Page 1


Nossa inspiração Trading Logística Agrícola

Sustentabilidade da cadeia produtiva do café

Progresso


5

Editorial

8

Agroneg贸cio

7

Palavra do chefe

34 ABPMA 40 Trade

66 Gente Nova

70 Armazenamento 82 Log铆stica 04 ___ 05

88 Responsabilidade Social

Grupo Montesanto em Dubai


Começa aqui a Segunda Edição da COMUNICAFÉ!

Além do propósito de entreter os leitores das nossas empresas vimos

orgulhosamente nossa revista alçar voos mais distantes. Foi apreciada por diretores de grandes empresas com certa “invejazinha” de não ter tido esta ideia antes para sua própria empresa! Viajou para o outro lado do mundo e pousou em Dubai. Serviu de ilustração para quem precisava saber quão grande nosso Grupo está se tornando, e foi instrumento para mostrar que este crescimento só está gerando mais proximidade entre todos que nele trabalham.

Talvez pela falta de pretensão que começamos esta revista, os resultados nos surpreenderam e não poderiam ser melhores! O carinho, a apreciação, as mensagens vibrantes que recebemos de vários leitores depois do lançamento da 1º COMUNICAFÉ nos deu todo este fôlego para retomarmos esta tarefa e fazê-la melhor que da primeira vez. Melhor também estão e ficarão as imagens de nossas empresas. Algumas já estão de vestimentas novas, desfilando todo charme

de sua modernidade, com cores deliciosas de se ver, desenhos suaves, porém fortes na comunicação que transmitem. Começamos estreando na primeira página a nova logo do Grupo Montesanto Tavares. No futuro próximo as logos de todas as empresas terão o endosso desta imagem. Isto é parte do processo de transformação de atitudes e imagens que se pretende implantar. Logo na capa poderão notar o novo layout da Comunicafé. A nova logo da revista se

apropriando de parte da nova logo do grupo, em completa harmonia. Buscamos acompanhar esta nova roupagem, e ficamos lindas! Em nome da equipe de Marketing quero dar boas vindas a todos que se instalaram onde antes era chamada “sede da Atlântica”. Vocês fizeram o upgrade deste espaço que passou a ser a atual “sede do Grupo Montesanto Tavares”. Como o que não nos falta são assuntos, paro por aqui e deixo que apreciem mais esta edição, que será sempre especial para nós. Foi única ao ser concebida e será sempre a única 2ª Edição da COMUNICAFÉ!

Abraços a todos

www.montesantotavares.com.br


Palavra do leitor! Aqui você é livre para dar sua opinião, elogiar, comentar e criticar!

Acabamos de receber a revista Comunicafé, ficou linda. A Atlântica Agro parabeniza toda a equipe pelo esforço. Aguardamos ansiosos pela próxima edição. Lucélia Santos Aux. Administrativo 06 ___ 07

Parabéns pelo belo trabalho! Mas atrevo-me a sugerir uma ERRATA na página 57, Ally pelo mundo, pois o estado da Carolina do Sul situa-se na Costa Leste. Entre os estados da Carolina do Norte e Georgia. Renilton Reis - Piloto do Grupo Que por sinal, ficou linda. Parabéns! Percebe-se, com clareza, que a mesma foi feita com muito carinho! Rodrigo Montesanto Diretor da InterBrasil

Renilton, você é um bom observador! Agradecemos sua correção.

A equipe da Comunicafé agradece a todos pelos comentários, e a vibração positiva que muito nos incentivou para 2ª Edição.


Quando olho no retrovisor e vejo onde estávamos há 10 anos atrás e onde chegamos, sinto orgulho ao constatar que crescemos muito! Começamos com um armazém, uma trading, uma transportadora sem caminhões, e nenhuma fazenda. Vivendo o presente e olhando para o futuro posso afirmar que acertamos mais que erramos. As primeiras empresas fundadas ficaram mais maduras. Esta maturidade nos tornou aptos a idealizarmos novos desafios, nos fez enxergar que precisamos estar na vanguarda e sempre fazendo melhor hoje do que ontem. Mudamos de patamar e nos vimos entrando em um novo mundo corporativo muito competitivo, onde precisamos investir cada vez mais em nosso time.

www.montesantotavares.com.br


Agroneg贸cio

08 ___ 09


Fazenda Matilde

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio

O QUE? Visita nas fazendas QUEM? Escola Estadual Sebastião

Peçanha de Oliveira-Chapadinha | MG

Através da participação ativa, proporcionamos aos alunos diversas experiências relativas à preservação e economia da água, ampliando a consciência sobre as questões ambientais, para que assumam atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

10 ___ 11


! Quantos elogios já escutamos do café que aqui tomamos e servimos aos nossos visitantes! Tudo começou lá na Fazenda Matilde... A Fazenda Matilde foi adquirida para ter em suas terras um grande plantio de mogno. Os pés de café que lá existiam foram cortados dando espaço para as mudas de mogno. Por duas vezes foram cortados e por duas vezes renasceram mostrando sua força e querendo mudar o rumo dos acontecimentos. Foram vencidos os proprietários da terra, que desistiram de erradicá-lo e deixaram que se instalasse em definitivo ao lado do mogno que viria a ser seu mais fiel escudeiro. Os frutos do café desta proximidade ainda eram uma incógnita para todos. Por aqueles tempos, Ricardo Tavares fez uma viagem à América Central, região produtora de alguns dos melhores cafés do mundo. Pode ver de perto as florestas e matas nativas convivendo muito bem com os pés de café e tornando-o um produto valorizado pelo seu sabor. Com sua perspicácia não foi difícil lembrar que logo estaria produzindo um café sombreado por árvores, e o mogno africano era uma árvore tão boa de sombra quanto aquelas que tinha visto nos outros países! Assim nasceu a ideia de que todo mogno que fosse plantado nas fazendas seria consorciado com café, unindo as duas mais importantes riquezas do Grupo.

A primeira safra daqueles persistentes pés de café da Fazenda Maitlde foi muito aguardada. O Mogno já fazia uma leve sombra no café, mas esta sombra fez toda a diferença no sabor! Nascia um café de maturação homogênea e sabor adocicado, por ter sido protegido do sol escaldante uma parte do dia e da geada nas noites frias. Foi enviado para testes de qualidade e foi classificado como Café de maior pontuação da região produtora da Chapada de Minas no ano de 2014. O departamento de Marketing viu todo o potencial deste café, sabendo que seria o primeiro do mundo a ser produzido debaixo de uma floresta de mogno africano plantada. Deu nome, vida e forma à bebida. Surge o MAHOGANY COFFEE ! Hoje é servido para todos que nos visitam e tem feito a alegria de muitos que o recebem como nosso brinde de boas vindas!

www.montesantotavares.com.br


Agroneg贸cio

12 ___ 13


Fazenda Sequ贸ia Bahia

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio O QUE? Treinamento MOPP QUEM? Os colaboradores da

Fazenda Sequoia Bahia : Agnaldo Santana da Silva e Ismael Pereira dos Santos

MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. É um curso específico para profissionais que transportam produtos perigosos, como produtos inflamáveis, explosivos, corrosivos, tóxicos, e outros que podem causar danos se manuseados incorretamente.

14 ___ 15

Treinamento super intensivo de manejo de inspetor de pragas do café

Participantes: Ronaldo, Leonardo Tavares, Fernando, Mariana, Carlos, Abevaldo.


Fazenda Sequóia Bahia

Nos dias 20 a 22 de julho recebemos a auditoria para a certificação Rainforest e UTZ Certified. Mais uma vez a Fazenda foi recomendada tendo uma nota de 93,9%! Abaixo alguns colegas envolvidos no processo de certificação durante todo o ano. Vitor, Samara, Robson, Sandro, Fernando, Petrus, Leandro, Mariana, Jordana, Eduardo.

