7 minute read

Maria Brechane, a Joia Rara vencedora do Miss Universo Rio Grande do Sul 2023

Nome: Maria Eduarda Brechane

Idade: 19 anos

Advertisement

Estado Civil: Solteira

DB - Família, bem maior que possuímos, como é ficar longe por meses?

Maria Brechane – É uma tarefa difícil, diria que está sendo o maior desafio, porque fui criada em uma casa com muito amor e muito incentivo. Então, mesmo estando longe, eles continuam enviando esta energia e todo este amor por mim através de mensagens, ligações de vídeos e juntos fazemos com que este momentos fique mais leve, até porque sei que, mesmo distantes, eles estão perto e estão felizes comigo e isto me deixa feliz: a felicidade da minha família

DB - Conte-nos uma lembrança marcante de infância:

Maria Brechane – Um momento que marcou muito, e ele acaba tendo a ver pontualmente com o momento que eu vivo hoje, foi quando, no ano de 2018, era dia de uma prova, no final do ensino fundamental, e eu estava muito nervosa, pois era uma prova final e, quando eu voltei para casa, com aquele nervosismo todo, sentei e, sem nem perceber, era dia de Miss Universo; quando eu me sentei para assistir, manifestei minha preferência por uma Miss e ela ganhou o concurso, era Catriona Gray, representante das Filipinas e Miss Universo 2018, que continua sendo minha Miss preferida. Lembro que toda aquela angústia, aquele medo daquele momento normal da minha vida, passou por conta daquele sorriso de Catriona Gray, Miss Universo 2018. Ali percebi que eu queria fazer aquilo com a vida das pessoas, de maneira indireta, tornar tudo mais leve.

DB - Muitos são os projetos que realizas; fale sobre seu trabalho junto às escolas com as crianças

Maria Brechane – Eu era uma criança privilegiada, porque tive oportunidade de fazer todos os reforços, todas as atividades curriculares que eu quis. Tentei tudo de tudo, porque o mundo é muito grande e não saberemos se gostamos se não tentar. Vi, ao longo do tempo, com a minha família fazendo projetos sociais, que isto era algo meu e que muitas crianças não tinham estas oportunidades que mudam a vida, então, quando comecei a fazer os meus próprios projetos sociais e eu como mulher queria impactar a sociedade, pensei exatamente no privilégio que tive e que muitos jovens não têm. Comecei a trabalhar em cima disto. Hoje, meu projeto social trabalha com cultura, esporte e educação, que são bases para a infância das crianças e ajuda a tirá-las da rua, ajuda a tirar das telas e expande criatividade do intelecto, e para isso estou fazendo para outros o que minha família fez por mim, abraçando todos eles.

DB - O que te levou, ainda muito jovem, estudar libras e hoje trabalhar com crianças nas escolas?

Maria Brechane – Quem me levou a este trabalho foi a minha mãe, que me apresentou a todo este universo das crianças surdas e deficiente auditivas. Aos 10 anos de idade fui na escola bilingue pela primeira vez e lá fui acolhida pelas crianças que tinham a minha idade, elas se comunicavam comigo e me davam sinal que é um apelido; naquele momento me senti tão parte de algo que no normal não seria meu, que eu não quis mais sair, aí comecei a aprender e estudar; hoje, parte dos meu projetos sociais também se aplicam a estas crianças, mostrando que, além de eu ter tido este privilégio, as que tem a deficiência auditiva também podem, porque a limitação não precisa nos limitar e podemos ir onde quisermos. Se eles me mostraram, uma ouvinte, podia comunicar-me com a língua de sinais, eles, que não são ouvintes, podem chegar a lugares inimagináveis, com certeza.

DB - Seu sonho de Miss Universo RS está realizado, agora nos relate a emoção do momento em palavras?

Maria Brechane – A sensação que prevalece é de gratidão e foi isto que encheu meu coração no momento que subi no palco, antes mesmo de ganhar, e quando recebi a coroa. Gratidão à minha família, gratidão a Deus por ter colocado este momento lindo na minha trajetória de vida, gratidão ao pessoal que trabalhou por trás das câmeras, atrás dos palcos, ao meu staff, que fez um trabalho maravilhoso, gratidão à organização do Miss Universo Rio Grande do Sul e a minha coordenadora municipal Natacha Cardoso. Minha gratidão a todos, pois este trabalho eu não fiz sozinha, eu não ganhei o Miss Universo RS sozinha e não vou para o Miss Brasil sozinha, preciso agradecer a todas as pessoas que estão me ajudando a chegar até lá, então esta é a sensação principal, gratidão por tudo e todos.

DB - Muitos preparativos para o Miss Universo Brasil, quais os planos para cumprir os compromissos deste título?

Maria Brechane – É uma preparação muito intensa que temos agora, pois o tempo do Miss Universo RS para o Miss Universo Brasil não é longo, são dois meses que temos pela frente para trabalhar; para tanto, tenho uma equipe em peso fazendo com que este meu sonho, que também é sonho de todo um estado, se torne realidade, pois será a 15ª coroa para o Miss Brasil, no Miss Rio Grande do Sul. Os projetos são muitos para seguir: meus projetos sociais, que são muito importantes, e também as preparações física, oratória, inteligência emocional, muito trabalho pela frente para se chegar num concurso de beleza, e tudo isto estamos trabalhando. Uma Miss é uma pessoa completa, é mais que um corpo, mais que um rosto, é uma mente, é uma boa passarela, é a soma de tudo, este tudo que estamos trabalhando, sempre mantendo a Maria, nunca vamos mudar quem eu sou, vamos seguir levando a Maria, que é gaúcha, que é brasileira e que é do mundo.

DB - Chega o Miss Universo e você é eleita a mulher mais bonita do mundo. Quais os seus planos para este cargo?

Maria Brechane – Ganhar o Miss Universo é uma conquista muito grande, não só minha, mas de um país inteiro, e isto eleva a autoestima das mulheres brasileiras, que há 60 anos estão sem ter o título de mulher mais bonita do mundo; meche com a autoconfiança e levar comigo pautas deste tipo é muito importante. Falo que um dos problemas que ainda temos é o autocuidado feminino e a autoavaliação, e é isto que eu quero levar para o Miss Brasil, pois precisamos nos amar, cuidar de nós mesmas, para depois prestar atenção nos outros a nossa volta; é isto que levo como Miss Universo RS para o Miss Universo Brasil e, se Deus quiser, para o Miss Universo, esta força de empoderar outras mulheres.

DB - Mulher forte, guerreira, determinada; de onde vem esta força?

Maria Brechane – Eu sou uma mulher criada em uma família de mulheres; minha força vem de cada uma das mulheres que batalhou muito para que eu chegasse aonde cheguei. Minha avó, que foi mãe solteira, que ao 60 anos começou uma faculdade, inspirou-me a ser uma mulher melhor. Minha mãe, uma mulher que se reinventa todos os dias, que cuida maravilhosamente de duas meninas, eu e minha irmã mais nova, e a minha própria irmã mais nova, que tem qualidades maravilhosas, tem dons artísticos e tem uma leveza de viver que inspira. A Maria é um pedacinho, um compilado das melhores coisas das mulheres fortes, guerreiras e determinadas da minha família.

DB - Cumprindo todos os projetos como Miss Universo, sua última etapa, quais os projetos profissionais de Maria Eduarda Brechane para sua vida?

Maria Brechane – Sou estudante de jornalismo, na (UCPEL) Universidade Católica de Pelotas, e, ao longo da minha trajetória fica clara a paixão pela comunicação, o que me leva a seguir como comunicadora, pois, como Miss, comunico com todos os cantos do mundo, falo para todas e em nome de todas, e, como jornalista, quero seguir isto, quero trabalhar levando informação para as pessoas, levando leveza, diversão e felicidade, isto é o que eu quero comunicar, hoje e sempre, da Maria Miss Universo RS até a Maria pós Miss Universo.

Bate Volta!

Time do coração: Internacional

Comida preferida: Batata

Filme que veria de novo: A vida é bela

Qual livro leu e sugere aos leitores: Uma História do Mundo, de David Coimbra

Realização profissional: Miss Universo

Sonho de consumo: Minha casa própria

Mulher perfeita: Determinada

Homem ideal: Companheiro

Hobby: Todo e qualquer esporte

Participaria de um reality show: Quem sabe um dia, o futuro a Deus pertence

Trilha sonora da sua vida: Aquarela do Brasil

Título de sua autobiografia: Não há limites, quando se quer!

Algo que fez no passado e não faria hoje: Não levar as coisas tão a sério

To nem aí para: Hater

Quero mais: Amor e esperança pro mundo

Rosângela Ceccin apresenta três estilos, nesta edição do Diário de Bordo.

OEspaço Ambientallize, capitaneado pela empresária Rejane Tavares, foi o local escolhido para o editorial de moda da marca Rosângela Ceccin, que inaugurou mais uma loja no Pontal Shopping. O Espaço Ambientallize foi assinado pela arquiteta Tais Puntel e teve como modelo a Miss Rio Grande do Sul 2023, Maria Eduarda Brechane, sob as lentes do fotógrafo Antares Martins.

1. Para estar bem-vestida, não é preciso decotes ou roupas apertadas. No estilo confy, peças leves, confortáveis e soltas ao corpo.

Editorial De

2. Estilo Moderno é o que há de mais atualizado no mundo da moda. Peças dramáticas e de personalidade forte. É pensar fora da caixa e ser divertida.

3. O Estilo Glam Rock surgiu nos anos 70, junto ao movimento punk, para contrastar com o hippie. Possui elementos futuristas e marcantes. Os paetês, plataforma, látex e o spike fazem parte desta tendência.

Espaço Ambientalize

Rua Dona Margarida, 621 Navegantes - Porto Alegre (51) 3357-3600

Loja Rosângela Ceccin

Av. Padre Cacique, 2893 lojas 1050 e 1051

Cristal - Porto Alegre (51) 99442- 9989

Jorge Bischoff ParkShopping Canoas Av. Farroupilha, 4545, loja 3123

Marechal Rondon - Canoas (51) 99930-1985

Cabelo e Maquiagem

Casa 22 POA por Cris Bittar e Douglas Ribeiro

Rua Quintino Bocaiúva, 906

Floresta - Porto Alegre (51) 4061-6600

Fotógrafo Profissional Antares Martins

Rua Corrêa Lima, 1448

Santa Tereza - Porto Alegre (51) 98454-0660

This article is from: