Page 1

INFANTO-JUVENIL

INDICAÇÕES: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS ASSADURAS.1 Contraindicações: pacientes sensíveis a qualquer um dos componentes da fórmula.1 Apresentação: pomada - bisnaga com 45g MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA 199/2006 Fonte: bula do produto

1

BELGLÓS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

SAC: 0800 031 0055

criancas_adolescentes2.indd 1

28/09/12 09:44


Mamare. Praticidade e segurança para a sua cliente amamentar com todo carinho. Ainda mais nessa data tão especial.

ác il d e

usar

Com Snif, o bem-estar garante mais diversão no mês das crianças.

:F Autoadesivo

Snif® (cloreto de sódio) – Ref. Bilbiográfica: 1. Bula do produto. Classe terapêutica: Fluidificante e descongestionante nasal¹. Indicações: Fluidificação da mucosa nasal, favorecendo sua eliminação¹. SNIF® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E FARMACÊUTICO. Mamare (protetor para seios com gel) é um disco à base de gel que, graças à sua composição, oferece proteção (física) aos mamilos durante a gravidez e/ou amamentação. É absorvente, transparente, oferece frescor e alívio e ajuda a mãe que amamenta a relaxar. Mamare absorve o excesso de líquido, reduzindo o amolecimento da pele saudável do mamilo. Mamare tem três componentes primários: água, glicerina e poliacrilamida. A durabilidade é determinada por sua capacidade de adesão à pele. Com o encharcamento, essa adesividade diminui, o que indica a necessidade de substituição. Em condições normais, seu tempo de uso é de 3 a 7 dias. Limpar o disco com um pano úmido. Sabões ou detergentes não podem ser utilizados, uma vez que podem comprometer a integridade do disco. Como utilizar Mamare: Aplique a parte com gel sobre a região do mamilo. A parte com a película de pano serve para evitar a adesão do disco ao sutiã. Quando for amamentar retire o disco e coloque-o na geladeira; dessa forma, quando o mesmo for reaplicado (pós-mamada), você terá a sensação de alívio e frescor. NO do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho. MS: 8.0164.790.002. Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258. Fabricado por: Southwest Technologies, Inc. 1746 Levee Road, North Kansas City. Importado por: Eurofarma Laboratórios S/A. Av. Ver. José Diniz, 3.465 – São Paulo – SP. E-mail: euroatende@eurofarma.com.br. CNPJ 61.190.096/0001-92. Indústria Brasileira. Formulação: Glicerina 65%, água desmineralizada 17,5%, poliacrilamida 17,5%. Classe Terapêutica: Protetor dermatológico indicado para prevenção e tratamento de fissuras mamárias. Apresentações: Embalagem contendo 1 par de discos protetores. Indicações: Coadjuvante na cicatrização de feridas nos seios. Prevenção da maceração da pele dos seios. Prevenção de rachaduras e ressecamento na pele dos mamilos. Prevenção de proliferação bacteriana e fúngica.

criancas_adolescentes2.indd 2 Snif e Mamare.indd 1 EU-0117-12D - Anuncio Especial

26/09/12 17:06 21:37 11/09/12


e a

a

A FORÇA DAS

Diretores Presidentes Pedro Zidoi Diretora Administrativa Abigail J. C. Maglio Diretor Institucional Nelson Grecov Diretor Financeiro José Carolino Campos Jornalista responsável Darius Roos (MTB: 49.753) Gerente de Marketing e Vendas Graziele C. Lucato Diagramação e arte Dawis Roos (dawisroos@gmail.com) Editora Lison Rua Santa Isabel, 160, 4º andar Vila Buarque, São Paulo/SP CEP: 01221-010 (11) 3361-5705 ABCFARMA Rua Santa Isabel, 160, 5º andar Vila Buarque, São Paulo/SP CEP: 01221-010 (11)3223-8677 www.abcfarma.org.br Distribuição ABCFARMA

nasal,

z e/ou mento à pele. o com e com adeira; tucho. ortado sileira. nto de eração

12 17:06

Publicidade Lison Editora Impressão Gráfica PGE Parceiros

É com enorme satisfação que apresentamos esta segunda edição de Crianças e Adolescentes. Nossa publicação continua um bebê vigoroso, engatinhando com segurança rumo ao sucesso, com a garra e determinação de um adolescente. Sabemos nos comunicar através da linguagem de crianças e adolescentes, com matérias que falam diretamente a corações e mentes daqueles que decidem o que é melhor para estas ricas criaturas. Sempre é bom reforçar que o mercado dirigido a estas faixas etárias (crianças e adolescentes) cresce cada vez mais e cria oportunidades de negócio cada vez mais lucrativas. Basta saber identifica-las e aproveitá-las. Por isso é importante estar informado sobre tendências, perspectivas e comportamentos daqueles que podem contribuir com o sucesso de seu negócio. Acompanhe, nas próximas páginas, os temas que nós preparamos especialmente para você ficar atualizado com informações de qualidade, entre elas, as dicas para que os bebês possam ter sonos tranquilos, 12 horas por noite, as respostas para as dúvidas mais comuns e os cuidados para manter o sorriso bonito e saudável. Também apresentamos um breve e prático guia para aproveitar a adolescência em sua plenitude (e sem ganhar peso), além das verdades e mentiras sobre musculação na adolescência e outros exercícios, e aquele papo sobre os tais suplementos. Você ainda poderá saber quais os cuidados, dicas e truques para fazer um passeio e um piquenique em família, e os conselhos  do dr. Bactéria sobre conservação de alimentos, higiene doméstica alimentação durante a gravidez, além de outros assuntos interessantíssimos. Obrigado por fazer parte de nosso crescimento e acompanhar cada passo desta trajetória. Boa Leitura! Pedro Zidoi Sdoia Presidente da ABCFARMA ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 3