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio

Dose equilibrada

16 ___ 17

As exportações brasileiras de café não devem ultrapassar em 2015 o recorde de 36,32 milhões de sacas obtido no ano anterior. O esperado é embarcar cerca de 35 milhões de sacas de café verde e industrializado, significando redução de 3,5% sobre o volume de 2014, relata Guilherme Braga, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). No entanto, se esse volume se confirmar, ainda será o segundo maior do ranking histórico nacional. O preço médio chegou a US$ 185,36, média 20,7% superior ao preço pago em 2014.

Conforme Braga, a expectativa de redução leva em conta a previsão de quebra para a safra 2015/16 e estima-se diminuição do estoque de passagem. Mesmo que o volume exportado recue em 2015, isso não deverá interferir de maneira negativa no suprimento mundial da bebida. A produção nacional representa, em média, cerca de 33% do volume total produzido no mundo. “A tendência é que leve a um melhor ajustamento entre a oferta global e a demanda, o que deve trazer situação de firmeza nos preços, acompanhada de altas moderadas”, analisa Braga.


Embarques de café verde e industrializado podem chegar a 35 milhões de sacas em 2015, com recuo de 3,5% sobre o recorde do ano anterior

“É possível estimar um preço médio ao longo de 2015 superior ao do ano anterior”, refere. “Como a situação da oferta, no caso brasileiro, tende a se manter justa, é muito provável que eventuais altas nos preços do mercado externo venham a ser incorporadas aos preços do mercado interno, aumentando a renda do produtor”, avalia Braga. O valor médio recebido pela saca de 60 quilos foi de US$ 181,07, 9,8% acima do de 2013. Além disso, o mercado destinado ao café brasileiro não deve ser ocupado por outro país exportador. “Como a redução esperada nas exportações é pequena, de cerca de 3,5%, e existem estoques nos países importadores, não parece que vá ocorrer substituição de origens”, frisa Braga.-Fonte: Anuário de Café 2015

www.montesantotavares.com.br


Agroneg贸cio

18 ___ 19


Fazenda Primavera

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio

O QUE? Visita nas fazendas QUEM? Alunos do Instituto federal

Minas Gerais Campus São João Evangelista Para bom desempenho de uma grande formação o conhecimento se transforma em uma ferramenta eficaz para o futuro dos alunos. A aquisição de novos conhecimentos, aliado a sua gestão faz diferença, principalmente quando o mesmo é compartilhado entre equipes, ajudam a enfrentar e vencer desafios cotidianos. 20 ___ 21


Fazenda Primavera

Visando a melhoria continua dos processos, a Fazenda Primavera passa a contar a partir de agora com o software SAP Business One da multinacional alemã SAP AG, solução presente em mais de 47000 empresas e em 150 países. Com isso os processos passam a serem integrados, fornecendo uma visão das informações em tempo real. As equipes passaram pelos treinamentos visando o uso da ferramenta, para que possam tornar os procedimentos mais eficazes e ágeis para todos.

www.montesantotavares.com.br


Grupo Montesanto Tavares Treinamento Rainforest Alliance

Os colaboradores da área de Certificações participaram nos dias 24 e 25 de outubro em Indaiatuba/SP, do treinamento Rainforest Alliance, oferecido pelo IBD Certificações de Interpretação na Norma da Rede de Agricultura Sustentável. A capacitação foi ministrada pela instrutora oficial da Rainforest Alliance, Dra. Ingrid Ayub, que se deslocou da Costa Rica para conduzir o treinamento. O conteúdo abordado foi extremamente produtivo, pois a grande experiência da Instrutora em Auditorias a campo, acrescenta melhor visão prática da Norma RAS, agregando ainda mais nosso conhecimento. 22 ___ 23

Participantes do Curso Rainforest Alliance com a instrutora Dra. Ingrid Ayub


Treinamento UTZ Incentivado pelos benefícios das capacitações que vêm realizando, o Setor de Certificações do Grupo Montesanto Tavares promoveu no último dia 27/10 um encontro para todos os colaboradores envolvidos diretamente com as operações de cafés certificados, para discutir as boas práticas da certificação UTZ. O foco do evento foi contextualizar os colaboradores sobre a importância desta certificação no mercado e,

Equipe do Grupo Montesanto Tavares que participou do treinamento UTZ

principalmente, sobre processos e rotinas de rastreabilidade. O Armazém Gerais Leste de Minas gentilmente nos cedeu sua estrutura e colaborou para a realização do evento das tradings Atlântica, Cafebras e InterBrasil. “Acredito muito nesses encontros, nesse entrosamento entre as pessoas com as quais, mesmo que de longe, passamos várias horas do dia e conversamos mais do que com os nossos próprios familiares. Agradeço a equipe de Certificados, que teve a brilhante ideia de reunir estas pessoas do Grupo. Para mim foi muito bom e acredito que para os demais que participaram também foi bastante satisfatório. Que aconteçam mais treinamentos assim, onde conseguimos conciliar aprendizado e

entrosamento das equipes.”, comentou a colaboradora Nathália Tuelher sobre a importância do treinamento para o Grupo Montesanto Tavares. Atualmente, a Certificação UTZ vêm ganhando representatividade em nossas operações, de 2014 para 2015 mais que triplicamos o volume de cafés comprados com essa certificação.

www.montesantotavares.com.br


Agroneg贸cio

24 ___ 25


MGX Florestal

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio

Café plantado em consórcio com o mogno Áfricano. Aos 24 meses o café produziu 53 sacos por ha, com qualidade admirável. Alguns dos lotes beberam com 85 pontos.

26 ___ 27

Preocupação com a sustentabilidade desde o início. Agropotes com sacolas biodegradáveis, evitando perdas e poluição com as sacolas plásticas , que por mais cuidado que tenhamos, ficam na área como agentes poluidores.


MGX Florestal

A MGX foi criada inicialmente para produzir madeira a partir do plantio de eucalipto. Com a entrada do Grupo Montesanto, Ricardo Tavares e Rogério Schiavo, sugeriram que incluíssemos o plantio de café por termos adquirido um imóvel localizado em uma região com excepcionais atributos para a produção. O grupo de sócios que constitui esta empresa acatou a sugestão e hoje o café associado com o mogno africano é nosso principal negócio. A inclusão da atividade cafeeira foi acertada pois a região é excepcional para a produção de cafés especiais , com produtividade muito acima da média nacional.

Como sócio e gestor e em comum acordo com os demais venho imprimindo um ritmo acelerado na implantação do projeto, sempre com muita firmeza e respeito às culturas regionais bem como as boas práticas de sustentabilidade. A equipe de colaboradores conta mais de 50 pessoas, a maioria desde o início do projeto, e constitui um dos esteios para que o investimento seja feito em bases sólidas. A MGX tem sido de importância para a região e junto das autoridades locais, da ANA, ANEEL e Cemig tem trabalhado para a gestão das águas para que os efeitos das estiagens dos últimos anos sejam minimizados.

www.montesantotavares.com.br


Agroneg贸cio

28 ___ 29


Fazenda Atl창ntica Agro

www.montesantotavares.com.br


Agronegócio

Recebemos no mês de Julho Jaciara Macedo e Kelly Guimarães, estudantes de Engenharia Florestal da UFMG (MONTES CLAROS), o estágio foi supervisionado por José Robério (Supervisor de Campo) e João Emilio (Gerente Geral).

30 ___ 31

Em Agosto: Ivan Edson, Alessandro Almeida- Engenharia Florestal da IFNMG SALINAS, Pedro Henrique -Engenharia Florestal da UFMG Montes Claros e Diego AugustoAgronomia da UFMG Montes Claros Atividade desenvolvida: Como é Realizada a dosagem correta para uma aplicação de produto na lavoura? Os estágios foram supervisionados por João Emilio (Gerente Geral), José Robério(Supervisor de Campo) e Domingos Alves (Tratorista).


Fazenda Atlântica Agro

Em Setembro: recebemos os alunos do Centro de Extensão da Escola de Veterinária da Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG). Foram realizadas cirurgias em aulas práticas. Acompanharam está equipe o veterinário Guilherme Moreira de Souza, Jucimar Selvino (vaqueiro), Carlos Alexandre (vaqueiro) e Adriano Batista (encarregado da pecuária).

