Oeste Semanal Edição 80

Page 1

Fernanda Torres elogia Andréa Beltrão. Página 23

MURILLO MEIRELLES/DIVULGAÇÃO TPM

Touareg tem Câmeras com visão de 360 graus. Pág. 21

ID

ADE

L A AN A

M E S

ST

Oeste

AC

Twitter perde usuários, mas quer crescer. Página 22

EM REV

I

Ano II ❑ Nº 80 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

No próximo plantio, algodão vai perder área para soja PÁGINAS 15 E 18

Tiragem desta edição

6.500

exemplares Preço do exemplar

R$ 1,00

Duplicação da BR começa em novembro Consórcio formado por três construtoras de Salvador vence licitação do Dnit. Pág. 14 FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

PELA ordem de participação na sabatina, Oziel, Jaime e Humberto.

A sabatina com os três candidatos a prefeito PÁGINAS 4, 6, 8 E 9

Semana registra 4 mortes a tiros; PM é ferido PÁGINA 27

PROCURANDO IMÓVEL?

Solyda lança loteamento Alto dos Cerrados

(77) 3628-6782 / 9116-0605

PÁGINA 11


2

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

PREZADO LEITOR MP faz mapa da corrupção no Estado B

ase de dados que apresentará o quantitativo de crimes que, cometidos por prefeitos, vereadores e outros agentes públicos, estão relacionados com a ofensa à probidade administrativa está sendo construída pelo Ministério Público do Estado da Bahia, segundo informa nota distribuída pela Assessoria de Imprensa do MP/BA. Juntos, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci), o Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) já expediram ofícios aos promotores de Justiça do Estado para que eles verifiquem qual a situação atual dos processos criminais que, encaminhados pelo CAP ao Tribunal de Justiça, não foram julgados e retornaram para as comarcas porque os gestores deixaram os cargos. Segundo o coordenador do Caoci, promotor de Justiça Valmiro Macedo, o objetivo da instituição é ter conhecimento da quantidade e efetividade dos processos apresentados à Justiça para que possa acompanhá-los. O MP tem ciência da importância do seu papel na proteção e defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa, destaca o coordenador, informando que o próximo passo será identificar qual o número e o estágio das ações de improbidade em curso em todo estado. Conforme levantamento realizado pelo CAP, 400 processos relativos a crimes cometidos por exgestores foram remetidos para cerca de 170 municípios nos últimos oito anos. Segundo ainda a nota, todos esses dados serão armazenados e atualizados em arquivo único que, por definição do Plano Estratégico do Ministério Público, encontra-se em fase de desenvolvimento.

Mutirão no TRE

Primeiro debate

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER/BA) planejam julgar, até este domingo, 16, cerca de 500 processos de registro de candidatura pendentes de apreciação. A informação é do site Bahia Notícias. Entre os 500 processos estão recursos de partidos e coligações de Luís Eduardo Magalhães. Espera-se que turma de desembargadores julgue o mérito da liminar que permitiu o registro provisório da candidatura de Oziel Alves de Oliveira, impugnada pelo juiz eleitoral da Comarca, Pedro Rogério Castro Godinho. Oziel obteve a liminar em 28 de julho, concedida pela desembargadora Ezir Rocha do Bonfim. Também estão entre as cinco centenas de processos recursos que podem alterar a lista de candidatos à Câmara Municipal de Luís Eduardo.

Na noite desta sexta-feira, quando esta edição já estaria sendo rodada em Brasília, os três candidatos a prefeito se encontrariam para o primeiro debate da campanha, na Câmara de Vereadores. A iniciativa é do CREA de Luís Eduardo Magalhães.

Um Japão em seis meses Na primeira sabatina dos candidatos a prefeito (ver páginas 4, 6 e 8) Jaime Cappellesso e Humberto Santa Cruz foram comedidos em promessas. Oziel, ao contrário, disse que resolveria todas ou quase todas as demandas de servidores e da Educação nos primeiros seis meses de governo, caso eleito.

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Campanha nas ruas

“Se podiam ser reapresentados e pagos por que não pagaram logo? Esse funcionário deve ter sido colocado lá só para aporrinhar clientes. Fazer a sua tarefa corretamente não sabe, nem foi treinado”, reagiu o empresário. E sem receber desculpas do BB, foi se desculpar com os que estavam com os cheques devolvidos.

Nada a fazer Nova York é comandada pelo bilionário empresário das comunicações Michael Bloomberg, em terceiro mandato. Antes, teve Rodolph Giuliani. São Paulo pode cair no colo de um certo Russomano e Curitiba, de um tal Ratinho Júnior. Oremos pelos paulistanos e pelos curitibanos.

Prêmio Esso João Penido, editor de Oeste Semanal, integra mais uma vez a comissão de seleção de matérias de jornais e revistas do País que concorrem ao Prêmio Esso de Jornalismo. Os melhores trabalhos selecionados (finalistas) serão anunciados em 17 de outubro. Os vencedores nas 14 categorias do prêmio serão conhecidos em 12 de novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá em 4 de dezembro, no Rio de Janeiro. Esta é a quarta vez que Penido integra o júri. O Esso é o mais importante prêmio do jornalismo brasileiro. Instituído pela Esso Brasileira de Petróleo em 1955, foi mantido pela Cosan, que comprou a rede Esso no Brasil.

˘cido em via pública

Empresa de Luís Eduardo teve três cheques de sua emissão devolvidos pela agência do Banco do Brasil da Rua Rondônia, com base na alínea 22 (divergência ou insuficiência de assinatura). Como considerou que os cheques emitidos não apresentavam divergência nem insuficiência de assinatura e estavam iguais a outros pagos pelo banco, a empresa questionou o procedimento. “Estamos com funcionário novo no setor, mas pode pedir ao pessoal para reapresentar os cheques”, foi o que a empresa ouviu no BB.

Como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não está nem aí para o problema, leitor pede ação do Ministério Público no sentido de coibir que lavajatos da Cidade continuem jogando em via pública água poluente usada na lavagem de veículos. Segundo o leitor, dos mais de 20 lavajatos existentes em Luís Eduardo, uma minoria tem fossas de depósito de água e ingredientes químicos utilizados nos serviços. A maioria faz o despejo à noite. O leitor alerta que composto utilizado como desengraxante nos lavajatos são poluentes e tem ingredientes altamente corrosivos. “Algumas fórmulas de desengraxante utilizam ácido sulfônico, hidroxido de sódio (soda cáustica) , lauril éter sulfato de sódio, tripolifosfato de sódio e silicato de sódio. Ele lembra que a água de lavajatos que escorre pelas ruas não corrói apenas o asfalto. São prejudiciais às pessoas.

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

Liderança da Terceira Via avisa: já com CNPJ, a campanha de Jaime Cappellesso e Michel Brito vai para as ruas a partir desta semana.

Pode o que não pôde

PUBLICIDADE Juliana Cadore

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Valec O governo deverá fazer, até o início de 2013, um aporte de capital de aproximadamente R$ 400 milhões na Valec. O objetivo é preparar a estatal para o seu novo figurino operacional. Entre outras missões, a Valec será a compradora de cargas das futuras concessões ferroviárias. A maior parte dos recursos vai ser destinada à construção de centros de distribuição, à abertura de escritórios comerciais em diversos estados e ao consequente aumento do quadro de funcionários.

Frutas secas Muammar Kadafi deixou saudades na Bahia. Emissários do novo governo líbio estiveram no estado no fim de agosto. Na bagagem, uma má notícia: a Líbia vai cortar praticamente à metade os investimentos previstos para a produção de frutas na Bahia, projeto criado por Kadafi e pendurado no fundo soberano Libyan Arab Foreign Investments.

Lácteos Brasil A Lácteos Brasil (LBR), leia-se GP Investimentos e a gaúcha Bom Gosto, está revendo todo o seu plano de internaciona-lização, que prevê a compra de fábricas na Argentina e no Uruguai. Aos olhos da empresa, o momento pede um copo de cautela bem quente. Procurada, a LBR informou que “não comenta rumores de mercado”

www.relatorioreservado.com.br

Correção Os jogadores Alexsandro Souza da Silva e Binho Geladeira atuam pela equipe do Saqueiro e não pela do Santa Cruz, conforme informado na edição 79 deste Oeste Semanal. Na madrugada de sábado, 1º, Alexsandro da Silva foi ferido por Binho Geladeira com três facadas. ■

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

3


4 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012 LUCIANO DEMETRIUS

Oziel promete melhorias aos servidores taques à atual gestão e a garantia de que boa parte das reivindicações dos servidores públicos municipais serão atendidas predominaram nas respostas do candidato a prefeito Oziel Oliveira (PDT) durante sabatina realizada na noite de terça-feira, 11, no auditório do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. O evento é promovido em conjunto pelo Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães (Sinprolem) e Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães (Sinserplem). Cerca de 200 pessoas estavam na plateia para acompanhar a sabatina, dividida em três blocos (o primeiro, com perguntas entregues antecipadamente ao candidato; o segundo, com perguntas elaboradas por membros das duas entidades organizadoras da sabatina; o terceiro, com perguntas feitas pelo público). A presidente do Sinprolem, Maria do Rosário Veras Barros, e o presidente do Sinserplem

A

Alcides Ribeiro Meira, abriram os trabalhos da sabatina. Em seguida, foi apresentado um vídeo com imagens dos servidores públicos em confraternizações e manifestações por melhorias de trabalho e reajuste salarial. Antes de ser sabatinado, Oziel Oliveira – que estava acompanhado do candidato a viceprefeito João Fidélis – teve tempo livre para apresentação. O ex-prefeito enalteceu a participação dos servidores no crescimento de Luís Eduardo Magalhães e destacou o que considera descaso ao trabalho realizado por eles. “Mesmo tendo trabalhado pelo desenvolvimento desta Cidade, hoje há um descaso e falta de reconhecimento ao servidor”. Para Oziel, todo candidato precisa ter consciência de que os funcionários públicos merecem respeito durante os quatro anos de mandato, pois eles atuam ao lado do administrador. “Os servidores querem a garantia das promessas feitas. O que acontece, porém, é que muitas vezes o prefeito eleito tranca-se em seu gabinete com poltrona e ar condicionado e esquece do servidor e do povo”.

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal

OZIEL Oliveira fala a ser vidores, ao lado do candidato a vice-prefeito João Fidélis Por fim, Oziel aproveitou para lembrar a participação dos servidores em seus dois mandatos como prefeito (entre 2001 e 2008). “O maior patrimônio deste município são os funcionários públicos. E foi com vocês, servidores, que pude traçar o futuro de Luís Eduardo Magalhães”. Na primeira parte da sabatina, o candidato respondeu às perguntas separadas pelos seguintes temas: saúde do servidor da educação; vantagens e salários; capacitação e avanços verticais; escolha de secretário de educação e dos dirigentes escolares; aluguéis de unidades escolares; defasagem salarial; plano de carreira; programa de qualificação profissional; alteração da lei 1012002; e implantação do regime de “turnão”. Atendimento médico. Oziel comprometeuse a propiciar atendimento médico específico para o servidor público com direito a médico e enfermeiro do trabalho, além de serviços de assistentes sociais, fonoaudiologia e psicologia aos profissionais que atuam na educação. Quanto às garantias salariais ao professor, conforme a Lei Federal 11.738 (com cálculo de acordo com o porcentual repassado à prefeitura pelo Governo federal), Oziel afirmou que vai cumprir a legislação. “Vamos criar um comitê gestor dos direitos adquiridos e já no primeiro semestre de 2013 será feita uma reforma no plano de cargos e salários, além do reajuste salarial da categoria em janeiro”, disse, sem deixar de frisar o discurso de bom relacionamento com os servidores, quando era prefeito. “Vocês sabem o quanto valorizei os servidores em meus dois mandatos como prefeito”. Os professores da rede municipal, segundo Oziel, terão a oportunidade de se aperfeiçoarem e de freqüentar cursos de especialização. “Serão concedidas licenças aos professores e ajudas de custo. Se for preciso, vamos buscar convênios”. Quanto à escolha do secretário de Educação, o candidato do PDT refutou qualquer possibilidade de indicação política. “Não faço acordo político para escolher quem vá assumir a secretaria de educação. Educação é coisa séria e não pode ser feita por acordos. Não faço qualquer acordo sem consultar a

classe”. Quanto aos diretores das escolas, ele comprometeu-se a realizar eleições com data marcada. “Eleição dos gestores escolares já a partir do primeiro semestre”. A secretaria terá, também, um local específico para seu funcionamento. “Vamos construir um prédio somente para a secretaria de Educação”. Na pergunta sobre os aluguéis das unidades escolares, havia a citação de que 14 estabelecimentos da rede municipal de ensino funcionam em prédios alugados, número corrigido por Oziel. “Atualmente são 15 escolas funcionando em prédios alugados, com um custo que chega a R$ 100 mil mensais. Vamos criar mecanismos para que as escolas tenham espaço próprio. Assim, diminuiremos custos que poderão ser revertidos para material pedagógico e ensino de boa qualidade”. Plano de carreira. Quanto ao plano de carreira para os servidores, novamente as garantias são para os seis primeiros meses de mandato. “No primeiro semestre, o plando será discutido com todos os servidores. Até o final do primeiro ano de mandato, serão contemplados os ajustes reais com novas referências para o aumento”, disse sem especificar qual o parâmetro para o reajuste. Em seguida, aproveitou para fazer um comparativo de seus oito anos à frente da prefeitura com o mandato atual.“Nos últimos dois anos as perdas foram grandes e os servidores saíram prejudicados. Por oito anos os servidores tinham a garantia da regularidade em até cinco dias antes de seu pagamento. O funcionário público tem que ser valorizado. Se o servidor não está bem, não prestará um bom trabalho à comunidade”. Oziel garantiu que a alteração da lei municipal 101-2002 (sobre alteração das regras que regem juridicamente os servidores públicos) será debatida no início de seu mandato. “O meu compromisso para que ao final de 2013 a situação já esteja equacionada”. E se mostrou disposto a debater com as entidades que representem a classe dos servidores. “Vocês, professores, têm que lutar. Sindicato é mecanismo de reivindicação. Na minha gestão, haverá espaço para a conversa”, disse. Conclui na página 9 ➧

TRANSPORTES

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

5


6 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

Jaime faz promessas com cautela C

om objetividade e sendo breve em cada resposta, o candidato a prefeito Jaime Cappellesso (PTB) foi o segundo sabatinado no Fórum de Debate organizado pelos sindicatos dos servidores e dos professores de Luís Eduardo Magalhães, na noite de quarta-feira, 12, no auditório do Sindicato Rural. Na plateia, cerca de 80 pessoas escutaram as respostas do candidato às 30 perguntas, divididas em três blocos, feitas por dirigentes do sindicatos dos professores, dos servidores e pelo público . Nas considerações iniciais, Cappellesso disse que em seu currículo profissional consta a atuação como professor, em uma escola técnica, no Paraná, em 1976. Ele criticou a conduta de alguns candidatos que ainda se utilizam de meios duvidosos para alcançar um cargo público e que o combate a tais práticas acontece com iniciativas como a do Sinserplem e do Sinprolem.

“É preciso acabar com a política da sacanagem. Quisera que todas as entidades de classe tivessem essa coragem que vocês, dirigentes das duas entidades que realizam este evento, tiveram. Estas entidades têm maior representatividade que o poder público. Devagar, as pessoas vão entendendo (a melhor proposta)”. No primeiro bloco, com perguntas entregues ao candidato antes da realização do evento, Cappellesso afirmou que para buscar soluções para a melhoria da saúde do servidor da educação será feito um mutirão anual. “A ideia é realizar exames preventivos e consultas médicas, atendimento privilegiado para cada caso específico e um convênio de saúde preventiva. Caso seja detectado algum problema maior, faremos o necessário para buscar atendimento em outros locais, seja em nossa na Cidade, na rede pública ou particular, ou fora daqui”. A respeito de vantagens e salários – conforme a Lei Federal 11.738, que assegura o pagamento por avanços no aperfeiçoamen-

JAIME Cappellesso responde a perguntas ao lado do candidato a vice-prefeito Michel Britto to profissional -, o candidato do PTB afirmou que vai cumprir o que está garantido por lei. “Direito é direito. A lei tem que ser cumprida. É preciso valorizar o professor, assim como se faz no Japão. Lá, o professor é o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador”. Para o processo de formação dos professores, a proposta é a de firmar convênios com universidades federais e realizar cursos de videoconferência com as entidades indicadas pelos professores. Outro compromisso, segundo Cappellesso, é conceder dez bolsas de estudo para especialização, mestrado e doutorado em universidades públicas. “As bolsas serão destinadas para cursos em áreas distintas, uma vez que a ideia é qualificar o maior número de profissionais com o foco na diversificação”, disse. Secretário. Para a escolha de quem vai assumir a Secretaria de Educação, Cappellesso disse que os critérios serão os mesmos para qualquer pasta em sua administração. “De todos os secretários vamos exigir duas coisas: qualidades técnica e política”. Para cada item, o candidato do PTB explicou: “a qualidade política refere-se à ciência que a pessoa tenha para administrar pessoas. Quanto à qualidade técnica, é preciso que o futuro secretário tenha conhecimentos sobre a área”. Afirmou, ainda, que a escolha também terá participação da comunidade. “As entidades de classe referentes a cada secretaria darão a sua opinião quanto ao nome a ser escolhido”. Para a direção das escolas, serão utilizadas listas sêxtuplas. “Cada escola vai indicar seis pessoas de acordo com o mérito acadêmico e, a partir daí, a secretaria de Educação irá escolher o dirigente”. Outra proposta de Cappellesso é a avaliação do Secretário de Educação por professores e diretores. “Somente assim teremos condições de verificar como está o andamento do trabalho da secretaria”. Cappellesso reclamou que não existe acesso aos dados referentes aos preços dos aluguéis e questionou quem são os beneficiados

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

LUCIANO DEMETRIUS

com a locação de 14 dos 29 prédios das escolas da rede municipal de ensino. Para reduzir os custos com aluguéis, ele propõe a construção gradativa de escolas e melhoria nas já existentes. “Se for preciso, vamos buscar recursos junto aos Governos estadual e federal”. A defasagem salarial, tão criticada pelos servidores públicos municipais, será avaliada logo nos primeiros dias de sua administração. “Vamos verificar onde há as perdas. Depois, iremos gradualmente devolver o valor devido”, afirmou. “Dever para o servidor é um crime. O responsável tem que ser penalizado”. E concluiu com críticas aos atuais gastos da máquina. “Como administrar um município com 52% do orçamento comprometido com folha de pagamento?”. Plano de carreira. Para o plano de carreira do servidor, a proposta é criar uma comissão tripartite, com a participação dos funcionários públicos, dos técnicos da prefeitura e da população. “Será um levantamento realizado de forma democrática e com transparência. Vamos levar, no máximo, um ano para resolver essa questão”. Cappellesso afirmou ter recebido uma lista de reivindicações dos guardas municipais. Dentre elas, o direito ao vale-alimentação, ganho por insalubridade, criação de um estatuto da categoria, reajuste salarial e aumento do efetivo para 200 guardas. “Destas solicitações, posso garantir todas, exceto a do aumento do efetivo, Além disso, vamos incluir um auxílio-bolsa de estudos para curso superior e um plano de saúde”. Quanto à qualificação profissional dos servidores, o candidato do PTB afirmou que serão feitos convênios com instituições para treinamento. “Equipe que não é treinada, é um tiro no pé do prefeito”, disse. A alteração de regras da lei 101-2002 (que dispõe sobre os servidores públicos) foi estudada por Cappellesso quando era vereador. Na sua avaliação, ela precisa ser revista. “Para modificá-la, vamos discuti-la com os servidores, representantes sindicais, secretários e Câmara Municipal”, adiantou. Conclui na página 9 ➧


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

7


8 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012 LUCIANO DEMETRIUS

Prefeito cede área para sindicatos

ópia de documento que garante a concessão de área para a construção da sede conjunta do Sindicato dos Servidores Públicos e do Sindicato dos Professores foi entregue pelo prefeito Humberto Santa Cruz, candidato à reeleição, durante sabatina promovida pelos dois sindicatos na quintafeira, 13, na sede do Sindicato Rural. Humberto também se dispôs a atender a reivindicação de implantação do “turnão” (horário de trabalho dos servidores em período de seis horas ininterruptas, das 7 às 13 horas), já nesta semana , mas somente às sextas-feiras, e assumiu o compromisso de atuar em parceria com os sindicatos das várias categorias de servidores públicos. Na plateia, cerca de 200 pessoas acompanharam a sabatina do prefeito, que estava acompanhado do candidato a vice-prefeito José Fernandes. Humberto Santa Cruz disse inicialmente que aquele era seu primeiro encontro com os professores da rede munici-

C

pal de ensino após o anúncio do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em agosto, e que apontou média 3,9 pontos para 8ª série-9º ano e 4,5 para 4ª série-5º ano, números acima das médias do Estado, nas duas categorias. “Peço uma salva de palmas para todos os professores que ajudaram a melhorar os índices de Luís Eduardo Magalhães e que comprovam a evolução do ensino em nossa cidade”. Em seguida, destacou as obras na área de educação em sua gestão. “Em três anos e meio, construímos a Escola Modelo e creches e reformamos as escolas municipais e entregamos quadras cobertas”. Ele citou outras obras pela Cidade. “Também entregamos praças, ginásios e postos de saúde”. O pagamento de gratificação e a criação de plano de mudança de nível do professor também foram lembrados pelo candidato à reeleição, que agradeceu aos servidores públicos pelas conquistas em sua administração. “Nada aconteceria sem o trabalho do servidor público”. Em seguida, Humberto fez sua

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

JOSÉ Fernandes e Humberto Santa Cruz na sabatina de servidores e professores, primeira crítica ao ex-prefeito Oziel, um dos seus adversários na disputa eleitoral. “Muitas coisas aconteceram de três anos para cá, em comparação com os oito anos da gestão anterior”.

Saúde dos servidores. Na primeira pergunta do primeiro bloco (sobre as garantias de saúde ao servidor da educação), Humberto Santa Cruz comprometeu-se a firmar parceria com os dois sindicatos e afirmou que o interesse é buscar a melhoria do sistema de saúde, porém sem fazer promessas exageradas. “Eu poderia tomar uma atitude eleitoreira e oferecer saúde de qualidade a vocês com propostas que não estariam ao alcance da administração”. Questionado sobre a atualização do salário do professor, o candidato do PP afirmou que em Luís Eduardo Magalhães o piso é maior que a média nacional. “O piso médio brasileiro é de R$ 1.187, enquanto em nossa Cidade o piso é de R$ 1.337. Nossa prática é cumprir a lei e pagar acima do piso nacional”. E lembrou que o plano de cargos e salários, apesar de instituído antes de assumir a prefeitura, somente foi praticado em sua gestão. “O plano existe desde 2007, mas somente depois de 2009 é que foi aplicado”. No tocante à capacitação dos professores, a preocupação é que o afastamento de profissionais, ao mesmo tempo, não comprometa o quadro de pessoal para atender as escolas. “A formação continuada, que já existe, será melhorada. Porém, a licença remunerada será implantada gradativamente, a fim de que o número de afastados não prejudique o ensino e que não haja carência de profissionais”. Escolha do secretário. A escolha do secretário de Educação será definida pelo perfil técnico e de liderança. “Um bom secretário pode ser bom político, mas não depende somente disso. É preciso que ele tenha um perfil de líder”. Humberto Santa Cruz usou como exemplo os critérios usados para a escolha das duas últimas secretárias, em sua gestão. “A Madelene Mariussi foi escolhida pelo sindicato. Já a atual, Verinha Stresser, foi indicada pelos diretores das escolas. Vocês viram o resultado”, disse. “Portanto, a

prerrogativa de escolher secretários é do prefeito. Só vamos nomear quem tem conhecimento técnico”. Em relação à escolha dos diretores das escolas, disse que a lei será cumprida (por meio do voto direto) e os critérios serão transparentes. A respeito da locação de 14 dos 29 imóveis que abrigam as escolas municipais, Humberto Santa Cruz respondeu que quase a metade dos estabelecimentos não está em prédio próprio devido às dívidas herdadas da gestão anterior. “Se eu não tivesse que negociar uma dívida de R$ 11,8 milhões da administração passada com o INSS, certamente teríamos construído mais oito ou dez escolas nestes últimos quatro anos”.

Comparação. Humberto comparou números da sua gestão com a de Oziel Oliveira, na área da educação. “O meu antecessor assumiu com nove escolas construídas, quatro em espaços alugados, para depois desativar três delas. Ele terminou seu segundo mandato com oito unidades. Em nossa gestão foram construídas 17 escolas. Com a casa arrumada, iremos construir novos estabelecimentos. A busca por recursos é contínua”. A defasagem salarial dos servidores, para Humberto Santa Cruz, nada mais é do que uma perda inflacionária. “Todas as gratificações foram pagas em nossa gestão. O que precisa ser corrigido é o porcentual do salário que perde para a inflação. O objetivo é fazer, sim, com que o servidor evolua profissionalmente e seja recompensado por isso”. Em relação ao plano de carreira, a proposta é criar uma comissão dos servidores para discutir um plano ideal para a categoria. Segundo o candidato do PP, o aumento da participação da folha salarial dos servidores no orçamento não é para ser visto com críticas. “Um candidato me criticou por eu ter elevado a participação da folha de pagamento de 33% para 54% do Orçamento. Não vejo isso de forma negativa, pois sempre pagamos os funcionários de acordo com as leis traba-lhistas. Já o meu antecessor destinou boa parte dos 33% para cooperativas que foram consideradas irregulares pela justiça”. Conclui na página 9


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

Oziel promete melhorias... Conclusão da página 4 Alguns dos temas debatidos no primeiro bloco, foram repetidos nas outras duas partes da sabatina. Dentre outros itens abordados estavam os planos de saúde e de previdência ao servidor. Oziel, mais uma vez, respondeu com críticas à atual administração. “Precisamos avançar na saúde. O melhor plano de saúde é o público. Mas hoje, infelizmente, temos apenas dez médicos de plantão, bem diferente dos 40 profissionais nos meus oito anos como prefeito. Quanto à previdência, vamos fazer tudo como rege a lei”. Oziel aproveitou o tema para anunciar a construção do primeiro hospital da Cidade. Em uma das perguntas do segundo bloco, foi abordado o benefício ao funcionário temporário. Para Oziel, atualmente há discrepância entre o que é pago a um servidor concursado e ao comissionado. “Um funcionário da casa tem que ser bem remunerado. Há casos de profissionais que são concursados, mas que recebem bem menos que os comissionados. Os salários, para o servidor de carreira, foram achatados”. O investimento no ensino médio foi lembrado em uma das perguntas feitas pela plateia (a identidade não é revelada durante a sabatina). O candidato do PDT firmou seu compromisso com a criação de estabelecimento de ensino em bairros distantes do Centro. “Sou um apaixonado pela educação e

vejo nossos alunos sem salas de aula para cursar o ensino médio. Vamos construir uma escola no Jardim das Oliveiras e outra no Jardim das Acácias, além de criar um curso pré-vestibular público”. A realização de eventos ligados à educação também está na pauta do programa de governo de Oziel Oliveira, com a presença de profissionais de outras regiões. “Temos que trazer o que há de melhor em outras cidades. Vamos promover uma semana pedagógica com profissionais vindos de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, que são referências na área de educação”. Durante os cinco minutos para suas considerações finais, Oziel Oliveira novamente prometeu a construção do primeiro hospital público e anunciou a duplicação da BR 020/242. “Será uma verdadeira duplicação, não essa enganação de última hora que acontece agora”. Ele comparou o número de alunos que a rede municipal de ensino detinha em seus oito anos como prefeito e os considerou acima da média, levando em conta os recursos à disposição. “Entre 2000 e 2008, a Cidade tinha disponíveis R$ 44 milhões, contra R$ 81 milhões dos últimos quatro anos. Mesmo assim, nossa rede de ensino saltou de 3.600 alunos, em 2000, para 12.500 matriculados em 2008. Hoje este número é de 14.500 alunos. Houve pouco avanço”.

Jaime faz promessas... Conclusão da página 6 Já a implantação do “turnão”, que prevê o atendimento de determinados serviços públicos de maneira continuada, ou seja, por seis horas consecutivas, foi descartada por Cappellesso. “Somente em casos especiais. Não é possível a prefeitura funcionar, por exemplo, das 7h às 13h, enquanto o comércio está aberto o dia todo. Nós temos que ter respeito à nossa população”.

Vice. O candidato a vice-prefeito Michel Britto também participou da sabatina, ao responder duas perguntas feitas pela plateia. Em uma das respostas, ele falou sobre a atuação dos guardas municipais de trânsito e o apoio que estes servidores terão para o desempenho da função. “Quando eu era vereador, busquei a melhoria no trânsito pautado na participação dos guardas municipais. A presença deles é fundamental para o trânsito. Mas para isso, temos que ter profissionais treinados, preparados e bem equipados. Luís Eduardo Magalhães tem recursos para isso”. Outro ponto abordado por Michel Britto foi a segurança nas escolas. “Podemos inibir a violência nas escolas com a presença dos guardas municipais. Precisamos proteger os

professores e os alunos, identificando os problemas de forma efetiva”. Dentre as últimas perguntas feitas a Cappellesso, o assunto em questão foi a saúde. Cauteloso, ele disse que será feita uma parceria público-privada para tentar a construção de um hospital na Cidade. “Vamos resgatar a saúde que não está nada bem em Luís Eduardo Magalhães”. Os postos de saúde, segundo ele, serão equipados e com atendimento médico das 8h às 22h. “Houve aumento de três para 12 unidades na Cidade, mas isso ainda não resolve”. Ele também anunciou a criação de um posto de saúde somente para crianças. Nas considerações finais, com tempo de cinco minutos, é que Cappellesso ultrapassou o limite estabelecido, por pontuar propostas que apresentou durante sua gestão como vereador. Por fim, afirmou que sua campanha se destaca pelo diferencial em relação aos outros candidatos. “Temos uma proposta diferente dos adversários. Nós não falamos apenas em asfalto ou hospital, que são importantes para a população. Nós temos a tranquilidade de mostrar ao eleitor que temos propostas em todas as áreas de interesse e que tanto o prefeito como o vice vão atuar juntos quando eleitos”. ■

Prefeito cede área para... Conclusão da página 8 A Lei 101-2002, para Humberto Santa Cruz, está defasada e merece ser reformada. “É preciso que o pagamento seja feito por incentivo de produtividade. Em nossa gestão, já aplicamos a gratificação a todos os fiscais, o que demonstra a nossa preocupação com a lei”.

“Turnão”. O maior desafio aconteceu quando Humbrto foi indagado sobre a implantação do regime de “turnão”. “Essa é uma decisão

delicada. O mais importante é o interesse público. Se a qualidade do serviço público cair, vai deixar a população indignada. Sou favorável, porém é preciso um estudo para cada tipo de serviço. Porém, lanço aqui a ideia de ao menos aplicar o período de trabalho das 7h às 13h durante as sextas-feiras. Podemos começar já no próximo dia 21 de setembro. O sindicato que avalie com os servidores e que me dê a resposta na próxima semana”, afirmou. Humberto aproveitou para atacar o ex-

prefeito Oziel Oliveira. “Não vou fazer como meu antecessor, que em sua gestão mudou por seis vezes o horário de trabalho dos servidores públicos”. Na segunda parte da sabatina, com perguntas formuladas por servidores públicos, Humberto Santa Cruz negou que em sua gestão haja qualquer tipo de perseguição a dirigentes sindicais e que a relação com qualquer sindicato é mais estreita possível. “Perseguição não combina com meu perfil. Pode haver algum caso isolado que não passou por mim. Vocês sabem que perseguição não é carapuça que serve para mim. Vocês sabem em quem ela cabe”. Área. Em seguida, ele foi questionado sobre a possibilidade da prefeitura destinar uma área para a construção da sede dos dois sindicatos. Humberto Santa Cruz, fez uma pausa de cerca de 40 segundos, enquanto procurava um documento. Em seguida, anunciou que tinha em mãos cópia da correspondência que garante a concessão de uma área no Loteamento Tropical Ville II. A entrega foi feita ao presidente da Sinserplem Alcides Ribeiro Meira. “Foi firmado um convênio com a iniciativa privada e agora estamos, em primeira mão, anunciando a entrega deste terreno ao sindicato”. O gesto arrancou aplausos da plateia e foi necessária a intervenção da organização da sabatina para explicar que estavam proibidas quaisquer manifestações do público. Caso houvesse repetição do gesto, a sabatina seria dada por encerrada. Na última parte da sabatina, com a participação da plateia, a primeira pergunta foi sobre a contratação de funcionários comissionados vindos de outros Estados. Para Humberto Santa Cruz, o que prevalece é a qualificação do profissional. “A Constituição Brasileira não

9

tem nenhum problema quanto a isso. Não se pode criar uma regra para impedir a contratação de um profissional que não more na Cidade. O que podemos fazer é lutar para capacitar quem é de Luís Eduardo Magalhães”. O salário dos enfermeiros também foi tema das perguntas, classificado como um dos mais baixos do país. “A meu ver, considero que é bom o salário pago aos enfermeiros daqui. O que pode ser feito, também, é incluir os enfermeiros no plano de cargos e salários”.

Segurança. A segurança nas escolas também foi lembrada pelo público. Humberto Santa Cruz usou como exemplo o caso mais recente ocorrido na Escola Municipal Onero Costa da Rosa, quando dois adolescentes de 12 anos incendiaram sete salas de aula e a biblioteca. “Nós precisamos atacar as causas da segurança. Para isso, temos que dar mais atenção aos adolescentes e jovens. Nossa ideia é abrir vagas de estágios remunerados na prefeitura e criar cursos de capacitação”. Equipamentos para inibir o vandalismo e a violência também serão implantados em vários pontos da cidade. “Será criado um monitoramento com câmeras nos locais com maiores índices de violência na Cidade”. Nas considerações finais, o candidato à reeleição garantiu a construção de mais duas escolas modelo, o aumento do acesso à internet á população, a criação da biblioteca municipal e o estágio remunerado aos jovens a partir dos 14 anos. Por fim, destacou que sua gestão é movida pela coletividade. “Não usei a primeira pessoa para falar dos feitos durante os quatro anos de gestão. Não faço nada sem ajuda dos governos estadual e federal, dos servidores públicos e da iniciativa privada”, encerrou. ■


10

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012 FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

35 serviços no Dia da Responsabilidade ez horas de serviços gratuitos dedicados à comunidade de Luís Eduardo Magalhães. Essa foi a marca do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular 2012, comemorado na quintafeira, 13, na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF). A iniciativa - realizada anualmente, desde 2005 -, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o objetivo de estimular instituições de todo Brasil a promover, ao longo do ano, ações em benefício da sociedade e que enfatizassem seu compromisso com a comunidade para a disseminação do conceito de responsabilidade social. Nesta sétima edição, a FAAHF ofereceu mais de 35 serviços gratuitos à comunidade, entre orientações psicológicas, psicopedagógicas, jurídicas, contábeis e nutricionais. Houve ainda verificação da pressão arterial. Também participaram, prestando orientações ao público, integrantes do juizado especial Cível, do Ponto Cidadão e do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral. Realizado nos pavimentos internos e externos da FAAHF, o mutirão da solidariedade em prol da comunidade de Luís Eduardo contou ainda com a presença de

D

diversas empresas da cidade, que, juntas com os acadêmicos da Faculdade, ofereceram ações como brinquedoteca, xadrez solidário, corte de cabelo gratuito, atualização de vacinas e tratamento de água e de alimentos. Houve ainda a comercialização de roupas a baixo custo, por meio do brechó solidário, e parque infantil solidário.  Alunos da FAAHF colaboram com diversas atividades. Os do curso de Administração promoveram a lan house solidária; os de agronomia apresentaram o projeto sustentável da horta suspensa, que utiliza garrafas pet; o colegiado de Direito distribuiu mais de 2.500 lanches; juntos, os colegiados de Letras e Pedagogia promoveram a massagem solidária, contação de histórias, pintura e o sebo solidário. Os livros arrecadados serão doados à Escola Onero Costa, danificada recentemente por um incêndio criminoso. Já o colegiado de Engenharia da Produção trouxe o Jogo do Milhão e o projeto da girotec. Alunos do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira (Cemac) abordaram temas como dengue, métodos contraceptivos, drogas, poluição industrial, cidadania e meio ambiente, tecnologia no tratamento oncológico, lixo hospitalar, aleitamento materno e o projeto risoterapeutas. A escola municipal Ottomar Schwengber trouxe projeto da robótica. Na área ambiental, o Instituto Lina Galvani esteve presente como o projeto APP 100% Legal.

