opinião
52 | DIÁRIOASBEIRAS | 1000 MAIORES EMPRESAS DO CENTRO
Mas para que as estratégias tenham os resultados desejados, exige-se uma mudança de mentalidades e de estar dos próprios empresários. Desde logo, como alguns defendem, arranjar forma de ultrapassar o individualismo que caracteriza os portugueses João Cardoso Administrador do Grupo Litocar
António Monteiro Empresário
As empresas têm que se redimensionar
Futuro exige associação por áreas de negócio
As empresas têm que se redimensionar para o mercado nacional. Nos últimos meses tem-se assistido a uma ligeira melhoria no mercado e penso que o pior até já terá passado. Acredito que as coisas irão melhorar na próxima década, mas sem nunca alcançarmos, pelo menos no nosso setor, o sucesso de anos passados. Estes dois últimos anos foram muito complicados para o setor e só continuará a manter-se quem conseguiu adaptar a estrutura da sua empresa ao mercado em termos de incremento de competências das suas organizações, nomeadamente na perspetiva do consumidor, cujo perfil também evoluiu e que nos obrigou a melhorar as nossas respostas, fundamentalmente em termos de recursos. Pensar que podemos vencer com as receitas do passado é utopia.
Uma decisão inteligente por parte das empresas da região e do país para enfrentar os desafios do presente e do futuro, passa obrigatoriamnete pela associação por áreas de negócio. Tradings agrupados por famílias como alimentação, mobiliário ou têxteis, que alavancariam as exportações e reforçavam a presença das empresas portuguesas no mercado internacional. Isoladamente torna-se muito dispendioso investir nas exportações e na captação de novos mercados. Em grupo, há sempre maior oportunidade de sucesso e os custos são repartidos. Infelizmente, o consumo retrai-se no país obrigando o mercado nacional a retrair-se também, sendo preciso captar novos mercados. E esta é a única forma de conseguirmos sucesso lá fora. Mas infelizmente, reconheço que não é fácil pois somos muito clubísticos mas temos pouco espírito associativo.
Nova geração Mazda
37432
40058
No seu concessionário para o distrito de Coimbra Caldeira & Caldeira, Lda Figueira da Foz
233 425 199