Recebemos no mês de Agosto os visitantes Lucio Lodi, Pedro Lucas e Sergio Cota, que residem na Cidade de Morada Nova/MG. Vieram com o objetivo de conhecer sobre a cultura do Mogno Africano.

O Sr Inácio e seu filho Mateus, do estado do Paraná. Motivo da visita, conhecer a floresta de Mogno. www.montesantotavares.com.br


Agronegócio MANUTENÇÕES DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS Foi realizada no dia 06 de julho pelo Técnico de Segurança, Alex Sousa de Azevedo, inspeção em máquinas e implementos. As manutenções em dia oferecem segurança e integridade física aos operadores.

32 ___ 33

Aconteceu entre os dias 18 a 22 de Agosto o curso de Viverista. Além de nossos colaboradores, Rosinei Santos, Fabio Soares, Rogerio Fernandes, Lidia Guedes, Durcilene Pereira, Darlane Azevedo, Eliene Pereira, Fernanda Pereira e Marlucia Lopes, contamos com a presença dos estagiários convidados, Ivan Edson, Pedro Henrique, Diego Augusto, Alessandro Almeida e Silvana Miranda.


Fazenda Atlântica Agro

A Atlantica Agropecuária em parceria com o Senar promoveu entre os dias 23, 24 e 25 de Julho de 2015 o curso de retroescavadeira. Gleidisson de Almeida, Adilson Fonseca, João Pereira , Geovanne Junior, Rogerio Leal, Izalmir Cardoso, Jonhatan Felipe, Instrutor Eder, Edson Leite, Cirilo Macedo e Joel Gomes

No Dia 14 de agosto recebemos os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirapora/MG, para a 1º Assembléia realizada com os colaboradores. Após a Assembléia os colaboradores e os representantes do Sindicato fizeram um passeio pelos setores da fazenda . João Emilio, Gerente Geral da Atlantica Agro, apresentou o funcionamento de cada setor e comentou a importância de cada colaborador para o bom desenvolvimento da Fazenda. www.montesantotavares.com.br


ABPMA

34 ___ 35


www.montesantotavares.com.br


ABPMA

36 ___ 37


Procurando sempre valorizar o mogno e levá-lo à um público apreciador da arte, do design, e da moda, participamos nos dias 09 a 13 de setembro da ArtRio/ IDA. Esta é a maior mostra de obras de arte do Brasil, em que estão expostos trabalhos de conceituados artistas do mundo inteiro. A feira é instalada em quatro pavilhões no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna). Os pavilhões eram antigos armazéns portuários e foram todos restaurados, oferecendo aos visitantes a beleza do antigo com o conforto do novo, em um cenário que por si só é uma obra de arte divina. Nosso stand era no Pavilhão 4, inteiramente dedicada aos móveis e objetos de design, antiquários, livrarias com os mais esplêndidos livros editados sobre o assunto.

Tivemos um retorno fantástico com a mídia espontânea por estarmos exibindo peças tão lindas com uma matéria prima tão nova para os brasileiros, que é o Mogno Africano. Apresentamos a bela madeira em seus melhores usos, como o piso feito pela Indusparquet , cobogó (estrutura dos anos 50 usada como divisórias de ambientes, voltando à moda) e peças exclusivas dos designers parceiros: Hugo França, Zanini de Zanine, Paulo Alves, Juliana Vasconcellos/ Matheus Barreto, Thiago Barros. Caso queiram apreciar mais sobre o assunto acesse o site da IDA: www.ida.art.br

Patricia Fonseca Diretora Executiva da ABPMA

www.montesantotavares.com.br


Da mais alta qualidade

38 ___ 39

*valor por quilo e está sujeito a alterações


Fonte: multticlique.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/23.jpg


Trade

40 ___ 41


www.montesantotavares.com.br


Trade

A COMMTRADER foi criada por três sócios, o brasileiro Juliano Itabaiana e dois emiratis, Mohammad Abbas e Aylan Al Otaiba.

42 ___ 43

Nasceu com o objetivo de viabilizar operações entre empresas internacionais com exportações sedimentadas e que queiram entrar no mercado do Oriente Médio a partir de Dubai.

Dubai é um hub internacional que interliga os quatro cantos do planeta e atrai a atenção dos negócios aqui realizados devido a sua localização estratégica na região e em relação ao mundo. Uma amizade em comum foi responsável pela união do Grupo Montesanto Tavares e a Commtrader. Esta parceria viabilizou a primeira participação do Grupo em uma feira de suprimentos alimentícios no Oriente Médio, a Gulfood Manufacturing 2015, de 27 a 29 de outubro. Representando a Commtrader estava Juliano Itabaiana, e representando o Grupo Montesanto Tavares estavam os diretores Ricardo Tavares, Rodrigo Monte

santo e Bruno Tavares, ao lado de parte de seu time de traders internacionais, Irene e Alessandro. O Mahogany Coffee da fazenda Matilde foi destaque em nosso stand e foram distribuidos brindes feitos no Brasil exclusivamente para este evento. Um barista especialmente contratado foi o responsável por servir o café durante a feira. Estima-se que cerca de 70 mil visitantes passaram pela feira nesses três dias. Tivemos a visita de diversos clientes em potencial de toda a região, incluindo Arábia Saudita, Turquia, Kuwait, Iraque, Irã, Emirados Árabes Unidos, Qatar e diversos outros do continente Asiático. A Ally Brazilian Coffee Merchants estava em destaque no stand pois será a responsável por conduzir todos os novos negócios do Grupo no Oriente Médio, representando a si mesma e as outras tradings Atlântica, Cafebras e Interbrasil. A cada uma será encaminhado o negócio que mais se adequar ao tipo de café exigido pelo comprador. Certos do sucesso do evento e dos frutos a serem colhidos, a Commtrader só tem a agradecer a oportunidade de poder receber o Grupo Montesanto Tavares. Por: Juliano Itabaiana Sócio Commtrader


2

1

1. Folder das Trades

2 e 3. Sacola e Brinde para visitantes 4. Equipe das trades e clientes

3

5 e 6. Stand das Trades na Gulfood

4 5

6

www.montesantotavares.com.br


Trade

44 ___ 45


Ally Coffee

www.montesantotavares.com.br


Trade

Tanto quanto os artistas, o CAFÉ sempre foi protagonista de filmes , novelas e propagandas. Representa o papel principal como

acompanhante do nosso pão de cada dia. E nada mais harmonioso do que um excelente CAFÉ com pão fresco!

46 ___ 47

Artista que sou das artes abstratas , sempre comparo e sempre digo que vender café é uma arte. Não consigo comparar o café com outras commodities agrícolas , pois ao meu ver, o café é um produto nobre , técnico , com variações de aromas e sabores . Sempre digo aos jovens que estão entrando no mundo do café: "Toda sua paixão será necessária , pois o café é romance, é arte pura" Saber vender CAFÉ é entender do produto e saber levar esta mensagem aos seus clientes, mostrar que aquele produto tem as peculiaridades e nuances que ele gosta. Assim como as inúmeras variedades do café, são as variedades das culturas, raças e pessoas que tive a oportunidade de conhecer com este trabalho. O CAFÉ é como arte abstrata , nunca um quadro é igual ao outro. No dia a dia do café nunca

um dia vai será igual ao outro. A paixão e o conhecimento são ingredientes necessários para alcançar o sucesso como profissional nesta área. Hoje me encontro em uma empresa , da qual sou sócio, que é a nossa Ally Coffee. Aos meus olhos Ally é sinônimo de arte e sucesso. Uma empresa que cresceu rápido pela maneira jovem de negociar, pela empolgação de todos que dela fazem parte. A soma de tudo isto com as infinitas cores do mundo onde ainda vamos estar, se somam para formar um belo quadro concreto. Texto por Marco Figueiredo Sócio da Ally Coffee


Café especial

Vocês já ouviram falar na Demoiselle? Uma cerveja escura como a noite e que leva café na sua formulação. Isso mesmo, café! Esta cerveja brasileira, da Cervejaria Colorado, é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. Este café é comprado direto do produtor, moído e torrado e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro. Usando este método evita-se que o café perca seus melhores aromas devido às altas temperaturas presentes no processo de brassagem. Essa nova cerveja completa o time da Colorado que ainda não contava com uma cerveja escura, ela faz lembrar também um tempo no qual este robusto estilo de cerveja era muito popular no Brasil. O nome Demoiselle

é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto, onde ela é produzida e conta com teor alcoólico de 6%. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade. Demoiselle é da mesma forma uma cerveja elegante e simples para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate. A receita foi desenvolvida com a colaboração do premiadíssimo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa. E ai, deu vontade de experimentar? Fonte: www.brejas.com.br/cerveja/brasil/colorado-demoiselle

www.montesantotavares.com.br


Trade

48 ___ 49

No dia 09 de Outubro, os colaboradores da Atlântica foram apresentados a nova identidade visual da empresa. A equipe de Marketing preparou uma ação que instigou a equipe sobre o que viria por aí e as reações foram muito positivas. A apresentação reforça discurso de modernidade e renovação do Grupo Montesanto Tavares.


Atlantica Coffee

www.montesantotavares.com.br


Trade Aproveitando a ocasião, o diretor de Gente e Gestão do Grupo Montesanto Tavares, Wellington Santos teve a oportunidade de apresentar-se a equipe da Atlântica. Foi apresentado e discutido o acordo do Programa de Participação nos Resultados do ano de2015. Abaixo podemos ver um pouco da aplicação da nova identidade visual da Atlantica Cofffee.

50 ___ 51


Atlantica Coffee A Atlântica Coffee vem apoiando a iniciativa dos colaboradores da Unidade Comercial de Varginha que aliam o gosto pelo esporte à vontade de fazer o bem. A equipe US Maias, time de futebol dos colaboradores Lucas Rafael (Comercial da Unidade Varginha) e Dalmo Alves (Coordenador Comercial da Unidade Varginha), tem alegrado a vida das crianças carentes da região através da campanha Natal Solidário. O time surgiu após a perda do amigo José Luiz Maia Neto, que aos 17 anos teve sua vida interrompida ao sofrer um acidente de bicicleta. Em 2003, Lucas, Dalmo e os colegas Weverton de Souza Cruz, Marcos Cesar Thomaz Cardoso, Renata Zaiden e Hélio de Souza Junior, iniciaram o time, que desde então joga no mesmo lugar e com o mesmo objetivo: eternizar o nome do querido José Luiz Maia Neto, que tinha muita alegria de viver.

Movidos por essa alegria, a equipe quis transmitir isso a outras pessoas e no ano de 2014 iniciou o Natal Solidário US Maias. A campanha foi muito bacana e se concretizou com a carreata do Papai Noel e a distribuição de saquinhos surpresas para as crianças carentes da cidade. Para este ano, a equipe pretende dobrar a distribuição e atender mais outros bairros carentes, levando com este pequeno gesto alegria aos corações das crianças.

Equipe Us Maias na Campanha Natal Solidário de 2014

Segundo o time, “A prática do esporte nós trazia o beneficio de uma vida saudável. Com a junção do social, tivemos o beneficio do fortalecimento da amizade, que nos impulsiona a trilhar mais este caminho”. Agradecemos a colaboração da Aline Alexandre de Paula Alves, esposa do colaborador Lucas Alves, que gentilmente compartilhou conosco esta história. Parabéns, Us Maias!

Primeira formação da equipe www.montesantotavares.com.br


Trade

52 ___ 53

Nos dias 05 e 06 de Agosto recebemos, em Patrocínio (MG), a visita do Min Suk Chang (Joseph) e Sung Soo Choi (Daniel), ambos são representantes da Almacielo, que hoje é a segunda maior importadora de café da Coreia do Sul. Mas o que os trouxe ao Cerrado? Pode parecer obvio que vieram conhecer plantações de café ou a origem do café que embarcamos para eles, mas seria uma resposta simplista e a realidade vai muito além. Sim, leitores e leitoras! Nós vamos além ao dizer que o que eles realmente vieram buscar foram os DETALHES. São os Detalhes que fidelizam os clientes à nossa exportadora, uma vez que o Cerrado por si só é uma região famosa por ser a origem de cafés com ótimo corpo, uniformidade, acidez e doçura balanceada. Mas apenas quando os recebemos aqui é que temos a possibilidade de mostrar toda nossa estrutura e cuidado com o grão desde

a origem, processamento, transporte e chegada ao destino. Convidando-os para “aquele café”, aliamos a hospitalidade mineira ao nosso verdadeiro interesse em conhecê-los de perto e entender suas prioridades e expectativas.

Da esquerda para a direita: Tereza Cristina, Min Suk Chang, Roni Costa, Sung Soo Choi e Dalmo Alves.

Na quarta-feira, dia 05/08 fomos ao escritório da Cafebras, onde tivemos a possibilidade de fazer uma reunião e o cupping de cafés da qualidade que já embarcamos e apresentamos os de outras origens. Visitamos o Armazéns Leste de Minas, onde tivemos a oportunidade de acompanhar todo processamento do café e embarque. Na quinta-feira, dia 06/08, contamos com a ajuda do Flavinho, um corretor de café e grande parceiro do Grupo Montesanto Tavares, que agendou visitas nas fazendas


Atlantica Coffee Alto Cafezal e Makena e nos acompanhou durante todo o período que lá estivemos. Tendo sempre em mente o conceito de que os Detalhes são a essência de uma ótima exportadora, sentimos que os clientes ficam a vontade para comprar, tendo confiança e a certeza que irão receber exatamente o acordado. Sentem-se confortáveis em saber que os grãos que chegarão até eles serão acompanhados de perto durante todo processo. Agradecemos aos nossos parceiros pelo encontro, a todos que nos auxiliaram, e reiteramos que sempre estaremos de braços abertos para recebe-los para “aquele café”. Por Tereza Cristina e Roni Costa Assistente Comercial e Assistente de Qualidade

No último dia 01/07 foi realizada eleição para formação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, na Atlântica em BH. Os eleitos e designados para a comissão iniciaram a Gestão 2015/2016 com a realização do curso de Capacitação para os Componentes da CIPA, onde foram abordados temas como segurança e saúde no trabalho, primeiros socorros e prevenção de incêndios. A CIPA é regulamentada pelo MTE e tem importante papel para a promoção da Qualidade Vida no Trabalho.

Eleitos para a CIPA • Carolina Fonseca = Presidente • Vitor Souza Sales = Vice-presidente • Jussara Cândido Vale = Suplente • Danilo Cordeiro Vitor = Suplente • Thaís Brandão Falcão = Secretária

www.montesantotavares.com.br


Prevenção

54 ___ 55


Outubro rosa Café pode proteger mulheres contra câncer de mama O café pode proteger as mulheres de uma forma agressiva de câncer de mama, especialmente se tomadas cinco ou mais xícaras ao dia, de acordo com pesquisa que apareceu na publicação Breast Cancer Research. As mulheres que bebem bastante café têm possibilidades menores de desenvolver o chamado câncer de mama com receptores de estrogênios negativos, que não respondem a c ertos fármacos, por isso que a quimioterapia é geralmente a única opção. Por este estudo, feito por analistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, as mulheres que tomam muito café têm possibilidades menores de desenvolver o câncer do que aquelas que bebem pouco. Os investigadores analisaram os casos de seis mil mulheres que entraram na menopausa. Assim, entre as que bebiam cinco xícaras ou mais de café ao dia o risco de desenvolver o câncer de mama se reduzia em 57% comparado com as que tomavam menos de uma xícara cheia. "Acreditamos que o alto consumo diário de café está associado à significativa redução de câncer de mama com receptores de estrogênios negativos entre as mulheres que entraram na menopausa", assinalam os analistas na citada publicação. Outros estudos sugeriram que o café reduz o risco de outros cânceres, incluído o de próstata e o de fígado. Os pesquisadores do Instituto acreditam que o café pode ter compostos que afetam diferentes tipos de câncer de mama. Para a diretora de política da organização Breakthrough Breast Cancer, Caitlin Palframan, o interessante é que esta investigação sugere que o café pode reduzir o risco de câncer de mama (de estrogênios) negativo. "Mas nem todos os estudos estão de acordo sobre os efeitos de consumir café e, portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama", disse. "O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente", acrescentou Palframan.

