1 minute read

Olivas de Gramado realiza colheita da safra 2023

Por Leci da Silva

OOlivas de Gramado celebra o resultado alcançado em sua terceira colheita de frutos. Neste ano, o empreendimento estima atingir mais de 10 toneladas de azeitonas, entre as varietais Arbequina, Picual, Frantoio, Koroneiki, Ascolana e Manzanilla, cultivadas nos 29 hectares plantados do parque.

Advertisement

Todo o processo é realizado por colaboradores do empreendimento, já que exige delicadeza e conhecimento para garantir a integridade do fruto, preservando as características sensoriais e organolépticas das olivas. Após retirado da árvore, o fruto precisa ser mantido em baixa temperatura e processado em menos de 24h.

André Bertolucci, azeitólogo responsável no Olivas de Gramado, prevê a produção de um azeite capaz de representar o Brasil em competições internacionais. “Trabalhamos com muito amor e carinho, sempre buscando um azeite premium de alta qualidade, capaz de representar o Brasil nos melhores concursos de olivicultura do mundo, como o New York Olive Oil Competition e o Terraolivo, maior concurso de azeites realizado no Oriente Médio, entre outros”, explica.

O exemplar “Terroir Serrano - safra 2023”, feito a partir desta colheita, é disponibilizado para comercialização na Boutique do Azeite, loja dentro do Parque Olivas de Gramado, e no site.

Localizado a 14 quilômetros do centro, na localidade de Linha Nova, o Olivas de Gramado reúne plantio de oliveiras, trattoria com gastronomia colonial, piquenique, turismo rural, fazendinha com mini animais, mirantes para o canyon Pedra Branca, trilhas autoguiadas e grife exclusiva de azeites de oliva extravirgem e souvenirs.

Olivas de Gramado ronan@diariodebordo.net