Oeste Semanal Edição 67

Page 1

UM ASSASSINATO A CADA OITO DIAS NA CIDADE ADE

L A AN

M E S

EM REV

Ano II ❑ Nº 67 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

❑ Vexame

ambiental, artigo de Xico Graziano, na pág. 8

Tiragem desta edição

6.500

exemplares

A

ID

ST

Oeste

AC

PÁGINA 18

I

❑O

avanço do agronegócio nos próximos dez anos. Pág. 4

Preço do exemplar

R$ 1,00

Prefeitura construirá pistas em trecho da BR Obras autorizadas pelo Dnit incluem rotatórias, passarelas e redutores de velocidade. Página 9 LIDIANE SOARES/DNIT

NA ASSINATURA de convênio para obras na BR, o prefeito Humberto Santa Cruz, o diretor-geral do Dnit, general Jorge Ernesto Pinto Praxe, e o deputado João Leão.

Royalties: Monsanto perde no STJ PÁGINA 6

Corregedor ouve queixas sobre Judiciário PÁGINA 3


2INFORMAÇÃO

E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

PREZADO LEITOR Suspeita de plágio nos estudos ambientais do Porto Sul oltou a entrar boi na linha da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Não bastassem os atrasos nas obras, em decorrência de mudança de trajeto por razões ambientais e de demora nos processos de desapropriação, a construção do Porto Sul, em Ilhéus, fim da linha, também deverá sofrer adiamento. As obras do porto já haviam saído dos trilhos por causa de mudança em sua localização. Antes previsto para as proximidades da Lagoa Encantada, no município de Ilhéus, por pressão de ambientalistas e de ricos donos de casas de veraneio, foi transferido para a localidade de Aritaguá. Agora, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou investigação de suspeita de plágio nos estudos ambientais apresentados para as obras do porto, informa a assessoria de imprensa do órgão. Segundo representação feita à Procuradoria da República em Ilhéus, a empresa Hydros, que assina o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (Eia/Rima) do empreendimento, plagiou artigo publicado em revista científica no ano de 2007. A representação feita ao MPF indica que o Eia/Rima do Porto Sul plagiou parágrafos inteiros do artigo sem o devido crédito, como se fossem estudos de impacto ambientais atuais e específicos do empreendimento. Os denunciantes informaram, ainda, que dados presentes em tabelas do artigo original foram alterados, aparentemente, de maneira aleatória e grosseira.

V

Contestação. Nota assinada pelo coordenador de Infraestrutura da Casa Civil do Estado da Bahia, Eracy Pereira, defende a qualificação da equipe que fez o relatório, de “alto valor acadêmico e científico”, segundo notícia publicada pelo jornal Correio da Bahia. De acordo com a nota, todos os consultores que fizeram parte dos estudos ambientais têm “responsabilidade técnica aferida nos órgãos de classe e nas instituições acadêmicas”. De acordo com o Correio da Bahia, os trechos que teriam sido plagiados estão em estudo do Instituto de Conhecimento (Icon), que prestou consultoria no projeto. O coordenador do Icon é José Amorim Reis Filho, biólogo graduado pela Universidade Católica de Salvador, pesquisador do Núcleo de Fisiologia de Peixes Esturianos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). De acordo com a nota, o estudo cita explicitamente os textos que foram utilizados como fonte. Trechos citados que estavam sem aspas e sem referência já foram corrigidos após orientação do Ibama, diz o Correio da Bahia.

O PP marcou para o próximo dia 29 a convenção para homologação da candidatura à reeleição do prefeito Humberto Santa Cruz. O PDT de Oziel Oliveira deve realizar a sua no dia 28 ou 29. A Terceira Via ainda não definiu data. Só ressalta que o PMDB e o DEM estão firmes com a dupla Juarez de Souza-Jaime Cappellesso.

No Brasil é diferente O ministro da Agricultura, Mendes

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Recuperação parcial Análise do Banco do Brasil indica que os prejuízos da safra 2011/12, em razão de problemas climáticos, poderão ser parcialmente compensados na próxima safra. Notícia publicada pelo jornal Valor Econômico ressalta que, mesmo positivas, as margens dos produtores devem ficar abaixo das médias dos dois últimos ciclos, por causa da alta dos custos, problemas meteorológicos e queda de preço das commodities.

Dilma e o etanol

Ribeiro Filho, foi desautorizado pela presidente Dilma Rousseff e ficou quietinho em seu canto da Esplanada dos Ministérios. A repreensão foi divulgada pela Agência Brasil, fornecedora de notícias do Governo. Diz a notícia: “Depois de declarar que o Governo vai negociar as emendas à medida provisória (MP) que trata do novo Código Florestal, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, foi desautorizado pela Presidência da República a falar sobre o tema. “O ministro não está autorizado a falar sobre negociações envolvendo o Código Florestal”, afirmou o porta-voz da

No momento em que o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a presidente Dilma Rousseff defendeu o uso mais intenso de fontes de energia renováveis. Ao participar da solenidade de entrega de selo de qualidade a empresas do setor sucroalcooleiro que respeitam os di-reitos dos trabalhadores, no Palácio do Planalto, na quinta-feira, 14, Dilma citou que 45% da matriz energética do Brasil vêm de fontes renováveis, enquanto a média internacional é 11%. E defendeu o etanol brasileiro, diz notícia da Agência Brasil, do Governo. “O Brasil hoje tem uma matriz energética das mais renováveis do mundo porque tem na sua composição, principalmente na matriz de combustível, o etanol. É bom que a gente sempre lembre que o mais difícil, no que se refere à energia renovável, é a substituição, complementação ou criação de novas tecnologias na matriz de combustível. É ela que explica por que maior parte do mundo tem uma matriz tão concentrada em fontes fósseis”, disse a presidente, informa ainda a Agência Brasil. É um morde e assopra. A presidente defende o etanol enquanto o Governo desonera a gasolina, de fonte fóssil. Leia artigo de Xico Graziano, na página 8. ■

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

Investigação. Diante dos documentos apresentados na denúncia, o MPF solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a verificação do possível plágio e a adoção de providências. O MPF oficiou, ainda, à Polícia Federal, requisitando a abertura de inquérito policial para investigar o ilícito. Segundo a Lei 9.605/98, é ilegal “elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão” (art. 69-A). Caso o ilícito seja comprovado, os responsáveis podem ser acionados judicialmente e condenados à pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Hora das convenções

Presidência, Thomas Traumann. Segundo Traumann, Mendes Ribeiro Filho deu opinião pessoal sobre as negociações, que não reflete o posicionamento oficial do governo”. Ministro desautorizado pede o boné até na Bolívia. E nem precisa que o pito seja presidencial. Em 2006, o ministro dos Hidrocarbonetos e Energia, Andrés Solíz Rada, mandou o poder às favas quando foi desautorizado pelo vice-presidente Álvaro García Linera. No Brasil, o apego ao poder é bem diferente.

PUBLICIDADE Juliana Cadore Filipe Garcia

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Fertilizantes A canadense Agrium chegou ao Brasil com apetite pantagruélico. Após a compra da Utilfertil, misturadora de adubos de Itapetininga (SP), avança sobre a Heringer, uma das últimas fabricantes de fertilizantes nacionais de maior porte ainda não fisgada por um grande grupo. Consultada, a Agrium não se manifestou até o fechamento da edição. Já a Heringer informou que não comenta “especulações de mercado”.

CNA Katia Abreu é mulher de mil e um hectares. A senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) estaria negociando com investidores europeus a criação de uma empresa de agribusiness focada na Região Amazônica. Por vias oblíquas, a porção empresária de Katia Abreu vai ajudar um bocado na imagem da senadora. A ideia é vincular todos os projetos a contrapartidas ambientais. Procurada por meio da assessoria da CNA, Katia Abreu não se pronunciou sobre a informação.

Suco de vento O Grupo Tavares de Melo, dono, entre outros negócios, dos sucos Maguary, procura sócios para construir usinas eólicas no Nordeste. Consultado, o grupo não quis se pronunciar.

Sangue e fel A convivência entre Olacyr de Moraes e sua filha, Ana Claudia, azedou de vez. Ele está tentando retomar o comando da Usinas Itamarati e defenestrar a sucessora. Enquanto isso, a dívida da empresa se aproxima dos R$ 2 bilhões. Procurada, a Itamarati não se pronunciou.

www.relatorioreservado.com.br

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


JUSTIÇA

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

3

NA REUNIÃO NO FÓRUM, José Carlos do Nascimento, Antonio Pessoa Cardoso, Claudemir da Silva Pereira , Pedro Rogério Castro Godinho, Ícaro de Oliveira, Sávio Damasceno ... ARQUIVO PESSOAL

Corregedor do TJ vê precariedade do Judiciário local JO‹O PENIDO Da Oeste Comunicação Judiciário só funciona (em Luís Eduardo Magalhães) porque a Prefeitura não deixa fechar”. A afirmação é do corregedor-geral das Comarcas do Interior, do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Antonio Pessoa Cardoso, que veio a Luís Eduardo na terça-feira, 12, para ouvir a comunidade jurídica local sobre o funcionamento do Judiciário no município. Ele disse que o Judiciário na Bahia funciona muito precariamente, mas que nunca viu, em todas as cidades por que passou, algo parecido com o que ocorre em Luís Eduardo, onde o Fórum só funciona porque a Prefeitura paga o aluguel do prédio em que está instalado, bem como os salários de 22 pessoas, em geral estudantes de Direito, que auxiliam nos trabalhos judiciais. Na Comarca de Luís Eduardo, há apenas dois juízes e dois funcionários do TJ-BA: um oficial de Justiça e um escrevente, este na Vara Cível. O desembargador Antonio Cardoso disse que se a Comarca da cidade funciona com dois juízes e dois servidores “não podemos nos espantar com mais nada” e acrescentou que se o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tomasse conhecimento do que ocorre em Luís Eduardo “fechava muita coisa por aqui”. De acordo com ele, “do jeito que (o Judiciário em Luís Eduardo) está, não pode continuar”. O desembargador explicou que não compete à Corregedoria – e sim à presidência do Tribunal de Justiça - realizar concurso público, mas disse que vai se empenhar para que seja feito um concurso emergencial para antecipar a contratação de pessoal para Luís Eduardo, bem como para “trazer funcionários de outras comarcas intermediárias para cá”. “Minha visita a Luís Eduardo me alegra, por mais paradoxal que seja, porque vou mudar muita coisa por aqui”, acrescentou. Outra medida urgente aventada pelo desembargador foi colocar um juiz para ajudar os dois que atuam em Luís Eduardo, um na Vara Criminal e outro na Vara Cível. Esse juiz viria duas a três vezes por semana a Luís Eduardo, em caráter informal (sem a titularidade de juiz-auxiliar da Comarca). O desembargador veio a Luís Eduardo acompanhado do juiz-auxiliar da Corre-

„O

gedoria da 2ª Região (Barreiras) e coordenador dos Cartórios e Serventias Extrajudiciais do Interior da Bahia, José Carlos Rodrigues do Nascimento. Durante uma hora, ele ouviu as queixas da comunidade jurídica local na sala do júri do Fórum, compondo uma mesa em que estavam também os juízes Claudemir da Silva Pereira (da Vara Criminal) e Pedro Rogério Castro Godinho (da Vara Cível) e os promotores Ícaro Tavares Cardoso de Oliveira e Sávio Henrique Damasceno Moreira, além do major Camilo Uzêda, comandante da Cipe Cerrado, e da assessora do juiz José Carlos Nascimento, Elizângela Gama, que fazia anotações em um laptop. Pela comunidade jurídica local falaram o advogado Márcio Rogério de Souza; o presidente do Clube dos Advogados de Luís Eduardo Magalhães (Calem), Gilvan Antunes de Almeida, e a representante da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luciana Machado Kappes. A presidente da subseção da OAB, Valdete Stresser, justificou a ausência, por motivo de viagem. Todos relataram a precariedade do funcionamento da Justiça em Luís Eduardo Magalhães, considerando importantíssima a vinda do desembargador à Cidade, para conhecer os problemas in loco. O presidente do Calem fez uma explanação sobre negociações em andamento junto à Prefeitura, à Câmara Municipal, o Governo do Estado e o próprio Tribunal de Justiça da Bahia para a construção de um Fórum próprio em Luís Eduardo Magalhães, em terreno de 9 mil metros quadrados já cedido pela Prefeitura, no Centro Administrativo. O próximo passo, informou, será uma reunião no TJ-BA para orçar o valor da construção do Fórum. “Não vamos

... Gilvan Antunes ...

...Márcio de Souza...

fazer nada com blindex; vamos fazer algo funcional, em módulos”, disse. O advogado Márcio de Souza destacou a atuação da sociedade civil organizada, muito forte em Luís Eduardo Magalhães, e também empenhada na construção do Fórum. Ambos pediram a nomeação de funcionários e de mais juízes para Luís Eduardo, que, na qualidade de Comarca intermediária, teria de contar com cinco juízes, e não apenas com dois, como ocorre atualmente. Após ouvir os relatos, o corregedor An-

... e major Camilo Uzêda.

tonio Cardoso prometeu se engajar na luta pela construção do Fórum da Cidade, estando certo de que ele será construído por contar com a união das diversas esferas de governo e da sociedade civil organizada, uma vez que o TJ-BA não dispõe de recursos para realizar a obra sozinho. Ponderou, no entanto, que o mais necessário, de imediato, para Luís Eduardo Magalhães, é a contratação de funcionários. Ele assinalou que “não adianta um juiz escrever ‘cite-se´ em um processo, se não há funcionário para tal”. ■


4 AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

Projeções para o agronegócio até 2022 Ministério prevê alta de 21,1% na produção de grãos, com aumento de só 9% na área plantada JO‹O PENIDO Da Oeste Comunicação

D

aqui a dez anos, o Brasil deverá estar produzindo 21,1% a mais de grãos (considerando arroz, feijão, milho, soja em grão e trigo) em uma área apenas 9% maior que a atual. A previsão é do estudo “Brasil – Projeções do Agronegócio de 2011/12 a 2021/22”, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Isso, de acordo com o Ministério, demonstra que o Brasil é um dos poucos países do mundo que pode ampliar a produção de alimentos com ganhos de produtividade, preservando os recursos naturais. O estudo prevê que entre 2012 e 2022 a produção destes cinco grãos deverá passar das atuais 153,3 milhões de toneladas para 185,6 milhões. O acréscimo é de 32,3 milhões de toneladas, ou de 21,1%. Por sua vez, a área plantada com essas culturas deve ter expansão de 9%. Aumentariam apenas as áreas plantadas com soja (de 24,266 para 29,087 milhões de hectares) e milho (de 13,782 para 14,381 milhões de hectares). A área de arroz cairia de 2,757 para 1,934 milhões de hectares; a de feijão, de 3,836 para 3,677 milhões de hectares; e a de trigo, de 2,256 para 2,017 milhões de hectares. “Essa projeção mostra um exemplo típico de crescimento com base na produtividade”, justificou o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, José Garcia Gasques. O ministério considera fator importante para o aumento de 32,3 milhões de toneladas desses cinco grãos em apenas dez anos o uso da pesquisa e tecnologia no campo. Já a área total plantada com todas as lavouras deve passar de 64,9 milhões de hectares em 2011/12 para 71,9 milhões em 2021/22, com acréscimo de 11%, ou 7 milhões de hectares. Essa expansão está concentrada em soja, com mais 4,8 milhões de hectares, e em cana de açúcar, com mais 1,9 milhão (de 9,060 para 10,911 milhões de hectares). A expansão da área de soja virá com a incorporação de áreas novas e também com a ocupação de áreas utilizadas atualmente por outras lavouras. O milho deve ter uma expansão de área de 599 mil hectares. E o algodão, de apenas 100 mil hectares (de 867 mil para 967 mil hectares). As demais lavouras analisadas mantêm-se praticamente sem alteração ou perdem área, a exemplo do arroz, do feijão e do trigo. Da acordo com o estudo, Mato Grosso deve continuar liderando a expansão da produção de soja e milho no país com aumentos superiores a 20%. A região denominada Matopiba

PROJEÇÃO DE PRODUÇÃO BRASIL 2011/12 A 2021/22 Produto

Unidade

2011/12

2012/13

2013/14

2014/15

2015/16

2016/17

2017/18

2018/19

2019/20

2020/21

2021/22 Tx cresc. %aa

Algodão pluma Arroz Feijão Milho Soja Grão Soja Farelo Soja Óleo Trigo Carne Frango Carne Bovina Carne Suína Café Açúcar Mandioca Batata Inglesa Laranja Leite Fumo Cana de Açúcar Cacau Uva Maçã Banana Papel Celulose

Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Milhões sc Mil t Mil t Mil t Mil t Milhões litros Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t Mil t

2.155 13.208 3.630 59.651 71.100 28.731 7.426 5.680 13.028 8.947 3.334 50 38.653 26.269 145 19.332 32.539 976 607.852 249 1.451 1.366 661 10.242 14.487

1.563 13.602 3.585 60.026 72.949 29.195 7.605 5.943 14.315 9.973 3.405 55 39.055 25.752 142 20.045 33.261 999 589.432 247 1.506 1.411 664 10.425 15.030

1.543 13.717 3.785 61.543 74.632 29.732 7.776 5.991 15.043 10.523 3.490 55 40.133 25.164 141 20.273 33.950 1.053 632.772 252 1.525 1.455 667 10.711 15.396

2.309 13.931 3.788 62.492 76.451 30.300 7.932 6.138 15.031 10.714 3.573 60 43.010 24.862 141 20.783 34.620 1.076 694.144 263 1.563 1.500 669 10.941 15.763

2.504 14.110 3.783 63.690 78.228 30.878 8.089 6.239 16.322 11.202 3.644 59 43.604 24.919 141 21.130 35.285 1.140 750.765 272 1.591 1.544 672 11.202 16.213

1.912 14.302 3.880 64.787 80.006 31.461 8.242 6.361 17.046 11.338 3.711 65 44.105 25.194 139 21.572 35.947 1.090 771.434 278 1.624 1.589 675 11.445 16.640

1.892 14.489 3.923 65.922 81.789 32.045 8.396 6.474 17.038 11.143 3.778 65 44.953 25.488 137 21.959 36.608 1.108 764.288 281 1.654 1.633 678 11.698 17.054

2.658 14.677 3.945 67.044 83.570 32.630 8.549 6.591 18.325 11.203 3.850 71 46.722 25.670 136 22.377 37.268 1.125 745.788 286 1.686 1.678 681 11.946 17.488

2.853 14.866 4.007 68.171 85.351 33.215 8.702 6.706 19.053 11.457 3.923 71 47.322 25.715 136 22.777 37.929 1.128 741.144 293 1.717 1.722 684 12.197 17.924

2.261 15.054 4.056 69.295 87.132 33.800 8.854 6.822 19.041 11.551 3.995

2.241 15.242 4.093 70.421 88.913 34.385 9.007 6.937 20.332 11.834 4.067

47.874 25.681 136 23.188 38.589 1.146 758.562 301 1.749 1.767 687 12.446 18.355

48.603 25.642 134 23.593 39.250 1.145 793.206 308 1.780 1.811 689 12.696 18.790

3,3 1,4 1,3 1,7 2,3 1,8 1,9 1,9 4,2 2,1 2,0 4,4 2,4 0,0 -0,7 1,9 1,9 1,5 2,7 2,3 2,0 2,9 0,4 2,2 2,6

Fonte: AGE/Mapa e SGE/Embrapa Nota : Cana de açúcar - refere-se à cana destinada à produção de açúcar, álcool e outros fins como forrageiras, cachaças, etc.

