7 minute read

Secretária Beth Colombo e o Projeto “Tempo de Cuidar”

Beth Colombo, pedagoga e professora municipal aposentada, já ocupou o cargo de Secretária da Educação por duas vezes, nas administrações do ex-prefeito Hugo Lagranha e do ex-prefeito Francisco Biazus. Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont e diretora da Escola Ulbra São Marcos. Atuou como diretora pedagógica do Instituto Pestalozzi e teve atuação decisiva na construção, ainda no ano 2000, da Escola

Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória, um marco na vida de pais e alunos com deficiência auditiva. A Secretária fala com exclusividade para revista Diário de Bordo sobre o que está sendo feito para resgatar nos alunos e familiares o acolhimento da escola e seus planos para ampliar os espaços para educação no município.

Advertisement

De acordo com a Secretária Beth Colombo, o ano letivo de 2023 chega, ainda, com grandes desafios, desafios estes que, em 2021 e

2022, por conta da pandemia de Covid 19, mostrou-nos os efeitos e consequências de um período de afastamento, de sofrimento e angústia por parte de nossos alunos, professores e equipes. “Em 2022 trabalhamos bastante para resgatar o sentimento de confiança nas pessoas que estiveram afastadas do convívio escolar, e, com certeza, isto não foi fácil. Neste início de 2023, no entanto, já sentimos o efeito do trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, onde percebemos as professoras e alunos mais motivados”, relata.

Para Beth, foram muitos os trabalhos realizados em 2022 em prol de auxiliar a equipe pedagógica, como a vinda do Leandro Karnal, que nos é simbólico e proferiu uma das tantas palestras motivadoras “dias após pandemia”. Tivemos seminários de educação infantil, seminário de inclusão infantil, feiras de ciências. “Fomos resgatando toda uma história da Secretaria da Educação de Canoas e incentivamos muito o trabalho na área da alfabetização, que atualmente muito preocupa, não somente Canoas, mas o Brasil”, afirma.

Segundo a Secretária, nesse pouco tempo foram apresentados resultados assustadores em relação a crianças do 4º e 5º anos, que não estão tendo uma leitura adequada, devido ao afastamento de dois anos da escola. “Se estavam no 2º ano, não houve reprovação neste período e os alunos passaram para o 3º, 4° e foram para a 5º ano, mas o processo de alfabetização ficou parado, com raras exceções, onde as famílias deram apoio em aulas on-line, sendo que nem todos os alunos tinham os equipamentos adequados, muitas vezes era um aparelho de telefone para a família inteira, e nós viemos resgatando estes défices”, conta.

Para Beth, 2023 está sendo um ano de desafios, mas a secretaria está conseguindo trazer os alunos para dentro da rede de ensino, tanto às escolas de educação infantil, quanto às de ensino fundamental, pois a ausência de 2 anos das aulas os tinha afastado do seu cotidiano escolar. “Mas agora estamos trabalhando já com este apelo de aconchego e trazendo para dentro da escola um ambiente mais acolhedor, protegido e com desafios tecnológicos”, relata.

De acordo com a Secretária Beth, para este acolhimento aos alunos grandes desafios tecnológicos foram enfrentados e adotados pela Secretaria, auxiliando na educação e alfabetização escolar. “Adquirimos telas interativas, chama- das pelos alunos de tabletão, onde eles interagem com jogos educativos, processo de alfabetização com o conteúdo pedagógico que o professor esteja trabalhando com os alunos. Esta tela não substitui o quadro negro, de giz ou pincel atômico, temos os dois nas salas de aulas. Atualmente temos 300 telas interativas na rede; ainda não temos em todas as salas de aula, mas o projeto para 2023 é que todas as salas tenham uma tela interativa, pois estamos adquirindo mais 600 telas”, afirma.

A parte de robótica, segundo a secretária Beth, foi uma grande conquista para os alunos, desde a educação infantil até o ensino fundamental, onde cada aluno desenvolve, conforme seu perfil, as atividades de robótica. “Sendo trabalhado a escuta, a fala, ciência, matemática, português e, também, trouxemos para dentro de nossa rede escolar a aplicação dos Chromebooks, um novo tipo de computador projetado para ajudar alunos e professores a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil. Nossa rede escolar conta hoje com 60 mil Chromebooks e para 2023 adquirimos mais 5 mil tablets para os alunos da educação infantil e da pré-escola, até o terceiro ano. Cada aluno ganha um e poderá levar para casa, pois é um recurso pedagógico para desenvolver habilidades de leitura, de escrita, pesquisa e acredito que até o final do mês todos já terão sido entregues. Também foram adquiridos 5 mil computadores, mais a compra das mesas interativas, avanços tecnológicos esses que vem para auxiliar muito, agora e no futuro, para as avaliações internas e externas de nossos alunos, sendo avaliados por Canoas, Estado e União”, revela.

Segundo a secretária, este acolhimento veio de forma geral na rede escolar, até mesmo no que se refere a qualidade de trabalho para professores e funcionários. “Nas áreas de trabalho, para qualidade de vida dos professores e funcionários, foram adquiridos geladeiras, freezer, fogão e todo equipamento de infraestrutura que a escola precisa, troca de mesas, cadeiras, armários. Estamos reequipando nossa rede e, em alguns meses, conseguiremos dar atendimento a todas as escolas e entregar tudo”, relata.

De acordo com a secretária, as escolas que sofreram com as intempéries do tempo e sofreram avarias já se encontram recuperadas, seja estrutural ou os equipamentos que foram atingidos já foram substituídos por novos. “E agora em junho mais uma unidade de Educação Infantil será entregue no Central Park, já com a obra sendo concluída, e será entregue à comunidade mais prédios novos na Emef Ministro Rubem Carlos Ludwig, na Mathias Velho, com a entrega de um módulo todo do prédio. Com obra para ser entregue no final do ano, totalmente nova, temos mais oito escolas em fase de construção, para serem entregues no final de 2023 início de 2024”, afirma.

Segundo Beth Colombo, a municipalidade está se utilizando de módulos para substituir prédios muito antigos, enquanto aguarda-se o término das obras. Depois, estes módulos serão transformados em espaços de aprendizagem, tais como o Ceia (Centro Integrado de Atendimento a Inclusão). “Temos um na Mathias Velho e um na Boqueirão, cada um atendendo uma média de 250 alunos de inclusão ou com alguma deficiência. Até o final do ano, queremos entregar outros dois Centros Integrados, um na Rio Brando e outro na Niterói, cobrindo, assim, os quatro quadrantes e atendendo 250 alunos mês cada, quando passaremos a ter 1000 alunos sendo atendidos simultaneamente nas suas necessidades especiais, que são os alunos de inclusão”, fala.

Neste momento de acolhimento e retomada de uma educação pedagógica de excelência, de acordo com a secretária Beth, a equipe de professores pedagógicos da Secretaria, em função da necessidade de acolher a comunidade escolar sofrida em relação as sequelas da pandemia, com professores que possuem mestrado e doutorado, sentindo a necessidade de ir ao socorro do aluno, da família e da própria instituição, sugeriu a criação de um projeto que auxiliasse no acolhimento de alunos, professores e familiares após pandemia. “Quando tem uma intercorrência que traga qualquer tipo de sofrimento ao nosso aluno, ou para sua família ou para a escola, sofrimento este que vai além da sala de aula, pode ser violência física, sexual, alunos que trazem sofrimento de casa, mães que vivem dramas que repercutem no aprendizado escolar de seu filho, que atinge a comunidade escolar, esta equipe de pedagogos e psicólogos estará preparada para o atendimento deste aluno, da família ou da equipe escolar, fazendo a escuta, o diagnóstico do que está trazendo aquele sofrimento, aquele transtorno e o que está fazendo com que aquela criança tenha determinada reação, auto mutilação, tentativa de homicídio”, comenta.

Segundo a Secretária, o Tempo de Cuidar iniciou como um projeto da Secretaria de Educação que lhe foi apresentado e entendeu que deveria dar uma atenção maior a este projeto, que foi ampliando-se e virou um Programa, onde foi detectado a necessidade de psicólogos e assistentes sociais, para dar um maior suporte à rede escolar, profissional e familiar. “Neste momento, entendi que tínhamos que iniciar com um médico que pudesse orientar esta equipe multidisciplinar que irá para dentro da escola, para tratar o sofrimento, a necessidade de cada aluno que está psicologicamente doente, professor ou familiar. Foi neste momento que fiz o convite ao Dr. Carlos Alberto de Azevedo (Bebeto) para fazer parte deste agora Programa conosco”, relata Beth.

A Secretária acrescenta, ainda, que sua história dentro da educação passou, também, por parcerias com Bebeto quando liderança no PIM - Primeira Infância Melhor, onde o pediatra Bebeto já tratava destes sofrimentos lá na família, antes até mesmo do nascimento. “Este profissional diferenciado é uma inspiração para nós, pela sua dedicação, pela forma competente que trabalha na pediatria, e aí eu fiz este pedido para que ele pudesse nos acompanhar aqui na Secretaria da Educação, através da Fundação da Saúde, no que ob- tive o acolhimento desse pedido pela presidente da Fundação. Hoje Bebeto é aclamado aqui dentro da Secretaria e todos reconhecem a forma com que ele nos auxilia e nos deixa amparadas, nos desafios do dia a dia, nos orientando, acompanhando inclusive no ‘Tempo de cuidar’ que, em 2022 recebeu um Prêmio de ‘Menção Honrosa’, pelo Ministério Público, pela iniciativa, e hoje é acompanhado por uma Instituição de Portugal, onde se trabalha as mesmas dores, angústias do período da pandemia no ambiente escolar e familiar. O ‘Programa Tempo de Cuidar’ deverá ser apresentado, em agosto, em Portugal, por duas profissionais de nossa secretaria”, conta.

De acordo dom Beth Colombo, o Prefeito Jairo Jorge está encaminhando à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei criando, oficialmente, a “Unidade do Cuidar”, que é sim a atenção pedagógica, ensinando os conteúdos pedagógicos necessários de acordo com a série, o ano que o aluno está, o nível de conhecimento deste aluno, com foco no cuidado do tempo deste aluno como pessoa, como orgânica e suas condições. “Com o trabalho realizado pelo Dr. Bebeto, já estamos trabalhando na contratação de dezenove Psicólogos e seis Assistentes Sociais, porque hoje a lei nos ampara, vendo a psicologia escolar, ver o aluno dentro do contexto da escola e do aprender”, afirma.

Para a secretária Beth, a escola é um lugar de acolhimento, onde o aluno tem que ser feliz, frequentar por prazer de aprender, sentir-se protegido, sentir-se bem. “É para isto que estamos trabalhando e este Programa ‘Tempo de Cuidar’, com a orientação e supervisão do Dr. Bebeto e com a chegada de nossa nova equipe de profissionais, que serão preparados pelo Dr. Bebeto e irão juntar-se os que já estão na busca de resultados, acreditamos que, no início do segundo semestre, estará na ativa na rede escolar de nosso município, já com estes profissionais”, conclui.

Tranquilidade e confiança é fundamental para quem vai fazer uma cirurgia plástica.

Nós temos excelentes profissionais, um nome renomado, tratamentos maravilhosos e com resultados incríveis!

This article is from: