Page 1


qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyu iopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc vbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqw ertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiop asdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk lçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwert yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas dfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklç zxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyu iopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc vbnmrtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdf ghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzx 2


3

Origem e evolução da microinformática 25-01-2013 André Monteiro 7ºB Nº3


4

Capa…………………………………………………………………………………………Página 1

Índice……………………………………………………………………………………….Página 2

Introdução…………………………………………………………………..............Página 3

Origem e evolução da microinformática…………………………………..Página 4

A IBM, a Microsoft, a Apple e o software livre………………………….Página 5

O desenvolvimento do hardware e do software………………………Página 6

Conclusão………………………………………………………………………………..Página 7

Web Grafia……………………………………………..……………………………….Página 8


5

Neste

trabalho

sobre

a

origem

e

evolução

da

microinformática vamos falar de três subtítulos: origem e evolução da microinformática; a IBM, a Microsoft, a Apple e o software livre. Em cada tema serei o mais original possível, procurando diferentes “sites” sobre a matéria.

Origem e evolução da microinformática


6

Os microcomputadores, ou computadores domésticos começou a ser utilizado em 1977 e ficou mais conhecido em 1980. A partir daí começaram a ser fabricados imensos microprocessadores. O uso do termo “computador doméstico”, desde então, nunca mais foi usado. A partir daí começou-se a usar o nome de computador pessoal ou IBM-PC, e uso de PC. Neste momento, estes computadores neste momento têm um preço acessível e têm tecnologia de ponta. Depois do lançamento do Apple II e do Apple Computer, em 1977, começaram a ser lançadas montes de tecnologias. Mas com o surgimento do IBM-PC em Agosto de 1981 levou às novas gerações de vídeo jogos. Algumas das tecnologias eram semelhantes ao IBM-PC e tinham o chamado “teclado chiclete”, que era um teclado mecânico simples. A redução de custos era a palavra-chave para a maioria destas máquinas. Todos os computadores tinham pelo menos um sistema operacional. Assim muitos computadores antigos podiam ser recriados em computadores modernos. Os

computadores

domésticos,

geralmente,

tiham

microprocessadores de 8 bits. Os computadores domésticos mais conhecidos foram: Apple II, ZX Spectrum, Commodore 64 e Apple Macintosh.


7

A IBM, a Microsoft, a Apple e o software livre

A IBM é uma empresa dos EUA que é voltada para a informática. Esta empresa é uma das poucas que remonta ao século XIX. Esta empresa fabrica e vende Hardware e Software. Tem mais de 398.455 colaboradores no planeta. Tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. Os funcionários desta empresa já ganharam 5 prémios Nobel. 4 prémios Turing, entre vários outros prémios. A Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia e informática dos EUA. Foi fundada no dia 4 de abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro produto desenvolvido por esta empresa foi uma versão do interpretador BASIC. A Apple é uma empresa multinacional norte-americana. Os produtos Hardware mais conhecidos nesta empresa são: Macintosh, iPod, iPhone e o iPad. No software, os mais conhecidos são: Mac OS X, iTunes… O software livre é qualquer programa de computador em que a fonte do código deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. As duas principais organizações responsáveis pela proteção e promoção deste software são a Free Software Foundation e a Open Source Initiative.


8

O desenvolvimento hardware e o software O hardware é um componente essencial ao processo de cálculo e armazenamento de dados pois é necessário para o processamento e compartilhamento de dados. O primeiro computador, que se sabe, é literalmente duro. A era da computação moderna começou durante a Segunda guerra mundial. Os computadores projetados e construídos nessa época foram chamados de computador de 1ª geração. Estes eram normalmente construídos manualmente e neles eram usados cartões perfurados para o armazenamento de memória. O software é o ato de elaborar e implementar um sistema computacional, isto é, transformar a necessidade de um utilizador num produto de software. É entendido como a aplicação dos processos da engenharia de software combinados com a pesquisa das necessidades do produto para desenvolver software. É difícil avaliar se a engenharia ou o Marketing é o maior responsável pelo sucesso ou falha de um produto de software para satisfazer o consumidor.


9

Neste trabalho foi falado de três subtítulos, já falados na Introdução. Pesquisei em vários “sites”. Neste trabalho aprendi

a

importância

que

as

três

empresas

foram

fundamentais para o crescimento tecnológico, mas com mais incidência na microinformática, tanto no hardware como no software.


10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcomputador

http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft


11

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist %C3%B3ria_do_hardware

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_de_so ftware

Origem e evolução da microinformática