Oeste Semanal Edição 48

Page 1

Novo modelo de gestão na Saúde ADE

❏ SEBASTI‹O

NERY EST˘ DE VOLTA, NA P˘GINA 14

L A AN

M E S

EM R

Tiragem desta edição

6.000

exemplares

A

ID

ST

Oeste

AC

PÁGINA 9

❏ Praça

no Mimoso II terá Academia de Saúde. Páginas 6 e 7

I EV

Ano I ❑ Nº 48 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2012

Preço do exemplar em banca

R$ 1,00

Plano para melhorar o trânsito na BR Redução de cruzamentos, rotatórias, sinais e operadores de trânsito estão entre as 15 providências. Pág. 15

O NOVO PÁROCO RAUL MARQUES

CHRISTIAN MAYR, o padre Cristiano, austríaco, será empossado pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Página 5

Centro industrial prepara-se para receber mais empresas PÁGINA 4

Um camelódromo para a Cidade PÁGINA 12


2

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

PREZADO LEITOR Cappellesso, o primeiro U

ARQUIVO

m dos pré-candidatos a prefeito pela Terceira Via, Jaime Cappellesso (PTB) entregou carta de demissão ao prefeito Humberto Santa Cruz na última sexta-feira, 27. A carta, de nove linhas, foi acompanhada de relatório das atividades de Cappellesso nos três anos à frente da Secretaria de Agricultura. O texto da carta: “Senhor Prefeito, Ao cumprimentá-lo, solicito o meu desligamento da função de secretário municipal de Agricultura. Segue em anexo Relatório das Atividades desenvolvidas pela Secretaria no exercício 2009 a 2011, bem como projetos em andamento ou encaminhados para futuras conclusões ou liberações. Coloco-me à disposição para considerações finais, estendendo JAIME CAPPELLESSO meus agradecimentos pelo tempo que juntos trabalhamos em favor do nosso município. Atenciosamente, Jaime Arnoldo Cappellesso, secretário municipal de Agricultura”. O prefeito aceitou o pedido imediatamente. A movimentação de Cappellesso pela Terceira Via, ocupando a secretaria, incomodava Humberto Santa Cruz. Em entrevista a Oeste Semanal, no final do ano passado, o prefeito já havia indicado a via de saída para o secretário.

Além de Cappelleso, até o prazo final de desincompatibilização, a 5 de abril, outros secretários sairão para disputar vaga na Câmara Municipal: Madalene Mariussi (PT), da Educação; Altair Fontana (PT), de Esportes e Lazer; Eder Fior , de Segurança, Ordem Pública e Trânsito; Rodrigo Ferreira (PSB), de Indústria, Comércio e Serviços; e Cândido Trilha (PTN), de Planejamento, Orçamento e Gestão. O PT põe Valtair também na disputa pela vaga de vice do prefeito Humberto. “Estou à disposição do partido para qualquer disputa. O objetivo maior é derrotar Oziel (Alves de Oliveira)”, disse Valtair.

Jantar da Terceira Via Na quinta-feira, 9, representantes dos nove partidos da Terceira Via reúnem-se em jantar na Gruta. Na sobremesa, discussões sobre a candidatura à sucessão do prefeito Humberto Santa Cruz. Integrante do movimento põe quatro nomes na lista de potenciais pré-candidatos: Jaime Cappellesso (PTB), Vanderley Ferreira (PRTB) e Juarez de Souza ou Fábio Lauck, ambos do PMDB. --Fábio é defendido como candidato a prefeito por ala do PMDB que não quer vêlo como vice na chapa do prefeito Humberto.

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

A Unilever entrou na disputa pela compra da Shefa, fabricante de bebidas à base de soja de Amparo (SP). Os anglo-holandeses acreditam que o ataque é a melhor defesa. Outro candidato ao negócio é a Brasil Foods. Se levar, a BRF encostará na própria Unilever no ranking do setor. Procurada pelo RR, a Shefa negou a venda. A Unilever não quis se pronunciar. Já a Brasil Foods não retornou até o fechamento desta edição.

Overdose Francisco de Queirós, dono da Pague Menos, não aguenta mais a alta dose de excentricidade das negociações para a fusão com a Ultrafarma. A proposta de preço apresentada por Sidney Oliveira,

dono da Ultrafarma, foi considerada tão sem sentido que Queirós pediu ao “sócio” que escolha qualquer banco de investimento, qualquer um, para fazer o valuation da empresa. Como está é que não dá.

Ultra e Ale As negociações para a venda da Ale ao Grupo Ultra perderam octanagem nos últimos dois meses. O empresário Marcelo Alecrim, dono da rede de postos Ale, está pedindo valores proibidos para maiores de 18 anos.

Copyright Relatório Reservado, publicação diária especializada em inside information editada pela Insight Comunicação. www.relatorioreservado.com.br

A tendência de Fábio e de seu tio Jacob Lauck é de se aliarem a Humberto, seguindo acordo já fechado.

Perda com queda Luís Eduardo perde com a queda do ministro Mário Negromonte do Ministério das Cidades. Culpado ou inocente, o ministro foi peça determinante na conquista das mil unidades do Minha Casa, Minha Vida, anunciada pelo prefeito Humberto santa Cruz.

Mesmo assim, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff. A presidente aceitou a explicação do deputado de que fora absolvido em duas instâncias nos dois processos.

Escolha desagrada Dora Almeida, diretora da Epicurius Empreendimentos e Participações Ltda., que disputou a Cidade do Automóvel, criticou o modelo da escolha adotado pela Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) e pela Associação de Revendedores de Veículos de Luís Eduardo Magalhães (Associauto). Estranhou que haja sido realizada audiência pública pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e a escolha do local haja sido de duas entidades privadas, a Acelem e a Associauto. Também disputou a Cidade do Automóvel a Ferreira Empreendimentos Imobiliários. A vencecora foi a Solyda Construtoraa, do grupo Kobra Agrícola (Oeste Semanal, edição 47)

Aqui na redação, Bignet e G7 conseguiram desaparecer ao mesmo tempo duas vezes na semana.

Jornal do Leitor

˘rea verde

Internet-tartaruga

“Gostaria que fosse feita a correção dos fatos impressos na edição de nº 47 do jornal Oeste Semanal sobre a área verde na Avenida Brasília. Ao contrário da reportagem, ninguém paga nada, sequer R$ 200,00 por semana! O que eu disse é que quando eu faço meu jardim, em minha residência, peço para o jardineiro ajeitar o jardim da Avenida também e isso não acontece todo mês, muito menos toda semana. Já o senhor Alcides José Dalcin, meu vizinho, tem máquina própria e corta a grama quando pode. Outra coisa, nenhuma empresa tem algo a ver com isso. Por duas vezes eu mesmo solicitei, sim, à Prefeitura, na pessoa do “Manga”, para que cortasse a grama e as duas vezes ele cortou. Essa foi a única ajuda que o senhor Alcides recebeu em anos! Obrigado Valdir Brites”

Leitor liga para reclamar da lentidão da Vivo na conexão com a internet. Disse que esperou 28 minutos pela abertura de uma página na noite de quarta-feira.

NOTA DA REDAÇÃO: O empresário Ronei de Jesus Pereira, da Casa Nova Material de Construção, informou a Oeste Semanal que colabora com a manutenção da área verde da avenida.

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Câmara Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

impressão do jornal, na Gráfica F. Câmara, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados.

Também pendurado AGÊNCIA BRASIL

Secretários candidatos

Batalha de soja

Se Mário Negromonte cai chamuscado por denúncias de irregularidades, seu sucessor no Ministério das Cidades, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), está pendurado em dois processos no O NOVO MINISTRO Supremo Tribunal Federal. Um refere-se à emissão de cheque sem fundo e outro é sobre convênio firmado pela Secretaria de Agricultura da Paraíba, da qual foi titular de 1998 a 2002, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

PUBLICIDADE Juliana Cadore - (77) 9988-0114

TIRAGEM* 6 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

3


4 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

Novos projetos industriais Centro Industrial do Cerrado prepara-se para receber fiação e tecelagem e esmagadora de soja HENRIQUE CABELO

JO‹O PENIDO Da Oeste Comunicação ois projetos industriais devem chegar em breve ao Centro Industrial do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães (CIC-LEM). O primeiro é de um grande grupo empresarial que solicitou área de 200 mil metros quadrados para instalar fábrica de fiação e, posteriormente, de tecelagem. O segundo é a ampliação da Bial, que solicitou área de 40 mil metros quadrados. A empresa já produz óleo e farelo de algodão no CIC-LEM, e agora pretende produzir também óleo e farelo de soja. Para abrigar esses projetos, o CIC-LEM está remanejando lotes. Uma vez que os últimos disponíveis são menores, com apenas 6 mil ou 10 mil metros quadrados (somando, no total, 100 mil metros quadrados), é preciso transferir de lugar algumas empresas para se formar um lote disponível de grandes dimensões, informou Eduardo Yamashita, gerente regional da Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial (Sudic). A Sudic é o órgão responsável por prover a infraestrutura e pela administração das 14 áreas e distritos industriais existentes na Bahia. Trata-se de uma autarquia vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, que analisa os projetos e recomenda ou não a concessão de incentivos fiscais pelo Estado, visando a criação de empregos e a geração de renda. A decisão final cabe à Secretaria. O secretário de Indústria e Comércio é o presidente do Conselho de Administração da Sudic. No cargo desde novembro passado, em substituição a Renato Faedo, o agrônomo Eduardo Yamashita, ex-secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, trabalha com afinco para remover obstáculos à vinda de novos investidores ao distrito industrial; para recuperar lotes de quem os recebeu e desistiu do investimento; e para resolver pendências burocráticas que atrasam a regularização de empresas lá instaladas. Yamashita entende que a criação de um pólo de confecções será o que vai alavancar o desenvolvimento de Luís Eduardo. A área total do distrito industrial é de 320 hectares (ou 3,2 milhões de metros quadrados), sendo 250 da fase I e 70 da fase II. Atualmente, informou Yamashita, 38 empresas estão em operação no CIC-LEM; outras 14 estão em fase de construção; e há 12 que já solicitaram áreas para lá se instalar.

D

Incentivos. A ida de uma empresa para um distrito industrial é vantajosa. Em primeiro lugar, porque a empresa vai adquirir

EDUARDO YAMASHITA: Doze empresas aguardam para receber lotes no CIC-LEM o terreno que irá ocupar por um preço simbólico, bem inferior ao valor de mercado. No CIC-LEM, o Estado está cedendo lotes por R$ 2,37 o metro quadrado. Em volta do centro, o preço de mercado do

metro quadrado está em R$ 10. Assim, uma área de 10 hectares (ou 100 mil metros quadrados) que custaria R$ 1 milhão a valor de mercado, sai por R$ 237 mil no distrito industrial.

Além do menor preço da terra, as empresas contarão com infraestrutura já implantada, facilidades no licenciamento ambiental e isenções ou reduções de impostos. O Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve) incentiva a instalação de novos empreendimentos industriais ou agroindustriais na Bahia, bem como a expansão, reativação ou modernização dos já instalados, concedendo até 12 anos de redução do ICMS, que podem ser prorrogados no caso de ampliação ou modernização. Também é concedido o diferimento do ICMS (o imposto pago em uma operação é compensado na seguinte) na aquisição de máquinas e equipamentos destinados à produção. Nesse caso, o imposto só será pago quando houver a desincorporação do bem. Na prática, isso funciona como isenção, já que depois do segundo ano de uso o Estado não cobra mais o imposto. Outro programa de incentivo é o Probahia, destinado sobretudo a empresas de fiação e tecelagem, mas que abrange também as indústrias de calçados. A redução do ICMS pode chegar a 99% durante 20 anos. Além dos incentivos fiscais estaduais, a Prefeitura de Luís Eduardo oferece isenção ou redução do IPTU por 10 anos. ■

DISTRITO MUNICIPAL NÃO SAIU DO PAPEL ARQUIVO/RAUL MARQUES

A criação de um centro milhão, e também pelas condiindustrial municipal em Luís ções de pagamento. O preço Eduardo Magalhães está estava abaixo dos R$ 2,37 por emperrada. Há dez meses, no metro quadrado cobrado no dia 14 de abril de 2011, Centro Industrial do Cerrado enquanto a Federação das pelo Governo do Estado. Indústrias da Bahia lançava A Bio Clean pretendia invesem Luís Eduardo Magalhães tir R$ 150 milhões naquela área seu projeto de interiorização, para construir uma fábrica de a Prefeitura anunciou que o biodiesel do tamanho da fábrica prefeito Humberto Santa de fertilizantes da Bunge. A Cruz havia assinado decreto empresa chegou a obter a desapropriando área de 100 Licença de Localização, mas hectares em frente ao Centro RODRIGO FERREIRA acabou desistindo do projeto, Industrial do Cerrado para a apresentado em 2006, quando criação de um distrito induscomeçou a crise financeira glotrial municipal. No entanto, o decreto não bal, em 2008, lembra o gerente regional da chegou a ser publicado, informou a Oeste Sudic, Eduardo Yamashita, que na época Semanal o secretário municipal de era o secretário municipal de Agricultura e Indústria e Comércio, Rodrigo Ferreira. acompanhou as negociações. De última hora, a proprietária da área, a A Prefeitura, porém, não desistiu de criar Bio Clean Energy, desistiu de ceder o terre- o distrito municipal. O secretário Rodrigo no à Prefeitura pelo preço acertado, de R$ Ferreira informou que o prefeito 1,70 por metro quadrado, totalizando R$ 1,7 Humberto Santa Cruz assinou decreto

declarando de utilidade pública a área da Bio Clean, primeiro passo para retomar o processo de desapropriação, desta vez litigioso e mais demorado. Enquanto a desapropriação não sai, Rodrigo Ferreira vem mantendo contatos com interessados em investir naquela área. Ele disse que mais de 50 empresas já assinaram protocolo de intenções com a Prefeitura e que a ordem cronológica influirá na cessão de áreas no futuro distrito industrial municipal. “Se todas as empresas que já assinaram protocolo de intenção viessem a se instalar no centro, o investimento total passaria de R$ 1 bilhão”, afirmou. O maior projeto, informou, é de um grupo francês que, sozinho, pretende investir R$ 320 milhões. O segundo maior é de um grupo português. O secretário disse ainda que vem procurando empresas filiadas à Associação Brasileira da Indústria Têxtil na tentativa de atraí-las para Luís Eduardo e formar um pólo de confecções no município.


CIDADE5

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

O padre que veio de longe Conheça o novo pároco da Igreja Matriz RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação novo pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida veio de longe. Christian Mayr, o padre Cristiano, nasceu em Enns, na Áustria, em 19 de dezembro de 1958. Enns é um município da Áustria, localizado no distrito de Linz Land, no estado da Caríntia, com 11.227 habitantes, a cerca de 280 metros acima do nível do mar. Padre Cristiano fez questão de lembrar, com orgulho, que sua cidade natal é uma das mais antigas da Áustria. Padre Cristiano está no Brasil desde 1991, tendo trabalhado em duas paróquias em Barreiras. Toma posse no domingo, dia 12 de fevereiro, às 18 horas, em missa celebrada pelo bispo Dom Josafá Menezes da Silva, que entregará ao novo pároco a chave da Igreja Matriz. A cidade de Luís Eduardo Magalhães não é estranha para o padre Cristiano Mayr, que já esteve na então Mimoso do Oeste, nos idos de 1996, celebrando missas na Cidade. “O local era bem diferente do que é hoje. Tinha uma diferença social muito grande, notada claramente quando se olhava para a esquerda e

O

RAUL MARQUES

para a direita da rodovia”, disse. Cheio de planos em relação à paróquia, padre Cristiano, que é filho de um professor de artesanato e de uma professora, quer reativar a Pastoral Carcerária, trabalho de evangelização feito pelo Igreja Católica junto aos presos, como fez em Barreiras. “Este trabalho é muito importante em termos sociais. Vou colocá-lo em prática para aumentar a esperança de um mundo melhor”, disse. Sempre sorridente, padre Cristiano falou com orgulho de suas origens e de como veio para o Brasil. Lembrou que seu pai, ainda em atividade, é um exímio artesão de medalhas e peças com relevo em bronze. Sobre como surgiu sua vocação sacerdotal, padre Cristiano disse que antes de pensar na vocação religiosa queria trabalhar na área artística, com pintura. “Antes, passei por Linz, Salzburg e Viena. Fui ordenado padre em 1991, até que resolvi pedir para trabalhar em um país em desenvolvimento. Foi então que vim para o Brasil, em 1995”, disse na quinta-feira, enquanto se familiarizava com as novas dependências da Igreja Matriz. “Cheguei à Bahia em 1996, quando fui trabalhar na Paróquia de São Sebastião, em Barreirinhas. Depois, em 2001, fui designado para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Barreiras de onde vim para cá”, contou.

Vários idiomas. Formado em filosofia e em teologia, o padre austríaco fala vários idiomas, entre os quais alemão, inglês, fran-

versado muito com o Padre Eraldo Bispo, designado para Barreiras. “Precisamos fazer uma ação conjunta com os padres da região (que são três), para aumentarmos a união das igrejas”, disse. Defensor do ecumenismo, padre Cristiano, ao ser questionado sobre as diferenças sociais existentes na sociedade lembra que é preciso assumir a consciência cristã também na vida real. Ele vai lutar pela diminuição da desigualdade social, mas fez questão de destacar a importância da fé como instrumento de crescimento do mundo. “A Igreja é importante para que o homem não se perca no materialismo. Deus cria a matéria, mas a matéPADRE CRISTIANO assume paróquia no dia 12, domingo. ria precisa se espiritualizar para entrar na felicidade e na paz”, disse. cês, português e espanhol. “Aprendi também Outro ponto que vai merecer atenção latim, grego e hebraico, mas eu só consigo ler especial do novo pároco é a leitura da Bíblia, em hebraico. Não falo tão bem”, disse, sorrin- obra imprescindível para quem tem fé e do enquanto explicava “que é diocesano de quer compreender as obras divinas e suas Linz, cedido à Diocese de Barreiras”. promessas. Os jovens e, principalmente, as Sobre a Cidade de Luís Eduardo crianças, também estão entre as prioridades Magalhães, Padre Cristiano disse já ter con- de padre Cristiano.


6 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011 RAUL MARQUES

ENQUANTO operários trabalham, crianças brincam na nova praça que está sendo construida no Mimoso II, ainda sem data para ser entregue à população.

Praça no Mimoso II terá Academia da Saúde

RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação

ma nova praça está terminando de ser construída no Mimoso II, entre as Ruas Bom Jesus da Lapa, São Francisco e Manuel Novaes. A principal atração desta praça será uma Academia da Saúde, que ocupará 650 metros quadrados da área total, de 9,6 mil metros quadrados. Trata-se de um projeto do Governo federal que disponibiliza espaço público para o desenvolvimento de atividades físicas, além de promover atividades de segurança e educação alimentar e nutricional, e também atividades de teatro, música, pintura e artesanato. A praça, ainda sem data para ser entregue à população, tem custo estimado de R$ 200 mil e está sendo construída em parceria da Prefeitura com a Atual Engenharia. Já o custo da Academia da Saúde, bancado pelo Governo federal, é de cerca de R$ 180 mil. A Academia da Saúde é um programa do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cândido Henrique Trilha Ribeiro, informou que entre os requisitos para a construção da Academia de Saúde está o fato desta ficar próxima a um posto de saúde. “O posto de saúde do Mimoso II está colado na praça onde vai ficar a academia. Trata-se de uma boa oportunidade de complementar o tratamento com atividades físicas ou ações que possam livrar os pacientes de alguns problemas físicos”, disse Trilha.

U

A Praça. O engenheiro Ricardo da Silva Yee,

da Atual Engenharia, está orgulhoso em participar do crescimento da Cidade. Na última terçafeira, à tarde, quatro homens preparavam a terra para receber grama em volta de onde estão os brinquedos já instalados. João Santos, o encarregado da obra, os irmãos Emerson Guimarães e Jonatas Guimarães e Orlando Feitosa de Oliveira trabalhavam em ritmo acelerado. Segundo informou João Santos, a ordem era terminar esta parte até sexta-feira,3, e partir para o outro lado da praça, em área de igual metragem em frente à quadra de futebol Society, que já está pronta. Já estão montados os aramados que cercam a quadra.

Maranhense, Orlando Feitosa disse que tem orgulho de trabalhar em obras em Luís Eduardo Magalhães e também participar da expansão da Cidade. O sonho de consumo do operário, segundo contou, é comprar um bom carro e visitar seu Estado. Em frente a onde os homens trabalhavam,

crianças brincavam em gangorras e balanços já instalados. Outros brinquedos também estavam à disposição da criançada. A quadra de futebol society fica quase ao centro da praça. Do outro lado, antes da área em que será plantada grama, há outro espaço no qual estão praticamente prontas duas quadras de volibol, faltando apenas ajustes finais. Por toda a praça há um calçamento especial na chamada área de caminhada.

Academia ampliada. Existem três modelos previstos no Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719 do Ministério da Saúde, de 7 de abril de 2011: básico, intermediário e ampliado. A administração municipal optou pela Academia de Saúde ampliada. “Escolhemos a de modelo ampliado porque é a melhor para a Cidade”, disse a secretária de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Maira de Andrada Santa Cruz. ➧

ALUGAM-SE Salas comerciais, no Jardim Paraíso, próximo ao colégio CMO, no prédio do Grupo IOWA. ☎ 3628 2751 / 9115 3862


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

CIDADE

7

RAUL MARQUES

A CONSTRUTORA WRF está concluindo espaço de lazer na Avenida Tancredo Neves, no Jardim Paraíso, com pista de 260 metros para caminhadas.

Nova área de lazer no Jardim Paraíso Um dos motivos que levou à escolha do modelo ampliado foi a possibilidade de ter uma sala de convivência para 15 pessoas, na qual podem ser realizadas atividades como ioga, capoeira, dança e ginástica. Outro motivo foi o fato de a Cidade ter temporadas bem definidas, com longo período de chuvas. O modelo ampliado permite que as pessoas se reúnam mesmo quando estiver chovendo. A academia no formato básico necessita de 300 metros quadrados, contendo área de vivência e espaço externo com área multiuso. O custo é de R$ 80 mil. A Academia de Saúde Intermediária necessita de 312 metros quadrados e investimentos de R$ 100 mil. Neste espaço, serão instalados depósito de materiais, área de vivência e espaço multiuso, com equipamentos para alongamento. O projeto ampliado, escolhido por Luís Eduardo Magalhães, tem custo de R$ 180 mil, com

depósito de materiais, área de vivência e espaço multiuso, com equipamentos para alongamentos. A área necessária é de 550 me-tros quadrados. A área separada pela Prefeitura e pela parceira Atual Engenharia na praça é de 650 metros quadrados, ou seja, 18% superior. Segundo o Ministério da Saúde, o principal objetivo do projeto é “contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis”. Ainda segundo o Ministério, as atividades realizadas na academia “serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público”. Toda Academia da Saúde, segundo a Portaria nº 719, é obrigada a ter fácil acessibilidade, para utilização de pessoas com necessidades especiais e outros grupos. O programa foi implantado experimentalmente em Aracaju, em 2004, com o nome de Academia da Cidade. Em seguida, chegou a Recife e Vitória.

Área de lazer. O canteiro central da Avenida Tancredo Neves, entre as ruas 1º de Maio e 13 de Maio, no Jardim Paraíso, acaba de ganhar nova área de lazer, de 5 mil metros quadrados, com banquinhos e pista para caminhada. A pista tem 360 metros, divididos em duas retas de 160 metros cada e os contornos com 20 metros. A obra foi mais uma parceria da Prefeitura com a Construtora WRF. O empresário Raphael Modica, da WRF, disse a Oeste Semanal que a área está praticamente terminada. O Jardim Paraíso, atualmente, conta com duas áreas de caminhada, bastante utilizadas pelos moradores. A primeira, na Praça Albano Pedro Lauck, e a outra, na Avenida Paraíso. O bairro tende a ter maior crescimento em função do lançamento de vários loteamentos e alguns prédios. ■


8

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011 FOTOS DE RAUL MARQUES

O PREFEITO Humberto Santa Cruz e a secretária de Educação, Madalene Mariussi, com dirigentes das escolas municipais, após entrega dos livros com os programas curriculares para 2012

Mais de 700 na Jornada Pedagógica Evento reuniu profissionais do setor de educação no Hotel Saint Louis RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação educação esteve em destaque em Luís Eduardo Magalhães nesta semana. Mais de 700 profissionais da rede municipal de ensino participaram, na manhã de quarta-feira, 1º, no Hotel Saint Louis, do início da Jornada Pedagógica 2012, promovida pela Secretaria de Educação municipal, que se estendeu até esta sexta-feira, 3.  Nos três dias de Jornada Pedagógica os profissionais da área de Educação receberam treinamento e discutiram as propostas da Secretaria, em especial a mudança do sistema de ciclos, em vigor, para o de séries. No sistema de ciclos, de dois a quatro anos, o aluno só pode ser reprovado ao final do ciclo. Já no sistema de séries, o aluno pode ser reprovado a cada ano. A secretária municipal de Educação, Madalene Isabel Mariussi, disse que a mudança de sistema era umas das principais reivindicações dos professores e permite uma melhor integração entre o que eles observam em sala de aula e as propostas curriculares e pedagógicas. “Ao investir nos professores de Luís Eduardo Magalhães, podemos ter ótimos resultados em todo o sistema de ensino da Cidade e na educação dos jovens”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz. Na abertura da jornada, no Hotel Saint Louis, as diretoras das escolas de Luís Eduardo Magalhães receberam das mãos do prefeito e da secretária de Educação livro contendo todas as propostas curriculares para este ano letivo.

A

AUDITÓRIO do Hotel Saint Louis ficou completamente lotado, com mais de 700 profissionais da área de educação de Luís Eduardo Magalhães Foram chamadas pela mestre de cerimônias, a diretora de Ensino Verinha Stresser. “É uma proposta curricular viável. Temos tudo para ter uma grande ano na Educação”, disse Madalene Mariussi. Ela assinalou que o município já trabalha com uma das sugestões apresentadas pelos profissionais de ensino, como a simplificação do preenchimento do diário de classe. “Hoje, os professores já têm um sistema mais simples para preencher o diário, podendo atuar em outras áreas e dar maior atenção aos alunos”, disse. Outro ponto lembrado pela secretária foi a otimização do local de trabalho dos professores. “Somente no ano passado, fizemos 58 remoções para os profissionais de ensino trabalharem próximo a suas residências”. O prefeito Humberto Santa Cruz disse estar com a sensação de dever cumprido no que tange à educação. “Foram aplicados 71,15% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) só em salários, quando a lei prevê 60%. E já vamos inaugurar escolas, como a do Jardim das Oliveiras”, disse. O prefeito fez uma pausa para lembrar que precisa escolher com urgência um nome para o colégio que está sendo construído no Santa Cruz, na área conhecida como buracão. Humberto Santa Cruz prometeu concluir em seu mandato o Plano de Cargos e Salários da categoria, para que passe a vigorar já no ano que vem. “Nós, da Prefeitura, estamos sempre abertos ao diálogo”, disse. Também presentes no evento, a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, e o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Eder Fior, falaram da importância da educação para a Cidade. “A educação é um processo contínuo. Nós já temos a consciência de que hoje estamos escrevendo o futuro”, disse a scretária.

