Issuu on Google+

Diário

de Petrópolis 57 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 15.938 - Quinta-feira, 1 de setembro de 2011

inquérito civil

Sérgio Cabral apresenta proposta para royalties

MP apura desativação de balança na BR-040 Arquivo

Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentaram ontem suas propostas para a divisão dos royalties do petróleo ao Senado Federal.

(Página 7)

Morre aposentado que foi espancado O aposentado Silvio Caetano da Silva, de 69 anos, que foi brutalmente espancado e esfaqueado, no apartamento onde morava, morreu ontem. Ele estava internado desde o dia 4 de agosto e não resistiu aos ferimentos. (Página 5)

Comunidades vão receber treinamento com sirenes Primeira comunidade a receber o treinamento será a 24 de Maio. A informação foi dada durante palestra ministrada pelo ten. cel. do Corpo de Bombeiros do estado, Paulo Ricardo (foto), para funcionários dos Cras.

Na época em que a balança ficou fechada foram registrados vários acidentes na rodovia por excesso de peso dos caminhões

(Página3)

Ascom/PMP

Prefeito inaugura 100° laboratório do ProInfo na rede municipal

agenda O mês de setembro chegou e com ele, uma das festas mais charmosas da Petrópolis Imperial: A Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis. O evento se consolidou no calendário oficial da cidade em 2010, oferecendo ao público uma programação diferenciada, totalmente gratuita.

O prefeito Paulo Mustrangi e o secretário de Educação, professor William Campos, inauguraram na última terça-feira, no campus II do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, o 100° laboratório de informática da rede municipal de educação.

(Página 6)

Bairros

(Página 7)

CDL lança livro comemorativo aos 50 anos (Página 5)

O Ministério Público Federal (MPF), em Petrópolis, abriu um inquérito civil para apurar a denúncia feita pelo Diário de Petrópolis, por meio de uma série de matérias publicadas em março deste ano, da desativação da balança da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na descida da BR-040. Após ofícios encaminhados pelo MPF para a ANTT e para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a balança foi reativada no dia 11 de abril.

O prefeito Paulo Mustrangi comemora com um aluno do Liceu a implantação do laboratório Divulgação

(Página 5)

O presidente do Diário, Paulo Antônio Carneiro Dias, recebeu a moção do vereador Paulo Igor

Diário recebe moção da Câmara pelos seus 57 anos O Diário de Petrópolis foi congratulado pelos seus 57 anos, completados no último dia 24, com uma moção da Câmara Municipal. O diretor presidente do grupo, Paulo Antônio Carneiro Dias, recebeu a homenagem, ontem, das mãos do presidente da Casa, vereador Paulo Igor (PMDB).

Cento e oitenta crianças da Mosela estão na dependência de uma creche e o mesmo número de mães, com isto, impossibilitadas de trabalhar. O levantamento é das associações de moradores do bairro que pediram ao prefeito Paulo Mustrangi em audiência na segunda feira que acelere a aquisição de uma casa para abrigar os menores.

(Página 9)

Esportes Palmeira e Petropolitano deram um show na abertura do Campeonato Municipal de Futsal nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13 . As partidas foram realizadas no Ginásio Luiz Vedovani, no Quissamã. (Página 10)


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vento contra www.sebastiaonery.com.br

NEUMANNE CONTA LULA SALVADOR - No “Globo” de ante-ontem, terçafeira, 30, o jornalista Sergio Roxo contou uma historia fantástica, sobretudo porque verdadeira, irrespondível : 1. “O ex-presidente Lula retoma a vida de palestrante internacional. Contratado pelas empreiteiras OAS e Queiroz Galvão, o ex-presidente irá à Bolívia, à Costa Rica e a El Salvador. Lula viaja em jatos particulares bancados pelas empreiteiras e acompanhado de assessores. Ele recebe cerca de 300 mil dólares por palestra no exterior”... 2. “ O giro do ex-presidente começou em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, onde participaria à noite, com o presidente boliviano Evo Morales, de uma reunião com movimentos sociais... De manhã, pago pela OAS, Lula falaria a empresários, industriais, produtores rurais e integrantes da Câmara Boliviana de Hidrocarbonetos”... 3. – “A empreiteira brasileira é responsável pela construção de uma estrada de 415 milhões de dólares, cerca de 660 milhões de reais, que enfrenta protestos por cortar uma área indigena. Os índios ameaçam impedir a execução da obra, que tem financiamento do BNDES”...

n Delfim Netto

O

futuro é opaco e se nega a ser decifrado. Mesmo quando explorado pelas melhores inteligências apoiadas nos mais recentes modelos e torturado com as mais recentes técnicas econométricas, ele se recusa a confessar qual o caminho que tomará. Essa realidade e a prudência levam a comportamentos defensivos. As autoridades responsáveis pela política econômica devem pesar cuidadosamente os riscos alternativos sem deixar-se imobilizar, mesmo porque não há

JOSÉ NEUMANNE Se você está impressionado com a desenvoltura faturante de Lula e imagina que só agora ele é assim, entre na primeira livraria e compre “O Que Sei de Lula”, um fascinante, surpreendente e verdadeiro livro do jornalista José Nêumanne Pinto, um dos profissionais mais antigos, experientes e respeitados do jornalismo brasileiro.(Editora Topbooks) Com autoridade de quem, trabalhando para o “Jornal do Brasil”, a “Folha de São Paulo” e outros jornais e revistas do país, acompanhou semanalmente, mensalmente, desde o começo dos anos 70, a vida do Lula torneiro mecânico, dirigente de sindicato e fundador do PT e da CUT, Nêumanne conta a história de Lula sem preconceito e sem baboseiras, considerando-o “o maior político brasileiro” e também reconhecendo nele um herói sem nenhum caráter, pedra fundamental de sua personalidade. GOLBERY Quem ainda não leu o livro e quer um aperitivo, leia a entrevista de Nêumanne à Silvia Amorim no Globo de terça, dia 30: - “Lula não é de esquerda, é um conservador... Ele recusou proposta de Golbery para apoiar a volta dos exilados”: -“Entre 1978 e 1979 eu fui procurado pelo Claudio Lembo, presidente da Arena na época, porque ele tinha uma missão. O general Golbery do Couto e Silva queria fazer a volta dos exilados e queria apoio do Lula. A reunião foi em um sítio do sindicato, e lá eu ouvi o Lula dizer”: - “Doutor Claudio, fala para o general que eu não entro nessa porque eu quero que esses caras se danem. Os caras estão lá tomando vinho e vêm para cá mandar em nós?...” “O Lula falava que a Igreja tinha dois mil anos de dívidas com a classe trabalhadora e que não resolveria em dois anos. Com os estudantes, dizia que poderia fazer um pacto: eles não encheriam o saco do sindicato e o sindicato não encheria o deles. Isso tudo eu vi, ninguém me contou. Ele é um conservadoraço. Nunca foi revolucionário”. SERRA “Lula é o maior político brasileiro e não considero isso, necessariamente, um elogio. Você sabe o que é o político brasileiro? É o cara que faz qualquer coisa para ficar no poder. E isso é o Lula. A primeira vez que eu usei essa expressão, o José Serra me chamou e disse que Getúlio Vargas era o maior político que o país tivera. Falei: “Serra, o Getúlio meteu uma bala no peito por causa de uma corrupçãozinha de um segurança do pai dele”. “E o Lula administrou uma quadrilha chamada mensalão e a oposição não tem um cara para enfrentá-lo na eleição. Nunca houve um conciliador como Lula. Apesar de ele dizer que é uma metamorfose ambulante, ele não mudou. Usa os mesmos métodos. No palanque, nos tempos do sindicalismo, a primeira coisa que aprendi foi o método dele. Ele botava dois companheiros para defender teses diferentes: um a favor de manter a greve e o outro contra. Ele olhava a reação do povo e decidia. Esse é o cara que colocou Dirceu versus Palocci. Ele governa na cizânia. Tem a sabedoria ancestral de dividir para reinar. Isso é ele”. www.sebastiaonery.com.br - sebastiaonery@ig.com.br

do Lehman Brothers. Ignoraram a rede construída pelas “inovações” e seus abusos. De fato, como confessou Alan Greenspan -que durante 18 anos foi “el maestro” e agora é demonizado, “ninguém sabia o que estava acontecendo”. A chamada “grande moderação” (alto crescimento e baixa inflação), na qual surfaram os bancos centrais, nada tinha a ver com eles. O mundo vive o rescaldo da crise financeira que ainda não terminou. O grave é que os instrumentos disponíveis (a política fiscal e a monetária) esgotaram os seus efeitos no mundo desenvolvido sem restabelecer o “circuito econômico”,

cujo funcionamento depende da confiança dos trabalhadores, dos empresários e do sistema financeiro. Paradoxalmente, o mundo precisa agora do ritmo de crescimento dos países emergentes. As notícias não são boas. Mesmo a China e a Índia começam a dar sinais de fadiga. Se quisermos crescer à taxa de 4,5% a 5% nos próximos anos, devemos complementá-lo e dar especial atenção ao nosso mercado com um programa que fortaleça a poupança e a competitividade internas e dê inteligente proteção externa, como luta para realizar o governo Dilma. n Ex-Ministro da Fazenda

Reforma valoriza o voto do eleitor

QUEIROZ GALVÃO 4. “O giro do ex-presidente continua amanhã com visita a El Salvador para palestra contratada pela construtora Queiroz Galvão...” Resta decifrar um enigma : Lula recebe das empreiteiras 300 mil dólares por “palestra”, por serviços já prestados ontem, que estão sendo prestados hoje ou que serão prestados amanhã? Vamos reconhecer que, em matéria de “consultoria” e lobby, diante de Lula, Palocci e José Dirceu são dois neófitos, dois aprendizes.

caminho de custo zero. Os analistas, para preservar a credibilidade, procurarão acertar (ou errar!) juntos. Estamos num momento grave. Com a conivência dos governos, construíram-se “inovações” financeiras cujas consequências foram ignoradas. Alguns economistas foram ridicularizados pelos que detinham o poder político porque apontaram, inadvertidamente, os perigos que as “inovações” embutiam. O resultado dessa aventura explodiu quando a miopia dos bancos centrais dos EUA (o Fed), da Inglaterra e da Comunidade Econômica Europeia, permitiu a liquidação desordenada

n Henrique

A

Fontana

reforma política, hoje em discussão no Congresso Nacional, tem um objetivo básico: alterar a lógica perversa do funcionamento do sistema eleitoral atual. Quatro temas são de grande importância para a verdadeira democratização da política brasileira: o combate à influência do poder econômico, por intermédio do financiamento público exclusivo, com forte redução dos custos de campanha, o fortalecimento dos partidos, a manutenção do sistema proporcional e a ampliação da participação da sociedade na política. Para alcançar essas metas, nossa proposta é que cada eleitor passe a ter direito a dois votos: no primeiro, ele vota numa lista de candidatos do partido de sua es-

colha; no segundo, ele vota no candidato da sua preferência. No caso da lista, defendemos que os candidatos sejam definidos em votação secreta pelos filiados ou convencionais dos partidos. Assim, em cada Estado, metade das vagas conquistadas pelos partidos será destinada aos candidatos ordenados na lista, e a outra metade será destinada aos candidatos nominalmente mais votados, mantendo o sistema proporcional. Essa proposta valoriza a representação proporcional e estimula o fortalecimento da vida partidária, ao instituir as votações das listas preordenadas. Ao mesmo tempo, ao permitir dois votos ao eleitor, o sistema inova ao proporcionar a valorização do seu voto sob uma perspectiva programática e partidária, sem retirar sua prerrogativa de votar nos candidatos

de sua preferência. Como aspecto central desse novo sistema eleitoral, defendemos o financiamento público exclusivo de campanha, porque não podemos continuar a ter eleições baseadas na força do poder econômico. A transformação das campanhas em engrenagens caras e sofisticadas empobrece o verdadeiro debate político e praticamente fecha o caminho da representação para setores sociais com menos acesso a recursos financeiros. Mais do que isso, com o financiamento público nós teremos um teto de gastos para cada nível de eleição, o que torna a disputa mais equânime, barata e mais fácil de ser fiscalizada. Aos que olham com desconfiança a ideia de destinar recursos públicos para as campanhas eleitorais, devemos lembrar que o sistema vigente “cobra” caro do cidadão o retorno dos

recursos privados “investidos” em um candidato. Essa cobrança pode vir embutida nos preços dos produtos vendidos à população pelas empresas financiadoras, de forma lícita, ou então incentivar relações de interdependência, às vezes até de promiscuidade, entre parlamentares ou governos e determinados interesses privados. Eu não tenho dúvidas de que o financiamento público é uma das armas mais poderosas para combater a corrupção. O fortalecimento dos partidos e a diminuição drástica da influência do poder econômico, sem perder de vista as virtudes da representação proporcional, constituem os pilares das mudanças que nós propomos ao país. Deputado federal (PT-RS), é relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara Federal e vice-líder da bancada do PT

