Page 1

Governador e ministro na inauguração da UPA ID

ADE

L A AN A

M E S

EM R

Pela segunda vez, 6.000 loja de material esportivo é assaltada. Pág. 17 R$ 1,00

Tiragem desta edição

ST

Oeste

AC

PÁGINAS 4, 5 E 6

I EV

Ano II ❑ Nº 59 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

exemplares Preço do exemplar em banca

Prefeitura muda a cara do Centro Dez quilômetros de calçadas serão construídos ou refeitos e nove quilômetros de ruas, recuperados e recapeados com asfalto. Página 3

Audiência indica caminho do transporte coletivo PÁGINA 9


2

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

PREZADO LEITOR ÂChega pra láÊ na Bunge

C

om o título “Argentina dá um ‘chega pra lá’ na Bunge”, o site Globo Rural Online publicou a seguinte matéria:

“A Bunge, uma das maiores companhias mundiais de comércio de grãos, teve o seu registro de operação no setor suspenso pelo Fisco argentino nesta segunda-feira (16/4). A justiça também determinou o embargo dos bens da companhia por supostas irregularidades fiscais. As informações são da Reuters. Segundo um comunicado oficial emitido pela Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), a Bunge realizou triangulações nocivas de exportações, o que teria permitido a evasão de mais de 435 milhões de pesos, cerca de 100 milhões de dólares, em impostos, entre os anos de 2006 e 2007. A AFIP afirmou ainda que a Justiça embargou os bens da empresa, que envolve ativos de 57 milhões de dólares, como garantia. A Bunge já havia sido suspensa em março de 2011 pela AFIP. A suspensão do registro da Bunge não deve afetar sua capacidade de fazer negócios na Argentina, mas aumenta sensivelmente o clima de insatisfação no setor no país, que é o principal exportador de óleo de soja e de farelo. A ausência do registro impõe desafios logísticos diante das restrições governamentais para transportar grãos no país, mas a suspensão não deve afetar as exportações, já que as grandes companhias de comercialização de grãos podem utilizar serviços terceirizados de transporte de cargas”.

Delfim e os juros escandalosos AGÊNCIA BRASIL

O ex-ministro e economista Delfim Netto voltou a criticar os juros altos no Brasil, que considera “um escândalo”. Delfim disse à repórter Elaine Patricia Cruz que a elevada taxa de juros no país é reflexo da falta de competição, mas DELFIM NETTO ressaltou que o governo está se esforçando para reduzi-la. Segundo ele, para que a taxa de juros continue caindo será preciso que o governo faça mudanças no rendimento da caderneta de poupança. “A poupança é um empecilho para a queda da taxa de juros real abaixo dos 6%”. Para o ex-ministro, também será preciso uma grande cooperação do sistema bancário para que os juros fiquem mais baixos. “É visível que a taxa de juros de longo prazo no Brasil vai cair. Estamos iniciando esse processo. Os bancos privados vão ter que cooperar nesse processo. A participação dos bancos públicos é simplesmente um dízimo, é para fazê-los (os bancos privados) agir um pouco mais depressa”. Na quarta-feira, 18, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central baixou a taxa básica de juros (Selic) para 9% ao

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

ano. A taxa estava em 9,75%. Sobre economia mundial, o ex-ministro comentou que a crise mundial não é mais uma das crises comuns do capitalismo, mas foi produzida pelo que chamou de “patifaria financeira” que, segundo ele, foi permitida pelo Estado que desregulou o sistema financeiro internacional.

Aeroporto autorizado A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou pousos e decolagens - de monomotor a Boeing - no novo aeroporto de Luís Eduardo Magalhães. A autorização é válida por 10 anos. O novo aeroporto de Luís Eduardo tem pista de 2.800 metros de comprimento, 45 metros de largura e área de escape de 300 metros, dimensões que a maioria dos aeroportos do País não têm. A autorização da Anac é mais uma conquista de empresários empreendedores de Luís Eduardo Magalhães e do prefeito Humberto Santa Cruz. Até agora, empresários e Prefeitura vêm bancando as obras do aeroporto.

A outra carta na manga

Vieira Lima para viabilizar Lauck, o prefeito optará por Dr. Luciano, terceiro colocado nas últimas eleições municipais. O acerto não será impossível. O DEM está na Terceira Via, mas parte relevante dele freqüenta o Centro Administrativo. A propósito do vice na chapa da situação, candidatos não faltam. Vão de votados a menos ou não votados.

Querida Coelba Quando se trata de fiscalizar e punir os serviços ruins da Coelba, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz de conta que a concessionária não existe. Mas, quando é para dar aumento na tarifa de energia, a agência é pronta e solícita. Aprovou na terça-feira, 17, reajuste generoso, acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que é o índice oficial do Governo. O IPCA anualizado até março foi de 5,2399%, mas a energia da Coelba subirá 7,36%para a indústria e 6,15% para residências, a partir deste domingo, 22.

Verri supersecretário O secretário de Administração e Finanças, Sérgio Verri, virou supersecretário. Além de continuar respondendo pela Secretaria de Infraestrutura, Verri pode contratar temporariamente, remanejar ou demitir funcionários, eliminar funções, lotar e relotar servidores, abrir processos administrativos e sindicâncias, aplicar penalidades e executar obras e serviços municipais, segundo decreto assinado pelo prefeito Humberto Santa Cruz.

Estudo para indústria O secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo, prepara estudo sobre o setor pecuário na região. O estudo será apresentado à empresa de laticínios Italac. A partir do estudo, a Italac avaliará a possibilidade de instalar unidade no município. A Italac tem unidades nos estados de Goiás, Rondônia, Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Dia do policial

Com a rasteira do PMDB em Fábio Lauck, o médico Luciano Trindade, do DEM, passou a ser a opção primeira do prefeito Humberto Santa Cruz na formação da chapa para disputar a reeleição. Se não conseguir acordo com os irmãos

Só se lembra da Polícia quando se está em perigo. Mesmo sem perigo iminente, lembremos que este sábado, 21, Dia de Tiradentes, também é Dia do Policial. Tiradentes é patrono da classe policial. ■

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Câmara Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

PUBLICIDADE Juliana Cadore - (77) 9988-0114 Walmor Stresser - (77) 9953-8224

TIRAGEM* 6 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Monsanto Com a mesma delicadeza com que costuma impor seus preços aos produtores rurais, a Monsanto sinalizou ao governo que vai rever todo o seu plano de investimentos no Brasil para os próximos cinco anos caso a Justiça mantenha a proibição da cobrança de royalties pela venda de sementes transgênicas. Trata- se de um dos negócios mais rentáveis da empresa no país. Em Brasília, ninguém levou a sério a ameaça dos norte-americanos, a começar pelo próprio ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O torpedo da Monsanto foi tratado como o latido de um cão que não morde.

Ðnica A Copersucar está liderando uma turma de usineiros brasileiros dispostos a promover uma diáspora na União da Indústria de Cana de Açúcar (Única) e criar uma nova associação. Os insurretos não se sentem mais representados pela entidade. Alegam que a Única passou a refletir os interesses dos grupos estrangeiros. A gota de etanol que transbordou o copo foi a nomeação de Pedro Parente, presidente da Bunge, para o comando do Conselho Deliberativo. Sua chegada foi vista como a principal razão para a saída do ex-presidente da entidade, Marcos Jank, bastante ligado aos usineiros nacionais.

Ðltima colheita Segundo uma fonte ligada à AGCO, a empresa deverá extinguir a marca Santal, fabricante de colheitadeiras comprada no início do ano. Consultada pelo RR, a AGCO negou o fim da marca.

Terras chinesas O CIC, fundo soberano da China, tem planos de comprar terras no Brasil e se associar a investidores locais.

www.relatorioreservado.com.br

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

CIDADE

3

Centro ficará com nova cara

Onze ruas terão asfalto novo e calçadas de dois metros de largura, com acessibilidade

RAUL MARQUES

RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação

P

rojetos da Prefeitura e do Governo do Estado vão alterar a paisagem e ordenar o trânsito de pedestres e veículos no Centro da Cidade. Cerca de nove quilômetros de 11 ruas da região passarão por operação tapa-buraco, correção de defeitos nas pistas e recapeamento asfáltico. Também serão construídos ou corrigidos cerca de 10 quilômetros de calçadas, adaptando-os à acessibilidade. As primeiras ruas do Centro a terem as calçadas e o asfalto recuperados são: Mato Grosso, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Castro Alves, Rui Barbosa, Clériston Andrade e José Cardoso de Lima. A mudança no Centro será completada em seguida com a sinalização horizontal, vertical e semafórica do trânsito. As rótulas serão removidas para dar lugar a sinais de trânsito. Em alguns trechos, também serão executadas obras de drenagem.  “Vamos mudar a cara do Centro de Luís Eduardo”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, após visitar obras na Rua Rondônia, na terça-feira, 17. O projeto não prevê arborização, mas o secretário de Infraestrutura, Sérgio Verri, disse a Oeste Semanal que as calçadas ficarão com espaços para futuro plantio de mudas de árvores. Na Rua Rondônia, por onde as obras começaram, as árvores que já existem ganharam um contorno de proteção. Nos locais em que não há árvores, estão sendo criados buracos com terra para futuro plantio. As obras na região central são resultado de financiamento obtido pelo prefeito Humberto Santa Cruz junto ao Desenbahia, por ocasião da Bahia Farm Show, no ano passado. Dos R$ 15 milhões conseguidos, R$ 2,390 milhões estão sendo empregados nas obras do Centro, a cargo da JMM Construtora. O restante é investido em drenagem, asfaltamento e construção de calçadas de ruas e avenidas fora da região central.

Pedestre no centro das atenções. Acessibilidade é o principal foco da obra, segundo o secretário Sergio Verri. “Todos os trechos terão calçada e nossa preocupação é com a acessibilidade”, disse, dando como exemplo ruas do Jardim Paraíso, cujas casas têm calçadas, mas desniveladas. “Há casas com calçadas, mas que estão fora dos padrões. Têm desníveis que impedem que alguém em cadeira da rodas se movimente. O mesmo pode-se dizer dos terrenos onda não há nada construído. Um cadeirante é obrigado a ir para o meio da rua se quiser passar pela calçada”, disse. Com esta preocupação, Sérgio Verri quis deixar claro também que acabará o problema criado por carros estacionados sobre as calçadas, exceções feitas aos estacionamentos que aproveitam parte do passeio público, mas deixam no mínimo 1,5 metro de largura para a passagem dos pedestres, como o existente em frente à loja Novo Mundo, na Rua Paraíba. “Procuraremos aproveitar ao máximo as calçadas construídas, mas as que tiverem irregulares devem ser alteradas”, disse Verri, destacando que em cada esquina haverá uma rampinha que permitirá a passagem de pedestres e de deficientes.

Números do projeto. Sérgio Verri infor-

CALÇADA na Rua José Cardoso de Lima em início de construção nesta sexta-feira, 20 de abril. mou que serão retiradas 24 rotatórias da Cidade, em um total de 240,4 metros quadrados. “Em cada esquina onde existiam as rotatórias haverá uma placa informando de quem é a preferencial e quem deve parar no cruzamento”, disse. A regularização do asfaltamento já existente abrangerá 547.258 metros quadrados. O asfaltamento de áreas sem asfalto abrangerá outros 91.296,7 m2. Em relação às calçadas, todas com dois metros de largura, serão construídos ou refeitos 20.749 metros quadrados. Serão construídos ou refeitos 16.599 m2 de sarjetas, e 4.215,57 m2 de meio-fio. A próxima fase do projeto de ordenamento do trânsito de Luís Eduardo Magalhães deverá incluir a sinalização do trânsito, horizontal e vertical, financiada pelo Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura. A sinalização deverá entrar em processo de licitação nos próximos dias, segundo informou o governador Jaques Wagner no sábado, 14, durante visita à Cidade, quando da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Mimoso I.

Outros dois projetos. Há mais projetos envolvendo pavimentação, drenagem e construção ou reparo de calçadas, conforme informações da Secretaria de Infraestrutura. Um deles, já em execução pela empresa ganhadora da licitação, a GAE, engloba as Ruas Arcênio Pempell, Manoel Novaes, Ottomar Schwemgber, Pataxó, Braulio Severino Fracaro, Ceará, Rui Barbosa e São Francisco. Boa parte destas ruas fica entre o Mimoso II e o M3. Nestes trechos serão asfaltados 37.493,73 m2 de ruas, e recuperados ou construídos 9.729,41 m2 de calçadas. O trecho da GAE tem custo de R$ 3,7 milhões. Outro projeto englobará as Ruas São Francisco, Américo Dourado, Ponta D´Água, Pau Ferro, das Acácias e um trecho da Avenida JK. Foi orçado em R$ 6,798 milhões. A obra será feita pela empresa Oliveira Santana Construção Ltda. ■


4

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012 RAUL MARQUES

ALEXANDRE Padilha, Jaques Wagner, Humberto Santa Cruz, Cacá Leão, Maira de Andrada Santa Cruz, Mário Negromonte Júnior e Jorge Solla na inauguração da UPA de Luís Eduardo.

Governador inaugura UPA Unidade para atendimento de urgências e emergências passa a funcionar 24 horas por dia JO‹O PENIDO Da Oeste Comunicação m companhia do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito Humberto Santa Cruz, o governador Jaques Wagner inaugurou no sábado, 14, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, que passou a funcionar 24 horas por dia, dispondo de seis leitos de observação e 80 profissionais de saúde, com capacidade para atender 150 pessoas por dia e 4 mil por mês. Ao contrário do que se esperava, o governador não anunciou a criação do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio da Soja, Algodão e Café (Prodeagros), que instituirá um fundo para custear a modernização tecnológica, a infraestrutura e o desenvolvimento social no Oeste baiano. Esse programa, segundo informou a Oeste Semanal o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, ainda depende de definição sobre o montante da renúncia fiscal do Governo estadual, notadamente sobre o percentual de créditos de ICMS dos produtores rurais que o Estado repassará ao fundo. A única referência ao Prodeagros foi feita pelo vicegovernador Otto Alencar. Ele informou que projeto de lei para a criação do programa será enviado brevemente pelo governador à

E

Assembleia Legislativa. Inicialmente, falaram os deputados estaEstava prevista também a assinatura de duais Cacá Leão, Kelly Magalhães e Mário ordem de serviço para a implantação do Negromonte Júnior. Este último pediu ao Plano de Sinalização do Trânsito da Cidade. governador que assinasse logo o decreto para O governador disse que o plano envolve implantação da sinalização de trânsito. recursos da ordem de R$ 700 mil e que assiEm seguida, foi a vez do deputado Oziel se naria a ordem de serviço durante visita ao dirigir ao público. Ele disse que o contrato Detran, nos próximos dias. para a construção da UPA Também foi adiado o entre o Governo federal e o anúncio de Parceria Público município fora assinado por Privada entre o governo e os ele em 31 de dezembro de Anúncio de produtores rurais para a 2008 (último dia de seu mancriação de construção de estradas vicidato como prefeito ), e que programa para o nais na região, pois falta não entendia porque demodefinir a participação de cada rou tanto. Do palanque, ele agronegócio é parte nos projetos. exibia cópia do contrato ao adiado. Falta Marcada para as 11h30, a público. Oziel lembrou que cerimônia de inauguração construiu três postos de definir valor da começou com mais de duas saúde quando foi prefeito de renúncia fiscal horas de atraso, uma vez que o Luís Eduardo, por oito anos, e ministro, o governador e suas que a Universidade Federal comitivas se atrasaram em do Oeste da Bahia (Ufoba), Barreiras, onde, pela manhã, em implantação, também foi inaugurada nova ala da maternidade muni- nasceu de uma iniciativa sua. Oziel pediu ao cipal, chamada de Hospital da Mulher. governador que construísse um hospital em A inauguração foi marcada por manifesta- Luís Eduardo e que se empenhasse pelo início ções ruidosas por parte de torcidas organiza- das obras de duplicação da BR 020/242 no das de apoio ao prefeito e a Oziel, que trans- trecho urbano de Luís Eduardo, cuja licitação formaram a solenidade em palanque político foi suspensa – segundo ele, a duplicação da (ver matéria na página 6). rodovia também ocorrerá em atendimento a um pleito seu. Logo em seguida, foi a vez de o prefeito falar.