PROJEÇÕES DE ÁREA PLANTADA BRASIL 2011/12 A 2021/22 Produto

Unidade

2011/12

2012/13

2013/14

2014/15

2015/16

2016/17

2017/18

2018/19

2019/20

2020/21

2021/22

Algodão pluma Arroz Feijão Milho Soja Grão Trigo Café Mandioca ( * ) Batata Inglesa ( * ) Laranja ( * ) Fumo ( * ) Cana de Açúcar ( * ) Cacau ( * ) Uva ( * ) Maçã ( * ) Banana ( * )

Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha Mil ha

867 2.757 3.836 13.782 24.266 2.256 1.955 1.783 3.744 795 462 9.060 680 83 39 532

861 2.669 3.746 13.823 24.455 2.179 1.948 1.779 3.809 802 467 9.211 690 84 40 523

1.237 2.589 3.846 13.912 24.966 2.185 1.853 1.757 3.960 811 471 9.388 700 85 41 510

968 2.507 3.802 13.954 25.601 2.153 1.846 1.748 3.968 820 476 9.574 709 87 42 521

901 2.425 3.745 14.023 26.164 2.139 1.750 1.744 4.016 829 481 9.763 719 88 43 519

1.138 2.343 3.767 14.079 26.635 2.116 1.743 1.737 4.110 837 487 9.954 729 89 43 520

1.012 2.261 3.750 14.141 27.090 2.097 1.647 1.727 4.158 846 492 10.145 739 90 44 520

938 2.179 3.717 14.200 27.575 2.077 1.640 1.718 4.210 855 497 10.337 748 91 45 520

1.080 2.097 3.712 14.260 28.083 2.057 1.544 1.711 4.282 863 502 10.528 758 92 46 521

1.029 2.016 3.699 14.320 28.590 2.037 1.537 1.703 4.341 872 507 10.720 768 93 47 521

967 1.934 3.677 14.381 29.087 2.017 1.442 1.694 4.398 881 512 10.911 778 94 47 522

Tx cresc. %aa 0,82 -3,46 -0,37 0,43 1,90 -1,00 -2,97 -0,50 1,57 1,04 1,05 1,90 1,35 1,25 1,92 -0,04

Fonte: AGE/Mapa e SGE/Embrapa * Área colhida Nota : Cana de açúcar - refere-se à cana destinada à produção de açúcar, álcool e outros fins como forrageiras, cachaças, etc.

(Maranhão, Tocantins, Piauí potencialmente produtivos, Aumento de e Bahia) deverá apresentar disponibilidade de água, e aumento elevado da produclima propício, com dias lonárea estará ção de grãos e de área. As progos e com elevada intensidaconcentrado na jeções são de que essa região, de de sol. A limitação maior, que hoje produz 15,585 mino entanto, são as precárias soja, com mais lhões de toneladas de grãos, condições de logística, espe4,8 milhões de deverá produzir 19,921 micialmente transporte terreslhões em 2021/22 (aumento tre, portuário, comunicação hectares, e na de 27,6%). A área plantada e, em algumas áreas, ausência cana de açúcar. deve passar dos 6,627 mide serviços financeiros. lhões de hectares atuais para O estudo, que também usa 7,711 milhões de hectares informações do Departamen(aumento de 16%). to de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), O estudo destaca que as áreas que vêm conclui que, na safra 2021/22, o Brasil deve sendo ocupadas nesses estados têm algumas manter a liderança atual nas exportações de características essenciais para a agricultura café e açúcar. Também será líder mundial nas moderna. São planas e extensas, com solos exportações de soja em grão, com 43,1% do

total, e nas exportações de carne de frango, com 43,5% do total, à frente dos Estados Unidos, que ficarão na segunda posição, com participação de 31,6% na soja e de 33,4% em carne de frango. O Brasil será responsável, ainda, por 23,2% do comércio mundial de carne bovina e de 10,4% do de milho. Apesar do forte aumento previsto para as exportações nos próximos anos, o mercado interno continuará sendo um importante fator de crescimento. Em 2021/22, 56% da produção de soja e 84% da de milho devem ser consumidas no mercado interno. “Haverá, assim, uma dupla pressão sobre o aumento da produção nacional, em razão do crescimento do mercado interno e das exportações”, destaca o estudo. Continua na página 6 ➧


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

CIDADE

5


6AGRONEGÓCIO

Projeções para o agronegócio... Conclusão da página 4 Abaixo, um resumo das previsões do Ministério da Agricultura para os cinco grãos citados e o algodão.

Soja. As estimativas para a soja grão indicam uma produção de 88,913 milhões de toneladas em 2021/22. Essa projeção é 17,8 milhões de toneladas maior do que as 70,100 milhões de toneladas que o Brasil deve produzir na safra 2011/12. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima uma necessidade de importações mundiais de 30 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, projeta aumento de apenas 10 milhões de toneladas para a safra local e 8 milhões de toneladas para exportação. O restante viria do Brasil e Argentina e de outros países da América do Sul. O Brasil teria de aumentar a produção entre 20 e 22 milhões de toneladas. A taxa de crescimento anual prevista para a produção é de 2,3% no período da projeção. Essa taxa está acima da taxa mundial para os próximos dez anos estimada pelo Fapri (Food and Agricultural Policy Research Institue), de 0,84% ao ano. Historicamente a produção brasileira de soja tem crescido a uma taxa anual de 5,8%. O consumo doméstico de soja em grão deverá crescer a uma taxa anual de 1,9% e atingir 49,6 milhões de toneladas em 2022, ou 55,8% da produção. Deve haver um consumo adicional de soja em relação a 2011/12 da ordem de 8,8 milhões de toneladas. Algodão. As projeções para o algodão em pluma indicam produção de 2,155 milhões de toneladas em 2011/12 e de 2,241 milhões de toneladas em 2021/22. Essa expansão corresponde a uma taxa de crescimento de 3,3% ao ano durante os dez anos da projeção. O consumo no Brasil deve crescer a uma taxa anual de 1,4%, alcançando 1,1 milhão de toneladas em 2021/22. Com relação às exportações, o estudo projeta crescimento de 4,8% ao

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

ano nos próximos anos. A área plantada deve ter aumento de 0,8% ao ano nos dez anos da projeç.

Milho. As projeções de produção de milho no Brasil indicam um aumento de 16,3 milhões de toneladas entre as safras 2011/12 e 2021/22. Em 2021/22 a produção deverá situar-se em 70,4 milhões de toneladas, e o consumo em 58,8 milhões. Para atender esse consumo o País deverá ter um excedente da ordem de 11,4 milhões de toneladas para exportações e formação de estoques. Neste caso, as exportações teriam que situar-se no seu nível inferior, que deverá ser de 3,0 milhões de toneladas. Para atender ao montante projetado da exportação de milho em 2021/22, de 14,2 milhões de toneladas, a produção teria que se aproximar mais de seu limite superior, que é maior do que 70,4 milhões de toneladas. Enquanto a produção de milho está projetada para crescer 1,7% ao ano nos próximos 10 anos, a área plantada deverá aumentar 0,4% ao ano. Arroz. As projeções de produção e consumo de arroz mostram uma situação apertada entre essas duas variáveis, havendo necessidade de importações de arroz nos próximos anos. A produção projetada para 2021/22 é de 15,242 milhões de toneladas, equivalente a um crescimento anual de 1,4% em dez anos, alta de 15,4% sobre as 13,208 milhões de toneladas da safra 2011/12. Esse acréscimo deverá ocorrer especialmente por meio do arroz irrigado, já que o arroz de terras secas tem reduzido sua expansão devido à menor incorporação de novas terras em áreas de fronteira agrícola. O caso mais típico é o de Mato Grosso, cuja produção vem se reduzindo acentuadamente devido ao menor cultivo de variedades de sequeiro. O consumo de arroz deverá crescer pouco abaixo da produção. Está estabilizado no intervalo de 12,5 a 14 milhões de toneladas por ano. Café. As projeções são de que a produção passará das 50 milhões de sacas na atual safra para 71 milhões em 2019/20 (não há previsões daí até a safra 2021/22), com taxa de crescimento de 4,4% ao ano. A área ocupada pelo café cairia a um ritmo de 2,87% ao ano, passando de 3,836 para 3,677 milhões de hectares.

Royalties da soja: Monsanto perde no STJ Danilo Macedo Da Agência Brasil O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a ação coletiva movida por sindicatos rurais do Rio Grande do Sul contra a cobrança de royalties pelo uso de sementes transgê-

nicas de soja com a tecnologia Roundup Ready, da multinacional Monsanto, terá alcance nacional. O julgamento teve início em dezembro de 2011, quando a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, proferiu voto reconhecendo a legitimidade das entidades de classe para propor a ação na Justiça

PROMOÇÃO ARGAMASSA QUARTZOLIT CI À VISTA jaumat.const@hotmail.com

R$ 10,99

Preço de terras em tendência de alta DA REDAÇ‹O Os preços das terras brasileiras destinadas à produção agropecuária continuarão registrando altas acentuadas, em movimento sustentado pelas cotações ainda elevadas das commodities agrícolas no mercado global. O prognóstico é da consultoria Informa Economics FNP, informa matéria de Anna Beatriz Thieme publicada no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro na última segunda-feira, 11. Estudo feito pela consultoria mostra que, do bimestre maio/junho de 2011 ao bimestre março/abril deste ano, os preços das terras brasileiras destinadas à produção agropecuária subiram, em média, cerca de 16%. A maior valorização foi observada na região Centro-Oeste, onde os preços subiram acima da média acional e registraram crescimento de 19%. Já nos últimos 36 meses, encerrados no bimestre março/abril deste ano, o salto nos preços foi de 50%, na média brasileira. O Centro-Oeste também ficou na dianteira, com valorização de 57% no período. Ainda segundo a matéria publicada pelo Jornal do Commercio, apesar das turbulências geradas pela crise financeira internacional, o mercado imobiliário rural do País seguirá em tendência de valorização, a exemplo do que já vinha ocorrendo em anos anteriores. Contribui para este prognóstico o interesse cada vez maior de investidores que, para diversificarem suas carteiras de investimentos, buscam os solos brasileiros como ativos mais seguros, em meio a um ambiente externo ainda bastante incerto. A gerente-técnica da Informa Economics FNP, Nádia Alcântara, disse ao Jornal do Commercio que a valorização das terras brasileiras, que teve seu movimento de alta ainda mais acentuado nos últimos dois ou três anos, continua seguindo a mesma lógica de anos anteriores. “Os preços das commodities agrícolas, em geral, abriram o ano em patamares bem elevados”, disse. Ela destacou, especialmente, o caso da soja, cuja safra deste ano foi impactada por uma forte estiagem que castigou as lavouras da região Sul do País, além

da produção argentina, devido à incidência do fenômeno La Niña nestas regiões. Há ainda, segundo a gerente, as incertezas do atual cenário global, que ajudam a contribuir para o movimento de alta nos preços das terras brasileiras destinados à atividade. “O que temos observado é que, influenciados pela crise no mercado mundial, alguns investidores acabam buscando as terras brasileiras como um ativo, na procura pela diversificação da suas carteiras de investimento. São investidores brasileiros, de grupos que se formam internamente no País, e investidores estrangeiros, que associam-se a estes grupos de forma a poder investir neste ramo. É outro movimento que também ajuda a causar certo aquecimento neste mercado de terras”, disse. Na avaliação da gerente, este prognóstico está longe de ser alte-rado, pelo menos a curto prazo. “Acredito que o cenário mantenha-se bem semelhante a este no curto prazo, pelo menos no horizonte dos próximos dois anos, a não ser que aconteça um choque mundial de demanda ou oferta muito grande”, diz. Segundo Nádia Alcântara, em caso de piora do ambiente pessimista da economia mundial, impactos disso poderiam ser gerados sobre a demanda pelas commodities, o que se traduziria negativamente sobre os preços. “O que temos visto, contudo, é uma manutenção dos preços sustentados, apesar da crise mundial que se configurou”, disse. O gerente lembrou que as turbulências estão basicamente na Europa, onde o padrão de consumo já era antes elevado. “Quando olhamos para a China, porém, apesar da desaceleração registrada em sua economia, há um intenso processo de urbanização, o que significa mais pessoas indo para a cidade e, portanto, uma pressão maior no consumo de alimentos”, explicou. Segundo Nádia Alcântara , pode até haver arrefecimento nas cotações de commodities ligadas à infraestrutura, como o minério de ferro, por exemplo. Já quanto à demanda por alimentos, ela avalia que seguirá em patamares elevados, sustentando os preços das commodities e, consequentemente, os das terras destinadas à atividade.

gaúcha, e foi retomado na terça-feira,12. Em nota, a Monsanto informa que “essa decisão do STJ em nada altera o mérito da questão, pois apenas estabelece a abrangência nacional de futura decisão de mérito da ação que ainda tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS)”. A empresa informa ainda que, “enquanto durar o andamento da ação e não houver uma decisão definitiva da Justiça sobre o mérito, o sistema de cobrança de royalties pelo uso da tecnologia Roundup Ready da Monsanto continuará funcionando normalmente com base nas garantias legais estabelecidas.” De acordo com o STJ, os valores envolvidos na ação chegam a R$ 15 bilhões. Para a ministra Nancy Andrighi, é importante que a eficácia da decisão seja ampla, incluindo os produtores de soja de todo o país. A posição foi seguida de forma unânime pelos ministros da Terceira Turma do STJ. “Não é possível conceber tutela jurídica que isente apenas os produtores do Rio Grande do Sul do pagamento de royalties pela utilização de soja transgênica”, avaliou a relatora, de acordo com nota do STJ. Segundo ela, a isenção de apenas um grupo de produtores causaria desequilíbrio no mercado atacadista de soja.

A Roudup Ready é uma semente de soja resistente a herbicidas à base de glifosato, resultando em aumento de produtividade. Para proteger a patente da Roudup Ready, a Monsanto criou um sistema de cobrança dos produtores, iniciado na safra 2003/04, baseado em royalties, no qual os sojicultores repassam diretamente à multinacional 2% do preço da soja transgênica adquirida. A Monsanto alega que o pagamento de royalties é a forma pela qual a empresa “é remunerada pelos investimentos realizados para o desenvolvimento da tecnologia para soja”. Segundo ela, o sistema de cobrança fomenta novos investimentos, permite o lançamento de novas tecnologias no Brasil e garante que “o valor gerado por esses produtos seja compartilhado com agricultores, sementeiros, multiplicadores, cerealistas e exportadores, entre outros”. Os sindicatos dos produtores pedem que a questão deixe de ser analisada pela Lei de Patentes e passe para a Lei de Cultivares. Dessa forma, seria permitida a reserva de sementes para replantio e venda de produtos como alimento, independentemente do pagamento de taxas à Monsanto. Além disso, os pequenos produtores poderiam multiplicar as sementes transgênicas para doação e troca. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

7


8

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

Vexame Ambiental Q

Da Agência Brasil As exportações do agronegócio atingiram a cifra recorde de US$ 10,26 bilhões em maio deste ano. Antes, o maior valor foi registrado em agosto de 2011, com US$ 9,84 bilhões. O

Agrônomo. Foi secretário de Agricultura e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Email: xicograziano@terra.com.br

compensa pela perda de rentabilidade reco- nol dos EUA. Acredite se quiser. lhendo menos imposto ao governo. Tudo Não é à toa que paira desilusão no setor dissimulado. Conta paga pela sociedade. sucroalcooleiro. Estimulados pela agenda Em segundo lugar, a gasolina barata da economia verde, nos transportes viabisegura, obviamente, o preço do etanol na lizada definitivamente com a geração dos bomba, roubando margem dos produ- motores flex fuel, inéditos e fortes grupos, tores. Pouco lucrativa, a atividade alcoolei- nacionais e multinacionais, entraram na ra vê sua matéria-prima se atividade. Anunciaram direcionar para a fabricaplanos formidáveis que, ção de açúcar, movimento após quatro anos, micaque se observa há tempos ram, roubando o fôlego do Gasolina nas usinas. Bastante renparque alcooleiro. Notícia barata e tável no mercado internaruim chega dos canaviais. cional, o açúcar estimula a E quem pensa que é choroetanol caro pauta das exportações. rô de usineiro se engana Resultado: a oferta de etafeio. Corretores garantem acabam nol se retrai, tendendo a que 20% das usinas do criando um elevar seu preço no posto Centro-Sul estão à venda. de combustível, espantanSem comprador. As chacírculo do a freguesia. Elementar. madas greenfields, novas O Brasil produziu cerca plantas a serem construívicioso contra de 28 bilhões de litros de das, em vários Estados, o meio etanol nesta última safra ficaram no papel. O pouco (2010/2011). Nos EUA o dinamismo existente ambiente, volume já ultrapassou 50 advém da ampliação e prejudicando bilhões de litros. Incrível. O modernização de fábricas país que inventou o já instaladas. Passos de tara saúde Proálcool, obtido a partir taruga no etanol. da cana-de-açúcar, está Milhares de estudiosos, pública. tomando poeira dos grinambientalistas e jornalisgos, que destinam 40% de tas se encontram na sua safra de milho para a Rio+20. O governo brasifermentação alcoólica. Mais ainda. A neces- leiro fará ginástica para justificar o inexsidade de manutenção de estoques confiá- plicável. Enquanto as nações se debruçam veis começou a exigir volumosas importa- para encontrar soluções capazes de esverções de etanol. Sabem de quem? Dos norte- dear sua (suja) matriz energética, por aqui americanos, claro. No ano passado, o Brasil se desperdiça uma oportunidade de ouro, comprou acima de 1,1 bilhão de litros de eta- retrocedendo no uso do combustível re-

ue Código Florestal, nada. O grande fiasco brasileiro na Rio+20 se esconde no etanol. O país que ensinou ao mundo como trocar a gasolina fóssil pelo álcool renovável engata marcha ré na utilização do combustível limpo. Um vexame ambiental. Pode-se comprovar facilmente esse retrocesso na bioenergia. Em 2011, o consumo dos combustíveis derivados de petróleo - gasolina principalmente - cresceu 19%, enquanto o uso do etanol nos veículos despencou 29%. Não precisa dizer mais nada. Anda na contramão da história a matriz energética dos transportes no Brasil. Aconteceu que os consumidores reagiram ao desequilíbrio de preços a favor da gasolina. Duas razões básicas explicam a mudança do mercado. Primeiro, o governo federal tem reduzido o encargo da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina, taxa que nos últimos anos recuou de 14% para 2,6%. Em consequência, acabaram praticamente equiparados os custos tributários de ambos os combustíveis. Uma política moderna de sustentabilidade, como buscada em todo o mundo, procederia ao contrário, ou seja, reduziria a carga tributária sobre o biocombustível, não sobre o derivado de petróleo. Trata-se, obviamente, de uma decisão política, arcada pelo governo federal desde 2002. Com a redução da referida taxa, a Petrobrás, que normalmente deveria ter elevado o preço dos derivados de petróleo para manter sua competitividade global, se