Eder Fior citou uma frase da poetisa e escritora goiana Cora Coralina - “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” -, para valorizar o que entende ser o mais importante ofício da humanidade.

Obra completa. O livro entregue na abertura da Jornada Pedagógica contém um estudo minucioso de todos os passos curriculares. Elaborado por vasta equipe técnica, inclui, entre outros, os conteúdos e objetivos a serem alcançados pelos mestres nas mais diferentes séries, com referências bibliográficas de cada ponto. O livro foi distribuído às diretoras das 29 escolas municipais, que comandam 794 profissionais de educação do município, os quais regem 526 turmas, compostas por 13.834 alunos. As turmas já foram adequadas a um menor número de alunos. Dos 794 profissionais, 19 são vice-diretores, 49 coordenadores e 699 professores. O livro foi elaborado pelos mestres Aparecido Freitas de Oliveira, Eunice Aparecida Mariussi, Helena Giuliane Franciscon, Janice Adriane Dhamer, Luiz Humberto Rodrigues Souza, Márcia de Oliveira, Maria Cleonice Puton, Nadja Yara Alves J. de Albuquerque, Sônia Regina Dinard Coneglian, Vanessa Martins Anderson e Vânia Lurdes Cenci. Colaboraram na elaboração do livro Beatriz Lima Perez, Cenira Terezinha Campos, Cleci Jones Ariati, Cléia Rute da Rocha dos Passos, Dulce Terezinha Reckers, Eriene Macêdo de Moraes, Fernanda Rita de Gusmão, Jucinéia Gonçalves dos Santos Souza, Liane Graffunder Giotti, Maria Aparecida de Souza, Maria Celeste Moura de Souza, Neuza Corte, Raimunda Silva dos Santos, Ronise Aparecida dos Santos e Suely dos Santos Bezerra. Música. A primeira palestra da Jornada Pedagógica foi de fácil entendimento e bem

leve. O professor de inglês e músico Levy Emmanuel mostrou como usar a música como forma de expressão e de ensinamento. Que o digam os professores presentes. 90% dos presentes ficaram de pé quando o professor entoou ao violão a música Romaria, de Renato Teixeira, que ficou famosa na voz de Elis Regina, entre outras gravações. O objetivo da palestra, além de mostrar a dinâmica de ensinar a musicalidade aos jovens, é a preocupação com o ensino da música. Música passou a ser uma cadeira obrigatória nas escolas, pela lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. “Eu hoje acredito na Educação deste país. E é isto que tenho feito, em várias palestras e shows, especialmente em redes de ensino público ou privado em diversas cidades do Recôncavo Baiano. A Educação Musical auxilia o desenvolvimento cultural e psicomotor, estimulando o contato com diferentes linguagens, notações e habilidades, contribuindo para a sociabilidade e democratização do acesso à arte”, disse o professor soteropolitano, que em seu currículo traz trabalhos realizados junto a músicos de renome como Geraldo Azevedo e Flávio Venturini.

Em pé. Antes da palestra de Levy Emmanuel, nem mesmo a enorme fila formada para assinar a lista de presença tirou o bom humor dos profissionais de educação, que podiam tomar o café da manhã servido na sala em frente ao auditório ou buscar um lugar entre as 650 cadeiras à disposição. Muita gente assistiu a palestra do professor de pé. O difícil era chegar aos assentos disponíveis. Mas ninguém reclamou disso. Todos prestaram atenção na lição número 1 dada pelo músico e professor: “A arte proporciona a alegria de entender o que o outro quer dizer de uma maneira leve e descontraída; proporciona o prazer de ensinar”. ■


CIDADE9

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

Novo modelo de Saúde na Cidade Prefeitura contrata nove médicos e chamará empresa para melhorar atendimemto à população ARQUIVO PESSOAL

DA REDAÇ‹O Prefeitura começou a implantar novo modelo de gestão na Saúde do Município. O plano foi elaborado pela secretária Maira de Andrada Santa Cruz e aprovado pelo prefeito Humberto Santa Cruz. O objetivo é melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população. A implantação do novo modelo começou com a contratação de nove médicos e se completará com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), prevista para março. Pelo novo modelo, a Maternidade Gileno de Sá funcionará como hospital, com 30 leitos e duas salas cirúrgicas. Os atendimentos iniciais serão feitos nos postos espalhados pela Cidade e na UPA. O Gileno de Sá só atenderá casos que exigem internação ou cirurgia. Quando estiver funcionando, a UPA será o pronto-socorro da Cidade. A Prefeitura realizará concorrência no próximo dia 23, para contratação de empresa para organização, execução e operacionalização de serviços assistenciais das unidades de saúde do Município.

A

Nova diretora do Gileno.

e 14 de novembro, no Peru, Nomeada diretora do cencomo coordenadora da fisiotro de saúde e maternidade terapia do Hospital do Oeste. Gileno de Sá Oliveira no Érika Barata é funcionária final do ano passado, Erika concursada da Prefeitura de Ismerim Seixas Barata, Luís Eduardo. “É importante fisioterapeuta com pósesta descentralização para graduação em Adminisque maior número de tração Hospitalar e Saúde pacientes seja atendido e da Pública, começou a adotar maneira correta”, disse. medidas para melhorar o A diretora do Gileno desatendimento. Uma de suas tacou que um dos fatos que primeiras providências foi mais colabora para a aumentar o número de mudança no modelo da médicos para desfazer o ERIKA ISMERIM SEIXAS Saúde municipal foi a camque mais incomoda a todos panha feita pela Prefeitura os moradores do município: a fila de espera para atrair profissionais da área médica no Gileno. para a Cidade. “Conseguimos um corpo de “Temos oito médicos que se revezam nos profissionais à altura de Luís Eduardo postos de saúde espalhados pela cidade. O Magalhães, com dermatologista, cardioloobjetivo é descentralizar. Os postos fazem o gista, obstetra, ginecologista, pediatra, ortoatendimento ambulatorial e ao Gileno só pedista e cirurgião, entre outras especializaserão encaminhados os casos mais graves”, ções. Os profissionais vieram de vários candisse Erika Barata a Oeste Semanal. Ela par- tos do Brasil, incluindo Acre, Rio de Janeiro, ticipou, em novembro de 2010, do III Bahia, Brasília e Tocantins”, disse. Cada Congresso internacional de tratamento mul- profissional assinou contratos individuais tidisciplinar do Paciente Queimado, entre 12 com a Prefeitura para trabalhar nos postos,

Greve de PMs atinge Luís Eduardo DA REDAÇ‹O A greve dos policiais militares estendeu-se parcialmente a Luís Eduardo Magalhães. Nesta sexta-feira, 3, os componentes da 5ª Cia. da PM decidiram aquartelar-se e só atender a ocorrências graves. Já a Cipe/Cerrado mantinha-se em operação, tendo realizado blitz pela manhã na BR 020/242, na altura da Avenida Salvador. O major Camilo Uzêda, comandante da unidade, informou a Oeste Semanal que policiais em folga foram chamados à sede da unidade. Uzêda disse que a Cipe/Cerrado está pronta para atendimentos de emergência não só na Cidade como na região Oeste. A greve por melhores salários tem forte adesão em Salvador e nas cidades maiores do Estado. No final da noite de quinta-feira, 2, um Boeing da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na capital com os primeiros 150 homens da Força Nacional de Segurança, para reforçar o policiamento ostensivo no estado. De acordo com o comandante da tropa, capitão Luigi Gustavo Pereira, a estratégia de atua-

ção foi definida em conjunto com a cúpula da Segurança Pública do Estado e tem o objetivo de atender às necessidades da população. Outro efetivo, com cerca de 500 homens, começou a chegar à capital nesta sexta-feira. Além dos 650 homens da Força Nacional de Segurança, dois mil soldados do Exército também atuarão no policiamento. As forças federais de apoio foram solicitadas ao Ministério da Justiça pelo Governo do Estado para restabelecer a segurança. Interior. Sobre a segurança no interior do estado, o secretário de Segurança Maurício Barbosa disse que a maioria dos policiais está trabalhando. “Mas, vamos fazer o reforço com as companhias especiais como a Caatinga, e as companhias que não aderiram à paralisação”, afirmou o secretário. Barbosa disse que a greve foi considerada ilegal pela Justiça. “Peço retorno imediato ao trabalho dos policiais paralisados, que são uma minoria”. Segundo o secretário, dois terços dos 30 mil policiais baianos estão trabalhando e, das 300 viaturas da corporação em Salvador, 210 estão em atividade .

Rua Paraná, Qd. 69 Lt. 08, Centro, Luis Eduardo Magalhães-BA. Fone: 77 3628-3758

na Policlínica e no Gileno.

Preocupação com a qualidade. Érika Barata fez questão de ressaltar que uma de suas maiores preocupações é com a qualidade no atendimento. Tanto que existe um médico especialmente designado para exercer a função de coordenador da Clínica Médica Geral, que seria um ouvidor da casa. “Este médico deve observar e analisar casos para que sejam resolvidos no tempo e urgência necessária”, disse. Sobre a questão da dependência de Luís Eduardo Magalhães ao Hospital do Oeste, em Barreiras, a diretora do Gileno informou que somente devem ser encaminhados à unidade médica da cidade vizinha os casos que necessitam de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ou dos Centros de Terapia Intensiva (CTIs). “Hoje, o Gileno de Sá já conta com um dos melhores centros para atender os recémnascidos na região. Ontem mesmo (quintafeira ,2), nasceu uma criança com 1,9 quilo, que está sendo cuidada no Gileno e passa bem”, disse, destacando que o centro de saúde e maternidade conta com 60% dos 30 leitos disponíveis para internação. ■

HOMENAGEM A IEMANJ˘ LUCIANO DEMETRIUS

Flores, perfumes, pipoca e bebidas foram as oferendas de integrantes da Comunidade Nova Esperança/Terreiro de Iemanjá e do Terreiro Caboclo Boiadeiro a Iemanjá, em celebração ao seu dia, na quinta-feira, 2. Estiveram presentes à homenagem à Rainha das Águas, Pai Marcone, Mãe Nalva, Mãe Vilma, Mãe Pequena, Mãe Rafaela e Mãe Nane. Grupos dos dois terreiros percorreram as principais ruas do Centro e do bairro Santa Cruz até chegar às margens do Rio das Pedras. Antes das oferendas serem lançadas ao rio, os dois grupos realizaram rituais em homenagem à Iemanjá. Segundo o publicitário Geasi Cargeni, do Terreiro Caboclo Boiadeiro, este é o décimo ano em que o dia 2 de fevereiro é comemorado em Luís Eduardo Magalhães.

Vagas no Sine/Luís Eduardo O SineBahia informa as vagas disponíveis em Luís Eduardo Magalhães: doméstica (uma vaga), trabalhadores rurais (40), economista (1), mecânicos industrial (1), pivoristas (4), montador de móveis (1), cobrador externo (1), soldador (1), safristas (60), classificadores de grãos/masculino

(5), operadores de secador/masculino (4), operadores de tombador/masculino (4), ajudantes gerais/masculino (20), assistentes administrativos (3), faturista (1), torneiro mecânico (1), balanceiros (11), motoristas com habilitação D (3), recepcionista para hotel/masculino (1), consultor de vendas (1), promotor de vendas (1), vendedor externo (1), operadores de trator (10) e auxiliar de faturamento (1).


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012

11

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012

6.000 EXEMPLARES É a tiragem de Oeste Semanal. O cadastro do IPTU tem 10.427 endereços da Cidade e o jornal chega a mais da metade deles. Por isso, é a melhor Oeste mídia para seu anúncio. M E S

TA

L A AN IS

D

ADE

AC I

10

E M REV

O jornal que a Cidade vê e lê


12

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011 RAUL MARQUES

Um camelódromo para a Cidade RAUL MARQUES Da Oeste Comunicação e dependesse apenas dos vendedores ambulantes de Luís Eduardo Magalhães, a Cidade teria um camelódromo, como nos grandes centros, no canteiro central da Avenida JK, entre as ruas Paraíba e Paraná, no Centro. Em reunião com o prefeito Humberto Santa Cruz, no Centro de Convivência da Terceira Idade (Promati), no Santa Cruz, na noite de quartafeira, 1º, o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Luís Eduardo Magalhães, Amador Almeida Araújo, afirmou que trabalhadores que montam suas barracas pela cidade querem criar um espaço só para eles. O prefeito mostrou-se interessado em discutir os planos, mas não se animou com a escolha do local, tido como “sonho de consumo” pelo líder da categoria, Amador Araújo. “No canteiro central da JK, estaríamos perto de compradores de várias classes sociais e poderíamos impulsionar o comércio local”, disse Araújo. . Humberto Santa Cruz, por sua vez, lembrou que existia uma proposta de criar um camelódromo na Cidade, em um galpão que pertenceu à empresa F. Diesel, próximo à agência do Banco Itaú, entre a Avenida

S

Barreiras e a Rua Pernambuco. “Mas este local dependeria de um acerto com a iniciativa privada”, disse o prefeito, lembrando que existe uma área pública próxima ao mercado municipal, no bairro Santa Cruz, que poderia ser utilizada para abrigar os ambulantes. “Estamos abertos a propostas que precisam ser avaliadas. Não quero tirar o sustento de ninguém. Pelo contrário”, disse o prefeito. Os ambulantes não querem que o camelódromo fique na área próxima ao mercado municipal. Entendem que ali estariam “escondidos de toda a população da Cidade”. A afirmação do prefeito de que está aberto a novas propostas foi bem recebida pelos ambulantes, que agora querem participar da escolha da área. Na quinta-feira, 2, Amador Araújo visitava vários ambulantes pela Cidade para convidá-los para a próxima reunião da categoria, na segunda-feira, 6, no Promati. “Veja bem como estes rapazes trabalham”, disse, mostrando o vendedor com a barraca montada na Rua Paraíba. “Ficam aqui, no meio da rua, debaixo de um sol escaldante e poderiam ter um lugar com mais conforto”, disse. A todos os barraqueiros que visitava Amador explicava a importância da decisão da categoria.

Festas fechadas. Outro ponto da pauta entre os ambulantes e o prefeito foi a questão das festas fechadas e abertas. Os ambulantes

AMADOR ALMEIDA ARAÚJO no local onde quer instalar o camelódromo reclamaram com o prefeito da realização de eventos nos quais os organizadores não permitem que os vendedores montem seu comércio. Humberto Santa Cruz ouviu as queixas com atenção, mas lembrou que nas festas promovidas pela Prefeitura como o São João no Santa Cruz e a Micareta, a Prefeitura não coibiu a atividade dos ambulantes. “Pelo contrário. No São João tivemos até queixas de quem disse não ter vendido nada pelo excesso de barracas que foram montadas. É preciso equilibrar isso”, disse. Segundo o secretário de Esportes, Valtair Fontana, presente à reunião, cerca de 180 ambulantes trabalharam nas festas. Os ambulantes presentes concordaram com o prefeito. “Isso não é justo. Muita gente também acaba trazendo prejuízo para quem quer trabalhar”, disse Humberto Santa Cruz.

AGENDA De volta às aulas Os alunos das escolas das redes estadual e municipal de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira, 6. Somente a Escola Municipal José Cardoso de Lima, no Centro, retoma as atividades no próximo dia 13, por causa de obras que atrasaram em função das chuvas. Boa parte das escolas par ticulares já retomou o dia a dia escolar. No Cemac, no entanto, as aulas começam também na segunda-feira, 6. No CMO, no Jardim Paraíso, os estudantes retornaram às aulas na quarta-feira, 1º. A Escola Monteiro Lobato reabriu no dia 2, quinta-feira. Os universitários da FAAHF retornam à vida acadêmica também na próxima segunda-feira. Já as aulas da Unopar começam somente no próximo dia 27, segunda-feira. A Secretaria Municipal de Educação informa que ainda há vagas na Escola Municipal Jardim Paraíso. As matrículas estão aber tas para alunos da pré-escola ao 5º ano. Os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a secretaria da escola, na Rua Glauber Rocha, Qd. 6, Lt. 15, no bairro Jardim Paraíso ou pelo telefone (77) 3628-0342.

com isenção das duas últimas parcelas para o pagamento em dia.

IPVA 2012 Até o dia 29 de fevereiro deste ano, os donos de veículos podem aproveitar o desconto de 10% para pagamento da cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de 2012 . Existe ainda a opção de pagar o IPVA com 5% de abatimento. Para isso, basta quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, que varia de acordo com o número final da placa.

Festa no Novo Paraná No dia 19 de fevereiro será realizada a Festa da Igreja São Paulo, no Clube Aliança, na Comunidade Novo Paraná. Na programação, Santa Missa (9h30), torneios de futebol society, de bocha e de bolão (a par tir das 11h), almoço com churrasco (12h) e reinício dos jogos (13h). A animação do evento está a cargo de Toninho Gaúcho, a par tir das 12h. Mais informações pelos telefones (77) 3688-1104/3688-1148/3688-1135

Carnês do IPTU

Celebrai em Cristo

O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano será entregue no início de março. Os moradores receberão o carnê em suas residências. Contudo, os proprietários de terrenos e aqueles que tiverem construções novas ainda não cadastradas no setor de Tributos da Prefeitura Municipal deverão retirar o seu carnê no Centro Administrativo, a par tir do dia 20 de fevereiro. A data de vencimento do IPTU deste ano é 30 de março. Como será feriado na cidade, em comemoração ao seu aniversário, o boleto poderá ser pago no Banco do Brasil até o dia 2 de abril. Quem pagar à vista terá desconto de 30%. O pagamento parcelado em até cinco vezes terá desconto de 20% e isenção das duas últimas prestações, caso a parcela seja paga em dia. No parcelamento feito em dez vezes, o desconto também será de 20%,

Será realizado de 18 a 21 de fevereiro o “Celebrai em Cristo 2012”, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). O evento terá par ticipação do pregador Alex Chaves e do Padre Robson (ambos da Renovação Carismática Católica de Maringá/PR) e Santa Missa celebrada pelo bispo da Diocese de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva. No sábado, dia 18, Oração dos Servos (15h), Santa Missa (15h), Animação/Oração (19h), Pregação (20h), Oração dos Servos (21h45). No domingo, 19, Oração dos Servos (7h30), Animação/Oração (8h), Pregação (8h40), Animação/Oração (10h30), Pregação (11h), Almoço (12h), Animação/Oração (14h), Pregação (14h30), Santa Missa (15h30) e Festa Cristã (20h). Na segundafeira, 20, Oração dos Servos (7h30), Animação/Oração

Um dos ambulantes presentes à reunião afirmou que na festa do São João no Santa Cruz viu muita gente trabalhando que não era da Cidade e, sim, de Barreiras. Os ambulantes sugeriram, então, que fosse feito um cadastro para as demais festas da Cidade. O prefeito disse que vai conversar com os organizadores de eventos particulares em Luís Eduardo Magalhães para que liberem a entrada dos ambulantes, usando um sistema parecido com o de alguns eventos. “Uma pulseirinha colorida, talvez, fosse a solução para resolver estes problemas. Só entra quem estiver usando pulserinha de uma determinada cor”, disse. No entanto, o prefeito argumentou que qualquer proposta precisa ser avaliada em relação aos efeitos sobre o comércio estabelecido, que paga impostos e tem custo mais elevado. ■

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

(8h), Pregação (8h40), Almoço (12h), Animação/Oração (14h), Pregação (14h30), Santa Missa (16h), Adoração (20h). Na terça-feira, 21, Oração dos Servos (7h30), Animação/Oração (8h), Pregação (9h), Aconselhamento (11h), Almoço (12h), Animação/Oração (13h30), Pregação (14h), Santa Missa com Dom Josafá (15h), Carnaval com Cristo (20h). Mais informações pelos telefones (77) 3628-2458 e 9979-0982.

Excursão No próximo sábado, 11, haverá excursão para a posse do padre Eraldo Bispo da Silva no Santuário do Perpétuo Socorro, em Barreiras. A saída será em frente à Escola de Catequese, anexa à Igreja Matriz, a par tir das 17h30. Mais informações pelo telefone (77) 3628-1737.

Expresso Cropstar A Bayer realizará entre os dias 9 e 25 de fevereiro, na região Oeste da Bahia (Luís Eduardo Magalhães, Rosário, São Desidério e Roda Velha), o evento Expresso Cropstar, que consiste em palestras realizadas em um cami-nhão-auditório - com capacidade para 40 pessoas - sobre combate a nematóides e apresentação de novas tecnologias da empresa.

Estação Gê Na quarta-feira, 8, Ronaldo e Rangel se apresentam na Quartaneja, a par tir das 22h. No sábado, 11, apresentação da Banda My Love com reper tório de músicas de carnaval. No dia 3 de março, Noite Biz com par ticipação das duplas Lucas & Fernando e Fábio & Vítor e sor teio de uma moto Biz. No dia 17 de março, show da dupla Maurício & Eduardo. Todos os eventos têm início às 22h. Mais informações pelo telefone (77) 3628-0054.

Lembrete Neste sábado, 4, no Estação Gê, acontece o evento

Esquenta para o Carnaval, com a dupla Denis & Dennyel e apresentação de Toinho & Cia. Mais informações pelo telefone (77) 3628.0054 ● Neste domingo, 5, será realizada a festa da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Comunidade Bela Vista. Às 10h, haverá missa seguida por carreata e bênção dos carros; às 11h, inscrições e início dos torneios de futebol, bolão e bocha; às 12h, almoço com churrasco; às 14h, jogos e diversões. O evento terá a animação de Toninho Gaúcho. Mais informações pelo telefone (77) 9971-6315. ● A Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) confirmou para 25 de fevereiro o segundo sor teio do carro O km da campanha Natal Show de Prêmios. Os cupons podem ser trocados nas compras realizadas nas lojas par ticipantes da campanha. O evento será na praça Sérgio Alvim Mota (praça da Matriz), a par tir das 20h. ● Neste sábado, 4, acontece o Folia Verão, ao lado da Feira do Santa Cruz, a par tir das 22h. A animação será das bandas Oxenti Bahia e Oz Bambaz e do Bloco Kanguroo. O primeiro lote de abadás é vendido a R$ 30,00. Mais informações pelos telefones (77) 36286162 e 9996-7297. ● O Trono do Vaqueiro é o evento a ser realizado na quinta-feira, 9, a par tir das 22h, ao lado da Feira do Santa Cruz. A animação será da banda 100 Parea. Os ingressos antecipados serão trocados por dois quilos de alimentos. O posto de troca é na Concessionária Chineray. Mais informações pelos telefones (77) 36286162 e 9996-7297. ● O Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães convoca os sócios efetivos para assembleia geral no dia 25 de fevereiro, na sede da entidade, na rua Pernambuco, 55, setor E, Centro. A par tir das 9h, eleições para diretoria e Conselho Fiscal. Às 12h, apuração dos votos e posse dos eleitos. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

AGRONEGÓCIO

13

Um ano ainda melhor Sondagem mostra que agronegócio confia em superar os bons resultados obtidos em 2011 Alana Gandra Da Agência Brasil io de Janeiro – A 1ª Sondagem de Expectativas para o Agronegócio, divulgada segunda-feira, 30, pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), aponta otimismo do setor para o ano de 2012: 67% dos entrevistados acham que o ano será melhor do que 2011. A pesquisa foi feita há cerca de dez dias com uma amostra de 100 pessoas ligadas à cadeia do agronegócio, sendo 55% produtores, 25% consultores e 20% fornecedores de insumos e distribuidores. O diretor técnico da SNA, Fernando Pimentel, disse que a manutenção dos preços e as condições de clima favoráveis para a safra de verão justificam o otimismo. “Salvo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná, basicamen-

R

te o Brasil, de uma maneira geral, está produzindo muito bem. Vai ser uma safra muito boa, embora com redução de soja e milho”, declarou. Ele ponderou, contudo, que os preços agrícolas estão se mantendo, permitindo que a renda no campo também se mantenha. Pimentel lembrou que o governo federal já sinalizou a possibilidade de estender alguns benefícios, como renegociação e alongamento de dívidas. “Se você olhar no cômputo geral a safra brasileira, ela sinaliza um ambiente de otimismo, independentemente desses problemas de clima localizados”. Eles podem trazer preocupação para a safra de inverno de trigo, de aveia e milho segunda safra. “Mas, de maneira geral, os sinais são bem positivos”. A infraestrutura e a logística de transporte e a comercialização são os principais obstáculos para o desenvolvimento do setor nacional, de acordo com 97% dos consultados. “Somos muito eficientes da porteira para dentro, mas

Kátia Abreu critica insegurança jurídica e Âlogística impraticávelÊ Rio de Janeiro - A presidenta da mativas, “que o governo emite todos os dias”, Confederação Nacional da Agricultura agravam a questão da insegurança jurídica no (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que diz respeito, por exemplo, às invasões de disse que a insegurança jurídica e a logística fazendas e ações do Movimento dos no país, que considerou “impraticável”, são Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Mas desafios que o Brasil terá de vencer para que reconheceu que esses problemas têm sido o agronegócio possa prosperar ainda mais. minimizados pelo enfraquecimento do movi“O grande desafio é planejar o agronegócio mento, “devido ao descrédito que ele tem hoje para 2020, tentar minimizar os gargalos para na sociedade. Invasão é crime e a sociedade que nós possamos chegar lá como o maior pro- não abre mão disso”. dutor e maior exportador de alimentos do O crescimento da China em 2011, em torno mundo. E nós temos condições para isso, de de 8,5%, não deve alterar as exportações brasiforma sustentável, sem precisar desmatar uma leiras de alimentos, avaliou Kátia Abreu. Mas árvore. Basta nós implementarmos fertilização os preços internacionais não devem se sustennas nossas áreas, elaborarmos grandes planos tar. “Poderá haver uma queda [nos preços] das de negócios, direcionarmos os produtores para commodities. Isso é uma coisa natural que as atividades corretas, que nós podemos aconteça. Mas nós precisamos estar preparaaumentar a produção”. dos para isso, porque crise é crise”. A senadora participou de solenidade Kátia Abreu avaliou que a presidenta Dilma FOTOS DA AGÊNCIA BRASIL comemorativa dos Rousseff a tem sur115 anos da preendido de forma Sociedade Nacional positiva na construde Agricultura ção de um novo (SNA), que foi o modelo de política berço da CNA, na agrícola para o país. segunda-feira, 30, no Disse, porém, que as Rio de Janeiro. preocupações do Ela destacou que Executivo têm se condocumentos, decrecentrado ainda nas tos e instruções nor- KÁTIA ABREU de ROBERTO RODRIGUES contingências

