Page 1

Roteiro Turístico Ilha do Pico Açores


A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte.

Tem uma superfície de 447 km²; uma linha de costa com 151,84 km de comprimento. Conta com uma população residente de aproximadamente 15 000 habitantes. Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura.

• Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: Lajes do Pico e Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias. • O Presente Roteiro refere-se aos locais turísticos destes três concelhos, sendo que este é destinado a pessoas Idosas, que tenham idades compreendidas entre os 65 e 80 anos de idade, a visita à Ilha do Pico terá a duração de 3 dias. • O principal objectivo é mostrar aos Idosos a beleza Natural da Ilha do Pico, dando destaque aos Concelhos da Madalena, Lajes do Pico e São Roque do Pico.


Mapa da Ilha do Pico


À Descoberta da Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico A ilha do Pico é uma óptima opção para quem quer descansar e ao mesmo tempo para quem quer usufruir de diversas actividades. Esta ilha possui uma paisagem deslumbrante, quer na terra ou no mar. Na ilha do pico pode-se fazer um pouco de tudo, desde dar uns mergulhos nas piscinas naturais, a passeios pedestres, caça submarina, visualização de baleias e cachalotes, passeio pela paisagem protegida da vinha, no que se refere à dimensão cultural, no verão existem festivais, festas culturais, exposições, entre muitos outros acontecimentos.


Concelho da Madalena

• O Concelho da Madalena situa-se na parte ocidental da ilha do Pico, sendo o principal eixo das comunicações da ilha.

• Uma das actividades mais conhecidas deste concelho é o cultivo da vinha em currais e canadas. Por esta actividade ter muito valor, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi nomeada a Património da Humanidade em 2004 pela UNESCO. • Neste concelho podemos visitar o museu do Vinho, onde estão expostos utensílios utilizados para fazer o vinho, pode-se visitar também a Gruta das Torres(tubo de lava) e um diversificado conjunto de parques naturais.

Igreja Matriz Santa Maria Madalena


• É também neste concelho que podem ser feitos alguns trilhos pedestres, acampamentos, podem ainda aproveitar e dar uns mergulhos na piscina municipal ou piscinas naturais, pode ser visitada a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, as festas culturais nos meses de verão também são uma boa opção. • A subida à Montanha é uma experiência que todos querem ter e para isso é necessário o acompanhamentos por parte de Guias Turísticos para o efeito.


As adegas são um elemento bastante típico desta ilha, Principalmente as da zona do Concelho da Madalena, pelo facto de muitas destas se encontrarem nas zonas protegidas.

Típica adega do Pico

Museu do Vinho

Os Ilhéus são parte integrante da beleza natural deste Concelho Paisagem Protegida da Vinha


Concelho das Lajes do Pico Esta vila foi, durante anos, centro da actividade baleeira sendo mesmo que actualmente é possível, visitar-se o Museu dos Baleeiros e o Centro de Artes e Ciências do mar (antiga Fábrica da Baleia). Esta vila é ainda conhecida pela sua actividade turística que está relacionada com a observação de cetáceos. No final de Agosto realizam-se as maiores festas do Concelho, denominadas de Semana dos Baleeiros. Esta vila possui ainda o único exemplo de arquitectura militar da ilha, o Forte de Santa Catarina, sendo que este funciona actualmente como Posto de Turismo desta Vila, dispondo de toda a informação necessária no que se refere à Visita da Vila. No forte de Santa Catarina podem ser adquiridos produtos regionais. Entre Abril e Outubro este espaço funciona como palco de animações e espectáculos.


Lajes do Pico

Museu dos Baleeiros

O Monumento ao Baleeiro ĂŠ tambĂŠm um local a visitar na Vila das Lajes do Pico.

Forte de Santa Catarina


Concelho de São Roque do Pico São Roque do Pico é uma vila com cerca de 470 anos. Este concelho possuí um Porto que é a porta de entrada do turismo marítimo, principalmente das Ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e também da ilha Terceira. Em São Roque pode ser visitado o Museu da Indústria Baleeira(antiga fábrica), onde podemos visualizar utensílios utilizados na caça da baleia, bem como ainda podem ser visualizadas as máquinas que eram usadas no fabrico de óleo, farinha, entre outros. É ainda neste espaço que existem exposições. Neste concelho existem duas grandes Igrejas que podem ser visitadas: a Igreja Matriz(1776) e a Igreja e Convento de São Francisco de Alcântara. Estas possuem elementos históricos importantes. O Convento de São Francisco de Alcântara, actualmente é uma pousada.