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Da Redação de Oeste Semanal, com informações da FAAHF

JOÃO Rodrigo Cassins, Samile Thielke, Daniela Cantelli, Rodrigo Germano, Ana Maria Buss e

Lucas Riffel Bussczas Riffel. Além dos serviços, a comunidacom a vida humana e com o de escolar municipal e estadual ambiente”. participou de diversas palestras educativas sobre temas como Atividades. Os alunos Vitória Redes Sociais e bullying (promoAlmeida Justino, 10 anos, ção do colegiado de Direito); Isabela Costa Braz, 11, e orientações de primeiros socorJackson Luís Aroldo Araújo, 11, ros (Samu e secretaria municipal todos do 6º ano, mostravam aos de Saúde); auto-motivação; Sei visitantes a diferença entre os Controlar o meu dinheiro e me alimentos saudáveis e não sauformalizei, e agora? (parceria com dáveis e os riscos que a ingestão o Sebrae); atitudes de responsabicontínua destes últimos pode lidade ambiental em empresas acarretar para o organismo públicas e privadas (Correios); REGINA FÜHR humano. saúde bucal (dentista Alexandre A coordenação do grupo era da Fiod) e segurança pessoal com a professora Gabriele Bones, de CIPE-Cerrado, Polícia Militar e Conseg. língua portuguesa. “Este trabalho foi um dos Na área de segurança no trânsito, alunos que se destacou no Congresso Científico, reado 5° ano do Cemac instruíram visitantes por lizado em agosto, no Cemac. É uma atividade meio da escola de trânsito, orientados pela interdisciplinar e mostra aos visitantes como CIPE-Cerrado, Polícia Militar, Conseg e várias doenças podem ser evitadas com uma guarda municipal.   alimentação simples e saudável”. Paralelamente a essas atividas, aconteceA professora lembra que a cantina da instiram os “jogos solidários” no ginásio Mimoso tuição já adota um cardápio com alimentos que do Oeste, com futsal. A escola Ottomar não oferecem risco à saúde. “Hoje são enconSchwengber garantiu o primeiro, a José trados alimentos balanceados, com baixo teor Cardoso o segundo e o Cemac o terceiro lugar. de gordura. Muitos produtos foram substituíAlém disso, no “espaço cultural solidário” se dos e outros adicionados, tais como salada de apresentaram, entre outros, a banda frutas e sanduíches naturais”, afirmou. Guerreiros do Oeste, alunos do Cemac e o Um dos estandes mais procurados era o da Grupo Força Jovem, de danças folclóricas. O horta suspensa, montado por alunos do curso grupo de capoeira Ginga Brasil encerrou as de Agronomia. A ideia é reaproveitar garrafas atividades do Dia da Responsabilidade Social. pet para o plantio de alface, rúcula, salsinha, O Dia da Responsabilidade Social também cheiro verde, coentro, chicória e pimentão. Os contou com campanhas socioambientais, recipientes são cortados em uma das laterais e como a doação de alimentos e de garrafas pet, recheados de terra. Segundo a coordenadora do que serão entregues à Associação de curso de Agronomia, Daniela Cantelli, a horta Moradores do Aracruz, para o projeto social de suspensa é uma alternativa e que pode ser aproconfecção de vassouras recicláveis. Os alimen- veitada em locais arejados e com boa ilumitos arrecadados e o valor da comercialização nação. “Quem mora em apartamento, por do brechó solidário serão destinados a famílias exemplo, tem a oportunidade de ter sua própria carentes da cidade, por meio de cestas básicas. horta com produtos livres de agrotóxicos”. Na Segundo a coordenação geral, mais de 2.000 horta suspensa, segundo a coordenadora, tampessoas circularam nos pavimentos da FAAHF. bém podem ser cultivados plantas fitoterápicas, Para a coordenadora do evento, Regina Führ, o como o hortelã. “É uma opção que visa melhoDia da Responsabilidade Social “é um momen- rar o bem-estar e a alimentação das pessoas”. to de reflexão para repensarmos o nosso comEm uma das salas da Faahf funcionou o promisso diante das mazelas sociais  que cada Sebo Solidário. Livros e revistas doados pelos dia ameaçam  a vida de nossos jovens e de nos- alunos da instituição e por visitantes serão sas famílias. Diante disso, é preciso transceder o destinados à biblioteca da Escola Onero currículo de nossas salas de aula para que Costa da Rosa, destruída por um incêndio, no humanize e responsabilize nossos docentes e final de agosto. No local, que contou com a discentes para a construção de uma nova socie- participação dos alunos de letras e pedagogia, dade firmada em valores éticos  de cuidado também eram contadas histórias.


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012 ARQUIVO/RAUL MARQUES

11

JULIANA CADORE

UENDEL Hillebrand e casa modelo em fase final de acabamento no Loteamento Alto dos Cerrados.

A

Imobiliária Alto dos Cerrados lançou nesta sexta-feira, 14, o loteamento Alto dos Cerrados, parceria entre a Solyda

Construtora e Incorporadora e o casal de empresários Lily e Tomé Murata. O empreendimento inclui a venda de lotes residenciais e comerciais isoladamente ou lote com construção do imóvel desejado pelo

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Solyda oferece lotes e imóveis

cliente. O loteamento localiza-se nas proximidades da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães. O diretor-executivo da Solyda, Uendel Hillebrand, disse que nesta primeira fase são 400 lotes, dos quais 290 já foram vendidos antes do lançamento oficial.  Uendel explicou que o comprador tem a opção de adquirir lote e construir seu imóvel ou contratar a edificação com a Solyda. O evento de lançamento foi realizado em casa modelo do empreendimento. Uendel informou que os lotes são financiados em até 100 meses diretamente pela Imobiliária Alto dos Cerrados e a construção, por instituições financeiras - Caixa Econômica Federal HSBC, Itaú e Banco do Brasil.

O diretor-executivo da Solyda disse que o preço dos terrenos varia de acordo com a localização e tipo (comercial, residencial) e que, além do financiamento com parcelas mensais, a aquisição também pode ser viabilizada por planos de pagamento semestral e anual (Plano Safra). O executivo acredita que o ritmo acelerado da construção civil na Cidade continuará nos próximos anos. “Temos o exemplo justamente do ano de 2012, que está sendo um dos piores em se tratando da safra de algodão, e mesmo assim o setor continua em ritmo acelerado. Para 2013, as expectativas são animadoras, tendo em vista a possibilidade de aumento na renda geral da região, com os preços históricos da soja e do milho”, afirmou. ■




14

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012 HENRIQUE CABELO/ARQUIVO

Duplicação da BR começa em novembro obra de duplicação do trecho urbano da BR 242 deverá ser iniciada em novembro próximo e estará concluída antes do final de 2013. O consórcio integrado pelas empresas Paviservice, SVC Construções e Top Engenharia, de Salvador, foi o ganhador da licitação realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O resultado da disputa foi anunciado na segunda-feira, 10. Segundo o diretor da Paviservice, Ronald Velame, o contrato deverá ser assinado até o final deste mês, se não houver recursos de empresas que participaram da licitação e perderam. “A previsão para o início das obras é de 40 dias (após a assinatura de contrato com o Dnit) e o prazo de conclusão é de um ano”, informou. Para o prefeito Humberto Santa Cruz, esta é uma importante conquista para a cidade. “Concretizamos um sonho dos moradores de Luís Eduardo e obtivemos em

A

nossa gestão a licitação da obra que irá tornar a travessia da BR mais segura para todos”, disse o prefeito Humberto. Serão duplicados 8 quilômetros da rodovia, do km 878,4 ao km 886,4. A pista será dupla nos dois sentidos, da altura da Cardan Bahia até cerca de 100 metros depois do muro da fábrica da Bunge. A nova pista será construída no lado direito do leito atual, no sentido Tocantins. O trecho duplicado será do quilômetro 878,4 até o quilômetro 886,4 da BR-242 e também serão construídas pistas de acessos laterais, marginais à BR. Recuperação da BR 242. O Consórcio Produman/Araguaia foi o vencedor da licitação para as obras de recuperação e melhoramento de 388 quilômetros da BR 242, do km 516,9 (próximo ao entroncamento com a rodovia estadual BA-156) ao km 905,7 (próximo da divida BA/TO). A obra custará R$ 158 milhões. Entre os municípios beneficiados pela melhoria estão Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama e Cristópolis, entre ou-

PONTO de onde deve ser iniciada a duplicação, na altura da Cardan Bahia. tros. As obras devem começar ainda neste ano. O processo de licitação ainda está em fase de recurso por parte dos participantes. A licitação foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra a ser executada é do que o Dnit chama de CREMA 2ª etapa, que prevê a restauração da rodovia nos primeiros dois anos de contrato e sua manutenção por um período de mais três anos. De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Arthur Lima, a primeira concorrência pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) foi um sucesso. “A disputa foi acirrada entre os três consórcios que passaram para a fase aberta (inicialmente, 14 empresas estavam na licita-

ção). No final, os valores apresentados foram compatíveis com o orçado pelo Dnit e estão dentro do critério de exequibilidade”, disse. O RDC visa ampliar a eficiência nas contratações, a competitividade entre os licitantes, promover a troca de experiências e tecnologias em busca da melhor relação entre custos e benefícios. Além disso, o regime incentiva a inovação tecnológica, assegura o tratamento isonômico entre os licitantes e a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública, de acordo com a Assessoria de Imprensa do Dnit. A obra prevê a construção de terceira pista em trechos de subida, como os cerca de 20 quilômetros da Serra do Aeroporto, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

NOVA IMOBILI˘RIA

A Imobiliária Leão, na rua Pernambuco, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, foi inaugurada na noite de sábado, 8. “Entramos no mercado com um novo conceito que é o de, além de oferecer serviços de venda e locação de imóveis, atuar como correspondente da Caixa Econômica Federal. Assim, o cliente pode também abrir contas e ter acesso ao financiamento habitacional. Ou seja, toda a CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

LUCIANO DEMETRIUS

parte burocrática para aquisição ou locação de um imóvel pode ser resolvida na própria imobiliária”, disse a proprietária Daniele Leão. Na foto, Hugo Pereira, Daniele Leão, Miriam Osvianni, Sidney Osvianni, Ronei Messias, Paulo Brito, Paulo Henrique Rodrigues, José Fernando, José Fernando Filho, Eduardo Silva e Geovani Battisti, construtores que atuarão como parceiros da Imobiliária.

A maior e melhor linha de Implementos Agrícolas do Brasil Peças originais - Silobag Ipesa - Produtos Nogueira - Piccin Rua Kiichiro Murata, nº 388 Qd 28 Lt 04 Jardim Imperial - LEM - BA Fones: 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189


AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

15

Algodão ou soja, eis a questão Produtores do Oeste baiano fazem apostas divergentes sobre o que plantar mais na safra que se inicia FOTOS DE HENRIQUE CABELO

JO‹O PENIDO Da Redação de Oeste Comunicação oão Carlos Jacobsen Rodrigues, grande produtor rural em Barreiras, que foi o primeiro presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e é vicepresidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), vai reduzir em 40% a área destinada ao plantio de algodão na safra 2012/13, que está começando. No lugar do algodão, entrará a soja. Walter Horita, apontado como o maior produtor do Oeste baiano e um dos dez maiores do país, que também já foi presidente da Abapa e hoje integra o Conselho Consultivo da entidade, vai não apenas manter a área de algodão, como aumentá-la em 10%, de 30 mil para 33 mil hectares. Manterá ainda o plantio de 42 mil hectares de soja e de 10 mil hectares de milho. Marcelino Flores de Oliveira, também produtor em Barreiras, que integra o Conselho Consultivo da Abapa e é irmão de Chico Oliveira, diretor da Agrosul, com sede em Luís Eduardo Magalhães, diz que vai “ficar na contramão” e manter a área destinada ao algodão. Outro produtor, Júlio Busato, não tem dúvida: vai reduzir, como João Carlos Jacobsen, a área destinada ao plantio de algodão, mas em menor percentual, 30%. No lugar do algodão, entrará a soja.

J

JOÃO CARLOS JACOBSEN

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Quais desses produtores estão fazendo a aposta correta para a safra 2012/13? Só o tempo dirá, responde a também produtora Isabel da Cunha, atual presidente da Abapa, para quem só Deus sabe o que ocorrerá com o clima. “Quem poderia prever o que aconteceu na safra 2011/12, quando a estiagem em janeiro e fevereiro prejudicou a produção na região Oeste?”, indaga. De fato, de acordo com a última projeção da Conab para a safra 2011/12, divulgada no último dia 6, a produção de algodão caiu 23% na Bahia, apesar de um aumento de 3% na área plantada, para 417,5 mil hectares. No Brasil, a produção caiu 3,9%, com redução de apenas 0,5% na área (de 1,400 milhões para

WALTER HORITA

JÚLIO BUSATO

1,393 milhões de hectares. “A produtividade no Oeste da Bahia caiu de 273 para 204 arrobas por hectare, uma queda de quase 30%”, informou Isabel da Cunha. “Previsão meteorológica no Brasil vale no máximo para 30 dias”, acrescenta Walter Horita. Ele está certo de que nesta safra o clima no Oeste baiano será bom, sem se preocupar com recente notícia de que produtores do Mato Grosso temem que a falta de chuva vá atrasar o início do plantio. Pelas projeções trimestrais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a frequência de chuva só deve ocorrer na segunda quinzena de outubro. Além disso, a chuva estará concentrada na Região Sul, com ocorrência acima da média; na Região Norte,

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

ISABEL DA CUNHA

MARCELINO OLIVEIRA

ficará abaixo do esperado. Mas, diz Horita, “vai chover na região Oeste em outubro e novembro, como sempre ocorre”. Ele se alinha entre os que preveem que a safra brasileira de grãos 2012/13 baterá novo recorde, chegando a 180 milhões de toneladas, ante as 165,9 milhões da safra 2011/12, que também foi recorde, superando em 1,9% as 162,8 milhões de 2010/11. É muito provável, no entanto, que a área do algodão no Oeste baiano encolherá 30% na atual safra, dando lugar à ampliação da área da soja, segundo estimativas da Abapa. “Para o Brasil, a estimativa é de que o encolhimento da área de soja deverá ser ainda maior, situandose entre 30% e 40%”, disse Isabel da Cunha. Continua na página 18 ➧




18

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

Algodão ou soja... algodão a ceder áreas para soja. Quem não tem grande estrutura e alto investimento é que pode migrar para a soja”, diz Isabel da Cunha. Walter Horita confirma. “Tenho uma grande estrutura, inclusive de agrônomos, voltada exclusivamente para o algodão, que não pode ficar ociosa. Migrar para a soja é fácil para quem terceiriza a produção”. Além disso, apesar da queda de preço, o algodão não deixou de ser rentável, como ressalta Horita. Pelas suas contas, gasta-se R$ 1.600 por hectare para produzir soja. Vendendo-se 55 sacos a R$ 60, ganha-se R$ 3.300, obtendo-se lucro de R$ 1.700, ou 100%. Já para se produzir algodão, gasta-se R$ 4.500 por hectare, mas ganha-se R$ 6.000, com lucro de R$ 1.500. Preços oscilam. A tudo que já foi dito, acrescenta-se o fato de que ninguém pode garantir que o preço da soja continuará tão elevado, pois a tendência é de recuperação da produção americana, como alerta o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), José Mário Schreiner. E já há previsão de que o Brasil produzirá 81 milhões de toneladas de soja na safra 2012/13, ante 65,5 milhões de toneladas em 2011/12. De outro lado, a cotação do algodão está se recuperando. “Nos últimos 30 dias a cotação na Bolsa de Nova York passou de US$ 0,70 a US$ 0,80 por libra-peso”, diz Isabel da Cunha. Mas, como ela mesma afirma, o problema é que o preço do algodão tem estado muito volátil. Por isso memo, adverte Schreiner, é preciso muita cautela na hora de decidir pelo aumento da área destinada à soja.

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Conclusão da página 13 O descompasso dos preços entre as duas commodities é o principal fator que motiva os produtores do Oeste baiano que vão diminuir a área do algodão e aumentar a de soja. Os preços da soja dispararam, batendo um recorde atrás do outro, e já acumulam alta superior a 100% em relação a um ano atrás, enquanto os do algodão minguaram. A disparada do preço da soja ocorreu em função da quebra da safra americana deste ano, devido à forte seca que atingiu o Meio-Oeste do país, que era o maior produtor mundial e foi desbancado da posição pelo Brasil na safra 2011/12. Pode-se dizer que nunca os produtores brasileiros de soja tiveram margem de lucro tão alta quanto na safra 2011/12. Já a queda no preço do algodão é explicada pelos amplos estoques e pela queda da demanda, reflexo da crise econômica que derrubou as exportações de têxteis da China, o maior consumidor mundial, para EUA e Europa. No mercado internacional, o preço caiu pela metade. “Em um ano (da safra 2010/11 para a safra 2011/12) a cotação na Bolsa de Nova Iorque caiu de uma média de US$ 1,50 para US$ 0,75 por libra-peso, depois de atingir ocasionalmente um pico de US$ 2,00”, diz João Carlos Jacobsen, que optou por plantar menos algodão e mais soja. Some-se a isto os fatos de que é preciso fazer rotação de culturas e de que plantar soja custa três vezes menos do que plantar algodão. No entanto, não é tão simples como possa parecer trocar áreas de algodão por áreas de soja. “A rotação de culturas e o ótimo negócio que a soja se tornou é que estão levando produtores de