Ex-ministro Rodrigues acredita que preços continuarão bons neste ano Rio de Janeiro - O ano de 2012 será positivo para o agronegócio brasileiro, disse, na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Ele avaliou que todos os fundamentos que levaram à alta dos preços dos alimentos nos últimos dois anos persistem. Além disso, continua firme a demanda dos países emergentes, apesar da crise na Europa. “A expectativa que tenho é de preços bons em 2012 e, eventualmente, em 2013. O

Brasil, salvo problemas localizados de clima no Sul, vai ter uma safra positiva e, talvez, uma renda agrícola importante. 2012 será um ano bom para o agricultor”, disse Rodrigues. Ele advertiu, entretanto, que o país deve aproveitar esse momento positivo para fazer “o dever de casa” na área de logística e de política de renda. “É pegar o seguro rural e dar uma ‘turbinada’ nele, cuidar da defesa sanitária e acabar de uma vez por todas com a aftosa no Brasil”, recomendou. (A.G.)

nossa infraestrutura não acompanhou o ritmo de crescimento da produção”, avaliou o presidente da SNA, Antonio Alvarenga. Para ele, isso prejudica a competitividade do produto brasileiro no exterior e contribui para diminuir a renda dos produtores. Um total de 71% dos representantes da cadeia do agronegócio brasileiro demonstrou preocupação também com o cenário internacional, em especial a Europa e China, para onde são destinados, respectivamente, 25% e 17% das exportações do setor nacional. Fernando Pimentel ressaltou que em função da crise mundial, poderão ocorrer problemas na oferta de recursos para a agricultura no Brasil, “principalmente nas linhas de financiamento à exportação”. Mas não será nada de grande envergadura porque as commodities agrícolas são essenciais, “principalmente as que o Brasil produz”. Ele analisou que a crise vai afetar o

ambiente de crédito e de consumo de bens de capital, “mas eu não vejo ninguém deixando de comer na Europa ou na China”. Pimentel destacou que mesmo na crise de 2008, o produtor brasileiro não sofreu reflexos negativos. Como a agricultura trata de bens essenciais, admitiu que poderá haver um pequeno recuo na curva de crescimento das exportações de alimentos brasileiros para a União Europeia ou China, mas assegurou que “não há como abrir mão dos insumos essenciais que o Brasil produz para a alimentação”. Câmbio (80%), burocracia (82%) e juros (68%) também foram apontados na sondagem entre os obstáculos ao desenvolvimento do agronegócio, superando as tradicionais reclamações do setor, entre as quais falta de crédito e de apoio do governo. A pesquisa traz como novidade a crescente preocupação do setor com a falta de mão de obra qualificada, citada por 66% dos entrevistados.

curto prazo, como câmbio, crédito e inflação, deixando de lado “questões cruciais, estruturais”. “Se não partirmos para as reformas estruturantes”, como as reformas política, da Previdência e tributária, “o Brasil não vai andar como deveria”. A senadora aproveitou a solenidade para criticar alguns órgãos do governo federal que, na opinião dela, não cumprem o papel que a socie-

dade espera e acabam se envolvendo em escândalos. Para ela, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entre outros, servem apenas “para desvio de recursos” e para nomeação de pessoas que não têm projetos nem compromissos com o país. (A.G.)


14

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

SEBASTIÃO NERY O livro de Dilma

va mais tanto choque. Comecei a ter hemorragia. Choques nos pés, mãos, na parte interna das coxas, nas orelhas. Na cabeça é um horror. No bico do seio. Botavam uma coisa no bico do seio, que prendia, segurava… Não comer. O frio. A noite. Agüentei. Não disse nem onde eu morava. Não disse quem era o Max (Carlos Araújo, o marido)”.(22 dias de tortura e 3 anos de prisão)

Desenvolvimento da Petrobrás, um ambiente futurista na ilha do Fundão, no Rio. Na sala 3D, a realidade do fundo do oceano é reproduzida em imagens holográficas, que fazem um visitante mergulhar virtualmente nas profundezas que só os mais experientes mergulhadores alcançam. Mapas, gráficos, simuladores e imagens reais são exibidas de forma que parece possível tocá-los com as mãos. O que Lula e os ministros assistiam ali era um espetáculo capaz de mudar o futuro do país: as imagens e projeções de uma gigantesca bacia de petróleo e gás situada 4 mil metros abaixo do fundo do mar”. 2. – “O petróleo estava no fundo mais fundo do oceano, na camada que os geólogos chamam de pré-sal. A bacia se estendia 800 quilômetros do litoral brasileiro, de Santa Catarina até o Espírito Santo, numa área de 160 mil quilômetros quadrados. Os cálculos feitos a partir do poço pioneiro, no campo de Tupi, indicavam de 5 a 8 bilhões de barris, mais da metade das reservas brasileiras de gás e óleo conhecidas até então. Como os capôs do pré-sal são interligados, a nova descoberta podia chegar a 80 bilhões de barris, mais do que todo o petróleo da Nigéria, quase o mesmo da Venezuela, com a vantagem de ser um óleo fino, de qualidade superior”.

Pré-sal

Bacoccoli

Mas há a hora da boa notícia, da volta por cima: 1. – “Na manhã de 26 de outubro (2008) Dilma estava com Lula e alguns ministros na sala do Centro de Pesquisa e

“Essa é a melhor notícia para o Brasil nos últimos 40 anos”, Lula disse quando as luzes se acenderam. O óleo do pré-sal era um tesouro que a Petrobrás perseguia desde o primeiro manda-

RIO – “A ministra sentou-se numa cadeira para conversar com o médico. Falaram sobre o tratamento inadiável, doloroso e incômodo. O exame definitivo tinha chegado de um laboratório de Houston, nos Estados Unidos, naquela sexta, 17 de abril (2009). Quanto mais rápido iniciassem o procedimento terapêutico, melhor. Combinaram data e hora, ela agradeceu, despediram-se. Um breve silêncio foi quebrado por um suspiro longo e Dilma voltou os olhos na direção do secretário particular, que tinha permanecido vigilante junto à porta da sala: - A vida não é fácil. Nunca foi”. A ministra devolveu o telefone ao secretário e seguiu para a entrevista coletiva. Parecia segura. Vestia um casaco de linho vermelho sobre a blusa de seda preta, o decote redondo acompanhava a curva do colar de pérolas. Era a Dilma de sempre, respondendo com firmeza”… Essa historia está em um retrato forte e verdadeiro da presidente Dilma : “A Vida Quer é Coragem”, do experiente e sério jornalista Ricardo (Batista) Amaral (Editora Primeira Pessoa – Sextante – RJ), que vim lendo ontem no avião, voltando de um mês de férias de sol e mar no Nordeste.

Torturada Há a vida difícil, brutal, às vezes militarmente bárbara : - “Entrei no pátio da Operação Bandeirante (Exército, em São Paulo) e começaram a gritar : – “Mata!”, “Tira a Roupa”!, “Terrorista!”, “Filha da Puta”! A pior coisa que tem na tortura é esperar, esperar para apanhar. Eu senti ali que a barra era pesada. E foi. Palmatória. Levei muita palmatória. Mandaram tirar a roupa. Não tirei. Eles me arrancaram a parte de cima e me botaram com o resto no pau de arara. Ai me tiraram a roupa toda. Fizeram choque, muito choque. Eu me lembro que nos primeiros dias eu tinha uma exaustão física que eu queria desmaiar. Não agüenta-

to de Lula. Já se falava de sua existência como possibilidade nos anos 80, mas foi só em 2003 que o geólogo brasileiro Giuseppe Bacoccoli (um nome para o Brasil guardar) apresentou a primeira informação científica sobre a super-reserva. A Petrobras apostou na descoberta e investiu 260 milhões de dólares para furar o poço pioneiro. Foram 400 dias de trabalho e expectativa até chegar ao pré-sal”…

Brizola Infelizmente, o livro tem bobagens e ligeirezas desnecessárias : Pag. 99 – “Leonel Brizola estava em Portugal, depois de ter sido expulso do Uruguai e passar dois anos (sic) nos Estados Unidos”. Errado. O inquestionável “DHBB – Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro – da FGV-CPDOC” diz no volume I, página 843 : - “Deixando o Uruguai, Brizola foi para os Estados Unidos, desembarcando em 22 de setembro de 1977. Residiu nos Estados Unidos até janeiro de 1978, quando se mudou para Lisboa”. (Só quatro meses). Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

RAUL MARQUES

Caixa ensina empresas a operar linhas de crédito DA REDAÇ‹O A Caixa Econômica Federal resolveu investir forte em Luís Eduardo Magalhães. O gerente regional de Governo, Pessoa Jurídica e Construção Civil da Caixa, Nelson Antônio de Siqueira, esteve na Cidade, na quartafeira, 1º, com equipe especializada para treinar representantes dos correspondentes da instituição financeira, construtoras e incorporadoras, na realização de operações de crédito voltadas para o setor imobiliário. O treinamento, batizado de retrabalho pelo gerente regional, foi feito nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) e teve como principal objetivo reduzir o tempo necessário à aprovação das operações de crédito desta área. “O que a gente faz hoje em Luís Eduardo Magalhães é financiar unidades isoladas. Nosso objetivo é financiar grandes empreendimentos. Ou seja, a Caixa quer passar a atuar mais no atacado”, disse Nelson Siqueira. O gerente regional da Caixa disse que tem como objetivo habilitar as empresas do setor de construção civil a operar com as linhas

disponíveis da instituição financeira, o que hoje não acontece na Cidade. “Não há nenhuma construtora ou empresa de engenharia habilitada pela Caixa. Estamos fazendo estas atividades também para atrair mais parceiros”, disse Nelson Siqueira.

Cadastramento de parceiros. Segundo o gerente regional, tornar-se apto a operar com as linhas de crédito da Caixa, o que permite agilizar os contratos com os compradores dos imóveis construídos, é um processo semelhante a uma avaliação de risco de crédito. “A empresa tem que apresentar balanço contábil, documentos de seus responsáveis, a documentação da obra com a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinada pelo engenheiro responsável. Enfim, tudo que possa mostrar a idoneidade da empresa, segurança da obra e tudo mais. Não é difícil. E é um bom negócio para o empreendedor e para a Caixa”, disse Nelson Siquiera a Oeste Semanal enquanto 30 representantes de empresas de diferentes segmentos recebiam treinamento de sua equipe na sede da Acelem.

CARLINHOS Pierozan e Nelson Antônio de Siqueira, no encontro com construtores Nelson Siqueira lembrou, ainda, que apesar do foco estar nos grandes empreendimentos imobiliários que estão por vir na Cidade, a Caixa dispõe de várias linhas de crédito imobiliário para o varejo. Há linhas para aquisição de terrenos e construção; para construção em terreno próprio; para aquisições de imóveis novos e usados; e para a compra de casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. “É bom lembrar que no Programa Minha Casa, Minha Vida, o imóvel não pode ter mais de 180 dias de recebimento do habite-se e não pode ter sido habitado ou alienado. O comprador não pode ter imóvel registrado com seu CPF e deve ter renda até 10 salários mínimos”, disse, acrescentando que, em Luís

Eduardo Magalhães, o valor do imóvel não pode passar de R$ 100 mil. A Caixa está preparando a inauguração oficial de sua superintendência Regional no Oeste da Bahia, que terá sede em Barreiras. A equipe da Caixa aguarda apenas uma data na agenda do presidente da instituição, Jorge Hereda, para marcar o dia. O presidente da Acelem, Carlinhos Pierozan, lembrou que o terinamento de pessoal feito pela equipe da Caixa é muito importante para desenvolver a Cidade e todas as atividades. “Ações como esta promovem o desenvolvimento da Cidade. Isso é muito importante para o comércio, para a indústria, para empresas da área de serviço, para todo mundo”. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

CIDADE

15

Para melhorar o trânsito na BR Propostas incluem redução de cruzamentos, nova rotatória, semáforos e operadores de tráfego FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação m plano para melhorar o trânsito na BR 020/242, com mudanças no trecho entre o trevo que as separa e a Avenida Salvador, no Centro de Luís Eduardo Magalhães, foi apresentado na noite de quinta-feira, 2, em reunião do Conselho Comunitário de Apoio à Segurança Pública de Luís Eduardo Magalhães (Conseg/Lem). Elaborado em conjunto pelo Conseg e pelas polícias Militar, Civil, Cipe/Cerrado e Rodoviária Federal, o plano tem 15 itens e prevê redução de cruzamentos da BR, construção de nova rotatória, instalações de dois sinais de trânsito, atuação de operadores de tráfego nos horários de pico e mudanças nos acessos à rodovia e às rotatórias. Dentre as propostas estão mudanças no acesso à BR 020/242, em frente ao antigo Posto Porto Brasil, na esquina das avenidas Ayrton Senna e a Enedino Alves da Paixão. Quem vem da BR 020 ou da BR 242, no sentido Barreiras, poderá acessar o bairro Santa Cruz dobrando à direita na rotatória ali existente. Mas quem trafega no sentido oposto, no sentido Barreiras-Luís Eduardo, não poderá mais dobrar à esquerda para cruzar a rodovia., Quem sai do Santa Cruz só poderá dobrar à direita, no sentido Luís Eduardo-Barreiras. Quem vem das ruas Pará e Mato Grosso em direção ao Santa Cruz, não poderá mais cruzar a rodovia. Terá de dobrar à direita. O cruzamento só poderá ser feito mais adiante, na rotatória das Palmeiras,onde as rodovias se separam, a BR 020 seguindo para Brasília e a BR 242 para o Tocantins. Esta rotatória receberá reforço no asfalto e terá um novo acesso para a Avenida Enedino Alves da Paixão e

U

MAJOR Uzêda, capitão Gama e Jair Francisco

para o bairro Santa Cruz, em frente à loja da Muralha Pneus. Quem vem pela rua Paraíba para a BR 020/242 terá apenas uma saída para a rodovia. No sentido inverso, haverá apenas uma entrada para o Centro, com exclusão do cruzamento da estrada para a área urbana. O acesso à Rodoviária terá apenas entrada pela esquerda, não permitindo mais o cruzamento da rodovia. Para acessar a BR 020/242 o motorista utilizará a rotatória das Palmeiras, sentido BR 020. Também será proibido o acesso à Rodoviária para os carros vindos da BR 020-242, sendo permitida somente a saída dos veículos. A fim de permitir aumento da área de circulação na área interna da Rodoviária, será proibido o estacionamento de veículos no antigo posto de lavagem, próximo ao Posto 90. Em frente à Avenida Salvador será construída uma rotatória, nos moldes da das Palmeiras, para facilitar o fluxo em direção à rodovia.

