Living 23

Page 56

Viúva e mãe de quatro filhos, Maria Assmar encontrou na pintura mais do que uma maneira de exercer a criatividade, mas sim a “vontade de viver”

e novas tendências. É sempre bom a gente manter a mente renovada, mesmo com 80 anos”, brinca Assmar. Sociedade de massas Certamente, a transição do joystick ao “Guitar Hero” não foi muito fácil de ser assimilada para os adultos nascidos no Ocidente, nos anos 1960. Muitos dizem que a opulenta vida na sociedade das massas e a aparente idiossincracia das classes média e alta nos EUA, Europa e América Latina levam à insatisfação com o sistema, a ansiedade e a busca incessante por emoções intensas em uma época à primeira vista não considerada para isso. Uma reportagem veiculada pelo jornal “El País”, da Espanha, divulga um exemplo disso, ao relacionar o caso de um consultor de empresa familiar do escritório que transformou sua crise profissional em grandes problemas existenciais. “Não sei o que acontece, mas perdi a ilusão e a vontade de trabalhar”, afirmou Manuel Pavón. “É como se tudo pelo que lutei nos últimos 15 anos tivesse perdido o sentido. Sinto-me decepcionado. Apesar de todos os meus esforços, me parece que nunca chega o momento em que eu possa demonstrar que sou um bom diretor”, conclui o homem frustrado.

Uma pesquisa realizada por uma equipe de economistas da universidade de Warwick, no Reino Unido, e do Dartmouth College, nos EUA, intitulada “Is Well-Being U-Shaped Over the Life Cycle”, ilustra bem o que acontece. Os responsáveis pelo projeto, Andrew Oswald e David Blanchflower, avaliaram os hábitos de cerca de duas milhões de pessoas com 44 anos, em 80 países, e ao que parece, a midlife crisis atinge o mundo inteiro. Segundo os economistas, a meia-idade, como um ponto culminativo no meio de uma jornada, é o mais incerto e intranquilo. Por isso, identificam a crise como uma curva em formato de U, afirmando que a felicidade surge no início e retorna no final da vida. “O efeito médio é muito amplo”, afirma Andrew Oswald, citado no site de informações científicas AlphaGalileo. “Acontece tanto a homens como mulheres, como ricos e pobres, sem distinção. A causa desta consistência é desconhecida.” No meio do caminho, há as pessoas intranquilas que, pela angústia ou inquietação, decidem mudar de vida, muitas vezes para melhor ou para pior. Ou seja, prestar um novo vestibular, fundar uma nova empresa, escrever um livro, abrir um restaurante, fazer um curso de pintura, aprender a tocar guitarra. Resumindo, recuperar a evolução até conquistar a utópica (ou não?) felicidade.

56


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.