ABR, o novo programa de sustentabilidade HENRIQUE CABELO

JO‹O PENIDO Da Redação de Oeste Semanal

a mudança de comportamento dos produtores, que tornaram-se mais proativos, e o estabelecimencotonicultura brasileira to de uma forma de avaliação dos tem novo programa de sustrabalhos realizados por técnicos tentabilidade, chamado da área e consultores. ABR-Algodão Brasileiro ResponEm seguida, o gestor dos projesável. O ABR, desenvolvido pela tos de sustentabilidade da AbraAssociação Brasileira dos Propa, Denilson Galberto, explicou dutores de Algodão (Abrapa) foi em detalhes o funcionamento do lançado na Bahia na terça-feira, 11, novo programa, que terá três pilaem evento organizado pela res: o social, o ambiental e o ecoAssociação Baiana de Produtores nômico, com certificação das prode Algodão (Abapa), no Hotel DENILSON GALBERTO priedades por auditorias indeSolar Rio de Pedras, em Luís pendentes e fornecimento do selo Eduardo Magalhães, que reuniu ABR às propriedades certificadas. os principais produtores da região Oeste. De acordo com Galberto, a sustentabilidade é O ABR junta e amplia dois programas exis- um processo irreversível, e que atende a uma tentes anteriormente. O primeiro é o IAS- exigência cada vez maior dos consumidores Instituto do Algodão Social, criado em (principalmente nos países desenvolvidos), setembro de 2005 pela Associação Mato- por têxteis produzidos responsavelmente. grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) para orientar os produtores sobre a Reação. A referência às exigências de conlegislação trabalhista vigente e de promover sumidores externos provocou reação por o trabalho decente. O segundo é o PSOAL- parte de alguns produtores. Júlio Busato Programa Socioambiental da Produção de reclamou que as atenções devem ser voltadas Algodão, criado em 2009 pela Abrapa e suas para o mercado interno, pois o programa “é regionais, com atuação na Bahia, Goiás, Mato para mudar a opinião dos brasileiros” sobre Grosso do Sul, Minas, Maranhão e Piauí. Seu os produtores de algodão e o agronegócio objetivo foi conscientizar os produtores como um todo. Segundo ele, o Brasil tem as sobre a necessidade e as vantagens de adotar leis ambiental e trabalhista mais rigorosas do práticas de cultivo socialmente corretas, com mundo, mas os produtores rurais ainda são observância da legislação socioambiental. mal vistos pela sociedade e pela imprensa. O ABR, na prática, deve acabar com a adeJoão Carlos Jocobsen fez coro com Busato e são de produtores ao programa BCI-Better perguntou se algum dos presentes já havia Cotton Iniciative, de controle externo. O BCI encontrado em loja um consumidor fazendo é uma associação sem fins lucrativos regis- perguntas sobre a procedência do algodão utitrada na Suíça que reúne produtores, indús- lizado em uma peça de roupa. De acordo com tria têxtil e organizações não governamen- ele, o Brasil produz algodão em condições tais e que tem grandes grupos, como Levi muito melhores do que a Índia, o Paquistão e os Strauss e H&M entre seus fundadores. O países da África e até hoje esses não deixaram algodão cultivado segundo seus requisitos é de vender por causa de exigências de consumiregistrado e rastreado, desde a propriedade dores. Disse ainda que o primeiro programa de até a beneficiadora. responsabilidade social, o IAS, surgiu em Mato A adesão ao BCI era recomendada aos pro- Grosso “para acabar com a truculência dos dutores brasileiros pela Abrapa, responsável fiscais do trabalho” e com multas de até R$ 1 pelo PSOAL. Em novembro do ano passado milhão que eram aplicadas aos produtores. membros do BCI vieram a Luís Eduardo Também a seu ver, a ênfase tem de continuar Magalhães para explicar o programa e incenti- no mercado brasileiro. var adesões de produtores do Oeste baiano. No De qualquer forma, a busca por fibras de entanto, a Abrapa e a Abapa deixaram de reco- algodão produzidas com qualidade e sustenmendar a adesão. tabilidade é uma tendência no mercado “A Abapa não se sente confortável em conti- mundial. Grandes marcas como Adidas, nuar apoiando o programa BCI. Eles ficam Nike, Migros, Jackpot e KEA, por exemplo, já mudando as regras durante o jogo”, disse sua aderiram ao Better Cotton Iniciative, que presidente, Isabel da Cunha, a Oeste Semanal. vem atraindo um número crescente de cotoPorém, ressalvou que os produtores que assim nicultores em grandes produtores como o desejarem continuarão no BCI. Índia e Paquistão. Do ano passado para cá, a adesão ao programa no mundo subiu de 68 Certificados. No evento organizado pela mil para 125 mil produtores. Seja via BCI ou Abapa, foi promovida a entrega de certifica- via ABR, a sustentabilidade é um caminho dos aos participantes do programa PSOAL. sem volta para os cotonicultores. ■ Foram certificadas 14 propriedades no Oeste baiano, pertencentes a 10 produtores. PRORIEDADES CERTIFICADAS PELO PSOAL Quase todos estavam preFazenda Certificado recebido por sentes. Empresas proprietáXanxerê Luiz Carlos Bergamashi rias enviaram representantes. Rio de Pedras Celito Missio O coordenador de sustentaSão Francisco Ademar Antônio Marçal bilidade da Abapa, Maurício Marechal Rondon Luciene da Cunha Lopes, fez uma retrospectiva do Campo Aberto Cristiano Gaffo, em nome da Agrifirma PSOAL. Ele informou que o Anaterra Amauri Stracci programa iniciou o processo de Fazenda Panorama Marcelo Peglow, em nome da SLC Agrícola certificação na safra 2011/12, Palmares Fabiano Genezini, em nome da SLC Agrícola quando foram visitadas 31 proPiratini Fernando Vriesman, em nome da SLC Agrícola priedades e certificadas 27. Mizote IV Paulo Mizote Riacho Doce Paulo Mizote Entre os resultados obtidos Desafio Paulo Mizote pelo programa, Lopes destacou Independência Gelma Telles, em nome de João Carlos Jacobsen a melhoria das condições Dom Pedro Robson Treter, em nome da Vanguarda Agrícola socioambientais nas fazendas,

A

FONTE: ABAPA


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

AGRONEGÓCIO

Recorde também na safra 2012/13 A

crescimento de 2%, ou 982,9 mil hectares a mais que a da safra 2010/11, quando atingiu de 49,87 milhões de hectares. O milho segunda safra teve crescimento da área cultivada de 23,1%, ou 1,43 milhão de hectares. A soja vem em seguida, com aumento de 3,6% ou 861,2 mil hectares a mais. Por outro lado, as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área devido a problemas na comercialização, dificuldades climáticas na região Nordeste, falta de água nos reservatórios e aumento no custo de produção. O próximo levantamento da Conab sairá no dia 9 de outubro e será o primeiro relativo à safra 2012/2013.

IBGE ELEVA PROJEÇÕES

Quedas da soja e arroz. As retrações na soja (- 8,9 milhões de t) e no arroz (- 2 milhões de t) na safra 2011/12 foram confirmadas. “Parte da redução da produção se deve às condições climáticas desfavoráveis, principalmente nas fases de desenvolvimento das duas culturas na Região Sul, em parte do Sudeste e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul”, disse o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto. A estiagem que atingiu estados nordestinos também contribuiu para a queda. De acordo com Porto, os produtores de milho têm motivos para preocupações. “O Brasil vai acabar a safra 2011/12 com estoques de passagem de mais de 10 milhões de toneladas de milho. O preço de hoje no mercado nacional acompanha a bolsa de Chicago e está totalmente descolado da realidade”. As cotações do milho subiram mais de 30% no país desde julho, em razão dos

A safra recorde de grãos deste ano será ainda maior do que a estimada em julho. A produção alcançará 164,5 milhões de toneladas, 2,8% a mais do que o produzido em 2011, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O montante é 0,7% superior à estimativa de julho, graças às boas notícias vindas da lavoura de milho e da terceira safra do feijão. Na terceira safra, o feijão terá uma produção 5,6% maior que a estimada em julho, com resultados melhores em Goiás, Paraná e Mato Grosso. Entretanto, a produção total do grão no ano deve cair 17,6% em relação a 2011, para 2,9 milhões de toneladas. “O problema do feijão foi a estiagem e o

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

produção brasileira de grãos deverá estabelecer novo recorde e alcançar 180 milhões de toneladas na safra 2012/13, desde que o clima colabore, como tudo indica. A estimativa é do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, para quem, se não fosse a seca, o volume previsto para 2012/13 já teria sido atingido na safra 2011/12. O secretário, porém, está cauteloso em relação à soja. Tradicional carro-chefe da produção, a soja perdeu o posto para o milho em 2011/12, por causa da seca, mas deve retomálo na safra 2012/13. Mas, enquanto estimativas de consultorias privadas prevêem colheita de 82 milhões de toneladas, ante 66,4 milhões na safra 2011/12, Rocha disse que “é razoável imaginar que não vamos chegar a 80 milhões”. A área plantada com soja no país deve crescer, em detrimento da do milho, já que as margens da oleaginosa, que tem mais liquidez, estão atraentes. A safra 2011/12 foi recorde. Apesar da estiagem que no verão prejudicou as lavouras nas regiões Sul e Nordeste do país, foram colhidas 165,9 milhões de toneladas, 1,9% mais que as 162,8 milhões de 2010/11, de acordo com o 12º - e último - levantamento da Conab sobre a

safra 2011/12. O destaque foi o milho segundasafra. Os dados da Conab mostram crescimento de 73%, o equivalente a 16,4 milhões de toneladas, sobre a última safra. O milho segunda-safra alcançou 38,86 milhões de toneladas. Na safra 2010/11 foram colhidas 22,46 milhões de toneladas. Já a estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) é de aumento de 26,7%, ou 15,32 milhões de toneladas, para 72,73 milhões de toneladas.

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Da Redação, com informações da Agência Brasil e da CNA

reflexos, nas cotações internacionais, da quebra da safra americana, também prejudicada por uma severa estiagem. Os preços das commodities, segundo Porto, têm sofrido influência direta do cenário americano, mas a tendência é de retomada para um patamar mais normal de preços. Por isto, e com a expectativa de melhores condições climáticas, tanto para os Estados Unidos como para o Brasil, ele sugere que o produtor brasileiro tenha cautela na hora de definir em que produção investir. “Nossa recomendação é diversificar a produção”. A estimativa total de área plantada da Conab é de 50,86 milhões de hectares, com

19

preço baixo na época do primeiro plantio”, explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE. Já a produção nacional de milho está estimada agora em 72.750.724 toneladas, aumento de 1,8% em relação à avaliação de julho. A estimativa melhorou em 2,2% para a primeira safra, enquanto para a segunda safra cresceu 1,5%. Soja. A previsão para a soja também veio ligeiramente melhor em agosto, com um aumento de 0,2% em relação à previsão anterior, com revisões positivas no Paraná, Goiás, Minas Gerais e Pará. “Mas é só um ajuste mesmo. A produção de soja já está toda colhida. Daqui a pouco já começa a ser plantada a safra para o ano que vem”, disse Andreazzi.


20 A G R O N E G Ó C I O

s ambientalistas querem aumentar as áreas preservadas do País. Indígenas lutam para demarcar mais terras exclusivas. Quilombolas tentam dominar seus espaços históricos. Agricultores precisam expandir a exploração do solo. E as cidades continuam crescendo. Haverá como acomodar tantas demandas sobre o espaço nacional? Evaristo de Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estuda há anos a ocupação do território e o uso das terras no Brasil. Especialista em monitoramento sensorial por satélite, com doutorado em Ecologia na França, o renomado agrônomo comprova que anda sobrando pedido e faltando lugar para apaziguar tantos interesses. Mágica não resolve. O resumo das informações da Embrapa mostra séria problemática. Atenção aos números. Na atividade agropecuária, somando as pastagens e as lavouras, exploram-se 2,15 milhões de quilômetros quadrados, representando uma fatia de 25% do território nacional. Essa superfície de produção, mantida nas propriedades rurais, pouco se tem alterado, conforme atestam os últimos três Censos Agropecuários do IBGE. Regra geral, as lavouras avançam sobre as pasta-

O

E sobre essa fatia, principalmente, recaem todas as demandas contemporâneas sobre a ocupação do território. Quais são elas? Primeiro, a criação de novas unidades de proteção ambiental. Definidas pelo Ministério do Meio Ambiente, o mapa das áreas prioXICO GRAZIANO ritárias para conservação da biodiversidade Agrônomo. Foi secretário de Agricultura e sugerem, no mínimo, dobrar a salvaguarda secretário do Meio Ambiente do Estado de ecológica atual. São Paulo. Email: xicograziano@terra.com.br Segundo, as exigências do Código Florestal. Qualquer que seja o capítulo final dessa longa novela, com certeza haverá uma duplicação das gens extensivas, reduzindo-as, indicando último Censo Agropecuário (2006), manter zonas preservadas dentro das propriedades intensificação no uso das terras. Eleva-se a um total de 50 milhões de hectares formando rurais, especialmente nas margens dos rios. produtividade por hectare ocupado. Boa suas reservas legais e suas áreas de preservaTerceiro, os reclamos dos indígenas e, agronomia, melhor zootecnia. ção permanente, localizadas dentro das pro- quarto, dos quilombolas. Não cessam os pediExpandem-se fortemente, por sua vez, as priedades. Isso significa que 5,9% do territó- dos dessas populações tradicionais, indicanunidades de conservação ambiental. Os par- rio nacional, apropriados por do que se avançará nas deques e reservas florestais constituem locais particulares, está sendo premarcações existentes. delimitados de preservação, mantidos sob servado para a fauna e a flora Quinto, resta a agricultura. responsabilidade do poder público. Geridos nativas, em especial nas faiImpelida pela demanda munA sociedade tanto pelo governo federal quanto pelos xas próximas dos cursos dial de alimentos, e suportada apoia que se Estados, eles abrangem 14% do território d’água. Matas ciliares. pela biotecnologia, mesmo nacional. Acrescendo-se a eles os parques Existem, ainda, os quilomganhando produtividade a subtraiam áreas municipais e certos domínios preservados bolas. Asseguradas pela produção rural deverá expande produção da pelas Forças Armadas, a fatia estatal de pro- Constituição, as áreas remadir as suas áreas cultivadas e agropecuária. teção da biodiversidade beira os 17% do País. nescentes de quilombos têm pastoreadas. Perderia o bonde Identificadas e demarcadas, as terras indí- sido progressivamente tituda História se o Brasil deixasPeriga de o genas ocupam 1,25 milhão de quilômetros ladas, já atingindo cerca de se de aproveitar a chance de se campo encolher. quadrados, notadamente distribuídos pela 1% do País. Por fim, as zonas tornar o celeiro do mundo. Amazônia. Reservadas para o extrativismo urbanas expandem-se, por Nas contas de Evaristo de dos arborícolas, essas imensas glebas rechea- ora, sobre 0,25% do terMiranda, o somatório das das de vegetação nativa representam próxi- ritório. Considerando essas demandas pela ocupação e mo de 15% do Brasil. Adicionadas, as unida- várias situações - agricultura, reservas flores- uso do território nacional, especialmente condes de proteção da biodiversidade e as reser- tais, indígenas, quilombolas e cidades -, tando as limitações ambientais, alcança 6,45 vas indígenas, juntas, ocupam 32% do terri- chega-se ao índice de 64% do território milhões de km2. Isso representa quase 76% do tório nacional. Tal volume de terras ultrapas- nacional que apresenta ocupação definida e território nacional. Conclusão: inexiste possisa o de qualquer outra nação, sendo de 10% a restrita. Uai, diria o caboclo, cadê o resto? bilidade, física e geográfica, de atender a todas média mundial de áreas protegidas. Embora o catastrofismo ecológico leve a opi- as vontades expressas na sociedade. Como Além das áreas públicas, os estabelecimen- nião pública do Sul-Sudeste a imaginar o caos, resolver os conflitos? Quem arbitra a disputa? tos rurais declararam ao IBGE, por ocasião do excita a mente imaginar que um terço do terriSem estratégia definida pelo Estado, a tório nacional ainda está praticamente desco- solução depende do brilho na mídia e do jogo nhecido da sociedade. O incerto distribui-se, da política. Por enquanto, em face do preconbasicamente, nas imensas áreas devolutas e ceito urbano contra o ruralismo, quem está nos alagados da Região Norte. Basta saber que perdendo é a agropecuária. A necessidade de o bioma da Amazônia representa, sozinho, sua expansão recebe sinais negativos da metade do Brasil e se mantém intacto em sociedade, que, ao contrário, apoia que dela 81,2% nos lugares inóspitos, quase impenetrá- se subtraiam áreas de produção. Periga encoveis à exploração humana. Floresta virgem. lher o campo. Quer dizer, em pleno século 21 existem Gestão territorial: eis um bom tema para o 36% do território nacional sem uso definido. debate nacional.

Câmara tenta votar MP do Código Florestal Da Assessoria de Imprensa da CNA

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

Gestão territorial

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

A Câmara dos Deputados deve se reunir novamente nesta terça-feira, 18, para tentar votar a Medida Provisória (MP) 571, que complementa o novo Código Florestal. A decisão foi tomada diante da falta de quórum e de consenso entre os parlamentares na sessão ordinária de ontem quarta-feira, 5, que resultou no adiamento das discussões. Desta forma, o Congresso Nacional terá um prazo mais curto para analisar o tema, pois a MP perde validade no dia 8 de outubro e, até lá, o texto também precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, sem alterações, para que haja tempo hábil para encaminhá-lo à sanção presidencial. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez, uma das preocupações dos produtores rurais com a possibilidade de a MP “caducar” é o “agravamento da insegurança jurídica no campo”, pois alguns pontos da nova legislação ficariam sem regulação ou voltariam à “estaca zero”. Desta forma, ressalta, o setor agropecuá-

rio perderia grande parte das conquistas obtidas durante as negociações. “Teríamos um tempo para respirar e nos adaptar à nova legislação. Perderemos muito se a MP caducar. A insegurança jurídica voltará com mais força”, alerta.

Retrocesso. O vice-presidente disse que, com a perda de validade da MP, um dos retrocessos seria o fim da redução das faixas de recomposição de APPs nas margens dos rios. Desta forma, passariam a valer as metragens previstas na Lei 12.651/12, o novo Código Florestal, que seriam de 30 a 500 metros, independente do tamanho da propriedade, levando em conta apenas a largura do rio. Na MP, que dá nova redação a alguns dispositivos do novo Código, o texto aprovado na semana passada pela Comissão Mista define que estas faixas teriam variação de 5 a 100 metros, adotando como critérios a largura dos cursos d’água e a extensão do imóvel. “Este é apenas um dos pontos. No saldo geral, teremos muito mais perdas, como a consolidação das áreas de produção e a manutenção da infraestrutura e benfeitorias, que teremos de abrir mão”, disse. ■


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

21

VE¸CULOS

TOUAREG TEM CÂMERAS COM VISÃO DE 360 GRAUS VW.COM.BR

LUIS FELIPE FIGUEIREDO/AE

E

ntre os recursos incluídos no pacote esportivo R-Line do Volkswagen Touareg, que começa a ser vendido no País com preço sugerido de R$ 333.700, está o Area View. O sistema, que é vendido como opcional a R$ 2.730, utiliza quatro câmeras instaladas na carroceria para permitir visão de 360 graus em torno do utilitário-esportivo. As imagens são exibidas na tela sensível ao toque localizada no centro do painel. As câmeras ficam no centro do para-choque dianteiro, sob os retrovisores e no centro da tampa do porta-malas. O dispositivo também é utilizado pelo sistema de auxílio ao estacionamento. Feito para ajudar em manobras em baixa velocidade - o jipe alemão tem 4,79 metros de comprimento - o recurso desliga sozinho quando o modelo chega a 18 km/h. É útil em percursos fora de estrada, por exemplo, nos quais a visão do piso ajuda a superar obstáculos como pedras e passar por trechos estreitos.

O sistema também opera à noite, mas a eficácia é limitada à iluminação provida pelos faróis. A Land Rover oferece sistema semelhante para os modelos Range Rover Vogue e Evoque. Para este está nos catálogos de topo Dynamic e Prestige, ambos com o pacote tecnológico. O recurso dos carros ingleses tem um detalhe bem útil: as imagens podem ser selecionadas e ampliadas. Assim como o do Volks, serve tanto para o fora de estrada quanto para manobras "urbanas". Até 2010 os Range Rover Vogue vendidos no País tinham o "venture cam". O sistema usa uma câmera portátil e sem fio, que pode ser usada fora do carro e permite estudar de forma precisa detalhes do percurso. O motorista também pode deixá-la em um barranco, por exemplo, e assistir a si próprio superando um obstáculo. As imagens são exibidas na tela do painel. Seu senão é o alcance. A transmissão ocorre por meio de Bluetooth e a qualidade das imagens (e da conexão) piora conforme a câmera se afasta do veículo.

TOUAREG

VOLKSWAGEN.CO.UK

OS NOVOS ESPORTIVOS FOTOS DIVULGAÇÃO/AE

Protótipo do XL1, da Volkswagen, exibido no Salão de Qatar

PREPARATIVOS PARA LANÇAMENTO DO XL1 ESTÃO A TODO VAPOR Ao confirmar a produção em série do XL1, a Volkswagen informou que o carro chegaria às ruas em 2013. As imagens do modelo circulando pela Europa com pouco disfarce, feitas pela agência Carparazzi, mostram que os preparativos estão a todo vapor. O XL1 é uma evolução do 1-litre, carroconceito capaz de percorrer 100 quilôme-

tros com um litro de combustível. O modelo flagrado é muito parecido com o protótipo exibido no ano passado, durante o Salão do Qatar. Conforme dados da Volks, o consumo do XL1 é ainda menor: 0,9 litro por 100 quilômetros. O motor é um dois-cilindros de 800 cm3 turbodiesel que produz 47 cv e 12,3 mkgf transmitidos às rodas traseiras pelo câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Há ainda um propulsor elétrico que gera o equivalente a 27 cv e 10,2 mkgf, que pode trabalhar em paralelo com o diesel ou de forma independente. Com carga plena, o XL1 roda até 35 quilômetros só com eletricidade. Com porte similar ao do hatch Polo - são 3,97 metros de comprimento e 1,68 metro de largura -, o XL1 tem 1,18 metro de altura. Seu coeficiente de arrasto aerodinâmico (cx) é ótimo: 0,186. Dos 795 quilos de peso, meros 23,2% (184 quilos) são de metais. Em relação ao desempenho, o XL1 pode chegar a 158 km/h de velocidade máxima. (AE)

O Audi RS5 (à esquerda) com atualizações no visual acaba de chegar ao País. O esportivo completa a renovação da linha A5. Vendido no Brasil desde 2010, o RS5 passa a trazer nova luz de uso diurno (a fileira de LEDs contorna a parte interna do farol). O preço é de R$ 441.100, R$ 6.100 de alta sobre a tabela anterior. O RS5 tem motor 4.2 V8 a gasolina de 450 cv (a potência máxima é entregue a 8.250 rpm). O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Conforme dados da Audi, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega a 250 km/h (limitada eletronicamente). O carro estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Um modelo que também promete chamar atenção no evento paulistano é a ver-

são conversível do Fiat 500 (à direita). Assim como a configuração fechada, a Cabrio é produzida em Toluca, no México. Não há informações sobre motores e preços, mas o conversível será mais caro que o fechado, que parte de R$ 40.770. O 500 Cabrio deverá compartilhar a mecânica com os modelos já disponíveis no País. Isso inclui motores 1.4 flexível e a gasolina, de 88 cv e 105 cv, respectivamente. Há câmbio manual, automático e automatizado, todos de cinco velocidades. Outra novidade é o motor 1.0 flexível TEC (Tecnologia para Economia de Combustível) no Fox, da Volkswagen. Já disponível para o Gol, gera até 76 cv com economia de combustível de 3% ante o 1.0 VHT. (AE)


22

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

TECNOLOGIA

TWITTER PERDE USUÁRIOS, MAS QUER CRESCER LINKEDIN

LINKEDIN

FACEBOOK

POR FILIPE SERRANO E DIOGO ANTONIO RODRIGUEZ, ESPECIAL PARA A AE

O

Twitter anda em baixa no Brasil. A rede social estagnou e perdeu audiência no País exatamente no momento em que ele fortalece sua expansão internacional com planos, inclusive, de abrir um escritório em São Paulo. Dados divulgados pela consultoria ComScore na semana passada mostram que o Twitter perdeu 24% da audiência no Brasil em 12 meses. Isto significa que a rede - que foi sucesso no Brasil antes do Facebook se popularizar - hoje tem 3,7 milhões de acessos a menos. Em julho de 2011, a audiência total do site foi de 12,9 milhões de acessos únicos. Um ano depois, o número ficou em 9,7 milhões. O Brasil é um pioneiro em redes sociais. O Twitter, criado em 2006, demorou mais tempo para se popularizar, mas com adoção de empresas de comunicação, políticos e famosos, ele pegou e continua a ter influência. Depois do Orkut, o Facebook se tornou a maior rede social do País no ano passado. Foi o momento em que o Twitter começou a cair. "O Twitter não está perdendo importância e nem está havendo diminuição no uso de redes sociais. O que está ocorrendo é uma reacomodação em consequência da expansão do

José Calazans

Rafael Venturelli

Bia Granja

Facebook no Brasil", diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online. "Até o ano passado, o Twitter tinha um grande volume de mensagens que eram brincadeiras, memes e outras postagens com o objetivo de gerar reconhecimento entre os amigos. Com o crescimento do Facebook, essas brincadeiras começaram a deixar o Twitter." Segundo Calazans, não há indícios de que a queda na audiência ocorra em outros países, o que reforça a tese de reacomodação. Em comparação com os EUA, fica clara a diferença. Lá, houve um crescimento de 22%, passando de 32,7 milhões de acessos em 2011 para 40,2 milhões em 2012, também de acordo com a ComScore. A empresa de pesquisa eMarketer estima que a quantidade de usuários ativos chegará a 28 milhões em 2013; em 2010 eram 16 milhões. E a taxa de uso diário também cresce: 8% dos usuários de internet no país estão no Twitter. Há um ano, eram 4%.

Tumblr. A questão é saber se ele terá o mesmo destino do Orkut, que deixou de ser a ferramenta social preferida. Procurado pela reportagem, o Twitter não respondeu aos pedidos de entrevistas. Mas outros especialistas concordam com a tese da migração. "A principal explicação para essa queda é o crescimento do Facebook", diz Rafael Venturelli, coordenador de inteligência e performance da agência Remix. Para ele, os brasileiros são levados ao site de Mark Zuckerberg pelo fato de ser uma rede com características pessoais: a possibilidade de ser amigo, montar álbuns, bater papo. "As pessoas se sentem mais a vontade em criar o seu cantinho e viver em comunidade com seus iguais", afirma. Bia Granja, curadora do festival de cultura digital YouPix, concorda. "Acho que a queda se deve ao fato de o Twitter não ser uma rede focada em relacionamento", diz. Perceber as reações dos seguidores é difícil. A única certeza de que alguém leu algo que o usuário publicou é um retweet ou um comentário. Um "curtir" no Facebook é mais fácil.

desde o início da medição, em 2010. Temos 23% dos tweets mundiais, e os EUA, 27%. O adversário mais próximo é a Indonésia, com 11%. "Os acessos podem ter caído, mas a produção continua em alta", diz Bia Granja.

Pesquia. Uma pesquisa da consultoria Semiocast coloca o Brasil como segundo país com maior número de contas no Twitter. Elas somavam 40 milhões em julho (de um total de 517 milhões analisadas), mas a participação não é alta. Desses usuários, 40% têm apenas de um a cinco seguidores, o que mostra que os brasileiros não estão falando para audiências muito amplas, se é que estão falando coisa alguma - muitas contas estão abandonadas. Os dados têm mostrado que o Twitter está perdendo espaço com o avanço de rivais como o Facebook e outras redes de foco mais específico, como Pinterest e

Frieza. Para Venturelli, outra barreira para os brasileiros é a frieza do microblog: "O Twitter é uma zona. É uma rede mais impessoal e veloz. Lá você não precisa pedir autorização, pode falar com qualquer um, a qualquer momento, e tudo é muito rápido". O Brasil, porém, ainda é muito ativo. O projeto A World of Tweets, que calcula a origem das mensagens enviadas no site, atesta isso. O Brasil é o segundo país que mais twittou

Desembarque. O Twitter está longe de agir como uma empresa prestes a "subir no telhado". Em agosto, anunciou que vai melhorar a ferramenta para anunciantes. Será mais fácil direcionar tweets promovidos a um público específico. O eMarketer estima que o faturamento passe dos atuais US$ 260 milhões anuais para US$ 540 milhões em 2014. O Brasil está nos planos. Há seis vagas de emprego abertas para o futuro escritório que o Twitter deve inaugurar no Brasil, de olho na Copa do Mundo de 2014. E se os números podem decepcionar, eles também alimentam as esperanças do Twitter. Na onda da transição da web para o celular, o passarinho vai junto. Em um universo em que um quarto dos 4 bilhões de celulares do mundo são smartphones, o potencial de crescimento ainda é alto. Metade dos usuários acessa a rede pelo telefone. Nos EUA, 9% de todas as pessoas que têm celulares usam o Twitter, segundo o instituto Pew Internet Research. Talvez os tweets nunca fiquem tão populares como as possibilidades que o Facebook oferece aos brasileiros. Mas sua vocação de rede de rápida disseminação de informações parece ter seu lugar. "Basta a novela entrar no ar, alguma notícia bombástica acontecer, que todos vão lá contribuir com seus 140 caracteres de opinião", diz Rafael Venturelli.

NOVA SEDE PARA ABRIGAR EQUIPE EM EXPANSÃO NAYARA FRAGA/AE Internacionalmente o Twitter continua em crescimento. E há cerca de três meses, a sede do site mudou de endereço em São Francisco para abrigar a equipe em expansão. A companhia levou os 800 funcionários para um prédio imponente na região conhecida por Mid-Market. A reportagem visitou o local no fim de agosto. Numa quinta-feira, por volta do meiodia, havia silêncio. Os empregados almoçavam. Num pequeno palco, o presidente do Twitter, Dick Costolo, recebia a jornalista Katie Couric, apresentadora de um talk-show na emissora ABC. Eles falavam de redes sociais e jornalismo e rece-

biam perguntas de quem estava lá. Ao falar da participação dos usuários na web, Katie disse considerar o Facebook um serviço inteligente para pessoas simplórias e o Twitter, um serviço simples para pessoas inteligentes. Costolo e os funcionários sorriram. Um deles disse que é comum receber pessoas como a jornalista para um bate-papo. Vira um momento de reflexão. Na área externa da cobertura, ao lado do refeitório, sofás, pufes e cadeiras azuis compõem o ambiente. Há grama e plantas. O lugar é ideal para quem quer relaxar durante o expediente ou fazer hora antes de voltar para o trabalho. Em geral, cada um faz o seu horário. "Desde que eu não falte às reuniões e entregue o serviço, está tudo bem",

explicou um funcionário. Segundo ele, faz parte da filosofia da empresa dar liberdade ao empregado, para estimular a criatividade. Entre outros privilégios que o Twitter oferece estão uma lanchonete com bebidas e cereais liberados e uma sala de ioga. A mudança do Twitter para a Market Street, 1.355, representa muito para a cidade. A região do Mid-Market está deteriorada, e a chegada da rede social é vista como uma revitalização. Aliás, mudar-se para o local foi um acordo com a prefeitura. Com a mudança, o Twitter ficaria isento de pagar um imposto sobre a folha de pagamento. O benefício vale para outras companhias que se instalarem na região, mas o Twitter seria o grande estímulo à economia no bairro.


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

23

TELEVIS‹O MÁRCIO MELLO

MURILLO MEIRELLES/DIVULGAÇÃO TPM

FERNANDA TORRES: "A ANDRÉA (BELTRÃO) É UM 'ROLLS-ROYCE' DE ATRIZ"

Como tem sido a experiência de viver essa nova fase da Fátima casada e dona de casa? FERNANDA - Eu estou adorando a fase do depois, dos felizes para sempre (risos). Acho que eles vão se desentender sempre (risos). Além de casada, a Fátima agora tem Suely e Jorge como vizinhos de apartamento e muitas histórias têm acontecido naquele local. Gosto do ambiente misturado das duas casas, onde a privacidade não existe. Na casa da Sueli moram uns agregados, já na da Fátima é um paraíso perto do lar da amiga. Acho essa 'mixórdia' divertidíssima. Fátima passa altos e baixos na função de dona de casa. Você acredita que até o final da temporada ela vai dominar completamente esse mundo de "pilotar" fogão e tudo mais? Acho que isso nunca irá acontecer simplesmente porque não está no DNA da Fátima. Ela pode ser tudo, uma amante ideal, uma mulher batalhadora, divertida, engraçada, mas também é um desastre de esposa, ainda mais comandando o fogão. O visual da personagem mudou um pouco. Qual foi a intenção dessa repaginada, mesmo que sutil?

jaumat.const@hotmail.com

Na verdade, eu só deixei o cabelo crescer. Dei uma mexida na maquiagem também para dar vida a essa nova face. Agora, diminuímos o preto dos olhos e a cor do esmalte é mais branda. Ou seja, a Fátima toda acalmou, ela casou e suavizou (risos). A impressão que o telespectador tem é que vocês realmente se divertem em cena. É isso mesmo? Em algumas cenas é até complicado segurar o riso. No ano passado, quando gravei com o Daniel Boaventura, que fazia o dentista PC, tivemos um problema quase incontornável. A Sueli não queria ir viajar com o PC e inventava desculpas para não ir para Curitiba com ele. Um dia, na loja, o PC aparece arrasado. A gente tinha que contar umas mentiras e o Daniel tinha de dizer: "A minha mãe morreu". Eu tive um acesso incontrolável de riso. Repetimos diversas vezes a cena e toda vez que ele ia dizer a bendita frase, eu era acometida de um descontrole nervoso e ria até me acabar.

FERNANDA TORRES nam afetivamente no trabalho; que passam mais horas com os colegas do que com a família; mulheres que conquistaram a independência financeira, mas não a afetiva.

Essa mistura de trabalho e amor é uma realidade para a grande maioria da população e, por isso, há uma grande identificação com o que retratamos no programa.

Pela audiência que o programa tem, o retorno junto ao público deve ser grande. Como é o contato com os fãs? É engraçado porque as mulheres gostam muito do programa e dizem que se vingam dos homens. Já os homens gostam também porque tem o Armane e o Jorge aguentando aquelas duas. É uma série para todas as idades porque a Fátima e a Sueli têm algo de mocinhas casamenteiras, mas são adultas, trabalham, vivem no mundo cão que a maioria sabe bem o que é. Mesmo sendo bastante amigas, você e Andréa Beltrão só tinham trabalhado juntas em "Os Normais"? É verdade. A Andréa é aquele 'RollsRoyce' de atriz, é aquela testemunha da vida inteira, não sei bem o motivo de a gente nunca ter se cruzado direito em trabalhos, mas aconteceu em "Os Normais" e agora em "Tapas". Cada uma foi correndo atrás da vida e o destino não foi juntando a gente até que em uma hora maravilhosa, em que nós duas estamos maduronas, nos encontramos Para você, qual é o segredo do sucesso de "Tapas & Beijos"? Primeiro, eu acho que é a qualidade do texto, da equipe e do elenco. Outra coisa são os assuntos, como pessoas que se relacio-

Venha conferir nossa nova linha de Luminárias

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

A

atriz Fernanda Torres, a divertida Fátima do seriado "Tapas & Beijos", da Globo, fala do prazer que é dividir cada cena com Andréa Beltrão, que interpreta Sueli. A segunda temporada do humorístico está cumprindo sua função e, de forma informal, a emissora já avisou o elenco e a direção que o programa continuará na grade no ano que vem. Fernanda interpretou papéis marcantes na dramaturgia, como a Simone, de "Selva de Pedra", e a Vani, de "Os Normais". Desde a década de 1990, ela passou a direcionar sua carreira para o humor. Não esconde que está se sentindo em casa, totalmente à vontade ao trabalhar ao lado de Andréa Beltrão, Vladimir Brichta, Fábio Assunção e companhia. A atriz conta que a resposta do público, que é o seu termômetro de popularidade, é sempre positiva. Ela destaca a identificação das pessoas com os personagens e suas histórias, justamente pelo fato de o seriado retratar temas tão comuns e corriqueiros na vida de qualquer um. Para ela, esse é o segredo do sucesso de "Tapas & Beijos".


24 V A R I E D A D E S

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA

WIKIMEDIA.ORG

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE RACHEL CROW EM "FRED: O SHOW” A cantora mirim americana, ex-participante do reality show "The X Factor", Rachel Crow, será convidada especial da série "Fred: O Show", do canal pago Nickelodeon. Por conta da imaginação fértil de Fred, a mãe dele procura ajuda em um programa de tevê, enquanto ele participa de aulas de economia doméstica. Neste sábado, às 20h. DOMINGO, 16/09

FINAL DA DANÇA DOS FAMOSOS Neste domingo, os telespectadores poderão acompanhar a final do quadro "Dança dos Famosos", no "Domingão do Faustão". Disputam o prêmio os atores Rodrigo Simas e Claudia Ohana, que dançarão os ritmos: samba e tango. A atração começa às 18h.

DOBRADINHA DE "TODO MUNDO ODEIA O CHRIS" A Record exibe, neste domingo, dois epi-

sódios da segunda temporada da série "Todo Mundo Odeia O Chris". O primeiro, intitulado "Todo Mundo Odeia O Chris Eleições", Chris precisa fazer um discurso pra tentar salvar sua candidatura, enquanto no episódio "Todo TYLER WILLIAMS Mundo Odeia O Chris O Mentiroso", o adolescente finge ter uma namorada. Os episódios serão exibidos, respectivamente, à 0h15 e à 0h45. SEGUNDA-FEIRA, 17/09

ESTREIA "GOTINHA DE AMOR" NO SBT Mais uma novela produzida pela Televisa entra no ar no SBT. Trata-se de "Gotinha de Amor", que irá ao ar às 14h15. No elenco estão Andrea Lagunes, Laura Flores e Jesús. A trama substitui "Pequena Travessa", que chega ao fim no dia 18 de setembro. A novela conta a história de Isabel (Andrea Lagunes), uma menina de 6 anos, que, apesar de ter sido maltratada pela vida, é capaz de sorrir e de sonhar.

MARATONA "GRIMM" PRIMEIRA TEMPORADA Nesta segunda-feira, a partir das 17h, haverá uma maratona com os três últimos episódios da primeira temporada da série "Grimm", exibida pelo canal pago Universal Channel. Os três episódios são inspirados em três contos infantis. Cinderela, Pé Grande e Bela Adormecida.

SEGUNDA TEMPORADA DE "GRIMM" E no mesmo dia, às 23h, no canal por assinatura Universal Channel, haverá a estreia da segunda temporada de "Grimm", com a exibição do episódio "Bad Teeth". O novo ano da série começa com a revelação de uma mulher misteriosa que surge na casa de Nick (David Giuntoli) e do mistério de Juliette (Bitsie Tulloch), que poderá ou não acordar do sono profundo em que caiu após ser enfeitiçada por Adalind (Claire Coffee). TERÇA-FEIRA, 18/09

NOVA TEMPORADA DE "QUEBRA-CABEÇA" O canal pago "GNT" estreia, nesta terçafeira, às 21h, a nova temporada de "QuebraCabeça", apresentado por Chris Nicklas. No primeiro programa da nova temporada Nicklas conhece famílias e busca depoimentos tanto dos pais, quanto das crianças sobre a difícil e divertida convivência. QUARTA-FEIRA, 19/09

ÚLTIMOS EPISÓDIOS DE "HOW I MET YOUR MOTHER" Chega ao final mais uma temporada de "How I met your mother" no canal Fox, a partir das 19h, com os dois últimos episódios intitulados "The Magician’s Code" partes 1 e 2. No penúltimo episódio, Ted começa a estabelecer-se sozinho em seu novo apartamento e Barney tenta convencê-lo a sair todas as noites. No 24º e último capítulo, todos lembram, no casamento de Barney, quando fizeram Ted correr atrás da garota que tinha escapado dele.

ESTREIA DE "SOBREVIVER PARA CONTAR"

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

SÁBADO, 15/09

As histórias mais surpreendentes contadas por especialistas sobre as façanhas de um ser humano e os milagres da sobrevivência de acidentes, catástrofes naturais e situações fatais no programa "Sobreviver Para Contar", que estreia no canal pago "truTV".

Todas as quartas-feiras, a partir das 22h.