Recorde na exportação do agronegócio

XICO GRAZIANO

resultado expressivo representou uma elevação de 21,2% em relação a maio do ano passado. As importações de produtos do agronegócio, por outro lado, tiveram diminuição de 14,1%, com registros de US$ 1,34 bilhão em aquisições do exterior. O saldo comercial dos produtos do agronegócio ficou em US$ 8,92 bilhões. Nos últimos doze meses, o comércio do agronegócio brasileiro para o exterior teve expansão de 17,9%, alcançando US$ 97,4 bilhões. As importações chegaram a US$ 17,4 bilhões entre junho de 2011 e maio de 2012, com elevação de 13,9%. A forte elevação das vendas externas propiciou um saldo comercial de US$ 80 bilhões no período. De junho de 2011 a maio de 2012, o complexo soja (grão, farelo e óleo)

continua sendo o principal setor exportador, com alta de 41% (de US$ 19,3 bilhões para US$ 27,2 bilhões). O complexo sucroalcooleiro ficou na segunda posição, com US$ 15,9 bilhões (+13,2%). Os outros três principais setores foram carnes (US$ 15,9 bilhões; +9%), produtos florestais (US$ 9,4 bilhões; -1%) e café (US$ 8,2 bilhões +14,3%). Esses cinco principais setores tiveram expansão de participação no total das exportações de 78,2% para 78,6%. O complexo soja, principal responsável pela elevação das vendas no acumulado em 12 meses, teve elevação das vendas em US$ 7,9 bilhões, o que representou 53,4% do incremento de US$ 14,8 bilhões no valor total exportado. Outros setores também deram

novável. Os produtores de cana-de-açúcar e os usineiros de etanol, por sua vez, lançaram por aqui o Movimento Mais Etanol, querendo influenciar a mídia e sensibilizar o governo para sua agenda. Eles se propõem a dobrar de tamanho até 2020 - o que, ademais, geraria 350 mil empregos diretos -, mas precisam viabilizar uma estratégia de política pública que devolva ao etanol a competitividade roubada pelo controle dos preços da gasolina. Basta, de cara, reduzir a carga tributária sobre o biocombustível. Gasolina barata e etanol caro acabam criando um círculo vicioso contra o meio ambiente, prejudicando a saúde pública. Segundo a Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla em inglês), o etanol derivado da cana-de-açúcar pode ajudar a reduzir até 91% o efeito estufa da Terra, quando comparado com as emissões advindas da queima de gasolina. Mas, curiosamente, o ambientalismo pouca bola dá para essa tragédia da poluição urbana. O foco de sua ferrenha atuação, conforme se verificou na questão do novo Código Florestal, mira no assunto da biodiversidade. Contra o desmatamento. A intolerância dos ambientalistas agride os agricultores, como se do campo partisse todo o mal contra a natureza. Citadinos, eles poupam as desgraças ecológicas provocadas pela urbanização, a começar pelos escapamentos veiculares. Novos estímulos públicos ao setor automobilístico favoreceram agora as montadoras. Nenhum compromisso ambiental se firmou. Pouco importa, tristemente, aos radicais verdes. Tal miopia do movimento ambiental, infelizmente, ajuda o governo a esconder, na Rio+20, o retrocesso na agenda do etanol. Seria interessante, aliás, como subproduto da reunião, discutir para onde caminha o ambientalismo brasileiro. A incrível capacidade fotossintética do Brasil garante enorme vantagem na produção de biocombustível, energia renovável misturada com geração de empregos. Desprezá-la significa maltratar o etanol, um filho da Pátria.

importante contribuição, como o complexo sucroalcooleiro, com elevação de US$ 1,8 bilhão; as carnes, com mais US$ 1,3 bilhão e o café, com mais US$ 1 bilhão. A China continua apresentando o maior dinamismo nas importações do agronegócio brasileiro. Nos últimos doze meses, ampliou as importações em 59,7%, expandindo a sua participação de 14,4% para 19,6%. Caso se agreguem às compras da China as aquisições da região especial administrativa de Hong Kong (2,2%) e as aquisições da província chinesa de Taiwan (1,3%), o país atingiu a participação de 23,1% no total das aquisições. Esse percentual é próximo em tamanho da fatia da União Europeia, de 24,1%. ■

TRANSPORTES

Silobag Ipesa - Peças originais - Implementos agrícolas em geral 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189 Rua Kiichiro Murata, Q. 28 - L. 04 e 21 Jardim Imperial - LEM - BA Email: campoestemb@uol.com.br

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

9

REPRODUÇÃO DE PROJETO

NO MAPA, como ficará o trecho da BR entre a Avenida Salvador e o Hotel Solar, com duas pistas em cada sentido, com redutores de velocidade e passarelas em frente à Rua Mato Grosso e à Rodoviária. Os redutores terão rampa de subida e descida, com faixa de pedestres, com 2,5 metros de largura. Nas extremidades do trecho serão construídas duas rotatórias: uma em frente à Avenida Salvador, que terá mão única em cada uma das pistas, e outra em frente ao Hotel Solar.

Novas pistas para aliviar BR Prefeitura construirá também passarelas, rotatórias e redutores de velocidade em trecho de maior trânsito DA REDAÇ‹O

A

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães construirá pistas paralelas, junto à atual, em trecho de maior movimento da BR 020/242, considerado o gargalo do trânsito da Cidade. Convênio assinado pelo prefeito Humberto Santa Cruz com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Ernesto Pinto

Fraxe, autoriza a Prefeitura a administrar até dois quilômetros da rodovia. O deputado federal João Leão participou da reunião, que aconteceu na quarta-feira, 13, em Brasília. As novas pistas serão construídas junto ao leito principal da BR, inicialmente entre a altura da Avenida Salvador e do Hotel Solar. Nas extremidades do trecho de quatro pistas serão construídas rotatórias. O projeto da Prefeitura prevê ainda a

Prefeito entregará obras Até o final do mês estão programadas várias inaugurações na Cidade. A principal inauguração será a da Escola Modelo, na próxima quinta-feira, 21, no loteamento Conquista, no bairro Santa Cruz. A Escola Municipal Modelo Dom Ricardo Josef Weberberger atenderá quase mil alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. A escola terá uma área total construída de 3.767,64 m2. O prefeito Humberto Santa Cruz, que inaugurará a escola, entende que esta escola deve ser um marco no sistema de educação da Cidade. A Escola Modelo terá 14 salas de aula, cada uma com cerca de 40 m2, pátio de recreação coberto, piscina semiolímpica com arquibancada, campo de futebol society iluminado, quadras de vôlei de areia, vestiários, cozinha, banheiros, salas de informática e uma ampla área administrativa. Na nova unidade de ensino deverão estudar todos os alunos que estavam matriculados em anexos das escolas municipais Aldori Luiz Tolazzi, Irani Leite Matutino Santos, além de quatro turmas da Amélio Gatto. Segundo informações da Prefeitura, serão 14 turmas no perío-

construção de duas passarelas sobre a BR – uma em frente à Rua Mato Grosso e a outra em frente à rodoviária. O prefeito disse a Oeste Semanal que a obra será feita com a participação de empresas da Cidade, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). No trecho com novas pistas serão construídas também três redutores de velocidade, com passagem para pedestres. O prefeito disse que o projeto das obras foi

levado ao Dnit como solução emergencial para melhoria do trânsito de veículos e de pedestres enquanto a duplicação de todo o trecho urbano da BR não é realizada. “Além de facilitar o trânsito de veículos na área de maior fluxo da Cidade, daremos mais segurança aos pedestres com as passarelas que serão construídas”, disse Humberto Santa Cruz. O prefeito informou ainda que as obras devem começar nos próximos dias. LUCIANO DEMETRIUS

do da manhã, que terão 385 alunos, e 14 turmas no período na parte da tarde, com 430 alunos. Ponto cidadão. Na terça-feira, 26 de junho, será a vez da inauguração formal do Ponto Cidadão, o prédio anexo ao Centro Administrativo da Prefeitura. O local já está em funcionamento. A obra permitiu reunir todas as secretarias municipais em um só ponto, à exceção da Secretaria de Infraestrutura, e colocar à disposição pontos de atendimento para tirar documentos como carteira de trabalho e de identidade e até ponto de alistamento militar. Também estará funcionando no local um ponto do Detran. Na quinta-feira, 28, será inaugurada a Creche Escola do Jardim das Oliveiras. Esta obra faz parte, assim como a Escola modelo, do projeto da construção de mais sete escolas e seis creches na Cidade, já em andamento. As obras serão entregues assim que concluídas. As últimas ficarão prontas até 2014. O prefeito Humberto Santa Cruz também deverá inaugurar praças, postos de saúde e áreas de esporte até o final deste mês.

PASSEIO CICL¸STICO. O Passeio Ciclístico Paz no Trânsito, promovido pelo Rotary Club de Luís Eduardo Magalhães, foi realizado no sábado, 9. A saída foi em frente à praça Luís Eduardo Magalhães, no Centro. O passeio seguiu até a Câmara Municipal, de onde os participantes retornaram ao ponto de partida após 50 minutos. Segundo a organização do evento, cerca de 550 pessoas participaram da atividade. Ao final do passeio houve sorteio de brindes entre os participantes e show musical. A Escola Municipal José Cardoso de Lima recebeu um data show por ter o maior número de alunos no passeio. O estudante Ítalo Henrique da Silva Barros, do 8º ano, também da Escola José Cardoso de Lima, foi premiado com uma bolsa integral de estudos na Escola de Idiomas CCAA. No total, foram vendidas 650 camisetas, que valiam como inscrição ao passeio. O valor será revertido para o Banco Ortopédico para a compra de cadeira de rodas. ■


10 C I D A D E

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012 LUCIANO DEMETRIUS

Oito mil no show da Esquadrilha da Fumaça LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação

C

erca de oito mil pessoas assistiram à apresentação da Esquadrilha da Fumaça na tarde de domingo, 10, sobre o novo aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, que durou 38 minutos. A estimativa de público é da organização do Aerocentro Brasil, evento que, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, contou com a realização do Encontro Nacional de Ultraleves e exposição e feira de aeronaves, entre os dias 7 e 9 de junho. Sete aviões Embraer T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça, numerados de um a sete e pintados com as cores da bandeira brasileira, fizeram acrobacias como o looping em 360º, tonneau, coração, parafuso, split, cruzamento duplo, break, espelhão, bomba e bolotas. Horas antes da apresentação, o público já buscava o melhor lugar para se acomodar e assistir ao espetáculo. As aeronaves chegaram à cidade por volta das 10h (cerca de seis horas antes do horário previsto para o espetáculo). Algumas pessoas conseguiram autorização para posar ao lado dos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) tendo ao fundo uma das oito aeronaves que vieram à Cidade (uma delas não participou da apresentação da Esquadrilha da Fumaça).

Por volta das 15h, chegaram ao novo aeroporto o prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária Municipal de Saúde Maira de Andrada Santa Cruz. Por volta das 15h30, foi a vez do deputado federal Oziel Oliveira e da vice-prefeita Katerine Rios. Por volta das 15h50, o locutor do sistema de som contratado pela organização do evento precisou solicitar ao público que não jogasse objetos ao chão, principalmente pedaços de papel e plásticos, pois estes, com a ação do vento, corriam o risco de parar na pista do aeroporto, o que retardaria o início da apresentação. Às 15h55, os pilotos tenente coronel Wagner de Almeida ESTEVES (líder, avião número 1), capitão MARCELO Oliveira da Silva (ala direita, avião número 2), capitão Murilo Nagibb de Oliveira BOERY (ala esquerda, avião número 3), capitão Iramar RENÓ Faria (ferrolho, avião número 4), capitão Fabrício CARVALHO (ala esquerda externa, avião número 5), major ALEXANDRE de Carvalho Ribeiro (ala direita, avião número 6) e capitão Marcelo FRANKLIN Rodrigues (solo, avião número 7) chegaram à pista em direção às aeronaves. A decolagem aconteceu às 16h18.

OS PILOTOS Atrás, major Alexandre, capitão Carvalho, tenente-coronel Esteves e capitão

Franklin. Agachados, os capitães Marcelo, Renó e Boery.

Perguntada se tinha noção de quantas imagens havia clicado, ela abriu um sorriso e respondeu: “Muitas, não tenho a mínima ideia de quantas. Isso só vou saber ao chegar em casa e contar cada uma”. O espetáculo foi considerado pelo mecânico automotivo Alexsandro de Oliveira Lima a Espetáculo. Apesar de toda a estrutura melhor opção de lazer de Luís Eduardo montada pela organização do evento, não foi Magalhães nos últimos quatro anos, tempo possível conter a euforia do público que em que reside na Cidade. Natural de Mundo invadiu duas áreas restritas de acesso à pista. Novo, Aleksandro acompanhou a apresentaFoi necessária nova intervenção do sistema ção com o filho Carlos Eduardo e a esposa de som para controlar aqueles que, além de Geiza dos Santos Silva, que segurava no colo a querer assistir a apresentação do melhor filha Stephanie. Ele estava sempre mostranângulo, invadiram um dos espaços restritos do ao casal de filhos o posicionamento de para tirar fotos dos aviões em movimento ou cada avião. “Sensacional. É o melhor evento filmar os melhores momenque vi em Luís Eduardo tos da apresentação. desde que cheguei aqui. É a Já nas primeiras acrobacias, primeira vez que assisto a o público vibrou com a perícia uma apresentação da ‘Eu levava um dos pilotos da Esquadrilha da Esquadrilha da Fumaça ao susto quando os Fumaça. No semblante, seja vivo. Se eu já gostava dela aviões se de crianças ou adultos, obser(Esquadrilha da Fumaça) vava-se o encanto com cada quando assistia as apresentacruzavam. uma acrobacias. As manobras ções pela televisão, o que Pensava que eles que mais impressionavam, dizer agora, bem de perto”, chegando a causar risos nerdisse. “Engraçado é que iriam bater’, vosos na platéia, eram os mesmo sabendo que tudo é disse espectador. rasantes próximos ao local bem organizado, bem treinadestinado ao público. do pelos pilotos, eu levava Manobras que incluíam o cruum susto aqui embaixo quanzamento de aeronaves, dando do os aviões se cruzavam. Eu a impressão de que iriam se chocar no céu, pensava que eles iriam bater”, disse. arrancaram aplausos entusiasmados do públiAssim que o espetáculo terminou, os piloco. Outra manobra bastante aplaudida era o tos participaram de sessão de autógrafos e de vôo em formação com os aviões de cabeça para fotos com os espectadores nas dependências baixo. A última manobra, quando os aviões do novo aeroporto. Entre uma foto e outra, o desenharam um coração no céu de Luís capitão Marcelo conversou com a Eduardo, também foi bastante aplaudida. reportagem. “Em todas as cidades que visitaCom quase 30 minutos de apresentação, o mos, sempre participamos deste contato com público olhava de um lado para o outro do céu, tão logo as aeronaves sumiam entre as nuvens. A ideia era adivinhar de qual direção começaria a nova acrobacia. Um locutor, capitão da Aeronáutica, narrava cada uma delas, avisando o público para olhar para a direita ou a esquerda. A maioria dos espectadores – principalmente quem estava postado próximo da grade que separava o público da pista - preocupava-se em ter o melhor posicionamento para tirar fotos ou filmar. A recepcionista Yallen Taciane Barbosa Gomes era uma das que praticamente acompanhou a apresentação pelo visor de seu aparelho celular. “Estou assistindo tudo, mas com a preocupação de tirar boas fotos”, disse ela, que estava em companhia da sogra.

o público. O reconhecimento deles é o que move nosso trabalho”, afirmou. O piloto realizou em Luís Eduardo a sua apresentação de número 130, em três anos na Esquadrilha da Fumaça. “O público daqui é bem receptivo e demonstrou que conhece a história da Esquadrilha da Fumaça”, disse o capitão, que também se mostrou surpreso com o elevado número de espectadores. Por volta das 15h30, meia hora antes do horário marcado para a apresentação, a BR 020/242 apresentava congestionamento, tamanho era o número de veículos que se dirigia para o novo aeroporto, localizado em frente ao complexo da Bahia Farm Show. Às 15h45, só se conseguia estacionar a cerca de dois quilômetros da entrada do aeroporto, obrigando as pessoas a caminhar por cerca de 20 minutos.

Números. Segundo a organização do evento, entre os dias 7 e 9, cerca de 5 mil pessoas por dia foram ao novo aeroporto de Luís Eduardo Magalhães. A empresa Aero Centro, fabricante de aviões esportivos e executivos, de Barreiras, vendeu cinco aeronaves nos três dias de feira. O total comercializado foi de US$ 1,5 mihão. Apesar de nem todas as empresas que participaram do evento terem divulgado os números de sua participação, o comandante Kléber Rebouças Rangel, responsável pela organização da AeroCentro Brasil, afirma que o volume comercializado pelos expositores superou as expectativas. “A empresa Gulf Coast, por exemplo, encerrou sua participação no evento já no segundo dia, pois já tinha vendido todo o seu estoque”, disse, referindo-se à empresa de Goiânia, que comercializa equipamentos e aparelhos para aeronaves. ■


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

11

FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

OS AVIÕES T-27 TUCANO da Esquadrilha da Fumaça em demonstração sobre o novo aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, na tarde de domingo, 10 de junho. JOÃO PENIDO

Secretária Maira Santa Cruz e prefeito Humberto Santa Cruz

O CASAL Alexsandro e Geiza e os filhos Carlos e Stéphanie

YALLE Taciane Barbosa

Dia de louvor na Igreja ÂO Brasil Para CristoÊ DA REDAÇ‹O sede da Igreja O Brasil Para Cristo, na Avenida JK, no Centro, recebeu centenas de pessoas no evento “2012, o ano da multiplicação”. Na noite de quinta-feira, o cantor Davi Sacer se apresentou durante mais de duas horas. Cercado de pastores e missionários de outras igrejas Brasil Para Cristo, além de líderes religiosos de igrejas evangélicas de outras denominações, o organizador do evento, pastor Flávio Rodrigues Torres, estava muito satisfeito com a participação do público. “Para uma quinta-feira, meio de semana, o resultado foi excelente. É disso que a Cidade precisa. De festas de louvor a Deus”, disse. As palavras do pastor foram referendadas pela atuação do cantor Davi Sacer, que estimulava, o tempo todo, a participação do público. Ele

A

FIÉIS lotam a igreja O Brasil Para Cristo para assistir ao show de canções de louvor de Davi Sacer, no evento “2012, o ano da multiplicação”. conseguiu prender a atenção de todos, que dançavam e louvavam a Deus ao som das canções. Em determinado momento, Davi Sacer pediu que todos dessem as mãos a quem estivesse do lado. “Se não conhece, pergunte quem é. Ele é um irmão seu. Vamos louvar juntos, em corrente ao nosso Deus, ao Deus de todos nós”. O grupo de músicos que acompanhou o cantor era formado por um guitarrista, um baixista e um baterista, e dispunha de um aparato de luzes e efeitos especiais que deram um toque diferente à apresentação do levita. O pastor Flávio Rodrigues, a toda hora, era so-

licitado a receber os convidados que subiam ao palco, entre os quais estavam os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães pelo grupo denominado Terceira Via, Juarez de Souza e Jaime Cappellesso. “Está sendo uma grande festa para nossa Luís Eduardo Magalhães”, disse o pastor, lembrando que a ideia de fazer um evento surgiu como forma de “agradecer a Deus por termos superado todas as adversidades e conseguirmos crescer com nosso trabalho aqui na Cidade”. Um dos grandes momentos da noite de

quinta-feira, 15, foi quando o cantor Davi Sacer colocou todo o público para interagir com a música, seguindo para a frente, para os lados e para trás. O evento prosseguiria nesta sexta-feira, 15, com a apresentação do cantor Nani Azevedo, que gravou seu primeiro CD em 1982 e já ganhou prêmios de melhor cantor e destaque do ano entre os cantores evangélicos. No entanto, a mãe do cantor morreu na noite de quinta-feira, 14. Os organizadores tentavam transferir as passagens aéreas do cantor para este sábado, 16, quando ele se comprometeu a fazer o show. ■


12

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

VE¸CULOS

PLUS: O NOVO SOBRENOME DO BRAVO DUALOGIC DIVULGAÇÃO/AE

MARCELO FENERICH/AE

A

Fiat atualizou o software de gerenciamento de seu câmbio automatizado, Dualogic, que ganhou o sobrenome Plus. O primeiro a receber a novidade é o Bravo 2013, tabelado a partir de R$ 55.600, no caso da versão Essence; R$ 60.600 para a Sporting, inédita no modelo; e R$ 62.140 na Absolute. Todas têm motor 1.8 16V flexível de até 132 cv com etanol. Com as atualizações, a caixa manual robotizada de cinco marchas faz as trocas de modo mais suave instantaneamente, o que melhorou a resposta nas retomadas de velocidades. Na versão anterior, ao pisar no pedal do acelerador com força, o câmbio primeiro subia uma marcha para depois descer duas. Mesmo com as melhorias, os trancos nas mudanças continuam perceptíveis principalmente em altas rotações. Segundo o diretor de engenharia da montadora, Claudio Demaria, esses trancos só seriam eliminados com a adoção de dupla embreagem, mas essa solução iria encarecer demais o carro. Ele diz que em breve a transmissão Dualogic Plus será oferecida para outros modelos da Fiat. Dos destaques da transmissão, desenvol-

FICHA TÉCNICA BRAVO ESSENCE DUALOGIC PLUS

Preço sugerido Motor Potência (cv*) Torque (mkgf*) Câmbio Velocidade máxima* 0 a 100 km/h* Pneus e rodas

R$ 55.600 1.8, 4 cil, 16V, flexível 132 a 5.250 rpm 18,9 a 4.500 rpm Automatizado, 5 marchas 193 km/h 9,9 segundos 205/55R 16

PRÓS AGILIDADE Com atualização do sistema, não é preciso pisar no acelerador no trânsito lento e para manobrar. E as retomadas ficaram mais rápidas. CONTRAS TRANCOS Apesar da melhora em baixas rotações, solavancos nas passagens ainda incomodam. Principalmente nas trocas com o motor girando alto. *DADOS COM ETANOL; FONTE: FIAT

BRAVO DUALOGIC PLUS

vida pela Magneti Marelli, está o "creeping" (termo em inglês para "engatinhar" ou "avanço lento"). Esse sistema permite que o motorista manobre o carro em piso plano ou em subidas de até 8% sem precisar pisar no acelerador.