Quando chamado ao microfone, começou uma queima de fogos de artifício em frente à UPA. Em resposta a Oziel, Humberto Santa Cruz disse que nunca negou que o contrato da UPA fora assinado por seu antecessor, mas fez questão de assinalar que na época a construção da unidade não pode ser iniciada porque o município não dispunha das certidões negativas necessárias (por conta de dívidas deixadas por Oziel, notadamente a de cerca de R$ 11 milhões junto ao INSS). Humberto Santa Cruz acrescentou que recebeu o município com três postos de saúde, que Luís Eduardo já está com sete e que “vou entregar com 14”. Citou ainda a construção de seis creches, a construção de várias praças e o asfaltamento de 40 quilômetros de ruas, e disse que em outubro a população vai poder comparar seus quatro anos de mandato com os oito das duas gestões de Oziel à frente da Prefeitura. “Que vença o melhor”, disse. Ao agradecer a presença de todos, o prefeito não deixou de mencionar “o pessoal que veio de ônibus de Barreiras”, numa irônica referência aos correligionários de Oziel, que não seriam moradores de Luís Eduardo. O próximo a falar foi o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar. Ele informou que Jaques Wagner vai mandar em breve para a Assembleia Legislativa projeto de lei de criação do Prodeagros, destacando “a generosidade do governador em trazer o desenvolvimento ao Oeste da Bahia”. ➧


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

CIDADE5 RAUL MARQUES

Ministro diz que pode dobrar verba Também houve queima de fogos de artifício quando, em seguida, o ministro da Saúde foi chamado a falar. “Já estão soltando fogos pelo hospital que vamos fazer aqui”, ironizou Alexandre Padilha. O ministro destacou os benefícios da UPA 24 horas (“se você se sentir mal não precisará ir direto para o hospital do SUS, onde disputará atendimento com casos até mais graves”) e informou que de cada 100 pacientes atendidos nas UPAs já existentes, apenas três são encaminhados para um hospital. De acordo com Alexandre Padilha, a construção da UPA faz parte da política de saúde do governo federal, em parceria com estados e municípios, que visa garantir o atendimento de emergência de qualidade a qualquer hora e com acesso fácil. “Essa UPA aqui de Luís Eduardo Magalhães vai abrir às 19h deste sábado e nunca mais vai fechar. Quem passar LEVADO pela mãe Clediane, o menino Douglas Ravik Bastos Santos, de apenas oito meses, foi o primeiro a ser atendido na UPA, às 19 horas. mal pode buscar atendimento aqui na UPA e, se preciso, daqui pode ir para um hospital”. O ministro informou que o ministério para fazer tudo ao mesmo tempo”. Pimentel, Zezéu Ribeiro, Marcelo Néri (pre- ber o primeiro atendimento para infarto ou investiu R$ 1 milhão na UPA de Luís Eduardo sidente da Assembleia Legislativa) e Angelo acidente vascular cerebral.  Prodeagros. Ao final da solenidade, o vice- Coronel, a prefeita e a vice-prefeita de e que agora vai ajudar na sua manutenção. A UPA começou a atender a população às 19 “Se a UPA for bem, o Ministério dobrará os presidente da Aiba, Sérgio Pitt, conversou Barreiras, Jusmari Oliveira e Regina horas. O primeiro paciente a ser atendido foi com o governador sobre o Prodeagros, em Figueiredo, a vice-prefeita de Luís Eduardo, Douglas Ravik Bastos Santos, de apenas oito recursos para manutenção”, prometeu. O último a falar foi o governador. Jaques fase de elaboração e que prevê a criação de Katerine Rios, o bispo da Diocese de meses. Ele foi levado à UPA por sua mãe, Wagner voltou a criticar as manifestações um fundo de natureza privada, com recursos Barreiras, Dom Josafá Menezes, o juiz Pedro Clediane Bastos Santos. O menino estava com do público. Disse que o ambiente era “de de renúncia fiscal e contrapartida dos produ- Godinho e os pré-candidatos a prefeito de febre, em decorrência de uma inflamação. ■ muita paixão pela eleição, que nem um Fla- tores rurais e que tem por objetivo custear a Barreiras Antonio Henrique (PP) e Paê Flu ou um Ba-Vi”, e que nunca xingou ou modernização tecnológica, a infraestrutura e Barbosa (PT). ofendeu nenhum adversário político. O o desenvolvimento social no Oeste baiano. A UPA. Foram investidos R$ 1,5 milhão na Pitt informou a Oeste Semanal que o fundo governador informou que a Bahia já tem 48 UPAs contratadas, e que a de Luís Eduardo contará com créditos de ICMS dos produto- UPA, que tem capacidade para atender 150 era a sétima a ser construída, sendo uma na res rurais, podendo chegar a até R$ 80 mi- pessoas por dia, dispondo de seis leitos de lhões, dependendo do percentual que o observação e 80 profissionais de saúde. A capital e seis no interior do Estado. Acrescentou que nos primeiros quatro Governo aceitar repassar ao fundo. Ele com- UPA funcionará em conjunto com o Serviço parou o Prodeagros a um de Atendimeto Médico de Emergência anos de mandato construiu prédio cujo projeto já está (Samu) de Luís Eduardo, que organiza o fluxo cinco hospitais, mas recopronto, mas falta definir de atendimento e encaminha o paciente ao nhecia que a situação atual serviço de saúde adequado à cada situação. quantos andares terá. da saúde não é ideal. “Sei que Na UPA, o A UPA integra a Política Nacional de O vereador Sidnei faltam médicos e remédios”. paciente recebe Giachini aproveitou para Atenção às Urgências do Ministério da Saúde Em seguida, informou que os primeiros entregar ao governador dois e oferece atendimento de emergência de está estudando com a presiofícios pedindo obras de baixa e média complexidade 24 horas por dia. dente Dilma Roussef uma socorros e reforma e ampliação no Ela é responsável por estabilizar o quadro clí“mudança no regulamento tem o quadro Colégio Estadual Mimoso do nico dos pacientes, definir o diagnóstico e para que seja possível trazer Oeste (Cemo) e no analisar a necessidade de encaminhá-los ou médicos do exterior para o clínico Constantino Catarino de não a uma unidade hospitalar. Os pacientes Brasil”, e que novas faculdaestabilizado podem ser liberados ou permanecer em Sousa, também estadual. des de medicina estão sendo Também estiveram pre- observação por no máximo 24 horas; se o criadas para elevar o númesentes à inauguração o presi- quadro de um paciente for mais grave ou ro de médicos. dente da Aiba, Walter Horita, complexo, ele será transferido para o centro Jaques Wagner disse que tinha pedido de R$ 700 mil para a instala- os secretários estaduais de Saúde, Jorge de saúde Gileno de Sá Oliveira ou para o ção da sinalização de trânsito em Luís Solla, e de Agricultura, Eduardo Salles, os Hospital do Oeste, em Barreiras. Na UPA, o paciente recebe os primeiros Eduardo, o qual atenderia nos próximos secretários municipais Maira de Andrada dias. Acrescentou que no máximo até Santa Cruz, da Saúde, Sérgio Verri, da socorros e tem o quadro clínico estabilizado. junho Luís Eduardo terá um Ponto Administração e Finanças, e Verinha O atendimento é de baixa e média complexiCidadão (“um SAC um pouco menor”) e Stresser, da Educação; o senador Walter dade em clínica geral, pediatria, ortopedia e uma Regional de Trânsito (Retran). Pinheiro (PT-BA), os deputados Edson odontologia. A população pode medir a pressão e tratar de problemas como febre, cortes, Porém, ressalvou que os recursos são limiqueimaduras, alguns traumas, além de recetados e que “o Estado não tem dinheiro


6 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012 FOTOS DE RAUL MARQUES

PARTIDÁRIOS DO PREFEITO Humberto Santa Cruz com bandeiras do PT na inauguração.

PARTIDÁRIOS DE OZIEL exibem cartazes pedindo a volta do deputado à Prefeitura.

Inauguração da UPA vira palanque eleitoral

minutos seguidos do jingle do Governo do veira, que passou por um corredor formado por Estado. Foi neste instante que muita gente simpatizantes para blindá-lo de qualquer manisaiu do local e foi almoçar, mas, com certeza, festação antagônica. O grupo só o aplaudiu. Depois de visitarem a UPA, as autoridanem todos voltaram. Antes do jingle, devia haver umas 250 pessoas no local. Meia hora des subiram ao palanque, momento no qual mais tarde, nem a metade permanecia ficou mais clara a disputa travada entre os debaixo do toldo. Às 12h34, voltaram a ser dois grupos. As autoridades no palanque tentaram acalmar os ânimos, mas não obtiexecutados sucessos da MPB. Exatamente às 13h13, surgiram partidários veram êxito. Palavrões eram ditos sem a de Oziel, distribuindo folderes que reivindi- menor cerimônia, inclusive para insultar as cavam para o deputado a paternidade da autoridades presentes. Logo após a confusão com o fotógrafo, duas UPA. Nestes folderes, estavam estampados a cópia do contrato e uma foto do deputado ao senhoras passaram mal e tiveram que ser lado do governador Jaques Wagner. Mais atendidas. Nem mesmo a tentativa do ministarde, na cerimônia, Oziel exibiu do palanque tro da Saúde, Alexandre Padilha, de fazer um cópia do contrato assinado entre a Caixa e o discurso mais ameno, com piadas e referência município para a construção da unidade, em aos “sofredores torcedores do Corinthians”, 31 de dezembro de 2008 (último dia de sua como ele próprio, que poderiam precisar da UPA, deu resultado. gestão), com sua assinatura. Ao contrário, como Padilha evitou, nitidaDeste momento para frente, o público começou a se dividir tal qual em um grande mente, citar o nome do atual prefeito e do deputado, houve tempo de sobra clássico regional de futebol, para mais confusões, algumas só que sem a presença de amainadas pela interferência qualquer policial. Os partidáde jornalistas e fotógrafos. rios de Oziel seguravam fai‘Torcidas’ O senador Walter xas e cartazes clamando pela tumultuaram a Pinheiro (PT-BA), diante do volta do deputado à Prefeiadiantado da hora e das tura e atacando o prefeito, cerimônia de sucessivas confusões, teve o enquanto os de Humberto inauguração, bom senso de pedir para Santa Cruz, a maioria porvaiando e não discursar. Mesmo, tando bandeiras do PT e assim, o even to só acabou comandados pelo presidente xingando por volta das 15h30, quatro do partido, Valtair Fontana, adversário horas após o horário inicialpermaneciam calados. No mente marcado. Não foram canto, aguardando a chegada tocados hinos da Bahia, do das autoridades, um grupo de Brasil e de Luís Eduardo meninas segurava faixas em que Vanderlei Ferreira, empresário, saudava Magalhães, o que é normal em eventos diferentes políticos presentes que estariam deste porte. A saída foi tranquila, embora muitos troapoiando o pré-candidato da Terceira Via, Juarez de Souza, irmão da prefeita de cassem ameaças e gestos obscenos. No meio da tarde, restaurante próximo à UPA Barreiras, Jusmari Oliveira. reuniu partidários de ambos os lados. Em Tumulto. O governador Jaques Wagner e uma mesa estavam funcionários da comitiva, o prefeito Humberto Santa Cruz , o Prefeitura e do Governo do Estado e simpaministro da Saúde Alexandre Padilha, o vice- tizantes do prefeito, como o secretário de governador Otto Alencar, a deputada esta- Agricultura, Renato Faedo e o vereador dual Kelly Magalhães e outras autoridades Sidnei Giachini, líder do Governo na chegaram à UPA por volta das 13h50, ocasião Câmara Municipal. Em outra, exatamente em que houve o primeiro tumulto envolven- na perpendicular, estavam Oziel, Jusmari e do fotógrafos interessados em tirar o melhor partidários como o vereador Alaídio flagrante do descerramento da placa come- Castilho de Moura e o bispo Ricardo Knupp morativa da inauguração da UPA. da Igreja Mundial Servos. Todos na mais Do lado de fora, surgiu o deputado Oziel Oli- perfeita paz. ■

RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação nimos exaltados de torcidas organizadas de apoio ao prefeito Humberto Santa Cruz e ao deputado federal Oziel Alves de Oliveira, que gritavam, vaiavam e xingavam, sem o menor respeito pelo adversário. Foi este o clima preponderante na cerimônia de inauguração da UPA, transformada em disputa travada por simpatizantes dos dois principais candidatos à Prefeitura nas eleições de outubro próximo. O prefeito Humberto é candidato à reeleição, e o deputado Oziel almeja um terceiro mandato na Prefeitura (foi o primeiro prefeito do município e exerceu o cargo por dois mandatos, de 2000 a 2008). Quem melhor definiu o quadro foi o principal convidado ao evento, o governador Jaques Wagner. “Isso aqui não é Fla-Flu, BaVi ou Gre-Nal. Vamos respeitar todo mundo”, pediu. Não adiantou. Nem mesmo a atitude do vice-governador, Otto Alencar, que pediu ao deputado Oziel que controlasse seu grupo, o mais exaltado: “Isso aqui não é ringue de MMA (em alusão à luta). Pede para o seu pessoal maneirar”, disse. No meio da multidão que xingava os políticos adversários estava a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, esposa de Oziel. Debaixo do palanque montado para a cerimônia era possível ver indicações feitas por políticos com o dedo polegar: dedo em pé era para aplaudir; dedo para o chão, para vaiar e xingar. Sempre que os nomes do prefeito e do deputado eram citados pelos chamados a falar ao público, as palmas e as vaias se misturavam aos gritos de “Humberto, Humberto”

˜

e de “Oziel, Oziel”. A torcida de Oziel reunia principalmente mulheres, cujos gritos beiravam a histeria. Pelo que foi considerado um erro do cerimonial, o prefeito e o deputado ficaram lado a lado no palanque, que ficava a menos de dois metros do público. Houve empurrões, troca de palavrões e até um desentendimento entre um aliado do prefeito e o fotógrafo Danilo Pereira, que trabalha para a deputada estadual Kelly Magalhães e para o deputado federal Oziel. Pereira fotograva quem era hostil ao deputado até que alguém disse que não queria ser fotografado e exigiu que as fotos fossem deletadas. O fotógrafo disse que não deletaria as fotos e foi abordado pelo major Camilo Uzêda, comandante da Cipe-Cerrado. Segundo Danilo Pereira, ele foi obrigado a deletar as fotos para não ser encaminhado à Delegacia de Polícia. O ex-secretário de Esportes Valtair Fontana, que é pré-candidato a vereador, desceu do palco para apartar uma briga, mas segundo seus adversários políticos, a intenção foi exatamente a oposta. “Ele queria bater em um aliado nosso”, disse uma senhora que não quis se identificar, aliada de Oziel. Valtair negou que tivesse intenção de brigar.