3

26/09/12 21:37


Saiba quais sรฃo os dez alimentos mais nutritivos que existem no planeta

4

ABCFARMA 4 ABCFARMA Crianรงas Crianรงas e Adolescentes e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 4

26/09/12 21:38


ABCFARMA ABCFARMA Crianรงas Crianรงas e Adolescentes e Adolescentes 5

criancas_adolescentes2.indd 5

5

26/09/12 21:38


S

e você fosse um superherói capaz de voar, correr rapidíssimo, saltar prédios ou ficar invisível, sua dieta precisaria ser à base dos alimentos mais nutritivos do planeta, ou seja, aqueles mais ricos em vitaminas e sais minerais, que garantem um corpo sadio, forte, equilibrado e imune a diversas doenças. Os alimentos podem ser classificados em uma espécie de ranking de qualidade nutricional, em que os melhores fornecem energia de boa qualidade e os piores devem ser evitados. Super-herói não vive de hambúrguer e refrigerante, que são gostosos, mas fazem mal porque têm baixa qualidade nutricional. Jonny Bowden, doutor em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural, diz que “é possível comer bem, curtir os sabores dos diferentes tipos de alimentos e ser saudável”. Ele, que já escreveu dois livros sobre o tema (Os 150 Alimentos Mais Saudáveis do Planeta e As Refeições Mais Saudáveis do Mundo) listou os dez alimentos do super-herói.

1. Sardinha

2. Repolho As folhas do repolho possuem indoles e sulforafanos, substâncias antioxidantes e anticancerígenas.

3. Folha de beterraba O segredo da beterraba está na folha, que é rica em antioxidantes, minerais, vitaminas e carotenóides, pigmentos naturais dos vegetais que combatem o envelhecimento dos olhos.

4. Açaí O açaí possui alta concentração de antioxidantes, combatendo o envelhecimento do corpo. A fruta também é rica em gorduras mono e poliinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim e previnem uma série de doenças cardíacas.

A Sardinha é rica em proteínas e possui minerais essenciais que têm ação anticancerígena. Esse peixe tem muito ômega 3, uma gordura “boa” que ajuda o funcionamento do cérebro, do coração e reduz a pressão arterial.

6

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 6

26/09/12 21:38


5. Goiaba A goiaba é tudo de bom. Ela é rica em fibras, minerais, vitaminas e em antioxidantes como o licopeno, que previne contra doenças cardiovasculares, catarata e câncer de próstata.

9. Canela A canela, além de cheirosa, ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, prevenindo contra doenças cardíacas.

6. Cereja fresca (não em conserva) A cereja é pequenina, mas é lotada de antocianina, um poderoso antiinflamatório natural.

7. Chocolate meio-amargo Esse chocolate é “sangue bom”, é rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea e regulam o sistema circulatório.

10. Semente de abóbora A grande abóbora tem em suas pequenas sementes sua força, pois são fonte de magnésio.

8. Frutas oleaginosas Amêndoas, castanhas, nozes têm minerais, proteínas e altos níveis de ômega 3 e ômega 9. ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 7

7

26/09/12 22:07


Prato campeão Bowden explica que nenhum alimento é completo, mas dá para criar o “Prato do Campeão” ao combinar os grupos alimentares carboidratos, fibras, gorduras, proteínas e vitaminas, como por exemplo: peixe, arroz integral, azeite de oliva, vegetais crus e frutas amarelas. Carboidratos: fornecem energia para todas as suas funções vitais. (Arroz, massas, pães e tubérculos como a mandioca). 30 a 40% do prato. Fibras: controlam os níveis de açúcar e colesterol no sangue e ajudam na digestão. 30 a 40%. Gorduras: um pouquinho de gordura funciona como uma espécie de “turbo” para o corpo. 7 a 10% no máximo.

Proteínas: fortalecem seus músculos e o sistema imunológico. (Carne, leite, ovo, tudo o que vem dos bichos). 20 a 25%.