Basta tirar o pé do freio para que o Bravo Dualogic Plus passe a se movimentar lentamente, utilizando até 3,5 mkgf de torque do motor. Esta força é capaz de mover o hatch a até 7,5 km/h, de acordo com dados da Fiat. As duas novas versões, Sporting (R$

58.140) e Sporting Dualogic Plus trazem como exclusividade teto solar, defletor traseiro, rodas de 17" e suspensão esportiva, igual à da configuração T-Jet. Outro diferencial são as costuras dos bancos e os itens de decorações na pintura da carroceria.

NOVOS MODELOS DA CITROEN E VW TERÁ NOVO TIGUAN EM 2014 PEUGEOT NAS LOJAS EM AGOSTO

WWW.VW.COM.BR

As vendas de carros novos não andam muito bem e os importados sofrem com a alta do IPI e do dólar, mas, mesmo assim, a enxurrada de novos modelos prestes a chegar às lojas não tem data para acabar. Ainda bem. Os próximos da lista são o fluminense Citroën C3 e o francês Peugeot 308 CC - em agosto. O primeiro inaugura uma nova fase para o compacto após nove anos sem mudanças. Além do visual mais moderno, o hatch trará motor 1.6 16V EC5 igual ao do Peugeot 308, que gera 122 cv com etanol e dispensa o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. O motor 1.4 de até 82 cv com etanol da linha atual também deverá ser mantido nas versões mais baratas do carro. Já o Peugeot chama atenção pelo estilo, como é praxe nas linhas de conversíveis da

marca. O 308 CC tem teto retrátil e o motor é o já manjado 1.6 THP turbo a gasolina que desenvolve potência de 165 cv e torque de 24,5 mkgf. O câmbio é automático sequencial de seis marchas. Para fevereiro do próximo ano está confirmada a chegada da nova geração do Hyundai Santa Fé. O modelo sul-coreano, que foi apresentado ao público durante o Salão de Nova York (EUA), em abril, traz a nova linguagem visual da marca e se destaca pelas linhas modernas fluidas. As novidades são as versões Sport, para cinco pessoas, e LWB, de sete lugares. Virá ao Brasil com motor 2.0 GDI, com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 264 cv. O câmbio será o mesmo automático de seis marchas. (AE)

O novo Tiguan, que chegará em 2014, vai mudar até a base. O Volkswagen passará a utilizar a matriz modular transversal (MQB, na sigla em alemão), que estreou no Audi A3. O desenho é baseado no do Cross Coupé, que a VW mostrou no Salão de Tóquio do ano passado e que foi apresentado como o "futuro dos SUVs" da companhia. O carro 0 TIGUAN, da Volkswagen. terá a missão de esquentar a briga com o Land Rover Range Rover Evoque. norteamericano. Haveria outra com linhas Apesar de ser 12,5 centímetros menor que mais para cupês e duas portas. o Tiguan atual (são 4,34 metros de compriSerá nova também a oferta de motores e mento), o Cross Coupé tem 2,6 centímetros câmbios para o Tiguan, que trará as próximas a mais no entre-eixos. famílias a diesel EA288 e a gasolina EA211 Estima-se que o carro poderá, ao contrário Poderá haver uma opção híbrida (dieseldo que ocorre hoje, ter outras opções de car- elétrica), inclusive, como o Cross Coupé. roceria, incluindo uma com maior entre- Nesse caso a potência combinada dos motoeixos, voltada principalmente ao mercado res chega a 306 cv. (AE)

VENDAS DE MOTOS CAEM 13,1% O aperto na oferta de crédito vem produzindo impacto negativo no mercado de motocicletas. De janeiro a maio, a indústria registrou perdas de 13,1% em vendas no atacado e 9,7% na produção, ante o mesmo período de 2011, segundo dados da Abraciclo, entidade que reúne a maior parte das fabricantes do setor. A produção de maio, embora tenha sido 17,9% superior à de abril, recuou 15,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A baixa só não foi maior por causa das exportações, que cresceram 16% ante abril e 52,2% em relação às de maio de 2011.

As vendas ao consumidor também caíram. Em maio, foram emplacadas 149.871 unidades, ante 171.681 no mesmo mês de 2011. A Abraciclo, que projetava crescimento de 5% das vendas em 2012, acena com risco de estagnação ou retração. Na contramão do setor, a BMW Motorrad Brasil cresceu 80% no primeiro quadrimestre de 2012, ante o mesmo período do ano passado e somou 2.403 emplacamentos. A meta é vender 6 mil unidades até dezembro, o que fará do Brasil seu quinto mercado global. (AE)


V A R I E D A D E S 13

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

TECNOLOGIA SAMSUNG.COM

AS NOVIDADES DA CONFERÊNCIA DA APPLE CARLA PERALVA/AE A Apple realizou na segunda-feira, 11, sua conferência anual de desenvolvedores (WWDC). Uma porção de novidades era esperada e os rumores correram solto, sendo que os mais otimistas cogitavam até um novo iPhone. Não chegou a tanto. Ainda assim, não faltaram inovações. A conferência começou com o CEO Tim Cook no palco oferecendo números para impressionar: 400 milhões de contas na AppStore ("ela tem o maior número de contas com cartão de crédito da internet") e mais de 650 mil apps na loja virtual, 225 mil só para iPad.

GALAXY S III

"GALAXY S III ESTÁ SENDO BEM RECEBIDO", DIZ MICHEL PIESTUN FACEBOOK.COM

CAMILO ROCHA/AE

M

ichel Piestun é vicepresidente da área de telecomunicações da Samsung. Por telefone, ele falou sobre o lançamento do Galaxy S III.

S III. Queria aproveitar para lembrar que o 3G do nosso aparelho tem uma taxa de transferência de dados maior que a do concorrente. São 21 Mbps contra 14.

- O sistema de reconhecimento de voz, o S-Voice, ainda não fala português. Quando chega a ver- Como estão as vendas do são local? novo produto? - Ainda não está habilitado. - O aparelho está sendo bem Não é uma tarefa simples, pois recebido por toda parte. São não basta passar pelo Google nove milhões de pré-encomen- MIchel Piestun Tradutor, estamos falando de um das em todo o mundo. Sobre o sistema com inteligência artifiBrasil, não posso divulgar cial. A única coisa que posso números exatos, mas baseado neles já dá para dizer é que a versão do S-Voice para porprever que o aparelho será o líder na faixa tuguês brasileiro chega no segundo semestre. acima dos R$ 1.000. Mas não posso dizer dia nem mês. - Algumas redes de varejo já dão o produto como esgotado. A demanda foi subestimada ou é intencional? - No começo, vai faltar mesmo. Faz parte do começo de entrega de qualquer produto, a distribuição começa menor e vai crescendo.

- E quando teremos disponível por aqui o carregador sem fio? - Em julho. Gostaria de explicar que ele é sem fio, mas não é "Wi-Fi". O modo como funciona é assim: você coloca o Galaxy S III sobre uma base que fica ligada na tomada.

- Não há 4G na versão brasileira do smartphone. Vai ter depois quando essa rede estiver ativa no País? - Depois, sim. Quando existir mercado no Brasil, teremos uma versão LTE (4G) do Galaxy

- Como funcionará o video hub? - É uma central com 4.000 filmes, a maior parte lançada nos últimos quatro anos. Você pode comprar ou alugar e conectar com até cinco dispositivos. Em julho chega o music hub.

MACBOOK AIR E PRO. A primeira grande novidade relacionada a produto veio com as linhas de MacBook Air e MacBook Pro. Sobre os primeiros, Cook aproveitou para espetar os ultrabooks, claramente inspirados no notebook fino da Apple. "É um produto pioneiro e todo o mundo está tentando copiá-lo, mas descobriram que não é tão fácil". Os novos MacBooks Air terão chip dual-core Intel i5, com poder de processamento podendo chegar a 2 Ghz e o armazenamento a 512 GB em flash. Ambos serão compatíveis com USB 2.0 e 3.0. A nova geração de USB foi anunciada como sendo até dez vezes mais rápida que a versão anterior. Já o processamento gráfico dos novos Air promete ser 60% mais veloz. O novo Macbook Air de 13 polegadas será vendido nos Estados Unidos de US$ 1.199 até US$ 1.499, conforme a configuração. O modelo de 11 polegadas fica entre US$ 999 e US$ 1.099. Depois, foi a vez da próxima geração dos MacBook Pro ser apresentada. O laptop da Apple agora tem tela com tecnologia Retina, com resolução de tela quatro vezes maior (220 ppi) que a geração anterior. Apps terão de ser atualizados para funcionarem no novo display. São dois tamanhos de MacBook Pro: 13 polegadas (preço nos EUA entre US$ 1.199 e US$ 1.499) e 15 polegadas (entre US$ 1.799 e US$ 2.199). A memória de armazenamento vem em duas opções: 512 e 768 GB. Sobre o último número, Philip W. Schiller, vice-presidente mundial de marketing da empresa, disse: "Falta um quarto para chegar no terabyte. Isto é incrível". O processamento é via chip de quatro núcleos com até 2,7 GHz de processamento. A bateria terá sete horas de duração. MOUNTAIN LION. Depois do hardware, o software. O anúncio seguinte foi a nova versão do sistema operacional, o Mountain Lion. Custará US$ 20 nos EUA e estará disponível na App Store a partir do mês que vem. A interatividade dele com outro dispositivos ficou maior. "Tudo fica mais integrado pelo iCloud", diz Craig Federighi, o vice-presidente de software da empresa. O OS para os laptops é inspirado no sistema operacional para os aparelhos móveis, o iOS. A função ditado, presente no iPhone e no iPad chega aos Macs também. O usuário fala e o aparelho escreve em qualquer aplicativo, inclusive no Word da Microsoft. Atenção: não é a Siri no Mac, que é uma assistente de voz "inteligente", e sim uma função de ditado. Mais números: 66 milhões de usuários de Mac, o triplo de usuários de cinco anos atrás. 40% deles usam a última versão do sistema operacional, o Lion. São 26 milhões de cópias vendidas de Lion.

SAFARI E AIRPLAY. Em seguida, é a hora de mostrar um nova versão do Safari, browser da Apple. De cara, dá para ver inspiração no concorrente Chrome, do Google, como, por exemplo, na unificando buscas, histórico do usuário e bookmarks. O browser também ganha sincronização com diversos dispositivos. Ele continua seu histórico de navegação em aparelhos diferentes Atualização no AirPlay, interface que permite integração entre dispositivos Apple: "AirPlay Mirroring" mostra tudo o que está na tela do Mac na TV (uma preparação para a TV da Apple?) sem a necessidade de cabos HDMI, é tudo sem fio. O Mac também ganha novas funções específicas para a China: dicionário e adaptação para funções de texto. iOS 6 E SIRI. Na sequência, a próxima grande novidade: o iOS 6, nova edição do sistema operacional móvel da Apple, com 200 novos recursos. Scott Forstall, executivo da Apple responsável pelo iOS, dá números sobre o software: 75% das pessoas estão satisfeitas com o iOS, enquanto "apenas" 50% estão com o Android. Segundo Forstall, essa preferência se deve ao fato de a Apple anunciar uma nova versão do iOS anualmente. Forstall mostrou novidades na assistente de voz Siri, que agora estará disponível para o novo iPad. O executivo contou também que o aplicativo "andou estudando". Para demonstrar, ele faz perguntas sobre estatísticas de esporte ao aplicativo, que responde tudo. Depois, pede para ver uma lista de filmes com Scarlett Johansson. A partir dessa informação, pode-se ver onde os filmes estão passando e comprar ingresso, tudo sem usar as mãos. Outra novidade é que a Siri "aprendeu" a abrir aplicativos. Mas a novidade mais impressionante relacionada à Siri é sua integração com o carro, chamada "Eyes Free" ("olhos livres"). Através de uma parceria com montadoras (BMW, GM, Mercedes, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda), Siri poderá ser incorporada ao volante do automóvel. Com isso, o motorista poderá saber os melhores caminhos, fugir do trânsito e achar o restaurante chinês da região sem precisar olhar para o lado. Tudo isso integrado com outro anúncio importante do dia: o novo aplicativo de mapas. Ele traz instruções detalhadas de caminho a la GPS, informações sobre o trânsito, localização de negócios comerciais (mais de 100 milhões cadastrados já), vista de satélite em 3D que mostra prédios, topografia e pontos importantes. A Apple não vai desenvolver um aplicativo de trânsito para cada cidade e sim usar desenvolvedores terceiros, que poderão integrar os apps que construírem ao sistema de mapas. O iOS 6 será bem mais integrado com o Facebook. Usuários poderão postar fotos e vídeos diretamente para suas contas na rede social, sem precisar de aplicativo. Atualizações de status poderão ser enviadas via Siri. O FaceTime, aplicativo para chamadas em vídeo que só funcionava via Wi-Fi, agora também poderá ser usado em chamadas de celular. Também está disponível em HD a partir de agora. Outro novo recurso é o "Do Not Disturb" ("não perturbe") que silencia notificações, chamadas e avisos de mensagens quando o usuário não quer ser incomodado. Todas as versões posteriores ao iPhone 3GS, ao iPad 2 e ao iPod Touch de quarta geração serão compatíveis com o iOS 6.


14 V A R I E D A D E S

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

TELEVIS‹O IGOR GIANNASI

PT.WIKIPEDIA.ORG

"ADORARIA FAZER MAIS TRABALHOS COM BENEDITO RUY BARBOSA"

O

ator carioca Marcello Antony, de 47 anos, coleciona uma série de personagens polêmicos na TV. E acredita que, com eles, ajudou a abrir espaço para discussões sobre temas menos palatáveis, como dependência de drogas, na teledramaturgia brasileira. Sem neuras com a vaidade, agora, ele está careca para viver o personagem-título de Macbeth, clássico de William Shakespeare, no Teatro Vivo, em São Paulo, com direção de Gabriel Villela. Ex-marido da atriz Mônica Torres, com quem tem dois filhos adotivos, Antony atualmente é casado com a estilista Carolina Hollinger Villar, com quem teve o primeiro filho biológico, Lorenzo, de 8 meses. À reportagem, o ator falou sobre o início da carreira, filhos e a vontade de viver apenas de cinema. - Você acha que, para um ator estar completo, ele deve fazer um Shakespeare? - Eu não tinha essa noção. Quem me trouxe à tona nesse sentido foi o próprio Gabriel (Villela), quando fiz "Vestido de Noiva", do Nelson Rodrigues. Ele me chamou num canto e falou que eu deveria enfrentar um clássico. Falei: ‘Porra, é verdade, então me convida’. Há quase um ano, ele fez o convite oficial. Só agora que sinto realmente essa dimensão para um ator interpretar um personagem clássico numa peça também clássica. - Você iniciou sua carreira no teatro mesmo, não é? - No teatro mesmo. Foi na CAL, na Casa das Artes de Laranjeiras, uma escola de teatro no Rio. Cheguei a fazer dois anos lá e depois saí para fazer parte do grupo do Aderbal Freire-Filho, que, na época, tinha um grupo chamado Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, onde fiz várias peças. - Você tinha quantos anos? - Eu tinha na época 28, 29 anos. - Como surgiu essa vontade? - Surgiu por acaso. Eu tinha abandonado a faculdade de Comunicação Social por não ter condições de pagá-la e aí fiquei um tempo perdido, sem saber o que fazer. Comecei a estudar astrologia por conta própria. Passei a ler uns livros, fazer um mapa, vi que levava jeito, me interessei e procurei uma faculdade de Astrologia. Ela

Fones: (77) 3628-6970 (77) 9983-9553 (77) 9141-9308 Peças e Serviços: ● Eixo Cardans. ● Tensores. ● Barra direção todos. DISTRIBUIDOR AEMCO Av. Luís Eduardo Magalhães, Qd. 02 LT. 07 Vereda Tropical - Cond. Tropical Ville CEP 47850-000 - LEM/BA

existia e era em Laranjeiras. Fui lá e o preço era igual ao da faculdade que fazia. Como eu morava em Niterói e tinha amigos que faziam teatro na CAL - e essa faculdade era perto de lá - liguei para um amigo que fazia aula lá para me esperar e eu pegar carona para voltar para Niterói. Quando cheguei lá, estavam abrindo um curso profissionalizante para ator e com um preço que eu adoraria ter encontrado na faculdade de Astrologia. E me matriculei. - Você é místico? - Sou, acho que a misticidade está em volta da gente. Acredito numa vida além desta aqui. Acho que a gente está aqui realmente para aprender, para crescer. - Mas você faz mapa astral? - Não, não faço mapa astral. Gosto de ler coisas, esoterismo, misticismo. Gosto desses assuntos, como bom aquariano. - Qual o papel mais significativo da sua carreira? - Sempre vejo como o próximo. Porque é uma profissão em que você amadurece muito a cada trabalho. Então, você sempre vai trazendo uma coisa a mais, uma bagagem a mais. Posso dizer que hoje é o Macbeth, que estou fazendo. - Como foi sua infância? - Foi uma infância normal. Meu pai é funcionário público aposentado e minha mãe, dona de casa. Sou o mais velho de três irmãos. Sempre estudamos em colégio de freira. Uma vida normal de classe média baixa. - Em Niterói mesmo? - Sou carioca, criado no bairro do Catete, no Flamengo. Com 13 anos, mudei para Niterói, onde fiquei até os 28. Então, Niterói tem uma parcela significativa na minha formação como homem. Meus grandes amigos são de lá, perdi a virgindade lá, me fiz homem lá, tenho uma ligação muito forte com Niterói.