Tensão. O longo atraso para o início da cerimônia foi um dos sinais de que a tensão era previsível. Logo na entrada, faixas de saudações ao prefeito, a Oziel e até a senadores e deputados, dos mais diferentes partidos, prenunciavam os problemas que aconteceriam duas horas e 20 minutos mais tarde. Nem mesmo a tenda instalada na frente da Unidade de Pronto Atendimento conseguia amenizar os efeitos do sol forte sob as pessoas. O ponto positivo do evento foi a distribuição gratuita a todos os presentes, sem distinção, de sanduíches, refrigerantes e água. Na porta da UPA, dois guardas municipais davam segurança ao prédio. No pátio, os comentários eram de que uma turma do deputado estava reunida no prédio onde fica o gabinete da vice-prefeita Katerine Rios, na esquina das ruas Clériston Andrade e Mato Grosso, pronta para invadir a cerimônia assim que as autoridades chegassem. Os responsáveis pelo cerimonial do evento, do Governo estadual, tocavam sucessos da MPB até que às 12h12 colocaram 22

PROMOÇÃO CONJUNTO CELITE SAVEIRO BRANCO, jaumat.const@hotmail.com

À VISTA R$ 205,00.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

CIDADE

7

RAUL MARQUES

Entregues as chaves dos quiosques RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação prefeito Humberto Santa Cruz entregou, na quarta-feira, 18, as chaves dos 12 quiosques da Praça de Alimentação Marco Antonio de Carvalho, que fica na Praça da Matriz. Os concessionários têm 15 dias para montarem suas lanchonetes sob pena de perderem o espaço, pelo qual pagam R$ 700 por mês. Boa parte dos que receberam as chaves tinha áreas na antiga Praça de Alimentação. A questão do número máximo de mesas – cinco em cada quiosque – gerou polêmica entre os comerciantes, que querem aumentar o número. A procuradora-geral do município, Danielle Almeida da Luz, sugeriu uma área comum de mesas para todos os quiosques. Ela lembrou que o espaço comum podia melhorar a distribuição dos clientes, além de facilitar a adequação dos comerciantes ao novo espaço, mas a sugestão não foi aceita. A preocupação da procuradora era com a fiscalização sanitária e com a questão do espaço para os pedestres. A questão do total de mesas ficou para ser decidida em uma nova reunião entre os concessionários e a Prefeitura, em 15 dias. O comerciante Wederson Luiz da Costa lembrou ao prefeito que devido à distância das ruas será difícil abastecer alguns quiosques, já que está proibida a entrada de qualquer veícu-

O

lo na área da praça. Humberto Santa Cruz lembrou que os shopping centers e as grandes redes usam carrinhos especiais para fazer isso. “Gente, vocês precisam se unir para gerenciar o local da melhor forma possível”, disse o prefeito, sugerindo, aos lojistas que contratassem funcionários para cuidar dos banheiros.

Respeito e participação. Além das divergências, classificadas pelos comerciantes de saudáveis, o prefeito lembrou que existem duas igrejas na Praça e que deve haver cautela na utilização de equipamentos sonoros. “As igrejas precisam ser respeitadas. O padre não pode parar a missa por causa do barulho nem o pastor da Igreja Batista interromper o culto”, disse o prefeito informando que o som não pode ultrapassar o limite de 80 decibéis. O prefeito também lembrou aos donos dos quiosques que devem zelar pela ordem, limpeza e higiene do local, respeitando o espaço do outro comerciante. Outra questão lembrada pelo Prefeito é a proibição à venda de bebidas destiladas – cachaça e uísque, por exemplo – ou em garrafas. “Só poderão ser vendidas bebidas em lata ou embalagem plástica”, disse Humberto Santa Cruz. Ficou combinado, entre os comerciantes e o prefeito, que o valor pago pela permissão e uso dos quiosques só será cobrado a partir do dia 1º de maio, ficando os dias que antecedem esta data de prazo para que os comerciantes

O PREFEITO Humberto Santa Cruz em reunião com concessionários dos quiosques. ativem seus estabelecimentos e “possam fazer caixa para pagarem o valor no final do próximo mês”, disse Humberto. O grupo chegou a estudar a possibilidade de no próximo dia 1º de maio inaugurar a praça de alimentação com uma grande festa.

Chaves. O comerciante Rildo Muniz Cerqueira fez questão de agradecer ao prefeito pela oportunidade de dar prosseguimento às suas atividades, em um espaço especialmente construído para isso. “Gostaria de agradecer, acho que em nome de todos, pela oportunidade que nos foi dada”, disse. No final da reunião, que durou duas horas, o prefeito entregou uma a uma as chaves dos quiosques aos comerciantes. O termo de permissão de uso de bem imóvel público está prescrito no Decreto Municipal nº 2.357, de 1º de fevereiro de 2012. O edital de credenciamento dos comerciantes aos

quiosques é o de número 001/2012. Na praça Sérgio Alvim Mota foram construídos 12 quiosques, em 650 metros quadrados. Os quiosques têm seis banheiros no total, dois dos quais para pessoas com necessidades especiais. A nova Praça da Matriz foi inaugurada no dia 12 de dezembro do ano passado . Receberam as chaves dos quiosques Jair Ribas, Rildo Muniz Cerqueira, Maria Lúcia Capra dos Santos, Jamara Nunes, Walquíria Costa Silva, Maria José Ferreira Silva, Maria Margarete Moura, Ronaldo Yogi, Manoel Rodrigues Cardoso, Wederson Luiz da Costa e Maria da Glória Pereira dos Reis. Participaram da reunião, entre outros, a secretária de Saúde, Maira Andrada Santa Cruz; a secretária de Educação, Verinha Stresser; o secretário de Agricultura, Renato Faedo; e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Prazeres Daniel.


8

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

Inaugurada a Praça da Acessibilidade

FOTOS DE RAUL MARQUES

Novo espaço de lazer tem equipamentos adaptados a por tadores de necessidades especiais DA REDAÇ‹O domingo, 15, foi um dia de festa para quem participou da inauguração da Praça da Acessibilidade Hugo Nicolau Walker, localizada em frente à sede da Apae, no Jardim Primavera, com equipamentos adaptados a portadores de necessidades especiais. Não foi uma inauguração tradicional, com descerramento de placa e discursos. Foi como abrir as portas ao povo de um local aconchegante e aprazível, onde, além de brinquedos como pula-pula e escorregas, havia espaço para jogos de mesa, apresentações de música, dança, shows musicais, peças teatrais infantis e atividades esportivas e sócio-educativas. Até o prefeito Humberto Santa Cruz participou de sessão de dança promovida pelos organizadores da festa. “É disso que Luís Eduardo Magalhães precisa. De lugares para que as famílias possam confraternizar, em paz, com segurança e tranquilidade”, disse o prefeito, enquanto se dirigia para a área onde as crianças brincavam de deslizar em lona molhada com água e sabão. Por todos os lados da praça, havia gente se entretendo ou se informando nas tendas armadas no local. Em uma barraca, profissionais ensinavam MURILO ZAYATZ como trabalhar com material reciclável. Ao lado, uma oficina educativa oferecia atividades para jovens. Um escritório de advocacia foi montado também no meio da praça por alunos da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf ), para prestar assessoria jurídica aos interessados. Outras áreas de atuação da Prefeitura também marcaram presença no evento, como a de sustentabilidade e meio ambiente. Nas extremidades da praça, jogos de xadrez e damas serviam de atração para os mais jovens, com um pula-pula instalado quase ao Centro para a turma de menor idade. Uma quadra de voleibol era usada por

O

alunos da Apae, que travavam uma disputa acirrada.

A t r a ç õ e s . Abrindo uma vasta lista de atrações, às 11 horas, subiu ao palco o grupo de capoeira da Apae, sob o comando de Mestre Carlinhos. “Vai começar a capoeira, olé-lê, camarada”. Ao som destes versos, entoados ao som de berimbaus e atabaques, o O PREFEITO Humberto Santa Cruz obser va crianças brincarem de deslizar em lona molhada com água e sabão. grupo deu um show no palco, arrancando aplausos do público presente. A mesma coisa realizadas por meio de uma parceria da nas comunidades onde a empresa está preaconteceu quando o grupo Força Jovem, do Monsanto com a Universidade Ativa de sente, levando informação, entretenimento e bairro Conquista, apresentou coreografia Minas Gerais, uma instituição de terceiro acesso à cultura, além de estimular a integraembalada por uma setor que há oito anos realiza diversos traba- ção da família. Nós acreditamos que investir música tecno. Em lhos nas áreas social e cultural em diversos na educação, valorizar a cultura brasileira, seguida, apresen- locais do país. Luís Eduardo Magalhães não promover o engajamento dos funcionários tou-se o professor foi a primeira parada do grupo. O Praça Ativa com a comunidade é nossa forma de agir com de dança já havia sido levado a Cuiabá, no Mato respeito e responsabilidade social”, disse. Wscicleiton de Grosso; a Uberlândia, em Minas Gerais; a Construção. A Praça da Acessibilidade Castro, que, com Goiânia, em Goiás, e a Ijuí, no Rio Grande do muita presença de Sul, em parceria com as prefeituras munici- está localizada em frente à Escola Monteiro Lobato, no Jardim Primavera, entre as ruas espírito, colocou pais. O coordenador e produtor de eventos da José Ramos de Anchieta, Tancredo Neves e boa parte do público, inclusive o pre- Monsanto, Murilo Zayatz, disse que a Praça Flamboyant. Foi construída para atender a Ativa promove uma grande integração da quem tem necessidades especiais, em um feito, para dançar. Ao longo do dia, comunidade, sendo um dos principais movi- projeto feito pela arquiteta Rone Franciosi. até às 17 horas, apre- mentos culturais patrocinados pela empresa. Participaram da construção, custeando tamsentaram-se diferen- “É feito um estudo do local, uma colocação da bém os equipamentos instalados na praça, ELAINE ZANATTA tes grupos de música característica da Cidade. Esta integração o em uma Parceria Público Privada, as empresas Construções ACNT, J Lem, do Grupo e de dança: as alunas senhor pode notar aí na praça”, disse. Durante o movimento Praça Ativa Jacob Lauck, e Pontual Incorporações e da Escola de Balé Espaço das Artes; grupo do CTG Sinuelo dos Gerais com Danças Gaúchas Monsanto, os visitantes puderam obter infor- Empreendimentos. O terreno foi cedido pela Prefeitura, que Tradicionais; dança com alunos da Escola de mações, na tenda da empresa,  sobre o prograBalé Ebateca;   o Força Jovem, com a apre- ma “Produzir e Conservar”, uma parceria da também preparou a área. O custo da construsentação do Boi Bumbá; grupo de jovens do empresa  com a ONG CI-Brasil. Em um estan- ção e dos equipamentos ficou em R$ 240 mil. Ponto de Cultura Recicla Music, que apresen- te, livros infantis ilustrados eram distribuídos Entre as facilidades oferecidas às pessoas com tou pagode e funk. Houve ainda shows com gratuitamente, com o intuito de conscientizar necessidades especiais estão o piso táctil e indicações nos alfabetos em Braile e em Libras. O bandas do município e uma peça teatral infan- as crianças sobre a preservação ambiental. A representante da Monsanto na região nome da praça é uma homenagem a Hugo til com os Palhaços Chuvisco e Narizinho Oeste da Bahia, Elaine Zanatta, destacou o Nicolau Walker. Gaúcho de Santo Cristo, ele Praça Ativa. A inauguração contou ainda trabalho exercido pela empresa na inclusão veio para Luís Eduardo em 1983, como producom os eventos da Praça Ativa, empreendi- social, especialmente na região onde traba- tor rural. Morreu em 2010, após meses de mento da Monsanto.  As principais ativida- lha. “Esta parceria com a universidade Ativa enfermidade. Deixou a esposa Semilda des realizadas para o público infantil foram tem objetivo de promover a sustentabilidade Catharina, 8 filhos, 17 netos e 8 bisnetos. ■


CIDADE9

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

LUCIANO DEMETRIUS

LEONARDO Cordeiro, Claudinei Castanha, Edvaldo Bezerra, Hugo Leonardo Tosta e Danielle Almeida Luz na audiência pública que debateu o transporte coletivo por ônibus em Luís Eduardo.

Em maio, licitação de linhas de ônibus

LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação

tender a praticamente 100% de todos os bairros de Luís Eduardo Magalhães e definir pontos básicos para uma projeção de números de linhas, quantidade da frota, trajetos e projeção de investimentos às empresas que desejam participar da licitação. Estes foram os pontos debatidos durante a audiência pública sobre o edital do transporte coletivo em ônibus de Luís Eduardo Magalhães, realizada na segunda-feira, 16, no Centro de Convivência da Terceira Idade (Promati), no Santa Cruz. O lançamento do edital está previsto para o dia 15 de maio. Participaram da mesa de trabalho o consultor jurídico Leonardo Cordeiro, o consultor técnico Claudinei Castanha, o controlador geral do município, Edvaldo Bezerra (representando o prefeito Humberto Santa Cruz), o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Hugo Leonardo Tosta, e a procuradora-geral do município, Danielle Almeida Luz. O número de participantes da comunidade era de aproximadamente 40 pessoas. “Primeiro, é preciso definir qual o modelo ideal de transporte coletivo para a Cidade. Em seguida, precisamos de um projeto básico de edital com detalhamento do número de linhas, a quilometragem a ser percorrida pelos ôni-

A

trônica – que facilite aos usuários o uso de mais ônibus via linhas integradas -, valetransporte e passe estudantil também serão analisados. “Quanto maior a gratuidade, maior é o custo por passageiro. É preciso que os benefícios não sejam onerosos nem para o custo da passagem e nem para o operador do sistema”, disse Leonardo Cordeiro. Uma das preocupações levantadas por bus, o investimento na frota, a qualidade dos Leonardo Cordeiro era com as raras inforônibus, os tipos de carros, o sistema de bilheta- mações sobre o atual sistema de transporte gem eletrônica e a perspectiva de retorno que coletivo. “Há poucos dados do número de as empresas pretendentes podem ter”, disse o passageiros do atual sistema de transporte consultor técnico Claudinei Castanha. coletivo de Luís Eduardo Magalhães”, afir“Precisamos definir um modelo de transporte mou. “É preciso que haja um maior número coletivo para atrair as empresas do setor”. de informações para que os critérios sejam Os consultores disseram bem definidos, até mesmo que a proposta é um sistema para evitar ações na Justiça de transporte coletivo cujo por parte dos interessados ponto final de todas as linhas que não venham a ser aceitos Ideia é oferecer seria na Unidade de Pronto no processo licitatório. Se as sistema de Atendimento (UPA), no regras estiverem bem claras Mimoso I. “A prioridade é não haverá transtornos no bilhetagem ligar a periferia à área central decorrer dos trabalhos”, eletrônica aos da cidade para favorecer o disse. usuários do acesso da população ao traUm dos itens que a comisbalho, ao estudo e também ao são pretende incluir no editransporte comércio e serviços”, afirtal refere-se à estrutura de coletivo mou Claudinei Castanha. garagem das empresas conUma das preocupações é correntes e se vão ter condicom o crescimento do munições de atender à população cípio e, para isso, será necesdesde o início de seus trabasário fazer um estudo que viabilize a altera- lhos na Cidade. “Se as operadoras nos apreção de linhas, se necessário, ou a criação de sentarem veículos zero quilômetro, será novos itinerários, com o passar do tempo. preciso saber se já estarão entregues para Outros pontos a serem incluídos no edital circulação no dia em que o novo sistema são o tipo de veículo e a sua vida útil, a quali- vigorar”, disse Claudinei Castanha. dade da prestadora de serviços e também o Dentre as pessoas da comunidade, apenas valor da tarifa a ser implantado. duas perguntas foram feitas à mesa e nenhuQuestões como sistema de bilhetagem ele- ma proposta foi apresentada. O representan-

te da Associação dos Moradores do Florais Léa, Thiago Pereira, perguntou se a nova frota teria elevador de acesso para deficientes físicos. Segundo Claudinei Castanha, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde fevereiro de 2009 existem especificações com requisitos básicos para fabricação de todos os tipos de veículos de transporte coletivo urbano. A norma, segundo Castanha, atende ao disposto no Decreto nº 5296/2004 que trata da promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A área rural não estaria incluída no novo plano do sistema de transporte coletivo. Porém, segundo Castanha, a ideia é que as comunidades do entorno de Luís Eduardo Magalhães tenham atendimento com coberturas específicas, que seriam estudadas a partir da implantação do novo sistema.