Vitaminas (e minerais): deixam a moleza de lado e protegem seu corpo contra doenças. Estão presentes em quase todos os alimentos.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

8

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 8

26/09/12 22:07


ER_Merthiolate_AN_TRADE 17set12_26x17_final.pdf

1

17/09/12

17:21

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

criancas_adolescentes2.indd 9

26/09/12 22:07


Você nem sai da cama, investe cinco minutos por dia e ganha anos de qualidade de vida

S

abe quando você acorda e está com a maior preguiça de levantar? Isso acontece porque seu corpo estava em repouso e precisa de aquecimento para voltar ao ritmo. Bocejar e espreguiçar espantam o sono e deixam a preguiça de lado, ajudam a despertar o cérebro, lubrificar as articulações e turbinar os músculos. 10

Bastam cinco minutinhos bocejando e espreguiçando para você ficar ligadão. Bocejar e espreguiçar são tudo de bom. Ao fazer isso a gente dá um recado ao corpo: “é melhor se preparar, porque preciso de você o dia inteiro.” Assim o corpo trabalha 100% durante aquela prova de matemática, apresentação de dança ou futebol com os amigos. A gente é como uma máquina

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 10

26/09/12 22:08


que precisa esquentar. Ao ligar o videogame: primeiro o jogo é carregado para depois começar a brincadeira. A gente precisa se esquentar para levantar da cama. Entre os bichos de estimação, até o cachorro sabe bocejar e espreguiçar, mas o gato é que domina a técnica. Ele escancara a boca e se alonga completamente, da pontinha

da cabeça ao rabo, esticando as patinhas. Depois disso ele consegue saltar mais alto e mais longe. Bocejar e espreguiçar ajudam a manter o corpo saudável e sua respiração torna-se mais profunda e serena, o que reduz os efeitos produzidos pelas tensões diárias e sensações emocionais como angustia e ansiedade. ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 11

11

26/09/12 22:08


Bocejar O bocejo é uma espécie de ginástica para os músculos do rosto e pescoço, influencia a fala e a respiração. Ao acordar o melhor a fazer é bocejar – depois faça algumas caretas, mova as sobrancelhas, pisque os olhos e finja que está mastigando um chiclete muito, muito grande. A situação é até engraçada, mas o sono passa.

Espreguiçar A espreguiçada é um alongamento corporal, serve para despertar o corpo para o correcorre do dia todo. Ao se esticar você naturalmente relaxa suas articulações e músculos. Ou seja, estique os braços e pernas, abra bem as mãos como se quisesse segurar uma bola gigante.

12

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 12

26/09/12 22:08


O antiassaduras da Bayer

Não deixa assar e não gruda no bumbum do bebê!

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 13

13

26/09/12 22:08


criancas_adolescentes2.indd 14

26/09/12 22:08


Bons motivos para bocejar e espreguiçar O pesquisador Brad Walker, autor de diversos livros e fundador do Instituto de Alongamento, conta que com cinco minutinhos diários de bocejo e espreguiçada você alonga o corpo, melhora sua flexibilidade, lubrifica as articulações, diminui a tensão e os riscos de lesões musculares. “As dores de cabeça diminuem, pois o corpo libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar, e a serotonina, que ajuda a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo. Quem se espreguiça tende a ser mais calmo e bem-humorado do que quem não se espreguiça”, explica.

Guia da Espreguiçada ✓ Lentamente alongue os braços, as pernas, as costas, o abdômen e o pescoço. ✓ Respire profunda e pausadamente até passar a sensação de preguiça. ✓ Boceje e espreguice várias vezes ao longo do dia.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 15

15

26/09/12 22:08


Aprenda com o Dr. Bactéria a deixar sua casa e seus filhos livres dos germes e sujeiras

A

gente passa sem notar, mas nossa casa, carro, rua e tudo ao redor é habitado por zilhões de bactérias e germes responsáveis por uma série de doenças, infecções e até intoxicações alimentares. Mas tudo bem, porque eles sempre existiram e continuarão existindo por aí... O convívio com esses microrganismos até melhora a gente, pois pode tornar nosso corpo mais resistente a uma série de males. “As crianças devem ser criadas em contato com o chão, com areia, com animais, com o ambiente em geral para adquirirem resistência, especialmente no primeiro ano de vida. É importante higienizar bem suas mãos de dar banho sempre que necessário. […] A respeito desses animais, entretanto, é preciso levá-los frequentemente ao veterinário e manter a higiene do animal e do local em que ficam, evitando o contato deles com os alimentos, e das crianças com as populares caixa de areia,” defende Roberto Martins Figueiredo, 16

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 16

26/09/12 22:31


DR. BACTÉRIA

Roberto Figueiredo e Roberta Vaz

O livro dá ao leitor a oportunidade de conhecer, de forma divertida e informativa, uma série de dicas de como evitar e combater as contaminações em ambientes de nosso cotidiano. Inspirado no quadro Tá Limpo (apresentado pelo Fantástico desde 2005), os telespectadores agora podem contar com o livro como um guia para aprender a conviver com seres que atacam o teclado do computador, penetram na lancheira das crianças e na esponja da cozinha, invadem sacolas de feira e do supermercado e podem estragar até mesmo as festas da família. As ilustrações de Fernando Gonsales (criador do rato Níquel Náusea dos quadrinhos), ajudam a manter o clima descontraído que marcou a série da televisão. O livro ainda indica como o consumidor deve reclamar seus direitos em caso de irregularidades quanto ao produto. Se algumas noções de limpeza parecem óbvias e conhecidas de todos, o Dr. Bactéria mostra que alguns bichinhos sabem se esconder muito bem. Só precisamos, no entanto, ser mais “espertos” que eles.