MARCELLO ANTONY dava um ar mais romântico do que de crueldade. Então, ele já tinha essa proposta de ser careca para dar crueza e crueldade. Para mim, não tem problema. O cabelo cresce depois. Já fiz outros trabalhos, tanto em cinema, quanto em televisão, em que tive de raspar o cabelo. E, para um personagem como esse, mereceu. - Cinema é algo que você gostaria de fazer mais? - Eu adoraria viver de cinema, mas é uma coisa impossível. Adoraria poder fazer dois filmes por ano e viver disso, seria meu sonho. Mas sei que isso não é possível e sou feliz assim mesmo. - Você tem algum projeto? - Não. Para cinema, recebo poucos convites.

- Você teve de raspar a cabeça para interpretar Macbeth. Como fica a questão da vaidade? - Quando vim para o processo de ensaio, meu cabelo estava bem grande, no ombro. Mas quando Gabriel me viu, disse que era exatamente o oposto. O cabelo grande me

- E na TV, alguma coisa em vista? - Não, por enquanto, não. Acabei "Passione", já tem quase dois anos que estou fora do ar e, por enquanto nada, estou quietinho. E não foi por imposição minha, eu não pedi um tempo para fazer a peça. Aconteceu naturalmente. Como eu não estava sendo chamado para nada, aproveitei e toquei isso aqui.

(77) 3628-4552

- Você já fez alguns papéis polêmicos em novelas, como em "Torre de Babel" (1998)... - Isso, o Guilherme Toledo, o dependente químico.

Quem pinta, pinta com Eloí Tintas 6 vezes no cartão sem juros ou 10 vezes sem juros no cheque pela Losango

- E mesmo o... - O Gerson Gouveia, de "Passione" (2010). - Você acha que a sociedade está aberta a discutir esses temas ligados a eles? No caso do personagem de "Torre de Babel", ele acabou sendo explodido junto com o shopping. - É, mas se for olhar para trás, vou ver que

eu, junto com o Silvio (de Abreu, autor), dei o pontapé na história da TV, porque nunca tinha sido abordada a dependência química da maneira como foi. Mas se você for ver, em seguida, dois anos depois, teve "O Clone", com a Débora Falabella, que fazia uma dependente e foi consagrada, porque se abriu uma porta lá atrás. Também, em "Passione", o tema abordado era muito mais cascudo do que foi revelado. Ele teve de ser desviado no meio do caminho. Acho que, para algumas coisas, a sociedade realmente não está pronta, mas tem que se dar um pontapé inicial para lá na frente ir maturando as ideias. - Por falar em Silvio de Abreu, qual a importância dele na sua carreira? - Importantíssimo. Tive oportunidade de fazer três ‘novelaças’ dele: "Torre de Babel", "Belíssima" e "Passione". São os autores que chamam os atores para fazer os papéis e ele me chamou para fazer personagens que iam dar ruído. Não ia ser qualquer um que aceitaria fazer. - Tem algum autor com quem você gostaria de trabalhar? - Trabalhei com a maioria dos autores e diretores da Globo. Acho que só não trabalhei com o João Emanoel (Carneiro) e a Gloria Perez. Mas um autor com quem eu adoraria poder fazer mais trabalhos, que, para mim, é um autor divino, é o Benedito Ruy Barbosa. É de uma poesia e de uma profundidade absurdas na televisão. Fiz "Rei do Gado" e "Terra Nostra" com ele. - Se seus filhos quisessem seguir a carreira de ator, você os apoiaria? - Eu apoiaria se sentisse que é uma coisa do coração deles, da vontade deles, e se sentisse que eles teriam vocação e talento para a coisa. Assim, com certeza, iria incentivar.


V A R I E D A D E S 15

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA

SÁBADO, 16/06

BAND ESTREIA O PROGRAMA "DEU OLÉ!"

nova vocalista Mari Antunes canta sucessos e apresenta o hit "Namorar". O programa comandado por Luciano Huck vai ao ar às 16h05. DOMINGO, 17/06

A

partir deste sábado, às 14h15, Felipe Andreoli, Denílson e Paloma Tocci comandam o "Deu Olé!", novo programa de esportes da Band. Além de tratar de futebol, a atração vai cobrir todos os esportes e tem como proposta trazer informação esportiva com humor e descontração.

RAUL GIL RECEBE CÉSAR MENOTTI E FABIANO A dupla César Menotti e Fabiano participa neste sábado do quadro "Crianças Curiosas", do "Programa Raul Gil". Os cantores respondem aos pequenos Yasmin, Nicole, Vitinho, Milena, Kaik e Manu. Entre outras perguntas, as crianças querem saber qual a música que eles mais gostam de cantar. Ao final do quadro, os sertanejos apresentam os hits "Se Fosse Eu" e "Ciumenta". O programa vai ao ar no SBT, às 14h15.

‘BABADO NOVO’ APRESENTA NOVA VOCALISTA O "Caldeirão do Huck", da Rede Globo, será animado pelo axé do grupo Babado Novo. Estreando na televisão e na banda, a

NOTAS AE

EX-ATLETAS FAZEM SIMULADO NA RECORD Ex-atletas contratados como comentaristas esportivos da Record, como Magic Paula e Fernando Scherer, estão passando por simulações das transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, na sede da emissora. Eles assistem a vídeos de competições e treinam como devem interagir com os narradores, como se estivessem ao vivo.

CEARÁ SEM SILVIO Ceará, do "Pânico na Band", ainda não recebeu a notificação judicial que o proíbe de imitar Silvio Santos, porém, foi orientado pela direção artística da emissora a não retomar o personagem. "Eu também o imitava em eventos e shows. Eu acatei, respeitei. Fiquei triste porque sempre fiz como uma homenagem", disse

ROGÉRIA NO PROGRAMA "OS CARAS DE PAU" PT.WIKIPEDIA.ORG

No episódio de "Os Caras de Pau", da Rede Globo, Pedrão (Marcius Melhem) decide apresentar seus pais ao patriarca da família da namorada (Karina Dohme) e pede a ajuda de Jorginho (Leandro Hassum) para convencer a mãe a comparecer à reunião. Quem apare- LEANDRO HASSUM ce, no entanto, é o pai de Pedrão, Astolfo (Rogéria), um artista de uma casa de shows na França. A atração vai ao ar às 13h10. SEGUNDA-FEIRA, 18/06

ZECA CAMARGO APRESENTA ÚLTIMO "REVIVA ESPECIAL" O jornalista Zeca Camargo volta ao

o humorista à coluna.

FICOU REVOLTADA Após a entrevista de Juliana Paes sobre o remake de "Gabriela", no Fantástico, no último domingo, Sonia Braga, estrela da primeira versão, reclamou no Facebook por não ter sido citada. "Ou foi incompetência ou, pior, falta de respeito mesmo e pura má-fé".

UM QUÊ DE RANCOR Na declaração, Sonia Braga diz acreditar que a omissão de seu nome pode ter sido retaliação. "Talvez porque não tenha aceitado trabalhar de graça para eles na divulgação, em Portugal, de "Dancin' Days". Em troca, preferiram me apagar da história da tevê."

SEM FRESCURA A ex-panicat Juju Salimeni, contratada a peso de ouro no "Legendários", costuma

comando do "Reviva Especial" para fechar a temporada de cinco edições em comemoração aos dois anos do canal Viva. Zeca tem, agora, a companhia do humorista Marcius Melhem, do diretor Maurício Farias, da autora Maria Carmen Barbosa e do ator Diogo Vilela. O programa, que vai ao ar às 23h15 no Viva, analisa a história do humor no Brasil. TERÇA-FEIRA, 19/06

AMOR É TEMA DO "ALTERNATIVA SAÚDE" NO GNT O Dia dos Namorados já passou, mas o amor ainda está no ar no "Alternativa Saúde", do GNT. O programa, que vai ao ar às 19h30, mostra como o amor pode transformar a vida das pessoas e influenciar a saúde. Patricya Travassos recebe a antropóloga Mirian Goldenberg e o neurocientista Jorge Moll Neto para falar sobre o assunto. QUARTA-FEIRA, 20/06

DOCUMENTÁRIO CONTA HISTÓRIA DA FILHA DE CHER O Discovery Channel exibe às 21h o documentário "Chaz Bono: Mudança de Sexo". Este documentário conta a história da transformação de Chastity Bono, a filha da cantora Cher, que se transformou em um homem, e a busca de uma identidade que consumiu metade de sua vida.

comer no bandejão da Record, na Barra Funda. A loira frequenta o mesmo refeitório que os funcionários da emissora e já se sentou perto dos anões de "O Melhor do Brasil".

SEM FRESCURA 2 O humorista Rafinha Bastos, produtor executivo do "Saturday Night Live", também come no restaurante dos funcionários quando dá expediente na RedeTV!. O gaúcho espera pacientemente que os outros se sirvam e faz questão de não furar a fila.

ASSUNTO SUPERADO O novelista Lauro César Muniz conversou com Luiza Tomé depois que ela reclamou do pouco destaque em "Máscaras" (Record). "Dei explicações a ela: concentrei as ações na trama policial, e ela pertence a um núcleo que ainda não se envolveu na ação."

QUINTA-FEIRA, 21/06

NOVA TEMPORADA DE "PRESOS NA COZINHA" A segunda temporada do drama culinário "Presos na Cozinha" estreia no truTV nesta quinta, às 21h. A série traz novas criações no cardápio de uma equipe formada por exassaltantes de banco, ladrões e presos condenados por pequenos delitos. Nesta temporada, o reconhecido chef Marc Thuet e sua esposa Biana Zorich repetirão o feito de seu primeiro restaurante de presos em Toronto, mas, desta vez, em Vancouver. SEXTA-FEIRA, 22/06

ZÉ DO CAIXÃO ENTREVISTA A ATRIZ MARIA PAULA DIVULGAÇÃO

No programa "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", exibido à 0h no Canal Brasil, Zé do Caixão entrevista a atriz Maria Paula. Ela fala sobre a infância vivida em um colégio exclusivo para meninas, a adolescência "punk" e rebelde, além da recente experiência com a maçonaria, reforçando sua constante busca pela espiritualidade.

MARIA PAULA

CALOURO SOFRE Ronald Rios, o último integrante contratado pelo "CQC" (Band) depois da baixa de Danilo Gentili, é o único que não aparece nas fotos no site do humorístico. Apesar de ter reportagens em destaque, ele não está na montagem da equipe no topo da home.

TWITTER.COM/RONALDRIOS

RONALD RIOS

GANHANDO EM DÓLAR As atrizes Ingrid Guimarães e Maria Paula foram a Nova York para filmar "De Pernas pro Ar 2", previsto para estrear nos cinemas em dezembro, em que Alice e Marcela abrem uma filial da loja SexDelícia por lá.


16

VARIEDADES/CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

HORŁSCOPO

DE 18 A 25/6

PATRYCIA TORRES/AE

MUDANÇA DE GÊMEOS PARA CÂNCER INDICA HORA DE TRABALHAR SENTIMENTO Semana que transita entre a mudança de energia de Gêmeos para Câncer. Basicamente podemos dizer que o enfoque sai do nosso corpo mental e vai para o nosso corpo emocional. Hora de trabalhar os sentimentos. Áries (20/03-19/04) Tudo aquilo que você programou na sua mente, neste exato momento precisa ganhar o apoio das suas emoções. Avalie o que está realmente de acordo com o que você planejou e siga em frente. Touro (20/04-20/05) Nos últimos dias houve um fluxo grande de pensamentos e de tomada de decisões. Você

precisou ganhar fôlego para continuar. Siga em frente, talvez o ritmo esteja diminuido, mas o que impor ta é prosseguir. Gêmeos (21/05-20/06) Você que naturalmente tem uma tendência a racionalizar os seus sentimentos, aproveite este período para somente senti-los. A par tir daí, muitos insights poderão surgir e uma compreensão maior do que o cerca será alcançada. Câncer (21/06-22/07) O fato é que o famoso inferno astral a que muitos se referem, simplesmente indica uma passagem de um ciclo para outro e nós naturalmente e inconscientemente resistimos às mudanças. Sabendo disso, simplesmente flua e prepare-se para o novo. Leão (23/07-22/08) Por mais que o amigo leonino resista a esta verdade, é fato que muitas vezes ele precisa de um impulso extra para agir. É muito provável que agora você realize sonhos do começo do ano que já havia até deixado de lado.

Virgem (23/08-22/09) Considerando que o setor emocional é um terreno um pouco estranho para o virginiano, foque os próximos dias em transmutar antigos padrões emocionais que não lhe trazem felicidade. Seja positivamente analítico. Libra (23/09-22/10) Toda vez que tentamos mostrar segurança em situações onde precisamos mesmo é de atenção e coração, tendemos a agir com agressividade e distanciamento. Algumas situações estão lhe mostrando exatamente isso. Mude. Escorpião (23/10-21/11) Parece que finalmente você entrou nos trilhos do Universo e está colhendo muitos frutos de sementes que foram plantadas há muito tempo atrás. A gratidão é uma lição que sempre vale a pena ser aprendida e você está indo muito bem. Sagitário (22/11-21/12) Naturalmente aventureiros e amantes da liberdade, os sagitarianos, neste momento,

AGENDA São João do Santa Cruz

Baile no CTG

Será realizado entre 22 e 24 de junho mais uma edição do São João do Santa Cruz, ao lado da Feira Municipal, sempre a partir das 19h. Na sexta-feira, 22, shows com as bandas Itome Xote, Back Stage e Sintonia do Forró. No sábado, 23, apresentação das bandas Rastapé, de São Paulo, Forró Só Pra Xamegar e Forró BR 20. No domingo, 24, sobem ao palco Farol de Fusca, Espalha Brasa e Forró Brother.

Será realizado no sábado, 30 de junho, a partir das 22h, o 12º Baile da Saudade, no CTG Unidos dos Gerais. Mais informações pelo telefone (77) 9918-8431.

Dia de Campo Fundação Bahia, Abapa, Emater Algodão e Fundeagro promovem no sábado, 30, a par tir das 7h30, o Dia de Campo do Algodão, no CPTO/ Fundação Bahia. Na 1ª estação, Apresentação das Novas Cultivares da Fundação Bahia; na 2ª estação, Resistência de Ervas Daninhas e Herbicidas na Cultura do Algodão; na 3ª estação, Ações Para o Controle do Bicudo no Oeste da Bahia/Experiências e Expectativas para a Próxima Safra; na 4ª estação, Pragas e Doenças – Prevenção Para o Futuro. Após as palestras técnicas das estações, serão realizadas as palestras nos stands das empresas. No stand da Syngenta, Nematóides na Cultura do Algodoeiro; no stand da Bayer CropScience, Qualidade de Fibra; no stand da AEAB e Agrolem, Balcão de Consultas. Mais informações pelos telefones (77) 3628-4804 ou 8825-6083

Festa junina Será realizado neste sábado, 16, a par tir das 20h, o Arraía do Espia Brasa, no Espetinho do Gaúcho (rua Pará, 95, Centro). Apresentação da dupla João Pedro e Júnior e das bandas Fuzuê e Farol de Fusca. Mais informações pelo telefone (77) 3628-1591.

Arraiá do Independente Será realizado neste sábado, 16, a partir das 19h, o 3º Arraiá do Bairro Independente, promovido pela Amabi (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independente). O evento será na rua Itabuna, em frente ao Posto de Saúde Oswaldo Cruz, com apresentação de quadrilha de São João e barracas com produtos típicos da festa.

Cursos A Tecnótika promove cursos de pintura em tecidos, patchowrk, crochê, macramê, ponto cruz, bordado em fitas e fuxico. Mais infor mações pelo telefone (77) 3628-1041. A loja fica na rua Clériston Andrade esquina com

poderiam olhar mais para as pessoas próximas e avaliar se elas estão alinhadas com esses valores, honestidade consigo mesmo e com o próximo é amor. Capricórnio (22/12-20/01) Em um ano de tantas transformações e renovação de valores, é natural você querer se agarrar a algumas coisas. Porém, a vida não está lhe dando essa escolha e quanto mais você tentar segurar, mais as coisas escorrerão entre os seus dedos. Aquário (21/01-18/02) Viver momento de aprendizado pode ser uma experiência bem apropriada para você. As influências são grandes para que você viva no futuro, onde as coisas estão por acontecer. Mas elas ainda vão acontecer e serão fruto do hoje. Peixes( 19/02-19/03) Você entra em um terreno conhecido para você, que é o terreno das emoções. Avalie até que ponto está se sentindo satisfeito com o que está vivendo e se algo precisa ser transmutado.

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

rua Pará, 923, Centro.

Direito Eleitoral Estão aber tas as inscrições para o Curso de Direito Eleitoral Para as Eleições Municipais de 2012, promovido pelo Complexo Damásio de Jesus, na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf). O curso será realizado entre 2 e 25 de julho, às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30. Mais informações pelo telefone (77) 3628-9900.

Especialização na Faahf A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira está com as inscrições aber tas para os cursos de especialização em metodologia do Ensino Superior e Manejo da Fertilidade do Solo do Cerrado com início em agosto. Além disso, promove a par tir de 6 de julho o curso de extensão em políticas públicas. Mais informações pelo telefone (77) 3628-9900 ou pelo email coordenacao.fgv@faahf.edu.br

Lembrete ● O Conseg/LEM promove neste sábado, 16,

o Jantar dos Namorados Além-Mar, às 20h, no Buffet Olavo Nascimento, no Jardim Paraíso. Cardápio da culinária por tuguesa e apresentação de uma banda típica de música portuguesa. Convite individual a R$ 100. Mais informações pelo telefone (77) 9971-6201. ● Será realizada no dia 14 de julho a Paraná Fest, no Clube Aliança, no Novo Paraná, às 22h, com grupo Alternativo e a dupla Lucas & Fernando. ● Será realizado neste sábado, 16, o Dia D, mobilização nacional para a vacinação, nos postos de vacinação, das 8h às 17h, e na zona rural, das 8h às 12h. O Dia D integra o programa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que irá até o dia 6 de julho. ● A Igreja Luterana Congregação São Lucas promove neste domingo, 17, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta), a par tir das 11h, o IV Porco à Paraguaia.

● Será realizado na sexta-feira, 22, às 19 horas, na Toca do Urubu, o “Festival Cristão Quem é louco por música não precisa de drogas”, que tem por objetivo arrecadar fundos para a gravação de CD da banda gospel Ministério Tribolado. Haverá apresentações das bandas Akza e Ministério Tribolado e de Paulo Paim, vocalista da banda brasiliense Outono 09. ● Será realizada no sábado, 23, a Festa Junina da Igreja São Francisco de Assis, no Jardim Paraíso. Às 19h, santa missa, seguida pelas festividades (comidas típicas, dança de quadrilhas, pescaria e brinquedos). Mais informações pelo telefone (77) 3639-0652. ● A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promove na sexta-feira, 29, no Espaço de Eventos Quatro Estações, noite de palestras com Michael Hans Joerg Rueckriem (especialista em qualidade do algodão) e Carlos Alberto Sardenberg, (jornalista e comentarista econômico). Mais informações pelos fones (77) 3628.4804 ou 8825-6083. ● Dia 13 de julho, em comemoração ao Dia Internacional do Rock, a banda Nipous, de Brasília (DF), se apresenta na Toca do Urubu (avenida Salvador com José Cardoso de Lima), a par tir das 20h, com show em tributo à banda Foo Fighters. Caipirinha livre até às 22h. Mais informações pelo telefone (77) 9924-7887.