Exceção à regra n Mário Neto

E

ste foi, disparado, o melhor final de primeiro turno dos cariocas, com exceção do Fluminense, desde a criação dos pontos corridos no campeonato brasileiro. Flamengo, Vasco e Botafogo estão na parte de cima da tabela e todos com grandes chances de não só obter uma vaga nas Libertadores como também lutar pelo titulo maior, o de Campeão Brasileiro. Surpreendente a campanha do Botafogo, à qual ninguém apostava um vintém nas primeiras rodadas e que, de repente, deu uma arrancada impressionante (cinco vitórias seguidas) e agora está numa ótima posição com outros olhares. Outro que “pegou todos pe-

los pés” foi o Vasco, pois dizia-se que iria relaxar depois de conquistar a Copa do Brasil, e consequentemente a vaga na Libertadores de 2012. Quanto ao Flamengo, a sua excelente colocação na tabela está diretamente ligada às ótimas atuações do Ronaldinho e do Tiago Neves. E justiça se faça: Vanderlei Luxemburgo está de novo “nas paradas”, depois de alguns insucessos nos últimos anos. Bem, quanto a exceção à regra dentre os cariocas, o atual campeão brasileiro, o Fluminense, que hoje pelo que estamos vendo disputa por enquanto uma vaga na sul- americana, mas que nas próximas rodadas poderá e deverá estar brigando para não cair, sob o olhar condes-

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora interina: Jaqueline Gomes

D

cendente dessa omissa administração do Presidente Peter Siemens (cada entrevista sua é mais decepcionante). Abel disse que não faz milagres. Ok, ninguém “quer” milagres da sua parte. O que a torcida deseja muito é bom senso, e que ele organize o time, dê um padrão de jogo, apenas isso. Hoje o que se vê é o Flu “jogando” uma grande pelada, uma bagunça generalizada em campo. Todo mundo tenta fazer o que quer. Não se vê uma jogada ensaiada. Só vejo centros das laterais das intermediárias (o que chamamos chuveirinho, que já caducou). Para encerrar o assunto Fluminense, aqui vão alguns números do Tricolor: no mesmo período, ou

iário de Petrópolis 56 anos

Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

seja, no primeiro turno do campeonato de 2010 o tricolor conquistou 38 pontos. Dez vitórias, seis empates e apenas três derrotas (duas no inicio do campeonato e uma na última rodada, para o Guarani) e foi o time que conseguiu mais vitórias fora de casa. Cabe a vocês, tricolores, fazer uma comparação com o que estamos vendo e chegar a uma conclusão. Em 2010 foram sete derrotas no campeonato todo, hoje temos dez derrotas e um turno todo pela frente. Meus “PARABÉNS” a esta supimpa administração. Antes que me esqueça: técnico faz e fez a diferença. Ninguém espera por alguém, seja lá quem for, por três meses, impunemente. Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


DORA KRAMER Maioria insidiosa

O

mesmo delito que serviu para derrubar um governador não foi suficiente para a Câmara cassar o mandato de uma deputada. Assim como José Roberto Arruda, Jaqueline Roriz foi filmada enquanto recebia dinheiro do dublê de operador e delator de um esquema de arrecadação e pagamento de propinas a agentes públicos no Distrito Federal. Até a quantia era a mesma: R$ 50 mil. O fato não veio ao caso. O importante na concepção de 347 deputados - 265 votantes, 20 abstencionistas e 62 faltosos - não é o convívio com quem prevarica, mas criar um salvoconduto para a prevaricação

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

geral E não se diga que o ato buscou preservar vidas pregressas, o que em si já seria grave. No julgamento de “La Roriz” estava em jogo o preceito do crime cometido anteriormente ao mandato em curso, mas desde 2006 a Câmara não pune ninguém mesmo por delitos ocorridos no exercício da delegação popular. Desde o mensalão, quando foram cassados os deputados José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa, parece ter havido um pacto de não agressão no Parlamento pelo qual tudo é perdoado em nome do corporativismo malfeitor. Quanto mais transgressores são absolvidos, mais trans-

gressora se torna a instituição, que na noite desta terça-feira chegou à perfeição ao patrocinar uma absolvição a despeito da prova filmada em vídeo. Depois disso, não há mais como estabelecer o que seja ou não quebra de decoro parlamentar. Tudo se tornou permitido e ao mesmo tempo dominado pelo princípio de que o crime é sempre compensador se for devidamente protegido da cobrança da opinião pública. Trabalho de uma maioria silenciosa, que naquela sessão de julgamento se calou durante o processo, não defendeu sua posição - portanto, confessadamente indefensável -, abrigando-se na ausência e no voto secreto. Uma anomalia cujo fim

a Câmara chegou a aprovar em primeiro turno depois de várias absolvições de mensaleiros, mas que houve por bem enfiar na gaveta onde se arquivam muitos males, entre os quais a prerrogativa de não decidir. Os dois maiores partidos de sustentação do governo, PT e PMDB não deram uma palavra para dizer o que achavam a respeito do que se passava ali. Aderiram ao silêncio cínico de aprovação à tese de que crime tem prazo de validade. Os petistas, tão senhores de si quando se trata de ironizar a má fama dos pemedebistas companheiros de aliança, não têm mais argumentos para tripudiar: com tantos nos bancos dos réus só lhes resta se unirem no deboche ao País, na esperança de que a impunidade de hoje não só os favoreça amanhã, mas lhes sirva como defesa. Em seguida à exorbitância da absolvição não obstante a prova, a Câmara arrematou: como se nada demais tivesse acontecido, sacudiu de leve a poeira e prosseguiu a sessão

3

para o “cumprimento de um acordo” para votação de três destaques em medida provisória cujo prazo expira só daqui a 20 dias. Uma legítima celebração do descaramento incorporado ao cotidiano como rotina. Já foi diferente - Hildebrando Pascoal, o assassino da serra elétrica até hoje na cadeia, foi cassado há quase 12 anos por crimes cometidos anteriormente ao mandato de deputado que cumpria pelo Acre. Mas aqueles ainda não eram tempos estranhos em que as piores baixezas são praticadas com ares de grandeza. Autoria da obra - Depois da passagem de Lula pela Presidência, emprestando o prestígio do cargo à defesa de malfeitores e ao ataque aos que os criticam ou tentam lhes impor freios, o ambiente ficou muito mais permissivo na República. Cenografia - Amanhã o PT realiza um congresso em Brasília. Das decisões, entre petistas a mais importante é a foto de Dilma com Lula para simbolizar a união fraterna.

cidade

Inquérito civil questiona balança fechada Fotos: Arquivo

n Vinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis. com.br

A série de matérias publicadas pelo Diário de Petrópolis em março denunciando a desativação da balança da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na descida da BR040 repercutiu e teve efeitos práticos. Ainda naquele mês, o Ministério Público Federal (MPF), em Petrópolis, na figura da procuradora da República Vanessa Seguezzi, abriu um inquérito civil para apurar o caso, causando a reabertura da balança, em abril, e medidas das autoridades responsáveis para melhorar a fiscalização do peso transportado na rodovia. Na época das matérias, com a balança fechada desde fevereiro, a insegurança na via ficou maior para os motoristas, já que caminhões com excesso de peso podiam trafegar no trecho entre Rio e Petrópolis da rodovia sem serem fiscalizados. A insegurança ficava evidente com os acidentes no local e com as rachaduras na pista da direita – por onde trafegam caminhões, por serem mais

Balança da ANTT fechada em março: após matérias no Diário de Petrópolis, o Ministério Público Federal investigou a falta de fiscalização na via

lentos – na descida da Serra de Petrópolis. Após ofícios encaminhados pelo MPF para a ANTT e para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a balança foi reativada no dia 11 de abril. O Diário de Petrópolis mostrou, em março, que ANTT e PRF não se entendiam sobre quem seriam os responsá-

veis pela desativação da balança. A agência informava que não poderia funcionar sem a presença de policiais rodoviários federais, que teriam sido deslocados pela PRF para outras áreas. Já a Polícia Rodoviária Federal declarava que não tinha a obrigação de patrulhar a balança.

Além da reativação daquele posto de pesagem, o inquérito civil do MPF provocou a promessa de um novo convênio entre os dois órgãos – o último venceu em junho –, o que evitaria novas paralisações do funcionamento da balança. “Esta agência está ultimando os procedimentos vi-

sando a celebração de novo convênio com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, objetivando a parceria na fiscalização dos serviços de transporte rodoviário de passageiros”, informou o procurador-geral da ANTT, Manoel Lucivio de Loiola, em ofício enviado no dia 15 de agosto ao MPF.

Outro problema abordado pelo Diário de Petrópolis em março foi a localização da balança, no fim da descida, possibilitando que um caminhão com um peso acima do permitido desça toda a Serra de Petrópolis sem passar por nenhum posto de fiscalização até chegar em Xerém. Também em relação a este assunto, o inquérito civil trouxe resultados, já que a ANTT informou que estuda um novo local para o posto de pesagem. “Encontra-se em análise nesta ANTT um estudo para alteração dos postos de pesagem existentes no trecho concedido na rodovia BR-040”, informou Rubens Narciso Peduti Dal’ Molin, gerente de Fiscalização e Controle Operacional de Rodovias da ANTT, em ofício encaminhado ao MPF em abril. “Entretanto, para efeito de fiscalização é estudada a malha viária do entorno da rodovia e a posição dos postos de pesagem de tal forma que seja composto um conjunto de postos que cubram a maior parte de rotas alternativas, a fim de se reduzir as rotas de fuga”, completou.

Audiência pública na Alerj discute hoje a BR-040 Os 516 acidentes registrados apenas no primeiro semestre de 2011 e somente nas pistas de subida e descida da serra na estrada Rio-Juiz de Fora, a falta de iluminação, a sinalização deficiente e a falta de fiscalização de excesso de carga e velocidade dos veículos em contrapartida a um pedágio de R$ 8 (tarifa básica de veículos leves) serão questionadas hoje, às 13h30, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). A Concer, empresa que administra 180 quilômetros da BR-040 no trecho entre Rio e Juiz de Fora, foi convidada a explicar também porque não investe em sistema de comunicação com os usuários e porque projetos previstos no contrato não são executados. A nova pista de subida da serra, 20 quilômetros orçados em R$ 830 milhões – verba que a concessionária alega não dispor – também será discutida na audiência, assim como o futuro da atual pista que pode ser transformada em uma “estrada-parque” ainda que não se saiba quem irá cuidá-la. Quinze deputados das

comissões permanentes de Transportes, Obras e Meio Ambiente da Alerj estão mobilizados para a audiência convocada a pedido do deputado estadual petropolitano Bernardo Rossi (PMDB). A audiência é o primeiro passo, na Alerj, para garantir melhorias na estrada. Uma Frente Parlamentar está sendo instalada na assembleia para rever item a item o contrato com a Concer em vigor desde 1996. - A execução da pista de subida vem sendo protelada desde 2001. E o projeto apresentado, de mais de R$ 800 milhões, pode ser embutido no pedágio ou virar uma condição para que a empresa se mantenha na administração da via. Não vamos admitir – disse Rossi. Para Marcus Vinícius (PTB) que também representa Petrópolis na Alerj, é a chance de órgãos normatizadores e regulatórios como o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) explicar porque não exigem da concessionária as melhorias necessárias.