Dr. Bactéria, do programa televisivo Fantástico, que também escreveu alguns livros sobre higiene (como Dr. Bactéria – Um guia para passar sua vida a limpo; Xô, Bactéria – tire suas dúvidas com Dr. Bactéria). Conforme o Dr. Bactéria, você pode tomar cuidados que reduzem as chances de esses germes causarem algum mal ou doença a você e sua família. Confira:

criancas_adolescentes2.indd 17

Mãos Lave-as sempre que estiverem sujas, antes e depois de brincar com animais, ao chegar em casa, ao ir banheiro, antes e depois de usar computadores e eletroeletrônicos (celular, tablet, videogame), antes de comer ou tocar alimentos, depois de espirrar ou tossir. Mas cuidado para não tornar o ato uma obsessão, pois “o excesso pode causar lesões na pele, as quais podem ser foco do ataque de germes,” explica do Dr. Bactéria. Sabonetes antibacterianos são confiáveis, pois possuem substâncias bacteriostáticas, capazes de limpar pus, saliva, secreções e a maioria das bactérias fecais. ✓ Abra a torneira (que deve estar limpa!). ✓ Molhe as mãos, preferencialmente com água morna.

26/09/12 22:08


✓ Ensaboe com sabonete líquido e inodoro. ✓ Massageie todos os cantos da mão, sem pressa. ✓ Enxague as mãos em água corrente e seque-as em papel toalha (branco). ✓ Descarte a toalha de papel no lixo, preferencialmente sem contato com a tampa (use o pedal, se houver).

Calçado Tênis e sapatos carregam nas solas tudo quanto é tipo de bactéria que existe. Imagine que você andou bastante por aí, pisou na grama, numa poça d’água, quem sabe até num cocô de cachorro (eca!). A sola do calçado está imunda e ainda tem todo o suor do seu pé. Ao chegar em casa você precisa tirar o tênis e deixá-lo para secar (no sol, se puder) antes de guardá-lo no sapateiro.

18

Banho Tome pelo menos um banho (inclusive lavando a cabeça) diariamente. Basta usar um sabonete adequado, ensaboar o corpo todo, não deixando passar qualquer cantinho. Não é preciso usar força para esfregar, senão você se machuca. Depois basta enxaguar e, ao sair do banho, enxugar-se por inteiro, especialmente entre os dedos dos pés de mãos, que são área fáceis de serem esquecidas.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 18

26/09/12 22:08


Bicho de pelúcia Para higienizar bicho de pelúcia, separe um balde com solução de água com sabão em pó e deixe espumar. Com uma esponja macia, utilize somente a espuma e passe no bichinho. Enxugue com um pano e leve-o ao sol para secagem. Depois, embale-o em um saco plástico e deixe-o por pelo menos 8 horas em um freezer – o que elimina ácaros que tenham sobrevivido ao processo.

Dinheiro Moedas, principalmente as sem cobre, podem carregar vários tipos de microrganismos, como as bactérias causadoras de infecções e intoxicações alimentares. No papel-moeda existe a possibilidade de vários germes sobreviverem e circularem doenças e infecções. Já as notas plásticas são menos perigosas.

Vaso sanitário “Acionar a descarga com a tampa do vaso sanitário levantado pode espalhar germes para o ar que atingirão altura de até 6 metros,” revela o Dr. Bactéria. Como o teto do seu banheiro não é tão alto, esses germes ficarão flutuando no ar por até duas horas, contaminando escovas de dente e outros materiais colocados sobre bancadas e pias. A melhor maneira de higienizar o vaso sanitário, a tampa e o assento é preparar uma solução de 1 litro de água mais 8 gotas de detergente e, com o auxílio de uma escova adequada, lavar cuidadosamente todo o vaso, enxaguar com água limpa e dar descarga. Depois, prepare uma solução com duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água e despeje em toda a área do vaso. ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 19

19

26/09/12 22:08


C

M

Y

CM

MY

CY

Utilizar placas plásticas para cortar alimentos.

Dar mel para crianças com menos de 1 ano.

CMY

Utilizar tábuas de madeira para cortar carnes e outros alimentos.

Utilizar panelas de vidro ou aço inoxidável para cozinhar comida para o bebê.

Utilizar esponjas para lavagem de louça por mais de uma semana.

Servir frutas frescas. Após mantêlas por pelo menos duas horas sob refrigeração antes de higienizá-las.

Assoprar velas de aniversário diretamente sobre o bolo.

Lavar frutas e verduras com escova própria para essa finalidade. Utilizar sabonetes antibacterianos. Utilizar sabonetes comuns para limpar as mãos (ou sabonetes antissépticos, se você cuida de alimentos). Tomar sucos de fruta sem a necessidade de pasteurização, contanto que sejam feitos na hora e que as frutas tenham sido higienizadas. Lavar latas, potes de iogurte e sucos em caixas apenas em água corrente.