Vagas no Sine/Luís Eduardo O SineBahia informa as vagas disponíveis em Luís Eduardo Magalhães: vendedores internos (duas vagas); vendedores pracistas (quatro); trabalhadores rurais (30); motoristas habilitação D (três); motoristas habilitação E (três); pizzaiolo (uma); ajudantes de pizzaiolo (duas); atendente de telemarketing (uma); tratoristas (15); vigia (uma); manicure (uma); cabeleireira (uma); estoquista (uma); balconistas de farmácia (três); serviços gerais/masculino (três); técnico em segurança do trabalho (uma); operadores de caldeira (duas); doméstica (uma); cozinheiro (uma); office-boy (uma); operador de caixa (uma); torneiro mecânico (uma); soldador (duas); dentistas (duas); auxiliares de consultório dentário (duas) ■


C I D A D E 17

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

SEBASTIÃO NERY Petrobras ameaçada RIO – A campanha do “O Petróleo É Nosso” estava no auge, em 1953. Em Belo Horizonte, entidades estudantis, lideranças sindicais, organizações de jornalistas e intelectuais preparamos um comício para a Praça da Estação e convidamos os parlamentares. A polícia proibiu, alegando que era uma campanha e um comício de comunistas. Nenhum deputado federal apareceu. Apenas alguns estaduais, na praça cheia, cercada pela polícia. Lá na frente, servindo de palanque, pusemos um caminhão vazio, sem as laterais, e um microfone. De repente, chega o deputado federal do PTB e já candidato a senador no ano seguinte. Lúcio Bittencourt, alto, magro, terno claro, bigodinho preto, vai direto para o caminhão. Fomos juntos. Com ele, a polícia não teve coragem de barrar-nos. Alguns de nós falamos. Eu contei a historia, desde que o petróleo apareceu na Bahia. Lúcio pegou o microfone e começou:

Bittencourt – Ontem, li nos jornais que a polícia havia proibido este comício. Liguei para o governador Juscelino, ele me disse que eram ordens federais, do Rio. Confesso que tive dúvidas. Mas, à noite, ouvi o povo me dizendo: – Vai, Lúcio, vai! Vai! E Lúcio foi. Deu um passo à frente e caiu esborrachado no chão, embaixo do caminhão. Ainda tentei segurá-lo pela ponta do paletó, não deu tempo. Nosso querido professor desabou. Acabou o comício. No dia seguinte, no palácio, Juscelino dava gargalhadas:

– Eu bem que disse a ele: – “Não vai, Lúcio! Não vai”! A Petrobras nasceu da luta de milhares de Lúcios Bittencourt, brasileiros de todos os Estados, contra a resistência feroz dos Estados Unidos e suas matilhas colonizadas, que tentavam impedir o começo da exploração e deixar o petróleo inexplorado, como uma reserva estratégica. No seu segundo governo, Getúlio Vargas foi obrigado a mandar para o Congresso o projeto criando a Petrobras, a princípio sem o monopólio estatal, depois com ele. Hoje, 60 anos depois, a Petrobras é patrimônio e orgulho do povo brasileiro. Mas está mais uma vez ameaçada:

Números 1.- Os preços das ações das empresas guardam similaridade com o preço do barril de petróleo no mercado internacional. Em 2007, o preço do barril do petróleo “Brent”, atingiu 130 dólares. Na época, uma ação da Petrobras era cotada a R$ 57. Já a gigante multinacional Exxon valia R$ 85; a Chevron tinha cotação de R$ 93 e a Shell era cotada a R$ 84. 2- Em junho de 2012, o petróleo “Brent” tem cotação de 98 dólares o barril. As ações da Exxon são cotadas nas bolsas de valores em valor unitário de R$ 77. A Chevron vale R$ 96. A Shell tem cotação de R$ 61. Já a Petrobrás tem a “ridícula” cotação de R$ 19. 3.– A super capitalização da empresa em 2010, quando o governo elevou sua participação acionária, através da emissão de títulos públicos caucionados pelo BNDES, fundamentados nos recursos futuros gerados pelo petróleo do pré-sal, têm parcela na brutal desvalorização das ações.

Prejuízos 4. – Mas a principal razão, danosa aos interesses nacionais e aos seus milhares de acionistas, origina-se na submissão da Petrobras aos governos Lula e/Dilma, que vetaram o reajuste dos preços dos combustíveis. A gasolina há seis anos tem o

preço congelado. Por imposição governamental deixou de acompanhar a trajetória de preço internacional na sua remuneração. Subsidiando o consumo, demagogicamente, dos derivados de petróleo para combater a inflação. 5– Ao impedir a atualização dos preços da sua produção a Petrobrás vem destruindo o seu valor de mercado, por imposição de sua diretoria que pode ser responsabilizada por gestão temerária. Gerando insegurança para o futuro pela redução do faturamento, acumulando prejuízo de vários bilhões de reais, reduzindo a sua lucratividade. 6- E pior: exatamente quando precisa aplicar recursos na escala de bilhões de dólares para a exploração do pré-sal. A desvalorização das suas ações, afetando o seu patrimônio, só tem um único responsável: o governo brasileiro. Autêntico crime de lesa pátria que deveria merecer atenção do Ministério Público Federal, em nome dos acionistas brasileiros. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

NOVA LOJA DE PRESENTES E DECORAǛES

LOJAS AMERICANAS PREPARA INAUGURAÇ‹O

Foi inaugurada, segunda-feira, 11, a loja Laust Presente e Decorações, na Rua Paraíba, no Centro de Luís Eduardo Magalhães. A ideia das empresárias Jessica Lauck e Elaine Stresser Lauck foi montar uma loja diferente no ramo, que pudesse oferecer produtos sofisticados, de bom gosto e com estilo. “Antes de abrirmos a loja, fomos às feiras do setor de decorações em São Paulo para escolhermos os produtos da loja”, disse Jessica Lauck, que resolveu trocar sua car-

Caminhões descarregavam mercadorias nas futuras instalações das Lojas Americanas, na Rua Pernambuco, na quintafeira, 14. A empresa marcou a inauguração para o próximo dia 29 de junho, mas fará um coquetel na véspera, no dia 28, segundo informou o gerente da loja, Klayton Wanderson. Segundo o gerente, a nova filial da empresa de varejo terá, inicialmente, 25 empregados, nas mais diferentes funções. “Será uma loja padrão da empresa, com a

reira na área de recursos humanos da Mauricéa pelo próprio negócio. Elaine Stresser também está empolgada com a nova loja. “Estamos confiantes no sucesso da Laust, que tem objetos bem diferentes para quem desejar dar um presente para uma pessoa especial”, disse. Entre os objetos mais comprados, até agora, estão as luminárias e quadros de grande originalidade. Laust, o nome da loja, é a junção dos sobrenomes das empresárias; lau, de Lauck, e st, de Stresser.

FOTOS DE RAUL MARQUES

mesma qualidade que todas oferecem”, disse Klayton. Entre as primeiras mercadorias a serem descarregadas estavam bebidas, livros, CDs, churrasqueiras e algumas peças de roupa. Além do grupo de homens que descarregava as mercadorias, outro grupo trabalhava na montagem das prateleiras e nos acertos finais. Segundo Klayton Wanderson, a empresa já está treinando quem irá trabalhar na loja, em Barreiras. ■


18 C I D A D E

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

Um homicídio a cada 8 dias Cidade já conta 19 vitimas da violência este ano; Santa Cruz, bairro mais populoso, lidera estatística LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação

LUCIANO DEMETRIUS

ARQUIVO/RAUL MARQUES

m pouco menos de seis meses, Luís Eduardo Magalhães registra um índice assustador de homicídios, com 19 ocorrências em 163 dias (entre 1º de janeiro e 11 de junho, data do último). O número equivale a uma média de pouco mais de um assassinato a cada oito dias (8,57) ou, para simplificar, quase um caso por semana. Somente neste mês, entre os dias 1º e 11, houve quatro homicídios na Cidade. De sábado passado, 9, a esta sexta-feira, 15, duas pessoas foram assassinadas em CAPITÃO Cristiano Gama PSIQUIATRA Alexandre Rizkalla Luís Eduardo. Na madrugada de sábado, 9, Regian Lima Nascimento, 26 anos, foi encontrado morto Polícia Civil e os da Polícia Militar, uma vez lores. “A questão da impunidade, do baixo com golpes de faca no peito, pescoço e costas que a Civil considera os crimes na área rural, nível cultural, da distribuição desigual de na rua Santana, próximo à Casas Baiana, no em regiões de Barreiras perto da divisa com renda e a impunidade agravam o quadro no bairro Santa Cruz. Na segunda-feira, 11, Luís Eduardo Magalhães. Segundo a PM, em sentido de uma vida direcionada aos bons Maicon Pereira de Oliveira, 26, morreu no todo o ano de 2010, aconteceram 17 homicí- costumes”, afirma. Hospital do Oeste, em Barreiras, sem resistir dios na Cidade. A Polícia Civil contabiliza 24. Na opinião do capitão Cristiano Gama, o aos seis tiros que levou na tarde de domingo, Em 2011, Luís Eduardo dobrou o número de quadro visto em Luís Eduardo Magalhães é 10. Segundo testemunhas, dois homens em mortes por homicídio, segundo a PM, regis- um reflexo do que acontece no país. uma moto Honda se aproximaram do rapaz trando 34 casos. Já pelos dados da Polícia “Chegamos a um estado de coisas em que enquanto ele caminhava pela Rua do Civil, os casos aumentaram em 50% (passan- todos têm que compreender que o Brasil Chapéu, também no Santa Cruz, o bairro do de 24 para 36). atingiu um estágio insustentável de violênPara o comandante da 5ª Companhia da cia. E Luís Eduardo não foge à regra”. mais populoso da Cidade. Foi lá que aconteceram 13 dos 19 homicídios registrados na Polícia Militar, capitão Cristiano Gama, a Ações. O capitão Gama cita o exemplo de forma como os crimes aconteceram em 2011 Cidade, ou 68,42% dos casos. Os demais casos ocorreram no setor indica que eles têm ligação com acerto de Nova York (EUA) para combater à violência. industrial, onde os corpos de dois jovens contas na partilha de roubos e tráfico de dro- “A cidade americana era umas das mais vioforam encontrados em 30 de maio. Centro, gas. “Não tivemos nenhum caso de latrocínio. lentas do mundo e, em pouco tempo, graças a Jardim das Acácias, Mimoso I e Vereda A dívida por drogas ou a rixa em função de um projeto de tolerância zero, com operaproblemas antigos entre agressor e vítima ou ções que resultavam na prisão desde os Tropical tiveram um homicídio cada. Os jovens entre 18 e 29 anos são as maiores discordância em partilha de roubos são as pequenos até os maiores criminosos, foi posvítimas dos assassinatos, com dez casos principais causas dos assassinatos”, disse. sível reduzir os índices de violência”. O combate aos homicídios, de acordo com (52,63%). Na faixa etária entre 30 e 45 anos Segundo o capitão Gama, o tráfico de drogas foram quatro ocorrências. Outras duas víti- é o vetor da maioria dos crimes e delitos. “As o capitão Gama, passa por medidas preventimas foram um menor (16 anos) e uma mu- drogas estimulam o roubo, o furto e o homicí- vas às drogas e por leis que não favoreçam os lher, de 46 anos. A idade de outras três pes- dio. É um crime que provoca outros crimes”. criminosos. “A polícia cumpre seu papel, que A facilidade de obter as drogas e ter infor- é o de prender e controlar. O Estado precisa soas é desconhecida. A maioria das mortes aconteceu por arma mações sobre elas foge ao controle dos pais, também fazer a sua parte, que é a de punir”. A omissão do Estado contribui para os de fogo: foram 11 (57,9%). Sete pessoas foram segundo o psiquiatra Alexandre Rizkalla. “A mortas a golpes de faca (36,84%) e uma, a família hoje é bombardeada pelo fácil acesso crescentes índices de violência, segundo o dos seus filhos ao mundo das drogas e do con- psiquiatra Alexandre Rizkalla. “O empenho pauladas (5,26%). Março, maio e junho são os meses com sumismo. Se levarmos à luz da psiquiatria, governamental com políticas de saúde públimaior número de homicídios, com quatro nos confronta com os mais variados transtor- ca, preventiva e educacional resultaria em um avanço à melhoria dos jovens e adultos. O ocorrências cada. Em janeiro e fevereiro nos de personalidade e conduta”, afirma. que falta é comprometimenApesar de ter na 5ª Cia. da aconteceram três homicídios. Em abril foi to e bom senso. A prevenção Polícia Militar um efetivo registrado apenas um assassinato. está na educação”, diz. Das 19 pessoas assassinadas, 18 (94,7%) são 40% abaixo do ideal, seja para O comandante da 5ª homens e apenas uma (5,3%) é do sexo femi- realizar um trabalho de preComandante da Companhia da Polícia nino. O crime contra a única mulher do grupo venção, seja para atendimenPM e psiquiatra Militar lembra que em 2011, foi o primeiro homicídio do ano, e aconteceu to às ocorrências, o capitão dizem que o com a transferência de um nas primeiras horas de 2012, durante os fes- Gama critica a demora na menor responsável por tejos do réveillon, na Praça Sérgio Alvim punição aos autores dos aumento da arrombamentos na Cidade, Motta, no Centro. A vítima foi a catadora de assassinatos. “Em um dos caviolência decorre diminuíram os índices deste produtos recicláveis Maria do Carmo de sos, o responsável pelo homitipo de crime. “Este é um Lima, 46 anos, morta a facadas. O assassino cídio foi morto por vingança de impunidade e exemplo de que a punição cometeu o crime durante os festejos de ano pelo crime cometido anteomisão do Estado resolve. Os arrombamentos novo, em meio à multidão, e não foi visto por riormente. Ou seja, a demora diminuíram consideravelninguém. Populares repararam apenas quan- na punição ao criminoso permente de lá para cá”, afirma. do a mulher caiu ao chão, ensanguentada. Na mitiu que houvesse justiça O capitão Gama refere-se à ocasião, apenas a guarda municipal fazia a feita com as próprias mãos”, sentença do juiz titular da Comarca de Luís disse. segurança do evento. O capitão Gama aponta dois fatores para a Eduardo Magalhães, Claudemir da Silva Aumento. O número de homicídios sur- crescente onda de homicídios na Cidade. “O Pereira, em julho de 2011, que condenou o preende em comparação com o do mesmo primeiro é a sensação de impunidade. O cri- menor J. S., de 17 anos, a cumprir pena espeperíodo de 2011, quando aconteceram 14 minoso sabe que dificilmente irá ficar preso cial por um ano na Casa de Atendimento ao assassinatos (aumento de 35,71%), segundo por muito tempo. O segundo é a banalização Menor (CAM), em Salvador. dados da 5ª Companhia da Polícia Militar. da vida. Mata-se por qualquer motivo”. Segundo o capitão Gama, pelo menos 80% Nos números oficiais de assassinatos ao Para o psiquiatra Alexandre Rizkalla, os dos homicídios estão elucidados. Ele confirlongo de um ano, há diferença entre os da homicídios estão ligados à inversão de va- ma o número por trabalhar em conjunto com

a Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães. No entanto, para não atrapalhar as investigações, o nome dos autores dos crimes não são anunciados pelas polícias Civil e Militar. Até o momento, dois criminosos estão presos na Delegacia de Luís Eduardo Magalhães e um dos assassinos morreu – também por assassinato - quatro meses após cometer o crime. Segundo o comandante da 5ª Cia, o fato de as investigações terem sido concluídos não implica que os acusados estejam presos. “Foram apuradas todas as evidências de cada crime e chegou-se à conclusão de quem seriam os autores. É apenas uma parte dos trabalhos”, disse.

E

Os homicídios Janeiro

● Na madrugada do dia 1º, a catadora de produtos recicláveis Maria do Carmo de Lima, 46 anos, é morta por um desconhecido a facadas (uma nas costas e outra em um dos pés) na praça da Matriz,no Centro. ● No dia 2, Uilton Jesus da Costa, 19 anos, é encontrado morto com sinais de perfuração à bala no peito, pescoço e nuca, na avenida Ayrton Senna, no Santa Cruz. ● No dia 21, Jairlan Antonio Silva de Souza, de 18 anos, é encontrado morto por populares com três tiros – na coxa direita, abdômen e testa - na rua Itabuna, no Santa Cruz. O autor do homicídio, Rodrigo Alves dos Santos, o “Rudia”, seria atingido a tiros no dia 16 de março. Ele morreu no Hospital do Oeste, em Barreiras, em 18 de maio.

Fevereiro

● No dia 4, Jefferson Miranda Rocha, 20 anos, foi encontrado por moradores da região com perfurações de arma branca no olho esquerdo e nas costas, na rua Ipê, no Jardim das Acácias. ● No dia 6, Leandro Pereira Alves, 27 anos, é encontrado morto por populares na rua Ibitiba, no Santa Cruz. Ele foi morto a pauladas. ● No dia 9, Cícero Bruno da Silva, 16, foi encontrado por moradores da região com pelo menos 15 perfurações nas costas, pernas e tórax, na rua Santana, no Santa Cruz. ● No dia 15, Samuel Souza de Andrade, 31 anos, foi morto com um tiro nas costas em um bar na esquina das ruas Irecê com América Dourada, no Santa Cruz. Segundo frequentadores do bar, um homem atirou quatro vezes, mas apenas um dos disparos acertou Samuel de Andrade.

Março

● Na madrugada do dia 12, Almeida Gonçalves de Souza, 34 anos, foi morto com um tiro no pescoço por uma arma calibre 12, na rua Enedino Alves da Paixão, no Santa Cruz. O autor do crime, o mototaxista Carlito Antonio Carneiro, 55 anos, foi identificado e preso. Conclusão na página 19 ➧


C I D A D E 19

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

Um homicídio... Dirigentes da AMMO não comparecem ao MP

Conclusão da página 18 horas mais tarde por policiais civis. Ele confessou o assassinato e disse que o crime teve motivação passional, por sua esposa manter um relacionamento extraconjugal com Almeida de Souza. ● No dia 20, o ajudante de pedreiro Jarbas de Souza Santos morreu esfaqueado na Avenida Ayrton Senna, próximo à Feira Municipal, no Santa Cruz.

● No dia 23, Ailton da Rocha Almeida, o Guga, foi assassinado com oito tiros em frente a um bar, na rua Rio Grande do Norte, no Mimoso I. Dois homens em uma moto CG 150 a encostaram próxima do meio-fio e, em seguida, dispararam várias tiros contra Ailton Almeida. Ele havia sofrido tentativa de homicídio cinco dias antes.

Abril ● Na sexta-feira, 20, Murilo da Rocha

Hermes foi assassinado com golpes de faca, no Bar da Edna, na rua América Dourada, no Santa Cruz. Dois homens chegaram em uma moto e o carona foi em direção a Murilo, que estava sentado a uma das mesas, e desferiulhe várias facadas. No dia seguinte, o auxiliar de serviços gerais Reginaldo José Vilença, 21 anos, foi preso e confessou a autoria do crime. Ele alegou que horas antes de assassinar Murilo Hermes os dois haviam discutido.