Como está. Atualmente, as reclamações dos raros usuários do transporte coletivo de Luís Eduardo Magalhães dizem respeito à carência de linhas disponíveis, à falta de um planejamento de horários e às precárias condições dos carros (com vida útil vencida). Diante da desorganização, poucos são os que se aventuram a depender deste serviço. A alternativa de transporte na Cidade são os mototáxis e os táxis, além do uso de veículos próprios. “A falta de um plano para o transporte coletivo resulta em um trânsito caótico. Com linhas de ônibus bem definidas e um planejamento para o sistema de transporte coletivo, o trânsito de Luís Eduardo Magalhães teria melhor fluxo”, afirmou o secretário Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Hugo Leonardo Tosta. ■

SEG & MED - EXCELÊNCIA EM SAÚDE TRABALHO SEGURANÇA SAÚDE

A SEG & MED é um centro especializado na saúde do trabalhador. Possui seu quadro de profissionais capacitados completo para oferecer com qualidade o atendimento em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. A SEG & MED atua nas seguintes áreas: ● Medicina do Trabalho: Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, Elaboração de PCMSO, emissão de Laudo Técnico para definição de

nexo causal de doença ocupacional para fins jurídicos; ● Exames Complementares: Audiometria, Espirometria, Exames Laboratoriais, acuidade visual; ● Engenharia de Segurança do Trabalho: PPRA, APR, PEA, CIPA, SIPAT, PGSSMTR, Consultoria em Segurança do Trabalho, Perícia Trabalhista como Assistente Técnico; ● Enfermagem do Trabalho: Supervisão, Atividades educativas relacionadas à saúde do trabalhador, Curso de Socorrista.


10 C I D A D E

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

ACONTECE ALMOÇO PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS

MAIS ˘RVORES MUTILADAS

Grupo de simpatizantes da candidatura do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, à reeleição, reuniu-se domingo, 15, por volta das 14 horas, no restaurante Marmitex Vitória, no Centro. O almoço ocorreu no intervalo das atividades realizadas durante a inauguração da Praça da Acessibilidade, no Jardim Primavera. Diante do próprio prefeito, vários deles apresentaram propostas para a campanha que está prestes a começar. Entre os presentes, muitos discutiram as próximas ações dos partidários e quem será o vice na chapa de Humberto. O prefeito, por sua vez, não quis falar de nomes, optando por discutir assuntos relacionados à atual administração.

Mais oito ficus foram mutilados às margens da BR-020/242, nas proximidades do acesso ao Jardim Paraíso. A denúncia é de leitor, que pede ação do Ministério Público para conter a destruição das poucas árvores que a Cidade ainda tem.

MISSION˘RIO CONGOL¯S EM LU¸S EDUARDO

AMBULANTES AGUARDAM CAMELŁDROMO

O missionário congolês da Igreja Mundial Servos, David Aimé Kalega, esteve em Luís Eduardo Magalhães de quarta-feira, 11, a domingo, 15, a convite do Bispo Ricardo Knupp, da mesma Igreja, que o levou para conhecer a Cidade e a Região. Morador em Lubumbashi, capital da República Democrática do Congo, Kalenga disse ter ficado encantado com a Cidade e seu povo. Na foto, o bispo Ricardo Knupp e David Aimé Kalega.

FOTOS DE RAUL MARQUES

A Associação dos Vendedores Ambulantes de Luís Eduardo Magalhães esteve presente na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, no Mimoso I, no último sábado, 14, e, agora, volta sua atenção para o sonho da categoria: a criação de um camelódromo no canteiro central da Avenida JK, entre as ruas Paraíba e Paraná, no Centro. O presidente da associação, Amador Almeida Araújo, disse que vai convocar os ambulantes esta semana para discutir a questão. “Todos saem ganhando. As calçadas são liberadas e os ambulantes passam a ter uma área só para eles, que vai ser vir de ponto de referência”, disse. Na foto, a diretoria da Associação enquanto aguardava a inauguração: Wesley Araújo, Edésio Calixto, Amador Araújo, Iraelson Souza e Antonio Gomes.

CANTOR MARQUINHOS GOMES LOTA IGREJA Mais de 500 pessoas lotaram a Igreja Batista Rompendo em Fé para assistir ao show do cantor gospel Marquinhos Gomes, sábado, 14, à noite, no Mimoso I. O show, com transmissão direta pela rádio Lem Gospel, teve, ainda, a participação do grupo de louvor da igreja. O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, compareceram ao evento. Marquinhos Gomes é carioca e considerado um dos recordistas de vendas de músicas gospel no país. A equipe da Igreja Rompendo em Fé prepara agora outro evento, que acontecerá nos próximos sábado, 28, e domingo, 29, quando o grupo Ouvir e Crer irá se apresentar.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

11


12

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

Comércio à noite na Bahia Farm Show DA REDAÇ‹O comércio do Centro de Luís Eduardo Magalhães ficará aberto até as 22 horas, três horas mais que o habitual, durante a Bahia Farm Show, entre 29 de maio e 2 de junho próximos. Além disso, serão montados na praça Sergio Alvim Mota (Praça da Matriz) estandes de produtos e alimentos e haverá apresentações artísticas e culturais. Os idealizadores da iniciativa, dentre os quais está a Prefeitura de Luís Eduardo, pretendem criar uma “atmosfera” especial na Cidade durante o período da feira de tecnologia agrícola. “Estamos estudando convênios com as Polícias para reforçar a segurança local no Centro, além de maneiras de deixar a Cidade mais iluminada e com uma identidade visual que chame a atenção para o evento”, disse o prefeito Humberto ALEX RASIA Santa Cruz. Para debater a iniciativa, cerca de 40 comerciantes da região central da Cidade participaram na noite de terça-feira, 17, no auditório do Hotel Paranoá, do “Encontro empresarial Oportunidades de Negócios geradas pela Bahia Farm Show, que impactam as micro e pequenas empresas”.  No encontro - promovido pelo Sebrae, Prefeitura, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas, com apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Sindicato de Produtores Rurais -, foram apresentados aos comerciantes a proposta de trabalho e uma maquete com o mapeamento do local. O objetivo do encontro foi incentivar os lojistas da região central a participem do projeto que, segundo as entidades envolvidas, deve aumentar em até 30% o volume de vendas durante a Bahia Farm Show. Além das propostas, foram debatidos com os comerciantes o planejamento de instalação de quiosques, a criação de um estacionamento e planos de segurança para o evento. “Vamos procurar fazer um evento paralelo à Bahia Farm Show para gerar oportunidades de negócio aos empreendedores locais”, disse o analista técnico do Sebrae em Luís Eduardo Magalhães, Valdemir Cavalcanti de Matos.

O

Para garantir o bom atendimento aos turistas e visitantes locais, seja no taxi, na mesa, ou na loja, o Sebrae de Luís Eduardo Magalhães vai promover cerca de 40 minicursos de capacitação entre os dias 17 a 19 de maio, voltados para atendimento, formação de preços, alimentos seguros, controle financeiro, entre outros. “Estamos capacitando, inclusive, as mulheres do Assentamento Rio de Ondas para criar lembranças e souvenires personalizados da feira, além de fornecerem coffee break para os estandes. São oportunidades de negócio para a agricultura familiar que terão um imARQUIVO pacto muito positivo ao final”, disse o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Ferreira de Sousa, disse que uma ação conjunta de prestadores de serviços e da Prefeitura será RODRIGO FERREIRA estudada para colaborar com o evento paralelo. “Vamos verificar com a Secretaria de Planejamento a possibilidade de fornecer ônibus para quem mora distante. Outra ideia é a de integrar mototaxistas, taxistas e a rede hoteleira para divulgação dos serviços de transporte durante o Bahia Farm Show”.

Beneficíos. Para o prefeito Humberto Santa Cruz, a ação contribuirá para que os empreendedores sejam beneficiados com um evento que já é tradição na Cidade. “Os comerciantes de Luís Eduardo, de uma maneira muito proativa, estão encontrado uma forma criativa de aproveitar tudo o que a Bahia Farm Show pode trazer de melhor para os seus negócios. Em todos estes anos, é evidente o efeito da feira sobre a rede hoteleira e de restaurantes, mas a cidade tem muito mais a oferecer”, disse. Parceira da iniciativa, a Aiba está animada com o projeto. “A Bahia Farm Show é uma feira, estritamente,  de negócios. Dentro do Complexo não há shows, ou atrativos do gênero. Este projeto vai ajudar a servir melhor o nosso público de visitantes, sendo uma espécie de continuação da programação da feira, e ainda traz retorno para comerciantes e município. Tem nosso total engajamento”, disse Alex Rasia, coordenador geral da Bahia Farm Show e diretor executivo da Aiba.

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALGODÃO (ANO SAFRA* 2011/12 E 2010/11)

BRASIL AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO Sub-Total ABRIL MAIO JUNHO JULHO TOTAL

2011/12 VALOR QUANT US$ MIl t 251.233 117.511 299.315 140.421 373.804 174.555 284.300 136.354 224.265 111.708 103.660 52.723 115.588 57.858 122.830 63.999 1.774.995 855.129

1.774.995

855.129

2010/11 VALOR US$ MIL 117.960 147.429 150.986 106.691 65.725 34.311 25.257 16.805 665.164 8.556 3.611 7.163 61.436 745.930

QUANT t 72.685 90.129 92.477 64.000 38.334 19.253 13.047 10.096 400.021 3.402 1.766 2.616 27.593 435.398

VARIAÇÃO RELATIVA (11/12 e 10/11) VALOR QUANT. 112,98 61,67 103,02 55,80 147,58 88,76 166,47 113,05 241,22 191,41 202,12 173,84 357,65 343,46 630,91 533,90 166,85 113,77 137,96 96,40

*Ano Safra compreende: Início da safra em agosto e término em julho. Fonte: Análise das Informações de Comércio Exterior - Aliceweb

Exportação de algodão deve bater recorde Do site da Abrapa A exportação brasileira de algodão em pluma está próxima de alcançar o recorde de um milhão de toneladas. Dados do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (AliceWeb) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, revelam que a safra 2011/2012 já atingiu 855.129 mil toneladas vendidas a países de todo o mundo. No mesmo período da safra 2010/2011 a quantia era de apenas 400.021 mil toneladas.  Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sérgio De Marco, esses números apontam a real expectativa dos cotonicultores. “Esperamos exportar, no mínimo, um milhão de toneladas. É o necessário para escoar nossa produção, tendo em vista que

a indústria nacional não deve ser uma consumidora em grande escala neste ano”, diz De Marco. Os principais países compradores do algodão brasileiro continuam sendo a China, a Coreia do Sul e a Indonésia. Eles compraram, respectivamente, 42.379, 36.263 e 26.721 mil toneladas só de janeiro a março de 2012. A Abrapa e a Companhia Nacional de Abastecimento divulgaram o levantamento de área da safra 2011/2012. Segundo a Conab, a área plantada com algodão no Brasil é de 1.398.100 hectares, número 0,2% inferior aos 1.400.300 hectares da safra 2010/2011. Segundo os dados da Abrapa, a área total é de 1.393.689 hectares. Mato Grosso continua sendo o maior produtor, com área de 722.668 ha. Bahia e Goiás vem na sequência com 416.618 ha e 89.900 ha, respectivamente.

Desconto de até 85% na dívida de produtores DA REDAÇ‹O O Congresso Nacional converteu a Medida Provisória 545 em lei, com o número 12.599/2012, já sancionada pela presidente Dilma Rousseff, dando novo fôlego aos agropecuaristas da Bahia e de todo o Nordeste. A nova lei autoriza a renegociação de dívidas de pequenos e médios agricultores do Nordeste, como rebate de até 85% para os que estão no semiárido; prorroga o prazo para quitação desses débitos até 29 de março de 2013, e suspende as execuções judiciais e os respectivos processos judiciais. A medida foi tomada menos de 20 dias

depois de o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, se reunir em Brasília, na Câmara dos Deputados, com os parlamentares da bancada do Nordeste, para discutir e encaminhar soluções para o endividamento de centenas de produtores baianos. “Os produtores devem procurar os bancos para garantir a suspensão das execuções”, disse Salles, explicando que as dívidas poderão ser renegociadas com rebate de até 60%. Técnicos do Banco do Nordeste disseram que os agentes financeiros aguardam a regulamentação da lei, que deve sair logo, para aplicar as novas regras.

TRANSPORTES

Silobag Ipesa - Peças originais - Implementos agrícolas em geral 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189 Rua Kiichiro Murata, Q. 28 - L. 04 e 21 Jardim Imperial - LEM - BA Email: campoestemb@uol.com.br

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

AGRONEGÓCIO

Plataforma de Gestão é lançada AGÊNCIA BRASIL

Da Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura ara obter maior controle da movimentação dos rebanhos do País, foi lançada na quarta-feira, 18, a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA). O anúncio aconteceu durante cerimônia na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, quando a presidente da entidade, a senadora Kátia Abreu, entregou o sistema ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. Mendes Ribeiro Filho ressaltou que a plataforma vai “mudar o futuro brasileiro”, a partir da expectativa de que o Brasil tenha acesso a novos mercados ao oferecer mais transparência no processo de criação e transporte de animais nos 27 Estados brasileiros. “Vamos dar segurança ao consumidor e explorar o potencial (do PGA) ao máximo”, afirmou o ministro. A confiança do consumidor local foi reiterada pela senadora Kátia Abreu. “Queremos gerar a confiança principalmente do consumidor brasileiro, que representa 70% dos compradores da carne produzida no país”, explicou. A senadora destacou ainda a agilidade do ministro em assinar o convênio da parceria entre Mapa e CNA para que fosse possível o lançamento do sistema. A plataforma garante maior credibilidade, transparência, agilidade na coleta de dados sobre o trânsito de bovinos e a integração de vários sistemas de controle, inclusive sanitário. Os registros dos estados devem ser integrados ao sistema em até 60 dias. De acordo com Mendes Ribeiro Filho, a partir de 1º de julho de 2012, todas as Guias de Trânsito Animal (GTAs) precisarão ser eletrônicas, emitidas a partir do sistema da PGA. Os estados que já fazem esse controle de forma eletrônica também terão que migrar as informações para o sistema, que será fornecido pelo Governo federal. Nessa primeira etapa, as Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas pelas unidades federativas deixarão de ser preenchidas manualmente e passarão a ser feitas por meio eletrônico. Todas as informações referentes ao rebanho brasileiro serão centralizadas no Mapa, garantindo agilidade no processo de elaboração de políticas de apoio ao setor e a interrupção do trânsito de bovinos entre regiões e

13

Ministro: Brasil pode dificultar entrada de produtos argentinos ELZA FIUZA/AGÊNCIA BRASIL

Da Redação, com inormações da Agência Brasil e do Ministério da Agricultura

P

KÁTIA ABREU: maior transparência Estados, no caso de problemas sanitários. Além da Base de Dados Única (BDU), a nova PGA também abrigará outros dois módulos, com informações sobre o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Sistema de Informações Gerenciais do Sistema de Inspeção Federal (SIGSIF). Esses dois sistemas serão lançados até o final de 2012.