20

K

Secar a louça com panos de prato (prefira o escorredor). Acondicionar leite e bebidas gaseificadas em garrafas térmicas. Em salões de beleza, utilizar escovas e pentes não higienizados, cera de depilação reutilizada, alicates e outros utensílios sem desinfecção. Manter alimentos em contato prolongado com panelas (exceto de vidro e pedra-sabão). Consumir carnes mal passadas ou mal refrigeradas. Lavar carnes. Guardar ovos na porta da geladeira. Manter escovas de dentes na pia. Congelar estes alimentos: ovos com casca, maionese, chantili, iogurte, banana, pera, verduras folhosas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 20

26/09/12 22:08


LC_ESCABIN_ANUNCIO_ABCFARMA_2012-09.pdf

1

9/17/12

12:09 PM

CONTRA PIOLHOS, CARRAPATOS E SARNA.

C

M

Y

CM

MY

CY

Líder de Mercado*

CMY

K

*Fonte IMS PMB MAT (R$/UN) Mercado ECTOPARASITICIDAS Julho 2012. MS 1.7817.0009. Indicações: profilaxia da pediculose, ftiríase, escabiose e infestações por carrapatos em geral. SET/2012. COSMED S/A.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

criancas_adolescentes2.indd 21

26/09/12 22:08


A obesidade não respeita nem os bebês. Saiba como manter saudáveis seus filhos desde o início

M

amãe e papai, vocês sabiam que desde bebês os filhos correm o risco de estar acima do peso? No Brasil, quase 15% da população abaixo de 5 anos sofre de obesidade, e aquele bebê fofo, lindo, cheio de dobrinhas, pode não estar saudável. Dos 5 aos 9 anos o problema piora e 30% dos pequenos está com sobrepeso ou obeso, apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Conforme o Ministério da Saúde, os culpados pelos gordinhos são os pais, responsáveis por fornecer uma alimentação inadequada e pouca atividade física. A maioria dessas crianças vem de família de gordinhos, cuja rotina traz fast foods, doces e alimentos de preparo rápido (frituras ou industrializados). “Crianças precisam de refeições variadas (mas sempre de boa qualidade) e horários regrados”, defende Clóvis Francisco Constantino, 22

presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo. “Se você não pular refeições e estipular que há hora certa para sentar e comer, elas não exageram,” explica.

Pais e filhos O problema de crianças acima do peso é mundial e “presente especialmente em cidades desenvolvidas como Nova York (São Paulo, Rio de Janeiro), em que o ritmo da vida é outro, os pais trabalham fora, comem na rua e

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 22

28/09/12 14:34


passam mais tempo ligados à TV ou internet,” descreve J. Michael Murphy, professor de psicologia da Escola de Medicina da Harvard. Afirma Murphy, “filhos são reflexos dos pais e seus hábitos. Pais obesos que comem mal e não se exercitam terão filhos com problemas de excesso de peso, sedentarismo e maior risco de contrair uma série de doenças.” Entretanto a família que adota alimentação de boa qualidade e pratica execício terá filhos ativos, com o peso ideal e boa imunidade. Além disso, “excesso de peso já na infância tende a gerar adolescentes e adultos acima do peso e sedentários,” revela Murphy.

Coisas do bem :) Depois do alerta, uma série de dicas para ajudar você e sua família toda melhorarem a saúde:

Pais exemplares Filhos copiam os pais. Se o pai grita, o filho grita. Sirva de bom exemplo. Não adianta exigir que a criançada engula brócolis, cenoura e afins se você só quer saber de tranqueiras. Seja realista e responsável. O que você quer para seus filhos e o quanto está comprometido? Quando for o caso, mude seus hábitos e não reclame – adotar bons hábitos é benefício, não sacrifício. ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 23

23

26/09/12 22:08


Leite de mãe O leite materno é o alimento ideal para o seu bebê, pois proporciona nutrição na medida certa, reduzindo os riscos da obesidade. O bebê deve mamar no peito, no mínimo, durante os seis primeiros meses de vida. Bebês que recebem exclusivamente o leite materno tendem a se tornar jovens magros e saudáveis.

Água de beber A água é que é ideal para matar a sede e seu consumo deve ser estimulado ao longo do dia. Suco adoçado? Só se com pouco açúcar e nunca use adoçantes. Ah, e refrigerantes são proibidos (de novo: PROIBIDOS).

Prática esportiva A dica é praticar atividades físicas com a meninada. Convide as crianças para brincar (videogame não vale), andar de bicicleta ou fazer uma caminhada no parque. Além da sua participação ser essencial, vale incentivar aulas de circo, escolinhas de esportes, atletismo, balé, ginástica olímpica, judô, natação, pilates. 24

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 24

26/09/12 22:08


Mamadeira Ao adotar a mamadeira, a criança ingere mais calorias do que quando estava na fase da amamentação. Para evitar o excesso, use a mamadeira somente após os 2 anos, adotando-a como complemento à alimentação sólida (que somente deve ser introduzida à dieta do bebê a partir do quarto mês).