Maio ● No domingo, 13, o ajudante de pedreiro

Rodrigo Alves dos Santos, de 18 anos, morreu no Hospital do Oeste, em Barreiras, por não resistir ao ferimento do tiro que levou em 16 de março, em Luís Eduardo Magalhães. ● Na quarta-feira, 23, o mototaxista Lourival Alves Grinaldo, 30 anos, foi morto com três tiros (um no pescoço e dois na cabeça), em frente ao posto de saúde, no Vereda Tropical. O autor dos disparos foi o carona da moto que teria feito uma emboscada, passando-se por um passageiro. ● No final da tarde de quarta-feira, 30,

foram encontrados os corpos de Ramon Oliveira Pereira dos Santos, 18 anos, e de Robério Santana do Nascimento, 19, na margem direita da BR 242, no sentido Luís Eduardo Magalhães-Taguatinga (TO).

Junho ● No domingo, 3, Raimundo Pereira dos San-

tos, 34 anos, foi assassinado com um tiro nas costas na rua Alagoinhas, no Santa Cruz. Ele foi atingido por um homem em uma bicicleta e, após ser alvejado, entrou em um bar para pedir socorro, mas não resistiu ao ferimento. ● Na terça-feira, 5, Vinícius da Silva, 22 anos, foi assassinado com dois tiros (um na cabeça e outro nas costas) na rua Central, próximo à Panificadora da Baiana, no Santa Cruz. Apesar da movimentação no local, ninguém passou informações do crime aos policiais. ● No sábado, 9, Regian Lima Nascimento, 26 anos, foi encontrado morto por populares com três golpes de faca (no peito, no pescoço e nas costas) na rua Santana, próximo a Casas Baiana, no Santa Cruz. ● Na segunda-feira, 11, o Hospital do Oeste confirmou a morte de Maicon Pereira de Oliveira, 26 anos. Ele foi atingido por seis tiros na tarde de domingo, 10, no Santa Cruz. Segundo relato de testemunhas, dois homens em uma moto Honda se aproximaram do rapaz, enquanto ele caminhava pela rua Morro do Chapéu, e o carona efetuou os disparos.

O vereador Alaídio Castilho, na condição de presidente da AMMO (Associação dos Moradores do Mimoso do Oeste), e o vicepresidente da entidade, Teófilo Jerônimo Penno da Silva Motta, não compareceram ao Fórum de Luís Eduardo Magalhães para prestar depoimento ao promotor de Justiça Sávio Henrique Damasceno Moreira na tarde de quarta-feira, 13. O advogado Elenildo Lenon Nunes, que defende os dois diretores da AMMO das denúncias de irregularidades, enviou justificativa ao promotor Sávio Moreira, alegando que estaria em Salvador para cumprir uma sustentação oral no Tribunal de Justiça. O promotor, porém, disse não compreender a ausência de Alaídio Castilho e de Teófilo Motta, uma vez que a ida deles ao Fórum não dependeria da presença do advogado. “Eu iria mais escutá-los do que fazer perguntas. Era a oportunidade que ambos tinham de dar a versão deles dos fatos acerca das denúncias na Rádio Mundial e na AMMO”, afirmou. O promotor explicou que o encontro foi solicitado pelo advogado Elenildo Lenon, uma vez que seus clientes mostraram-se indignados com o que fora publicado na imprensa, no final de maio, a respeito da visita à emissora e à sede da entidade feita por Sávio Moreira e por dois membros da Comissão Pela Humanização e Regularização da AMMO. “A ideia desta reunião era de um termo de declarações para ouvir a versão deles (Alaídio e Teófilo). Era o momento de colher informações

Três mortos em três acidentes DA REDAÇ‹O Três pessoas – dois motociclistas e um ajudante de motorista – morreram em três acidentes de trânsito nas BRs 020 e 242 ocorridos em Luís Eduardo Magalhães no último fim de semana. O primeiro acidente ocorreu na noite de sexta-feira, 8, na BR 242, no setor industrial, nas proximidades do aeroporto, causando a morte do ajudante de motorista Edsonino Gabriel Santos de Jesus, 30 anos. Por volta das 23h30, o motorista do Ford Cargo placa KGY 8751, José Anísio Cássio Costa Neto, 18, perdeu o controle ao derrapar na pista e invadir uma propriedade ao lado do acostamento. Edsonino teve o corpo esmagado pelo caminhão após ter sido lançado para fora do veículo. O motorista e um outro passageiro, cuja identidade não foi revelada, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento. O segundo acidente ocorreu por volta das 19h30 de sábado, 9, na BR 020/242, nas proximidades da Fazenda Agronol. O motociclista Ciro Oliveira do Nascimento, 43 anos, que seguia no sentido Barreiras, morreu após bater com sua moto Honda CG 125 FAN, placa JRV 0006, na roda de um caminhão que tentava ultrapassar, o Scania placa HBJ 7500, carregado de soja e dirigido por Anderson Luís Lourini Dadalt, 32. Ao perceber que o Fiat Strada placa DWG 6573, conduzido por Benedito Afonso da Silva, 49, vinha na direção contrária, Ciro tentou retornar ao seu lado da pista, mas não conseguiu voltar a tempo e bateu em uma das rodas do caminhão. O motociclista acabou atropelado pelo Scania e morreu na hora. Com o impacto da batida, a moto chocou-se com o Fiat Strada. Segundo o motorista do caminhão, tudo aconteceu rapidamente. “Quando vi, a moto já havia batido no Fiat e só ouvi o barulho que vinha das rodas do caminhão”, disse Anderson Dadalt. A rodovia ficou interditada por cerca de uma hora para que a Polícia Civil realizasse a perícia no local do acidente. No terceiro acidente, ocorrido por volta das 21 horas de domingo, 10, na BR 020, a vítima foi o mecânico Fredson da Silva Santos, de 36

para que o processo pudesse evoluir”, disse o promotor de Justiça. Uma nova data deve ser marcada pelo Ministério Público para ouvir a versão dos integrantes da diretoria da AMMO. O promotor de Justiça entende que a presença do presidente e do vice-presidente contribuiria para dar andamento ao processo eleitoral da entidade. “É preciso buscar uma forma razoável para que a maioria dos associados tenha direito a voto e também a compor chapa nas próximas eleições da AMMO. De acordo com levantamento feito até aqui, as últimas eleições foram divulgadas de forma ilegal e é preciso corrigir isso”, disse.

Visita. No dia 23 de maio, o promotor de Justiça visitou as sedes da Rádio Mundial e da AMMO, acompanhado por dois membros da Comissão Pela Humanização e Regularização da AMMO, Lourdes Schwengber e Greice Kelli Fontata Klein. O objetivo da visita foi apurar denúncias de irregularidades na administração da emissora e da entidade feitas por um grupo de sócios da entidade. Na ocasião, o vereador Alaídio Castilho não estava presente, devido a viagem a Barreiras. Os funcionários Antonio Leite dos Anjos e Fabiana Santos Sena relataram ao promotor que Alaídio Castilho é o atual presidente da AMMO. Segundo Fabiana Santos, a Rádio Mundial pertence à entidade. Já Antonio dos Anjos afirmou que a emissora é de propriedade de Alaídio Castilho.

anos. Ele conduzia a moto Honda CG 125, placa JQE 0128, no sentido Roda Velha, e, segundo relato de testemunhas a policiais rodoviários, dobrou repentinamente à esquerda, nas proximidades do Posto 020, sem sinalizar, sendo atropelado por um Fox que

vinha na direção contrária, dirigido por Almiro Pereira dos Santos, também de 36 anos, que tentou frear mas não conseguiu evitar o choque. Fredson foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. ■

CLASSIFICADOS Agora em Luis Eduardo Magalhães, correspondente negocial da Caixa Econômica Federal. ● Consórcio ● Financiamentos ● Aporte Caixa ● Abertura de Conta ● Construcard ● Habitação ● Servidores Estaduais ● Servidores Municipais ● Aposentados e Pensionistas do INSS ● Servidores Federais Fone: (77) 3628 5220 Rua Clériston Andrade 1284, Qd. 27 Lote 15 - Centro Luís Eduardo Magalhães - BA

CARTA DE CRÉDITO CONTEMPLADA Vende-se uma CARTA DE CRÉDITO CONTEMPLADA da Caixa Econômica Federal para aquisição de Imóveis e Terrenos. Entrada R$

(77) 3628-0313 Punto 1.6 4P Prata 2011 Completo Ka 1.0 Preto 2009 Completo Voyage 1.6 4P Prata 2009 Completo Uno Way 1.0 4P Cinza 2010 Com Ar Linea 1.9 LXS 4P Vermelho 2010 Completo

9.500,00 + 55x R$ 1.245,50 Obs: Podendo ser utilizado também para capital de giro. (77) 3628 5220 Fiesta 1.0 Hatch 4P Vermelho 2009 Completo Gol 1.0 4P Branco 2005 Basico Corsa Classic 1.0 4P 2007 Branco Com Ar Celta Spirit 1.0 4P Prata 2005 Com Ar Fox 1.0 4P Preto 2005 Completo

(77) 3628-0313 Av. Enedino Alves da Paixão

(77) 3628-3450 Celta Life 08/08 Prata Tra/ ar R$ 20.000,00 Celta Life 09/09 Branco Ar/ Trav/ Al R$ 22.000,00 Dodge Dacota Motor MWM S10 01/01 Vermelho Completo R$ 28.000,00 Ecosport Freestyle 07/08 Prata completo R$ 28.500,00 Fiesta Classic 09/09 Preto Completo 24.000,00 Ford Ranger Limited 07/07 Preta Completo R$ 52.990,00

Golf 1.6 MI 05/05 Preto completo R$ 28.000,00 Gol GIII 4P 04/04 Prata AR 17.500,00 Gol GV Trend 09/09 Preto Completo R$ 25.000,00 Moto Honda Fan 09/10 Preta Pedal R$4.500,00 Moto Yamaha 06/06 Preta 6.000,00 Palio Adventure 1.8 08/09 Cinza Completo R$ 38.000,00 Veraneio 76/76 Verde Diesel R$ 20.000,00 FONE (77) 3628 3450

VENDE-SE PICKUP

ALUGA-SE CASA

S10 2009 Cab Dupla - Colina + Banco de couro + AR + DH - 4 pneus novos Excelente estado de conservação e preço. Tratar (77)9928-7384

ALUGA-SE casa no Jardim Paraíso – Rua Candido Portinari, n° 1691 - Contém 3 quartos, sendo uma suíte, banheiro social, sala, cozinha, garagem para 2 carros, 144m². Tratar 8802 3779 ou 8818 9773.


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Pelos EUA, de motorhome

Valença, Salvador, Barreiras, Luís Eduardo e Jequié. “Feriado maravilhoso, lugar lindo, companhias agradáveis e comida muito saborosa, tudo perfeito”, disse Morgana. Os três fizeram passeios de barco pela ilha e retornaram no domingo, 10.

Casamento e batizado Aconteceu na sexta-feira, 15, o casamento de Pedro Lucas Junior e Ana Paula Alves. A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida (matriz), às 17h30. Os noivos aproveitaram a cerimônia e batizaram o filho Miguel Alves Lucas, de seis meses. Eles receberam os familiares e amigos em sua residência.

A cegonha chegou JACOB LAUCK

Cintia Fernandes e Jorge Alberto Balin estão sorrindo à toa com a chagada de Victor Hugo Fernandes Balin, que nasceu na quarta-feira, 13. O parto aconteceu no Hospital São Camilo, em Luís Eduardo. Vitor Hugo nasceu às 7h20 com 3,9 quilos e 50 cm. As amigas Bruna Almeida Rolemberg e Danieli Oselame Prestes estão radiantes.

Cruze rosa

LEANDRO Lauck e o filho Jacob

BORIS e Micheline Makowich

acob Lauck e sua esposa Tere; Leandro Lauck e o filho mais velho, Jacob, de 12 anos; Boris Makowich, sua esposa Micheline e o filho Boris, de três anos e seis meses, viajaram para os Estados Unidos na quinta-feira, 7. Eles estão fazendo turismo a bordo de um motorhome (veículo que carrega uma casa equipada com móveis e eletrodomésticos). Nos EUA há mais de 16 mil campings com estrutura para receber trailers e motorhomes. O início da viagem foi na Califórnia, no sábado, 9. Eles ficaram hospedados no Yosemite Pines Resort e visitaram o Parque Nacional de Yosemite, localizado nas montanhas da Serra Nevada. O parque, que tem 1.300 quilômetros em trilhas para passeios de pedestres e 560 quilômetros de estradas, recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano. É reconhecido internacionalmente pelos seus desfiladeiros de granito, cascatas, lagos e bosques. De lá, o grupo seguiu viagem por várias cidades do País.

J

Em Morro de São Paulo Rafael Closs, agricultor, a namorada Morgana Bruschi, professora de educação física, e Regis Barboza, professor de tênis, viajaram na quarta-feira, 6, para Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, que fica na

Costa do Dendê, na Bahia, mais precisamente a 60 Km ao sul de Salvador. Rafael e Regis participaram da “Copa Morro de São Paulo de Tênis e Beach Tennis”, que aconteceu na sexta-feira, 8 e no sábado, 9, no Resort Villa dos Corais. Participaram atletas de Porto Seguro, Ilhéus, Itabuna,

No domingo, 10, aconteceu no Espaço Cristal, às 19h, um coquetel em homenagem a Leila Ferreira Rodrigues, diretora de vendas independente da marca de cosméticos Mary Kay, que foi a ganhadora do primeiro carro Cruze de cor rosa entregue no Estado da Bahia no âmbito do programa “Troféu Sobre Rodas”, que premia líderes de vendas. O evento contou com a presença de clientes e consultoras da Mary Kay. Leila é vendedora há três anos e meio e tem paixão pelos produtos. Com apenas três meses na empresa, Leila recebeu seu primeiro prêmio; após seis meses, tornou-se diretora de vendas e ganhou uma viagem para Comandatuba (BA). “Sigo uma filosofia muito importante: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Sendo assim, tudo na nossa vida flui e podemos realizar todos os nossos sonhos”, disse Leila.

Nova clínica A clínica Viva Bem Massoterapia e Estética atenderá na Rua Rondônia, 561, no Centro, próximo à loja Doce Café. A clínica é dirigida

PING-PONG ANA PAULA SEVERO BARBOZA Empresária

Por que Luís Eduardo Magalhães? Por oferecer oportunidades de crescimento profissional. Na sua vida, quais foram as chegadas mais felizes? O nascimento dos meus 2 filhos e a vinda da minha enteada...inesquecível. Qual foi o lugar mais interessante ao qual foi em 2011? Férias com a família em Porto Seguro. Qual o grande feito da sua vida? Ter conhecido o Fábio, meu marido, e com ele ter conquistado tudo o que temos. Com que personagem de cinema se identifica? Acho que nenhum... Como você se vê em dez anos? Uma “quarentona” (risos) Inspiração: Minha família. Um dia especial: Dia em que conheci meu marido, 4 de outubro de 2000. Saudade: Dos familiares que estão longe, mãe, pai, meu irmão. Sonho: Ter os filhos bem encaminhados para a vida. Filhos: Tudo para mim. Amor verdadeiro e incondicional. Livro: Água para elefantes - Autor: Sara Gruen. Filme: Toy Story 1, 2 e 3 - Adoro desenho animado. Quais lugares gostaria de conhecer: O meu Brasil...Fernando de Noronha. Medo: Perder alguém que amo. Comida preferida: Churrasco do meu marido. Pessoa: Minha mãe. Arrependimento: Nenhum. Não Vive Sem: Minha família. Tecnologia: Necessária para o nosso dia a dia. Futuro: A Deus pertence, um mundo melhor. Frase: “Humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos”. Luís Eduardo Magalhães precisa de: Mais opções de lazer.

pelo massoterapeuta Arthur Konemann e faz avaliação postural gratuita. Na clínica também serão vendidos alimentos naturais.

Aniversariantes

MORGANA Bruschi e Rafael Closs

LEILA FERREIRA RODRIGUES com o Cruze rosa.

GREICE KELLI

Monica Lisboa, Paula Luciana Lorentz e Wagner Leão comemoraram seus aniversários na quarta-feira, 13. Leonardo Casali e Claudinei Bonissoni, na quinta-feira, 14. Greice Kelli e Sirlei Savegnago comemoram neste sábado, 16. ■


ESPORTES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

21

Judocas da Cidade no pódio Única representante do Oeste, Judô Master/CMO conquista três medalhas no Circuito Baiano LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação iovana Silva Mateus (categoria sub13/pesado), Juliana Silva Mateus (sub17/médio) e Augusto Ramos Campos de Sousa (sênior/meio-médio), da equipe Judô Master/CMO, chegaram ao pódio no Circuito Baiano – 3ª Etapa, disputado no Ginásio do Sesi, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, no sábado, 9. Em suas respectivas categorias, as duas atletas ficaram com o terceiro lugar, enquanto Augusto conquistou a segunda colocação. No total, sete atletas integraram a delegação luiseduardense. Para o treinador Armando Almeida, apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, o resultado foi acima do previsto, uma vez que seu grupo foi o único representante da região Oeste. “Enfrentamos as melhores equipes da Bahia. Portanto, ter três atletas subindo ao pódio em uma competição de âmbito estadual é positivo. É a primeira vez que enfrentamos atletas de regiões do Estado que têm tradição na modalidade”, afirmou. Na sua avaliação, Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal são as maiores referências do judô baiano. Ribeira do Pombal desperta a atenção devido ao projeto desenvolvido com os estudantes locais na prática do judô. “É um exemplo que precisa

G

Juventus faz primeiro jogo da decisão A decisão da Copa Interclubes do Além São Francisco (Ciasf ) terá frente a frente um dos melhores ataques da competição (Juventus, 21 gols) e a equipe com maior número de empates (Morada da Lua, com

Mais cinco classificados na Série B Agromac (chave A), Acadêmicos (E), Jacobina e Peniel (G) e Toque Final (I) garantiram classificação à segunda fase da Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador na rodada disputada no sábado, 9, e no domingo, 10. As cinco equipes juntam-se a Maclaren e RG, que já haviam garantido vaga na próxima fase da competição. No sábado, o Acadêmicos conquistou a classificação ao empatar com Xique-Xique por 0 a 0, no Campo do Santa Cruz. Líder da chave E, com quatro pontos, o Acadêmicos só pode ser alcançado por Xique-Xique (um ponto). Vila Real ainda não somou nenhum ponto. A última vaga da chave será disputada por Xique-Xique e Vila Real em confronto direto, neste domingo, 17. Pela chave F, com gol de Toya, o Oliveiras derrotou o Vasco por 1 a 0, no campo do Jardim das Acácias. O resultado embolou a classifica-

LUCIANO DEMETRIUS

ser seguido por outras cidades baianas, principalmente por estar mais distante da capital. As outras cidades que têm tradição no esporte estão mais próximas da capital”, disse. Para o treinador, a região Oeste carece de melhores equipes e de preparo para difundir e fazer evoluir o esporte. “Existem bons profissionais na região, mas é preciso progredir, participar de outras competições que vão além do nosso reduto”. As irmãs Juliana Mateus, 16 anos, e Giovana Mateus, 12, começaram na modalidade há quatro anos, em sua cidade natal, Santo Inácio, no Noroeste do Paraná. Após dois anos distantes dos tatames, retornaram ao judô há um ano. Para elas, chegar ao pódio em uma competição estadual supera as conquistas obtidas em disputas regionais. “Por mais que você não conquiste o primeiro lugar, ao menos chegou ao pódio, ficou entre os melhores, em um campeonato em que estavam os melhores representantes do Estado”, diz Juliana. As duas irmãs começaram a praticar a modalidade influenciadas pela irmã mais velha, que já era judoca. “Víamos nossa irmã participando de competições e acabamos influenciadas por ela. O judô foi o nosso único esporte. Ele busca a comunhão, integra as pessoas que o praticam”, afirma Giovana. Já Augusto de Souza, 27 anos, que está há quatro anos na modalidade, disse que uma reportagem em um programa esportivo o

motivou a praticar o judô. “Eu gostava de boxe e capoeira, mas ao assistir a uma matéria no Globo Esporte, durante a Olimpíada de 2008, em Pequim, em que eram mostrados os fundamentos do judô e também um projeto social desenvolvido com a prática da modalidade, me emocionei e passei a praticá-lo”, diz. Ele conta que o judô contribuiu para melhorar seu comportamento. “Eu era explosivo, sempre achava que tinha razão em tudo e não gostava que me contrariassem. Depois que passei a praticar o judô, mudei,

estou mais calmo e compreensivo”. Agora, para ficar mais animado, ele quer participar de competições de âmbito nacional. “Aí sim eu vou ficar bem mais calmo, principalmente se conquistar títulos”, disse em tom de brincadeira. Armando Almeida anuncia que a equipe Judô Master/CMO vai participar de outras etapas do Circuito Baiano, a partir do segundo semestre, cuja pontuação no ranking classificará os melhores atletas para o Campeonato Brasileiro.