Alternativa. O objetivo da proposta, segundo o major Uzêda, é o de funcionar como um

Motociclista morre ao bater em caminhão DA REDAÇ‹O condutor da moto Honda CG placa JRQ 9046, Sanoraki Nunes de Oliveira, 19 anos, morreu ao bater de frente em um caminhão Scania, placa IPH 0314, na altura do km 181 da BR 020. O acidente aconteceu às 18h30 de sábado, 28, nas proximidades do Novo Paraná. A garupa da moto, Camila dos Santos da Silva, 14 anos, teve lesões gravíssimas, segundo a Polícia Rodoviária Federal de Barreiras, e foi encaminhada ao Hospital do

O

Polícia prende dois arrombadores Policiais militares prenderam na madrugada de terça-feira, 31, o menor C. B. S., 15 anos, e Lindomar Carvalho Bispo, 18, por prática de furto em residências e lojas em Luís Eduardo Magalhães. Com os dois arrombadores foram apreendidos uma bicicleta aro 20 BMX, um aparelho celular Sansung, uma furadeira Bosch, uma lixadeira e R$ 110. Lindomar da Silva já havia sido preso por porte de faca, no dia 20 de janeiro. Ele estava

Oeste, em Barreiras. O condutor do caminhão, Claro José Passos, 51, saiu ileso. Segundo testemunhas, Sanoraki de Oliveira conduzia sua moto em alta velocidade em direção ao Novo Paraná quando invadiu a pista contrária da BR 020. O motorista do Scania, que seguia de Luís Eduardo Magalhães para o litoral paulista, disse a policiais rodoviários que nem teve tempo de frear, devido à rapidez com que a moto veio em sua direção. Sanoraki, que morava no Assentamento Rio de Ondas, morreu na hora.

acompanhado de C. B. S. quando foi abordado por policiais militares, na rua Ibitiba, no bairro Santa Cruz. Na ocasião. após prestar depoimento, os dois foram liberados.

Casas são arrombadas pela 2… vez em 15 dias Duas casas - uma no Santa Cruz e outra no Mimoso I - foram arrombadas entre a quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26. Ambas foram alvo de ladrões pela segunda vez, no espaço de duas semanas.

paliativo ao trânsito, enquanto o projeto definitivo de melhoria do trânsito pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães não é implantado. “Entre os itens de nossa proposta temos um que funciona como alternativa ao projeto do poder público”, disse o comandante da Cipe-Cerrado. Trata-se do acesso à área urbana, de mão dupla, pelas ruas Paraíba, Paraná e Mato Grosso, com entrada e saída, mas sem possibilidade de cruzar a BR 020/242. O cruzamento só será possível na rotatória das Palmeiras, ou outra rotatória, a ser construída em frente à Avenida Salvador. Também serão colocadas muretas no meio das avenidas Barreiras e Salvador, de modo a evitar o acúmulo de carros e caminhões que querem acessar a área urbana. A fim de evitar congestionamento nos horários de pico, principalmente no final da tarde dos dias de semana, operadores de tráfego vão orientar os motoristas em frente à saída da Rodoviária. Placas de sinalização serão instaladas ao longo das vias para informar as alterações realizadas. Também serão utilizados cones nas duas vias.

Ao chegar do trabalho, às 18 horas de quinta-feira, 26,Ualiton Costa de Souza, 28 anos, encontrou arrombada a porta principal de sua casa na rua Gonçalves Dias, no Santa Cruz. Foram furtados perfumes, roupas e R$ 300. Segundo Ualiton, há cerca de duas semanas sua residência já havia sido invadida por ladrões que levaram um aparelho de DVD e um Playstation. José Jeoval da Silva Cândido teve sua casa, na rua Senhor do Bonfim, no Mimoso I, arrombada na quinta-feira, 26. Por volta das 7h a residência foi invadida pela porta da frente e dela foram levados um aparelho de tv de 20 polegadas, um aparelho de som, roupas, calçados e alimentos. Segundo José Jeoval, sua casa já havia sido arrombada no dia 19 de janeiro, quando foram furtados um aparelho de DVD e roupas.

Frustrada tentativa de fuga da Delegacia Policiais civis descobriram, por volta das 15h de segunda-feira, 30, um túnel aberto pelos detentos da cela 1 da Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com um policial, os presos abriram um buraco no mesmo local em que haviam tentado fugir em 19 de dezembro, data da última investida dos internos. Às 18h, policiais militares e da Cipe-Cerrado estiveram na delegacia para prestar atendimento à revista da cela e dos presos. Os detentos foram levados para o pátio da delegacia e seus objetos

Quatro quebra-molas serão colocados no acesso às rotatórias para reduzir a velocidade dos veículos. O projeto também prevê a colocação de dois sinais de trânsito, um em frente ao Posto 90 e outro entre as ruas Pará e Mato Grosso, em frente à saída para a Avenida Enedino Alves da Paixão. O major Uzêda admitiu que durante a elaboração do projeto não foi feito estudo do fluxo de veículos. O capitão Cristiano Gama, da Polícia Militar, explicou que apesar da ausência deste estudo, o projeto pode desobstruir o trânsito em Luís Eduardo Magalhães. “A Cidade cresceu rapidamente e houve um aumento da frota, que saiu do controle. Hoje, Luís Eduardo Magalhães está rachada ao meio e isso causa acidentes e o trânsito fica caótico, principalmente nos horários de pico”, disse.

Urgência. O presidente do Conseg/Lem, Jair Francisco, disse que o trânsito de Luís Eduardo Magalhães está em estado crítico. “O trânsito da Cidade não pode mais ficar como está atualmente. O bem público não pode mais ser denegrido como ocorre em Luís Eduardo Magalhães”, afirmou. O evento aconteceu no auditório do Hotel Paranoá, com cerca de 80 participantes, a maioria empresários da Cidade. A Prefeitura foi representada pelo secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Eder Fior. O plano, apresentado pelo comandante da Cipe/Cerrado, major Camilo Alonso Uzêda, foi elaborado após quatro reuniões do Conselho Seletivo e da Diretoria Executiva do Conseg/Lem, em janeiro. Agora, haverá apresentações do plano à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e ao Judiciário.

foram amontoados para revista.

Homem é esfaqueado no Santa Cruz Thiago Alves de Souza, de 26 anos, levou várias facadas nas costas na noite de sábado, 28, na rua América Dourada, no Santa Cruz. Policiais militares que receberam a informação de que ele estava caído na rua levaram-no para o centro de saúde Gileno de Sá Oliveira.

CÍVIL CRIMINAL TRABALHISTA AMBIENTAL EMPRESARIAL

MÁRIO MACHADO JÚNIOR Rua Paraná 455 Grupo 203/204 Ed. Ana Luisa Centro - Luis Eduardo Magalhães - BA Tel.: 77 3628.0007 e-mail mmj.advs@hotmail.com site: http://mmjadvs.jur.adv.br


16

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Três casamentos

KIKA

Samantha e Alexandre voltaram à Cidade na terça-feira, 31, para visitar amigos. Eles se mudaram em meados do ano passado para Pelotas (RS) e estão a passeio.

Batizado Antonella Chiodi Xavier e Julia Cunha serão batizadas no domingo, 12, na comunidade São Francisco, no Jardim Paraíso.

Primeiro neto Tereza Nemoto, chefe de gabinete do prefeito Humberto Santa Cruz, e o marido Ernesto Sabino de Freitas curtem em São Paulo o nascimento do primeiro neto, Francisco, filho de Marina Memoto Sabino de Freitas e Walker Hanashiro.

Aniversariantes LUANA Cappellesso e Hernanee Borges ARTE MOVIMENTO

uana Karla Biazussi Cappellesso e Hernanee Souza Borges casaram-se na quinta-feira, 19. As cerimônias civil e religiosa foram realizados no Espaço Cristal, onde também receberam aproximadamente 130 convidados para um jantar. Eles viajaram em lua-de-mel para Florianópolis.

L

● Luiza Hoppe comemorou seu primeiro ano no domingo, 29. Os pais Michele Fanzlau Hoppe e Dieferson Hoppe receberam os convidados no espaço Balão Mágico, e escolheram o tema “Bailarinas” para a festa.

● Karine Nicolodi e Mauricio Colla casaram-se no sábado, 28, às 19h. A cerimônia foi realizada na Paróquia São José. O casal recebeu cerca de 400 convidados no bistrô Olavo Nascimento. ● Gabriele Freire e Valdinei Fonseca Santos casam-se neste sábado, 4, às 17h30. A cerimônia será realizada na Paróquia São José.

O casal Camila Tadiotto e Cassiano Cerrato reuniu amigos e familiares para comemorar o primeiro aniversário da pequena Camille Cerrato, no sábado, 21. “Ovelhinhas” foi o tema da festa escolhido pelos pais da menina. O casal recebeu os convidados na casa da avó Denise Cerrato.

● William Tanase comemorou seu aniversário de 6 anos no domingo, 29, em sua residência no bairro Tropical Ville. O tema escolhido foi “Ursinho Pooh”. ● Tânia Mara Schwengber e Rubia Franciosi comemoraram seus aniversários na segunda, 30. Kleirann Orlandi, na quintafeira, 2.  Lenara Brito comemora neste sábado, 4.

MAURICIO Colla e Karine Nicolodi

Na ˘frica

João Emanuel, de 2.

Os sócios Fábio Vasconcelos Barboza, Celito Breda, Carlos Meurer e Odair Aguiar viajaram para Cartum, capital do Sudão, na África, na sexta-feira, 27. Eles participaram da 29ª edição da Feira Internacional de Cartum, que começou na quarta-feira, 25, e foi até o dia 1º de fevereiro. Empresas brasileiras de alimentos, máquinas agrícolas, borrachas e materiais de construção montaram estandes na feira, em busca de oportunidades de negócios. “Aqui é inverno e a temperatura é de 40 graus à sombra; no verão são mais de 50 graus”, disse Fábio. Nesta sextafeira, 3, os sócios embarcaram para Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Na cidade

● Na segunda-feira, 6, completa mais um ano de vida Silvani dos Santos Santana.

Gilson Scherer Martins, sua esposa Margareti Wegner Martins e seus filhos

● Nerivaldo Alves de Souza, o Nei Alves, como é conhecido, comemorou aniversário na quarta-feira, 1º. ■

STUDIO 55

PING-PONG SILVANA DELLA ROSA KUHNEN Psicóloga Por que Luís Eduardo Magalhães? Coisas do destino. Na sua vida, quais foram as chegadas mais felizes? O nascimento dos meus filhos. Por que sua profissão? Através dela eu me realizo diariamente. Qual o seu grande feito? Os anos em que me aprofundei nos estudos das emoções do ser humano. Inspiração: Sigmund Freud. Saudade: Do meu avô.  Sonho: Viver o suficiente para alcançar a plenitude da vida, com minha família. Filhos: Desafio diário. Livro: Todos aqueles com que eu possa me identificar, que possa aprender algo sobre mim ou sobre a vida. Filme: Aqueles que me provocam a refletir e pensar. Que lugar gostaria de conhecer? Itália, onde meus avós nasceram. Medo: Neste momento, nenhum. Comida preferida: Macarronada. Pessoa: Meu mestre Osvaldo Dante Di’Loreto. Como definiria sua personalidade? Trabalhadora incansável. Arrependimento: Nenhum. Não Vive Sem: Um bom café e uma boa leitura. Tecnologia: Necessária, porém a humanidade não está sabendo fazer uso correto desta ferramenta. Futuro: Nada sei sobre ele. Frase: Viver é um descuido prosseguido (Guimarães Rosa). Luís Eduardo Magalhães precisa de: Muitas pessoas pensando, planejando, para que seja uma cidade cada vez mais humana, desenvolvida e feliz.

KIKA

Bodas de Aço Angélica Costa de S. Santos e Fábio Nascimento dos Santos comemoraram 11 anos de casamento na sexta-feira, 27. Fábio ofereceu um jantar romântico à esposa. O casal tem três filhos: Joana Angélica, de 6 anos; Fábio Augusto, de 4; e

DIEFERSON HOPPE,Michele Fanzlau Hoppe e

CASSIANO CERRATO, Camille Cerrato e

Luiza Hoppe

Camila Tadiotto

NERIVALDO ALVES DE SOUZA


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

ESPORTES

17

Juventus e Portelinha na Copa Clubes estreiam na Interclubes. Juventus adiciona atletas de outras equipes; Portelinha aposta em sua base LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação s dois representantes do futebol amador de Luís Eduardo Magalhães – Juventus e Portelinha - estreiam neste final de semana na Copa Interclubes do Além São Francisco (Ciasf ). O Juventus, campeão da competição municipal de 2011, faz o jogo de abertura da competição neste sábado, 4, a partir das 16h30 diante do Angical, no estádio Nossa Senhora de Santana, em Angical. Já o Portelinha – que entra no Interclubes na condição de vicecampeão do Seletivo Amador – estreia no domingo, 5, às 16h30, contra o Corinthians, de Barreiras, no Campo da Bunge, em Luís Eduardo Magalhães. Apesar do retrospecto vencedor em 2011 – com seis títulos em nove competições disputadas no futebol de campo, no society e no futsal -, o Juventus promoveu uma revolução em seu elenco. Dos 35 atletas inscritos para a Copa Interclubes, apenas nove são remanescentes do ano passado. Os outros 26 jogadores são emprestados por outras equipes de Luís Eduardo Magalhães. “Montamos uma ‘seleção’ com o que julgamos ser o que há de melhor no futebol local”, disse o técnico Jeder Oliveira. O Portelinha fez o caminho inverso do rival. Dos 27 atletas inscritos, 16 pertencem à base que vestiu a camisa rubro-negra na última temporada. Dos 11 jogadores vindos de outras equipes, cinco deles ficam em definitivo na equipe: o zagueiro Boca, os volantes Gilson e Miltinho, o meia Gil Cabecinha e o atacante Radinho, todos ex-Vento em Popa. Os outros seis – o goleiro Zaroi e o lateral Júnior (Vento em Popa), o lateral Marquinhos (Milk Shake) e o zagueiro Macumba, o volante Alan e o meia Nem (Santa Cruz) – participam apenas da competição regional. “Conseguimos manter o elen-

O

Seis equipes na segunda fase da Copa Evangélica Koinonia, Mundial Servos e Adventista, pela chave A, e Presbiteriana, Avivamento da Fé e Primeira Igreja Batista, pela chave B, são as seis equipes classificadas para a segunda fase da Copa Evangélica, disputada no Ginásio de Esportes José Alberto Lauck. A equipe da Igreja Adventista garantiu a última vaga da chave A para a segunda fase da competição ao derrotar, na terça-feira, 31 de janeiro, a Mundial Servos por 4 a 3. O jogo entre Koinonia (nove pontos) e Mundial Servos (seis) nem precisou ser realizado pois as duas equipes já estavam classificadas. Pela Chave B, também na terça-feira, 31, a Avivamento da Fé conquistou sua classificação ao vencer  a Aliança/Universal por 12 a 1, na maior goleada da competição. No outro jogo da noite, a já classificada Presbiteriana garan-

co, que fez uma boa campanha no Seletivo Amador, apesar das várias mudanças que aconteceram em outras equipes de Luís Eduardo. Os reforços vieram, mas para somar aos que já estavam ambientados no Portelinha”, disse o técnico José Lilton Brandão (Zelito).

JOGADORES CONVOCADOS PORTELINHA Último Clube Vento em Popa Portelinha Portelinha

Goleiros Zaroi Caio Rogério Zagueiros Macumba Boca Ginor Galegão Laterais Ernando Júnior Cizinho Marquinhos Xande Volantes Miltinho Boca Alan Gilson Binho Ivan Meias Maurício Nem Gil Cabecinha Elivélton

Sem preparação. Devido ao cancelamento dos três amistosos que faria antes da estreia na Copa Interclubes, resta ao técnico do Juventus fazer do jogo diante do Angical o seu laboratório. “Vamos enfrentar a atual campeã da competição e na casa do adversário. Portanto, minha preocupação é com o emocional dos meus jogadores. O esquema tático e a mudança de postura em campo vou ter que resolver durante o jogo, uma vez que não tive como disputar jogos amistosos”, diz Jeder de Oliveira. Das três partidas que o Juventus realizaria, duas delas foram canceladas devido à falta de local para jogar, em Luís Eduardo Magalhães. O outro jogo, que seria em Lavandeira (TO), foi cancelado por causa dos altos custos da viagem. Zelito também lamenta a falta de preparação do Portelinha para o campeonato. “Nossos jogadores se restringiram a trabalhar individualmente o condicionamento físico. Vamos ter que nos entrosar durante os jogos. É um risco para quem não tem espaço para treinar”, afirma. “A realidade do futebol amador já é difícil, agora imagina você não ter nem mesmo campo para treinar”, desabafa. tiu o primeiro lugar ao golear a Primeira Igreja Batista por 4 a 0. Nesta chave também um jogo não precisou ser disputado (Avivamento da Fé x Quadrangular), uma vez que as três equipes classificadas também estavam definidas.

Segunda fase. A segunda fase da Copa Evangélica terá dois grupos de três equipes cada. Na chave C estão Adventista, Avivamento da Fé e Mundial Servos. Na chave D, Koinonia, Presbiteriana e Primeira Igreja Batista. De acordo com o regulamento da competição, os jogos serão entre as equipes de uma chave contra as de outra. Classificam-se para as semifinais as duas melhores colocadas de cada chave. Os jogos serão entre a 1ª C x 2ª D e 1ª D x 2ª D. As perdedoras das semifinais disputam o terceiro lugar da competição, enquanto as vencedoras fazem o jogo da final da Copa Evangélica. A primeira rodada da segunda fase terá três jogos na terça-feira, 7, no Ginásio de Esportes José Alberto Lauck: Adventista x Primeira Igreja Batista, às 19h30; Avivamento da Fé x Koinonia, às 20h30; Mundial Servos x Presbiteriana, às 21h30. A equipe da Presbiteriana tem o melhor ataque, com 26 gols marcados em quatro partidas (média de 6,5 gols por jogo). A defesa menos vazada é da Avivamento da Fé, com nove gols contra. A melhor campanha é da Koinonia que venceu os três jogos que

Santa Cruz Vento em Popa Portelinha Portelinha Portelinha Vento em Popa Portelinha Milk Shake Portelinha Vento em Popa Vento em Popa Santa Cruz Portelinha Portelinha Portelinha Portelinha Santa Cruz Vento em Popa Portelinha

Antonio Marcos Portelinha Atacantes Radinho Vento em Popa Pança Portelinha Juênio Portelinha Neguinho Portelinha Comissão Técnica Zelinto Brandão (técnico) Juscelino Júnior (auxiliar) Reginildo França (diretor de futebol) JUVENTUS Goleiros Último clube Rangel Vento em Popa Lenda Santa Cruz Weder Santa Cruz Cosmo Roma Zagueiros Baiano Juventus Tacadinha Juventus Jerrão Corinthians/Barreiras Rangel Fortaleza/Barreiras Seco União Mateus Santa Cruz Laterais-direitos Felipe Juventus Fernando Juventus George Santa Cruz Nei Boca Júnior

Após a estreia, as duas representantes de Luís Eduardo Magalhães voltam a jogar em confrontos diretos. Juventus e Portelinha se enfrentam no Campo da Bunge nos dias 25 de fevereiro e em 10 de março. Na última rodada, o Juventus joga no Campo da Bunge diante do Angical, dia 1º de abril, mesma data em que o Portelinha vai a Barreiras para enfrentar o Corinthians.

Prós e contras. Apesar de não ser um time de estrelas, o Portelinha tem um conjunto que joga junto há duas temporadas. O

Laterais-esquerdos Damião Juventus Wiltinho União Babuíno Santa Cruz Leomi Juventus Meias Marcinho Juventus Amaral Fortaleza/Barreiras Dinaizio Juventus Lamarque Santa Cruz Sorrisão Fortaleza/Barreiras Dega Roma Volantes Natan Rio Verde/Barreiras Rogerinho Juventus Marcone União Carioca Flamenguinho Relo Fortaleza/Barreiras Atacantes Abdias Santa Cruz Patrício Vento em Popa Binho Geladeira Saqueiro Neto Rio Verde/Barreiras Joctã Cica Pyerry Roma Jeder de Oliveira (técnico) Israel Lisboa (auxiliar técnico/Roma)

fato de ser uma “surpresa” favorece a equipe, pois não é visada pelos principais adversários. Contra o Portelinha, pesa o fato de que, tal qual o rival Juventus,, o time não realizou um só amistoso antes da Copa I0nterclubes. Por sua vez, o Juventus tem a seu favor o fato de ter mandido a base vencedora de 2011 e a vinda de reforços das principais equipes de Luís Eduardo. Contra si, pesa o fato de o time não atuou junto em campo e de que os três amistosos marcados para a pré-temporada foram cancelados.

Torneio de vôlei no Rio das Pedras No sábado, 11, e no domingo, 12, será disputada a I Open Vento em Popa de Vôlei de Praia, nas quadras de areia do Clube Rio das Pedras, no Jardim Paraíso. A competição será de duplas na categoria masculina. O congresso técnico será no dia 11, às 13h30. Os jogos terão início em seguida, às 14h. A premiação é de R$ 200 (campeão), R$ 100 (vice) e R$ 50 (3º lugar). A melhor dupla de Luís Eduardo Magalhães no torneio terá direito a um mês de aulas na Academia Athletica. Para um dos organizadores do torneio, o professor de educação física e ex-técnico das seleções masculina e feminina de vôlei, Claudio Balbino Júnior, a realização deste evento no início do ano é um atrativo para outras competições a serem disputadas durante o ano. “A intenção é promover mais eventos ligados ao vôlei em 2012. Esse é apenas um chamariz para outras competições. E também vai contribuir para os torneios e campeonatos previstos no calendário oficial do município”. De acordo

com o calendário esportivo anunciado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estão reservadas as datas de 21 de abril e 10 de novembro para a realização de torneios de vôlei. As inscrições para a I Open Vento em Popa de Vôlei de Praia custam R$ 30 por dupla. Mais informações pelos telefones (77) 99899991 (Claudio Balbino) ou 9805-5046 (Carlos Eduardo).

Tênis. Serão disputadas neste sábado, 4, a partir das 15h, as finais do Torneio Férias LEM 2012. A competição é disputada em duplas, nas quadras do Recanto do Tênis (condomínio Pedra do Sonho), no Jardim Paraíso. O torneio está dividido nas categorias A, B e C (iniciantes), em sistema eliminatório. Disputam tenistas de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. “A ideia de realizar o torneio é preparar os atletas da região Oeste para a temporada, que terá mais eventos que em 2011”, disse o tenista Régis Barboza, organizador do torneio.


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

aprovada em primeiro lugar para o curso de Farmácia, na Unioeste. ● Fabiana Brito também se despede dos familiares. Ela embarca nesse domingo, 5, para a cidade de Porto Nacional, no Tocantins. Vai realizar o sonho de estudar Medicina. Ela foi aprovada no vestibular do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

fazendo um show em comemoração aos 50 anos da cidade. Como Luís Eduardo tem muitos fãs da cantora, a debandada é certa.

Aniversariantes

● Carla Farias Fagundes também deixou a Cidade nessa semana. Ela mudou-se para Goiânia, onde irá fazer curso preparatório para ingressar no ensino superior.

THAÍS RANCHEL E CAMILA PIVOTTO

CAROL SAMPAIO E DENISE ARIELLE

A volta do Chá das 5 N

o último sábado, o rock ressurgiu na cena de Luís Eduardo, como uma fagulha jogada em líquido inflamável, com a volta do “Chá das 5”. Há dez anos, quando começou (e nem era chamado assim), o evento não passava de uma reunião de amigos com o único objetivo de trocar idéias e ouvir rock’n roll. Com o tempo, o número de pessoas foi aumentando e as reuniões tornaram-se mais frequentes. A edição desse ano - o Chá das 5 não acontecia há pelo menos seis anos - foi uma festa também de despedida para Aaron Roos, um ícone do rock na Cidade. No evento, que aconteceu na Chácara Rancho Verde, reuniam-se cerca de 230 pessoas. Iniciando as apresentações, a banda The Drunks – Os Bêbados Abilidosos tocou músicas animadas que não deixaram ninguém parado. Em seguida, subiram ao palco antigos integrantes da banda Lobos da Estepe, que tocaram sucessos dos anos 80 e 90. A terceira atração foi a Unidade 8, que apresentou composições próprias. Após um pequeno intervalo, a banda de metal Astérion, com alguns convidados, subiu ao palco puxando todas as vozes. Em seguida, os Lobos da Estepe retornaram ao palco, junto com Fernando, ex-vocalista da banda Químicos, fechando o ciclo de bandas. Em seguida, o palco foi liberado para músicos presentes darem uma palhinha. Foi uma tarde-noite memorável, que levou à frente a ideia do Chá das 5 se tornar um festival anual.

