São Paulo - 1715

Page 6

6

TERÇA-FEIRA

MUNDO

CASO SNOWDEN EUA GRAMPEOU MÉXICO

www.destakjornal.com.br

3.09.2013

OgovernomexicanoprotestouformalmentecomoembaixadoramericanoapóstomarconhecimentodequeWashington espionouopresidenteEnriquePeñaNieto,conformereveladono‘Fantástico’daTVGloboporGlennGreenwald.

AP

França quer que coalizão atue rápido contra Assad Governo espera que EUA aprovem operação militar e busca mais apoio para realizar ataques contra a Síria ‘sem demora’ DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

O governo francês deseja que uma coalizão internacional se forme com rapidez para atacar a Síria em resposta ao uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad. Amanhã, o Parlamento debaterá, sem votar, a questão da intervenção na Síria – não haverá votação pois é prerrogativa do presidente da República ordenar uma ação desse tipo. O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, disse que “a França está determinada a penalizar o uso de armas químicas pelo regime Assad e dissuadir com uma resposta enérgica e firme”.

Ayrault complementou que o país não agirá sozinho. “O presidente continua o seu trabalho de persuasão para reunir uma coalizão sem demora.”

McCain pede união O candidato republicano derrotado por Barack Obama em sua primeira eleição, o senador John McCain, se reuniu com o presidente e pediu ao Congresso que se una e permita o ataque a Síria. Obama anunciou no sábado que deseja atacar o país árabe, mas que levará a questão para o Congresso debater quando voltar das férias na próxima segunda. Após o encontro, McCain disse que uma não aprovação do Congresso seria uma “catástrofe”. No domingo, o secretário de Estado, John Kerry, declarou que o ataque ocorrerá de qualquer maneira. A Rússia se mantém contra a ação, e como tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, impede o aval da entidade.

SUPERAÇÃO A nadadora americana Diana Nyad, de 64 anos, completou ontem, pela primeira vez, a travessia a nado de Cuba a Key West, na Flórida sem o uso da jaula para a proteção contra tubarões. Ela completou o percurso (65 km) em 52 horas e 54 minutos

Colar colorido de Merkel ofusca debate na TV alemã

AP

A premiê chega ao debate: colar tem as cores da bandeira da Alemanha

Chanceler francês Laurent Fabius (esq.) e premiê Jean-Marc Ayrault: pressa

O tema mais comentado durante um debate na Alemanha foi o colar usado pela premiê, Angela Merkel. Nas cores da bandeira alemã, o adorno chamou a atenção e logo foi criado um Twitter em que o debate foi comentado do ponto de vista da peça. “Você realmente a quer pendurada no seu pescoço por mais quatro anos? Acredite em mim, como colar eu sei do que estou falando”, comentou o perfil, que tem mais de 7 mil seguidores. A crise no Euro e uma possível ação alemã na Síria, ficaram em segundo plano. Merkel é a favorita para a votação no dia 22.

Vietnã proíbe criticar governo na Internet O governo vietnamita colocou em efeito no domingo uma lei que proíbe blogs e pessoas com perfis em redes sociais de publicarem conteúdo político em suas contas. A lei também obriga que empresas de internet que operam no país tenham ao menos um de seus servidores baseados lá, o que serve para torná-las sujeitas às restrições do Vietnã. O país é uma república socialista, em que o Partido Comunista Vietnamita é o único permitido. Entidades internacionais, empre-

sas e governos estrangeiros criticam a política restritiva do Vietnã quando o assunto é a mídia. A lei estabelece que redes sociais e sites devem ser usados “para proporcionar e trocar informação pessoal” e proíbe a publicação de conteúdo “que se oponha” ao governo comunista. O grupo Repórteres Sem Fronteiras disse à BBC que a medida “impede permanentemente o acesso do povo vietnamita à informação independente e aberta que circula em blogs e fóruns”. AP

País é o 5º pior em liberdade de imprensa segundo os Repórteres Sem Fronteiras


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.