Praça de pedágio em Areal, na BR-040: deputados questionam o valor cobrado - R$ 8 para carros

- Não encerraremos a audiência sem respostas e compromissos – disse. Além de Obras e Transportes, a comissão de Meio Ambiente da Alerj participa como uma das propositoras da discussão em função do destino da atual pista de su-

bida quando a nova estrada estiver pronta. - A rodovia está repleta de ocupações irregulares e essa pista sendo usada como estrada-parque, sem um dono, um responsável, nos sugere que a situação vai se agravar. Também queremos

que as contenções de encostas na estrada nos sejam apresentadas – disse Átila Nunes (PSL), presidente da Comissão. nMais

de 500 acidentes em seis meses O primeiro semestre de

2011 registrou 12 mortes nas pistas de subida e descida da serra. Foram 257 acidentes na subida e 259 na descida, que deixaram ainda o saldo de 130 feridos, 19 estado grave. Deste total, só com veículos de carga, foram 155 acidentes. Os dados são oficiais, da Polícia Rodoviária Federal, que também aponta os trechos com maior incidência de acidentes: quilômetros 82, 84, 85, 90, 92 e 93 (pista de subida) e ainda 78, 79, 80, 83, 84, 92 e 93 (descida). - Alguns acidentes poderiam ter tido consequências ainda mais graves, como a carreta com produto inflamável que tombou e explodiu. A cada fechamento da estrada perdem os usuários e a economia de Petrópolis e de Minas – disse Marcus Vinícius. Para Bernardo Rossi, o “empate” na quantidade acidentes entre subida e descida da serra deixa claro que o problema não está ligado somente ao excesso de velocidade. - Se estão identificados pontos de maior risco porque não há intervenção, por meio de obras, sinalização ou fiscalização? – questionou.


4

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

QUINTA-FEIRA, 1 DE SETEMBRO DE 2011

Teatro I

Teatro II

Com direção de Oscar Francisco – leia-se Cordel Encantado, o espetáculo de humor “A Casa Caiu” tem apresentação marcada para o dia 9 deste mês, às 20h, no Theatro D. Pedro. Trata-se do mais novo trabalho da Cia Ox Exculaxados, que fizerem o maior sucesso na cidade com direção de Chico Anysio.

Após a bem sucedida temporada no Rio de Janeiro, a peça teatral “Quero Voltar para Casa”, da atriz paulista Flora Geny, volta à cena no Theatro D. Pedro, em Petrópolis. As apresentações acontecem no sábado, dia 17 de setembro, às 20h, e domingo, dia 18, às 18h. Toda a renda é em prol das obras sociais da Umep.

socialmarise@yahoo.com.br

Sucesso a vista

O empresário Clodoaldo Araújo, que foi o vencedor do programa Aprendiz 5 – o Sócio, da Rede Record de Televisão, que acabou se tornando sócio do apresentador Roberto Justus, estará em Itaipava no próximo dia 30 de setembro. Ele vai ministrar a palestra “Seja sócio do seu sucesso”, às 20h, no Itaipava Tênis Clube.No encontro, o palestrante dará dicas sobre os caminhos mais curtos e vitoriosos para alcançar o sucesso profissional e pessoal. Os interessados em participar, podem adquirir convites por R$ 20,00 na loja 42 do Shopping Estação Itaipava ou na secretaria do Itaipava Tênis Clube.

Frei Antônio Moser comemora aniversário entre amigos!...

Recuperação

Em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis o Petrópolis Convention & Visitors Bureau participou, no fim de semana, do 15º Encontro de Agências de Viagem que ocorreu em Ribeirão Preto e Região. O encontro teve como interesse à união entre a iniciativa privada e pública em dar continuidade ao trabalho de recuperação da imagem de Petrópolis desde as enchentes de janeiro na Região Serrana.

À venda

A Pousada das Araras, que dispensa apresentações, está à venda. O empreendimento que aparecia sempre como locação em novelas da Globo, possui 24 chalés e seis apartamentos com média de 50 m² - com lareira, calefação, hidromassagem e até um salão de convenções que abriga cerca de 100 pessoas. Embora o valor do imóvel não tenha sido divulgado, chegou ao conhecimento da coluna que um empresário da São Paulo teria interesse.

Poucas & Boas  MAIS UMA FILIAL da Casa do Alemão abre as portas nesta quinta-feira. O novo empreendimento na Via Lagos  NA ERA DOS BLOG’S, o Palácio Rio Negro não poderia deixar de ter o seu: www.palaciorionegro.blogspot.com. Vale dar uma espiada e acompanhar exposições e eventos que ocorrem no local.  O ANTIQUÁRIO Miguel Salles está promovendo dois leilões este mês: dias 03 e 10 de setembro, sempre às 20h30, acervo de Gustavo Magalhães. Os objetos estão expostos na Garage Salles, em Itaipava.  ESTE MÊS o Restaurante de Nogueira completa quatro anos e preparou uma programação com música ao vivo, todas as sextas e sábados. E, para facilitar o cliente, basta consultar com antecedência a programação mensal através do site: www.restaurantedenogueira.com.br

FREI MOSER COM OS AMIGOS: Sandra e Wilson Souza que ganharam bênção por mais um ano de sucesso da Quinta do Bosque (01); Fernando Costa, Sueli e José Karl (02); O decorador Amaury Jaime de Lima (03); O aniversariante servindo-se do bufê (04); com o Professor Maurício Ferreira, diretor do Museu Imperial (05), O casal André Carvalho e Fernanda (06), com o Dr. Marcio Muniz (07), Bretz, amigos há 50 anos (08) e, finalizando, com seus colaboradores da Editora Vozes (09). (Fotos: F. Érico Leoni)

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios

Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ

C

omo acontece todos anos, Frei Antônio Moser reuniu 100 amigos para a tradicional comemoração que ocorreu na última segunda-feira, na Quinta do Bosque. O encontro, oferecido pelo casal Sandra e Wilson – leia-se Sandra’s Buffet – foi uma noite com o tema comida de botequim, os convidados puderam degustar acepipes deliciosos servido nas mesas e também através de pontos espalhados pelo local, com direito a caldos e massas para agradar a todos os paladares. Entre uma mesa e outra, o sacerdote se dividia como bom anfitrião, recebendo os convidados. Não faltaram abraços, palavras de carinho, de admiração e também presentes. “Quem está aqui são os amigos mais íntimos, aqueles que colaboraram no decorrer da minha vida”, disse Moser durante seu discurso sobre a amizade, sobre suas obras, trabalho e também sobre a quantidade de fiéis e de amigos que sempre querem comemorar a data junto com ele. “Domingo, na Comunidade da Santa Clara, recebemos para almoço mais de 400 pessoas, inclusive de outras localidades, como Rio do Ouro. O que fica desta vida é a amizade e o apoio, afirmou. E engana-se quem pensa que as comemorações pararam por aí. Amanhã, haverá um jantar beneficente no Terra Santa, onde ele vai inaugurar mais um salão de festas. Parabéns Frei Moser!


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Rotas alternativas em caso de desastre natural n Roberta Müller

robertamuller@diariodepetropolis. com.br

O primeiro treinamento com moradores das dez regiões onde serão instaladas as sirenes para alertar a população em caso de risco de deslizamento, será feito na comunidade 24 de Maio, Centro, no próximo dia 3 (sábado). O anúncio foi feito ontem pelo coordenador da Defesa Civil de Petrópolis, Francisco de Paula, e o presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luiz Eduardo Peixoto, durante a palestra de capacitação dos psicólogos, assistentes sociais e administrativos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para estarem preparados nas próximas chuvas. Eles ajudarão no cadastro de emergência dos desabrigados, por exemplo, em caso de desastres naturais.

O evento foi realizado na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Ministrada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros e diretor da escola de Defesa Civil do estado, Paulo Ricardo, a palestra contou com cerca de 50 funcionários dos Cras. Ele informou que não há como evitar as fortes chuvas,

Primeiro treinamento com sirenes será na 24 de Maio mas é importante encontrar a melhor solução possível para enfrentar o verão. O objetivo é que, até novembro, não só os funcionários públicos, como toda comunidade deverão estar capacitados para saber o que fazer durante os desastres naturais. - A população vai ter a noção e percepção de risco. O

sistema de alerta foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e a escola de Defesa Civil realiza o trabalho de capacitação. A proposta é salvar vidas e tentar minimizar os danos. Podemos trabalhar na vulnerabilidade reduzindo os desastres. A verdade é que não temos como evitar muita coisa, é uma questão de espaço, tem mais gente do que cabe. Mas queremos que essas pessoas passem a identificar fatores novos e fiquem atentas – explicou o diretor. Ele ainda lembrou que outra equipe já está em campo vendo as possíveis “rotas de fuga”, serão caminhos por onde os moradores irão evacuar o bairro em caso de deslizamentos, por exemplo. Peixoto também ressaltou que, além disso, até novembro, placas com setas indicando estas rotas serão instaladas nas áreas de risco. Segundo ele, a intenção é colocar o sistema

Alan Alonso

O tenente-coronel Paulo Ricardo, da Defesa Civil Estadual, palestrou para os participantes

em prática em toda cidade e não apenas nas comunidades que receberão as sirenes. Petrópolis foi escolhida para receber as sirenes por causa da tragédia do início do ano no Vale do Cuiabá.

Elas serão instaladas nos locais identificados como mais vulneráveis e funcionarão de acordo com informações passadas por aparelhos de hidrometria, que medem o nível dos rios, e pluviômetros, que

verificam a intensidade das chuvas, através das estações meteorológicas. O sistema é o mesmo adotado pela prefeitura do Rio de Janeiro para evitar novas tragédias nas favelas.

Autor de roubo no Quarteirão Brasileiro já está identificado O homem que roubou uma casa, no Quarteirão Brasileiro, na última semana, já está identificado pela polícia. Após investigação, inspetores da 105ª Delegacia (Retiro) conseguiram chegar até o suspeito, que foi reconhecido pelas vítimas através de fotografias. O criminoso, que está foragido, já tem outras passagens na polícia por homicídio, ameaça, furto e associação

para o tráfico e uso de drogas. Um suposto comparsa também está sendo apurado pela equipe, mas ainda não há confirmação. O delegado titular da 105ª DP, Marcello Braga Maia, que acompanha o caso, informou que já fez o pedido para prisão temporária do acusado, que tem 20 anos. Em depoimento, uma das vítimas, o caseiro do imóvel, contou que saiu para

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis lançou na última terça-feira, o livro “Transformando letreiros – A história dos 50 anos da CDL Petrópolis”, uma obra com 80 páginas repleta de fotografias que mostram o desenvolvimento da entidade ao longo desse meio século de existência. Escrito pelo jornalista Josemir Medeiros, que atua como gerente de marketing da instituição, o livro está organizado por décadas e traz, além das fotos representativas das atividades da CDL, informações sobre os acontecimentos que marcaram a cidade, o país e o mundo nesse período. O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, em seu discurso, lembrou a importância do lema que inspirou a criação da entidade e que dá título ao

livro. “Transformar frios letreiros de lojas em pessoas que se entendam”. - A CDL Petrópolis é uma entidade criada e administrada pelos empresários e, mais do que ser fiel a esse lema, a essa declaração de princípios, a CDL Petrópolis se transformou numa entidade representativa da sociedade civil organizada em nosso município, se modernizou e hoje ocupa um lugar de destaque no mercado, oferecendo informações de crédito que ajudam o empresário a vender com segurança, seja através do SPC, seja nos serviços de informações de cheque – afirmou Cláudio. Na noite de lançamento do livro que reuniu empresários associados, funcionários, fundadores, ex-presidentes e representantes de entidades da sociedade civil organizada, o presidente Cláudio Mo-

cortar grama e foi surpreendido por um homem negro, que vestia apenas calças, sem camisa ou calçado, no quintal da casa. O criminoso teria chegado por trás e colocado uma faca no pescoço da vítima, pedindo que fosse levado até a residência. Mesmo depois de o caseiro ter dito que não estava com as chaves, o ladrão acabou arrombando a porta. No

imóvel estava um sobrinho do caseiro. Os dois disseram ainda que o acusado pegou uma mochila e passou pelos cômodos pegando o que queria roubar. Ele teria levado um notebook, um aparelho MP4, outro de som, além de dois celulares, e fugiu em seguida. Já há a informação que outro homem dava cobertura ao criminoso, mas o caso ainda está sendo investigado.