cinco resultados iguais em dez jogos disputados). As duas equipes se enfrentam neste domingo, 17, às 17h, no Estádio Geraldo Pereria (Geraldão) em Barreiras, para o primeiro jogo da final da competição. O jogo de volta será no dia 1º de julho, às 15 horas, no campo da Bunge. O Juventus tem, ainda, a segunda melhor campanha de toda Copa Interclubes (19 pontos), atrás apenas de Rosário (20), o que a coloca como favorita ao título. A Morada da Lua está em quarto lugar, com 14 pontos. O favoritismo do Juventus, segundo o técnico Jeder de Oliveira, termina no papel. O argumento do treinador faz sentido, pois nos dois

jogos entre as duas finalistas, pela terceira fase, aconteceram dois empates (1 a 1, em Barreiras, e 0 a 0, em Luís Eduardo Magalhães). “O campeonato é muito equilibrado. O fato de uma equipe ter melhor campanha leva mais em conta os resultados da primeira fase. Depois disso, houve confrontos diretos que decidiram a classificação à outra fase em jogos disputados. Muitas vezes, na disputa por pênaltis, como foi o caso do Juventus, que nessa decisão perdeu para o Morada da Lua”, diz ao lembrar da derrota para o adversário, na terceira fase. Assim, o Juventus foi às semifinais somente por ter a

melhor campanha entre as equipes derrotadas na terceira fase. “Agora, na final, a melhor campanha apenas indica quem vai jogar a segunda partida em casa”. Jéder de Oliveira considera o Morada da Lua um dos times com melhor preparo físico da competição, o que o torna um dos adversários mais difíceis da Interclubes. “É a única equipe que dispõe de um bom trabalho em estrutura física e que possui o próprio centro de treinamento. A equipe tem um meiocampo eficiente e um ataque rápido”. Quanto à equipe titular, o técnico do Juventus somente vai anunciar o time minutos antes do jogo. “O mistério apimenta a decisão”.

ção na chave que agora tem Vasco e Oliveiras dividindo a liderança, com três pontos cada, e o Águia Negra sem nenhum ponto . Na última rodada, neste domingo, 17, jogam Oliveiras e Águia Negra. Em caso de empate ou vitória de Oliveiras, classificam-se Oliveiras e Vasco. Se o Águia Negra vencer, as três equipes da chave ficarão empatadas com três pontos e as duas vagas serão definidas no saldo de gols. No domingo, pela chave G, no Santa Cruz, pela manhã, o Jacobina derrotou Mimoso III por 3 a 2 (dois gols de Adailton e um de Rodrigo para o Jacobina; dois de Marcelo para o Mimoso III) e, além de conseguir sua vaga à segunda fase, beneficou o Peniel, que nem entrou em campo na rodada. Isso porque Mimoso III já encerrou sua participação e não conquistou nenhum ponto. Já Peniel e Jacobina, ambas com três pontos, vão disputar o primeiro lugar do grupo na terceira e última rodada da primeira fase, neste domingo, 17. Pela chave H, no Jardim das Acácias, Selem e Udinese empataram por 2 a 2 (João e Alexandre, para o Selem; Theocles e Wenison para a Udinese). Esta chave é a mais indefinida da competição, com as três equipes com chances de classificação. Udinese é líder com dois pontos, seguida por Selem e Ajax, com um.

À tarde, pela chave A, no Jardim das Acácias, a Agromac classificou-se ao empatar por 4 a 4 com o Guarani (três gols de Danilo e um de Elciran, para a Agromac; dois de Uésley, um de Eslândio e outro de Cristiano a favor do Guarani). No Santa Cruz, pela chave I, o Toque Final foi a quinta equipe a se classificar na rodada ao empatar por 2 a 2 com o Palmeirinha (Tássio e Valdeque, para o Toque Final; Arthur e Fernando para o Palmeirinha).

8h, pela chave D, RG x MEC, no Santa Cruz, e pela chave E Vila Real x Xique-Xique, no Jardim das Acácias. Às 16h, pela chave F, Águia Negra x Oliveiras, no Jardim das Acácias, e pela chave G, Peniel x Jacobina, no Santa Cruz. ■

AUGUSTO de Souza, Armando Almeida, Juliana Mateus e Giovana Mateus.

Próxima rodada. A Série B prossegue nestes sábado, 16, e domingo, 17, com mais seis partidas. No sábado, pela chave C , Marabá x Rio de Ondas, no Campo do Santa Cruz, às 16h; pela chave B, Cruz Azul x Santa Cruz, no Campo do Jardim das Acácias, às 16h. No domingo, 17, às

CÍVIL CRIMINAL TRABALHISTA AMBIENTAL EMPRESARIAL

VENDE-SE

MÁRIO MACHADO JÚNIOR

RANGER XLT 4X4 completa 02/03 Conservada Preço a combinar (77) 9988 0114

Rua Paraná 455 Grupo 203/204 Ed. Ana Luisa Centro - Luis Eduardo Magalhães - BA Tel.: 77 3628.0007 e-mail mmj.advs@hotmail.com site: http://mmjadvs.jur.adv.br


22

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

visita aos amigos de longa data é Willians Paterno, ou “Pig”, como é conhecido pelos amigos. Willians passa uns dias na Cidade com sua esposa Ana Rachel. O casal reside em São Paulo.

Visita III Paulo Victor Paim também visitou Luís Eduardo no último final de semana. O vocalista da banda Outono’09, de Brasília, veio à Cidade rever amigos e especialmente para a festa Celebrate, que aconteceu no sábado, 9.

Ensaio aberto NO ARRAIÁ DO CONDOMÍNIO. Thaís Milena, Juliana Oliveira, Kallyany Perian, Nadine Borges,

Teresa Araújo e Magá Kelm (frente)...

Arraiá do Condomínio N

o sábado, 9, aconteceu o 1° Arraiá do Condomínio, na casa de Ravy Kuskosky e Thaís Millena, na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa. Em um clima de muita harmonia entre os presentes, a maioria com trajes típicos, a festança foi um sucesso. Com muita comida típica da época e forró, o evento adentrou a madrugada.

A banda luiseduardense The Drunk´s realizou no domingo, 10, um ensaio aberto para os amigos. A banda de rock, que voltou à ativa nesse ano, organizou o evento para reunir os novos integrantes com os da antiga formação, em uma grande confraternização. Com as músicas da antiga formação e da nova, e apesar de todas as improvisações, conseguiram alcançar o objetivo. Outros músicos presentes deram uma “palhinha”.

cipou no sábado, 9, da primeira fase das audições do Ídolos 2012, que aconteceu em Salvador. Os concorrentes baianos foram ouvidos pelos jurados do reality show musical no estádio Manuel Barradas (Barradão). O trio de avaliadores desta nova temporada do programa é formado pela cantora Fafá de Belém, pelo cantor Supla e pelo produtor musical Marco Camargo. Na seletiva também estava presente o novo apresentador do programa, Marcos Mion. Os selecionados irão para a próxima fase, em São Paulo. A estreia do programa está programada para o segundo semestre deste ano. A próxima seletiva será em Goiânia, no próximo sábado, 23. Jovens entre 15 e 30 anos podem participar. O prêmio será de R$ 500 mil.

Aniversariantes

Congresso de soja Simone Draghetti participou do VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), que aconteceu em Cuiabá, de segunda-feira,11, a quinta-feira, 14, no Centro de Eventos do Pantanal. Com público superior a duas mil pessoas participando do evento, o tema central foi “Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável”. O congresso reuniu produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país.

...Paulo Victor Otim, Guilherme Marques, Loran Tondatto e Ravy Kuskosky.

Forró da Faahf Na quarta-feira, 6, véspera de feriado de Corpus Christi, aconteceu a Festa Junina da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) e do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira (CEMAC). Reunindo um público de aproximadamente cinco mil pessoas, segundo informações da instituição, o evento aconteceu no novo estacionamento da faculdade, que conta com uma estrutura física de 18 mil metros quadrados, e foi inaugurado no dia da festa. Três bandas - Baião de 2, Forró Miúdo da Mulestha e Colher de Pau – animaram o público até às 5h da manhã. Além das atrações musicais, o São João da FAAHF e CEMAC

...Carina Meier e Pedro Gonçalves.

Celebrate

Rafael Maximiliano Ferreira esteve na Cidade para rever familiares e amigos. O ex-morador da Cidade reside hoje no Rio de Janeiro, onde recentemente se formou em Engenharia Petrolífera. Rafael retornou ao Rio na segunda, 11.

No sábado, 9, aconteceu a Celebrate House Party, na Toca do Urubu. O evento, limitado a 300 pessoas, encheu a casa. As atrações da noite eram os DJs Bryan De Jongh, de Brasília, e MarsCiano, de Luís Eduardo. Houve ainda apresentação do Live Vocal de Stéphanie De Jongh, de São Paulo. A dica de traje era a cor branca, para deixar a festa mais interativa. Foi mais uma boa festa na Toca do Urubu, que vem ganhando espaço na área de entretenimento para os jovens.

Visita II

¸dolos 2012

contou com gastronomia e apresentações culturais típicas das festas juninas.

Visita I

Quem também retorna à Cidade para uma

FESTA Junina da Faahf teve apresentações de danças típicas

O jovem cantor da Cidade João Pedro parti-

CELEBRATE. Diego Souto, Priscila Feistauer, Paulo Paim, Lucas Manfrim,

Neto Broges e Hamily Oliver.

MARI YAMASHITA

PRISCILA MORIMOTO

Os aniversariantes da semana foram: na segunda-feira, 11, Daniel Taffarel, Dimas Duarte, Milena Deluchi, Carol Sampaio, Vinicius Orestes e Jamile Cross; na terça, 12, Simone Souza, Nilda Reges e Camilla Tadiotto; na quarta, 13, Loran Tondatto, Jessyca Omena, Ilza Castro Silva, Mayara Freire, Anton Roos e Marco Antonio Jatai; na quinta, 14, Shirley Alves e Diego Barbosa; na sexta, 15, Adriana Döwich, Liz Sandra, Mariana Yamashita JESSYCA OMENA e José Carlos Fabiane Giareta. Neste sábado, 16, comemoram Priscila Akemi Morimoto, Mirian Piccolo da Silva, Wendy Delgado da Cunha, Alisson Danielli, Pati Lupinacci e Marcella Albuquerque. No domingo, 17, é a vez de Solange Gomes e Mariana Enéias. ■

CANTOR João Pedro no Barradão.


23

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

LUCIANO DEMETRIUS

BATE-BOLA LUCIANO DEMETRIUS

CORRIDA EM GOIÁS. José Adelmo Batista Lobo e Cleriston Alves Dourado conquistaram o segundo e o primeiro lugar, respectivamente, na categoria G (30 a 34 anos), da 2ª Corrida Contra as Drogas de Novo Gama (GO). A prova, disputada no feriado de Corpus Christi, 7 de junho, teve extensão de 7 km. O campeão Cleriston Dourado fez o tempo de 17 minutos e 40 segundos; o vice Adelmo Batista cumpriu a prova em 18 minutos e 17 segundos.

Máquinas na pista A

pista Júnior Poletto será palco da segunda etapa das fórmulas Tubular (Autocross) e Turismo e da quarta etapa da Mini-Tubular (Kartcross) neste domingo, 17, a partir das 8h. Neste sábado, a partir das 14h, acontecem os treinos classificatórios, no mesmo local. Segundo a comissão organizadora das provas, a Autocross terá a participação de dez pilotos e a Kartcross, de 18. Já a Turismo terá a presença de oito participantes. Na última edição, em 1º de abril, o vencedor da primeira etapa da Autocross foi César Freitas (ele venceu a primeira bateria, enquanto Willian Cancelier foi o melhor da segunda). Na Kartcross, Claudio Marçal venceu a primeira e Marcelo Kappes, a segunda bateria. Júnior Closs teve melhor desempenho na pontuação geral da terceira etapa. Na primeira etapa da Turismo, Juliano Teles venceu as duas baterias. Na classificação geral, na Autocross o líder é César Freitas (40 pontos), seguido por Willian Cancelier (37); Diogo Freitas (36); Kenni Henke (23); Kleber Taji (22) e Rodrigo Ferreira (18). Na Kartcross, Júnior Closs lidera com 49 pontos; seguido por Eliomar Basílio (Mineiro), com 37; Vitor Closs (36); Alexandre Maver e Iradir Júnior (33); Júnior Marçal (28); Vitor Carvalho (20); Francisco Júnior e André da Veiga (18); Marcelo Kappes (17); Gutão Montani (12); Vitor Canassa e Zigmar Gotz (9); Altair Galego e Marcelo Primo (8); Alan Bordin (5) e Luís Kasuya (3). Na Turismo, o líder é Juliano Teles, com 50 pontos. Depois aparecem empatados Sérgio Hanauer e Sidnei Muller, com 33; em quarto, Marcos Lúcio (12) e, em quinto, Marcelo Fraga (zero).

Arbitragem da decisão O primeiro jogo da final da Copa Interclubes entre Morada da Lua e Juventus neste domingo, 17, terá arbitragem de Walmor Joaquim da Silva, de Santa Maria da Vitória. A partida, com início às 17h, no Estádio Geraldão, em Barreiras, terá como

assistentes João Batista Lima de Assunção (São Félix do Coribe) e Júlio Silva Neto (Correntina). Genivaldo Santos do Amor Divino (Barreiras) será o quarto árbitro.

Indignado Durante reunião do Selem na quinta-feira, 14, o técnico da seleção de Luís Eduardo, Sebastião Silva, quebrou o protocolo e cobrou a colaboração das equipes locais. “A seleção está treinando, mas tem jogador se ‘escondendo’. Não buscaremos ninguém em casa”.

Jogos do Interior A Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) confirmou para os dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro a realização de Zonal dos Jogos do Interior em Luís Eduardo Magalhães. A etapa, que seria dis-

José Daniel de Farias, técnico do Marabá, uma das mais novas equipes de Luís Eduardo Magalhães, não poupa críticas quando o assunto é o quadro atual do futebol amador na Cidade. Para ele, além da falta de apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, há favorecimento de poucos clubes locais. “Algumas equipes recebem verba da Prefeitura Municipal para viajar e para se hospedar em hotéis, enquanto a maioria precisa buscar patrocínio”, diz. Sua equipe mudou de nome em 2012 após carregar por quatro anos o nome de Vereda Tropical, por causa do bairro em que está sediada. O Marabá estreia na Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador neste sábado, 16, diante do Rio de Ondas. “Vamos entrar no campeonato para ganhar não apenas uma das quatro vagas à Série A do ano que vem, mas para conquistar o título”. Por que o Vereda Tropical, após quatro anos de existência, mudou de nome? Foi um pedido do novo patrocinador, o Grupo Marabá. A principal condição para fecharmos o contrato era a mudança de nome. Quais os investimentos do patrocinador? A equipe recebe verba para pagar inscrições nas competições que disputa, além de ter todo o uniforme cedido pelo patrocinador. O Marabá já participou, em 2012, de uma competição no Futebol Society (Copa JC). Quais as perspectivas para o futebol de campo? Vamos levar como estímulo à Série B o bom resultado na Copa JC Society, quando chegamos em quarto lugar. Para uma equipe nova, que enfrentou as melhores equipes da Cidade, o desempenho é considerado bom. O Marabá está entre as favoritas a uma das quatro vagas para o acesso à Série A de 2013? Sim. Nós vamos lutar não só para subir, mas também pelo título. O quadro do Marabá é de 25 atletas. Destes, quantos vieram de outras cidades? Seis jogadores são de fora de Luís

putada entre 15 e 17 de junho, foi adiada em função do restrito número de inscritos.

Tênis O tenista luiseduardense Cícero Adson Quesado foi campeão da 3ª e 4ª Classes da II Copa Celtins de Tênis, disputada entre 6 e 10 de junho, no Tênis Clube de Palmas (TO). Participaram da competição atletas de Tocantins, Goiás e Bahia. Cícero Quesado foi o único baiano a conquistar títulos.

Torneio em Barreiras A equipe feminina de futsal do Ginásio Terra Agrícola participa nestes sábado, 16, e domingo, 17, do Torneio de Integração

Eduardo: o goleiro Roni, o meiaatacante Fabrício e o ponta-esquerda José Carlos, que vieram de Alagoas, e o meia Roni , o lateraldireito Martins e o centroavante Mateus, estes de outras cidades do interior da Bahia. JOSÉ DANIEL Como é manter uma equipe de futebol amador em Luís Eduardo? É difícil. É preciso ter apoio de algum patrocinador, porque falta apoio da Secretaria de Esportes, que somente auxilia as chamadas equipes “grandes” como Juventus, Portelinha e Vento em Popa. São cedidos uniformes, viagens e até hospedam em hotel para algumas equipes quando vão jogar fora da Cidade. Tem equipe que já recebeu verba de R$ 6 mil, R$ 7 mil. E os campeonatos promovidos pela Liga são “muito devagar”. Precisam ser mais organizados, principalmente em relação a campos e arbitragens. É também preciso que deem valor a todas as equipes, que não escolham as que serão apoiadas. Por que, apesar do grande número de equipe inscritas nas competições locais, o público não vai aos campos assistir aos jogos, em Luís Eduardo? Não vai quem não tem torcida. O técnico do Juventus, Jéder de Oliveira, reclamou em entrevista que na Cidade boa parte do público local vai para torcer contra. Não tem o que reclamar. O que existe é rivalidade. Eu vou torcer somente pelo meu time e pela seleção de Luís Eduardo Magalhães. Fora isso, eu torço contra, sim! O problema é que o pessoal do Juventus se acha acima de tudo e de todos. O Marabá tem sua torcida própria. Tanto é que na Copa JC Society nossa torcida foi premiada como a mais animada da competição. Quem quer apoio da torcida precisa estar mais aberto ao público, e não imaginar que está em um grupo fechado.

Regional de Futsal Feminino (Tirffem), na quadra do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Barreiras. Também disputam a competição as seleções de Ibotirama, Poções, Santa Maria da Vitória e as equipes Sensação de Javi (Muquém de São Francisco) e as barreirenses Arsenal, Flamenguinho, Real Vila e Barcelona.

Apagão Os refletores do Estádio Vila Belmiro se apagaram no segundo tempo do jogo pelas semifinais da Libertadores entre Santos e Corinthians na quarta-feira, 13. Acidentes acontecem, mas no país que vai sediar a próxima Copa do Mundo deveria haver mais atenção, principalmente em jogo de âmbito continental. ■


24

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 16 a 22 de junho de 2012


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.