Pecuária no Brasil. O desenvolvimento de programas e sistemas voltados para o setor pecuário foi parte do acordo de cooperação firmado entre a CNA e o Mapa em outubro de 2009. Desde então, a entidade e o Governo federal têm elaborado as diretrizes da PGA, modelos que estão sendo apresentados, também, aos países importadores de carne brasileira. A expectativa é de que o Brasil tenha acesso a novos mercados ao oferecer mais transparência no processo de criação e transporte de animais nas 27 unidades da federação. O Brasil foi o maior exportador de carne bovina em 2011, com 1,4 milhão de toneladas equivalente carcaça, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e o segundo maior produtor mundial, com 9,2 milhões de toneladas equivalente carcaça.

Brasília – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, criticou na quinta-feira, 19, a restrição à entrada de carne suína brasileira na Argentina e disse que, caso a barreira seja mantida, medidas que dificultem a entrada de produtos argentinos no país poderão ser adotadas. “Eu disse para o ministro (da Agricultura argentino) que a negociação está indo muito bem, mas que precisa continuar indo bem, tendo nossa carne suína liberada. Senão, vamos começar a dificultar a entrada de produtos argentinos e isso não faz bem ao Brasil nem à Argentina e não é isso que quer a presidenta Dilma Rousseff”, disse. “Queremos uma relação extremamente cordial e respeitosa com o país vizinho e, para isso, queremos o comércio dos nossos suínos reestabelecido”, completou.

Aftosa. O ministro disse que o Brasil deve alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre da febre aftosa por meio de vacinação. Segundo ele, o prazo definido anteriormente pelo governo era 2013. “Essa é a vontade política da Presidência da República e do nosso governo”, ressaltou. “Quero chegar lá até 2012. Isso será um trunfo, como é um trunfo Santa Catarina ser livre de febre aftosa sem vacinação.” Para Mendes Ribeiro, caso o governo consiga alcançar a meta até dezembro de 2012, é possível que, em 2014, o país atinja um patamar “extremamente diferenciado” no que diz respeito à carne brasileira. “ - Precisamos saber que o nosso gado tem o controle sanitário de que necessita, estamos fazendo a campanha de vacinação que precisamos fazer, estamos cuidando da nossa fronteira como devemos cuidar, mas não estamos livres do risco. Por isso, precisamos insistir tanto e dizer da nossa situação. Não queremos alardear, pelo contrário, queremos mostrar que estamos atentos e tranquilizar o produtor que estamos cumprindo a nossa parte - destacou o ministro. Nesta semana, teve início a vacinação de bovinos e búfalos da Bahia e do rebanho

MINISTRO Mendes Ribeiro Filho

com até dois anos de idade de Rondônia, que segue o calendário previsto pelo Ministério. Os pecuaristas baianos iniciaram a aplicação da vacina mais cedo, em razão da seca que atinge a região. A segunda etapa da campanha – que prevê a imunização de todos os bovinos e búfalos de Rondônia – ocorrerá de 15 de outubro a 15 de novembro. Na Bahia, a mesma fase será realizada no mês de novembro, mas somente os animais com idade abaixo de 24 meses serão vacinados.

Agronegócio. O ministro destacou que o agronegócio “é, sem dúvida, o grande motor da economia do país e o grande responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Se o Brasil não tivesse essa contribuição do agronegócio, não teria o grande acúmulo de reservas que tem atualmente”, afirmou. Mendes exemplificou o cenário com alguns indicadores. “O agronegócio representa cerca de 22,3% do PIB brasileiro. A agricultura responde por 70,4% do PIB do setor e a pecuária, por 29,6%. O setor emprega cerca de 30 milhões de pessoas, sendo que entre 16 e 17 milhões encontram-se no setor primário e o restante distribuído pelos demais segmentos.


14

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

SEBASTIÃO NERY As duas Franças

O „blog‰

PARIS – Os dois tinham a mesma marca que levaram com eles para o túmulo: a grandeza. Grandeza deles e grandeza da França. Charles De Gaulle falava de si como se falasse da França: - “Com que coisa contentar-se quando se encontrou a História?” E falava da França como se falasse dele: - “A França não pode ser a França sem a grandeza.” Condenado à morte pelo governo e pelo exército francês, submetidos por Hitler, De Gaulle foi para Londres, depois para o norte da África, organizou e comandou a resistência e a libertação do país, entrou em Paris em 1944 já como libertador e presidente da República, e se demitiu em 1946. Em 1958, foram buscá-lo em casa para outra vez salvar a França como o presidente da República que deu a independência à Argélia e acabou com o massacre. Reeleito presidente em 1965, De Gaulle convocou um plebiscito em abril de 1969, depois da crise de maio de 68, perdeu, deixou o governo e morreu logo depois,em novembro de 1970, com 80 anos.

De Gaulle e Mitterrand François Mitterrand, ministro de De Gaulle, disputou com ele a presidência em 1965, foi para o segundo turno, perdeu. Em 1974, Mitterrand disputou com Giscard d’Estaing, também perdeu. Em 1981, derrotou Giscard na reeleição e foi presidente por dois mandatos de sete anos, entre 1981 e 1995. Até hoje a França vive sobretudo das ideias e do legado político dos dois. Quando Mitterrand, do Partido Socialista, ganhou a presidência em 81, derrotando Giscard d’Estaing, que tinha sido ministro das Finanças de De Gaulle e em 74 derrotara

Mitterrand para presidente, dizia-se que a “Era De Gaulle” tinha passado. Engano. Em 1985, os discípulos de De Gaulle na União Pela França (UPF) assumiram o governo com Jacques Chirac como primeiro-ministro. Mitterrand elegeu-se presidente em 1981, reelegeu-se em 1988, e em 1989 os socialistas ganharam a Assembléia Nacional e, portanto, o governo. Saiu Mitterrand depois do segundo mandato, Jacques Chirac ganhou a presidência e os herdeiros de De Gaulle o governo. Em 2007, Sarkozy era um degaullezinho e Segolene ex-ministra e discípula de Mitterrand.

No dia 5 de outubro de 2011 eu estava aqui e escrevi: -“Quem vai disputar a reeleição de Sarkozy (pelo Partido Socialista) será escolhido em um segundo turno entre Françoise Hollande e Martine Aubry. Hollande deve ganhar e derrotará Sarkozy. Hollande deve ser o próximo presidente. É o Partido Socialista voltando depois de Mitterrand”. Acertei por causa de meu “blog”: motoristas de táxi, garçons, donos de bancas de jornal, livreiros, gente com quem converso sobre política. Motorista espanhol: -“Sábado teremos Sarkozy fazendo comício na Concorde, Hollande em Vincennes e Marine rezando para Joana d”Darc ajudá-la. Não adianta. Vai ganhar Hollande”. Motorista francês: -“Sarkozy perderá porque se aliou aos bancos e agora não temos como pagar as dívidas”. Motorista de Guadalupe: -“Sarkozy é o Berlusconi da França”. Jornaleiro: -“Com Sarkozy tudo piorou. Por isso vai perder”.

Pesquisas Quatro pesquisas têm mais prestígio aqui: o Ipsos, o Ifop, o Harris e o CSA. Ontem, nos quatro, Sarkozy e Hollande estavam empatados para o primeiro turno, domingo, 22 de

AGENDA Simpósio de BPUFs Boas práticas para uso eficiente de fer tilizantes (BPUFs) é o tema do III Simpósio Regional IPNI Brasil, nos dias 15 e 16 de maio, Hotel Saint Louis (rua Juscelino Kubitschek, 976, Jardim Paraíso). No dia 15, aber tura às 9h e, a par tir das 9h30, palestra “Aspectos gerais sobre boas práticas para uso eficiente de fer tilizantes”, com Luís Prochonow e Valter Casarin, da IPNI Brasil; às 11h, palestra “Conceitos e dinâmica de nutrientes no sistema solo-planta visando BPUFs”, com Luís Prochow e Valter Casarin; às 14h, “Manejo da acidez do solo como fundamento para BPUFs”, com Eduardo Caires, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); às 16h, “Sistema de produção e eficiência agronômica de fer tilizantes”, com Rogério Soratto, da Universidade Paulista (Unesp), de Botucatu (SP); no dia 16, às 8h, “Otimização na aplicação de fer tilizantes e corretivos agrícolas”, com Pedro Luz, da USP; às 10h, “BPUFs para soja, com Volnei Pauletti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); às 11h, “Informações sobre BPUFs para soja na Bahia”, com Celito Missio, da Aprosem/BA; às 11h30, debate sobre soja; às 13h45, “BPUFs para milho”, com Antônio Fancelli, da USP; às 14h45, “Informações sobre BPUFs para milho na Bahia”; às 15h15, debate sobre o milho; às 16h15, “BPUFs para algodão”, com Leandro Zancanaro, da Fundação MT; às 17h15, “Informações sobre BPUFs para algodão na Bahia”, com Pedro Brugnera, da Círculo Verde Consultoria; às 17h45, debate sobre algodão. Mais informações e inscrições pelos telefones (19) 3433-3254 e 3422-9812, pelos e-mails elavorenti@ipni.net e rfiuza@ipni.net e pelo site www.ipni.org.br.

Festa na Gruta Será realizado neste domingo, 22, a par tir das 11h, no

Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta), no bairro Cidade Universitária, o II Costelão e Porco no Rolete. Música ao vivo com a dupla Joel e Ganso.

Sebrae O posto de atendimento do Sebrae/BA, em Luís Eduardo Magalhães, promove entre os dias 24 e 27 de abril o curso Gestão Visual de Lojas, das 19h às 22h45, no auditório da entidade (rua Paraíba, s/nº, Centro). Mais informações pelo telefone (77) 3628-3353.

Curso de futsal Será realizado no sábado, 28, das 8h às 12h, o curso Futsal: da iniciação ao avançado (vivências, experiências e tendências), no auditório José Rogério Faedo (rua Juscelino Kubitschek, 732, Jardim Paraíso). O curso será ministrado pelos técnicos de futsal Sérgio Adriano Gomes (Brasília/DF) e Carlos Alberto Bracali (São Paulo/SP). As inscrições custam R$ 100,00 e os par ticipantes podem levar pen drive para salvar o material didático. Mais informações pelo telefone (77) 9912-4530.

Dança nos bairros Será lançado no domingo, 29, na praça Sérgio Alvim Mota, no Centro, o projeto Ritmos Dance Móvel, que vai levar aulas de dança a vários pontos da Cidade. A par tir das 16h, concentração para aquecimento aeróbico das academias e brindes para as primeiras cem pessoas que chegarem ao local; às 19h, espetáculo surpresa, apresentações de dança, sor teio de brindes e camisetas. Mais informações pelos telefones (77) 9946-8668 e 9996-2536.

abril: ora um com 28, ora o outro com 27% Para o segundo turno (em 6 de maio), Hollande ganha em todos os quatro: Ipsos 56 a 44, Ifop 55 a 45, Harris 53 a 47 e CSA 57 a 43. Os jornais, mesmo os adversários, contam: - “Hollande crescendo”. O resultado das eleições só pode começar a ser divulgado a partir das 20 horas. Mas a TV oficial da Bélgica já avisou que às 18:30 faz um jornal com uma pesquisa de boca de urna e com os primeiros resultados.

Os bancos Duas frases dos dois grandes comícios de domingo: Sarkozy: -“ Nos 30 últimos anos cometemos o erro de esquecer as nações para só pensar nos mercados e elas é que fazem a história.” Hollande: - “Meu adversário não é Sarkozy. São os bancos. Precisamos implantar uma República mais forte que os mercados”. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

Neste sábado, 21, será realizado o Mix Universitário, no Estação Gê. Animação de Rafael Capri e DJ Marciano Cristo. A par tir das 22h. Mais informações pelo telefone (77) 3628-0054.

● Será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio a II Grande Vaquejada, no Parque Universo, em Formosa do Rio Preto. Prêmios de R$ 45 mil (categoria profissional) e R$ 5 mil (categoria amadora). Shows com Tok + e Toinho e Cia, no dia 18; Espora de Prata e Sela Vaqueira, dia 19; apresentação de bandas regionais, no dia 20. Mais informações pelos telefones (77) 9988-0983 e 9971-6492.

● O professor Wscicleiton de Castro e a assistente de danças de salão Layane Souza apresentam na quinta-feira, 26, aula demonstrativa de danças de salão, a par tir das 19h, na Escola de Ballet Espaço das Artes. A aula é uma prévia das atividades do curso de dança que terá início dia 8 de maio. Mais informações pelos telefones (77) 99468668 e 9996-2536.

-● Será realizado em 19 de maio o “Dia com Deus”, promovido pela Igreja Assembleia de Deus de Luís Eduardo Magalhães, na Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi, no Santa Cruz, das 9h às 21h30. Durante o evento serão realizadas atividades de gincana e louvores pelos jovens participantes. Mais informações pelo telefone (77) 3628-1988.

● No próximo sábado, 28, a par tir das 22h30, no Estação Gê, festa de dois anos da Vibe Original com a apresentação da dupla de Léo e Lian e dos DJs Marciano Cristo e Sabrina. Informações pelos telefones (77) 3628-2443 e 9950-8087.

● No dia 19 de maio será realizado o Bailão Country Sertanejo, a par tir das 22h30, no CTG Sinuelo dos Gerais, no Mimoso I. Apresentação da dupla Paulo César e Juliano e da banda Lord Company. Mais informações pelos telefones (77) 3628-2443 e 9950-8087.

● No dia 29 de abril será realizada a I Festa da Paróquia Santa Rita de Cássia, do Jardim das Acácias, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). Às 10h, celebração eucarística; às 12h, almoço (churrasco) seguido de bingo, leilões e atividades de recreação. No bingo, o 1º prêmio será uma moto Honda 150 cc; 2º prêmio, uma TV LCD de 40 polegadas; 3º prêmio, um notebook; 4º prêmio, uma lavadora de roupas de 10 kg; 5º prêmio, uma moto Honda Fan 125 cc. Animação de Marcos Terra e Banda. Mais informações pelo telefone (77) 9906-9930.

● No dia 25 de maio será realizada, a par tir das 23h, a Saideira Universitária, no Estação Gê. Show com a dupla João Pedro e Júnior e animação do DJ Adriano. Mais informações pelos telefones (77) 9802-8660 e 9997-7114.

Lembrete

● Será realizado no dia 5 de maio, às 22h, o XVI Baile do Chopp, no Clube Aliança, no Novo Paraná. Animação da Orquestra Continental, de Itapiranga (SC). Mais informações pelo telefone (77) 3688-1101.

● A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf) está com inscrições aber tas para cursinho pré-vestibular, para concurso público da Polícia Federal (vagas para agente) e para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil; para curso de pós-graduação em Direito, com início em maio (Direito Penal e Processo Penal; Direito Constitucional Aplicado; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho); e para curso de MBA, com início em abril (Gestão Estratégica do Agronegócio; Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Logística). Mais informações pelo telefone (77) 3628-9900.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

E S TA D O / C I D A D E

15

RAUL MARQUES

Ðltimos dias para IPTU com desconto DA REDAÇ‹O Encerra-se no próximo dia 30 de abril, uma segunda-feira, o prazo para que os donos de imóveis em Luís Eduardo Magalhães paguem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com o desconto de 30%. Quem deixou de pagar a primeira prestação ainda poderá fazêlo sem a cobrança de multa. O pagamento em até cinco vezes oferece desconto de 20% (isenção da quinta e última parcela). Caso o IPTU seja parcelado em 10 vezes, o desconto também é de 20%, com isenção das duas últimas parcelas. Quem pagar à vista terá desconto de 30%. Os contribuintes que aderiram ao programa Nota Fiscal Solidária deverão levar seu cupom de desconto até o Departamento de Tributos para que seja concedido o desconto no IPTU.

Vacinação contra gripe começa em 5 de maio Da Assessoria de Imprensa do Governo da Bahia

Reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza (gripe), na população a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas. Este é um dos objetivos do Dia Nacional de Mobilização–Influenza, que acontece no próximo dia 5 de maio, com a vacinação prosseguindo até o dia 25 do mesmo mês. No dia nacional funcionarão 7.500 postos, com a mobilização de 25 mil pessoas, entre servidores e voluntários. Este ano, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem como meta imunizar, de forma indiscriminada, 80% ou mais da população alvo. A expectativa é que devem ser vacinados 1.398.035 idosos, 190.283 trabalhadores de saúde; 332.535 crianças menores de 2 anos, 273.510 gestantes e 25.233 indígenas. No ano passado, 250 municípios alcançaram a meta. De acordo com Fátima Guerra, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, as campanhas de vacinação contra a Influenza, realizadas entre os meses de abril e maio, vêm contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe. Além disso, a vacinação tem apresentado um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicação para o tratamento das infecções secundárias. “As campanhas de vacinação de idosos foram iniciadas, pelo Ministério da Saúde, há 12 anos, e desde então, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da imunização”, explicou a coordenadora.

PORTAS ABERTAS PARA TR¯S JOVENS. O primeiro emprego ninguém esquece. Foi isso que aconteceu na quarta-feira, 18, com três jovens que tomaram posse na função de menor aprendiz na agência Luís Eduardo Magalhães do Banco do Brasil. Israel Soares Guedes Júnior, Nassim Mendes Karoghani e Cássio Carvalho conquistaram as vagas por meio do Instituto Recicla, presidido por Adriana Santos Mota, que não escondia sua felicidade diante da efetivação dos três jovens na instituição financeira. “É maravilhoso quando a gente abre as portas do mercado de trabalho para jovens como eles”, disse. O gerente da agência,

Tito Gardel, disse que os jovens irão trabalhar internamente aprendendo os serviços bancários. “Uma vez por semana, eles farão curso no Recicla para aprender técnicas bancárias”, disse Tito. O gerente geral Luciano Giudice Torres entregou os uniformes aos jovens. Nassim Karoghani estava acompanhada do seu pai, Feredoon Karoghani, iraniano, radicado no Brasil há 25 anos. Cássio Carvalho, de 15 anos, estava com sua mãe, Normaci Perreira Carvalho. Israel Júnior estava com seus pais: Israel Soares Guedes e Giselda Soares Guedes. Na foto, Adriana Mota, Israel Júnior, Nassim Karoghani, Cássio Carvalho, Tito Gardel e Luciano Torres.

Comércio cresce 9,6% em fevereiro na Bahia Da Assessoria de Imprensa do Governo da Bahia

comércio varejista baiano apresentou expansão de 9,6% no volume de vendas m fevereiro deste ano, em relação a igual mês de 2011. Houve crescimento no segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (13,6%). Outro segmento positivo foi o de combustíveis e lubrificantes (14,3%), devido ao aumento de viagens em carros próprios e ônibus extras no período de férias. A expansão no mês de fevereiro também foi superior à de janeiro (7,7%). Já no mesmo perío do de 2011, a expan são do comér cio vare jis ta apre sen tou resul ta do de 11,5%. Na com pa ra ção, com ajus te sazo nal (feve rei ro de 2012/janei ro de 2012), a taxa variou nega ti va men te em 0,6%. Os dados foram apurados pela Pesquisa

O

Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgados em parceria pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria do Planejamento (Seplan). O resultado mensal do comércio varejista é atribuído à estabilidade do emprego e dos preços. Nos últimos anos, os fatores de sustentação do comércio foram principalmente a massa real de rendimentos em alta e a expansão do crédito. Apesar do mercado de trabalho estar aquecido, o crédito apresenta uma desaceleração, mas ainda oferece prazos bastante longos, especialmente para os bens de consumo duráveis, haja vista o setor de móveis e eletrodomésticos, que obteve o maior crescimento no mês (15,4%). No acumulado dos últimos 12 meses (15,1%) e do ano (13,9%), o volume de vendas também foi

favorável para esse segmento. Outros dois segmentos também apresentaram altas nas vendas: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%). Houve resultados negativos em três segmentos: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%), tecidos, vestuário e calçados (-5,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (34,6%). Os ramos fora do setor varejista também apresentaram decréscimo na variação do volume de vendas: material de construção (-4%) e veículos, motocicletas, ■ partes e peças (-10%).

INFORME PUBLICIT[ARIO

Por mais um ano a empresa Sementes Oilema promove seu Dia de Campo, e como taxa de inscrição pede aos participantes uma contribuição para as APAEs de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras. No último dia 04 de abril, Paulo Afonso Levinski, coordenador de produção, fez uma visita à APAE e entregou o comprovante de depósito do valor arrecadado em favor da APAE-LEM. A Diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Luis Eduardo Magalhães agradece esta iniciativa, pois como o próprio nome já diz, sobrevive graças a corações amigos. Ações dessa natureza sempre ajudam a garantir os serviços prestados em favor dos nossos alunos especiais.


16

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Em Caldas Novas

Antônio. Os noivos receberão cerca de 150 convidados no Espaço Balão Mágico.

Chá de panela Marceli Brites, biomédica, e Daniel Cassiano Motta Schwengber, empresário, casam-se no dia 12 de maio, às 16h. Marceli fará o chá de panela neste sábado, 21, às 15h, em sua futura residência, no Bairro Florais Léa, no condomínio Parque dos Girassóis. O site do casamento é www.marceliedaniel.felizesparasempre.com

Aniversariantes

RODOLPHO Freire Dalbello, Daiane Guerra Dalbello, Natallia Freire, Renato Bogo, Vivian

Schlosser e Jonathas Schu dos Santos ivian Schlosser, Jonathas Schu dos Santos Rodolpho Freire Dalbello, Daiane Guerra Dalbello, Natallia Freire e Renato Bogo viajaram na quinta-feira, 5, para Caldas Novas (GO). O grupo ficou hospedado no Hotel Thermas das Pirâmides. “Aproveitamos o feriado para curtir um pouco, pena que tudo que é bom dura pouco, mas foi perfeito, entre amigos então foi o máximo”, disse Vivian. Eles retornaram no domingo, 8.

V

Em Maceió Neuza Brugnera e o marido Pedro Brugnera viajaram para Maceió. Eles foram para o casamento do sobrinho Diego Brugnera com Carolina Mota, que aconteceu no sábado, 7. Neuza e Pedro viajaram na quinta-feira, 5, e retornaram na terça-feira, 10. O casamento aconteceu em Barra de São Miguel, município localizado na Região Metropolitana de Maceió (AL).

Em Paris Rosiele Favoto, o marido Sergio Alex Favoto, e a filha Ana Carolina viajaram na terça-feira, 17, para Paris. Eles foram a passeio e retornam na quarta-feira, 25.

Em São Domingos Tanise Bocalon, o marido Gustavo Sousa e o filho Gustavo fizeram um passeio no sábado, 14. Eles visitaram a cidade de São Domingos (BA).

Bodas de Prata Gilmar Kolln e Marli Kolln comemoraram

GILMAR E MARLI KOLLN

na terça-feira, 3, vinte e cinco anos de casamento (Bodas de Prata). A comemoração aconteceu com um jantar no clube MEC, ao qual compareceram familiares e amigos próximos. Os filhos do casal são Adriane Kolln Lorenzi, de 21 anos, e Gilmar Afonso Kolln Junior, de 13 anos.

Workshop para modelos A agência e produtora Adoro organiza nestes sábado, 21, e domingo, 22, workshop internacional para modelos e aspirantes. Estão incluídas aulas de passarela, fotografia e vídeo, expressão corporal e facial, etiqueta e produção de moda, procedimento em castings e seletivas, mudança de visual cabelo e maquiagem, publicidade, campanhas e propagandas de TV e correção de postura. O curso será no Hotel Solar, em Barreiras, das 8 às 12 horas, e à tarde das 14 às 18 horas. O preço da inscrição é R$ 260. O curso será baseado nos conceitos de da agência F.Mendes Model Management.

O casal Angélica Costa de S. Santos e Fábio Nascimento dos Santos reuniu amigos e familiares para comemorar o terceiro aniversário de João Emanuel, na terça, 10. “Galinha Pintadinha” foi o tema da festa escolhido pelos pais do menino. O casal recebeu os convidados em sua residência. A mamãe Angélica comemorou seu aniversário na sexta-feira, 13.

ANGÉLICA COSTA E JOÃO EMANUEL ● Bernardete Klein comemorou seu aniversário e os 23 anos do Colégio CMO com professores e coordenadores no sábado, 14, em churrasco realizado na chácara Ouro Branco, próximo à Cotton Placas, na BR 020.

Pauliana Melo e Ananias Queiroz casamse no sábado, 5 de maio, às 17h30. A cerimônia religiosa será realizada na Igreja Santo

● Eliene Pereira Miranda e Cristiane Borges comemoraram seus aniversários no domingo, 15. Maisa Luana Felix Leonel, na terça, 17. Silvio Ronaldo, Daniel Zempulski Jorgensen e Luzinete Dias na quinta, 19.  Micheline VIVIAN BOSCOLO Palma Makowich e Lázaro Resende nesta sexta, 20. João Luiz Morais comemora neste sábado, 21. Kelen Alves Sales Holnik e Eduarda Reis Junqueira comemoram neste domingo, 22. Na terça, 24, é a vez de Vivian Boscolo. ■

NEUZA E PEDRO BRUGNERA

CRISTIANE BORGES

Casamento

ELIENE MIRANDA

PING-PONG DAYANNE SILVA FERREIRA NOGUEIRA Fisioterapeuta Por que Luís Eduardo Magalhães? É uma cidade do interior em expansão reconhecida nacionalmente.Tenho a oportunidade de crescer conforme ela cresce. Na sua vida, quais foram às chegadas mais felizes? Meus três sobrinhos João, Pedro e Alice. Qual foi o lugar mais interessante ao qual foi em 2011? Salvador, sou apaixonada por lugares históricos.  Por que sua profissão? Fui influenciada pela gratidão de uma pessoa a um fisioterapeuta ao ver outra andar de novo após um acidente grave. A alegria dela era tamanha que quis seguir esse mesmo caminho para proporcionar o mesmo a outras pessoas. Qual o grande feito da sua vida? Ter vencido a distância e a saudade do meu marido para concluir meus estudos. Teve que superar algum obstáculo? Vários, sendo o mais difícil a distância da minha família, pois ela é uma base sólida e quando você a deixa fica sem estrutura. Como você se vê em dez anos? Como estou em começo de carreira, espero estar realizada profissionalmente. Inspiração: Minha mãe. Um dia especial: Dia 19 de novembro de 2005, o dia do meu casamento. Saudade: Minha infância. Sonho: Realização Profissional. Filhos: Em breve. Livro: Bíblia. Filme: Em Busca da Felicidade. Que lugares gostaria de conhecer: Acho toda a Europa linda, mas um lugar que me fascina é a região da Sicília. Medo: Algo que temos que combater todos os dias. Comida preferida: Comida Mineira. Pessoa: Meu marido Adriel, que soube compreender os quatros anos que passei fora estudando, que nunca me deixou desistir, que me deu forças quando precisei e que me ofereceu tudo o que sou hoje. Arrependimento: No momento não tenho, pois tudo o que fiz foi achando que era o melhor para mim. Não Vive Sem: Cachorro. Tecnologia: Um bem necessário. Futuro: À Deus pertence Frase: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Luís Eduardo Magalhães precisa de: Compreendo que é uma cidade em pleno desenvolvimento que necessita de muitas coisas, mas vejo a necessidade de um bom hospital, em meu dia a dia vejo pessoas enfrentando longas distâncias para buscar tratamentos mais complexos.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

CIDADE

Loja no Centro é assaltada pela 2… vez DA REDAÇ‹O ois homens armados e usando capacetes assaltaram a Barreiras Sport Wear, na manhã de quinta-feira, 19, no Centro. Segundo o gerente da loja, Cosmo Terto da Silva, 31 anos, os assaltantes chegaram ao estabelecimento, na rua Paraná, a uma quadra do Bradesco, às 11h15 e anunciaram o assalto. Eles renderam funcionários e clientes e exigiram que eles fossem ao banheiro, onde ficaram trancados pelos ladrões. Segundo Cosmo da Silva, foram roubadas 41 bermudas, 19 bonés, 50 camisetas e 16 pares de sandálias de

D

Preso por apedrejar carro da PM O frentista Saul Batista Nino de Souza, 25 anos, e o menor S. L. S. B., 15, ficaram feridos e, em seguida, foram levados à Delegacia de Polícia após entrarem em conflito com policiais em frente à boate Patativa Show, na Avenida Ayrton Senna, no Santa Cruz, às 4h30 de domingo, 15. Segundo os policiais militares, em abordagem de rotina, frequentadores da boate não gostaram da chegada da viatura e Saul de Souza ofendeu-os com palavrões. “Ele disse que não éramos homens para revistá-lo e enfrentá-lo”, relatou um policial. Foi preciso pedir reforço de mais uma viatura para conter os frequentadores da boate. Insatisfeito com a chegada de outros policiais, Saul de Souza atirou uma pedra no parabrisa de uma das viaturas. Segundo a PM, houve disparo de um tiro por parte de outro frequentador, que em seguida fugiu do local. Feridos levemente por coronhadas, Saul Batista e S. L. S. B. foram conduzidos à Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães (UPA), no Mimoso I. Liberados, os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Eles vão responder por desacato à autoridade, danos ao patrimônio público e resistência à prisão.

Estudante é estuprada no Mimoso I Uma estudante foi estuprada na noite de sexta-feira, 13, no Mimoso I. Ela informou a policiais militares que estava em companhia de um amigo, caminhando pela rua Paraná, quando os dois foram abordados por um homem armado de faca, às 20h50. Segundo relatos da estudante e de seu amigo, o bandido obrigou o rapaz a sentar-se em uma manilha e exigiu que a moça sentasse no colo dele. O estuprador tirou a calça da estudante e, enquanto a violentava, ficava com a faca apontada para o pescoço do amigo. “Foi uma situação horrível, eu não podia me defender e vi minha amiga ser violentada sobre mim”, disse o rapaz, em depoimento aos investigadores da Polícia Civil. Logo após o estupro, a vítima e o amigo foram até o centro de saúde Gileno de Sá Oliveira. A estudante foi encaminhada para fazer exame de corpo delito no Instituto Médico Legal, em Barreiras.

