Issuu on Google+

Diário

de Petrópolis 57 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,80

Nº 15.946 - Domingo, 11 de setembro de 2011

Corregedoria de Justiça e INSS realizam mutirão

CGU garante punição aos fraudadores nos Transportes

Aposentados vão ter processos agilizados Fotos: Divulgação

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage (foto), informou, em nota, que os envolvidos nas irregularidades do Ministério dos Transportes serão responsabilizados individualmente nos respectivos processos disciplinares. (Página 10)

Câmara apoia programa de estágio como primeiro emprego Com a intenção de chamar a atenção de empresários para a importância de oferecer oportunidade de estágio para jovens estudantes ingressarem no mercado de trabalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), apresentou o projeto de lei que institui, no calendário municipal, o dia 16 de outubro como Dia do Estagiário. (Página 3)

A ministra Eliana Calmon disse que existem muitos entraves burocráticos, os quais o INSS se comprometeu a resolver

Nova Marcha contra a Corrupção será dia 20, no Rio de Janeiro A Marcha Contra a Corrupção, realizada no 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, reuniu cerca de 25 mil pessoas em uma manifestação, organizada espontaneamente por usuários de uma rede social da internet, o Facebook. Os organizadores já estão convocando, também pela internet, para uma nova marcha no próximo dia 20, na Cinelândia, Rio de Janeiro.

Assinatura pode impedir universalização da telefonia fixa A assinatura básica no valor aproximado de R$ 40, cobrada mensalmente de todos os clientes de concessionárias de telefonia fixa, pode ser um impedimento para a universalização do serviço, mas o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (SindiTelebrasil), Eduardo Levy (foto), diz que a cobrança é essencial para o equilíbrio das empresas. (Página 10)

(Página 5)

Fashion Style Todos

Classificados

Os manifestantes se reuniram na Esplanada, em Brasília, e lavaram a bandeira do Brasil em protesto

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vota essa semana, em discussão única, indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) propondo ao governo do Estado que desaproprie dois terrenos no Quitandinha, próximo à Casa do Alemão, para a construção de um terminal de ônibus. A indicação propõe que o governo do Estado declare a área de utilidade pública para desapropriação

(Página 3)

nesta edição Moreira Franco Pág. 2

AGENDA Hoje, às 16h, amantes da música erudita terão a oportunidade de conferir um concerto gratuito no Museu Imperial. A apresentação é a quinta da temporada 2011 do Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com participação do Coro de Câmara da UCP, sob a regência do maestro Antônio Gastão.

Bairros

Terrenos no Quitandinha podem ser desapropriados

Hoje tem:

(Página 5)

(Página 14)

(Página 3)

Aferição de taxímetros tem início nesta segunda-feira

A Corregedoria Nacional de Justiça anunciou que pretende, em um prazo de três meses, zerar o estoque de processos movidos por aposentado pendentes de cumprimento. O objetivo nesse período será promover um mutirão nacional de conciliação de ações envolvendo o Ministério da Previdência Social. Segundo a corregedora, ministra Eliana Calmon, além do mutirão, a iniciativa prevê também o julgamento em massa de ações.

Aristóteles

Leonardo

Drummond

Boff

Pág. 2

Pág. 4

Mauro Peralta Pág. 4

O nome originário de um ponto de ônibus nos anos 1930, a localidade denominada Dezessete, no Bingen, mantém um comércio que atende toda a região, mas tem problemas com estacionamento de veículos. Lá, o metalúrgico Gilson Carlos Bender criou uma máquina para fabricar sabão, cujo equipamento com certeza vai avançar na produção e ser usado em instituições não só da cidade, mas de todo o país, por ser ele o projeto piloto de todo Brasil. (Página 9)

esportes

Saulo atuou na partida

O Imperial Futsal goleou a Drogaria do Povo por 5 a 1, na noite desta sexta-feira, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Estadual de Futsal. Com a vitória, a equipe petropolitana assumiu a liderança do grupo B, com seis pontos. (Página 18)


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DRUMMOND Economia em cheque Não adianta tapar o sol com a peneira, costumava afirmar Aureliano Chaves, quando estava diante de fatos e números. E assim deve ser para não haver frustrações e não aumentar dificuldades de qualquer ordem em relação ao momento econômico. O Brasil está sem projetos em andamento. Os investidores estão desconfiados. A maioria das obras já licitadas, paradas por falta de recursos ou problemas de licenciamento, quando não de suspeitas da AGU ou, do Tribunal de Contas. Esta paralisia assusta. O Aeroporto de São Luís funciona numa cabana e, como as obras estão atrasadas, fizeram outra licitação que provocará a desmontagem da atual. Seria um caso do bom senso prorrogar o contrato existente, pelo mesmo preço. Aditar contratos tem sido prática abusiva e, quando é recomendável, não é feito. Basta uma onda de mercado e vamos ter dificuldaA presidente deve so- des. A questão do álcofrer e muito. Ela é mais ol está mal uma executiva do que explicada. O país do política etanol não possui produção nem para seu mercado interno. Como pode?

A questão do câmbio já nos coloca como um dos lugares mais caros do mundo. A consequência é este déficit na conta-turismo, uma vez que os brasileiros lotam todos os voos disponíveis até março praticamente. E os gastos não são maiores justamente pela falta de oferta de assentos. Não se percebe pragmatismo no debate nacional. Parte do governo ainda está preocupado com teses políticas e ideológicas para tumulO país do etanol não tuar a vida do Congres- possui produção nem so e gerar crises. A para seu mercado interprioridade no. Como pode? que devemos eleger é a de liberar os gargalos que fazem com que o país tenha limites ao seu crescimento e à sua competitividade.

Reformas são inadiáveis. Basta ver o que acontece na Europa. A demora foi fatal para Portugal e Espanha, que sabiam há muito tempo o que deveriam de ter feito. A presidente deve sofrer e muito. Ela é mais uma executiva do que política. Esta situação é claramente percebida por ela, que já vinha acompanhando o PAC. E ainda tem de ficar ouvindo teses levianas de “companheiros” e ser contida na operação de limpeza ética que começou e teve de parar. O senador Aécio Neves, no entanto, já deu sinal de que a oposição e outros segmentos da sociedade podem apoiar propostas vindas do Planalto para o bem do Brasil. n Jornalista - aristotelesdrummond.com.br

domingo, 11 de setembro de 2011

Quem trabalha é quem tem razão

ARISTÓTELES

2

n Moreira

V

Franco

encer na vida é uma tarefa que dependerá sempre do esforço, do talento e do mérito de cada um. No entanto, um ambiente que valoriza esses quesitos e, ao mesmo tempo, abre espaço para cooperação de todos tende a tornar esse caminho mais justo, mais humano e, também, mais produtivo. Muitas empresas brasileiras já começaram a entender que é possível dar um salto nessa direção e valorizar o seu principal ativo: os seus funcionários. O processo de adesão dos empresários ainda é menos rápido do que o desejável, mas à medida que

esse processo se consolidar, será possível romper um ciclo de alta rotatividade dos empregos ocupados. Nesse atual cenário de migração constante de empresa em empresa o trabalhador obtém uma carteira de trabalho cheia de registros, mas ganha pouca experiência profissional e ainda menos oportunidades de crescer. Essa realidade é mais perversa justamente entre as pessoas com pouca qualificação profissional, pois com facilidade as empresas as substituem, já que encontram no mercado, com rapidez, outro com a mesma qualificação. Há anos que o governo vem atuando para modificar esse quadro, investindo em qualificação para trabalhadores desempregados e jovens.

É uma iniciativa necessária, mas ainda insuficiente. Temos de criar mecanismos para apoiar aquele que trabalha, estimulando a sua qualificação. Tais medidas serão benéficas tanto para o trabalhador quanto para a empresa, pois vão resultar no aumento da produtividade. E ao produzir de forma mais eficiente, colocando mais e melhores produtos no mercado a preços menores estamos ajudando a combater a inflação. Neste sentido, na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), se elabora um conjunto de medidas para preservar os ganhos da nova classe média brasileira, que hoje representa mais da metade da população brasileira. Uma das alternativas em estudo

que poderá fazer parte do conjunto dessas políticas governamentais será justamente a criação de uma espécie de “bolsa do trabalhador”, que poderá estar vinculado a estímulos para que empresas e trabalhadores invistam na capacitação e qualificação profissional. Esse instrumento poderá beneficiar os que têm carteira profissional assinada, e ganham até dois salários mínimos. O mais importante é que, além de assegurar oportunidade de mais ascensão social, de mais renda e mais estabilidade econômica, tais iniciativas poderão mudar o próprio mercado de trabalho, tornando-o mais produtivo, mais justo e mais humano. n Ministro da Secretaria de

Assuntos Estratégicos

Acreditar, Ousar e Agir n Hugo

E

Leal

sta é leitura que todos os brasileiros devem fazer do slogan criado pelos organizadores da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em todo o mundo em acidentes de trânsito. No Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito faz mais de 40 mil vítimas fatais por ano – o que equivale à queda de um avião de grande porte, lotado, a cada três dias. Esses são números inaceitáveis porque representam, fundamentalmente, tragédias previsíveis. E, ficam ainda mais tristes porque ocorrem exatamente no primeiro ano de uma década em que o mundo todo assume um pacto em favor da vida e da segurança. No histórico dia 19 de novembro de 2009, em Moscou, representantes de 192 paises (o Brasil inclusive, com delegação que tive a honra de presidir) assinaram um documento que em

março do ano seguinte a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas transformou em Resolução, proclamando oficialmente a Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito como forma de promover um esforço global para conter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos em acidentes no trânsito. O slogan oficial em inglês desse movimento mundial concebido para estimular a adesão e participação de todos é wear (usar, no sentido de vestir a camisa), belive (acreditar) e act (agir). Entretanto, com a devida licença dos organizadores da Década e respaldados pela dimensão catastrófica e recorrente com que a violência no trânsito ocorre no Brasil achamos que a melhor tradução é Acreditar, Ousar e, finalmente Agir! Não é mais possível nem aceitável o Brasil exibir taxas de mortalidade no trânsito quase quatro vezes superior às de paises desenvolvidos e que atingem, principalmente, jovens na faixa etária dos 15 aos 39 anos, exatamente aquela que reúne a esperança e a força produtiva. Começamos muito mal a Década, com cerca de 500

mortes - somando os principais feriados prolongados nas rodovias federais só neste ano, e não foi por falta de alertas. Os meios de comunicação diariamente destinam generosos espaços editorias para esse fenômeno, já classificado pela Organização Mundial de Saúde como uma das mais graves doenças sociais da atualidade. Organizações sociais no Brasil se mobilizam e apresentam sugestões para solucionar o problema. O Parlamento brasileiro, por sua vez, através da ação individual de muitos parlamentares e também por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, tem feito o que está ao seu alcance. Falta o quê? Apenas fazer bem feito o que já devia ter sido feito há tempos. Precisamos ACREDITAR, com a certeza de que é possível mudar. A esmagadora maioria das mortes e dos ferimentos no trânsito são consequências direta da negligência e da irresponsabilidade fortalecida pela quase certeza da impunidade. Precisamos OUSAR, tratando a questão como uma epidemia descontrolada, adotando medidas profiláticas que eliminem os pontos de contaminação

e que protejam, como uma potente vacina, toda a sociedade. E precisamos AGIR, cumprindo com rigidez de um voto sagrado, as recomendações exaustivamente divulgadas pela ONU e pela OMS que, certamente, podem tornar realidade o desafio de reduzir nesses 10 anos em até 50% os números trágicos do trânsito brasileiro. Porque não tratar a violência do trânsito viário da mesma forma como tratamos a violência do trânsito aéreo? Se há uma agência reguladora exclusiva e diversas outras entidades para tratar e cuidar da segurança e da proteção da aviação, porque não algo semelhante para cuidar do modal rodoviário que, sabidamente, é predominante no deslocamento do cidadão brasileiro. Hoje temos no Brasil uma caixa preta no trânsito porque o problema, apesar de grave, é desconhecido e rigorosamente mal tratado. Precisamos de uma caixa preta a exemplo da aviação, que identifique claramente as causas para podermos preveni-las e evitá-las de uma vez por todas. n Deputado federal (PSC/RJ),

autor da Lei Seca

A Terra se defende: faz diminuir o crescimento n Leonardo Boff

H

oje é vastamente aceita e entrou já nos manuais de ecologia mais recentes (cf.R. Barbault, Ecologia Geral, Vozes 2011) a idéia de que a Terra é viva. Primeiramente, ela foi proposta pelo geoquímico russo W.Vernadsky na década de 1920 e retomada, nos anos de 1970, com mais profundidade por J. Lovelock e entre nós por J. Lutzenberger, chamando-a de Gaia. Com isso se quer significar que a Terra é um gigantesco superorganismo que se autoregula, fazendo com que todos os seres se interconectem e cooperem entre si. Nada está à parte, pois tudo é expressão da vida de Gaia, inclusive as sociedades humanas, seus projetos culturais e suas formas de produção e consumo. Ao gerar o ser humano, consciente e livre, a própria Gaia se pôs em risco. Ele é chamado a viver em harmonia com ela mas pode também o romper o laço de pertença. Ela é tolerante mas quando a ruptura se torna danosa para o todo, ela nos dá amargas lições. Todos estão lamentando o baixo crescimento mun-

dial, especialmente nos paises centrais. As razões aduzidas são múltiplas. Mas para uma visão da ecologia radical, não se deveria excluir a interpretação de que tal fato resulte de uma reação da própria Terra face à excessiva exploração pelo sistema produtivista e consumista que tomou conta do mundo. Ele levou tão longe a agressão ao sistema-Terra a ponto de, como afirmam alguns cientistas, inauguramos uma nova era geológica: o antropoceno, o ser humano como uma força geológica destrutiva, acelerando a sexta extinção em massa que já há milênios está em curso. Gaia estaria se defendendo, debilitando as condições do arraigado mito de todas as sociedades atuais, inclusive a do Brasi:do crescimento, o maior possível, com consumo ilimitado. Já em 1972 o Clube de Roma se dava conta dos limites do crescimento, este não sendo mais suportável pela Terra. Ela precisa de um ano e meio para repor o que extraimos dela num ano. Portanto, o crescimento é hostil à vida e fere a resiliência da Mãe Terra. Mas não sabemos nem queremos interpretar os sinais que ela nos dá. Queremos continuar a crescer mais e mais e, consequentemente,

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora interina: Jaqueline Gomes

a consumir à tripa forra. O relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais” do FMI, prevê para 2012 um crescimento mundial de 4,3%. Vale dizer, vamos tirar mais riquezas da Terra, desequilibrando-a como se mostra pelo aquecimento global. A “Avaliação Sistêmica do Milênio” realizada entre 2001 e 2005 pela ONU, ao constatar a degradação dos principais itens que sustentam a vida advertiu: ou mudamos de rota ou pomos em risco o futuro de nossa civilização. A crise econômica-financeira de 2008 e retornada agora em 2011 refuta o mito do crescimento. Há uma cegueira generalizada que não poupa sequer os 17 Nobeis da economia, como se viu recentemente no seu encontro no lago Lindau no sul da Alemanha. À excessão de J. Stiglitz, todos eram concordes em sustentar que o marco teórico da atual economia não teve nenhuma responsabilidade pela crise atual (Página 12, B. Aires, 28/08/2011). Por isso, ingenuamente postularam seguir a mesma rota de crescimento, com correções, sem se dar conta de que estão sendo maus conselheiros. Mas importa reconhecer um dilema de difícil solu-

de Petrópolis Diário 56 anos Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

ção: há regiões do planeta que precisam crescer para atender demandas de pobres, obviamente, cuidando da natureza e evitando a incorporação da cultura do consumismo; e outras regiões já super desenvolvidas precisam ser solidárias com as pobres, controlar seu crescimento, tomar apenas o que é natural e renovável, restaurar o que devastaram e devolver mais do que retiraram para que as futuras gerações também possam viver com dignidade, junto com a comunidade de vida. A redução atual do crescimento representaria uma reação sábia da própria Terra que nos passa este recado: “parem com a idéia tresloucada de um crescimento ilimitado, pois ele é como um cancer que vai comendo todas as células sãs; busquem o desenvolvimento humano, dos bens intangíveis que, este sim, pode crescer sem limites como o amor, o cuidado, a solidariedade, a compaixão, a criação artística e espiritual”. Não incorro em erro na crença de que está havendo ouvidos atentos para essa mensagem e que faremos a travessia ansiada. n www.leonardoboff.com.br Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


domingo, 11 de setembro de 2011

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

3

cidade

Nova marcha contra corrupção será no dia 20 n Marcos Chagas/ABr

Parlamentares da base do governo e da oposição disseram que a Marcha Contra a Corrupção realizada no 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, serve para que governo e Congresso Nacional analisem as mensagens que os participantes pretendem passar aos dois Poderes. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas participaram da manifestação, organizada espontaneamente por um dos instrumentos da rede social da internet, o Facebook. O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), disse que o evento “demonstrou a força das redes sociais” como instrumento de pressão da sociedade sobre a classe política. Álvaro Dias ressaltou o fato de os organizadores da marcha já estarem convocando, pela internet, manifestação semelhante para o dia 20 de setembro, na Cinelândia, Rio de Janeiro. - Há um clima de mudança [de postura] exigida pelas pessoas e creio que o Congresso está na contramão, como na preservação do voto secreto e no caso da cassação de mandato parlamentar - destacou Dias. Um

dos fatores que desencadearam a mobilização espontânea foi a absolvição, pelo plenário da Câmara, da deputada Jaqueline Roriz (PMNDF). Ela é acusada de ter recebido propina de Durval Barbosa, operador do esquema de corrupção, no Distrito Federal, do governo de José Roberto Arruda, que ficou conhecido como mensalão do DEM. O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino Maia (RN), destacou que é importante os manifestantes pressionarem os parlamentares a assinar o requerimento de instalação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar atos de corrupção no governo federal. - Essa foi uma manifestação clara de amadurecimento político da sociedade. Tudo isso terá consequência se [as pessoas] forçarem os seus parlamentares a assinar a CPI. Essa é a consequência concreta. O deputado e membro da direção nacional do PT, Ricado Berzoni (SP), considera que o fim do voto secreto dos deputados e senadores, nos casos de processos de cassação de mandato, por si só, não resolve o problema

da impunidade. Segundo ele, boa parte da solução desse problema, que levou às ruas de Brasília cerca de 25 mil pessoas, está na aprovação da reforma política. Berzoini citou como exemplo a necessidade de se instituir o financiamento público de campanha para dar ao deputado e ao senador mais autonomia no seu mandato parlamentar. - É preciso lembrar que existem os corruptos e os corruptores. Na maioria das vezes, as imagens ficam somente restritas a ação dos corruptos e não chegam àqueles que financiaram as campanhas. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), ressaltou que a manifestação popular “é importante” para que o governo e o PT se debrucem [sobre o tema] e discutam. Ele destacou que a presidenta Dilma Rousseff tem tomado providências para combater a corrupção. No caso do Congresso, Costa disse que é necessário acabar com “culturas fisiológicas e assistencialistas que abrem caminho para a corrupção”. Por isso, ele defendeu o fim do voto secreto para cassação de mandato parlamentar . - É uma boa medida o

Fotos: Divulgação

A Marcha Contra a Corrupção, realizada no dia 7 de setembro, reuniu cerca de 25 mil pessoas

fim do voto secreto, principalmente para os casos de cassação. Por outro lado, é necessário analisar que, muitas vezes, o voto secreto protege o parlamentar quando ele quer se sintonizar com o que espera a população, mas sofre pressões em sentido contrário por parte de suas lideranças partidárias - ponderou o líder petista.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que convive com a cúpula de seu partido, disse que o Parlamento “não é favorável à corrupção”. Segundo ele, a passeata de 7 de Setembro não protestou contra “nenhum fato concreto”, quesito necessário para que se possa analisar as reivindicações de parcela da população. - Toda

manifestação deve ter um objetivo político, coisa que não teve. Nesse caso, só posso aplaudir. O que a sociedade quer? Se for o combate à corrupção, instituições como o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União e demais órgãos fiscalizadores estão aí, em pleno funcionamento - acrescentou o peemedebista.

Bernardo Rossi quer construção de transbordo no Quitandinha O vereador Paulo Igor se encontrou com um grupo de jovens

Estágio é a principal porta de entrada para o trabalho Levantamento divulgado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) mostra que a contratação de aprendizes por empresas parceiras do CIEE cresceu 41% no primeiro semestre de 2011, chegando a 26.410 mil jovens contratados para capacitação profissional, mais de sete mil estudantes a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 18.676. Em Petrópolis, os números também vêm crescendo. Somente este ano, 1.800 estudantes passaram pelo programa, mais de mil deles ainda estão em estágios atualmente. Ao todo, mais de 300 empresas da cidade são cadastradas hoje ao CIEE. Com a intenção de chamar a atenção de empresários para a importância de oferecer oportunidade de estágio para jovens estudantes ingressarem no mercado de trabalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) - que incentiva a política de estágios no legislativo municipal - apresentou o projeto de lei que institui no calendário municipal, o dia 16 de outubro, como Dia do Estagiário. Petrópolis tem hoje seis mil estudantes cadastrados ao CIEE em busca de estágio. - O estágio é hoje a principal porta de entrada do jovem no mercado de trabalho. É a oportunidade que ele tem de construir um currículo diferenciado, de ganhar experiência, testar e desenvolver suas habilidades profissionais e ao mesmo tempo assimilar, na prática, tudo aquilo que ele está aprendendo em sala de aula. É importante que as empresas abram espaço para a contratação de estagiários defende Paulo Igor, lembrando que a Câmara dispõe de estagiários em setores administrativo, jurídico e também para orientar as visitações turísticas.

Jorge Tavares, supervisor do CIEE que é responsável pelos trabalhos em Petrópolis,Teresópolis, Friburgo e Três Rios elogia a posição de Paulo Igor como incentivador da absorção dos estagiários pelo mercado de trabalho. - Temos em Petrópolis hoje empresas parceiras do CIEE de todos os tamanhos. Algumas chegam a contratar 50 estagiários, outras que contratam apenas um. Petrópolis é a primeira colocada, dentre as quatro cidades que da Região Serrana sob nossa supervisão - afirma Tavares. Aos 24 anos, o estudante de Direito, Guido Aguiar, também se sente motivado pelo estágio. - Na faculdade recebemos o conhecimento teórico, temos uma noção sobre o Direito. Aqui, temos a oportunidade de ter contato com os processos e colocar em prática aquilo que aprendemos - conta. Estudante de Administração, Wilson Abreu, aos 19 anos está em seu segundo estágio na área. - O estágio permite que o estudante conheça o funcionamento de empresas privadas e do setor público, o que enriquece a nossa experiência e possibilita também que vejamos com que segmento nos identificamos mais - comenta. Michel Rocha, de 21 anos, tem opinião semelhante: - o estágio nos dá a oportunidade de ter esta experiência no setor público, o que nos ajuda a definir o caminho a seguir - conta o estudante de Economia. Aluno do ensino médio, Thiago Wolker, de 17 anos, se mostra motivado a investir em uma faculdade. - Eu nunca tinha pensado em trabalhar no setor de administração, é o estágio que está me ajudando a definir o curso superior que eu pretendo fazer - comenta.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vota essa semana, em discussão única, indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) propondo ao governo do Estado que desaproprie dois terrenos no Quitandinha, próximo à Casa do Alemão, para a construção de um terminal de ônibus. Desde que o terminal rodoviário Governador Leonel Brizola foi inagurado no Bingen, há sete anos, os usuários das linhas intermunicipais que acessam a região do Quitandinha e adjacências são penalizados com a falta de um abrigo de ônibus. - São pelo menos nove mil pessoas por dia que ao invés de desembarcarem no Bingen descem neste local à espera de uma condução urbana que os leve ao próprio Quitandinha e bairros adjacentes. Eles usam linhas que servem ao Duques e à Rua

O deputado pede a desapropriação de dois terrenos no bairro

Alagoas, por exemplo, mas não existe parada apropriada para estes ônibus. Com o terminal, esses veículos urbanos acessariam local seguro e coberto para buscar esses passageiros - explica Bernardo Rossi. A indicação propõe que o governo do Estado declare a área de utilidade pública, para fins de desapropriação. O terminal também poderá ser usado por ônibus de turismo que acessam a cidade tendo o Quitandinha como principal parada. De quinta a domingo a movimentação desses veículos no local é intensa. - Uma construção simples, porém funcional, que acompanhe e harmonize com a arquitetura do Pórtico do Quitandinha e o comércio existente na área, além de conforto, vai oferecer ao visitante uma entrada da cidade mais condizente para uma cidade turística - pontua Bernardo Rossi.

Seminário debate assuntos Consciência ambiental na área de marketing terá evento em Petrópolis No dia 17 de setembro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto reúne profissionais e estudantes de Marketing para debater os assuntos mais em alta na área. A 12ª edição do Seminário de Estratégias de Marketing traz como tema o Planejamento Estratégico, abordando a análise dos objetivos da empresa, além de temas em alta na atualidade, como a área esportiva e as mídias sociais. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do site www.fmpfase.edu.br. Realizado anualmente, o Seminário de Marketing da FASE reúne profissionais e estudantes das áreas de marketing e vendas de toda a Região Serrana. O objetivo principal do evento é trazer para a discussão as principais novidades no setor. - Neste ano escolhemos o Planejamento Estratégico, que é a análise do momento da empresa e onde ela está e onde quer chegar. O planejamento mostra as ameaças e fraquezas da empresa, com

seus pontos fortes e fracos. Vamos mostrar o passo a passo sobre como se faz um plano de marketing - explicou o coordenador do evento, José Ferrari. Outro tema que será abordado no seminário deste ano é o Marketing Esportivo, assunto em alta em função das olimpíadas e da Copa do Mundo de 2014, eventos que serão realizados no Brasil. Além destes temas, o seminário ainda vai falar das mídias sociais, assunto ainda novo para a maior parte das empresas. - Muitas empresas ainda estão aprendendo a lidar com as mídias sociais e com o novo perfil do consumidor. Hoje o público divulga as suas ideias e está muito mais próximo das empresas. Hoje as empresas já estão contratando profissionais especializado. Em Petrópolis, poucas empresas já sabem lidar com isso - concluiu.

O Dia Mundial da Conscientização Ambiental e da Sustentabilidade será comemorado no próximo domingo, dia 17 de setembro. Em comemoração à data estão sendo programados diversos eventos, inclusive em Petrópolis. De acordo com José Carlos Barbosa, presidente do Sindicato Fluminense das Empresas de Asseio, Conservação e Meio Ambiente (Sinfac) com base territorial em toda Região Serrana e Baixada Fluminense. Em todas as capitais mundiais serão realizados eventos sobre o tema. - É o futuro do Planeta que está em jogo, e não poderíamos nos furtar nessa integração de cidadania – disse José Carlos. A conscientização da limpeza sem prejuízo do meio ambiente, levará empresários petropolitanos ao evento mundial da ISSA, que será realizado em Las Vegas.