Fonte: Globo Rural www.montesantotavares.com.br


Trade

56 ___ 57


Cafebras

www.montesantotavares.com.br


Trade R A CAFEBRAS participou nos dias 15 e 16 de Julho de um encontro dos compradores de cafés especiais do Brasil promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Em visita a fazendas ilustres e de renome, dividimos conhecimentos não só das grandes origens como também do mercado, pois estavam presentes

ícones das torrefações de Cafés Especiais do mercado brasileiro. O projeto #experienciaorigem nos levou até as fazendas originárias e vencedoras do Concurso Safra 2014/2015 nas categorias Naturais e Descascados, que foram as Fazendas Santa Lúcia do Grupo AC Café e a Fazenda Dona Nenem.

58 ___ 59

Certificado FAIRTRADE No dia 21 de outubro, a Cafebras recebeu em sua matriz a auditoria Fairtrade – FLO. Após análise de documentação, processos e rastreabilidade, encerrou-se a auditoria com a feliz aprovação da nossa trader para comercialização de cafés usando este selo.


Cafebras O Certificado Fairtrade, termo que significa “Comércio Justo”, traz como a premissa desta certificação, fomentar melhorias na qualidade de vida tanto de produtores certificados, quanto da sociedade em que estão inseridos. Diferente de outras certificações, a base do Faitrade é facilitar o acesso ao mercado dos pequenos e médios produtores. Por terem seus lotes de café em menos volume de sacas, muitas vezes acabam por depender de atravessadores para terem

Entre os dias 06 e 09 de Outubro a ACARPA – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio realizou o 23º Seminário do Café, um evento tradicional na cidade e em todo cenário brasileiro do agronegócio. O evento é marcado por debates, palestras, workshops e visitação a stands.

seus cafés comercializados e devidamente valorizados. Usando da facilidade deste comércio, deve-se respeitar o valor do preço mínimo que é definido pela organização. Além disso, parte do que se paga no produto vai diretamente para associação em que o produtor estiver inserido, promovendo assim sustentabilidade social e distribuição de renda no campo. Essa parceria só tende a crescer, baseada em respeito e transparência desde o campo até o cliente final. Texto por Lorena Leonel Trader

A Cafebras durante as noites dos dias 07 e 08 recebeu em um lounge aqueles que vieram prestigiar o evento e os grandes amigos do café que estão conosco no dia-a-dia. Desta forma compartilhamos com nossos parceiros ótimos momentos de descontração em um ambiente animado e acolhedor.

www.montesantotavares.com.br


Trade

60 ___ 61

O Projeto “Garimpeiros de Qualidade” é mais uma iniciativa da CAFEBRAS que tem por objetivo reunir e formalizar um grupo de parceiros especialistas em cafés. Abrangerá as diversas regiões produtoras brasileiras, visando a garimpagem de lotes exclusivos e de alta qualidade. O projeto prevê ainda o estímulo à produção destes cafés, através da realização e do apoio à pesquisas e outras iniciativas de melhoria de qualidade. Buscará premiar e valorizar seus criadores promovendo sua conexão com os mercados e comercializando estes lotes a um valor justo para os apreciadores destes cafés diferenciados em todo o mundo. Além da garimpagem, o projeto prevê a realização de visitas técnicas e encontros periódicos entre os Membros do Grupo “GARIMPEIROS DE QUALIDADE”. Estes encontros terão como objetivo: - o aprimoramento das ações e calibragem - troca contínua de informações sobre qualidade - discussões sobre novas técnicas de produção, preparação e armazenagem -estudos das novas variedades -melhor entendimento das inúmeras e rápidas mudanças que vêm ocorrendo no mercado de café. Além do time da Cafebras, farão parte do grupo “GARIMPEIROS DE QUALIDADE” os profissionais designados pelas Cooperativas,

Associações, agentes, produtores, pesquisadores, estudiosos sobre o assunto e outros parceiros. EVENTOS Foram realizados os primeiros encontros dos Garimpeiros de Qualidade nos dias 31 de julho e 1º de agosto em Patrocínio e nos dias 14 e 15 de agosto em Varginha. Ambos os eventos contaram com grande adesão dos nossos parceiros. Além de debates, provas de cafés e calibragem, tivemos a oportunidade de apresentar em detalhes o tipo de café que a Cafebras está buscando e suas qualidades, o que facilitou muito o alinhamento dos objetivos de todos. Foi uma ótima oportunidade de rever amigos do café espalhados por todas as regiões do Brasil. Como forma de incentivo aos nossos parceiros, nosso Departamento de Qualidade tem recebido diversos lotes de cafés de todas as regiões. Após análise e compra, aquele que nos ofertou o café e tem a negociação efetivada, adicionamos pontos a sua pontuação, como incentivo a busca de cafés de qualidade e pelo bom trabalho.


Cafebras

1º Evento em Patrocínio

1º Evento em Varginha

www.montesantotavares.com.br


Trade

62 ___ 63

Apresentamos a vocês a nova logo da InterBrasil Coffee. Com design mais moderno e suave. AlÊm de aguçarmos a sua curiosidade com uma amostra da nova linha de materiais com a nova identidade visual.


InterBrasil Coffee

www.montesantotavares.com.br


Trade

64 ___ 65

Andrea, Wiliam, Tiago Fcstone, Rodrigo e Bruno *Curso de administração de Risco focado no uso das ferramentas financeiras: Mercados Futuros e Opções. *Analise e Fundamentos das operações de Spreads/intervencimentos no mercado de café.


InterBrasil Coffee

Em Setembro as empresas, Interbrasil, Ally e Cafebras, se juntaram a Manga Coffee para a prova desses cafés no escritório da Interbrasil, em Caparaó

Recebemos a agradável visita de Frederico e Emilia Balsemão, da Balcoffee. Criada em 1996, a Balcoffee Trading Intermediações Ltda, ocupa posição de destaque entre as empresas líderes na intermediação de café nos mercados nacional e internacional. Vieram conhecer a Interbrasil e nossos padrões . Após um tour pelo Armazém paramos para uma prova no escritório de Caparaó mostrando toda a qualidade Interbrasil www.montesantotavares.com.br


Gente Nova Armazém Varginha

Gilberto Pinheiro Santos Leonardo Lúcio da Silva Ambos Fiscal da Qualidade

Rafael Finoti / Luan Soares Ambos Classificadores de Café

66 ___ 67

Fabriciano Santos – Conferente Roger Fidelis – Op. de Empilhadeira

Márcio Marques / Anderson Sales Ambos Auxiliar de Armazém

Da direita para a esquerda: Marco Moura – Auxiliar de Armazém Andrws Lima – Auxiliar de Armazém Alisson Fernando – Auxiliar de Armazém Rafael de Oliveira – Auxiliar de Armazém Tauá Calvet – Auxiliar de Armazém Thiago Meireles – Operador de Empilhadeira Lucian Augusto (abaixo) – Auxiliar de Armazém Alessandro Batista (abaixo) – Operador de Empilhadeira


Da esquerda para a direita: Camila Ap. do Amaral Rozatti – Analista de Qualidade; Luiz Antônio de Jesus Junior – Coordenador de PCP; Caroline B. de Souza Silva – Auxiliar Fiscal.

