Evaluation of Historical Building

Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE TECNOLOGIA TÉCNICAS RETROSPECTIVAS DAVIDSON ARCANJO ORIENTAÇÃO: SÍLVIA ANDRADE

EZEQUIEL VELOSO

Edifício Residencial no Estilo Neo-Colonial na Rua Quintino Bocaiúva, 567

LEONE VINÍCIUS NINA VIEIRA

FACHADA PRINCIPAL, MARÇO 2013 HISTÓRICO O terreno foi adquirido em dezembro de 1953, por José Lincoln Corrêa, funcionário público, comprado de Dona Isabel Nogueira da Conceição. Segundo documentos da época existia no local “uma casebre coberto de palhas, encravado em um terreno foreiro municipal medindo 11 metros de frente por 34 de fundos, situado no sexto quarteirão urbano, série nascente da Rua Quintino Bocaiúva, Zona sul desta cidade”. O edifício analisado foi construído em 1954, projetado pelo engenheiro Carlos Galvão Castro, como consta nas plantas aprovadas na época, encomendado pelo proprietário do terreno com a finalidade de morar com sua noiva e futura esposa, Dona Maria Angélica Vilanova Corrêa. De acordo com os relatos, comprovados pela comparação de documentos e plantas da época, a estética da casa foi reproduzida da casa de Dona Maria Madalena, localizada na rua Félix Pachêco, do ano de 1938. A partir das plantas originais da casa desta, o engenheiro se guiou, fazendo uma simplificação da mesma, devido tanto a questões de dimensionamento do terreno (menor que o da planta original) quanto a financeiras. A casa sempre pertenceu a família Vilanova Corrêa, inicialmente estando no nome do Senhor José Lincoln Corrêa, e após seu falecimento, passando a escritura à sua esposa no ano de 1992. Em 2011, devido à saúde precária da proprietária e a dificuldade de transferência do imóvel após o dono falecer, a casa foi transferida para o nome d e seu filho Francisco Agostinho Vilanova Corrêa.

PLANTA BAIXA - DESENHO ORIGINAL, 1954

FACHADA LEVANTADA

LOCALIZAÇÃO

Todas as esquadrias na casa são originais da época de construção, e na última reforma receberam pintura nova e um elemento de proteção para impedir a entrada de água. As janelas são todas de madeira, e por praticamente toda a casa as esquadrias são do tipo abrir, de duas folhas tendo as venezianas como detalhe principal. A esquadria do banheiro é de madeira, do tipo abrir e só possui uma folha. As portas existentes são em madeira e ferro. A porta principal é de madeira pintada na cor marrom, do tipo abrir, com bandeira e de duas folhas, apresenta ainda detalhes em ferro pintados na cor prata. As portas internas, que dão acesso aos cômodos, são todas em madeira, do tipo abrir e possuem somente uma folha, apresentando detalhes vazados. A porta de acesso à edificação é toda em ferro com detalhes em motivos florais, do tipo abrir e de duas folhas. . As portas que dão acesso à garagem e a interligam ao quintal são todas metálicas, do tipo abrir, de uma só folha e pintadas na cor marrom.

O edifício localiza-se na rua Quintino Bocaiúva, 567, Centro-sul de Teresina. Na época de sua construção a rua não tinha calçamento, e ficava próxima a barreira limite-sul da cidade, um grotão onde atualmente está a Avenida José dos Santos e Silva. Na atualidade, a área é uma região central da cidade, próxima a grandes hospitais, muitas clínicas, escolas e variado comércio. A rua atualmente é asfaltada, com fluxo intenso de veículos e tem acesso pela importante Avenida Frei Serafim, e término na Av. José dos Santos e Silva. A casa fica próxima a pontos de parada de transporte urbano e os passeios da região, embora na sua maior parte um pouco degradados, possuem dimensionamento adequado.

A fachada apresenta características pertencentes ao estilo neocolonial, como os detalhes em telha canal, o tratamento das pontas dos telhados com peças em bico de andorinha, cimalha e frisos em argamassa, detalhes em pedra. Outros elementos que se pode observar na fachada, são a cúpula, o pináculo e o brasão, que não são características que se aproximam do pitoresco, porém comuns na arquitetura neocolonial em Teresina. As paredes são estruturadas em alvenaria de tijolo cozido maciço e argamassa de cal-cimento, e segundo os relatos encontrados, rebocada e emassada. A espessura das paredes externas é entorno 30 centímetros, portanto mais espessa que as paredes internas, que variam suas dimensões entre 14 e 28 centímetros . As paredes novas (na garagem) foram executadas em tijolo furado, assentadas com argamassa de cimento. Segundo o projeto original, as fundações são em pedra de mão argamassada, com parede de tijolo maciço duplo virado, elevando a casa do solo, sendo o espaço entre estas fundações preenchido por aterro. Não há, segundo o projeto original, amarração na parte inferior das paredes, sendo apenas o solo cimentado, por onde se coloca o piso. Originalmente era em taco de madeira, entretanto devido ao ataque de cupins teve de ser substituído e, atualmente, não há indícios da presença desse revestimento no edifício.

FACHADA PRINCIPAL - DESENHO ORIGINAL , 1954

ESQUADRIAS LEVANTADAS

3

4

11

10

6

12

CORTE ESQUEMÁTICO

1

0 ESCALA GRÁFICA

5

2

11 12 Imagens da estrutura do telhado e forro

O gradil instalado na fachada chama atenção pela sua simplicidade e delicadeza. Confeccionado em ferro, parafusado e em algumas partes soldados, revestido com pintura metálica marrom. Apresenta dois tipos de desenhos, um com motivos florais, o qual é mais antigo, e o mais recente com motivos geométricos. Os móveis chamam bastante atenção pelo bom estado de conservação e por ainda serem utilizados normalmente. A maioria data dos primeiros anos de casados dos proprietários. As luminárias, originais da construção, também são detalhes relevantes.

4

3

Foi no ano de 1969 que o piso original foi substituído por carpete, a comprovação de que realmente esse piso existiu são as cantoneiras ainda presentes nas soleiras das portas, usadas para disfarçar o encontro de dois carpetes. A soleira original das portas e janelas é em mármore branco e ainda está presente na edificação. No ano de 1987, todo o piso da casa foi trocado e, diferentemente da reforma anterior, o revestimento utilizado não foi o mesmo para toda a construção. Foram utilizados quatro diferentes tipos de piso, todos cerâmicos.

6

10 9

1 2

5

7

8

PLANTA BAIXA ESCALA GRÁFICA

0

1

2

5

LEGENDA 1 - TERRAÇO 2 - SALA DE VISITAS 3 - ESCRITÓRIO 4 - QUARTO 5 - SALA DE ESTAR 6 - QUARTO

7 - SALA DE JANTAR 8 - BANHEIRO 9 - COZINHA 10 - DESPENSA 11 - DEPÓSITO

PAREDES CONSTRUÍDAS ORIGINALMENTE PAREDES CONSTRUÍDAS EM 1987

Imagens da estrutura do telhado e forro

TERESINA, ABRIL DE 2013


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.