- Estará em discussão, além de novos métodos de assepsia, higienização, um Código Mundial Verde, voltado a novas tecnologias que reduzam os impactos no meio ambiente – explicou o presidente do Sinfac, acrescentando que no Brasil, haverá ações em todas as capitais. Hoje o setor gera 8 milhões de empregos formais, sendo o maior contribuinte para a Previdência Social. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o setor de serviços contribui com 68 % do PIB nacional. É o setor que mais emprega mulheres. A gestão de serviços terceirizáveis é a forma mais moderna e pratica para as contratantes focarem o seu negócio final. Entretanto, o Sinfac alerta: - Ao contratar qualquer empresa, exija o Certificado de Regularidade Sindical e o Certificado de Sustentabilidade Ambiental


4

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

Amnésia Problemas da educação nos colégios n Dinizar Araújo

D

e algum tempo a esta data, a educação tem sofrido alguns distúrbios de comportamento, quer seja pela evolução da sociedade, quer pela fragilidade do sistema disciplinar vigente ou ainda pela educação que vem do próprio lar ou ainda se do meio ambiente em que se vive. Uma coisa é certa, tem acontecido nos colégios coisas que antes nem se imaginava de acontecer. Ainda bem que não é em todos os colégios que isto vem acontecendo. Nos colégios de cidades menores é mais difícil de acontecer. Em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, para citar-se apenas os municípios serranos, nunca aconteceu um caso disciplinar mais sério, porque seus diretores se preocupam em gerir uma boa disciplina interna. Assim, é possível conviver em bom ambiente escolar. É princípio geral que a educação deve começar em casa, pelos pais em ambiente aconchegante e familiar. Depois vem a escola como meio básico da educação ou para complementá -la. A escola é o centro que congrega alunos de origem e idades diferentes para ministrar -lhes a educação e o ensino, utilizando-se dos meios que a pedagogia propõe. É na escola que o aluno aprende os meios de comuicação e o ensino que vai proporcionar a sua vocação profissional. Vai preparar-lhe para o futuro. É na escola que o aluno vai praticar esportes, vai frequentar a biblioteca, vai aprender música e conhecer a literatura. Não é bem assim que tem acontecido nos colégios. Não faz muito tempo que ex-estudante voltou ao colégio para matar seus colegas e matou muitos e depois foi morto. Agora, aparece na televisão uma jovem adolescente que teve seu rosto e parte do corpo todo dilacerado, com 40 pontos que os médicos do hopital lhe costuraram. A colega do colégio que a agrediu, também é uma adolescente. Quando esta situação degradante vai parar? E as lutas de grupos de jovens fora da escola ? Isto é um caso de falta de diginidade, onde se bate, esmaga e se mata sem receber uma punição específica, quando menor de 17 anos. E o bullying criado agora para reforçar as agressões sofridas por alguns alunos na classe ou fora dela. Isto é ou não uma falta de disciplina na escola? Isto representa uma evolução da sociedade, da tecnologia, da internet, por exemplo? Seja o que for, mas como está não pode continuar. Cabe aos pais escolherem muito bem a escola em que vai matricular o seu filho, para que não encontre problemas desta natureza no colégio onde seu filho vá estudar. Felizmente ainda existem colégios onde esses desmandos não acontecem, mas isto é coisa rara hoje em dia. Há necessidade de uma boa escola. E que os pais ajudem na educação dos filhos e que os estudantes se compenetrem nos estudos e que amanhã quando forem pais, possam orientar os seus filhos de forma correta e adequada.

D E S T A Q U E S. . . u O desfile de 7 setembro foi muito bom e bem animado. O prefeito Paulo Mustrangi e as demais autoridades estiveram no palanque, montado em frente ao obelisco. Os desfilantes Guarda Municipal, Banda do Batalhão D. Pedro II, e Militares da Reserva foram os primeiros a se apresentar, seguindo-se os colégios. Foi tudo muito bom e proveitoso. O Secretário de Educação Wiliam Campos que ficou dirigindo pelo auto falanteo desfile. u A ideia de pegar o lixo reciclado está dando resultado em Petrópolis, pois mais de 500 toneladas são recolhidas nos bairros que participam do programa Mosela, Valparaíso e Morin, tem colaborado com as cooperativas operacionais, u A escritora e acadêmica da Acadêmia Petrópolitana de Letras, jornalista Christiane Magno Michelin marcou para o dia 24, às 18 hrs, para a Academia na Casa Claudio de Souza, Praça da Liberdade , 247, o lançamento do seu novo livro de poesia, “A Ordem do Caos”. Muito bem Poetisa! u O CNI participa que é contrário a cobrança de imposto para saúde. Disse que existem outras alternativas sem ser a cobrança de imposto. Sabendo-se que o Brasil é dos países do mundo que mais cobram impostos. u O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados João Batista Inocentine, reuniu-se com mais de 250 aposentados diante do Cristo Redentor, para protestar porque a presidente Dilma Roussef vetou o aumento real para a classe. É isto aí presidente! u O deputado Hugo Leal, está trabalhando para que o seu partido PSC, lance chapa completa para as eleições de 2012, inclusive para prefeito. u O vereador Wagner Silva está satisfeito porque quase todos os seus projetos aprovados na Câmara estão em vigência. São quase 90% deles. Tudo bem. u Estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Cinema em Petrópolis. As inscrições vão até amanhã. Haverá também oficinas sobre cinema. Os filmes podem ser de longa metragem de 35mm, ficção, documentário ou de animação. u O prefeito Paulo Mustrangi está cobrando do governo do Estado maior celeridade no andamento de suas obras no Vale do Cuiabá. Tudo está muito moroso até agora. u Já está em funcionamento e para visitação o Museu de Cera na Rua Barão do Amazonas. Não há dúvida que é mais uma atração para o turismo da cidade.

dinizar@hotmail.com *Advogado

n Mauro Peralta

A

mnésia é a perda súbita da memória, da capacidade de lembrar das promessas, das experiências anteriores, as vezes até de quem somos, e de nossos sonhos. Não nos esqueçamos de que a perda da capacidade de sonhar equivale a morrer. Felizmente a amnésia é rara na população em geral, surgindo muitas vezes após um trauma físico, acidentes com pancadas no caixa craniana atingindo nosso cérebro, ou até mesmo emocional, após uma grande perda, como por exemplo um desabamento com mortes. Pode acontecer em pessoas sensíveis. Não sabemos ainda porque a amnésia é endêmica em políticos. Endemia é uma patologia que mesmo com tratamento tem muitos casos em determinado local.Não chega a ser uma epidemia, pois não existe explosão de número de doentes.

Ainda existe gente boa. Nossa cidade, infelizmente, como muitas do terceiro mundo é endêmica na doença da amnésia em políticos. Políticos, é claro, com p minúsculo. No caso da saúde vivemos um caos completo. Os salários pagos aos médicos chegam a 1.100 reais. Não se encontram médicos nos ambulatórios de psiquiatria, reumatologia, endocrinologia, geriatria, oftalmologia, cardiologia etc. Pediatras a mesma coisa. As UPAs eleitoreiras não fazem medicina preventiva e são muito caras, tanto em manutenção dos prédios quanto em custeio. Centro de Atendimento ao Trabalhador não saiu do papel. Vacinas para as crianças pobres como catapora e outras idem. Reciclagem dos profissionais nem pensar. Investimento em prevenção quase nenhum. Fila de cirurgias para ortopedia, urologia e outras tem centenas de desesperados a rezar para que aconteça alguma

coisa, e sua dor possa ser minorada. Só a Defensoria Pública do Centro faz mais de 100 ações contra o município a cada mês, conseguindo remédios, internações, cirurgias, consultas. Da revisão do contrato do SEHAC, impossível de ser pago pelo Município, e com resultado muito menor do que se fosse contratado o Hospital Santa Teresa, só ouvimos falar. A Câmara de Vereadores mandou com CPI que o prefeito retomasse o Hospital e nada foi feito. População, não nos esqueçamos que o Sr. Paulo Mustrangi foi eleito como o Prefeito da Saúde. Que mesmo sem ser médico, iria resolver nossa situação, que sabemos foi herdada do governo passado, embora esteja sendo piorada no quesito atendimento, na gestão de hoje. A secretária de Saúde é, pasmem: da área da moda, nada entende de medicina e nada pôde fazer em quase três anos de atuação lamentável. O prefeito não a tira. Acha que propaganda

vai resolver os problemas. O Plano de Cargos e Salários, prometido e adiado várias vezes, tem nova data para 20 de setembro, mas, sabemos que ainda quase nada foi feito. Só nos resta rezar para acontecer um milagre, e que o nosso mandatário recupere a memória de antes de ser eleito, lembre-se da promessa de campanha, de investir no ser humano, não queira revogar a lei da oferta e da procura, e invista no atendimento de qualidade à população, cumprindo o que disse que faria quando estava pedindo votos. Antes tarde do que nunca. Haverá eleição no próximo ano. Vamos nos lembrar das promessas não cumpridas, e é nossa obrigação lembrar todo o dia, em nossos consultórios e ambulatórios, hospitais e clínicas, as palavras do prefeito que o vento levou, e o seu cérebro esqueceu quando virou autoridade. Cadê o Prefeito da Saúde? n Médico www.casadomedicode petropolis.com.br

Maconha

n Nelson Feitosa

A

maconha é uma planta cultivada há mais de seis mil anos pela humanidade. Produz fibras que são utilizadas como material para construção civil de casas com grande vantagem quanto a isolamento de calor, resistência a terremotos e outras propriedades interessantes. Foi usada como medicamento há cerca de 3 mil anos antes de Cristo. Extrai-se também óleo comestível, entre suas muitas propriedades. É a droga ilícita mais utilizada em todo o mundo. No século XIX e começo do XX, estratos da maconha foram comercializados por laboratórios farmacêuticos de monta, com indicações para sedação, efeito hipnótico, analgésico, estimulante do apetite. Os estratos da maconha tem seus efeitos dependentes de vários fatores: onde ocorreu o cultivo da planta, que partes da planta foram utilizadas (a preparação mais potente é constituída da resina que recobre as flores femininas da planta) e portanto, os efeitos variam conforme essas diferentes origens. Na década de 1960 a equipe do Prof. Rafael Me-

choulam de Israel descobriu a estrutura dos vários canabinoides, sendo a raiz Delta nove tetraidrocanabinol (THC) a responsável pelos efeitos psicoativos da planta. Outros 80 compostos canabinoides tem pouca psicoatividade e outros efeitos inclusive terapêuticos. 40% do extrato da maconha é constituído de Canabidiol (CBD), produto que tem efeitos opostos ao THC, tais como efeito ansiolítico e antipsicótico. Portanto, o efeito da maconha depende da proporção de THC puro e do CBD associado. Entre outros fatores que também influenciam os efeitos agudos do consumo da droga são: o ambiente em que a maconha está sendo utilizada, o estado emocional do usuário, sua personalidade, a origem e cultivo da planta que determinam a concentração relativa de THC e CBD no estrato final, como frisado anteriormente. Seu uso em geral produz efeitos que variam de pessoa a pessoa, como relaxamento, leve euforia, aumento de experiências sensoriais, alterações na percepção, com sensação de que o tempo passa mais devagar, taquicardia, aumento da pressão arterial e sua posterior queda quando a pessoa se levanta, vermelhidão das

conjuntivas. Pode alterar processos cognitivos na intoxicação aguda, como alterar a atenção, a memória e o controle de inibição de respostas. Grande concentração de THC causa ansiedade aguda com crises de pânico. Pode causar quadros psicóticos transitórios com delírios, pensamentos dissociados, ilusões ou retraimento emocional que seriam equivalentes esquizofrênicos. Porque será que as pessoas se arriscam para experimentar as drogas? Curiosidade, levadas pelo grupo, necessidade de saírem da realidade muitas vezes dura e cruel, vontade de sentir algo diferente, que as coloquem num outro nível de consciência, rebeldia, pelo simples fato de ser proibido e ilícito... Enfim, tantas são as pretensas razões quantas são as cabeças de cada um. O lamentável é a manutenção da criminalização do uso e tráfico da maconha e outras drogas que só piora e muito, a situação do uso e abuso dessas substâncias. O traficante sorri e agradece, o preço sobe, o usuário padece, a policia chantageia e explora, o estado perde seu imposto de consumo e venda, as prisões se abarrotam de pobres coitados, quer sejam os que vendem ou os que compram a droga. Quando da famosa lei

seca nos USA, que proibiu a venda de bebidas alcoólicas, nunca se ingeriu tanta beberagem alcoólica e nunca se vendeu tão caro e com tanto lucro para a máfia da época. O que verdadeiramente resolve é o conhecimento honesto dos efeitos da droga, a avaliação criteriosa do custo/ benefício entre seus efeitos chamados “recreativos” e seus efeitos deletérios sobre o organismo humano, quer seja sobre o físico, quer seja sobre a mente. Lamentável é termos drogas inteiramente liberadas, como o álcool e o tabaco, sem o necessário esclarecimento sobre seu uso e abuso e seus reais efeitos sobre o ser humano. Cuidar da juventude, educando-a, principalmente pelo exemplo; primar pela verdade, chamando à responsabilidade pelo uso ou repulsa de vícios e drogas, é o único caminho honesto e cabível. Proibir e criminalizar não funcionam, estimulam o uso e abuso de venenos para o corpo e a alma. A fuga da realidade e a falta de perspectivas úteis e cabíveis talvez sejam alavancas para o uso de drogas. Encarar a própria vida muitas vezes é doloroso. n Médico, psicoterapeuta Site: www.hipnosemedica. hpw.com.br

Dois tempos

H

n Gustavo Wider

á coisas que não se esquecem nunca na vida: por vezes uma crítica mordaz e contundente, por vezes um elogio que nos pega desprevenidos... a mim, me marcaram ambas as coisas, mas agora prefiro lembrar-me só do elogio. Foi quando eu ainda era um menino, e foi essa também a primeira vez em que eu pude sentir o doce poder do influxo feminino. Teria uns onze ou doze anos, se tanto... Eram duas mulheres conversando na varanda de nossa casa quando uma delas parou de falar e olhando-me fixamente como se a considerar-me detidamente (eu era um

garoto bonito), dirigiu-se a outra e disse: - “ Você já imaginou isso aí o que há de ser com uns trinta anos de? ” A outra riu, ambas riram, eu ri, encabulado, e me afastei para melhor considerar o que ouvira. O que será que ela teria querido dizer com aquelas palavras vagas e aquele olhar guloso? De qualquer forma, ter trinta anos me pareceu algo tão remoto, tão inalcançável que despotencializava inteiramente o que quer que fosse que ela tivesse querido dizer. Fato é que, dali em diante, acompanhei ano a ano as idades que ia fazendo a caminho dos sonhados trinta. Com 21 / 22 anos já era um rapaz bem apessoado e estava acostumado a ouvir elogios quanto à minha figura. Mas ainda não estava

pronto para agradar especialmente àquela mulher que me queria com trinta. Mais vai que um dia, muito tempo depois daquele episódio, alcancei, finalmente, a emblemática idade. Lembra-me de que me pus então em frente ao espelho e me considerei longamente. Já estava calvo e, no meu conceito, bastante envelhecido. Senti-me aliviado por já não estar mais presente aquela pessoa constatando que se enganara comigo, posto que chegara aos trinta anos de forma bastante decepcionante. Depois disso o tempo passou , a vida passou, muitas águas rolaram por baixo da ponte. Por vezes sentia-me bem, por vezes sentia-me mal. Fui andarilho, caminhante, montanhista, corredor, nadador,

ciclista; fui fraco e fui forte, fui gordo e fui magro. Fui atleta e comerciante. De calvo que já era aos trinta muito mais calvo fiquei, de velho que me parecia estar naquela ocasião, muito mais velho fiquei, até que, finalmente, outros trinta anos se passaram e eu completei 60 anos. Foi quando então, certa vez, jantando num restaurante, sentado próximo a uma mesa onde jantavam duas belas mulheres, pude ouvir o que falavam. Foi quando ouvi de uma delas, a mais bela, dizer para a outra e olhando fixamente para mim: “ Você já imaginou aquilo ali o que havia de ter sido aos trinta anos de idade? ” E riram. E eu também ri. Só mesmo rindo... n ggwider@compuland.com.br


domingo, 11 de setembro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Corregedoria e INSS farão mutirão de conciliação Atualmente, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) é a instituição com o maior número de processos em tramitação nos tribunais. Para evitar o congestionamento das varas, a Corregedoria Nacional de Justiça anunciou que pretende, em um prazo de três meses, zerar o estoque de processos pendentes de cumprimento. O objetivo nesse período será promover um mutirão nacional de conciliação de ações envolvendo o Ministério da Previdência Social. Segundo a corregedora, ministra Eliana Calmon, além do mutirão, a iniciativa prevê também o julgamento em massa de ações repetidas, que são comuns no setor previdenciário. Ainda segundo ela, existem muitos entraves burocráticos, que o INSS se comprometeu a resolver na próxima reunião com a cor-

regedoria, agendada para o fim deste mês. A ministra também lembrou que muitas vezes o INSS descumpre decisões judiciais transitadas em julgado e não incorpora administrativamente as questões de repercussão geral, decididas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação coletiva, no entanto, ainda não tem uma data pré-estabelecida para começar, mas a expectativa é que tenha início em breve. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, as datas das ações e as minúcias do projeto deverão ser definidas no dia 29 deste mês. O presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocenttini enxerga urgência para que essas pendências sejam resolvidas e usa, como exemplo, a demora de quase 10 anos para os aposentados conseguirem

a revisão sobre o teto. O mutirão será formado por representantes da Corregedoria Nacional de Justiça, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e da procuradoria Federal Especializada do INSS, dos cinco tribunais federais, além da Turma Nacional de Uniformização (TNU) dos juizados especiais federais. Para o procurador-geral do INSS, Alessandro Stefanutto, a parceria com o Judiciário é importante para solucionar, pelo menos, parte dos processos por meio da negociação. De acordo com ele, o INSS pode desistir de demandas que sabe que vai perder e adotar direitos já pacificados pela Justiça. Ele, no entanto, ponderou que há a limitação orçamentária para cobrir todos os direitos que forem reconhecidos. Alan Alonso

A sede do Instituto de Pesos e Medidas fica na Travessa Augusto Fragoso, 88, no Quitandinha

Aferição obrigatória dos taxímetros começa amanhã O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) dá início nesta segunda-feira (12) a aferição anual e obrigatória dos taxímetros na frota petropolitana. Ao todo, são 535 táxis na cidade e os primeiros a serem aferidos serão aqueles de placas terminadas em zero. Depois, os com terminação em 1 e assim sucessivamente, até o dia 23, quando os automóveis com placas terminadas em 9 terão os taxímetros aferidos, concluindo o processo de aferição. Após esta etapa, os táxis recebem o certificado do instituto referente ao ano de

2011. Caso o taxista não leve o veículo ao instituto na data estipulada, ele ficará impedido de circular enquanto não for regularizada a situação, tendo de arcar com multa no valor de R$ 420. O táxi também recebe um selo no vidro dianteiro. A presença deste garante a regularidade e serve de alerta aos passageiros, que passarão a saber que o taxista está impedido de cobrar a corrida pelo preço estipulado atualmente nas tabelas, conforme explica o superintendente da Regional Petrópolis do Ipem-RJ, Eduardo Meliante. Além do certificado de

aferição do taxímetro do último ano e do DUT. Para alteração no taxímetro, o proprietário recebe um boleto no valor de R$ 37,50, que deverá ser pago em uma das agências do Banco do Brasil. Os testes de pista, anteriormente realizados na Rua Getúlio Vargas, no Quitandinha, serão feitos no Alto Independência. De acordo com Meliante, um dia para cada terminação de placa é o suficiente. Em média, serão aferidos 53 carros por dia. O Ipem fica localizado na Rua Augusto Fragoso (Transversal à Rua General Rondon), n° 88.

Faculdade Arthur Sá Earp Neto abre Semana da Administração “Sua ideia pode virar um bom negócio”, é o que Fábio Lewin, Sergio Baltar e Fabio Seixas, jovens empreendedores de sucesso, pretendem transmitir em suas palestras na Semana da Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). O evento, que será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, incorpora a Semana IEL nas Universidades, iniciativa do Sistema Firjan, por meio do Instituto Euvaldo Lodi. - O objetivo da Semana é tomar os cases de sucesso dos palestrantes como exemplo para incentivar o empreendedorismo nos nossos alunos - diz o coordenador do evento, professor Levi

de Souza. - Compartilhar experiências ajuda a desenvolver criatividade e espírito inovador nos estudantes - completa. O prazo de inscrição para demais estudantes e público externo é até amanhã pelo site da faculdade (www. fmpfase.edu.br). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Todos os presentes receberão um certificado de participação. nOs palestrantes

Fábio Lewin cofundou a Coco Legal em 2002. A empresa envasa, comercializa e distribui água de coco 100% natural e é certificada pelo Ministério da Agricultura pela forma sustentável com a qual

produz, tratando do aproveitamento de resíduos e da reciclagem do lixo. Sergio Baltar é engenheiro. Atua como diretor acadêmico da Universidade Veiga de Almeida, coordenador-geral e professor assistente do Curso de Engenharia de Produção da UVA. Dá aulas nos cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção na UNIFESO – Teresópolis e em cursos de MBA na UVA. Fabio Seixas é sóciofundador do Camiseteria. com, site de vendas de camisetas, que desde 2004 utiliza o inovador modelo de crowdsourcing e fatura mais de R$ 1 milhão por ano.

Divulgação

Vitória dos aposentados: atualmente o INSS é instituição com maior número em tramitação

Preço da carne registra queda nos supermercados Depois de ser destaque negativo em várias pesquisas, o preço da carne registrou queda acentuada em pelo menos um estabelecimento. Em promoção no supermercado Extra, da Rua Paulo Barbosa, o quilo da alcatra era vendido por R$ 13,90, redução de 43% em relação à pesquisa realizada na última semana. O quilo do patinho também registrou queda neste mercado, sendo vendido a R$ 11,90, mesmo preço cobrado no supermercado Xodó de Minas, da Rua Caldas Vianna. Em promoção na maioria dos estabelecimentos, na última semana, o preço da

Produtos

garrafa de 900 ml do óleo de soja Liza voltou a subir. O produto foi encontrado em quatro dos cinco estabelecimentos que integram a relação e não saía por menos de R$ 2,98. No último sábado, esse item chegou a ser encontrado por R$ 2,39. Já o pacote de 500g do café Pilão, oscilou entre R$ 5,98 e R$ 6,99, variação de 16,8%. Se no supermercado Extra a carne apresentou os menores preços, o pacote de cinco quilos do arroz Tio João, por outro lado, registrou aumento considerável. Esse item podia ser encontrado por R$ 9,48 na última

Terê Frutas

Extra

Arroz Tio João 5kg Feijão ComBrasil 1kg Sal Cisne 1kg Far. Trigo Dona Benta 1kg Óleo Soja Liza 1l Açucar Ref. União 1kg Café Pilão 500g Macarrão Espag. Nº 8 Amália Leite Elegê Integral 1l Fubá Granfino 1kg Biscoito Maisena Piraquê 200g Patinho kg

R$ 12,99

R$ 13,40 R$ 2,79 R$ 1,59 R$ 2,39 R$ 3,35 R$ 2,85 R$ 5,98

Alcatra kg

R$ 19,98

R$ 2,35 R$ 2,79 R$ 2,98 R$ 2,75 R$ 6,99 R$ 2,19 R$ 2,69 R$ 1,79 R$ 2,59 R$ 15,99

Preços apurados no dia 10 de setembro

semana. Ontem, era vendido por um preço 41,3% superior. O produto foi encontrado mais em conta no mercado Grandelli, da Rua Paulo Barbosa, saindo por R$ 11,60. A pesquisa apura o preço de 13 itens alimentícios básicos, nos principais mercados do Centro da cidade. Nesta semana, apenas no supermercado Celma, da Rua Floriano Peixoto, foi possível encontrar todos os produtos .Somando o preço mais em conta de cada um dos itens, o carrinho cheio saía por R$ 63,17, R$ 0,21 mais caro do que na última semana.

Celma

R$ 2,69 R$ 1,49 R$ 2,19 R$ 11,90

R$ 11,95 R$ 2,59 R$ 1,59 R$ 2,29 R$ 3,09 R$ 2,78 R$ 6,78 R$ 1,88 R$ 2,69 R$ 1,59 R$ 2,09 R$ 13,48

R$ 13,90

R$ 17,98

Xodó de Grandeli Minas R$ 12,99 R$ 11,60 R$ 2,49 R$ 2,79 R$ 1,69 R$ 2,39 R$ 3,09 R$ 2,49 R$ 2,59 R$ 6,59 R$ 6,69 R$ 1,79 R$ 1,79 R$ 2,58 R$ 2,59 R$ 1,59 R$ 1,59 R$ 2,24 R$ 2,39 R$ 11,90 R$ 16,90


6

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

DOMINGO, 11 DE SETEMBRO DE 2011

Via internet

Concerto

Utilizando um mecanismo de baixo custo, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) vai democratizar, via internet, o acesso da população ao trabalho dos vereadores. A partir do mês que vem, as sessões da Câmara poderão ser acompanhadas em tempo real pelo site da Câmara (www.cmp.rj.gov.br).

Logo mais, às 16h, amantes da música erudita terão a oportunidade de conferir uma apresentação no Museu Imperial com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis com participação do Coro de Câmara da UCP, sob a regência do maestro Antônio Gastão. A entrada ao evento é gratuita.

Cinema e História Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, acontece a 1ª Mostra de Cinema e História do Museu Imperial. Em cada dia, às 19h, será apresentado um filme que possibilite reflexões históricas, seguido de debate com convidados. Já na parte da tarde, haverá filmes e debates com temáticas específicas. O evento, realizado no Cine Teatro Museu Imperial, tem entrada gratuita. O evento faz parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, realizada em todo o país neste período. A organização é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) / Ministério da Cultura e terá como tema “Mulheres, Museus e Memória”.

socialmarise@yahoo.com.br

Mais uma comemoração entre amigos

Administração “Sua ideia pode virar um bom negócio”, é o que Fábio Lewin, Sergio Baltar e Fabio Seixas, jovens empreendedores de sucesso, pretendem transmitir em suas palestras na Semana da Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). O evento, que será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, incorpora a Semana IEL nas Universidades, iniciativa do Sistema Firjan, por meio do Instituto Euvaldo Lodi.

N

a última sexta-feira, dia 02 de setembro, frei Antônio Moser se reuniu com mais amigos para comemorar, pela terceira vez, o aniversário de 72 anos. O jantar beneficente em prol do Centro Educacional Terra Santa foi realizado na própria instituição, num dos espaços recém-inaugurados para realização de eventos. Dentre os mais de 250 convidados, estiveram presentes William Campos, secretário de Educação, o deputado estadual Bernardo Rossi, que ofereceu uma Moção Congratulatória, e Linda Albuquerque, madrinha da campanha Outubro Rosa 2011, promovida pela APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

Exposição O artista plástico Adria Nobre, portador de síndrome de Down, apresenta suas telas que são pontos de referência da cidade, dentre eles a Pousada Alcobaça, em Corrêas, o Trono de Fátima, e as margens do rio Piabanha. A exposição, que ocorre até o dia 16 deste mês na Cultura Inglesa, é aberta ao público. O horário de funcionamento é das 9h às 20h. A Cultura Inglesa de Petrópolis fica na Avenida Tiradentes, número 128.

Responsabilidade Social Com o objetivo de ajudar a preservar a natureza da região serrana do Rio, a marca de produtos de aventura, Trilhas & Rumos, incentiva a reciclagem das caixas de papelão, canudos de tecido e retalhos que sobram de sua fábrica em Teresópolis. Cem quilos de material são entregues por semana a catadores de papel da proximidade adotados pela empresa.

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ


DOMINGO, 11 DE SETEMBRO DE 2011

Wine Week

Miss Latina

O Serra Wine Week esse ano dura dez dias. Em sua terceira edição, o evento acontece de 15 a 25 de setembro encerrando o inverno e é uma saborosa maratona de vinhos em que restaurantes, bares e pousadas oferecem vinhos selecionados a preços bem abaixo do mercado. Vale conferir!

Thais Calmon, representante do município de Magé, foi eleita Miss Estado do Rio Latina 2011, na última quinta-feira (08), no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A coordenação foi da petropolitana Teresa Sherer. Thais segue agora para Pernambuco, onde disputa o título de Miss Brasil Latina 2011.

Cidade Aberta Paulo Roberto

cidadeabertadp@gmail.com

Parabéns a Rosane de Freitas, que está coordenando a Casa Claudio de Souza. Na última quinta-feira (08), a Casa bateu o recorde de visitação diária. Com a simpatia e competência de Rosane, não podíamos esperar por menos.

Os petropolitanos estão sofrendo fortes emoções nos últimos tempos com a COMDEP. Primeiro, a tristeza com a “poda assassina” das árvores da cidade. Depois, a alegria de ver os amores-perfeitos floridos nos canteiros.

Parabéns!

Busto

Parabéns ao gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, Marco Aurêh, pela excelente programação de exposições e eventos. Também de muito bom gosto o panfleto.

O artista plástico Sérgio Cestary foi o escolhido pelo comandante Arnaldo Paulo para esculpir a estátua da educadora Célia Lobo Paulo. A escultura ficará no Museu que levará o nome de Célia.

A AMA – Centro Histórico Petrópolis, está organizado o “Amo Petrópolis”, que acontece no dia 21 de setembro abrindo a primavera. O evento será uma grande apresentação de diversos artistas na Praça Dom Pedro. Quem quiser participar, basta ligar para: 9964-5308 (Myrian) e se inscrever.

1 – A alegria do secretário de Educação, W i l l i a m Campos, foi contagiante em todos os desfiles; 2 - O prefeito P a u l o Mustrangi com padre Jac e o comandante do 32º BIMtz, coronel Do Val; 3 – A Banda do 32º BIMtz, que participou de todos os desfiles; 4 – Desfile do bairro Alto Independência, que foi oficializado esse ano; 5 – Professora Cleide, do Liceu Municipal P r e f e i t o Cordolino Ambrósio, e seus alunos; 6 – O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor Carelli, e William C a m p o s recebendo flores das alunas da COMAC, no desfile do bairro Alto da Serra

Parabéns ao vereador Marcio Muniz, que aniversariou ontem (10), quando também comemorou 23 anos de casamento. Marcio ganhou festinha-surpresa em seu gabinete na Câmara Municipal.