SEGUNDA TEMPORADA DE "PROVÃO MTV" O "Provão MTV" estreia sua segunda temporada nesta quarta-feira, às 22h30. A batalha musical disputada por duas escolas continua na MTV Brasil sob o comando de Daniella Cicarelli e Luiz Thunderbird. O estilo escolhido é o rock and roll. "O programa mudou e volta mais poderoso!", garante Cicarelli. QUINTA-FEIRA, 20/09

CONFUSÕES DO MUNDO VIRTUAL EM "A GRANDE FAMÍLIA" BLITZMANIA.COM.BR

O mundo virtual chegou até "A Grande Família" e vai causar grandes confusões nesta quinta. Fingindo ser Juliete, Everaldo Júnior (Fabio Porchat) inicia um affair pela internet com um professor de português. O docente, de EVANDRO MESQUITA nome Rômulo, é na verdade um falso perfil criado por Paulão (Evandro Mesquita). Com pena do mecânico, que nem desconfia da mentira do outro lado da tela, Nenê (Marieta Severo) pede que Júnior termine o romance. Ele então some da internet e Paulão fica desolado. Nenê, com pena dele, assume o lugar da namorada virtual. "A Grande Família" começa às 22h15, na Globo. SEXTA-FEIRA, 21/09

BOA OPÇÃO DE HUMOR NO CANAL VIVA Para quem gosta de dar boas risadas, o programa "Toma Lá, Dá Cá", às 20h30, no canal por assinatura Viva, pode ser uma boa opção. No episódio desta sexta-feira, Arnaldo (Diogo Vilela) se irrita quando percebe que seu carro foi arrombado dentro do Jambalaya e vai tirar satisfação com a síndica, Dona Álvara (Stela Miranda). Ela, que desviou o dinheiro da segurança para satisfazer a vontade de Ladir (Ítalo Rossi), não dá ouvidos às reclamações de Arnaldo. Enquanto isso, Copélia (Arlete Salles) se vê em maus lençóis quando percebe que o rosto de Mário Jorge (Miguel Falabella) ficou todo esticado após a aplicação de um produto de beleza.


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

25

NOTAS WIKIMEDIA.ORG/ANDREA FARIAS

TONY RAMOS ENCARA A TAREFA DE SER UM VILÃO EM "GUERRA DOS SEXOS"

C

onhecido por interpretar personagens educados e boas-praças na tevê, Tony Ramos está prestes a encarar um novo desafio: ser um protagonista ardiloso em uma novela de pura comédia. A partir do dia 1º de outubro, o ator dará vida a Otávio II, no remake de "Guerra dos Sexos" (Globo). A novela fez sucesso nos anos 1980 e volta ao ar na faixa das 19h. Ele retorna à tela exatamente seis meses depois de participar de "Avenida Brasil". "Eu gosto muito de fazer novela. Não tem jeito. Mas não me chame para ver uma cena logo após ela ter sido gravada. Vou querer mexer em algo, certamente. Prefiro vê-la na tevê mesmo, em casa", diverte-se Tony Ramos, rindo e coçando o bigode que teve de cultivar para voltar à televisão. A mudança no visual conta ainda com uma cabeleira mais branca, depois de passar por uma descoloração. "Foi todo um processo de testar a cor da tinta e a pigmentação, mas estou me adaptando", diz o ator. Diferentemente da caracterização, Tony revela que ainda não conseguiu abrandar a ansiedade que está sentindo por conta da receptividade de seu personagem. "Ainda fico nervoso para gravar e me preocupo com o espectador.

Será que o público vai gostar do que vai ver na telinha?", questiona-se o ator, que também tenta apaziguar suas próprias dúvidas. "É o jogo da vida. Ninguém poderia imaginar o estouro de Adriana Esteves, em 'Avenida Brasil', por exemplo. Aprendi: Tony Ramos nunca queira saber mais do que o público. Isso é importante. Certamente, ele saberá mais do que a gente e entenderá tudo", completa. Ainda de acordo com esse veterano das artes cênicas, o sucesso de um personagem pode ser algo real se o ator entender o movimento da história. No caso de Otávio II, em "Guerra dos Sexos", a trajetória dele ainda não está completamente clara para Tony Ramos. "Existem algumas coisas obscuras no comportamento do personagem, que só vamos saber no final", confessa. Para o autor Silvio de Abreu, responsável pela primeira versão da trama e, agora, também pelo remake, Otávio II é cômico, mas é um vilão. As vilanias a que o novelista está se referindo podem estar ligadas às armações que Otávio II vai fazer em cena para tomar a rede de lojas

Charlô’s de sua prima, Charlô II (Irene Ravache). Os dois foram criados juntos e tiveram um amor na adolescência, mas se tornam inimigos mortais a partir do momento em que são obrigados a morar numa mesma casa. Viver sob o mesmo teto é um castigo dado pelos tios de ambos, Otávio I (Paulo Autran) e Charlô I (Fernanda Montenegro), protagonistas da primeira versão da novela. Logo no começo do remake, a morte deles será retratada. Os dois deixam uma fortuna para a dupla administrar. "Nunca fiz um vilão clássico e não sinto falta. Porém, faço questão de deixar no estúdio toda a energia dos personagens", conta Tony. Para esvaziar a cabeça, o ator conta que corre para sua casa para curtir a família. "Saio do estúdio, pego o telefone e digo: Companheira, vamos jantar fora hoje?" Quando não está trabalhando, ele adora viajar. Revela que sai com sua mulher para passear pelo mundo entre um trabalho e outro. No entanto, as próximas férias do ator vão demorar um pouquinho Além de estar no principal núcleo de "Guerra dos Sexos", Tony avisa que vai rodar um filme na sequência. "Em agosto do ano que vem, devo voltar a fazer cinema". (Diego Palmieri/AE)

LOMBARDI NA RECORD Autor da Globo desde os anos 1980, Carlos

HORŁSCOPO

Lombardi foi contratado pela Record e assinou com a concorrente na semana passada. Responsável por novelas como "Quatro por Quatro" e "Pé na Jaca", que foi seu último folhetim, o novelista chega à Record após a emissora formar uma comissão para melhorar sua teledramaturgia.

EM CIMA DO PALCO As fãs de Fabian, da novela "Cheias de Charme" (Globo), ficarão revoltadas ao saber que Inácio está se passando pelo cantor - ambos vividos por Ricardo Tozzi. No capítulo que dever ir ao ar na semana que vem, Chayene (Claudia Abreu) vai a um show do artista e derrubará, diante do público, uma parede do palco onde Fabian estará dublando Inácio.

PRÊMIO “NA FAZENDA” Desconhecidos pelo público, os participantes de "Fazenda de Verão", que deve estrear na Record este ano, concorrerão a um prêmio de R$ 1 milhão, metade do valor que os confinados famosos disputam. Segundo Rodrigo Faro, que comandará a atração, ele e a produção começarão a ter reuniões para o programa ainda este mês.

DE 17 A 24/09

PATRYCIA TORRES/AE

Áries (20/03 a 19/04) É muito provável que questões do passado envolvendo os pais e mais especificamente o pai, surjam neste momento pedindo uma repaginação e uma mudança de ponto de vista. Conhece o lema "antes tarde do que nunca", pois é, é per feito para este momento

Semana que transita de Virgem para Escorpião e consequentemente também mudamos alguns paradigmas internos. Quem mais sente é o nosso emocional, que deixa um pouco o lado prático de lado e começa a ficar mais intuitivo.

Touro (20/04 a 20/05) Existe um momento no qual deixamos de entender a nossa vida focada somente no nosso umbigo e começamos a ver a realidade em um contexto maior, até mesmo Universal. É exatamente este momento que o nativo de Touro está vivendo, atenção aos detalhes

s✡

al ✡ Decisões ✡ Elimina ion

onhos ✡ Harmo Negatividade ✡ S

Destinos ✡ Ascensão Profiss

LADO EMOCIONAL FICARÁ INTUITIVO ESTA SEMANA

VOCÊ SENTE QUE PRECISA DE AJUDA? ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO! Nascemos para termos sorte e estrela. Com o tempo, a injustiça, a inveja, a crueldade de pessoas ruins enfraquecem você, tornando quase tudo muito difícil. Todas as pessoas de sucesso sabem e acreditam nisso! Independentemente da Religião.

niza Relações Conturbada

Não se trata de adivinhações, e sim, trabalhar com a verdadeira força dos Médiuns e Guias de luz a seu favor!

COMPROVE OS RESULTADOS RÁPIDOS E IMPRESSIONANTES!

Seja feliz no amor, por mais difícil que pareça. Basta uma Única Consulta!

IRMÃ ANGELINA, especialista em cartas e búzios com consultas sensitivas mediúnicas.

CREDENCIADA PELA F.B.U. HÁ 31 ANOS Acredite, sua ajuda chegou! E mudará sua vida para sempre!

}

Trazer 1 quilo de alimento não perecível Juntos vamos conseguir arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos para Dia 12|10|2012 (Doação da Nossa Senhora Aparecida) para grande doação às 10:00 h da manhã em frente a Igreja da Matriz.

}

Tel: (77) 9828 5550 / 9159-4598

Gêmeos (21/05 a 20/06) Pode se dizer que o emocional do geminiano está sendo puxado para um lado e para o outro na mesma intensidade e proporção. Dois caminhos bem diferentes se apresentam e mais do que nunca você precisa decidir. Não adiantar viver o sonho alheio, viva o seu. Câncer (21/06 a 22/07) Se por um lado você coloca mais claramente sua vontade a mostra, por outro lado, seria extremamente impor tante que você repaginasse algumas ideias e até mesmo alguns sentimentos. Ter clareza mas ficar no passado não é lá muito produtivo. Leão (23/07 a 22/08) Vênus na casa do amor pode causar algumas transformações profundas que

envolvem relacionamentos atuais já existentes e também colocar novas pessoas em seu caminho. Em ambos os casos os aspectos são harmoniosos e cheios de possibilidades. Virgem (23/08 a 22/09) Momento de realizações emocionais para o virginiano. Isso não quer dizer necessariamente em assuntos relacionados a sua afetividade, mas sim, ao seu emocional consigo mesmo, existe uma calma e tranquilidade no ar, conquistadas e merecidas por você mesmo. Libra (23/09 a 22/10) Esse pode ser um bom momento para você colocar para fora seus sentimentos que estão guardados há algum tempo e que envolvem questões familiares. Muitas vezes, é só assim que seu coração poderá se sentir leve novamente. Experimente. Escorpião (23/10 a 21/11) Esteja atento para que a intolerância não surja em momentos decisivos e atrapalhe seus planos e objetivos. Pode se dizer o mesmo referente a irritabilidade. Sendo assim, transforme essas características em fatores positivos e tenha sucesso.

Sagitário (22/11 a 21/12) As questões ligadas ao trabalho pedem a sua atenção neste momento, assim como os assuntos do coração. Definitivamente você precisa estar atento a alguns compor tamentos e recriar algumas formas de ver a vida. Capricórnio (22/12 a 20/01) Mais uma vez vem uma explosão emocional muito positiva para o amigo capricorniano. Aspectos promissores surgem neste momento para lhe dar mais autoconfiança e foco para realizar aquilo que você realmente quer e sente no seu coração. Aquário (21/01 a 18/02) Assim como os capricornianos, os amigos de Aquário também estão passando por uma revolução emocional. Uma certa ansiedade pode estar presente mas se você souber controlá-la poderá colher bons frutos. Peixes (19/02 a 19/03) Você fica mais intuitivo e mais sensível nesses próximos dias. Nestes momentos, é bom ter uma conduta mais reser vada e procurar apoio através de leituras e conversas que tenham um contexto mais aprofundado sobre a vida.


26

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

SEBASTIÃO NERY O hotel de JK RIO – Na fronteira de Goiás com Mato Grosso, entre o gordo rio Araguaia e o magrinho Javaé, há uma ilha muito comprida e toda verde, selvagem paraíso tropical de caça e pesca: Ilha do Bananal. Seu nome lembra outro que virou sinônimo da arrancada nacional para a integração dos infinitos planaltos além de Brasília: JK. Foi Juscelino quem fez da Ilha de Bananal um posto avançado da conquista do Oeste. Lá, na pequena vila de Santa Isabel do Morro, a FAB plantou um posto com aeroporto. E lá construiu um modesto hotel de dois pisos: Hotel Juscelino Kubitschek, Hotel JK. Até que um dia os homens que deram o golpe de 1964 e tomaram o poder em toda a Nação também tomaram o poder na meiga Santa Isabel do Morro e decidiram apagar da história nacional aquele nome que lhes comia os preconceitos e as cívicas frustrações. E determinaram que o branco hotelzinho da vila de Santa Isabel do Morro não mais se chamaria Hotel JK.

SNI Mas e os pratos, as xícaras, os garfos, as facas, os copos, as toalhas, o que fazer deles, se todos estavam marcados pelas duas letras proibidas: JK? Quebrar tudo? Como justificar? E, pior, como substituir? O SNI decidiu: - Não é JK? Então o hotel chamar-se-á Hotel John Kennedy. E assim foi americanalhadamente feito. E na Ilha do Bananal, bem em frente à cidade de São Félix do Araguaia, onde o santo e sábio dom Pedro Casaldáliga, bispo e poeta, tanto cuidou das ovelhas de Deus e dos versos de seus poemas, o hotelzinho branco continuou com o nome de um presidente dos outros (e logo dos Estados

Unidos) porque eles, os homens da ditadura, não consentiram que tivesse o do maior dos nossos. Na vila de Santa Isabel do Morro, da Ilha do Bananal, JK não é Juscelino Kubitschek. É John Kennedy. Cada poder tem o JK que merece.

Castelo No fim de maio de 64, José Maria Alkmin, vice-presidente de Castelo Branco, telefonou de Brasília para o deputado Renato Archer, do PSD do Maranhão, que morava no Rio, coordenador da campanha“JK-65”: - Renato, estou indo hoje à noite para a

Europa, levando um filho doente. Espereme na base aérea do Galeão, para almoçarmos, porque vou para o Rio agora, na carona do Viscount do presidente Castelo Branco. Renato Archer chamou o deputado Joaquim Ramos, do PSD de Santa Catarina, e foram esperar Alkmin em um fusquinha azul. Castelo desceu, entrou no carro preto presidencial, com o chefe da Casa Militar, general Ernesto Geisel, e foi para o Palácio das Laranjeiras. Alkmin, Archer e Ramos foram almoçar no discreto e até hoje ótimo restaurante “Mosteiro”, no centro do Rio. Alkmin estava nervoso, transtornado. E contou que ia “acontecer uma desgraça”. Mal o avião decolara de Brasília, Castelo o tinha chamado: - Dr. Alkmin, em que pesem meus compromissos assumidos com o presidente Juscelino Kubitschek, e embora sabendo que vou arrostar o julgamento da história, decidi cassar Juscelino para impedir que o País caia nas mãos de quem não quero que caia.

lhe, porém, minha palavra de honra de que essa cassação em nada aproveitará ao governador Carlos Lacerda. Alkmin viajou naquela noite com o filho, para Estocolmo, onde, no dia 8 de junho de 64, recebeu a notícia da cassação de Juscelino. Na mesma noite da viagem de Alkmin, Renato Archer havia contado tudo a Juscelino. Três anos depois, em 15 de março de 67, após a múltipla traição de Castelo prorrogando seu mandato, o Brasil desabou nas mãos de Costa e Silva, com a faixa presidencial passada por Castelo. E Carlos Lacerda morreu dez anos depois, em 21 de maio de 1977, informado por Renato Archer de que, desde o fim de maio de 1964, Castelo e o grupo palaciano já haviam rifado seu sonho de chegar à Presidência da República. Quarta-feira, Juscelino fez 110 anos. O JK que está em Brasília, de pé diante da Nação e da História, a mão estendida para o futuro e o infinito, não é John Kennedy, é ele, o maior de todos os presidentes.

Lacerda

Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

Alkmin ouviu calado, nada disse. O general Geisel aproximou-se: - Dr. Alkmin, o presidente está convencido de que, se não cassar o presidente Kubitschek, será derrubado pelo ministro Costa e Silva. E por isso vai cassar. Dou-

FOTOS FAAHF

Direito contemporâneo em debate na FAAHF Da Assessoria de Imprensa da FAAHF ovas perspectivas no Direito contemporâneo foi a tema da Quarta Semana Jurídica (Sejur) da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF), realizada na terça-feira, 11, e quarta-feira, 12. Participaram do evento, coordenado pelo Colegiado de Direito, mais de 400 pessoas, entre estudantes, bacharéis de Direito e Contabilidade, advogados e autoridades. “O papel do terceiro setor no Brasil e suas perspectivas”, com o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes, escolhido para compor a lista tríplice encaminhada à presidenta da República, Dilma Rousseff, para a escolha do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu os trabalhos da quarta edição do evento em Luís Eduardo. Ainda na terça-feira, 11 de setembro, o auditor fiscal da Receita da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, Rubson Domingos Bueno, falou sobre “Tributação sobre consumo ICMS e ISS” abordando aspectos no âmbito nacional, estadual, municipal e distrital. A juíza federal titular da Subseção Judiciária de Barreiras, especialista em Direito Processual Público, Marla Consuelo Santos Marinho, abriu os painéis na quarta-

N

JOSÉ Eduardo Sabo Paes e auditório da FAAHF lotado feira, 12, com o tema “A judicialização do direito à saúde e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, relatando casos nacionais. “O papel do poder legislativo no Estado Democrático de Direito” encerrou o ciclo de palestras com Mendonça Prado, advogado, especialista em Direito Tributário, deputado federal por Sergipe e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.   Para a coordenadora interina de Direito da FAAHF, Regiane Ferrato, a quarta edição do Sejur foi uma amostra significativa das mais

recentes tendências da área jurídica, focando no cuidado que a FAAHF tem em cultivar os valores nacionais no quadro universal da jurisprudência contemporânea, contribuindo para a reflexão do processo de sedimentação de pensamentos. “A FAAHF objetiva disseminar o conhecimento jurídico como um todo, desenvolvendo em sua plenitude o homem e o seu papel dentro da sociedade, dentro dos parâmetros éticos, dos direitos e deveres do contexto social; ao mesmo tempo,

permite que este alcance a sua plenitude como ser humano”, disse Regiane Ferrato. Estiveram prsentes o prefeito Humberto Santa Cruz; o procurador-chefe da Câmara Municipal, Josias Ribeiro; o juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Luís Eduardo, Pedro Godinho; a diretora geral da FAAHF, Maria Angélica Cardoso Ferreira de Sousa; o diretor acadêmico, José Walter de Sousa; e o presidente do Clube dos Advogados de Luís Eduardo Magalhães, Gilvan Antunes. ■


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

Dois bandidos mortos e um policial ferido DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL ois bandidos foram mortos e um policial militar ficou ferido em troca de tiros durante tentativa de assalto à empresa Kanguroo Eventos no início da noite de quinta-feira, 13. Por volta das 18h, Robson Nogueira da Silva, 16 anos, e Bruno de Souza Araújo, 20, chegaram em uma moto vermelha ao local, na rua Xique-Xique, a uma quadra da sede da 5ª Companhia da Polícia Militar, e anunciaram o assalto. A Kanguroo Eventos vendia abadás para a Lemfest Folia 2012 e o soldado Márcio José da Silva Guedes aguardava para ser atendido. Assim que os bandidos sacaram os revólveres, o soldado Márcio reagiu e disparou contra eles. Policiais militares que estavam em uma viatura que fazia rondas no bairro perceberam a movimentação e foram verificar o que acontecia. Na troca de tiros, os dois bandidos foram atingidos com vários disparos e

D

morreram na hora. O soldado Guedes foi ferido com um tiro na região lombar e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, foi transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, para retirada da bala. Segundo informações da 5ª Companhia da Polícia Militar, o estado de saúde do soldado é estável e ele não corre risco de morte. Os corpos dos dois assaltantes foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, em Barreiras. De acordo com a Polícia Civil, a moto utilizada no assalto havia sido furtada na noite de quarta-feira, 12, no Mimoso II, e Bruno de Souza Araújo, conhecido por “Japinha”, já tinha passagens por furto, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Com os ladrões mortos, foram apreendidas uma arma calibre 32 e outra calibre 38. Segundo policiais militares, a dupla pode ser a mesma que recentemente praticava assaltos a pedestres na região central, nos bairros Mimoso I e II e Santa Cruz.

