Diario Bahia 04-12-2012

Page 2

2

opinião | Itabuna-BA, 04 de dezembro de 2012

Política, Gente, Poder >Por Eduardo Anunciação >E-mail redacao@diariobahia.com.br

EDITORIAL DA COLUNA. Cada feriado religioso, famoso, como o de São José, Padroeiro desta capital-cidade do Planeta Cacau, Itabuna, comemorado com monumental procissão, especialmente em período eleitoral, tem conseguido expor ao ridículo os políticos que ficam disputando espaços em torno da estátua de São José, cujo peso ignoro. Dia atrás, um companheiro me perguntou o que eu achava da disputa em torno da estátua do obreiro São José. O primeiro impulso foi esclarecer que a Procissão de São José é destacada pelos políticos, imprensa no decorrer da campanha para prefeito, o que expressa um oportunismo dos políticos e da imprensa. O primeiro, único itabunense que conheço apaixonado fervoroso de São José é o colunista Charles Henri. NILTON AZEVEDO. Neste fim de ano de 2012 acontecerá a despedida da Prefeitura daqui de Itabuna do prefeito-capitão Nilton Azevedo, substituído pelas urnas pelo senhor Vane Renascer. Ele (Nilton Azevedo) tem consciência dos obstáculos, barreiras para se manter na política, principalmente nos Democratas, Demo. Por causa de muitas consequências, Nilton Azevedo pode reviver a história dos prefeitos Fernando Cordier, Ubaldo Dantas. Muitos secretários de Nilton Azevedo comerão o peru de Natal amargurados, com o celular sem nenhuma comunicação agradável. A maioria com a consciência atormentada. Poucos os escolhidos por DEUS. DO MEU BAÚ de inconfidências, confidências. Nas publicações, jornais em que colaborei, trabalhei, sempre escrevi com liberdade, sem censura, mas conhecendo as posições partidárias, ideológicas, políticas de cada um de seus proprietários, editores e procurava disciplinar, conter minha liberdade sem romper meus limites da ética para ter uma convivência agradável, respeitável. Esta conduta não me chocava, nunca me chocou. Sempre respeitei o direito do proprietário, donos. Ser censurado é uma coisa,

Anunciações

ter consciência para se limitar, adaptar-se é outra coisa. O jornal não era meu. VANE RENASCER não vitaminava suficiente experiência política, estrutura, oratória, carisma para conquistar a Prefeitura de Itabuna, pelo PRB. As esperanças dele eram poucas. A vitória de Vane foi muito mais consequência das falhas do prefeito-capitão Nilton Azevedo, dos Democratas (Demo), dos erros de Juçara Feitosa (PT), mesmo reconhecendo que Vane no decorrer da campanha conseguiu se superar.

FREDERICO LIMA, Moacir Lima, Jurema Lima, Iara Lima em tempos de outrora, idos foram proibidos de ingressar no aristocrático Grapiúna Tênis Clube (GTC) por uma burguesia conservadora-financeira, porque todos “são filhos do vereador comunista” Raimundo Lima. Pessoalmente, nunca tive ilusões com alguns presidentes do GTC porque eram marcados de preconceitos ridículos. Vergonhosos até.

JOSÉ ODUQUE TEIXEIRA. Vejamos que ninguém sabe explicar se foi por consequência de dificuldades financeiras, problemas políticos que José Oduque vendeu em recuados anos a Rádio Jornal de Itabuna, fundada pelo empresário Zildo Guimarães e o jornalista Ottoni Silva. Surpreendente, curioso é especular que José Oduque fechou a Rádio Jornal por motivos, razões financeiras, já que Oduque é especialista em fazer conta.

NILTON AZEVEDO. Por enquanto, por agora, por hoje nenhum participante, membro do primeiro, segundo escalão do prefeito Azevedo tem cargo garantido na próxima administração-governo de Vane Renascer. Todos, então, têm prazo marcado para sair com humildade ou arrogância com destino à Vila de Confins. ELAINE CARLETTO. Dentre as empresárias, mulheres, fêmeas mais destacadas des-

Foto Do Dia, de priscas eras. Corbiniano Freire, médico, depois Lafaiete Veloso, advogado, após Nestor Passos, padre, além de Aldemira Soares de Aquino. Tudo aconteceu festivamente no Hospital Santa Cruz, em 23 de outubro de 1955, Itabuna. Na atualidade, hospital Calixto Midlej Filho. Serviço do inesquecível Maxwell Foto. te Planeta Cacau, não podemos deixar de reconhecer Dona Elaine Carletto, que é embalada por pensamentos, ações modernistas, além de racionalizadas. Dona Elaine Carletto tem preocupação coletiva, respeito ao próximo. Inovadora, humana.

VALDELICE SOARES Pinheiro, Plínio Almeida, Firmino Rocha, Teresa Ribeiro, Manuel Lins. Professores, cronistas, escritores, poetas apaixonados por Itabuna. Não eram mercantilistas nem imediatistas. Personalidades de convivência, conhecimento, cultura.

LUIZ CONCEIÇÃO, jornalista, entre alguns outros, alimenta a expectativa de ser indicado Assessor de Imprensa do prefeito que está, vem vindo, Vane Renascer. Ele tem disciplina, ótimo texto, mas precisa ser vitaminado de relações públicas, bom humor. GABRIEL NUNES, herdeiro, filho de tradicionais pecuaristas, nasceu neste chão e estudou, fez o Curso de Direito, especializando-se

na advocacia trabalhista. Apesar de convidado, não quis fazer carreira política. Só promove coisas construtivas.

JACQUES WAGNER. A passagem do governador por Ilhéus, na quinta-feira (29), com o compromisso de participar do centenário (100) anos da Associação Comercial foi marcada pela cordialidade. Cumprimentos ao presidente da ACI, Nilton Cruz.

JABES RIBEIRO, prefeito eleito de Ilhéus, já fez visita ao governador Jacques Wagner, secretários de Estado & Companhia, além de almoços com outras autoridades em restaurantes de Salvador-Ilhéus. Não consegue ficar quieto, jamais.

MÁRCIA ESQUIVEL Riella, civilizada pessoa, advogada atenta, apaixonada por viagens. Recomendo, então: “Viajante Chic”, de Gloria Kalil, Editora Agir, 168 págs., R$ 49,90. A publicação ensina como arrumar a mala e outras coisas.

Jorge Harley, advogado, em Salvador, recuperando a saúde. / O que há de comum entre Ronald Kalid & José Adervan? / Uísque cedeu espaço para o vinho. / Não consigo imaginar Helenilson Chaves sem tomar uma taça de vinho. / Têm sido raríssimas, raras em Itabuna conversas agradáveis. / Mas havemos de concordar que ainda existe.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.