Aurêh

Amo Petrópolis!

O secretário de Educação, William Campos, marcou história em Petrópolis com a “Semana da Pátria”. Foram sete dias de desfiles em bairros e distritos da cidade com o grande final no dia 7 de Setembro, na Rua do Imperador. As comemorações vivificaram e valorizaram o sentimento de cidadania de todos os participantes e do público que os assistiu entusiasmado. Parabéns ao William e a toda a sua equipe. Nas fotos, alguns destaques:

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor Carelli, marcou mais um gol de placa. Paulo Igor já acertou tudo para transmissão ao vivo das sessões plenárias da Casa Legislativa via internet, através do site www.cmp.com.br. Os vídeos ficarão à disposição da população para acesso a qualquer momento.

COMDEP

7

Marcando História

Via internet

Recorde

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Equipe DP

ESPECIAL

Setembro crucial para a economia da Grécia Cláudia Machado Correspondente

Atenas – Mal terminaram uma visita à Grécia, no último dia 2, a Troika, grupo de inspetores do Fundo Monetário Internacional, da União Européia (UE) e do Banco Central Europeu (BCE), avisaram que farão em breve outra visita à capital grega. Numa entrevista em Washington DC, o inspetor

do FMI, Gerry Rice, se recusou a informar a data específica que a missão voltará à Grécia. “Será em meados de setembro”, disse Rice. Ele também recusou a responder perguntas a respeito das reformas orçamentais e estruturais impostas na Grécia para 2012. “Seria imprudente da minha parte entrar em detalhes sobre nossa última visita porque ainda não a terminamos. Voltaremos ain-

da este mês”, finalizou. Os jornais gregos Kathimerini e Elefterotipia informaram que a comissão voltará à Grécia em cerca de dez dias. As constantes visitas da Troika tem o objetivo de analisar se o governo grego está cumprindo com o programa de austeridade que inclui cortes de salários e gastos públicos, privatizações, entre outros.

O progresso está associado com a continuidade da liberação de recursos de resgaste, que para este mês será a sexta parcela de 8 bilhões de euros, a qual faz parte do primerio pacote de ajuda internacional ao país. Em maio de 2010, o pacote aprovado foi de 110 bilhões de euros e em junho deste ano, de 109 bilhões de euros. Divulgação

Inspetores do Fundo Monetário Internacional (FMI), da União Europeia e do Banco Central Europeu visitaram a Grécia no início deste mês

Berlim aumenta pressão sobre os gregos As decisões que serão tomadas na próxima visita da Troika a Atenas, fez o ministro das finanças grego, Evangelos Venizelos, declarar que as próximas semanas serão cruciais para a Grécia. O ministro negou que o governo tenha pedido aos inspetores uma prorrogação dos prazos para alcançar os compromissos impostos para alcançar a contenção do déficit público. Conforme as novas estimativas, a contração da economia grega alcançará este ano 5,3%, contra 3,8% previsto inicialmente. A meta é que a redução seja de 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do ano, mas novas estimativas alcançam déficit de 8% do PIB. Venizelos descartou que Atenas adote novas medidas de austeridade e ajustes fiscais até o final do ano, já que o país aprovou cortes muito rígidos este ano. Embora as declarações de Venizelos, o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse que se a Grécia não implementou os compromissos que levarão a uma avaliação positiva da Troika ficará em dúvida se será desembolsada a sexta parcela de empréstimos, assim como, o segundo pacote de apoio. Berlim aumentou a pressão a Atenas um dia depois da recomendação “relativamente suave” da chanceler, Angela Merkel, para acelerar as reformas. “A situação na Grécia é séria”, disse Schäuble. Segundo ele, a Grécia tem a solidariedade alemã, mas o país deve satisfazer as condições para uma avaliação positiva dos auditores da Troika. “A Grécia deve pedir ajuda, se cumprir os seus compromissos”, disse o presidente do partido SocialDemocrata da Alemanha (SPD), Zigkmar Gabriel . A avaliação positiva da Troika para a viabilidade da dívida grega é condição substancial e formal para a liberação da parcela seguinte de créditos. Mas ultimamante também vem sendo usada como um meio de pressão política para levar a Atenas a aumentar ainda mais seus compromissos e acelerar as reformas. “A Grécia é definitivamente um ponto de viragem”, disse o presidente do Partido Democrático Federal da Alemanha (FDP), Rainer Bruederle. “A Europa não deve hipotecar o futuro, porque um país viola os tratados vigentes... quem não respeitar as regras do jogo está em necessidade e fora de jogo”, disse. Concordou com Bruederle o ministro das finanças holandês, Jan Kees de Giagker, que deixou aberta a possibilidade de saída da Grécia da zona do euro se não for desembolsado o próximo empréstimo. Para a chanceler Angela Merkel, no entanto, a saída do euro continua a ser tabu. No início desta semana ela garantiu a membros do seu partido que enquanto ela for chanceler da Alemanha, nenhum país sairá do euro.


8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

especial

Cada vez mais petropolitanos fazem apostas

Fotos: Alan Alonso

nJoão Victor Carvalho Especial para o Diário

“A sorte afeta tudo. Deixe seu anzol sempre lançado. No riacho onde menos se esperar, estará um peixe.” Pedindo permissão à sabedoria popular e, com o perdão do trocadilho, não são poucos os petropolitanos a fim de pescar um “peixe grande” e mudar de vida. Cinco minutos é tempo mais do que o suficiente para se perceber que os jogos estão virando mania na cidade, especialmente em uma banca na Rua do Imperador, onde a movimentação é intensa ao longo de todo o dia. Além das tradicionais “raspadinhas”, vendidas entre R$ 1 e R$ 3, a “menina dos olhos” dos apostadores vem sendo a cartela Rio de Prêmios, da Loterj, que todos os domingos sorteia um prêmio de R$ 100 mil. - Isso virou febre, é uma coisa de louco – afirma o dono da Banca do Imperador, Carlos Henrique, mais conhecido como Carlinhos. Na banca dele, cujo o próprio afere o slogan de “A Banca da Sorte”, são vendidas cerca de 500 a 600 unidades, por dia, da cartela. O preço de cada unidade é de R$ 2,50. – Depois que a menina que comprou a cartela aqui na banca ganhou o prêmio de R$ 100 mil, aumentou muito a procura – afirmou Carlinhos, lembrando que esse aumento foi providencial para que houvesse uma melhora nas finanças da banca. Ele acrescenta que pelo menos outros quatro prêmios foram pagos a clientes da banca. Entre os prêmios, uma casa no valor de R$ 50

Casa lotérica do Mercado Estação: ganhador da Quina apostou ali

Carlinhos, dono da Banca do Imperador, mostra as raspadinhas: “isso virou febre, é uma coisa de louco”

mil, uma motocicleta, um prêmio de R$ 20 mil (já que o vencedor dividiu o primeiro prêmio de R$ 100 mil com outras quatro pessoas), além de um Caminhão de Prêmios – no qual constam diversos aparelhos eletrodomésticos e utilidades para o lar. Quem pode confirmar o incentivo para jogar ao ver pessoas tão próximas arrematando a bolada é o tecelão Manoel Ricardo Ramos Pires, de 32 anos. Segundo ele, saber que uma pessoa que comprou a cartela na mesma banca onde, na última sexta-feira, ele saía com três delas na mão ajuda a acreditar na sorte. - Às vezes eu compro, apesar de nunca ter chegado muito perto de conquistar. Se ganhasse, reformaria a casa e, mesmo que não desse para parar de trabalhar, já daria uma aliviada boa – afirmou o tecelão, acrescentando que mesmo sem chegar perto de ser contemplado, “não perde as esperanças”. Aliás, a esperança talvez seja a principal aliada da sorte. Que o diga a dona de casa Eunice Villar, de 46 anos, que

já “bateu na trave” por pelo menos duas vezes e afirma que vai continuar tentando. - Uma vez acertei 16 números e na outra 17. Uma hora vou acabar ganhando – acredita ela. Para vencer o prêmio principal, é necessário acertar as 20 dezenas da cartela, que ainda vêm com um cupom, no qual o jogador preenche com dados pessoais e deposita numa urna no local da compra. Esses cupons são recolhidos e levados ao sorteio, onde concorrerão aos prêmios especiais. - Nas vésperas desse recolhimento é que a compra aumenta ainda mais, principalmente nas sextas-feiras - contou o jornaleiro. Os sorteios do Rio de Prêmios são realizados nos domingos, nos estúdios da TV Record . Serão sorteados tantos números quanto forem o suficiente, até que haja algum ganhador. – O prêmio não acumula. E um jogo que você compra e as chances de ganhar são muito boas – completa o jornaleiro.


D

iário nos

B

airros Ailson Souza

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Dezessete. Número de ponto que originou área comercial O ponto final do ônibus Bingen nos anos 1930 era no início da hoje Rua Paulo Hervê. O número dele era 17 e de lá para cá a localidade ficou conhecida com esta denominação. Mesmo com toda evolução e modernidade das pessoas, casas, estabelecimentos comerciais e o próprio transporte coletivo. Nos anos 1940 na esquina da Rua Paulo Hervê com a ponte que inicia a Rua Manoel Torres ficava o estabelecimento do seu José dos Santos. O Bar São José servia comestíveis e bebidas, era procurado por moradores da região e, segundo netos e outros parentes dele, naquela época já existia o “caderninho de anotações dos pagamentos posteriores”. O famoso fiado. Também na mesma época turistas e veranistas do Rio de Janeiro procuravam o Bar São José, que se tornou famoso na região. Outra casa que ficou famosa na localidade foi a Ferragens Troyack, até hoje estabelecida na Rua Paulo

9

SERVIÇO ÔNIBUS Na localidade são pouquíssimos moradores e lá um ou outro é que depende do transporte coletivo. Os que precisam usam os ônibus que saem da Duarte da Silveira ou Bairro Castrioto, cujos primeiros horários saindo do bairro para o centro são às 4h35 e 5h, respectivamente. Para o Terminal Bingen o primeiro horário do centro é 4h e o executivo 4h50.

IGREJA A Matriz de Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto, é a mais próxima. As missas lá são celebradas às terças, quartas, quintas e sextas-feiras às 19h. Aos sábados 17h e aos domingos 8h e 19h. Na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no Bingen, as celebrações são aos domingos 8h e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Manoel Torres, domingos 9h30.

COMÉRCIO O comércio local atende todas as comunidades do Bingen, Duarte da Silveira, Bairro Castrioto e Manoel Torres. Bares, materiais de construção, farmácia, restaurante, consultórios, são encontrados no espaço. O destaque é a sofisticadíssima lanchonete do Super Bingen, que tem até campainha nas mesas para chamar os atendentes. Anexo: padaria e mercado.

SAÚDE Como em toda região do Bingen, na localidade os moradores têm que procurar o atendimento médico no Posto de Saúde do Bairro Castrioto. Localizado na Rua Santa Rita de Cássia, 113, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde estão à disposição do público diariamente de 8h30 às 16h30 com uma hora de intervalo ao almoço.

TÁXI Área do início do Dezessete. Fluxo de veículos para o Bingen

Hervê, 43. O Bar São José não existe mais, porém foi ele que originou o Super Bingen, o maior estabelecimento do Dezessete. Hoje na localidade tem

um aglomerado de casas comerciais que atende toda a região do Bingen. Moradias são poucas e as pessoas necessitam de melhoramentos para melhor atender aos que

moram, comerciam lá, também aos visitantes e quem está de passagem. O sobrado à esquerda da entrada da Rua Paulo Hervê é o marco da antiguidade local.

Empresário cria máquina que vai contribuir com ambiente

Luiz Keipper exibe o certificado do primeiro grupo de aprendizes

Amigos Solidários formam o primeiro grupo de informática O Grupo Amigos Solidários do Bingen já está com os certificados de conclusão dos participantes do Curso de Inclusão à Informática. Foram catorze alunos que concluíram o aprendizado e o membro do GASB Luiz Keipper informou que está aguardando a data da solenidade de entrega ser marcada. Ele também anunciou que novas inscrições estão abertas. O curso começou em março e terminou no final de julho. Luiz Keipper informou que a data da solenidade será marcada ainda este mês pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e vai acontecer no E. C. Centenário, espaço que o GASB usa em parceria com a diretoria do clube.

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

Sobre as inscrições que estão sendo feitas ele informou que os interessados devem procurar os responsáveis as terças e quintas feiras de 15h às 16h no Centenário. Anunciou que as aulas terão inicio assim que as turmas forem fechadas e disse que os computadores em operações atuais serão trocados por outros novos, também de acordo com a secretaria. Luiz Keipper relacionou os alunos que vão receber o certificado: Jônatas Stilpen, Rossana Kamis, Maria Helena Winter, Marize Vogel, João Carlos de Oliveira, Francisco Giroud, Neuza Back, Vera Maria Vogel, Marlene Giroud, Fátima Kronemberg, Sueli Esteves, Maria Leonia Fecher e Elizabete Stilpen. As placas de proibição de estacionamento colocadas nos postes ao lado esquerdo do final da Rua Bingen contribuíram com a maior visibilidade sobre os carros que saem da ponte em frente à garagem da Viação Esperança. O serviço foi executado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans – no mês passado

A engenharia metalúrgica do empresário Gilson Carlos Bender vai contribuir com o meio ambiente. Ele criou uma máquina que vai produzir sabão cujo material de produção será óleo usado de cozinha como já é fabricado por instituições, porém, sem nenhuma técnica maquinária. O aparelho foi testado esta semana e estará em operação a partir de hoje. Ao mostrar o equipamento em fase de acabamento na manhã de quinta-feira, Gilson Bender explicou as fases da operação. Primeiro é infiltrado o óleo num primeiro tubo de aproximadamente 20 polegadas com 40 centímetros de altura. Dali o material vai passando por outros quatro tubos até que seja feita uma pasta. Na conclusão, o líquido já pasteurizado sai por uma torneira, formando o sabão numa garrafa ou num pote. Gilson Bender mostrou o produto cujo aroma misturado de lima/limão, muito perfumado, é sentido a distância. O equipamento já possui patente e é denominado por ele como Máquina de Sabão HG acompanhando o nome da Metalúrgica HG, na Duarte da Silveira, empresa de sua propriedade. Perguntado sobre o tempo que levou para produPedestres que usam o espaço de passeio do Posto de Gasolina Esso, no final da Rua Bingen, reclamaram novamente na quinta-feira sobre a falta de pintura de uma faixa. Informaram que os veículos que vão abastecer não respeitam as pessoas passando e elas continuam correndo riscos de atropelamentos que quase já aconteceram no local

Nove carros estão à disposição dos usuários durante 24 horas no início da Rua Coronel Duarte da Silveira. O ponto é o número 40 e lá estão: Zé Carlos, Oscar, Marco, Teixeira, Jorge, Ildo, João, Paulo, Alessandro e Myque. Pelo telefone 2237-6870 podem ser agendadas viagens para fora de Petrópolis e até fora do Estado, desde que com antecedência.

LAZER A sede do E. C. Centenário faz parte da comunidade e lá, tanto a diretoria quanto promoções independentes, são realizadas no espaço. Na próxima sexta-feira a direção do clube começa a promover bailes de 19h às 23h30 e no sábado o Grupo Amigos Solidários do Bingen realiza um jantar dançante em benefício à Cruz Vermelha Brasileira de Petrópolis.

Gilson Bender adiantou a mostra aromática do sabão que será fabricado

zi-la, ele respondeu que foi um mês. Impressionante. O empresário assegurou que a máquina vai contribuir com a eliminação de 250 litros de óleo poluente por dia. Ela vai ficar em operação exposta ao público no Posto de Gasolina Esso do final da Rua Bingen, no Dezessete. Gilson Bender afirma que ela pode ser o início de uma linha comercial, pois, com certeza, instituições e empresas vão se interessar por ela. Tomara, pois ele é o pioneiro na montagem e além de dar o seu nome ao invento, vai contribuir com a propaganda não só da comunidade, mas da cidade e também do estado.

Luciano e Alex mostram o local do estacionamento anunciado

Comércio local espera por um maior estacionamento O objetivo das autoridades municipais em desafogar o trânsito do centro da cidade está acontecendo. Porém, os próprios responsáveis pelo transporte na cidade não estão contribuindo com estrutura nos bairros, ocasionando engarrafamentos e a falta de estacionamentos em regiões de comércio com grande fluxo de consumidores. A opinião é de Alex dos Santos Kloh, codiretor do Super Bingen, juntamente com a prima Silvana Maria Noel. Ele diz que juntamente com outros comerciantes locais ouve queixas diariamente de clientes que são obrigados a estacionar distante da área comercial do Dezessete e muitos deles passam direto. Alex e Luciano, este da Drogaria Boa Saúde, mostraram um espaço do lado

oposto da Rua Paulo Hervê na beira do rio Piabanha e que poderia ser usado como estacionamento. - É preciso que seja construído um muro de gabião, em seguida um aterro e finalmente o calçamento. Aí teremos espaço para dezenas de carros pararem aqui com tranquilidade. Ainda de acordo com Alex, a prefeitura já anunciou que executaria a tal obra, porém, que o anúncio já vem de alguns anos. Mesmo dando um ar de descrédito sobre a execução da futura obra, ele disse que espera o serviço juntamente com os colegas comerciantes do local. - Se isto acontecer seria um grande presente de aniversário – finalizou, ao lembrar que o Super Bingen vai completar 29 anos nos próximos meses.


10

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

economia

Comércio alavanca economia do estado em 2011 Demanda do consumidor por crédito aumenta 8% n Flávia Albuquerque/ABr

O número de pessoas que procuraram crédito em agosto aumentou 8% na comparação com julho, de acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Em relação a agosto do ano passado, a procura aumentou 14%. No acumulado do ano, a alta chega a 13,1%, ante o mesmo período de 2010. O maior aumento da procura por crédito foi verificado entre os consumidores ganham até R$ 500 por mês (12,4%). A segunda maior alta foi verificada entre os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais (9%). Já a menor alta foi registrada entre os consumidores com renda mensal

entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (5,1%). De acordo com o levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian, todas as regiões brasileiras tiveram crescimento da busca de crédito pelos consumidores em agosto, com a maior alta no Nordeste (20,3%). O menor crescimento foi observado no Sudeste (3,8%). Segundo os economistas da Serasa, o aumento da busca do consumidor por crédito em agosto se deve às vendas para o Dia dos Pais e à maior quantidade de dias úteis no período. Na avaliação da empresa de consultoria, o cenário para a expansão da demanda continua sendo o de um ritmo mais moderado do que a alta de 16,4% verificada em 2010.

Inflação semanal tem aumento em sete capitais n Thais Leitão/ABr

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPCS) aumentou nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no levantamento de 7 de setembro. De acordo com dados divulgados na sexta-feira (9), a maior elevação foi observada em São Paulo, cuja taxa passou de 0,39% na apuração da semana anterior (31 de agosto) para 0,85%. De acordo com o documento, o resultado da capital paulista foi pressionado por quatro das sete classes de despesa. Ficaram mais caros no período itens de vestuário (de -0,41% para 1,10%), alimentação (de 0,99% para 2,26%), educação, leitura e recreação (de 0,16% para 0,23%) e habitação (de

0,19% para 0,21%). Os resultados das outras capitais foram: Rio de Janeiro (de 0,40% para 0,72%), Recife (de 0,21% para 0,44%), Salvador (de 0,43% para 0,61%), Porto Alegre (de 0,37% para 0,52%), Brasília (de 0,56% para 0,68%) e Belo Horizonte (de 0,58% para 0,69%). O IPC-S de 7 de setembro, para o conjunto do país, ficou em 0,74% e superou em 0,34 ponto percentual o resultado da apuração anterior. A taxa foi a mais elevada desde a terceira semana de maio de 2011, quando o índice ficou em 0,96%. As maiores altas ocorreram no grupo alimentação (de 1,76% ante 0,80%), com destaque para as frutas (de 7,47% para 13,77%) e as hortaliças e os legumes (de 4,15% para -1,49%).

n Charline Fonseca/Imprensa RJ

Sinal verde para a economia do Rio de Janeiro: o crescimento do comércio varejista (9%), da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em 7,5%, e da indústria (2,1%) motivaram a recuperação econômica do estado no primeiro semestre. É o que mostra o Boletim de Conjuntura Econômica Fluminense da Fundação Centro Estadual de Pesquisas, Estatísticas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj), que revela a criação de 88 mil postos de trabalho, principalmente nos setores de Serviços e Construção Civil. O comércio varejista apresentou resultado positivo na comparação com o mesmo período de 2010, com variação de 9% no volume de vendas, consolidando o aumento do poder de consumo das famílias, tanto no Rio de Janeiro quanto no restante do país. Os destaques são os setores de móveis e eletrodomésticos (21,6%), vestuário (11,3%) e veículos (8,3%). A receita do ICMS de junho de 2011, com um total de R$ 2.117 milhões, elevou o crescimento real do primeiro semestre deste ano para 7,5%, na comparação com o mesmo período de 2010. O saldo de junho foi ainda melhor quando comparado com o do mesmo mês do ano anterior, com acréscimo de 12,8%. A indústria total fluminense teve expansão de 2,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma das fontes do documento. Dos 13 setores pesquisados, oito apontam acréscimo da

Epitácio Brunet explica que a pesquisa serve para fornecer subsídios aos gestores públicos

produção. Os seguimentos que apresentam maiores impactos positivos são borracha (15,7%) e veículos automotores (15,1%), seguidos por produtos químicos (12%) e refino de petróleo e produção de álcool (8,4%). Segundo o diretor do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep/Ceperj), Epitácio Brunet, o objetivo do boletim mensal é acompanhar a economia do estado e fornecer subsídios aos gestores públicos para a tomada de decisões. – Os dados podem servir de base, por exemplo, para a criação de leis de redução e incentivo fiscal em setores que recebem menos investimentos, atraindo novos empreendimentos, já que o relatório é público, e

acessado não só por órgãos do governo e pesquisadores de universidades brasileiros, mas por empresários e investidores internacionais. Tanto que já estamos traba-

lhando em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais do governo para a publicação do relatório também em inglês e espanhol – adianta Brunet.

Geração de empregos O Rio de Janeiro foi o único estado do país que não apresentou retração na criação de postos de trabalho: 88 mil empregos formais foram registrados nos setores de Serviços (51.242 postos) e a Construção Civil (21.042 postos) nos seis primeiros meses do ano. – Um dos nossos objetivos é mostrar aos empresários onde há mais oferta, e, ao mesmo tempo, incentivar a capacitação da mão de obra, fortalecendo os setores que mais geram empregos. Estamos vivendo outro momento da economia fluminense, caminhando para a sustentabilidade a médio e longo prazo. Esse cenário foi possível porque o Rio de Janeiro foi o estado que mais concentrou investimentos estrangeiros em 2011, principalmente em setores produtivos e de serviços – explica o diretor.

Cobrança da assinatura básica pode dificultar universalização da telefonia fixa n Sabrina Craide/ABr

A assinatura básica no valor aproximado de R$ 40, cobrada mensalmente de todos os clientes de concessionárias de telefonia fixa, pode ser um impedimento para a universalização do serviço, na avaliação da advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Veridiana Alimonti. Ela destacou que levar a telefonia fixa para todos ainda é um desafio para o país. - Se no Brasil a telefonia fixa não está realmente universalizada hoje, o que é uma obrigação das concessionárias de acordo com o contrato de concessão, é em grande medida por conta da assinatura básica - diz a advogada. Atual-

mente, o país tem 42,6 milhões de acessos em telefonia fixa - o que representa 22,4 linhas para cada 100 habitantes. Na telefonia móvel são 220,3 milhões de linhas habilitadas, ou 113,08 acessos por 100 habitantes. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais as leis do Amapá, do Distrito Federal e de Santa Catarina que proibiam a cobrança da tarifa de assinatura básica nas contas de telefones. A maioria dos ministros entendeu que as leis usurpavam a competência da União para legislar sobre o assunto, estabelecida pela Constituição Federal. O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas

de Telefonia (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, considerou a decisão do STF acertada. Ele explicou que a assinatura básica representa cerca de 20% da receita das empresas de telefonia fixa. - Se a assinatura básica for extinta, será preciso encontrar uma forma de equilibrar a conta das empresas. Levy disse que desde 2005 os valores da assinatura básica subiram 5,7%, o que representa um reajuste menor do que outros índices, como o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGPDI). Mesmo com a franquia de 200 minutos para ligações

locais para telefones fixos, a assinatura básica é cobrada independentemente do uso. - O consumidor tem que ser cobrado por aquilo que ele efetivamente utiliza. A assinatura básica é cobrada mesmo se ele não fizer nenhuma ligação no mês. Nós consideramos que isso não está correto -explicou a advogada do Idec. Atualmente existem diversos processos de consumidores individuais e ações coletivas tramitando na Justiça, que pedem o fim da cobrança da assinatura básica. Mas, em 2008, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu uma súmula dizendo que a cobrança da tarifa básica pelo uso dos serviços de telefonia fixa é legítima.

lhões, com prejuízo potencial de R$ 682 milhões para os cofres públicos. A divulgação do relatório motivou reclamações do Partido da República (PR), presidido pelo senador Alfredo Nascimento, que deixou o cargo de ministro dos Transportes após a divulgação de denúncias de corrupção no setor. O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), disse ontem (8) que não se pode atribuir a um partido político como um todo possíveis falhas individuais. “Eu quero CNPJ e CPF de quem teria cometido irregularidades no ministério”, disse.

Na nota, a CGU alega que os envolvidos não aparecem na auditoria para que seja garantido amplo direito de defesa. De acordo com a controladoria, já foram abertos processos disciplinares condenatórios envolvendo 31 ex-dirigentes e servidores do ministério, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quanto na Valec, a estatal do setor ferroviário. Do total, 17 pessoas foram convocadas para apresentar a defesa. - É o caso de perguntar se gostariam que a CGU suprimisse o direito de defesa dos acusados, pois é exatamente

isso que estamos preservando, ao não individualizar antecipadamente as responsabilidades. Se apontássemos responsáveis antes de ouvir um por um, em processos disciplinares específicos, essas mesmas pessoas iriam gritar, e aí, com razão - disse Jorge Hage na nota. O ministro-chefe da CGU não pretende descumprir os prazos legais para concluir os processos. - A nossa corregedoria está orientada por mim para dar prioridade a esses processos, mas não vai atropelar os prazos legais e o direito ao contraditório.

CGU garante que envolvidos em fraudes nos transportes serão processados n Carolina Pimentel/ABr

AVISOS E EDITAIS

Sepultamentos Sábado, 10-09-2011 Cemitério Municipal Daniel Vieira de Pinho, 43 anos, Estrada do Caititu, 10h Itamar Dias de Almeida, 75 anos, Centro, 15h Luiz Cláudio da Silva Azevedo, 46 anos, Jardim Salvador, 14h Marli Marinho Ribeiro, 67 anos, Valparaíso, 12h30 Cemitério de Itaipava Dolores Rabelo Maria da Silva, 82 anos, Araras, 9h OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, informou, em nota, que os envolvidos nas irregularidades do Ministério dos Transportes serão responsabilizados individualmente nos respectivos processos disciplinares. A nota é uma resposta aos parlamentares que criticaram o fato de a auditoria da CGU que identificou as irregularidades não ter apontado responsáveis. A CGU encontrou 66 irregularidades em 17 contratos da pasta, que somaram R$ 5,1 bi-


domingo, 11 de setembro de 2011

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

especial

Polo de moda da Rua Teresa tem as piores vendas do ano

Arquivo

nGabriela Pales Especial para o Diário

Responsável por movimentar R$ 90 milhões por mês na economia de Petrópolis e pela geração de 40 mil empregos diretos e indiretos, a Rua Teresa ainda não se recuperou dos efeitos do temporal de 12 de janeiro deste ano. Comerciantes, industriais e seus empregados reclamam do menor fluxo de compradores, embora o 1º distrito não tenha sido diretamente atingido. A esse problema, juntam-se outros, antigos: a Rua Teresa queixa-se de sofrer concorrência desleal de feiras populares instaladas em Duque de Caxias e em Areal, principalmente. Estas feiras ofereceriam mercadorias de coleções passadas – muitas fabricadas na própria Rua Teresa – a preços baixos. Segundo os lojistas, o mês de agosto foi considerado o pior do ano em vendas, embora a maioria das lojas esteja oferecendo roupas de inverno com preços promocionais. Os descontos chegam a 70%, para liquidar estoques, antes do lançamento da coleção Primavera/Verão. A vendedora Paula Simas, que trabalha há três anos na Rua Teresa, diz que as vendas vêm piorando, nos últimos anos. - A Rua Teresa era conhecida por seus preços baixos, mas hoje a estrutura não é a mesma. A realidade não é das melhores e apesar disso, o estado tenta transpa-

Movimento do comércio: segundo os lojistas, o mês de agosto foi pior

recer normalidade em uma rua com várias deficiências estruturais - reclama. A falta de estacionamentos gratuitos é uma das maiores reclamações dos turistas. O presidente da Associação da Rua Teresa (Arte), Eduardo Dias, acredita que muitos também desconhecem que na sede da associação, localizada no início da rua, há banheiros, fraldários e bebedores disponíveis. Para dar mais conforto aos compradores, será inaugurado, em outubro, no número 608, um novo centro da associação. O empresário Paulo Roberto Ferreira considera o momento crítico. - A sociedade precisa se unir para atrair os turistas. Para não vermos o fim do polo de modas, este é um momento em que temos que esquecer as diferenças. Precisamos fazer um trabalho para agradar os clientes, o

governo precisa fiscalizar os estabelecimentos que não pagam impostos, pois concorrem de forma desleal – diz. Para atrair os turistas, a Associação da Rua Teresa está investindo em propaganda, divulgando o polo de modas em várias regiões do Brasil. Segundo Eduardo Dias, um acordo firmado entre a Arte e a Fundação de Cultura e Turismo inclui em seu material de divulgação a Rua Teresa como uma das atrações da cidade, o que acaba despertando a curiosidade dos turistas que visitam o município. Apesar das dificuldades, ainda há otimismo. Com a mudança de estação no dia 21 de setembro, os lojistas esperam recuperar o movimento de vendas, já que a temperatura fica amena e as mil e duzentas lojas estarão com suas novas coleções Primavera/Verão nas vitrines.

