
2 minute read
Érica Cristina Cunha
Érica Cristina
Cunha (Kiré)
Advertisement
Arquiteta, Professora e Empresária
Érica Cristina Cunha é formada Arquitetura e Urbanismo pelo Moura Lacerda. Fez mestrado (2002) e doutorado (2011) ambos na USP de São Carlos. Estudou materiais cerâmicos e materiais reciclados. É docente há 18 anos.
“Qualquer coisa que você fizer será insignificante, mas é muito importante que
você o faça.” (Mahatma Gandhi)
Ela não consegue se encaixar ou se interessar apenas por uma atividade profissional, com multipotencialidade, hoje ela é docente na Unaerp e acredita que atualizar, pesquisar, explicar e ter contato com os alunos, só a deixa mais motivada e jovem: “a dinâmica do ambiente acadêmico não te deixa envelhecer mentalmente”.
Filha de um pai, pianista e uma mãe, terapeuta holística, com duas irmãs e quatro sobrinhos Érica, tem 49 anos e em tudo que faz, coloca dedicação, conhecimento, design, arte: “Tenho vontade de projetar de tudo um pouco, e é o que vem acontecendo”.
Em sua trajetória profissional, ela trabalhou por 22 anos para Le Bonbon, como designer de embalagens e lá aprendeu e cresceu muito, conhecendo pessoas incríveis que muito lhe agregaram conhecimento.
Permeando esses trabalhos, há 4 anos, começou a realizar o sonho de criar estampas e superfícies com suas aquarelas. Assim nasce a Kiré Handmade & Design e ela que já havia estampado caixas de ovos de Páscoa, iniciou experimentos em superfícies de uma linha de papelaria: cadernos, cartões, papéis de carta e agora, as aquarelas estão migrando para tecidos, almofadas, papel de parede e quadros. “Estou reencontrando a prática das superfícies e da arquitetura através das aquarelas”.
Com muito foco e planejamento, Erica demonstra ricas habilidades e muito amor por cada área que atuou e o que a estimula é sua vontade de acordar todos os dias e colocar suas ideias “para o mundo”.
O que a inspira? Lugares, imagens, livros, seus alunos e grandes nomes como Joana Vasconcellos, Athos Bulcão e Leandro Karnal.
Apaixonada pela natureza, os animais e por estar com ela mesmo, ela afirma que mulheres tem uma percepção e multi-habilidades incríveis e se orgulha, de ser verdadeira e espontânea em toda sua trajetória.
Seus planos? Deixar as coisas fluírem e poder se comunicar e se expressar em todas as áreas da sua vida.
@kire_handmadedesign
Um lugar?
Praças.
Um momento?
Todos os momentos da minha vida em que andei de mãos dadas.
Uma qualidade?
Gostar de dar a mão, ajudar.
Um defeito?
Impaciência.
Um sonho?
Conhecer a Costa Amalfitana.
Um ou dois hobby(s)?
Trabalhos manuais. Cortar meu próprio cabelo e dos que se arriscam.
Um ou dois prato(s)
Saladão colorido com atum e batata palha.
Uma vitória?
Vencer o nervosismo e apresentar um trabalho no Politécnico de Milão.
Um desafio diário?
Diminuir o açúcar.
Além de Ribeirão Preto, qual outro lugar você moraria?
Ilhabela.
Três nomes que você admira profundamente?
Ruth Cristina Montanheiro Paolino, Rose Elaine Borges de Melo e Juliana Biagi Carvalho.
Em poucas palavras (ou em apenas uma), defina sustentabilidade?
Simplificar. Meta para 2021?
Ser o melhor de mim, no aqui e agora.