Renan Figueiredo Mendes Mecânico

Armazém Patrocínio

Da esquerda para a direita Douglas Mateus Borges de Castro Elton Ozanam de Oliveira Sebastião de Albuquerque Ana Carla Silva Teodoro Genilda Claudina dos Santos Ambos Auxiliar de Armazém

Da esquerda para a direita Paulo Aparecido Borges – operador de máquinas Thiago Lázaro de Paula– auxiliar de armazém Elionara de Oliveira Silva Araújo– auxiliar de armazém Poliana Aparecida Marques – auxiliar de RH André Evangelista da Silva – operador de máquinas.

www.montesantotavares.com.br


Gente Nova

Marcus Vinicius Souza Borges - Conferente

Alex José Oliveira Felipe Operador de empilhadeira Francielly Faria Teixeira Auxiliar Fiscal

68 ___ 69

Atlântica Participações Wellington Santos Diretor de Pessoas e Processos do grupo

Renilton Alves dos Reis Piloto do grupo


Atlântica Coffee Trading Elaine Ferreira Serviços Gerais William Rabelo – Fiscal

William era nosso Jovem Aprendiz e foi contratado após o término do seu contrato. Parabéns William!

Tatila Gomes Jovem Aprendiz

Bruna Arantes – Unidade Comercial Varginha

Cafebras

1 . Douglas Dias Dornelas – Auxiliar de Classificação I 2 . Gabriel Antonio Alves Borges - Trainee 3 . Pablo de Paiva Souza – Auxiliar de Classificação II 4 . Mauricio Martins Junior – Auxiliar Admonistrativo I 5 . Hugo Gabriel Barbosa Silva – Menor Aprendiz 6 . Rafaela Rodrigues de Araujo – Menor Aprendiz

www.montesantotavares.com.br


Armazenamento

70 ___ 71


ArmazĂŠns Gerais Leste de Minas

www.montesantotavares.com.br


Armazenamento

Trabalhando o Senso de Saúde do Programa de Qualidade na Empresa, no dia 26 de agosto, recebemos a visita do médico Dr. Rodrigo Bicalho, que realizou uma palestra sobre doenças Cardiovasculares.

72 ___ 73

Confraternização Julina Momento de união entre os colaboradores que se deliciaram com os caldos quentes e participaram do bingo com os prêmios de ceias e cestas.

Os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento, tirar dúvidas e receberem dicas de prevenção.


Manhuaçu TREINAMENTO INTERNO: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA CAPACITAÇÃO DE NOSSOS FUNCIONÁRIOS NO PADRÃO LESTE DE MINAS De 24 a 28 de agosto, o funcionário Galileu Bertolace dos Santos, Coordenador de PCP

da Unidade de Manhuaçu, esteve na Unidade de Varginha para treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários da área de Planejamento e Controle da Produção. Galileu é um gestor jovem, excelente profissional e um grande facilitador na aquisição de informações e conhecimento sobre a área em que atua na empresa. Por isso sua facilidade em promover a integração de funcionários no ambiente de trabalho, assim como apresentar a estrutura e o funcionamento da unidade. O objetivo é treinar o funcionário no próprio ambiente, com as dificuldades que enfrenta no dia a dia, as estratégias de marketing usadas e quais são as ações planejadas. Desta forma, os novos profissionais têm a oportunidade de se aperfeiçoarem e tirar dúvidas de forma real diretamente no local de trabalho. É uma troca de experiência sensacional! O AGLM valoriza muito essa atividade de aperfeiçoamento interno, pois desta forma também incentivamos e damos oportunidades aos funcionários de disseminarem os conhecimentos da sua área ou da função onde atuam com pleno domínio dos serviços executados.

Conheça um pouco mais sobre a função do profissional de PCP (Planejamento e Controle de Produção)

Galileu Santos Coordenador de PCP Conhecer bem todo tipo de café e ter experiência em análise de grãos = responsável pelo padrão e aspecto do café que entra no rebeneficiamento e é embarcado. Supervisionar e dar assistência às equipes de Classificação/ Controle de Estoque / Maquinário = execução dentro dos prazos e manter o bom nível do trabalho Ter capacidade de analisar, planejar, coordenar e executar, espírito de liderança = gestão da função, ocupar o cargo de Gerente Geral em caso de necessidade Acompanhar, planejar e agendar = produção, marcação de sacaria para embarques, envio de amostras para clientes

www.montesantotavares.com.br


Armazenamento Mais uma conquista para o AGLM! Aconteceu auditoria de renovação de protocolos de Certificação UTZ e Rainforest Alliance pelo IBD Certificações, com os Auditores Eduardo Norkus e Lenise Baldini.

74 ___ 75

Realizado pela Metro Segurança (parceira do AGLM Unidade Varginha), o curso para todos os Operadores de Empilhadeira. Reciclagem anual para veteranos, e com finalidade de agregar valor a função, outros funcionários também participaram.


Varginha

Com intuito de promover o aprendizado constante, o curso foi oferecido para a funcionária Giovana dos Santos Corsini (Suprimentos). Segundo a colaboradora, “O AGLM se preocupa com o aprendizado de cada colaborador e acredita que essas iniciativas são motivadoras”.

Ministrada pelas funcionárias Andréia (Coord. Administrativa) e Milene (RH) a palestra sobre Administração do Tempo para todos os funcionários. O intuito foi colocar a situação atual que todos estão passando, e dar algumas dicas para que todos possam aproveitar da melhor forma possível, disseminando com família, lazer e o próprio tempo distribuído dentro do ambiente organizacional.

TREINAMENTO PARA TRABALHO EM ALTURA

No dia 05/09/2015, através da empresa ALTEC – Cursos em Segurança do Trabalho foi realizado o Treinamento para Trabalho em Altura, para os colaboradores do setor de manutenção.

www.montesantotavares.com.br


Armazenamento CONGRESSO DE RH DA AMÉRICA LATINA

76 ___ 77

A colaboradora Milene Apda. Sales RH Unid. Varginha, participou do CONARH (Congresso Nacional de Recursos Humanos), que aconteceu de 17 a 20 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo. Considerado o maior evento destinado aos profissionais da área de RH o evento conta com uma mega estrutura e fornecedores de diversos tipos de benefícios, além de palestras simultâneas, proferidas por profissionais de empresas de renome. O intuito do AGLM é agregar valor e conhecimento à carreira, para que cada vez tenhamos no nosso quadro funcional profissionais mais qualificados.

No dia 10/08/2015, iniciado uma programação pela manhã com um Coffee break para todos os funcionários, e uma reflexão para os Pais e Filhos com o Gerente da unidade Leonardo Tomé Canto. Logo após foi distribuído uma lembrança que foi elaborada pelas colaboradoras Fabiana e Milene.


Varginha AGLM ADEPTOS AO ESPORTE Movidos pela paixão pelo esporte os colaboradores do AGLM encontraram motivação que vai além do cansaço físico, da disciplina, e do domínio da força psicológica. Esportes como Tênis e Ciclismo fazem parte da vida dos colaboradores Marcelo Gomides (Gerente Geral), Eduardo Muniz (Fiel de Armazém - Unidade de Varginha), e Milene Sales (RH – Unid. de Varginha).

“Encontramos no esporte algumas atitudes necessárias que trazemos para a vida profissional, tais como trabalho em equipe, dinamismo, cooperação, criatividade, capacidade de improvisar com poucos artefatos, espírito de liderança, dentre outros”. É com esse espírito que o AGLM incentiva a prática do esporte com o apoio em alguns campeonatos do grupo Montesanto Tavares.

www.montesantotavares.com.br


Armazenamento FORMAÇÃO EM CAFEICULTURA

78 ___ 79

Éder José Ferreira graduou em Cafeicultura ao fim do primeiro semestre de 2015. Filho de cafeicultor, da região de Patrocínio – MG trabalhou desde criança com café e aprendeu a gostar da atividade. Formou-se Técnico em Agropecuária em 2000, na Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco, em Patrocínio – MG. Sua vida sempre foi relacionada com a cafeicultura. Começou a trabalhar no Armazéns Gerais Leste de Minas em 2006, como Operador de maquinário, vindo com a experiência ser Encarregado do maquinário; e depois transferido ao setor de classificação como Classificador. Então em 2012, surgiu a oportunidade de especializar, com a abertura do curso Tecnologia em Cafeicultura, onde obteve conhecimentos diversos inerentes ao setor como Certificação, Mercado, Classificação entre outros.

Ele desenvolveu um estudo sobre as consequências do déficit hídrico sobre a safra 2014/2015, onde constatou uma queda de 10% na qualidade do café desta safra. O AGLM tem orgulho destes profissionais que crescem com a empresa!

Éder José Ferreira

Desenvolvimento de artigo na Unidade Patrocínio pelos alunos da UNIPAM Centro Universitário de Patos de Minas Objetivo do trabalho:

Grupo de trabalho da UNIPAM: Rafaela, Rhaniery, Lorrany, e Vilson.

Desenvolver a programação dos horários relacionados aos carregamentos do café Aprimorar o monitoramento das cargas Evitar custos adicionais ao cliente.


Patrocínio

No dia 01/09/2015 foi ministrado pelo Daniel de Oliveira Ribeiro (Técnico em Segurança do Trabalho), treinamento para os funcionários, com orientações para os colaboradores referente riscos ambientais que todos estão expostos nos ambientes em que trabalham, como se proteger com uso de EPI’s e EPC’s, de que forma a medicina do trabalho atua para proporcionar melhores condições para o trabalhador, evitando as doenças do trabalho e prevenindo acidentes.

No dia 28/08/2015, houve um treinamento com Adriana – profissional da empresa PRO-SATTVA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE OCUPACIONAL LTDA, através de bate papo com os funcionários, bem descontraído, participativo e com muita informação.

www.montesantotavares.com.br


Grupo Montesanto Tavares

Os gestores do Grupo Montesanto Tavares participaram com muito empenho e alto aproveitamento dos cursos de Aprimoramento em Gestão, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Após os módulos de Liderança e Gestão de Pessoas e Tendências do Ambiente Macroeconômico, os gestores das empresas do Grupo participaram nos meses de Agosto e Outubro, de encontros e atividades relacionadas a Finanças, Governança Corporativa e Gestão de Processos.

As etapas de Desenvolvimento Gerencial estão chegando ao fim, com um saldo muito positivo, pois o programa marca o início de um novo tempo e modo de gestão do Grupo Montesanto Tavares. A partir de agora novas atividades acontecerão, sempre com o objetivo de desenvolver os profissionais e aplicar as boas práticas de gestão existentes no mercado em nosso meio. As tradings do Grupo darão continuidade ao programa com as etapas relacionadas à Análise dos Negócios.

80 ___ 81

Gestores do Grupo com o prof. Marcos Cotta, que ministrou a etapa de Controles e Processos.


Um giro pela Europa Mostrando a força e a união do Grupo Montesanto Tavares, embarcaram juntos em uma rota por cidades da Europa, nossas traders, Andrea (Interbrasil), Irene e

Tereza Cristina (Atlântica Coffee) e o gerente de Qualidade da Atlântica, Junior (Unidade Varginha). O objetivo principal da viagem foi marcar presença no Jantar de Gala da Associação de Cafés Especiais da Suiça, em Basel que tem como convidados os maiores torradores e exportadores de cafés do mundo. Aproveitaram a viagem para visitar torradores, dealers, novos clientes , estreitar laços com os antigos e fazer Calibragem com alguns. ROTA: Londres (Inglaterra), Antuérpia (Bélgica) Hamburgo (Alemanha), Trieste, Torino e Milão (Itália).

Na Calibragem nosso provador e o cliente provam juntos o mesmo café. Nesta prova o cliente determina as características do café que será embarcado para ele. São determinadas as regiões de onde virão os cafés para esta mistura.

Expo Milano 2015

A história das Exposições Universais teve início em 1851, quando a primeira edição foi realizada no Palácio de Cristal, em Londres. Atualmente, uma exibição é realizada a cada cinco anos, em locais diferentes, reunindo dezenas de países que apresentam os novos avanços da humanidade.

A Exposição Universal EXPO MILANO 2015 ficou sediada em Milão na Itália, de maio a outubro com a proposta de ser não apenas uma exibição mas também um processo de participação ativa de 144 países em torno do tema Alimentando o Planeta,

Energia pra a Vida (Feeding the Planet, Energy for Life). Em mais de 1.1 milhões de metros quadrados, cada país mostrou o que tem de melhor, em enormes stands extremamente coloridos e que impressionaram pela tecnologia. O Pavilhão do Brasil na EXPO 2015 montou uma enorme rede usada como metáfora para mostrar a flexibilidade, fluidez e descentralização com que o Brasil conquistou a primazia mundial na produção de alimentos. Nesse ano a OIC Organização Mundial do Café realizou a Global Coffee Forum em dois dias de intenso movimento de público e palestras sobre os benefícios do café, projeções para o futuro, relação do café com a sustentabilidade, entre outros. No Fórum encontramos vários especialistas nesse mercado, alguns clientes e também exportadores de outras origens, onde trocamos experiências e cartões, conversamos sobre o café em âmbito mundial e aprendemos muito com o que ouvimos. O evento destinou-se não só para aqueles que trabalham com o café, mas a todos que são apaixonados por essa bebida. Tereza Cristina

Assistente Comercial

www.montesantotavares.com.br


LogĂ­stica

82 ___ 83


Montesanto LogĂ­stica

www.montesantotavares.com.br


Logística

A Montesanto Logística festeja mensalmente seus aniversariantes. No mês de outubro o diretor Claudio Morici participou junto aos seus colaboradores.

84 ___ 85

“É uma forma de integrar e motivar o pessoal, todos juntos com a Montesanto.” Cláudio Morici “É uma motivação para os funcionários, gratificação, demonstra que a Montesanto pensa em seus funcionários”, Luiza Elvira (Recepção)


Montesanto Logística TREINAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

www.montesantotavares.com.br


Rapidinhas

Festas

Fim de ano Grupo Montesanto Tavares

86 ___ 87 74 ___ 75

28 NOV 12

DEZ 13

DEZ 18

DEZ

Armazém Gerais Leste de Minas - Patrocínio - A definir o local

Armazém Gerais Leste de Minas - Varginha - Sede do Armazém Armazém Gerais Leste de Minas - Manhuaçu - Sítio em Manhumirim

Cafebras - Patrocínio - Salão de Festas

Atlantica Coffee - Belo Horizonte - Salão de Festas Buritis Atlântica Participações - Belo Horizonte - Salão de Festas Buritis Atlantica Coffee - Varginha - Sítio em Varginha Atlantica Coffee - Manhuaçu - Restaurante em Manhuaçu Montesanto Tavares Logística - Belo Horizonte - Salão de Festas Buritis Montesanto Tavares Participações - Salão de Festas Buritis InterBrasil Coffee - Alto Jequitibá - A definir o local InterBrasil Coffee - Caparaó - A definir o local


Gastronomia Ingredientes * 1 l de leite congelado

CAFÉ GELADO

* 50 g de café solúvel

GASTRONOMIA

* 1 lata leite condensado

COM CAFÉ

* Cobertura de chocolate para sorvete * Chantilly * Chocolate em pó ou canela para polvilhar à gosto

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite congelado em pedaços, o leite condensado e o café solúvel, depois de pronto, decore um copo de vidro com a cobertura de chocolate para sorvete, coloque o café gelado e por cima o chantilly. Polvilhe chocolate ou canela por cima do chantilly.

