Page 1


REGULAMENTO (atualizado em 19 de Outubro de 2016)

Art. 1º ​– O Torneio Intercursos do UBM - feminino e masculino - realizado pelo Diretório Central dos Estudantes, regular-se-á, genericamente pela legislação vigente aplicável e, especificamente, pelas disposições contidas neste regulamento. Art. 2º – As pessoas jurídicas ou físicas que participarem do evento, serão consideradas conhecedoras da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste regulamento, assim submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as consequências que dele possam emanar. Art. 3º ​– A competição será administrada e organizada pelo DCE, através da sua equipe técnica.

DOS OBJETIVOS Art. 4º​ – Os objetivos deste evento são: 1. Propiciar o desenvolvimento integral da pessoa humana como ser social, autônomo, democrático, participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. 2. Promover a integração socioesportiva entre os acadêmicos da UBM. 3. Redimensionar os valores socioculturais esportivos dos recursos humanos disponíveis, encaminhando-os e especializando-os para o rendimento desportivo. 4. Estimular o desenvolvimento técnico esportivo entre os participantes. 5. Despertar interesse pela prática da atividade física, esportiva e recreativa. 6. Revelar novos talentos.


DA COMISSÃO ORGANIZADORA Art. 5º – A comissão terá como finalidade reunir para discutir problemas de ordem organizacional do evento e será composta pelos seguintes membros: I - A presidenta do DCE-UBM; II - A diretora de Esportes do DCE-UBM; III - Dois Técnicos Especializados; Parágrafo Único – Nas decisões da Comissão Organizadora, sobretudo, prevalecerá o aspecto educacional e as decisões emanadas são inapeláveis.

DA PARTICIPAÇÃO Art. 6º – Poderão participar da competição alunos regularmente matriculados na instituição de ensino UBM. Art. 7º – Para um atleta participar da competição será obrigatória a apresentação do Comprovante de Matrícula e da ​Carteira ​de Identidade ou documento oficial com foto, no ato da inscrição e dos jogos. Art. 8º ​– Será aceita apenas a participação de ​dois times de cada curso por campus​, cujos atletas sejam de mesmo curso/campus, sendo permitido no máximo 2 (dois) atletas de cursos diferentes no time. Parágrafo Único: Em caso de mais de dois times por curso se inscreverem, a indicação do DCE é que as equipes entrem em um acordo para fusão dos times. Caso não haja acordo, o critério dos times que representarão seu curso será meramente dos dois que primeiro efetuarem a inscrição com pagamento junto ao DCE.

DAS INSCRIÇÕES Art. 9º – As inscrições no Torneio Intercursos abrem no dia 05 de Setembro e encerram-se no dia 28 de Outubro de 2016 e deverão feitas exclusivamente nas salas do DCE-UBM, sendo necessário para uma equipe se inscrever: I) Apresentar ficha de inscrição preenchida legivelmente com ​todas as informações completas, respeitando este regulamento. A mesma deverá ser assinada pelo capitão, técnico ou responsável em forma de declaração assumindo toda responsabilidade pelas informações,


contendo: nome completo dos(das) jogadores(as), RG, matrícula, curso/campus, tipo sanguíneo, se possui algum problema de saúde e qual. II) Possuir no mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 (doze) atletas para os times de futsal e de no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez) atletas para os times de handebol. II) Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00. Parágrafo Único – Será vedada a inscrição e/ou substituição de atletas na competição, após o prazo estipulado pela Comissão Organizadora.

DAS CATEGORIAS Art. 10º​ ​– O Torneio Intercursos UBM​ será realizado nas categorias: FUTSAL MASCULINO e HANDEBOL FEMININO

DA COMPETIÇÃO Art. 11º – Os jogos serão realizados no Ilha Clube em Barra Mansa, a partir das 8h00, dos dias 05 e 06 de Novembro. Parágrafo único: Caso haja tempo hábil, todos os jogos serão realizados em apenas um dia, conforme decisão da Comissão. Art. 12º ​– Serão estipulados 10 (dez) minutos de tolerância somente para o primeiro jogo de cada rodada e será considerada perdedora por W.O, a equipe que não se apresentar devidamente uniformizada até esses 10 (dez) minutos no local oficial do jogo. Art. 13º –​ A equipe perdedora por W.O, estará automaticamente eliminada da competição. Art. 14º – É vedado o início de uma partida sem que as equipes contenham em campo o mínimo de 05 (cinco) atletas no caso do futsal e 07 (sete) atletas no caso do handebol, nem será permitido a continuação ou prosseguimento de uma das equipes, ou ambas, se ficarem reduzidas a menos de 03 (três) atletas. Art. 15º – Os jogos serão apitados por árbitros tecnicamente capacitados, convidados pela Comissão Organizadora. Art. 16º – Os jogos serão de 2 tempos de 15 (quinze) minutos corridos, parando somente no intervalo do primeiro para o segundo tempo, para descanso e mudança de lados, no máximo de 4 min.


Art. 17º – Todas as demais regras aplicadas aos jogos serão as regras oficiais do futsal e do handebol.

DA CLASSIFICAÇÃO Art. 18° ​Será adotada pela Comissão Organizadora a metodologia “mata-mata” para esse torneio, sendo que a grade inicial de jogos será determinada por meio de sorteio, feito previamente na sala do DCE-UBM (campus Barra Mansa) no dia 28 de Outubro, às 19h. Parágrafo Único: É indicado aos representantes de time que estejam presentes no Sorteio, pois não serão aceitas reclamações posteriores sobre os horários dos jogos.

DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES Art. 19º – São passíveis de punição todos aqueles que direta ou indiretamente estejam participando da competição: a) Provocarem distúrbios e conflitos antes, durante e depois dos jogos; b) Tentarem desviar as finalidades dos jogos; c) Apresentarem protestos descabidos, críticas, calúnias e difamações à Organização do evento ou aos seus participantes. d) Cometerem qualquer tipo de ofensa machista, racista, homofóbica, e outras. Art. 20º – Será de inteira responsabilidade da equipe, os distúrbios e conflitos provocados pela sua torcida, atletas, técnicos, dirigentes e a equipe ficando sujeitos à aplicação das penalidades previstas neste Regulamento. Art. 21º – O atleta, técnico, dirigente e equipe penalizada, em hipótese alguma poderão participar da competição. Art. 22º – O atleta desqualificado em uma partida sofrerá as penas previstas nas Regras Oficiais e Regulamento da competição. Art. 23º – O atleta, o técnico e o dirigente que sofrerem expulsão de uma partida cumprirão suspensão automática de um jogo, independente das sanções disciplinares a serem aplicadas pelo Regulamento Geral.


Art. 24º – O atleta e o técnico punido com dois (03) cartões amarelos cumprirá suspensão automática de uma partida.

DOS UNIFORMES Art. 25º​ – É obrigatório ao time o uso de uniformes (camisetas). Art. 26º – Se as cores do uniforme de times numa mesma partida estabelecer semelhança, um sorteio deverá indicar a equipe que mudará de uniforme.

DA CLASSIFICAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS Art. 27º – Para efeito de classificação, o torneio será de eliminatória simples. Uma única chave com todos os times. Art. 28º – ​Nos jogos, persistindo o empate, a decisão será através de ​03 (três) penalidades máximas e depois alternadas, até que se conheça o vencedor.

DA PREMIAÇÃO Art. 29º​ – Para classificação final serão oferecidas as seguintes premiações: 1. 1º lugar: 1 festa no Black Jack Pub + 1 combo de Absolut + Medalhas de premiação 2. 2º lugar: 1 combo de Absolut + Medalhas de premiação 3. 3º lugar: 1 catuaba + Medalhas de premiação DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 30º – O DCE não se responsabilizará por acidentes decorridos com atletas ou por estes ocasionados a terceiros, durante ou depois dos jogos. Art. 31º – Em hipótese alguma as equipes poderão vetar a atuação dos árbitros indicados pela coordenação dos jogos. Art. 32º – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Barra Mansa, 19 de Outubro de 2016 DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - UBM

Regulamento Torneio Intercursos UBM 2016 | DCE-UBM  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you