Ressignificar e reviver o patrimônio arquitetônico: Edifício Wilton Paes de Almeida

Page 50

Em memória aos mortos na tragédia e em forma de protesto, foram colados cartazes com suas fotos e citações da constituição em relação ao direito à moradia e no centro da estrutura de tapumes foi escrito a frase “Ocupar e Re-existir Sempre! ”, visto na figura 45 e 46 abaixo.

Figura 45: Local do incidente interditado pelo Corpo de Bombeiros, com protesto. Fonte: G1, 2018.

Figura 46: Frase “Ocupar e Re-existir Sempre! ” No Local do incidente. Fonte: G1, 2018.

4.3 Ações Públicas Pós Incidente Em decorrência do incidente com o edifício a Prefeitura de São Paulo analisou os imóveis ocupados, foram visitados 75 imóveis por 5 equipes técnicas, formadas por representantes do poder público, de movimentos de moradia e sem-teto, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e civis. No período de 45 dias depois de inspecionados os 75 imóveis considerados ocupados na capital paulista, apenas 51 encontravam-se ocupados. Segundo a Prefeitura de São Paulo (2018) o principal objetivo das visitas aos imóveis é apresentar um panorama geral, a partir da consolidação dos dados apurados, para apontar estratégias e ações de mitigação de risco e segurança das famílias residentes nessas ocupações e nos casos de imóveis privados empenhar-se a estabelecer articulação entre proprietário e poder público. Abaixo, na figura 47, pode-se observar os resultados da análise realizada pela prefeitura. RESSIGNIFICAR E REVIVER O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: EDIFÍCIO WILTON PAES DE ALMEIDA

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.