57 anos

11


12 56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 DE setembro de 2011

Pardais na BR-040

Célio Thomaz

Atenção para mais uma do nosso governo e da Polícia Rodoviária. Colocaram mais um pardal com limite de 70Km/h na descida da serra de Petrópolis, logo depois do Belvedere, mais precisamente na retinha imediatamente após a ponte sobre o rio Roncador e um outro na sequência.

celiothomaz@celiothomaz.com.br

Foi uma pena...

Abandonados Existem na Rua Manoel Torres no Bingem dois veículos em completo abandono há mais de um ano e as autoridades responsáveis não tomam nenhuma atitude. Diversos pedidos já foram feitos e providência alguma foi tomada. Atenção nossa Polícia Militar, atenção CPTRANS.

Congresso em Floripa... Quem retornou de Florianópolis na última quinta-feira foi a médica dermatologista e especializada em medicina estética Angelica de Jesus, que participou 66º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, onde participou de vários Cursos de Atualização e tiveram lançamentos de novos produtos e técnicas para uso na Dermatologia Clínica Cirúrgica e Estética.

A Ordem do Caos O mais novo livro da escritora Cristiane Michelin de poesias, “A Ordem do Caos” será lançado no próximo dia 24 na Casa Claudio de Souza, a partir das 18 horas. Na oportunidade será servido coquetel aos presentes.

Brunch... Hoje, a Locanda de La Mimosa faz acontecer, teremos o maravilhoso Brunch Italiano especialmente preparado pela equipe da Locanda, tendo à frente na coordenação a sempre presente Lilian Seldin. Será a partir das 12h30.

Foi uma pena que a superequipe do Poker-Petrópolis de futsal não se classificou para as semifinais da mais importante competição de futaal, a “ Super Liga”. Um grande time, que vem a cada ano ficando mais forte e ano que vem tem mais, e mais craques estarão chegando ao timaço de nossa cidade.

Níver 1

Níver 2

Queda no faturamento

Quem comemorou aniversário no último feriado foi o querido advogado Antonio Lopes Neves e hoje secretário de Governo de São João da Barra, no norte do Estado .

Quem também aniversariou, na última semana, mais precisamente no dia 8, foi o jovem médico neurocirurgião Luiz Henrique Abad, filho de Ernani e Vera Abad. Comemorou a data ao lado de sua mulher, Mariana.

Pesquisa do SICOMÉRCIO (Sindicato do Comércio de Petrópolis), em parceria com a Fecomércio-RJ, revela que o faturamento do comércio da cidade, em julho de 2011, registrou queda de 1%, na comparação com julho de 2010, quando foi apurado um crescimento de 1,7%. O levantamento considerou os dados obtidos com 163 gerentes de 24 diferentes segmentos.

Níver 3 Quem aniversariou na última sexta-feira foi o empresário Henrique Motter, da Serra TV, os nossos parabéns a este guerreiro, que está fazendo sucesso com o seu mais novo canal de compras no Estado da Flórida, nos Estados Unidos

Níver de Wanda D’angelo...

Visita internacional

Quem comemorou níver no último dia seis foi a dama da sociedade petropolitana Wanda D’angelo, que comemorou a data no lar doce lar ao lado do marido, o médico Donato D’angelo e do carinho de seus filhos e netos... Os nossos parabéns!!!

Passando dias na residência do crurgião-dentista professor Ernani Abad e de Vera, o também cirurgião-dentista e professor paraguaio Dr. Navarro, uma das maiores autoridades de odontologia da América do Sul.

Dia da Imprensa Agradecemos as manifestações de carinho e apreço e consideração pelo transcurso do Dia da Imprensa, cuja importante data foi comemorada ontem.

Em recente jantar no Clube dos Marimbas, na Praia de Copacabana, Fatima Thomaz, Cintia Tenório e Edna Horta Ferreira

CURIOSIDADEs

Veneza é aqui mesmo até o final deste mês n Marcio Salermo

Carnaval é uma palavra à qual os brasileiros imediatamente reagem pensando em sambas, mulatas e desfiles na Praça da Apoteose. Mas, Carnaval não acontece apenas no Brasil. Em Veneza, muito antes do Brasil sonhar em ser Brasil, ele já era um festejo popular e, através do mesmo, as famosas máscaras venezianas, que inculcam na mente um mistério que sempre fascina. Quem assistiu ao filme “De Olhos Bem Fechados”, o último de Stanley Kubrick, deve lembrar muito bem a sensação de desconforto que estas máscaras podem causar, quando o persona-

gem de Tom Cruise se vê em meio a uma festa proibida, onde todos usam máscaras venezianas para esconder as verdadeiras identidades. Pois há uma máscara bem parecida com que a que Cruise usou para se infiltrar na mesma, em exposição na Galeria Aloísio Magalhães do Centro de Cultura Raul de Leoni, bem como algumas outras, de tamanhos variados, como parte da exposição dupla “Máscaras Venezianas – Analogie”, que pode ser visitada até o dia 30 deste mês. A mostra foi montada meio que às pressas, para coincidir com a Serra Serata, a festa italiana de Petrópolis, que terminou no último

dia sete, mas dá uma ideia bastante satisfatória sobre o mistério fascinante das máscaras, complementada ainda por “Analogie”, uma mostra de fotografias em preto e branco de Salvino Campos, destacando três cidades em constante mudança. Uma, claro, Veneza, cuja mudança é radical e acontece a olhos vistos: a cada ano que passa, a cidade afunda mais no Mar Mediterrâneo e dia virá em que ela vai submergir de vez. Outra analogia? Assista a “Casanova”, de Federico Fellini, que está lotado de alusões a este afundamento. A outra cidade que passa por mudanças radicais neste início de século XXI é

Um carro estacionado nas ruas de Veneza, uma das fotos em exibição

Havana, Cuba, que começa a perceber que os seres humanos, afinal, não são tão iguais assim, pelo menos em termos filosóficos, e já fala em permitir propriedades privadas e reformas em todo o país, que não vê uma desde 1959, por motivos que não têm nada a ver com o intuito desta matéria, ou da mostra em si. A terceira cidade é o Rio de Janeiro, mais próxima de nós em termos de distância mas que, em termos filosóficos e da maneira como mudanças constantes estão acontecendo lá, longe de nossos olhos, traça uma analogia que está mais presente em nossos pensamentos que no dia a dia dos cariocas

propriamente dito. Ainda ligada ao espírito italiano, completa a mostra um trabalho confeccionado em pano, destacando várias personalidades importantes da cultura italiana, entre elas o papa João XXIII, que estabeleceu uma revolução na igreja católica quando instituiu um Concílio Vaticano no início da década de 60, abrindo a Santa Sé para debater outras fés e pensamentos religiosos. Peças originais, do acervo de Lydia

Sebastiany, René Amaral, Cláudio Ribeiro e Roberto Valente estão presentes. Enfim, uma oportunidade para conferir coisas interessantes, a maioria delas ligada à cultura italiana como um todo, mas tendo a ver com a Cultura a nível mundial. A exposição das máscaras venezianas deixa um gosto de ‘quero mais’ no visitante. Quem sabe, no futuro, a Aloísio Magalhães programe uma mostra ainda maior, dedicada às mesmas?

O mistério do Carnaval de Veneza nas máscaras em exposição no Centro


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

13

INTERNACIONAL

Sérgio Guimarães

sergioguima@uol.com.br

Desemprego pode ser estrutural, diz OCDE. Fila de desempregados para receber comida em igreja, em Las Vegas, EUA

OCDE prevê que países ricos vão crescer menos este ano, e teme que o desemprego passe a ser “estrutural” A notícia chegou de Paris na última quinta-feira e trouxe um documento oficial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fornecendo perspectivas muito ruins quanto ao futuro do crescimento econômico dos países mais ricos – os do G-7 -- tanto no atual trimestre quanto nos últimos três meses de 2011. Alguns desses países ainda têm bastante prestígio internacional mas, quase todos, atravessam crises econômico-financeiras seja a primeira potência mundial, os Estados Unidos, ou a Alemanha, que ocupa a terceira colocação do grupo, atrás do Japão, mas ainda à frente de França, Itália, Reino Unido e Canadá. Segundo o informe da OCDE e, por incrível que possa parecer, o crescimento médio dos sete países neste trimestre deve ser de apenas 1,6%, passando a quase inacreditáveis 0,2%, no último trimestre do ano. A principal desaceleração ocorrerá na Alemanha, que deve crescer 2,6% neste trimestre e, apenas, 1,4% no próximo. Pior ainda ficarão os EUA, cuja economia deve avançar 1,1% neste trimestre e, 0,4%(a cifra é essa, mesmo) nos meses de outubro a dezembro, próximos. Prosseguindo em suas

estimativas, a OCDE, que tem 34 países-membros em seus quadros, ainda faz um alerta de que o impacto total ainda desconhecido dos recentes problemas de dívidas dos países europeus e dos EUA traz um alto risco de que essas previsões de crescimento possam ser menores. Entretanto, a entidade prevê que não ocorrerá uma nova recessão na mesma escala da que ocorreu na recente crise global de 2008/2009. O estudo informa ainda que o consumo mundial estacionou no segundo trimestre deste ano, de um lado pela diminuição da demanda e, de outro pela ocorrência do terremoto seguido da tsunami que assolaram o Japão em março. E encerra com mais dois alertas: no primeiro, ao tratar do desemprego, chama a atenção para a necessidade de aplicação do que aponta como “políticas estruturais do trabalho”, para que o desemprego, que atualmente pode ser chamado de “conjuntural”, não acabe se tornando “estrutural”. E, no segundo, lembra, novamente, que seus cálculos estão sujeitos a “um alto grau de incerteza”, o que bem demonstra o difícil momento que vive a economia mundial.

Brasil sobe 5 posições na competitividade mundial Esta notícia veio da Suíça e tem como origem o Fórum Econômico Mundial que anualmente se reúne naquele país no início de cada ano. Ela informou que o Brasil subiu cinco posições na escala da competitividade global, passando a ocupar a 53ª colocação entre os 142 países avaliados pela entidade desde 2006. Desde esse ano, quando a capacidade de competir passou a ser medida pelo Fórum, nosso país já progrediu 17 posições, caso sejam considerados apenas os 122 países originalmente pesquisados. A Suíça é a primeira colocada da lista, pelo segundo ano consecutivo, seguida por Cingapura, no segundo lugar. Devido aos problemas de sua economia, que vêm causando sua lenta recuperação internacional, os Estados Unidos, pelo terceiro ano consecutivo perderam posição, passando a ocupar apenas a quinta colocação do ranking global. Para estabelecer as posições

de cada país, esse ranking avalia 12 pontos principais da competitividade nos quais os itens básicos referem-se a educação, infraestrutura, estabilidade macroeconômica, eficiência do mercado de bens e de trabalho e a inovação e a eficiência desse mercado de trabalho. Embora esteja bem à frente da Argentina -- que está na 85ª colocação – sendo esta nossa principal competidora na América do Sul, o Brasil está bem distante do Chile, que se encontra na 31ª colocação. Entre os países dos Brics, o Brasil está em terceiro lugar no grupo, na 44ª colocação, e atrás da China, que está na 29ª posição. Segundo o economista e diretor-associado do Centro de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, Beñat Bilbao-Osorio, os principais gargalos que prejudicam a competitividade brasileira ainda são a qualidade da educação, da mão de obra e a inovação.

Obama passa ao Congresso combate ao desemprego e propõe pacote de US$ 447 bilhões para solucioná-lo Pressionado pelos resultados das pesquisas que apontam o desemprego – o qual teima em não baixar dos 9,1%, há meses -- como seu maior problema para a eleição de novembro do próximo ano o presidente Barack Obama lançou um desafio maior aos parlamentares republicanos e democratas em seu discurso ao Congresso, na última 5ª feira: que eles aprovem o mais rápido possível o pacote de US$ 447 bilhões por ele proposto para a criação de empregos, através de um corte de impostos para empregadores e trabalhadores e que seja adotada uma nova postura para os gastos públicos do país. “Vocês têm que aprovar esse pleno de empregos rapidamente”, ele destacou. E, usando palavras mais pesadas, advertiu os congressistas: “A questão é, em meio a uma crise nacional, se podemos parar com o circo político e fazer de fato algo para ajudar a economia”. Com a menção ao “circo político” ele procurou fustigar os republicanos que repelem, sistematicamente, suas proposições, quaisquer que sejam, sempre de olho em barrar sua reeleição daqui a 14 meses. Ele deve se lembrar, entretanto, que sua proposta também pode ser taxada de eleitoreira, pois depende da aprovação da oposição na Câmara onde ela é maioria e de alguns votos democratas no Senado, que,

Obama discursa no Congresso dos EUA, à frente de seu vice, Joe Biden(ESQ.) e do republicano John Boehner, presidente da Câmara

às vezes também votam contra suas propostas. A maior parte do plano presidencial apóia-se em uma renúncia fiscal que se eleva a US$ 240 bilhões e que tem como ponto principal a redução à metade de impostos sobre a contratação para empregadores no próximo ano e a também redução de impostos para os empregados. Outras tentativas de combater o desemprego contidas na proposta virão dos US$ 50 bilhões a serem investidos em infraestrutura de transportes, dos US$ 49 bilhões para estender o seguro-desemprego, e dos US$ 30 bilhões para reformar e modernizar escolas em todo o país. O presidente

disse ainda que todo o pacote será pago com o aumento no corte de gastos de longo prazo que será negociado por um comitê especial do Congresso, formado por democratas e republicanos, e que começa a trabalhar ainda este mês. Embora não tenha detalhado como será, efetivamente, concretizada sua proposta, ele anunciou para amanhã um novo plano, mais ambicioso ainda, para a redução do déficit público do país. Em pronunciamento feito em Richmond, Ohio, anteontem, sobre seu plano, ele pediu aos eleitores que pressionem por todos os meios os congressistas a aprovar sua proposta. Ele quer que sejam

enviados telefonemas, e-mails, faxes, twittes, mensagens no Facebook, e até através de pombos-correios ! Até o momento em que encerramos a coluna, ontem ao meio dia, ainda não haviam chegado os resultados das indefectíveis pesquisas que os institutos do setor sempre realizam sobre importantes pronunciamentos presidenciais. Mas, economistas e analistas já disseram à mídia que, mesmo se todas as propostas de Obama forem aprovadas – o que consideram muito difícil de acontecer, especialmente na Câmara – as medidas propostas não seriam suficientes para recuperar a economia.

PIB do Japão cai 2,1% no 2º trimestre e país continua sob temor nuclear pelo terremoto Em recessão há muitos meses, o Japão acaba de constatar que sua economia acaba de ter uma queda muito superior à estimada pelo governo no segundo trimestre deste ano. Enquanto governantes, economistas e analistas esperavam algo em torno de 1,3% “o tombo” alcançou 2,1%. A principal justificativa, como vem acontecendo ultimamente, é a ocorrência do terremoto e posterior tsunami que atingiram o país em março deste ano com prejuízos ainda incalculáveis pois, novos fatos surgem frequentemente. Analistas lembram que a economia do país está estagnada há mais de dez anos, que a dívida pública cresce cada vez mais, que no ano passado o Japão perdeu para a China o posto de segunda potência mundial e que o sexto primeiro-ministro nos últimos cinco anos, tomou posse na semana retrasada. E ainda, que as exportações, os

O aeroporto de Sendai, em Fukushima, logo após o terremoto e a tsunami de março, ainda coberto pela água

investimentos corporativos e os gastos dos consumidores vêm caindo nos últimos meses e que a valorização do iene, paradoxalmente, é um grande problema para o país. Não bastasse o que já foi enumerado acima, os japoneses estão vivendo desde

março deste ano sob as paranoia do temor atômico diante do que ocorreu com a usina nuclear de Fukushima, muito atingida pelo terremoto e pela tsunami que se seguiu. Houve um clamor popular e geral pelo fechamento dos 54 reatores em uso no país, mas 11 deles ainda estão em

funcionamento. Como cerca de 80 mil pessoas tiveram de deixar suas casas nas zonas atingidas pela radiação que vazou dos reatores da usina de Fukushima os protestos populares crescem cada vez mais. Na semana que passou foi noticiado que, a pedido dos pais, as autoridades da província atingida instalaram medidores de radiação em 1.638 escolas. E foi constatado que, em 76% delas o nível de contaminação estava acima do que é considerado um ambiente de trabalho “com radioatividade sob controle”, mas onde “a entrada de menores de 18 anos não é permitida” (o grifo é nosso). Para culminar o assunto, uma pesquisa do maior jornal do Japão, o “Yomiuri Shimbun”, realizada anteontem, informou que 62% dos prefeitos das cidades atingidas disseram não ter certeza de que algum dia a vida voltará ao normal na região.

Uma oração pelas vítimas da queda das Torres Gêmeas há 10 anos Sem podermos noticiar como deveria ser feito o décimo aniversário do maior ato de terrorismo até hoje ocorrido, devido ao pequeno espaço de que dispomos e, sabendo que a mídia brasileira e mundial praticamente esgotou o assunto nestes últimos dias, pedimos aos leitores uma oração pelas vítimas do lamentável ato, entre

Tranquilidade para a sua empresa

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

as quais estavam três brasileiros. Que suas almas descansem em paz, essa mesma paz tão atingida pela barbarie terrorista injustificável sob qualquer aspecto. E que o mundo possa continuar sua existência numa perspectiva de que dias melhores virão e que os homens possam se entender mais e melhor, são os nossos votos.


14 57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Agenda Cultural

INSTITUTO OMAR CARDOSO

HORÓSCOPO Áries - (21/03 a 20/04) As primeiras horas do dia poderão lhe trazer conhecimentos que ajudarão você a superar qualquer obstáculo que possa surgir. Estará predisposto, alegre e otimista. Surpresas agradáveis à tarde. Grande chance de ganho em jogos e na loteria.

Touro - (21/04 a 20/05)

Continue se esforçando no campo profissional, pois espetaculares serão as chances de elevação material. Bons negócios em vista e excelente influência astral para a vida sentimental e amorosa.

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Dê vazão ao seu otimismo. Tome as iniciativas que julgar indispensáveis. Tudo o que arquitetar neste dia, deverá ser feito com intuição. Influência dos astros também benéfica as novas empresas e novos negócios.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Muito bom dia para fazer novas experiências científicas ou psíquicas para a assinatura de contratos e às diversões, e para a vida sentimental e amorosa. Este dia também pode marcar muita felicidade em seu lar, apesar de pequenos contratempos.

Leão - (23/07 a 22/08)

Ótimo fluxo astral para o tratamento de sua beleza física, e para impor mais moral em seu ambiente social. Aprenda a conseguir maior equilíbrio em suas ações. Ainda há tempo de rever tudo e encaixar as coisas nos seus devidos lugares.

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Clássica

Domingo é dia de concerto gratuito no Museu Imperial Hoje, às 16h, amantes da música erudita terão a oportunidade de conferir um concerto gratuito no Museu Imperial. A apresentação é a quinta da temporada 2011 do Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com participação do Coro de Câmara da UCP, sob a regência do maestro Antônio Gastão. A entrada na apresentação é livre, mas, como o número de lugares é limitado, o Museu recomenda a retirada antecipada de ingressos. Os convites estarão disponíveis na bilheteria do Museu Imperial até o horário do evento. O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo

O grupo Anima & Cuore estará hoje no Museu, com música clássica

desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação

musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

Especial

Luto

Uma data triste que não deve sair da memória

Êxito nas investigações e no ocultismo de um modo geral. Seu contagiante otimismo poderá ser abalado por desgastes nos setores profissional e familiar, com os quais você está com certa dificuldades em lidar. Não abuse da velocidade ao dirigir.

Evite se aborrecer por pequenas coisas. Não faça concessão ao pessimismo ou ideias negativas. Dia favorecido no progresso artístico e na popularidade. Observe as suas palavras, evitando atritos provocados pela sua incompreensão.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Tendência para investigar assuntos como a química e a medicina. Evite as aventuras perigosas. Alguns obstáculos poderão se apresentar, todavia, nada conseguirá demovê-lo de seus propósitos, e no final, quem lucrará será você

Aquário - (21/01 a 19/02)

Uma pessoa muito persuasiva conseguirá convencê-lo a fazer o que não estava pretendendo. Com a posição de Mercúrio, você está mais ansioso por experimentos intelectuais; e se tiver de viajar a negócios, pode esperar bons resultados.

 Peixes - (20/02 a 20/03) A influência da lua promete bons ganhos e lucros em negócios rápidos. Especial atenção aos assuntos domésticos, - profissionais e tudo o que lhe dê estabilidade. Facilidades para as ocupações relacionadas com agricultura, máquinas, empregos municipais e posições de autoridade.

Aposentado Pensionista

INSS

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO TAXAS SUPER ESPECIAIS!

SEM SAIR DE CASA, SEM BUROCRACIA

NÃO TEM CONSULTA SPC E SERASA

Ligue já!

(11) 3504-8484 Crédito somente para aposentados e pensionistas do INSS. Com juros de 2,34% ao mês em até 60meses. Crédito sujeito a margem disponível.

O careta Cal Weaver (Steve Carell) tem quarenta e poucos anos e uma vida perfeita – um bom emprego, uma casa legal, filhos ideais e um casamento com sua namorada do colégio. Mas quando Cal descobre que sua esposa Emily (Julianne Moore) o está traindo e quer o divórcio, sua vida “perfeita” desaba rapidamente. E para piorar, faz décadas que Cal não tem um encontro amoroso e ele é justamente a definição de alguém sem charme. OS SMURFS – Censura livre - Horários: 15h e 17h todos os dias, exceto 2ª feira Em ‘Smurfs - O Filme’, quando a perseguição do malvado mago Gargamel expulsa os Smurfs da sua vila através de um portal mágico, eles vêm parar no nosso mundo, bem no meio do Central Park de Nova York. Com apenas “três maçãs” de altura e presos na Big Apple, os Smurfs precisam encontrar um jeito de voltar para a vila antes que Gargamel os localize. Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8.

OS SMURFS – Censura livre – Dublado - Horários: 14h e 18h

Samba de roda, futebol e cerveja hoje no Castelinho

 Escorpião - (23/10 a 21/11)

Sagitário - (22/11 a 21/12)

AMOR A TODA PROVA – Censura 12 anos – com Steve Carell – Horários: 19h20 todos os dias, exceto 2ª feira – Sessão extra sexta e sábado, 21h40

SALA 1

Samba e futebol, uma dobradinha alegre, hoje, no Castelinho

Você deverá evitar discussões atritos e disputas com autoridades. Certos momentos de iluminação neste dia, farão você perceber que a sua vida está se dirigindo a um rumo que não lhe agrada em nada. Ainda há tempo de rever tudo e encaixar as coisas nos seus devidos lugares.

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava

SALA 2

Libra - (23/09 a 22/10)

Possibilidades de lucro e sucesso no campo comercial. Êxito técnico, intelectual e científico. Leve mais em consideração a pessoa amada. Observe as suas palavras, evitando atritos e discussões provocadas pela sua incompreensão.

bastante, ao ponto deles escaparem de suas gaiolas e enfrentarem os humanos pelo controle da Terra.

CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro

Virgem - (23/08 a 22/09)

domingo, 11 de setembro de 2011

As duas estruturas do World Trade Center, prestes a desabarem

nMárcio Salerno

Lembranças tristes deveriam ser varridas porta afora, mas esta não dá para esquecer. Neste dia 11 de setembro, há exatos dez anos, o atentado terrorista mais bem-sucedido da história da humanidade acontecia em Nova York, derrubando as duas torres do World Trade Center, símbolo maior do mundo capitalista, e levando junto milhares de vidas de gente que não tinha nada a ver com a contenda EUA X Al Qaeda. Devem ter outras coisas referentes à tragédia na edição de hoje do jornal, mas não custa relembrar aqui. Afinal, o que isso tem a ver com a Agenda Cultural? Tudo. Tem a ver com a Agenda Cultural da Paz, item em baixa, se é que já existiu um dia, em um mundo dominado pelo ódio e a intolerância, e falamos dos dois lados da moeda. Pense: já houve, desde que o mundo é mundo, al-

gum dia em que, em algum lugar do planeta, guerras não espoucassem, assassinatos não ocorressem, a ganância de alguns não destruísse a paz e o sossego de muitos? E as cenas do atentado foram dignas de uma superprodução de Hollywood, como muita gente acreditou ser, ao ligar a TV, na manhã daquele dia fatídico. E, com certeza, Hollywood influenciou muito a forma como que se deu o atentado, como se os mestres da fantasia tivessem ensinado os demônios da realidade a cometerem um ato daquela magnitude. Claro que o 11 de Setembro virou filme, vários filmes, aliás. E de que adianta? As torres foram derrubadas, muitas vidas inocentes se perderam e o tal memorial, em forma de museu, que foi aberto no ‘ground zero’, é hoje motivo de polêmica. Certo, mas... e daí? Algo de bom vai sair de tudo isso? Ao que tudo indica, não.

O Samba Futebol Clube é o ponto de partida de um novo conceito em entretenimento, que promete sacudir o mercado de eventos em Petrópolis. Baseado nos moldes de um bloco de sucesso do Carnaval baiano, surgiu o bloco Nu Paraíso, onde as mulheres são convidadas VIP. O evento acontece hoje, a partir de 15h, no Castelinho de Petrópolis, ao som do samba de roda do Grupo Reflexsamba e transmissão do jogo entre Vasco e Coritiba, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. No cardápio comidas de botequim como sardinha, torresmo, calabresa e pastel, além de muita cerveja. Segundo os organizadores, o evento será realizado uma vez por mês, em locais diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo. “Petrópolis precisa de eventos de qualidade e com propostas novas que atraiam o público. Este é o intuito de criar eventos como este na nossa cidade”, afirmou o organizador Douglas Schmitt. Durante o evento, serão sorteados mais de mil reais em vale compras, premiação para quem acertar o resultado do jogo no Bolão do Samba Futebol Clube e eleição da Princesa do Bloco Nu Paraíso. Os ingressos saem a R$ 15 (masculino).

LANTERNA VERDE – Censura 10 anos – com Ryan Reynolds – Horários: 14h30, 16h40, 19h e 21h10 Filme baseado em heróis das histórias em quadrinhos da DC Comics. Hal Jordan presencia um desastre aéreo envolvendo uma nave alienígena e recebe um anel de poder do piloto, que está morrendo. A partir daí, ele se torna o Lanterna Verde. Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 PLANETA DOS MACACOS – a origem – Censura 12 anos – com James Franco – Horários: 16h10, 18h30 e 20h40 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão San Francisco. Will Rodman é um cientista que trabalha em um laboratório, onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai sofre da doença. Ao seu lado conta com a ajuda de Caroline, uma especialista em primatas. As experiências realizadas fazem com que a inteligência dos macacos aumente

O HOMEM DO FUTURO – Censura 12 anos – com Wagner Moura – Horários: 16h30 e21h 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão Zero é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu Helena, o grande amor de sua vida. Certo dia, uma experiência acidental com um de seus inventos faz com que ele viaje no tempo, mais precisamente, à data da festa onde foi humilhado. Depois da chance de mudar a sua história, Zero retorna ao presente totalmente modificado e percebe uma realidade a qual não acreditava ser possível. ONDE ESTÁ A FELICIDADE? – Censura 12 anos – com Brunba Lombardi – Horários: 18h50 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão Teodora descobre que seu marido estava mantendo uma relação virtual e entra em crise, o que resulta na perda de seu trabalho como apresentadora de um programa culinário. Desiludida, resolve cair na estrada e parte para uma viagem de autoconhecimento, percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Junto com seu antigo diretor e uma nova amiga, Teodora vive uma divertida aventura, enquanto Nando bola um plano para reconquistar seu grande amor. Será que eles conseguem ficar juntos novamente?. TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 OS SMURFS – Censura livre – dublado – Horários: 14h50 e 16h50 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão LANTERNA VERDE – Censura 10 anos – com Ryan Reynolds – Horário: 18h50 e 20h50 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão SALA 2 COWBOYS & ALIENS – Censura 10 anos – com Harrison Ford – Horários: 16h, 18h20 e 20h40 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão Em 1873, um estranho sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes, dominada pelo medo e comandada pelo pulso forte do Coronel Woodrow Dollarhyde. Mas as coisas pioram com a invasão de seres alienígenas, forçando os homens brancos a unir forças com os índios Apaches contra a ameaça extraterrestre. SALA 3 DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO 2 – Censura livre – Horários: 15h e 17h 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão Agora adolescente, Chapeuzinho Vermelho leva uma vida tranquila ao lado das misteriosas Irmãs de Capuz. Até que, um dia, é convocada pela agência Felizes para Sempre para, em companhia do Lobo Mau, liderar uma força tarefa que investiga o misterioso desaparecimento dos irmãos João e Maria. PROFESSORA SEM CLASSE – Censura 14 anos – com Cameron Diaz – Horários: 19h e 21h 2ª feira – dia 12 – não haverá sessão Elizabeth Halsey trabalha como professora, mas não vê a hora de deixar a função. Seus planos vão por água abaixo quando seu noivo termina o relacionamento, acusandoa de gastar demais. Como resultado, ela é obrigada a voltar à escola em que trabalhava para um novo ano letivo. Elizabeth não está interessada em ensinar os alunos e pouco se importa com as tentativas de integrar os professores capitaneada pelo diretor Wally e a professora Amy.

Filmes na TV

Lembrança Aniversário do Teatro Santa Cecília será comemorado dia 28 No próximo dia 28, uma quarta-feira, às 19h, será comemorado o aniversário de 56 anos do Teatro Santa Cecília, na Rua Mal. Deodoro, centro. Os ingressos saem a R$ 5. O Teatro Santa Cecília, que pertence è Escola de Música homônima, foi fundado em 26 de setembro de 1955. O atual prédio onde funcionam ambos começou a ser construído em 1950, depois

QUERO MATAR MEU CHEFE – Censura 14 anos – com Jason Bateman – Horários: 16h e 20h30 Comédia americana sobre secretária que não suporta mais os desmandos de seu patrão.

SALA 2

de desmanchar uma pequena casa que tinha no lugar e na qual funcionava a Escola de Música desde o ano de 1928, quando os amigos seguidores do fundador compraram o imóvel. Nos cinco anos de construção do novo prédio, a Escola de Música Santa Cecília ficou administrando suas aulas de música no Palácio de Cristal, cedido pela Prefeitura. Agora o prédio e o Te-

atro Santa Cecília ganharão está audição-show, para comemorar, contando com participações do diretor de Ensino e professor Paulo Gantzel, que juntamente com outros professores da Escola, alunos com dotes musicais muito apurados e convidados, como a Eterna Rainha do Rádio petropolitano, Marly Machado e do professor de violão e músico Ilton Esteves.

n SPACE CHIMPS – MICOS NO ESPAÇO – GLOBO – 14H05. Três chimpanzés são enviados ao espaço pala NASA. Obrigados a conviver juntos, os três, com ânimos bem diversos um do outro, vão ter de aprender a conviver para o êxito da missão. n ATIRADOR – GLOBO – 23H55 – COM MARK WAHLBERG. Exímio atirador exila-se nas florestas do Arkansas, depois de ter causado a morte de um colega, involuntariamente. Ele quer se afastar definitivamente das pessoas, mas vai ter de voltar à ação quando o governo dos EUA surge com uma missão. n AS TORRES GÊMEAS – GLOBO – 01H55 – COM NICOLAS CAGE. Versão de Oliver Stone para a tragédia de 11 de Setembro de 2001 em Nova York. Aqui ele conta a história de bombeiros que ficaram soterrados e levaram muito tempo até serem descobertos e resgatados.


domingo, 11 de setembro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

15

saúde

Sal na medida certa faz bem ao coração O sal de cozinha já foi chamado de ouro branco e reinou no mundo dos temperos por séculos, mas não faz mais sentido falar dele como se fosse único. Afinal, cerca de 300 tipos do ingrediente são conhecidos hoje em dia. Todos dão um gostinho a mais ao prato, mas as semelhanças param por aí. Nem mesmo a quantidade de sódio, o principal componente desses condimentos, é idêntica entre eles. E essa é uma ótima notícia para quem adora ter o saleiro por perto mas não quer prejudicar a saúde — pelo menos quando falamos das versões com doses menores de sódio. Isso porque o mineral, em excesso, pode causar estragos

que vão muito além da hipertensão, seu malefício mais conhecido. Um estudo quentíssimo da Universidade de São Paulo prova que uma molécula conhecida como angiotensina II, formada constantemente na corrente sanguínea, poderia invadir os tecidos do coração quando o nutriente é consumido além da conta. - Testes feitos com animais mostram que esse exagero induziria o aumento de volume das células do miocárdio, o músculo do órgão, o que modifica sua estrutura e leva à sua disfunção - revela a biomédica Daniele Ferreira, autora da pesquisa. A consequência, em longo prazo, seria a falência cardíaca. O assunto é prioridade

Fotos: Divulgação

entre as autoridades de saúde pública mundo afora. O governo americano acaba de sugerir que a recomendação de consumo diário de sódio passe a ser de no máximo 1 500 mg, ou meia colher de chá — uma redução de quase 40% com relação ao nível de consumo atual naquele país. - A medida exige negociação. O importante é criar uma cultura de promoção da saúde - esclarece o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que, em junho, promoveu um encontro com a indústria alimentícia para propor a diminuição do sódio nos produtos brasileiros. Aqui, consumimos cerca de 4 800 mg do mineral por dia!

Cozinheiros podem optar pelos diversos tipos de sal, do refinado ao grosso e também os coloridos

Degustar um prato apimentado deflagra reações no organismo que vão muito além daquela ardência na língua. Esse incêndio todo é obra de uma substância encontrada na malagueta, na cumari, na dedo-de-moça e em outras tantas pimentas: a capsaicina. Em contato com membranas da boca, do nariz e da garganta, ela desencadeia um sinal de dor transmitido de célula a célula até chegar lá em cima, na massa cinzenta. “É a mesma mensagem enviada em casos de queimadura por fogo”, afirma Rita de Cássia Pereira Alves, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, no Ceará. O cérebro, aflito, reage produzindo endorfinas — compostos similares à morfina, que eliminam a sensação dolorosa. Em outras palavras, a pimenta é uma contradição em forma de fruta (sim, ela é fruta): arde, mas ao mesmo tempo alivia dores. Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, levaram a pequena incendiária da cozinha para o laboratório e comprovaram sua dupla faceta. Eles isolaram a capsaicina e a associaram a um derivado de lidocaína, um anestésico local usado para operações dentárias e para apagar inflamações. O preparado conseguiu silenciar os neurônios sensíveis à dor. “A capsaicina bloqueia apenas a condução do impulso dolorido. Já os analgésicos tra-

dicionais barram os estímulos de todos os neurônios sensoriais, afetando sentidos como o tato”, explica a farmacêutica Isabela Guerreiro, do Rio de Janeiro. Além de mitigar dores, a ardência do tempero acelera os batimentos cardíacos, aumenta a produção de suor e de saliva. Em suma, faz o corpo queimar mais energia, sobretudo aquela armazenada na forma de gordura. Esse mérito não cabe somente à capsaicina, mas também à dihidrocapsaicina, que, diga-se, é menos ardida do que sua prima. Prova disso veio da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, também nos Estados Unidos. Ali, um grupo de pesquisadores analisou 33 homens e mulheres obesos: parte deles recebeu placebo e outra parte uma dose de dihidrocapsaicina. Os resultados mostraram que a substância ajudou a torrar entre 100 e 200 calorias extras por dia. A pimenta também possui propriedades vasodilatadoras, ou seja, ela aumenta o calibre de nossos vasos. Esse efeito dá aquela mãozinha para a circulação sanguínea, melhorando a irrigação inclusive dos órgãos genitais — daí sua fama de afrodisíaca. “Além disso, ela contém poucas calorias e é fonte de vitaminas A, C e do complexo B”, lembra a nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu, da equipe de nutrição do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescen-

Nos últimos anos, inúmeras pesquisas apontaram o leite como um vilão do organismo. Ele foi incriminado por causar alergias em pessoas sensíveis a suas proteínas e desconforto intestinal em quem tem a chamada intolerância à lactose, o açúcar da bebida. Em tempos dominados por produtos light, até a gordura do leite e de seus derivados se tornou um entrave à dieta. Mas, na contramão, os especialistas começam a fazer justiça e se render aos estudos que comprovam as benesses e a complexidade nutritiva dos alimentos lácteos — principalmente quando o assunto é proteger o coração. De um trabalho recente da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vem o argumento de que esses produtos ajudam a equilibrar a pressão arterial. Um dos responsáveis pelo benefício seria um peptídeo, um pedaço da proteína do leite, capaz de anular uma

enzima que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos — o estopim para a hipertensão. Salvas do aperto, as artérias se dilatam e liberam a circulação. - Os peptídeos presentes na caseína — que representa 80% das proteínas do leite — e também nas outras proteínas do soro do produto têm um potente efeito de inibição dessa enzima - afirma o nutrólogo paulista Edson Credídio, autor do livro Leite, o Elixir da Vida (Editora Ottoni). Já uma revisão conduzida por estudiosos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo constata que o consumo rotineiro das versões mais magras dos produtos lácteos, como o leite desnatado e o queijo branco, está ligado a uma queda na incidência de hipertensão e diabete tipo 2. Tamanha vantagem seria proporcionada por um ingrediente fornecido em abundância pelo leite e seus derivados, sobretudo os tipos dotados de baixos

Plantas que Pimenta: alívio ardido para as dores e auxílio na queima de gorduras curam

Milson de Castro

Combate em até 33% a insuficiência cardíaca comendo salmão uma vez por semana

S

egundo pesquisa norte-americana recente deixa-nos claro que comer salmão no mínimo uma por semana diminui o risco de doenças cardíacas. A Universida de Northwea tem pesquisado ultimamente os benefícios da carne de salmão na diminuição da pressão alta e das inflamações das artérias. Esse estudo veio à tona depois que os cientistas acompanharam 85 mil mulheres durante dez anos. Mas saibam que o mais importante e consumi-lo cozido, assado ou em sashimi, pois o peixe frito faz subir os níveis de colesterol ruim no sangue (HDL) fazendo “entupir os vasos do coração e causando ao consumidor o que chamamos de aterosclerose”, segundo afirma o cardiologista Dr. Domingos Vitola, do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Outra informação importante é que a cor alaranjada do salmão é devido aos camarões que acumulam o pigmento na casca e nos músculos e são comidos pelo salmão, que armazena então o pigmento em seu tecido gorduroso o que lhe confere a coloração alaranjada ou rosa. Para os holísticos, seguidores da cromoterapia a cor alaranjada ou rosa é benéfica à saúde. Segundo pesquisadores que conduziram estudos científicos sobre os benefícios da alimentação no organismo humano uma vez por semana já garantem benefícios à saúde de idosos, adultos e crianças, pois o peixe é uma fonte rica em proteínas que possuem valor nutritivo bem alto, sendo superiores as que são encontradas nas carnes de boi, porco e aves. Além disso, as proteínas encontradas no salmão favorecem o processo de digestão, pois apresentam uma alta digestibilidade pelo organismo. Normalmente, para desfrutar totalmente dos benefícios que o salmão oferece, os profissionais especiali-

zados em nutrição recomendam uma ingestão de no mínimo meio quilo por semana. nBenefícios ao Coração De acordo com pesquisadores da Associação Americana do Coração, mesmo as pessoas que não apresentam nenhum problema no coração podem se beneficiar com o consumo de peixes que são ricos em ômega-3, como o salmão. Um estudo recente feito por mais de vinte mil médicos nos Estados Unidos da América, conhecido como “Estudo da Saúde dos Médicos”, levantou a hipótese de que a ingestão do salmão pode diminuir em até oitenta por cento o risco de um indivíduo vir a sofrer algum ataque cardíaco; desde que ele procure manter o estresse dentro dos padrões aceitos pela Organização Mundial de Saúde. Uma outra pesquisa deixa-nos claro que os ácidos graxos ômega 3 fazem reduzir em até trinta e três por cento o risco de pessoas de o sexo feminino chegarem a óbito em virtude de complicações cardíacas. Vale ressaltar que o consumo único e exclusivamente de salmão não é suficiente para o efeito terapêutico. Os médicos especialistas nortes-americanos aconselham que se faça uma dieta balanceada com grãos e cereais combinados com carne magra, gelatinas, frutas e hortaliças, pois essas são indispensáveis à manutenção da boa saúde dos indivíduos, pois esses nutrientes têm propriedades que combatem os radicais livres que são os grandes responsáveis pela diminuição da produção de colágeno fazendo reduzir o armazenamento de tecido adiposo no corpo humano e aumentando o tônus muscular, sendo excelente para aqueles que praticam atividades físicas para obterem um corpo magro e definido. Milson de Castro, Homeopata (Não Médico) e Especialista em obsidade na Fitoterapia. Presidente do Instituto “SAT”, com Pós Graduação na UFV, UVA, SUAM e FANIP

As pimentas têm uma composição semelhante à morfina

te da Universidade Federal de São Paulo. A vitamina A é famosa por preservar a saúde dos olhos. Já a C, um dos antioxidantes mais badalados, entra na produção de anticorpos. Finalmente, o time do complexo B, que inclui substâncias que evitam a malformação fetal. Para tirar proveito de todos esses benefícios, a sugestão é apostar nas pimentas vermelhas. “Elas possuem maior valor nutricional do que as verdes”, diz Camila. O único senão para o consumo do condimento vai para as pessoas que sofrem de gastrite. Para esses indivíduos, o conselho é evitar exageros, porque as pimentas financiam a produção

de ácido clorídrico, o que pode incendiar ainda mais o cenário estomacal. E, para aqueles que não deixam uma pimentinha de lado, um recado: a capsaicina não é solúvel em água, somente em óleo. Então pouco adianta entornar copos e mais copos do líquido para aplacar a queimação. Nessas horas, prefira alimentos com pitadas de gordura na composição, como um gole de leite, para obter algum alívio. Um trabalho da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostra que, ao sinal de ferimento, o corpo libera uma substância semelhante à capsaicina, a responsável pela ardência de pimentas como a malagueta.

Consumo rotineiro do leite magro e seus derivados diminui hipertensão teores de gordura: o cálcio. Pois é, sua importância vai além da tarefa de conservar o esqueleto. No artigo assinado pelos experts brasileiros, ficou registrado que o mineral contribui com a vasodilatação, melhora o aproveitamento da glicose e favorece o equilíbrio do peso corporal. São motivos suficientes para acreditar que o cálcio é um amigo do peito. Para desfrutar dos benefícios do cálcio, recomendase incluir na rotina de três a quatro porções diárias de leite ou derivados que correspondam, no total, a um volume de mil a 1.300 miligramas do mineral. Para você ter uma ideia, 240 gramas de leite integral ou iogurte, quantidade equivalente a dois copos americanos, oferecem 300 miligramas de cálcio. Embora alimentos como couve e feijão também forneçam o nutriente, os lácteos são os que proporcionam sua melhor absorção. O leite desnatado e o queijo branco contêm vo-

lume de cálcio ligeiramente menor que os tipos integrais, mas, ao priorizá-los na dieta, estamos excluindo a gordura saturada, que não é bem vinda porque eleva o risco cardiovascular e colabora com os quilos extras. - Um dos mecanismos que justificam a relação mais cálcio/menos peso é a capacidade que o mineral tem de atuar dentro da célula de gordura, provocando sua quebra e diminuindo seu acúmulo no organismo - explica a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. O nutriente também seria capaz de formar um complexo com parte dos lipídeos provenientes do cardápio, expulsando-os por meio das fezes. E ainda reduziria o acúmulo de energia na forma de gordura porque contribui com a liberação de calor, aumentando o gasto calórico, e otimizaria o uso da insulina, hormônio que regula o apetite.


16

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

O que vem por aí

O QUE VAI ACONTECER NAS NOVELAS A PARTIR DE 12 DE SETEMBRO

"FINA ESTAMPA" – 21 H – GLOBO

"MORDE & ASSOPRA" – 19 H - GLOBO

Sem acaso Parece que o destino vive conspirando para que certas pessoas se cruzem por aí. Com Griselda (Lília Cabral) e René (Dalton Vigh) é exatamente isso que acontece. Nos próximos capítulos de "Fina Estampa", Tereza Cristina (Christiane Torloni) comenta com o marido que o Le Velmont precisa urgentemente de uma reforma. E ele sabe bem quem pode ajudá-lo da melhor maneira: Griselda (Lília Cabral).Depois de tantos serviços prestados ao casal, a "Marido de Aluguel" é chamada para tocar a reforma no restaurante. Não podia ser diferente. Afinal, René confia cegamente em seu trabalho. O chefe de cozinha aproveita, então, para mostrar cada detalhe do local que precisa ser consertado.Mas a notícia de que Antenor (Caio Castro) teve alta deixa Griselda com os nervos "à flor da pele". Ao perceber que ela está tensa, René oferece uma carona até o hospital. Isso que é homem de verdade! Mesmo depois da confusão que o filho da "faz tudo" arranjou com Patrícia (Adriana Birolli), sua filha, René demonstra ser íntegro e cuidadoso com essa atitude.Mais tarde, ele liga para Griselda para saber notícias. O problema é que Tereza Cristina chega no restaurante bem nessa hora.

DOMINGO, 11 DE SETEMBRO DE 2011

Fase enrolada Não precisa ter muitas experiências em relacionamentos amorosos para saber: manter uma ex por perto é sinônimo de problema com a atual. Como as novelas tentam chegar o mais próximo da realidade, isso também é quase que uma regra nos folhetins. Nesta semana, em "Morde & Assopra", quem sofrerá com o ciúme é Júlia (Adriana Esteves). A paleontóloga tem passado por poucas e boas: ajuda Naomi (Flávia Alessandra), que está presa, aconselha Guilherme (Klebber Toledo) e ainda tenta se decidir entre Ícaro (Mateus Solano) e Abner (Marcos Pasquim). Mas a vida de Júlia não ficará mais fácil. Ela vai visitar Abner em sua casa e descobre que Celeste (Vanessa Giácomo) está morando com ele. E não é apenas uma ex qualquer. Celeste fez com que Abner terminasse o romance com Júlia fingindo que estava grávida dele. E tudo foi descoberto quando os dois já estavam no altar! Claro que Júlia tem motivos para ficar furiosa. Sendo assim, sai de lá batendo portas e bufando. Agora é esperar para ver até quando ela resiste. (Manu Moreira/PopTevê)

"VIDAS EM JOGO" – 22 H – RECORD

"CORDEL ENCANTADO" – 18 H - GLOBO

"MALHAÇÃO" – 17:30 H – GLOBO

Ato desesperado

Pelo em ovo

Mesmo já tendo feito algumas besteiras, Maurício (Mário Gomes) sempre pareceu uma pessoa razoável. Mas, desde que o confronto com Cleber (Sandro Rocha) ficou mais acirrado, o advogado começou a demonstrar alguns comportamentos estranhos. Agora, em "Vidas em Jogo", ele enlouquecerá de vez. Na próxima semana, aproveitando uma confusão na delegacia, Maurício foge e sequestra Patrícia (Thaís Fersoza). Ele vai até a mansão de Francisco (Guilherme Berenguer) com a moça e pede dinheiro para fugir do país. Só que a polícia chega e a situação fica ainda mais tensa. Desesperado, Maurício diz que não cometeu o crime pelo qual é acusado. Regina (Beth Goulart), com medo de que algo aconteça com sua filha, troca de lugar com ela e vira refém do advogado. Ele quer beijá-la, mas ela recusa. Quando a polícia tenta invadir o local, Maurício diz que os dois morrerão juntos, o que assusta a empresária. Aproveitando uma distração do advogado, Francisco consegue desarmá-lo e o delegado o prende. Já na delegacia, sai o resultado da balística confirmando que o tiro que acertou Cleber veio da arma de Maurício. Pelo visto, ele não escapará dessa. (Ana Paula Hinz/PopTevê)

Romance

Quem procura acha. É isso o que Sandra (Soraya Ravenle) está prestes a aprender, nesta semana, em "Malhação". E, sem querer, mete a filha Natália (Carla Salle) na confusão. A cabeleireira está desconfiada de que o marido Ademir (Anderson Müller) está tendo um caso com outra. Ninguém tira isso da cabeça dela. Ademir é um trabalhador honesto e preza pela harmonia da família. Ele jamais teria uma relação extraconjugal. Todavia, a esposa não está certa disso. Para complicar a situação, Guido (Gil Coelho), um dos filhos do casal, pede emprestado o celular do pai para mandar mensagens para Laura (Letícia Spiller). A bela responde o torpedo e Sandra acredita que seja uma mensagem de amor para seu marido. Mas ela não sabe mexer no aparelho e pede que Natália a ensine. Quando Sandra tem a oportunidade de ficar sozinha com o celular de Ademir, lê todas as mensagens recebidas e enviadas. É bom Ademir ter paciência porque ele vai precisar de muito jeito para explicar tamanha confusão. (Gabriel Sobreira/PopTevê)

Um dos contos de fadas mais conhecidos entre as meninas é "A Bela Adormecida". No clássico, a princesa desperta de um sono profundo depois que é beijada por seu amor. As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes nunca esconderam que "Cordel Encantado" é uma fábula que reúne elementos nordestinos e personagens fantasiosos. E, nesta semana do folhetim, a sensação de "déjà vu" para quem é fã dos contos da Disney é inevitável. Isso porque Açucena (Bianca Bin) será considerada morta pelo povo de Brogodó e Seráfia. Todos ficam arrasados com a morte da princesinha. Os amigos chegam ao velório tristíssimos. Mas ninguém está pior que Jesuíno (Cauã Reymond), que vê o amor de sua vida dentro de um caixão prestes a ser enterrado. Nesse "turbilhão" de emoções, o herói do sertão pede para dar um último beijo de adeus em Açucena. Com os lábios do amado, a menina desperta. Jesuíno custa a acreditar e logo vai anunciar a todos que ela está "de volta à vida". O povo festeja que a princesa está bem. Mas, em meio à tanta felicidade, só resta saber se Timóteo (Bruno Gagliasso) deixará, finalmente, o casal em paz. (Manu Moreira/PopTevê)

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

MALHAÇÃO/17H15

CORDEL ENCANTADO/18h

MORDE & ASSOPRA/19H15

FINA ESTAMPA/21H

RECORD VIDAS EM JOGO/22H

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

Alexia decide ir embora ao ver Gabriel, mas ele a segue e sente fortes dores de cabeça. Moisés fica desconfiado ao ver a menina subindo a favela. Gabriel pede socorro a Cristal, Babi e Ziggy e revela que a “Sonhadora Solitária” é Alexia. Moisés procura na câmara as fotos que ela tirou da quadra na noite anterior, mas não encontra. Ele atende o orelhão comunitário e Gabriel pergunta por Alexia.

Nicolau se preocupa ao saber que o antídoto da poção não funcionou e que a princesa morreu. O capitão conta a Cícero que Açucena morreu. Tomás afirma para Penélope e Vicentina que manterá Lilica como a estrela de seu filme. Todos chegam inconsoláveis para o velório de Açucena em Vila da Cruz. Herculano tira Úrsula da delegacia e a leva para seu acampamento. Timóteo piora e o médico decide operá-lo na fazenda com a ajuda de Farid e Inácio. Jesuíno pede para se despedir de Açucena e, ao beijá-la, faz a princesa despertar.

Celeste conta para Abner que ficou pobre e ele lhe dá abrigo. Akira admite que sabe quem matou o delegado e incrimina ainda mais Naomi. Amanda ouve toda a conversa. Cleonice recebe Elaine/Élcio e Xavier para jantar em sua casa e manda Salomé preparar tudo que eles querem. Celeste diz para Abner que a fazenda agora pertence a Cleonice. Ícaro tenta reatar com Júlia. Abner faz uma proposta a Cleonice para comprar a fazenda. Amanda procura Wilson e afirma que Akira pode testemunhar contra Naomi.

Mirna exige que Antenor pague o que deve a ela. Griselda pede para Juan Guilherme não retirar a queixa contra seu filho. Paulo e Esther voltam para o Rio de Janeiro. Rafael tenta convencer Juan Guilherme a retirar a queixa contra Antenor. Tereza Cristina comenta com o marido que o “Le Velmont” precisa de uma reforma. Ferdinand se enfurece quando Victor menciona o seu passado. Juan Guilherme retira a queixa contra Antenor. Dona Zilá fica cismada por Amália conseguir ler seu caderno de receitas. René procura Griselda.

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

Maurício presta depoimento ao delegado, quando de repente ouve-se tiros e percebe-se que a delegacia está sendo invadida. Jorjão e Ernesto resgatam Ivan da delegacia e deixam o delegado algemado. Mauricio aproveita para fugir e sequestra Patrícia. Ivan diz a Ernesto que se ele lhe fizer alguns favores, será recompensado. Mauricio liga para Francisco dizendo que está com Patrícia como refém e pede para conversar. Ele pede dinheiro ao milionário para fugir do país. O advogado escuta o barulho de sirenes e fica irritado com o Francisco, que chamou a polícia. TERÇA-FEIRA

Betão conta que será DJ em uma festa na boate e Débora se anima. Cristal liga para o orelhão comunitário atrás de Alexia e quem atende é Fôjo, que lhe dá informações sobre a professora. Moisés pede para Alexia mostrar as fotos que ela tirou da quadra. Gabriel comemora o fim de suas dores. Laura proíbe Débora de ir à festa na boate. Gabriel recebe um e-mail de Alexia.

Jesuíno avisa a todos que Açucena acordou. Sérgio avisa que não conseguiu extrair a bala e precisa levar Timóteo para o hospital. Açucena e Jesuíno ficam aliviados com a notícia de que Timóteo foi transferido para um hospital. Rosa pede a Cícero para abandonar o cangaço se quiser ficar com ela. Cândida solta Úrsula e avisa que, se ela não sumir da vida de Herculano, vai entregá-la para Augusto. Úrsula surpreende Herculano e Cândida ao entrar na tenda e afirma que quer continuar prisioneira.

Wilson afirma que convocará Akira para um novo depoimento. Cleonice acerta a venda da fazenda de Abner. Akira afirma a Wilson que viu Naomi sair do local do crime, depois que o delegado foi morto. Cleonice sai do salão de beleza transformada e deixa Eliseu surpreso. Ícaro se revolta ao saber que a conversa que teve com Akira e Júlia foi descoberta pelo delegado e pergunta a Júlia se foi ela quem contou.

René chama Griselda para fazer a reforma de seu restaurante. Tereza Cristina se revolta quando Patrícia chega em casa com Daniel. Deusa chega à pousada para se hospedar e Zambeze comenta com Álvaro que Luana acertou o que previu. Rafael se insinua para Mirna e se oferece como pagamento da dívida de Antenor. Esther pensa no que Danielle disse a ela em sua consulta. Dagmar diz a Quinzé quando Teodora chegará ao Brasil. René mostra a Griselda as reformas que o “Le Velmont” precisa. Antenor avisa à mãe que teve alta do hospital.

Patrícia tenta convencer Maurício a não atirar em Francisco e se põe na frente do milionário. O advogado desabafa com Patrícia e Francisco e diz que não será preso por um crime que não cometeu. Andrea conta para sua médica que Cleber a estuprou sem camisinha. A ginecologista aconselha a milionária a registrar queixa sobre o ocorrido e pede que ela faça alguns exames. Regina diz a Maurício que trocará de lugar com sua filha e Tatiana assiste a tudo pela televisão, preocupada. Ela pergunta a Maurício se ele pretende matá-la.

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

Em seu e-mail, Alexia pede para Gabriel se afastar dela. Cristal não se conforma com a decisão de Gabriel de desistir do caso da menina. Ele se inscreve nas aulas de kung fu. Ziggy se desentende com Natália. Laura manda um torpedo para Guido e Sandra acredita que seja para Ademir. Betão fica com ciúmes da atenção que o Mestre de kung fu dá para Gabriel e avança no rival.

Úrsula inventa uma história para Herculano e outra para Cândida. Bel entrega para o capitão o mapa de onde o tesouro está escondido. Ternurinha diz a ZóioFurado que eles precisam do apoio de Úrsula para pegar o tesouro de Seráfia. Úrsula tenta seduzir Herculano. Jesuíno tem um pesadelo e acorda assustado. Miguézim entra em transe e faz uma profecia ao saber do sonho de Jesuíno. Úrsula põe o soro da verdade no café de Cícero e pergunta onde o tesouro está escondido.

Júlia fica indignada com a acusação de Ícaro. Cleonto. Leandro pede para Akira ligar a robô para que ela possa ajudar Naomi. Amanda fica furiosa com a rejeição de Ícaro. Isaías começa a destruir os panfletos de Minerva, mas para com medo de ser denunciado. Júlia chega à fazenda de Abner e encontra Celeste.

René oferece uma carona para Griselda ao vê-la perturbada com a notícia da alta do filho. Vanessa e Ellen contam para Patrícia que o ex-noivo teve alta do hospital. Dona Zilá fala para Amália que ela vai ficar com seu caderno de receitas quando ela morrer. Antenor sente-se mal ao levantar para ir embora e Griselda o ampara. Leandro vai à loja em que comprou seu tênis e exige receber outro no lugar do que se rasgou. Griselda chega com Antenor em casa. René resolve ligar para Griselda, no momento em que Tereza Cristina chega ao “Le Velmont”.

Francisco e Regina tentam fugir de Maurício, quando escutam a polícia invadindo a casa do milionário. O advogado se protege utilizando Regina como escudo. O delegado entra e prende Maurício, que ameaça Regina. Francisco conforta Rita. Pelo telefone, Ivan ameaça o milionário. Andrea e Lucas tentam prestar queixa contra Cleber, mas o delegado não colabora. O delegado tenta descobrir com Maurício outras informações sobre o atentado a Cleber. Ele pergunta quem fugiu na ambulância no dia do tiroteio no hospital.

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

Gabriel e Betão se enfrentam na aula de kung fu, deixando o Mestre furioso. Uma das alunas de Alexia vê Douglas na janela da sala de aula e avisa à professora. Sandra diz para Natália que está sendo traída e pede para a filha ensiná-la a mexer no celular do marido. Débora e Ziggy se beijam. Ela fala para Ziggy que nunca se relacionou com ninguém. Cristal se assusta ao ver Gabriel com o nariz sangrando.

Cícero conta para Úrsula que existe um mapa indicando o paradeiro do tesouro. Jesuíno, Augusto e Petrus vão ao acampamento exigir que Herculano entregue Úrsula para eles. Bartira entra em trabalho de parto. Inácio pede a mão de Antônia para Benvinda, que se emociona. Ternurinha avisa a Zóio-Furado que tentará falar com Úrsula durante a festa de casamento de Penélope e Bel. Úrsula seduz Herculano e descobre onde o mapa do tesouro está escondido.

Júlia fica furiosa ao descobrir que Celeste está morando na casa de Abner. Marcos admite que ainda gosta de Natália e se recusa a dar o golpe em Cleonice. Aquiles se reúne com Naomi antes do início do julgamento e aconselha a cliente a admitir que é culpada. Ícaro chega à delegacia para acompanhar Naomi ao tribunal e encontra Abner. Leandro pede o carro dos tios emprestado e avisa que talvez não o devolva. Começa o julgamento de Naomi.

Antenor resmunga ao ouvir Griselda falar com René. Tereza Cristina faz o marido prometer que não vai mais dar atenção a Griselda. A produtora do "Caldeirão do Huck" leva o carro de Vilma. Amália tenta convencer Griselda a não expulsar Antenor de casa. Tereza Cristina procura Esther. Leandro foge da loja com um tênis igual ao seu e é levado para delegacia. Esther deixa a socialite esperando para conversar com ela. Paulo ouve Tereza Cristina falar com Esther sobre fertilização in vitro e revela que não pode ter filhos.

Maurício conta ao delegado que Lucas estava no hospital. Patrícia diz a Regina que não irá implicar mais com seu romance com Cleber. Lucas tenta confortar Andrea, quando ela demonstra preocupação ao falar dos exames que fez. O delegado vai à casa de Lucas para prender o ex-motorista de van. A polícia também vai à casa de Carlos. O delegado prende Lucas e Carlos para que eles não prejudiquem o andamento das investigações. Regina conta a Patrícia que sabe onde estão os irmãos de Francisco. Sai o resultado da balística. Maurício, Lucas e Carlos ficam na expectativa.

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Gabriel tenta conter o sangramento e Babi explica que ele brigou com Betão. Débora se relaciona pela primeira vez com Ziggy, que pede para conversar com Gabriel e conta o que aconteceu entre ele e Débora. Sandra encontra o celular de Ademir no quarto de Guido e lê todas as mensagens. Débora confessa para Michele que se arrependeu do que ocorreu entre ela e Ziggy.

Dora avisa a Ternurinha que contará a Patácio sobre Zóio-Furado. Nasce a filha de Bartira e Farid. Antônia visita Timóteo no hospital e se emociona. Tibungo percebe que Galego está com dificuldade para enxergar. Timóteo acorda no hospital, mas finge continuar inconsciente quando a freira se aproxima. Amália se desespera ao saber que Galego tem a mesma doença do marido. Miguézim inicia a celebração da bênção de Antônia e Inácio. Timóteo paga um carro de aluguel para levá-lo de volta a Brogodó.

O promotor acusa Naomi de ser culpada pela morte de Pimentel, mas ela se declara inocente. Leandro pede a Akira que o ajude a despertar a robô para salvar Naomi da condenação e Amanda ouve. Ela foge com a bateria de Naomi robô e Zariguim conta para Akira e Leandro. Eles recuperam a bateria e ligam Naomi robô. Leandro chega ao tribunal na hora do veredicto e exige que Naomi robô seja ouvida. Ela confessa que matou o delegado Pimentel. O promotor pede a prisão de Naomi robô e ela mostra que é uma máquina.

Rafael cobra de Antenor o dinheiro que pagou a Mirna. Griselda diz a Antenor que alugará um quarto para ele no “Recanto da Zambeze”. Esther fala para Paulo que não pensa mais em engravidar, mas chora quando ele se afasta. Após discutir com a filha, Tereza Cristina pede para René ir atrás de Patrícia e afirma que ela vai encontrar Antenor. Dona Zilá admira a Lua e vai em direção ao matagal até sumir em meio à vegetação. Luana diz a todos na pousada que Dona Zilá morreu, mas ninguém acredita.

O delegado conta que a bala que atingiu Cleber foi da arma de Mauricio. Francisco vai a delegacia para ver como estão os amigos e aproveita para conversar com o delegado sobre o caso de Rita. Ele tenta descobrir, através de Ernesto, informações sobre Roseli e Ivan, mas o comerciante desconversa. Zizi se encontra com seu antigo cafetão e lhe pede um favor. Adalberto liga para Rita querendo saber onde está sua esposa. Zizi pede que seu antigo chefe descubra informações sobre Regina. Ernesto chantageia a empresária pedindo dinheiro em troca de seu silêncio.t

SÁBADO

SÁBADO

SÁBADO

SÁBADO

Úrsula pensa em fugir com o mapa do tesouro durante a festa de casamento de Penélope e Bel. O médico do hospital de Formosura não consegue avisar a ninguém em Brogodó sobre a fuga de Timóteo. O coronel expulsa o motorista e dirige o carro, mas acaba saindo da estrada e desmaiando em cima do volante. Jesuíno e Açucena sonham com seu casamento. Miguézim teme por todos ao prever a volta de Timóteo. Dois homens veem o carro parado na estrada e, ao se aproximarem, ouvem a súplica de Timóteo para ser levado para casa.

O juiz manda prender Naomi robô, mas ela foge com Leandro. Júlia sugere que o júri se reúna novamente e o juiz concorda em anular o primeiro veredicto. Naomi é libertada e Ícaro diz que ela pode voltar a morar com ele. Minerva pede o apoio de Oséas para sua campanha eleitoral, mas ele nega. Ícaro pressiona Naomi a contar seu segredo e diz que eles não podem mais ficar juntos. Tadeu leva remédios para o tratamento de Naomi e Amanda se oferece para medicá-la. Júlia diz ao avô que está dividida entre Ícaro e Abner.

Álvaro não acredita no que Luana falou sobre Dona Zilá, mas Zambeze decide investigar. Zambeze, Álvaro e Mandrake encontram o corpo de Dona Zilá na mata. Nanda avisa a Leandro que ele foi solto e se surpreende ao receber um beijo do rapaz. Amália chora pela morte de Dona Zilá. Juan Guilherme insinua que colocará Zuleika no lugar de Rafael e ele fica inseguro. Esther marca um encontro com Danielle e Paulo ouve. Teodora vê Quinzé na porta do hotel.

QUINTA-FEIRA

SÁBADO

Não há exibição

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora. Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Não há exibição


DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

57 anos

17

CENTRO HISTÓRICO

Várias opções de compras na Rua 16 de Março Quem procura se vestir bem não pode deixar de conhecer as lojas da Rua 16 de Março, no Centro Histórico de Petrópolis. Mas a via conta também com imobiliárias e com várias opções de lanche. O petropolitano não precisa ir ao Rio de Janeiro para comprar bons produtos, basta para isso conhecer o vasto comércio da via.

ANDARELLA COLEÇÃO VERÃO 2012 Temos a maior variedade de calçados para você, mulher moderna, e sempre antenada na moda. Rua 16 de Março 80/86. Tel. (24)2237-5993 www.andarella.com.br

MR. HUGO Promoção Coleção 2012

Polo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Camiseta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Short . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

R$ 39,99 R$ 29,99 R$ 39,99

Rua 16 de Março, 50. Tel. (24) 2243-2523 e Shopping Estação de Itaipava, loja 28. Tel. (24) 2222-6934. www.mrhugo.com.br

Aica Administração Imobiliária Creci J1872 Há 32 anos no mercado trabalhando com seriedade no ramo de administração, venda e locação. Rua 16 de Março, 80 SL 206. Tel. (24) 2231-7555/ Fax. (24)2231-5140. Agora Também com filial em Itaipava - Shopping Vilarejo. Tel. (24) 2222-3130.

Mona Presentes

É gostoso!!! É natural!!! É Rei do Mate! Rua 16 de Março, 212.

Qualidade e Requinte ao seu alcance! Listas de Casamento, Aniversário, Presentes, Bodas, Casa & Decoração, Utilidades do lar e Eletroportáteis. Tradicional ou modernos? Você escolhe! A Mona presentes possui mais de 5.000 itens para decorar os mais variados ambientes. Rua 16 de Março, 324. Tel. (24) 2237-2783. www.monapresentes.com.br

Alimentação 2000 Produtos Naturais Nesses 25 anos de história e tradição, a loja foi eleita pela 9ª vez, pelo IPP (Prestação de Serviços de Pesquisas de Mercado LTDA ME), a melhor loja de Produtos Naturais de Petrópolis, tornando-se ponto de referência para aquelas pessoas que querem uma saúde melhor e uma alimentação mais saudável. Rua 16 de Março – Galeria Esperanto, loja 06 e 07. Tel. (24) 2231-5263 e Rua do Imperador 288, loja 23, (Shopping Dom Pedro II). Tel. (24)2237-3537.

Job Net Birô de impressão Aluguel de máquinas (uso local) para internet, texto, planilhas e pesquisas em geral. r Conversão de fitas de vídeo para DVD r Gravações de músicas. r Funcionamos de segunda à sexta das 09h as 20h30 e aos sábados das 11h às 17h. Rua 16 de Março, 80 SL 09. Telefax. (24) 2231-7331. r

Exodus Artigos para presente 35 anos de bom atendimento Rua 16 Março, 42. Tel. (24) 2243-3962


18

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de setembro de 2011

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Estadual: Imperial goleia Drogaria do Povo O Imperial Futsal goleou a Drogaria do Povo por 5 a 1, na noite desta sexta-feira, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Estadual de Futsal. Com a vitória, a equipe petropolitana assumiu a liderança do grupo B, com seis pontos. Os gols foram marcados por: Bananeira (2), Ramon, Sequinho e Saulo, pelo Imperial e Marcos Paulo descontando para a ADDP. O ala Saulo, autor do último gol e um dos principais jogadores da equipe em quadra, comemorou a vitória e a atuação da equipe. - Essa vitória foi muito importante para a nossa equipe, principalmente porque começamos perdendo e conseguimos a virada. O jogo estava difícil, mas nós conseguimos fazer ficar fácil e os gols saíram naturalmente - comentou. Apesar do placar elástico, a partida não foi tão fácil, o jogo começou com o Imperial pressionando, mas com o adversário marcando em cima e dando pouco espaço. O time da casa ainda levava perigo nos contra-ataques. Em um contra-ataque rápido a ADDP chutou e a bola bateu na mão de Leanderson

Ari Gomes

time de Cabo Frio resolveu partir para o tudo ou nada, colocando goleiro linha. Quando o jogo caminha para o fim, faltando apenas 5s Leanderson avançou e chutou cruzado para Saulo fechar o placar. Final Imperial Futsal, líder, 5 ADDP 1.

Ficha técnica

Ramon, um dos destaques do Imperial Futsal, comemora seu gol contra a representante de Cabo Frio. A equipe está em 1º lugar

e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança Marcos Paulo abriu o placar: 1 a 0. Após o gol o Imperial saiu afobado e tinha dificuldades para atacar até que após contra-ataque Araça cruzou e Bananeira marcou o

gol de empate, faltando apenas 25s para o intervalo. Na volta o Imperial estava mais tranquilo, trocando passes e envolvendo o adversário, aos quatro minutos Ramon recebeu no meio avan-

çou e chuto da intermediária para marcar o gol da virada. 1 x 2. Cinco minutos depois foi a vez de João fazer boa jogada e rolar para Bananeira ampliar a vantagem para os

petropolitanos. 1 x 3. Faltando quatro minutos para o fim do jogo Diego puxou um contra-ataque rápido e chutou na trave, no rebote Sequinho marcou o quarto. 1 x 4. Depois do quarto gol o

Imperial Futsal: Douglas, Daniel, Ramon, João, Saulo, Leanderson, Diego, Bananeira, Araça, Sequinho e Michel. Drogaria do Povo: Marcelo, Maninho, Renatinho, Papaulo, Dedé, Sanny, Mumu, Thiago Campos, Rodolpho, Marcos Paulo, Thiago Vidal e Marquinho Gols: Bananeira (2), Ramon, Sequinho e Saulo (Imperial) Marcos Paulo (ADDP) Cartões Amarelos: Bananeira, Araça, João e Ramon (Imperial); Renatinho, Sanny, Marquinho e Mumu (Drogaria do Povo) Cartão Vermelho: S a n ny ( D ro ga r i a d o Povo)

Posse tenta reabilitação contra o Laginha no Municipal de campo Seis partidas marcam hoje a terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Sub15 e Sub-17. Segundo tabela fornecida pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD) os jogos desta rodada serão: Sub-15 – 9h – Alto da

Serra - Estádio Álvaro Catão – Internacional x Carangola; 9h – Moinho Preto - Estádio Sete de Setembro – Vera Cruz x Cascatinha; 13h – Santa Mônica - Estádio José Crescêncio da Costa – Laginha x Posse. Resultados – Laginha x Carangola, Posse 1 x 1

Cascatinha, Petropolitano 0 x 1 Internacional, Carangola x Posse, Vera Cruz 1 x 0 Petropolitano, Cascatinha x Laginha. Sub-17 – 11h – Alto da Serra - Estádio Álvaro Catão – Internacional x Carangola; 11h – Cascatinha - Estádio Osório Júnior – Cascatinha

x Vera Cruz; 11h30 – Secretário x Posse. Resultados – Secretário 3 x 2 Carangola, Posse 2 x 2 Cascatinha, Petropolitano 3 x 0 Internacional, Carangola x Posse, Vera Cruz 0 x 2 Petropolitano, Cascatinha x Secretário. As equipes do Posse

depois das derrotas semana passada imposta pelo Carangola procuram a reabilitação neste domingo, dia 11, nas categorias Sub-15 e Sub-17, enfrentando respectivamente o Laginha em Itaipava a partir das 13h e o Secretário às 11h30. Os treinadores e a garo-

tada não se abalaram com as derrotas e prometem muita luta e bom futebol para estas partidas. O departamento de arbitragem da Liga Petropolitana de Desportos não divulgou o nome dos árbitros que estarão atuando nas partidas deste domingo. Fotos: Divulgação

O Palmeira estreia hoje no 2º Campeonato Intermunicipal de Futsal Feminino. A equipe tricolor do Quissamã (foto) enfrenta a Faculdade Paraíso às 11h. Às 12h se enfrentam Mesquita x Fluminense e em seguida jogam Odete Sampaio x Montanha.

Departamento de futmesa do Petrô em busca de novos talentos O departamento de futebol de mesa do Petropolitano iniciou em 30 de agosto uma parceria com o Projeto C3www.jovensemacao.org. br, que atende a mais de 150 crianças, orientando no reforço escolar, cursos profissionalizantes etc. Essa parceria tem como objetivo levar aos jovens o conhecimento do esporte como forma de relacionamento social, promover o engrandecimento do futmesa em Petrópolis, descoberta de talentos para integrarem a equipe do clube e futuramente a criação de um novo time na cidade. Para o sucesso do projeto,

O clube fez parceria com uma instituição carente de Petrópolis

os integrantes do departamento de futmesa do Petrô está solicitando a colaboração dos amantes do futebol de mesa, com a doação de materiais que não estejam usando, como

por exemplo: times de botão, goleiros, palhetas, balizas, porta-botões, mesas. O projeto tem sua sede na Rua Padre Moreira, 109, bairro Valparaíso. Telefone: 2249-2679.


Todos

Caderno Interativo DIÁRIO DE PETRÓPOLIS 57 anos

Domingo, 11 de setembro de 2011

Alexandre Machado Contatos com a coluna: colunadoalexandre@gmail.com 8131-6401

Suplemento - Não pode ser vendido separadamente

No altar da Catedral

Casaram-se ontem, na Catedral São Pedro de Alcântara, Juliana Lopes Louzada de Camargo e José Alfredo Barros da Silva Reis Neto. A noiva é filha de Sandra Margareth e Edilberto Lopes de Camargo. E o noivo, de Lídia e José Alfredo Barros da Silva Filho. A recepção aconteceu na Quinta do Bosque, com cerimonial da ProMolter. A decoração foi de Anderson Barcellos e as fotos, da Cia. Fotográfica.

15 anos

Os 15 anos de Stefany Muniz Degli da Silva foram comemorados ontem, em grande estilo, no Castelinho de Petrópolis, com cerimonial da ProMolter, bolo de Tânia Sabaia e doces de Lúcia Sattler. O DJ Walter agitou a pista de dança até altas horas. Anderson Barcellos assinou a decoração.

O assunto ainda é... Serra Serata! Ilustrando a coluna de hoje mais flashes na festa italiana que agitou Petrópolis. Hélcio Mano registrou...

Wanda D’Angelo e a filha Kitty

Curtas Aniversariante deste domingo, o vereador Gil Magno irá comemorar a data em família. n

n E amanhã, comemoram mais um ano de vida, Emí-

lia Baffa e Eliane von Seenhausen.

A Cool Produções já está divulgando o grande show do grupo Exaltasamba, dia 20 de novembro, a partir das 18h, no Parque Municipal, em Itaipava. n

Rosani Simas está rindo de orelha a orelha. Seu restaurante, no Empório Maria Maria, em Itaipava, é um dos mais procurados nos finais de semana. n

O brigadeiro Carlos Peclat dos Santos, comandante da Epcar, será o entrevistado de hoje no programa de Aristóteles Drummond, às 20h, na Rede Vida de Televisão. n

Almoçando dias desses no restaurante Pimenteira Imperial, em Itaipava, a princesa Cristina de Orleans e Bragança e José Calmon Jr. Segundo o casal, é o melhor restaurante self-service da cidade. n

Angela Zanei do Valle e o chef Vitor Pizzi

Márcia e Antônio Lo Presti

Patrícia e Nilo Costa

Os chefs Leonardo e Henrique Peccini


2

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

domingo, 11 de setembro de 2011

Perfil Por Andréa Lopes

Psicóloga Andréa Lopes Psicóloga - CRP: 05/17653 

D

Psicologia positiva

epois de inúmeros estudos sobre emoções negativas como depressão, tristezas etc., uma nova visão vem surgindo há alguns anos como um novo campo de estudos da psicologia. Finalmente estamos vivendo uma era em que se tem buscado entender a força do bem e das virtudes humanas e é com essa busca que se chegou à chamada Psicologia Positiva. A Psicologia Positiva estuda os benefícios do bem-estar, das emoções e pensamentos positivos. Compreender os resultados do bem e do mal em nossa psiquê nos prepara para uma vida equilibrada, com condições de lidar com acontecimentos ruins ou qualquer tipo de adversidade. Nossa mente é infinitamente criativa à espera que a potencializemos e nada melhor do que fazer isso com estímulos positivos. Não há dúvida de que atitudes do bem, com nós mesmos ou com os outros, tragam bem-estar e tranquilidade interior. Essa nova linha de pensamento abre portas para um autoentendimento pautado em nossas potencialidades e não em nossas fraquezas. Já estamos cansados de reparar os danos, colar os cacos e nada melhor que uma busca e cultivo do que há de melhor em nós. Estamos começando a deixar de lado uma realidade conturbada e aborrecida na qual muito de nossos aspectos positivos, forças e virtudes é esquecido. Considero que a vida é subdividida em nosso eu interior, nossa vida familiar, nossa vida social e nossa vida profissional. A base primordial é nossa vida interior. É com ela que sustentamos nossos posicionamentos, caráter, atitudes e equilíbrio que sustentarão as outras subdivisões. Quanto mais positivos somos por dentro, mais felizes seremos e mais felicidade espalharemos ao nosso redor. Com posicionamentos positivos, a família é mais unida, os amigos se chegam e querem nossa companhia e as coisas acontecem profissionalmente, pois até mesmo nosso chefe prefere alguém positivo e com visão e posicionamento otimista no trabalho. Como podemos ser positivos e felizes? Para começar temos que jogar fora o pouco caso que fazemos de nós mesmos. Precisamos nos proporcionar momentos de prazer, de amor, de carinho, enfim, de coisas boas. Para quem tem família fica um pouco mais fácil. Perceber os filhos dentro de uma visão de integridade e de extensão do que somos, do que podemos cultivar de melhor neles e para eles, é maravilhoso. Ver no marido ou na mulher um presente, uma companhia que não foi colocada ao nosso lado por acaso, pois a história e laços que nos unem são muito maiores do que parecem. Família sempre é uma referência, um ponto de partida ao qual poderemos voltar e recomeçar, caso laços tenham sido desfeitos. Para quem não tem família, bons e verdadeiros amigos são como irmãos. Positividade atrai, contagia, anima e gera muita felicidade. O grande lance é nos livrarmos dos pensamentos negativos e valorizarmos o que temos de bom. Sorrisos, abraços, palavras de carinho e elogios pedem passagem, trazendo convívios, energias e emoções positivas que com certeza são muito mais agradáveis. Andréa Cristina Lopes Garcia é graduada em Psicologia com Formação, Bacharelado e Licenciatura pela UCP; pós-graduada em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Formada em Webjornalismo pela Faculdade Tobias Barreto MTB: 31.572-RJ Escreva para: andrealopes@diariodepetropolis.com.br

O que estou lendo

Por Andréa Lopes

Enir Lopes Aposentado

O que estou lendo: “De volta à Cabana” C. Baxter Kruger Editora Sextante

Em “De volta à Cabana”, o teólogo C. Baxter aprofunda o estudo sobre a Santíssima Trindade e fala sobre a natureza do amor de Deus, demonstrando de que forma ele se manifesta em nossa vida. Citando passagens bíblicas e parábolas inspiradoras, o livro nos ajuda a entender o papel da religião no mundo de hoje, o comportamento humano frente à dor e a nossa capacidade de regeneração, seja diante das grandes tragédias ou das pequenas desilusões que se acumulam no dia a dia.

João Batista Weinem

“Quero que as crianças tenham acesso à boa música”

J

oão Batista Weinem é filho de Mario Weinem e Neusa Stumm Espenchitt Weinem. Casado e morador do Quissamã, o músico possui curso Superior em Teologia e atua no campo da Educação Musical. A paixão pela música teve início ainda na infância e a carreira começou em torno dos 18 anos, como educador atua há 7 anos. Sempre contou com o apoio da família na escolha da profissão. Dentre os obstáculos da carreira considera que o maior deles é a falta de visão das escolas diante da importância da educação musical. Dentre as projeções para o futuro, quer fazer com que seu projeto “Improviso” cresça para que mais crianças tenham acesso à boa música.

Nome: João Batista Weinem Aniversário: 24/12/1961 Profissão: professor de música Opção religiosa: evangélico Presente que gosta de ganhar: livros Prato preferido: massas em geral Para beber: Pepsi Twist Para manter a forma: caminhar O que deixa você feliz: minha família Um livro: Bíblia Uma música: as minhas (todas) Um filme: “O som do coração” Um lugar: minha casa Lazer preferido: passear com a família Um ator ou atriz: Jim Carrey (muito engraçado) Uma pessoa que admira: minha esposa Amigos são: importantíssimos Um dia perfeito: domingo Academia Brasileria de poesia CASA DE RAUL DE LEONI Silogeu Petropolitano, Praça da Liberdade, 247, Petrópolis, RJ Acadêmica Christiane Michelin Cadeira 35 Patrono: Raul de Leoni

É sempre bom lembrar

O amazonense Aníbal Beça, um artista multimídia, comemoraria 65 anos nesse dia 13 de setembro. Infelizmente, faleceu prematuramente, há 2 anos. Poeta brilhante, tradutos, compositor, teatrólogo e jornalista, foi repóeter, redator e editos em todos os jornais de Manaus. Ativo em todas as suas áreas de atuação, destacava-se pelo talento e competência. Trabalhou, também, em prol da causa da integração cultural latino-americana, fosse traduzindo escritores de países vizinhos, fosse participando e organizando festivais e encontros de poesia. Representou, ainda, o Brasil no IX Festival Internacional de Poesia de Medellín, no III Encontro Ulrika de escritores em Bogotá e no VI Encuentro Internacional de Escritores de Monterrey. Dez Haicais para os olhos da amada – Aníbal Beça do encontro teus olhos chegam /dança que não destrança /aos sons que almejam. do carinho Teus olhos traçam /nesse tão largo afago /curvas que abraçam. da paixão teus olhos ardem /ao lume qual perfumes/brasas que espargem. do amor teus olhos brilham /entre luas azuis e nuas /a paz que trilham. da entrega teus olhos choram/em prece que enaltece /os salmos que oram. da doação teus olhos formam /das ázimas lagrimas/rios que ao mar tornam. do cotidiano teus olhos cantam /em temor ao desamor /males que espantam. do desejo teus olhos vibram /herpehos de desejos /no olor que aspiram. do prazer teus olhos quebram /momento e alumbramento /os tons que celebram. do ciúme teus olhos fitam /na ronda o meneio da onda /o mar que atiçam.

Filosofia de vida: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo O importante na vida é: amar O que mudaria em você: a barriga O amor é: tudo A palavra mais bonita: música O que já fez por amor: uma canção para minha esposa Um momento inesquecível: meu casamento Um desejo: gravar um CD Sua característica marcante: atencioso, organizado Defeito que detesta nas pessoas: falta de educação Virtude que admira: honestidade A quem desejaria paz: a todos Uma mensagem para alguém: Deus é a solução para todos os problemas Homenagem O confrade Ataualpa Pereira Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação, promoveu, ontem, um encontro entre professores e alunos de ensino Médio e pré vestibulandos em torno da Arte na Educação, em homenagem póstuma ao saudoso educador, poeta e jornalista Antônio Cláudio Gomes, que ocupou a Cadeira 39 na APE. Sempre atuante e buscando ressaltar a importância da arte em todas as áreas, antes de falecer Antonio Cláudio havia agendado uma palestra na APE sobre o tema. Lançamento I O livro “Junco” de Nuno Ramos ( Ed. Fluminense), com lançamento marcado para este mês, apresenta poemas como “Máquina do mundo cão”, que, como afirma o crítico Carlito Azevedo, coloca-nos diante da desconcertante vibração do autor. Vale conferir! Lançamento II O livro “ Toda Poesia de Augusto dos Anjos” acaba de ser lançado pela José Olympio. A obra, que reúne a produção poética de Augusto dos Anjos, é precedida por um estudo crítico assinado por Ferreira Gullar. Convocação No próximo dia 15, acontece o Poetar Livre, na Casa de Cláudio de Souza, a partir da 18h. A ABP convida acadêmicos, poetas e amantes da poesia para declamar poemas, falar sobre poesia e trocar ideias poéticas. Falta bússola Segundo o poeta Claufe Rodrigues, “críticos só comentam livros de amigos e a mídia só destaca o que já está na mídia. Sem bússolas confiáveis, o público busca através da neblina, o porto seguro dos poetas consagrados, condenando à solidão dos oceanos os talentos menos conhecidos.”. Faz sentido. No Prelo O delicioso livro de crônicas do confrade Gustavo Wider já está no prelo. Em breve, notícias sobre a data do lançamento.

Para refletir “...Só nos faltou a coragem O gesto de abrir as comportas As pistas Os portos As portas” Carmen Felicetti – Acadêmica Emérita


domingo, 11 de setembro de 2011

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

3

Gastronomia ...Quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui... Marco Lima Chef de cozinha

C

omeço minha primeira participação no Diário de Petrópolis com esse trecho do hino da nossa cidade; digo nossa, porque apesar de hoje não morar em Petrópolis, levo essa cidade por onde passo; fazendo questão de dizer que sou PETROPOLITANO de coração. E para quem já me viu com o uniforme de chef, estou sempre com um boton da coroa imperial na lapela. Sempre digo que essa cidade encanta a “gregos e troianos”, pela beleza natural, pelo clima, pelas pessoas. Sinto falta do cheiro de “terra molhada” que exala dos espaços entre os paralelepípedos, do famoso “ruço” do fim das tardes, e nem precisa ser no inverno; das famosas hortênsias que enfeitavam toda a cidade, da torrada Petrópolis e do jeito petropolitano de ser: hospitaleiro e gentil. Mas, vamos ao que interessa! Dizem que a cozinha é o coração da casa. O calor do fogão aquece as conversas, os pratos preparados reúnem os amigos, os amores e inspiram os espíritos! Para estimular ainda mais os bons encontros, começo hoje a postar aqui algumas receitas, dicas, sugestões e inspirações! Bom apetite a todos! Vou começar minha participação com uma dica rápida para o final de semana: panqueca! Sei que alguns vão dizer: “não vou fazer pois tem que jogar a frigideira para o alto e virar a panqueca...” ou “ gruda tudo na frigideira...” CALMA!! Trocando em miúdos, o que eu quero dizer é que eu não gostaria que vocês fossem uns ratinhos amedrontados na cozinha; inspirem-se no filme “Ratattouile” que era um craque na cozinha e sigam-me nesta empreitada. INGREDIENTES: -1 xícara de leite -2 ovos -meia xícara de óleo -1 colher (de café) de sal -2 xícaras de farinha de trigo

mais à vontade; ajude pegando a massa com a outra mão, cuidado para não rasgar. E para aqueles mais assanhados, faça um movimento com a frigideira, empurrando para frente e para o alto, sua panqueca vai virar... deixe dourar o outro lado. Retire a panqueca e coloque num refratário para esfriar. Faça o mesmo processo até terminar a massa. INGREDIENTES DO RECHEIO: -300 g de carne moída -2 colheres (sopa) de cebola picadinha ou ralada -1 tomate cortado em cubos -100 ml de molho de tomate -Sal a gosto -pimenta-do-reino a gosto -salsa e cebolinha picadinhas -Queijo ralado a gosto MODO DE PREPARO: 1.Doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne, deixe-a dar uma fritadinha. Vocês irão notar que da carne sairá água, é normal, deixe cozinhar ate que a água diminua. 2.Acrescente então o tomate picadinho, mexa e deixe mais uns 3 minutos. Lembre-se sempre que o fogo tem que estar em temperatura média. 3.Acrescente o molho de tomate. Fica a seu critério, podendo usar qualquer tipo de tempero ou ervas. Acrescente a pimenta-do-reino. 4.Deixe então cozinhar por mais ou menos uns 10 minutos mexendo de vez em quando. 5.Quando você perceber que o molho estiver engrossando desligue, acrescente a salsa e cebolinha picadinhas e deixe esfriar um pouco. 6. Pegue uma massa, coloque umas duas colheres de sopa de recheio (isso dependerá do tamanho da massa que fizeram) em umas das bordas e enrole delicadamente. Arrume num refratário com um pouco de molho de tomate no fundo. 7.Depois que enrolar e arrumar todas as panquecas, não se preocupe em colocar umas sobre as outras, coloque mais molho de tomate por cima e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno a 180º C por 15 minutos. PARA PANQUECAS COLORIDAS

MODO DE PREPARO: 1- Bata os líquidos no liquidificador primeiro e depois vá acrescentando a farinha aos poucos com o liquidificador ligado. 2- Agora com tudo pronto, podemos finalmente fazer as panquecas. Não se preocupem se as primeiras não saírem muito boas, é normal. Pra começar, coloque algumas gotas de óleo na frigideira antiaderente para a massa não grudar. 3- Depois pegue uma concha da massa e coloque no centro da frigideira (percebam que o tamanho da concha e da frigideira são importantes, não vá colocar uma concha grande numa frigideira pequena, vai virar um bolo). 4- Gire, incline a frigideira um pouco para espalhar a massa, fazendo movimentos de rotação com o pulso. Frite de um lado, percebam que as bordas vão ficando crocantes e o meio vai formando umas bolhinhas... é normal. Com uma espátula, vá soltando as bordas da panqueca e veja se já está dourada. É HORA DE VIRAR!!! 4- Sacuda um pouco a frigideira, para ter certeza que a panqueca já está solta. Enfie a espátula aos poucos por baixo da panqueca, levante a espátula e vire a panqueca. Aos que se sentirem

Todas as dicas são baseadas na massa acima. Laranja: acrescente uma cenoura ralada Verde: acrescente um maço de espinafre já refogado Vermelha: acrescente uma beterraba ralada Amarela: acrescente uma batata-baroa já cozida

Drink da Semana

Um quinteto mais que perfeito Christiane Michelin

Q

uando pensamos em festas, não há como não lembrar, imediatamente, dos doces, do bolo e da decoração. Além disso, contam, igualmente, o local, a competência dos profissionais envolvidos no serviço e um bufê em que se possa confiar. Por conta disso, seguem algumas sugestões do meu caderninho. Os doces Lúcia Sattler imprime arte e magia a seus trabalhos, resultando em doces exclusivos, preparados com o cuidado de quem ama o que faz. Sempre em busca de novidades, Lúcia está sempre buscando inspiração em cursos por todo o país. Seu mais recente lançamento foram os doces light – sem adição de açúcar – com o mesmo sabor e qualidade dos tradicionais, porém, podendo, entretanto, ser degustados por pessoas com diabetes ou em constante briga com a balança. Tel.: 2248-1026. O Bolo Tânia Sabaia é uma artista das mais criativas, valendo acrescentar que adora um desafio. Mesmo que a cliente chegue com uma ideia de difícil execução ou com um tema totalmente diferente, ela, prontamente, “compra a briga” e, com toda competência desenvolve projetos únicos e personalizados. Tânia atende a todo tipo de evento, de festas infantis a casamentos, passando por chás de bebê, de panela e festas temáticas. Oferece inúmeros sabores dos recheios, massas, e coberturas. Tel.: 2242-9293. Os brigadeiros e cupcakes Alessandra Levy, leia-se Doux, mestra em brigadeiros gourmets, com os mais variados sabores, trabalha, também, com cupcakes personalizados, em diferentes sabores, com coberturas e decorações variadas para cada ocasião. Oferece, ainda, ideias saborosas e criativas para chás de bebê, aniversários, festas temáticas e casamentos. Tel.: 8838-0884. As caixetas Bianca Gelli imprime, com sua arte, uma personalidade únicas às mesas com suas caixetas para doces nos mais diferentes formatos, tecidos, cores e padrões. Um luxo! Assina, também, os buquês de noiva mais disputados da cidade. Tel.: 2242-2582. Os enfeites personalizados Kika Reuther é um nome que vem marcando as melhores festas infantis da região. Criatividade é palavra de ordem dessa artista que cria convites exclusivos, enfeites para mesas e brindes para festas cheios de graça e personalidade. São peças únicas que refletem o espírito da festa, agradam às crianças e aos pais e com preços altamente competitivos. Com absoluta certeza, vale conferir! Tel.: (21) 9964-7848.

by Renê Depoli

O Bufê O Toque de Requinte Bufê vem sendo responsável por festas das mais badaladas não só na cidade, mas, também, no Rio de Janeiro. Antenados às tendências e novidades do mercado, produzem desde brunches para empresas a festas temáticas e de casamento, passando por churrascos, almoços, jantares e coquetéis. Tel.: 2248-3696.

5,0 cl de Bailey’s 3,0 cl de Absolut Vanilia 4,0 cl de creme de leite fresco

Terra de Nutella Colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, shakear bem, coar e depois servir em uma taça Short Drink, crustada com a terra de Nutella.

O Espaço O Solar de Portugal, espaço aconchegante e amplo ao mesmo tempo, agrega a comodidade de um local que oferece serviço de primeira a um bufê de alta qualidade onde criatividade e profissionalismo são as principais características. Tel.: 2243-9853.


4

TODOS

domingo, 11 de setembro de 2011

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

DECORANdO E...

Giselle Gonçalves & Luka Dias

Saiba como escolher móveis para espaços pequenos

A

s designers Giselle Gonçalves e Luka Dias dão dicas sobre como escolher os móveis ideais para pequenos espaços 1. Móveis retos funcionam melhor. “Possibilitam encaixes nos ambientes. Prefiraos” 2. Peças suspensas são sempre bem-vindas: elas privilegiam a circulação. 3. A melhor maneira de visualizar um móvel no ambiente é simular seu tamanho real. No chão, demarque as medidas com jornal. Observe se sobra área para os outros móveis.

4. Escolha elementos que possam mudar de lugar. O banquinho que está na cozinha deve servir para a sala, para a área de serviço etc. 5. Pense na decoração alinhada ao seu dia a dia, e não às ocasiões especiais. “Não faz sentido uma mesa enorme, que ocupe metade da sala, para um lugar onde vivem duas pessoas. Quando o número de convidados for grande, improvise”, afirma Giselle Gonçalves.

6. Em busca de leveza visual, prefira as peças que misturem poucos materiais. “Se o ambiente é pequeno, o ideal é que os móveis sequer sejam notados”, diz Luka Dias 7. Não compre tudo ao mesmo tempo. O ideal é partir do móvel maior. Os demais vêm depois, se sobrar espaço.

8. Peças dobráveis e empilháveis são as grandes aliadas das metragens reduzidas. Dê preferência a elas, desde que o conforto e a estabilidade sejam preservados. “Não adianta ter uma mesa dobrável que chacoalha durante o uso”, explica Giselle Gonçalves 9. Tenha poucos móveis. Não cabem o sofá nem as poltronas? Fique apenas com o sofá – um que você ame.

10. Opte pela ocupação horizontal, e não vertical. Quanto menos preenchida estiver a parede, mais respiro tem a decoração.

Leia e assine o Diário de Petrópolis Estrada União Indústria, 10588 - Itaipava Tel.: 24 2222-2712 / 2232-2500 www.ceramicaluizsalvador.com.br central@ceramicaluizsalvador.com.br


Fashion Style

domingo, 11 de setembro de 2011

“A moda sai de moda, o estilo jamais.” - Coco Chanel DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

56 anos

Domingo, 11 de setembro de 2011 - Suplemento - Não pode ser vendido separadamente

Editora Chefe: Luka Dias fashionstyle@diariodepetropolis.com.br lukadias@diariodepetropolis.com.br

Tititi Ana Luiza C. Dias

Erika Ferreira

Editora chefe

Estética

(Página 7)

(Página 3)

Carla Mello

Márcia Nicodemos

Fashion

Casando com estilo (Página 6)

Anna Bruno Chaves Karimy Charome Beleza

Dicas

(Página 3)

(Página 6)

Luiza Morgado Estilista/BOLSAS

Rafael Ribeiro

Giselle Gonçalves

Make Up

Originalidade

(Página 4)

(Página 8)

PAPO ABERTO: DUVIDAS, SUGESTOES E DICAS LUKADIAS@DIARIODEPETROPOLIS.COM.BR

(Página 7)


2

domingo, 11 de setembro de 2011

Editorial

EDITORIAL LOJA GULT , PRODUÇÃO DE MODA: LUKA DIAS ASSISTENTES DE PRODUÇÃO: DIOGO EDSON, E GISELLE GONÇALVES FOTOGRAFIA: VIDAL KITOKO SALÃO DE BELEZA BRUNO CHAVES CABELO E MAQUIAGEM: LAYSA MACHADO MODELOS: LARISSA MENEZES loira ALINE MATIOLLI ruiva

by Luka Dias

Gult

MODELO LARISSA VESTIDO TIE DYE BOTSWANA R$ 263,90 CINTO TRESSÊ GULT R$ 69,00 SANDÁLIA SABRINA SABRÁ ACESSÓRIOS ACERVO PRODUÇÃO

ÓCULOS AVIADOR FARROW R$ 159,90 COLAR DE PENA GULT R$ 69,00 BLUSA RENDA botswana R$ 189,00 CALÇA SAROEL botswana R$ 369,00 SCARPIN SABRINA SABRÁ ACESSÓRIOS ACERVO PRODUÇÃO MODELO ALINE MATIOLLI VESTIDO botswana R$ 309,00 CINTO CORDÃO botswana R$79,00 SANDÁLIA SABRINA SABRÁ ACESSÓRIOS ACERVO PRODUÇÃO

BLAZER ALFAITARIA FARROW R$ 239,00 REGATA FARROW R$ 59,00 SAIA FLORAL botswana R$ 198,00 ANKLE BOOT SABRINA SABRÁ ACESSORIOS ACERVO PRODUÇÃO

RUA 16 DE MARÇO, 325, LJ 6 TRAVESSA CRISTAL

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: POUSADA MATA ATLÂNTICA DOS SAUER


3

domingo, 11 de setembro de 2011

Body & Mind

Hair & Make up

by Erika Ferreira

Operação Verão

É

minhas queridas, chegou aquela tão esperada época, o VERÂO! E com ele acaba a cumplicidade da calça jeans que escondeu os famosos furinhos de celulite durante o ano, e para a tristeza das mulheres, se aproxima o mais que temido TESTE DO BIQUÍNI! Caso ainda queira dar aqueles retoques finais e manter os resultados obtidos previamente, aqui vão algumas sugestões de condutas e tratamentos que podem ser utilizados para que você passe por todos os testes do verão sem se preocupar com o temido aspecto de casca de laranja! Por conta da anatomia e da fisiologia do corpo femenino, que concentra mais gordura abaixo da pele em áreas como coxas e nádegas, elas são as maiores vítimas da famosa celulite. Então durante todo o verão devemos manter uma dieta de baixo teor calórico e principalmente manter a atividade física em dia. Além disso, alguns tratamentos são indicados, para esse LAST MINUTE REPAIR: A drenagem linfática manual é super indicada antes, durante e pós verão. Pois a mesma irá melhorar a oxigenação; melhora a defesa e ação antiflamatória; aumento do potencial reparador e dinamização de todos os processos catalisadores; e elimina as toxinas circulantes. A endermoterapia consiste na aplicação de uma massagem com o uso de ventosas em áreas corporais para ativas a circulação local, diminuindo-se os transtornos circulatórios, atenuando-se fibras e auxiliando na drenagem linfática, é realizada uma tração na pele, aumentando em até três vezes a drenagem linfática e a produção de colágeno (substância resposnsável pela elasticidade da pele). É importante ressaltar que essa ação permanece até seis horas após o término da sessão. A radiofrequência produz grande quantidade de calor na área tratada. Esse aumento de temperatura acelera a produção de colágeno, substância que dá firmeza e sustentação à pele. Reduz também a gordura localizada e diminui o aspecto da celulite no bumbum, pernas e na barriga. A técnica de ultra-som: estimula a circulação sanguínea, ativa o metabolismo adiposo e aumenta a extensibilidade das fibras colágenas, utilizado no tratamento de celulite, gordura localizada, diminuição de aderências e fibrose, e aumenta a penetração de substâncias na pele. Não perca esta última chance de encarar o verão com tudo! Procure já um centro mais próximo de medicina estética e se aventure!

by Bruno Chaves

D

Cabelos saudáveis (2º parte)

iante de tantas opções que a indústria oferece, não é fácil escolher, mas o cabeleireiro conhece e sabe qual a marca que oferece uma linha específica de um determinado ativo que seria perfeito para um tipo de problema e qual é a técnica mais adequada para levar essas substâncias para dentro do fio. A cauterização e a selagem térmica, por exemplo, têm basicamente a mesma função. A diferença entre esses tratamentos é que a selagem térmica tem um poder mais disciplinante no fio e a cauterização atua mais no interior da fibra. Uma determinada marca permite que se faça um mix de misturas para que o cabeleireiro possa realmente personalizar sua reconstrução, controlar o volume ou hidratar. Um outro fabricante agrega no tratamento para fios ressecados, propriedades eficazes contra perda de brilho, pontas foscas e aspecto poroso, devolvendo a maciez. Uma outra marca atua em fios que sofreram danos severos como perda de algum componente importante da fibra ou processos químicos muito fortes. Assim, nós profissionais, vamos adequando os tratamentos específicos para cada caso. Novas linhas Wella Professionals Care & Wella Professionals Styling, que combinam tecnologia inovadora, ingredientes premiuns e multissensoriais, e fragrâncias revigorantes em fórmulas que proporcionam brilho, vitalidade da cor e saúde aos cabelos.

O poder do salão X o ritual em casa Pode-se dizer que 90% das linhas de tratamento para salão oferecem uma linha de produtos (shampoo, condicionador, máscara e leave-in) para manutenção em casa, geralmente com os mesmos princípios ativos. As linhas de manutenção em casa, no geral, têm ação complementar ao ritual realizado no salão, onde o profissional de beleza faz um processo mais completo e com uma carga de ativos maior. Já a linha de manutenção em casa preserva e mantém por mais tempo o tratamento realizado no salão. O Heat da Felithi é um fluido para escova que deixa os cabelos leves, facilitando o penteado e minimizando o esforço, alé de selar as cutículas. Com silicones nobres termoativados, protege os cabelos do calor do secador, da formação de pontas duplas e da poluição, com brilho e maciez. Um tratamento feito em casa com bons produtos não substitui o tratamento de salão, o ideal é que os dois caminhem juntos. Um tratamento eficaz é resultado da soma do desempenho do produto com o expertise do cabeleireiro. No salão de beleza, os profissionais potencializam o efeito dos produtos com técnicas específicas de aplicação, o que faz toda a diferença, O profissional de beleza tem conhecimento e instrumentos adequados que favorecem a penetração dos produtos no fio e isso não se consegue fazer em casa. linha de tratamento e restauração capilar da ISSUE Professionals Care que promove o tratamento, uma composição única e especial, que permite sua utilização tanto em homens como mulheres, e deixa uma textura sedosa e com brilho. Uma boa opção para tratamento noturno pois condiciona na medida a fibra capilar, sem excessos,não precisa enxaguar. Mas atenção, isso não significa que é em vão “dar uma forcinha” para os produtos de manutenção em casa. Pelo contrário, é super válido e melhor ainda se puder aplicá-los com truques básicos, que não exigem ferramentas (como vaporizador, chapinha etc), apenas técnicas, mas que contribuem para um resultado eficiente. O tratamento de casa é importante para ter um cabelo saudável. Só de dividir o cabelo em 4 ou 5 mechas e massagear do comprimento às pontas por um minuto cada mecha, com uma máscara nutritiva, já aumenta a capacidade de penetração do produto consideravelmente e lustra a cutícula ativando o brilho do cabelo. O problema é que na correria que a gente vive, nenhuma mulher tem essa paciência. Utilizar a quantidade certa dos produtos, aplicá-los corretamente nos fios e enxaguar bem para não deixar resíduos são outros segredos que aumentam a eficácia dos cosméticos de manutenção em casa, o uso de máscara nutritiva ou hidratante a cada 10 ou 15 dias é importante para um resultado eficiente. Lifetex Sef-Warming da Wella, reconstrói toda a fibra capilar, devido aos seus ingredientes ativos, que quando em contato com os cabelos úmidos, produzem um efeito de autoaquecimento. Além disso, o produto age em rápidos 30 segundos.


4

domingo, 11 de setembro de 2011

Tendências de Make Up by Rafael Ribeiro

Truques para parecer que você dormiu oito horas

Q

uem ja não teve uma noite mal dormida ou então uma noite de balada?E como se não bastasse o cançaso você ainda

acorda parecendo um urço panda, com aquela olheira e olhos inchados. A melhor maneira de um olhar descansado é (tambores, por favor ...) realmente é dormindo oito horas de sono! Quando isso é possível, ótimo! Mas e quando não é possivel,o que fazer? 1-Para olhos inchados basta uma compressa de aguá fria na região dos olhos durante 20 minutos. A água fria reduz o inchaço porque promove a vasoconstrição dos capilares que provocam o edema local. 2-Para olheiras uma rodela de penino na região dos olhos . A olheira nada mais é do que a roxidão na região ocular.Ela é causada pela circulação inadequada, podendo estar associada a inúmeras coisas. E é ai que entra o famoso pepino...ele é um dos que se incluem na lista de vegetais que liberam substâncias que auxiliam na circulação tópica, consequentemente ajuda amenizar a olheira. Agora é só você associar a água fria para diminuir o inchaço com as rodelas de pepino para as olheiras e você estará pronta para sair de casa linda como se tivesse dormido oitos horas maravilhosas. Mas lembre-se, nada substitui uma boa noite de sono!


5

domingo, 11 de setembro de 2011

Assessoria de Imprensa

by Luka Dias

Sabrina Sabrá Um super sucesso petropolitano!

S

abrina Sabrá (foto), lançou sua marca em novembro de 2010, e o sucesso foi tanto, que em abril ela ja inaugurou sua loja, com mais de 2000 pares vendidos pelo Brasil e vestindo famosos como Dani Bolina ex-panicat da Redetv, que fez questão de vestir os calçados no programa da Fazenda ( Record). Com um atendimento diferenciado, onde Sabrina pessoalmente recebe suas clientes, ou pela rede social Facebook, conversando e dando dicas de moda, ela aprimora a cada dia o sucesso da marca. Relembrando que os sapatos também são vendidos no site www. lookeria.com.br , para as clientes que não tem tempo de ir a loja, podendo assim atender clientes, de todo o Brasil. Com a exclusividade de uma grade só por criação e a elegância de uma Fashionista, daqui a dois meses, Sabrina Sabrá lançará bolsas e fará um showroom com a nova coleção de verão 2012. Muito agradecida, Sabrina afirma: “- Parte disso vem da minha força de vontade, amo o que eu faço. A outra parte, vem de voçês, que acompanham a marca e Confiram! deixam ela em evidência, muito graGaleria Cristal- 2 andar , Petrópolis ta ao caderno de moda Fashion Style Telefone: 24-22465420/21-95983355 Pontos de vendas: Loja Fina Flor em Areal, Loja em proporcionar um espaço para que Alis em Ipanema e Lojas Messalina e Gult em eu possa dividir com todos o meu traPetrópolis. balho e novidade”.

É hora de preparar sua pele e todo seu corpo para o verão!

O

tratamento com o peeling de diamante promove renovação celular, devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne, tornando a pele mais uniforme. Atua também no tratamento contra estrias e rejuvenescimento de outras partes do corpo. O procedimento é feito com uma caneta com ponta de lixa diamantada que desliza sobre a pele promovendo uma esfoliação. O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas, diminuindo os poros que estão dilatados, renovando a pele. A abrasão e esfoliação são controladas e estimulam a formação de colágeno – proteína natural da pele - que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial. É um peeling leve e retira somente uma parte da epiderme. O tratamento age de maneira suave e progressiva, pode ser usado em todos os tipos de pele e tem ação bactericida. Sua pele ganha um aspecto mais sedoso e vivo já na primeira sessão. O tratamento começa com a aplicação de um demaquilante, um tônico equilibrante de acordo com o tipo de pele. Em seguida, inicia-se o peeling de diamante. Essa etapa deixa a pele preparada para receber os cosmecêuticos, ou máscaras, indicadas para cada caso. Outra vantagem do peeling de diamante é o fato de obter bons resultados nas peles morenas e negras. No IBEMM você encontra este tratamento e muito mais para todo seu corpo! Agende uma avaliação gratuita. Entre em nosso site, conheça mais sobre nossos tratamentos e cadastre-se para receber nossas novidades e promoções todo mês!


6

domingo, 11 de setembro de 2011

Fashion Style

DOMINGO, 11 DE SETEMBRO DE 2011

Casando com Estilo by Carla Mello e Marcia Nicodemos

Casamento Civil

A recomendação fica por conta da cor, que deve ser A primeira coisa a se fazer ao planejar o branca. Véu e buquê, só se forem bem discretos. casamento é marcar a cerimônia civil. Aqui você encontra a lista de documentos e Quantos e como convidar? algumas dúvidas muito comuns. Pela lei, um casamento civil só precisa de duas testemunhas para acontecer, mas a solenidade é Documentos: aberta para quem quiser assistir. Também depende - RG original do tamanho do cartório. - Certidão de nascimento Leve em conta que é um momento íntimo, então - Duas testemunhas com RG original não há necessidade de convites, mas seja elegante, Os noivos precisam de testemunhas em duas nada de enviar convite por email.

ocasiões: na hora de dar entrada no processo de Preciso contratar fotógrafo? habilitação e no dia do casamento. É um grande momento da sua vida. Porque não ter Ao dar entrada, duas pessoas conhecidas registrá-lo? portando RG original devem comparecer ao cartório para atestar que os noivos não têm impedimentos para se casar. A segunda é no dia do casamento civil: as testemunhas também são padrinhos e podem ou Se você vai se casar, não serem as mesmas da entrada na habilitação.

Guia da Noiva

Escolha a igreja e o local da festa e reserve sua data. Pode parecer muita antecedência, mas os lugares mais concorridos têm agendas cheias - verifique. Comece a pesquisar fornecedores (fotógrafos, músicos, floristas, empresas de aluguel de carro, cabeleireiros) e a comparar orçamentos. Comece a fazer o enxoval. Vá comprando aos poucos os itens de que você irá precisar. Na próxima edição, o que fazer oito meses antes...

venha visitar a II Mostra de Profissionais Casando com Estilo.

Com que roupa eu vou? O ideal é um vestido formal, o que é mais adequado ao local e horário. Vestidos de noiva tradicionais definitivamente não combinam. Vestidos são os mais usados, mas um belo terninho cai muito bem.

Local: Espaço Terra Santa Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso Datas: 29 de outubro das 13h às 22h 30 de outubro das 11h às 19h

Dica de Moda

by Karimy Charome

E

stamos nos aproximando do verão e junto com ele as novas tendências começam a aparecer. Tendências essas, recheadas de cor e fluidez. O que parece ótimo, porque verão e calor tem cara de cor e leveza. E para aproveitar os dias de sol que vem por aí, uma nova tendência está chegando para dominar nossos armários e corações: a calça pantalona. Que ela já pode ser vista em várias vitrines e que vai ficar super em alta no verão todas sabemos. Mas, o melhor de tudo e, o que você realmente precisa saber é que ela vai se tornar companheira de diferentes situações. E para quem não sabe, é bom esclarecer que, as calças pantalonas são aquelas calças “molengas”, de modelagem ampla e com volume. São calças armadas e que descem abertas desde o quadril, diferente da calça boca de sino, que é justa na coxa e abre só a partir do joelho. E ambas as modelagens, são perfeitas para nos acompanhar em qualquer ocasião no verão. Tanto em um dia de trabalho, que exige-se um traje mais formal. Nessa situação basta combinar uma camisa de seda com a pantalona. Tanto em um passeio de final de semana, que basta combinar uma regata com a calça. E até mesmo para badalar na noite a calça pantalona se torna uma opção usável e glamourosa ao adicionar no look, por exemplo,

10 meses antes.

ada Entr ca a Fr n

Desfiles - Degustações - Música ao vivo - Dj´s Workshops - Maquiagem e penteados - Enxoval Presentes - Lembrancinhas - Vinhos Fotografia e muito mais.

