1 minute read

Museus do Rio Grande do Sul

Omuseu é um lugar de ligação entre o passado, o presente e o futuro. A preservação da memória, a partir dos museus, é importante, pois prolonga a vida útil dos bens culturais, assegurando-lhes a integridade física ao longo do tempo, ao passo que conta a história e possibilita aos interessados a pesquisa, objetivando a conservação de objetos, documentos e obras. No Rio Grande do Sul há vários museus que nos trazem descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia.

Advertisement

O Museu Antropológico situa-se no Centro Histórico de Porto Alegre. Criado em 20 de abril de 1978, tem em seu acervo milhares de documentos e objetos oriundos de pesquisas etnográficas de campo, arqueológicas e etnoarqueológicas.

No centro de documentação da Instituição existe, além de obras sobre o tema da antropologia, uma grande quantidade de fotografias, entrevistas, objetos de uso cotidiano e de conotação ritual e sagrada intrínsecas.

Museu Antropológico do RS Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul

O Marsul foi fundado por Eurico Theofilo Miller, professor da rede estadual de ensino, que realizava pesquisas arqueológicas desde a década de 1950, na região Nordeste do estado. Miller foi pesquisador participante do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas, cujo objetivo era mapear as populações pré-coloniais do País. O Marsul reuniu um vasto acervo e foi protagonista na profissionalização da Arqueologia e da Museologia no RS.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) reúne mais de 5.000 obras de arte em seu acervo, com diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, desempenho, arte digital e ‘design’, entre outros.

Essa coleção de arte do museu é composta por arte brasileira, com destaque na produção de artistas gaúchos, e também por obras de artistas estrangeiros e significativos da arte mundial.

Museu Julio de Castilhos

O Museu Julio de Castilhos é o mais antigo museu do nosso estado. Um lugar de história e de demonstração de relevantes fatos políticos, sociais, culturais e econômicos do RS.

Dentre as exposições estão “Memória e Resistência”, com peças representativas do povo indígena, ênfase para as esculturas missioneiras, e “Narrativas do Feminino”, que expõe diferentes concepções de mulheres, de meados do século 19 a meados do século 20.

Museu Histórico Farroupilha

O Museu Histórico Farroupilha foi criado em 11 de fevereiro de 1953. A escolha de Piratini para sediar o Museu decorreu do fato de o município concentrar o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, em âmbito estadual e nacional.

Em seu acervo encontra-se um conjunto de peças de épocas e temas diferenciados, objetos pessoais do general Bento Gonçalves, telas sobre a Revolução, mobiliários do século XIX, moedas do período colonial até os nossos dias, além de obras de arte, pinturas e esculturas.