Porções menores Seja prudente ao servir as porções de alimentos. A criança não deve comer o mesmo tanto que um adulto. Sirva menos e, se a criança quiser repetir, moderadamente adicione alimentos ao prato.

Opções saudáveis É na infância que se desenvolve o paladar e os hábitos alimentares, portanto insista em oferecer frutas, verduras, legumes e comidas com pouco sal. As frutas e os vegetais são de excelente qualidade nutritiva, ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, além de pouco calóricos e gordurosos. São nutrientes essenciais ao desenvolvimento da criança. Uma dica é ser persistente e apresentar várias vezes um novo alimento.

Fim de semana sem moleza Sexta, sábado e domingo não são dias para se comer só besteiras. Comida de má qualidade não é prêmio. “Se você comer o brócolis ganha um chocolate” é errado e ponto. Seja equilibrado e permita à criança experimentar doces e afins, mas sempre em porções pequenas. ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 25

25

26/09/12 22:08


Os Dez Passos para a Alimentação Saudável O Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde elaboraram o guia Os Dez Passos para a Alimentação Saudável para melhorar a alimentação infantil das crianças menores de 2 anos no Brasil. Confira: Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação. 26

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 26

26/09/12 22:08


criancas_adolescentes2.indd 27

26/09/12 22:08


Aprenda a escovação ideal, os cuidados para manter a saúde bucal e como evitar o mau hálito

B

afo ninguém merece, por isso é preciso cuidar da saúde bucal. Nosso corpo serve de moradia a milhões de microrganismos e, adivinha só, muitos moram dentro da sua boca e fazem um monte de sujeira. Por isso a gente precisa ficar limpando, cuidando para não ficar com bafo. Além do mau hálito, dor ou perda de dentes, uma boca mal cuidada pode resultar em problemas cardíacos, pneumonias, gastrites, sinusites e artrites. Conforme pesquisas da Associação Brasileira de Halitose, mais de 50 milhões de brasileiros têm halitose, sendo a maioria dos casos crônicos causados por doença periodontal, resultado da má higienização bucal. Ou seja, bastava a pessoa cuidar-se para não ter aquele bafo. Cada uma das partes da boca requer cuidados específicos. Você inicia pela escovação dos dentes, da língua (onde fica a maioria bactérias causadoras do mau hálito) e do céu-daboca, usa o fio dental entre os dentes e completa com os antissépticos que eliminam quase 99% dos germes. Se fizer isso você está de parabéns! 28

A higienização bucal deve ser feita sempre que acordar ou for dormir, e após as refeições (seja um almoço ou um docinho que você beliscou). Depois de a gente comer ou beber, pedaços bem pequenos de alimento ficam grudados nos dentes e milhares de bactérias ficam por lá comendo os pedacinhos que sobraram – isso é nojento e é o que forma a cárie.

DROPS 3 Conforme o Ministério da Saúde, quem não escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia têm um risco 70% maior de enfrentar um problema cardiovascular. 3 Estima-se que cerca de 90% da população sofre ou sofrerá de uma cárie alguma vez na vida.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 28

26/09/12 22:08


3 Oito em cada dez adultos apresentam uma gengivite ou seu estágio mais avançado, a periodontite. 3 Uma em cada três pessoas sofre de mau hálito. É muita gente com bafo, né?!

3 Quando a gente não escova a língua aparece a tal “saburra lingual”, um material branco ou amarelado que na verdade é um monte de bactérias fedorentas.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 29

29

26/09/12 22:08


Esfrega, esfrega! A boa escovação deve durar dois minutos ou mais! Ao escovar os dentes, faça movimentos suaves e curtos, especialmente perto da gengiva. O Ministério da Saúde recomenda:

1. 2. 3. 4.

Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e dos inferiores. Escove as superfícies internas dos dentes superiores e dos inferiores. Escove as superfícies de mastigação. Escove a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Creme dental Há cremes com sabores e sensações diferentes, e alguns são de tratamento contra cárie, gengivite, manchas, sensibilidade e tártaro. O dentista é quem pode indicar o creme e o tratamento adequados.

criancas_adolescentes2.indd 30

✓ Antimicrobiana: contém fluoreto estanhoso, que combate a cárie. ✓ Controle do tártaro: contém pirofosfato e hexametafosfato de sódio, que previnem a formação de tártaro sobre os dentes e as manchas acima da linha da gengiva. Se a pessoa já tem tártaro, ele não faz diferença; é preciso recorrer à limpeza profissional. ✓ Branqueamento: contém ingredientes químicos ou abrasivos que evitam ou removem manchas dentais. Quando usado regularmente, pode diminuir o aparecimento de manchas e clareia os dentes. ✓ Sensibilidade: contém nitrato de potássio ou fluoreto estanhoso, que reduzem a sensibilidade e o desconforto ao escovar os dentes. Quem sofre de hipersensibilidade também deve usar escova de cerdas macias ou extramacias.

26/09/12 22:09


Creme não é comida! Por melhor que seja o sabor do creme dental, ele não é comida. Quando a criança com dentes em formação (até uns 8 anos) insiste em ficar engolindo o flúor, pode ocorrer a fluorose (excesso de flúor), um distúrbio que provoca manchas brancas nos dentes – e com o tempo elas escurecem. Produtos que contêm flúor, como cremes e antissépticos bucais. devem ser guardados fora do alcance das crianças.