Câmara de Dirigentes Lojistas lança livro comemorativo dos seus 50 anos Cartaz de suspeitos de sequestro é divulgado A partir de ontem, o Disque-Denúncia começou a divulgar um cartaz com a foto de dois suspeitos de sequestrar uma professora em Petrópolis, no último dia 5 de julho. Diego Benedito Duarte e o tio, Márcio Luís da Silva Benedito, teriam abordado a professora na rua e a colocaram em um carro. A polícia foi acionada, houve

perseguição e, depois de bater em um outro veículo, os sequestradores abandonaram o carro e a vítima. O Disque Denúncia pede o apoio da população para esclarecer o caso. “Quem tiver informações poderá denunciar através do telefone 0300 253 1177 (custo de uma ligação local). Ligue e denuncie, o anonimato é garantido”.

Aposentado espancado em casa morre no hospital O aposentado Silvio Caetano da Silva, de 69 anos, que foi brutalmente espancado e esfaqueado, no apartamento onde morava, no Centro, morreu no início da tarde de ontem. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Unimed desde o último dia 4, quando foi encontrado desmaiado em casa, horas após a agressão. A polícia continua investigando o caso, mas ninguém foi preso ainda. Informações extra-oficiais dão conta que o aposentado teria sofrido um traumatismo de crânio por causa das pancadas na cabeça e não teria resistido aos ferimentos. Segundo a polícia, o aposentado teria sido espancado por dois homens, que teriam sido vistos entrando com ele

no prédio. As imagens do circuito interno de segurança podem ajudar a identificar os autores, mas ainda não foram divulgadas. A vítima só foi encontrada no dia seguinte ao espancamento, por um amigo, que teria pedido auxilio à sindica do edifício para conseguir abrir a porta do apartamento. O caso foi registrado na 105ª Delegacia (Retiro). Vídeos com as imagens do dia do crime deverão estão sendo investigados, assim como o material recolhido pela perícia criminal. Os objetos, entre eles uma faca que pode ter sido usada para atingir o aposentado, e impressões digitais foram encaminhados para exame. O aposentado morava sozinho, em um edifício na Rua Paulo Barbosa, Centro

Divulgação

Mohammad entrega o primeiro exemplar para Fernando Lannes

hammad entregou o primeiro exemplar do livro a um dos fundadores da entidade, o empresário Fernando Lannes do Carmo, que fez questão de homenagear as esposas dos ex-presidentes já falecidos ali presentes e lembrou a importância daquela data e

do espírito de associativismo que sempre marcou a CDL desde a sua fundação. Os livros foram distribuídos aos presentes e serão enviados para os associados da CDL Petrópolis, autoridades, formadores de opinião, além de outras CDLs do país.

PMP beneficia agricultores do Bonfim A Prefeitura de Petrópolis, em parceria com o governo estadual, realiza uma obra que vai beneficiar os agricultores da região do Bonfim, em Corrêas, facilitando o seu acesso ao mercado. Trata-se da drenagem e captação de águas pluviais das estradas utilizadas no escoamento de produtos como alface, brócolis, couve, espinafre, milho, rúcula e vagem, entre outros. Essas obras, que abrangem 6 km de cinco ruas de difícil acesso, beneficiam pelo menos 25 produtores rurais que trabalham na comunidade. A Secretaria de Obras fornece o material para a drenagem (ma-

Ascom/PMP

A prefeitura está realizando várias obras em toda a região

nilhas e calhas de concreto), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) contribui com equipamentos,

máquinas e caminhões. Segundo Marco Antônio Coelho, presidente da Associação dos Produtores Rurais,

hoje em dia o escoamento da produção de flores é de mil pacotes por dia. - Esse número deve dobrar, ou até triplicar, quando as obras estiverem prontas. Até há pouco tempo, só conseguia subir as ruas quem tinha grandes carros, como picapes 4x4. Quando o trabalho estiver concluído, melhorará até mesmo o convívio das famílias que moram e circulam por aqui há mais de 40 anos – disse. A primeira fase da empreitada foi concluída ontem, mas o programa será prorrogado para que haja tempo suficiente de atender a toda a demanda.


6

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Agenda Cultural

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Itália INSTITUTO OMAR CARDOSO

HORÓSCOPO Áries - (21/03 a 20/04) Cuide de si e aproveite para exaltar suas qualidades intelectuais e artísticas. Novas oportunidades sociais, amparando-o no campo profissional. Você poderá ganhar dinheiro desdobrando suas atividades.

Touro - (21/04 a 20/05)

Novos acontecimentos na vida financeira. Oportunidade de novos negócios, empreendimentos e comercialização de produtos para compra e venda. Maior agitação e impulso no cotidiano.

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Está na hora de você encarar seriamente o seu trabalho para que consiga aquele aumento que está precisando. Também na parte amorosa, procure ser mais responsável.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Todos os assuntos importantes, particularmente os de ordem financeira, se tratados com interesse e inteligência, obterão os mais excelentes resultados. Procure moderar o fumo e a bebida.

Leão - (23/07 a 22/08)

Procure começar o dia com deliberação e propósito de conseguir tudo aquilo que deseja no plano amoroso e profissional. Se o sucesso deste dia não for completo, terá possibilidades para levar a bom termo parte dos seus objetivos.

Virgem - (23/08 a 22/09)

Diminuirão seus problemas na vida cotidiana graças a atitudes mais firme no que toca a esse assunto. Estímulo positivo para a participação comunitária. Saiba que hoje você está com pique total para levar adiante os seus projetos.

Serra Serata celebra cultura italiana até semana que vem O mês de setembro chegou e com ele, uma das festas mais charmosas da Petrópolis Imperial: A Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis. O evento se consolidou no calendário oficial da cidade em 2010, oferecendo ao público uma programação diferenciada, totalmente gratuita. A Serra Serata acontece de amanhã até o dia sete, na Praça da Liberdade, que ganha ares de uma autêntica piazza italiana. A música animada, a dança, as deliciosas comidas típicas e tantos outros ícones da tradição italiana contagiam a cidade durante os seis dias em que é realizada. Para 2011, muitas novidades foram preparadas. Amanhã, o grande show de abertura ficará por conta de Mafalda Minnozzi. A cantora, uma italiana apaixonada pelo Brasil, nos brindará com seu show “Arca Musicale”. No total serão 38 apresentações culturais que este ano, também abrangerão outras localidades como o Palácio Rio Negro, onde acontecerão palestras, Centro de Cultura Raul de Leoni com exposição e festival de cinema, Museu Imperial e Praça D. Pedro com apresentações do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza

Mafalda Minnoti fará uma apresentação especial na Serra Serata 2011

(SC). Nove restaurantes garantirão o melhor da gastronomia italiana, unindo a alegria da festa com os aromas e sabores de massas, pizzas, vinhos, entre outros. A festa que surgiu da vontade de homenagear este

Na cidade

Centenário de banda e mostra de artes plásticas

Libra - (23/09 a 22/10)

A vida profissional começará a se estabilizar, mas logo terá de sofrer reformas. Pequenos problemas com negócios financeiros. Agite mais o seu dia, afinal, agitação faz a sua cabeça, ainda mais se acontecer um clima de aventura no ar.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) Dia em que deverá evitar a indecisão, pois poderá deixar de realizar bons negócios. Tome decisão acertada e saiba defender seus interesses.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Ótimo estado mental o que lhe dará mais rapidez ao ter que tomar decisões importantes. Os desentendimentos do passado darão lugar ao romantismo e dentro do trabalho, procure se aproximar mais dos seus colegas ou subalternos.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Vênus e Marte trarão uma diminuição na autoconfiança e alguns conflitos na vida amorosa. Tendência a se afastar um pouco das pessoas para poder refletir melhor a respeito de si mesmo.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa o melhor período material do ano. Com a nova colocação da lua e do planeta

 Peixes - (20/02 a 20/03) As influências não são propícias. Continue acreditando em você, assim tudo ficará mais fácil. No amor, procure controlar a sua impulsividade e pense mais antes de falar, assim, você não magoará a pessoa que ama.

SINUSITE? cloreto de sódio

Alívio contra a sinusite SINUSTRAT É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO

SINUSTRAT DESCONGESTIONANTE NASAL - Composição: Cloreto de Sódio. Medicamento de Notificação Simplificada RDC Anvisa n° 199/2006. AFE n° 1.00174-0. Indicação: fluidificante e descongestionante nasal. Contraindicação: hipersensibilidade individual aos componentes da formulação. SINUSTRAT DESCONGESTIONANTE NASAL ADULTO - Composição: Cloreto de Sódio.Reg. M.S 1.0174.0034.008-3. Indicação: fluidificante e drenador das secreções nasais e paranasais e redutor da obstrução nasal, em casos de resfriados, rinites e sinusites agudas ou crônicas. Contraindicação: hipersensibilidade individual aos componentes da formulação.

A Banda 1º de Setembro comemora aniversário de 101 anos, hoje

A Banda 1º de Setembro está completando 101 anos de existência e, para celebrar a data, promove hoje às 19h30, uma apresentação especial, ou seja, um concerto de gala, no Teatro Santa Cecília, Rua Mal. Deodoro, Centro. Os ingresso é um quilo de alimento não perecível e um produto de limpeza, que serão destinados ao Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz, no Morin. O professor Luis Alves e seus alunos do curso de desenho e arte seqüencial, que funciona na Rua do Imperador, 518, sala 201, inauguram uma exposição de seus traba-

lhos hoje, no Hipershopping ABC da Rua Teresa, Alto da Serra. A mostra fica lá até o dia 15 e destaca trabalhos de desenho artístico, histórias em quadrinhos, charges, tiras, mangas, entre outros. Hoje, às 19h30, tem Paulo Silva e suas canções, show do cantor que traz ao público composições próprias no estilo MPB, com inspiração em vários compositores de nossa música brasileira, trabalho que fará parte de lançamento de um CD. No Teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni, censura livre, ingressos a R$ 10.

Arte

Garage Salles promove um leilão no Shopping Itaipava Os amantes de peças antigas e de arte têm lugar marcado nos dias três e 10 de setembro. O Garage Salles, de Miguel Salles, promove no Shopping Itaipava um super leilão, que conta com cerca de 500 lotes. As peças, procedentes de famílias tradicionais da região, já estão expostas no shopping para visitação. Além de peças de arte, o leilão também englobará peças de função, que podem ser usadas no dia a dia, como jogos de jantar. Miguel Salles também reservou para o evento um farto mobiliário em todos os estilos que podem, perfeitamente, serem repaginados para o contemporâneo. “Desde 1990 promovo leilões em Petrópolis, mas esse é o primeiro no Shopping Itaipava. Tenho certeza

Um dos itens que constarão do leilão, no sábado

que todos vão se surpreender com as peças”, disse o organizador do leilão, Miguel Salles.

povo ‘tutti buona gente’, agora também chega para reforçar a vocação da cidade para a realização de eventos de qualidade, o ano inteiro. Confira a programação completa no site www.petropolis. rj.gov.br.

Literatura Padre Juarez de Castro lança livro na XV Bienal no sábado Neste sábado, de 16h às 18h, o padre Juarez de Castro estará especialmente na XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, para lançar e autografar seu livro “As Chaves da Perseverança - Nas palavras de Cristo, respostas para todos os momentos da vida!”, da Editora Lua de Papel. O lançamento acontece no Riocentro, auditório Dinah Silveira de Queiroz (Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca, RJ). Além disso, Padre Juarez dará uma benção especial antes da tarde de autógrafos. No livro, o Padre Juarez de Castro comenta as passagens da história de vida de Jesus Cristo descritas no Evangelho e mostra como as parábolas, as metáforas e as hipérboles pregadas por Cristo podem ser aplicadas tanto para nossa realização pessoal quanto consequentemente no convívio com os outros. Padre Juarez, com seus mais de 20 anos de apostolado, oferece sua experiência de vida e jornada. As Chaves da Perseverança é para ser lido como uma injeção de ânimo, de modo a oferecer ferramentas para que cada um possa encarar os desafios da vida com mais alegria. O seu lançamento é uma extensão do trabalho já desenvolvido por Pe. Juarez na mídia, comunicando o evangelho em programas diários nas Rádio Capital (AM 1040), e Rádio Nativa FM, além dos programas televisivos Vale a Pena Viver a Vida, na RedeTV! e Caminhos da Fé, na TV Século 21.

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava SUPER 8 – Censura 12 anos – Horários: 15h e 19h10 todos os dias, exceto 2ª feira – Sessão extra sexta e sábado, 21h30 O filme se passa em 1979, e acompanha um grupo de seis jovens que estão usando uma câmera Super 8 para fazer seu próprio filme de zumbis. Numa fatídica noite, o projeto os leva para um solitário trecho de trilhos rurais, onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo. Então, alguma coisa emerge dos escombros, algo decididamente desumano. NÃO SE PREOCUPE, NADA VAI DAR CERTO – Censura 12 anos – com Tarcísio Meira – Horários: 17h10 todos os dias, exceto 2ª feira O ator de comédia stand up Lalau viaja pelo interior do Brasil se apresentando em pequenas cidades. Seu pai, Ramon Velasco, também é ator e empresário do filho. Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso Guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta rapidinho, mas algo não dá certo e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão: “Não se preocupe, nada vai dar certo”. Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8. CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro SALA 1 OS SMURFS – Censura livre – Dublado - Horários: 14h, 16h, 18h e 20h Animação que traz de volta personagens que fizeram muito sucesso na década de 80. SALA 2 LANTERNA VERDE – Censura 10 anos – com Ryan Reynolds – Horários: 14h30, 16h40, 19h e 21h10 Filme baseado em heróis das histórias em quadrinhos da DC Comics. Hal Jordan presencia um desastre aéreo envolvendo uma nave alienígena e recebe um anel de poder do piloto, que está morrendo. A partir daí, ele se torna o Lanterna Verde. Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 PLANETA DOS MACACOS – a origem – Censura 12 anos – com James Franco – Horários: 14h, 16h20, 18h40 e 21h 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão San Francisco. Will Rodman é um cientista que trabalha em um laboratório, onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal

de Alzheimer, já que seu pai sofre da doença. Ao seu lado conta com a ajuda de Caroline, uma especialista em primatas. As experiências realizadas fazem com que a inteligência dos macacos aumente bastante, ao ponto deles escaparem de suas gaiolas e enfrentarem os humanos pelo controle da Terra. SALA 2 OS SMURFS – Censura livre – Horários: 14h30, 16h30, 18h30 e 20h30 TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 CAPITÃO AMÉRICA: o primeiro vingador – Censura 10 anos – com Chris Evans – Horários: 14h30 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão 2ª Guerra Mundial. Steve Rogers é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra. QUERO MATAR MEU CHEFE – Censura 14 anos – com Jason Bateman – Horários: 16h50, 18h50 e 21h10 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão Nick Hendricks, Kurt Buckman e Dale Arbus são amigos que sofrem nas mãos de seus chefes, Dave Harken, Bobby Pellitt e Julia Harris, respectivamente. Juntos, eles resolvem pôr em ação um plano para eliminá-los. SALA 2 LANTERNA VERDE – Censura 10 anos – com Ryan Reynolds – Horário: 14h, 16h20, 18h40 e 21h 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão SALA 3 OS PINGUINS DO PAPAI – Censura livre – com Jim Carrey – Horários: 14h10 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão Tom Popper é um especialista em comprar imóveis antigos, para que sejam demolidos de forma que sua empresa possa construir modernos edifícios. Ele almeja se tornar sócio da empresa, mas para atingir o objetivo precisa cumprir uma última missão: convencer a senhora Van Gundy, dona de um tradicional restaurante localizado no centro de Nova York, a vender o imóvel. Algo que não será nada fácil, já que ela apenas aceita vender o local para alguém que tenha princípios. AMOR A TODA PROVA – Censura 12 anos – com Steve Carell – Horários: 16h10, 18h30 e 20h50 2ª feira – dia 29 – não haverá sessão Cal Weaver tem quarenta e poucos anos e leva uma vida perfeita, com um bom emprego, filhos e um casamento com a namorada do colégio, Emily. Até que, ao descobrir que Emily o está traindo e quer o divórcio, sua vida desaba por completo. Forçado a voltar ao mundo dos solteiros, ele enfrenta as dificuldades habituais de quem não sabe mais como se portar para se aproximar de uma mulher. É quando entra em cena Jacob Palmer, um amigo que passa a lhe dar algumas dicas.

Filmes na TV PETER PAN – GLOBO – 16H10 – COM JASON ISAACS Versão do clássico de J. M. Barrie, sobre um garoto que vive na Terra do Nunca e se recusa a crescer. Ele vive muitas aventuras ao lado de Sininho e seus amigos contra o sinistro Capitão Gancho. SEM TOM, NEM SÔNIA – GLOBO – 03h05 – COM JUAN MANOEL BERNAL Orlando, um neurótico Diretor de Dublagens de Séries de TV, vive com Sonia (Mariana Gajá), uma mulher em busca de paz interior. Sufocado pelo amor de Sonia, Orlando se sente tentado com o aparecimento de uma outra mulher e, incapaz de entender a linguagem do amor, vive mudando de mulher, revelando sua incapacidade de ficar sozinho.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

7

cidade

Reajuste de gratificações de médicos gera polêmica Um projeto de lei do governo enviado à Câmara em regime de urgência causou polêmica ontem entre os vereadores. A matéria, que trata do reajuste das gratificações dadas a médicos e agentes de saúde, seria votada na sessão de ontem do Legislativo, mas a denúncia de que os reajustes já foram concedidos, antes mesmo da aprovação pela Câmara, irritou os vereadores. O secretário de Relações Institucionais, Wilson Franca, acompanhou a sessão, atuando nos bastidores da Casa, mas não conseguiu fazer com que o projeto fosse votado. Dos 12 vereadores presentes, apenas o líder do governo na Casa, Márcio Arruda (PMDB), se posicionou a

favor do projeto. Os outros: Vadinho (PSB), Silmar Fortes (PMDB), Dudu (PSDC), Marcelo Motorista (PDT), Samir Yarak (PSC), Wagner Silva (PPS), Thiago Damaceno (PV), Márcio Muniz (PSC), João Tobias (PPS), Baninho (sem partido) e o presidente Paulo Igor (PMDB) foram contra. No início da sessão, tudo indicava que a matéria seria aprovada, mas o vereador Samir Yarak, que é médico, disse que já havia recebido o reajuste, o que gerou reclamações dos demais vereadores; A Câmara ficou cheia durante a análise do projeto. Uma agente de saúde presente no plenário também afirmou que já havia recebido o reajuste.

Abertura da Semana da Pátria será hoje no Centro A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dá início hoje às comemorações pela Semana da Pátria. Às 8h, na Praça dos Expedicionários, Centro, haverá a solenidade de abertura dos festejos pelo Dia da Independência com as presenças da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado, os veteranos da FEB (Força Expedicionária Brasileira), além de autoridades. Na solenidade de abertura, será feito o depósito da coroa de flores no monumento de homenagem aos pracinhas. Em seguida, às 9h30, terá início o desfile cívico de Corrêas. A concentração será na Rua Alvares de Azevedo com desfile das escolas pela na Rua Princesa Dona Paula (fábrica de bolsas) e dispersão na Rua Castro Alves (próximo ao

colégio Padre Corrêa). Além da presença da banda do 32° Batalhão, o desfile de Corrêas contará com a participação de 17 instituições de ensino, entre escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantis (CEIs), totalizando cerca de 4.300 estudantes. Nos dias 2, 3, 4, 5 e 6, sempre a partir das 9h, terão desfiles na Posse, Alto Independência, Cascatinha, Alto da Serra e Pedro do Rio. No dia 7 de setembro, feriado pelo Dia da Independência, haverá o tradicional desfile no Centro, na Rua do Imperador, com a presença de 27 escolas e entidades, como 32° Batalhão, 15° Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras. Aproximadamente 3,6 mil estudantes do município participarão do evento.

Prefeitura inaugura o 100° laboratório de informática O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado do secretário de Educação, William Campos, inaugurou na última terça-feira, no campus II do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, o 100° laboratório de informática da rede municipal de educação. Já são 1.600 computadores, promovendo a inclusão digital de cerca de 30 mil estudantes. O Liceu Municipal recebeu com festa o prefeito Paulo Mustrangi para a inauguração do 100° laboratório de informática. - É um momento muito especial, não só para o campus II, mas também para o campus I e toda a rede. Estamos recebendo muitos investimentos e muito carinho da Secretaria de Educação – declarou o diretor do Liceu, professor René Tosta. Mustrangi se mostrou bastante feliz ao atingir o marco de 100 laboratórios inaugurados. - É um momento muito importante para a educação de nosso município. Já são 1,6 mil computadores entregues, o que demonstra que estamos preparando os alunos para o futuro. Estamos investindo pesadamente na Educação porque acredito que é nossa responsabilidade, enquanto governantes, juntamente com os pais e professores, formar cidadãos de bem. O Brasil está avançando e fico feliz porque nossa garotada está indo junto. Estou conseguindo cumprir meu desejo como cidadão e meu compromisso com a Educação enquanto prefeito – declarou Mustrangi.

Ascom/PMP

O prefeito Paulo Mustrangi posa com o diretor do Liceu, René Tosta, e com estudantes da escola

O laboratório de informática do campus II do Liceu Municipal conta com 16 computadores, impressora e acesso à internet, assim como os demais laboratórios já instalados em outras unidades por meio do programa Proinfo, uma parceria com o Governo Federal. Além destes investimentos, a escola já ganhou este ano novos quadros brancos e equipamentos para a cozinha. O campus II também foi contemplado com verbas do programa federal PDDE

(Programa Dinheiro Direto na Escola) e do PGDREM (este último programa municipal). As verbas foram aplicadas em diversas melhorias, como a reforma de salas de aula e a reparação da instalação elétrica. O secretário William Campos ressaltou que a inauguração do 100° laboratório é um marco na Educação de Petrópolis e lembrou que até o final do ano estão previstas as inaugurações de mais 23 deles. A festa de inauguração

foi abrilhantada pelo coral Voz Imperial, formado pelos alunos da unidade, que cantou três músicas durante a solenidade. Estiveram presentes também as subsecretárias Valéria Albuquerque, da Educação Infantil, Claudia Quintanilha, do Ensino Fundamental e Fernanda Carvalho, de Capitação de Recursos, além do secretário de Agricultura, Ciência e Tecnologia, Robson Cardinelli e Alexandre Aragão, Assessor de Projetos Especiais da Prefeitura.