Presos ao assaltar estudantes no Centro Júlio Cesar dos Santos Ferreira, 25 anos, e J. L. S., 17, foram presos na noite de terça-

17

RAUL MARQUES

diversas marcas. Esta é a segunda vez em pouco menos de sete meses que a Barreiras Sport Wear é alvo de ladrões. Em 28 de setembro do ano passado três menores, um deles armado, assaltaram o local e ameaçaram o gerente Cosmo da Silva caso ele tentasse reagir. Eles levaram R$ 300 e produtos da vitrine. Em menos de uma semana após o roubo, os autores do assalto foram apreendidos e ficaram em uma improvisada casa de passagem, no Mimoso I, mantida pelo Conselho de Segurança de Luís Eduardo Magalhães (Conseg/LEM) até janeiro de 2012. O PROMOTOR Sávio Damasceno fala a moradores do loteamento Independente. feira, 17, quando tentarem assaltar dois estudantes no Centro. Às 23h35, Danilo de Oliveira Fernandes, 20, e Mirna de Lima de Sousa, 17, foram abordados pelos dois assaltantes na Rua Pará, nas proximidades da Loja Aliança. Um dos dois ladrões colocou a mão por baixo da camiseta, na altura da cintura, simulando estar armado. Os assaltantes exigiram que os estudantes lhes entregassem celulares e dinheiro. Porém, para sorte de Danilo Fernandes e de Mirna de Sousa, uma viatura da Polícia Militar passava pela rua Pará e os policiais perceberam a atitude estranha dos dois ladrões. Ao notar a aproximação da viatura, os assaltantes correram sem levar nada, mas foram perseguidos e alcançados pelos PMs. Os dois foram levados à Delegacia de Polícia e vão responder por tentativa de roubo. Com Júlio Ferreira e com o menor foi encontrado um celular Mobile.

Idoso morre em acidente na BR 020 Acidente envolvendo dois carros e um micro-ônibus resultou na morte de Vilarino Belmiro de Lima, de 81 anos, condutor do Gol placa KCB 1936, na tarde de sexta-feira, 13, na BR 020, no Novo Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu às 13h45, no Km 191, quando o Gol fez ultrapassagem perigosa e bateu de frente com o micro-ônibus placa CQH 4896 dirigido por Willian Silva de Lima, 25. Logo atrás do coletivo estava o L-200 placa NZH 1197 conduzido por Dilmar Oliveira Cardoso, 26, que não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do micro-ônibus. Willian de Lima e Dilmar Cardoso tiveram apenas escoriações. Não havia passageiros no micro-ônibus. A rodovia ficou interdita por mais de uma hora para remoção dos destroços dos veículos.

Motociclista morre atropelado por carreta O motociclista Lindomar Severo dos Anjos morreu ao ser atropelado por uma carreta no pátio do Posto Cerradão, na BR 020/242, a 20 km de Luís Eduardo Magalhães. Segundo a Policia Militar, o acidente aconteceu à 1h de domingo, 15, e a vítima teve várias partes do corpo arrancadas devido ao impacto da batida. Lindomar dos Anjos trabalhava como garçom no restaurante anexo ao posto. O condutor da carreta Iveco-Stralish placa AQM 3685, de Londrina (PR), Nelson Gonçalves Ariza, 40 anos, disse que ao entrar no pátio do posto foi surpreendido pela moto Honda NXR preta placa NTD 1820, de

Alaídio faz acordo para regularizar loteamento DA REDAÇ‹O O vereador Alaídio Castilho de Moura chegou a um acordo com o promotor de Justiça da Vara Cível, Sávio Henrique Damasceno, para a regularização de um loteamento no bairro Independente. O promotor esteve reunido na noite de quarta-feira, 18, com moradores das quadras 132-A, 132-B, 139-A e 139-B do loteamento. O encontro ocorreu em frente a uma mercearia, próxima da rua Itabuna, e serviu para o promotor explicar a solução encontrada para resolver o impasse dos terrenos vendidos a eles pelo vereador, de maneira irregular. Segundo o promotor, Alaídio prontificou-se a arcar com os custos do projeto de engenharia (medição dos terrenos e memorial descritivo) das quadras. O vereador assumiu o compromisso em encontro com o promotor, no Fórum de Luís Eduardo Magalhães, na tarde da mesma quarta-feira. O prazo para entrega de toda a documentação é 25 de abril, data da próxima reunião do promotor com o vereador e com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Independente, Leandro Borges de Amorim. Empunhando um microfone, ao lado de

Barreiras (BA), que saiu por entre caminhões estacionados. O motorista alegou que tentou frear para evitar a batida, mas a motocicleta bateu em uma das rodas da carreta da empresa Buzignani e Ruzignani Ltda. O motociclista morreu na hora. De acordo com policiais militares, Nelson Ariza não apresentava sinais de embriaguez. “Apesar das placas alertando para os riscos de acidente, são poucos os que têm cuidado para evitar o choque com outro veículo ou até mesmo atropelar alguém”, disse um funcionário do posto.

Queixa por difamação O vereador Domingos Carlos Alves dos Santos, o Cabo Carlos, apresentou queixacrime na Delegacia de Polícia de Luís Eduardo contra Carlos Alberto Sampaio, do blog O Expresso, por difamação. ■

um carro de som, o promotor explicou aos cerca de 100 moradores das quatro quadras envolvidas no processo os trâmites para legalização da propriedade dos terrenos. A aquisição dos imóveis foi feita de maneira irregular, uma vez que Alaídio Castilho havia vendido lotes sem registro e, alguns deles, em área pública. “A culpa é de todo mundo. Por isso, cada um vai ter que ceder um pouco”, disse. Assim que o vereador Alaídio Castilho entregar a documentação com a medição e divisão exata dos terrenos, imediatamente a Prefeitura se encarregará de emitir os boletos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prazo para pagamento é 31 de maio. A Prefeitura, segundo o promotor, abaterá os juros e as correções decorrentes das parcelas atrasadas. Inicialmente, o valor total dívida dos lotes das quatro quadras era de R$ 30.653,25. “Com esse abatimento, a o valor da dívida deve cair até pela metade”, disse Sávio Moreira. Aos moradores, caberá o trabalho de entregar a documentação pessoal daquele que será o proprietário e quitar as dívidas do IPTU. O benefício será dado aos imóveis com até 125 metros quadrados de área.

CÍVIL CRIMINAL TRABALHISTA AMBIENTAL EMPRESARIAL

MÁRIO MACHADO JÚNIOR Rua Paraná 455 Grupo 203/204 Ed. Ana Luisa Centro - Luis Eduardo Magalhães - BA Tel.: 77 3628.0007 e-mail mmj.advs@hotmail.com site: http://mmjadvs.jur.adv.br


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

pronto para exercer a profissão que escolheu. Ele reuniu amigos e familiares, no mesmo dia, no Espetinho do Gaúcho, para comemorar a conquista.

No show de Dylan

NO SHOW DO MASKAVO. Ana Caroline Balin - Lucas Pizzato e Fabiano Comim - Karine Kist

Maskavo no Avenida A

Avenida Quatro Estações se encheu de energias positivas com um som apresentado pela primeira vez no local. A reggae music entrou em cena na noite do último sábado, 14. A banda brasiliense Maskavo se apresentou pela primeira vez na Cidade e mostrou porque figura como umas das maiores do reggae nacional. O vocalista Marceleza puxava o coro das vozes nas canções mais conhecidas, como “Asas”, “Um anjo do céu”, “Folhas Secas”, “É muito melhor” e “Um dia mais perfeito”. Na pista, mais de 600 pessoas seguiam o ritmo da banda. O show durou aproximadamente uma hora e vinte minutos e deixou o público satisfeito. Logo após veio a dupla luiseduardense Léo e Lian, que apresentou músicas de variados estilos, deixando a tranquilidade do reggae de lado. O DJ Marciano fechou a noite com música eletrônica.

Alexandre Fukuda Ribas, ao lado dos pais Renato Ribas e Celia Fukuda, foi ao show de Bob Dylan no Ginásio Nilson Nélson, em Brasília, na noite de terça-feira, 17. No domingo, 15, Bob Dylan se apresentara no Rio de Janeiro. Depois da capital federal, o show seguiu para Belo Horizonte, no dia 19. Neste final de semana, Dylan se apresenta em São Paulo. No dia 24, ele estará em Porto Alegre. Entre os principais sucessos, Dylan toca “I want you”, “Like a rolling stone”, “Blowin’ in the wind” e “The times they are a-changin”.

...BRUNA BARCÉ E MATHEUS CREMONESE...

Jeferson Resende esteve na Cidade na última semana. Piloto de avião, ele aproveitou a folga no curso que faz para voar em jatinhos para visitar a namorada e rever amigos e familiares. Jefferson retornou para Anápolis, no Goiás, onde faz o curso, na segunda-feira, 16.

Mais uma banda luiseduardense se prepara para gravar. A Ministério Tribolado gravará seu primeiro CD em Brasília, se tudo ocorrer como programado, no final do próximo mês. Com um repertório de músicas gospel, a banda mistura as palavras de adoração no ritmo de rap, um som bem diferenciado das bandas da Cidade. As últimas apresentações, que chamaram a atenção de muita gente que não conhecia a banda, foram no Orange Pro Rock e na abertura do show do Oficina G3, na praça central.

...THAMIRES SILVANI E DARCI SCHERER JR.

Beer pong

mais de 10 duplas. As inscrições custaram R$ 40, por dupla. A premiação foi de duas garrafas de whisky Red Label. O evento, divulgado em redes sociais, aconteceu nos fundos da Oeste Temper.

A galera não tem o que mais inventar. Na noite de quarta-feira, 18, aconteceu o primeiro campeonato na Cidade de Beer Pong. Quem assistiu o filme “Caindo na Estrada II” sabe muito bem do que se trata: sobrepor 6 copos plásticos estrategicamente sobre a mesa de ping-pong, onde os participantes, que são divididos em duplas, têm que acertar a bolinha – de ping-pong – dentro do copo da dupla adversária. O torneio se deu por eliminatórias e contou com a participação de

Aniversariantes

CAROL TRIACA Douglas Scherer comemorou mais um ano de vida ao lado de amigos. A festa aconteceu na República Saragoxana, próxima ao Restaurante Boi na Brasa. A comemoração prosseguiu pela madrugada, com muita animação.

Os trilheiros da Cidade não sossegam. A cada final de semana eles embarcam em suas motos e rumam em busca de adrenalina nas trilhas e paisagens da região Oeste. No último final de semana, o local escolhido foi a trilha da serra do aeroporto, em Barreiras. No local, eles se juntaram a motociclistas de Barreiras e a ciclistas que descem a serra em suas bikes totalmente equipadas.

● Aniversariantes da semana: na segunda, 16, Claudia Assunção, Louzada Henrique e Susane Karine; na terça, 17, Marília Orsolin, Ronaldo Rech, Anna Caolinna, Renata Rossato e Naná Magalhães; na quarta, 18, Lucas Toniazzo Rodrigues, Douglas Coelho, Ana Paula Cunha, Tatielly Emily, Thaylane Santana, Emerson Barros e Kassia Possato; na quinta, 19, Carol Triaca, Samara Rosignol e Daniel Zempulski; na sexta, 20, André Leopoldo, Cristiane Saretto, Joana Ayalla Dourado, Camila Carvalho, Lázaro Rezande e Julia Coité.  Neste sábado, 21, comemoram Flávia Possato, Carol Locatelli e Jéssica Daiane Gust. Neste domingo, 22, é a vez de Ana Trentini, Gilmar Urzêdo Junior, Jéssica Martins, Yan Ramos, Richielle Cappellesso, Leonardo Vicenzi, Italo Sonego, Eduarda Junqueira, Jacqueline Souza e Diego Lima.

GABRIELA GALLOIS E KLÉBLER TAJI

GILMAR URZÊD0

Nas trilhas

...BRUNA FICANHA E LUIZ CÉSAR CABRINI...

O casal Kleber Taji e Gabriela Gallois juntou-se a amigos da Cidade de Rondonópolis, (Mato Grosso), e rumou para Fortaleza. Na cidade, o casal aproveitou as praias, com destaque para a do Futuro, a do Mukumbo, e a do Morro Branco, além dos parques Cocobeach e Beach Park. Os passeios de Bug, quadriciclo e jet-ski também irão deixar saudades. À noite, Kleber e Gabriela curtiram a culinária local e shows humorísticos. O casal retornou à Cidade no dia 15.

Visita

Preparando o CD

...PATRÍCIA GUERRA E PEDRO FAGUNDES...

Em Fortaleza

Aprovado Luiz Cesar Cabrini foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no início do mês. O resultado da prova saiu na última terça-feira, 17. Agora, Luiz está


ESPORTES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

17

Radinho salva o Portelinha Com três gols do atacante, time fica a um empate da próxima fase da Copa Interclubes LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação uando tudo parecia desmoronar para o Portelinha – que havia feito 2 a 0 no primeiro tempo, mas permitira o empate na segunda etapa -, o atacante Radinho garantiu a vitória da representante de Luís Eduardo Magalhães na Copa Interclubes do Além São Francisco (Ciasf ) ao marcar o terceiro gol, aos 46 minutos do segundo tempo, e garantir o 3 a 2 diante do Juventude, de Serra Dourada. O jogo, de ida pela segunda fase da competição, foi disputado no domingo, 15, no Campo da Bunge, para um restrito público que não ultrapassou 60 pessoas. Com este resultado, o Portelinha precisa apenas de um empate no jogo de volta neste domingo, 22, para se classificar à terceira fase da Interclubes. Em jogo tecnicamente fraco – cujas poucas emoções foram reservadas apenas para o segundo tempo – o Portelinha, ao menos, soube aproveitar as raras chances de gol que teve na primeira etapa. O atacante Radinho anunciou que seria o destaque da partida logo no primeiro minuto, quando fez 1 a 0, após avançar pelo lado esquerdo do ataque, trocar passes com o meia-esquerda Maurício e aproveitar um rebote de um zagueiro do Juventude para chutar, na entrada da grande área, aproveitando a saída do goleiro Robson. O gol quebrou o esquema tático do técnico Antônio Carlos de Andrade, do Juventude, que havia entrado em campo com uma formação defensiva, com quatro jogadores no meiocampo para evitar as investidas do Portelinha. Porém, o lado esquerdo da defensiva estava vulnerável, o que permitiu, além do gol de Radinho, outras investidas do Portelinha que, porém, não conseguia marcar. Depois do primeiro gol, o jogo caiu de produção a ponto da segunda oportunidade de perigo acontecer somente aos 28 minutos. Radinho acertou a trave direita após receber cruzamento na grande área. Dois minutos depois, foi a vez de Elivélton desperdiçar mais uma chance para o Portelinha ao chegar atrasado, próximo da pequena área. Ele ten-

Q

LUCIANO DEMETRIUS

tou cabecear, já quase ao chão, mas não alcançou a bola, que passou por entre ele e o goleiro e foi à linha de fundo. Aos 34 minutos, Radinho marcou o segundo gol. Ele recebeu passe do meia-direita Gil Cobrão pela direita de ataque e chutou rasteiro, já na grande área. Aos 36 minutos, Radinho quase marcou de cabeça, mas perdeu o equilíbrio no momento da conclusão. Aos 40 minutos, novamente Radinho quase marcou o terceiro, chutando rasteiro, rente à trave direita de Robson.