Escovas de dente As escovas de dentes servem de colônias de milhares de bactérias e devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses porque ocorre a perda de suas características físicas iniciais, que impedem a correta funcionalidade na higiene dos dentes. Além disso, troque de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas. A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores são boas porque alcançam melhor todas regiões da boca, inclusive os dentes posteriores. Enquanto a escova elétrica é indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou têm menor destreza manual.

Limpeza da escova A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) indica o gluconato de clorexidina a 0,12% para higienização de escovas de dente após o uso. Lave a escova, bata para tirar o excesso de água, borrife a solução e guarde a escova. Lembre-se de lavá-la antes do próximo uso.

Fio dental O fio dental deve ser adotado dia a dia na remoção da placa bacteriana (ou comida que grudou no dente), evitando a cárie e a gengivite. Primeiro escove os dentes para depois fazer o uso do fio e limpar as áreas que a escova não alcança – gengiva e entre os dentes. E se você usa aparelho ortodôntico, há fios específicos que alcançam o fundo da boca e não machucam a gengiva.

ABCFARMA 31

criancas_adolescentes2.indd 31

26/09/12 22:09


Uso correto Enrole 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando 10 centímetros entre os dedos. Segurando o fio entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Limpe além da linha da gengiva, mas com cuidado para não machucar. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes. Vale notar que há fio de nylon (multifilamento) e o PTFE (monofilamento). O de nylon é mais barato, mas o PTFE é mais resistente e desliza mais facilmente mesmo entre os espaços apertadinhos.

Antisséptico Bucal O antisséptico bucal deve ser utilizado após a escovação e uso do fio dental, ajudando a combater bactérias causadoras de cáries, placa, mau hálito e gengivite. Porém, não abuse e use somente de manhã e à noite, fazendo bochechos por 30 segundos.

Xô, bafo! Halitose, mau hálito ou “bafo” é a liberação de odores desagradáveis pela boca ou por meio da respiração. Não é doença, mas mostra que há algo de errado no organismo. Apesar das mais de 60 causas possíveis, como tipo de alimentação, hábito de fumar, estresse e até a falta de atividade física, seu principal causador é a falta de higiene bucal, dos cuidados básicos como a escovação, o uso do fio dental e do antisséptico. A seguir, algumas dicas para prevenir a halitose: ✓ Faça pequenas refeições a cada três horas: o jejum prolongado compromete seu hálito. ✓ Evite bebidas alcoólicas. ✓ Evite o fumo. ✓ Evite alimentos muito salgados, quentes ou condimentados, que ressecam sua boca. ✓ Mantenha uma dieta balanceada, incluindo alimentos duros e fibrosos. ✓ Beba muitos líquidos (2 litros/dia), especialmente água. ✓ Faça exames de saúde geral (check-up) anualmente. ✓ Visite o dentista semestralmente, prevenindo problemas dentários e gengivais (tártaro, sangramentos). ✓ Ao escolher um antisséptico, prefira aqueles sem álcool na composição. ✓ Alimentos que ajudam o sistema digestivo e que têm poder adstringente ajudam a combater a halitose, como banana, batata, brócolis, caqui, chá preto, couveflor, feijão, lentilha, maçã, milho, pera, repolho, romã, soja, tofu, uva. ✓ A melhor maneira de combater o bafo é cuidando da higiene bucal: escove os dentes, use o fio dental e complete com o antisséptico bucal. 32

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 32

26/09/12 22:09

Anuncio


ABCFARMA Crianรงas e Adolescentes

Anuncio Pomadas 17x26.indd 33 1 criancas_adolescentes2.indd

33

25/09/2012 13:44:32 26/09/12 22:09


C

O que você precisa para aproveitar bem a temporada ensolarada que vem por ai

E

stá o maior solzão e você verifica se está levando tudo o que é necessário: camiseta, chapéu (ou boné), filtro solar, guardasol, óculos, além de água e sucos para garantir a hidratação. Agora dá pra encarar a temporada e aproveitar os benefícios do Sol numa boa.

Filtro solar Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro solar deve ser aplicado (sem economia, viu?) de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol para ser absorvido pela pele. Nariz e ombros são as áreas mais expostas ao sol, e você não pode esquecer do dorso da mão, orelhas, peito do pé e pescoço. Também é preciso reaplicar o filtro a cada duas horas ou após imersão prolongada na água da piscina ou do mar. 34

M

Y

Chapéu, Guarda-sol O filtro solar não é recomendado até os 6 meses de idade e por isso os bebês requerem atenção em dobro. O ideal é manter as crianças à sombra e usar chapéu grande e de abas largas, cobrindo a nuca e as orelhas. Sabe aqueles guarda-sóis e tendas enormes? São uma boa proteção. E como nessa época o calor é intenso, mantenha os pequenos hidratados com água e suco.