Economia

Nova proposta sobre a divisão dos royalties n Marcelle Colbert/ Imprensa RJ

Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, otimista com o orçamento

Orçamento de 2012 prevê mais investimentos federais n Luciene Cruz e Welton Máximo/ABr

A proposta do Orçamento Geral da União de 2012, enviada ontem ao Congresso Nacional, prevê investimentos recordes de R$ 165,3 bilhões. O montante é 8,3% maior que o disponível neste ano e foi divulgado há pouco pelo Ministério do Planejamento. Desse total, R$ 58,5 bilhões vêm do Orçamento Fiscal e da Seguridade e R$ 106,8 bilhões vêm do orçamento das estatais. A meta de inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou

em 4,8%. O valor é maior que o centro da meta de inflação, que é 4,5%. O Orçamento prevê ainda crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), taxa de câmbio média de R$ 1,64 e taxa de juros Selic de 12,5% ao ano. A massa salarial nominal deverá crescer 9,8% no próximo ano. O salário mínimo, como divulgado pela manhã pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, será R$ 619,21. Esse aumento corresponde ao crescimento de 7,5% no PIB de 2010 mais a inflação prevista pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Leia o Diário Digital na Internet www.diariodepetropolis.com.br

Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentaram ontem suas propostas para a divisão dos royalties do petróleo ao Senado Federal. O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, também participaram do ciclo de debates no Senado. Um dos projetos defende que não haja perda de receita aos estados produtores e que os não produtores recebam parte da Participação Especial (PE) - adicional que as empresas devem pagar quando a produção de petróleo atingir volume acima do esperado nos campos concessionados - do pós-sal até que o pré-sal comece a produzir royalty. Cabral chegou a Brasília acompanhado, também, da procuradora-geral do Estado, Lucia Léa Guimarães Tavares. A audiência pública sobre a partilha dos recursos do petróleo, realizada pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura,

começou a ser discutida em Brasília no dia 23 de agosto. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Minas e Energia, Edison Lobão, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, já participaram da reunião. No dia 15, o Congresso poderá derrubar o veto presidencial - feito por Luiz Inácio Lula da Silva - à Emenda Ibsen, que divide igualmente os royalties entre estado produtores e nãoprodutores. Os estados produtores apoiam o projeto de lei 8051, criado por Lula, para quando os campos do pré-sal estiverem produzindo, além da preservação dos contratos já feitos. O projeto propõe uma nova repartição dos royalties a partir dos futuros contratos de exploração a serem firmados pela União e não mais de concessão. A proposta da PL 8051 é ampliar o volume de recursos destinados aos estados e municípios onde não acontece a exploração do petróleo, porém mantém a maior parcela aos produtores. De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio Amaral (PT-MS), um dos ob-

Governadores da Região Sudeste preocupados com a divisão

jetivos do ciclo de debates é a elaboração de uma nova proposta de divisão dos royalties, com uma solução que seria negociada com as bancadas e os governadores de estados produtores e não produtores. Segundo estimativas dos produtores, as receitas de todos os campos do pré-sal vão atingir R$ 66 bilhões em 2020 para União, estados e municípios. A projeção considera a produção diária de seis milhões de barris. Propostas dos governos do Rio e do Espírito Santo foram discutidas na segunda-feira No início desta semana, Sérgio Cabral se encontrou

com Renato Casagrande para debater as propostas de partilha dos royalties. No encontro, que aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, no Espírito Santo, o governador do Rio de Janeiro afirmou que levará ao Congresso um cardápio de possibilidades para permitir o acesso dos não produtores aos recursos como, por exemplo, um novo alinhamento da Participação Especial, já que o barril do petróleo passou a valer mais. Atualmente, de 80 campos explorados, apenas 14 pagam a PE. A ideia é construir uma nova proposta com a União e os produtores.

de 15,1% no primeiro semestre. Com elevada demanda por gasolina e óleo diesel, o setor de refino de petróleo e álcool avançou 8,4% nos seis primeiros meses do ano. Houve ainda altas nas indústrias fornecedoras de insumos para produção de veículos: as indústrias de Borracha e plástico e de minerais não metálicos, produtoras de pneus e vidros, acumularam crescimentos de 15,7% e 6,3% em 2011, respectivamente. Nove dos 13 setores investigados da indústria apresentaram crescimento superior à média brasileira no primeiro semestre, dentre os quais dois lideram o ranking de

crescimento setorial: borracha e plástico (15,7 % ante 1,4%), e perfumaria, sabões, detergente e produtos de limpeza (11,8% ante -1,9%). O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, ressaltou a importância de uma indústria de transformação forte para o Rio de Janeiro. - O crescimento desse setor mostra que estamos cumprindo uma etapa importante dentro da estratégia traçada para o desenvolvimento econômico do estado. Garantimos assim uma qualificação do nosso setor industrial – disse o secretário.

Indústria do Rio se destaca no país n Julia de Brito/Imprensa RJ

A Indústria de Transformação fluminense cresceu no primeiro semestre quase o triplo da média nacional (4,9% ante 1,7%), segundo dados divulgados pela Firjan, baseados em informações do IBGE. De acordo com nota técnica divulgada pela federação, o setor industrial tem apresentado posição relativa favorável, o que demonstra um processo de descolamento do crescimento fluminense em relação ao restante do país. -Temos quatro vetores importantes para explicar o crescimento da Indústria de

transformação no estado do Rio. Nossa expectativa é a de que 40 mil novas empresas sejam abertas ainda este ano. Também temos as grandes adequações estruturais que estão sendo realizadas para sediar eventos como a Copa e as Olimpíadas. Somados a estes aspectos, temos vultosos investimentos em petróleo e gás e há ainda outro fator fundamental, que é a constante e significativa evolução da renda dos trabalhadores fluminenses – explicou o gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês. A indústria de veículos automotores obteve crescimento


8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AVISOS E EDITAIS

Prazo para pessoa física optar pelo Refis da n Daniel Lima - ABr

As pessoas físicas que optaram pelo Refis da Crise, programa de renegociação especial de dívidas com a União, têm prazo até hoje para realizar a consolidação dos débitos, informou a Receita Federal. É a segunda vez que a Receita e a ProcuradoriaGeral da Fazenda Nacional abrem o prazo. O primeiro foi entre os dias 2 e 25 de maio, quando 103 mil optantes fizeram a consolidação, totalizando R$ 8,7 bilhões. No prazo que se encerra amanhã (de 10 a 31 de agosto), estima-se que 137 mil façam a opção, embora o último balanço. realizado hoje, indique que apenas 41,1% tenham negociado os valores. No segundo grupo, a dívida

consolidada pode chegar a R$ 4,7 bilhões. Para fazer a negociação, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou da ProcuradoriaGeral da Fazenda Nacional e indicar os débitos para consolidação. Segundo a Receita, todos os integrantes desse grupo de pessoas físicas foram notificados por carta sobre a reabertura do prazo. De acordo com a Receita, o prazo para as pessoas jurídicas terminou no dia 29 de julho O programa ficou conhecido como Refis da Crise porque foi criado pelo governo durante as turbulências provocadas na economia brasileira, em 2008, após séria crise de credibilidade que atingiu o mercado financeiro internacional.

Cartório de 3º Ofício de Petropolis

01/09/2011

Terceiro Ofício - Petropolis - RJ

Pag: 1

R. do Imperador, 1021 - Centro

Relação do Edital dia 01/09/2011 Acham-se afixados neste cartório, conforme a lei 9492/97, art. 15 $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de responsabilidade de: Protestar em 02/09/2011 1002 UTILIDADES COM DE ARTIGOS

001910963000195

RUA THEREZA,1515,.

Número: 11435E-3/3

DUPLICATA MERCANTIL

Emissão:26/04/2011

Vencto: 07/08/2011 Cheque Administrativo

Custas

Valor:

005765315000143

Número: 4013425D

DUPLICATA MERCANTIL

Emissão:30/03/2011 Custas

Valor:

RUA WASHINGTON LUIZ 1019

Número: 012029/03 Emissão:19/05/2011

Cheque Administrativo

Custas

Valor:

Protestar em 02/09/2011 RUA WASHINGTON LUIZ 1019

Número: 011999/03 Emissão:19/05/2011

Vencto: 17/08/2011 Cheque Administrativo

Custas

Valor:

VILA MATHIAS KREISCHER GALPAO 3

Custas

Valor:

ANTONIO AUTO PEÇAS

30/08/2011

ANTONIO AUTO PEÇAS

105,01 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador ANTONIO AUTO PEÇAS

30/08/2011

ANTONIO AUTO PEÇAS

105,01 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

669,04

Portador/ Cedente / Sacador

Protocolo

001 - BANCO DO BRASIL SA

13321

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

30/08/2011

1753,60 120,27 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

1.887,90 01/09/2011

Protocolo

Pag: 2 30/08/2011

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

Número: 2228/2 Relação do Edital dia 01/09/2011

DUPLICATA MERCANTIL

1753,60 Emissão:21/02/2011 Valor: Vencto: 01/07/2011 Acham-se afixados neste cartório, conforme a lei 9492/97, art. 15 $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem Custas 120,27 Total 120,27 Cpmf 14,03 Total 1.873,87 ou Dinheiro Custas 1.887,90 0,00 Tarifa protestados os títulos de responsabilidade de:

Cheque Administrativo

Protestar em 02/09/2011

008473887000147

VILA MATHIAS KREISCHER GALPAO 3

Emissão:21/02/2011

Vencto: 10/07/2011

Custas

120,27 Total

Protestar em 02/09/2011

Valor:

30/08/2011

1753,60

008473887000147

Emissão:21/02/2011 Custas

120,27 Total

Valor:

120,27 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

1.887,90

Portador/ Cedente / Sacador

Protocolo

001 - BANCO DO BRASIL SA

13324

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

30/08/2011

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

Número: 2228/4

DUPLICATA MERCANTIL

Cheque Administrativo

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

1.873,87 ou Dinheiro Custas

VILA MATHIAS KREISCHER GALPAO 3

Vencto: 20/07/2011

13323

CNPJ / CPF

RIFRAN CONF LTDA ME

Protocolo

001 - BANCO DO BRASIL SA ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

Número: 2228/3

DUPLICATA MERCANTIL

Cheque Administrativo

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

RIFRAN CONF LTDA ME

1753,60

1.873,87 ou Dinheiro Custas

120,27 Cpmf

Em sua edição número 2.286, de 01 de setembro de 1981, uma terça-feira, o DIÁRIO publicou os seguintes destaques: n JOGO & CORRUPÇÃO - “O jogo nos países vizinhos (Paraguai, Uruguai e Argentina) é o responsável pela corrupção de alguns brasileiros importantes, que trabalham no sentido de impedir a implantação de cassinos no Brasil”. A declaração foi feita ontem durante entrevista coletiva, pelo secretário de Turismo, Fernando Mora, ao retornar da 1ª Jornada Nacional Pró-Legalização dos cassinos. n ALFABETIZAÇÃO - O secretario Paulo Pires de Oliveira inaugurou a Escola de Alfabetização Helena de Freitas, em São José do Rio Preto, e destacou a “iniciativa comunitária do 5º Distrito, que acaba de entregar uma escola construída e totalmente instalada, e já iniciou a recuperação de outra, em Águas Claras”. A liderança da iniciativa é do padre Sérgio e o terreno foi doado por Milton de Freitas. n SEM ÁGUA - Mais de 400 famílias de Cascatinha podem ficar sem o fornecimento de água, porque uma empresa loteadora vendeu os lotes que estão localizados próximos à captação e por cima da rede de distribuição. Os moradores da Vila Operária se reuniram no último domingo, quando chamaram o responsável pela venda dos lotes que, no local, confirmou que os terrenos do manancial foram todos vendidos.

SEPULTAMENTO Quarta-feira, 31/08/2011

13322

NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P R. do Imperador, 1021 ILZE - Centro

VILA MATHIAS KREISCHER GALPAO 3

Protocolo 13331

Terceiro Ofício - Petropolis - RJ 008473887000147 001 - BANCO DO BRASIL SA

RIFRAN CONF LTDA ME

660,61

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Cartório de 3º Ofício de Portador/ Petropolis Cedente / Sacador CNPJ / CPF

Protestar em 02/09/2011

Protocolo 13330

1.873,87 ou Dinheiro Custas

120,27 Total

772,01

ILZE NUSSENBAUN ARTIGOS DO VESTUARIO E P

Número: 2228/1 Emissão:21/02/2011

Vencto: 15/06/2011

14,03 Total

550,00

008473887000147

DUPLICATA MERCANTIL

0,00 Tarifa

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

RIFRAN CONF LTDA ME

114,73 Cpmf

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

655,01 ou Dinheiro Custas

105,01 Total

Protestar em 02/09/2011

Cheque Administrativo

30/08/2011

FAKINI MALHAS LTDA CNPJ05082188000188

541,57

011117625000154

DUPLICATA MERCANTIL

Protocolo

FUNDO DE INVESTIMENTOS EM DIREITO CRED M

CNPJ / CPF

RENE RAUL DOS SANTOS

1.687,54

13310

646,58 ou Dinheiro Custas

105,01 Total

14,03 Total

643,25

011117625000154

DUPLICATA MERCANTIL

0,00 Tarifa

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

RENE RAUL DOS SANTOS

120,27 Cpmf

001 - BANCO DO BRASIL SA

757,98 ou Dinheiro Custas

114,73 Total

Protestar em 02/09/2011

Vencto: 17/08/2011

30/08/2011

ED FORT COM IMP E EXPORT LTDA

1553,24

R ROCHA CARDOSO, 72

Cheque Administrativo

13276

ED FORT COM IMP E EXPORT LTDA

CNPJ / CPF

LERA DECORACOES LTDA

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA

1.673,51 ou Dinheiro Custas

120,27 Total

Protestar em 02/09/2011

Vencto: 22/08/2011

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

Há 30 anos era publicado

0,00 Tarifa

14,03 Total

1.887,90

Intimo-os a pagarem ( através de cheque administrativo ou dinheiro com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso da falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz.

Cemitério Municipal Paulo Sérgio de Oliveira, 39 anos, Caxambu, 11h Eliana Diolindo Cassimiro, 54 anos, Mosela, 10h30 Cláudia Vieira de Souza, 43 anos, Itamarati, 11h30 Karina Ramos Coelho, 12 anos, Retiro, 9h30 Luzia de Oliveira, 95 anos, Anchieta (RJ), 11h Dalila Pereira Szyszka, 91 anos, Centro, 15h Wanderley Marchaleck, 71 anos, Vila Rica, 14h30 Manoel Souza de Oliveira, 77 anos, Meio da Serra, 14h Paulo Silva Gomes, 69 anos, Quarteirão Brasileiro, 16h30 Sulmara de Avellar Justen Simoni, 47 anos, Caxambu, 16h30 Cemitério de Itaipava Não houve sepultamentos

Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei. Petropolis, 01/09/2011 João Correia Lima Neto - Escrevente

OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

VALE DE ITAIPAVA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA CONCESSÃO DE LICENÇA MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO Processo nº 003249/2011 Vale de Itaipava Empreendimentos Imobiliários Ltda, torna público que recebeu da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Petrópolis – SMADS/PMP, a LICENÇA MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO LMI nº 012/2011,com validade até 30 de julho de 2017 - Renovação da LI nº FE014320 concedida pela FEEMA – autorizando a instalação de um Grupamento Multifamiliar licenciado através do processo E-07/201055/06 da FEEMA,situado na Rua Desembargador Maurity Filho S/N - Parque São Vicente - Petrópolis - Rio de Janeiro.

MANUTENÇÃO E MELHORIA NA REDE COM INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA Visando prestar um serviço de melhor qualidade, a AMPLA comunica a seus clientes que interromperá o fornecimento de energia elétrica, para possibilitar a execução de obras e melhoramentos da rede, no município de Petrópolis nas seguintes localidades: s 04/09/2011, das 08:00h às 10:00h, Centro: Rua Doutor Sá Earp nº 733 e adjacências. Cliente Especial: Clínica Radiologia Pedro II Ltda. Das 07:00h às 17:00h, Bingen: Rua Expedicionário nº 144 e adjacências. Cliente Especial: Unimed Petrópolis Cooperativa de Trabalho Médico Ltda. Das 08:00h às 15:00h, Duarte da Silveira: Rua Coronel Duarte da Silveira nº 700 e adjacências. Cliente Especial: Pedra 90 Confecções Ltda. O restabelecimento de energia poderá voltar antes do horário previsto.

IGREJA CASA DE ORAÇÃO JESUS O PÃO DA VIDA CONTITUIÇÃO ESTATUTO SEDE: Rua presidente Sodré n 215-A, acesso com a Servidão Alberto Hansen, Bairro Siméria, Petrópolis – RJ – CEP 25.645.021; a instituição tem como objetivo principal o de alcançar o bem público para divulgação da fé crista e outros; associação civil sem fins lucrativos, tendo como Presidente: Jamira da Silva Cardoso


RETIRO A paróquia de São Tomás de Aquino, no Bairro Retiro, tem expediente de 2ª a 6ª feira de 13h até 18h e aos sábados de 8h até 12h. Ela atende as capelas de Nossa Senhora das Vitórias (Comunidade do Neylor), Santa Teresinha (Cocada), Nossa Senhora Aparecida (Alemão), entre outras.

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

D

iário nos

B

airros

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

9

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261 Amor e Atração, Avenida Leopoldina, 596, Nogueira. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Estrela de Araras, Escola Estadual de Araras; Morin, Igreja de Nossa Senhora da Glória; e Petropolitano Rua Santos Dumont, 100, Centro.

Creche na Mosela é prioridade

Feirinha de adoções do GAPA Associações de moradores da Região do Bingen relacionam pedidos ao completa dez anos no sábado prefeito. Ele marcou visita para ver andamento de serviços

A necessidade de mais uma creche na Mosela foi o pedido unânime das associações de moradores da localidade ao prefeito Paulo Mustrangi. Isto aconteceu em reunião dele com as lideranças comunitárias da região do Bingen no final da tarde de segunda feira na prefeitura quando ficou claro que a comunidade precisa do atendimento. - Na Mosela só no

Bataillard e Pedras Brancas é que têm creche – afirmou a presidente Regina Célia Nunes, da Associação de Moradores e Amigos da Rua Nossa Senhora das Graças – AMANSG. – As associações de moradores fizeram um levantamento e constataram que 180 crianças no bairro precisam de uma creche. Sem este atendimento até agora o mesmo número

de mães estão impossibilitadas de trabalhar. Regina Célia lembrou que uma casa na Rua José Fechar, próximo da Praça Frei Aniceto, no final da Rua Mosela, está sendo vistoriada pelos engenheiros da prefeitura que irão dar o aval a futura instalação da creche para os menores. As associações de moradores no encontro com Paulo Mustrangi relacionaram

os pedidos de obras e outros melhoramentos na região do Bingen. Antes de entregar os papéis inscritos de cada entidade, as lideranças leram em voz alta as solicitações para que todos ficassem informados. O prefeito e os secretários estarão percorrendo as localidades no dia 10 de outubro com o objetivo de ver o andamento dos serviços reivindicados.

Entidade confirma evento para valorizar patrimônio do centro Atores, malabaristas, homens com pernas de pau, músicos, artistas plásticos, poetas e fotógrafos. As apresentações será no evento Amo Petrópolis que a Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico – AMA CENTROHISTÓRICO – confirmou para o dia 21 de setembro, cujo evento é para a maior conscientização e valorização do patrimônio cultural. Para a presidente Miryam Vianna Born, da AMA CENTRO-HISTÓRICO, as atrações vão quebrar a rotina da cidade quando os artistas pisarem nas ruas, nas esquinas, praças, esca-

darias, bares, entre outros, conforme está programado. Segundo ela, cada um vai doar o seu talento para a cidade numa demonstração de afeto a localidade. O Amo Petrópolis terá início às 15h e a previsão de encerramento é às 18h na Catedral São Pedro de Alcântara quando todos os participantes vão se encontrar sob o badalar dos sinos. Neste mesmo momento, ainda de acordo com a programação, dois mil balões ecológicos com sementes da Mata Atlântica vão ser soltos aos céus com pedidos de orações por Petrópolis.

Completam dez anos no próximo sábado os eventos de adoção que o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente – GAPA/MA – vem realizando em Itaipava. Como não poderia deixar de ser, a entidade vai comemorar promovendo mais uma feirinha de adoções de cães e gatos no estacionamento do Hipermercado Extra, no centro do distrito.

O coordenador de atividades do GAPA/MA Carlos Eduardo Pereira lembrou que a primeira feirinha há dez anos foi realizada com a presença de apenas dez voluntários e que o trabalho foi se desenvolvendo com sucesso ao longo dos anos. No sábado, o funcionamento será de 9h às 16h e o voluntariado espera alcançar um bom número de adoções

Sub 11 do Projeto Grão Pará começou bem o campeonato Para o coordenador Claudinei Raimundo, o Nei, do Projeto Social Grão Pará, do Alto da Serra, a equipe de futsal da categoria sub 11 começou da melhor maneira o Campeonato Municipal da Liga Petropolitana de Desportos – LPD. O time venceu por 3 a 1 o Boa Esperança, no ginásio do adversário no final da semana. Ney destacou o capitão

da equipe Caíque e o pivô Lucas como os melhores em quadra. Lembrou que atuaram na partida Caíque, Lucas, Kaká, Jean, Vinicius, Igor, Men, Juan, Gabriel e Ricardo. O coordenador adiantou que a equipe já está se preparando para a próxima rodada no sábado, as 17h30, contra o Petropolitano, no Ginásio do Petrô, no Valparaiso.

Placa da Curva do Gioya teve repercussão na Itália

Malabaristas será atração no Amo Petrópolis este mês

A vice presidente Sandra Gioya, da Federação das AssoANTESciações DE CONSTRUIR da Basilicata no Brasil, OU REFORMAR, informou queINSPIRE-SE o acerto da placa sinalizando a Curva do Gioya, no Bingen, teve uma grande repercussão. Destacou que a aprovação aconteceu até em Castelluccio, na Basilicata, região da Itália Meridional com 600 mil habitantes. Sandra Gioya explicou que

a repercussão lá foi por causa de seu bisavô e avô serem itaANTES DE lianos da região cujos parentes CONSTRUIR receberam a notícia. Lembrou OU REFORMAR, que antes todos chamavam INSPIRE-SE de Curva do Jóia, no popular, porém, agora a placa corrigiu. A curva do Gioya fica pista TODOS OS na MESES, BANCAS!depois de subida aoNAS Bingen da ponte do primeiro retorno e é uma homenagem a Antonio Gioya. ANTES DE CONSTRUIR OU REFORMAR, INSPIRE-SE

TODOS OS MESES, NAS BANCAS!

ANTES DE CONSTRUIR OU REFORMAR, INSPIRE-SE TODOS OS MESES, NAS BANCAS!

