Rio de Janeiro - 1313

Page 3

15.01.2014

QUARTA-FEIRA

RIO

www.destakjornal.com.br

ANDREIA ZITO MULTA DO TRE-RJ

R$ 20 mil

3

é o valor da multa para a deputada federal Andreia Zito por propaganda eleitoral antecipada. O TRE-RJ entendeu por unanimidade que ela se promoveu politicamente divulgando seu site pessoal durante propaganda partidária do PSDB.

Galileo irá recorrer contra o MEC RAFAEL PEREIRA/DESTAK

Grupo que mantém as instituições fechadas pelo governo, Gama Filho e UniverCidade, considera ação ‘arbitrária’ e ‘injusta’ DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Após a UGF (Universidade Gama Filho) e UniverCidade serem descredenciadas na segunda-feira, Alex Porto, presidente do grupo Galileo, que controla as instituições, criticou ontem a medida do MEC (Ministério da Educação), afirmando que irá entrar com recursos na Justiça e no Conselho Nacional de Educação. “É uma medida arbitrária e injusta, que viola a constituição. Colocaram em risco o emprego de três mil trabalhadores”, disse. O Galileo assumiu o controle da

Alunos e professores protestaram contra fechamento da UGF e UniverCidade

UGF e a UniverCidade em 2011. Desde então, ambas as instituições, que passavam por crises financeiras, passaram a lidar com aumentos de mensalidade considerados abusivos, greves de funcionários e falta de equipamentos. O grupo, então, assinou um termo se comprometendo a fazer melhorias com o MEC. Como isso não ocorreu, no entendimento do ministério, as instituições foram punidas. Primeiro, com a suspensão dos vestibulares em agosto e, agora, com o descredenciamento. Segundo Porto, porém, a diretoria assumiu a gestão, há um ano, já com um quadro grave. “O processo é difícil e não ocorre no tempo que se necessita”, completou. Segundo Porto, as dívidas chegam a R$ 900 milhões. “Existe um déficit financeiro que decorre no atraso de salários e nos problemas operacionais”, disse Porto.

Com o descredenciamento, o MEC lançará um edital para convocar universidades que tenham interesse em receber os 9,5 mil alunos das instituições fechadas, através da transferência assistida para outras universidades. Mas o processo não agrada alunos, pela adequação curricular, que pode atrasar conclusão de cursos. Estudantes e professores protestaram ontem no Ministério Púbico, no Centro. Entre outras pautas, eles pediam que o MEC assumisse as universidades.

Ex-donos querem UGF Diante do caso, os antigos controladores da UGF, Paulo Gama e Luis Gama, estão tentando retomar o controle da instituição. Segundo Roberto Junior, advogado da família, a intenção é repassar a gestão a grupos com melhores condições de administração.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.