Assassinado com três tiros Rodrigo Ribeiro da Silva, 20 anos, foi encontrado morto com três tiros na noite de terça-feira, 11, na rua Central, no Santa Cruz. Por volta das 21h10, populares viram o rapaz caído no chão com o corpo todo ensanguentado e acionaram a Polícia Militar. Ao chegar ao local, PMs encontraram o jovem morto. Os tiros atingiram a cabeça, nádegas e costas. Segundo policiais, moradores próximos ao local do crime disseram apenas ter ouvido gritos e insultos entre várias pessoas, como se fosse uma perseguição. Em seguida, escutaram os tiros. Ao verificar o que estava acontecendo, encontraram Rodrigo

da Silva ferido próximo a um meio-fio, na Rua Central. A Samu chegou a ser acionada, mas o rapaz morreu antes de receber os primeiros socorros. Uma irmã de Rodrigo da Silva, que preferiu não se identificar, disse aos policiais que ele era usuário de drogas, mas não soube dizer se o irmão recebia ameaças ou se devia para algum traficante. De acordo com levantamento da Polícia Civil, Rodrigo da Silva já tinha passagens na delegacia por furto. O corpo de Rodrigo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Barreiras., no mês de setembro, e o 26º no ano.

Jovem é morto no Mimoso II Carlos Stefany da Silva Brito, 17 anos, foi morto com um tiro no peito na noite de quinta-feira, 13, no Mimoso II. Por volta das 20h, a central da Polícia Militar foi informada de que uma pessoa estava caída na rua Bahia, atingida por um tiro. Ao chegar ao local, PMs encontraram uma equipe do SAMU que socorria o rapaz. Ele foi levado em estado grave à

Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. Ninguém soube dizer aos policiais quem atirou em Carlos Brito e nem se ele era morador da região. O corpo de Carlos Brito foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Barreiras. A Polícia Civil investiga se o rapaz era usuário de drogas ou se tinha passagens pela delegacia.

Ferido com dois tiros no Jardim das Oliveiras

xa em pouco mais de 24 horas entre o sábado, 8, e domingo, 9. Primeiro, porque levou dois tiros na madrugada de sábado. Segundo, porque ao chegar a sua casa, na tarde de domingo, a encontrou arrombada. Roque de Correa disse que por volta da 1h15 de sábado, levou dois tiros – um de raspão na cabeça e outro na perna direita – quando seguia em seu Corsa placa JNC 4688 pela BR 020/242, próximo à antiga usina de reciclagem. Segundo ele, dois homens em uma moto sinalizaram para que parasse no acostamento. Após rápida conversa, um dos desconhecidos fez dois disparos e em seguida fugiu com o comparsa. O professor disse que, mesmo ferido, conseguiu conduzir seu carro até o Posto Cerradão, onde foi auxiliado pelo vigilante Paulo Sérgio de Medeiros Lima, que acionou a Polícia Militar e a Samu. Roque de Correa foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberado no início da tarde de sábado. Ele não soube explicar por

Manoel de Almeida Cavalcanti levou um tiro em uma das mãos e outro em uma das pernas na tarde de quinta-feira, 6, no Jardim das Oliveiras. A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 13h. Segundo Manoel, um desconhecido chegou perto dele e fez os disparos. Segundo testemunhas, Manoel Cavalcanti tinham uma rixa com o agressor. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e está em observação. Seu estado é estável.

Levou 2 tiros e teve a casa arrombada O professor Roque de Correa, 40 anos, foi duas vezes à delegacia de polícia prestar quei-

27

EDUARDO LENA/NOVA FRONTEIRA

ESTADO em que ficou a Hillux de Cerrato.

Empresário acidentado sai do estado de coma O empresário Selmo José Cerrato, gravemente ferido em acidente na BR 242, na noite de terça-feira, 11, saiu do estado de coma nesta sexta-feira, 14. Cerrato, que sofreu múltiplas fraturas, está internado em unidade de terapia intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Socorrido por equipe do Samu e internado inicialmente no Hospital do Oeste, em Barreiras, o empresário foi levado por parentes para

que parou o veículo para os dois desconhecidos. No final da tarde de domingo, Roque retornou à delegacia, desta vez para prestar queixa por arrombamento. Ele disse que por volta das 17h chegou a sua casa, na Rua Aroeira, no Jardim das Acácias, e a encontrou arrombada pela porta da frente. Foram levados dois pares de tênis, duas jaquetas e um botijão de gás. O professor apontou três suspeitos, os quais identificou pelos apelidos de Lagoa, Gil e Negão. Ele disse ter levantado a suspeita contra estas três pessoas de acordo com características informadas por vizinhos que viram três homens rondando a casa dele no início da tarde de domingo.

Advogado dorme e tem casa arrombada A casa do advogado Mário Machado Júnior na Rua Jorge Amado, no Mimoso I, foi arrombada na madrugada desta sexta-feira, 14. No momento do furto, ele dormia na sala e seu irmão, que está de visita a Luís Eduardo, vindo do Rio de Janeiro, no quarto. Segundo Mário Machado, o furto aconteceu por volta das 3h. “Fui dormir às 2h e acordei por volta das 4h30. Fui até a cozinha e percebi que a geladeira estava aberta e toda revirada. Achei estranho e vol-

São Paulo na quarta-feira, 12. Cerrato dirigia sua picape Hillux pela BR 020m a cerca de 60 quilômetros de Barreiras, quando uma carreta carregada de algodão, que trafegava por estrada vicinal, entrou na rodovia, provocando o choque. A picape ficou destruída. Para a retirada do empresário das ferragens foi preciso a utiulização de um caminhão-monck. O motorista da carreta fugiu após o acidente.

tei à sala. Foi aí que me dei conta de que a casa havia sido invadida. Para piorar, fui até a garagem e vi que haviam levado meu carro”. Foram levados um notebook, um tablet, um netbook, 12 relógios, um anel de formatura e quatro aparelhos celulares. Na fuga, os ladrões levaram o Fiat Palio cor prata placa JQI 9451. “Por sorte, nem eu e nem meu irmão acordamos no momento em que os bandidos entraram em minha casa. Se isso acontecesse, um de nós poderia ter reagido e levado a pior”, disse o advogado. Os ladrões, segundo ele, entraram pela janela da sala, após terem arrombado uma grade de ferro. “Deixei a janela aberta em função do forte calor e eles (ladrões) tiraram proveito disso. Certamente eles passaram por cima de mim para entrar na casa, pois eu dormia em um sofá encostado da janela”, afirmou. “O que me estranha é que nem eu e nem meu irmão escutamos qualquer barulho e muito menos quando os bandidos saíram com o carro”. A Polícia Civil acredita que os ladrões conheciam os hábitos do advogado e os pertences que estavam na casa. ● Isaque Pereira Santana teve sua casa arrombada na tarde de sábado, 8, no Mimoso I. Ele chegou a sua residência e a encontrou arrombada pela porta dos fundos. Foram levados um aparelho DVD, um notebook, uma câmera digital e três talões de cheque. ■

VENDE-SE CARTA DE CRÉDITO Vende-se uma CARTA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIA CONTEMPLADA no valor de R$ 125.000,00. Entrada R$ 29.000,00 + 42 x R$ 3.731,78 Falar com Wellington (77) 98291497


28

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Quatro casamentos OSVALDO FILHO

TALITA MARIA PRAISLER,

Na Europa

Fisioterapeuta e instrutora de Pilates

KIKA

O casal Rose Maria Schroeder e Celso Sanderson viajou no domingo, 2, para Europa. Eles foram a Portugal e França, entre outros países. Com eles foi um casal de amigos.

Em Salvador O casal Simoni Draghetti e Clairton Dillmann viajou na quinta-feira, 6, para Salvador, para curtir o feriadão de 7 de setembro no litoral.

Nasceu Joana MARIA Cristina Elger e José Roberto Júnior

T

RAMON da Costa e Núbia Melo

rês casamentos ocorreram no sábado passado, 8, em Luís Eduardo, e um quarto em Lisboa, no dia 18 de agosto. Houve ainda a comemoração de um ano de casamento por Léli Marques e Roger Santos, na segunda-feira, 10.

Joana Tomé nasceu na quarta-feira, 5. Joana é filha do casal Osmar e Nara Tomé e nasceu saudável.

Aniversariantes

● Maria Cristina Elger e José Roberto Morano Júnior casaram-se às 18 horas de sábado, 8,

na Igreja Santa Rita de Cássia, no Jardim das Acácias. Eles receberam 350 convidados no bistrô Olavo Nascimento. O casal viajou para Natal em lua-de-mel na segunda-feira, 10. ● Núbia Melo e Ramon da Costa, que residem há oito anos na Cidade, casaram-se às 19h30 de sábado,8, na antiga Pizzaria Tradição. Os noivos receberam cerca de 150 convidados no local. O casamento foi celebrado pelo pastor Flávio Torres. ● Augusto Ramos e Thauane Santana Brandolff casaram-se no sábado, 8, na igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e recepcionaram familiares e amigos no Espaço Balão Mágico. ● Whill Sales e Analisa Pedroso casaram-se no dia 18 de agosto em Lisboa, Portugal. Eles

retornaram a Luís Eduardo Magalhães na quinta-feira, 13. Amigos e familiares do noivo prepararam uma recepção para o casal, em especial para a noiva, que está vindo morar na Cidade. ● O casal Léli Marques e Roger Santos completou um ano de casamento na segunda-feira,

10. Eles comemoraram a data com jantar que reuniu familiares, padrinhos, damas e pajens do casamento, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). Na ocasião, eles assistiram com os padrinhos uma filmagem do casamento.

Em São Paulo

8… Beauty Fair

Lúcia Helena Capeleto Francisco viajou na quinta-feira, 6, para São Carlos (SP). Foi visitar a filha, Helen Capeleto Francisco Machado, o genro Paulo Henrique Machado e o neto que lá residem. Em seguida, no sábado, 8, ela viajou para Matão, para o casamento de Eloiza Helena e Francisco de Assis Ferreira.

Karen Capeleto viajou no domingo, 9, para São Paulo. Ela participou da 8ª Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional, de 8 a 11, na Expo Center Norte, São Paulo. A feira reúne profissionais da cadeia produtiva do segmento de beleza - indústria, comerciantes, distribuidores, importadores e exportadores. Lá ela se encontrou com o

NÍCOLAS Bites Montezuma, Nícolas,

SIMONI Draghetti e Clairton

Lucca e Thélia

Dillmann

PING-PONG

cabeleiro Robson Trindade, professor do curso de Visagismo na Universidade Anhembi Morumbi. Karen retornou na sexta-feira, 14.

Thélia Valente Amorim e Nícolas Alexander Bites Montezuma, pais de Nicolas, comemorou no sábado, 1º, às 17h30, o quinto ano de vida de Nicolas, no Clube dos Maçons. O tema escolhido para a festa foi “Fazendinha Country”. Lucca, o irmão mais velho de Nicolas, se divertiu muito na festa. ● Ananda Karen, filha do casal Antonio Marcos-Valcinete Fulanete, assoprará velinhas nesta segunda-feira, 17. ● Helton Luz comemorou aniversário na quinta-feira, 6, em sua residência no Jardim Paraíso. Sua esposa Michelle Schiavini Luz foi quem se encarregou dos preparativos da festa, que começou às 21h. ● Leandro Luiz Ramos comemorou aniversário na segunda, 10. Tamy Ferreira e Jefferson Pulga, na terça, 11. Rosiele Favoto, na sexta, 14. Neste sábado, 15, quem comemora é Daniela Rauber Bilhar, e neste domingo, 16, Iara Trento Fior.

Fontana & Klein Greice Kelli Fontana Klein e Ronise

KAREN Capeleto e Robson Trindade

ANANDA KAREN

Por que sua profissão? Sempre gostei da área de saúde e após precisar de tratamento fisioterapêutico me identifiquei com a profissão. Qual foi o lugar mais interessante ao qual foi em 2011? Chapada Diamantina. Por que Luís Eduardo Magalhães? Por incentivo do meu primo Ronaldo Agner. Qual o grande feito da sua vida? Ter meu próprio Studio de Pilates. Com que personagem de cinema se identifica? Bridget Jones, Diário de Bridget Jones. Apesar de não ter trinta anos e não ser solteira, mas a personalidade, o jeito de falar as coisas na hora errada, de não pensar antes de falar, desengonçada, preocupada com o peso. Teve que superar algum obstáculo? Um acidente de carro aos 17 anos. Como você se vê em dez anos? Trabalhando muito e com uma família bem grande. Inspiração: Joseph Pilates. Cheio de limitações físicas e carregando uma forte asma, dedicou-se a estudar o corpo humano e desenvolveu uma série de exercícios que o curaram de seus problemas de saúde. Saudade: Da minha família que mora no Paraná. Sonho: Mochilar pela Europa. Filhos: Em breve. Livro: Cinquenta tons de cinza. Filme: Bastardos inglórios. Que lugares gostaria de conhecer: Amsterdam, Paris e Ibiza. Medo: De perder as pessoas que eu amo. Comida preferida: Mexicana. Pessoa: Meu noivo Marcio Balest, amigo e companheiro em todos os momentos. Não Vive Sem: Atividade física. Tecnologia: Absolutamente imprescindível. Futuro: Não penso nunca no futuro porque chega muito rápido (Albert Einstein). Frase: “Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”. Joseph Pilates Luís Eduardo Magalhães precisa de: Asfalto e educação no trânsito.

Cristina Drunn Klein inauguraram nesta sexta-feira, 14, o escritório de advocacia Fontana & Klein. Os convidados foram recepcionados com um coquetel. O escritório fica na Rua Rui Barbosa, nº 787, 2º piso, no Centro – a mesma do Forum. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

ESPORTES

29

Juventus e União na 2… fase Equipes da Série A do futebol amador garantem vaga após vencer na 4ª rodada; Ipiranga é rebaixado DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL uventus e União garantiram classificação à segunda fase da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador após derrotarem Valência no sábado, 8, e Cica, no domingo, 9, respectivamente, pela quarta rodada da primeira fase. O Juventus venceu o Valência por 4 a 3, no Campo da Vila Buriti, e é o vice-líder da chave A, com nove pontos, não podendo mais ser alcançado pela primeira equipe fora da zona de classificação, o Cica, que tem um jogo por fazer e está com três pontos. Já o União derrotou o Cica por 2 a 1, no Campo da Bunge, e é o terceiro colocado, com seis pontos. Apesar de poder ser alcançado pelo próprio Cica, em caso de vitória deste contra o Valência, na quinta e última rodada, o União leva vantagem no saldo de gols.

J

No outro jogo da rodada, no sábado, 8, o Vento em Popa goleou o Ipiranga por 4 a 0 no Campo da Bunge e manteve-se na liderança com 100% de aproveitamento na competição. Com a derrota, o Ipiranga segue sem nenhum ponto em quatro partidas disputadas e é a primeira das duas equipes a serem rebaixadas para a Série B em 2013. As outras equipes ameaçadas de queda são Cica (chave A), Roma e Boa Vista (chave B), com três pontos cada; e Saqueiro e Mangueirão (chave B), com um ponto. A quarta e última vaga da chave A será disputada entre Valência e Cica, em confronto direto no domingo, 23, no Campo da Bunge. Os outros dois jogos que fecham a primeira fase da chave A servem apenas para definir a posição de cada equipe: no sábado, 22, o Juventus enfrenta o Ipiranga,

no Campo da Bunge, e o União joga diante do Vento em Popa, no Campo da Vila Buriti.

Chave B. Portelinha e Flamenguinho podem confirmar sua ida à segunda fase da Série A pela chave B, neste domingo, 16, diante de Roma (no Campo da Bunge, às 8h30) e de Mangueirão (Campo da Vila Buriti, às 9h), respectivamente. Para isso, basta que o Portelinha apenas empate e o Flamenguinho vença (um empate pode garantir a vaga ao Flamenguinho desde que haja vencedor no confronto entre Boa Vista e Saqueiro neste sábado, 15, às 15h30, no Campo da Bunge). Portelinha e Flamenguinho dividem a liderança da chave B com sete pontos cada; Roma (dois jogos) e Boa Vista (três jogos) estão com três pontos; Saqueiro (dois jogos) e Mangueirão (três jogos) têm ape-

nas um ponto ganho.

Números. Após 20 jogos disputados nesta primeira fase, foram marcados 81 gols, o que corresponde à média de 4,05 gols por partida. Pela chave A foram 54 gols em 12 jogos (média de 4,5 gols) e, pela chave B, 27 gols em oito partidas (média de 3,37 gols). O melhor ataque é do Vento em Popa, com 19 gols em quatro partidas (média de 4,75). Esta equipe tem também uma das melhores defesa, com apenas dois gols sofridos em quatro jogos (média de 0,5). Flamenguinho e Portelinha também têm dois gols contra cada, mas em três jogos disputados (média de 0,66 por partida). Ipiranga (três gols em quatro partidas; média de 0,75) e Saqueiro (dois gols em dois jogos; média de um por partida) têm os piores ataques da Série A. A defesa mais vazada é a do Valência, que sofreu 13 gols.