O que tem no meu café? Café Puro

Café

AM

ESPRESS O Café

E RI C A N O Café

Caramelo Espuma de Leite

FRED D O

Café

Água

L AT T E Leite no Vapor

Café

Espuma de Leite

CAP

U CC I N O

Leite no vapor

Leite no vapor Gelo

ICE D www.montesantotavares.com.br


Responsabilidade Social

88 ___ 89


Instituto CafĂŠ SolidĂĄrio

www.montesantotavares.com.br


Responsabilidade Social

90 ___ 91

Aconteceu nos dia 7 e 8 de agosto de 2015, em Belo Horizonte, o Segundo Encontro do Programa de Aprimoramento em Gestão do Grupo Montesanto Tavares, no qual foram abordados os temas Governança Coorporativa e Gestão Financeira, ministrados por professores da Fundação Dom Cabral. A explanação do Prof. Dalton Sardengerg nos fez refletir que Governança Coorporativa está diretamente ligada à credibilidade, tomar decisões e correr risco. O diferencial para o sucesso empresarial está na capacidade dos gestores de influenciar o outro, levar o funcionário a sentir-se corresponsável pelo crescimento da empresa. Influenciar nesse contexto perpassa pela qualidade do trabalho desenvolvido, principalmente pelas atitudes dos colaboradores. Sentindo-se participantes e responsáveis pelo sucesso da empresa, os funcionários a tornam dinâmica e sólida para enfrentar as oscilações do mercado. O professor Sérgio Pires trabalhou o tema Gestão Financeira na perspectiva da economia ligada a resultados. Destacou que é fundamental que a empresa tenha liquidez e credibilidade para buscar fontes de recursos para impulsionar sua capacidade produtiva, expandindo seu mercado de atuação e rentabilidade. Desenvolveu atividades práticas para exemplificar como o trabalho desenvolvido em cada setor da organização influencia na saúde ou enfermidade da vida financeira da empresa.

Participar dessa etapa do programa foi pertinente e enriquecedor para aprimoramento profissional. Despertou a necessidade de repensar minhas ações diárias, agir de forma estratégica e sempre com um olhar atento para as múltiplas facetas do universo empresarial. Estou certo de que gerenciar as ações do Instituto Café Solidário, em Buritizeiro-MG, em sua essência significa tornar de maneira sólida e produtiva, cultural e socialmente, um braço do Grupo Montesanto Tavares. Texto de Duilio Pimentel Pedagogo e Coordenador do ICS


Instituto Café Solidário Caminhada pela paz em Buritizeiro junto ao Rotary Clube, comércio local, escolas e instituições filantrópicas.

LUCRO COM DESTINO CERTO Após resolução dos diretores do GRUPO de investirem um percentual do faturamento das tradings Atlantica, Cafebras, Ally e dos Armazéns Leste de Minas, foram retomadas as obras do Instituto Café Solidário em Buritizeiro. A Superintendente Patrícia Fonseca, também gerente de Marketing do Grupo, estima que parte das obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2016. “Temos urgência em terminar pelo menos as instalações básicas do primeiro pavimento para transferirmos nosso Projeto para nova sede. Estamos recebendo vários pedidos de inscrição de jovens mas infelizmente não temos espaço para atender a todos até que estejamos na nova sede, que terá capacidade inicial para 250 pessoas entre crianças, jovens e as mães da comunidade.”

www.montesantotavares.com.br


Responsabilidade Social

Quero agradecer aos gestores do Grupo a oportunidade de participar do Programa de Aprimoramento em Gestão do Grupo Montesanto Tavares.

92 ___ 93

Os temas abordados foram de grande relevância para meu crescimento profissional e para articular as futuras ações do ICS Instituto Café Solidário. O módulo Gestão de Processos ministrado pelo Prof. Marcos Cotta na Fundação Dom Cabral, levou-me a uma reflexão profunda sobre meu papel de coordenar/liderar uma equipe. A primeira explanação do professor foi como um bisturi abrindo meus olhos e servi-me como uma luva: “Quando o líder sai do estratégico e parte para o operacional, ele está contribuindo para surgimento de lacunas no desenvolvimento do trabalho. O papel do líder é pensar e orientar a equipe!” , Marcos Cotta. Cometia um grande erro. Por várias vezes, achando que estava ajudando, deixei minhas atividades de coordenador para ir para o pátio desenvolver ações com as crianças.

Meu papel é orientar. Se passo a fazer atividades de monitoria estou colocando o monitor na zona de conforto, impedindo que se desenvolva e se aperfeiçoe como profissional. Ficou claro que desde que bem orientados, os funcionários passam a compreender claramente seu papel em relação aos objetivos da empresa. Durante o curso passei a pensar no meu trabalho: quantos relatórios atrasados, ações do administrativo deixadas para segundo plano em função de direcionar tempo para o operacional. Estabeleci erroneamente a rotina de realizar atividades com as crianças e depois fazer meu trabalho. Em consequência sacrificava meu horário de almoço, ficava trabalhando depois de encerrar o expediente do projeto. E o monitor? Em casa descansando. Aprendi que problemas são como vazamentos de água. Camuflamos estes problemas colocando baldes para captar os vazamentos. A tendência é que com o passar do tempo torna-se necessário colocar baldes cada vez maiores.


Instituto Café Solidário

“Apagar incêndios custa caro para a empresa! “, Marcos Cotta.

Com os baldes cheios, o líder passa a apagar incêndios gastando mais energia, recursos financeiros para armazenar os baldes quando na verdade nosso papel é consertar os vazamentos, identificar exatamente o problema e solucioná-lo. O risco é algo inevitável, então liderar é correr risco! Sempre tomar atitude frente o problema. Líder deve ser justo, honesto com os compromissos, ser persistente, planejar suas ações, fazer e agir sempre na hora certa. Principalmente conhecer e acreditar nos seus objetivos e nas metas da empresa. Com toda certeza, este Duilio que aqui escreve, voltou para Buritizeiro com outros conceitos sobre uma boa liderança, uma boa coordenação, e de como ser um profissional que tem claro seus objetivos e a certeza de onde quer chegar. Muito Obrigado pela oportunidade! Abraços aos leitores Texto de Duilio Pimentel Pedagogo e Coordenador do ICS

www.montesantotavares.com.br


Expediente

Patricia Fonseca

Marcela Tavares

Dayane Silva

Caso tenha alguma sugestão, crítica, observações ou queria enviar algum conteúdo para a revista, envie um e-mail para: marketing@montesantotavares.com.br Sua participação é o que nos motiva a realizar este trabalho.

Agradece aos colaboradores desta segunda edição Andrea Franklin . Analista Comercial InterBrasil Coffee . Manhuaçu . MG 94 ___ 95

Carolina Fonseca . Analista de RH Atlântica Coffee . BH . MG

Em especial

Diogo Garcia . TI Atlântica Coffee . BH . MG

Cássia Mendes . Auxiliar administrativo Fazenda Primavera . Capelinha . MG

Juliano Itabaiana . Sócio Commtrader Representante Dúbai

Jordana Covas . Técnico de Enfermagem Fazenda Sequóia Bahia . BA

Marco Figueiredo . Sócio

Lorena Leonel . Trader Cafebras . Patrocínio . MG

Tereza Cristina. Assistente Comercial Atlântica Coffee . BH . MG

Duílio Pimentel . Pedagogo e Coordenador Instituto Café Solidário . Buritizeiro . MG

Leonardo Montesanto CEO Agro

Ally Coffee . Miami . EUA

Lucélia Santos . Coordenadora de RH Fazenda Atlântica Agro . Pirapora . MG

Roni Costa . Assistente de Qualidade Atlântica Coffee . Varginha . MG

Leandro Silva . Analista de RH Atlântica Participações . BH

Tercio Pascoal . Sócio e Gestor MGX MGX Florestal . MG

Marcelo Orbolato . Téc. Segurança do Trabalho Montesanto Logística . BH . MG Vera Lúcia . Assistente Gerencial Armazém Leste de Minas . Manhuaçu . MG

Thiago Franco. Coordenador de Certificados Atlântica Coffee . Varginha . MG


Leve a ComunicafĂŠ para onde quiser. Acesse online.

Agora estamos nas redes sociais: facebook.com/grupomontesantotavares www.montesantotavares.com.br

Com um leitor de Qr Code, pelo celular, vocĂŞ pode acessar nossa revista.


Comunicafé 2º Edição - Web  
Comunicafé 2º Edição - Web  
Advertisement