Segundo tempo. No segundo tempo, as duas equipes voltaram com a mesma formação e quem passou a dominar a partida foi o Juventude. Aos oito minutos, o atacante Daniel Alves acertou a trave de Zaroi em cobrança de falta. Porém, aos nove minutos, o mesmo Daniel Alves marcou para o Juventude, de cabeça, após receber cruzamento da esquerda. Logo após o gol , o técnico Antônio de Andrade trocou um atacante por outro, com a saída de Izidoro para a entrada de Edlei. A substituição deixou o Juventude mais ofensivo e as constantes jogadas entre Daniel Alves e Edlei envolveram o Portelinha. Aos 18 minutos, Daniel Alves marcou o gol de empate do Juventude, novamente de cabeça, e também em cruzamento da esquerda. Sem marcação, já próximo da pequena área, ele concluiu por sobre o goleiro Zaroi. Desgastados fisicamente, os jogadores do Portelinha mal corriam em campo, enquanto a dupla Daniel Alves e Edlei se destacava, criando perigo ao gol de Zaroi. O técnico Zelito promoveu quatro mudanças, sendo um delas a que melhorou o setor defensivo com a entrada de Macumba no lugar de Roberto, na zaga. Aos 41 minutos, o Juventude quase virou em jogada de Edlei que, pela direita de ataque, passou para Daniel Alves. Para sorte do Portelinha, o chute saiu fraco e sem perigo para Zaroi, que defendeu. Quando tudo parecia desfavorável ao Portelinha, Radinho apareceu para mudar a história do jogo e reverter a vantagem do empate para a partida de volta. Aos 46 minu-

O ATACANTE Radinho, autor dos três gols do Portelinha. tos, Elivélton deu um toque para o atacante artilheiro na grande área. Radinho chegou

próximo da pequena área e chutou cruzado, no canto inferior direito do gol para fazer 3 a 2.

Juventus vence em Barreiras Com gol de Janilton, no segundo tempo, o Juventus derrotou o Corinthians no Estádio Geraldo Pereira da Silva (Geraldão), no domingo, 15, e está bem próximo da classificação à terceira fase da Copa Interclubes do Além São Francisco (Ciasf). Com este resultado, um empate basta para o Juventus seguir na competição. Sem contar com o artilheiro Natanael (suspensão automática) e Marquinhos (contusão), o técnico Jeder Oliveira optou por um esquema defensivo para surpreender o adversário. “Não poderia me expor por duas razões: o Corinthians viria com a intenção de atacar, porque era sua responsabilidade procurar o gol por jogar a primeira partida em

casa, e porque eu estava sem o artilheiro do campeonato”, disse. “Ocorreu tudo como planejamos: suportamos a pressão da equipe da casa e , no segundo tempo, aguardamos o momento exato para ficar à frente do placar”. Nos outros quatro jogos da abertura da segunda fase da Copa Interclubes, o São Cristóvão (Ibotirama) perdeu em casa para o Rosário (Barra), por 3 a 2; o Sobradinho (Serra Dourada) venceu o Ibotiraminha, por 2 a 0; em Canápolis, o Santo Antônio derrotou em casa o Rio Grande (São Desidério), por 1 a 0; em Barreiras, o Morada da Lua venceu o Vila Leopoldo (Santa Maria da Vitória), por 2 a 1. Os jogos de volta serão realizados no domingo, 22.

Marabá e Santa Cruz Seleção de basquete goleiam na Copa JC joga em Barreiras A equipe do Marabá foi o destaque na abertura da Copa JC Society 2012 ao golear o Roma por 5 a 1 no domingo, 15, na quadra do JC Society, no Cidade Universitária. Quem também goleou foi o Santa Cruz, que fez 4 a 1 sobre o Young Boys. O Juventus, atual campeão da competição, e que nesta edição disputa com duplo nome (Juventus/Fábio Montagens), teve dificuldades para derrotar o Red Bull, por 3 a 2. A equipe da Galvani passou pelo Milk Shake, por 4 a 2. Já a Asmeg derrotou com tranquilidade a estreante Retífica Câmera, por 3 a 0. No clássico da primeira rodada, empate por 1 a 1 entre Vento em Popa e Agrovitta. Nos seis jogos, 27 gols foram marcados perfazendo uma média de 4,5 gols/partida. Marabá e Asmeg dividem a liderança da

chave A, com três pontos; Agrovitta e Vento em Popa vêm a seguir com um ponto ganho; Retífica Câmera e Roma não têm nenhum ponto. Na chave B, Santa Cruz, Galvani e Juventus/Fábio Montagens estão com três pontos; Red Bull, Milk Shake e Young Boys ainda não pontuaram. A segunda rodada será disputada neste domingo, 22, a partir das 16h, com os seguintes jogos: Marabá x Retífica Câmera; Milk Shake x Young Boys/Terra Agrícola; Roma x Vento em Popa; Galvani x Juvntus/Fábio Montagens; Agrovitta x Asmeg; Red Bull x Santa Cruz As 12 equipes estão divididas em duas chaves de seis times cada. Os confrontos são dentro da mesma chave, em turno único. Classificam-se para as semifinais as duas primeiras colocadas das chaves A e B.

A seleção masculina de basquete de Luís Eduardo Magalhães entra em quadra neste sábado, 21, para enfrentar São Desidério, no Ginásio do Colégio Enigma, em Barreiras. O jogo, marcado para as 18h, é válido pela terceira rodada do Campeonato Barreirense de Basquete. A seleção luiseduardense, treinada por Pyerry Cardan, estreou com derrota, para Jussama (Barreiras), por 32 a 30, no dia 31 de março. Em 14 de abril, venceu a Fasb (Barreiras), por 53 a 36. Também disputam a competição as equipes Devassos e Robe Belle, ambas de Barreiras. Os seis times jogam entre si, em ida e volta. Os dois primeiros fazem a final em melhor de três partidas. O embarque para Barreiras será às 15h, em frente ao prédio da Prefeitura e os interessados em torcer pela seleção podem

acompanhar a equipe no mesmo ônibus.

Vôlei e handebol. As seleções masculina e feminina de vôlei e de handebol de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto e de Santa Rita de Cássia participam neste sábado, 21, de torneio promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer. Os jogos de vôlei serão disputados no Ginásio de Esportes José Alberto Lauck, a partir das 8h, e os de handebol, na quadra Dioclécio Ramos, a partir das 14h. Xadrez. Será disputado neste sábado, 21, no Clube ABCD, em Barreiras, o V Torneio Imprensa de Xadrez. A competição é promovida pelo Clube de Xadrez de Barreiras (CXB) a partir das 8h30 e será dividida em três categorias: sub-11, sub-15, e livre. ■


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de abril de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

LUCIANO DEMETRIUS

BATE-BOLA ARQUIVO PESSOAL

SELEÇÃO DE FUTSAL. Em pé: Mário (LDLEM), Josias (auxiliar técnico), Drive, Sidnei, Marquinhos e Diogo (técnico). Agachados: Weder, Alan, Nem, Lamarque e Emanuel.

Vitória no futsal A

seleção de futsal masculino de Luís Eduardo Magalhães conquistou o título da 4º Zonal do 10º Campeonato Sudoeste, em Ibicoara, disputada dias 14 e 15 de abril, e está classificada para a fase semifinal da competição, em maio. Na partida que decidiu uma das vagas à fase semifinal, os luiseduardenses aplicaram a maior goleada da 4ª Zonal ao vencer a seleção de Ibicoara por 9 a 2. Os gols que garantiram o título e a classificação foram marcados por Nem (4), Alan (3), Lucas e Marquinhos. Na estreia, no sábado, 14, cujo jogo também foi o de abertura desta etapa da competição, a seleção de Luís Eduardo Magalhães venceu a de Brumado por 1 a 0, com gol de Drive. No segundo jogo, no domingo, 15, a seleção comandada pelo técnico Diogo Soares empatou por 3 a 3 com a equipe da Madeireira Amanda, de Tanhaçu. Os jogadores Nem, Lucas e Cristiano fizeram os gols da seleção de Luís Eduardo. A Gavião, de Anagé, foi a outra equipe classificada para a fase semifinal do 10º Campeonato Sudoeste de Futsal. Também estão garantidas na fase semifinal as seleções de Sussuarana, Ribeirão do Largo e Guanambi e as equipes da AABB (Vitória da Conquista), Farmácia Alternativa (Itapetinha) e Ibar (Brumado). As quatro vagas restantes serão disputadas nas zonais de Poções (neste sábado, 21, e domingo, 22) e de Palmas de Monte Alto (dias 28 e 29 de abril). A semifinal será disputada em duas fases (uma nos dias 5 e 6 de maio e a outra em 12 e 13 de maio). A fase final será em 18 e 19 de maio. As sedes destas duas fases ainda não foram definidas.

Copa da Soja. Nove equipes participam da VII Copa da Soja de Futsal Feminino, nestes sábado, 21, e domingo, 22, no Ginásio Terra Agrícola. Além da anfitriã Terra Agrícola, entram em quadra as também luiseduardenses Real/Santa Cruz, Pé Quente e Grupo Unido; as equipes Mansidão Futsal, Força Jovem ( Poções), Atitude (Riachão das Neves), Roda Velha e Posse Futsal (GO). Nos dois dias, as rodadas começam às 9h.

Bronca tripla O técnico Antônio Carlos de Andrade, do Juventude, reclamou no início, no intervalo e ao final da partida contra o Portelinha. Primeiro, disparou críticas aos seus jogadores já aos três minutos de partida. “Os dois volantes estão jogando errado”, disse assim que seu time levou o primeiro gol e permitiu outro ataque do adversário. No intervalo, criticou a arbitragem por, a seu ver, mostrar cartões amarelos apenas para os jogadores do Juventude (ao lateral-direito Edimilson e ao meia Paulo Júnior). “Este árbitro (Genivaldo Divino) é precipitado. Mostra cartão amarelo sem observar o lance”. Para completar, assim que terminou a partida, foi pedir ao trio de arbitragem que registrasse, na súmula, a precariedade do Campo da Bunge. “Aqui não tem ambulância, nem tem placa de identificação do número dos jogadores para substituição e nem placa de indicação dos minutos de acréscimo. Para piorar, a torcida fica próxima à linha lateral do gramado. A Sodesf

(Sociedade Desportiva São Francisco) precisa tomar alguma providência”.

Réplica O presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães , Mário de Almeida de Souza, respondeu ao técnico do Juventude que, apesar de não haver uma ambulância no local, uma equipe do Samu estava de prontidão para atender qualquer anormalidade, no Campo da Bunge. “Devido à inauguração da Praça da Acessibilidade, não dispúnhamos de um carro para o jogo, mas o Samu ficou à nossa disposição para alguma emergência”. Quanto à invasão da torcida, o dirigente afirmou que havia a presença de policiais militares para dar segurança aos atletas e que havia integrantes da Liga para conter todo e qualquer abuso por parte dos torcedores. “Em relação às placas, são poucos os estádios da região que dispõem desse material. É um problema que não afeta somente os estádios de

A grande distância entre as cidades baianas e a falta de apoio do poder público e dos empresários são os maiores adversários do futsal baiano. A afirmação é do presidente da Federação Baiana de Futsal, Rosalvo Teixeira Reis Filho, que desde 2009 está à frente da entidade (com mandato até 2013). “O futsal na Bahia está em uma situação razoável em comparação a outros estados do Nordeste. Porém, se não fosse a ajuda da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), seria inviável fazer o esporte em nosso Estado”. Qual a situação atual do futsal da Bahia? O futsal da Bahia está em uma situação razoável, se compararmos com outros estados do Nordeste. A nossa maior participação está nas cidades do interior, notadamente nas categorias adulto (masculino e feminino) e sub-20 (masculino). Já nas categorias sub-17, sub-15 e sub-13 as disputas ficam restritas à região metropolitana de Salvador. No interior, a força está nas regiões Piemonte da Chapada, no extremosul e na sudoeste. No Oeste, o destaque fica para as cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Félix do Coribe. Outras cidades que despontam são Juazeiro, Paulo Afonso, Araci e Feira de Santana. O futsal baiano está em condições de disputar competições no âmbito nacional? Mais ou menos. As equipes precisam se preparar mais cedo, formando seu plantel de atletas com bastante antecedência das competições que disputarão. Diferentemente de outros estados, aqui na Bahia, infelizmente, não temos equipes exclusivas de futsal, assim como no futebol profissional, ou seja, em um ano temos umas determinadas equipes e no ano seguinte outras diferentes. Isso dificulta o planejamento e a busca de patrocínio. Não fosse a ajuda que a Confederação Brasileira de Futsal fornece às Federações e os subsídios para transporte e hospeda-

Luís Eduardo Magalhães”.

Indignado Apesar da vitória por 3 a 2 sobre o Juventude, o técnico Zelito, do Portelinha, mostrou sua indignação com o “desmonte” de sua equipe para a partida disputada no domingo, 15. “Perdi dois atletas (Nem e Alan) porque precisaram servir a seleção de futsal, em Ibicoara. Espero que a Secretaria de Esporte e Lazer fale a mesma língua dos clubes, que gastam o que não têm para preservar seus elencos”. E ataca: “Existe uma força lá de dentro (da Secretaria de Esporte e Lazer) para motivar o pessoal a acompanhar a seleção de futsal e desfalcar nossas equipes”.

Nova conduta A direção do Agrovitta anunciou que não vai mais pagar cachê para seus atletas. No máxi-

gem que ela repassa aos clubes que disputam eventos nacionais (Taça Brasil e Ligas Regionais), fazer futsal em nosso Estado seria inviável. O que falta para as regiões do Estado em que a ROSALVO modalidade ainda apresenta deficiências? Mais patrocínio das Prefeituras e dos empresários locais, pois o nosso maior inimigo chama-se distância. O nosso estado é muito grande e as equipes precisam, também, se organizar como equipes praticantes de futsal. O Campeonato Baiano de 21012 será disputado por regiões (zonais)? Não podemos afirmar ainda, mas a ideia é sempre começar regionalizando, a fim de diminuirmos as distâncias entre as equipes participantes. Entretanto, o sistema de disputa será definido em razão do número de equipes e cidades inscritas. Qual a sua avaliação do futsal na região Oeste da Bahia? Em crescimento. Isso se deve, principalmente, ao trabalho desenvolvido pelos representantes da FBFS Dionísio Tremura (Barreiras) e Reginildo França (Luis Eduardo Magalhães). Como está o futsal feminino no Estado? Já foi melhor, com participação de muitas equipes. Hoje estamos reduzidos apenas às equipes da ABF (Salvador), UJACS (Cândido Sales), Escolinha Craque do Futuro (Eunápolis), Lusaca (Dias D’Ávila), Fênix (Canavieiras) e São Francisco do Conde (São F. do Conde).

mo, ajuda de custo (transporte e alimentação) aos jogadores vindos de outras cidades. A conduta, segundo a diretoria, é em respeito aos clubes locais para que não saiam prejudicados pela oferta de atuar em troca de pagamento. A decisão aconteceu após a saída do jogador Miltinho, que disse ter se desligado da equipe por falta de pagamento. Porém, a diretoria afirma que a saída do atleta aconteceu por motivos disciplinares. ■

Você já tomou seu shake hoje? Ligue para

(77)9971-8991 Elza Santos

Oeste Semanal Edição 59  

Oeste Semanal Edição 59

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you