Torneio de Seleção tenta passar à segunda fase do campeonato Intermunicipal Handebol DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL Mesmo há três jogos sem vencer, a seleção de Luís Eduardo Magalhães que disputa o Campeonato Intermunicipal pode se classificar à segunda fase neste domingo, 16. Para isso, precisa derrotar a de Condeúba, no Estádio Parmênio Ferreira, em Condeúba, a partir das 15h, e, também, que Belo Campo vença Macaúbas, em Belo Campo, no mesmo horário. No domingo, 9, a equipe treinada pelo técnico Sebastião Silva empatou com a de Belo Campo por 1 a 1, no Estádio Ocival Rodrigues, em São Desidério. Com este resultado, a seleção luiseduardense soma oito pontos e permanece na zona de classificação, em quarto lugar. Nos outros jogos da sétima rodada, pelo grupo 6, Brumado derrotou Condeúba por 2 a 0, em Brumado, e Macaúbas perdeu em casa para Itambé, por 2 a 1. Com estas vitórias, Brumado (18 pontos) e Itambé (14) conseguiram classificação à segunda fase com três rodadas de antecedência. Em terceiro lugar está Belo Campo (11) que pode se classificar neste domingo, com uma vitória ou com um empate (neste caso, precisa torcer por derrota ou empate de Condeúba diante de Luís Eduardo). O jogo em Condeúba terá arbitragem de Eziquiel Souza Costa (Macarani) e os auxiliares Aélio Silveira Arruda (Vitória da Conquista) e Bispo Florêncio Santana Neto (Itapetinga). O quarto árbitro será Elias Azevedo da Silva (Condeúba). Além Brumado e Itambé (grupo 6), tam-

bém já estão classificadas à segunda fase do Intermunicipal as seleções de Crisópolis e Biritinga (grupo 2); São Francisco do Conde (grupo 3); Coaraci e Ubaitaba (grupo 4); Itapetinga, Ipiaú e Jitaúna (grupo 5); Itabuna e Ibicaraí (grupo 7). Classificam-se as quatro primeiras colocadas e cada um dos oito grupos com seis seleções cada. Em 168 jogos disputados em sete rodadas, foram marcados 444 gols, o que resulta média de 2,64 gols-partida. Brumado, com 19 gols, tem o melhor ataque (média de 2,71). O pior ataque é de Maragogipe, que balançou as redes apenas uma vez em sete rodadas. A seleção de Coaraci tem a melhor defesa, com somente um gol sofrido em sete jogos (média de 0,14).A pior defesa é de Inhambupe, que já levou 21 gols (média de três gols contra por partida). Coaraci, Crisópolis e Brumado são as seleções com melhor campanha, com 18 pontos cada (seis vitórias e uma derrota). Quatro seleções permanecem invictas: São Francisco do Conde, Porto Seguro, Itabuna e Itapetinga.

Mau começo no campeonato do Oeste A seleção de futebol de Luís Eduardo Magalhães foi derrotada por 1 a 0 pela de Paratinga na abertura do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do

Oeste, no domingo, 9. O jogo, realizado no Estádio Waldomiro Cruz, em Paratinga, e foi o único disputado pela primeira rodada da competição. O gol foi marcado por Elioneto Rocha, aos sete minutos do segundo tempo. O complemento da rodada será neste domingo, 16, com Barra x Bom Jesus da Lapa, no Estádio Antônio Carlos Magalhães, em Barra, e Barreiras x São Desidério, no Estádio Geraldo Pereira, em Barreiras. As duas partidas começam às 18h. A seleção de Santana folga na primeira rodada. A seleção luiseduardense volta a atuar somenteno dia 23, pela segunda rodada, diante de Barra, no Campo da Bunge, em Luís Eduardo Magalhães. Para o técnico Jéder de Oliveira, a seleção de Luís Eduardo teve atuação acima do esperado. “É preciso levar em consideração que o grupo foi formado em cima da hora e não foi realizado nenhum treino para a partida de estreia”, disse. Na opinião dele, será preciso melhorar o sistema de marcação, tido como responsável pelo único gol da partida. “O erro de marcação foi fatal, pois enfrentamos uma seleção de qualidade com um time base da conquista do título do ano passado”, afirmou. A seleção de Luís Eduardo atuou contra Paratinga com Linderlei; Cocó, Boca, Ginó (Duda) e Deimison; Miltinho, Benilton (Tacadinha), Minho e Branco (Coringa); Elson (Pyerry) e Juênio (Pelezinho).

em Camaçari A equipe da Ultra-Uniagro e a seleção masculina de Luís Eduardo Magalhães disputam nestes sábado, 15, e domingo, 16, a Copa Bahia de Handebol em Camaçari, região metropolitana de Salvador. As representantes luiseduardenses estão na chave A, ao lado de Luiz Palmeira (Simões Filho) e de Fênix e Cohb (ambas de Salvador). Na chave B estão FSBA e São José (Salvador), UEFS (Feira de Santana) e Camaçari. Classificam-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada chave. As vencedoras disputam a final e estão, automaticamente, garantidas no Campeonato Estadual, que será disputado em data a ser anunciada pela Federação Baiana de Handebol. “A participação de duas representantes de Luís Eduardo, em uma mesma competição, mostra que o handebol ganha força em Luís Eduardo Magalhães”, afirma Vinícius Andrade, atleta da Ultra-Uniagro. “O que merece ser destacado, também, é que tanto a seleção quanto a Ultra-Uniagro vão jogar contra equipes de regiões com tradição na modalidade. Se antes tínhamos dificuldades para encontrar adversários na região Oeste, agora temos a possibilidade de atuar diante de adversários fortes e que vão nos servir de base para o fortalecimento dos dois grupos”, disse. ■

Falar com: Francisca Américo Vanessa

www.casadaspedrasba.com.br astradiotti@uol.com.br

Ao lado das Lojas Americanas


30

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

objetivo apresentar a qualidade de seus produtos. O evento contou com workshop dos músicos Felipe Paiva e Kiko Loureiro. O evento ainda aconteceu em outras três capitais, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre.

impecável. Nos camarotes e pista, lotados, houve muita animação por parte do público.

Aniversariantes

Feira de beleza

NILSON Vianna (acima, à direita) e Fábio Brito (abaixo, à direita) em salto de asa delta.

Simone Feitosa, maquiadora e designer de sobrancelhas, esteve em Palmas, no Tocantins, dos dias 1º a 4, para participar da 10ª Feira de Beleza que aconteceu no Parque do Povo. Entre as diversas opções da feira, a de que Simone mais gostou foi um workshop de maquiagem com o maquiador Fernando Torquatto.

No Piauí

No Rio de Janeiro ábio de Brito e Nilson Viana partiram para o Rio de Janeiro no feriado prolongado de 7 de Setembro. Eles conheceram as praias e os principais pontos turísticos da região, estiveram em vários barzinhos da Lapa. Também participaram de uma balada no Copacabana Palace e de um salto de asa delta da Pedra Bonita, em São Conrado. O retorno para Luís Eduardo aconteceu no domingo, 9.

F

O grupo de música tradicionalista gaúcha Alternativo embarcou no último dia 8, para Bom Jesus, no Piauí. O trio foi contratado para uma apresentação no Centro de Tradições Gaúchas Querência do Gurgueia.

Em Maringá David Rocha aproveitou o feriado prolongado para uma visita aos pais e à namorada Débora em sua cidade natal, Maringá, no Paraná. O retorno de David aconteceu na segunda, 10.

Rodeio em MG

Radicais Livres Débora Bagnara esteve em Goiânia no feriado de 7 de setembro para participar da Conferência Radicais Livres de Goiânia 2012, que aconteceu no Estádio Serra Dourada. O evento, voltado para os jovens, começou às 17 horas, com palestras, workshop e pregações com os pastores Naor Pedrozam Aluízio Filho, Marcelo Almeida. Houve apresentação dos Ministérios Nova Geração e Santa Geração, e da banda Radicais Livres.

Acampamento

Instrumental de Alto Paraíso, que aconteceu em frente ao estádio municipal. O festival teve apresentação de Entre Duo, Dotô Tonho e Vida Seca, na sexta, 7; Projeto Partido Alto, Banda Raizama e Douglas Felis, no sábado, 8; e Passo Largo, Pablo Fagundes e Pedra Branca, no domingo, 9. O festival é gratuito e esse ano foi sua 2° edição.

Luiz Fernando Bosa, Ademir Cenci, Emersom Santos, Francisco Fagundes Pereira, Diogo Souza, Jonathan Puton e Emerson Alliança participaram no feriadão de 7 de setembro do Rodeio Internacional, na cidade de Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. O rodeio aconteceu nos dias 7, 8 e 9. Na volta para Luís Eduardo, a equipe de laço em trio, formada por Luis Fernando, Jonathan e Emerson, trouxe a segunda colocação no laço em equipe.

Show no Estação

Alexandre Fukuda participou da turnê Just Play It, que aconteceu em Brasília, no último dia 5, no ST Peter Hotel. A turnê é organizada pelos Amplificadores Laney,  e tem como

Em um final de semana pouco agitado na Cidade, uma das poucas opções de lazer na noite foi o show do cantor Eduardo Melo, que aconteceu no Estação Gê, no sábado, 8. O exvocalista da banda Nashville se apresentou pela primeira vez na região. Foi um show que agitou quem escolheu a casa noturna como opção. O cantor mostrou boa performance no palco, que estava com uma iluminação em led

KIKO Loureiro e Alexandre Fukuda

SIMONE Feitosa e Fernando Torquatto

Workshop em Brasília

KARLA DORSI

THAIS SOUZA

Aniversariantes em destaque da semana foram: na segunda-feira, 10, Sandra Oliveira, Thais Souza, Isabelle Hennrichs e Karla Dorsi; na terça, 11, Kleiton Freire, Priscila Denes, Eliane Vieira, Lorayne Seixas e Jefferson Pulga; na quarta, 12, Vanessa Muniz, Rangel Honório, Julia Cecchele, Junior Brasil, Ananda Beatriz e Carla Andréia Martins; na quinta, 13, Romeu Eduardo Sampaio, Manoela Luz Buzanello, Elisa Astolfi e Larissa Cantelli; na sexta, 14, Douglas Campos, Nathalia Bortolozzo, Lucas Barreto Novaes, Amanda Stresser Duarte, Liliane Figueiredo, Phablo Lauck, Geise Doener, Diego Lauck e Monalisa Carvalho Nunes. Neste sábado, 15, comemoram Lucas Lopes, Alana Vogel, Rodrigo Faedo, Rafhaela Bitencourt, Vane Costa e Keilah Macedo.

Nas trilhas Everton Bosa, Guilherme Poyer e Waner Bada embarcaram suas motos na carroceria de seus carros  e rumaram a Barreiras, no sábado, 8. Eles se juntaram a outros 20 motociclistas da região no fast food Giraffas, em Barreiras, para realizar uma trilha na aos arredores da cidade. Foram pouco mais de 3 horas de trilha e satisfação garantida.

Em Posse Caroline de Matos e Ana Maria Buss estiveram em Posse (Goiás) no último final de semana. Elas foram para o Bailão da Independência, que marcou a inauguração do Rancho Haus Bier na cidade. O evento contou com os shows das duplas sertanejas Pedro Paulo e Matheus e Zé Marco e Rafael. ■

Gislaine Hoepers juntou-se aos amigos Ademir Ricardo, Gabriela Menegon, Jean Moraes, Leonardo Gonzatto e Caroline Van Riel para um acampamento no feriado prolongado de 7 de Setembro. O local escolhido foi o Parque Jerivá, situado na saída para Barreiras. Foram três dias nos chalés do parque, que tem uma infraestrutura muito bem organizada.

Em Alto Paraíso Dávila Kess esteve em Alto Paraíso, em Goiás, no feriado de independência. Entre os passeios e trilhas, ainda sobrou tempo para apreciar o 2º Festival de Música

LORENA Machado e Maiara Von Grofe no Estação Gê


31

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E ZEROSA FILHO-CBFS

Londres 2012. São eles: Cássio Reis, Gledson Barros e Jeferson Gonçalves. Na decisão, os brasileiros derrotaram a França no sábado, 8, e conquistaram o terceiro título do País em Paraolimpídas (os outros dois foram em Atenas 2004 e Pequim 2008). Em Londres, a seleção brasileira não sofreu nenhum gol.

Conclusão da página 32

Tênis O técnico de tênis Orlando Luz ministra curso e palestra sobre técnicas e táticas da modalidade nos dias 21, 22 e 23 de setembro, na quadra do Horti Fruti. Número limitado de 40 vagas. Mais informações pelo e-mail regis_ti07@hotmail.com ou pelo site www.tenislem.com.br

Benefícios

Adiada

ARQUIVO PESSOAL

JOSÉ ADELMO

Corrida de rua

O corredor José Adelmo Batista Lobo, de Luís Eduardo Magalhães, ficou em 9º lugar na classificação geral da 20ª Corrida da Independência, realizada em Almas (TO), na sexta-feira, 7. Ele correu pela categoria 20-35 anos e também participou de uma prova de 200 metros, logo após a corrida, e chegou em 2º lugar, com o tempo de 24 segundos. Outro luiseduardense que participou da prova em Almas foi Maicon Flavio Barbosa de Oliveira, que cruzou a linha de chegada em 16º, na classificação geral, também na categoria 20-35 anos.

Vice-campeões Os jogadores Nem e Sula, do Santa Cruz, foram vice-campeões da VIII Liga Norte de Futsal, defendendo a equipe do Falcão 12-Agricampo-Durax, de Palmas (TO). A competição foi disputada entre a quartafeira, 5, e o domingo, 9, no Ginásio do Colégio São Francisco de Assis, em Palmas. A equipe tocantinense foi derrotada na decisão pela Shouse (PA), por 5 a 4.

Campanha Na primeira rodada, na quarta-feira, 5 o Falcão 12 já havia sido derrotado pelo mesmo Shouse, por 5 a 2. Banda e Juninho marcaram os gols dos tocantinenses. A reabilitação aconteceu a partir da segunda rodada, na quinta-feira, 6, com vitória por 4 a 3, diante da Dal Molin (RO). Banda,

NEM (de costas) disputa bola com Vagner (8) e Cera (9) no jogo em que fez um gol na vitória por 4 a 3 do Falcão12-Agricampo-Durax diante do Dal Molin (RO). Nem, Tayrone e Clay, pela ordem, marcaram os gols da vitória. Na terceira rodada, na sexta-feira, 7, a disputa pela segunda vaga do grupo às semifinais foi decidida contra o Unidos do Alvorada (AM). Com gols de Clay (2), Dô e Igor, a Falcão 12Agricampo-Durax garantiu sua vaga com uma vitória por 4 a 2. Nas semifinais, no sábado, 8, a vitória por 3 a 2 sobre a AABB-Rio Branco (AC) garantiu a ida da equipe tocantinense à decisão da Liga Norte. Os gols da Falcão 12Agricampo-Durax foram marcados por Índio (2) e Clay, em uma reação no segundo tempo quando o adversário vencia por 2 a 0. Na decisão, no domingo, 9, o título ficou próximo da equipe de Tocantins que chegou a fazer 4 a 1 na Shouse (PA), mas acabou derrotada por 5 a 4. Os gols da Falcão 12-Agricampo-Durax foram marcados por Banda e Índio, duas vezes cada.

conquistou”, disse o técnico Tiago Ferrari.

Paratletas de ouro Três paratletas baianos integraram a seleção brasileira de futebol de cinco (para deficientes visuais), que conquistou medalha de ouro nos Jogos Paraolímjpicos de

Selem O Sociedade Esportiva Luís Eduardo Magalhães (Selem) será inscrito para disputar o Torneio Seletivo para a Série B do Campeonato Baiano 2013. O presidente Sebastião Silva embarca na quarta-feira, 19, para oficializar na Federação Baiana de Futebol a participação do club. ■

Vôlei campeão A equipe do Renegados, a mais nova de vôlei masculino de Luís Eduardo Magalhães, foi campeã dos Jogos Abertos de Formosa do Rio Preto, competição disputada no sábado, 8, e no domingo, 9. Na decisão, vitória por 2 a 1 diante da seleção de Santa Rita de Cássia (24-26, 2518 e 25-20). Também participaram as seleções de Formosa do Rio Preto e de Parnaguá (PI) e a equipe da AABB, de Formosa do Rio Preto.

Descontentes A Renegados é formada, segundo seus integrantes, por ex-jogadores da seleção masculina de vôlei de Luís Eduardo Magalhães e por outros que “não tinham acesso à representante da Cidade”, segundo o técnico Tiago Ferrari. Jeferson, Cleiton e Victor são os dissidentes da seleção luiseduardense. O grupo é composto também por Jackson, Enio, Erice, Adriano, Rômulo e Marcos.

Frase “A Renegados é uma equipe formada por quem não concordava com o trabalho na seleção de vôlei da Cidade e trouxe um título que a representante da Cidade jamais

CUSTO DESTE ANÚNCIO R$ 425,00

A I Copa Uniagro de Futevôlei, que seria realizada nestes sábado, 15, e domingo, 16, foi transferida para os dias 29 e 30 de setembro. A competição será na praça do Jardim Paraíso e as inscrições podem ser feitas minutos antes dos jogos.

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia anunciou na quinta-feira, 13, apoio do Bolsa Esporte a mais 51 atletas e paratletas baianos em 12 modalidades esportivas. Foram contemplados o futebol de cinco e a canoagem, com 11 projetos cada; boxe (sete), karatê (seis); taekwondo (quatro); bicicross e ginástica (três); xadrez (dois) e vela, remo, natação e basquete (um cada).


32

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 15 a 21 de setembro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

DIVULGAÇÃO/FORCE INDIA

Razia testa carro da Fórmula 1, na França C andidato ao título de 2012 da GP2 e um dos principais destaques do automobilismo mundial neste ano, Luiz Razia participou na terça-feira, 11, dos testes da Fórmula 1 para novatos no circuito de Magny-Cours, na França, com o carro da Force India. O piloto brasileiro completou 65 voltas ao redor da pista de 4.411 metros O piloto nascido em Barreiras (BA) havia realizado seu primeiro treino livre em novembro de 2011, para o GP do Brasil, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele chegou a ocupar, também, o posto de terceiro piloto das equipes Virgin (atual Marussia) e Lotus (atual Caterham) em testes, exibições e apresentações promocionais. O treino aconteceu em meio à decisão do título da temporada 2012 da GP 2 que o brasileiro disputa com o italiano Davide Valsecchi. Nos dias 22 e 23 de setembro será disputada a última etapa com provas nas ruas de Cingapura. O brasileiro está em segundo lugar, com 204 pontos (25 a

menos que o seu concorrente direto). “Pela primeira vez no ano andei com um carro de F-1 rápido em uma equipe forte, que costuma ir para o pódio e soma muitos pontos. É uma boa oportunidade para mostrar meu trabalho e testar um carro bom. MagnyCours é uma ótima pista, de alta velocidade e com curvas rápidas muito legais, que já foi palco de corridas da F-1, o que também é bacana”, afirmou Razia. “Foi nosso primeiro trabalho com Luiz e ele nos impressionou, mostrou-se confortável no carro e, imediatamente, foi nos dando um bom feedback nos níveis de aderência. Tivemos um problema de manhã que nos deixou na garagem, mas aceleramos à tarde e completamos o programa”, analisou o engenheiro-chefe da equipe Jakob Andreasen. Com quatro vitórias, nove pódios e a atual vice-liderança na divisão de acesso em 2012, o piloto brasileiro está no páreo por uma das vagas de titular na próxima

LUIZ RAZIA testa carro da equipe Force India de Fórmula 1 no circuito de Magny-Cours. temporada da F-1.

Confiança. Mesmo 25 pontos atrás do italiano Davide Valsecchi, o piloto brasileiro Luiz Razia diz estar confiante em uma reviravolta para a conquista da temporada 2012 da GP 2 que terá sua última etapa com duas pro-

vas nos sábado, 22, e domingo, 23. “Agora é se concentrar em Cingapura. Vamos arriscar. O Davide só tem a perder e eu só tenho a ganhar. Vamos arriscar tudo em Cingapura para termos o melhor final de semana possível, sem olhar os resultados dos outros”, disse. Continua na página 31 ➧


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.