1 minute read

Profissões verdes: como trabalhar a favor do Meio Ambiente?

Carreiras que são dedicadas ao estudo e à preservação dos recursos naturais do planeta

As chamadas profissões verdes, ligadas à economia verde, questões ambientais e de sustentabilidade, têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. De acordo com o relatório da Organização Internacional do Trabalho, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a estimativa é que a área possa criar até 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030. O número seria resultado de mudanças estruturais nos padrões de produção e consumo de energia e alimentos.

Advertisement

Com o aumento da preocupação com questões ambientais, como a utilização e a preservação dos recursos naturais, o desenvolvimento das tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente, a sustentabilidade ambiental está cada vez mais em pauta. Nesse cenário, cresceu a procura por profissionais especialistas no tema, abrindo portas para oportunidades de trabalho em diversas empresas. Por isso, listamos algumas profissões verdes para quem deseja trabalhar a favor do Meio Ambiente. Confira:

Especialista em Gestão de Resíduos

A grande quantidade de resíduos gerada pelas atividades industriais e o descarte impróprio compõem um dos principais problemas ambientais do país. Nesse cenário, esse profissional é responsável por elaborar alternativas que minimizem a contaminação dos ecossistemas, garantindo o tratamento adequado do lixo, e criar projetos voltados à reciclagem.

Designer de Produtos Sustentáveis

Essa é outra profissão verde com projeção de grande visibilidade, já que as empresas estão sendo desafiadas a diminuir o seu impacto ambiental, repensando o uso de matéria prima e geração de resíduos. Nesse sentido, o designer de Produtos Sustentáveis é responsável por desenvolver produtos ecoeficientes e com mínimo impacto ambiental possível.

Contador

Ambiental

Essa carreira é destinada a profissionais formados em Contabilidade, com essa área de atuação compreendendo o registro e a análise das ações da empresa que afetam o meio ambiente, como os gastos com água e energia e geração de lixo. Além disso, é responsável pela elaboração de políticas que tornem a companhia mais responsável ambientalmente.

Oceanógrafo

O profissional formado em Oceanografia pode trabalhar fazendo o mapeamento do fundo dos oceanos, desenvolver projetos para promover a conservação de ambientes aquáticos, elaborar projetos de saneamento para zonas costeiras, atuar na recuperação de locais degradados e no cultivo de organismos aquáticos, entre outras atividades. O oceanógrafo se prepara para investigar não só as características dos oceanos, como também de rios, lagos, mares e zonas costeiras.

A preservação de nosso planeta está diretamente relacionada a essas profissões. Por meio delas é possível ampliar o conhecimento a respeito dos recursos naturais, criar formas de preservação e recuperação dos ecossistemas, propor leis e ações que defendam o meio ambiente e, ainda, fiscalizar e controlar as empresas para que atuem dentro desses limites.

This article is from: