Livro acadêmico FACESP 50 anos

Page 61

dos líderes do levante, o que acabou por exacerbar os ânimos. As diferenças entre a posição do presidente e do ministro fizeram que esse último pedisse a sua demissão. Os dias seguintes foram de agitação, mostrando as muitas fissuras que havia no edifício do governo. No dia 30 de março, visitando o Automóvel Club, no Rio de Janeiro, João Goulart, mais uma vez, se manifestou de maneira inflamada, sinalizando para o fato de que a crise vigente, em grande parte, era devido aos interesses de uma camada privilegiada, que, sistematicamente, há décadas, excluía a participação do povo do poder. Nesse mesmo dia, Paulo de Almeida Barbosa foi reeleito como presidente da FACESP/ACSP, em meio às turbulências políticas que impediam prever qual seria o futuro do país. Em 31 de março, militares liderados pelo general Olímpio Mourão Filho saíram de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, realizando o golpe que retirou João Goulart do poder, inaugurando um novo momento político para a nação brasileira. 74 A Central Geral dos Trabalhadores (CGT), a fim de defender Goulart, convocou uma greve geral, que não obteve êxito. Chegava ao fim o governo de João Goulart, que seguiu do Rio de Janeiro para Brasília e depois para o Rio Grande do Sul. 75

74 75

CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. São Paulo: Moderna, 1994. STARLING, Heloisa Maria Murgel. Os Senhores das Gerais. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

FACESP. 50 ANOS. 2013 - 61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.