São Roque do Pico possuí algumas Reservas Naturais, destacando-se a Baía de Canas, O Mistério da Prainha, O Miradouro da Terra Alta. E não poderiam faltar as Lagoas do Capitão e Caiado que são formações geológicas importantes que fazem ainda parte deste Concelho. Lagoa do Caiado

Igreja e Convento de São Francisco de Alcântara Lagoa do Capitão

Museu da Indústria Baleeira


Roteiro Turístico Ilha do Pico Idosos O público do presente roteiro são idosos, com idades compreendidas entre os 65 e 80 anos de idade.

• Estes Idosos são residentes em Portugal Continental e estes tem a oportunidade de participar numa excursão à Ilha do Pico-Açores, acompanhados por um Guia Turístico. • Esta Excursão terá inicio no dia 5 de Junho de 2014 e termina a 7 de Junho de 2014. • Então os idosos apanham o avião no aeroporto da Portela em Lisboa com destino à Ilha do Pico. • À chegada à Ilha existem camionetas à espera destes idosos que serão inicialmente transportados para um Hotel que se situa na Vila da Madalena. • Os idosos aterram de manha e à tarde iniciam-se as actividades. • Visto que anteriormente já verificámos uma série de actividades que podem ser desenvolvidas nos diversos Concelhos da Ilha do Pico, posteriormente serão indicadas as actividades adequadas a estes idosos na sua curta estadia de apenas 3 dias na Ilha.


Percurso Madalena • Primeiramente, os Idosos irão conhecer o maior concelho da Ilha, que para além de ser o maior é onde estes se encontram instalados. • No espaço de uma hora e meia, irão realizar um percurso pedestre pela Vila, onde irão conhecer a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, a piscina municipal, os Jardins, bem como também alguns espaços culturais. • Depois tem a duração de três horas para visitar a Paisagem Protegida da Vinha, a Gruta das Torres, alguns Parques Naturais(Santa Luzia e Quinta das Rosas). Este percurso é realizado em camionetas. • À noite vão jantar a um restaurante local (Ancoradouro) e a seguir ao Jantar vão assistir às Tradicionais Chamarritas do Pico que serão realizadas no Centro da Vila. • Após tudo isto, regressaram ao Hotel onde se encontram instalados.


Percurso Lajes do Pico • No dia seguinte, dia 6 de Junho irão visitar o Concelho das Lajes do Pico. • De manha vão ao Museu dos Baleeiros e ao Centro de Artes e Ciências do mar. • Pelas 12:00 irão almoçar num restaurante típico(Lagoa). • A partir das 14:00 iniciam de novo as actividades que serão prolongadas até às 19:00, horas do Jantar. • De tarde irão visualizar Golfinhos e Cetáceos através da empresa Whale Watching, depois disso irão visitar o Monumento que foi construído em homenagem aos Baleeiros da Terra e depois vão ainda até ao Forte de Santa Catarina, onde aqui podem assistir a algum espectáculo que seja previso para a tarde do dia 6 de Junho. • Chegadas as 19:00, os idosos tem rumo ao Restaurante Aldeia da Fonte, onde aí irão jantar e depois regressam nas camionetas ao Hotel da Vila da Madalena.


Percurso São Roque do Pico • No dia 7 de Junho, último dia de estadia na Ilha do Pico, os Idosos vão acompanhados pelo guia, conhecer o Concelho de São Roque do Pico. • Para o Concelho de São Roque dispõem de um tempo limitado, apenas de manhã, pois a partir das 14:00 tem que comparecer no aeroporto. • O primeiro destino será então o Museu da Indústria Baleeira, onde aqui podem visualizar um exposição, posteriormente irão visitar as Igrejas locais, a Igreja Matriz e a Igreja e Convento de São Francisco de Alcântara. • A última actividade será a exploração das Reservas Naturais, como as lagoas do Capitão e Caiado, o Mistério da Prainha e ainda o Miradouro da Terra Alta. • Após esta visita, procede-se ao almoço num restaurante Típico do Concelho (A Buraca) e posteriormente regressam ao Hotel na Vila da Madalena onde pegam nas suas bagagens e vão de encontro ao Aeroporto do Pico, regressando a Portugal Continental.


P.S. Como podemos constatar existem outras actividades que são bastante gratificantes, mas visto que o nosso público são Idosos, as actividades tem que ser pensadas e adaptadas a esta faixa etária, daí eu ter optado pelas atividades que foram mencionadas para o desenvolvimento deste roteiro.

Roteiro turístico pico  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you