Em alta: pantalona um tomara que caia trabalhado no brilho. Ou seja, basta você escolher a versão mais apropriada para o seu corpo e para cada situação. Mas na hora de escolher e usar a sua pantalona, é bom lembrar de algumas dicas que são fundamentais para ficar com um visual ainda mais lindo e fashion: se optar pelo modelo mais amplo, por exemplo, o essencial é que você use peças mais secas na parte de cima deixando a abundância do pano por conta da calça. Uma outra dica, é evitar usar sapatilha ou rasteiras nesse tipo de produção. O salto, com esse tipo de calça, vai permitir que sua silhueta alongue e afine. E atenção, saibam que com esse tipo de calça quanto mais alongada a calça fica, mais elegante fica a aparência. Para as mulheres muito baixinhas, o ideal é usar a pantalona com modelagem mais acinturada, mais justa na coxa e que abre apenas próximo a barra da calça. E por fim, é bom saber que as barras do momento são bem longas sim, devendo cobrir o sapato e deixar somente parte dele à mostra, mas jamais deve ser tão comprida a ponto de esconder o calçado todo e ainda arrastar no chão. Enfim, esse vai ser um verão com versões de calças mais amplas, que nos dará maior elegância e conforto em tempos quentes. Agora é só saber usar e aproveitar essa tendência.


7

domingo, 11 11 de de setembro setembro de de 2011 2011 domingo,

Tititi Fashion by Luka Dias

Nome: Anna Luiza Morgado Profissão: Estilista//BOLSAS Data de nascimento: 07/05/1977 Signo: Touro Estilo fashion: Moderno Perfume: Glamour Secrets Black Cremes: Victoria’s Secret Maquiagem: Olho e boca Para relaxar: Ouvir música e ficar no sol Para deslumbrar: Egito Coringa do seu armário: Jaqueta de couro Vestido: Curto Calça: Jeans Sapato: Confortável para dia e salto para noite Bolsas: Bolsas da minha marca “Anna Luiza Morgado” O que usar à noite: Roupas charmosas O que usar de dia: Roupas confortáveis Quem cuida do seu visual: Eu O que gosta de ganhar: Roupas e Carinho.. rs Uma estilista: Glória Coelho Um fotógrafo: (artista plástico que trabalha com fotografia) Vik Muniz Uma grife: Glória Coelho Uma modelo: Gisele Bündchen Um sonho de consumo: Viajar para o Egito Cartela de cores: Preto, Preto e Preto.. ou estampas coloridas O que não pode faltar na bolsa: Batom Um modelito inesquecível: no momento.. Filme Cleópatra Seu melhor momento fashion: Atual Um lugar da moda: (no momento.. lugar inspiração) Egito Ser elegante é: Respeitar seu estilo e saber o que fica bem em você.. O que a moda é para você: Moda é paixão!! Contato: http://annaluizamorgado.blogspot.com

Anna Luiza Morgado Estilistas/Bolsas


8

domingo, 11 de setembro de 2011

Originalidade 2012

A

by Giselle Gonçalves

pesar das tendências não se resumirem mais a uma só cor ou uma só forma, elas são capazes de construir novos sentidos para as cores e para as formas. O ouro em todas as suas cores, texturas e ligas continua como forte tendência para 2012. Com soluções monocromaticas, bicolores e tricolores. O design das novas coleções expressa a pluralidade da Joalheria Contemporânea.

New Classicismo o Royal Blue Os azuis reconquistaram o topo das cores preferidas da estação.

O purpura Chic As pedras com os lilases das ametitas, morganitas e kunzitas. Espiritualismo é o contraponto no imaginário das pessoas e no mundo da moda.

Rua 16 de Março 106 Centro Histórico - Petrópolis - RJ Cep 25620-040 www.ewiglich.com.br

Fortemente Contrastante As colors Block Aliados ao simbolo dos Anos 80´s Pop e da construção de estilo, as cores fortes trabalhadas em bloco.

Gênero forte É a variação do rosa pink ao branco, passando pelo podange nude e pelo coral blush, se instalaram em nossos corações, revelando que a mulher não é nada frágil e sim de gênero forte. Ex: Coco Chanel

Charme da Boêmia O Blank Noir O clima rock and Roll do brilho negro transmite o estilo Jovial.


Classificados D iário

de Petrópolis

domingo, 11 de setembro de 2011

1

2

2-a

3

3-a

4

1

3-a

8818.9800 – Creci: 22375/RJ.

polis. Informações Isabele. 22332278.

impr68@gmail. com. Venha Fazer novos amigos!

Precisa-se de tosador. Ligar segunda-feira. Tel.: 22371179/8182-8381 ou 8125-1517, com Mauro.

2348 (Robson)impr68@gmail. com. Venha Fazer novos amigos!

*APTO.CASTELÂNEA* -(Apto. tipo casa) (Sarg. Boening- Não é BNH) – “Não tem condomínio” *Excelente Investimento*– Quarto, sala, banheiro soc/dec, cozinha c/área, “garagem exclusiva fechada, c/banheiro e cozinha, possibilidade + 1 quarto”. “Não CEF”. R$ 75 mil. (Vazio). Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.Est. Prop.

Empregos

Empregos

2-a

Casas - venda “CORREAS” –(R.Castro Alves)Próx.Colégio Padre Corrêa – Duas residências: 1ª)-Qto, banh.soc, cozinha, exc. área serviço. 2ª)- 2 qtos/suíte, sala, cozinha americana, terraço. R$ 115 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. Uma já alugada. Exc.investimento. NÃO CEF. *MORIN* - (Augusto Severo-Início)Excelente casa – 4 qtos, suíte, 2 salas, varanda, banh. soc/dec, lavabo, coz/arms, duas dependências, lavanderia, + galpão 100 m² externo, pátio p/ 25 carros, + duas garagens e terreno frente p/Rua, podendo ser lojas, vale pena ver. R$ 330 mil. Excelente p/Casas Festas, Confecção, Casa p/Idosos, Colégio, etc. TEMOS FOTOS. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *CASTELÂNEA* (Rua Felipo Gelli) Rua sem saída)- (Casa Alto Padrão/Bonita.) 3 qtos grandes, salão L, c/lavabo, copa/ cozinha c/arms, área coberta, outra externa, terraço, piscina, jardim, garagens, dependências. Completa. R$ 700 mil. Temos fotos no escritório. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.

3

Aptº - aluguel APTO PRÓXIMO AO CENTRO, TRATAR COM TONINHO OU D. APARECIDA. TEL: 92158387 /22465903

Casas - aluguel

Aptº -venda

*ALTO SERRA* -APTO.DUPLEX(Alfredo Schilickinício/bonito)-2 qtos, 1/suíte, c/closet + 2 salas, varanda, banh.soc./ blindex,cozinha/ dec, garagem privativa p/1 carro + moto.Ótimo estado conservação. Pronto p/residir. “NÃO CEF”. Documentado. R$ 140 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. CENTRO* - (Trav. Ver.Prudente Aguiar)- 2 qtos, sala piso taco, banh.soc/dec, coz, tipo americana aberta p/sala, área serviço, dependências completa. R$ 165 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *NOGUEIRA* - (Cond.Fechado)‘”BONITA COBERTURA” - 4 qtos, C/2 suítes, banh. soc/dec/blindex, coz/arms, área serviço, terraço c/churrasqueira, 2 vagas. Cond: salão festas, parquinho, campinho, sala ginástica, piscina, churrasqueira. R$ 400 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.

4

Sitios/Terreno *Lagoinha* (Ponto final)- 3.000m², área plana 2.000m², R$ 130 mil. Analiso Propostas. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 –

Casas - venda

D.Silveira –Próximo Gelli – 870m² planos – R$ 145 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *Quitandinha* -Próx,Casa Inspetor)Excelente terreno, área 1.000m¹, totalmente plano, murado c/água, Luz, pronto p/construir. R$ 220 mil. Documentado. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *Cabo Frio – Gamboa –(Próx.Posto Gasolina)- 2 qtos, sala, coz, banheiro, área, reformada – R$ 85 mil. Tenho fotos. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *Araruama* - (Iguabinha)- Km 92,5 – Cond.Like-Will – Bonita casa – 3 qtos, 2 banheiros completos, salão L, cozinha, área, jardim grande, temos fotos. R$ 120 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. **Araruama** (Pontinha) – Cond. c/4 casas sem custosNOVAS – 2 qtos, salão c/varanda portas blindex, banh. soc/dec/blindex, cozinha c/arms, área, garagem privativa. R$ 150 mil. Estudo propostas. Tenho fotos. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *Arraial Cabo* Cond.Fechado-Figueira)-Casa Nova – 5 qtos, sendo 2 suítes, 2 salas, coz/dec, área, lavanderia, piscina, jardim, churrasqueira, cisterna. Cond. Sem custos. Temos fotos. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.

7

Diversos

Aptº - aluguel

Vendo um motor 1.6 Fusca, valor R$ 600,00 Tel: 88270418 e 9247-5096 URGENTE Grupo danças alemãs aceita crianças a partir 7 anos. dançar Bauernfest. Tudo grátis. Tel: 2243-0572 Clube Magnólia procura parcerias com professores de danças, ioga, capoeira, etc. Fone: 2243-0572. Compro mausoléu, jazigo cemitério Petrópolis. Tel.: (24) 9965-6506. Turismo Cultural Marcos Tour- Paraty - Othon Villa Del Sol- Duas noites com café da manhã, passeio de escuna com almoço incluído, visita ao Alambique Coqueiro. Dias 23,24 e 25 de Setembro/2011. R$ 370,00- parcelado. Tel. 8833-7338 (Marcos) e 92112348 (Robson)impr68@gmail. com. Venha Fazer novos amigos! Turismo Cultural Marcos Tour- Tiradentes – Duas noites com café da manhã, visita ao distrito de Bichinho. Dias 07,08 e 09 de Outubro/2011. R$ 270,00 – parcelado. Tel. 8833-7338 (Marcos) e 9211-

Aptº -venda

Turismo Cultural Marcos Tour- Poços de Caldas- Hotel Carlton Plaza – pensão completa com 02 cafés, 02 almoços e 02 jantares, incluídos City Tour a Fábrica de Cristais, Cachoeira e Represa Bortolan. Dias 18,19 e 20 de Novembro/2011. R$ 450,00- parcelado. Tel. 8833-7338 (Marcos) e 92112348 (Robson)-

Sitios/Terreno

Turismo Cultural Marcos Tour- Belo HorizonteExpominas “Mãos de minas”- Hotel Othon Palace com café da manhã e feira de artesanato de Domingo. Dias 26 e 27 de Novembre/2011. R$ 250,00- parcelado. Tel. 8833-7338 (Marcos) e 92112348 (Robson)impr68@gmail. com. Venha Fazer novos amigos!

Adestramento para cão e treinamento para criador. BÁSICO DE OBEDIÊNCIA / GUARDA E EXPOSIÇÃO / EDUCAÇÃO DE FILHOTES ETC... Contato: 2221-2246/ 92758926 Fernandes EMPRÉSTIMOS APOSENTADOS E PENSIONISTA DO INSS- SERVIDOR PÚBLICO. TEL: 3113-0064 / 8807-5767 / 9813-0587 / 2249-7238 FESTIVAL DE MOVEIS CAMA, GELADEIRA, FREEZER, MESAS, CADEIRAS, SOFÁ, POLTRONA, BERÇO, BELICHE E ARCA. ATENDIMENTO DE 14:00 ÀS 17:00HS. TEL.: 2243-4948 - JOÃO

Leia e assine o Diário de Petrópolis

5

Salas/Lojas/Galpão

6

7

Diversos

Veículos

8

Outros

Rua Aureliano Coutinho, 81 - lojas 12 e 15 Telefax (24) 2242-0582 / 2237-2735

CRECI 6418 1ª REGIÃO / ISSQN 16.504 PLANTÃO: CEL.: (24) 9965-8786 VENDA CASA

MANSÃO NO CENTRO COMERCIAL OU RESIDENCIAL, CONSTRUÇÃO DE PRIMEIRÍSSIMA, VISTA DESLUMBRANTE, 4 QUARTOS, SENDO 2 SUITES,1 MASTER, LAVABO, SALÃO COM LAREIRA AVARANDADO, SALA JANTAR, SALÃO ÍNTIMO, COPA COZINHA, DEPENDÊNCIAS COMPLETAS, APTO MOTORISTA, CASA CASEIRO, LINDO JARDIM ARBORIZADO COM 2.500 M2, PISCINA, CHURRASQUEIRA, SALÃO APOIO, ADEGA, ÁGUA PRÓPRIA, CANIL. ACEITA-SE IMÓVEL RIO DE JANEIRO ZONA SUL, PARTE DE PAGAMENTO, NEGOCÍA-SE MOBILIÁRIO. CASA A RUA MONSENHOR BACELAR, COM 2 QUARTOS, SALA, VARANDA, COPA, COZINHA, JARDIM, ANEXO COM SALÃO, BANHEIRO E CLOSET. R$ 490.000,00 2 CASAS GERMINADAS NO VALPARAÍSO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, NÃO TEM MORRO NEM RIO, LOCAL ABSOLUTAMENTE SEGURO. R$ 600.000,00 INFORMAÇÃO SOMENTE EM NOSSOS ESCRITÓRIOS. CASA MODESTA PRÓXIMO A RUA BATISTA DA COSTA, NECESSITANDO REFORMA, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 80.000,00 CASA MODESTA NO MORIN, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, BEIRA DE RUA. R$ 200.000,00 CASA NO VALPARAÍSO, COM 3 QUARTOS, SALA, VARANDA, GARAGEM, PEQUENO JARDIM, ÁGUA PRÓPRIA, LINDA VISTA. ENTREGA IMEDIATA. R$ 350.000,00 ATENÇÃO SRS. PROFISSIONAIS LIBERAIS, CARNEIRO MELO VENDE ÓTIMA CASA NO CENTRO HISTÓRICO, COM VÁRIOS CONSULTÓRIOS E ACADEMIA. ALUGA-SE CASA MANSÃO SAMAMBAIA EXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 4 SUÍTES, SALÃO, SALA DE JANTAR, PUB, JARDIM, PISCINA, CASA DE HÓSPEDES.R$ 6.000,00 E TAXAS CASA A RUA MONSENHOR BACELAR, COM 2 QUARTOS, SALA, VARANDA, COPA, COZINHA, JARDIM, ANEXO COM SALÃO, BANHEIRO E CLOSET. R$ 3.500,00 + IMPOSTOS E TAXAS. ALUGA-SE LOJA RUA DO IMPERADOR, LOJA NO CENTRO COM 250 M². R$ 10.000,00 MENSAIS + IMPOSTOS E TAXAS LOJA RUA TERESA - LATERAL TRAVESSA DA LIGAÇÃO COM GIRAU. R$ 400,00 + TAXAS + IMPOSTOS. ENTREGA IMEDIATA LOJA COM JIRAU, BINGEN PÓLO DE MODAS, FRENTE. R$ 1.500,00 – SEM CONDOMÍNIO – ENTREGA IMEDIATA. ALUGA-SE GALPÃO GALPÃO CENTRO – 300 M2 - R$ 3.000,00 GALPÃO NO BINGEN ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, FINO ACABAMENTO 1º LOCAÇÃO, NÃO TEM MORRO NEM RIO, EXCEPCIONAL ESCRITÓRIO COM BANHEIRO E REFEITÓRIO TODO AZULEJADO, ÁREA COM +/600 M². GALPÃO BINGEN +/- 800 M², PÉ DIREITO ALTO, COM ESCRITÓRIO, BANHEIROS COLETIVOS, REFEITÓRIO, ACESSO A CARRETA. VENDA GALPÃO EXECELENTE GALPÃO NO CENTRO PRÓXIMO A PRAÇA DA INCONFIDÊNCIA, COM 400 M² HERMETICAMENTE FECHADO, TOTAL SEGURANÇA, ÓTIMO INVESTIMENTO. VAGA DE GARAGEM VENDO VAGA NA RUA AURELIANO COUTINHO, Nº 81 – ACESSO 24 HORAS IMÓVEIS COMERCIAIS TEMOS CLIENTES INTERESSADOS NA COMPRA, MESMO ESTANDO ALUGADO OU VOCÊ VENDE O SEU IMÓVEL E CONTINUA NELE. NEGÓCIO RÁPIDO, SIGILO ABSOLUTO. ALUGA-SE TERRENO ALUGA ÓTIMO TERRENO A RUA CEL. VEIGA, JUNTO ÀS CONCESSIONÁRIAS. IMÓVEIS

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Aulas para concursos públicos: Prefeitura de Petró-

ATENÇÃO SENHORES PROPRIETÁRIOS TEMOS CLIENTES INTERESSADOS EM ALUGAR APARTAMENTOS, CASAS, LOJAS E GALPÕES. NEGÓCIO RÁPIDO E GARANTIDO. VENDA APARTAMENTO LEBLON – APTO COM 3 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE, BANHEIRO SOCIAL, SALA COM 2 AMBIENTES, COZINHA, DEPENDENCIA DE EMPREGADA, VAGA DE GARAGEM. APTO. AO LADO DA UCP NA CASEMIRO DE ABREU, 2 QUARTOS, SALA, DEPENDENCIAS, GARAGEM. R$ 280.000,00 APTO. RUA 16 DE MARÇO, 3 QUARTOS COM ARMÁRIOS, ÓTIMO BANHEIRO, ESCRITÓRIO, WC, SALÃO. ENTREGA IMEDIATA. R$ 450.000,00. APTO DE ALTO LUXO À AV. ROBERTO SILVEIRA, COM 4 QUARTOS SENDO 2 SUÍTES, BANHEIRO COMPLETO, LAVABO, SALÃO, 3 VAGAS DE GARAGEM, PISCINA, SAUNA. PREÇO SOB CONSULTA. ACEITASE PERMUTA OU IMÓVEL COMERCIAL. APTO. NO CENTRO, 1º ANDAR COM 3 QUARTOS GRANDES, SALÃO, COPA, COZINHA, SALA, BANHEIRO, ÁREA, VARANDA. R$ 200.000,00 DIVERSOS POUSADA EM ARARAS, ÓTIMO NEGÓCIO TOTALMENTE MONTADA, ALTO GABARITO TERRENO VENDA TERRENO NO CENTRO, RUA ALBERTO TORRES EM FRENTE A RUA D. PEDRO COM APROXIMADAMENTE 270 M². R$ 80.000,00 ACEITO CARRO PARTE DE PAGAMENTO. ALUGA-SE APARTAMENTO APTO. NA GRANJA BRASIL COM 03 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE, BANHEIRO COMPLETO, SALÃO, COPA, COZINHA, ÁREA, VARANDA, CLUB PRIVÊ, QUADRA DE TÊNIS, PISCINA, LINDO BOSQUE E JARDIM. R$ 1.700,00 + COND. E TAXAS.

Anuncie no Classidiário. É grátis até 12 palavras n Escreva cada letra ou sinal de pontuação nos quadradinhos n Entre uma palavra e outra, deixe um quadradinho em branco n Preencha com letra de forma bem legível e entregue na sede do Diário

Nome:........................................................................................................................................... Identidade:................................................................................................................................... Endereço:.....................................................................................................................................

Leia e assine o Diário de Petrópolis 2246-3807


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de SETEMBRO de 2011

CONCURSOS PÚBLICOS Instituto Tecnológico de Aeronáutica Quem deseja se tornar um engenheiro, além de ter no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) uma oportunidade para seguir carreira Militar na área como oficial da Aeronáutica, ainda conta com a possibilidade de se formar em um dos melhores cursos de todo o país. Na seleção do ano passado, as inscrições aconteceram entre os meses de agosto e setembro. O processo seletivo, que aconteceu em dezembro, em diversas cidades do Brasil, foi composto por provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico. Em 2010, mais de 4.500 candidatos concorreram a 130 vagas, oferecidas a pessoas de ambos os sexos com ensino médio completo. Porém, as oportunidades no ITA são destinadas a formar não só militares, mas também, profissionais civis. Na última seleção, 80 vagas foram destinadas a este público. Durante o curso, os estudantes recebem alimentação, assistência médico-dontológica e residência a baixo custo (sendo gratuita para quem comprovar situação de carência). Além disso, de acordo com dados do ano passado, ganham R$5.858,71, mensais, a partir do 3º ano de ensino. Ao concluírem a graduação, os alunos da carreira militar alcançam o cargo de primeiro-tenente, com vencimentos iniciais, em 2010, de R$7.343,88. Quem estuda no ITA pode se especializar nas áreas Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica ou Mecânica-Aeronáutica. A graduação tem duração de cinco anos e acontece em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Nesta página é possível conferir o edital completo do último processo seletivo. Dados do último con-

curso: Vagas oferecidas: 130 (50 para carreira militar). Quem pode participar: pessoas de ambos os sexos. Inscrições: entre os meses de agosto e setembro. Requisitos: ter concluído o ensino médio. Etapas de seleção: Provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico. IBGE O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE publicou edital para realização de Processo Seletivo Simplificado. O concurso IBGE é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas. São oferecidas 4.250 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Como pré-requisito de escolaridade para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (que deverá ser comprovado à época da contratação) é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau). A retribuição mensal a ser paga ao Agente de Pesquisas e Mapeamento é de R$ 850,00. O contratado fará jus ao Auxílio-Alimentação e ao Auxílio-Transporte, assim como a férias e ao 13º. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. As inscrições serão efetuadas, no período de 29 de agosto a 19 de setembro de 2011, através do endereço eletrônico da CONSULPLAN ou através do Posto de Inscrição Informatizado nos municípios onde houver vagas, conforme lista divulgada no mesmo endereço eletrônico a partir de 10 de agosto de 2011 e de acordo com o subitem 4.6 do Edital, para aqueles que porventura não disponham de acesso à Internet. Provas IBGE Os candidatos realizarão as provas nos municípios designados como polos de provas daqueles que optaram por concorrer às

vagas, de acordo com o especificado no Anexo IV do Edital e no endereço eletrônico da CONSULPLAN. As provas têm data inicialmente prevista para 30 de outubro de 2011, com duração de 04 horas, das 13h00min às 17h00min (considerando-se o horário de Brasília), simultaneamente em todos os polos de provas definidos, em local a ser informado de 14 a 28 de outubro de 2011, período de divulgação da Confirmação da Inscrição. Gabarito IBGE Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas do Concurso IBGE serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico da CONSULPLAN até as 16h00min do primeiro dia útil subsequente ao da realização das provas. TJ-RJ Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro abriu concurso público para preenchimento de 50 vagas de juiz substituto. Concurso TJ/RJO salário inicial é de R$ 20.677,85 e é direcionado a quem formou Direito há, pelo menos, três anos. É exigido também experiência em atividade jurídica, por este mesmo período de tempo. Inscrições abertas até 30 de setembro de 2011 As inscrições para o concurso público do TJ/RJ estarão abertas no site da Vunesp concursos, em www.vunesp.com.br até 30 de setembro de 2011 e serão feitas em duas etapas, sendo uma preliminar e outra definitiva. A primeira inscrição habilitará o candidato a participar das provas objetivas e escritas. Já a segunda inscrição será direcionada para as etapas seguintes do concurso tais como: investigação social, prova oral e avaliação de títulos. Taxa de inscrição: R$ 200. O pedido de isenção do pagamento pode ser feito até 1 de setembro. Provas A prova objetiva, será aplicada na cidade do Rio

CEFET O Concurso do CEFET/RJ oferece vagas para Professor, com remuneração de até R$ 2.678,74. O Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), publicou edital de processo seletivo destinado a contratação de Professor. A seleção do CEFET/RJ oferece 21 vagas para cargos de nível superior em várias áreas de conhecimentos. A carga horária é de 20 a 40 horas, por regime de trabalho. A remuneração é de até R$ 2.678,74, mais Auxílio-alimentação no valor de R$ 304,00, para o regime de 40 horas semanais, e R$ 152,00, para o regime de 20 horas semanais. Será reservada 1 vaga a pessoas portadoras de necessidades especiais. Inscrição As inscrições serão realizadas de 31 de agosto a 14 de setembro de 2011, nos seguintes locais: Unidade Maracanã: Coordenação de Concursos (Rua General Canabarro, 552, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ), das 10h às 16h. Unidade Nova Iguaçu: Estrada de Adrianópolis, 1317, Santa Rita – Nova Iguaçu/RJ, das 10 às 16 horas. Unidade Itaguaí: Rod. Mario Covas,Quadra J,Lote J2, Distrito Industrial de Itaguaí (Trevo da Entrada da Cidade), das 14 às 17 horas. Unidade Angra dos Reis: (Rua do Areal, s/n – Parque Mambucaba, Angra dos Reis/RJ), das 10 às 16 horas. A taxa de inscrição será de R$ 20,00. Prova Os candidatos serão avaliados através de prova de Títulos e Didática, de caráter eliminatório e classificatório. No dia 19 de setembro de 2011, a partir das 19 horas, a CCONC divulgará as notas da prova de títulos (GPT). A data do sorteio para a prova didática será divulgada junto com o resultado da prova de títulos. A prova didática será realizada no período provável de 22 a 23 de setembro de 2011. Validade: O processo seletivo

terá prazo de validade de 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano a critério da instituição.

MÉDICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM Com o objetivo de preencher 2580 vagas, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, receberá inscrições para o concurso público que fará a contratação de Médicos e Auxiliares de Enfermagem. As inscrições poderão ser preenchidas entre os dias 6 e 19 de setembro, no site http://concursos. rio.rj.gov.br. A taxa será de R$ 40,00 para vaga do nível Fundamental e R$ 60,00 para Superior. O salário para Médico será de R$ 1.504,86 por 24 horas semanais, e para Auxiliar de Enfermagem será de R$ 861,69 por jornada de 32h30 semanais. Além do vencimento básico, os profissionais receberão o valor de R$ 300,97 por gratificação de Insalubridade e R$ 110,00 de auxílio transporte. CARGOS Superior - Médico: (54 vagas) Anestesiologia, (78) Cardiologia, (56) Cirurgia Geral, (16) Cirurgia Pediátrica, (10) Cirurgia Plástica, (14) Cirurgia Torácica, (10) Cirurgia Vascular, (280) Clínica Médica, (10) Dermatologia, (14) Endocrinologia, (4) Fisiatra, (14) Gastroenterologia, (10) Geriatria e Gerontologia, (210) Ginecologia Obstetrícia, (2) Hematologia, (7) Hemoterapia, (14) Infectologia, (60) Intensivista Adulto, (12) Nefrologia, (56) Neurocirurgia, (36) Oftalmologia, (64) Ortopedia e Traumatologia, (7) Otorrinolaringologia, (410) Pediatria, (28) Pediatria (Intensivista Infantil), (80) Pediatria (Neonatologia), (7) Proctologia, (100) Psiquiatria, (30) Radiologia e (7) Urologia. Fundamental - (880) Auxiliar de Enfermagem. T Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa e Legislação do SUS Específico do Cargo. Os locais,

as datas e os horários de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site http://concursos.rio.rj.gov.br. Este concurso terá a validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Administração Superior.

Seleção de Estagiários para a Câmara do Rio de Janeiro - RJ Estudantes de Direito, que estejam cursando, no mínimo, o 6º período da respectiva faculdade, podem se candidatar a uma vaga no Processo Seletivo de estagiários que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro - RJ irá realizar, onde os contratados irão atuar na Procuradoria Geral e na Procuradoria da Câmara do Município. A bolsa-auxílio mensal pelo cumprimento das tarefas pertinentes ao estágio será no valor correspondente a R$ 793,43, para 25h semanais. Será acrescida a esta, auxílio-transporte no valor de R$ 110,00. As inscrições serão recebidas no período de 8 a 19 de setembro, somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site concursos. rio.rj.gov.br. O valor da taxa é de R$ 30,00. Os candidatos irão passar por Provas Objetiva e Discursiva. Em cumprimento ao disposto na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, ficam reservadas, no presente processo seletivo, às pessoas portadoras de deficiência, 10% das vagas que vierem a ser ocupadas, desde que comprovada a compatibilidade da deficiência com as atividades a serem desenvolvidas. Será observada, durante a vigência deste processo, a necessária compensação nas convocações subsequentes, que, em qualquer caso, observarão o percentual acima estabelecido.


domingo, 5 de julho de 2009

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

54 anos

3


4

54 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 5 de julho de 2009


diariodepetropolis