Quatro vezes aprovada Depois de Mariana Yamashita, mais uma jovem de Luís Eduardo recebeu boas notícias após realizar maratona de vestibulares. Marina Amanda Collet também foi aprovada em quatro universidades, todas do Rio MARINA COLLET Grande do Sul. Em todos os processos seletivos ela escolheu o curso de Engenharia Química. Marina foi aprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na 18° colocação; na Universidade Federal de Santa Maria, também na 18° colocação; na Universidade Federal de Rio Grande, na 37° posição; e na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em quarto lugar. Marina deixa orgulhoso o pai, Lori Collet, sócio proprietário da Agro Pampa.

● Glauco Poyer também deixa a Cidade para retornar a Goiânia, onde vai retomar o curso de Engenharia Civil, na PUC- GO.

Quinta no boliche As noites de quinta feira já têm local certo para os baladeiros de plantão. O Huba Strike promove a Quinta no Boliche. Trata-se de um happy hour com música ao vivo e muita dança. Na última quinta, 2, a atração foi a dupla Léo e Lian, que tocou músicas do sertanejo elétrico, quase em ritmo de carnaval. Outro atrativo são os 100 litros de chopp distribuídos gratuitamente durante a festa. É um evento que vem pra ficar.

Circuito de Verão

MARTINA HANAUER

BEATRIZ MATILDES

Os aniversariantes em destaque da semana foram: na terça, 31, Lanny Carvalho; na quarta, 1, Anna Carolina, Daniel Silva, Joana Dourado Cruz, Thaís Santos, Larissa Giotti, Ghabriel Buttner, Martina Luisa Hanauer e Aniele Seibert; na quinta, 2, Ana Cavalcanti, Américo Dalla Palma Junior, Cintia Deichsel, Paula Nogueira e Mariana Ribeiro; na sexta, 3, Leandro dos Santos, Amanda Lorrane, Karen Castro, Ramilla Souza Lacerda, Liane Dal Belo, Fernanda Cordeiro Machado e Lorena Castro. Neste sábado, 4,  Raquel Gomes, Dayane Dourado, Luis Henrique Rissi Martins, Glenda Chrisóstomo, Luiz Fernando Bosa, Stéfani Cherutti e Lenara Brito. No domingo, 5, é a vez de Priscila Maria. ● Beatriz Mascarenhas Matildes comemorou aniversário na segunda-feira, 27. Ela convidou as amigas para um jantar em sua residência.

● Caroline Margel também escolheu a UFMT, e se deu bem. Ela foi aprovada no curso de Farmácia. ● Maura Morita também foi aprovada no curso de Farmácia, na Universidade Estadual de Maringá. ● Ademar Costa foi aprovado no curso de Administração da Universidade Federal da Bahia.

No sábado, 28, terminou o Circuito de Verão na Cidade, que teve três grandes eventos e foi um sucesso nas férias. O grupo Cangaia de Jegue, que se apresentou pela primeira vez na Cidade, encerrou o circuito, levando 1.500 pessoas ao Avenida Quatro Estações. O grupo embalou os presentes com vários ritmos, mas a música preferida foi o sucesso “Ai se eu te pego”, regravada por Michel Teló. Na mesma noite se apresentou a dupla Léo e Lian, que tocou sucessos sertanejos. Os outros dois shows do Circuito de Verão foram o da dupla sertaneja Carlos e Jader e do Grupo House for Excellence.

Despedidas

Show da Ivete

Mariana Margel se despediu dos pais e amigos nessa semana. Ela embarcou para Cascavel, no Paraná, na quarta, 1º. Ela foi

No próximo final de semana não estranhe se a Cidade parecer mais vazia. No domingo, 11, Ivete Sangalo estará em São Desidério,

NO CIRCUITO DE VERÃO: Marcos Akama, Norberto Curvêllo (Cangaia de Jegue) e Márcio Rosa Loiola.

ADEMAR PIEREZAN e sua esposa Mariana Bonni com o King Kong no Beto Carrero World

Tour no Sul Ademar Pierezan e sua esposa Mariana Bonni passaram férias no Sul do país. Visitando parentes e amigos, eles passaram por diversas cidades, entre elas Goioerê, no Paraná, e Vacaria e Soledade, no Rio Grande do Sul. O ponto alto da viagem foi a visita ao Beto Carreiro World, localizado na Praia da Armação, município de Penha, em Santa Catarina. Também aproveitaram as praias da região, até Camboriú. O casal voltou à Cidade na segunda, 26.

Também aprovados Pâmela Sabini foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O curso escolhido por ela foi o de Agronomia.


19

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

Automobilismo em pauta

BATE-BOLA ARQUIVO PESSOAL

ilotos, mecânicos e representantes das equipes de automobilismo de Luís Eduardo Magalhães vão se reunir neste sábado, 4, às 14h, para definir a temporada da modalidade na região Oeste em 2012. O encontro será no Quioske da N’Ativa, nos fundos da empresa Nativa, na BR 020/242, ao lado da Case Tratores, saída para Barreiras. Na pauta da reunião estão a montagem do calendário das provas, regulamento das competições, as categorias a serem disputadas, a programação dos finais de semana de cada corrida, a filiação junto à Federação Baiana de Automobilismo (FBA) e a formação da comissão de Velocidade na Terra. Em 2012, além das fórmulas Tubular (Autocross) e Mini-tubular (Kartcross), entrará no circuito a Fórmula Turismo. Esta terá a mesma motorização do Autocross, porém em carros de passeio modificados e de fabricação nacional (Gol, Voyage, Passat). Diferentemente de 2011, quando os eventos ligados ao autocross, kartcross e arrancadas eram promovidos por um mesmo grupo, neste ano haverá a divisão dos trabalhos. Segundo o piloto Kenni Henke, a equipe que vai se reunir neste sábado vai focar as atividades na velocidade em terra. “Vamos eleger pilotos das três categorias para formar uma comissão que se responsabilizará pelas tarefas de organização das corridas”, disse. Sobre a filiação junto à FBA, Kenni adiantou que já estão sendo providenciados os documentos para que os pilotos locais voltem a competir em campeonatos em âmbito estadual.

P

Agrovitta investe R$ 55 mil A diretoria da equipe de futsal do Agrovitta confirmou o investimento de R$ 55 mil para a temporada 2012. De acordo com o gerente de futebol, Reginildo França, o valor anunciado será usado para ajuda de custo aos atletas, material esportivo e despesas em competições fora de Luís Eduardo Magalhães. “Ninguém, no Agrovitta, recebe salário para jogar”, disse. Também foram confirmadas as contratações dos alas Nem (Santa Cruz), Cleison (Vélez) e Coringa (São Desidério), do fixo Nelinho (Santa Cruz) e do pivô Deivid (São Desidério). O dirigente frisa que Nem e Nelinho vão atuar pelo Agrovitta somente nas competições em que o Santa Cruz não participar. O mesmo critério vale para o jogador Coringa, vindo do Milk Shake. Foram dispensados os alas Xande e Wenison e o fixo Welton. Reginildo França afirma que falta um jogador para completar o elenco, cuja meta é fechar com 15 atletas. “Estamos à procura de um pivô e de um ala. Um deles virá ou do Roma ou do Santa Cruz”, garantiu. Além dos cinco contratados, o elenco do Agrovitta, comandado pelo técnico Faixa, é formado por Sula e Edilton (goleiros); Miltinho e Gil (fixos); Gilmar, Radinho e Thiago (pivôs); Marquinhos e Gilson (alas). A Agrovitta prepara-se para disputar a zonal de Vitória da Conquista, da Copa Sudoeste de Futsal, nos dias 24 e 25 de março.

Garoto daqui

Portelinha estudam vender ingressos válidos para os dois confrontos entre as duas equipes, dias 25 de fevereiro e 10 de março.

No ar desde a quarta-feira, 1º, a TV Ibi, com sede em Barreiras, vai transmitir via internet informações sobre a região Oeste da Bahia. Em sua programação, o esporte vai ter espaço com a transmissão de jogos da Copa Interclubes e a veiculação do programa Visão Esportiva, com quatro blocos de dez minutos diariamente. O idealizador do projeto desta webtv é o coordenador de eventos esportivos Sergio Franca. Segundo ele, a proposta surgiu da carência na divulgação das atividades esportivas locais. “Ao final de cada evento que eu promovia, por melhor que fosse o resultado, era lamentável não haver a cobertura da mídia. Devido a essa falta de apoio é que decidi empreender na TV Ibi”. O que motivou a criação de um canal em webtv? O estímulo aconteceu justamente pela carência de um espaço que divulgasse a região Oeste. Eu atuei por muito tempo na coordenação de eventos esportivos e percebia que, apesar do empenho para que uma competição fosse um sucesso, não via retorno na sua divulgação na mídia convencional. Além do esporte, a região Oeste é rica na fauna, flora, tem muito a explorar o seu potencial turístico. Em São Desidério e Bom Jesus da Lapa, por exemplo, há um conjunto arqueológico que poucos conhecem, inclusive quem mora na região. Qual o espaço do esporte na programação? O esporte terá um programa diário, o Visão Esportiva, com quatro blocos de dez minutos cada. Também haverá a transmissão de jogos da Copa Interclubes disputados em Barreiras e também em outras cidades da região. Evidentemente que não serão transmissões ao vivo, mas só o fato das equipes amadoras terem um espaço na mídia já é um diferencial. Apesar dos avanços tecnológicos, o

No domingo, 29 de janeiro, a equipe do Coritiba conquistou o título da Copa Brasil de Futebol Infantil, categoria sub-15, em Votorantim (SP), com um luiseduardense no elenco. Daniel Stefano Alves Taffarel atuou como zagueiro da equipe paranaense e levantou o título após vitória nos pênaltis diante do Grêmio. O garoto já tem futebol no DNA: é primo do exgoleiro e tetracampeão mundial Taffarel.

A fim de incentivar o esporte amador local, o Portelinha - e outros clubes da Cidade – bem que poderiam sortear camisetas da própria equipe entre a torcida.

Boa procura

Vôlei

Quinhentos ingressos, de uma carga de mil bilhetes, foram vendidos até esta sextafeira, 3 de fevereiro, para o jogo do Portelinha contra o Corinthians, de Barreiras, pela primeira rodada da Copa Interclubes, neste domingo, 5. No intervalo da partida, haverá sorteio de uma camisa oficial de qualquer clube profissional brasileiro, a critério do premiado.

Ao menos a seleção masculina de Luís Eduardo Magalhães não vai ficar desprovida de treinador até o carnaval. O novo técnico já foi sondado e faltam poucos detalhes para o acerto. Ele já é conhecido do grupo de jogadores.

O técnico da seleção feminina de futsal, Renato Brächer, assistiu aos primeiros treinos do ano da equipe do Ginásio Terra Agrícola. Apesar de não citar nomes, ele garantiu que na seleção há vagas para jogadoras do Terra.

Rigor

Mesmice

Ser campeão não basta. Agora é preciso comprovar a veracidade da competição disputada. A Secretaria de Esporte e Lazer está fazendo um pente fino nas informações repassadas por atletas que afirmam ter conquistado troféus e medalhas longe de Luís

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, vai continuar à frente da entidade até 2016, somando assim 21 anos no comando. Ele conseguiu convencer os presidentes de confederações desportivas de várias modali-

Casadinha Devido ao sucesso pela procura dos ingressos, dirigentes de Juventus e

Sugestão

Eduardo Magalhães. Inacreditavelmente, já houve casos de atletas que disseram ter vencido uma competição, mas não souberam fornecer detalhes do evento, cujas informações sequer eram encontradas na própria cidade em que teria sido realizada.

Brasil é carente na qualidade da banda larga. Quais os riscos de investir em uma webtv? O mundo caminha para a banda larga. Nós planejamos a TV Ibi por dois anos, detalhando todos SERGIO FRANCA os aspectos possíveis. O risco existe em qualquer empreeendimento. Já me perguntaram se a nossa tv seria um teste para, futuramente, migrarmos para a tv convencional. Eu afirmo que não, que o objetivo é continuar na web. Quais são as referências utilizadas para a criação da TV Ibi? Por mais que a minha resposta pareça estranha, eu afirmo que o espelho para a criação de nossa emissora foi não ter nada semelhante no mercado. É uma atitude ousada, de quem quer empreender em um novo nicho. A TV Ibi vai funcionar tal qual uma emissora de tv convencional, com equipes de jornalismo nas principais cidades da região Oeste. A emissora vai trabalhar com programas próprios ou está aberta à inclusão de projetos externos? Por enquanto, temos a grade fixa da TV Ibi, planejada por nossos programadores, mas isso não impede que propostas de programas sejam enviadas por outras pessoas de fora de nosso quadro. As propostas podem vir tanto das áreas já trabalhadas na tv, tais como esporte, cultura, turismo, variedades, educação e jornalismo, quanto de áreas que ainda não fazem parte da programação.

dades de que pode acumular a presidência do COB e do Comitê Organizador dos Jogos de 2016. Uma carta do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi usada por Nuzman para justificar sua permanência no poder. Bola fora para o esporte olímpico brasileiro!

Futsal

jaumat.const@hotmail.com

PROMOÇÃO ARGAMASSA, PORCELANATO INTERNA PRECON R$ 17,00 O SACO


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 4 a 10 de fevereiro de 2011


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.