CM

MY

CY

CMY

K

Produtos anti-UV Os óculos escuros devem cobrir completamente os olhos e as pálpebras superiores e inferiores. Além disso, devem oferecer de 99 a 100% de proteção contra raios ultra violeta UVA e UVB. Procure por roupas tratadas com produtos anti-UV (que barram a radiação solar) e nada de molhar as roupas para refrescar – isso reduz a proteção contra a radiação.

ABCFARMA Crianças e Adolescentes

criancas_adolescentes2.indd 34

28/09/12 14:34


anuncio_revista_farmacia_coco90_alt04.pdf

1

9/17/12

2:25 PM

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

criancas_adolescentes2.indd 35

26/09/12 22:09


INALAÇÃO INALAÇÃO RÁPIDA RÁPIDA Aproximadamente Aproximadamente 15 minutos INALAÇÃO RÁPIDA 15 minutos (a cada (a cada 5mlRÁPIDA de 5mlmedicamento). de 15 medicamento). INALAÇÃO Aproximadamente minutos Aproximadamente 15 minutos (a cada 5ml de medicamento). (a cada 5ml deRÁPIDA medicamento). INALAÇÃO MICROPARTÍCULAS MICROPARTÍCULAS EFICIENTES EFICIENTES Aproximadamente 15 minutos Menores Menores do que do5que micra 5 micra que que MICROPARTÍCULAS EFICIENTES (aatingem cada 5ml de medicamento). atingem profundamente profundamente os pulmões os pulmões Menores que 5 micra que MICROPARTÍCULAS EFICIENTES (1.000 micra (1.000=do micra 1 milímetro). = 1 milímetro). atingem os pulmões Menoresprofundamente do que 5 micra que (1.000 micra = 1 milímetro). atingem profundamenteEFICIENTES os pulmões MICROPARTÍCULAS (1.000 micra = 1 milímetro). Menores do que 5 pneumático micra que Único Único inalador inalador pneumático a jatoa jato profundamente pulmões de atingem arde que ar possibilita que possibilita a utilização aosutilização

Único pneumático a jato (1.000inalador micra = 1 milímetro). DEITADO. Único inalador pneumático a jato de arDEITADO. que possibilita a utilização de ar que possibilita a utilização DEITADO. Único inalador pneumático a jato DEITADO. BAIXO DE RUÍDO DE RUÍDO deBAIXO arNÍVEL queNÍVEL possibilita a utilização DEITADO. BAIXO NÍVEL DE RUÍDO

BAIXO NÍVEL DE RUÍDO

BAIXO NÍVEL DE RUÍDO

Maior Maior rapidez rapidez nono alívio alívio Maior rapidez no alívio dada crise crise respiratória respiratória Maior rapidez no alívio da crise respiratória Maior no alívio da criserapidez respiratória da crise respiratória

Disponível Disponível nas nas cores: cores: Disponível nas cores: Disponível nas cores: Amarelo Amarelo RosaRosa Azul Azul Disponível nas cores: Rosa Rosa

Rosa

Azul Azul

Amarelo Amarelo Amarelo Azul

INALAÇÃO INALAÇÃO RÁPIDA RÁPIDA Aproximadamente Aproximadamente 10 minutos INALAÇÃO RÁPIDA 10 minutos (a cada (a cada 10ml 10ml de medicamento). de10medicamento). INALAÇÃO RÁPIDA Aproximadamente minutos Aproximadamente 10 minutos (a cada 10ml de medicamento). INALAÇÃO RÁPIDA (a cada 10ml de medicamento). Aproximadamente 10 minutos 3 níveis níveis de intensidade dede intensidade de de (a 3cada 10ml medicamento). névoa névoa 3 níveis de intensidade de Mínimo Mínimo MédioMédio Máximo Máximo névoa 3 níveis de intensidade de névoa Mínimo Médio Máximo 3 níveis de intensidade de Mínimo Médio Máximo névoa Mínimo Médio Inalação Inalação em qualquer em Máximo qualquer posição, posição, sem sem derramar derramar a inalação a inalação Inalação em qualquer posição, Inalação em qualquer posição, sem derramar a inalação Inalação em aqualquer sem derramar inalaçãoposição, sem derramar a inalação Inalação Inalação silenciosa, silenciosa, sem sem ruídos ruídos desagradáveis desagradáveis Inalação silenciosa, sem ruídos Inalação silenciosa, sem ruídos desagradáveis Inalação silenciosa, sem ruídos desagradáveis desagradáveis

www.soniclear.com.br www.soniclear.com.br sac: 11 sac: 2060 11 2060 9500 9500 | 11 2060 | 11 2060 9510 9510 www.soniclear.com.br sac: 11 2060 9500 | 11 2060 9510 www.soniclear.com.br sac: 11www.soniclear.com.br 2060 9500 | 11 2060 9510 sac: 11 2060 9500 | 11 2060 9510

criancas_adolescentes2.indd 36 Untitled-1 1

26/09/12 11:08 22:09 25/09/12

ABCFARMA Crianças e Adolescentes #2  

Encarte da revista ABCFARMA Especial Crianças e Adolescentes #2

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you