TODOS OS MESES, NAS BANCAS!

ANTES DE CONSTRUIR OU REFORMAR, INSPIRE-SE

ANTES DE CONSTRUIR OU REFORMAR, INSPIRE-SE

TODOS OS MESES, NAS BANCAS!

TODOS OS MESES, NAS BANCAS!

Leia e assine o Diário de Petrópolis 2246-3807

Tel.:

Tranqüilidade para a sua empresa

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322


10

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Palmeira e Petropolitano brilham no futsal Foram realizados no sábado três jogos entre o Petropolitano e o Palmeira, no Ginásio Luiz Vedovani, válidos pela primeira rodada do Campeonato Municipal nas Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Um grande público prestigiou as três partidas que transcorreram num ambiente de disciplina e de muita disputa entre as duas equipes. No primeiro jogo da tarde, pela categoria Sub-9, o Petrô, dirigido por Leonardo, venceu por 4 a 2, gols de Christian (2), Leoni e Jorge Daniel. Equipe do Petrô: Bernardo, Christian, João Pedro, João Oliveira, Lucas, Jonathan, Matheus, Felipe, Rodrigo, Hugo, João Marcello, Jorge Daniel, Leoni, Rhuan. No Sub-11 o Palmeira ganhou por 7 a 3. O time do alvinegro dirigido por Ademilson e por Thiago, se ressentiu de algumas ausências e não conseguiu impor o seu jogo à forte equipe do Palmeira. Os gols do Petrô foram marcados por Pedro Henrique (2) e Thiago. O Petrô atuou com Allan, Thiago, Christian, Edson, Rodolfo, Guilherme, Pedro Henrique, Caio, Marcelo, Ivan e Gustavo. Já no Sub-13 o time dirigido por Berg e por Thiago, formada pelos atletas campeões de futebol de campo, goleou o Palmeira por 11 a 3, com gols de Guilherme

Foto: Divulgação

(3), Caio (2), Matheus Oliveira (2), Matheus Pereira (2), Robson (1) e Victor (1). Petrô: Herbert, Caio, Robson, Rafael, Gabriel, Érick, Hugo, Matheus Albino, Guilherme, Matheus Oliveira, Victor, Breno, Matheus Pereira e Felipe. Resultados Sub-9 – Vera Cruz x Boa Esperança (não divulgado), Serrano 9 x 2 Internacional e Palmeira 2 x 4 Petropolitano. Sub-11 – Vera Cruz x Boa Esperança (não divulgado), Serrano 5 x 4 Internacional e Palmeira 7 x 3 Petropolitano. Sub-13 – Vera Cruz x Boa Esperança (não divulgado), Serrano 11 x 1 Internacional e Palmeira 3 x 11 Petropolitano. Próxima rodada Sub-9 – Boa Es p e r a n ç a x S e r r a n o, Petropolitano x Vera Cruz e Internacional x Palmeira. Sub-11 – Boa Esp e r a n ç a x S e r r a n o, Petropolitano x Vera Cruz e Internacional x Palmeira. Sub-13 – Boa Esp e r a n ç a x S e r r a n o, Petropolitano x Vera Cruz e Internacional x Palmeira.

Sub-13 do Petropolitano dirigido pelo técnico Berger goleou o adversário por 11 a 3 na estreia do Campeonato Municipal de Futsal

Futebol também teve 1ª rodada

Pela 1ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo nas categorias Sub-15 e Sub-17 foram realizados duas partidas no Estádio Álvaro Catão, no bairro

Alto da Serra. Sub-15 - Petrô 0 x 1 Internacional. Sub-17 - Petrô 3 x 0 Internacional. Gols de Vagner, Sassá e Ronan. nResultados Sub-15 – Laginha x Carangola (não divulgado), GAP

x Vera Cruz (não divulgado) e Posse 1 x 1 Cascatinha. Sub-17 – Secretário 3 x 2 Carangola, GAP x Vera Cruz (não divulgado), Posse 2 x 2 Cascatinha e Petropolitano x 0 Internacional. nPróxima

rodada

Sub-15 – Carangola x Posse, Internacional x GAP, Vera Cruz x Petropolitano e Cascatinha x Laginha. Sub-17 – Carangola x Posse, Internacional x GAP, Vera Cruz x Petropolitano e Cascatinha x Secretário. (Fonte: LPD).

Lutadores de taekwondo se Gilmar Silvestre Lopes é apresentam em shopping vice no Circuito Caixa Aconteceu no sábado no Hipershopping ABC uma demonstração de Taekwondo (Petrópolis Winter Challenge Taekwondo) no 1º piso. Foi um sábado com diversas demonstrações de técnicas, como quebramentos de madeira, técnicas de competição, Taekwondo Marcial, demonstração infantil, taekwondo dance. O publico pode ter mais uma oportunidade entender mais desta arte marcial

Começa U.S.Open - Teve inicio na última segunda-feira um dos principais torneios do Circuito Mundial, o U.S. OPEN, Torneio Aberto dos Estados Unidos no complexo de Flushing Meadows em Nova York, felizmente já livre dos efeitos malévolos do furacão Irene. O US Open é o torneio de maior dotação orçamentário do circuito e muitos e muitos milhões de dólares são pagos aos tenistas que participam, principalmente aos vencedores tanto na categoria masculina quanto na feminina.Certamente duas semanas de muita emoção, nas quadras norte-americanas, com os favoritos Nadal, Djokovic e Federer no masculino lutando para faturar bem alto. Décimo quinto tesão - Tomás Frey agitando a realização da décima quinta edição do Tesão Torneio criado pelo simpático amigo e que chega aos 15 anos em tempos de muitas homenagens. O centenário do Petropolitano será lembrado assim como os 148 anos de existência do Clube Coral Concórdia certamente um dos mais antigos do Brasil, o Tesão deste ano marca a volta da competição de bolão que certamente será mais um grande atrativo

e esporte olímpico. Quem vem a cada dia se firmando como esporte de massa, pois são milhares de praticantes no Brasil, independente da idade e sexo, pois segundo o mestre Polonini que tem alunos de três anos de idade a 65 anos ficou muito satisfeito pelo trabalho realizado pelos alunos. - O evento contou com a participação dos alunos da Escola de Taekowondo Mestre Polonini, e a presença de

para os participantes.Um mega churrasco em outubro encerrará as atividades que além do bolão e do tênis de campo terão o futsal e a sicuna, mais de oitenta participantes são esperados divididos nas quatro bandeiras. Que está dando a maior força na organização é o amigo Vitor Hugo vibrando com mais um título do seu Inter de Porto Alegre. Mais uma do Bellucci - Thomaz Bellucci vencia ao israelense Dudi Sela, 93 do muno por dois sets a zero, com uma quadra de serviço a seu favor no terceiro set, quando durante uma disputa de ponto uma bola caiu de seu bolso e o juiz Armstrong não viu, Sela concluiu o ponto e Bellucci nem foi na bola achando que o árbitro iria invalidar a jogada o que não aconteceu. Bellucci discutiu muito com o árbitro e após esse lance despencou psicologicamente praticamente entregando os três sets para o israelense. Com essa derrota o brasileiro pode até mesmo despencar no ranking, está na posição 35 e não defendeu os pontos conquistados no torneio do ano passado. Uma pena...... Em tratamento - A bela e simpática Ana Paula Guerra em tratamento de uma incomoda epicondilite suspendeu suas atividades em quadra e agora está se dedicando ao tratamento fisioterápico na Traumacenter. Se tudo correr bem fará dupla com seu irmão Paulo no

todos o núcleos, Colégio São José, Colégio Santa Isabel (Authentic Sports), Escola Favo de Mel, Instituto Nossa Senhora de Lourdes, Associação de Artes Marciais Mestre Carlos Ramos e a presença do mestre Renato Ribeiro do Rio de Janeiro – lembrou Polonini, acrescentando que Renato foi o único brasileiro a participar de todos os mundiais de poomsae este ano ficando com o nono lugar no campeonato mundial realizado na Rússia.

torneio que em novembro irá homenagear o centenário do Petropolitano Foot-Ball Club e os 26 anos de nossa Notícias do Tênis. Federer lamentou - Roger Federer assistiu ao jogo de Bellucci e Sela e lamentou o fato de não encarar o brasileiro na segunda rodada do US Open, disse que o brasileiro estava visivelmente desanimado e estranhou sua atitude, os torcedores brasileiros também caro Roger. Tennis Gourmet - Nesta sexta-feira mais uma edição do Tennis Gourmet que teve uma substituição no cardápio sai o yaksoba e entra umas super vaca atolada, Paulo Areas e Tânia empolgados com a nova fase do Tennis Gourmet já preparando o calendário do ano que vem, com muitas novidades que evidentemente divulgaremos em nosso coluninha. Mesa da Sardinha - Mais uma vez movimentadíssima a Mesa da Sardinha com ilustre presenças como professor Hugo Cross, Luis Enéas Arrochellas, Édson Herzog, Arnaldo Rippel, Décio Lobo, Ricardo Pinto, Serjão, Alpysio, professor Manoel, Zequinha, José Aníbal dos Prazeres, Renato Cunha, Billie The Milton Lopes ofertando aquele preciso scotch para os sedentos sardinheiros e outros mais.... Uma ótima semana e até sábado com mais Notícias do Tênis, fiquem com Deus....

Gilmar Silvestre Lopes, atleta da Pé de Vento/MEP, de Petrópolis, ficou com a terceira colocação no Circuito Caixa, em Recife (PE). O atleta encarou uma prova muito difícil, com adversários fortes, disputando a liderança a cada metro. No fim, o brasileiro Ubiratan José dos Santos conseguiu a vitória. Na segunda colocação, ficou o queniano Paul Koech Kimutai. Gilmar esteve sempre no pelotão da frente ao lado dos líderes, mas no fim não conseguiu pegar os adversários, completando a prova 35s após o vencedor. Gilmar foi o segundo melhor brasileiro na prova. Ele que estava em quarto lugar no ranking do Circuito Caixa, com esse resultado, assumiu a vice-liderança da competição, atrás apenas do atleta Giomar Pereira, do Cruzeiro. nClassificação: 1- Ubiratan José dos Santos (Usina São José) - 29:39 2- Paul Koech Kimutai (Quênia/Luasa) - 29:54 3- Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento-Petrópolis) 30:14 4- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/Profesp) 30:26 5-AdelsonAlves Rodrigues (Marinho Projetos) - 30:33

Foto: Ari Gomes

O atleta da Pé de Vento esteve entre os primeiros colocados

6- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/Caixa) - 30:44 7- Jair José da Silva (Profesp/Garanhuns) - 30:52 8- Luís Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 30:55 9- David Andrade Mesquita (Agel/Free Corner) 30:57 10- Luiz Antonio Campos Jr. (Agel) - 31:04 nPódio

também em Paraty

A dupla da equipe Pé de Vento/MEP ficou na segunda colocação na Meia Maratona faz um 21, em Paraty (RJ). José Gutembergue Ferreira e Eliezer de Jesus Santos com-

pletaram a prova com o tempo total de 1h10min55s. Os dois atletas da equipe petropolitana brigaram a maior parte do tempo entre os primeiros colocados, sendo superados no fim pela dupla Cosme Ancelmo de Souza e Robson Pereira de Lima, que fizeram o tempo total de 1h10min27s. Petrópolis receberá a próxima etapa da Meia Maratona Faz Um 21, a 21ª edição da prova, dia 18 de setembro. Classificação final: 1º Cosme Ancelmo de Souza e Robson Pereira de Lima (1h10m27s)2º Eliezer de Jesus Santos e José Gutembergue (1h10m55s)3º Kiprotich Jacob Kemboi e Ederson Vilela Pereira (01h11m33s).


diariodepetropolis