número de mortos nos incêndios florestais no Estado de Vitória, no sul do país, chegou a 171 e pode aumentar ainda mais. O primeiroministro australiano, Kevin Rudd, em visita à região, disse que os incêndios estão provocando um massacre. Segundo a polícia, alguns incêndios foram provocados deliberadamente e estão sendo investigados. Dezenas de milhares de bombeiros, ajudados por soldados, estão combatendo o que as autoridades chamaram de os piores incêndios florestais da história da Austrália. As chamas destruíram mais de 700 casas no Estado de Victoria, segundo dados divulgados pelas autoridades no domingo. Algumas pessoas morreram trancadas em seus carros, enquanto tentavam fugir dos incêndios. Cerca de 14 mil casas estão sem eletricidade. Os fogos teriam se espalhado por mais de 300 mil hectares de florestas, plantações e cidades - uma área equivalente a 408 campos de futebol e um pou-

Um oficial inspeciona veículo destruído em decorrência dos incêndios

co maior que Luxemburgo. Duas cidades do Estado, Marysville e Kinglake, foram quase completamente incineradas. Em Kinglake, seis corpos foram encontrados em um carro. Em Marysville, onde moram cerca de 500 pessoas, os bombeiros afirmam que restou apenas um prédio. Uma moradora da cidade de Strathewen disse à rádio local ABC

que muitas pessoas presenciaram “cenas de terror” enquanto enfrentavam as chamas. “A escola se foi, a prefeitura se foi... algumas pessoas não conseguiram sair de lá. Nós perdemos amigos”, disse a moradora. Darren Webb-Johnson, morador de Kingslake, disse à rede de televisão Sky TV: “A estação de serviços se foi, o armazém do outro lado da rua se foi, a tubulação

explodiu por toda a parte e 80% da cidade foi totalmente queimada”. Altas temperaturas e o ar seco estão ajudando a espalhar o fogo, mas as autoridades afirmam que muitos incêndios foram causados deliberadamente por criminosos. Na região de Gippsland, os incêndios foram controlados, mas a polícia afirma que um incendiário começou novos focos.

Fidel diz que Obama não salva capitalismo dos EUA Agência Estado

Havana  -  O ex-presidente cubano Fidel Castro disse no domingo que Barack Obama e sua equipe não conseguirão salvar o capitalismo dos Estados Unidos. “Obama, (Rahm) Emanuel (chefe de gabinete da Casa Branca) e todos os brilhantes políticos e economistas que eles reuniram não serão suficientes para resolver os crescentes problemas da sociedade capitalista dos EUA”, disse Fidel em artigo divulgado pela mídia estatal. Fidel tem se manifestado de maneira cada vez mais crítica em relação ao novo presidente dos EUA, depois de tê-lo cumprimentado pela vitória eleitoral de 4 de novembro. Enquanto

Obama aguarda ansiosamente nesta semana a aprovação do Senado dos EUA de um pacote de mais de US$ 800 bilhões que, segundo o presidente, é necessário para evitar um desastre econômico, Fidel afirma que a recuperação econômica dos EUA depende de que todo o resto do mundo divida a conta. “Todos os outros países terão de pagar pelo colossal desperdício de dinheiro (dos EUA) e garantir, em primeiro lugar neste planeta cada vez mais poluído, os empregos americanos e os lucros das grandes multinacionais”, escreveu. Este foi o quinto artigo do ex-líder cubano sobre Obama em menos de duas semanas. “Mesmo que Kant, Platão e Aristóteles ressuscitassem ao mesmo tempo e se juntassem ao

falecido e brilhante economista John Kenneth Galbraight, não seriam capazes de resolver as contradições antagônicas, cada vez mais frequentes e profundas”, afirma Fidel.   O artigo faz referência especial a Emanuel, sobre quem Fidel diz ter “se alistado em 1991 no Exército israelense como voluntário civil, durante a primeira Guerra do Golfo gerada por George Bush”. Fidel lembra então que foram usados “projéteis que continham urânio, que causaram doenças graves nos próprios soldados americanos”. O líder cubano também afirma que Emanuel é “filho de imigrante de origem russa” e que a mãe, Martha Smulevitz, “era uma defensora dos direitos civis” que foi “enviada três vezes a prisão por suas atividades”.

Nacionalismo ameaça trabalhador estrangeiro na UE Agência Estado

Londres - A crise global desenterrou o fantasma do nacionalismo na Europa. A situação explodiu com a onda de paralisações deflagrada por trabalhadores britânicos em oposição à contratação de estrangeiros. O viés protecionista também ganha corpo nas declarações de governos de diversos países europeus. Existe a preocupação de que esse movimento cresça diante da forte retração econômica e das demissões em massa já feitas - o que representa preocupação para a força de trabalho estrangeira. No Reino Unido, uma série de manifestações começou quando a refinaria de petróleo Lindsey, na cidade de Killingholme, decidiu contratar uma empresa italiana de engenharia para ampliar suas instalações. Foram recrutados então cerca de 200 empregados temporários italianos e portugueses, supostamente por salários mais baixos. No final de janeiro, os funcionários da refinaria decidiram entrar em greve com o lema “empregos britânicos para trabalhadores britâ-

nicos” - ampliando o risco de xenofobia. Atos semelhantes se espalharam pelo país, levando à paralisação de seis mil funcionários em 22 empresas. Para resolver a situação, a Lindsey, que pertence à francesa Total, teve de recuar e garantir que pelo menos metade dos novos contratados será britânica.

Surpresa

“É claro que poderemos ver mais manifestações desse tipo em outros países da Europa”, afirmou o presidente do Centro de Estudos de Política Europeia, instituição independente baseada em Bruxelas, Karel Lannoo. Para ele, as greves partiram do Reino Unido porque o país foi o mais afetado pela crise. “O problema no Reino Unido começou antes e é mais profundo, mas me surpreende ver uma manifestação dessas em um lugar que sempre foi contrário a questões nacionalistas na União Europeia.” O episódio fez até o comissário europeu do Emprego e dos Assuntos Sociais, Vladimir Spidla, cogitar a reavaliação das regras de livre movimentação no bloco.


Diario do Sudoeste